Edição 2721

Page 1

Acesse nosso asite

FUNDADOR: MÁRCIO PASSOS - DESDE 1984 3 a 9 de fevereiro de 2023

Ano 40 - Edição 2721- R$1,00

Laércio vai a Brasília em busca de recursos

PREFEITO ESPERA BENEFÍCIOS COM GOVERNO LULA E TEM AGENDA COM MINISTRO E LIDERANÇAS

O prefeito de João

Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), cumpre agenda em Brasília. Ele viajou a convite do deputado

Leonardo Monteiro (PT)

e teve agenda com lideranças em busca de recursos, sobretudo para as obras necessárias em virtude das fortes chuvas. Otimista com o

terceiro mandato do presidente Lula (PT), o prefeito a fi rmou não ter dúvidas de que isso trará benefícios para a cidade. Página 3

TITO TORRES TOMA POSSE PARA O TERCEIRO MANDATO

O deputado estadual Tito Torres (PSD) tomou posse no último dia 1º em seu terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas. Ao A Notícia, ele destacou a importância de representar os municípios da região e garantiu que vai trabalhar para melhorar a vida das pessoas. O parlamentar monlevadense foi o mais votado no município e o décimo no Estado. Veja na página 3

MONLEVADENSE É PRESO EM

PÁGINA 9

Aqui tem gente.

Aqui tem vida.

Aqui tem Unimed.

O maior sistema cooperativo de médicos do mundo está aqui.

Somos vizinhos, conterrâneos e profissionais de saúde. Uma rede de pessoas que vive o dia a dia das nossas cidades e se dedica para levar cuidado, tranquilidade e qualidade de vida a cada canto do Brasil. Cooperamos para uma vida melhor.

unimed.coop.br/joaomonlevade 35231-4
UBERLÂNDIA SUSPEITO DE ESTUPRO
Divulgação LAÉRCIO se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, deputado Leonardo Monteiro, entre outros, acompanhado do chefe de gabinete Geraldo Giovani
2721 indd 1 2721.indd 02/02/2023 17 39:32 17:39:32
Divulgação

Plano Diretor é o futuro

João Monlevade realiza a revisão do seu Plano Diretor, mas você sabe o que ele significa e qual a importância desse instrumento? Trata-se de uma lei que define os rumos do desenvolvimento do município, abordando temas fundamentais: ordenação do uso e a ocupação do solo, seu parcelamento, o disciplinamento das edificações, bem como as medidas de atendimento das necessidades de saúde e saneamento, meio ambiente, habitação, transporte urbano e mobilidade, entre outros temas.

É esse plano que define questões cotidianas da vida nas cidades: o tempo que gastamos para nos deslocar, a saúde pública, a segurança, a qualidade de vida e a capacidade de prevenção de eventos climáticos extremos, como enchentes e desabamentos.

Como Lei Municipal e seguindo as diretrizes do Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001), deve ser revisado a cada 10 anos. Dessa forma, em 2023, o Plano Diretor de João Monlevade está em processo de revisão. Assim, a participação popular é muito impor-

(*) MARCOS MARTINO

tante para que a cidade seja cada vez melhor, bem-organizada e desenvolvida. Após oficinas temáticas, começam na próxima semana, reuniões regionais para que a comunidade participe de forma efetiva, sugerindo melhorias, mudanças e avaliando as condições de determinada região da cidade. Os encontros são públicos e abertos a todos os cidadãos e todas as cidadãs.

É importante frisar que, mais do que uma Lei, o Plano Diretor é um compromisso entre a sociedade e os governos, tanto o atual, quanto aqueles que virão até 2030. O momento de pensar a cidade que temos e a cidade que queremos é agora. Participe das discussões em sua regional e colabore para João Monlevade melhorar em vários aspectos e se desenvolver de forma sistematizada. Faça valer a sua cidadania porque o Plano Diretor é o futuro do município. Para garantirmos a manutenção desse pacto ao longo da década, é fundamental que todos façam parte de sua construção.

Viva João Bosco Pascoal

Os iluministas têm o dom de lançar luzes sobre as trevas e conduzir a humanidade a alguns passos à frente. Jean de Monlevad foi um exemplo de iluminista. Sua "luz" foi tão forte, que brilha até hoje e Iluminou o futuro, que é o nosso presente. Eu ousaria dizer que outro iluminista que pisou nessa cidade foi João Bosco Pascoal. Esse setelagoano de nascimento, colocou João Monlevade no mapa dos grandes eventos nacionais. Durante o tempo em que trabalhou com produção, os maiores artistas do país se apresentavam na cidade. Depois que ele se foi, nunca mais Monlevade foi a mesma em termos de eventos artísticos (hoje em dia, a cidade se destaca quando tem acidentes na 381, com vítimas no Hospital Margarida ou nas vergonhosas enchentes anuais).

João Bosco atuou em diversas áreas. Foi locutor e apresentador como poucos, mestre de cerimônias da melhor qualidade, vereador, um sujeito admirado em toda a região. Acho que o termo embaixador de João Monlevade seria até o mais apropriado. Lembro-me dele no extinto programa Discotape, do saudoso Dirceu Pereira.

Ele participava como jurado e divulgava João Monlevade e suas coisas, sempre com muita elegância. Era querido da mídia, comunicativo e ótimo gestor cultural. Foram diversos eventos inesquecíveis durante o tempo em que ele atuou. Em Monlevade havia a Expomon, que não deveria ter acabado nunca... Afinal, trata-se de uma cidade eminentemente industrial e urbana. Uma terra de progresso e inventividade.

Para quem não sabe ou esqueceu, a Expomon era uma vitrine para mostrar o que era feito na cidade e pra trazer as novidades do mundo para João Monlevade (muito mais pertinente que os eventos agropecuários. Afinal, Monlevade quase não tem área rural).

Foi marcante o Festival de Música que ele fazia em Monlevade.

Como era empresário do Roberto Carlos em Minas, aproveitou sua

amizade com o rei e fez em 1974, o FESTIAÇO, um festival de música inesquecível, que teve ninguém menos que a estupenda Vera Fischer apresentando, Erlon Chaves e Elke Maravilha no juri e shows de Jair Rodrigues e do próprio Roberto Carlos. Foi um evento marcante que inspirou festivais em toda a região, inclusive o de Alvinópolis. Aliás, em Alvinópolis, João Bosco também foi apresentador de festivais e era muito respeitado, assim como em outras cidades do Médio Piracicaba.

Depois que arrendou o campo do Flamengo, trouxe uma série de grandes e inesquecíveis shows para a cidade. Já me disseram que depois que ele se foi, a cidade nunca mais foi a mesma. Perdeu a alegria. Quando um iluminista se vai, fica um vácuo de luz difícil de ser preenchido.

Acho fundamental divulgar o trabalho de figuras tão notórias que marcaram época e nos mostram que podemos ir além. Que saibamos, assim como os orientais, reverenciar nossos ancestrais e honrar seus feitos. Sou muito grato ao João Bosco e a outras figuras, pois de forma indireta, foi responsável por eu compor letras de músicas e escrever textos.

Sem dúvida, se ele não tivesse semeado os festivais, talvez eu não tivesse desenvolvido o dom da escrita e tivesse me tornado um funcionário em uma função utilitária qualquer. Não que seja desonroso, mas eu não desenvolveria as minhas aptidões artísticas. Por isso, sejamos também iluministas. Que ousemos fazer melhor, com coragem e autoestima lá em cima. Acendamos nossas estrelas para iluminar os caminhos. E precisamos homenagear e reverenciar as memórias dos grandes heróis. Viva os iluministas. Viva João Bosco Pascoal.

(*) MARCOS MARTINO é alvinopolense, compositor e ativista cultural

Caros vereadores (ou a memória das ruas)

(*) ERIVELTON BRAZ

Caros vereadores de João Monlevade: nossa cidade tem muitas ruas que poderiam muito bem trocar de nomes. Pensem. É melhor exaltar a memória de personalidades que muito fizeram e contribuíram para o município, do que rememorar, por exemplo, ex-presidentes golpistas, e apoiadores do período das trevas da Ditadura Militar.

A cidade tem um bairro inteiro, o República, cujas ruas homenageiam alguns desses. Outro dia, caminhando pela movimentada avenida Castelo Branco, pensei que a alegria dos bares e restaurantes, a movimentação e a vivacidade saudável das academias, o clima de crianças brincando de bicicleta com seus pais, nada têm a ver com o carrancudo militar, o primeiro presidente da ditadura e um dos principais articuladores do Golpe de 1964.

Em oposição, seria bem melhor que a popularmente conhecida CB, fosse rebatizada de avenida Leonardo Diniz Dias. O saudoso ex-prefeito, democrata e líder sindical inconteste, além de tudo, era morador do bairro e um dos defensores e entusiastas da criação do antigo “Pedregal”. Um reconhecimento à grandeza de quem ajudou Monlevade.

No mesmo bairro, a rua Eurico Gaspar Dutra, traz a exaltação ao ex-presidente que perseguiu movimentos trabalhistas e comunistas no Brasil. Sem falar, que esteve inteiramente alinhado aos interesses norte-americanos na Guerra Fria. Tanto que ele rompeu relações diplomáticas com a antiga União Soviética e minou sindicatos. Nada a ver com uma cidade que é berço da siderurgia e do sindicalismo nacional... Seria bem melhor se chamasse rua Neide Roberto, grande cantora que elevou o nome de João Monlevade para todo o Brasil e fez história com sua voz e estilo de cantar tão peculiar. Em vez de Hermes da Fonseca, outro presidente militar, porque não homenagear o ex-prefeito Lúcio Flávio de Souza Mesquita, o saudoso médico Doutor Lúcio? Em vez de Rua Delfim Moreira, por que não Rua Doutora Deia, grande responsável para que o Hospital

Margarida se tornasse o que é hoje e uma das referências em saúde de nossa cidade?

E não se trata apenas de ruas e avenidas de bairros. Imagine, que bela homenagem seria se os nobres vereadores aprovassem a troca do nome da avenida Getúlio Vargas, para avenida Germin Loureiro? O Bio, como era chamado, morou ali, próximo à Igreja Nossa Senhora da Conceição, foi prefeito por três mandatos e um dos emancipadores do município. Precisa mais justificativa?

Em vez de rua Floresta, um nome genérico, porque não Rua José de Brito, um dos maiores nomes que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Monlevade? Visionário e atento às artes e à cultura ele foi um dos pilares para o fortalecimento da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços, a Acimon, que fica na referida rua. Justa homenagem. Em vez de rua Joana Darc, porque não chama-la de rua José Quirino, ex-morador ilustre, que faleceu recentemente? Uma lembrança de quem fez história no sindicalismo local e que deixou um legado de luta e defesa dos trabalhadores.

Monlevade tem nomes melhores do que os de personagens nacionais com pouca ou nenhuma relevância, sobretudo para a nossa cidade. A ideia é valorizar a nossa memória e deixar viva a lembrança daqueles que tanto fizeram pelo município. Além do nome, defendo que a identificação também esteja em placa: “Rua Clara

Sofia de Souza Coutinho – Esposa de Jean Antoine Félix Desande de Monlevade e sobrinha do Barão de Catas Altas”.

Senhores vereadores, a história de um lugar pertence a seu povo que, muitas vezes, não conhece seu passado ou os grandes nomes da história de suas cidades. Por isso, não entende a importância de reverenciar essa memória. Só assim, e por essa relevância, podemos reconhecer a nossa identidade e termos o orgulho de pertencermos a essa comunidade.

(*) ERIVELTON BRAZ é editor do A Notícia e fundador da Rotha Assessoria em Comunicação

Dores das almas

(*) ELIAS LOURENÇO

Aprendi que falar de dores e tentar desvendar misterios, é tentar encontrar culpados e se culpar por não os encontrar! É descobrir que ainda nos falta a coragem necessária para assumir que a maioria das nossas dores advêm dos nossos próprios erros. O que importa conseguir perdoar as pessoas que nos magoaram, nos traíram, nos ultrajaram, pior, nos abandonaram num momento de vida ou morte, se não conseguimos perdoar a nós mesmos.

É como alimentar as dores dia após dia dentro do peito. É como contemplar a beleza dos ypes de cores diversas retumbando em nossas írises e não as perceber.

Ao conversar com Deus, num quarto escuro, de joelhos, humilhamo-nos diante dele! O perdão vem do alto. É assim que nos sentimos irremediavelmente perdoados.

Todos os que amavam, se afastaram, mas tu leitor (que tomo a liberdade de chamá-lo de amigo) foi se afastando deles com atitudes e comportamentos intragáveis. Sem perceber, ao ligar para um ente querido você passou a ouvir mensagens computadorizadas: “esse número se encontra indisponível ou fora da área de cobertura”. Neste momento, você percebe que ouviu o mesmo no ano passado.

Transporte

Será no fim deste mês, a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em prestar os serviços do transporte público em João Monlevade. O prazo da concessão é de 15 (quinze) anos, podendo ser prorrogado por igual período. Pelos primeiros 15 anos, o contrato será no valor de R$444.972.002,54 (quatrocentos e quarenta e quatro milhões, novecentos e setenta e dois mil, dois reais e cinquenta e quatro centavos). Vence a empresa que apresentar o menor valor na tarifa a ser cobrada.

Consultoria

Para o edital, a Prefeitura contratou empresa de consultoria Cidade Viva, que realizou várias análises e avaliações referentes a diversos itens. Entre eles, cobrança de tarifas, qualidade nos serviços prestados, rotas, frota, horários, itinerários, localização e caracterização dos pontos de parada, número de passageiros transportados, viagens realizadas diariamente, pesquisa de opinião pública, identidade visual, novas tecnologias, transporte escolar, gratuidades, descontos, entre outros. O valor investido na consultoria foi R$200 mil.

Mudanças

O objetivo do Executivo com a consultoria é realizar mudanças e adequações com o intuito de aprimorar o serviço de transporte público em João Monlevade. Até porque, sem as mudanças necessárias, pouca ou nenhuma diferença vai haver na prestação do serviço de transporte público na cidade. As expectativas estão em alta para saber quem será a vencedora do certame e, principalmente, quais melhorias os usuários do serviço de transporte público poderão esperar.

Tito

Único deputado estadual do Médio Piracicaba eleito, Tito Torres (PSD) tomou posse para o seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Bem articulado com vários grupos políticos, Tito será importante para o governo Laércio Ribeiro (PT) avançar e melhorar o relacionamento com o governador Romeu Zema (Novo). Isso porque Zema é opositor de Lula, do mesmo partido do prefeito de Monlevade. Tito será uma ponte importante para minimizar ruídos e más-vontades políticas, beneficiando o município.

Diálogo

Tanto Tito quanto Laércio já falaram que as questões partidárias ficam para as eleições e que nos governos, o relacionamento precisa ser de diálogo sempre aberto. Isso é bom para João Monlevade e região.

Adriano

Embora não seja necessariamente da região, o ex-prefeito de Rio Casca e agora deputado estadual Adriano Alvarenga (PP), eleito em primeiro mandato, também pode ser um bom parceiro paras as cidades do Médio Piracicaba. Ele tem bom trânsito com o prefeito de São José do Goiabal, Beto Gariff (PSB), e foi bem votado em Monlevade com 2.554 votos.

Em Brasília

A ida do prefeito Laércio a Brasília estreita os laço entre o município e o governo federal. É uma oportunidade de João Monlevade voltar ao mapa do Brasil, com seu protagonismo político e apoio para diversas realizações.

Apoio

Em seu discurso na inauguração do Cras, o vice-prefeito Fabrício Lopes também reconheceu a importância do governo Lula para o município. Ele afirmou crer em boas parcerias do município com o governo federal para conseguir benefícios para ações locais.

Golpe

Fontes do A Notícia informaram que havia monlevadenses pedindo golpe na frente do quartel em Belo Horizonte. Por um triz, eles não foram para Brasília participar dos atos de vandalismo na capital federal. Se não forem presos por incitarem contra as instituições democráticas, é capaz de se candidatarem em 2024. É bom ficar de olho...

Carta à redação

“A matéria que foi publicada no jornal em sua última edição, sobre a rifa que promovi, gerou comentários e pelo menos 20 aquisições dos números (comprovados) e ainda serviu de alerta para os pré-diabéticos, diabéticos e comunidade em geral. Parabéns à equipe do Jornal A Notícia, em especial, ao editor, Erivelton Braz”. Clésio Gonçalves, ex-vereador e ex-presidente da Câmara de João Monlevade.

E assim, cada vez mais só e tristes, nossa vida se reflete na barba por fazer, no corte de cabelos, nos olhos vazios, nas roupas reviradas dentro do guarda-roupas. Chegamos até a pensar que não vale a pena viver. Tudo mudou. Os almoços em família, os exercícios nos parques públicos, os aniversários que eram comemorados...

De repente, levamos as mãos ao bolso, com o coração apertado: teclamos o número da mãe! Esse número se encontra indisponível ou fora da área de cobertura e à medida que vamos teclando para os contatos dos irmãos e amigos, ouvimos a mesma mensagem... O tempo passou e nós não temos mais aquelas pessoas que um dia tanto amamos. Nós as perdemos por pura vaidade. E a vida continua, mas as dores ficam nas almas. Apesar de não querer falar mais delas, todos as sentimos. Afinal, somos humanos.

Por isso, ao dobrar a esquina num dia qualquer, abro um largo sorriso e saio distribuindo cumprimentos, descartando as expectativas de tê-los de volta na mesma intensidade. Aí reflito: quando me deparo com pessoas carrancudas e cabisbaixas, alheias a um simples “bom dia”, talvez elas ainda não tenham perdoado a si mesmas. Sigo em frente com minhas dores, mas distribuindo sorrisos sempre!

(*) ELIAS LOURENÇO é monlevadense e funcionário público

A avenida Rodrigues Alves, no bairro República, tornou-se um dos principais corredores de trânsito de João Monlevade, principalmente, com a abertura de sua extensão até a avenida Alberto Lima. No entanto, um pequeno trecho sofre há meses sem calçamento, depois de reparos em uma canalização. Os paralelepípedos até estão bem ao lado, mas o trecho segue em terra, espalhando poeira e com ondulações no caminho do motorista que segue para a região central. Mo-

radores reclamam das condições da via, nessa situação desde o ano passado.

Procurada, a Prefeitura de João Monlevade informou que “a Empreiteira Minas Brasil irá executar os reparos. A Secretaria de Obras já emitiu a Ordem de Serviço e aguarda que a empresa inicie os trabalhos. Como no local passa um canal, será preciso abrir o lugar que cedeu para posteriormente detectar o problema e as possíveis soluções”.

2 3 a 9 de fevereiro de 2023 base? Opinião
EDITORIAL COXIA Diretora Geral: Maria Cecília A. Passos Registro profissional: MG07860JP
Erivelton Braz Diagramação e Arte: Julieta Bittencourt Assistente: João Vítor Simão Recepção: Juliana Gomes Impressão: Editora Gráfica Nina - Guilherme Bessa Publicado desde 1984 - Propriedade da empresa A Notícia Regional Ltda. Av. Rodrigues Alves, nº 78, República, João Monlevade/MG Circulação: João Monlevade e região
Editor:
* Charges e textos assinados não retratam necessariamente a opinião do jornal.
2721 indd 2 2721.indd 02/02/2023 17 39:41 17:39:41
TemParticipe desta coluna mandando sua foto para o e-mail redacao@anoticiaregional.com.br ou se preferir faça a denúncia através do telefone (31) 3851-1791. WhatsApp: (31) 99954-1111 João Vitor Simão

Laércio vai a Brasília em busca de recursos para estragos das chuvas

O prefeito Laércio Ribeiro (PT) viajou para compromissos em Brasília ontem (2). Segundo ele, o convite veio do deputado federal Leonardo Monteiro (PT), que conseguiu o encontro com secretários, técnicos, ministro e lideranças políticas. Na agenda, o prefeito de Monlevade se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e com o secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolf, além de técnicos da pasta. O chefe do Executivo monlevadense tratou de recursos para a Defesa Civil da cidade, na reconstrução dos locais atingidos pelas chuvas, entre outras demandas. O deputado Leonardo Monteiro foi empossado no dia 1º para o sexto mandato e é uma liderança do PT no

Congresso Nacional. Além de Laércio, integram a comitiva o chefe de gabinete Geraldo Giovani e outros prefeitos do PT das cidades mineiras de Pavão, Jane Pereira da Rocha; de Bom Jesus do Galho, Aníbal Borges; e de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira.

Essa é a primeira visita de Laércio a Brasília desde a vitória de Lula. Antes da viagem, ele declarou ao A Notícia , que está otimista com o terceiro mandato do presidente. Único chefe do Executivo da região a pertencer ao mesmo partido de Lula, o prefeito de Monlevade disse esperar bom relacionamento com o Governo Federal e a liberação de recursos para a cidade. Principalmente, através de parlamentares e políticos da mesma base. “Não tenho dúvidas

Autor de best seller faz palestra para educadores da rede municipal

nenhuma de que vamos conseguir benefícios para nossa cidade”, a fi rmou.

O vice-prefeito, Fabrício Lopes (Avante), também falou a respeito dos benefícios que Monlevade pode ter com Lula na presidência da República.

“Com o novo governo federal, tenho a certeza de que mais recursos e parcerias importantes virão para João Monlevade”, afirmou Fabrício Lopes.

A relação de Lula com João Monlevade vem desde os anos 1970, com relação estreita com o movimento sindical da cidade. Depois, como candidato à presidência da República, Lula esteve no município algumas vezes.

LAÉRCIO e demais prefeitos se reúnem com ministro, secretário de Defesa Civil e deputado

Tito Torres toma posse em seu terceiro mandato

Reeleito com mais de 96 mil votos para o terceiro mandato, o monlevadense Tito Torres (PSD) tomou posse nesta quarta-feira (1º), como deputado na 20ª legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solenidade de posse dos parlamentares mineiros, realizada no Plenário da Casa, foi acompanhada por autoridades estaduais, prefeitos e presidentes de câmaras municipais. Tito Torres destacou confiança para vencer os desafios nos próximos quatro anos. “É uma alegria representar Minas Gerais. Temos grandes desafios pela frente, mas estou con fiante de que teremos quatro anos muito produtivos. Contem comigo e saibam do meu compromisso de lutar pelos grandes investimentos que Minas precisa”, afirmou.

O deputado frisou também o apoio aos municípios na aprovação de leis e busca de recursos para atender às demandas das cidades. “Du-

rante meus mandatos anteriores procurei atender todas as demandas de nossas cidades, com a destinação de recursos, apresentando projetos de lei, fazendo intermediação e articulação com órgãos públicos e iniciativa privada. Felizmente, tive um saldo positivo neste trabalho e meu objetivo é dar continuidade e ampliar todas essas ações”, disse. Tito também reafirmou o compromisso com as lideranças municipais em prol dos cidadãos. “Vou continuar com um trabalho ativo junto às lideranças procurando atender as demandas específicas de cada cidade e claro, as necessidades dos moradores, para fortalecer nossos municípios”, garantiu.

MAIS VOTADOS EM MONLEVADE

Con fira os 10 deputados estaduais eleitos para essa legislatura mais votados em João Monlevade e suas res-

Divulgação

O escritor Ilan Brenman, autor de mais de 80 livros infantojuvenis, participou na noite de quarta-feira (1), da abertura do ano escolar da rede municipal de ensino de João Monlevade. O encontro, no anfiteatro do Centro Educacional, reuniu gestores da educação, professores da rede municipal, monitores de creche e de alunos com deficiência.

Com o tema: “A importância de contar e ler histórias na era digital”, Ilan Brenman, com pequenos contos do dia a dia, provocou os educadores sobre a necessidade da leitura e dos livros no mundo digital.

“Toda essa relação da palavra e da linguagem na infância é fruto das histórias que escolhemos e contamos. Algo essencial e necessário para os dias de hoje”, destacou, refletindo sobre esse tempo em que todos vivemos apressados, em meio à agitação e ansiedade.

De forma didática, o autor também ensinou à plateia como prender a atenção das crianças e jovens à leitura.

“As crianças do mundo todo sonham. Elas querem os pais sempre por perto, têm ansiedade e precisam de palavras de encorajamento. Os mais novinhos riem de escatologias e têm pesadelos. É por aí que entramos com as histórias. Esse é o caminho”, explicou.

Por fim, Ilan Brenman chamou atenção para a presença do celular nas famílias e com as crianças desde pequenas.

“Os livros criam marcas afetivas e memórias que o celular não criará”, enfatizou o escritor que, parafraseando Rubens Alves, finalizou: “o livro é um brinquedo que nunca gasta”. Após a palestra, o escritor respondeu perguntas dos educadores e autografou exemplares de suas obras.

AVANÇOS

Na abertura da palestra, a secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, destacou os avanços no setor como ampliação no número de vagas na educação infantil e de recursos tecnológicos, reestruturação dos espaços físicos, valorização profissional e a gestão democrática e transparente com a eleição de diretores e vices pela comunidade escolar.

“Melhorar a educação requer esforços intencionais e é preciso assegurar que todos os estudantes se sintam valorizados e respeitados. Precisamos promover alternância de protagonismo entre educadores e alunos em uma relação de interdependência”, frisou a secretária de Educação.

Representando o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), endossou o discurso da secretária de Educação e reafirmou o compromisso da administração municipal em investir na melhoria da educação pública.

“Os avanços na educação são gritantes, os educadores dos anos anteriores sabem como era e como estamos. Um dos avanços é a posse dos diretores e vices. Estamos e vamos melhorar ainda mais. Em breve iremos entregar uma importante creche no bairro José de Alencar com mais de 400 vagas para educação infantil.

Além disso, sabemos que é preciso evoluir, principalmente na questão do piso dos professores. Como gestores do município vamos transformar a educação juntos”, finalizou.

Divulgação

DEPUTADO Tito Torres representa a região na Assembleia pectivas votações na cidade: Tito Torres (PSD): 5.898 votos; Bruno Engler (PL): 3.294 votos; Adriano Alvarenga (PP): 2.554 votos; Macaé Evaristo (PT): 1.342 votos; Beatriz Cerqueira (PT):

1.108 votos; Marquinho Lemos (PT): 1.068 votos; Ana Paula Siqueira (Rede): 792 votos; Leandro Genaro (PSB): 729 votos; Bim da Ambulância (Avante): 551 votos e Alê Portela (PL): 519 votos.

Em Monlevade, ruas e avenidas recebem pintura viária

A pintura viária estratigráfica horizontal foi retomada nos últimos dias pela Prefeitura de João Monlevade. A sinalização estratigráfica traz segurança, orienta os usuários e proporciona uma melhor eficiência nos deslocamentos, além de garantir um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres.

Conforme anunciado pela administração, a sinalização começou no bairro Santa Cruz e avança pelo Areia Preta e Baú. Também já recebeu pintura ruas do Lucília. Área central e a avenida Gentil Bicalho serão as próximas vias sinalizadas. A empresa responsável pelo serviço é a Te-

tra Engenharia.

De acordo com o Setor de Trânsito e Transportes (Settran), o serviço de pintura usa tinta específica, de maior qualidade e aderência, própria para superfícies de trânsito de veículos e pedestres. No pacote de sinalização estão previstas faixas de pedestres, de estacionamento e de retenção, além de placas indicativas. Os locais onde ocorrem os trabalhos estão devidamente sinalizados e os motoristas que transitam pelo trecho devem redobrar a atenção no percurso. Ainda segundo a Prefeitura, o serviço tem sido realizado de forma que cause o menor impacto possível no trânsito. Acom/PMJM

UBS do bairro Recreio passará por reformas

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Obras, dará início na segunda-feira (6), ao reforço estrutural e reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Recreio. A obra está orçada em mais de R$510 mil e será executada pela Weliton Francisco de Souza Construções. Conforme a Prefitura, entre os serviços a serem executados, estão reforço nas fundações, alvenaria, impermeabilização, instalações hidrossanitárias e elétricas, revestimentos de parede e piso, entre outros.

A UBS foi inaugurada há mais de 10 anos, na outra

3 3 a 9 de fevereiro de 2023 Geral
Acom/PMJM ESCRITOR fala da importancia da leitura para crianças
Daniel Cota/Acom/PSGRA A
UBS RECREIO continuará atendendo a população em sede provisória até a conclusão da sede própria gestão do prefeito Nozinho (PDT), possui 338 metros quadrados de área construída e beneficia cerca de 1.500 pessoas do bairro e de comunidades próximas.
AVENIDA Getúlio Vargas, no Areia Preta, recebeu sinalização
2721 indd 3 2721.indd 02/02/2023 17 39:42 17:39:42

Elizete Vidal, do Buffet Barenze, faz curso de gastronomia em Paris

Fundada em Paris em 1895, Le Cordon Bleu é hoje considerada a maior rede de escolas de culinária e hospitalidade do mundo, com 35 institutos em 20 países e 20 mil alunos de mais de 100 nacionalidades treinados todos os anos. Sempre em busca de inovações e tecnologias para surpreender seus clientes, Elizete Vidal teve aulas com chef francês, quando fez o prato Tornedó de Filé Mignon com Cogumelos. Tournedos ou "tornedó" é um bife da parte mais grossa do lombo bovino (filé mignon) envolvido numa fina fatia de toucinho. O nome deriva das palavras francesas tourner (virar) e dos (costas).

Fotos: Divulgação ELIZETE traz para seu buffet o melhor da culinária do Brasil e do mundo

A empresária Elizete Vidal, proprietária do Bu ffet Barenze, esteve durante 14 dias de janeiro em um tour pela Europa. Além de passear e conhecer as belezas de quatro países europeus, Elizete participou de um curso na charmosa Paris, capital da França, onde está localizada a sede da renomada Le Cordon Bleu, que é uma rede internacional de ensino de gestão de hospitalidade e de escolas de culinária que ensinam cozinha francesa.

Elizete participou do curso junto a outros 23 chefes de cozinha de vários países, quando cada um teve a possibilidade de fazer um prato, após conhecerem técnicas desenvolvidas pela Le Cordon Bleu. A proprietária do Bu ffet Barenze era a única brasileira na turma. “Retorno com muito conhecimento, mas tendo a certeza de que estamos no caminho certo. A nossa culinária não deixa a desejar para nenhuma outra”, enfatiza. Além de buscar conhecimentos na Le Cordon Blue, Elizete também acompanhou as novidades na área de doceria, visitando locais referências em doces na Inglaterra, na Bélgica, na Holanda e também na França. “Foi uma experiência muito bacana, um networking que me proporcionou ainda mais segurança para continuarmos oferecendo uma culinária de qualidade e sempre atua-

lizada”, afirmou.

ATUALIZAÇÕES CONSTANTES

Elizete já planeja novos cursos e atualizações. A cozinha mediterrânea será o próximo foco da empresária, em uma experiência que planeja durante viagem à Itália, ainda sem data marcada. “Quero trazer o melhor do Brasil e do mundo para os nossos clientes. Estamos sempre em busca de inovações. Vamos lançar novos pratos, como fazemos todos os anos, e também acompanhar as principais tendências do mercado na área da decoração”,

disse a empresária. Primeiro buffet da região a oferecer opções de ornamentação e estrutura completa para eventos, o Barenze Decorações surpreende a cada festa e contará com novidades já nos próximos meses. “Temos acesso ao showroom das grandes empresas de decoração antes mesmo das feiras que apresentam as novidades. Sendo assim, já adquirimos novos móveis e itens de decoração que chegarão em breve”, afirmou.

MERCADO AQUECIDO

A empresária conta que o mercado de festas e eventos, um dos mais prejudicados durante a pandemia, está agora em

uma fase muito aquecida, com comemorações diversas. Além de João Monlevade e cidades do Médio Piracicaba, o Buffet Barenze atende clientes de outras regiões do estado e também na capital mineira. “Conseguimos atender até quatro eventos por fim de semana com total excelência. Já fizemos mais, devido aos eventos que precisaram ser remarcamos na época da pandemia, mas agora voltamos a trabalhar com a quantidade ideal, salvo raras exceções”, afirmou.

CAPACITAÇÃO

Além de estar atenta às últimas novidades da culinária e da decoração, Elizete também foca na capacitação de sua

equipe. Recentemente, mais de 100 garçons participaram de curso profissionalizante, em parceria com a Acimon.

Toda a equipe é constantemente capacitada e preparada para novos desa fios. “As pessoas que procuram o Bu ffet Barenze acreditam em nosso trabalho, mas temos que atender cada vez melhor e surpreender”, declara Elizete.

O Buffet Barenze possui sede própria, que foi totalmente reestruturada no fim do ano passado. Faça uma visita e peça um orçamento, seja para festas particulares ou empresariais.

O Barenze fica na rua Juventino Caldeira, nº 106, no bairro Santa Bárbara. O telefone de contato é o (31) 3193-0161.

4 3 a 9 de fevereiro de 2023 Informe
BR 262 km 111, saída para Vitória 3852-8866 - cisnemotel.com.br EMPRESÁRIA esteve na sede da renomada Le Cordon Bleu, onde participou de curso junto a outros chefes de cozinha
2721 indd 4 2721.indd 02/02/2023 17 39:43 17:39:43

Novo Cras atenderá a 40 bairros de João Monlevade, diz Prefeitura

Inaugurado nessa segunda-feira (30), o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Central de João Monlevade atenderá aos moradores de 40 bairros na cidade e vai completar a cobertura já realizada pelo Cras Novo Cruzeiro. A informação é da Prefeitura Municipal.

O novo Cras está instalado na rua Armando Batista, nº 153, no bairro Rosário, próximo ao antigo Campo do Flamengo. O atendimento ao público, no local, será de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h. Na solenidade, o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), destacou que o fortalecimento da assistência social estava entre suas promessas de campanha, que guarda “em uma gaveta no seu gabinete”.

Ainda segundo o prefeito, “é com grande satisfação que inauguramos o Cras Central, sem dúvida, um marco para o trabalho social em João Monlevade. Tenho a plena certeza de que irá desenvolver um excelente trabalho, assim como o que já é realizado no Novo Cruzeiro. Parabenizo toda a equipe da Assistência Social por essa iniciativa”, destacou Laércio. Ele também lembrou que o novo Cras receberá demandas de diferentes pastas, como a Educação, o Esporte ou o Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DAE). Ao lado da esposa e presidente do conselho curador da Fundação Crê-Ser, Rosângela Ribeiro, Laércio revelou que deseja que o novo espaço carregue o nome de Marina Eugênia de Souza, a Dona Preta, a primeira empregada doméstica eleita vereadora no Brasil, em João Monlevade, nas eleições de 1988.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Fabrício

Lopes (Avante), afirmou que a atual gestão de João Monlevade aumentou os investimentos em assistência social em detrimento dos cortes do governo federal nos últimos anos. Ele espera que, com o novo governo, a relação e os investimentos melhorem. “Os maiores investimentos realizados na assistência social na história do nosso município foram feitos nos últimos dois anos. Isso demonstra nossa atenção com o setor, que é de extrema relevância e também mostra que estamos no caminho certo. Com o novo governo federal eleito, tenho a certeza de que mais recursos e parcerias importantes virão para João Monlevade”, afirmou. Ainda segundo Fabrício, a Prefeitura negociou com o proprietário para que o imóvel fosse totalmente revitalizado para receber o novo Cras.

A secretária de Assistência Social, Marinete Morais, destacou que a abertura do novo centro fortalece o Sistema Único de Assistência Social (Suas), regulamentado no ano passado

através de lei aprovada na Câmara Municipal. “Fica até difícil de se expressar, de falar. Sem dúvida, é um momento de grande satisfação e emoção para todos nós, da Assistência Social, que sabemos da importância de termos mais uma unidade do Cras em nossa cidade. Sem dúvida, um avanço para a população que necessita dos serviços”, disse Marinete. Ela ainda leu uma mensagem enviada pela assistente social monlevadense Simone Albuquerque, referência na área, que atuou na Prefeitura de João Monlevade e que hoje é servidora no Executivo de Belo Horizonte: “Nada pode ser mais importante para a reconstrução do Suas (Sistema Único de Assistência Social) do que investir na proteção básica. É o Cras o responsável pela oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios que ofertados de forma integrada previnem situações de violência e violação de direitos. É o Cras a referência de proteção pró ativa e preventiva. É o Cras o coração

do Suas! Parabéns pela conquista”, afirmou Simone, que fez parte da equipe de transição do novo governo federal na área de assistência social.

Já o presidente da Câmara Municipal, Fernando Linhares (União Brasil), destacou a parceria entre os poderes em prol de benefícios para a comunidade. Ele parabenizou o governo municipal pela inauguração e se colocou à disposição para a efetividade de parcerias entre Executivo e Legislativo. “Sinto-me muito feliz em estar aqui hoje em um momento tão significativo para os monlevadenses. O governo municipal demonstra, cada vez mais, que está cuidando das pessoas, e isso nos alegra. Posso afirmar que contem comigo e com a Câmara Municipal para desenvolver ações e projetos que beneficiem a população, sempre”, enfatizou.

Na ocasião, foram entregues de forma simbólica cartões do Auxílio-Natalidade para algumas gestantes e mães. O Auxílio-Natalidade é mais um benefício social proveniente das

Patrimônio Histórico e Meio Ambiente encerram ciclo de oficinas temáticas de revisão do Plano Diretor

As oficinas temáticas para revisão do Plano Diretor de João Monlevade terminaram nesta terça-feira (31). Patrimônio Histórico e Meio Ambiente foram os dois últimos assuntos abordados por especialistas.

Na tarde de segunda-feira (30), a gestora pública de Cultura, Patrimônio e Turismo e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, Nadja Lírio Furtado, foi quem abordou o tema Patrimônio –de Jean a João. Com foco nos bens tombados e inventariados do município, ela destacou a relevância da proteção patrimonial e cultural no contexto da revisão do Plano Diretor.

Para ela, os bens públicos devem ser respeitados para a preservação da memória coletiva das cidades. A diretora também frisou sobre a importância das legislações pertinentes à questão. “Temos três meios de preservação do patrimônio: lei orgânica, conselho municipal de patrimônio histórico e inventário dos bens”, explicou.

Nadja apresentou os bens materiais tombados pelo município, os bens imateriais registrados, além dos patrimônios inventariados em João Monlevade. Ela ainda falou da importância do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (CMPC) que é deliberativo e formado por integrantes da sociedade. A entidade é quem define ações de tombamento, avalia a situação dos bens e

direciona os recursos do ICMS

Cultural em João Monlevade para entidades e atividades de preservação. No dia seguinte, a advogada e mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Larissa Santiago, ministrou a oficina com o tema Meio Ambiente. “Meio ambiente não é somente os recursos naturais. São tratativas e discussões que vão impactar todos os outros setores”, apontou a especialista que explicou que o crescimento de uma cidade precisa ser atrelado à busca constante do desenvolvimento do meio ambiente sustentável.

As oficinas foram realizadas ao longo do mês de janeiro e abordaram os temas: “Drenagem Urbana”, “Transporte Público e Mobilidade Urbana”, “Habitação”, “Cidades Inteli-

gentes e Desenvolvimento Sustentável” e encerrando, “Patrimônio Histórico” e “Meio Ambiente”.

REGIONAIS

A próxima fase da revisão do Plano Diretor é a realização de reuniões regionais. A primeira delas está marcada para o dia 9 de fevereiro, às 19h, na Escola Municipal Cônego Higino, no bairro Santa Bárbara. No encontro será apresentado à comunidade o diagnóstico do Plano Diretor e colhidas sugestões e apontamentos sobre o que almejam para o município para os próximos anos. As seguintes serão no dia 14 de fevereiro, às 19h, reunião regional 2, região do bairro Carneirinhos; no dia 9 de março, às 19h, reunião regional 3, região

ações do Cras, que será entregue de forma oficial no mês de fevereiro em evento a ser agendado.

Ao fim da solenidade, Fabrício, Laércio, Marinete e a coordenadora do espaço, Patrícia Martins, gravaram um vídeo agradecendo ao deputado federal reeleito Hercílio Coelho Diniz (MDB) pelo envio de R$300 mil em emendas parlamentares para o novo Cras Central, e convidando-o a destinar mais recursos para a cidade.

CRAS

O Centro de Referência em Assistência Social é voltado para a proteção social básica, com o acompanhamento das famílias, a emissão de documentos civis e o cadastro no CadÚnico, que dá acesso a benefícios sociais como o Bolsa Família, entre outras atividades. O setor também é responsável pela intermediação de benefícios como o auxílio-funeral, o cartão Cesta Cidadã e o cartão auxílio-natalidade para aqueles que façam jus ao direito.

Enquanto o Cras realiza um trabalho mais preventivo, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas)

Vereadores

atua principalmente quando algum direito foi violado. Até a semana passada, João Monlevade possuía apenas um Cras, no bairro Novo Cruzeiro. A coordenadora da nova unidade, Patrícia Martins, explica que até então as demandas dos bairros não atendidos pelo Cras Novo Cruzeiro eram repassadas à Secretaria de Assistência Social, e agora serão direcionadas ao novo espaço.

PRESENÇAS

Durante a solenidade, estiveram presentes ainda os secretários de Saúde, Raquel Drumond; de Administração, Gilberto Barcelos; de Meio Ambiente, Samuel Domingos; de Esportes, Sami r Gomes; o diretor-geral do DAE, José Afonso Martins; a diretora-executiva da Fundação Crê-Ser, Helenita Lopes; o procurador jurídico do município, Hugo Martins; o assessor de Governo, Gentil Bicalho; a assessora de Comunicação, Elisângela Bicalho; o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva; e os vereadores Belmar Diniz (PT) e Leles Pontes (Republicanos).

na próxima quarta-feira

Os vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade retornam às reuniões ordinárias na próxima quarta-feira (8). Conforme previsto no Regimento Interno da Casa, as reuniões ocorrem sempre às quartas-feiras, às 14h. Os parlamentares estão em recesso desde o fim de 2022. O terceiro ano da atual Legislatura começa sob comando do novo presidente, Fernando Linhares (União), eleito no fim de 2022. Ele comanda a Casa Legislativa até o fim de 2024, último ano do mandato dos atuais parlamentares. Além de Linhares, a nova mesa diretora tem os vereadores Gustavo Maciel (Podemos), como vi-

ce-presidente; Pastor Lieberth (União), 1º Secretário e Revetrie Teixeira (MDB), 2º Secretário. A escolha deles ocorreu em chapa única e contou com 14 votos favoráveis e ausência justificada do vereador Vanderlei Miranda (PL).

Segundo a Câmara, neste primeiro semestre, as reuniões vão até o dia 12 de julho. Depois elas retornam no dia 2 de agosto e a última reunião do ano está prevista para o dia 20 de dezembro. As sessões semanais dos vereadores são realizadas no plenário da Câmara e são abertas a toda população. As sessões também são transmitidas pela internet no canal do Youtube da Câmara.

Brigada Florestal e governo municipal assinam termo de cooperação

do bairro Planalto; no dia 16 de março, às 19h, reunião regional 4, região do bairro Cruzeiro Celeste; no dia 23 de março, às 19h, reunião regional 5, região do bairro Loanda e no dia 30 de março, às 19h, reunião regional 6, região do bairro Centro Industrial.

A apresentação final dos dados sugeridos pela população, além da validação das propostas para o Plano Diretor, serão apresentadas no dia 13 de abril, em audiência pública. Para tanto, a participação de toda população é fundamental para a realização dos trabalhos. A contribuição da comunidade também pode ser feita de forma online, em formulário disponível no portal do Plano Diretor. Acesse pelo site www.portais.pmjm.mg.gov.br.

A Brigada Florestal Voluntária e o governo municipal assinaram, na terça-feira (31), um termo de cooperação. Com a medida, a Prefeitura vai poder passar recursos e ajudar o grupo. Segundo a entidade, o projeto de estruturação e fortalecimento da brigada visa à manutenção de sua sede e a aquisição de equipamentos para suas atividades. Durante a assinatura, estiveram presentes o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT); o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Fabrício Lopes (Avante); e o presidente da brigada, Saulo

Divulgação/BFVJM

Amaral. Nesta semana, os volutários da Brigada também receberam a visita de representantes de várias entidades locais, que conheceram melhor o trabalho.

Fundada em 2020, a Brigada Florestal Voluntária de João Monlevade atua principalmente no combate a incêndios florestais na cidade e no Médio Piracicaba. A instituição já atendeu a diversos pedidos para apagar queimadas na região, salvando áreas verdes, propriedades e vidas humanas. A brigada atua ainda em ações de treinamento e educação ambiental com adultos e crianças.

5 3 a 9 de fevereiro de 2023
retomam reuniões
Acom/PMJM EQUIPE da Assistência Social, prefeito, vice-prefeito e vereadores durante inauguração do novo Cras Acom/PMJM Ernane Mota DIRETORA da Fundação Casa de Cultura fala da importância do patrimônio na revisão do plano diretor
Geral 2721 indd 5 2721.indd 02/02/2023 17 39:48 17:39:48
PRESIDENTE da Brigada, Saulo Amaral, junto ao prefeito e ao vice-prefeito de Monlevade

Prefeitura interdita passarela para obras na ETA

Na quarta-feira (1), a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria de Obras interditou a passarela sobre o rio Santa Bárbara que liga o bairro Santa Efigênia ao Centro da cidade.

Segundo a Prefeitura, a interdição, que deverá se estender por 15 dias, é necessária para execução de obra nas redes de água que farão ligação entre a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) que interliga as es-

tações do Una a outros bairros.

Ainda conforme a administração, a obra consiste na construção e melhoramento do sistema de abastecimento de água do município e beneficiará toda a população.

Cantineiras participam de curso de beneficiamento de alimentos

INTERDIÇÃO da passarela deverá se estender por 15 dias

Comitiva da Câmara de São Gonçalo vai a Ipatinga para conhecer sistema de transmissão e ações do CAC

Doze cantineiras das escolas municipais de São Gonçalo do Rio Abaixo participaram, nesta semana, do Curso de Beneficiamento de frutas, verduras e legumes. A capacitação é oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio da Prefeitura Municipal. As atividades são realizadas no Tatersal do Parque de Exposições, pela engenheira de alimentos e instruto-

ra do Senar, Rosana Fiuza. O curso tem como objetivo realizar o processamento mínimo de verduras, frutas e legumes, ensinando o passo a passo para que elas produzam uma merenda escolar com ainda mais qualidade, beneficiando as crianças com mais saúde e praticidade. As participantes aprendem técnicas de cozimento e congelamento das frutas para produzirem

polpas, xaropes e formas de conservação que aumentam a durabilidade dos produtos.

Esse cuidado, aliado às boas práticas sanitárias e de higiene do produto, do manipulador e do local de preparo, vão garantir a qualidade nutricional do alimento que é servido. No curso elas também aprendem noções de associativismo, qualidade e comercialização.

Educação recebe kits escolares para início do ano letivo

Uma comitiva liderada pelo presidente da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo, Diego Ribeiro (PDT), visitou a sede do Legislativo de Ipatinga, na terça-feira (31). O objetivo da visita foi conhecer o sistema de transmissão das reuniões ordinárias, ações do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) e trocar experiências. O grupo foi recebido

pelo presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Ley do Trânsito (PSD), que apresentou todos os procedimentos da Casa e tirou dúvidas. Segundo a Câmara de Sã Gonçalo, o objetivo é ter transmissões de qualidade para o cidadão acompanhar as sessões ordinárias de onde quiser, aumentar os serviços oferecidos pelo CAC e desen-

volver ações de participação popular. “Transparência e participação são prioridades no meu mandato. Melhorar a conexão com o cidadão e garantir acesso às atividades é imprescindível para garantir a participação efetiva dos são-gonçalenses”, afirmou o presidente Diego Ribeiro.

Marco Antônio e Nozinho tomam posse na Amig

Reprodução

KITS escolares serão distribuídos a todos os alunos da rede municipal.

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo recebeu e entregou à Secretaria Municipal de Educação kits escolares para o início do ano letivo.

Na terça-feira (31), a administração entregou 2065 kits

personalizados por fase escolar:

2 e 3 anos, 4 e 5 anos, 1º ao 5º

Ano e 6º ao 9º Ano. “Todos os alunos receberão mochilas, agendas, squeezer, lápis, borracha, cadernos, cola, apontador e outros itens especí ficos

para as idades. Investir na qualidade da educação como um todo é uma das principais propostas da administração são-gonçalense”, informa o governo Nozinho (PDT).

da Amig para o Biênio 2023-2025

Os prefeitos de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), e de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos, Nozinho (PDT), tomaram posse na Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig). O evento foi realizado na terça-feira (31), na sede da entidade, em Belo Horizonte.

Marco Antônio Lage ocupa o cago de diretor de Meio Ambiente, enquanto Nozinho é um

dos integrantes do Conselho Fiscal. Em chapa única, foi reeleito para o biênio 2023/2025, o presidente José Fernando Aparecido de Oliveira (MDB), prefeito de Conceição do Mato Dentro. Além da votação, os presentes também conheceram a agenda prioritária e o plano de metas da associação. Entre outras ações, a Amig tem como missão defender a mineração como uma atividade indutora do desenvolvimento sustentável dos municípios mi-

neradores, principalmente em virtude do caráter finito das reservas minerais. A associação é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira. Fundada em 1989, a entidade tem como objetivo representar as cidades que desenvolvem atividade mineral nos poderes públicos. Na região, Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo estão entre os principais municípios mineradores.

Expedição Piracicaba prepara segunda fase com entrega de resultados

Mais uma vez, ambientalistas, professores, fotógrafos e técnicos vão percorrer o rio Piracicaba, desde a sua nascente, em Mariana, até a foz, em Ipatinga. Após a Fase I da Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio, realizada em 2019, a coordenação do projeto prepara mais uma jornada. Dessa vez, além de percorrer a bacia, o grupo vai apresentar os resultados de análises colhidas ao longo de 21 cidades na primeira expedição.

A iniciativa é promovida pelo jornal Tribuna do Piracicaba – A Voz do Rio e o CBH Piracicaba. O trabalho técnico científico é realizado sob a coordenação da Universidade Federal de Itajubá e o Programa de Mestrado (Unifei/Profagua Ana); Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) de Belo Horizonte e SAAE de Itabira. A segunda edição acontecerá entre os dias 19 e 26

de março, dentro da Semana Mundial da Água. Conforme os organizadores, Flamínio Guerra e Geraldo Magela Gonçalves, o Dindão, o trabalho seria apresentado em 2020, mas foi adiado devido a pandemia do coronavírus.

DIAGNÓSTICO

Durante a segunda fase da Expedição Piracicaba, serão levados aos municípios que compõem a bacia (entre esses,

alguns da região) o resultado do trabalho feito em 2019. São eles: um livro técnico científico com todos os estudos realizados na bacia; um filme documentário sobre o trabalho; uma exposição fotográfica com imagens do trajeto e ainda serão realizados seminários para apresentação de propostas para a revitalização da bacia.

“Esse trabalho, que foi possível graças aos pioneiros que desenvolveram pesquisas semelhantes, como o nosso anteces-

sor e conselheiro, engenheiro ambiental Cláudio Bueno Guerra, nos dará uma visão real de quão impactados estão nossos rios e nos indicará qual melhor “remédio” para revitalização de toda bacia”, informa Dindão.

RIO PIRACICABA PODE SECAR

Conforme os coordenadores do projeto, pelo ritmo de

perda de volume, o Piracicaba tem sim uma data para deixar de ser perene – 2030, caso não sejam tomadas medidas emergenciais e urgentes para sua revitalização. “A previsão é de autoria do engenheiro Henrique Lobo. E não estamos falando em qualidade de água, que há décadas deixou de ser minimamente utilizável – estamos falando de volume de água – o rio e todos os seus afluentes podem secar”, afirma Dindão.

6 3 a 9 de fevereiro de 2023 Região
Nívia Leles/AcomPMSGRA Daniel Cota/Acom PMSGRA CURSO oferece conhecimento para o preparo de alimentos Nívia Leles/Acom/PSGRA NOVA diretoria
2721 indd 6 2721.indd 02/02/2023 17 39:50 17:39:50

Matrículas abertas para núcleos da Fundação Crê-Ser

ou do adolescente nos seguintes endereços: Núcleo Amazonas, na rua Amazonas, 101; Núcleo Boa Vista, rua José Faustino Taveira, 580; Núcleo Cidade Nova, na rua Gaivota, nº 340; Núcleo Loanda, rua Capivari, nº 56; Núcleo Nova Monlevade, rua Telécio Batista, nº 90; Núcleo Promorar, rua Caraça, nº 92; Núcleo Sion, rua Colina, nº 778, esquina com a avenida Cabo Frio e Núcleo Tanquinho, situado à rua da Bahia, nº 112. As matrículas serão realizadas das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.

Os núcleos da Fundação Crê-Ser atendem crianças e adolescentes em contra turno ao horário escolar, oferecendo atendimento pedagógico, atividades recreativas, lúdicas e culturais gratuitas. As vagas são para crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos.

Pais e responsáveis que desejam matricular seus filhos em algum núcleo da Fundação Crê-Ser, podem fazer as inscri-

ções até hoje (3). As atividades destinadas às crianças e adolescentes nas unidades terão início na próxima segunda-feira (6).

Para a inscrição, os pais ou responsáveis devem levar comprovante de endereço e Certidão de Nascimento da criança

João Monlevade, viemos pra ficar

ALUGA-SE SALA AMPLA NA CLIMEC

CONTATO: CRISTINA 98407-4610 (WHATSAPP)

Acesse nossas redes sociais e conheça tudo sobre a nossa cooperativa sicrediliberdade

AvenidaGentilBicalho,nº587 3ºandar-salas302/303

Começandooanocom pé-direito,comemorando avida!Paracelebrar seusmelhoresmomentos, contesempreconosco.

Alugueldeartigos edecoraçãodetodos ostiposdefesta

festaspraticas

AvenidaCasteloBranco,277-República-JM www.festaspraticas.com.br-3852-2287

Façapartedonossotime

Vagaparapessoascomdeficiência(PCD)

Osinteressadosdevemenviar ocurrículoparaoemail: rh.curriculo@pignusmontagem.com oucompareceremasededaempresa naruaPedroBicalho,nº195,bairro NovoHorizonte,JoãoMonlevade-MG

Asvagassãoparaasseguintesáreas: mecânico,soldador,eletricista, encanador,encarregado,auxiliar administrativo,técnicoemsegurança, ajudanteemontadordeandaime.

7 3 a 9 de fevereiro de 2023 Geral
NOVO ENDEREÇO
/fisiosaude
(31)97180-1113 /fisiosaudemonlevade
Acom/PMJM
NÚCLEO da Crê-Ser da rua Amazonas é um dos locais de inscrição
O Sicredi coopera há mais de 120 anos com pessoas e negócios. Conte conosco para ajudar a desenvolver a região!
2721 indd 7 2721.indd 02/02/2023 17 39:51 17:39:51

“Desinformação atrapalha muito o Censo”, diz coordenador do IBGE

dos os domicílios receberão mais uma vez a visita de um recenseador, que conferirá os dados anteriormente informados. Algumas residências ainda receberão uma terceira visita, uma forma de o IBGE obter informações mais precisas. Ainda não há prazo para a conclusão dos trabalhos, embora haja um esforço para concluí-los até o início de março. Por enquanto, o instituto ainda não possui dados parciais.

Apenas em João Monlevade, são cerca de 10 recenseadores trabalhando, e o time

ainda é reforçado por coordenadores e supervisores, que também podem ir às casas. A área censitária ainda é composta por Bela Vista de Minas, Nova Era, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata, Alvinópolis, Dom Silvério e Dionísio. A área da agência corresponde aos mesmos municípios, excluindo Dom Silvério e incluindo São Gonçalo do Rio Abaixo. A sede do IBGE em João Monlevade fica na rua Timóteo, 29, no bairro Lucília.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE RIO PIRACICABA/MG

Desde agosto do ano passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza em todo o país o Censo Demográfico 2022. O recenseamento é necessário para conhecer o per fil do povo brasileiro e saber suas necessidades, melhorando os serviços públicos. No entanto, como em todo o país, o trabalho dos agentes de coleta de dados em João Monlevade e região tem sofrido vários empecilhos.

Até o prefeito Laércio Ribeiro (PT) fez apelo para que a população atenda bem aos recenseadores e forneça as informações necessárias.

A desinformação, conforme o coordenador de área do Censo em João Monlevade, Adelimárcio Gonçalves, é um dos grandes problemas. Segundo ele, muitas vezes, os recenseadores não conseguem coletar os dados por falta de conhecimento do público. Alguns deles chegam a ouvir pa-

lavras ríspidas e até agressões verbais de moradores. Tatiane dos Reis, agente censitária municipal, relata que uma mulher recursou-se a responder ao questionário, acreditando que o recenseador queria vender-lhe um empréstimo bancário, o que não procede.

Em meio ao último período eleitoral, outros acreditavam que as informações beneficiariam um ou outro candidato.

Há ainda quem tema abrir as portas, receoso que ladrões se passem por agentes. Outras pessoas deixam de informar a presença de membros da família, crendo que perderão benefícios sociais. Outra dificuldade é entrar em condomínios, muitos dos quais, não possuem porteiros.

SIGILO

Adelimárcio ressalta que o IBGE divulga apenas os dados gerais da população, manten-

1

IMÓVEIS

Aluguel

Casa Forte Imóveis

APTO na rua Suécia, bairro Teresópolis, c/2 qtos (sendo 1 suíte), sala, banheiro social, cozinha c/bancadas em granito, área de serviço c/churrasqueira, 2 vagas de garagem. OBS: imóvel está sendo planejado cozinha e banheiro. Tr. 3851-3596

PJ857

APTO na rua Vereador Nozinho Caldeira, bairro Novo Horizonte, com ou sem mobília. 3 qtos (sendo 1 suíte), sala, cozinha, banheiro social, área de serviço, 2 vagas de garagem. Tr. 3851-

3596 PJ857

CASA na av. Contorno, bairro Vila Tanque, c/3 qtos (sendo 1 suíte planejada e 1 qto planejado), banheiro social, sala ampla p/2 ambientes, sala de jantar, cozinha ampla planejada c/fogão cooktop, lavabo, despensa, banheiro de serviço, área de serviço, área externa c/piscina, área gourmet c/churrasqueira; qto despejo, jardim, 2 vagas de garagem. 3851-3596 PJ857

CASA na rua Alberto Scharle, bairro Alvorada, c/3 qrtos (sendo 1 suíte), banheiro social, 2 salas, cozinha. Terraço bem amplo e coberto, c/banheiro e área de serviço. 2 vagas de garagem. 38513596 PJ 857

CASA na rua Doutor Mascarenhas, bairro Novo Horizonte, recém reformada c/ acabamento de primeira qualidade, ótima localização e acesso fácil à região central. Com 3 qtos, sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, área gourmet, garagem p/2 a 3 carros. Tr. 38513596 PJ857

Sollar Imobiliária

APTO no bairro Carneirinhos, ótima localização, c/sala, 2 qtos, cozinha, banheiro social e área de serviço. Tr. 3852-6630 PJ3715

do sigilosas as informações do cidadão individual. Os agentes são identificados com um colete azul-escuro, onde estão a foto, o número da sua matrícula e um código QR que pode ser lido pelo celular do morador. Existe ainda o telefone 137, que fornece todas as informações.

PARA QUE SERVE

O Censo é a única maneira de saber quem e quantos somos, não só no país como um todo, mas em cada localidade. Além de contar as pessoas, o Censo traz informações sobre características das famílias, migrações, religião, saúde, características étnicas e raciais, deficiências físicas, natalidade, renda, trabalho, condições de moradia, deslocamento das pessoas, entre outros.

Entre os censos, a principal fonte de informações sobre educação, pobreza e condições

APTO no bairro Centro Industrial, c/1 qto, sala, copa, cozinha, banheiro, área de serviço, garagem Tr. 3852-6630 PJ3715

APTO no bairro Novo Horizonte, com ou sem mobília, c/3 qtos (sendo 1 suíte), sala, cozinha, banheiro social, área de serviço, 2 vagas de garagem. Tr. 3852-6630 PJ3715

APTO no bairro Novo Horizonte, mobiliado, c/3 qtos (sendo 1 suíte c/armário), banheiro social, sala p/2 ambientes, cozinha planejada, área de serviço c/ armários, 2 vagas de garagem.

Tr. 3852-6630 PJ3715

APTO no bairro Teresópolis, c/2 qtos (sendo 1 suíte), sala, banheiro social, cozinha c/bancadas em granito, área de serviço c/churrasqueira, 2 vagas de garagem. OBS: imóvel está sendo planejado cozinha e banheiro. Tr. 3852-6630 PJ3715

CASA no bairro Cruzeiro Celeste, c/3 qtos, banheiro social, 2 salas, cozinha, área de serviço, depósito, despensa. Quintal amplo c/árvores frutíferas, terraço amplo e 1 vaga de garagem.

Tr. 3852-6630 PJ3715

CASA no bairro Novo Horizonte, recém reformada c/ acabamento de 1ª qualidade, ótima localização e acesso fácil à região central. C/3 qtos, sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, área gourmet, garagem p/2 a 3 carros. Tr. 3852-6630 PJ3715

CASA no bairro Satélite, c/3 qtos (planejados, sendo 2 c/ mesa de trabalho/estudo e 1 suíte), sala de jantar conj. c/ cozinha c/armários planejados, banheiro social, área de serviço c/varal e armários planejados. Cortinas ou persianas em todos os ambientes. Área de churrasco e garagem coberta. Tr. 38526630 PJ3715

CASA no bairro Vila Tanque, c/4 qtos (sendo 2 suítes), sala de visitas, sala de tv, sala de jantar, banheiro social, cozinha, área de serviço, quintal, pomar, 1 vaga de garagem. Tr. 38526630 PJ3715

CASA no bairro Vila Tanque, c/4 qtos, sala, copa, cozinha, área de serviço, 2 banheiros sociais, garagem, despensa, quintal, terraço. Tr. 3852-6630 PJ3715

Delci Couto Imobiliária

APTO no bairro Carneirinhos, c/3 qtos (sendo 1 suíte), sala de visita, sala de jantar, cozinha, banheiro social, área de serviço e varanda. Tr. 3851-5121 PJ3637

APTO no bairro de Lourdes, c/1 qto, cozinha conj. c/área de serviço, banheiro social, área externa, 1 vaga de garagem.

de vida da população é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE (PNAD). Será com os resultados do Censo, por exemplo, que serão calculados os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), de vacinas e de verbas para a assistência social. Com os resultados, será possível “tirar uma fotografia” de cada região, conhecendo a realidade e as demandas de sua população. Quem ainda não respondeu ao Censo pode agendar a visita, inclusive, para os sábados, domingos ou o período noturno. Sobretudo, o coordenador pede que a população abra suas portas e receba bem os recenseadores, respondendo às perguntas.

NOVAS VISITAS

Os trabalhos agora, diz Adelimárcio, estão em fase de revisão, o que significa que to-

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Piracicaba, neste ato representada por seu Presidente, Sr. Gismard Euzébio Gomide Guimarães, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 35, II, do Estatuto, para fins do artigo 25, I, CONVOCA todos os associados, através do presente Edital, para ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, que será realizada no 07/03/2023 às 09 horas do dia sete de março de 2023, às nove horas em primeira convocação e às nove horas e trinta minutos, em segunda convocação, a ser realizada na Rua Onze, 240, Bairro Louis Ensch, Rio Piracicaba, com a seguinte ordem do dia:

1. Homologar as alterações estatutárias deliberadas pelo Conselho de Administração da Federação Nacional das APAES em 14 de dezembro de 2022.

A Assembleia Geral será constituída pelos associados especiais e contribuintes que a ela comparecerem, quites com suas obrigações sociais e financeiras. (art.23)

Terão o direito de votar os associados especiais que comprovem a matrícula e a frequência regular há pelo menos 1 (um) ano nos programas de atendimento da Apae, e os associados contribuintes, exigindo-se destes a adesão ao quadro de associados da Apae há, no mínimo, 1 (um) ano, e que estejam em dia com suas obrigações sociais e financeiras. (art. 23, §1º).

No caso de procuração, esta deverá ter firma reconhecida em cartório, sendo que o outorgante e o outorgado deverão ser associados da Apae. (art. 23, §2º)

Não se admitirá mais de uma procuração por associado especial ou contribuinte. (art. 23, §3º).

A Assembleia Geral instalar-se-á, em primeira convocação, com a presença da maioria dos associados, e, em segunda convocação, com qualquer número, meia hora depois, devendo ambas constarem dos editais de convocação, e nos termos do art. 25, I, para a finalidade de homologar as alterações do estatuto, será exigido o voto concorde da maioria simples dos associados da Apae na Assembleia Geral Extraordinária especialmente convocada para esse fim. (art. 27, § único).

TERMO DE RETIFICAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL n.º 01/2023

A Câmara Municipal de João Monlevade, através de sua pregoeira, torna público para conhecimento dos interessados, a RETIFICAÇÃO ao edital de Pregão Presencial n.º 01/2023, cujo objeto é o Registro de Preços para contratação de empresa especializada na prestação dos serviços de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, nos seguintes termos: No título do edital, exclui-se a expressão “EXCLUSIVO PARA ME E EPP”. Considerando que a retificação não afeta a proposta comercial, fica mantida a data de abertura dos envelopes para o dia 08 de fevereiro de 2023, às 9 horas.

João Monlevade, 02 de fevereiro de 2023.

Mary Caetano Silva Santos Pregoeira

Prédio com elevador. Tr. 38515121 PJ3637

APTO no bairro de Lourdes, c/2 qtos, sala de visitas, cozinha conj. c/área de serviço, 1 banheiro social, área externa, 1 vaga de garagem. Prédio com elevador Tr. 3851-5121 PJ3637

CASA no bairro de Lourdes, c/ sala de visitas, sala de jantar, 3 qtos (sendo 1 c/suíte), banheiro social, cozinha c/armários planejados, área externa de serviço c/banheiro, 2 vagas de garagem. Tr. 3851-5121 PJ3637 LOJA no bairro Carneirinhos, c/aprox. 220m², salas, copa e vários banheiros. Tr. 3851-5121 PJ3637

SALA comercial no bairro Carneirinhos, c/aprox. 30m², banheiro, prédio c/elevador. Tr. 3851-5121 PJ3637

SALA comercial no centro de Carneirinhos, c/aprox. 35m², 1 banheiro. Tr. 3851-5121 PJ3637

Particulares

LOCAL PARA FESTAS, Centro Comunitário do bairro República, rua Hermes da Fonseca, nº 26. Área fechada, infraestrutura completa. Tr. 98667-8048 ou 98877-4381

2 IMÓVEIS

Compra e Venda

Casa Forte Imóveis

APTO no bairro Cruzeiro Celeste, c/2 qtos, sala, banheiro social, cozinha, área de serviço, 1 vaga de garagem. Tr. 3851-3596 PJ857

APTO no bairro JK, c/3 qtos (sendo 1 suíte c/sacada), banheiro social, sala p/2 ambientes c/sacada, cozinha c/bancada, área de serviço c/banheiro, 2 vagas de garagem. Tr. 38513596 PJ857

APTO no bairro José de Alencar, c/3 qtos, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço. Tr. 3851-3596 PJ857

ÁREA no bairro Santo Hipólito, medindo 1.608 m². Tr. 38513596 PJ857

CASA no bairro Nossa Senhora da Conceição, lote medindo 270,00, próximo a Prefeitura, c/casa antiga c/4

qtos, sala, cozinha, área de serviços e banheiro. Excelente localização p/construção de prédio, clínicas, entre outras. Tr. 3851-3596 PJ857

CASA no bairro Rosário, c/3 qtos (sendo 1 suíte c/hidro, todos planejados), banheiro social, sala ampla p/3 ambientes, cozinha c/bancada em granito planejada, área de serviço, área externa c/1 qto, banheiro social, despensa, quintal c/árvores frutíferas, jardim. 2 vagas de garagem. Tr. 3851-3596 PJ 857

LOTES (2) no bairro Mangabeiras, cada um medindo 389m², sendo 13m de frente, 13m de fundos, 29,96m pela direita e 29,96m pela esquerda. R$320 mil cada lote. Tr. 38513596 PJ857

Delci Couto

Imobiliária

APTO no bairro Sion, cobertura c/2 pavimentos, 1º pav. c/3 qtos (sendo 1 suíte e 1 varanda), sala de visita e banheiro social. 2º pav. c/sala de tv, banheiro, cozinha, área de serviço, 2 vagas de garagem.

Tr. 3851-5121 PJ3637

APTO no bairro Vale do Sol, c/2 qtos, sala, cozinha, banheiro social e 1 vaga de garagem.

Tr. 3851-5121 PJ3637

CASA no bairro Lourdes, c/ aprox. 254m², 3 qtos (sendo 1

suíte), sala de visita, sala de TV, sala de jantar, banheiro social, cozinha, área de serviço externa c/banheiro, garagem. Tr. 3851-5121 PJ3637

CASA no bairro Paineiras, lote c/aprox. 388m², c/14 m² de frente, 42m² de fundos, casa construída c/área de 307m². Tr. 3851-5121 PJ3637

CASA no bairro República, c/3 qtos (sendo 1 suíte), sala de visita, sala de jantar, sala de TV, cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem, pomar c/ árvores frutíferas e qto externo, lote c/aprox. 360m² e área construída de 117,66 m². Tr. 38515121 PJ3637

LOTE no bairro Sion, c/aprox. 360m², poste da Cemig, escritura e registro. Tr. 3851-5121 PJ3637

Particulares

APTO na rua Guanabara, nº 209, bairro Novo Horizonte. Tr. 3851-4345/99781-4345

CASA em São Gonçalo do Rio Abaixo, c/6 cômodos, toda murada, c/entrada p/ carro. R$120 mil. Tr. Cida 97510-2426

KITINETE na av. Amazonas, bairro Satélite, c/área aberta. Aprox. 50m² e área construída de 56m². Garagem p/ moto. Tr. Adriano 987218650

8 3 a 9 de fevereiro de 2023
Geral/Classificados
João Vitor Simão EQUIPE do IBGE de Monlevade tem encontrado dificuldades para realizar trabalhos
2721 indd 8 2721.indd 02/02/2023 17 40:00 17:40:00

Monlevadense é suspeito de estuprar e obrigar namorada a se prostituir

Um monlevadense de 36 anos foi preso em Uberlândia, após ser acusado de estupro e de ter obrigado a namorada, de 33 anos, a se prostituir na cidade do Triângulo Mineiro. O crime, segundo a Polícia Militar, teria ocorrido no bairro Santa Mônica em meados de janeiro. Ele foi detido na noite do dia 17. A Notícia teve acesso ao Boletim de Ocorrências, repassado pela vítima. Os nomes dos envolvidos serão omitidos para a preservação de suas identidades conforme a Legislação.

De acordo com o documento da Polícia Militar, em 2021, o casal se conheceu em um aplicativo de namoro. Depois de mais de um ano conversando, eles começaram um relacionamento em outubro do ano passado.

ACUSAÇÕES

Segundo relato da mulher, o ex-namorado filmava e fotografava as relações sexuais que mantinham. Depois da virada de ano, o homem teria começado a chantageá-la, ameaçando divulgar na internet os vídeos e as imagens íntimas do casal. Para que a exposição não acontecesse, a namorada teria

que se prostituir através de um site de acompanhantes da cidade.

Segundo ela contou aos policiais, metade do valor que ela ganhasse ficava com ele, que justificava o uso do dinheiro para pagar dívidas. Conforme relatado para a Polícia, o homem ficava no apartamento durante as relações sexuais para evitar que a mulher o denunciasse.

Ainda de acordo com o BO, a mulher teria feito cerca de 10 programas desde o começo do ano. A vítima ainda denunciou que sofria agressões e era impedida de sair do local. Ela relatou que era obrigada a se prostituir no horário do almoço e à noite.

No dia 16 de janeiro, segundo relatado para a PM, o homem a forçou ter relações sexuais com ele durante a madrugada. Sem o consentimento dela, ele a estuprou. No dia seguinte, mais uma vez, ele quis fazer sexo, mas dessa vez, ela consentiu, mesmo contra a vontade, para tentar fugir do imóvel. No começo da tarde, durante um momento, ela conseguiu ir até a varanda da casa e gritar por socorro. Uma das vizinhas ouviu e chamou a polícia.

VERSÃO

Ao ser detido pela PM, o homem não negou que a namorada fazia programas sexuais. No entanto, negou que a teria obrigado a se prostituir. Ele disse que a mulher precisava de dinheiro e que ela mesma foi quem sugeriu a prostituição.

Sobre o estupro, o homem também negou, dizendo que o sexo entre eles foi consentido. Ele também alegou aos policiais que, em uma conversa daquele dia, pela manhã, a mulher passou a criticá-lo, alegando que “tudo tinha que ser do jeito dele”. Ela ainda teria ficado agressiva e começado a gritar para que ele a segurasse e que deixasse marcas nela, para que ele fosse preso.

Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e levado para a Delegacia de Uberlândia. Ele segue à disposição da Justiça. A mulher passou por atendimento médico e psicológico. Ela também representou contra ele na Polícia Civil. A investigação prossegue a cargo da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher para a

completa elucidação do caso.

“ELE PODE TER FEITO OUTRAS VÍTIMAS QUE DEVEM DENUNCIAR”

Ao A Notícia, a mulher disse que acredita que o agora ex-namorado possa ter feito outras vítimas na cidade.

“Ele afirmava para mim que fez algo parecido com uma viúva anos atrás e com uma senhora de idade. Meu intuito é que mais vítimas se manifestem.

Porque eu entendo que a Justiça Criminal vai chegar, mas pode demorar anos. Enquanto isso, ele vai só acumulando vítimas”, afirmou. Segundo a mulher, o homem foi liberado no dia 27 de janeiro. Portanto, ela solicitou à Polícia, medidas protetivas de urgência, por temer por sua vida.

O QUE É VIOLÊNCIA SEXUAL?

A Polícia Civil de Minas Gerais informa que violência sexual ocorre quando a vítima é obrigada a presen-

ciar, manter ou participar de relação sexual ou contato físico não desejado. Também é violência sexual induzir a mulher a comercializar ou a usar a sua sexualidade, como se expor sexualmente na internet. É violência quando o homem impede a mulher de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação.

COMO DENUNCIAR

Qualquer cidadão pode denunciar os casos. Em caso de flagrante ou que a situação de violência esteja ocorrendo naquele momento, telefone para o número 190, da Polícia Militar. Para denunciar anonimamente a violência, telefone para o 181. “Não deixe de registrar a violência, mesmo que ela tenha sido cometida dentro da família ou por pessoa próxima. A Polícia Civil mantém delegacias especializadas em todo o estado, mas todas as unidades estão aptas a atender vítimas de casos de violência”, informa a PCMG.

Casal é atacado a tiros em Itabira Bombeiros de São Gonçalo participam da posse de novo comandante-geral

Um casal foi baleado na manhã de quarta-feira (1º) em uma tentativa de homicídio em Itabira. Por volta das 10h50, a Polícia Militar foi informada de que duas pessoas, de 17 e 26 anos, foram atingidas por tiros na rua Vereador José Getúlio Soares, no bairro Eldorado.

Chegando ao local, os policiais descobriram que as vítimas já haviam sido socorridas por um veículo particular. Testemunhas relataram que o casal saiu para comprar salgadinhos, e ao voltar, foi alvejado por um atirador que estava em um Volkswagen Fox prata. Os dois esconderam-se na gara-

gem para se protegerem, até à chegada dos policiais. Havia muito sangue no local, e a Perícia Técnica da Polícia Civil realizou os trabalhos habituais, encontrando uma cápsula de calibre 380. No pronto-socorro, os militares foram informados de que uma das vítimas estava em

estado grave, sendo levada ao bloco cirúrgico. Já a adolescente tinha uma perfuração abdominal. Não há câmeras no local. Durante rastreamento, a PM encontrou um Volkswagen CrossFox no bairro Madre Maria de Jesus, que foi removido para o pátio. A polícia mantém as investigações.

Polícia recupera mais de 600 kg de cobre furtado

Uma operação da Polícia Militar na noite de quarta-feira (1º) apreendeu mais de 600 quilogramas de cobre furtado em Itabira. Conforme a síntese da ocorrência, a corporação recebeu uma denúncia anônima de que aproximadamente dez homens, armados com revólveres e armas longas, estariam ateando fogo em uma área próxima a uma lagoa na localidade de Piaba. Quando os policiais chegaram ao local, por volta das 22h30, o bando fugiu, abandonando um Chevrolet Kadett e uma motocicleta Yamaha XTZ250X. No local, diz o registro, os militares encontraram cerca de 600 quilogramas de fios de

cobre sendo queimados, além de 15 quilos de cabos de cobre encapados e 15 quilos de fios de cobre sem capa, usados para aterramento. Os agentes entraram em contato com o supervisor de segurança de uma mineradora, que esteve no local com um eletricista e con firmaram que o material pertencia à empresa. Os bombeiros desta realizaram o resfriamento do material que ardia.

O delegado de plantão autorizou a restituição do material à firma proprietária, fazendo a perícia posteriormente. Os veículos foram rebocados para o pátio. Um suspeito já foi identificado. As investigações continuam.

Divulgação/PMMG

COBRE foi encontrado queimado, depois de os policiais receberem uma denúncia anônima

PM prende dois com muita maconha no Novo Cruzeiro

A Polícia Militar realizou mais uma importante apreensão de drogas na tarde de quarta-feira (1º) no bairro Novo Cruzeiro, em João Monlevade. Por volta das 17 horas, conforme a polícia, os militares conseguiram prender um rapaz de 20 anos e uma mulher de 21 na rua Marquês de Baependi.

Com os dois, os policiais encontraram 91 buchas de maconha, sementes da droga, 10 porções de cocaína, materiais para embalar os tóxicos, uma balança de precisão e R$75,00.

Divulgação/CBMMG

SUBTENENTE Anderson (esq.) com o novo comandante-geral, coronel Erlon Nascimento

O Corpo de Bombeiros Militar de São Gonçalo do Rio Abaixo esteve representado na posse do novo comando-geral da corporação nesta terça-feira (31). O subtenente Anderson Santos, que comanda a unidade, participou da solenidade na Academia dos Bombeiros Militares, em Belo Horizonte.

O novo comandante-geral é o coronel Erlon Dias do Nascimento, que substitui o também coronel Edgard Estevo da Silva, que liderou os combatentes em todo o estado durante quatro anos.

A unidade de São Gonçalo

do Rio Abaixo é uma das mais jovens dos bombeiros militares mineiros, sendo inaugurada em 28 de junho do ano passado. Apenas nos primeiros sete dias de trabalho, os combatentes atenderam a 48 chamados de ocorrências. Também estiveram presentes o coronel Miranda, comandante do 5º Comando Operacional em Governador Valadares, e o tenente-coronel Nunes, comandante do 11º Batalhão de Bombeiros Militar em Ipatinga, unidades às quais o posto avançado de São Gonçalo está subordinado.

Divulgação/PMMG

Os dois presos e todo o material apreendido foram levados à Delegacia de Polícia Civil de João Monlevade.

9 3 a 9 de fevereiro de 2023 Polícia CRIME CONTRA A MULHER EM UBERLÂNDIA
DROGA estava com homem e mulher abordados na rua Marques de Baependi
2721 indd 9 2721.indd 02/02/2023 17 40:01 17:40:01

Escultor bela-vistano expõe obras em Itabira

O escultor Sidnei José Barcelos (foto), residente em Bela Vista de Minas, expõe suas obras na Fazenda do Pontal, em Itabira. A maioria delas são obras sacras, entalhadas em madeira rústica, mas também com espaço para a natureza e uma homenagem ao dono da casa, o poeta Carlos Drummond de Andrade. Com o tema “Criação e Inspiração”, a mostra exibe a visão de Sidnei da realidade e das artes.

A exposição já passou pelo Museu de Itabira, e agora está na Fazenda do Pontal. Sidnei, atualmente com 59 anos, conta que começou a esculpir há 25 anos. Sua obra sofreu diferentes influências, desde o barroco a estilos mais modernos.

A Fazenda do Pontal fica na rua Maria Julieta, s/ nº, bairro Campestre, Itabira. A entrada é franca. Divulgação

10 3 a 9 de fevereiro de 2023 Geral www.osasgcontabilidade.com.br MATRIZ|ruaCerâmica,17,Carneirinhos,Monlevade-3851-2349 FILIAL|ruaAugustoPessoa,137,Sl101,Centro,SãoGonçalo-3833-5255
2721 indd 10 2721.indd 02/02/2023 17 40:02 17:40:02
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.