4 minute read

situação

das praças, feira livre e autismo

Na reunião ordinária de quarta-feira (22), os vereadores aprovaram três pedidos para a realização de Audiências Públicas na Câmara Municipal de João Monlevade. As datas para as Audiências Públicas serão agendadas. O primeiro requerimento, de nº

Advertisement

24, do vereador Marquinhos Dornelas (PDT), solicita Audiência Pública para buscar soluções para problemas que vêm ocorrendo nas praças centrais da cidade, principalmente na Praça Domingos Silvério. De acordo com o parlamentar, as praças têm sido frequentadas por moradores em situação de rua, usuários de bebidas alcoólicas e entorpecentes, o que tem deixado os espaços vulneráveis para utilização da população.

Já o requerimento de nº 29, do vereador Belmar Diniz (PT), solicita Audiência Pública para discutir sobre a atual situação da feira livre no município. Belmar relatou que o pedido foi motivado após a carta aberta apresentada pela presidente da Associação dos Artesãos e Produtores de Alimentos Caseiros (Solidariarte), Elaine de Andrade, durante o uso da tribuna popular na última reunião.

De acordo com o parlamentar, na fala da presidente ficou clara a necessidade de buscar esclarecimentos entre os membros da associação e autoridades. Atualmente, a feira não possui local fixo e está funcionando na rua Lila Bicalho. O objetivo da reunião é encontrar uma solução para o problema, fornecendo melhor comodidade aos artesãos e cidadãos.

Também foi aprovado o requerimento de nº 30, de autoria do vereador Gustavo Maciel (Podemos) e assinado pelos vereadores Fernando Linhares (União), Gustavo Prandini (PTB), Marquinho Dornelas (PDT), Revetrie Teixeira (MDB) e Thiago Titó (PDT).

A reunião tem como objetivo discutir sobre questões rela- tivas ao autismo, especificamente sobre as comemorações do Dia Municipal da Consciência sobre o Autismo. Ainda segundo Maciel, a Audiência visa debater sobre a necessidade da criação de um Centro de Referência em Autismo no município.

Homenagem

O projeto “Uma Mão lava a outra”, desenvolvido pelos professores, acadêmicos da Uemg e voluntários, será homenageado pelo Legislativo monlevadense. A Moção de Aplausos nº 34, de inciativa do vereador Vanderlei Miranda (PL), foi aprovada na reunião dessa quarta-feira.

Segundo o parlamentar, a homenagem é pelos relevantes trabalhos, social e econômico, que o projeto vem realizando, contribuindo para minimizar os impactos no meio ambiente, assistindo à comunidade de João Monlevade, em especial a de maior vulnerabilidade. tal para o novo contrato da empresa de ônibus na cidade. Confira:

O projeto "Uma Mão Lava a Outra" começou em 2007 a partir do projeto "Recicla Óleo", com o objetivo de minimizar os impactos do descarte inadequado de óleo doméstico na cidade. A proposta é converter o óleo em sabão. A destinação inadequada do óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais, incluindo prejuízos aos recursos hídricos e à saúde pública. No período, mais de 7 mil litros de sabão foram fabricados e doados para instituições da cidade e região.

O Conselho Municipal de Saúde de João Monlevade, com o apoio da Secretaria de Saúde, realiza, na próxima quinta (30) e sexta-feira (31), a 15ª Conferência Municipal de Saúde do município. O evento será no Centro Educacional e terá como tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - amanhã vai ser outro dia". A Conferência é aberta a toda a comunidade e avalia a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formula diretrizes para melhorias do sistema. A realização do evento é amparada legalmente pelo Decreto Municipal nº 56, de 6 de março de 2023, em consonância com a Resolução do

Conselho Municipal de Saúde nº 49, de 6 de março de 2022. Na quinta-feira (30), a Conferência começa às 16h e, na sexta-feira (31), as atividades têm início às 8h. Na programação, está o credenciamento dos participantes e delegados, leitura e aprovação do Regimento, palestras, trabalhos em grupo, momento cultural, apresentação das propostas dos grupos, ple- nária de votação das propostas e moções e escolha dos delegados para a Conferência Estadual.

A 15ª Conferência Municipal de Saúde contará com palestras dos professores Rodrigo Martins da Costa Machado e Francisco Panadés Rubió, especialistas na área de saúde e que desenvolvem projetos e pesquisas no setor.

Quantas pessoas usam o transporte público em João Monlevade diariamente em 2023?

Em média, 500 mil usuários mês, incluindo todas as gratuidades. Mas em novembro de 2019, antes da pandemia, eram 630 mil. A epidemia de Covid destruiu o transporte coletivo de todo o país. Chegamos a ter uma redução de 70% dos usuários, além dos Rotas Escolares que ficaram parados por 1 ano e 6 meses. Nos dias uteis, o uso já retornou a 93% do que era antes. Mas, nos fins de semana, a redução ainda é muito grande.

E como incentivar as pessoas a usarem mais o transporte coletivo?

A velocidade do usuário chegar ao destino, segurança pública, oferta dos serviços com previsibilidade e preço.

Servidores públicos de São Gonçalo terão 8% de reajuste

Os vereadores de São Gonçalo do Rio Abaixo aprovaram por unanimidade a revisão salarial para os funcionários da Prefeitura e da Câmara. A decisão aconteceu na Sessão Extraordinária, na quarta-feira (22). Os Projetos de Lei nº 06/2023, de autoria do Executivo, e 02/2023, da Mesa Diretora da Câmara, propuseram reajuste de 8%, sendo 5,6% da correção pela in flação (IPCA) mais os 2,4% de aumento real. Os valores são retroativos a 1º de março e já serão inclusos nos vencimentos deste mês.

A proposta, além da inflação, é fruto de trabalho conjunto entre seis vereadores e o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho (PDT), após conversas entre o grupo e reunião na administração. A Mesa Diretora, formada pelos vereadores Diego Ribeiro (PDT), Eloisio Lulu (PDT) e Marlon Costa (PL), juntos com Juninho de Edirlei (PDT), Fábio Sassá (PSB) e Gladston Castro (PDT), discutiram a possibilidade de oferecer 2,4% a mais para o funcionalismo, após dois anos sem reajuste nos salários. O prefeito analisou as contas e con firmou o novo índice. “Essa vitória é de um grupo empenhado em valorizar o servidor, em garantir um salário digno a quem trabalha em conjunto pela população”, comemorou o presidente da Câmara, Diego.

O PL do Executivo (06/2023), com a correção de valores, foi enviado à Câmara na quinta-feira passada e substituiu a proposta inicial, protocolada no dia 13/3. Como tramitou em caráter de urgência, já que a Data-Base é março, a proposta entrou na pauta da sessão passada (16/3) e aprovada pelas comissões na terça-feira (21/3). Os vereadores Lulu, Marlon, Juninho de Edirlei, Kito Bicalho (PSDB) e Otávio Tatá (PSDB) votaram pela aprovação. Já o PL 02/2023, da Mesa Diretora, também oferece o total de 8%, com aumento real para os servidores de 2,53% e recomposição de 5,47%. “Propusemos este reajuste com o objetivo de valorizar os nossos servidores, junto com outras ações, o aumento contribuirá e muito para um melhor atendimento à população e prestação de serviço público de excelência”, afirma o vice-presidente Lulu. “Essa medida reflete nossa responsabilidade e compromisso com a população de São Gonçalo do Rio Abaixo e continuaremos empenhados no amparo aos são-gonçalenses”, assina também o secretário da Mesa, Marlon Costa. As matérias seguem para sanção do prefeito.

This article is from: