OJB EDIÇÃO 06 - ANO 2023

Page 1

A 102ª Assembleia da

CBB continua... em OJB!

Nesta edição, as matérias sobre as atividades da Junta de Missões Nacionais, Associação Nacional de Escolas Batistas, Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico, União Missionária de Homens Batistas do Brasil, Juventude Batista Brasileira. Associação dos Músicos Batistas do Brasil e Ordem de Pastores Batistas do Brasil.

Dicas da Igreja Legal Vida em Família

Fundo de garantia ministerial

Coluna Dicas da Igreja Legal esclarece dúvidas sobre o assunto

Felicidade no casamento

Na Coluna Vida em Família, Gilson Bifano traz dicas para a vida conjugal

Missões Mundiais

Gratidão

Missões Mundiais celebra o trabalho de missionárias Nely e Nalva

11

Notícias do Brasil Batista

Declaração Doutrinária

Assembleia vota mudança em um tópico do documento; saiba qual é!

ISSN 1679-0189
3.60 ANO CXXII EDIÇÃO 06 DOMINGO, 05.02.2023 ÓRGÃO OFICIAL DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA FUNDADO EM 1901
R$
pág. 03 pág. 06 pág.
pág. 13

EDITORIAL

A 102ª Assembleia da CBB continua... em OJB!

Há duas semanas, nós encerramos a 102ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, em Recife - PE. Dias de muita alegria, celebração, aprendizado e comunhão. Foram tantos dias e tantas atividades, que ainda continuamos falando sobre o evento aqui em O Jornal Batista.

Nesta edição teremos as matérias sobre as atividades realizadas por algumas organizações durante a Semana Batista, como Junta de Missões Nacionais (JMN), Associação Nacional de Escolas Batistas (ANEB), Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino

Teológico (ABIBET), União Missionária de Homens Batistas do Brasil (UMHBB), Juventude Batista Brasileira (JBB) e Associação dos Músicos Batistas do Brasil (AMBB). Além disso, temos também o parecer da Assembleia sobre a Revisão da Declaração Doutrinária.

( ) Impresso - 160,00

( ) Digital - 80,00

O JORNAL BATISTA

Órgão oficial da Convenção Batista

Brasileira. Semanário Confessional, doutrinário, inspirativo e noticioso.

Fundado em 10.01.1901

INPI: 006335527 | ISSN: 1679-0189

PUBLICAÇÃO DO

CONSELHO GERAL DA CBB

FUNDADOR

W.E. Entzminger

PRESIDENTE Hilquias da Anunciação Paim

DIRETOR GERAL

Sócrates Oliveira de Souza

SECRETÁRIO DE REDAÇÃO

Estevão Júlio Cesario Roza (Reg. Profissional - MTB 0040247/RJ)

CONSELHO EDITORIAL

Francisco Bonato Pereira; Guilherme Gimenez; Othon Ávila; Sandra Natividade

EMAILs

Anúncios e assinaturas: jornalbatista@batistas.com Colaborações: decom@batistas.com

REDAÇÃO E CORRESPONDÊNCIA

Caixa Postal 13334

CEP 20270-972

Rio de Janeiro - RJ

Tel/Fax: (21) 2157-5557

Ou seja, temos mais uma edição com muita informação para você, Batista brasileiro. Que seja uma leitura agradável, inspirativa e abençoadora.

Que Deus te abençoe! n

Fax: (21) 2157-5560 Site: www.convencaobatista.com.br

A direção é responsável, perante a lei, por todos os textos publicados. Perante a denominação Batista, as colaborações assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião do Jornal.

DIRETORES HISTÓRICOS

W.E. Entzminger, fundador (1901 a 1919);

A.B. Detter (1904 e 1907);

S.L. Watson (1920 a 1925); Theodoro Rodrigues Teixeira (1925 a 1940);

Moisés Silveira (1940 a 1946);

Almir Gonçalves (1946 a 1964); José dos Reis Pereira (1964 a 1988);

Nilson Dimarzio (1988 a 1995) e Salovi Bernardo (1995 a 2002)

INTERINOS HISTÓRICOS

Zacarias Taylor (1904);

A.L. Dunstan (1907); Salomão Ginsburg (1913 a 1914);

L.T. Hites (1921 a 1922); e A.B. Christie (1923).

ARTE: Oliverartelucas

IMPRESSÃO: Editora Esquema Ltda

A TRIBUNA

2 O JORNAL BATISTA Domingo, 05/02/23
REFLEXÃO

Jonatas Nascimento

Embora não regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), muito comum Igrejas concederem aos seus pastores direitos análogos aos trabalhadores de carteira assinada, tais como férias (às vezes acrescidas de um terço), 13º salário (ou gratificação natalina), Fundo de Garantia por Tempo de Ministério ou Fundo de Apoio Ministerial (FGTM/FAP), aluguel residencial, auxílio combustível, fundo previdenciário (INSS) e outros.

Acontece que tais benefícios são concedidos por mera liberalidade da Igreja “contratante”, por reconhecimento das necessidades do obreiro, por honra, mas acima de tudo de acordo com o potencial financeiro da igreja. Não se pode dar aquilo que não se tem.

Em minha obra “Cartilha da Igreja Legal”, respeitosamente esclareço que o ministro religioso, no exercício das suas atividades pastorais, não tem qualquer direito trabalhista. Infelizmente, ao que parece os seminários não estão abordando essa questão. Julgo que seja conveniente o aluno saber disso antes mesmo de se matricular em um seminário com vistas ao exercício do ministério pastoral, o que via de regra se dá por chamado divino.

Lamento muito quando pastores, familiares de pastores e até mesmo gestores em ambientes eclesiásticos me procuram para fazer conta das verbas rescisórias do pastor quando se desliga do ministério seja por iniciativa de uma ou outra parte.

Agora, falando do tema que encima o presente artigo, particularmente, de-

Não existe lei do fundo de garantia ministerial

fendo que a Igreja que deliberar honrar o seu ministro com benefícios além dos proventos, à exceção do FGTM/ FAP, que o faça mensalmente, de janeiro a dezembro de cada ano, com base na média aritmética simples mensal, assim: Proventos + Férias + Gratificação natalina + outros = X ÷ 12 = R$...

Em outras palavras, o ideal é que a igreja pague ao obreiro o mesmo valor de janeiro a dezembro por pelo menos dois motivos: a) fica mais fácil administrar o orçamento anual que tenho certeza que toda Igreja adota; e b) do ponto de vista fiscal, não haverá variação de valores dispendidos com o pastor e com isso não haverá indícios da atividade exercida com caraterísticas de contraprestação.

Repetindo com outras palavras: Entendo que desta forma a igreja simpli-

ficará o seu orçamento, minimizará a tributação do IRFON e haverá menor variação de saídas em meses distintos, além de não ter que se preocupar com fundos de reservas para tais fins.

Pergunta comum: Qual é o percentual do FGTM sobre os proventos que a igreja deve conceder ao pastor?

Resposta: Não existe previsão legal. É aIigreja que deve definir.

Nota: Para conhecer o meu trabalho, visite, inscreva-se e tire dúvidas no canal Cartilha da Igreja Legal no Youtube n

Jonatas Nascimento, diácono. Autor da obra Cartilha da Igreja Legal. WhatsApp: (21) 99247-1227. E-mail: jonatasnascimento@hotmail. com.

A verdadeira gentileza

Israel Belo de Azevedo pastor da Igreja Batista Itacuruçá, Tijuca - RJ

“A gentileza faz com que o homem pareça exteriormente, como deveria ser interiormente” (Jean de la Bruyere).

Aprendemos que gentileza gera gentileza. Atentos, buscamos ser gentis para com os outros. Atentos, esperamos que os outros sejam gen-

tis conosco. Elogiamos um prestador de serviços na expectativa que nos atenda bem. Presenteamos alguém certos de que fazemos um investimento. Semeamos gentilezas para colher gentilezas. Por isto, há pessoas hábeis em suas gentilezas, que sempre dão bons dividendos.

Lamentavelmente, essa é a natureza das coisas, sim, lamentavelmente, porque uma gentileza arquitetada como uma estratégia não é propria-

mente uma gentileza, mas uma espécie de troca.

Gentileza verdadeira é aquela feita por uma mão que não se estende para receber a retribuição. Quem é verdadeiramente gentil perfuma seu ambiente com um “muito obrigado” efusivo, não apenas protocolar. Quem é honestamente gentil oferece um presente como um gesto espontâneo, não como quem planta uma semente. Quem é sinceramente gentil, não

usa as pessoas para alcançar seus próprios fins. Quem é afetuosamente gentil não engana as pessoas, fazendo crer que são desinteressadamente amadas, não preferidas pelo que podem oferecer de volta. Quem é realmente gentil não permite que a mão esquerda saiba o que a direita ofereceu ao outro. Se houver alguma recompensa, virá de Deus, do jeito de Deus (Mateus 6.3-4). n

3 O JORNAL BATISTA Domingo, 05/02/23
REFLEXÃO
DICAS DA IGREJA LEGAL

O ministério do apóstolo Paulo adverte: tudo que acontece contribui para o nosso bem

Quantas vezes deixamos de fazer algo e isso evitou um mal bem maior?

“Tudo que acontece conosco contribui para o nosso bem, pois Deus usa tudo para cumprir o seu propósito” (paráfrase bíblica de Romanos 8.28).

Existem muitas situações na vida que nos deixam para lá de tristes e desanimados, pois vem logo à mente o porquê de ter acontecido “justamente conosco”. A ânsia de saber o motivo de ter ocorrido determinada situação parece nos perseguir de modo implacável.

A pessoa perde um avião ou ônibus e fica revoltada pelo atraso sofrido e descobre que aquele meio de transporte sofreu um grave acidente. São providências de Deus que sabe do que “pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera” (Ef 3.20). Ele é o nosso Criador e nos conhece muito bem mesmo.

Deus usa pessoas incrédulas se assim desejar para nos mostrar a Sua vontade e até mesmo para abrir portas que pareciam totalmente fechadas. E tudo isso para o nosso bem.

O ser humano é muito imediatista

Cristo é a porta para a vida completa

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (Jo 10.9).

Porta é o instrumento que providencia a comunicação entre o que está do lado de fora e o que se encontra do lado de dentro. Quando Jesus se apresentou como “a Porta”, Ele excluiu os meios humanos que nós usamos para transcender as limitações espirituais que caracterizam as dimensões humanas: “Eu sou a

e gosta tudo para agora, não tendo paciência alguma de esperar. Quando pede algo ao Senhor, em oração, parece até que “manda nele” e exige que sua vontade prevaleça.

Devemos confiar mais em Suas ações. Agradecer mais do que reclamar. Entregar-se mais à Sua soberana vontade. Ele já está realizando grandes

porta. Quem entrar por Mim será salvo: poderá entrar e sair e achará comida...” (João 10.9).

Jesus Cristo não veio ao nosso mundo para fundar uma religião: Seu propósito foi usar Seu poder criador, apresentando-se como a ponte de comunicação entre nossa realidade terrena e o mundo não mensurável do Criador. A grande revelação que Cristo nos faz é: “Eu vim para que as ovelhas tenham vida: a vida completa” (Jo 10:10).

coisas em nosso viver diário que passam até mesmo despercebidas pela nossa total falta de atenção. Tenha certeza de que essa passagem bíblica escrita por Paulo é uma porção preciosa da Palavra de Deus para a vida diária dos que creem no Senhor. Esteja certo de que tudo que Ele faz é bom e pensando em nosso bem. n

Decisão sábia

Toda decisão que tomamos tem consequências. Há decisões sábias e decisões tolas. Quando Ló decidiu ir para as campinas (Região de Sodoma e Gomorra), foi uma decisão tola. Ele ficou encantado com a paisagem da região, enquanto a decisão de Abraão foi sábia. Ele decidiu obedecer às ordens de Deus.

Durante a vida toda temos que tomar decisões, alguns exemplos de decisões que tomamos: escolha do

nome do filho (a), onde estudar, o que estudar, onde trabalhar, em que lugar morar, casar-se ou não se casar, enfim, temos que fazer boas escolhas, ou seja, escolhas sábias. Quando nossas escolhas são tolas sofremos muito as consequências de nossa péssima escolha. A Bíblia diz que o rei Davi escolheu ter um relacionamento extraconjugal com Bate Seba. Foi uma decisão tola, o resultado desta decisão foi a morte da criança, a repreensão do profeta Natã e a mancha que ficou em sua vida por não decidir sabiamente.

Precisamos tomar decisões sábias, que glorifiquem a Deus, que Cristo seja honrado. Devemos orar muito antes de tomar qualquer decisão. É necessário pedir a orientação de Deus para decidir entre o que devemos ou não devemos fazer. É preciso estar em sintonia com Deus, fazendo a vontade dEle sempre, pois a Sua vontade é boa, perfeita e agradável. Antes de tomar qualquer decisão, não esqueça destes passos: oração e leitura da Palavra de Deus.

Li na minha adolescência o livro de Jayme Kemp a respeito com quem deveria se casar. Ali, ele trouxe muitos con-

selhos sábios para tomada de decisão.

Tomada de Decisão é uma matéria que tenho prazer de lecionar no Instituto Haggai, e é maravilhoso quando temos o feedback dos alunos que entenderam a proposta bíblica a respeito da tomada de decisão.

Que você avalie todas as propostas da vida e em sintonia com Deus tome a decisão sábia; cuidado com decisões tolas, as decisões que trarão prejuízo, trarão dor de cabeça para você.

Que possamos escolher sempre o lado certo, o lado que Deus quer que sigamos. n

4 O JORNAL BATISTA Domingo, 05/02/23
Rogério Araújo (Rofa) colaborador de OJB
REFLEXÃO
pastor & professor de Psicologia

A palavra método é simplesmente descritiva de processos e técnicas usadas por um professor para comunicar informações aos alunos. Como as classes diferem em interesses, capacidade mental e capacidade de atenção na Escola Bíblica, o professor deve usar métodos de ensino apropriados para seu grupo. Isso é o que deveria ser feito, mas nem sempre é assim. As crianças têm características de aprendizagem que diferem consideravelmente das dos adultos, portanto, métodos de ensino que podem ser muito eficazes com adultos não necessariamente alcançarão a comunicação com as crianças.

Objetivo da aula

Outro fator importante é o objetivo da aula. Quais objetivos devem ser alcançados no período de sala de aula? Os objetivos escolhidos podem ser alcançados melhor por meio de uma grande participação dos alunos, ou eles exigem a transmissão de uma porção generosa de conteúdo? Além da preocupação crucial com a teologia bíblica, não há nada mais importante na preparação para ensinar do que o esclarecimento dos objetivos.

Uma das maiores dificuldades e é coletiva é a construção desajeitada de objetivos de ensino

Uma das maiores dificuldades e é coletiva é a construção desajeitada de objetivos de ensino. Como Findley Edge bem nos lembrou, em seu livro, “bons objetivos de ensino devem ser breves o suficiente para serem lembrados, claros o suficiente para serem escritos e específicos o suficiente para serem alcançados”. (Teaching for Results, Broadman Press, Nashville, Tennessee).

As ênfases mais recentes concentram-se na necessidade de formular objetivos em termos de comportamento do aluno. Por exemplo, em vez de

Estratégias para um ensino eficaz

dizer: “Para ajudar a classe a perceber a importância da oração diária”, pode-se afirmar o objetivo assim: “O aluno entenderá a importância da oração diária e iniciará um programa de orações pessoais diárias”. Tal objetivo é breve, claro, específico e descreve algo que o professor deseja que aconteça na vida do aluno. Quando este tipo de objetivo é desenvolvido, o caminho para a seleção do método pode ser percorrido mais facilmente.

Conteúdo da Lição

Um terceiro fator que influencia o método selecionado é o próprio conteúdo da lição. Um perigo que os professores enfrentam é a tentação constante de oferecer desculpas para a falta de variedade na metodologia de ensino. Na verdade, eles estão errados em não pensar criativamente em relação à metodologia. O professor precisa estar ciente de todas as variáveis e deve aplicá-las adequadamente em sua preparação semanal para a EBD.

Comunicação professor-aluno

Um tipo de comunicação que enfatiza o professor como o executor do processo educacional. Dentro desta categoria seriam incluídos métodos como palestras, narração de histórias e demonstração, ou seja, dramatização… obviamente, esses métodos são principalmente monológicos. Normalmente, muitos professores tendem a esta categoria, uma vez que é mais fácil de usar do que a maioria dos outros. Infelizmente, eles formam hábitos que persistem anos após anos, depois, quando adquirem experiência digna de uma maior variedade de métodos de ensino. Como é dito, frequentemente, o único método ruim é aquele que é usado o tempo todo.

Comunicação aluno-professor

Este método é um monólogo na outra direção. O aluno executa, e o professor desempenha um papel de escuta. Obviamente, esse desempenho do aluno deve ser planejado e motivado pelo

professor, mas a comunicação ainda é basicamente de mão única. Aqui o tempo de preparação para o aluno é aumentado. Ele deve saber antes do período de aula o que se espera dele e como ele deve utilizar o tempo de preparação.

Comunicação bidirecional

Essa categoria enfatiza o envolvimento do professor e do aluno na busca mútua da verdade. Ao ensinar por perguntas e respostas, o professor faz ou responde perguntas objetivas. Geralmente, o professor leva a classe a penetrar no assunto com um grau muito maior de percepção e perspectiva. O professor que ensinaria por discussão deve investir uma quantidade considerável de tempo preparando o tipo e a sequência de perguntas que ele usará. O ensino bidirecional bem-sucedido depende de uma preparação eficaz por parte do professor e do aluno.

Atividades em grupo

As atividades em grupo representam ainda um tipo diferente de método de ensino. Uma ampla gama de atividades em grupo pode ser utilizada com ênfase aqui no envolvimento instrucional múltiplo. Painéis, debates, grupos de discussão e todas as formas de drama podem ser incluídos aqui. O planejamento coletivo, preparação e participação oferecem uma contribuição significativa para a experiência de aprendizagem de toda a turma.

Os professores que trabalham com crianças menores certamente gostariam de incluir o jogo instrutivo como uma categoria de método. Os métodos desta lista são geralmente usados com crianças desde os primeiros anos de instrução até a idade júnior. Eles incluem vários tipos de jogos e brinquedos, uso de uma mesa de areia, fantoches, brincadeiras com os dedos, quebra-cabeças e concursos, canções de ação e dramatização simples. Ao mesmo tempo, na história da educação, pensava-se que diversão e aprendizagem não eram mutuamente compatíveis. Agora sabemos, no en-

tanto, que o interesse é uma das chaves importantes para o aprendizado, e o bom ensino elementar incorpora o máximo possível de brincadeiras instrutivas.

Atividade fora da sala de aula

Refere-se a qualquer coisa que aconteça fora da sala de aula, desde que seja parte de um esforço instrucional planejado. Isso pode acontecer antes de uma determinada aula ou pode assumir a forma de acompanhamento ou execução. Nesta categoria geral, considere métodos como viagens de campo, pesquisa orientada e vários outros tipos de projetos, que possam ampliar o conhecimento dos alunos.

O professor que deseja ser realmente eficaz terá a certeza de que seu ensino é caracterizado pela variedade

O professor que deseja ser realmente eficaz terá a certeza de que seu ensino é caracterizado pela variedade. Ao desenvolver a variedade, o professor deve familiarizar-se com vários métodos. Ele deve experimentá-los e analisá-los em uso durante um período. Isso implica que ele deve usar planos de aula e manter registros que lhe permitam comparar várias estratégias de ensino. A própria atitude do professor em relação ao seu ministério é muito importante. Se ele reconhece o ensino como um serviço genuíno a Cristo, que deve atender a altos padrões, ele pode ver a variedade como um desses padrões de excelência pelos quais deve estar constantemente se esforçando. O esforço e a experiência contínuos são uma parte necessária do progresso do ensino.

Referências bibliográficas

GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão - CPAD. Rio de Janeiro, RJ

EDGE, Findley. Teaching for Results - Broadman Press, Nashville, Tennessee.USA.

Descobrindo e Capacitando Líderes - Nancy Gonçalves Dusilek - Convicção Editora. Rio de Janeiro, RJ n

5 O JORNAL BATISTA Domingo, 05/02/23 REFLEXÃO

Você conhece Hägar, o horrível? Ele não é nenhum líder evangélico ou escritor conhecido na área do casamento e da família. Ele está todos os dias nas páginas de um grande jornal do Rio de Janeiro. Hägar, o horrível, às vezes é irônico e como o próprio nome diz, é um tremendo pessimista. Ele é um viking e sua esposa se chama Helga. O personagem de quem estou falando é uma criação de Dik Browne. Hägar, o horrível, tem me ensinado muito sobre os relacionamentos e principalmente como me relacionar com a minha esposa. Num dia desses, ele apareceu conversando com um sábio. Ele perguntou: “Ô sábio, diga-me, qual o segredo de um casamento feliz?”

O sábio, sentado numa posição mais elevada, respondeu: “Você deve estar disposto ao sacrifício, filho. Você precisa deixar a bebida alcoólica, as brigas e as noitadas. Tomar banho diariamente, pa-

Hägar, o horrível nosso de cada dia

rar de falar palavrão, ajudar sua mulher nas tarefas de casa!”. “Está brincando?

E como isso vai me fazer feliz?”, replicou Hägar, com um ar de espanto e com os braços abertos. O sábio coloca a mão no queixo, enruga a testa e pergunta: “Ah, você é que quer ser feliz?”.

Sabe de uma coisa: quantas vezes eu e você nos identificamos com o Hägar, o horrível? Não queremos viver no casamento e na família um amor sacrificial. Aquele amor que se doa para o bem-estar do bem-amado. Que está sempre interessado no outro. Não queremos abrir mão dos nossos prazeres pessoais, não estamos atentos à nossa higiene pessoal, não cuidamos das nossas palavras, do uso do nosso tempo com os amigos, não ajudamos o outro nas tarefas da casa. Esquecemos que quando lutamos e trabalhamos para a construção de um casamento e uma

família felizes, estamos construindo a felicidade do outro e a partir daí é que seremos felizes. Muitos estão infelizes e frustrados no casamento porque estão perguntando ao outro: “O que você pode fazer para tornar-me feliz?”. Quando a pergunta certa é justamente ao contrário, isto é: “O que eu posso fazer para que você seja mais feliz no casamento?”. Quando ambos fazem a segunda pergunta, com certeza, a relação será mais agradável e feliz.

Portanto, da próxima vez que estiver mais preocupado em ser feliz no casamento, lembre-se de que estará se identificando com o Hägar, o horrível. Lembre-se de que só seremos felizes no casamento e na família quando estivermos dispostos a dar a nossa colaboração na construção de um casamento e de uma família felizes. E, então, beberemos juntos desta mesma felicidade.

TRABALHANDO O CASAMENTO

• Tentem lembrar de casais da Bíblia que foram felizes no casamento.

• Pensando num dos casais da Bíblia, por que eles foram felizes no casamento?

• Quais são as atitudes e comportamentos que muitas vezes podem tirar a felicidade de um casamento?

• Leiam juntos Mateus 7.12. O que o texto ensina? Como podemos aplicar esse texto à nossa vida conjugal?

• Orem, pedindo a Deus que seu casamento seja feliz n

Gilson Bifano é diretor do Ministério OIKOS. Palestrante, escritor e coach na área de família e casamento. oikos@ministeriooikos.org.br

Tempo de educar

A família, a escola e a Igreja são instituições que têm a responsabilidade de educar sistematicamente para a adaptação do ser humano na sociedade. Esse processo dá sustentabilidade e orienta a fazer escolhas, todavia, forças quase imbatíveis lutam noite e dia para derrubar todo argumento e recursos educacionais, com a intenção declarada de corroer os fundamentos do que é bom, justo, moral.

O educador está vivendo uma era exaustiva de informações, numa guerra desigual, porque os valores fundamentais para uma vida harmoniosa são apedrejados ao vivo e em cores, em tempo real, integral. E ainda há famílias, no pouco tempo em casa, que se ligam, inescrupulosamente, em coisas bizarras, com alto poder de destruição. É cansativo ficar na defesa da moralidade quan -

do sobram pouquíssimas parcerias e referências.

Qual é o político confiável? Aquele que “rouba, mas faz?” Isto se escuta como se fosse coisa normal, aceitável... Ou é aquele que se defende dizendo: não somos nós somente que roubamos, outros partidos roubam também... Os eleitores, por falta de opção, votam naquele com a ficha mais ou menos “limpa”. E assim vai... como ensinar a votar? A caravana da mentira se expande, contamina e os partidos brincam no jogo das cadeiras, ouvindo a sirene da polícia, até vagar uma cadeira e aí... um senta-se por cima do outro...algumas vezes na cadeia.

Os responsáveis pela divulgação das religiões devem parar um pouco também e meditar sobre essa zoeira no Rádio e na Tv. Como fica a criança? O que o jovem está pensando de tudo isto? Desse barulho todo? Sim, muitos pensam que para anunciar as boas novas têm que usar uma apare-

lhagem eletrônica no volume máximo a ponto de causar surdez. O Evangelho não pode gerar confusão. Está todo mundo com sede de ouvir a Palavra e suas grandes lições, com clareza, boa dicção, equilíbrio, e isto é um clamor universal, deve ser atendido por todas as denominações. Deixem as doutrinas para serem ensinadas nos templos, cada qual com a sua... dentro do recinto. Preguem ao público a síntese do Evangelho: perdão, paz, união, fé, salvação, solidariedade. Esse é o verdadeiro milagre que deve ser proclamado com muita harmonia.

Famílias devem analisar a educação catastrófica que estão implantando nos lares. Sem disciplina é impossível educar e o que se vê são famílias sem o mínimo de disciplina. Geralmente não há organização e nem ensinam a colaboração mínima tão necessária, tendo em vista os horários absurdos de trabalho dos pais e avós aposentados (trabalhando). A luta é incessante. Para

sobreviver e sustentar os filhos e netos numa escola particular, pagar o plano de saúde e transporte, ninguém tem o direito ao descanso na velhice! Como não se pode pagar um segurança, o jeito é aventurar na guerra da bala perdida pra todo lado, sem ter para onde fugir...

É tempo de reflexão! Todos devem parar e contemplar o tamanho do desafio da educação. Pode-se mudar muita coisa! Então, tudo o que estiver ao alcance para mudar para melhor, não pode deixar ninguém tímido, com medo de incomodar, com receio de se queimar. Mãos à obra, educador! O que está deixando transparecer é que o educador está prestes a cruzar os braços. Aí, sim, estará tudo perdido. Daqui a pouco ficará parecendo que a corrupção é virtude e o povo poderá achar mais do que natural se alguém contribuir para pagar a multa judicial de uma pessoa que estourou bancos e instituições brasileiras... n

6 O JORNAL BATISTA Domingo, 05/02/23 VIDA EM FAMÍLIA REFLEXÃO
Ivone Boechat colaboradora de OJB

Redação Missões Nacionais

A Igreja de Cristo segue avançando pelo nosso país, para a glória de Deus! Entre os dias 14 e 23 de janeiro, missionários e voluntários se dividiram em equipes para compartilhar a mensagem da salvação em Recife - PE. Eles evangelizaram por todo canto e vidas se renderam a Jesus.

Os voluntários trabalharam em nossa Carreta Missionária, compartilhando ações de compaixão e graça aos sertanejos, levaram a mensagem da salvação de porta em porta e pelas ruas, realizaram atividades com crianças e peças teatrais. No último dia, aconteceu um momento muito especial, que enche o nosso coração de alegria: o Culto da Vitória, de gratidão a Deus, por tantas bênçãos recebidas no decorrer de toda a ação.

Foram 70 voluntários, 15 estados representados, 20 mil exemplares do Evangelho de João e 4.988 folhetos distribuídos, 115 estudos bíblicos realizados, conversões, reconciliações e

Você já participou de uma Ação Jesus Transforma?

muito mais! Os frutos dessa ação são incontáveis, pois a Palavra compartilhada, pela fé, ainda vai florescer em muitos corações.

Há muitos anos, esse movimento tem impactado vidas e gerado frutos, por meio da proclamação do Evangelho! Não perca a oportunidade de participar daquilo que o Senhor tem feito em nossa nação. Seja um voluntário!

Você já pode se inscrever para uma das próximas Ações Jesus Transforma de 2023! Acesse o site: www.missoesnacionais.org.br, fique por dentro do

nosso calendário, faça a sua inscrição e, é claro, chame os seus amigos para viverem esse momento com você.

7 O JORNAL BATISTA Domingo, 05/02/23
MISSÕES NACIONAIS
Vamos avançar! A solução é Jesus

Associação Nacional de Escolas Batistas recebe novas filiações em Recife -

PE

Participantes conheceram a situação da organização e tiveram momentos de reflexão.

Aconteceu no dia 18 de janeiro, em Recife - PE, nas dependências do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), a Assembleia anual da Associação Nacional de Escolas Batistas (ANEB), reunida desde a parte da manhã, para representações institucionais, momento no qual recebeu emissários da Junta de Missões Nacionais (JMN), da Junta de Missões Mundiais (JMM) e também representantes da Dallas

Baptist University (DBU), o Dr. Rick Gregory e Luiz de Jesus, e também o próprio presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB), pastor Hil quias Paim. Houve também uma proveitosa reflexão sobre a missão da capelania das escolas Batistas e seus desafios, trazida aos presentes pelo pastor Francisco Jaildo Santana, capelão do Colégio Batista Brasileiro na cidade de Bauru - SP.

A apresentação do relatório do diretor executivo, professor Jean Silveira, foi o momento de conhecer a situação de atividades e projetos em andamento, também a situação

financeira da Associação, que tem em caixa hoje recursos maiores do que em 31 de dezembro de 2021, e apre senta crescimento na arrecadação mensal em torno de 80%. Projetando condições de executar as atividades de 2023, avançando em seu planeja-

Em seu momento deliberativo a ANEB recebeu as escolas, formalizando a aceitação da inscrição já rea-

1. IBR - Instituto Batista de Roraima

2. Colégio Âncora, de GuarulhosSP;

3. Colégio Batista Conectar, de Cri-

Uma mesa redonda dirigida pelo 1º vice-presidente, pastor André Luís

pação do irmão Aurélio Macedo, de Itabuna - BA, e o pastor Hugo Zica, de São Luís - MA, trouxe aos presentes a oportunidade de discutir sobre os desafios que 2023 apresenta para nossas escolas.

Encerrou-se a reunião com a alegria e esperança de tempos ainda melhores para as escolas Batistas no Brasil e de um tempo de crescimento e visibilidade para nossa ANEB.

8 O JORNAL BATISTA Domingo, 05/02/23
NOTÍCIAS DO BRASIL BATISTA
n

Foi muito bom (parte 1)

Leia a primeira parte da matéria sobre o Congresso/Assembleia da Associação de Músicos Batistas do Brasil e Ordem dos Pastores Batistas do Brasil.

os músicos seguiram para o momento de prática musical: a) Prática Coral, com Dr. Alcingstone Cunha (EUA) e Keila Guimarães (PE); b) Prática de Orquestra com a maestrina Priscila Bomfim (RJ); c) Prática de Banda com o ministro Leo Gomes (ES).

As atividades da tarde iniciaram às 14h30, com um painel sobre formação de equipe e mentoria com o pastor Paulo Davi e Silva (PR), seguido do retorno às práticas musicais até o final da tarde (17h30).

As noites do Congresso da AMBB são sempre esperadas com grande expectativa pelos participantes e pela comunidade em geral. A primeira noite do Congresso em Recife juntou OPBB, AMBB e a União de de Esposas de Pastores Batistas do Brasil (UEPBB), esta que também completou 40 anos de organização.

A celebração da noite iniciou com o prelúdio ao piano executado pelo ministro Marcus Vinícius Vianna (GO) tocando um belíssimo arranjo do hino “Ao Deus de Abrão Louvai”. Seguiu-se para as palavras dos presidentes da OPBB e AMBB.

No momento de louvor foi possível ouvir os primeiros resultados das práticas de banda e orquestra quando executaram arranjos de Leo Gomes para as canções “Videira” e “Já Refulge a Glória Eterna de Jesus”.

A representação denominacional desta 3ª sessão ficou sob a responsabilidade da União Feminina Missionária Batista do Brasil (UFMBB) que contou com a palavra de sua atual presidente, irmã Cássia Virgínia Guimarães Cavalcanti (PE) e da diretora executiva da organização, a irmão Marli de Fátima Pereira da Silva Gonzales (RJ).

Primeiro dia

arranjo de Samuel Barros.

No princípio...

Havia muitas incertezas, pessoas contrárias a junção das duas Organizações, dúvidas se daria certo, espaços ainda indefinidos e muita, muita ansiedade. Mas, o Espírito de Deus pairava sobre aquele lugar: a Igreja Batista da Capunga - PE e o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB).

As atividades do 39º Congresso da Associação dos Músicos Batistas do Brasil (AMBB) iniciaram no dia 17 de janeiro, às 09 horas. Logo pela manhã, músicos e pastores, AMBB e a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB), estavam juntos para um momento devocional. Após as palavras introdutórias dos presidentes, pastor José Maria de Souza pela OPBB, e o ministro Samuel Vieira Barros pela AMBB, os presentes puderam entoar as canções “Até que Ele Venha” de Alexandre Magnani e “Medley - a voz, o olhar e o toque de Jesus”,

A mensagem da manhã foi proferida pelo pastor Doronézio Pedro de Andrade (ES) sobre o tema: “Aprovados nos relacionamentos” (João 4. 4-26). Ao final da mensagemm o plenário entoou a canção “O Amor de Deus”, de Raquel Novais, seguido de um momento de oração quando pastores oraram pelos músicos presentes e vice-versa. Foi um lindo momento de comunhão e oração.

Em um último momento juntos pela manhã, músicos e pastores ouviram a palavra do presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB), pastor Hilquias Paim (PR). Após esta palavra,

A preparação para a mensagem da noite foi feita com a execução da música “Oferta de Amor”, arranjo de Leo Gomes. Em seguida, o pregador da noite, pastor Rainerson Israel (RJ) trouxe a mensagem intitulada “Aprovados na família”, baseado no texto de I Timóteo 3.1-7. Após a mensagem, a irmã Iraci Leite (PE), presidente da UEPBB, saudou todos os presentes, agradeceu a Deus pelos 40 anos da organização e convidou todas as esposas de pastores presentes para irem à frente e entoar o hino oficial da organização. A OPBB homenageou os pastores que completaram 50 anos de ministério pastoral.

A primeira noite do Congresso encerrou com a apresentação do Coro Sinfônico da Faculdade STBNB que executou cinco peças sob a regência da maestrina Abinaésia Souza.

... e foi a manhã, a tarde e a noite do primeiro dia. n

9 O JORNAL BATISTA Domingo, 05/02/23
Samuel Barros presidente da Associação de Músicos Batistas do Brasil
NOTÍCIAS DO BRASIL BATISTA

ABIBET realiza Assembleia em

Recife - PE e define planos para 2023

Organização elegeu membros do Conselho Fiscal e Comissões.

Linaldo de Souza Guerra secretário da Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico

A “Veneza brasileira” foi palco de mais uma atividade da Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico (ABIBET). No dia 18 de janeiro, na Sala Prof. Dr. Charles Dickson, da Faculdade Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), os representantes das instituições Batistas de ensino teológico se reuniram e participaram da Assembleia Geral Ordinária da ABIBET.

Sob a presidência do professor doutor Claiton André Kunz, o qual trouxe uma palavra devocional com a leitura do texto no Evangelho segundo Marcos 14,8 “Ela fez o que pôde: antecipou-se a ungir-me para a sepultura”, indagou aos presentes: o que você tem feito? Tem feito com todas as suas forças?

O diretor executivo da ABIBET, professor Mestre Anderson Carlos Guimarães Cavalcanti, apresentou o Relatório de Atividades da ABIBET destacando: somos 42 instituições arroladas; estão em andamento as tratativas do segundo Congresso de Reflexão Teológica e os planos para a realização do Congresso de Missiologia. O Dr. Claiton falou sobre sua visita ao Seminário em Quebec, Canadá.

Um dos pontos especiais da Assembleia foi a preleção do pastor doutor Antônio Renato Gusso, apresentando a Palestra intitulada: “Sugestões para o preparo Teológico Ministerial Batista”.

O pastor Hilquias da Anunciação Paim, presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB), apresentou palavras de saudação e falou sobre a crise nas instituições teológicas, e que a Convenção Batista Brasileira criou a REBEM - REDE BRASILEIRA DE ENSINO MINISTERIAL. Na última Reunião do Conselho Geral da CBB foi institucionalizada com a Unificação na Formação Teológica da Convenção Batista Brasileira (STBSB, STBNB e STBE). Continuou sua fala lembrando que as instituições Batistas de ensino teológico, outrora, foram subsidiadas por ofertas oriundas dos irmãos americanos. O Conselho Geral da Convenção Batista Brasileira deverá finalizar as tratativas da unificação através das unidades de formação teológica Batista da CBB: norte, sul e equatorial.

O doutor Lyncoln Pereira de Araújo, anfitrião, falou de sua alegria em receber mais uma vez as atividades da ABIBET. Falou que mais de 260 voluntários foram preparados para receber os Batistas brasileiros em Recife - PE. “Há 20 anos os pernambucanos rece-

beram os Batistas brasileiros e agora tem mais uma oportunidade”, finalizou sua participação.

Com parceria da Junta de Missões Mundiais e da Junta de Missões Nacionais da CBB, a ABIBET realizará o 3º Congresso Missiológico, de forma online, nos dias 30 e 31 de maio de 2023, com o tema: Excelência na Grande Comissão. Já a programação para o 11º Congresso Brasileiro de Reflexão Teológica da ABIBET, estão em fase de conclusão; acontecerá nos dias 12 a 14 de setembro de 2023, na cidade de Campos dos Goytacazes - RJ e terá como anfitriã a FABERJ.

Os membros do Conselho Fiscal foram eleitos ficando com a seguinte composição: Wemerson Antônio, Reginaldo Moraes e Fátima Souza. O Relatório da Comissão do Documento Padrões de Qualidade da ABIBET foi apresentado. Nesta Assembleia

foi eleita a Comunicação - Identidade Visual, composta de Danilo, Murilo, Jader Teruel. A Comissão que tratará do Congresso Missiológico teve a seguinte composição: Claiton André Kunz e Anderson Carlos Guimaraes Cavalcanti; para a Conferência Teológica, a Comissão ficou composta de Rodrigo Muniz, Jefferson e Samuel. A Comissão encarregada dos Padrões de Qualidade de Filiação teve a sua composição: Claiton André Kunz, Valtair Miranda e Genivaldo, e a Comissão sobre o tema ENADE, Jaziel Guerreiro, Antônio Renato Gusso e Lucas Rangel.

O pastor Samuel Moutta falou da alegria com a parceria da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira e a ABIBET. Convidou os presentes para uma Viagem no Barco da Amazonia. Uma Viagem Missionária no Barco Missionário com os diretores, coordenadores e professores das

casas teológicas. Contamos com a presença do professor doutor David Bledsoe que agradeceu em nome dos Batistas do sul dos Estados Unidos a parceria de longa data com os Batistas brasileiros e apresentou o Manual de Teologia e Administração da Igreja. Já o professor doutor Diogo Carvalho apresentou os últimos lançamentos da editora da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira.

A Assembleia da ABIBET mostrou que a “seara é grande” para o trabalho de educação teológica e as instituições têm buscado, com empenho e excelência, cumprir sua Missão. A ABIBET continua desenvolvendo a tarefa, confiada pela Convenção Batista Brasileira, integrando e construindo oportunidades para o desenvolvimento do ensino teológico entre os Batistas brasileiros. n

10 O JORNAL BATISTA Domingo, 05/02/23 NOTÍCIAS DO BRASIL BATISTA

Culto de gratidão pela vida das missionárias Nely e Nalva

No dia 15 de janeiro aconteceu o culto de gratidão das missionárias Nely Soares e a Maria Lucinalva Dias, na Igreja Batista de Lagoa do Carro em Recife - PE. Um momento de alegria e gratidão pelo tempo das missionárias de Missões Mundiais no campo.

Nely Soares de Souza fez parte de uma das primeiras turmas do programa Radical de Missões Mundiais, atuou como missionária no Senegal e na Guiné Equatorial, onde conheceu a Maria Lucinalva, que chamamos de Nalva. Nely viveu 20 anos no campo missionário transcultural. Hoje segue como promotora de missões e está envolvida em projetos humanitários na Igreja Batista de Lagoa do Carro.

Maria Lucinalva Dias de Oliveira, a Nalva, despertou-se para missões numa campanha de Missões Mundiais que acontecia na sua Igreja. Ela sentiu que seu chamado era para plantação de Igrejas, evangelismo e discipulado. Falou com o seu pastor sobre tudo que aconteceu e, para a glória de Deus, recebeu a sua bênção e o apoio da Igreja Batista de Lagoa do Carro, que a enviou para se preparar no Seminário. Em 2008 foi enviada para o campo missionário, na Guiné-Equatorial, onde foi missionária por 14 anos.

Juntas, Nely e Nalva, na Guiné Equatorial, puderam desenvolver trabalhos

de educação, beleza e plantação de Igrejas, mesmo em um contexto tão difícil, de perseguição e restrição ao Evangelho.

representantes de Missões Mundiais, o diretor executivo, pastor João Mar cos B. Soares, o gerente de missões, pastor Alexandre Peixoto, e o gerente administrativo, Maurício Bastos.

contou um pouco da história das duas missionárias, o pastor João Marcos esteve com a palavra com base no

“E disse-lhes: ‘Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos’. Então, lhes abriu o entendimento para que pudessem compreender as Escrituras. E lhes disse: ‘Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vocês são testemunhas destas coisas’” (Lc 24.44-48).

As palavras dos versículos lidos foram as últimas ditas por Jesus, pouco antes de ascender ao céu, e trazem explicações e orientações que devem ser compreendidas e aplicadas por Seus discípulos, tanto os que passaram os últimos três anos com o Mestre, quanto os que atualmente O reconhecem como salvador e Senhor. Jesus cita o Antigo Testamento para ajudar os

duas, seja alguém que ama a volta de-

to e gratidão pelos anos dedicados adiais e presenteadas com um colar de lembrança de como Deus cuidou e tem

Ao final o pastor Rinaldo, da Igreja Batista de Lagoa do Carro, louvou ao Senhor pela vida das missionárias e -

Testemunhas em missão

discípulos a entender que tudo o que fora escrito apontava para Ele e Sua obra redentora. Falou do momento em que viviam e de Sua recente morte e ressurreição, como confirmação de que Ele era o Messias. Mas, apontou também para o futuro e para a responsabilidade de Seus discípulos na pregação do arrependimento para o perdão dos pecados. E não somente para um grupo de pessoas, mas para todas as nações. Que privilégio fazer parte do grupo que, em nossa geração, é usado por Deus no cumprimento da

Grande Comissão deixada por Jesus, não é mesmo?

Uma vez compreendido quem é Jesus (o Cristo que haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia), agora é hora de saber quem somos e qual a nossa missão. Diante dos versículos lidos e das considerações apresentadas, você consegue entender seu papel na Grande Comissão? Compartilhe com o grupo suas percepções acerca do tema.

O versículo 46 menciona sobre pregarmos o arrependimento para o

perdão de pecados, o que nem sempre é fácil, afinal precisamos falar sobre algo que muitas vezes é desconhecido e desconfortável aos ouvintes. Você já teve a oportunidade de falar de Jesus para alguém? Qual abordagem você utilizou? Como a pessoa que recebeu a mensagem reagiu? Declarar “ver”, “ouvir ou conhecer”, “presenciar”, “experimentar”, são algumas definições encontradas no dicionário para “testemunhar”. Ou seja, só é possível ser testemunha de Jesus se experimentamos algo pessoal com Ele. E esta experiência é o que gera o senso de urgência e missão, característicos de Seus discípulos. Somos testemunhas vivas da nova vida encontrada em Jesus. Compartilhe com o grupo, de forma objetiva, seu testemunho pessoal com Jesus. Quem sabe não será esta a estratégia utilizada, a partir de agora, para que você consiga anunciar quem é Jesus e a Sua obra?

Ore para que não nos falte ousadia e coragem na pregação do Evangelho; Peça ao Senhor que nos mostre as pessoas que deverão ouvir nosso testemunho ainda esta semana. n

MISSÕES MUNDIAIS

UMHBB realiza Congresso Nacional dos homens Batistas do Brasil em Recife - PE

Encontrou também celebrou 75 anos de Embaixadores do Rei no Brasil.

No dia 18 de janeiro de 2023, na cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE, na Igreja Batista em Prazeres, estivemos reunidos para celebrar a Deus, sob o tema “Homens Batistas proclamando a verdade”. Fomos muito abençoados naquela tarde inspirativa. Lá tivemos uma linda festa espiritual, chamados pelo texto bíblico de II Ti móteo 2:15 - “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”, com a representação de muitas das nossas convenções estaduais, a saber: Alagoas, Bahia, Ceará (CBC e CIBUC), Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Meio Norte (Piauí), Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Planalto Central (Distrito Federal), Piauí, Paraná, Rio de Janeiro (Carioca e Fluminense) Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e São Paulo.

O ponto alto do programa foi a profunda mensagem missionária em que o pastor Fernando Brandão foi instrumento de Deus para nos abençoar, exortar e encorajar a não perdermos a visão missionária. Aproveitando o momento de representação denominacional, pastor Brandão nos informou ótimas novas do trabalho da nossa Junta. Iniciando a mensagem, com base no texto de João 20.19 e seguintes, nos encorajou a “sentirmos a paz de Jesus”, chegando a Isaías 6, ampliando para a visão que “o Senhor Deus está no seu sublime trono”. Precisamos entender os tempos de hoje, com a visão do profeta, entendendo nossa limitação e, com a paz de Cristo, nos colocarmos à disposição do Reino: “Eis-me aqui, envia-me a mim.”

Na participação musical tivemos a banda, nos dirigindo nos cânticos e hinos, com muita animação e inspiração, com a participação de homens e embaixadores do rei. O coro masculino, da Igreja Batista da Capunga - PE, sob a direção do irmão Saulo Tarso de Souza e Silva, com o auxílio do ministro de música Ericson Cavalcanti de Morais, (Igreja Batista do Cordeiro) ao piano.

O momento do Grupo de Ação Missionária (GAM), sob a direção dos irmãos Victor Cardoso de Brito e Dênis William, respectivamente, coordenadores nacional e pernambucano, teve a marcante presença dos representantes do FORTIGAM PE, com alguns dos seus líderes participando do congresso.

Nas representações denominacionais recebemos a Juventude Batista

Brasileira, a Junta de Missões Mun diais, a Junta de Missões Nacionais, os Gideões Internacionais e a divulgação da Convenção Batista Paranaense, informando a respeito da Assembleia em Foz do Iguaçu - PR, a ser realizada em 2024.

Como sempre temos feito, separamos um momento especial de oração, com todos os representantes regionais presentes e líderes convencionais. Na oportunidade, o irmão Ademar Barros (SP) dirigiu-nos e tivemos a satisfação de interceder pelos líderes, por nossas juntas missionárias e por nossa juventude.

No relatório da Secretaria Nacional de Homens Batistas do Brasil (SNHBB), apresentado por seu coordenador, Jairo Peixoto, foi destacado o Mutirão nacional Missionário (MUNAMI), realizado na cidade de Bom Jesus da Lapa, Ilha de Canabrava - BA, quando e onde tivemos chuvas de bênçãos, as quais foram alvos do reconhecimento da JMN, no momento missionário, representada por seu diretor e orador do

Congresso, pastor Fernando Brandão. Outro destaque do Congresso foi o tempo que dedicamos para agradecer a Deus pelos 75 anos da organização Embaixadores do Rei. O pastor Fabiano da Conceição Lessa, coordenador do Departamento Nacional dos Embaixadores do Rei (DENAER), e os irmãos Delci Lima e Paulo Ramalho (DCER Pernambucano), com a brilhante participação da embaixada pastor Risomar Lima . O pastor Fabiano apresentou a agenda do ano 2023, destacando a ONIER em Fortaleza - CE, em junho próximo. Dentro de sua palavra, o coordenador nacional nos trouxe o testemunho de um conselheiro acerca das decisões ocorridas no ANVER, na manhã da Decisão - ponto alto do nosso Acampamento Nacional de Verão dos Embaixadores do Rei. O Sítio do Sossego também foi lembrado por sua importância e por suas atuais necessidades, o qual deverá ser motivo de nossa mobilização afim de uma boa conservação e melhoria.

As comissões de Visão Estratégica

e Revisão/Reformulação do manual, representadas por seus relatores, respectivamente irmão Valdir Elias Marcelino (SP) e pastor Lourival da Silva Santos (GO), apresentaram seus relatórios preliminares, os quais serão disponibilizados para sugestões dos líderes, com o objetivo de conclusão dos trabalhos. As comissões estão trabalhando desde o segundo semestre de 2021, com vistas a ampla participação dos líderes convencionais, para o crescimento qualitativo de nossas organizações, para honra e glória do nosso Deus.

Os trabalhos foram encerrados com um delicioso jantar de confraternização, no qual tivemos a participação de boa parte do público presente, na sede social da Igreja hospedeira.

Portanto, temos muito a agradecer e louvar a Deus por este maravilhoso conclave, especialmente pela forma diversificada com que fomos agraciados da presença do Espírito Santo de Deus a nos inspirar e motivar.

SOLI DEO GLORIA! n

12 O JORNAL BATISTA Domingo, 05/02/23 NOTÍCIAS DO BRASIL BATISTA
Jairo de Souza coordenador da Secretaria Nacional de Homens Batistas do Brasil

Assembleia da CBB vota mudança em apenas um ponto da Declaração Doutrinária

Tópico

Departamento de Comunicação da Convenção Batista Brasileira

Durante a 9ª sessão da 102ª As sembleia da Convenção Batista Bra sileira, no dia 21 de janeiro, os men sageiros inscritos decidiram manter a Declaração Doutrinária da CBB, fazen do mudanças apenas no tópico sobre Família, que agora está como “Família e Casamento”.

A Comissão de Revisão da Declaração Doutrinária foi formada pelos pastores Josué Mello Salgado, Linaldo de Souza Guerra, Oswaldo Jacob, Samuel Mouta e Lourenço Stelio Rega (relator). A revisão gramatical foi coordenada pela professora Klaudy Garros, que também fez parte da Comissão.

A nova redação do texto ficou da seguinte maneira:

XVII - Família e casamento

A família, criada por Deus para o bem do ser humano, é a primeira

instituição da sociedade, cuja base é o casamento, que é a união entre um homem e uma mulher, sendo sua natureza heterossexual, monogâmica e indissolúvel. O propósito imediato da família e do casamento é glorificar a Deus e prover a satisfação das necessidades humanas, comunhão, educação, companheirismo, segurança, realização pessoal, preservação da espécie e bem assim o perfeito ajustamento da pessoa humana em todas as suas dimensões, especialmente a criança e o idoso. A vida sexual dentro

do casamento é dádiva de Deus, mas fora do casamento é pecado contra Deus. Os conflitos na família e casamento, alguns de natureza irreconciliável, fogem do plano original de Deus sendo provenientes da dureza do coração humano. Segundo a Bíblia, os filhos, desde o momento da concepção, são bênçãos e herança do Senhor. O lar cristão deverá ser ambiente fértil para a formação integral da pessoa à luz dos valores cristãos, tendo os pais como modelos de vida, integridade e serviço a Deus e à igreja.

Cabe a esta dar suporte aos pais na formação educacional e espiritual de seus filhos”.

TEXTOS BÍBLICOS

1. Gn 1.26-28; 2.18-25; Js 24.14,15; 1 Rs 2.1-4; Mt 19.3-12; Rm 7.1-3; 1 Co 7.10-17

2. Gn 1.28; Sl 127.1-5; 128.1-6; Ec 4.9-13; Mt 19.4-6; Ef 5.22-6.4; Cl 3.1821

3. Dt 6.1-9; Sl 127.3; At 2.42-47’; 16.31-34 n

13 O JORNAL BATISTA Domingo, 05/02/23 NOTÍCIAS DO BRASIL BATISTA
sobre “Família e Casamento” foi o único modificado.

A Juventude Batista Brasileira alumiou Recife - PE na Semana Batista

Pés no Arado, Re-vitalize e Noite da Juventude marcaram as ações da JBB.

bendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (I Co 15.58)

O Pés no Arado, projeto missionário organizado pela Juventude Batista Brasileira (JBB), com todos ainda impactados por tudo o que foi vivido em Sergipe, continuou sua segunda etapa a partir do dia 16 de janeiro, na cidade de Recife - PE. Se você ainda não leu sobre a primeira etapa do projeto, te convido a retornar na edição anterior de OJB e conferir a matéria.

77 dos missionários da primeira etapa se dirigiram pra Recife - PE, onde encontraram mais jovens missionários inscritos apenas para a segunda etapa. Foi desafiador se desapegar da realidade vivida em Sergipe, reagrupar e desenvolver dinâmicas diferentes para a evangelização. O cansaço físico e os resquícios de algumas questões de saúde também se somaram aos desafios da segunda etapa.

Depois de uma longa viagem de ônibus para Recife - PE, tivemos o privilégio de participar do lançamento da Campanha de Missões Mundiais com o tema: “Vamos completar a missão”, em que parte da equipe de intérpretes de Libras da JBB pôde servir no culto. Foi uma noite linda, em que também anunciamos a possibilidade de uma parceria entre JBB e JMM para uma viagem missionária internacional. Louvado seja Deus!

No dia 17, todos os missionários

participaram do Re-vitalize, encontro da Juventude Batista Brasileira durante a Semana Batista. O encontro aconteceu na Igreja Batista em Prazeres, em

14 O JORNAL BATISTA Domingo, 05/02/23
Jaboatão dos Guararapes - PE, e contou com TED Talks sobre vocação, cosmovisão, identidade denominacional e responsabilidade geracional, minis-
NOTÍCIAS DO BRASIL BATISTA
tradas por pastor Heber Aleixo, pastor Fernando Brandão, pastor João Marcos Soares, pastor Doronezio Andrade e Rebeca Andrade. Foram momentos

impactantes e, ao final, participamos do JBB Labs, que foi um momento de prática e compartilhamento. O Encon tro foi encerrado à noite, com um culto lindo, ministrado pelo pastor Tiago Lopes, e os nossos missionários fizeram a belíssima apresentação de um cordel composto por Mariana Rabelo.

A ideia de que os missionários pudessem participar do Re-vitalize foi pensando em contribuir para sua capacitação em diversas áreas, a fim de que pudessem levar também tudo aquilo para aplicação na Igreja local, afinal, os jovens que se dispuseram a ir no Pés no Arado, já colocaram seu coração a disposição do serviço, e estão em busca de compreender a missão na prática. Esse dia foi um dos dias em que percebemos o despertamento do Senhor em várias áreas na vida deles. E, além disso, ainda serviram com amor, alguns na interpretação de Libras, outros no louvor, outros na recepção...

Nos dias seguintes, os missionários foram para diferentes campos atuar na evangelização. Tivemos evangelismo infantil, servimos na Cristolândia Re-

missionários impactassem pessoas e levassem a mensagem através da música e orando por algumas famílias. Apesar dos novos desafios enfrentados na dinâmica desta etapa, Deus nos ensinou muitas coisas e um dos destaques foi na noite de quarta-feira (18) em que tivemos um tempo de conversa e oração com os missionários e a liderança da Juventude Batista de Pernambuco (Jubape) que estava nos recebendo. Neste tempo fomos

ainda que as coisas não saiam como planejamos, o Senhor está no controle de todas as coisas e n’Ele, o trabalho não é vão.

Durante as ações evangelísticas nossos missionários encontraram muitas pessoas que estavam carentes do Evangelho, carentes da mensagem da Salvação e de descobrirem que são verdadeiramente amadas de maneira incondicional. Cada um deixou um pouco de si ali, e somos muito gratos por todo o empenho de cada missionário.

Encerramos a segunda etapa com um presente do Senhor, que foi a Noite da Juventude na Assembleia da Convenção, uma noite linda e memorável, em que pudemos juntos, como denominação, louvar juntos ao Senhor e agradecer por tudo o que Ele tem feito em nossas juventudes. A Jubape mobilizou a galera e várias Igrejas e jubas do estado se fizeram presentes para celebrarmos juntos. Os missionários do Pés no Arado abriram a noite com o lindo cordel apresentado em português e Libras, fomos conduzidos em adoração pela Cidade Viva Music e ministrados pela pregação do pastor Michel Piragine. Após a mensagem, outros jovens se juntaram aos nossos missionários para a apresentação do Coral da Juventude, que também realizou uma apresentação bilíngue, contando com a participação de jovens surdos e ouvintes e sendo regidos pelo ministro Luiz Carlos.

Realizar duas etapas foi desafiador, mas entendemos o agir de Deus em cada detalhe e o quanto Ele nos moldou e nos ensinou. Nossa juventude é uma juventude que serve ao Senhor e aos seus irmãos, que ama a Igreja local e que esta sendo despertada, moldada e desafiada a ir além, a servir e marcar sua geração e levar a mensagem de Salvação e transformação, entendendo que a obra é do Senhor, o plano é dele, quem dá a direção é Ele e nós, somos os trabalhadores da seara, plantando aonde Deus nos der a oportunidade, sem conseguir dimensionar os frutos, que também são dele, crendo que Ele faz infinitamente mais do que imaginamos e que no Senhor, nosso trabalho não é vão.

Um dos momentos mais marcantes com toda certeza foi o tempo de oração pela juventude, em que todos os jovens foram convidados a vir a frente e se colocar de joelhos, enquanto todos os pastores foram convocados para estar junto com a juventude, intercedendo por ela. Naquele momento de consagração estavam representadas a responsabilidade geracional do cuidado e da caminhada juntos.

Tivemos muitas Igrejas e lideranças investindo na juventude nestes tempos de projeto missionário, bem como muitas pessoas orando e segurando as cordas. Quero te desafiar a continuar orando e investido na juventude da sua Igreja local, da sua Associação e do seu estado. Deus, por causa de Sua misericordiosa bondade, tem usado poderosamente nossa juventude, e eu quero te

15 O JORNAL BATISTA Domingo, 05/02/23
NOTÍCIAS DO BRASIL BATISTA
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.