Edição 2723

Page 1

Acesse nosso asite TRAGÉDIA

FUNDADOR: MÁRCIO PASSOS - DESDE 1984 24 de fevereiro a 2 de março de 2023

Ano 4 0 - Edição 2724- R$1,00

Acidente mata mãe, filha e neto de Rio Piracicaba

Cinzas e Fraternidade abrem Quaresma

Um grave acidente na MGC-418, a conhecida Rodovia do Boi, matou quatro pessoas, sendo três da mesma família de Rio Piracicaba. A

batida, na quarta-feira (22), vitimou os piracicabenses Terezinha Aparecida Lima, 57, sua filha Priscila Cíntia Miguel, 35, e o filho de Priscila,

Luiz Otávio Miguel, de apenas 11 anos. Em outro veículo, morreu Maria de Lourdes Andrade Aguiar, de 59 anos. Veja na página 7

A Quarta-Feira de Cinzas (22) assinalou o início da Quaresma, tempo de reflexão e preparação para a Páscoa. As quatro paróquias de João Monlevade realizaram Missas durante todo o dia, com a imposição das Cinzas na testa dos fiéis (foto),

representando a transitoriedade da vida, sugerindo a conversão. A data também marcou o lançamento da Campanha da Fraternidade, iniciativa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo tema é “Fraternidade e Fome”. A pro-

posta deste ano quer chamar a atenção para a situação de mais de 33 milhões de pessoas que estão em situação de fome no país, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Ônibus de Monlevade deverão ter Wi-Fi

LICITAÇÃO DE EMPRESA DE TRANSPORTE

NA ESTRADA
COMEÇA SEGUNDA-FEIRA
COLETIVO
PÁGINA 3
2724 indd 1 2724.indd 23/02/2023 17 29:19 17:29:19
João Vitor Simão

ESF é fundamental

João Monlevade quase dobrou o número de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) no fim do ano passado e caminha para ampliar ainda mais. O papel da ESF é fundamental para a garantir a saúde do cidadão. As equipes visitam as casas, conhecem a realidade das famílias e o mais importante: passam a conhecer a realidade da saúde em loco.

Apesar disso, chama a atenção que o serviço estava abandonado há muito tempo. Com cobertura muito aquém do esperado, de apenas 39% da cidade. Hoje, esse atendimento ultrapassa os 73%, um salto surpreendente em pouco mais de dois

MARCOS MARTINO

Lancei nesta semana, a música "FÉ" criada em parceria com o grande guitarrista, meu amigo Guilherme Fonseca. E ganhamos de presente um clipe produzido pelo também parceiro videomaker Mário Rocha. O clipe e a música falam de uma fé universal, não exatamente de louvor ou gospel. A música propõe uma reflexão sobre a FÉ.

Não é a fé carimbada, privatizada por uma religião ou outra, mas a fé no dom, nos talentos que temos (ou que recebemos?) para sobreviver no planeta. Verdade seja dita: o ser humano acredita em algo transcendente desde sempre. No início, deifi cava o sol, a lua, o mar, tudo o que tivesse poder. Algumas civilizações, como a indiana por exemplo, erigiram uma religião que sacraliza tudo ao redor.

O Catolicismo, por sua vez, tem seus santos. Há quem faça novena para Santo Antônio (casamenteiro), para São Judas Tadeu (das causas impossíveis), Santa Lúcia, Nossa Senhora de Fátima, da Graças, de Lourdes, Santa Rita de Cássia, São Pedro... Cada religião tem seus totens, seus espelhos para canalizar a fé dos fiéis. Não me perguntem qual o caminho certo, pois também não sei. Mas que a danada da fé costuma remover montanhas, construir muralhas e templos, disso não tenho dúvidas.

E por mais que haja críticas, não podemos negar também que as interdições a partir das religiões tiveram seus efeitos sociológicos e civilizacionais que nos permitem a mínima convivência e a pacificação, mesmo com todas as guerras religiosas da história. Mas os ateus perguntam: será que a gente precisa acreditar em alguma coisa mesmo? Ah... eu acho que até os ateus

anos. E pode subir ainda mais, dependendo dos investimentos previstos para 2023.

Vale lembrar que a área de saúde é o gargalo de todas as esferas de governo: municipal, estadual e federal. O político que entende que ela é um direito do cidadão e dever dos ocupantes de cargos públicos, tem muito mais chance de acertar.

Não se pode negligenciar o bem precioso que é a saúde. Por isso, investir em ação preventiva e atenção básica é tão importante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

têm fé. Às vezes, fé no seu time, no seu político de estimação, em sua banda favorita.

E precisa ter fé no próprio taco, sem ajuda extra, pois não acredita na providência, só na previdência. Já quem se conecta com o sobrenatural, conta com uma ajuda que, mesmo que apenas abstrata (o gato no quarto escuro da metafísica) serve como espelho e depositário de gratidão. E a gratidão é uma sensação incrível, quase um nirvana, uma sensação de grande alívio e humildade.

A vantagem do ateu é não temer a punição, podendo assim agir fora do que se convenciona como comportamento socialmente benéfico. De qualquer forma, se o sujeito não tem propósitos, se não acredita em algo que valha à pena, a chance de uma depressão baixar é enorme. Não tenham dúvidas, meus camaradas. Fé cega conduz ao precipício.

Tim Tones e outros malucos carismáticos podem conduzir ao suicídio, como um líder malévolo pode levar as pessoas a acreditarem que exterminar os discordantes é justificável. Por isso, a gente tem de tomar cuidado. Precisamos de filtros até para a fé. Corremos o risco de seguirmos pastores diabólicos que nos guiem exatamente para onde não queremos ir. De qualquer forma, pretendo seguir com fé... que para mim... é como diz a letra da música é "ACREDITAR NA LUZ QUE EXISTE EM CADA OLHAR ..." Ouça a música e veja o clipe acessando o QR Code.

(*) MARCOS MARTINO é alvinopolense, ativista cultural e compositor

Recorro ao clássico samba enredo do Carnaval de 1992, da Mocidade Independente de Padre Miguel, para intitular essa coluna pós-carnaval. Escrevo sem glitter, fantasia e latão, batucando apenas as teclas do computador, mas confiante no futuro. Se o ano começa após a folia, feliz ano novo! Esse é o momento ideal de tirar os sonhos do papel e seguir em busca de suas realizações, pessoais e profissionais.

Mas, antes de falar do futuro, quero falar do passado e do presente que não é já, mas ainda recente. João Monlevade teve seu pré-carnaval, promovido pela Prefeitura, bastante elogiado. Na Praça do Povo, famílias, amigos, jovens de todas as idades fizeram a festa. Como o lema do Bloco Fúnebre, que deu o seu recado, a folia veio “para ressuscitar a alegria”. Acertaram o prefeito Laércio, o vice Fabrício, a presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio, e toda a equipe. Pode melhorar? Claro que sim. Agora, é justamente hora de acertar os erros e melhorar para o próximo ano.

Isso mostra que se foi possível um dia inteiro de samba, batuque e pés fora do chão, por que não investir mais no pré-carnaval?

A cidade já teve seus inesquecíveis bailes de salão, mas que perderam a força com o passar dos anos, até se tornarem apenas uma lembrança de um tempo bom...

Porém, sem apegos ao que passou, dá para recuperar a folia com evento criativo e participação popular. Quem sabe incentivando mais blocos, envolvendo bares e barraqueiros, fomentando músicos e com a preparação ao longo do ano que acaba de começar, consigamos ter uma festa bem maior, no ano que vem? A torcida é essa!

(*) ELIVÂNIA FELÍCIA BRAZ

O carnaval acabou, mas sempre é tempo de informação! Durante todo o período festivo ouvimos muito a palavra assédio. Mas o termo assédio é o correto? É muito importante estabelecermos a diferença entre importunação sexual e assédio.

Resumidamente, assédio sexual é uma prática criminosa, inclusive com repercussões trabalhistas e morais, que acontece necessariamente dentro de uma relação de hierarquia, em razão de cargo ou função no estabelecimento laboral. Embora no dia-a-dia a palavra assédio seja usada de forma mais abrangente e se refira popularmente a qualquer tipo de abordagem não desejada, há diferença na legislação, inclusive no tipo de pena para cada crime.

Para o Código Penal, esse é o crime que acontece especialmente no ambiente de trabalho, quando quem o pratica tem uma posição de superioridade hierárquica em relação à vítima.

O objetivo é conseguir um favorecimento sexual por conta dessa posição e pode variar de abordagens grosseiras a propostas inadequadas que constrangem, amedrontam e ameaçam.

O que acontece na rua, no transporte público, e no carnaval como o beijo roubado, o puxão de cabelo, puxão de roupa, passar a mão, apalpar, lamber, a “encoxada”, é importunação sexual. Um crime diferente do assédio. Então é importante conhecer a diferença.

A importunação sexual foi incluída no nosso Código Penal em 2018, com previsão de pena entre um e cinco anos, se não constituir em caso mais grave. Isso aconteceu um ano após um caso de grande repercussão nacional, ocorrido em um ônibus de São

Outra iniciativa na cidade foi a do popular Zezinho, filho do saudoso Nova Lima, que junto à família Pereira, animou a manhã de domingo (12) na Castelo Branco, relembrando as Bonequinha de Elite e Reunião de Bacanas, que fizeram história na cidade com o Bloco da Saudade. Sem falar na resistência, alegria e irreverência do Sapeca Iaiá, que movimenta o centro industrial há anos.

Por fim, o Real Esporte Clube mostrou toda a criatividade e competência do atual presidente, Cláudio Geraldo “Mineiro”, durante o Real Folia, que foi sucesso de crítica entre os associados que participaram do evento. Com certeza, a festa veio para ficar e vai melhorar a cada ano.

Ações assim mostram que Monlevade tem jeito. E eu acredito nesta cidade. Podemos sim, apostar no pré-carnaval e com o planejamento certo, até mesmo num grande carnaval de rua, como fez Itabira. Ofertando estrutura, segurança e deixando os blocos tomando conta das ruas, a Prefeitura da cidade vizinha resgatou a folia com muita festa e alegria. E por que aqui não?

Recordando o grande publicitário e sempre inspirador Nizan Guanaes, “a gente não pode pensar pequeno em um país do tamanho do Brasil”. E eu repito numa paráfrase: não podemos sonhar pequeno numa cidade como João Monlevade. É preciso querer e fazer o melhor para essa cidade eclodir em sua vocação para o progresso e o desenvolvimento. Essa terra nossa, cheia de metais e espantos tem tudo para ser bem melhor. Com carnaval e tudo o mais. Sonhar não custa nada. Ou quase nada. Um grande ano para todos nós!

(*) ERIVELTON BRAZ é editor do A Notícia e fundador da Rotha Assessoria em Comunicação (*) ELIVÂNIA FELÍCIA BRAZ

Paulo, onde um homem ejaculou no pescoço de uma mulher. Mesmo preso em flagrante, ele foi liberado depois de uma audiência na qual o juiz não entendeu que poderia ser enquadrado como crime de estupro.

Em 2018, a conduta não estava prevista na lei. Houve muita discussão sobre se era estupro ou uma importunação ofensiva ao pudor, conduta de contravenção penal que até já foi retirada da lei. Essa discussão impulsionou a alteração legal.

A importunação sexual, então, consiste em praticar um ato libidinoso, de cunho sexual sem o consentimento da vítima. E a diferença da importunação para o estupro? No estupro estes atos de cunho sexual são praticados mediante violência ou quando a vítima não consegue manifestar o seu consentimento! Uma mulher que esteja inconsciente, por exemplo.

O que diferencia a importunação do estupro, então, é que na primeira não há violência física ou ameaça e, comparada ao assédio, não há uma relação hierárquica ou de subordinação. Entretanto, conhecendo ou não as diferenças entre os tipos de crime, o importante é não se calar, em nenhuma hipótese. Na rua, no transporte público, nos espaços públicos ou privados, é importante acionar a polícia imediatamente, fazer a denúncia e o registro da ocorrência. Em qualquer situação, denuncie! Ligue 180 ou 190. E quem presenciar qualquer situação do tipo, não se cale.

Jacuí

A estrada do Jacuí é motivo de queda de braço entre a Prefeitura e motoristas. Na quinta-feira (16), o Executivo reforçou que a via permanece interditada, por questões de segurança. No sábado (18), motoristas já haviam removido as barreiras e passavam normalmente. A Prefeitura então tratou de fechar novamente a estrada para garantir a segurança no local. Há risco de desabamento e de rolamento de pedras. Perigo!

Jacuí II

Vale lembrar que o barranco já havia deslizado há um ano, trazendo terra, rochas gigantes e risco para quem passa pela estrada. A temporada seca de 2022 veio e passou, e nada foi feito. Obviamente, a barreira desceria novamente no período chuvoso, interditando por quase três meses, a importante via de acesso a municípios vizinhos. Situação complicada porque depende da estiagem para o solo ficar seco.

Licitação

Os monlevadenses podem conhecer, na segunda-feira (27), quais empresas vão concorrer para operar o transporte coletivo na cidade pelos próximos 15 anos. A licitação começa, mas não tem prazo para acabar. Por isso, é necessário ter paciência. Muitos acreditam que basta substituir a empresa Enscon e o serviço de ônibus se tornará uma maravilha... Quem dera se fosse simples assim. Para resolver os problemas do trânsito, a Prefeitura contratou empresa de consultoria que elaborou o edital, apontando sugestões para melhorar o serviço. Tomara que funcione.

Tragédia

Impossível não se solidarizar com a tragédia ocorrida em São Sebastião, no litoral de São Paulo. Embora tenha chovido índices acima do normal, especialistas apontam para as construções irregulares que ocuparam encostas ao longo dos últimos anos. Isso significa que é preciso frear o uso irregular do solo, para evitar deslizamentos. E em Monlevade? Há a correta fiscalização dos loteamentos que apontam no horizonte da cidade? Eles estão conforme a legislação? Oferecem riscos? Perguntas que a Secretaria de Obras deve saber responder.

Chuvas

Praticamente não há rua em João Monlevade que não tenha sido danificada pelas chuvas. São buracos, desníveis, terra, lixo e sujeira trazidos pelas

correntezas e deslizamentos. A avenida Rodrigues Alves, por exemplo, está com o piso ondulado e esburacado, e um trecho de sua ampliação também cedeu. As cidades estão se desmanchando, como dito pelo prefeito Laércio Ribeiro.

Rodrigues Alves

Agora, com a ampliação da Rodrigues Alves até a Alberto Lima, acende o alerta para o aumento do fluxo de veículos na via e também em outras no entorno. Já foi pensada uma solução para desafogar o tráfego nas mais apertadas ruas Joana d’Arc e Louis Ensch? Será que elas estão preparadas para receberem mais carros? Um planejamento precisa ser feito pela administração municipal.

Falando nisso

Estão em situação precária diversas ruas de João Monlevade. Principalmente, as que são de bloquetes. Uma manutenção é necessária e urgente em vários bairros, já que a irregularidade do piso pode causar acidentes.

BR-262

Conforme apurado com motoristas, a BR-262, entre João Monlevade até a divisa com o Espírito Santo, recebe operação tapa buracos. A maioria dos reparos na rodovia está quase finalizada. No entanto, como foram tapados a pouco tempo e com as chuvas dos últimos dias, podem ter surgido outros. Toda atenção é necessária para quem trafega na estrada.

BR 381

O Dnit espera retomar, no mês de abril, a operação de recapeamento da BR-381 na região.

O próximo trecho que precisa de melhorias é entre São Gonçalo do Rio Abaixo até a Ponte Torta. Os serviços foram parados devido ao período chuvoso (entre novembro e março). Enquanto a duplicação não sai, é torcer para o número de acidentes diminuir com melhores condições na pista.

Vandalismo

A extensão da rua Café Filho até a avenida Alberto Lima é outra mostra do descaso e da desobediência. Acessar a avenida pelo loteamento é proibido, mas basta aguardar alguns segundos para flagrar motoristas desrespeitando a sinalização e fazendo manobra. Várias placas novíssimas, instaladas ainda no ano passado, foram derrubadas. Vandalismo, não.

Participe desta coluna mandando sua foto para o e-mail redacao@anoticiaregional.com.br ou se preferir faça a denúncia através do telefone (31) 3851-1791.

O descarte irregular de entulho volta a sujar as ruas de João Monlevade. Desta vez, o flagrante foi feito na rua Progresso, no bairro Alvorada. Telhas, madeira, plástico e outros restos foram abandonados na calçada, impedindo o caminho dos pedestres e favorecendo o

surgimento de insetos e animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões. A Prefeitura mantém um cronograma de limpeza da cidade, mas a população precisa colaborar. Ademais, o descarte irregular de materiais pode render multa, conforme o Código de Posturas.

2 24 de fevereiro a 2 de março de 2023 base? Opinião
(*) ERIVELTON BRAZ (*)
AMA
é advogada e presidente da
- Associação Mulheres em Ação de João Monlevade
EDITORIAL COXIA Diretora Geral: Maria Cecília A. Passos Registro profissional: MG07860JP Editor: Erivelton Braz Diagramação e Arte: Julieta Bittencourt Assistente: João Vítor Simão Recepção: Juliana Gomes Impressão: Editora Gráfica Nina - Guilherme Bessa Publicado desde 1984 - Propriedade da empresa A Notícia Regional Ltda. Av. Rodrigues Alves, nº 78, República, João Monlevade/MG Circulação: João Monlevade e região *
Sonhar não custa nada Acreditar na luz que existe em cada olhar Assédio? Importunação Sexual?
Charges e textos assinados não retratam necessariamente a opinião do jornal.
TemWhatsApp: (31) 99954-1111
2724 indd 2 2724.indd 23/02/2023 17 29:36 17:29:36
João Vitor Simão

Veja detalhes do edital que escolherá a empresa de transporte público

ÔNIBUS DE MONLEVADE TERÃO QUE OFERECER WIFI

Serão abertos nesta segunda-feira (27) os envelopes das empresas com as propostas para a operação do transporte coletivo de João Monlevade.

A licitação prevê um contrato de 15 anos, podendo ser renovado por igual período, se a qualidade do serviço agradar. O valor global estimado de arrecadação nos primeiros 15 anos é de R$444.972.002,54 milhões.

Para elaborar o edital de licitação, a Prefeitura contratou a consultoria da Cidade Viva Engenheiros e Arquitetos, em dezembro de 2021, ao valor de R$200 mil. Equipes da empresa realizaram pesquisa junto aos usuários, analisaram a malha viária do município, conheceram os costumes e preferências dos passageiros, projetaram as possibilidades e elaboraram o modelo da concorrência.

Conforme o edital, a Prefeitura realizará uma avaliação da eficiência do transporte municipal, considerando a satisfação dos usuários, a pontualidade das viagens, o número de acidentes, a aprovação e a quantidade de fa-

lhas da frota e as infrações de trânsito. A última licitação para o transporte público em João Monlevade foi realizada em 2005, tendo a Enscon como vencedora. Inclusive, a atual prestadora do serviço poderá participar desse novo processo.

INTEGRAÇÃO DE LINHAS

Na documentação anexada ao edital, a Cidade Viva propõe dois modelos de integração. Um deles, de curto prazo, prevê uma estação na área do bair-

ro Cruzeiro Celeste, contando com uma linha estruturante até o Hospital Margarida, sem passar pela região central e permitindo a baldeação.

O outro, de médio prazo, prevê a construção de terminais de integração também nas regiões da Beira-Rio, Baú e da

Câmara aprova Clínica das ONGs e Honra ao Mérito para Guarda de Marujos

A Câmara Municipal de João Monlevade aprovou nesta quinta-feira (23), em segundo turno e redação final, o projeto Clínica das ONGs na cidade. A proposta de Bruno “Cabeção” (Avante) quer fomentar e capacitar as organizações para que elas consigam captar recursos junto à administração pública. O texto prevê que seja promovido e disponibilizado às Organizações Não Governamentais capacitação, orientação e auxí-

lio sobre a regularização jurídica e fiscal, orientação na elaboração de projetos destinados à captação de recursos, além de fortalecer a participação social.

Também foi aprovada a resolução de Gustavo Prandini (PTB) para que a Associação Cultural Marujos de João Monlevade receba o título de Honra ao Mérito. A associação, conhecida como Guarda de Marujos de Nossa Senhora do Rosário, foi criada em 11 de

outubro de 1951, com apenas 6 integrantes, sob a liderança do Senhor Benedito Sotero de Souza, contando, hoje, com aproximadamente 100 membros. O objetivo de sua criação foi comemorar a Abolição da escravatura.

De acordo com o autor, a homenagem é "em reconhecimento do povo monlevadense pelo belíssimo trabalho realizado pela Associação com a comunidade, promovendo

a oportunidade de interação social, religiosa e desenvolvimento de habilidades culturais ao longo de 70 anos de fundação". As atividades da Associação se constituíram em importante movimento cultural e religioso para a cidade. Em 2010, a Guarda de Marujos conquistou o título de bem cultural imaterial do município, pelo valor histórico que representa para a comunidade.

Mulher Construtora da Democracia entregue no dia 8 de março

Está marcada para o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a entrega da homenagem a três mulheres com o diploma “Mulher Construtora da Democracia”. O evento será realizado no Legislativo monlevadense às 18h. A escolha das mulheres foi feita por uma comissão formada pelo representante da Mesa Diretora, vereador Revetrie Teixeira (MDB), pelo jornalista Erivelton Braz e pela representante do Conselho Municipal dos Direitos

da Mulher Monlevadense, Ana Maria Domingues. Serão homenageadas: Elizabete Oliveira Barros, Helen Cristina da Silva e Júnia Soares Alexandrino. Elizabete é missionária na Comunidade Jesus é o Caminho. Ela realiza um trabalho voluntário servindo alimentação às pessoas em situação de rua, além de assistência com produtos de higiene pessoal. Elizabete já acolheu também, junto com o seu grupo, várias pessoas que precisavam de assistência, se-

jam elas de João Monlevade ou de outros estados. Já Helen realiza um trabalho voluntário, promovendo bazar e outras atividades, revertendo a verba para compra de leite e cestas básicas para famílias carentes do município. Além disso, desde setembro do ano passado, é coordenadora do Projeto Arte Vida, da Cáritas Diocesana. A instituição desenvolve um papel importante no município resgatando e ajudando crianças e adolescentes. A terceira homenageada, Júnia Soares, iniciou sua carreira

de professora no ano de 2015 na UEMG unidade João Monlevade como professora do curso de Engenharia de Minas. De 2016 até 2020 foi coordenadora do curso de Engenharia de Minas e, atualmente, ocupa o cargo de Diretora da Universidade na gestão 2020/2024. Ela participa dos grupos Acimon Mulher e Equidade Racial em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Além disso, participa da organização da Semana do Conhecimento com Ufop e Doctum.

Vistas paralisam projeto que reorganiza Fundo e Conselho de Turismo

Ficará paralisado por mais uma semana na Câmara Municipal de João Monlevade o projeto de lei que reestrutura o Fundo Municipal de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo. Proposto pelo Executivo, o projeto de lei 1.322/22 seria votado na reunião em primeiro turno, mas recebeu um pedido de vistas de Doró da Saúde (PSD). O parlamentar afirmou precisar de esclarecimentos se a proposta cria cargos, se o conselho já existe e se seus membros já foram ouvidos sobre eles.

Na semana passada, o vereador Revetrie Teixeira (MDB) já havia pedido sete dias de prazo para a análise do texto. Ele alegou que buscaria mais esclarecimentos sobre a pauta, e verificaria se o Conselho foi consultado sobre as mudanças, o que foi levantado por Gustavo Prandini (PTB). Na sessão da quarta-feira da semana passada (15), os vereadores de João Monlevade já haviam aprovado em primeiro turno, o substitutivo ao projeto de lei 1.321/22, de iniciativa do

Executivo, que inclui a promoção e incentivo ao turismo como finalidade da Fundação Casa de Cultura. De acordo com a justificativa da matéria, o objetivo é incluir o turismo nas responsabilidades da entidade, captando mais recursos e gerando receitas para o desenvolvimento de projetos que melhorem a infra-estrutura e promovam o turismo municipal. Além disso, conforme a matéria, a Fundação será responsável pela promoção e defesa do patrimônio histórico e artístico da cidade.

O líder do Governo, Belmar Diniz (PT), explicou que a Secretaria Estadual de Cultura foi a pioneira na criação do ICMS Turismo, como forma de incentivar os municípios a criarem circuitos turísticos. Desta forma, as cidades precisariam aprovar uma lei própria criando o departamento para operar, planejar e desenvolver trabalhos para o setor turístico, bem como captar recursos através do ICMS Turismo. O projeto ainda será votado em segundo turno e redação final.

atual Estação Rodoviária. A integração, argumenta a consultoria, torna o sistema mais racional, permitindo maior freqüência de viagens nos trechos mais procurados, sem cobrar pela segunda viagem. Os documentos ainda trazem uma proposta de itinerários e horários das viagens. Serão 31 linhas, mais que as atuais 23, que crescerão por conta da partição de algumas das já existentes.

FROTA E BILHETE ELETRÔNICO

A empresa também estabelece que a frota deve ser de 48 ônibus, com mais quatro de reserva. Nos horários de pico, a lotação deve ser de até cinco usuários de pé por metro quadrado, e dois passageiros nos demais horários. Os ônibus devem ter idade média máxima de cinco anos, e nenhum carro pode rodar depois de dez anos de serviço. Os veículos a rodarem devem ser do tipo midi, com capacidade para ao menos 40 passageiros sentados e de pé, todos emplacados em João Monlevade. Os novos ônibus devem ter elevador para cadeirantes e um “assento adequado para pessoas obesas” e o motorista deve contar com direção assistida (hidráulica ou elétrica). Ao menos 10% dos assentos serão reservados para idosos, deficientes, gestantes ou pessoas com mobilidade reduzida. Será obrigatório que o veículo conte com um mecanismo que impeça a abertura das portas sempre que trafegar com velocidade superior a 5 KM por hora e os carros também deverão contar com um sistema de internet wifi para os usuários. Os documentos também falam sobre a bilhetagem eletrônica, detalhando os tipos de cartão, a recarga, os pontos de venda, a presença de uma página virtual e uma central de atendimento ao usuário. Outras previsões são um sistema de GPS e de monitoramento dos veículos, uma sala de acompanhamento e microcâmeras para controle do uso dos cartões. Para garantir o equilíbrio do contrato, deve ser apontada a fonte de custeio de qualquer nova gratuidade a ser concedida. Será permitida a exploração da publicidade nos ônibus, mas 30% dela deve ser reservada para campanhas educativas e de interesse público.

OPERAÇÃO

Outro documento menciona que a concessionária disponibilizará cursos anuais para seus funcionários, sobre temas como direção defensiva, primeiros socorros, prevenção de acidentes, atendimento ao público, manutenção, gerenciamento de frota, inclusão digital, dependendo da função de cada um. Estão previstas multas entre R$250,00 e R$1.000,00 por infrações que inter firam na qualidade do serviço, havendo a possibilidade de recurso junto à Comissão de Julgamento de Infrações e Penalidades (CIP). Deve ser feito um seguro de responsabilidade civil para prejuízos a usuários e terceiros.

O edital também menciona a instalação da garagem própria, que deverá contar com área de abastecimento, oficina, reparos de pneus, funilaria e pintura, setor de tráfego, almoxarifado, escritórios de administração, sanitário e vestiários. Pode ser usada uma garagem provisória nos primeiros seis meses.

O edital proíbe que a nova concessionária de transporte público sejam pessoas físicas, cooperativas ou consórcios, muito comuns em grandes cidades. Conforme o documento, “a Tarifa Pública a ser estabelecida pela Prefeitura Municipal poderá ser menor que a Tarifa de Remuneração, desde que complementada por custeio, de forma a atingir a Tarifa de Remuneração calculada”.

Também será desclassificada a empresa que propuser uma tarifa de remuneração superior a R$6,49. Na documentação a ser entregue pelas interessadas em participar do processo, deve estar um estudo de viabilidade técnica da concessão.

ESCOLHA POR PONTOS

Para a escolha, haverá um sistema de pontuação, que dará vantagem às concorrentes que tiverem mais veículos por mês de operação e frota mais jovem, puderem assumir o transporte mais rapidamente e realizarem uma visita técnica antes da entrega das propostas. A proposta de preço corresponderá a 40% da nota final da concorrente. O edital estabelece que a empresa deve dar preferência aos profissionais que já trabalham com o transporte coletivo municipal, treinando-os para o melhor atendimento aos passageiros. O edital completa está disponível no site da Prefeitura de João Monlevade.

AVISO DE LICITAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO N° 006/2023

MODALIDADE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 003/2023

O DAE - Departamento Municipal de Águas e Esgotos de João Monlevade – MG, torna público que fará realizar licitação na modalidade Pregão Eletrônico do tipo menor preço por item, nos termos das Leis nº 8.666/93, nº 10.520/02 suas alterações conforme Lei nº 8.883/94 e 9.648/98, e Decreto Municipal nº 123/2020, cujo objeto é aquisição de motocicletas, zero km, para atender as necessidades do DAE. O Edital completo encontra-se à disposição dos interessados na sede do DAE, situado à Rua Duque de Caxias, 192 – Bairro José Elói, no horário de 08:00 às 11:00 horas e de 13:00 às 17:00 horas; pelo e-mail compras@daejoaomonlevade.com.br ou ainda; disponível para download através do site www.daejoaomonlevade.com.br. A entrega das propostas será até as 08:00 horas do dia 10/03/2023, no Protocolo do Setor de Suprimentos João Monlevade, 23 de fevereiro de 2023. José Afonso Martins Diretor DAE

Edital de Convocação Assembleia Geral Ordinária

A Diretoria da Associação São Vicente de Paulo de João Monlevade/MG, convoca todos os seus Associados, para Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 27 de Março de 2023 (Segunda-Feira) às 18:30 horas em primeira convocação, e às 19:00 horas em segunda convocação, no Auditório do Hospital Margarida, sediado à Rua Dr. Geraldo Soares de Sá, s/n°, Vila Tanque, com a seguinte pauta:

- Apresentação do Balanço Patrimonial.

- Apresentação do Relatório da Auditoria Contábil.

João Monlevade, 23 de fevereiro de 2023.

Associação São Vicente de Paulo de João Monlevade – MG

3 24 de fevereiro a 2 de março de 2023 Geral
Arquivo JAN
2724 indd 3 2724.indd 23/02/2023 17 29:37 17:29:37
PROCESSO de escolha da nova concessionária de transporte tem início na próxima segunda-feira

Vacinação contra a Covid concentrada em quatro unidades de Saúde

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de João Monlevade concentra em quatro unidades de saúde, a vacinação contra a Covid-19, para adolescentes a partir de 12 anos e adultos. A medida é válida desde ontem (23).

Conforme a administração, agora, somente as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Novo Cruzeiro, Dr. José Nelson Fagundes, Centro Social Urbano (CSU Loanda) e Policlínica (antigo PA) é que farão as aplicações das doses. A mudança se deve à baixa procura pelas vacinas nos

demais postos de saúde do município.

DOSES DISPONÍVEIS

Com a alteração, os quatro postos de saúde vão aplicar todas as doses disponíveis em João Monlevade: 1ª, 2ª e 3ª doses para adolescentes a partir de 12 anos e adultos; 4ª dose para imunossuprimidos a partir de 12 anos; trabalhadores da Saúde e adultos a partir de 40 anos e a 5ª dose para imunossuprimidos a partir de 12 anos.

Inscrições para o transporte universitário de Monlevade começam na segunda

A Secretaria de Educação de João Monlevade vai abrir, na próxima segunda-feira (27), as inscrições para o Transporte Universitário 2023. São 50 vagas para estudantes matriculados em Itabira e outras 50 para cidades do Vale do Aço, sempre no período noturno,

de segunda a sexta-feira. As vagas são destinadas àqueles que não possuem diploma de curso superior.

O cadastro deve ser feito até a quinta-feira (2), das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h, na Secretaria de Educação, na avenida Getú-

lio Vargas, 4798, 2° andar, no bairro Carneirinhos.

O edital completo e documentos exigidos para o processo podem ser conferidos no site da Prefeitura de João Monlevade, na aba cidadão/processos seletivos e concursos.

BR 262 km 111, saída para Vitória 3852-8866 - cisnemotel.com.br

Comemorarmomentosimportantes énossaespecialidade!

Praticidadenalocaçãodemóveis, vasilhamesedecoraçãoparaaquelafesta inesquecível!

Afinalsempreétempodecelebraravida! Atendimentopresencialeon-line.

João Monlevade, viemos pra ficar

festaspraticas

AvenidaCasteloBranco,277-República-JM www.festaspraticas.com.br-3852-2287

Façapartedonossotime

Vagaparapessoascomdeficiência(PCD)

Osinteressadosdevemenviar ocurrículoparaoemail: rh.curriculo@pignusmontagem.com

oucompareceremasededaempresa naruaPedroBicalho,nº195,bairro NovoHorizonte,JoãoMonlevade-MG

Asvagassãoparaasseguintesáreas: mecânico,soldador,eletricista, encanador,encarregado,auxiliar administrativo,técnicoemsegurança, ajudanteemontadordeandaime.

O Sicredi coopera há mais de 120 anos com pessoas e negócios. Conte conosco para ajudar a desenvolver a região!

Acesse nossas redes sociais e conheça tudo sobre a nossa cooperativa sicrediliberdade

4 24 de fevereiro a 2 de março de 2023 Geral
Arquivo JAN
UBS JOSÉ NÉLSON Fagundes é uma das que irão aplicar doses da vacina
2724 indd 4 2724.indd 23/02/2023 17 29:37 17:29:37

Barões da Pisadinha e Fernando & Sorocaba na cavalgada de São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo divulgou durante o carnaval e em suas redes sociais, parte da programação para a Cavalgada da cidade em 2023.

A festividade, anunciada como a maior da região, acontece entre os dias 13 e 16 de abril, e três atrações já foram divulgadas. Abrindo a festa, na quinta-feira (13), o show fica por conta da dupla Clayton e Romário, que interpreta os sucessos “Água Nos Zói” e “Que Faculdade Cê Faz”. Na sexta-feira, 14 de abril, sobe ao palco a dupla de sertanejo universitário Fernando & Sorocaba, dos sucessos “Bala de Prata”, “Madrid” e “Gaveta”.

Já no dia 15, sábado, será a vez do conjunto de “piseiro” Barões da Pisadinha, com canções como “Esquema Preferido”, “Basta Você me Ligar” e “Já que me Ensinou a Beber”. Também haverá o tradicional concurso de marcha no domingo (16) e shows de artistas locais. A programação completa da festa deve ser anunciada nos próximos dias. A Cavalgada de São Gonçalo é conhecida por sua estrutura, segurança, organização e ótimo clima. A festa acontece no Parque de Exposições Edirlei Moreira Lacerda. Em todos os anos, a festa é gratuita, o que atrai público de várias cidades da região.

BARÕES DA PISADINHA e Fernando & Sorocaba anunciados como atrações do evento em abril

Prefeitura otimiza processo licitatório e valoriza o comércio e produtores locais

alternativa para garantir compras mais baratas e economia. “Quando se compra em grande quantidade, de uma única vez, conseguimos preços mais baixos e qualidade dos produtos e serviços”, afirma.

Acom/PMSGRA

SETOR DE LICITAÇÃO da Prefeitura de São Gonçalo, responsável pelo processo de escolha de fornecedores

Buscando dar mais agilidade aos serviços para a população, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo está trabalhando para otimizar os processos licitatórios com transparência e celeridade.

Dessa forma, a Administração Municipal acredita que otimizando este setor do serviço público, mais benefícios

e melhorias serão proporcionados para São Gonçalo. De acordo com o secretário de Administração, Mateus Benevides, uma forma de simplificar os trabalhos, devido ao número de processos licitatórios no município, é agrupar os produtos e serviços de uso comum de todas as secretarias em um único processo. Essa é uma

Um exemplo é o caso de materiais de escritório, papelaria, materiais de construção, materiais de limpeza, serviços de serralheria, lanches e refeições, entre outros. Conforme a Prefeitura, uma das modalidades utilizadas é o credenciamento, valorizando também o mercado local. “Um caso claro dessa simplificação é a contratação de lanches e refeições para todos os setores da administração, que engloba, desde lanches simples, cafés, refeições, como também para eventos, cerimoniais, lanches para os projetos esportivos e culturais”, garante.

O secretário ainda ressaltou que, além de viabilizar que mais empresas participem do fornecimento de produtos e serviços, valoriza principalmente o comércio e produtores locais.

Somos vizinhos, conterrâneos e profissionais de saúde. Uma rede de pessoas que vive o dia a dia das nossas cidades e se dedica para levar cuidado, tranquilidade e qualidade de vida a cada canto do Brasil Cooperamos para uma vida melhor.

Reprodução

Profissionais da Saúde recebem treinamento em Reanimação Cardiopulmonar Pediátrica

Equipes de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo, compostas por técnicos, enfermeiros e médicos que atuam no Pronto Atendimento e nas Unidades de Saúde do município, participaram de um treinamento com o tema “Reanimação Cardiopulmonar na Pediatria”.

A capacitação, na última semana, contou com aulas teóricas e práticas. Segundo a administração, a atividade buscou alinhar os profissionais quanto ao reconhecimento precoce do paciente pediátrico potencialmente grave. O objetivo é melhorar o atendimento à população.

Daniel Cota/ Acom PMSGRA

ATIVIDADE foi ministrada pelo médico Gabriel Rodrigues de Carvalho, diretor técnico do Pronto Atendimento de São Gonçalo

Na ocasião, foi enfatizada a sistematização do atendimento, além de discutir o que há de novo nas diretrizes de atendimento a esses pacientes. O treinamento foi ministrado pelo médico Gabriel Rodrigues de Carvalho, diretor técnico do Pronto Atendimento de São Gonçalo.

Ele ressaltou a necessidade e oportunidade de treinar para que, diante de uma necessidade imediata, ofertar a melhor assistência à população, em especial às crianças.

35231-4

unimed.coop.br/joaomonlevade

5 24 de fevereiro a 2 de março de 2023 Região Aqui tem Unimed. Aqui tem gente. Aqui
tem vida. O maior sistema cooperativo de médicos do mundo está aqui.
2724 indd 5 2724.indd 23/02/2023 17 29:42 17:29:42

Acidente mata três pessoas da mesma família de Rio Piracicaba

Avó, mãe e filho de uma família de Rio Piracicaba faleceram em um grave acidente ocorrido na manhã de quarta-feira (22) em Carlos Chagas, no Vale do Mucuri (MG). Segundo a polícia, uma caminhonete Fiat Strada com placas de Ipatinga chocou-se de frente contra um Nissan Sentra emplacado em Governador Valadares. O acidente aconteceu no quilômetro 52 da MGC-418 (a conhecida Rodovia do Boi), entre a cidade e a localidade de Mayrink. Na Fiat Strada, faleceram os piracicabenses Terezinha

Aparecida Lima, 57, sua filha Priscila Cíntia Miguel, 35, e o filho de Priscila, Luiz Otávio Miguel, de apenas 11 anos. O menino chegou a ser hospitalizado, mas faleceu no início da noite. No Nissan Sentra, faleceu Maria de Lourdes Andrade Aguiar, 59.

Também se envolveram na colisão o motorista da Fiat Strada, de 41 anos, e outros três passageiros do Nissan Sentra, de 3, 30 e 31 anos que não tiveram os nomes divulgados. O Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local e socorreram os feridos, encaminhando-os para o Hospital Renato Azeredo, em Nanuque.

A Perícia Técnica da Polícia Civil esteve no local para os trabalhos e os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Nanuque. A princípio, a hipótese investigada é de que o motorista da caminhonete tenha perdido o controle em uma curva e invadido a contramão, atingindo o outro carro. A MGC-418 é considerada ruim, com muitos buracos, sem acostamento ou faixas adicionais em vários tre-

chos. Até o fechamento desta edição, não havia informações sobre o velório das vítimas. Os corpos saíram de Nanuque ontem à tarde, com sepultamento previsto para Bicas.

Conforme o jornal Diário do Aço, o Sentra era dirigido por Wander de Aguiar dos Santos, de 58 anos. No carro estavam a esposa dele, a vítima fatal Maria de Lourdes Andrade Aguiar, a filha Jessica Andrade Aguiar Malta, de 31 anos, o genro Cristiano Fernandes Malta, de 30, e a neta do casal, Maria Eduarda, de apenas 3 anos de idade. Já a Strada era dirigida por Fabrício Rodrigues dos Reis, de 41 anos, que se encontra hospitalizado.

Ele é padrasto do menino Luiz Otávio, genro de Terezinha Aparecida Lima e marido de Priscila Cintia Miguel.

(Com informações do Diário do Aço e G1).

Rapaz é executado a tiros ao sair de Carnaval em Santa Bárbara

Um homem de 28 anos morreu a tiros na noite de terça-feira (21) em Santa Bárbara. Segundo a Polícia, a vítima estava com a família aproveitando o carnaval, mas sua esposa observou que desafetos os observavam. Quando se aproximavam do automóvel para sair, por volta das 22h55, o jovem foi surpreendido pelo criminoso, que disparou várias vezes em sua direção, fazendo-o cair ao chão. Em seguida, o assassino saiu correndo em direção à praça Leste de Minas e pela rua Raimundo Linhares, na direção do bairro São Vicente. Um possível comparsa tam-

bém foi visto deixando o local a pé pelo mesmo trajeto. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento de Urgência de Santa Bárbara (Sausb) para a Santa Casa Nossa Senhora das Mercês, mas faleceu durante o atendimento. Foram constatadas oito perfurações de balas em seu corpo. A Perícia Técnica da Polícia Civil esteve no local e recolheu um relógio de pulso que provavelmente pertenceria ao atirador.

A polícia já identificou dois homens como sendo o homicida e o seu cúmplice, iniciando as diligências para prendê-los.

Segundo a PM, os dois pos-

Dois são detidos pelo furto de aparelhos de TV

Reprodução

CRIME ocorreu quando a vítima se aproximava de carro para ir embora

suem passagens por crimes como ameaça, homicídio e lesão corporal. A vítima também possuia histórico criminal por roubo, ameaça, lesão

corporal, tráfico de drogas, entre outros ilícitos segundo os policiais. Até o fechamento desta edição, os suspeitos não haviam sido presos.

Defesa Civil de São Gonçalo recebe barco

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo adquiriu mais uma ferramenta para auxiliar os trabalhos das equipes da Defesa Civil municipal.

Um bote in flável, equipado com motor de popa e carreta para transporte, foi entregue ao órgão nesta semana. “Esse equipamento será utilizado em ocorrências, como inundações e auxílio a quem precisa”, informa a Prefeitura. Recentemente, a administração já havia adquirido uma caminhonete para a Defesa Civil. Com esse investimento na estrutura, o objetivo é deixar o órgão preparado para atender a população em situações de risco e calamidade. Para o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, esta é mais uma ação de responsabilidade e compromisso do município com o cidadão. “Precisamos agir

BOTE FOI ENTREGUE para a Defesa Civil do município de forma estruturada e inteligente para garantir um bom atendimento a nossa população”, reforçou. Com as novas ferramentas, a Defesa Civil do municí-

pio dispõe de quatro viaturas: duas caminhonetes, uma pickup e um veículo leve para vistorias. No cotidiano, são oito agentes que atuam em todas as regiões da cidade. A

Prefeitura também tem investido na capacitação dos profissionais. No último fim de semana, a coordenação da DC participou de formação para aprimorar a atuação da equipe.

Criminoso foge, mas deixa cair mochila com crack e muita cocaína

A Polícia Militar obteve uma considerável apreensão de cocaína na manhã do último sábado (18) em Barão de Cocais. Por volta das 11h, agentes faziam um patrulhamento, quando notaram dois homens já conhecidos do

meio policial. Ao notarem a presença da polícia, os dois fugiram correndo em sentidos diferentes.

Um deles invadiu várias casas, e numa delas, deixou cair uma mochila. Ele entrou numa mata fechada e conseguiu escapar.

Na mochila, havia 77 pinos de cocaína, uma porção grande de crack e oito cartuchos calibre .380, que foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.

A hipótese principal é de que as drogas seriam vendidas

durante o Carnaval. A polícia mantém as buscas para prender os criminosos, e pede que qualquer informação relevante seja enviada pelos telefones 190 e 181, no qual o informante não precisa se identificar.

Divulgação/PMMG

TELEVISORES foram descobertos depois de arrombamento de galpão de empresa

Um adulto de 21 anos foi preso e um adolescente de 15 anos foi apreendido por furto na terça-feira (21) em Barão de Cocais. Por volta das 22 horas, a Polícia Militar foi acionada, pois dois ladrões teriam levado o televisor do galpão de uma empresa. Chegando ao local, os policiais encontraram o portão arrombado, e após uma varredura, encontraram uma caixa amplificadora de som e dois apa-

relhos de TV em um matagal. Durante as diligências, foi preso um suspeito, que confessou participação no furto e indicou onde estariam os demais produtos levados. Ele ainda indicou aquele que seria o seu comparsa, que também foi detido. Ao fim, foram encontrados sete televisores, e a dupla foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil.

Dupla rouba carro, causa acidente e atira na polícia

Divulgação/ PMMG

DUSTER foi roubado em São Gonçalo do Rio Abaixo e perseguido até bater em Itabira

Uma perseguição a criminosos terminou em um acidente e tiroteio na tarde do último sábado (18) entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Itabira. Segundo a Polícia, por volta das 17h40, os militares foram acionados na altura do quilômetro 382 da BR-381, próximo à entrada para São Gonçalo do Rio Abaixo, pois ladrões armados haviam levado uma Renault Duster. Imediatamente, a corporação montou o cerco e bloqueio para encontrar o automóvel e os bandidos, o que aconteceu na MG-434, que liga a BR-381 a Itabira. Os policiais reportaram que o Renault Duster seguia em alta velocidade em direção à cidade, mas bateu na altura do bairro Conceição. Para não colidir contra o veículo roubado, os policiais do

Grupamento Tático Rodoviário acabaram chocando-se contra uma árvore do canteiro central. Os fugitivos saíram do Duster e passaram a atirar contra os policiais, que revidaram. Em seguida, os bandidos fugiram para uma mata, sendo alvos de um intenso cerco dos militares.

Um rapaz, de 24 anos, foi preso, confessando que deixou na estrada uma pistola falsa, que foi encontrada e apreendida. Os agentes ainda recolheram um telefone celular, uma blusa usada no crime e o Renault Duster. Continuam as diligências para capturar o outro bandido. A polícia pede que qualquer informação consistente seja informada pelos telefones 190 e 181, no qual não é necessário se identificar.

7 24 de fevereiro a 2 de março de 2023 Polícia
Reprodução VÍTIMAS fatais na batida eram avó, filha e neto
Fernanda Assis/Acom/PSGRA
2724 indd 7 2724.indd 23/02/2023 17 29:53 17:29:53

Blocos e bandas animaram os cinco dias do Gonçalo Folia

Os cinco dias do Gonçalo Folia promovido pela Prefeitura foi sucesso de público e superou as expectativas. Marchinhas, funk, samba, pagode e até o sertanejo adaptado ao ritmo de folia fizeram parte do repertório dos blocos que envolveram a todos com muita animação. A noite de sexta (17), abertura do evento, foi marcada com a alegria do bloco Nois Trupica Mas Não Cai que deu um show de longevidade com os membros da Abevit, levando uma mini escola de samba para a Praça Central. Também o Makako Loko e Unidos das Tchelas integraram a festa com muita vibração. O DJ Lazz abriu as atividades no palco, seguido da Banda Phasis que fez todos dançarem com repertório variado. A dupla Ralan e

Rafael entrou no clima da festa e empolgou os presentes. DJ Lazz encerrou a noite. No sábado (18), foi a vez dos blocos Tacos de Fora, Os Abduzidos, Ostentação e Bom Sucesso Folia. Com bateria ou som mecânico, os foliões garantiram uma noite de muita energia positiva. Os shows foram de DJ PG e da banda paulista Vitamina com Cevada que lançou música inédita no palco são-gonçalense. A prata da casa Lipe Souza foi outra atração que não deixou o público parado.

A tarde de domingo (19) teve matinê para as crianças com desfile do bloco Algodão Doce. Na concentração, a meninada pôde aproveitar as brincadeiras, show infantil, brinquedos in fláveis regados a pipoca e algodão doce. E a noi-

te, os foliões dos blocos Bom Pacas, Os Comeias e Swingaço descontraíram o público. DJ Laaz, Banda Santa Cecília, Banda Pop Show e Pedro e Alexandre romperam a noite de festa.

Na segunda-feira (20), os blocos Segunda Sem Lei e Zueirada Com Batucada fizeram o público entrar no clima carnavalesco. Os DJs PG e Laaz se apresentaram em dobradinha no palco e a banda Expresso e Companhia deu um show de energia. Encerrando a festa, no último dia de evento, na terça-feira (21), o bloco Capivaras abriram o carnaval às 16h30, todos os blocos que participaram da festa receberam certificados. As atrações musicais foram a Banda Santa Cecília, DJ Craw e a Banda San Remo que fecharam a folia são-gonçalense.

8 24 de fevereiro a 2 de março de 2023 Geral AvenidaGentilBicalho,nº587 3ºandar-salas302/303 NOVO ENDEREÇO (31)97180-1113 /fisiosaudemonlevade /fisiosaude www.osasgcontabilidade.com.br MATRIZ|ruaCerâmica,17,Carneirinhos,Monlevade-3851-2349 FILIAL|ruaAugustoPessoa,137,Sl101,Centro,SãoGonçalo-3833-5255
Fotos: Acom/PSGRA GRANDE público prestigiou os cinco dias de Carnaval APRESENTAÇÕES de blocos integraram a festa BLOCOS receberam certificado de participação no evento
2724 indd 8 2724.indd 23/02/2023 17 29:54 17:29:54
BANDA Phasis foi a atração do primeiro dia
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.