OJB EDIÇÃO 03 - ANO 2023

Page 1

ISSN 1679-0189 R$ 3.60 ANO CXXII EDIÇÃO 03 DOMINGO, 15.01.2023 ÓRGÃO OFICIAL DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA FUNDADO EM 1901 Prós e contras das redes sociais Jonatas Nascimento fala sobre como as Igrejas devem lidar com as redes sociais Conselhos para a família Gilson Bifano apresenta 20 dicas para implementar na família em 2023 Noite Missionária JMM e JMN farão Noite Missionária juntas na 102ª Assembleia da CBB Juventude na Assembleia Noite da Juventude encerrará 102ª Assembleia da CBB pág. 03 pág. 06 págs. 07 e 11 pág. 12 Dicas da Igreja Legal Vida em Família Missões Nacionais e Mundiais Notícias do Brasil Batista Estamos na semana da 102ª Assembleia da CBB Recife, Oxente! Nesta edição, você terá um guia de todas as programações de nossas organizações durante a Semana Batista.

EDITORIAL

CBB 23 - Recife, oxente!

Após cerca de 20 anos, a cidade do Recife - PE volta a receber, de 19 a 21 de janeiro de 2023, a Assembleia Anual da Convenção Batista Brasileira (CBB).

Agora será no moderno e amplo Ginásio de Esportes Geraldão, próximo ao aeroporto internacional Gilberto Freire. Momento rico em comunhão, inspiração, avaliação, desafios e esperados reencontros. A CBB 23 tem criado boas expectativas, inclusive em irmãos residentes no exterior.

Grande tem sido a mobilização dos Batistas pernambucanos, especialmente os da região metropolitana, visando recepcionar a família Batista brasileira com todo carinho e fraternidade. As reuniões no Geraldão, que acontecerão das 8h às 21h, terão pela manhã mensagens e estudos bíblicos, à tarde sessões administrativas e à noite cultos missionários celebrativos e evangelísticos.

Nas sessões diurnas, o acesso ao local da Assembleia se dará mediante inscrição individual e durante as noites o acesso será livre a todos. Na instalação da CBB 23, na quinta-feira (19) pela manhã, haverá um momento cívico.

Em paralelo a toda programação da Assembleia, funcionará, em espaço coberto anexo ao Geraldão, Feira e Exposição de produtos de uso das Igrejas e outras instituições religiosas, stands das Juntas Missionárias, instituições

de ensino religioso, Igrejas, artesanatos e praça de alimentação.

Durante os dias 16 a 18, serão realizados na cidade do Recife - PE, nas Igrejas Batistas e instituições locais, encontros setoriais como das Organizações, Associações e Seminários.

Estará também à disposição dos participantes, na área interna e no entorno do Ginásio, amplos estacionamentos com preços acessíveis.

O número de inscritos na CBB 23 já passa de dois mil, recorde histórico em Assembleias da CBB. A previsão é que esse número chegue a quatro mil inscritos.

Já estão disponíveis em torno de 300 hospedagens econômicas que serão feitas em Igrejas Batistas localizadas nas imediações do Geraldão. As reservas deverão ser feitas com a Comissão de Hospedagem que elaborou também uma relação com os hotéis próximos ao Ginásio. Acesse www.convencaobatista2023.com.br/ hospedagem_economica/

O Consórcio de Transportes Grande Recife e o Metrô já foram contatados, garantiram que as respectivas frotas estenderão seus horários para atendimento aos mensageiros. Lembrando que, a melhor opção para os moradores da região metropolitana do Recife - PE será o Metrô, cuja estação ‘Shopping Recife’ está a 100 metros

do Geraldão.

Durante toda a CBB 23 funcionará, nas instalações do Ginásio, um ambulatório médico para primeiros socorros. Os casos complexos serão encaminhados à rede hospitalar da cidade pelos responsáveis.

Na preparação da CBB 23, a coordenação local tem promovido nas Igrejas e instituições Batistas de Pernambuco o projeto ANUNCIAI, que consta de Manhãs de Oração, Capacitação Missionária e Clarinadas Evangelísticas.

Além dos encontros evangelísticos que estão acontecendo no projeto ANUNCIAI, estão previstas ações e impactos evangelísticos, no entorno do Ginásio Geraldão, nos dias que antecedem e durante a CBB 23. As inscrições estão abertas para a participação nesse projeto.

Em desenvolvimento desde janeiro deste ano, o projeto social PÃO DA VIDA promove a arrecadação de 100 toneladas de alimentos não perecíveis para distribuição com organizações de apoio social até janeiro de 2023. Nos primeiros domingos de novembro e dezembro próximos, o projeto PÃO DA VIDA promoverá, nas Igrejas e frentes missionárias, o DIA DA COLHEITA. Os alimentos arrecadados são de imediato doados às organizações. O Projeto já arrecadou e distribuiu cerca de 16

( ) Impresso - 160,00

( ) Digital - 80,00

toneladas em todo o estado de Pernambuco.

O Projeto SANGUE QUE SALVA está despertando os Batistas do estado para que, até janeiro de 2023, seja alcançado o alvo de 1.000 doadores de sangue. O projeto está sendo realizado em parceria com o HEMOPE - Instituto de Sangue Estadual, que além de disponibilizar sua unidade no Recife - PE, está colocando à disposição dos Batistas seus HEMOCENTROS localizados em vários municípios do estado. O projeto que já começou tem apresentado bons resultados.

Durante a CBB 23 serão prestadas homenagens às 17 Igrejas Batistas do estado que, em 2023, serão centenárias.

Mesmo já contando com cerca de 270 voluntários, que trabalham incansavelmente nas 25 Comissões Setoriais para a realização da CBB 23, a Comissão Coordenadora Local está convocando novos voluntários. Aponte a câmera do seu celular para o QR Code no topo das páginas desta edição, preencha o formulário e seja um voluntário.

Juntos somos melhores! n

Caixa Postal 13334 CEP 20270-972 Rio de Janeiro - RJ Tel/Fax: (21) 2157-5557

Fax: (21) 2157-5560 Site: www.convencaobatista.com.br

A direção é responsável, perante a lei, por todos os textos publicados. Perante a denominação Batista, as colaborações assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião do Jornal.

DIRETORES HISTÓRICOS

W.E. Entzminger, fundador (1901 a 1919); A.B. Detter (1904 e 1907); S.L. Watson (1920 a 1925); Theodoro Rodrigues Teixeira (1925 a 1940);

Moisés Silveira (1940 a 1946); Almir Gonçalves (1946 a 1964); José dos Reis Pereira (1964 a 1988);

Nilson Dimarzio (1988 a 1995) e Salovi Bernardo (1995 a 2002)

INTERINOS HISTÓRICOS

Zacarias Taylor (1904); A.L. Dunstan (1907); Salomão Ginsburg (1913 a 1914); L.T. Hites (1921 a 1922); e A.B. Christie (1923).

ARTE: Oliverartelucas IMPRESSÃO: Editora Esquema Ltda A TRIBUNA

2 O JORNAL BATISTA Domingo, 15/01/23
REFLEXÃO O JORNAL BATISTA Órgão oficial da Convenção Batista Brasileira. Semanário Confessional, doutrinário, inspirativo e noticioso. Fundado em 10.01.1901 INPI: 006335527 | ISSN: 1679-0189 PUBLICAÇÃO DO CONSELHO GERAL DA CBB FUNDADOR W.E. Entzminger PRESIDENTE Hilquias da Anunciação Paim DIRETOR GERAL Sócrates Oliveira de Souza SECRETÁRIO DE REDAÇÃO
Júlio Cesario Roza (Reg. Profissional
Bonato Pereira; Guilherme Gimenez; Othon
Sandra Natividade
Lyncoln Araujo membro da Igreja Batista da JaqueiraPE; relator da Comissão Coordenadora Local da CBB23
Estevão
- MTB 0040247/RJ) CONSELHO EDITORIAL Francisco
Ávila;
EMAILs
Anúncios e assinaturas: jornalbatista@batistas.com Colaborações: decom@batistas.com
REDAÇÃO E CORRESPONDÊNCIA

Prós e contras das redes sociais

O que trago para as páginas d’O Jornal Batista é fruto do que acontece no cotidiano das Igrejas espalhadas Brasil afora, na expectativa de que eventualmente sirva de alerta ou exemplo para outras Igrejas. É claro que em certos casos procuro preservar fontes, nomes e tudo mais que possa expor quem quer que seja.

Hoje, eu quero chamar a atenção dos leitores para algo que pode se tornar um problema para a Igreja, em caso de mau uso das redes sociais.

Que ninguém duvide da utilidade das redes sociais para divulgação ou fomento das atividades de todas as organizações. Eu disse todas. Lucrativas ou não. Religiosas ou não. Nesse sentido, as Igrejas também se têm beneficiado desse fantástico recurso para divulgação das suas atividades e, principalmente, para o cumprimento da sua missão precípua.

Definitivamente, as redes sociais acabaram com aquela velha inimiga chamada distância. Distância é um lugar que não mais existe. A título de

exemplo, cito o meu caso que, como profissional contábil, antes só era possível ser contratado para prestar serviços a clientes da minha região aqui no Rio de Janeiro, mas hoje posso prestar assessoria para todo o Brasil, sem qualquer dificuldade.

Nesta oportunidade quero compartilhar um fato inusitado narrado por um leitor. Disse-me ele que recentemente recebeu a visita de um agente público municipal que alegou haver recebido uma denúncia de que a Igreja estaria praticando atos de comércio, o que deixou o gestor eclesiástico intrigado, mas preferiu ouvir atentamente as alegações do agente, que insistia em afirmar que aquela Igreja estava cometendo o que no mundo fiscal é chamado de “desvio de finalidade”, isto é, a prática de atividades não previstas em seus estatutos.

Não fosse o preparo daquele gestor, aquela Igreja estaria em maus lençóis, pois o agente foi convencido de que tudo não passava de um erro de interpretação acerca de algo muito comum em todas as Igrejas, de todas as denominações, que eu passo a explicar.

De modo geral, Igrejas têm cantinas, bazares, livrarias, estandes etc., para atender aos fiéis durante as suas reuniões, praticando preços módicos e os valores arrecadados são aplicados integralmente para a obtenção dos seus fins, que consiste na PESCA, um acrônimo que um dia aprendi e o adotei e consiste em Proclamação, Ensino, Serviço, Comunhão e Adoração.

Diferente seria se a Igreja passasse a oferecer venda de produtos, alimentação e prestação de serviços, como exploração de estacionamento, consultas médicas ainda que a preços módicos etc. Mas isso pode? Pode, desde que a Igreja habilite-se junto ao fisco competente e pague os impostos e tributos. Do contrário seria mesmo desvio de finalidade e concorrência desleal com o mercado.

O que aconteceu foi que aquela Igreja planejou uma grande ação missionária no interior do Brasil e, para alcançar os recursos financeiros, programou várias campanhas e jogou tudo na grande rede para ganhar adesão dos fiéis. Acontece que anúncios do tipo: “Venha almoçar, jantar e tomar

café conosco por apenas 100 reais”, ou “A nossa livraria oferece as melhores obras a preços imbatíveis” são condenados do ponto de vista fiscal, dada a natureza jurídica das Igrejas e demais organizações religiosas.

Não sei se vai eliminar completamente o problema, mas sugiro que esse tipo de anúncio seja seguido de uma nota explicativa, tipo: Esta campanha não tem finalidade lucrativa e os valores serão devidamente contabilizados.

Para finalizar, narro um episódio ocorrido em uma Igreja que fez uma bela campanha de missões. Ao final do culto, pegou o microfone e anunciou o valor levantado. O que ela não sabia era que os inimigos do bem viram a notícia pelas redes sociais e no caminho para casa aquela irmã foi assaltada e a oferta teve um triste destino. n

Jonatas Nascimento, diácono. Autor da obra Cartilha da Igreja Legal. WhatsApp: (21) 99247-1227. E-mail: jonatasnascimento@hotmail. com

Proclamemos a verdade ao mundo

“Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (II Tm 2.15).

“Proclamemos a verdade ao mundo” é o tema da Convenção Batista Brasileira para o ano de 2023. É um tema muito significativo e profundo, porque nos leva a falar da verdade suprema, Jesus Cristo. Em tempos de tantas “verdades” e em tempos de tantas notícias falsas, se faz muito necessário e urgente proclamarmos, com intrepidez, a verdade divina ao mundo cansado e sem esperança.

A proclamação da Palavra é a ordem do Senhor Jesus para a Sua Igreja que, por natureza é e precisa continuar

a ser missionária, alargar dia após dia sua visão do Reino de Deus, que é a implantação nos corações da Palavra de Deus, traduzido como novo nascimento ou conversão verdadeira, que leva o ser humano a uma transformação positiva de vida. Isso se dá através da Verdade suprema, a Palavra viva, que veio ao mundo para dar um novo sentido ao ser humano caído e vivendo nas trevas do pecado.

Essa verdade é direcionada ao mundo, aqui entendido como a sociedade humana sem Cristo, que assim como nós, nasceu deprava por conta da queda, com a tendência para o bem ou para o mal. Isto é, não nascemos nem anjos nem demônios, mas nossa natureza humana é tendenciosa para o mal. O apostolo Paulo sempre dizia: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum: e com efeito o querer está em mim, mas

não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço” (Rm 7.18,19) Mas toda essa inclinação muda quando passamos das trevas para a luz, através da graça maravilhosa do Senhor Jesus.

Nesta segunda carta, Paulo registra suas últimas palavras, que podem ter sido escritas no fim do verão de 67 d.C, quase 35 anos depois da sua conversão a Cristo na estrada de Damasco e 20 anos desde que embarcou em sua primeira viagem missionária. Agora, ele estava em Roma, à espera de seu julgamento final e, por fim, a execução. Ele escreveu essa carta pastoral a fim de incentivar Timóteo a exercer seu trabalho pastoral fielmente, a despeito da oposição de dentro e de fora da Igreja.

Cabe a cada servo, hoje, a responsabilidade, sem desculpas, de procla-

mar a mais nobre e mais importante missão para um mundo caótico, mas que está sedento da Palavra de Deus. Devemos representar de forma adequada a Verdade e o Deus da Verdade. Nosso Deus deseja que Seu povo esteja bem preparado e equipado para interpretar bem a Sua Verdade.

No primeiro mês do ano, e apesar de não sabermos o que nos espera lá na frente, só o Senhor sabe o amanhã, nosso maior compromisso é dar testemunho das Suas grandezas a esse mundo que vive fora da realidade de Deus.

Minha oração é que o ano de 2023 seja muito abençoado para cada servo do Senhor e que pela Sua maravilhosa graça todos nós possamos avançar testemunhando para um mundo que clama por paz, a paz verdadeira, só encontrada no Senhor da Paz, Jesus Cristo! n

3 O JORNAL BATISTA Domingo, 15/01/23
Levir Perea Merlo pastor, colaborador de OJB
REFLEXÃO
DICAS DA IGREJA LEGAL

Proclamemos a Verdade ao mundo

Proclamemos a verdade ao mundo perdido, Rumando ao caos, totalmente ferido.

O diabo tem vorazmente oprimido, Causando amargura, deixando-o dolorido; Lamentos por toda parte, gritos e gemidos.

A Palavra de Deus mostra a solução: Mudança radical em Cristo, a salvação.

E somos nós que fazemos a proclamação, Marchando com o Evangelho na mão.

O tempo é agora, completemos a missão, Sendo obedientes, indo a cada nação.

A ordem do Mestre é a Grande Comissão.

Vamos nos apresentar preparados E diante de Deus estejamos aprovados, Realizando a obra para qual fomos chamados.

Demos exemplo de obreiros dedicados, Abraçando com amor os nossos arados.

Diariamente nós sejamos consagrados E jamais seremos envergonhados.

As Igrejas estejam sempre proclamando, Orando, intercedendo e jejuando.

Manejemos a Palavra da Verdade Ungidos com toda a autoridade.

Nosso Jesus em toda Sua majestade Deu-nos a missão e com seriedade O Evangelho preguemos à humanidade.

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco e nos currais não haja gado, todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação” (Hb 3.17-18).

O profeta Habacuque viveu num tempo em que Deus decretara uma severa punição sobre a nação de Israel, o Seu povo, que seria executada através de um povo cruel, ímpio, capaz de tudo para que seus propósitos se cumprissem.

Então, o profeta questionou a Deus, não por punir Seu povo desobediente e infiel, mas pela ferramenta que Ele usaria para essa necessária punição: Que seria Nabucodonosor, cruel rei da temível nação Babilônia: “Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar; por que, pois, toleras os que procedem perfidamente, e te calas quando o perverso devora aquele que é mais justo do que ele? Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o perverso cerca o justo, a justiça é torcida” (Hb 1.3-4).

Na resposta de Deus a Habacu -

O poder do amor bíblico

“Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” (Gl 6.10).

A Bíblia nos ensina a “sempre que possível, fazer bem a todos”. O autor da Carta aos Gálatas escreveu: “Não cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita. Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé” (Gl 6.9-10).

Praticar o bem exige uma quali -

dade de vivência que não se limita às vantagens materiais da vida em comunidade. Mais do que beneficiar àqueles que ajudamos, a postura de “fazer o bem” nos disciplina espiritualmente, contribuindo para o nosso amadurecimento em Cristo.

Pedro, quando nos escreveu sobre o crescimento espiritual, revelou-nos a postura que sempre nos leva ao amadurecimento espiritual, que é a prática do amor que perdoa as ofensas recebidas: “Acima de tudo, amem sinceramente uns aos outros, pois o amor perdoa muitos pecados” (I Pe 4.8).

Quando tudo nos parece perdido

que, deve se firmar as esperanças de todos que, porventura, estejam sofrendo essa angústia de coração pela realidade presente, e as preocupantes perspectivas para nossa nação, neste final de ano e início do próximo. Assim respondeu Deus: “... Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, e não falhará; se tardar, espera-o, porque certamente virá. Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé. O Senhor, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” (Hb 2.2-4; 20).

O justo Habacuque, que vivia pela fé no grande e único Deus, que reina e reinará com equidade, aquietou seu coração, por entender que tudo que o Senhor permite acontecer tem propósitos bons para os que nEle creem e A amam, e declarou essa palavra inicialmente referenciada: Aconteça o que acontecer, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.

Não permitamos que a tristeza vivida em nossa nação nesse tempo mine nossas esperanças nas providências e justiça de Deus, sobre essa terra abençoada do Brasil.

Feliz 2023 a você e a todos os brasileiros. n

4 O JORNAL BATISTA Domingo, 15/01/23
Marinaldo Olavo Fe ijó Celson Vargas pastor, colaborador de OJB
REFLEXÃO

Estamos num novo ciclo. Mais um novo ano começa. Os mais realistas e pessimistas dizem que os dias são iguais e eles têm razão em certo sentido. Os dias e os horários não mudam. Mas a mudança de ano sempre é vista por muitos, como uma mudança de um ciclo. Nós, humanos, precisamos de limites de datas para determinar o curso de nossa caminhada por essa vida, e por isso usamos o tempo para marcar nossa peregrinação aqui nesse mundo. A verdade é que teremos mais um novo ciclo diante de nós. Algumas crianças estão felizes porque terão novos colegas na escola; outras, tristes porque perderão alguns amigos. Algumas crianças estão felizes porque ficaram na mesma classe e com os mesmos amigos; outras porque irão para outra escola. Adolescentes e jovens felizes pelo novo ciclo de estudos, alguns felizes com matrícula no curso ou faculdade. Algumas pessoas felizes com o novo tratamento que começará e por isso estão esperançosas de melhora na saúde, outras esperançosas de viver um novo ciclo na carreira. Alguns esperançosos de um novo momento de renovação e direcionamento

Diagnóstico real e atual

do Senhor em suas ações ministeriais e eclesiásticas.

Temos, sim, que olhar a realidade que nos cerca, que não é nada agradável e nada esperançoso humanamente falando, mas precisamos olhar para o ano que se inicia pela fé. A Bíblia nos ensina que o “justo vive pela fé”, e o apóstolo Paulo já nos orientou que “andamos por fé e não pelo que vemos” (cf. Habacuque 2.4/ Romanos 1.7 e 5.1/Hebreus 10.38/ II Coríntios 5.7). Espiritualizar e romantizar a realidade é um escapismo e fuga, ao mesmo tempo em que precisamos investir em nossa espiritualidade, pois com as lentes do Cristianismo veremos melhor os eventos que estão se desenrolando de acordo com os propósitos de Deus, já revelados nas Sagradas Escrituras. A realidade é que o mundo está um caos, e esse caos abre portas para mostrar o quão trágico é o pecado e quão amoroso é o nosso Deus.

O diagnóstico real de nosso mundo é caótico. A realidade atual desafia a nossa fé, que deve estar firmada em Deus e na Sua Palavra. Deus já previu tudo em Sua Soberania e nos revelou como será o final de todas as coisas e como será a consumação dos séculos (cf. Mateus 28.20). Estamos cercados de ideologias contrárias aos princípios

divinos e isso gera muitas incertezas e preocupações. Cercados de conflitos familiares, pessoais, religiosos e políticos. Estamos cercados de más notícias, de catástrofes naturais que devastam cidades e famílias inteiras, de guerras e rumores de guerras pelos quatro cantos do mundo, de violência infantil e de tráfico de crianças. Notícias de corrupção, notícias de mortes violentas e perseguições religiosas, notícias de fome, doenças mortais, de grande desigualdade econômica que escraviza pessoas, famílias e países. A Bíblia nos ensina que aqueles que temem a Deus são bem-aventurados e não se atemorizam diante de “más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor” (Salmo 112.7). Que em 2023 sigamos resolutos marchando olhando para Jesus, sabendo que as notícias do avanço do Reino de Deus e de pessoas se convertendo encherão nosso coração de alegria, mas teremos que estar preparados para as más notícias. Seguimos temendo a Deus com nosso coração e mente firme confiante no Senhor. Isso irá nos ajudar a entender as más notícias e a ter uma compreensão do mundo pela ótica bíblica. A realidade que nos cerca tenta nos assustar, mas viveremos os dias de 2023 que o Senhor nos der pela fé, olhando

para Jesus, o nosso alvo supremo (cf. Filipenses 3: 13-14/ Hebreus 12.1-2).

Numa época de más notícias, aproveitemos as oportunidades que teremos em 2023 para divulgar as Boas Notícias, as boas novas do amor de Deus. Que a mensagem do evangelho alcance mais vidas por meio de nossa vida (cf. Romanos 1.16/ 3.23/6.23/ I Coríntios 15.1-4). Foi o teólogo Martyn Lloyd Jones que disse assim: “Aqueles que conhecem a Bíblia não deveriam estar surpresos com o estado atual do mundo”. Conhecer a Bíblia nos dá um pleno entendimento de tudo o que está acontecendo, nos dá segurança que Deus é Soberano e que o desfecho da história da redenção será com a vinda de Jesus nos ares. O estado do mundo, que jaz no maligno não deve nos surpreender, mas deve nos fortalecer ao vermos que tudo o que Deus disse é verdade e que nós aguardamos a vinda de Jesus com grande expectativa.

Que a realidade atual do mundo nos leve a amarmos a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como nós mesmos, para cumprirmos a Lei de Deus (cf. Mateus 22:.37-40/ Gálatas 5.14). Que em 2023 sejamos conhecidos pelo amor!

Feliz ano novo na presença do Senhor! n

Somos vasos de barro

Ninguém gosta de passar por problemas. Se Deus é Todo Poderoso e tem total capacidade de nos fazer desfrutar de uma vida repleta de bons momentos, por que não faz isso? Por que eu preciso passar por privações? O que Ele deseja me ensinar com isso? É difícil para nós compreendermos isso, pois, muitas vezes, encaramos o Evangelho como uma ferramenta que vai nos livrar dos momentos difíceis.

A Palavra de Deus nos dá a res -

posta de que precisamos: “Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por amor de Jesus. Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós” (II Co 4.5-7).

Nós precisamos entender que o Evangelho não é sobre nós! Tudo tem a ver com Jesus! Nosso foco principal

deve ser resplandecer essa luz que Ele mesmo manifesta! Precisamos fazê-lo conhecido!

Que possamos entender que o maior tesouro que temos (o Evangelho) está guardado em vasos de barro, que podem ser completamente moldados pelas mãos do Oleiro!

Que as nossas limitações estejam visíveis para Deus e para os nossos irmãos! Que possamos nos colocar à disposição do serviço do Senhor, participando de sua missão aqui na Terra.

Lembrando que, por mais que passemos por privações, por mais que se-

jamos humanos, frágeis e limitados, temos um Deus amoroso que zela por cada uma das nossas necessidades. Até porque: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo” (II Co 4.8-10).

Que possamos ser moldados por Jesus! Deus te abençoe e cuide de você! n

5 O JORNAL BATISTA Domingo, 15/01/23 REFLEXÃO
Pablo Tavares pastor, missionário estudantil

Resoluções familiares para 2023

É sabido que muitas das resoluções que fazemos no início de cada ano, não passam de boas intenções que não chegam a ser lembradas já no mês de fevereiro. Sabemos que nossa tendência é tomar decisões com motivações puramente emocionais. Mas, por outro lado, não devemos começar um novo ano sem alguns propósitos que podem nos ajudar como pessoas e famílias.

Quem sabe, ao começar mais um ano, você tome alguns propósitos que poderão ajudar sua vida, seu casamento (caso seja casado) e sua família. Para ajudar a você, listamos algumas ideias. Quem sabe, durante 2023, você possa perseguir alguns alvos, como os que alistamos abaixo.

1. Realize, pelo menos uma vez por semana, o culto doméstico em sua família.

2. Leia, pelo menos, durante o ano de 2023, quatro livros (um por trimestre) na área da família.

3. Se você é casado, saia pelo menos uma vez por semana para passear com seu cônjuge. Não precisa ser um passeio que gaste dinheiro.

4. Pergunte a um membro da sua família o que você poderia fazer para melhorar o relacionamento familiar.

5. Combine com sua família um boicote à televisão. Deixe-a desligada por uma semana inteira. Não imponha o boicote, mas converse com a família sobre a ideia e crie programas alternativos que unam a família.

6. Pelo menos uma vez por semana, faça a refeição com toda a família. Todos ao redor da mesa e com celular e TV desligados.

7. Escreva uma carta para um membro da sua família e faça elogios sinceros.

8. Pelo menos num domingo do mês, sentem-se juntos durante o culto de sua Igreja.

9. Separe uma noite da semana

para ser a ‘Noite da Família’.

10. Separe uma noite durante o ano para visitar um parente que tenha tido uma participação positiva na sua vida.

11. Sendo casado, diga para o seu cônjuge: “Querido (a), o que eu posso fazer para ser um esposo/a melhor?” Faça a mesma pergunta para o seu filho ou ao seu pai.

12. Elabore durante o ano a árvore genealógica de sua família.

13. Decore com sua família um salmo a cada mês.

14. Vá com a sua família à casa de uma pessoa idosa e passe o dia com ela e preste alguns serviços que esteja precisando.

15. Faça na sua casa o ‘Dia da Limpeza’. Doem tudo aquilo que vocês não usaram nos últimos dois meses.

16. Faça com sua família um piquenique à moda antiga, com frango e tudo quanto tem direito.

17. No dia do aniversário de casa-

mento, renove os votos matrimoniais perante os seus filhos e amigos.

18. Leve a sua família a doar uma oferta financeira a uma organização evangélica, além das contribuições regulares à sua Igreja.

19. Façam juntos uma grande faxina na casa.

20. Faça com os outros membros da família o orçamento familiar de um mês.

Se você conseguir atingir pelo menos sete itens acima alistados, considere-se um vencedor. Não somente você, como pessoa, mas sua família também.

Vamos entrar em campo? Feliz 2023! n

Gilson Bifano é diretor do Ministério OIKOS. Palestrante, escritor e coach na área de família e casamento. oikos@ministeriooikos.org.br

Esperança em tempo de crise (II Crônicas 20.1-15)

Estamos no início de um novo ano e não sabemos o que nos espera. O medo do futuro faz com que muitas pessoas entrem em desespero - justamente por não conseguirem nutrir em suas vidas o tônico da esperança. Aliás, o historiador francês Pierre Chaunu diz que “a esperança é algo em falta no mercado”.

O texto em tela retrata a situação delicada em que se encontrava o rei Josafá. Ele recebe uma notícia aterradora. A notícia era de que ele está encurralado por uma confederação de inimigos. Os filhos de Moabe, Amom, com os Meunitas, unem forças para destruí-lo. A ameaça era real, iminente e mortal. O medo tomou conta do coração do rei (II Crônicas 20.3).

Josafá está enfrentando um problema superior as suas forças. Pode ser que esta seja a sua situação. Pode ser que você se encontre sem esperança, medo e não saiba o que fazer e que atitude tomar. O pastor, escritor e fundador da academia da fé Hélio Peixoto

diz: “Sentir medo diante de algo difícil é quase inevitável - e você não é um fraco por isso! -, mas o que você escolhe fazer a partir de uma ameaça é o que fará toda a diferença na sua vida”.

No desenrolar do texto, somos informados que Josafá encontrou êxito em sua luta, muito porque colocou sua esperança em Deus. Para este novo ano que se inicia seria bom se agasalhássemos em nosso coração alguns princípios preciosos. Em primeiro lugar, a dependência de Deus fez de Josafá um líder influente (II Crônicas 20.3-4). Observe que primeiro o rei buscou o Senhor - mostrando que ele dependia mais de Deus de que seus próprios recursos. A sua postura influenciou todo o povo a recorrer a Deus antes de tomar qualquer atitude. Você, como pai e marido, tem mostrado que é dependente de Deus? Sua esposa e filhos o veem orando, lendo a bíblia e jejuando? Sua postura vai influenciar diretamente sua esposa e filhos.

Em segundo lugar, em tempos de provação não se afaste do Senhor (II Crônicas 20.9). Diante da ameaça do inimigo, Josafá foi para o templo e

ali ele apresentou sua causa a Deus. Ele não se ausentou da congregação rancoroso com Deus por conta de seu problema. Existe um quantitativo considerável de pessoas que hoje se encontram afastadas de Deus e da Igreja - por abrigarem em seu coração a ideia de que foram injustiçadas e que não merecem passar pelo que estão passando. É bom reafirmar que Deus sabe o que necessitamos e precisamos e por ser um Deus fiel, Ele recompensa aqueles que o buscam (Hebreus 11.6).

Em terceiro lugar, creia no poder da oração (II Crônicas 20.9). Em momentos de crise, a oração é uma fonte de força capaz de nos fazer recordar experiências prévias em que fomos ajudados por Deus. É fato! Oramos com mais frequência e mais fervor quando estamos passando por tribulações. As provas não vêm para nos destruir, mas nos fazer dobrar os joelhos. Quando os servos de Deus oram com sinceridade, Deus responde.

Quem ora depende mais de Deus do que de seus próprios recursos. É necessário que estejamos em contínua oração, para que não venhamos a per-

der o controle das nossas emoções fazendo besteira. O reverendo Hernandes Dias Lopes com propriedade afirma: “Se orássemos mais nos defenderíamos menos, brigaríamos menos. Se orássemos mais veríamos os milagres de Deus acontecendo”.

Em último lugar, coloque os olhos no Senhor e não nos problemas (II Crônicas 20.12). Vemos aqui neste verso que o rei e o povo se depararam com um tipo de dilema que todos nós enfrentamos mais de uma vez na vida: não sabemos nós o que fazer. É nesta hora que devemos colocar nossos olhos no Senhor. E quando olhamos para o Senhor e confiamos nEle percebemos que o problema muitas vezes não desaparece, mas o nosso coração está em paz por saber que Deus está cuidando de nós. O pastor e escritor Hélio Peixoto diz: “Creia: sempre existem várias possibilidades de reação quando as adversidades estão na nossa frente, mas fixar os olhos em Deus é o que garantirá que, no final, seremos salvos. Foi isso que o rei Josafá fez, e ele venceu o povo inimigo”.

Um feliz Ano Novo! n

6 O JORNAL BATISTA Domingo, 15/01/23 VIDA EM FAMÍLIA REFLEXÃO
José Manuel Monteiro Jr. pastor, colaborador de OJB

Missões Nacionais na 102ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira

Como você já sabe, está chegando mais uma Assembleia da CBB. Desta vez, ela acontecerá em Recife, Pernambuco, de 19 a 21 de janeiro. Será um tempo de muita comunhão, conversa, troca de experiências, aprendizado e adoração ao nosso Deus. Assembleia é realmente um momento muito especial e marcante para os participantes.

Durante esses dias, a Junta de Missões Nacionais vai realizar algumas programações, como de costume. Na quinta-feira (19), às 17h30, na Igreja Batista da Lagoa, vamos abordar o tema: Igreja Multiplicadora. Você conhece essa visão? Uma Igreja Multiplicadora é uma Igreja que ora, que exerce compaixão e graça, que planta outras Igrejas. É uma Igreja de discípulos que fazem discípulos e focada no trabalho

por meio dos Pequenos Grupos Multiplicadores. Em resumo, tudo em uma IM converge para a multiplicação de discípulos. Na Assembleia, vamos nos debruçar sobre esse assunto, ouvindo experiências de como Deus tem feito maravilhas por meio da visão bíblica de Igreja Multiplicadora.

No segundo dia do evento, sexta-feira (20), também às 17h30, estaremos juntos para o Encontro de Parceiros do PAM Brasil. A obra missionária é formada por muitas pessoas e os parceiros são fundamentais nesse processo. Eles oram e investem na transformação de vidas! Com a graça de Deus, eles tornam possível a expansão do Evangelho em nossa nação, como, por exemplo, por meio da Carreta do Sertão, que será o palco desta programação. Inclusive, estamos sonhando com a segunda Carreta Missionária para este ano de 2023! Vamos sonhar juntos?

Ainda no dia 20, às 19h, vai acontecer a Celebração Missionária, com a Junta de Missões Nacionais e a Junta de Missões Mundiais. Você consegue imaginar como esse momento vai ser maravilhoso? Não há nada melhor do que louvar o nosso Deus, anunciando as maravilhas que Ele tem operado, tanto no Brasil, quanto em outros países. Nosso desejo, enquanto filhos de Deus, é que o mundo todo seja alcançado pela Verdade que liberta! Esse momento será também um tempo precioso da Assembleia.

No sábado (21), às 17h30, teremos o Encontro de Atuação Social, que trará para a conversa projetos como Cristolândia e os Lares Batistas, mas também iniciativas de Igrejas e Convenções pelo Brasil. Esse será um momento para compartilhar sobre o trabalho que vem sendo realizado, sobre os desafios e sobre as bênçãos que temos visto acontecer dia após

dia: vidas resgatadas, famílias restauradas e lares renovados, pelo amor e pela graça de Cristo Jesus.

Por fim, no domingo (22), às 17h30, estaremos reunidos na Celebração Jesus Transforma, também na Igreja Batista da Lagoa. Esse será nosso culto de encerramento. Uma oportunidade para juntos agradecermos a Deus por tudo o que foi realizado durante a Ação Jesus Transforma, que foi iniciada no dia 14 de janeiro, e ainda um tempo para apresentarmos o Evangelho de Cristo aos presentes.

Essas são as programações que serão realizadas por Missões Nacionais, mas a programação possui ainda muitos outros momentos que também foram pensados e preparados para que o nome de Deus seja glorificado. Continue em oração por esses dias! Deus há de fazer grandes maravilhas em nosso meio na 102ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira. n

7 O JORNAL BATISTA Domingo, 15/01/23
MISSÕES NACIONAIS
Thatiana Cordeiro Redação de Missões Nacionais

“Aprovados” é o tema do Congresso/Assembleia da OPBB em Recife

Programação

Estevão Júlio jornalista da Convenção Batista Brasileira

A Igreja Batista da Capunga, em Recife - PE, vai receber, nos dias 17 e 18 de janeiro, mais um Congresso/Assembleia da Ordem de Pastores Batistas do Brasil (OPBB). O tema da edição deste ano é “Aprovados” e terá a parceria da Associação de Músicos Batistas do Brasil (AMBB) e União de Esposas de Pastores Batistas do Brasil (UEPBB).

Ao todo, a programação terá seis preletores, que falarão sobre os seguintes temas: Doronezio Andrade (Aprovados nos relacionamentos); Josué Campanhã e Marcos Gaudard (Aprovados na liderança); Rainerson Israel (Aprovados na família); Paulo Davi (Aprovados no ministério); Aloízio Penido (Aprovados na espiritualidade).

Aqueles que ainda desejam se inscrever devem acessar www.e-inscricao.com/opbb/congresso2023.

Confira a programação completa

Dia 17 de janeiro 09:00h às 09:10h: Instalação e Boas-Vindas 09:10h às 09:20h: Palavra do Presidente | OPBB 09:20h às 09:30h: Palavra do Presidente | AMBB 09:30h às 09:45h: Adoração (AMBB) | Oração 09:45h às 10:30h: Devocional 10:30h às 10:40h: Adoração (AMBB) | Oração 10:40h às 10:50h: Representação Denominacional 10:50h às 11:00h: Patrocinadores 11:00h às 12:25h: Assembleia (OPBB) | Ensaios (AMBB)

terá parceria com Músicos e Esposas de Pastores.

20:05h às 20:20h: Representação Denominacional 20:20h às 20:25h: Adoração (AMBB)

20:25h às 21:05h: Mensagem

21:05h às 21:35h: Adoração (AMBB) - Coral Sinfônico do STBNB

21:35h às 21:40h: Encerramento e Oração Final

Dia 18 de janeiro

09:00h às 09:10h: Instalação e Boas-Vindas 09:10h às 09:20h: Palavra do Presidente | OPBB 09:20h às 09:30h: Palavra do Presidente | AMBB 09:30h às 09:45h: Adoração (AMBB) | Oração 09:45h às 10:30h: Devocional

12:25h às 12:30h: Encerramento

14:30h às 14:35h: Instalação e Boas-Vindas 14:35h às 14:40h: Palavra do Presidente | OPBB 14:40h às 14:50h: Adoração (AMBB) | Oração 14:50h às 15:10h: Homenagens 15:10h às 15:50h: Speakers | Liderança 15:50h às 16:00h: Representação Denominacional 16:00h às 16:40h: Speakers | Liderança 16:40h às 16:50h: Patrocinadores 16:50h às 17:10h: Homenagens 17:10h às 17:25h: Sorteios 17:25h às 17:30h: Encerramento 19:30h às 19:35h: Abertura Instrumental (Orquestra AMBB)

19:35h às 19:40h: Instalação e Boas-Vindas 19:40h às 19:45h: Palavra do Presidente | OPBB 19:45h às 19:50h: Palavra do Presidente | AMBB 19:50h às 19:55h: Palavra do Presidente | UEPBB 19:55h às 20:05h: Adoração (AMBB)

10:30h às 10:40h: Adoração (AMBB) | Oração 10:40h às 11:00h: Patrocinadores

11:00h às 12:20h: Assembleia (OPBB) 12:20h às 12:30h: Encerramento | Oração Final 14:30h às 14:35h: Instalação e Boas-Vindas 14:35h às 14:40h: Palavra do Presidente 14:40h às 14:50h: Adoração (AMBB) | Oração 14:50h às 15:35h: Devocional

15:35h às 16:00h: Homenagens

16:00h às 17:00h: Assembleia (OPBB)

17:00h às 17:20h: Agradecimentos

17:20h às 17:30h: Encerramento | Oração Final 19:30h às 19:35h: Abertura Instrumental (Orquestra AMBB)

19:35h às 19:40h: Palavra do Presidente | OPBB 19:40h às 19:45h: Palavra do Presidente | AMBB 19:45h às 21:20h: Programa 40 anos AMBB e Prêmio Arthur Lakschevitz

21:20h às 21:30h: Encerramento | Oração Final | Até 2024, em Foz do Iguaçu - PR n

No dia 17 de janeiro, nas dependências do Semi nário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), a União de Esposas de Pastores Batistas do Brasil (UEPBB) celebrará seu Jubileu de Esmeralda, por 40 anos de fundação. O tema escolhido é “Sê tu uma benção”, com divisa em Gênesis 2.18: “Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.

A organização também vai participar do Congresso “Aprovados”, da Ordem de Pastores Batistas do Brasil (OPBB), que será realizado nos dias 17 e 18 de janeiro, na Igreja Batista da Capunga - PE. Para participar da celebração, não é necessário realizar inscrição. Confira a programação completa:

Manhã

Hino: Saudamos-vos irmãos |Nº 424 do HCC Oração de gratidão Palavra de boas-vindas: Riva Menezes Chamada das Associações Música Especial

09:00h: Início

Tema: Sê tu uma benção Divisa: Gênesis 2.18

10:00 h: Revivendo o “Compartilhar” | Lúcia Cerqueira Mensagem: Maura Rute Momento de louvor: - Algo novo - Transformada

- Eu me rendo

11:45h: Orientações 12:00h: Almoçando com as amigas Tarde

14:00 h: Comemorando o Jubileu de Esmeralda

Tema: Sê tu uma benção Divisa: Gênesis 2.18 Oração de Gratidão

Momento Musical: Coro Feminino da Capunga Mensagem: Cláudia Menezes

Momento musical: Hino Oficial da UEPBB

Homenagem às viúvas de pastor

Momento de louvor:

• Cantarei Teu amor para sempre

• Oceanos

• Toma o meu coração

Revivendo nossa história Oração de gratidão Hino oficial Encerramento Lanche no pátio do STBNB n

8 O JORNAL BATISTA Domingo, 15/01/23
Estevão Júlio jornalista da Convenção Batista Brasileira
NOTÍCIAS DO BRASIL BATISTA
União de Esposas de Pastores Batistas do Brasil vai comemorar 40 anos de organização “Sê tu uma bênção” foi o tema escolhido.
Congresso/Assembleia da OPBB em 2022, em Vitória - ES UEPBB durante Semana Batista em 2022

UFMBB faz convite às mulheres

Batistas do Brasil: “Inspire-se!”

Organização vai realizar 99ª Assembleia em Recife.

O primeiro encontro nacional do ano da União Feminina Missionária Batista do Brasil (UFMBB) acontecerá em Recife - PE, para a sua 99ª Assembleia Anual, que será realizada no dia 18 de janeiro, no ginásio Geraldão. Com o tema “Inspire-se”, a organização quer trazer um momento de união, organização e comunhão. Será um dia inteiro de fortalecimento, aprendizado e muita inspiração.

Além disso, as mulheres Batistas encontrarão um espaço para fortalecimento como mulher cristã atualmente, momentos de louvor e adoração e uma série de palestras.

Inscrições

O 3º lote de inscrições foi encerrado no dia 11 de janeiro, mas a organização traz uma novidade: no dia do evento haverá inscrições, nos seguintes moldes: Inscrição com kit: R$85,00 (enquanto houver no estoque)

Inscrição sem kit: R$80,00

Estevão Júlio jornalista da

Confira a programação completa

08:00h: Credenciamento

09:00h: Abertura do Congresso Cânticos

Leituras Bíblicas Palavra da presidente da UFMBB

10:00h: Chamada dos campos

Tema geral: Proclamemos a verdade ao mundo Divisa: II Timóteo 2.15

Cântico oficial: “Sonda o meu coração” (Samya Barros) Reflexão: “A mulher cristã hoje na busca da sua identidade” - Maura Rute

Reflexão: “A mulher cristã hoje no serviço ao próximo” - Cláudia Menezes

10h55: Apresentação musical - Flávia Lopes

Reflexão: “A mulher cristã hoje no desafio do discipulado” – Pra. Liane Nepomuceno

Cânticos

Formação de vocacionados da UFMBB

12h30: Intervalo

14h30: Continuação do Congresso Cânticos

Leituras Bíblicas

Relatórios UFMBB

Mensagem: “O que a Igreja espera da mulher cristã hoje” - Pr. Roberto Menezes Cânticos

Apresentação musical do Coro da Igreja Batista da Capunga

Representação denominacional Mensagem: “O que a sociedade espera da mulher cristã hoje” - Pr. Raphael Abdalla 18h35: Encerramento n

Assembleia da AECBB vai trazer mudanças em sua estrutura

Organização votará mudança de Associação para Ordem.

Os participantes também poderão participar de oficinas, que vão falar dos seguintes temas: A igreja, o futuro e a criança (Vânia de Paula); A igreja, o futuro e o adolescente (Vanessa Ramos); A igreja, o futuro e a juventude (Tânia de Lima); A igreja, o futuro e inclusão (Samya Vanessa Soares); A igreja, o futuro e tecnologia (Jemima Caetite); A igreja, o futuro e cultura de paz (Eliszangela Santos); A igreja, o futuro e produção de conteúdo (Priscila Slobodticov).

As inscrições estão abertas no site www.aecbb. com.br/eventos-da-aecbb

Confira a programação completa

Programa

Brasileira

“Educação cristã - O futuro começa agora!” é o tema escolhido pela Associação de Educadores Cristãos Batistas do Brasil (AECBB) para a sua Assembleia em 2023, que será realizada no dia 17 de janeiro, na Igreja Batista Emanuel em Boa Viagem - PE. Evento será presencial e online

A programação terá muitos momentos, mas o principal será a mudança de Associação para Ordem. Na parte deliberativa, evento também terá Reforma do Estatuto, aprovação do Regimento Interno, eleição para os cargos de Diretoria, Conselho Fiscal e coordenadores regionais, entre outros assuntos.

1ª Sessão: 8h30 às 12h30

8h30: Credenciamento

9h00: Abertura

• Prelúdio

• Boas-vindas

• Tema e divisa

• Louvor e Oração

9h30: Conteúdo

• Palestra de abertura - Elana Costa Ramiro

• Oficina 1

• Oficina 2

11h30: Representação Denominacional

• JMM, JMN, UFMBB, DER CBB. Encerramento da 1ª Sessão 12h30 às 14h: Almoço

2ª Sessão: 14h às 18h

14h00: Momento Deliberativo I

• Oração e Cântico

• Instalação da Assembleia e Composição da mesa

• Aprovação da Ordem do dia

• Aprovação das Atas anteriores

• Relatório da Gestão 2022

• Homologação de sócios convidados

• Aprovação do Estatuto

15h20: Intervalo (Coffee Break)

15h35: Momento Deliberativo II

• Eleição e posse da nova diretoria

• Aprovação do Regimento interno

• Relatório dos Estados

17h25: Momento Deliberativo III

• Relatório Financeiro

• Orçamento 2023

• Relatório do Conselho Fiscal Encerramento da 2ª Sessão

18h00 às 20h00: Jantar regional e Confraternização

- Salão Mary Witt n

9 O JORNAL BATISTA Domingo, 15/01/23
Convenção Batista
NOTÍCIAS DO BRASIL BATISTA
em Recife - PE será histórica para a Organização
UFMBB se reunirá no ginásio Geraldão
Assembleia

ABIBET realizará Assembleia Ordinária na Semana Batista

Organização não se reunia em Assembleias desde 2020.

Estevão Júlio jornalista da Convenção Batista Brasileira

Durante a manhã de 18 de janeiro, a Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico (ABIBET) realizará sua Assembleia Ordinária. A programação acontecerá no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil

(STBNB). O último evento da organização em Assembleias da CBB foi em 2020, na 100ª edição.

Programação

1. Abertura

Relatório de Atividades (2022)

Relatório Financeiro (2022)

Parecer do Conselho Fiscal (2022)

5. Preleção: Dr. Antônio Renato Gusso 6. 3º Congresso Missiológico (online - JMM e JMN) 7. 11º Congresso Brasileiro de Reflexão Teológica (FABERJ) 8. (Re) Composição de Comissões e Conselho Fiscal 9. Avaliação Estatutária do Executivo 10. Representação Denominacional e Editoras n

Último encontro da ABIBET em Assembleias, em 2020

Diáconos Batistas do Brasil

realizarão 23ª Assembleia Anual

Programa também terá Assembleia Extraordinária.

08:40h: Devocional - Igreja Batista em Campo Grande - Recife/PE 09h: Mensagem Bíblica - Pr. Israel Dourado Guerra Filho 09:30h: Reforma do Estatuto/Regimento Interno 12:30h: Intervalo para almoço 13:30h: Continuação da Assembleia 16:00h: Encerramento da Assembleia

XXIII Assembleia Anual - Programa Provisório17/01/2023

13:30h: Cânticos e oração

13:45h: Proposta orçamentária 2023

14h: Região Nordeste - Maranhão, Sul Maranhense, Sergipe e Bahia

14:28h: Palestra: Pr. Erivaldo Barros - presidente da CBBA, 3º secretário da CBB, pastor da Igreja Batista da Graça, Salvador - BA

Estevão Júlio jornalista da Convenção Batista Brasileira

A Igreja Batista em Campo Grande, em Recife - PE, vai receber a 23ª Assembleia da Associação dos Diáconos Batistas do Brasil (ADBB), que será realizada nos dias 16 e 17 de janeiro, sob o tema “Diáconos integrados a serviço do Reino proclamando a Verdade ao mundo”.

As palestras e mensagens serão realizadas pelos pastores Israel Dourado Guerra Filho, pastor da Igreja Evangélica Batista no Pina - PE, e membro da Comissão Jurídica da ADBB; Ney Ladeia, executivo da Associação das Igrejas Batistas Brasileiras da América do Norte (AIBBAN) e presidente da PIB Flórida (EUA); Erivaldo Barros, presidente da Convenção Batista Baiana (CBBA), 3º secretário da Convenção Batista Brasileira (CBB) e pastor da Igreja Batista da Graça, em Salvador - BA; Ronaldo Robson Luiz, vice-presidente da Convenção Batista de Pernambuco (CBPE), coordenador Acadêmico e Teológico do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB) e pastor da Igreja em Campo Grande, em Recife - PE; e Hilquias Paim, presidente da CBB e pastor da Igreja Batista Lindóia - PR.

Para realizar sua inscrição, vá até o perfil da ADBB no Instagram (@adbboficial) e clique no link da Bio. Confira a programação:

Assembleia Geral extraordinária - 16/01/2023

08:30h: Início da programação 08:35h: Formação da mesa

I sessão: 08:00h às 12:30h 08:00h: Inscrições/entrega de material 08:30h: Boas-vindas - Pr. Ronaldo Robson Luiz 08:40h: Composição da mesa 08:50h: Entrada das bandeiras - Hino nacional 09:00h: Oração pela pátria - diaconisa Ana Matos 09:10h: Tema, divisa e hino oficial 09:20h: Momento musical 09:35h: Palavra do presidente/ aprovação do programa 09:50h: Nomeação das Comissões 10:00h: Palavra do conselheiro espiritual - Pr. Wellington Santos 10:10h: Relatório da Diretoria

1. Atividades

2. Tesouraria

10:30h: Relatório das Associações estaduais/Ordens estaduais: Norte 1, Amazônia e Rondônia Palavra do coordenador: diácono Artur Nascimento Boas-vindas à Ordem dos Diáconos Batistas do Acre 10:50h: Momento musical 11:00h: Região Norte II - Pará

11:08h: Momento de divulgação

1. O Diácono gente boa (Livro)

2. Cartilha da Igreja Legal (Livro)

3. Recicon

4. Enquanto durar o sol (Livro)

11:28h: Mensagem Bíblica: Pr. Ney Ladeia - executivo da AIBBAN, Presidente da PIB Flórida.

12:04h: Eleição: Conselho Geral e Conselho Fiscal 12:25 – Relatório de inscrição 12:30h: Encerramento da I sessão

14:58h: Perguntas sobre a palestra 15:08h: Região Nordeste - Continuação: Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba Palavra do coordenador: Substituído/substituto 15:20h: Região Sul Palavra da coordenadora: diaconisa Damares Boas-vindas à Associação dos Diáconos Batistas do Paraná

15:30h: Região Sudeste - Minas Gerais, Espírito Santo, Carioca, ADIBERJ e São Paulo

16:05h: Palavra do coordenador: diácono Antônio Domeni

16:15h: Palestra: Pr. Ronaldo Robson Luiz – vice-presidente da CBPE, coordenador Acadêmico e Teológico do STBNB, presidente da Igreja em Campo Grande, em Recife - PE

16:45h: Perguntas sobre a palestra 16:55h: Região Centro-oeste (Central) - Mato Grosso do Sul

Palavra da coordenadora: diaconisa Ildegard Herr 17:05h: Palavra do conselheiro espiritual Projetos Região Central

17:15h: Momento musical 17:30h: Encerramento da II Sessão

III sessão - 19h às 21h

19:00h: Oração inicial 19:05h: Tema, divisa e hino oficial 19:15h: Momento musical: Coro dos Diáconos Batistas de Pernambuco

19:30h: Apresentação de autoridades públicas 19:45h: Representação denominacional 20:05h: Mensagem Bíblica: Pr. Hilquias Paim - presidente da CBB e Igreja Batista Lindóia - PR 20:45h: Homenagens 20:55h: Agradecimentos 21:00h: Encerramento da XXIII Assembleia ADBB n

10 O JORNAL BATISTA Domingo, 15/01/23 NOTÍCIAS DO BRASIL BATISTA
2.
3.
4.
II sessão - 13:30 às 17:30
Atual Diretoria da ADBB

Missões Mundiais em Recife 2023

A 102ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, que reúne Igrejas, Congregações e instituições Batistas, acontecerá em Recife - PE a partir do dia 19 e vai até 21 de janeiro. E Missões Mundiais estará presente a partir do dia 16 (segunda-feira) para realizar o lançamento da campanha 2023 “Vamos Completar a Missão”.

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28.19-20).

Com base no versículo acima, o objetivo da campanha é motivar, incentivar e despertar cada cristão a cumprir a missão: ORAR - OFERTAR -IR - MOBILIZAR.

Por isso, no dia 16 de janeiro, a partir das 19h30, na Igreja Batista da Lagoa, localizada na Av. Pinheiros, 1110 - Imbiribeira, Recife - PE, acontecerá o lançamento da campanha de Missões Mundiais 2023, “Vamos Completar a Missão”. A mensagem será com o diretor executivo de Missões Mundiais,

pastor João Marcos B. Soares, que falará mais sobre cumprir a Grande Comissão neste tempo. Será uma oportunidade para todos que todos que tiverem em Recife na semana da Assembleia da CBB participarem do culto de lançamento.

Além da estreia da campanha de 2023, Missões Mundiais estará na 102ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira com um estande no local para que todos os presentes possam adquirir a camisa “Vamos Completar a Missão” e ficar por dentro da obra missionária mundial.

Na sexta-feira, dia 20 de janeiro, a partir das 19h45, acontecerá a Noite Missionária com Missões Mundiais e Nacionais, um espaço reservado para propagar missões na Assembleia.

Ore por este mês de tantas realizações para Missões Mundiais e por tudo que acontecerá em Recife - PE em prol da sinalização do Reino de Deus ali.

Para acompanhar o culto de lançamento online inscreva-se no Canal JMM no Youtube

VAMOS COMPLETAR A MISSÃO! n

Vamos fazer discípulos em todas as nações?

Eli Costa missionário em Moçambique

Dou início a esse texto falando sobre Jesus e o tempo que Ele viveu entre nós aqui na terra. Desde o começo do seu trabalho e ministério, Ele decidiu escolher pessoas para andar, viver, dormir, comer, e fazer tudo com Ele, assim como vemos nos quatro Evangelhos. Isso se chama discipulado.

Com isso, Jesus estava ensinando àqueles homens e mulheres o que é viver segundo a vontade do Pai. Ouvir, obedecer, deixar e seguir. No relato do Evangelho de Marcos 1.16-18 vemos que tudo na vida cristã, na vida com Deus se inicia com o discipulado. Devemos, então, seguir os passos e o exemplo do nosso mestre Jesus Cristo. Ele escolheu pessoas para andar consigo.

Jesus, na sua estratégia de discipulado, escolheu 12 homens e começou a ensinar a eles no dia a dia. No andar pelas ruas, no observar como o povo vivia, no sofrimento dos excluídos da sociedade, nas crianças, nas mulheres, nas viúvas… E propôs aos Seus discípulos viver a compaixão naquela sociedade e realidade que viviam. Chamados para fazer a diferença da maneira que podiam, com as ferramentas que tinham nas mãos. De uma forma

excelente, que assim agradassem a Deus com suas vidas e comportamento por onde passassem.

Na realidade atual, nos deparamos com o número de mais de 7.000 povos não alcançados, sendo que 90% desses povos nunca se encontraram com um cristão ou nunca ouviram falar de Jesus. Dados esses que devem cha-

mar nossa atenção e nos preocupar em cumprir a Grande Comissão, o ide. Nós, então, decidimos ouvir, obedecer, deixar e seguir a voz do mestre e o acompanhar em todas as nações.

Se você já é um discípulo de Jesus, agora então siga o exemplo do Mestre e vá pelas nações pregando o Evangelho de arrependimento e salvação. Co-

mece orando. Comece por onde você está. Comece mobilizando Igrejas, grupos e pessoas a manter projetos e missionários no campo onde estão. Comece fazendo discípulos.

Faça parte você também para que alcancemos e completemos a missão que nos foi dada, o desafio que temos para esse tempo. Vamos juntos? n

11 O JORNAL BATISTA Domingo, 15/01/23 MISSÕES MUNDIAIS

Juventude Batista Brasileira terá uma série de atividades em Recife

Re-vitalize, Pés no Arado e Noite da Juventude estão na agenda da JBB.

jornalista da Convenção Batista Brasileira

Durante a Semana Batista, na 102ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, a Juventude Batista Brasileira realizará suas atividades em Recife - PE. O Re-vitalize, no dia 17 de janeiro, na Igreja Batista em Prazeres; a Noite da Juventude, durante a 9ª sessão da Assembleia da CBB, e o projeto Pés no Arado, que realiza atividades sociais e evangelísticas

Re-vitalize

O Re-vitalize está na terceira edição presencial e é um tempo precioso de partilha, aprendizado e comunhão durante a Semana Batista. A ideia é encontrar todos os líderes, vocacionados, jovens crentes em Jesus que desejam estreitar laços, conhecer novas pessoas e ideias. O objetivo da JBB é refletir sobre quem, de fato, a juventude é, sua relação com os valores da denominação e como a juventude se sente na história que Deus está escrevendo entre os jovens Batistas no Brasil. Segundo a organização, “é um momento de entender e resgatar a beleza de ser Batista”.

Programação terá palestras com Rebeca Andrade, coordenadora do “Vem pra Vida”, da JBB; pastor João Marcos Barreto Soares, executivo de Missões Mundiais; pastor Fernando Brandão, executivo de Missões Nacionais; pastor Doronézio Andrade, segundo vice-presidente da CBB e pastor da Primeira

Igreja Batista em Vitória - ES; e o pastor Heber Aleixo, da Igreja Batista Vida - DF e diretor de Projetos do LifeShape Brasil.

As inscrições ainda estão abertas, por 10 reais. Basta ir até o Instagram da JBB (@somosjbb), clicar no link que está na Bio e selecionar a opção “Revitalize 23”. Para participar da celebração à noite, não é necessário a realização de inscrição.

Programação

09:00h:Devocional 09:30h: TED’S

12:00h: Intervalo para almoço 14:00h: TED’S 16:00h: JBBLab 17:00h: Coffee Break

19:30h: Celebração

Noite da Juventude

de Encerramento

Nesta edição da Assembleia da Convenção Batista Brasileira teremos a Noite da Juventude, que será realizada no dia 21 de janeiro, a partir de 19:30. Uma das atrações será o Coral da Juventude, quando todos os jovens terão a oportunidade de estarem juntos louvando e adorando ao nosso Deus. Se você é jovem Batista e estará em Recife no dia 21 de janeiro, participe. Basta enviar um direct no Instagram @somosjbb manifestando o seu interesse.

A celebração ainda terá a participação do Cidade Viva Music e a pregação com o pastor Michel Piragine, segundo vice-presidente da CBB e pastor da Primeira Igreja Batista em Curitiba - PR. Para participar da celebração, não é necessário a realização de inscrição.

Pés no Arado

O “Pés”, como carinhosamente é chamado, é um projeto socio-missionário, realizado pela Juventude Batista Brasileira em parceria com as juventudes estaduais durante o mês de janeiro. A ideia é mobilizar a juventude Batista num estado brasileiro para servir junto com as Igrejas locais que precisam.

Neste ano, o projeto está em uma edição especial, acontecendo em dois estados: Sergipe e Pernambuco. A cidade-sede da Assembleia vai receber o projeto de 16 a 21 de janeiro. As vagas já estão encerradas. n

Estevão Júlio jornalista da Convenção Batista Brasileira

A Associação dos Músicos Batistas do Brasil realizará o seu 39° Congresso nos dias 17 e 18 de janeiro, na Igreja Batista da Capunga e no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife - PE, numa edição em parceria com a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB).

A organização vai comemorar seus 40 anos com o lançamento de um documentário que registra as principais conquistas, segundo os ex-presidentes da AMBB.

Acontecerá também mais uma edição do Prêmio Arthur Lakschevitz, quando serão entregues os prêmios nas categorias: Amigo dos músicos, músico estrangeiro e músico brasileiro.

Programação terá Alcingstone Cunha, na regência do Coro; Keila Guimarães, como pianista do Coro; Priscila Bonfim, na Prática de Orquestra e Leo Gomes, com a Prática de Banda. Além disso, a participação do Coro Sinfônico do STBNB.

Você não pode perder estas e muitas outras oportunidades de capacitação e comunhão!

Inscrições

Acesse www.e-inscricao.com/ambb/congresso2023

De 01 a 13 de janeiro de 2023

• Inscrição normal: R$ 170,00

• Sócio AMBB: R$ 120,00*

No dia do evento (17 de janeiro de 2023)

• Inscrição normal: R$ 180,00

• Sócio AMBB: R$ 130,00*

* solicite seu cupom de desconto a diretoria.

Programação

17 de janeiro

09:00h às 11:00h: Abertura e Devocional (Em conjunto com a OPBB na Igreja Batista da Capunga)

11:00h às 12:30h: Ensaios - Coro | Orquestra | Banda (local a definir)

12:30h às 14:30h: Intervalo

14:30h às 15:30h Painel AMBB (Capela David Mein – STBNB)

15:30h às 17:30h: Ensaios - Coro | Orquestra | Banda (local a definir)

17:30h às 19:30h: Intervalo

19:30h às 21:30h: Culto de Adoração - Com apresentação do Coro Sinfônico do STBNB

18 de janeiro

09:00h às 11:00h: Devocional (Em conjunto com a

OPBB na Igreja Batista da Capunga)

11:00h às 12:30h: Ensaios - Coro | Orquestra | Banda (local a definir)

12:30h às 14:30h: Intervalo.

14:30h às 16:30h: Ensaios - Coro | Orquestra | Banda (local a definir)

16:30h às 17:30h: Assembleia da AMBB - Assuntos eventuais e relatório do presidente

17:30h às 19:30h: Intervalo

19:30h às 21:30h: Noite de Encerramento - Comemoração dos 40 anos da AMBB com participação do Coro do Congresso e entrega do Prêmio Arthur Lakschevitz n

12 O JORNAL BATISTA Domingo, 15/01/23 NOTÍCIAS DO BRASIL BATISTA
Músicos Batistas do Brasil se reunirão no 39° Congresso em Recife Parte da programação será em parceria com a OPBB.
Aniversário de 40 anos da AMBB também será celebrado em Recife
PE
Re-vitalize em Vitória - ES
=

Associação Nacional de Escolas Batistas terá seu encontro no Seminário do Norte

Evento terá relatórios, palestras e reflexões.

Estevão Júlio

jornalista da Convenção Batista Brasileira

Durante a Semana Batista, a nossa Associação Nacional de Escolas Batistas (ANEB) também terá o seu encontro. Será no dia 18 de janeiro de 2023, no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB). A participação é gratuita e não é necessário realizar inscrição.

A ANEB, Associação Nacional de Escolas Batistas, é um órgão consultivo, representativo e coorde-

nador da educação secular promovida pelos Batistas brasileiros, por meio de suas instituições de ensino de todos os níveis e graus, regida por princípios cristãos, sob a égide e orientação da Convenção Batista Brasileira.

Confira a programação

08:00h: Recepção - professor Jean Silveira 08:30h: Abertura e Boas-Vindas - professora Rose Marinho

09:00h: Representação DBU - Luis de Jesus 09:30h: Representação JMN 10:00h: Representação CBB

10:30h: Reflexão - pastor Francisco Jaildo Santana 11:30h: Avisos e Orientações - professor Jean Silveira 12:00h: Intervalo para Almoço

14:00h: Apresentação de Relatórios 14:30h: Expediente

15:00h: Mesa Redonda - Tema: Desafios 2023 - Participantes a confirmar

17:00: Encerramento - professor André Israel n

“Homens Batistas proclamando a verdade” é o tema do Congresso dos Homens Batistas do Brasil em 2023, que será realizado no dia 18 de janeiro, na

A programação, que será realizada na Semana Batista da 102ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira (CBB), terá o pastor Fernando Brandão, diretor-executivo da Junta de Missões Nacionais

(JMN), como orador, e a participação do Grande Coro Masculino. As inscrições foram encerradas no dia 31 de dezembro. n

13 O JORNAL BATISTA Domingo, 15/01/23
DO BRASIL BATISTA
NOTÍCIAS
Estevão Júlio jornalista da Convenção Batista Brasileira Igreja Batista em Prazeres, na cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE.
União Missionária de Homens Batistas do Brasil promoverá Congresso em Recife Inscrições para o evento já foram encerradas.
Associação Nacional de Escolas Batistas elegeu sua nova Diretoria na Semana Batista da 101ª Assembleia, em Vitória - ES Congresso da União Missionária de Homens Batistas do Brasil na Semana Batista da 101ª Assembleia da CBB

Programa da 102ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira

Tema: “Proclamemos a verdade ao mundo”

Divisa: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. II Timóteo 2.15

Hino Oficial: “Meu Senhor, sou teu” - 361 - HCC

Período: 19 a 21 de janeiro de 2023

Orador Oficial: Pr. Antônio Renato Gusso - Igreja Batista Ágape, PR

Programa Celebrativo da Convenção Batista de Pernambuco - CBPE

Quarta-feira – Dia 18 - 19h00

Local - Ginásio Geraldão

Composição da Mesa

Palavra do Presidente da CBB - Pr. Hilquias da Anunciação Paim

Palavra do Presidente da CBPE - Pr. Paulo Eudes

Leonel da Silva

Louvor - Maestro Marcelino Monte

Banda - Recife Oxente

Homenagem as Igrejas Batistas Centenárias de Pernambuco

Oração - Pr. Erivaldo Barros de Oliveira

Igreja Batista da Concórdia (Centenária) Banda - Primeira Igreja Batista de Caruaru

Momento Musical

Orquestra Filarmônica de Pernambuco e Coro de 100 Vozes - Igreja Batista de Campo Grande - Recife - Maestro Marcelino Monte

Oferta Especial Para aquisição do terreno onde será construída a Igreja Batista Memorial do Geraldão

Oração - Pr. Baruch Bento - Presidente Emérito da Convenção Batista de Pernambuco - CBPE

Mensagem - Pr. Edvan Tavares - Primeira Igreja Batista no Coração de Rio Doce - Olinda, PE

Encerramento - Pr. Sócrates Oliveira de SouzaDiretor-Executivo da Convenção Batista Brasileira - CBB

Orquestra

Composta de 60 jovens formados no Projeto Social e Musical da Igreja Batista em Campo Grande –Recife - PE.

Maestro Marcelino Monte, professor da Faculdade STBNB, do Conservatório Pernambucano de Música e Ministro de Música da Igreja Batista em Caruaru e da Igreja Batista em Campo Grande – Recife - PE.

1ª Sessão

Quinta-feira - Dia 19 - 08h30 às 12h00

08h30 - Composição da Mesa

08h35 - Instalação da Assembleia - Tema, Divisa e Hino Oficial

08h45 - Entrada das Bandeiras

08h50 - Apresentação das Autoridades e Visitantes 08h55 - Hino Nacional Brasileiro

09h00 - Aprovação do Programa Provisório

09h05 - Nomeação das Comissões e Diretoria das Câmaras Setoriais

09h10 - Momento de Adoração

09h20 - Mensagem do Presidente: Pr. Hilquias da Anunciação Paim

09h50 - Momento de Oração

10h00 - Inspiração Musical

10h15 - Mensagem Temática: Pr. Marcos Gaudard Corrêa - Igreja Batista da Capunga, PE (Proclamemos a verdade ao mundo com Visão e Coragem)

10h50 - Painel Expositivo - Pr. Raphael Henrique Pinheiro Abdalla

11h30 - Informações da Comissão Local 11h40 - Leitura e Aprovação da Agenda da 2ª Sessão

11h50 - Oração e Encerramento.

2ª Sessão

Quinta-feira - Dia 19 - 14h00 às 17h30 14h00 - Instalação da 2ª Sessão 14h05 - Expediente

14h10 - Adoração e Louvor - Tema, Divisa e Hino Oficial

14h25 - Relatório do Conselho Geral - Apresentação, Deliberação e Aprovação

15h30 - Relatório do Conselho Fiscal 16h30 - Inspiração Musical 17h10 - Leitura e Aprovação da Agenda da 3ª Sessão 17h15 - Oração e Encerramento

3ª Sessão

Quinta-feira - Dia 19 - 19h às 21h30 19h00 - Instalação da 3ª Sessão 19h05 - Inspiração Musical 19h55 - Boas-vindas aos Batistas Brasileiros - Convenção Batista de Pernambuco 20h00 - Saudação dos Batistas às Autoridades Presentes - Presidente da CBB 20h10 - Adoração e Louvor - Tema, Divisa e Hino Oficial

20h30 - Mensagem Oficial: Pr. Antônio Renato Gusso - Igreja Batista Ágape, PR 21h15 - Inspiração Musical e Oração 21h30 - Encerramento

Sessão

Sexta-feira - Dia 20 - 08h30 às 12h00

08h30 - Instalação da 4ª Sessão 08h35 - Expediente

08h40 - Adoração e Louvor - Tema, Divisa e Hino Oficial

08h50 - Representação Denominacional - UBLA e BWA

09h00 - Mensagem: Pr Doronézio Pedro de Andrade

09h45 - Leitura e Aprovação das Agendas das 5ª, 6ª e 7ª Sessões

09h55 - Orientações sobre Funcionamento da Câmaras Setoriais

10h10 - Adoração e Louvor

10h20 - Mensagem Temática: Pr. Ruan Noce - Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte, MG (Proclamemos a verdade ao mundo com Perseverança)

11h05 – Painel Expositivo: Pr. Márcio da Silva Soares - RJ Pr. Miguel Lima - PE Pr. Antônio de Araújo Targino - RN Pr. Sidney Costa - SP

11h45 - Inspiração Musical 12h00 - Oração e Encerramento

5ª Sessão

Sexta-feira - Dia 20 - 14h00 às 17h30 Instalação da 5ª Sessão

• Câmara Setorial de Missões

• Câmara Setorial de Educação Religiosa

• Câmara Setorial de Educação Teológica

6ª Sessão

Sexta-feira - Dia 20 - 19h30 às 21h30

19h30 - Instalação da 6ª Sessão

19h35 - Expediente

19h40 - Adoração e Louvor - Tema, Divisa e Hino Oficial

19h45 - Celebração Missionária - Junta de Missões Mundiais e Nacionais 21h30 - Encerramento

7ª Sessão

Sábado - Dia 21- 8h30 às 12h00

08h30 - Instalação da 7ª Sessão

08h35 - Expediente

08h40 - Adoração e Louvor - Tema, Divisa e Hino Oficial

09h00 - Mensagem: Elana Costa Ramiro (Presidente da AECBB)

09h45 - Inspiração Musical

10h00 - Leitura e Aprovação da Agenda da 8ª Sessão

10h10 - Momento Literário

10h20 - Mensagem Temática: Pr. Roberto Amorim (Proclamemos a verdade ao mundo com Amor e Acolhimento)

11h05 - Inteiração sobre o Tema: Pr. Erivaldo Barros de Oliveira - BA Fabíola Molulo Tavares - ES Samya Vanessa Soares de Araújo - GO Rev. Steve Bundy - EUA

11h45 - Inspiração Musical

12h00 - Oração e Encerramento

8ª Sessão

Sábado - Dia 21 - 14h00 às 17h30

14h00 - Instalação da 8ª Sessão

14h05 - Expediente

14h10 - Representação Denominacional

14h25 - Inspiração Musical

14h40 - Relatório da Câmara Setorial de Educação Ministerial

15h10 - Relatório da Câmara de Educação Religiosa

15h30 - Relatório da Câmara de Missões

15h50 - Comissão de Programa

17h00 - Leitura e Aprovação das Agendas das Sessões e Encerramento

9ª Sessão

Sábado - Dia 21 - 19h30 às 21h30

19h30 - Instalação da 9ª Sessão

19h35 - Expediente

19h40 - Adoração e Louvor - Tema, Divisa e Hino Oficial

19h45 - Filme Promocional da 103ª Assembleia 19h50 - Louvor

20h10 - Celebração da Juventude - Mensagem: Pr. Michel Ferreira Piragine - Primeira Igreja Batista de Curitiba, PR 21h00 - Oração e Encerramento

14 O JORNAL BATISTA Domingo, 15/01/23 PONTO DE VISTA
15 O JORNAL BATISTA Domingo, 15/01/23 PONTO DE VISTA
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.