OJB EDIÇÃO 36 - ANO 2022

Page 1

ISSN 1679-0189 R$ DOMINGOEDIÇÃOANO3.60CXXI36, 04.09.2022 ÓRGÃO OFICIAL DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA FUNDADO EM 1901 Educação Batista Associação Nacional de Escolas Batistas promove congresso em João Pessoa - PB Cuidando de quem cuida CB do Estado do Espírito Santo realiza “Academia da Alma” para pastores e líderes Avanço do Evangelho no velho continente Missionários relatam plantação de Igrejas na Europa durante a pandemia Recife, Oxente! Batistas pernambucanos seguem trabalhando em prol da 102ª Assembleia da CBB pág. 08 pág. 09 pág. 11 pág. 12 Notícias do Brasil Batista Notícias do Brasil Batista Missões Mundiais Notícias do Brasil Batista Tempo MissõesSetembro,oMissõesdeparaBrasil!mêsdeNacionais Para alcançar os pequenos, os missionários e os irmãos da Igreja Batista dos Milagres, em Porto Velho (RO), realizaram um culto evangelístico com as crianças do bairro e abençoaram os moradores com o Projeto Novo Sorriso, em que profissionais voluntários da área da saúde servem à comunidade. No Nordeste, a Igreja Batista Emanuel em Caruaru (PE) realizou o Culto Nordestino como mecanismo de contextualização e proclamação do Evangelho. Leia nas páginas 07 e 12.

2 O JORNAL BATISTA Domingo, 04/09/22 EDITORIAL

ARTE: Oliverartelucas IMPRESSÃO: Editora Esquema Ltda A TRIBUNA - 160,00 - 80,00

( ) Impresso

REFLEXÃO

“Dizer que há uma base bíblica para missões é subestimar toda a mensa gem da Bíblia. Ao invés de argumentar a respeito da base bíblica de missões, deveríamos vê-la de outra forma - o trabalho de missões é a razão para a Bíblia” (O Chamado Missionário, de Dave Sills, tradução livre). Que estejamos envolvidos com a obra missionária, tanto “aqui”, com nossos Relacionamentos Discipula dores, fidelidade nos dízimos e ofer tas, intercessão e despertamento de vocações; como “lá”, no caso, em outras regiões do Brasil, para que todos saibam que “Só Jesus Cristo Salva”.  n

Só Jesus Cristo salva

O oficial da Convenção Batista Brasileira. Semanário Confessional, doutrinário, inspirativo e noticioso. Fundado em 10.01.1901 INPI: 006335527 | ISSN: 1679-0189 PUBLICAÇÃO DO CONSELHO GERAL DA CBB FUNDADOR W.E. Entzminger PRESIDENTE Hilquias da Anunciação Paim DIRETOR GERAL Sócrates Oliveira de Souza

“Precisamos ver Igrejas cheias de vida espiritual e crentes sinceramente interessados na conquista de almas” (citação de O Jornal Batista, de 1979). É com este sentimento que repetimos o tema de 1980, “Só Jesus Cristo Salva”, na Campanha de Missões Nacionais emA2022.decisão é intencional, visando for talecer o ímpeto evangelístico em nos sa geração que, em diversas regiões do Brasil, não tem mais a oportunidade de realizar evangelismo de porta em porta ou de cultos ao ar-livre, por exemplo, e que precisa de cautela ao falar do Evangelho em escolas ou locais de tra balho, pois as regras sociais tendem a considerar desrespeitoso, ou mesmo abusivo, falar sobre religião. Mesmo com as limitações desse tempo, precisamos anunciar que “Je sus Cristo é a única Esperança”, porque “Só Jesus Cristo Salva”. “Disse-lhe Je sus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6). Assim, estamos confirmando o resgate das campanhas evangelísticas, focando tanto na evan gelização por parte dos cristãos, como no envio de uma generosa oferta para sustento de missionários em locais com mais necessidade da pregação do evangelho.Naversão de Lucas para a Grande Comissão (Atos 1.8), o “mundo” é estra tificado em níveis: nossa cidade, nossa região, nosso país, chegando até os confins da Terra. E como Lucas usa as conjunções “tanto…quanto”, entende mos pelo Espírito Santo, através desta porção das Escrituras, que devemos nos empenhar em fazer discípulos fora de nossa cidade e de nosso país da mesma forma que nos empenhamos em fazê-lo em nosso condomínio ou bairro. Essa é, na verdade, a mensagem de toda a Bíblia.

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6).

SECRETÁRIO DE REDAÇÃO Estevão Júlio Cesario Roza (Reg. Profissional - MTB 0040247/RJ) CONSELHO EDITORIAL Francisco Bonato Pereira; Guilherme Gimenez; Othon Ávila; Sandra Natividade EMAILs Anúncios e assinaturas: jornalbatista@batistas.com Colaborações: decom@batistas.com REDAÇÃO CORRESPONDÊNCIAE Caixa Postal 13334 CEP 20270-972 Rio de Janeiro - RJ Tel/Fax: (21) 2157-5557

( ) Digital

INTERINOS HISTÓRICOS Zacarias Taylor (1904); A.L. Dunstan (1907); Salomão Ginsburg (1913 a 1914); L.T. Hites (1921 a 1922); e A.B. Christie (1923).

JORNAL BATISTA Órgão

DIRETORES HISTÓRICOS W.E. fundadorEntzminger,(1901a 1919); A.B. Detter (1904 e 1907); S.L. Watson (1920 a 1925); Theodoro Rodrigues Teixeira (1925 a 1940); Moisés Silveira (1940 a 1946); Almir Gonçalves (1946 a 1964); José dos Reis Pereira (1964 a 1988); Nilson Dimarzio (1988 a 1995) e Salovi Bernardo (1995 a 2002)

Fax: (21) 2157-5560 Site: www.convencaobatista.com.br A direção é responsável, perante a lei, por todos os textos publicados. Perante a denominação Batista, as colaborações assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião do Jornal.

Jonatas Nascimento Listei e O Jornal Batista publicou 10 razões pelas quais sugiro que toda Igreja deve atualizar o seu estatuto. É claro que cada uma deve analisar a conveniência, a necessidade e as circunstâncias. Agora, volto aqui para apresentar uma espécie de resumo, em duas etapas, em respeito à camada de leitores mais adulta de OJB, que cer tamente têm menos habilidades para lidar com mídias sociais, pesquisando no site da Convenção Batista Brasileira cada dos artigos ali insertos. Os pontos abordados foram os seguintes: 1. Possibilidade de inserção no es tatuto de atividades típicas das Organi zações da Sociedade Civil (OSC); 2. Categorias de membros diferen ciadas; 3. Prestação de serviços voluntários por seus membros; 4. Realização de assembleias vir tuais, presenciais ou híbridas; 5. Verificação a necessidade de o estatuto contemplar aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), do Estatuto da Cidade, do Esta tuto do Idoso (EI) e de Direitos Autorais; 6. Versão bíblica a ser recomendada pela Convenção Batista Brasileira; 7. Possibilidade de o pastor não ser o presidente da Igreja; 8. Cuidados na elaboração de dispo sitivo que trate de questões de ordem ética, moral ou ideológica; 9. Possibilidade de aceitação de membros de outras denominações; e 10. Ampliação do mandato da dire toria estatutária.

10) Ampliação do tempo de man dato da diretoria Como se sabe, por tradição e em nome do valorizado sistema de gover no congregacional democrático de fendido e praticado pelos Batistas ao longo da sua história, ainda hoje em dia prevalece o tempo de mandato da diretoria estatutária de um ano, apenas. Acontece que esse costume vem de um tempo longínquo, quando praticamente não havia exigências paralelas. Expli co: no passado, não havia necessidade de se registrar em cartório as atas de renovação de diretoria, tampouco os bancos exigiram que essas atas fos sem levadas a registro cartorial. Não havia Certificado Digital, não havia sido concebido o Sistema Público de Es crituração Digital (SPED), tampouco o e-Social. Com o passar do tempo surgiu a exigência de publicação do extrato da ata de fundação e também do estatuto primitivo e eventuais alterações dele em dois jornais de grande circulação e ou na Imprensa Oficial. O tempo passou e as exigências se multiplicaram, de formas que sem ata da diretoria devidamente atualizada e registrada em cartório, a Igreja não consegue dar um passo sequer. Diga-se de passagem, algumas instituições fi nanceiras costumam rejeitar estatutos não reformados ou não adequados ao Código Civil em vigor desde 2003. Considerando que para toda eleição é necessário reconhecimento de fir mas do presidente e da secretária e o registro da ata em cartório e, com isso gera despesas, burocracia e tempo, o mandato de um ano para a diretoria deve ser Sendodescartado.assim,oideal é que a Igreja amplie o tempo de mandato para essa diretoria para dois, três ou até mesmo quatro anos. Mas atenção: os cartórios costumam divergir quanto às exigências e pode ser que um ou outro negue o re gistro para mandatos muitos longos. n

Jonatas Nascimento Empresário contábil, diácono Batista e autor da obra “Cartilha da Igreja Legal”. E-mail: jonatasnascimento@hotmail.com WhatsApp: (21) 99247-1227.

REFLEXÃO

DICAS DA IGREJA LEGAL

9) A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) Por se tratar de algo relativamente novo, muitas Igrejas por certo ainda ignoram a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde 18 de setembro de 2020, e por isso estão cor rendo grandes e sérios riscos.

Essa lei “dispõe sobre o tratamen to de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural”. Ora, por que as Igrejas, enquanto ambientes de aglomeração de pessoas, estariam desobrigadas do cumprimen to dessa lei? É nos espaços eclesiás ticos que a privacidade das pessoas desaparece. Uma simples fotografia ou tomada de vídeo não autorizada pode ensejar processo contra a Igreja. Diante desta realidade, considero importante a igreja se precaver assu mindo no estatuto o compromisso de respeitar essa lei, por razões óbvias. Em certos casos, será de bom alvi tre que a Igreja obtenha autorização por escrito daqueles que vão se apresentar cantando, testemunhando, pregando ou apresentando peças teatrais, por exemplo. O importante é que a Igreja se blinde contra eventuais ações judiciais. Sugiro que as Igrejas que utilizam mídias sociais insiram em seus estatu tos dispositivo que afirmam que respei tam a Lei Geral de Proteção de Dados; que deem publicidade ao seu estatuto a todos os fiéis; e que afixe em suas de pendências, bem como em suas mídias, informação com os seguintes dizeres: “Em observância à Lei Geral de Pro teção de Dados (LGPD), informamos que esta igreja utiliza mídias sociais para transmissão de seus cultos” (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018).

Razões pelas quais o Estatuto da sua Igreja precisa ser atualizado (Resumo - parte 1.4)

3O JORNAL BATISTA Domingo, 04/09/22

Ungido que trouxe libertação, Sou o Leão de Judá.

Nossa conversão a Jesus

Vieram outros: Bruno Seitz, Paulo Ro berto SócratesSeabra,deOliveira, Oliveira Araújo: Todos amaram, se desgastaram E se desvelaram pela evangelização do QuinzeBrasil.anos

Já é tempo de levantarmos um grande clamor E no norte e sul, leste e oeste com vigor Salvação apregoarmos com intenso amor. Urgente é a missão que nos deu o Redentor. Sejamos valorosos “no labor, com fervor!” Cristo nos confiou a grande comissão: Realizar em toda a Terra a obra da pregação, Ir aos confins do mundo, inclusive nossa nação.

Vamos propagar a todo homem e mulher.

O meu sangue derramei na cruz para todos salvar.

Mesmo que te ofereçam toda glória deste mundo, Ignore a todos, pois só em Mim há salvação.

4 O JORNAL BATISTA Domingo, 04/09/22

Teremar Lacerda Rocha missionária Cento e quinze anos passaram Desde o dia em que Deus falou A homens de visão que no Brasil che Paragaramcomeçar a trabalhar na grande Umacomissão.Junta Evangelizadora Nacional, Para a Palavra levar e a todos falar Do Cristo ressurreto, para o pecado Desdedeixar. aquele dia não se dormiu, Até que juntos começaram a pregar Aos povos do Brasil!

Entendas e vivas seu ensino com perseverança. Realmente o ladrão é o pai da mentira e do engano; Dou-te, porém, a certeza e a verdadeira esperança.

Aqui registrar: Crispiniano, o primeiro Quemissionáriofoiaocampo pregar; Zacarias e Noemi Campelo entre os MargaridaCraôs; Gonçalves e Beatriz Silva, no interior de Goiás. A exemplo de Eurico Nelson, Maria Marques, primeira missionária na LuciaTransamazônica,Margaridae Sonia Maria dos NaAnjos,Transamazônica e outros campos Carlosmais... Krieger e Wanda, Uma vida inteira entre os Xerentes, Na tradução do Novo Testamento. Pedro Evangelista de Sousa e família, Que gastou sua vida pregando, Aos sertanejos da Bahia, Piauí, Tocan tins e Maranhão... São tantos, Senhor! Que queimaram e seguem queimando suas vidas Na seara distante, para de Cristo falar, Que hoje é o dia e é preciso anunciar! Que não nos calemos, vamos as Novas Parabéns,proclamar!Junta de Missões Nacionais Que em 2022, cento e quinze anos faz! n Olavo Fe ijó

Caminhe comigo agora e por todos os seus dias.

Alimentarás o teu espírito com alegria e temperança.

A morte eu venci e por isto digo assim:

Aquilo que ensino será a lâmpada dos teus pés, Dando à tua vida firmeza e total confiança E mesmo durante a tempestade, te darei a bonança.

Sendo a nossa missão como o nosso Deus quer, Anunciemos o Evangelho onde Lhe convier, Levando a mensagem com alegria e com fé.

Atalhos existem, mas só levam à perdição.

Só Jesus Cristo salva o pecador. Ótima boa nova, vinda do Senhor!

A Verdade Eu trago para ti; sigas minha revelação.

“E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recal citrar contra os aguilhões” (At 9.5).

O Livro do Apocalipse nos revela: “Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer - como prêmio da vitória, Eu lhes darei a vida” (Ap 2.10). professor de Psicologia

atrás, Fernando Brandão Recebeu o cajado da Grande Comis Parasão, seguir no ideal de conquistar, esta grande Nação.

Não vá atrás da voz atraente do estranho; Há em suas veredas o perigo; ele é o ladrão.

Missionários não poucos deixaram seu Vindostorrão, de Pátrias distantes para des bravar essas terras, E ir aos campos levar a salvação ao OsBrasil!Bagbys, nossos pioneiros, E centenas mais, deixaram seu país, Doando suas vidas para fazer-nos co Onhecer,Salvador Cristo Jesus! Homens de Deus convocados para A Junta dirigir, deram o melhor de seu Tempo, esforço, trabalho, lutas, fazen do-a Lessa,progredir.Bratcher, Avelino Lopes entre Queoutros,desbravando o Brasil Em viagens missionárias e conversões Plantarammil, igrejas, disseminaram a AtéPalavrapassar o bastão para outros que Comseguiram,esta nobre missão!

David Gomes, Igrejas, escolas, orfana tos, rádio e muito mais...

O IDE é para todos e cada um diga: “Irei.”

A conversão do fariseu Saulo de Tarso aconteceu quando ele se diri gia para a cidade de Damasco, com autorização das autoridades israelen ses, no sentido de eliminar comple tamente aqueles que insistiam em pregar a Jesus, apresentando-O como o Salvador prometido pelos profetas (Atos 9.1). O Senhor sempre aceita nossa sinceridade, quando O buscamos de coração aberto, obedientes à revela ção que nos é feita pelas Escrituras Sagradas. Ao nos escrever sua Pri meira Carta, Pedro declarou: “Vocês serão felizes se forem insultados por serem seguidores de Cristo, porque isso quer dizer que o glorioso Espírito de Deus veio sobre vocês” (I Pe 4.14).

Sou Deus e fora de mim outro não há. O Criador de tudo que existe e existirá.

São planos, projetos, barcos, Igreja CarretaMultiplicadora,missionária, Cristolândias, Preparação de novos líderes E centenas de missionários nos cam Eposna sede, que fazem esta obra crescer. Há uma imensidão deles pelos Sertões, caatingas, selvas, Grandes ou pequenos centros, De Norte ao Sul, de Leste a Oeste, Do Oiapoque ao Chuí; Entre Potiguaras, gaúchos, nordestinos Ou amazonenses que precisam Escutar que o Rei está voltando, E é preciso Perderíamosanunciar...aconta,mas quero

Verdade eterna é esta, pois é a Palavra de Deus.

NINGUÉM VEM AO PAI, A NÃO SER POR MIM. n

Ninguém vem ao pai a não ser por mim REFLEXÃO pastor &

A divisa da campanha este ano é:

Derramei lágrimas de sangue, por ti, em um jardim;

EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, Um com o Pai, só em Mim há segura guarida.

Edificarás a tua vida na Rocha, com toda segurança.

Vivendo em teus caminhos tua vida será ruim Inútil e sem sentido do começo até o fim.

Samuel Mitt e a “Transtotal” entre ou Portras,esses “Brasis” afora, tantos mis sionários formou, E inúmeras igrejas organizou...

Se nós somos embaixadores e mensageiras do Rei, Temos que pregar para aumentar a santa grei.

Missões Nacionais Marinaldo Lima pastor, colaborador de OJB

O Caminho seguro Sou Eu, no qual encontras perdão.

Danielle Viana de Oliveira de Souza educadora cristã O capítulo 4 de Jonas deixa muito claro sobre como Deus vê o ser hu mano e como nós somos tão pouco empáticos no que se refere a prática do amor ao próximo. Jonas está en furecido, aborrecido e descontente. A pergunta é: Por que tanta inquietação e tristeza se uma nação inteira tinha sido salva? Jonas reconhecia os atri butos do Senhor (v.2) misericordioso, compassivo, paciente e cheio de amor, mas não desejou possuí-los. Se Deus olhasse pela perspectiva de Jonas seríamos completamente destruídos, estaríamos perdidos e sem esperan

O mundo não gira em torno de você Seja planta e não lagarta. Jonas estava centrado nele mesmo, em suas convicções, suas crenças, em seus problemas. Obedecer a Deus não significa honrá-lo. Jonas obedeceu, mas não honrou a Deus. Às vezes, você se incomoda com as lagartas que aparecem, mas já pensou em que posição você está? Você é sombra e refrigério para a vida das pessoas ou você é lagarta que consome a paz dos outros.

5O JORNAL BATISTA Domingo, 04/09/22REFLEXÃO

O amor de Deus é universal Jonas não plantou, não podou, nem regou a planta, mas como ela lhe proporcionava sombra, questionou a Deus. A pergunta de Deus é: “não de veria eu sentir amor por essa grande cidade?” Deus é didático ao nos ensinar a amar. n

“… (…, Mas por aquele que chama) …” (Romanos 9.11). O que Deus realizou na vida de Esaú e de Jacó não foi por acaso e nem por capricho. Deus o fez porque tinha em mente o Seu grande plano e propósito. Mesmo quando a situação ou o motivo não forem com preensíveis aos olhos humanos, tenha certeza de que haverá sempre uma finalidade perceptível, um propósito último. O objetivo é sempre único, que o propósito de Deus prevaleça. Deus não é devedor a nada e a nin guém, nós, no entanto devemos tudo a Ele. (Romanos 11.35). n

O maior servirá ao menor

A condição de servo expressa o soberano propósito de Deus.

O que foi servido, nada fez para ser merecedor de tamanha graça.

Carlos Elias de Souza Santos pastor“…, Mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai; Porque, não tendo eles ainda nasci do, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú” (Rm 9.10-13).

Assim diz a Escritura: “…Para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama) …” (Rm. 9.11). Deus decidiu independentemente do agir, da capacidade, do mérito, do saber e das expectativas humanas. Ele escolheu, sem que houvesse qualquer influência externa e humana. É aqui que muitos religiosos naufragam na vida cristã. Não são poucos os que fracas sam tentando obter mérito com Deus por meio de obras. (Efésios 2.8-9). Não se esqueça! Na relação do ho mem para com Deus, é tudo pela gra ça. Essa relação não pode se firmar no homem nem em suas ações, de outra forma não seria “firme”, tenderia ao fracasso e a falha. Se dependesse de nós, ou de alguma coisa que precisás semos fazer, por certo estaria fadada ao fracasso. A nossa relação com Deus não pode se sustentar nas obras. O processo precisa acontecer incondi cionalmente de acordo com o estabe lecido por Deus. É neste momento que precisamos contrapor de forma radical a obra humana e a graça de Deus, será preciso travar essa luta para descartar a honra própria em favor da glorificação exclusiva da soberania de Deus.

Os dois foram chamados a servir não por merecimento e sim por propósito.

O versículo 6 diz que Jonas se alegra com a sombra da árvore, ela refrescou a sua cabeça. Então, você consegue se alegrar com as bênçãos dos irmãos ou sorri apenas quando a vitória diz respeito a você? Desperte dentro do seu coração o amor. Jonas não tolerava a ignorância e arrogância dos ninivitas e realmente eles não eram pessoas boas. Mas, a abobo reira representa o refrigério que sua alma precisa para perdoar e voltar a amar.

No texto acima, ficou registrado que Esaú ocuparia uma posição subservien te em relação a Jacó. (conf. Gênesis 25.23; Malaquias 1.2,3). Jacó foi esco lhido para glória e privilégio terrenos. Esaú era o primogênito dos dois irmãos e, pelo costume da época, receberia as honras e os privilégios associados a essa posição. Mas o favor divino prete riu Esaú e repousou sobre Jacó. Quais lições espirituais estão pre sentes na condição servil do maior em relação ao menor?

A Bíblia diz que “…não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal…” (Rm. 9.11). Jacó não foi esco lhido por causa de suas virtudes, nem Esaú colocado na condição de servo por causa de seus deméritos. A escolha divina foi feita antes que pudesse ha ver qualquer manifestação das partes. “Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. (Rm. 9.14). Aqui entendemos bem mais profundamente o que significa sobera nia da parte de Deus.

A condição de servo, atende ao chamado de Deus e serve ao seu propósito.

Tudo na vida cristã está diretamente relacionado com o propósito de Deus para a vida cristã. “E sabemos que to das as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm. 8.28).

ça. Deus te faz hoje uma pergunta: Tem razão para essa tua fúria? (v. 4). Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distin guir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. “Não deveria eu ter pena dessa grande cidade?” (Jn 4.11). Enquanto vivermos um cristia nismo centrado no próprio umbigo, nós não experimentaremos a sombra de Deus. O que Deus queria ensinar Jonas através da aboboreira e da la garta? Aprendo três pontos: Alegre-se com as vitórias alheias

A didática de Deus na metáfora da aboboreira e a lagarta

4) Façam as coisas juntos. Se for possível, tentem fazer o máximo de coisas juntos. Um apoiando o outro. Um ajudando o outro;

3) Dialogue bastante. Conversar,

5) Valorize o seu cônjuge. Foque

Quando se tem o hábito de todos irem para o culto aos domingos na Igreja, a serra está sendo afiada. Covey diz que as tradições, pequenas e grandes, são o que estreita os nossos laços, nos re nova e nos dá uma identidade enquanto família. Cada família deve descobrir e criar as suas próprias tradições. Quando leio, por exemplo, o Evan gelho de Lucas 2.41-52, podemos ver algumas coisas importantes na fa mília de Jesus sobre o afiar a serra. Nesse texto, por exemplo, podemos ver o hábito, a tradição da família de Jesus ir, todos os anos, a Jerusalém, para a celebração da Páscoa. Era uma tradição muito forte na família de Jesus. Havia com certeza uma expectativa nos dias que antecediam o início da viagem. A ida e a volta eram marcadas, com cer teza, por muitas conversas, brincadeiras das crianças, banho de rio (a viagem se dava às margens do rio Jordão). As celebrações de aniversário, do Natal e os almoços de domingo, todos sentados ao redor de uma mesa (sem celular ou televisão ligada) marcam muito a história de uma família, além de construir memórias. Muitos se lembram que o sábado, nas famílias, era o dia da faxina na casa. Todos trabalhavam juntos. Mui to mais do que deixar a casa limpa, estavam todos afiando a serra. Nunca deixe de afiar a serra em sua família. n Gilson Bifano é diretor do Ministério OIKOS. Palestrante, escritor e coach na área de família e oikos@ministeriooikos.org.brcasamento.

2) Seja carinhoso. Quem não gosta de receber carinho? Todas as pessoas gostam! Receber carinho é muito agra dável. Dê bastante carinho para o seu cônjuge;

decasamentoparaatitudesumsucessoOssegredosdasfamíliaseficazes-VII

O casamento é uma dádiva de Deus! O casamento é uma bênção. Uma pessoa casada colhe muitos frutos. Eu quero dizer seis atitudes para um casamento de sucesso. Vejamos:

nos pontos positivos. Parabenize, elo gie, fale bem. Isso eleva a autoestima;

1) Seja fiel. O casamento é uma relação fechada. Você deve agir com integridade em tudo na sua vida e o casamento deve ser preservado com extremamente fidelidade;

6) Ore todos os dias pelo seu ca samento. Peça a bênção do Senhor sobre a sua união. Deus abençoa os relacionamentos para que deem muitos frutos!Espero que essas seis atitudes te ajudem na obtenção de um casamento melhor todos os dias! n

Davi Nogueira pastor, colaborador de OJB

prosear, compartilhar é muito bom! Converse sempre com o seu cônjuge. Na dúvida, peça um conselho, uma orientação;

Seis

Chegamos ao último artigo da série “Os segredos das famílias eficazes”, baseados nos princípios alistados por Stephen R. Covey. Vamos lembrar os hábitos alistados nos artigos anterio res. O primeiro hábito é no sentido de ser proativo em família. O segundo, devemos ter na família um objetivo. O terceiro hábito, primeiro o mais impor tante. O quarto hábito foi desenvolver uma cultura de vencer/vencer. O quinto hábito, procure primeiro compreender. O penúltimo hábito, crie sinergia. O úl timo hábito é afiar a serra. Há um tempo, eu percebi que es távamos nos esforçando demais para cortar as coisas em casa, com as facas que estavam à nossa disposição. Pe guei todas elas e levei a um amolador de facas próximo à minha residência. As coisas ficaram bem mais fáceis e simples. Essa é a ideia de afiar a serra. Sendo que na concepção de Stephen Covey, aplicando o princípio à família, afiar a serra é promover sempre a reno vação dos hábitos familiares. Para uma família ser eficaz, afiar a serra se dá quando, por exemplo, práticas são va lorizadas e cultivas com regularidade. Que práticas seriam essas? Janta res e almoços em família, valorização das férias familiares, comemorações de aniversários, de dias religiosos, trabalhando, lendo, aprendendo e se divertindo juntos. Tudo isso se chama tradições familiares. A família se reno va, ou afia a sua serra, quando essas práticas são cultivadas. Quando uma família, por exemplo, cultiva o hábito de uma vez por semana, ter todos ao redor da mesa, sem celulares ou tele visão ligada, está afiando a sua serra.

6 O JORNAL BATISTA Domingo, 04/09/22 VIDA EM FAMÍLIA REFLEXÃO

7O JORNAL BATISTA Domingo, 04/09/22 C/C: 13000289-2 Vamos alcançar as crianças de Rondônia! MISSÕES NACIONAIS

Redação Missões Nacionais Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas” (Mateus 19.14).Ocasal missionário pastor Ednar do Neves e Gabriela Muzy, que atua em Porto Velho-RO, entendeu bem esse versículo e tem vivido a bênção de anunciar o nome de Jesus entre as crianças. Para alcançar os pequenos, os missionários e os irmãos da Igreja Batista dos Milagres realizaram um culto evangelístico com as crianças do bairro e abençoaram os moradores com o Projeto Novo Sorriso, em que profissionais voluntários da área da saúde servem à comunidade. “Foi um dia muito produtivo. A Igreja se uniu para servir ao Senhor da melhor forma, lançando a semente e anuncian do a todos que ‘Só Jesus Cristo salva!”, contou a Criançasmissionária.sãobênçãos de Deus e de vem ser amadas, ouvidas e protegidas. Elas precisam de um ambiente saudá vel para crescer e nada melhor do que, desde cedo, estar na Igreja, conviven do com pessoas comprometidas com Jesus, ouvindo as histórias bíblicas e aprendendo mais sobre o Senhor. As crianças fazem parte do Reino de Deus e, quando entendem a mensa gem do Evangelho, se tornam grandes missionárias em suas casas e escolas! Nossa oração é para que os meninos e as meninas de Rondônia e de todo o Brasil sejam discípulos de Cristo! Coloque as crianças em sua lista de oração e compartilhe com elas sobre o Salvador. Elas também precisam saber que “Só Jesus Cristo Salva!”. n

8 O JORNAL BATISTA Domingo, 04/09/22

Jean Silveira professor, diretor-executivo da Associação Nacional de Escolas Batistas

Com a bênção de Deus, nos dias 01 e 02 de julho, no Colégio Batista Brasil de João Pessoa-PB, aconteceu o Con gresso Anual da Associação Nacional de Escolas Batistas (ANEB), com a pre sença de 54 inscritos, coordenadores, diretores e mantenedores de Escolas Batistas de todo o Brasil. Eles parti ciparam de palestras com preletores relevantes para a educação no Brasil e mesas redondas nas quais refleti mos juntos, partilhamos estratégias e métodos para lidar com os maiores desafios da educação confessional Ba tista neste nosso tempo. O ambiente de palestras foi o Espaço Gospel da Primeira Igreja Batista em João Pessoa, do pastor Estevam Fernandes de Olivei ra, parceira do Colégio Batista Brasil e que encanta pela qualidade. O Colégio Batista Brasil em João Pessoa-PB é uma escola da Rede Ba tista de Educação do estado de Minas Gerais, que já está representada com esta marca em quatro estados brasi leiros: Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba e Amazonas, sendo esta uni dade uma das mais bem construídas e organizadas, pois apresenta um mo derno conceito de arquitetura. Dentre os palestrantes destacou -se a participação da professora Iolene Lima, atual diretora do Colégio Shunji Nishimura, com sua reflexão sobre “Ma crotendências para a Educação”, com pontos extremamente pertinentes para enfrentar este futuro desafiador que se apresenta. Em outro momento rico, o pastor Jader Teruel, diretor geral do Colégio Batista Fluminense, trouxe insi gths poderosos ao falar sobre a Gestão Estratégica aplicada ao “Marketing Digi tal para escolas”. Outras palestras so bre “Avaliação”, com o professor José Rigoni Jr, e sobre “O Desafio do Conflito Geracional” em nossas escolas, com o pastor Rubens Cordeiro trouxeram oportunidades de aprendizagens e mui ta troca de experiências. A ANEB também entregou pela pri meira vez seu prêmio máximo de reco nhecimento pelos serviços prestados à Educação Batista do Brasil, o “Prêmio Líder Servidor” e os agraciados de 2022 foram: professor Valseni Braga, diretor geral da Rede Batista de Educação de Minas Gerais e a professora Rosemei re Santos Marinho, diretora do Colégio Americano Batista de Aracaju-SE. Am bos ficaram marcados pelo esforço e dedicação no restabelecimento da ANEB, pelo trabalho em suas instituições e pela liderança nacional em um mo mento muito importante. E na entrega, foi rememorado o exemplo que Jesus deixou aos Seus apóstolos antes da Úl tima Ceia, quando lavou os pés de Seus discípulos e vivendo sua humildade na prática disse: Façais vós o mesmo. Com este reconhecimento, a ANEB ensina que o exemplo do servir deve permanecer latente todo o tempo em nosso meio. Estiveram presentes os parceiros em soluções em educação que apoia ram o Congresso ANEB 22, com seis stands (Edify, Layers, Redigir A+, BENE, Zoom, TBR – Torneio Brasil de Robótica e Matific) para atendimento e apresen tações de seus produtos, momentos também de contato com propostas mo dernas e adaptadas às características confessionais das Escolas Batistas como o material Bilingue Edify. A ANEB ofereceu também um jantar de confraternização aos participantes do congresso, seus preletores e entre os diretores e diretoras presentes, e em uma entrevista, a professora Diná de Souza, diretora do Colégio Batista de Varginha-MG, perguntada se a ANEB tem sido uma ajuda importante para o CBV respondeu: “Sim, tem ajudado e muito! Participar deste encontro nos faz reavaliar algumas coisas, pois mui tas trocas aconteceram aqui nestes dois dias, nós fizemos novas amiza des, conhecemos novos gestores, e a troca é muito importante porque nos faz fortalecer os nossos valores, e as palestras têm sido muito pontuais na questão das iniciativas da tecnologia, e nós não podemos ficar sem nos inteirar destas inovações, precisamos estar juntos para que nossas escolas façam realmente diferença na educação.” Encerramos este evento com uma forte percepção de aceleração nas ações e crescimento da ANEB, clareza de missão e efetividade na aproxima ção e auxílio às Escolas Batistas do Brasil, sobretudo daquelas que mais precisam de apoio e companhia em sua caminhada. A ANEB existe para apoiar o crescimento da Educação Batista no Brasil e trabalha para a expansão do Reino de Cristo. n Anderson Thiago mobilizador de Missões e Comunicação da Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará Dos dias 12 a 14 de agosto foi realizada a 21ª Assembleia Geral da Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará (CIBUC), realizada na Igreja Batista Boa Vista, no bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza-CE. Esta Igreja é especial em nossa Convenção por vários motivos, entre elas é que seu pastor, Etevaldo Ser queira, já foi um dos executivos por seis anos e outra razão é pela extrema relevância na comunidade, que possui um dos IDH’s mais baixos de Fortale za, mas foi e está sendo transformada por sua influência educacional e moral. Mesmo sendo uma Igreja que fica na parte mais periférica de Fortaleza, a 21ª Assembleia Geral da CIBUC teve presença massiva das suas filiadas, com 80 Igrejas registradas, estiveram representantes de 56 Igrejas, incluindo Congregações e frentes missionárias, num total de 137 inscritos. Número re levante, tendo em vista que a maior re presentatividade se dá em Assembleias no interior e com eleição de Diretoria. Na ocasião houve eleição de con selheiros, sendo estes: pastor Eteval do Serqueira de Oliveira (Igreja Batista Nova Vida); pastor Gilson Raimundo de Souza (Primeira Igreja Batista em Crateús); pastor Raimundo Silva Junior dim) e pastor Adriano Luiz Rodrigues

Eduardo Cruz, com a palestra “Uma Igre ja relevante na atual sociedade”; missio nário Sebastião Donizete, com a oficina “Evangelismo através do esporte”; e uma capacitação de oito horas, ministrada pelo pastor Rubens Coutinho, especial mente para os missionários ativos e em formação, com o tema “Plantando Igre jas sólidas de forma rápida”. Foram momentos de encorajamento e renovo para todos os presentes, tendo recebido palavras motivadoras e de âni mo. Com alegria aguardam a 22ª edição da Assembleia Geral da CIBUC, que será realizada na região da serra, na Primeira Igreja Batista em Tianguá, do pastor Azael Brandão, nos dias 18 a 20 de agosto de 2023. Igreja igualmente relevante, pois já foi hospedeira da 2ª Assembleia Ge ral e tem sido uma agência de expansão do Reino na região, implantando cinco Congregações na cidade e dando supor te para um Congregação e duas frentes missionárias cidades.

O orador oficial foi o pastor Pedro Veiga, coordenador de Projetos Missio nários da Junta de Missões Nacionais (JMN). Trouxe palavras desafiadoras baseadas no tema da campanha esta dual, “Das Trevas à Luz”, com base em Mateus 4.16. Compondo o quadro de palestrantes estiveram os pastores João

em outras

n NOTÍCIAS DO BRASIL BATISTA Associação Nacional de Escolas Batistas promove Congresso em João Pessoa - PB Coordenadores, diretores e mantenedores de Escolas Batistas participaram do evento. Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará realiza 21ª Assembleia Geral Novos conselheiros foram eleitos na ocasião. Culto de Abertura da 21ª Assembleia da CIBUC Qualidade do evento foi destacada pelos participantes do Congresso

Participantes foram capacitados para exercer o ministério no dia a dia.

9O JORNAL BATISTA Domingo, 04/09/22

Espírito

Entre os dias 18 e 20 de agosto, no Acampamento Batista Capixaba, em Viana-ES, cerca de 300 pastores e lí deres, representando 17 Associações de Igrejas do Estado do Espírito Santo, participaram de mais uma edição da Academia da Alma, promovida pela Convenção Batista do Estado do Espí rito Santo (CBEES) e coordenada pelos pastores Joarês Mendes de Freitas e Erasmo Maia Vieira. Este ano, a Aca demia abordou o tema da CBEES para 2022: “Conectados à Grande História de Deus”.Dequinta-feira a sábado, os par ticipantes tiveram como preletores o pastor Paschoal Piragine Júnior, da Primeira Igreja Batista em Curitiba-PR, que falou sobre “Conexão Devocional”; o pastor Yuri Breder, pastor de jovens da Primeira Igreja Batista em Campo Grande-MS e diretor da “Escola do Discípulo”, que falou sobre “Conexão Transformacional”; o pastor Doronézio Pedro de Andrade, da Primeira Igreja Batista de Vitória-ES, que ministrou sobre “Conexão Doutrinária”; o pas tor Joarês Mendes de Freitas, pastor emérito da Primeira Igreja Batista em Jardim Camburi-ES, que tratou sobre “Conexão Relacional”; o pastor Heber Aleixo, da Primeira Igreja Batista de Brazlândia-DF e Diretor de Projetos da Lifeshape Brasil, que ministoru sobre “Conexão Familiar”; o pastor Israel Belo de Azevedo, da Igreja Batista Itacuruçá -RJ, tratando de “Conexão Contextual”; o pastor Erasmo Maia Vieira, fundador do Centro Teológico Batista do Estado do Espírito Santo (CETEBES), que falou sobre “Conexão Espiritual”; e também o pastor Daniel Ventura, diretor-exe cutivo da Ordem de Pastores Batistas do Brasil (OPBB), para explanar sobre “Conexão Midiática”. O evento contou também com a participação do pastor e cantor Daniel Lucas, que abençoou o encontro com um autêntico louvor a Deus.Oencontro foi de fundamental im portância, pois trouxe preletores que são referências no meio Batista brasi leiro, que têm condições de abençoar e capacitar os pastores e líderes no exercício do dia a dia do seu ministé rio. “Em um tempo que estamos neste momento vivendo, com toda certeza, viveremos até sábado, experiências sobrenaturais, porque servimos a um Deus sobrenatural”, afirmou o pastor Diego Bravim, diretor geral da CBEES, na abertura da Academia. O pastor Raphael Abdalla, presiden te da CBEES, lembrou a todos que a Academia da Alma foi uma ideia do ex-presidente pastor Márcio Soares, que foi colocada em prática em 2019 com excelentes resultados. Em 2020, não foi possível realizá-la devido a al guns acidentes naturais ocorridos no estado. Em 2021, devido a pandemia, a segunda edição foi realizada virtual mente. E agora, em 2022, a Academia da Alma veio com força total trazendo um time precioso aos pastores e líderes batistas capixabas.

Embaixadores Rei de Duque de Caxiasde

do

Foram dias de competições bíblicas, esportivas e muita comunhão com Deus. Cerca de 300 pastores e líderes receberam capacitação e renovo nos dias de Academia da Alma

O resultado da terceira edição da Academia da Alma já pode ser sentido pelos participantes que, antes mes mo de retornarem para suas cidades e Igrejas sentiam os benefícios de tudo que ouviram e partilharam uns com os outros. “A Academia da Alma foi uma bênção para mim! Cuidou da minha alma, me trouxe capacitação para exercer com maior eficiência o ministério que Deus me confiou e me ajudou na conexão com Deus e com os colegas de ministério!”, conta o pas tor Rogério César Bastos, da Primeira Igreja Batista em Chácara Parreiral, em Serra-ES. Para o pastor Cleyton Ferreira Cardoso, da Igreja Batista em Itacibá, em Cariacica-ES, “A Academia da Alma é uma excelente oportunidade de crescimento para os pastores, so bretudo pelo contato com os preleto res, de ótima qualidade e com grande experiência!”.Arealização de forma gratuita da Academia da Alma só é possível atra vés do Plano Cooperativo. Por isso, o pastor Diego Bravim, diretor geral da CBEES, conclamou os pastores e líde res presentes, para que suas Igrejas sejam fiéis ao Plano Cooperativo. “O Plano Cooperativo não é bíblico, mas a fidelidade é!”, destacou. n Departamento Associacional de Embaixadores do Rei Caxiense O 45º Congresso de Embaixadores do Rei do Departamento Associacional de Embaixadores do Rei da cidade de Duque de Caxias- RJ (DAER Caxiense) foi realizado de 29 a 31 de julho, no Acampamento Batista Sítio do Sosse go, em Casimiro de Abreu-RJ. O evento teve a presença de aproximadamente 180 inscritos, entre Embaixadores do Rei, conselheiros, pastores e convida dos. Foram dias de competições bí blicas, esportivas e muita comunhão comProgramaçãoDeus. dos Embaixadores do Rei da Associação Batista Caxiense trabalhou o tema “Embaixador Honre a Jesus Cristo” e divisa em João 5.23: “para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou”.Agradecemos a todas as Embaixa das, com seus líderes que amam esta Organização e sobretudo entendem como faz diferença na vida de cada menino que vive esta experiência. Lou vamos a Deus pelos pastores, conse lheiros e o apoio da família na forma ção do caráter moral, físico e espiritual de cada Embaixador do Rei. Estamos juntos no mesmo propósito. n

Sítio do Sossego, quartel-general dos Embaixadores do Rei no Brasil, recebeu a programação

RJ participam

Ministério de Comunicação da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo

NOTÍCIAS DO BRASILAcademiaBATISTA

O presidente da OPBB-ES, pastor Eliomar Correa de Jesus, reforça as palavras dos pastores Diego e Abdalla, ao apontar que “A Academia da Alma representa crescimento para os pasto res, pois através dos conhecimentos compartilhados e cuidados recebidos, os pastores são capacitados e forta lecidos para lidar com problemas que ocorrem em sua igreja e ministério”.

45° Congresso Regional

da Alma, da CB do Estado do Santo, chega a terceira edição

Redes Sociais da Batistas da Grande Curitiba ta-feira, pela manhã, tivemos um momento muito especial para os Ba tistas da Grande Curitiba (BGC). Foi realizada a Assembleia Extraordinária para homologação e posse do novo coordenador da BGC, pastor Luiz Felipe Machado, que estará à fren te do escritório auxiliando as Igrejas e demais entidades dos Batistas da GrandeEstiveramCuritiba.presentes muitos pas tores e também alguns líderes dos Batistas Paranaenses, entre eles, o di retor-geral da Convenção Batista Para naense (CBP), pastor Antônio Kukul, o presidente da Ordem de Pastores Ba

Evento apresentou novo executivo, recebeu antigas lideranças e promoveu tempo de celebração ao Senhor

Comunicação da Associação Batista Grapiunense de Coaraci-BA (cidade situada à 447 km de Salvador) recebeu os Batistas Grapiunenses que se reuniram na 3ª Assembleia Inspirativa da Associação Batista Grapiunense. A ABG reúne 68 Igrejas da Costa do Cacau, no sul da Bahia. O evento ocorreu nas dependên cias da Igreja Batista Jerusalém, lide rada interinamente pelo pastor Lázaro Mangabeira.Acelebração teve início no sába do com a Noite da Juventude Batista Grapiunense (JUBAG), quando jovens e adolescentes de 20 Igrejas entoaram várias canções, sob a liderança da Banda JUBAG e ouviram a mensagem bíblica ministrada pelo pastor Abrahão Neto, da Igreja Batista Boas Novas, em Itabuna-BA e conselheiro da JUBAG, como parte das comemorações do Mês da Juventude Batista. No domingo, dia 21, ocorreu a Inspi rativa propriamente dita, sob a lideran ça do pastor Márcio Frazão, presidente da Associação e pastor da Igreja Batis ta Getsêmani, em Uma-BA. O encontro foi marcado pela participação musical do Coral da Primeira Igreja Batista em Coaraci, do Ministério de Louvor da Igreja Batista Jerusalém, da mesma cidade, e pela apresentação aos asso ciacionais do novo secretário-executivo da ABG, pastor Leandro Santana, da Igreja Batista em Ibicaraí-BA, que to mará posse no dia 02 de setembro, em culto solene a realizar-se no templo da Primeira Igreja Batista em Itabuna-BA. O pastor Abrahão Neto fez a exposição bíblica do texto de Atos 01.05-12 com ênfase na continuidade da Missão dada por Jesus aos Seus discípulos de anun ciarem o Evangelho a “toda criatura”. À tarde foi a vez do encontro das organizações (UFMBG, UMHAG, JU BAG e OPBB - Subseção Grapiunense) e do Momento Missionário, coordenado pelos pastores Neirival, primeiro vice -presidente da ABG e pastor da Primeira Igreja Batista em Jussari-BA e Leandro Santana, quando foram dadas as orien tações relativas à Caravana Missioná ria da Esperança, que acontecerá em setembro na cidade de Canavieiras. A Caravana é um projeto, nos moldes das TRANS, realizado pela Associação há mais de 10 anos, que tem atendido várias cidades do campo grapiunense, além de municípios de outras regiões do estado.Opróximo encontro dos Batistas Grapiunenses, a última Inspirativa do ano, será na cidade de Ibicaraí-BA nos dias 26 e 27 de novembro. A Deus toda honra e toda glória! n

10 O JORNAL BATISTA Domingo, 04/09/22 NOTÍCIAS DO BRASIL BATISTA

Batistas Grapiunenses celebram continuidade da missão 3ª inspirativa do Igrejas filiadas conheceram novo secretário executivo da Associação.

a

ano

Assembleia Extraordinária escolheu novo coordenador da BGC Pr. Dorgival L. Pereira e Pr. Luiz Felipe Machado, novo coordenador da BGC Oração de posse

na

tistas do Brasil – Subseção Batistas da Grande Curitiba (OPBBGC), pastor Jean Garcia Cezar, o presidente dos Homens Batistas da Grande Curitiba (HBGC), Ernani K. Junior, a presidente da União Feminina Missionária Batista da Grande Cuririba (UFMBGC), Patrícia Mewes e tivemos também a presença do antigo coordenador, pastor Dorgival L. Pereira. trada pelo diretor-geral da Faculdade Batista do Paraná (Fabapar), pastor Jaziel G. AgradecemosMartins. a Deus por tudo que tem feito na BGC e pedimos a Ele Sua direção nesta nova gestão. Que Suas bênçãos acompanhem o novo coor denador, pastor Luiz Felipe Machado. Glórias ao nosso Deus. n

Batistas da Grande Curitiba - PR tem novo coordenador Associação realizou Assembleia extraordinária para homologação e posse.

no setor e planejamentos com todos os alunos que aceitaram o desafio.

Como foi o início?

Os obstáculos eram vários. Por exemplo, sem uma base definida, o primeiro passo era estabelecer con tatos dentro da cidade. Entrar e se es tabelecer foi uma bela prova. Assim, a estratégia foi através do curso de inglês, buscar junto a prefeitura de Ri mini uma estrutura, como um centro cultural, onde poderíamos oferecer aulas de inglês à população em geral. Em princípio, todas as respostas foram negativas! Algo bem italiano, se não é conhecido não podemos confiar. Com muita oração, fé, busca e insistência, começamos a realizar cultos em um hotel (existem mais de 1000 em Rimi ni). Foi ótimo, mas o problema de esta cionamento durante o verão era sério. Assim, continuamos a buscar (sem interromper os cultos) um outro local. Sempre usando a estratégia do curso de inglês, começamos a ter aulas na Associação “I sempre giovani” em fren te ao Hospital e com estacionamento uma vez por semana à noite. Através do testemunho e amizade, Deus tocou o presidente da associação, o qual cedeu a nós a sala durante os domingos por quase dois anos gratuitamente! César Somente a dureza de coração do povo português. A região Oeste é mar cadamente católica e muito resistente à pregação do Evangelho. Lembro-me de que numa das nossas primeiras ações de evangelização na cidade, no Carnaval de 2020 (Torres Vedras tem o maior Carnaval de Portugal), abor damos um senhor e dissemos que tí nhamos para ele uma mensagem de

11O JORNAL BATISTA Domingo, 04/09/22MISSÕES MUNDIAIS

Armando Nunca sentimos ou vivenciamos de maneira tão real o conceito da “pós-mo dernidade”. A diferença da modernidade já não se baseia na razão e, sim, a um apelo inconsciente para as emoções e os sentimentos, ou seja, os relaciona mentos. Um distanciamento inacredi tável de Deus e das coisas espirituais, onde aparentemente se respeita o que creio, mas é notável o pensamento que esta é a minha verdade e que a minha verdade não necessita ser a sua verda de. Neste “aquário” onde tudo é relati vo, especialmente nestes últimos três anos, temos compreendido de maneira concreta a necessidade de construir re lacionamentos intencionais e saudáveis para uma possível evangelização. Ainda que para nós seja uma situação estra tégica estarmos em um setor de espa nhóis, para a plantação da Igreja, não deixa de ser um forte obstáculo, o que não passaria em um setor com mais estrangeiros, mas somente pela certeza do agir de Deus prosseguimos. n

Jesus Cristo ao que ele nos respondeu: “Jesus é lá no Brasil, cá em Portugal é Fátima”. Para além da indiferença dos jovens ao Evangelho. Fábio Um dos maiores obstáculos, digo sempre, é que os romanos estão di vididos em dois grandes grupos de pessoas muito difíceis de se evange lizar: os católicos e os indiferentes a qualquer forma de religiosidade. Que grande desafio. Somente através de re lacionamentos e muita unção do Espíri to Santo para chegar ao coração desse povo. Um outro desafio é o alto preço dos aluguéis. Até mesmo as estruturas que alugamos por hora somente aos domingos são muito caras. Isso acaba, de uma certa forma, sendo um impedi mento ao desenvolvimento da Igreja.

O trabalho foi crescendo e tivemos que levar os nossos irmãos e irmãs para algum lugar, pois nossa casa se tornava pequena e os vizinhos come çavam a se lamentar. Diante disso, passamos a nos reunir no quintal da casa de uma irmã. Depois fomos para uma escola de cabeleireiros, onde Na thalia tinha estudado, que alugávamos aos domingos. De lá, saímos para uma pequena sala na periferia que conse guimos alugar. Esse foi o melhor mo mento de nossa história até que veio a pandemia, nosso local de culto foi arrombado e assaltado, e nós tivemos que entregá-lo. Até hoje estamos sem um local fixo para nossos encontros.

O início se deu mesmo antes de che garmos na cidade. O nosso coordena dor, o pastor Paulo Pagaciov, recebeu uma ligação de uma mãe preocupada com os filhos que eram imigrantes em Portugal e ainda não tinham encon trado uma Igreja para congregar, uma vez que eram batistas. Ele, então, per gunta para a senhora, a irmã Susana, onde residiam os filhos e ela respon deu: “Em Torres Vedras”. A resposta do pastor Paulo foi que uma família de missionários da JMM já estava de mudança para lá, a fim de iniciar o pro jeto de plantação de uma Igreja Batis ta. Desde aquele momento, de posse dos contatos desses irmãos, iniciamos conversas sobre encontros e até a for mação de um primeiro pequeno grupo com eles. E foi o que aconteceu. Nos mudamos para Torres Vedras no final de julho de 2019 e no dia 08 de agosto já realizamos a primeira reunião com esses primeiros irmãos.

Uma de nossas estratégias era con vidar as pessoas para uma reunião em que líamos a Bíblia, cantávamos e de pois teríamos o prazer em convidá-las para o almoço; italiano gosta muito de comer. Eu cuidava dos adultos e Nathá lia das crianças.

Plantação de Igreja na Europa durante pandemia (2)

Quais obstáculos para iniciar o Fabianotrabalho?

Paulo Pagaciov coordenador regional Europa da Junta de Missões Mundiais Esta é a segunda parte da entrevista com missionários que estão na lideran ça de projetos de plantação de igrejas. Se você não leu a primeira parte, te ani mo a ler antes desta, para não perder a sequência.

Em dezembro de 2019, com pro pósito de uma primeira aproximação com alunos e professores do Seminá rio, realizamos uma ceia de Natal com reitor, deão, acadêmicos e professores do e outras duas ceias com grupos de alunos. Em janeiro de 2020, no culto de abertura do semestre, o reitor pastor Julio Diaz, nos convidou para apresen tar o projeto a todos os alunos. Isso foi apresentado e o reitor lançou o convite de forma voluntária para que os que quisessem e pudessem se unissem ao mesmo para a plantação da Igreja nes te setor. De 15 de janeiro a 12 de março de 2020, todas as segundas-feiras, das 9:30 às 13hs, realizamos um especial café da manhã, com tempos de ora ção, algumas caminhadas de oração

César Corsete

Fabiano Nicodemo

Fábio Pisa O início, como em todo projeto que começa foi bem difícil, sobretudo por que nossa segunda filha nasceu prema tura, contraindo uma bactéria e tendo que ser internada na UTI neonatal. Foi muito doloroso e confesso que pensa mos em desistir de tudo e ir para perto de nossos amigos e parentes. Até por que, quando nossa filha saiu do estado de risco, nossa primogênita também ficou doente, tendo que ser internada por cerca de 15 dias. Contudo, esse momento difícil que vivemos como família reforçou nossos laços e enten demos que Deus nos permitiu passar por essa prova para fortalecer a nossa fé e determinação em levar adiante a Sua Obra nessa cidade. Ele esteve ao nosso lado e nos fortaleceu a cada momento. A partir daí, começamos a convidar em nossa casa, aos domingos pela manhã, alguns amigos que tínha mos feito, alguns vizinhos, irmãos que nos procuravam, e aos poucos Deus foi dando forma e confirmando esse projeto em nossos corações.

O início, se sabe, é sempre muito desafiador. Tínhamos alguns contatos, mas nenhuma base sólida. Na próxima pergunta darei maiores detalhes.

Armando Oliveira Neto

Igreja em Caruaru-PE utiliza cultura nordestina para expressar o amor de Deus Na ‘Capital do Forró’, Igreja Batista dá uma lição de que é possível pregar o Evangelho conciliando cultura e espiritualidade. pernambucanos 102ª Assembleia Comissão organizadora tem realizado encontros para divulgação da CBB23. Ritmos regionais, poesia e mais da cultura popular marcou o Culto Nordestino da IB Emanuel em Caruaru - PE Diversas Igrejas e regiões têm recebido o Anunciai para promoção da 102ª Assembleia da CBB

12 O JORNAL BATISTA Domingo, 04/09/22 NOTÍCIAS DO BRASIL BATISTA

Batistas

Batistas brasileiros para garantirem a sua participação em nosso maior en contro anual. Como sempre escreve o diácono Lyncoln Araujo nos comuni cados sobre a 102ª Assembleia: “Em Pernambuco, a CBB 23 já começou!” Faça a sua inscrição: cao.com/cbb/102assembleia2023www.e-inscri

Ah! E se perguntarem a você onde será a próxima Assembleia da CBB, responda assim: RECIFE, OXENTE! n

anunciam

Ministério de Comunicação e Mídia da Igreja Batista Emanuel em Caruaru - PE Sanfona, zabumba e triângulo. Es ses três instrumentos musicais são ‘marca registrada’ da cultura nordestina, isso é fato. Entretanto, cada vez mais, têm sido utilizados como mecanismos de contextualização e proclamação do Evangelho. E não precisa ser mês de junho para ter forró! Prova disso foi o Culto Nordestino realizado na Igreja Batista Emanuel em Caruaru-PE (Ibec), no dia 20 de agosto. A cidade, conhe cida como ‘Capital do Forró’, tornou-se cenário de louvor e adoração a Deus através dos ritmos regionais. Na opor tunidade, a Igreja também concluiu a campanha de Missões Estaduais, com a temática ‘Povo reconciliado, agente de reconciliação’.Lideradapelopastor Eliezer Bezerra, a Ibec recebeu o sanfoneiro evangélico Carlos Firmino, que entoou hinos re gionais e acompanhou o Ministério de Louvor da Igreja. O repentista Jénerson Alves, membro da comunidade, partici pou da liturgia improvisando versos, ao som da viola, sobre temas solicitados no momento pela Congregação. A pregação ficou por conta do irmão Davi Geffson, que é cordelista e utiliza a poesia popular como instrumento de propagação das Boas-Novas. Ele citou que “o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19.10), e é papel da Igreja sinalizar a sal vação àqueles que vivem sem direção. Além do momento espiritual, a Igre ja vivenciou um tempo de comunhão. A área de convivência foi preparada para proporcionar boas conversas e partilha de comidas típicas. A promotora de missões, Raquel Félix, descreveu a programação como redentora. “Cumprir o mandato cultural é tirar o pecado da cultura, mas viven ciando nossa cidadania. Deus rece be a adoração sincera do coração, e, como Igreja, devemos valorizar a nossa identidade regional”, pontuou. Ela ainda celebrou o bom número de visitantes presentes no encontro, avaliando que essa é uma estratégia eficaz para am pliação do Reino de Deus na terra. n Estevão Júlio jornalista, coordenador de Comunicação da Convenção Batista Brasileira Nossos queridos Batistas pernam bucanos têm se mobilizado cada vez mais para a realização da nossa 102° Assembleia, em janeiro de 2023. No dia 20 de agosto foi realizada terceira edição do Anunciai, um tem po de louvor, comunhão e oração pela Assembleia. O evento foi realizado na Segunda Igreja Batista em Areias, bairro de Recife. O evento teve 12 ho ras de duração. Na semana seguinte, no dia 26, foi a vez do Sertão de Per nambuco receber a programação, e a sede foi a Primeira Igreja Batista de Cabrobó.Desdejáagradecemos o empenho e carinho dos Batistas pernambuca nos e mais uma vez convocamos os

em todo o estado

Associação dos Diáconos Batistas do Estado do Rio de Janeiro

Diáconos do estado do Rio voltaram a se reunir após dois anos.

Redes Sociais da Convenção Batista do Planalto Central A Convenção Batista do Planalto Central (CBPC) realizou, no dia 20 de agosto, durante a manhã e início da tarde, o treinamento Operação Criança com Cristo, uma parceria com a Junta de Missões Nacionais (JMN) e Sama ritan’s Purse. n

ADIBERJ realiza seu 41o Retiro Espiritual em Rio Bonito

Batista Maranhense se reúne para avaliar segundo trimestre Reunião aconteceu no final de agosto. CB do Planalto Central prepara treinamento para atuação com crianças Atividade foi em parceria com duas organizações. Diáconos participaram de atividades e decisões no Congresso da ADIBERJ

13O JORNAL BATISTA Domingo, 04/09/22NOTÍCIAS DO BRASIL BATISTA

Treinamento aconteceu na sede da Convenção Batista do Planalto Central Membros do Conselho da Convenção Batista Maranhense

Com base no tema “Diáconos: Bus quemos a paz com misericórdia” e a Divisa em Efésios 4.32, foi realizado o 41º Retiro dos Diáconos Batistas do Estado do Rio de Janeiro (ADIBERJ), nos dias 19 a 21 de agosto de 2022, no Acampamento Batista, em Rio Bo nito-RJ.Após dois anos sem realizar o Retiro Espiritual devido a pandemia, os diáco nos Batistas fluminenses voltaram a se reunir nesses dias para aperfeiçoar o trabalho da Diaconia e dirimir assuntos concernentes a Associação. Na sexta-feira (19), o preletor foi o pastor Luciano Cosendey dos Santos, da Primeira Igreja Batista de Rio Boni to-RJ. O Coro da PIB de Rio Bonito-RJ com hinos maravilhosos adorou ao Se nhor com os congressistas. Tivemos a honra de receber o presi dente da Associação dos Diáconos Ba tistas do Brasil (ADBB), diácono Jorge Souza, em nosso Retiro. O presidente expressou sua alegria de participar do Retiro Espiritual da maior Associação de Diáconos do Mundo, sendo a ADI BERJ a terceira mais antiga da história, visto que a Associação de Pernambuco é a Naprimeira.sequência, foram nomeadas as Comissões que trabalharam durante os três dias do Retiro. Após o momento de intercessão no Jardim de Oração (este ano devido às chuvas foram realizadas no Salão de Reunião), teve início a segunda sessão no sábado, dia 20. Conforme convocação da presi dente da ADIBERJ, diaconisa Josel ma Marins Marques, em cumprimento ao Art. 31, do Cap. 7, do Estatuto e, em consonância com o Regimento Interno, a Comissão composta pelos irmãos: José Ayres (relator) e os vo gais: José Otávio dos Santos, Jonatas Nascimento, Alexandre Garcia e Mario Jorge Drumond Santos, apresenta ram a atualização do novo Estatuto da ADIBERJ, onde foi aprovado em unanimidade.Depoisdeum período de interces são, a presidente, diaconisa Joselma Marins Marques, com o coordenador Ademir José de Paula, esclareceram a forma que seria a eleição da nova diretoria, que ficou assim constituída após eleição: Presidente: Eduardo Martins Pires; Primeiro vice-presidente: Mário Jor ge Drumond Santos; Segundo vice-presidente : Ozias Dias de Freitas; Primeira secretária: Vanete da Silva Barbosa; Segunda secretária: Ademilda Vaz Drumond Santos; Terceira secretária: Míriam da Silva Pinto dos Santos; Coordenador geral: Ademir José de Paula.Na terceira sessão, dia 20, o pre letor foi o pastor Edimar Guimarães Pereira, da Primeira Igreja Batista do Ingá, em Niterói-RJ. O Grupo Nova Razão, da Primeira Igreja Batista de Alcântara, em São Gonçalo-RJ, minis trou louvores de exaltação ao Senhor com o plenário. Na quarta sessão, domingo pela manhã, a Comissão de Necrologia prestou uma linda homenagem aos 111 irmãos que partiram para glória. Foi um momento de muita emoção, onde houve choro, mas a certeza de que todos estão nos braços do Senhor. Quem ministrou a Palavra foi o nos so pastor Aluízio Vieira Cardoso, da Pri meira Igreja Batista do Retiro, em Volta Redonda-RJ.Comonos Retiros anteriores, o Co ral dos Retirantes adorou a Deus com hinos maravilhosos, onde todos os con gressistas participaram. Até o próximo Retiro Espiritual! “Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” (Rm 11.36). n

Redes Sociais da Convenção Batista Maranhense Nos dias 23 e 24 de agosto acon teceu a reunião do Conselho da Con venção Batista Maranhense (CBM), no Acampamento Batista de Araçagi. Na oportunidade as organizações apresentaram relatório de atividades e relatórios financeiros referentes aos meses de maio, junho e julho, reunião com executivos e mobilizadores, pare cer do Conselho Fiscal e parecer das Comissões.Louvado seja Deus por tudo que Ele tem feito através da Convenção Batista Maranhense e através de cada organi zação. n

Conselho da Convenção

Mobilizar: minha vocação! Todos com as mãos na corda!

Silvana S. P. Martines coordenadora da Mobilização Voluntária da Junta de Missões Nacionais Todos nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados, e fomos vi vificados por meio de Cristo (Efésios 2.1). Ao nascer de novo, todos rece bemos a missão deixada por Jesus em Mateus 28.19: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações…”. A res ponsabilidade de levar a mensagem de salvação é de todos nós! Mas, existem alguns que têm maior responsabilidade do que outros? Os missionários nos campos são mais res ponsáveis em anunciar o Evangelho do que os que ficam? Em Atos 1.8, Jesus disse que re ceberíamos todo o poder ao descer sobre nós o Espírito Santo, para que pudéssemos testemunhar tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Todo nascido de novo recebe este poder para testemunhar em sua Je rusalém!Aobra missionária é simultânea, pois enquanto nós testemunhamos onde estamos, missionários estão espalhados pelo Brasil e mundo, tes temunhando por onde não podemos ir! Estamos todos com as mãos na mesma corda, todos trabalhando na missão mais sublime e importante de toda a história da humanidade, a mis são de Deus: buscar e salvar o homem perdido. Fazemos isso anunciando que só Jesus Cristo Salva, pois Ele é o ca minho, a verdade e a vida! Todos temos a mesma missão: fazer discípulos! Alguns recebem um chamado específico para ir a lugares distantes, outros não, mas todos temos a mesma missão: proclamar a salvação em Jesus Cristo. O centro da vontade Deus é o melhor lugar para estar, aqui ou lá!Mas, de quem é a responsabilidade de sustentar os que se dedicam inte gralmente como Rapidamente,missionários?pensamosque essa é a missão da Igreja local. Sim, é ver dade, mas ofertar é para pessoas es pirituais, pois quem compreende que o sustento vem do Senhor, sente o dese jo de ofertar e o faz com alegria. Isso não tem a ver com o quanto temos, mas com o quanto amamos a Deus e a sua missão. Ofertar é um ato de fé. Investir em missões vai além dos recursosQuandofinanceiros.pensona viúva pobre me emociono, pois ali não estava uma grande oferta financeira, mas estava al guém que, voluntariamente, dava tudo o que tinha por amor. Aprendemos duas coisas com esse texto. A primeira é que Deus não olha o que damos, mas o que guardamos! Não é a porção, mas a proporção! O que chamou a atenção de Jesus foi o fato dela não guardar nada para si. A segunda é que Jesus conti nua olhando para nós quando oferta mos. Ele continua nos observando. Ele sabe exatamente quem somos, o que damos e o que guardamos. Por isso, a missão de sustentar os missionários também é de todos! Você sabia que os missionários também sus tentam outros missionários? Sim, por que eles sabem que o sustento vem do Senhor e sentem profunda alegria em contribuir para que o Evangelho chegue aonde eles não podem ir. A missão é de todos! Você sabia que nos campos missionários também são feitas cam panhas missionárias? Sim, pois a mis são de sustentar a obra missionária é de todos, aqui e lá! Da mesma forma todos somos in tercessores! Não há nada que impe ça alguém de orar! Devemos orar uns pelos outros, aqui e lá! Quando oro, reconheço o poder da oração no cum primento da missão! Estamos todos segurando a mes ma corda, cada um servindo onde está, orando, testemunhando e ofertando! E você, está segurando esta corda? n Suzi Vitorio promotora de Missões da Primeira Igreja Batista de Americana - SP e missionária mobilizadora voluntária Como cresci em um lar cristão evangélico, sempre ouvia essa palavra vocação… Logo, fui verificar o que de fato significava e me deparei com a de finição de que vocação é um chamado de Deus a uma determinada pessoa. Esse chamado é individual e possui características únicas para cada um. Pensei: Que sensacional! Com o passar do tempo, eu tive esse chama do por Deus. No início, achei que era apenas uma empolgação, mas não era… achei que quem era vocacionado tinha que largar tudo se preparar no Centro Integrado de Educação e Mis sões (CIEM) ou Seminário de Educação Cristã (SEC) e ir para o campo! Logo que comecei a trabalhar como promotora de Missões da Igreja local, meu pastor, Jonatas Leite do Sacramento, me ajudou muito, porque eu não sabia o que era promover e ele, então, me conduziu. Aos poucos, Deus foi cuidando de mim e do meu chamado, e o pastor Jonatas deixou eu caminhar tomando algumas decisões, mas sempre com o apoio dele e ainda pedindo suas orientações. Mesmo assim pensava: Será que estou no caminho certo? Será que não era para eu largar tudo? Será? Eram muitasComdúvidas.otempo e participando de vários congressos missionários, Deus me mostrou que a minha vocação era ficar e fazer com excelência aqui o que já estava fazendo. Que eu tinha que mobilizar os irmãos e o meu pastor a estarem juntos comigo, fazendo a mis são e um único propósito. Deus é tão perfeito que não só cha ma pessoas para ir, mas também para ficar, para mobilizar a orar, a ofertar e a ir. Porque os que vão necessitam de Deus e dos que ficam. Já pensou se todosHoje,fossem!?entendo minha vocação em mobilizar sendo promotora de Missões e missionária mobilizadora voluntária, fazendo aqui o que Deus me confiou, e procuro fazer com muita humildade e excelência. n

14 O JORNAL BATISTA Domingo, 04/09/22 PONTO DE VISTA

Maria Helena Leão missionária mobilizadora da Junta de Missões Nacionais no Rio de Janeiro O tema da nossa Campanha 2022 é “Só Jesus Cristo Salva”. A divisa vem nos mostrar essa realidade que só te mos um caminho a seguir para alcançar a Salvação, quando diz: “Eu sou o cami nho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). Somente por Jesus podemos ser salvos. Quero aqui deixar uma palavra aos nossos queridos promotores de Missões e a todos que amam a Deus e sua obra. Quero falar sobre generosidade. Que significa virtude daquele que se dispõe a sacrificar os próprios interes ses em benefício de outrem; magna nimidade. É a virtude de quem com partilha por bondade e deve ser feito de forma desinteressada, sem esperar nenhum retorno. Na segunda carta do apóstolo Paulo aos cristãos da cidade de Corinto, ele escreve: “Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus” (II Co O9.11).que é ser “Generosidadegeneroso?éomaior sentimento que existe. Porque nele moram a gra tidão, o amor, o respeito, a alegria e a esperança. É compartilhar o que você tem, na certeza de que nada lhe faltará. Ser generoso é ser conectado com a sua alma. Ser gentil pode ser momen tâneo, pode ser um tipo de simpatia. Toda pessoa generosa é gentil, mas nem toda pessoa gentil é generosa”. A generosidade anda de mãos da das com a gentileza, e a palavra-chave nisso tudo é a doação. E é nesse ponto que mais quero me ater. Muita gente não compreende essas palavras com profundidade. A maioria pensa em generosidade e doação com relação a dinheiro, a roupas e a utensí lios. Isso também é generosidade, mas generosidade vai além de doações de coisas. Ser generoso nos dá um senti mento muito intenso de alegria e feli cidade, pois sei que muita gente será tocada por nossas ações. Estou dia após dia construindo o meu legado, e todo legado bonito só se constrói atra vés de generosidade e doação. Doação de algo pessoal, algo que se tem e o outro não. Alguém sempre atento à necessidade do outro e que se doa para colaborar é generoso. Para ser generoso é preciso desen volver a sensibilidade, para perceber o que de fato as outras pessoas estão precisando. Entenda! A gente doa aqui lo que tem, mas que o outro não tem. Se percebo que alguém está carente de atenção e afeto, doo atenção e afeto. Se percebo que alguém está com fome e precisa se alimentar, doo um prato de comida. Se percebo que alguém está doente, com febre, passando mal, doo a ela um remédio ou se possível, enca minho para algum médico ou consulta. Se alguém quer apenas desabafar, doo os meus ouvidos atentos. E aqui quero compartilhar o que mais as pessoas es tão precisando para ter alegria eterna: é saber que Só Jesus Cristo Salva. O Brasil está carente e precisa conhecer essa mensagem de maneira clara. Ge nerosidade não se ensina, é algo que provoca, convoca os outros por meio do exemplo que alguém dá com sua própria conduta, e não de palavras que profira.Nossos missionários que foram chamados para estarem nos campos distantes receberam de Deus o chama do e foram, se doaram. Generosamen te, eles decidiram atender a convoca ção de Deus para doarem seu tempo, sua própria vida para que outros co nheçam a mensagem de que Só Jesus Cristo Salva. Mas quero compartilhar aqui que Generosidade não é apenas para os que decidem ir aos campos. Generosidade precisa acontecer aqui onde estamos, em nossas Igrejas e lá nos campos onde estão nossos queri dos obreiros. É nossa responsabilidade mostrar que o caminho que conduz a Deus é somente através de Jesus, e eu e você somos responsáveis por isso. Eu preciso anunciar essa mensagem onde estou e preciso ir por todo o Brasil

Generosidade aqui e lá

15O JORNAL BATISTA Domingo, 04/09/22PONTO DE VISTA

onde eu não estou presencialmente, mas estou através de minhas orações e minhas contribuições financeiras. Ge nerosidade aqui e lá precisa acontecer. Eu sou missionária e muitos estão sen do generosos em me adotar através do PAM, sendo generosos, renunciando e aplicando recursos para o sustento da obra, mas também, eu como missio nária, chamada por Deus para ir aos campos, entendo que preciso também de adotar missionários que estão onde eu não fui chamada para estar. Isso quer dizer que todos nós temos a res ponsabilidade e alegria de contribuir.

Querido promotor de Missões, eu quero encorajar a você a ter um cora ção generoso, trabalhando e realizando uma Campanha Missionária como nun ca fez em sua igreja e que você possa dar exemplo de ser um adotante do PAM, lembrando que além de doar seu tempo na preparação de uma excelen te Campanha, você também participa em toda parte, adotando um projeto de Missões Nacionais. Com seu exemplo, você poderá falar a sua igreja da bên ção que é ter um coração generoso. Nossa generosidade precisa resul tar em ações de graças a Deus! Convido você, querido promotor de Missões, a sacrificar seus próprios in teresses em benefício de tantos que precisam conhecer a única mensagem que dura por toda a eternidade: Só Je sus Cristo Salva! n

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.