2 minute read

CBBA promove Fórum sobre a Importância da Escola Bíblica nos tempos atuais

Meg Matos gerente de Educação Cristã da Convenção Batista Baiana

Para celebrar o mês da Escola Bíblica, a Gerência de Educação Cristã da Convenção Batista Baiana, em parceria com a Associação de Educadores Cristãos da Bahia (AECBBA) e Ordem dos Pastores Batistas do Brasil - Seção Bahia (OPBB-BA), realizou um Fórum sobre a Importância da Escola Bíblica nos tempos atuais, em 01 de abril de 2023, na sede do Seminário Teológico Batista do Nordeste, em Feira de Santana - BA. Contamos com 207 participantes, 46 Igrejas representadas e 15 Associações, lotando o auditório do seminário.

Advertisement

O Fórum foi iniciado com momentos de louvor, incluindo músicas alusivas à Escola Bíblica, tendo como pianista Rosa Eugênia e no vocal a musicista Walmira Tibiriçá. Em seguida, houve dois painéis, discutindo o tema “A Importância da Escola Bíblica nos tempos atuai”s, envolvendo participantes em diversas atuações, tais como: pastor, educador cristão, professor e aluno. Contamos com a participação do pastor Jorge Mariano Souza da Silva, representando a OPBB-BA; as educadoras cristãs: Jocilene

Delmondes Silva, da IB Filadelfia em Jacobina - BA; Suely dos S. Góes, da PIB de Cruz das Almas - BA; Hirinelda Lira Campos Lima, da Congregação da SIB de Alagoinhas - BA. Representando os professores, contamos com Rafael Amorim de Jesus, da IB Belém Efrata em Salvador - BA. No papel dos alunos, as crianças Sofia Santos e Valentina Campos, da IB Campo Limpo em Feira de Santana - BA.

Para abrilhantar nosso fórum, tivemos algumas participações especiais: “Diálogo sobre a Escola Bíblica x Escola Secular”, com as adolescentes Ana Luísa Santos e Luma Ingrid Gomes, da IB Campo Limpo em Feira de Santana - BA, e um coro infantil com crianças da PIB de Amélia Rodrigues - BA.

Para dinamizar a Escola Bíblica, trabalhamos com oficinas sobre musicalização, ministrada por Walmira Tibiriçá, e recursos audiovisuais, tendo como facilitadora Eliane Villa Flor.

Meg Matos realizou palestra com atividades práticas e dinâmica sobre a necessidade de transformar o aluno em protagonista do seu saber, a partir da utilização de metodologias ativas, acrescentando também o uso de ferramentas mapas mentais e flaschcards

Foram abordadas as principais necessidades das pessoas com deficiências e como a Igreja pode acolhê-las, iniciar ou fortalecer esse ministério, através de Taíse Moura Teixeira de Jesus, da SIB de Alagoinhas.

Batistas do Espírito

“O fórum foi muito interessante, sobretudo no despertamento para a importância da EBD, deixou claro que não é uma atividade ultrapassada, muito pelo contrário, ela será sempre atual, pois o ensino está inserido na ordenança de Jesus na chamada Grande Comissão, conforme Mateus 28:19,20”, comenta o pastor Josias Vila Nova, da IB Nova Canaã em Salvador - BA.

“Ao respeitar as faixas etárias, as diferenças, a pluralidade, a alteridade, bem como as necessidades especiais, aprendemos a ser, a conhecer, a fazer e a conviver. Essa é a perspectiva da Escola Bíblica do Século XXI, o que denota uma visão inovadora, principalmente pautada pelo objetivo do discipulado. Que a Trindade Santa possa nos nortear a animar nossas comunidades de fé, por meio da reflexão e aplicação do que foi compartilhado conosco.”, comenta Tarcísio Pereira Guedes, da IB Sião em Salvador - BA.

O evento foi encerrado com muita alegria, celebrando ao Senhor com o Cântico Oficial Escola Bíblia e oração de gratidão. Glorificado seja o nome do Senhor! Entendemos que os participantes foram edificados e desafiados para fortalecer a Escola Bíblica de suas Igrejas. n