Jornal Candeia 06-08-2022

Page 1

A engenheira baririense Isabela Reis Lavagnini foi premiada em concurso inter nacional de fotografia microscópica (foto)

Candeia

Defesa Civil interdita ponte do Cabral na estrada para Bom Retiro

Página

Legislativo Página 03

Entrevista Página 07

De janeiro a junho deste ano o setor agropecuário contratou 972 trabalhadores e dispensou 360 em Bariri, com saldo positivo de 612 postos no semestre; o segundo setor com maior saldo foi serviço, com 236 vagas

Divulgação Decisão favorável do TRT pode impedir leilão do prédio da Santa Casa A Santa Casa de Bariri ob teve decisão favorável em re curso julgado no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Campinas. O caso é rela cionado à causa trabalhista que discute o leilão do prédio onde funciona o hospital. A decisão pode impedir a ven da do imóvel.

O superintendente do Serviço de Água e Esgo to do Município de Bari ri (Saemba), Eder Cassio la, garante que a água dis tribuída aos moradores da cidade é de boa qualidade.

Página 10

Com agronegócio em destaque, Bariri tem saldo positivo na geração de empregos no semestre

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury, visitou Bariri na quinta, 4, onde visitou poço profundo na Estação de Tratamento de Água (ETA) e o prédio que irá abrigar o Poupatempo. Na chegada do secretário à frente da Câmara Municipal houve apresen tação da Banda Marcial Alexandre Giuliano Gallo, onde foi recebido por políticos locais e da região (foto)

Divulgação Secretário de Desenvolvimento Regional vistoria obras no município

O setor agropecuário de Bariri foi destaque no perí odo de janeiro a junho des te ano na geração de em prego com carteira assina da. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e De sempregados (Caged), do Ministério da Economia, no primeiro semestre de 2022 o agronegócio contra tou 972 trabalhadores e dis pensou 360, com saldo po sitivo de 612 postos no se mestre. O “boom” ocorreu no mês de junho, quando o Caged contabilizou para Ba riri 831 admissões e 15 de missões, com saldo positivo de 816 vagas.

Robertinho Coletta/Candeia

PáginaPágina110404Página

Jorn. Resp.: Rosana Ap. A. Dalla Coletta Bariri, 06 de agosto de 2022 Ano 50 R$ 3,00 A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem nº 2637 www.jornalcandeia.com.br

Gestor do Saemba afirma que água em Bariri é de boa qualidade

A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem Bariri, 06 de Agosto de 2022 Página Morre aos 65 anos ex-prefeito de Bariri Dito Mazotti Vereador relata que 130 crianças aguardam vaga em creche

Após inspeção realizada no dia 29 de julho, a Diretoria Municipal de Infraestrutura e a Defesa Civil de cidiram pela interdição total da “Ponte do Cabral”, localizada na estrada que dá acesso ao bairro rural do Bom Retiro. A decisão foi tomada após equipe técnica constatar que a ponte cedeu mais um pouco e tornou inviável o tráfego de veículos no local (foto)

Política

Robertinho Coletta/Candeia

Baririense ganha prêmio de fotografia Internacional Cidade Cidade Página 12 05

Recentemente o Ministério Público instaurou inquéri to civil para apurar possível falha no controle da quali dade .

PERFIL MULHERDA1 A Casa da Mulher Mariana Forti Bazza - em parceria com o Conse lho Municipal dos Direi tos da Mulher (CMDM) – pesquisa, através de questionários, o interes se das mulheres adoles centes de Bariri.

MP DE OLHO 1 O vereador Leandro Gon zalez (Podemos) comentou na sessão de segunda-feira (1º) que o Ministério Público (MP) abriu inquérito civil pa ra verificar o motivo pelo qual a prefeitura de Bariri fez con curso público para o cargo de fisioterapeuta, mas resol veu abrir licitação para con tratar o serviço.

CHARGE 02 Semanário fundado em 18/11/1972 Registro de Títulos e Documentos - Bariri - 316 - F. 1866 Circula aos sábados, com páginas de seis colunas. Diretor: José Roberto Dalla Coletta Redatora-Chefe e Jornalista Responsável: Rosana Aparecida Acçolini Dalla Coletta - MTB 26.213/SP Jornalista Fundador: Pe. Luiz Cechinato - MTB 10.007/SP FiliaDo à CNJI - CADASTRO NACIONAL DE JORNAIS DO INTERIOR Periodicidade verificada em Brasília - Registro nº 00607 Jornalista: Alcir Everaldo Zago - MTB 52.164/SP Diagramadora: Marcia Regina Luppi Cardoso - MTB 56.711/SP Diretor Comercial: José Roberto Dalla Coletta Filho - MTB 82.615/SP Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do Jornal. Redação: Rua Rui Barbosa, 441 - Centro - Fone (14) 3662-2916 CEP 17.250-000 - Bariri/SP - E-mail: jornalcandeia@jornalcandeia.com.br impresso por: NSA Gráfica e Editora Ltda. ME. A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem

SENAICURSOS1 abertasContinuamatése gunda-feira (8) inscrições para processo seleti PEDIATRAS A partir de segun da-feira (1º), a Prefei tura de Bariri iniciou cronograma de aten dimento de médicos pediatras recém-con tratados pela rede bá sica de saúde. Os dias e horários de atendi mento de pediatria fo ram afixados e divul gados para conheci mento público. (Fon te: Assessoria de Co municação)

PERFIL DA MP DE OLHO 2 Em janeiro deste ano foi aberto pregão para sessões de fi sioterapia, hidroterapia e natação terapêutica. Leandro brin cou que o prefeito pode pedir música no Fantástico de tan tos inquéritos do MP instaurados contra o governo municipal. que tramita junto ao Cartório de Registro de Imóveis des membramento de parte da área que hoje abriga a Emei 2, em frente da prefeitura. A iniciativa pode viabilizar a constru ção de sede própria para a Câmara.

ESCULTURA DO COLMEIA Muita gente não sabe, mas o rapper e compositor Fernan do Cesário, o Colmeia, tem outra habilidade artística: cria esculturas em metal. Ele tem feito sucesso com suas obras publicadas em redes sociais. A escultura da foto, por exem plo, foi produzida em metalon e ferro chato e tem 60 cm de altura por 40 cm de largura. (Fonte: Clube FM 100,7).

TERRENO PARA A CÂMARA 2 Ditinho Franchini destacou que os trâmites estão apenas no início e que eventual construção de prédio seria com re cursos estadual ou federal, no caso de obtenção de emen das. A saída da Câmara do andar de cima da prefeitura per mitiria ao Executivo dispor de amplo espaço para uso. vo dos cursos de Eletricista Montador de Painéis Elétricos Industriais e de Assistente de Controle de Qualidade, na Es cola Municipal de Formação Profissional Francisco Leone, conveniada do Senai. CURSOS SENAI 2 Os interessados devem procurar a secretaria da própria es cola, de segunda a quinta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 21h e de sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da Prefeitura de Bariri, nos links:Edital: https://www.bariri.sp.gov.br/arquivos/ publicar_01042046.pdfsenai_1___edital_3-2022_-_segundo_semestre_de_2022_(

CENTRO DE DIAGNOSE Outra licitação da prefeitura trata da reforma do Centro de Diagnose. Nesse caso, houve habilitação dos documentos de duas empresas: Squadro Administração Construção e Serviços Eireli-ME; e Wellington Migliari Barboza Eireli-ME. Foi dado prazo para recurso e designado o dia 11 de agosto para apresentação das propostas de preço.

CÂMARAPARATERRENOA1 O presidente da Câmara de Bariri, Benedi to Antonio Fran chini (PTB), rela tou a vereadores na sessão de se gunda-feira (1º)

UNIFORME Dos nove verea dores presentes à última sessão de Câmara, três com pareceram vestin do camisa azul es curo idêntica: Ricar do Prearo, Edcar los Santos e Rena to Proti (escadinha). Eles posaram juntos e aproveitaram para tirar onda: “será que a Câmara de Bariri adotou uniformes?”.

RENOVAR 3 Entre as medidas previstas para a MP estão a retirada de veículos antigos de circulação e atualização progressiva da frota. De acordo com o texto, a implantação do Renovar se rá feita por etapas, beneficiando primeiro caminhoneiros classificados como Transportadores Autônomos de Cargas (TAC). (Fonte: CartaCapital)

QUESTIONAMENTO Evandro Aparicio acionou o Tribunal de Contas do Esta do questionando pontos da licitação da prefeitura de Bariri para eventual realização de exames de tomografia compu tadorizada e ressonância magnética. O conselheiro Robson Marinho identificou possível afronta aos dispositivos legais e deu prazo de 24 horas para a administração municipal apre sentar esclarecimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação).

CONFERÊNCIA DA MULHER Terça-feira (9), Conselho Municipal dos Direitos da Mu lher de Bariri (CMDM) realiza a 2ª Conferên cia Municipal dos Di reitos da Mulher, com o tema: “Protagonis mo feminino pela lu ta dos direitos: avan ços e desafios”. O en contro ocorre no Centro Educacional, Cultural e de Expo sição Mário Fava, a partir das 8h. Link para inscrição: ht tps://forms.gle/8QbiHUXvmuANDxTS9. (Fonte: Assessoria de Comunicação) MULHER 2 O levantamento também objetiva obter dados que vão nortear as discussões da 2ª Conferência Municipal dos Di reitos das Mulheres, que ocorre terça-feira (9), às 8h, no Centro Mário Fava. Para responder o questionário, acessar: https://forms.gle/Bwz5SgV2x3wNxUJN8(Fonte: Assessoria de Comunicação)

FOGAZZA NA SÃO FRANCISCO Neste sábado, 8, a comunidade de São Francisco, no Jardim Umua rama, ligada à pa róquia central, rea liza mais uma edi ção da Noite de Fogazza. Das 17h às 21h, a equipe estará vendendo os salgados, ao lado da igreja.

RENOVAR 2 A proposta, que vai à sanção presidencial, tem como fi nalidade a criação do Programa de Aumento da Produtivida de da Frota Rodoviária no País (Renovar) e prevê de onde sairão os recursos para isso.

Alcir Zago/Candeia MOVIMENTAÇÃO A eleição geral para presidente, governador etc. nem chegou e já podem ser observadas movimentações inten sas em Bariri para a disputa aos cargos de prefeito e verea dor em 2024. Quem já participou do pleito no passado deve voltar ao jogo e, além disso, há vereadores que devem trocar de legenda, obviamente quando a janela partidária for aber ta. Estamos de olho!

CENTRO DE SAÚDE A prefeitura de Bariri classificou como vencedora a pro posta da empresa Wellington Migliari Barboza Eireli-ME para reforma e ampliação do Centro de Saúde. O valor apresenta do pela firma (R$ 647 mil) foi praticamente o mesmo da es timativa do poder público (R$ 647,3 mil), sendo que R$ 500 mil são provenientes do governo estadual. Foi dado prazo de cinco dias para recursos.

EDITORIAL

MAIORES DE 35 ANOS 2 Os postos de vacinação são o Centro de Diagnose e Es pecialidades Dr. José Dorly Borges (centro), das 7h às 16h; e Unidade Básica de Saúde “Aristides Alves Pereira”, o So ma 2 (altos da cidade), das 7h às 13h.

RENOVAR 1 O Senado aprovou, nesta quarta-feira, a Medida Provi sória (MP) que desobriga empresas do setor de óleo e gás a investir em desenvolvimento e pesquisa e permi te que os recursos sejam usados na renovação de fro tas de caminhão.

FotosZago/CandeiaDivulgação

Página Bariri, 06 de Agosto de 2022 A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem SAMBURÁ

Quanto ao requerimento de iniciativa de Prearo, há mais de 10 anos o município comprou área entre Bariri e Bocaina para instalar aterro sanitário, que até o momen to não entrou em operação. Enquanto isso, a prefeitura utiliza recur Creche e aterro “A iniciativa dos vereadores serve para que seja analisado o que foi feito até o momento, o que deixou de ser realizado e as providências futuras” sos públicos para operações de transbordo e destinação final dos resíduos domiciliares. A conta é alta. Com o início de operação do aterro, po deria haver um amplo aproveitamento do li xo reciclável e, até mesmo, permitindo a uti lização dele por outros municípios, com a devida cobrança. O ganho seria grande do ponto de vista ambiental e também econô mico.Ainiciativa dos vereadores serve para que seja analisado o que foi feito até o momen to, o que deixou de ser realizado e as pro vidências futuras. São duas de várias ques tões que merecem uma boa discussão e não só de agentes políticos, mas da sociedade co mo um todo.

Dois requerimentos aprovados na sessão de segunda-feira (1º) da Câmara de Bariri merecem reflexão. Num deles, o vereador Edcarlos Pereira dos Santos (PSDB) abordou a fila encontra da por pais para matricular crianças na cre che. No outro documento, o vereador Ricar do Prearo (PDT) trata da área adquirida para servir como aterro sanitário, que até hoje não foi colocado para funcionar no município. Em relação à questão educacional, em 2015, por iniciativa do Ministério Público (MP), a Justiça obrigou a prefeitura a ofere cer vagas para crianças de até 5 anos de ida de em creches. Na época, a lista de espera era de 165 va gas. Passados sete anos a situação não mu dou muito. Hoje há quase 130 crianças fora das unidades Diferentementeeducacionais.dopassado, hoje a creche é considerada uma escola, tanto que exis tem professores que atuam diretamente jun to aos Conformepequenos.ofício remetido pela Diretoria Municipal de Educação, Cultura e Esporte ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) no início de julho deste ano, a lista de espera em Bariri era de 124 vagas para creche. Da relação de seis unidades mantidas pe la prefeitura, em duas praticamente não existem filas: Creche Maria Eugênia Borset ti Masson; e Creche Rachel de Queiroz. Na Creche Nelly Chidid são 15 crianças espe rando vaga. A situação é mais complicada na Creche Leonor Mauad Carreira (38 crianças na fila), Creche Marina Budin (35) e Creche Carmen Sola Modolin Aquilante (27). A última teve as atividades encerradas pe la prefeitura por causa da presença constan te de escorpiões. A ida ao prédio onde fun cionava o Espaço Amigo 1 (local menor) re sultou no fechamento de três salas.

MAIORES DE 35 ANOS 1 Quarta-feira, 3, a Dire toria de Saúde iniciou a aplicação da segunda do se de reforço (ou quarta dose da vacina) em pes soas maiores de 35 anos, da vacina contra Covid-19. Estão aptos à imunização aqueles que receberam a primeira dose de reforço (terceira dose) há pelo me nos quatro meses.

ESTÁGIO NA REDE ESTADUAL 1 A Secretaria da Educação (Seduc-SP) está oferecendo 49 vagas de estágio de nível superior, na região de Bauru. A contratação e processo seletivo serão realizados pelo Cen tro de Integração Empresa Escola (CIEE). As inscrições e prova objetiva devem ser realizadas no site www.ciee.org.br de 9 a 24 de agosto, até 12h. ESTÁGIO NA REDE ESTADUAL 2 O valor da bolsa auxílio é de R$ 937,59 por mês para 30 horas semanais, sendo 6 horas diárias no máximo, e o auxí lio transporte é de R$ 193 mensais. O contrato é de no má ximo 24 meses, exceto para pessoas com deficiência. (Fon te: Assessoria de Imprensa).

Alcir

Da Redação - Requeri mento de autoria do vereador Ricardo Prearo (PDT) pede in formações da prefeitura de Ba riri sobre o aterro sanitário que fica na Rodovia Prefeito Alfre do Sormani Júnior, que liga Ba riri a Bocaina. A área está localizada na mar gem direita da estrada vicinal, mede 4,8 hectares e foi adquiri da judicialmente pelo município em dezembro de 2010. Passados mais de 11 anos, o aterro ainda não entrou em operação. No documento, aprovado por unanimidade pelos verea dores na sessão de segunda-fei ra (1º), Prearo requer informa ções do Executivo sobre a posi ção atual em relação à constru ção e operação do aterro sanitá rio, investimento realizado até o momento e os necessários para que entre em funcionamento. Também pede valores gastos anualmente para destinação fi nal dos resíduos e economia es perada assim que houver a im plantação no aterro. Outro pe dido diz respeito aos valores ar recadados com a taxa do lixo e a destinação dos valores. O assunto foi comentado na sessão pelo autor do requeri mento e por outros vereadores: Airton Pegoraro (MDB); Edcar los Pereira dos Santos (PSDB); Paulo Grigolin (PP); e Benedito Antonio Franchini (PTB). Em linhas gerais, disseram que a prefeitura tem gasto eleva do com operações de transbor do e destinação final com os re síduos domésticos e que o início de operação do aterro permitiria ganho econômico e ambiental. Além disso, Bariri poderia receber o lixo doméstico de municípios próximos, cobran do pelo uso da área. liCiTação Até o fim de 2009, Bariri en terrava seus resíduos domésti cos em área situada na Rodovia Leônidas Pacheco Ferreira (SP304), entre Bariri e Itaju. Com a interdição do lixão pela Cetesb, a prefeitura optou por mandar o lixo para aterro particular. Hoje esse terreno às margens da SP-304 funciona como estação de transbordo. Assim, o lixo coletado nas ca sas de Bariri passou a ser levado ao local para que empresa contra tada pela prefeitura dê o destino final aos resíduos. A CGR Guata pará – Centro de Gerenciamen to de Resíduos, de Piratininga, é a responsável pelo serviço. Quase dez anos após a com pra da área entre Bariri e Bocai na, a prefeitura realizou licitação e definiu a empresa que iria exe cutar a implantação da primeira fase do novo aterro sanitário. A Aviserra Soluções Am bientais Ltda, de Guaporé-RS, ofereceu valor de R$ 387,2 mil para o Paraserviço.essadisputa a administra ção municipal havia estimado gas to máximo de R$ 553,2 mil, sendo R$ 497,9 mil repassados a fundo perdido pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Quatro serviços foram con templados: topografia; regu larização; dreno de percolados; e lagoa de chorume (líquidos percolados). Percola do ou chorume é um líquido turvo e mal cheiroso provenien te da mistura de lixo e água.Aempresa realizou também a limpeza do terreno, escavação da célula, transporte do solo escavado, escava ção do dreno, coloca ção de manta geotex til, de brita e de tubo e aplicação de manta.

Da redação - A primeira sessão ordinária do mês de agos to teve quatro horas de duração e boa parte desse tempo foi uti lizada na leitura, discussão e vo tação de seis requerimentos de autoria do vereador Edcarlos Pereira dos Santos (PSDB). Os questionamentos direcio nados a atos administrativos do prefeito Abelardo Maurício Mar tins Simões Filho (MDB) versam sobre temas ligados à gestão pú blica e provocaram bom deba te durante a votação. Alguns dos assuntos, inclusive, voltaram a ser abordados durante a Palavra Livre, na mesma sessão. O expediente previa a apre ciação de um sétimo requeri mento de Edcarlos – cobrando o kit lanche a pacientes trans portados pela rede básica – mas foi retirado de pauta por solici

Requerimentos de Edcarlos monopolizam primeira sessão de agosto

tação do autor, uma vez que projeto neste teor foi enviado e aprovado durante a sessão. E houve ainda a votação e aprovação de mais um reque rimento, do vereador Ricardo Prearo (PDT), sobre constru ção de aterro sanitário. (Confira matéria completa abaixo). De modo geral, as cobranças do vereador foram endossadas pelos demais edis, que aprova ram os requerimentos por una nimidade. FiSCalização No requerimento 64/2022, Edcarlos solicita acesso aos re latórios da comissão de monito ramento e avaliação dos convê nios da Santa Casa de Bariri, nos últimos 12 meses. Segundo ele, os dados são importantes para que o Legislativo possa fiscalizar a aplicação pelo hospital de re cursos públicos obtidos junto às esferas governamentais. O vere ador destacou que essas infor mações não constam do portal de transparência da Santa Casa. Através do requerimento 65/2022, Edcarlos quer saber os motivos oficiais de viagem do prefeito Abelardo, acompa nhado de outras pessoas, reali zada dia 27 de abril. O vereador utilizou essa despesa – na oca sião, paga com PIX - para cri ticar a utilização de cartão cor porativo para pagamento de gastos públicos, uma vez que, segundo ele, a prática dificulta o controle e fiscalização. O requerimento 66/2022, traz questionamento sobre a contratação de empresa de se gurança, sediada em Guaru lhos, com dispensa de licitação, para proteção do cantor Lu an Santana, durante o Rodeio Bariri, realizado no mês de ju nho. Quer informação do mo tivo da dispensa e porque não foi empresa local ou regional. Segundo informação do verea dor Paulo Egídio Grigolin (PP), a contratação cumpriu exigên cia da assessoria do artista, que listou as empresas aptas a tra balhar para Luan Santana. Outra questão abordada por Edcarlos, através do re querimento 67/2022, diz res peito à quantidade excessiva de fezes de pombos em pré dios e espaços públicos em Ba riri. Ele ressalta que, não obs tante as reclamações, denún cias e até relatório por parte do Tribunal de Contas do Es tado (TCE) – a atuação da ad ministração pública tem sido insuficien te para solucionar o problema. E cobrou uma ação única e definitiva para todos os pelasconvêniosvo,cial.rajádanºtucionalserequer68/2022,Nocasos.requerimentoEdcarlosinformaçõesumaáreainsti(matrícula19.475),localizanoJardimLucyla,foidestinadapaalgumafunçãosoEmcasopositiquaisostermoseassinadospartes.Finalmente,no

tambémPrearodorquenas.focadascomço(antigoadequadaEspaAmigo1),salassuepeOvereaRicardo(PDT)se

Os questionamentos do vereador versam sobre temas ligados à gestão pública e provocaram bom debate durante a votação requerimento 69/2022, o ve reador cobra medidas para atendimento de 130 crianças na lista de espera para creches municipais. (Confira matéria completa acima).

Da Redação - Ao comen tar requerimento de sua auto ria cobrando medidas que a ad ministração municipal preten de tomar para atender crian ças que aguardam vaga em cre che, o vereador Edcarlos Perei ra dos Santos (PSDB) disse que no município a lista de espera ultrapassa 130 nomes. A afirmação ocorreu na ses são de Câmara realizada na noite de segunda-feira (1º). O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Segundo Edcarlos, a Consti tuição Federal determina que é um direito da criança ter vaga à creche e à pré-escola. Relatou que o Ministério Público (MP) pode ser acionado porque direitos das crianças estão sendo violados. O autor do requerimento criticou também o encerra mento das atividades na Cre che Carmen Sola Modolin Aquilante por causa da presen ça constante de escorpiões. A prefeitura transferiu as crian ças para o imóvel que abrigava o Espaço Amigo 1. “Fechar a creche Carmen é um atestado de incompetência de todos, de ninguém já passou e de quem está aí”, disse Edcar los, completando que a estrutu ra onde funciona a creche não DemanDa De vagas em creches De Bariri Nível de ensino Crianças atendidas Lista de espera Berçário 1 83 48 Berçário 2 128 37 Maternal 1 188 15 Maternal 2 208 24 Total 607 124 Fonte: Diretoria Municipal de Educação

Vereador relata que 130 crianças aguardam vaga em creche posicionou contrário ao fe chamento do prédio da creche Carmen. De acordo com ele, a estrutura do imóvel está pron ta, sendo necessários mais estu dos para tentar retomar as ati vidades no local. ouTRo laDo A diretora municipal de Edu cação, Cultura e Esporte, Stefani Edvirgem da Silva Borges, con ta que no início de julho enca minhou informações ao Tribu nal de Contas do Estado (TCE) a respeito da demanda de vagas em creche em Bariri. Na oca Em abril de 2015 o Ministério Público (MP) propôs à prefeitu ra de Bariri assinatura de Ter mo de Ajustamento de Conduta (TAC) para sanar o problema da falta de vaga em creche no mu nicípio, mas a prefeitura recusou a possibilidade de acordo. Por esse motivo, a Promoto ria de Justiça ingressou com ação civil pública contra o mu nicípio. No mesmo ano a Justi ça julgou parcialmente proce dente a ação, determinando que Falta De vaga Foi oBjeto De ação juDicial a prefeitura de Bariri ofereces se vagas para crianças em ida de de creche e pré-escola (até 5 anos). O prazo para cumprimen to da decisão foi de 30 dias após citação do Executivo. No início de 2015 a demanda reprimida na cidade somava 165 vagas para crianças com neces sidade de frequentar creche. O montante era maior em junho de 2014, quando o MP instau rou o inquérito civil para apurar o caso. sião, a lista de espera era de 124 crianças (confira no quadro) Os gargalos são maiores na Creche Leonor Mauad Carrei ra (espera de 38 crianças), Cre che Marina Budin (35) e cre che Carmen (27). Ao todo, Ba riri conta com seis creches, sem contar a Creche Madre Leônia.

Vereador Ricardo Prearo é autor de requerimento que pede informações da prefeitura Alcir Zago/Jornal Candeia

Stefani diz que devido à pre sença de escorpiões houve encer ramento das atividades na cre che Carmen. A mudança para o prédio do Espaço Amigo 1 resul tou no fechamento de três salas. A diretoria atua para am pliar a oferta de vagas. Houve obtenção de recursos estadu al e federal e, no momento, es tão sendo feitas adequações nos projetos pela Diretoria Munici pal de Obras.

Vereador cobra prefeitura sobre operação do novo aterro

é

A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem Bariri, 06 de Agosto de 2022 Página 03 POLÍTICA

Alcir Zago/Jornal Candeia Arquivo Candeia Creche Carmen Sola Modolin Aquilante teve as atividades encerradas por causa da presença de escorpiões

Fonte: Caged O segundo setor com maior saldo na variação de empre go em Bariri foi servi ço. De janeiro a junho deste ano foram con tratadas 562 pessoas e demitidas 326, com saldo posi tivo de 236. O maior incremento ocor reu em fevereiro – 174 admis sões e 55 demissões, com saldo positivo de 119 vagas. A indústria também registrou mais admissões que desligamen tos no período. No comércio, houve pouca variação. O único setor com número maior de de missões foi a construção. É importante destacar que esse segmento possui baixo es toque de trabalhadores (110). A maioria das pessoas que atu am na construção trabalha por conta, sem registro em carteira. Os dados do Caged trazem informações também sobre fai xa etária e grau de instrução (veja quadro)

do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Bariri, Adão Aparecido Alves, acredita que as contratações estejam liga das à colheita da laranja. Segundo ele, para esse tipo de serviço a estimativa é que fossem empregadas recente mente de 200 a 300 pessoas. Al ves destaca que empresas de Bariri fazem a contratação, não Oh! Jesus que disseste, Pede e receberás, procuras e acharás, bata e a porta se abrirá. Por intermédio de Maria, Vossa Sagrada Mãe, procuro e Vos rogo, que minha pre ce seja atendida. (Menciona-se o pedido) Oh! Jesus que disseste. Tudo que pedires ao pai em meu nome, Ele atenderá. Por intermédio de Maria, Vos sa Sagrada Mãe, eu humildemente, rogo ao Vosso Pai em Vosso Nome que minha oração seja atendida. (Mencio novena poderosa ao menino jesus de praga na-se o pedido) Oh! Jesus que disseste, O céu e a Terra passarão mas minha palavra não passará. Por intermédio de Maria, Vos sa Sagrada Mãe, eu confio que minha oração seja ouvida. Assim Seja. (Menciona-se o pedido) Rezar 2 Ave Maria e 1 Salve Rainha. Em casos urgentes, esta novena deverá ser feita em 9 horas consecutivas diaria mente. Graças alcançada: Rosa Maria C. Giangiardi Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cris to, socorra-me nesta hora de aflição e desespero. Meu Santo Expedito, Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas ur gentes, proteja-me, ajuda-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atenda ao meu pedido. “Fazer o pedido”. oração a santo expeDito Festa 19 de abril. Comemora-se todo dia 19. Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas ho ras difíceis, proteja-me de todos que possam me pre judicar, proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz, a saúde e a tranqüi lidade. Meu Santo Expedito serei grato pelo resto da vi da e levarei seu nome a todos que têm fé. Amém! Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o sinal da cruz. Em agradecimento E.A.L.

Alcir Zago - A San ta Casa de Bariri obteve decisão favorável em re curso julgado no Tribu nal Regional do Traba lho (TRT), em Campi nas. O caso é relacionado à causa trabalhista que discute o leilão do pré dio onde funciona o hos pital. A decisão pode im pedir a venda do imóvel.

Foto Paulo Grange Justiça TRT dá decisão favorável à Santa Casa de Bariri

Área

contratados de janeiro

e 360 dispensados no mesmo período Arquivo

Página Bariri, 06 de Agosto de 2022 A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem04 ECONOMIA

O advogado Paulo Pinezi ex plica que o TRT deu provimen to a recurso chamado agravo de instrumento para que outro recurso (agravo de petição) seja remetido ao órgão e apreciado. Essa peça jurídica é contrá ria à decisão que não reconhe ceu a impenhorabilidade do prédio hospitalar, nem substi tuiu a penhora pelos créditos de Osconvênios.advogados da Santa Casa haviam ingressado com o agra vo de petição na Justiça Traba lhista em Bariri. Quem analisa e admite esse recurso é o juiz de primeiro grau. No caso, o magistrado inad mitiu o recurso e não deixou subir pro tribunal sediado em Campinas.Poresse motivo, houve ajui zamento de agravo de instru mento, com decisão favorável para que o recurso seja admitido. Pinezi explica que o TRT pas sará a analisar o agravo de peti ção, que trata dos pedidos de im penhorabilidade e substituição da penhora (tirar o prédio e pe nhorar créditos de convênios). “Agora teremos analisados os pedidos e com chances de tirar o imóvel de futuros lei lões”, diz o advogado. O en tendimento dele é que enquan to o recurso estiver em trâmi te o leilão para venda do prédio da Santa Casa de Bariri não se rá marcado. Prédio da Santa Casa de Bariri: TRT irá analisar recurso que trata da impenhorabilidade e substituição da penhora

Alcir Zago - O setor agropecuário de Bariri foi destaque no período de ja neiro a junho deste ano na geração de emprego com carteiraConformeassinada.o

Cadastro Geral de Empregados e De sempregados (Caged), do Ministério da Economia, no primeiro semestre de 2022 o agronegócio contratou 972 trabalhadores e dispen sou 360, com saldo positivo de 612 postos no semestre (confira no quadro) necessariamente para atuar no município, mas em outras loca lidadesEmboratambém.amecanização da colheita da cana de açúcar tenha reduzido drasticamente a mão de obra, o setor sucroenergético em Bariri também é responsável por boa parte das admissões de trabalhadores no município. O dirigente sindical ressalta que a atividade agropecuária já teve mais força no passado e que muitas vezes os contratos atuais são de curta duração. SEToRES Agronegócio é destaque na geração de emprego no semestre agrícola de Bariri: 972 trabalhadores a junho Candeia -37 Abril 265 300 -35 Maio 346 331 15 Junho 1.091 258 833

salDo De emprego por grau De instrução De janeiro a junho De 2022 Grau de instrução Saldo de emprego Analfabeto 30 Fundamental incompleto 471 Fundamental completo 96 Médio incompleto 95 Médio completo 148 Superior incompleto 1 Superior incompleto 78 Fonte: Caged salDo De emprego por Faixa etária De janeiro a junho De 2022 Idade Saldo de emprego Até 17 anos 48 18 a 24 anos 132 25 a 29 anos 114 30 a 39 anos 214 40 a 49 anos 271 50 a 64 anos 140 Acima de 65 anos 0 Fonte: Caged movimentação Do emprego Formal em Bariri por setores De janeiro a junho De 2022 Setor Contratação Demissão Saldo Estoque Indústria 831 719 112 3.534 Serviços 562 326 236 2.871 Comércio 463 461 2 1.944 Agropecuária 972 360 612 1.429 Construção 27 70 -43 110 Total 2.855 1.936 919 9.888 Fonte: Caged variação Do emprego em Bariri De janeiro a junho De 2022 Mês Contratação Demissão Saldo Janeiro 286 300 -14 Fevereiro 482 325 157 Março 385 422

O “boom” ocorreu no mês de junho, quando o Caged con tabilizou para Bariri 831 ad missões e 15 demissões, com saldo positivo de 816 vagas. A única especificação do cadastro é que são atividades de apoio à agricultura.Opresidente

Da Redação - O Umuara ma Clube de Bariri realizará no dia 13 de agosto, a partir das 20h30, evento musical em co memoração ao Dia dos Pais. Irão se apresentar a dupla Léo e Fernando e o DJ Gustavo Castro. Haverá sorteio de brin des para os pais que marcarem presença.Paraassociados a entrada é gratuita. Visitantes pagam R$ 25,00. Mais informações pelos

Umuarama terá evento musical no Dia dos Pais telefones (14) 36626565 e 98196-0611 BailE à FanTaSia O Umuarama Clube informa que realizará o tradicio nal baile à fantasia. O evento será no dia 10 de setembro, com a animação da ban da Fly By Night. Pre pare sua fantasia e compareça.

Baririense ganha prêmio internacional de fotografia

Divulgação Da redação - A en genheira baririense Isa bela Reis Lavagnini foi premiada no concurso de fotografia da Young Ce ramists Network (YCN) - rede sem fins lucrativos que incentiva jovens es tudantes e profissionais que realizam pesquisas emIsabelaCerâmica.épós-graduan da em Engenharia e Ciên cias de Materiais da Facul dade de Zootecnia e En genharia de Alimentos (FZEAUSP) e ganhou o prêmio junta mente com a professora orienta dora, Elíria M. J. A. Pallone. Na matéria de premiação, a YCN destaca: “esta é a primei ra vez que uma estrutura crista lina em forma de dente-de-leão foi observada em espécimes sin tetizados por flash. Assim, esta morfologia pode abrir uma no va janela para potenciais aplica ções para este material”.

Isabela é pós-graduanda em Engenharia e Ciências de Materiais na USP e ganhou o prêmio da YoungNetworkCeramists(YCN)

Divulgação Léo e Fernando se apresentam no dia 13 às 20h30

A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem Bariri, 06 de Agosto de 2022 Página 05 SOCIAL

SOCIAL Da redação - Neste sába do, 6, o coletivo “Amigos da Cultura” realiza o quarto en contro para discutir as no vas leis de incentivo à Cultu ra. Desta vez, a reunião ocorre no Centro Educacional, Cultu ral e de Exposição Mário Fava, às 14h.Composto por integrantes do Conselho Municipal de Po lítica Cultural (CMPC), lide ranças, associações, grupos, empresas e agentes culturais da cidade, o grupo busca di fundir informações em rela ção as leis Paulo Gustavo e Al dir Blanc 2. A Lei Paulo Gustavo prevê que 2,8 bilhões devem ir para o setor de audiovisual e o ou tro 1 bilhão será repartido en tre outros setores. Os repas ses devem ser feitos em até 90 dias.A Lei Aldir Blanc 2 prevê re passes anuais de 3 bilhões da União para estados, Distri to Federal, e municípios. A lei vai beneficiar trabalhadores da Cultura, entidades e pessoas fí sicas, difusão, promoção, pre servação e aquisição de bens, produtos e serviços artísticos e culturais, in cluindo patri mônio cultural e imaterial. O repasse será en tregue em 2023. Dados preli minares dão conta de que o município de Bariri deve re ceber R$ 328 mil de culturais.jetoscaçãotura,centivotasadvindosrecursosdesleisdeinàCulparaapliemproartísticose( Tex to: Cléo Santos)

Grupo Amigos da Cultura realiza quarto encontro no Mário Fava Bariri deve receber até R$ 328 mil de recursos advindos destas leis de incentivo à Cultura Da redação - Faleceu na manhã desta quarta-feira (3), Conceição Aparecida Rodri gues Freire, a Cida Freire, aos 96 anos, que há um ano residia no Lar Vicentino de Bariri. Nascida em Bariri, solteira, fi lha de João Rodrigues Freire e Ida Migliorini Freire, Cida foi profes sora de formação, mas sua atua ção profissional de destaque sem pre foi como servidora municipal. Na prefeitura de Bariri traba lhou muito tempo como res ponsável pelo Departamento de Água e Esgoto, cuidando de to da parte burocrática. Tanto em penho e dedicação lhe valeram uma homenagem significati va: foi escolhida como patrona do Serviço de Água e Esgoto do Município de Bariri (Saemba). CIDADE Cida residia há um ano no Lar Vicentino, sua atuação profissional de destaque foi no departamento de água e esgoto na prefeitura de Bariri

Página Bariri, 06 de Agosto de 2022 A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem06

Cida Freire falece aos 96 anos Divulgação

Por causa da interdição da ponte, foram colocadas diversas placas com desvio de trânsito no município Divulgação nir Rodrigues, o Fredy, dire tor de Infraestrutura, a decisão foi tomada após equipe técni ca constatar que a ponte – que já havia apresentado problema – cedeu mais um pouco e tor nou inviável o tráfego de veícu los no local. Para evitar aciden tes, o trecho foi totalmente in terditado.Segundo Fredy, a inspeção foi realizada por ele, mais o engenheiro civil Bruno Pego rin e o sargento Ernesto Villa res, representando o Corpo de Bombeiros.Aprevisão é que a interdição dure no mínimo 90 dias. A equipe de Trânsito colocou placas em vários pontos do município para informar mo toristas sobre a interdição e pa ra que utilizem desvios. Fredy diz que o escoamento de produtos não está compro metido, só que em alguns ca sos é preciso percorrer trajetos maisAlémlongos.disso, o prefeito Abe lardo Maurício Martins Simões Filho (MDB) está mantendo contato com proprietários de usinas sucroalcooleiras para es tudo de parceria a fim de cons truir nova ponte no local. A interdição da ponte foi objeto de comentários de vere adores na sessão da Câmara de segunda-feira (1º), transmiti da na íntegra pelo Facebook do Jornal Candeia.

CIDADE Da Reda ção - Após inspeção reali zada no dia 29 de julho, a Di retoria Munici pal de Infraes trutura e a De fesa Civil deci diram pela in terdição total da “Ponte do Cabral”, locali zada na estra da que dá aces so ao bairro ru ral do Bom Re tiro.De acordo com Claude Defesa Civil interdita ponte do Cabral na estrada para Bom Retiro

A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem Bariri, 06 de Agosto de 2022 Página 07

Reinauguração contou com coquetel e desfile no novo espaço

Página Bariri, 06 de Agosto de 2022 A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem08 Da Reda ção - Na sex ta-feira, 29, a Gi Escola inau gurou nova lo ja em Bariri. Há 35 anos no ra mo, a loja mu dou de endere ço, saindo de prédio na Rua Tiradentes e indo para am plo e moder se em casa. “Preparei um canti nho especial para tomarmos bons drinks e até mesmo um café da tarde!”, informou Gi. A loja Gi Escola trabalha com multimarcas, como Calvin Klein, Farm, Colcci, Reserva e Mob, com foco também nos calçados, com as marcas “queridinhas” Schutz, Informe publicitário gi escola inaugura nova e moderna loja em Bariri no espaço na Avenida Claudionor Barbieri, 775. O telefone para con tato é (14) 98215-8142. “Nessa nova casa quero divi dir alegrias e muitos lançamen tos para meus clientes”, afirmou Gislaine Escola Cinegaglia, pro prietária da Segundoempresa.ela,tudo foi pensado com muito carinho para que o cliente se sinta como se tives My Melissa.ConverseShoes,e “Você é nosso convi dado para vi sitar nossa casa!”, finali zou Escola. Fotos Divulgação

A matéria foi votada segunda-feira, 1º, na primeira sessão ordinária de agosto, com a presença dos nove vereadores ção de Mercadorias e Serviços (ICMS), entre outras fontes. Em relação às despesas, a Educação deverá abocanhar R$ 55,5 milhões. As deduções de receita para formação do Fun deb são estimadas em R$ 16 milhões para 2023. A Saúde deverá receber R$ 34,1 milhões. Em seguida, aparecem Administração (R$ 13,9 milhões) e Urbanismo (R$ 12,6 milhões). novoS pRoJEToS Poucas pessoas compareceram à sala de sessão para acompanhar os trabalhos do Legislativo, que foram transmitidos pelas redes sociais resumo Dos traBalhos Do legislativo Na mesma sessão, o prefeito Abelardo enviou oito novos pro jetos para análise, discussão e vo tação do Legislativo. Um deles –de nº 47/2022 – já foi votado em caráter de urgência especial. Ele institui o kit lanche destinado à alimentação dos pacientes que utilizam o transporte municipal para tratamento de saúde fora de Bariri e recebeu unanimidade de votosDosfavoráveis.demais projetos, cinco deles autorizam abertura de cré dito adicional especial no Or çamento/2022, que somam R$ 1,28 milhão aos cofres públicos. Os recursos são destinados a di versos setores da prefeitura, à saúde, Apae e aos cumprimento de convênios firmados com ou tras esferas governamentais. Outros três projetos tratam de auxílio financeiro aos empre endimentos agropecuários de pequeno porte; alteração na lei municipal que versa sobre o Sis tema Único de Assistência So cial (Suas); e alteração no grau de instrução do emprego de auxiliar odontológico.

Da redação - Os vereado res aprovaram projeto de lei do prefeito Abelardo Maurício Marins Simões Filho (MDB), que trata de diretrizes orça mentárias para o exercício fi nanceiro de 2023 no municí pio de Bariri. A matéria foi vo tada segunda-feira, 1º, na pri meira sessão ordinária de agos to, com a presença dos nove ve readores.Deacordo com a Lei de Di retrizes Orçamentárias (LDO), a prefeitura estima que no ano que vem a receita do município e do Serviço de Água e Esgoto do Município de Bariri (Saem ba) será de R$ 144,6 milhões. A previsão foi remetida à Câmara no final do mês de junho. No final do mês de julho, uma audiência pública tratou da pre visão orçamentária para 2023, com participação da diretora municipal de Finanças, Natalia Regiane Sisto Moreira, contado ra Zilta de Cássia Silvestre Cale gari e João Antonio Dias Rodri gues, da Êxito Soluções e Gestão Pública, empresa que presta as sessoria ao Executivo. A estimativa de arrecadação para o ano que vem é 14,6% su perior à receita esperada para 2022 (R$ 126,5 milhões). A maior parte do bolo (R$ 124 milhões) são transferências correntes dos governos fede ral e estadual, como Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Imposto sobre Circula

* Para Aulas Particulares de Xadrez (Presencial ou Online), visando a participação em Campeonatos Municipais ou Regionais, e a Melhoria do Rendimento Escolar: * Mestre Nacional Rodolfo Polonio: Whatsapp: (14) 981318090 ou pelo e-mail: kramnikpolonio@gmail.com

Acompanhe a Campanha das Equipes de XadrezXadrezMasculino Livre: Rodada 1: São Manuel 3 x 1 São Carlos Rodada 2: São Manuel 4 x 0 Lençóis Paulista Rodada 3: São Manuel 1.5 x 2.5 Bauru Xadrez Feminino Livre: Rodada 1: São Manuel 2 x 2 São Carlos Rodada 2: São Manuel 2 x 2 Bauru Confira a Classificação Final Xadrez Masculino Livre: 1º Lugar: Bauru 2º Lugar: São Manuel 3º Lugar: Lençóis Paulista Xadrez Feminino Livre: 1º Lugar: Bauru 2º Lugar: São Manuel 3º Lugar: São Carlos

42/2022 - Autoriza abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 293.575,00, destinados à Ir mandade de Misericórdia de Santa Casa de Bariri.

43/2022 - Autoriza abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 530 mil, destinados à presta ção de contas de convênios firma dos com o Estado e a União.

68/2022 - Edcarlos Pereira dos Santos requer informações se área institucional (matrícula 19.475) já foi destinada para al guma função social e, se sim, en viar os termos e convênios assi nados pelas partes. Aprovado por unanimidade.

iniCiaTivaS Do lEgiSlaTivo Os vereadores também fo ram autores de três novas ma térias para votação, que dis põem sobre Medalha 16 de Ju nho para o cientista José Sérgio de Almeida; acrescenta mais uma sessão de câmara, quan do houver cinco segundas-fei ras no mês; e institui 12 de ou tubro como Dia do Triciclista. Foram apresentadas quatro moções de pesar; sete requeri mentos que questionam atos administrativos do Executivo; e quatro indicações de obras e serviços.Cinco vereadores – Júlio Ce sar Devides (Cidadania); Edcar los Pereira dos Santos (PSDB); Paulo Egídio Grigolin (PP); Francisco Leandro Gonzalez (Pode); e Airton Luís Pegoraro (MDB) – fizeram uso da Palavra Livre. Os temas versaram sobre situação de pontes e estradas ru rais e necessidade de anel viário; prioridades da gestão pública e receita/despesas do município; Programa Capacita Bariri; final do programa de acolhimento da Ação Social; inquérito do Mi nistério Público sobre concurso público e contratação de empre sa de fisioterapia; e necessidade urgente de reforma na Emei II; Poucas pessoas comparece ram à sala de sessão para acom panhar os trabalhos do Legis lativo, que foram transmiti dos pelo site oficial da Câmara e por páginas do Facebook dos jornais locais.

70/2022 - Airton Luís Pegoraro propõe ampla reforma na Emei II Profª Diolanda Chuffi Neif. 71/2022 - Myrella Soares da Silva sugere criação de um memorial em homenagem a Vicente Sérgio Bar bieri Júnior no prédio da unidade do Poupatempo.

31/2022 - Retirada de tramitação por solicitação do Executivo e subs tituído pelo projeto de lei 40/2022 –Solicitação deferida.

46/2022 - Altera o grau de ins

47/2022REQUERIMENTOSRicardo Prearo requer informações sobre a construção e operação de aterro sanitário munici pal; valores dispendidos anualmente com a destinação do lixo doméstico; economia prevista com relação ao transporte caso a obra estivesse ope rante; qual o valor arrecadado com a taxa de lixo até o momento e para on de este recurso está sendo destinado. Aprovado por unanimidade. 64/2022 - Edcarlos Pereira dos San tos requer envio de relatórios da comis são de monitoramento e avaliação dos convênios da Santa Casa dos últimos 12 meses. Aprovado por unanimidade. 65/2022 - O mesmo vereador re quer informações sobre os motivos oficiais da viagem realizada pelo pre feito em 27/04/2022. Aprovado por unanimidade.

Vereadores aprovam diretrizes orçamentárias com previsão de R$ 144,6 milhões

69/2022 - O mesmo vereador re quer informações sobre qual medi da está sendo tomada para atender as mais de 130 crianças que estão na fila de vaga nas creches muni cipais. Aprovado por unanimidade.

trução do emprego de auxiliar odon tológico, uma vez que atualmen te somente é exigido ensino médio completo.

PROJETOS APRESENTADOS - LEGISLATIVO 4/2022 - Projeto de Decreto Conce de “Medalha 16 de Junho” ao cientis ta baririense José Sérgio de Almeida. 05/2022 - Projeto de ResoluçãoAcrescenta a realização de uma ses são ordinária quando o mês tiver uma quinta segunda feira, alterando, assim, a redação do artigo 104 do Regimento Interno da Câmara Mu nicipal. 06/2022 - Inclui no calendário ofi cial de eventos turísticos do municí pio o “Dia do Triciclista”, a ser co memorado anualmente em 12 de Outubro.

PROJETOS VOTADOS 37/2022 - Instituiu diretrizes orça mentárias para o exercício financei ro de 2023. Aprovado por unanimi dade 47/2022 - Institui o kit lanche des tinado à alimentação dos pacientes que utilizam o transporte municipal para tratamento de saúde fora de Ba riri. Aprovado por unanimidade, em caráter de urgência. INDICAÇÕES 68/2022 - Júlio Cesar Devides in dica manutenção na “Ponte do Ca bral”, localizada no bairro rural Pal mital. 69/2022 - Paulo Egidio Grigolin solicita reparos na iluminação da quadra poliesportiva da Emef Prof. Eurico Acçolini. Fotos Alcir Zago/Candeia

44/2022 - Autoriza abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 56.425,00, destinados a ações da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bariri (Apae).

VENDO casa na Rua Rodrigues Alves, 518, Centro. Contendo 2 quartos (sendo 1 suíte), e 3º quarto reversível em sala de TV, sala dois ambientes (living e jan tar), cozinha, edícula com de pendências de empregada, chur rasqueira, garagem para 2 veícu los. Tratar 99662-1163

PROJETOS APRESENTADOSEXECUTIVO 20/2022 - Autoriza abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 300 mil, destinados à aqui sição de material permanente, pa ra atendimento de diversos setores da prefeitura.

A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem Bariri, 06 de Agosto de 2022 Página 09 POLÍTICA

imÓveis autos oportuniDaDeCompra • Venda Aluga • Financia CLASSIFICADOS

40/2022 - Autorizar concessão de auxílio financeiro aos empreen dimentos agropecuários de peque no porte, destinado ao pagamento de análises e registros necessários para o ingresso ao Serviço de Ins peção Municipal (SIM).

41/2022 - Altera a Lei Municipal 4713/2016, que versa sobre o Siste ma Único de Assistência Social (Suas)

EnxaDRiSTa BaRiRiEnSE ConqUiSTa MEDalha DE PRaTa noS JogoS REgionaiS Divulgação O Enxadrista e Mestre Nacio nal, Rodolfo Polonio, 44 anos, conquistou a Medalha de Pra ta nos “64º Jogos Regionais 2022”, referentes à 3ª Região Esportiva do Estado de São Pau lo, os quais foram disputados no BTC (Bauru Tênis Clube), dentre os dias 30 e 31 de Julho, na ci dade de Bauru. A Equipe de Xadrez Masculino de São Manuel, Categoria Livre, foi representada pelos seguin tes Enxadristas: MN Bruno César Ferreira Godinho, Fábio Henrique Cincotto, MF Ivan Kuhlmann No gueira, Paulo Giovanni de Almei da Nicolini, MN Rodolfo Polonio e MN Guilherme Pereira de Almeida (Técnico e Jogador da Equipe). A competição foi organizada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, em parce ria com as Cidades-Sedes de ca da Modalidade Esportiva. A dis puta ocorreu pelo Sistema Schu ring de Emparceiramento, onde todos se enfrentam entre si (em turno único) e a Classificação Final foi realizada pelo Sis tema de Pontos Ganhos por Tabuleiro. O Ritmo de Refle xão para cada Partida foi de 70 minutos com 30 segun dos de acréscimo por lan ce jogado. Os embates de cisivos de cada Match fo ram muito acirrados e emo cionantes, e as medalhas só foram definidas após a última rodada.“Após esses exce lentes resultados obti dos pelo Xadrez de São Manuel, tanto a Equi pe Masculina, quanto a Feminina, ambas na Categoria Livre, estão pré-classificadas pa ra a disputa dos Jogos Abertos do Interior ‘Ho rácio Baby Barioni’, os quais acontecerão na cidade praiana de São Sebastião”, comemo rou Polonio.

66/2022 - Edcarlos Pereira dos Santos requer envio de documen tos relativos ao processo licitatório 100057/22 e que informe o motivo do porquê ter sido adotada a moda lidade de “dispensa”; razões da ne cessidade da realização do serviço, envio dos documentos da empresa contratada e cópia da nota fiscal re lativa à prestação de serviço. Aprova do por unanimidade. 67/2022 - O mesmo vereador re quer informações de qual método está sendo utilizado para solucio nar os problemas relativos as fe zes de pombos, que têm aumenta do, principalmente em prédios pú blicos. Aprovado por unanimidade.

45/2022 - Autoriza abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 100 mil, destinados a ações do Fundo Municipal de Saúde.

Página Bariri, 06 de Agosto de 2022 A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem10 ENTREVISTA DA SEMANA

Santa Missa diariamente na Igreja Matriz às 19 horas 06/08 17h15 Santa Missa São Francisco 7h Fogaza na Comunidade São Francisco São Francisco 19h Santa Missa Matriz 07/08 7h Santa Missa Matriz 9h30 Santa Missa das crianças Matriz 19h Santa Missa Matriz 08/08 18h Segunda, quarta, quinta e sexta-feira = Oração do Santo Terço Matriz 19h30 Terço dos Homens São Francisco 20h Encontro da Comunidade e Oração do Terço Santo Expedito 09/08 13h às 18h Adoração ao Santíssimo Matriz 10/08 19h Celebramos hoje dia do Diácono Matriz 11/08 20h Estamos vivendo a Semana Nacional da Família. Hoje teremos uma palestra com a temática sobre a Família. Todas as Pasto rais estão convidadas a participar C.C.E. 13/08 7h30 Santa Missa dedicada a Nossa Senhora Matriz 14/08 7h30 Dia dos Pais, Santa Missa pelos pais falecidos Cemitério Campanha do Óleo em prol da Quermesse de Nossa Senhora Das Dores. En tregar na Paróquia, na Secretaria, na Sacristia ou nos Mercados. Lembramos da Ação entre Amigos em prol da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Serão 5 prêmios em dinheiro, de 8 mil, 5 mil, 3mil, 2mil e 2mil,sorteados pela Lote ria Federal de 18 de dezembro deste ano. Parte da renda será revertida para as ins talações dos vitrais da Matriz e para as Igrejas de São Francisco e Santo Expedito.

Dia 06/08 - Mário de Campos Pa checo Neto, Zélia Elza Botura Moço, Antonio Carlos Protti, Cleusa Fonta na Palaro, Darcio Alberto Palomba, Paulo Cesar Peliciari, Giovana Pale ari, Osnilda Cavalheiro Guimarães, Elisa Aparecida Gregório, Paulo Sér gio Botura, José Wagner Borba, Vera Lúcia Fernandes, Leonardo Mateus Garcia, Joel Vanderlei de Castro, Ma ria Madalena Hernandes, Talita Ap. Cassador, Gisela Cristina V. Camo lesi, Luciane Trevejo Della Coletta, Ivan Petinati, Gisele Fernanda Crepal di, Rachel Mantovani Moço, João Or mo Neto, Maria do Livramento Silva, Eliane Phelippe, Maria Eduarda Eid Martins e Paulo Vanderlei Colacite; Dia 07 - Mário Pereira de Toledo, Luciano Henrique Modesto de Abreu, Maria de Lourdes Cardoso Bolli ni, Celso de Oliveira, Luciana Mazo ti, Alexandre Kerssner, Antonio Ap. Ferreira Guimarães, Vilércio Cavallie ri, Aline Gabriela Ferrari, Alcir Ferrer Lopes, Beatriz Ribeiro Scandoleira e Samanta Isabel Sanchez; Dia 08 - Maria de Fátima Baio, Nilza Ferreira Raineri, José Cláudio Destro Júnior, Antonio José Blasques, Ales sandra Cristina F. Munhoz, Venâncio Ivo Aquilante, Maria Elizabete Pereira Brigo, João Cláudio Dugnani, Ilzi Mo dolo Camargo, Diva Grillo Giraldi, Ma ria Antonia Migliorini, Rebeca Borges, Maria Elisabete Salina, Antonio Salina Lobato, Maristela Alice Gonçalves, Hu da Maria Noujain, Maria Sueli Azeve do Silva, Muriel da Silva Pinheiro, Jo sé Flávio André Ballini, João Vendrus culo Neto, Marisa Helena Chiaramon te, Marcel Legnaro Pegorin, Maria Ro mero Venturini, Paulo Celso Furcin, Va lentina C. Gasparotto Corbetta, Juliane Tais de Sousa, Andresa Pereira Duarte e Lourdes Migliorine Novaes; Dia 09 - Luciana Febraio Foloni, Jorge Eduardo Guilmo de Medeiros, Ana Maria Del Torto Inácio, Maria Sa lete Duarte Moretto, Oscar F. Prestes, Marcos Antonio Gallo, Ismair de Oli veira Gasparotto, Vilma Marilene Pe sutto Bicudo, Ana Lúcia de Freitas, Ana Paula Gomes Fazolo, Robinson Furlaneti, Rosimeire Zenatti, Victor Fernandes Cavinato, Marli Tomazi ni Catalani, Rafael Rezende Dadalto, Rachel M. Soares Canal, Letícia Forti Bonatelli, Orlando Masson Sobrinho e Pedro João dos Santos; Dia 10 - Angelina Padovan, Marici Francisca Manhani, Vera Lucia Feli ppe, Regina Célia B. Beluzzo, José Nel son Pultrini, Solange Mattiuso, Regina Stella Barcellos Farah, Maria Ap. Ma nhani, Daniel Palaro Canhete, Luzia Sueli Gabia, João Fernandes de Godoy, Maria Ap. Mazzo Cardoso, Tais Ales sandra T. Romero, João Carlos Gomes Bussolini e Sidneia Macorin Facin; Dia 11 - Aparecida de Fátima Martins de Campos, Cláudio Luiz Martins, Paulo Eduardo Shwarz, Be nedito Ap. da Cunha, Norival Violano, Laerte Luís Longo, José Luís Rovari, Maria Joana D’Arc Perrone, Antonio Eduardo Belluzzo de Carvalho, Tha ís Eulálio Saba, Angélica Moretto Ti cianelli, Silvéria Lúcia Carvalho Ma rin, Lucas Henrique Da Dalto, Maria Moscone Rovari, Giovana Ribeiro e Halison Alan Fernandes; Dia 12 - Amauri Eugênio Berga maschi, Paulo Ricardo Antoniassi, Tarcizio Manzutti, Denise Maria Cis neiro, Regina Célia Bianco Fanton, Ana Ap. Sampaio Manzutti, Maria He loísa Giaconi Guermandi, José Ap. Castilho, Aquinaldo Gonçalves, Ricar do Antonio Peres, José Rodrigo An toniassi, Marcelo César Raia, Pau lo Roberto Buzanello, Maria Francis ca Mendes Bueno, Luís Henrique Bel trami, Tereza Artur, Emerson Rosin, Santa Rodrigues, Giovana Clara Ferra rezi Tamane, Silvio Luís Camillo, Ma ria Geni Moreto, Sebastiana Ap. Bor ges de Santis, Teodoro Rodrigo Sola de Antonio, Renata Ap. Pereira da Sil va e Eliane Margarete Forti.

Para maiores informações, procurem a Secretaria Paroquial. Telefone 3662 8400

Candeia – Inquérito civil instau rado pelo Ministério Público aponta falhas no controle da qualidade da água em Bariri. Qual seu posiciona mento a respeito disso? Eder Cassiola – Isto é uma denún cia feita ao Ministério Público em 2019, antes da gestão Abelardo, de ir regularidades no tratamento de água do município, como a ausência da do sagem de flúor e presença de amianto nas tubulações que conduzem a água do Manancial São Luis. O MP quer sa ber a razão do não atendimento do pa drão de potabilidade nos meses de maio de 2019 e janeiro de 2020 e tam bém do poço da Rua 7 em outubro de 2018. Os índices da qualidade de água do manancial e da ETA teriam incon formidades. Respondemos a todos os questionários, mas encontramos difi culdades em explicar ao Ministério Pú blico o motivo destas inconformida des, pois outras gestões não registra vam no Siságua (portal do governo fe deral) as análises e ocorrências. Candeia – Como é feita a análise da qualidade da água em Bariri? Eder Cassiola – Em Bariri a análi se de água é feita na ETA, onde temos um laboratório. Os operadores da ETA fazem a coleta da água nos pontos de captação e levam ao laboratório. As análises mais complexas são envia das a laboratórios credenciados ter ceirizados. Em maio de 2021, o Go verno Federal publicou a portaria GM/ MS nº 888 que amplia o número de análises e a quantidade destas amos tras. O investimento nestas análises será de mais R$ 120.000,00 ao ano e já estamos em fase de licitação para credenciar os laboratórios. Com estas análises será possível identificar se existe ou não contaminação por agro tóxicos, por exemplo, informação tão importante em uma região com eleva da atividade rural e já que grande par te da água é captada no manancial. Candeia – Em sua opinião, a água fornecida no município é de boa qualidade? Por quê? Eder Cassiola – Nossa água tem boa qualidade, mas estamos atuando para melhorar ainda mais. Hoje aten demos aos padrões mínimos de qua lidade e a falta de investimento no tra tamento e distribuição da água duran te muitos anos e muitas gestões ainda é sentida hoje. 55% da população re cebe água de poço, onde tratamos o cloro e o flúor e conseguimos entre gar uma água de qualidade. Já a par te da cidade que é abastecida pelo ma nancial exige tratamento maior dessa água por ser de captação superficial e que sofre, por exemplo, influência nos dias de chuvas. Há mais de 10 anos a Estação de Tratamento precisava de melhorias e nem os filtros eram troca dos. Este ano o prefeito Abelardo aten deu nossa solicitação e fez o investi mento de mais de R$ 110.000,00 na troca dos filtros. Mas há muito mais a ser feito e estamos trabalhando nisso. Candeia – Por que existem diver gências nas informações presentes no Siságua e no site do Saemba, conforme procedimento aberto pe la Promotoria de Justiça? Eder Cassiola – Para que todos os pontos de captação de água do muni cípio sejam cadastrados no Siságua é necessário que tenham a documenta ção completa, que começa na outorga. Em muitos poços que foram perfurados por particulares e entregues ao Saem ba não foram apresentadas as outorgas e nem o Saemba as solicitou nas ges tões passadas. Quando identificamos essa divergência começamos a regula rizar, antes eram apenas quatro poços cadastrados no Siságua, hoje já são 10. Agora faltam apenas quatro que estão na fase de obtenção das outorgas. Candeia – Qual a previsão para início de operação do poço perfura do na ETA? De que forma o uso do poço irá melhorar a oferta e quali dade da água em Bariri? Eder Cassiola – A verdade é que antes do Prefeito Abelardo ninguém olhou com seriedade para essa ques tão da dependência do manancial pa ra abastecer a grande parte da cidade. Identificamos o problema e o Prefei to Abelardo conseguiu junto ao Gover no do Estado não apenas o poço, mas que ele fosse um dos primeiros a se rem perfurados entre todos que estão sendo feitos em municípios não atendi dos pela Sabesp. O nosso posso já es tá perfurado e a solução para a falta de água e da qualidade da água vai melhorar infinitamente com essa iniciativa. É um poço com 413 metros de profundi dade, que extrai água do aquífero Gua rany e projetado para produzir mais de 300m³ por hora. Apenas para compa rar, o poço será 30% maior que o San ta Helena que abastece todo o “altos da cidade”. A bomba já foi encomendada pela empresa e terá que ser construída uma nova adutora, que vai levar a água desse poço até o reservatório de 1 mi lhão de litros que será custeado pelo Saemba. Estamos com essa licitação em andamento. E aí, a CPFL vai ter que levar uma nova rede de energia até es se poço. Segundo técnicos do DAEE, órgão do estado, este é o melhor poço já perfurado em toda a região. Candeia – Em relação ao inqué rito civil aberto pelo MP, fruto de CEI instalada na Câmara, que infor mações foram prestadas pelo Sa emba até o momento e quais preci sam ser encaminhadas? Eder Cassiola – O inquérito civil aberto pelo MP é uma oportunidade de demonstrar que nenhum ato ou prática administrativa praticados por essa ges tão foi diferente das demais. Nada foi fruto de dolo ou má-fé seja minha ou de qualquer funcionário da autarquia. As práticas que a CEI investigou sempre foram realizadas nas gestões anterio res e advinham da interpretação talvez equivocada de algumas regras de licita ção, mas as mesmas práticas em ges tões anteriores sempre receberam pa receres favoráveis do Tribunal de Con tas, sem nenhum apontamento. Já ini ciamos uma série de aprimoramentos e melhorias nos sistemas de compras e também nas rotinas administrativas da autarquia, inclusive com a ampliação do setor, concurso para contador, capaci tação de funcionários, preparação para implementação da nova lei de licitações e outras práticas modernas de gestão pública. Estamos aumentando o núme ro de licitações e reduzindo as com pras diretas, melhorando a publicidade e transparência dos atos públicos. Não dá para reformar um “Fusca” em um ano e transformar em um carro “zero quilômetro”, ainda mais com o “carro andando” e durante a maior crise hídri ca da história. A infraestrutura da autar quia estava sucateada, acabamos so frendo para colocar a casa em ordem. Mas com o apoio de todos os funcioná rios, estamos evoluindo e tenho certe za que seremos referência no assunto.

Candeia – Qual sua expectativa em relação a esse procedimento do MP? Eder Cassiola – Minha expectativa é que o Ministério Público entenda nossas colocações e com seu braço fiscalizador seja mais uma força que se una às demais para juntos mudar mos a história do Saemba. Essa autar quia passou por gestões políticas que não investiram. Temos servidores em penhados e dedicados, mas que esta vam abandonados e que não recebiam qualificação, equipamentos velhos e sucateados, legislações que nunca fo ram cumpridas, reformas necessárias que foram esquecidas e na mudança de gestão do Prefeito Abelardo tudo está sendo cobrado. Não podemos es quecer que até 2020 o Saemba era um cabide de empregos. Tinha oito cargos em comissão e hoje são apenas três. Até o químico era comissionado e ho je é concursado, assume responsabili dades e tem continuidade no trabalho. Em dois anos o prefeito Abelardo per furou dois novos poços e trocou os fil tros da ETA, coisa que há mais de 10 anos não faziam. Com muito trabalho e seriedade estamos enfrentando to das as questões e o Saemba está me lhor a cada dia. Tenho certeza que o Ministério Público vai saber observar todo o contexto que foi ignorado pe la CEI política. As melhorias obtidas quanto à distribuição de água e o es goto da cidade, resolvendo problemas históricos, as situações que decorriam da prática vigente na autarquia e que estamos corrigindo. Colocar todo esse trabalho em “xeque” por conta de nar rativa política será um atraso para a ci dade. Os erros ou equívocos precisam ser corrigidos. Mas sem que isso cus te toda a evolução já conquistada até agora. Tenho certeza que a “fumaça política” das acusações será dissipa da e vamos nos ater ao primordial, que é o aprimoramento da gestão pública da cidade, atrasada mais de 20 anos. eDer cassiola gestor do Saemba afirma que água em Bariri é de boa qualidade “Hoje atendemos aos padrões mínimos de qualidade e a falta de investimento no tratamento e distribuição da água durante muitos anos e muitas gestões ainda é sentida hoje” Robertinho Coletta/Candeia 09/08 07h Missa Capela São José 10/08 19h30 Missa Santa Luzia 11/08 19h30 Missa Capela São José Terço dos Homens Santa Luzia 12/08 20h Noite de Oração - Grupo de Oração São Bento Santa Luzia 13/08 19h Missa Santa Luzia 14/08 SEMANA DA FAMíLIA 20º DO TEMPO COMUM - VOCAÇÃO A VIDA FAMILIAR 07h Missa Capela São José 09h Missa Santa Luzia 18h Missa - Abertura da Semana da Família Santa Luzia

O superintendente do Serviço deÁgua e Esgoto do Município de Ba riri (Saemba), Eder Cassiola, garan te que a água distribuída aos mora dores da cidade é de boa qualidade. Recentemente, conforme matéria do Candeia na edição passada (30 de julho), o Ministério Público instau rou inquérito civil para apurar pos sível falha no controle da qualidade da água para consumo humano e o padrão de potabilidade no município. Ele comenta a forma como são feitos os testes de água em Bariri e que a maior preocupação é com o Manan cial São Luis, por ter captação super ficial. Também fala de inquérito da Promotoria de Justiça após investi gação feita pela Câmara Municipal e andamento das obras no poço pro fundo, perfurado na área da Estaçãode Tratamento de Água (ETA).

ANIVERSARIANTESprogramação das paróquias de Bariri parÓquia De santa luZia DIA HORA EVENTO LOCAL parÓquia De nossa senhora Das Dores DIA HORA EVENTO LOCAL

Câmara de itaju abre comissão processante contra prefeito

Da redação - Na primeira sessão do mês de agosto, reali zada segunda-feira (1º), o pre feito Abelardo Maurício Mar tins Simões Filho (MDB) en viou ao Legislativo cinco novos pedidos de créditos adicionais ao Orçamento/2022. Eles tota lizam R$ 1.280.000,00. Os recursos são provenien tes de convênios com o gover no do Estado e de emendas parlamentares, e já se encon tram à disposição do municí pio. No entanto, precisavam da autorização legislativa para efe tivaOsutilização.valoresdevem ser destina dos a diferentes setores da admi nistração pública como aquisição de equipamentos e material per manente (R$ 300 mil); Santa Casa de Bariri (R$ 293.575,00); convê nios com Estado e União (R$ 530 mil); Apae-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ba riri (R$ 56.425,00); e Fundo Mu nicipal de Saúde (100 mil). R$ 10,5 milHõES

O kit lanche será composto por quatro itens e será entregue aos beneficiários (pacientes e acompanhantes ) no ato do embarque no momento em que o usuário re aliza o agendamento do transpor te. Pacientes que utilizam o trans porte para tratamentos diários, co mo hemodiálise, oncológico, psi quiátricos e outros, estão isentos de apresentar a “passagem”. Os pacientes que para ser atendidos viajarem distâncias superiores a 200 km, terão direi Arquivo Candeia do ressalta que mui tos pacientes passam por tratamentos do lorosos e necessitam de atenção especial. “Alguns sequer pos suem recursos para se alimentar duran te a viagem”, destaca. Diz ainda que o projeto instituindo o kit lanche derivou de requerimento assinado pe lo vereador Airton Luís Pegora ro (MDB). Em plenário, os vere adores foram unânimes em elo giar a iniciativa. O projeto foi aprovado por unanimidade, em caráter de urgência especial. to a pelo menos dois kits lanche. Em sua justificativa, Abelar

Fonte: Prefeitura de Bariri provavelmente por dispensa de licitação.Umterceiro ponto citado pelo denunciante é que, veri ficando no Portal da Transpa rência, o Executivo gastou mais de R$ 100 mil por dispensa de licitação.

Da redação - Segunda-fei ra, 1º, a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei do prefei to Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB), que prevê a distribuição de kit lanche aos pacientes que utilizam transpor te municipal para tratamento fo ra da cidade. O O benefício se es tende aos acompanhantes dos pacientes e a distribuição será ge rida pela Diretoria de Saúde. O kit lanche será composto por quatro itens (adequados sob orien tação de nutricionistas, levadas em conta as restrições das enfermida des) e será entregue aos beneficiá rios no ato do embarque. Para receber, o paciente deve entregar a “passagem” – adquirida Pacientes transportados pela saúde vão receber kit lanche

Arquivo Candeia

Dito Mazotti morre aos 65 anos Nesse período, as bandeiras ficarão hasteadas a meio mas tro na sede da prefeitura, na Câmara Municipal e no trevo principal de entrada à cidade. Via assessoria de imprensa, Abelardo estendeu seu senti mento de pesar a toda a família do “Sóex-prefeito.nosresta pedir a Deus que conforte o coração de seus fami liares e amigos, que se encon tram acometidos pela dor da perda, dando-lhes forças para superarem este momento difícil e para conviverem com tamanha saudade”, declarou o prefeito. HiSTóRiCo O ex-prefeito de Bariri Do mingos Antonio Fortunato (Ne nê Fortunato) lembra que Ma zotti foi candidato a vereador até a proximidade da eleição de 1988. No entanto, desistiu da can didatura para se empenhar na campanha eleitoral da chapa Nenê-Merry.NenêFortunato conta que Mazotti foi chefe de Gabine te por dois anos: 1989 e 1990. Além disso, foi, junto com o vereador Toninho de Santis, o organizador da Festa de Peão de Boiadeiro do centenário de fundação de Bariri, em 1990. Em seguida, de 1993 e 1996, Mazotti atuou como vereador. Em 1996 foi um dos articuladores da candidatura de Francisco Leoni Neto ao cargo de prefeito, o qual ficou em terceiro lugar na disputa. Na eleição de 2000, apoiado por Mazotti, Neto Leoni foi elei to prefeito. Mazotti passou a ocu par o cargo de chefe de Gabinete. Em 2004, Neto Leoni foi ree leito. A partir de 2005 Mazotti passou a ocupar o cargo de di retor municipal de Saúde. Em 2008 Mazotti disputou a eleição para prefeito, sendo eleito. Em segundo lugar ficou Luis Gonzaga Febraro. Durante o governo, a Justiça afastou Mazotti do cargo por diversas vezes, em ações de ini ciativa do Ministério Público (MP). O vice-prefeito Rubens Pereira dos Santos assumiu o cargo na ocasião. A última participa ção de Mazotti na vi da pública ocorreu no pleito de 2016, como candidato a vice na chapa com Neto Le oni. Os tucanos ven ceram a disputa, mas tiveram o registro da candidatura indefe rido em julgamento no Tribunal Regio nal Eleitoral (TRE) de São Paulo.

O velório teve início às 16h de anteontem na Câmara de Bariri. Às 9h30 de ontem (5) o féretro deixou a sede do Le gislativo em direção ao cemité rio municipal, onde o corpo de Mazotti foi sepultado. O prefeito de Bariri, Abelardo Maurício Martins Simões Filho (MDB), decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento de Mazotti, que nasceu em Itaju.

A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem Bariri, 06 de Agosto de 2022 Página 11 POLÍTICA

Da Redação - A Câmara de Itaju recebeu na noite de se gunda-feira (1º) denúncia fei ta por Sandro Silvio dos San tos Silva sobre possíveis irre gularidades cometidas pelo prefeito Jerri de Souza Neiva (PSDB).Comvotos favoráveis de seis vereadores no recebimento da denúncia, foi aberta comissão processante para apurar o caso. Por sorteio, ficou definido que a comissão terá como pre sidente Marcos Alberto Gon çalves Covre. O relator será Clemente Collachite Filho. Mi sael Salvador Rovari atuará co moConformemembro. o documento as sinado por Silva, residente em Itaju, o prefeito teria adquirido de uma empresa oito discos re cortados de 28 polegadas (pa ra uso em grade niveladora). No entanto, teriam sido colo cados em implemento grade de 16 discos e outros discos de 22 polegadas.Odenunciante aponta tam bém que a prestação de serviço foi feita por empresa que tem como funcionário um dono de firma que presta serviços para a administração municipal. Cita ainda que no endereço em que consta o CNPJ (Vi la Americana, em Bariri) não existe oficina, mas uma casa. Segundo Silva, as duas em presas receberam em 2021 da prefeitura de Itaju R$ 59,1 mil, Sessão da Câmara de Itaju na segunda-feira (1º) em que houve recebimento da denúncia Reprodução/Câmara Municipal de Itaju

Os cinco projetos foram en caminhados às comissões per manentes para emissão de pa recer e devem ser votados nas próximas sessões. Se fo rem aprovados, o valor to tal de remanejamento orça mentário em 2022 chega a R$ 10.575.841,60.Essemontante ainda está distante do teto permitido por lei para alterações orçamentá rias. De acordo com a Lei Or çamentária Anual (LOA), o Poder Executivo está autoriza do a cobrir créditos adicionais até o limite de 15% dos recur sos anuais, sem autorização ex pressa do Legislativo. Como a previsão orçamentária de 2022 é de R$ 126,5 milhões, o valor que corresponde a essa porcen tagem é de R$ 18,9 milhões. É comum os prefeitos adota rem a prática de encaminhar as alterações no orçamento pa ra aval dos vereadores, mesmo sem atingir o teto. O prefeito Abelardo Simões vem toman do essa decisão.

Prefeito envia ao legislativo cinco novos pedidos de créditos adicionais crÉDitos aDicionais em 2022 Projeto Origem Destinação Tramitação Valor 02/2022 Superávit Remanejamento Aprovado R$ 3.136.483,76 05/2022 Estadual Esporte Aprovado R$ 250 mil 06/2022 Superávit Diversos Setores Aprovado R$ 1.220.084,01 07/2022 Estadual Cozinha Piloto Aprovado R$ 60 mil 08/2022 Superávit Remanejamento Aprovado R$ 622.736,54 10/2022 Estadual Cultura Aprovado R$ 78.450,00 11/2022 Estadual Pá-Carregadeira Aprovado R$ 654.500,00 12/2022 Federal Santa Casa Aprovado R$ 100 mil 13/2022 Federal Apae Aprovado R$ 53.281,94 14/2022 Federal Reforma PSF 2 Aprovado R$ 304.168,50 15/2022 Remanejamento Saúde Aprovado R$ 500 mil 16/2022 Remanejamento Fundo Social Aprovado R$ 90 mil 23/2022 Superávit Apae Aprovado R$ 80 mil 24/2022 Estadual Centro de Saúde Aprovado R$ 500 mil 25/2022 Federal Ação Social Aprovado R$ 75 mil 26/2022 Federal Santa Casa Aprovado R$ 800 mil 29/2022 Estadual Santa Casa Aprovado R$ 100 mil 30/2022 Remanejamento Ação Social Aprovado R$ 44.350,83 33/3022 Estadual Controle Animal Aprovado R$ 100 mil 34/2022 Federal Proteção Social Aprovado R$ 31.802,07 35/2022 Federal Saúde Aprovado R$ 525 mil 36/2022 Estadual Transporte Escolar Aprovado R$ 645.984,00 20/2022 Emenda Equipamentos Comissões R$ 300 mil 42/2022 Emenda Santa Casa Comissões R$ 293.675,00 43/2022 Federal Convênios Comissões R$ 530 mil 44/2022 Emendas Apae Comissões R$ 56.425,00 45/2022 Emendas Fundo Saúde Comissões R$ 100 mil TOTAL R$ 10.575.841,60

Dito Mazotti foi prefeito, vereador e diretor na prefeitura de Bariri

Da Redação - Ex-prefeito, ex-vereador e ex-diretor da prefei tura: Benedito Senafonde Mazotti morreu na manhã de anteontem (4) em Jaú, aos 65 anos de idade. Há mais de um mês ele estava internado na Santa Casa de Jaú após ter problemas pulmonares.

A respeito da denúncia que chegou à Câmara de Itaju, o pre feito Jerri de Souza Neiva (PSDB) encaminhou nota ao Candeia, pu blicada na íntegra: “Sobre esse tema tenho a in formar que respostas e esclare cimentos serão feitos tecnica mente no momento oportuno. Es se tem sido meu comportamen to desde o início da gestão, até porque esse também é meu com portamento de vida. Mesmo em momentos que questionamentos possam ser resolvidos através do diálogo ou solicitação através de requerimentos, alguns até mes mo com ‘viés político’ foram aco reFeito jerri se maniFesta soBre o caso lhidos de forma serena e atendi mento as leis. Itaju passa hoje por um con siderável crescimento econômi co apresentando um dos me lhores índices regionais, fruto de um trabalho sem ódio, pois o ódio não constrói, transforman do os frutos do trabalho em me lhoria das condições de vida pa ra a população. Reafirmo: obediência às leis! Nesse posicionamento de construção da unidade, às vezes mexemos com interesses políti cos pessoais, mesmo assim, re afirmo minha posição sem ódio. Fazer política para mim é constru ção de um mundo melhor.”

Página Bariri, 06 de Agosto de 2022 A Palavra a Serviço da Verdade e do Bem12

Depois, ele parti cipou de reunião na sede do Legislativo, com presença dos prefeitos de Bariri, Abelardo Maurício Martins Simões Fi lho (MDB), de Bo raceia, Valdir de Souza Mello (PS DB), e de Itaju, Jer ri de Souza Neiva (PSDB), vice-pre mara diretores da prefeitura e representantes de entidades li gadas ao terceiro setor. Cury ressaltou que o Estado de São Paulo dá oportunidade de trabalho em prol dos mu nicípios, com muitas parcerias firmadas.Alémdo poço e do Poupa tempo, mencionou repasse de R$ 1,2 milhão para a Santa Casa de Bariri, especialmente no com bate à pandemia da Covid-19, recapeamento e cessão de veícu los e maquinário, entre outras. Ressaltou que as ações na política devem beneficiar a po pulação e que deve ser dada atenção especial às entidades do terceiro setor e voluntários.

Secretário Rubens Cury visita Bariri feito de Bariri, Fernando Folo ni (Cidadania), vereadores Air ton Pegoraro (MDB), Benedito Antonio Franchini (PTB), Pau lo Grigolin (PP) e Ricardo Pre aro (PDT), entre outras lide rançasTambémpolíticas.estiveram na Câ Fotos Robertinho Coletta/Candeia

POLÍTICA Da Redação - O secretário estadual de Desenvolvimento Re gional, Rubens Cury, visitou Ba riri na manhã de anteontem (4). Ele vistoriou a perfuração de poço profundo na Estação de Tratamento de Água (ETA) e o prédio que irá abrigar o Poupa tempo. As duas obras são par ceria entre governo estadual e prefeitura de Bariri. Na chegada do secretário à frente da Câmara Municipal hou ve apresentação da Banda Mar cial Alexandre Giuliano Gallo.

Rubens Cury encontrou-se em Bariri com lideranças políticas locais e regionais

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.