Edição 2717

Page 1

Paralisação do TL1 não impacta expansão

SEGUNDO A ARCELORMITTAL, CAPACIDADE DE PRODUÇÃO CONTINUA E PLANOS NÃO SÃO AFETADOS

Mesmo com a paralisação do Trem Laminador 1 (TL1), da Usina de Monlevade, a ArcelorMittal afirma que a medida não prejudica os planos de expansão da unidade, nem afeta a sua produtividade. O anúncio do desligamento do TL1 deixou um clima de apreensãonacidade,logo na primeira semana do ano. A medida, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmon-Metal),

provocou a demissão de 25trabalhadoreseodesligamento de outros 12 aposentados que trabalhavamnosetor.

A ArcelorMittal afirma que realocou 84% dos trabalhadores, 131 pessoas do total de 156, emoutrasáreas.Oprefeito Laércio Ribeiro (PT) também foi informado que amedida não afeta a arrecadação do município.Vejanapágina3

CASAL ASSASSINADO A TIROS NO ANO NOVO

PÁGINA 9

Segunda etapa de obras do Fernandes é licitada

Prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, é o novo presidente da Amepi Página 10

A segunda etapa da obra da estrada da localidadedeFernandes,em SãoGonçalo,foilicitada e a empresa vencedora é a Santa Fé. O trecho a ser trabalhado é de 10,3 quilômetros e liga FernandesaPacas.Segundo

a Prefeitura, a previsão deiníciodoserviçoéem fevereiroconformeoandamento das chuvas. A obra é de grande anseio da comunidade local, pois trará inúmeros benefíciosaosmoradores.

A primeira etapa,

I está na fase de terraplenagem. O percurso liga o Aterro Sanitário até a divisa com Itabira,com7,9quilômetros de extensão, via Bateias e é executada pela mesmaempresa.

chamada

Fernandes JhonneStalin/Acom/PSGRA TRABALHOS naárea de Fernandes I estão na etapa deterraplenagem Reprodução SEGUNDO a ArcelorMittal, a paralisação do TL1 ocorreu em virtude da demanda domercado de aço Erivelton Braz

EDITORIAL

O Brasil vive um novo tempo com a vitória e a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e isso significa também, novos tempos para João Monlevade. A cidade, governada pela segunda vez, pelo médico petista Laércio Ribeiro, tem a chance de conseguir avanços esperados.

Caberá ao governo aproveitar essa oportunidade e reabrir caminhosentreJoãoMonlevadeeLula.Lembrandoqueessare-

lação não é de hoje. O atual presidente já esteve na cidade inúmeras vezes. Inclusive, no fim da década de 1970, foi aqui, em uma reunião do Sindicato dos Metalúrgicos que Lula conheceu o intelectual e religioso Frei Beto, mentor do Fome Zero. Além disso, Lula era próximo a lideranças da cidade e, certamente, temJoão Monlevade na memória.

Com uma boa articulação, a gestão Laércio pode surpreender com as boas relações com a gestão Lula. Com isso, pode tirar do papel grandes projetos sociais, ambientais, de mobilidade, culturais, de geração de emprego e renda, entre outros temascarosaopresidentedoBrasil.LulajátomouposseeMonlevade precisa tomar posse desse momento.

Esperançar é ir à luta

Nesta primeirasemana doano, li a seguinte citação: “Épreciso teresperança,masteresperançadoverboesperançar;porquetem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançaréiratrás,esperançaréconstruir,esperançarénãodesistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo”. A frase é atribuída ao grande pensador e educador, Paulo Freire.

Como discordar do patrono da educação brasileira, um dos mais respeitados intelectuais do mundo? Ele está mais que certo: vamos todos esperançar. Esperançar é crer no amanhã, é crer que tudo vai dar pé. Ainda que digam não ou que as dificuldades teimem em insistir, é preciso teimar bem mais e seguir em frente. A esperança, do verbo esperançar, assim como o amor, são atos revolucionários que vencem as batalhas dessavida.

Oanocomeçaeécomessessentimentos,comosverbosamar e esperançar que vamos acordar todos os dias para fazer a diferença e fazer diferente. Há um novo tempo para o Brasil. E que haja também um tempo novo para cada um de nós. Que nossos sonhosnãosejamapensassonhos,masprojetosrealizáveisdentro de nossa capacidade. É necessário fazer o melhor que formos capazes com as condições que temosem mãos. Eé aí quea mágica acontece.

Tenhoumamigoquediz:Torçotodososdiasparaosmeusplanos combinarem com os de Deus. Isso me lembra o grande samba enredo da União da Ilha de 1978 que pergunta: “Como será o

amanhã/Respondaquempuder/Oquemeirámeacontecer/Omeu destino será como Deus quiser...” Se Deus pode tudo para quem neleconfia,é precisolutar efazeranossaparte.Odestinoécerto, mas não basta esperar. É necessário esperançar nele. Buscar alternativas, sonhar, tentar a sorte, cair, reerguer, não fugir da luta e pagar o preço, para que os sonhos se transformem em realidades. Afinal, não adianta sóolharpara o céu e não fazer poronde. Neste começo de ano, quando muitas pessoas se propõem a pensar metas e objetivos no ciclo que se inicia, há aquelas que, emmeio a tantos projetos, se sentem perdidas, questionando suas próprias perspectivas de futuro. Essa dúvida me remonta ao diálogo de Alice com o Gato Que Ri, no clássico Alice no País das Maravilhas. Ela pergunta: “O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sairdaqui?Isso dependemuito de para onde você quer ir”, respondeu o Gato. Não me importo muito para onde, retrucou Alice. Então não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato.

Ou seja, como diz o dito popular: “quem não sabeo que procura, não vê o que encontra”. Portanto, ajuste suas velas e aproveite os ventos para uma nova rota. Siga em frente, o seu caminho é você mesmo quem faz. Que o ano novo seja pleno, que tenha aprendizados e que as lutas resultem em vitórias, pois essas não existem sem as batalhas. E para vencer, é preciso primeiro vencer asimesmo,asdesconfiançascommuitaféeesperançasesperançadas. Feliz 2023!

COXIA

O novo presidente da Câmara de João Monlevade, Fernando Linhares, anuncia interesse de instalar um painel eletrônico para votações no Legislativo. Além disso, apresentou projetos a servidores e vereadores. Ideias para modernizar a casa, como Linhares anunciou, começam a sair do papel.

Uai

Entreesses,o presidente anuncia a implantação da Unidade deAtendimentoIntegrado(UAI).

A ideia é ofertar serviços diversos, como a emissão de documentos, carteira de identidade, entreoutros.Paraisto,Linhares informouquejávemestudando um local para que a unidade seja instalada. Segundo ele, “o prédio da Câmara não comporta a oferta de tantos serviços. A ideia é que todos eles sejam unificados, promovendo assim mais comodidade para a população”. Uma outra mudança à vista.

Amepi

Tomou posse ontem (5), o novo presidente da Amepi e do Consmepi, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage. Ele assume com o compromisso de fazermaispelaregião,elevandoo nome do Médio Piracicaba, aumentandotambémoespíritode uniãoefortalecimentoregional.

Surpresa

Apesar do presidente Lula publicar medida provisória nesta semana mantendo a isenção de impostos federais sobre a gasolina e o etanol até o dia 28 de fevereiro, houve aumento do preço nas bombas. Surpresa sem explicação para o consumidor.Diantedisso, oMinistério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai investigar os postos que aumentaram o preço da gasolina nos últimos dias.

Usina

Venho dizer aos amigos que, sem motivo aparente, ando pensando na dama fria do silêncio. Andei pensando na morte e nos seus rituais que, se pararmos para pensar, não são tão tristes assim... Desde que não seja a nossa, é claro!

Vejamosovelório.Acerimôniadoadeusérepletadecomentários, quase sempre, tão geniais, que nem Ghandi, Einstein ou os filósofos da Grécia Antiga, ousariam cogitar nos seus feitos históricos: “tadinha parece estar dormindo!” O outro responde: “é, basta estarmos vivos para morrermos”. Mais à frente, duas senhoras conversam baixinho: “não somos nada nesse mundo. Ontem, estava viva, hoje, está morta”.

Perto do jardim, duas adolescentes cochicham: a defunta parece estar mais gorda! Será que foram os remédios?”. Uma idosa que passava perto delas interrompe a conversa e pergunta: “a falecida morreu de doença ruim?” Uma das adolescentes responde: “é aquela doença que não se pode falar o nome. A idosa grita, em seguida, se contém e diz: “que Nossa Senhora Aparecida e que Deus lhe dê um bom lugar, de preferência, perto da Virgem Maria”. Logo em seguida, assoa o nariz no lenço, quetiradavelhabolsaesaimancandoemdireçãoàlanchonete.

Perto do caixão, um marido traído insiste: “minha esposa era uma santa!”. Um maldoso ouve e comenta com seu ami-

go ao lado: “depois que morremos, todos viramos santos”. Meio que sem ouvir, o amigo resmunga: “a defunta está tão linda, pena que morreu sem termos a chance de ficarmos!”. O amigo aoseu lado pergunta: “o quedisse?” . “Nada não, deixa pralá”...

E por aí vão-se aqueles zumbidos de pessoas aparentementetristesconversando aomesmotempo nessecarnavaldehipocrisia que se chama velório. Pior que é só o começo.

E o enterro? Quase sempre, o cortejo tem alguns carros enfileirados e um ônibus caindo aos pedaços. No letreiro, escrito “especial”. Ironia pura... O motorista, visivelmente cansado e, atémuitas vezes,alheioao sofrimento dosfamiliares...Entreum bocejo e outro, num cochilo, num abaixar e levantar de cabeça, olhando para o relógio, dirige lentamente para o cemitério.

Chegando à última morada, como se não bastasse, aquele que menos deu valor para a falecida, agora quer ir junto com ela. Chora alto, soluça... “Me leva junto”... O motorista, agoniado, olha pela milésima vez o relógio e pensa: “São quase 18h vou perder o jogo do Galo contra o Cruzeiro”. Mas ainda falta o discurso, o Pai Nosso, o Salmo 23 e 91, o bater das correntes... o último adeus... Só lamento! Defunto não protesta. Por isso, de antemão, humildemente imploro: quero ser cremado!

O laminador 1 da ArcelorMittal foi desligado pela unidade, em virtude da demanda do mercado de aço. Com a decisão, 25 funcionários foram desligados e 12 aposentados deixam as funções no grupo. A empresa alega que a produção será transferidaparaotremdelaminação 3, maior e mais moderno,sem afetaracapacidadede produção.

Clima

Apesar de a ArcelorMittal alegar que a mudança tem motivos tecnológicos, oclima foi de apreensãoentreostrabalhadores, tão logo foram comunicadosdadecisão.Nãoéparamenos, começar o ano com uma notícia dessas...

Reaproveitamento

Poroutrolado,apesardosdesligamentos, segundo a empresa, 84% dos trabalhadores do TL1 foram remanejados para outras funções, sem perderem seus empregos. Isso significa que, de um universo 156 trabalhadores,131continuamempregados. Lamentavelmente, 25 pessoasforamdemitidas.

Impacto

Segundo apurado pelo A Notícia, a paralisação do TL1 não impacta em nada a produção e nem atrapalhaos planos de expansão da unidade. O prefeito Laércio foi comunicado da decisão e informado que a paralisação não atrapalha também a arrecadaçãodo município.

Nada a ver

Nas redes sociais, muitos atribuíram a paralisação do TL1 à eleição do presidente Lula. Nada a ver. A usina de Monlevade pertence a um grupo internacional e apartidário. A paralisação do laminador sedá emvirtudedademandaporaço e não porquestões políticas...

Plano Diretor

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, promoveapartirdapróximasemana oficinas temáticas para a realização da Revisão do Plano Diretor do município. Toda a comunidade é convidada a participar e dar sugestões durante o processo. O momento é importante para debater demandas locais. Todos devem participar.

Dá um tempo

O jornalista, chargista e escritor GeraldoMagelaFerreiradá um tempo na colaboração do Jornal. Após anos desenhando chargescompitadasdehumor, ele decidiu parar com o envio dos materiais por um período. Ao Magela, que tanto contribuiu para esta página 2, nosso reconhecimento e agradecimento. Valeu, Magelinha!

Tem base?

A partir desta edição, a Notícia inicia a coluna “Tem Base”? Nela, serão reportados fatos inusitados, demandas e situações esdrúxulas do dia a dia da cidade e região. E você, leitor, pode enviar fotos, vídeos para denunciar situações que não têm base alguma. Participe através do whatsapp (31) 999541111 ou 38511791.

base?

Escrevi há alguns dias sobre a ideia de sefazer em João Monlevade um Fórum das Águas para se debater a questão das enchentes que assolam não só Monlevade, mas as cidades da região. Conclamei diversas entidades, conversei com um bocado de gente. Conversei inclusive com o vice-prefeito Fabrício Lopes à respeito. Ele estava totalmente envolvido no objetivo de resolver os problemas emergenciais e atender as famílias atingidas, mas concordou que a cidade precisava se debruçar sobre o tema.

Nesta semana, fiquei feliz em saber que vai acontecer no auditório da Prefeitura, na próxima semana, a primeira oficina sobre Drenagem Urbana, para a revisão do Plano Diretor do município. Mas o que vem a ser drenagem urbana? Explico: é o sistema de manejo projetado pelo poder público dos municípios para coletar águas provenientes da chuva e escoá-las para galerias de águas pluviais e esgotos pluviais até um curso hídrico que seja capaz de recebê-las.

O assunto será abordado pelo engenheiro civil e mestre em Engenharia das Construções, Thomas Miranda Guzella Oliveira. Para participar é necessário realizar inscrição pelo site da Prefeitura (www.pmjm.mg.gov.br). Sugiro a todos que participem. Será oportunidade de aprender e interagir com um especialista sobre essaquestãoque precisaser encarada e já.

O ser humano desmata, polui, degrada e depois reclama que São Pedro está nervoso... Tudo bem que, neste ano, a situação

das chuvas foi bem acima do normal, mas as cidades não podem deixar de fazer suas partes. Que a imprensa local aproveite para inquirir o nobre engenheiro e sugiro ao pessoal da Câmara de Vereadores, que também participe.

Há muitos mitos e dúvidas que podem ser esclarecidos. Por exemplo: asfaltar impermeabiliza o solo e serve de canais para agravar as enchentes? Existem alternativas? Plantar árvores nas encostasajudaaconteravelocidadedaságuas?Existemtécnicas viáveisparamonitoraroscaminhosdaságuaseintervirparaminorar os problemas? O novo presidente da câmara, Fernando LinharesparecemuitodispostoemlevarparaaCasadoPovo,questões cruciaisparaa vidada cidade, em busca deconhecimento e aviar soluções.

O objetivoserá gerarconhecimentopara uma revisãodo Plano Diretor.EtemumSloganlá:"vamosdiscutirjuntososproblemasda cidade". Não seide qual liderança partiu, mas semdúvidas, é uma atitude bem-vinda e pertinente. Se eu residisse em Monlevade, certamente estaria presente. Considero importante que a Câmara deDirigentesLojistas(CDL)eaAssociaçãoComercial,Industriale de Prestação de Serviços (Acimon), Conselho Regional de Engenharia (CREA) e demais instituições também se envolvam. Afinal, é inadmissível uma cidade polo, moderna, quase capital regional ficar debaixo d'água na época das

Ummoradorreclamoudodespejoirregulardelixoeentulho

na altura

ratos,

2
chuvas.
(*)
(*)ELIAS LOURENÇOémonlevadenseefuncionáriopúblico (*)MARCOS MARTINO é alvinopolense, compositor e ativista cultural (*)
editor
(*) ELIAS LOURENÇO Notícia
(*) ERIVELTON BRAZ MARCOS MARTINO
ERIVELTON BRAZ é
doA
efundadordaRothaAssessoriaemComunicação
No velório
DiretoraGeral: Registroprofissional:MG07860JP Editor: DiagramaçãoeArte: Assistente: Recepção: Impressão: * Charges e textos assinados não retratam necessariamente a opinião do jornal.
Enchentes nunca mais
Novo presidente
Com Lula em Brasília e a eleição de vários deputados do PT, o prefeito Laércio tem um canal aberto para o diálogo com o Governo Federal. Esse, por sua vez, é fundamental para a liberação de recursos, emendas, garantir obras e, além disso, fortalecer a gestão municipal politicamente.
720
ruaWilson
Tem Participedestacolunamandandosuafotoparao e-mailredacao@anoticiaregional.com.brousepreferirfaçaadenúncia atravésdotelefone(31)3851-1791.WhatsApp:(31)99954-1111 Divulgação
Monlevade e Lula
do número
da
de Souza,
no bairroLaranjeiras,emJoãoMonlevade.Segundoele,omaterial gera mau cheiro e atrai
insetos, cobras e escorpiões,levandoriscoaosmoradores.Procurada,aPrefeitura deJoãoMonlevadedizquejálimpouaárea.

Apósanotíciadaparadado laminador 1 da Usina de Monlevadeassustarosmonlevadenses no começo do ano, A Notícia questionou a ArcelorMittal se a medida afeta os planos da esperada expansão daunidade. Em resposta, o grupo siderúrgico respondeu que a decisão não impacta os projetos já em andamento. “A decisão de transferência da produção de fio-máquina do Laminador 1 para o 3 não possui relação

MEDIDA TAMBÉM NÃO TEM RELAÇÃO COM MUDANÇA DE GOVERNO

com o projeto de Expansão da unidade de Monlevade, que segue conforme cronograma da Gerência Geral de Projetos”, afirma a ArcelorMittal, por meio de sua assessoria.

Outro questionamento, foi sobre rumores de que a eleição do presidente Lula (PT) comprometeriaosplanosdogrupo.

Durante a campanha eleitoral, uma pessoa fala em áudio que circulou em João Monlevade, sobre a paralisação do projeto,

caso Lula vencesse. Em nota, a ArcelorMittal negou que mudanças de governo influenciam as operações e negócios.

“AArcelorMittalesclarece que não há nenhuma relação entre oresultadodaseleiçõesdopaís e seus planos de operação e de negócios”. A empresa também reitera que o escoamento da produção e o atendimento aos clientes“seguemnormaiseque “a transferência não impacta o planodeproduçãodaunidade”.

"Decisão foi por demanda de mercado de aço", diz ArceloMittal

A informação da paralisação do laminador 1 veio do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de João Monlevade (Sindmon-Metal). A entidade emitiu, na noite de segunda-feira (2), um comunicado sobre a parada do laminador 1 e a demissão de 37 funcionários da usina da ArcelorMittal na cidade. No texto, publicado em suas redes sociais, o Sindmon-Metal diz haver sido procurado durante a manhã por representantes da companhia, que alegaram a queda na demanda por aço no mercado. Segundo o sindicato, as mudanças afetaram 156 empregados que trabalhavam no Trem de Laminação 1. Desses, 131 foram remanejados

para outros setores. No entanto, 37 trabalhadoresjáforamdispensados,sendo12aposentados desligados. As demissões ocorreram a partir de segunda-feira, segundo o Sindmon-Metal. Na manhã de terça-feira (3), a ArcelorMittal confirmou a desativação do laminador 1 da Usina de Monlevade. De acordo com a companhia, a produção de fio-máquina foi transferida para o laminador 3: “a medida traz ganhos de performance, produtividade, qualidade e segurança. Recém-inaugurado, oLaminador 3é um equipamento mais moderno e com capacidade de produção de 1 (um) milhão de toneladas por ano”, informa a assessoria da siderúrgica.

REVISÃO DO PLANO DIRETOR

A drenagem urbana será o tema da primeira oficina para revisão do Plano Diretor de João Monlevade. A reunião acontece às 9h da próxima quarta-feira (11), no auditório da Prefeitura de João Monlevade. O trabalho será ministrado pelo engenheiro civil ThomasMirandaGuzellaOliveira, mestre em Engenharia dasConstruções.

A oficina é a primeira que debate a revisão no Plano Diretor da cidade neste ano. No dia 18, o assunto abordado será o “Transporte Público e Mobilidade Urbana” e, no dia 25, “Cidades Inteligentes e Desenvolvimento Sustentável”. As duas oficinas também ocorrem no auditório da Prefeitura, com inscrições prévias. Já no dia 9 de fevereiro está prevista, para o bairro Santa Bárbara, a primeira reunião regional para discussões da revisão do PlanoDiretor.

Segundo o prefeito Laércio Ribeiro (PT), o objetivo é ampliar o debate com ampla participação popular. “São os moradoresdetodososbairros que conhecem a realidade da cidade e podem nos ajudar a planejar melhorias para nossa JoãoMonlevade”,afirma.Para

tanto,osencontrossãoabertos, com garante o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante). “As oficinassão abertaspara todos e, com elas, vamos recolher contribuições sobre questões prioritárias identificadas pela população para serem incluídas nas propostas de revisão doPlanoDiretor”,explica.

O PLANO DIRETOR

O Plano Diretor é uma lei municipal elaborada pelo Po-

Consulta

der Executivo e aprovada pela Câmara Municipal a partir de um diagnóstico dos parâmetros administrativos, sociais, econômicoseurbanosdacidade. Além disso, o instrumento determina um conjunto de propostas que podem ajudar no desenvolvimento do município e norteia a Prefeitura na realização de investimentos e intervenções urbanas, como a ampliaçãodeinfraestruturaou a oferta deequipamentospúblicosemdeterminadoslocais.

O Plano Diretor de João Monlevade foi criado em 2006

REAPROVEITAMENTODE MÃODE OBRA

Segundo a ArcelorMittal, mesmo com a decisão, a maioria dos trabalhadores do TL1 serão realocados em outras funções, para não perderem os empregos. “Com a decisão, que também acompanha a volatilidade do mercado do aço, a empresa remanejará 84% da mão de obra envolvida anteriormente na operação do Laminador 1 para outras áreas, preservan-

do empregos. Alguns desligamentos estão sendo feitos de forma pontual”, diz o grupo. A companhia ainda afirma que o plano de produção da Usina de Monlevade e o atendimento aos clientes não estão comprometidos. Conforme apurado, representantes da empresa também fizeram contato com o prefeito de João Monlevade Laércio Ribeiro (PT) e informaram adecisãodogrupo.Elesgarantiramaochefe do executivoqueamudançanãoimpactaasreceitas ouaarrecadaçãomunicipal.

Uemg

publica edital para reformas

com a aprovação da Lei Municipal nº 1.686 de 10 de outubro e essa é a primeira vez que ele é revisado. Para participar das oficinas, é necessário realizar inscrição pelo site da Prefeitura atravésdoQRCode:

A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg- foto) publicou o edital para a manutenção da unidade da avenida Brasília, em João Monlevade. O texto prevê a contratação de “empresa especializada para a prestação de serviços comuns de engenharia - manutenção predial”. A sessão para pregão será iniciada às 10 h do dia 17 dejaneiro.

Ainda no ano passado, o deputado estadual reeleito Tito Torres (PSD) reuniu-se com a reitora da universidade, Lavínia Rosa Rodrigues. Ela prometeu a licitação de R$1 milhão em infraestrutura para Monlevade.

VESTIBULAR

pública é aberta para elaboração do Plano de Manejo do Parque do Areão

A Prefeitura Municipal de João Monlevade promove, na próxima terça-feira (10), uma consultapúblicaparaelaborar o Plano de Manejo para instituir o Parque do Areão como uma unidade de conservação. O encontro será às 18h, na CâmaraMunicipal,e abertoà todaacomunidade.

Osecretário de Meio Ambiente,SamuelDomingos,enfatizou que o engajamento da comunidadeéessencialparaa elaboração do documento: "O objetivodoPlanodeManejoé nortear a administração para aconstruçãodeumespaçode uso racional para toda comunidade. Por isso é tão impor-

tante a participação de todos, principalmente dos moradores vizinhos ao Areão e seu entorno, já que são eles os que mais recebem os impactos de toda e qualquerintervençãonolocal".

Samuel destacou ainda que o Plano de Manejo é um docu-

mento técnico que estabelece o zoneamento e as normas que norteiam o uso. O documento inclui uso da área, manejo dos recursos naturais e implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade. JáaConsultaPúblicaéumme-

canismo de transparência e publicidade naelaboraçãodoPlano, permitindo o diálogo entre a administraçãopúblicae a sociedade,funcionandocomoum canal de comunicação junto à populaçãoafetadadiretamente.

Em outubro do ano passado, o A Notícia trouxe denúncias sobre a degradação do prédio, ondefuncionoupordécadas a antiga Escola Estadual Padre Drehmanns, e que desde 2006 abriga a Uemg. Salas interditadas, livros molhados, equipamentos e mobiliário danificadosforamdescritoscomo parte de uma crise que ainda envolvia a alta evasão e o baixo interesse dos estudantes, a falta de uma cantina, a pouca assistênciaestudantil,adistância entre os prédios, entre outrosfatores.Oassuntotambém foi tema de audiência pública, convocada pelo vereador BelmarDiniz(PT).

A Uemg também está com inscrições abertas para o seu vestibular. Os interessados devem se registrar até o dia 9 de janeiro. As provas serão realizadas no dia 29 deste mês.

Em João Monlevade, os cinco cursos ofertados são de Engenharia Mecânica, Ambiental, Civil, Metalúrgica e de Minas.

As inscrições podem ser feitas atravésdoQRCode.

Prefeitura

de Monlevade abre processo seletivo para contratar 12 vigilantes

APrefeituradeJoãoMonlevade publicou, nesta semana, um edital para contratação de 12 vigilantes, através de processo seletivo simplificado.Asinscriçõesficamabertas entre9e15dejaneiro(acesseo QRCodeaolado).

OsalárioédeR$1.357,44, além de vale alimentação de R$420,00. O cargo exige ensinofundamentalincompleto

e carga horária de 40 horas semanais. A íntegra do edital está disponível no site da PrefeituradeJoãoMonlevade.

3
ArquivoJAN DRENAGEM será debatidapara evitar alagamentos em Monlevade ArquivoJAN NOVO TL3 vai substituiro TL1sem afetar a produtividade da Usina ArquivoJAN PARQUE doAreãoé projeto importante para o governo Laércio ArquivoJAN

LICITAÇÃO ESTÁ MARCADA PARA HOJE E TEM VALOR ESTIMADO DE R$112 MIL

Via Sacra, por exemplo, precisará ser restaurada por conta do contato com a umidade, e conforme o tempo passa, mais os danosavançam.Afiaçãoelétrica também é muito antiga, ainda utilizandofusíveis:emdezembro de 2020, houve um princípio de incêndio, que felizmente não se alastrounemprovocouprejuízos.

Desde que assumiu a gestão da paróquia, em 2020, o

padre Jefferson Cruz Veronês faz constantes apelos pela revitalização do templo. A matriz SãoJoséOperáriofoiconstruída entre 1942 e 1947 pela Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira (CSBM), sendo tida como a únicaigrejadomundoemforma deletra'V'.Comoaedificaçãoé tombadapelopatrimôniohistórico municipal, qualquer reforma precisa ser autorizada pelo Con-

selho de Patrimônio Histórico, mesmoqueintegralmentecusteadaporrecursosprivados.Além da reforma prevista no edital, a intenção do padre é revitalizar toda a igreja, com a renovação dopisodemadeirananavecentralenosalãoinferior,orestauro de dois órgãos eletrônicos, entreoutrasintervenções.

APrefeitura de JoãoMonlevadepublicouoeditalparaareformaparcialdamatrizSãoJosé Operário, símbolo da cidade. A licitaçãoseguiráomodelodetomada de preços, do tipo menor preço,eaaberturadaspropostas será feita hoje, dia 6 de janeiro, às8h30.Ovalorglobalestimado édeR$112.830,65,easobrasdevemdurarquatromeses.

Entre os serviços a serem executados, estão a demolição

e substituição de um passeio e de parte da alvenaria, a remoção de telhas cerâmicas, a regulaçãodoterrenoe atroca da parte elétrica. O edital faculta visitas antes da apresentação das propostas. A empresa vencedoradeveterumresponsável técnico registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) ou no Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU). A licita-

ção é baseada em um termo de cooperação assinado entre a administração municipal e a paróquiaSãoJoséOperário.

A igreja sofre nos últimos anos com a movimentação de terra úmida, que traz umidade às suas paredes, provocando infiltrações.Quemvisitaamatriz percebe o mofo e os danos na pintura, principalmente no vértice oposto à secretaria paroquial. Uma das pinturas da

Cadastro para transporte escolar vai até 27 de janeiro em Monlevade

O transporte escolar em João Monlevade mantém suas inscrições abertas até o dia 27 de janeiro. A inscrição é feita nas escolas públicas onde os alunos estudarão. Segundo os cálculos da secretária municipaldeEducação,MariadoSagradoCoraçãoRodriguesSantos,“temos,aproximadamente, 8.503estudantesdeescolaspúblicas que são beneficiários do rota escolar e outros 1.128 que estudam nas universidades na cidade.Aintençãoéfacilitaro acesso a todos”. Os estudantes quejáusamoserviçonãoprecisam se recadastrar,a nãoser emcasodetransferência.

Segundo Maria do Sagrado,orecadastramentovisaevitar filas e trazer mais comodidade a pais e responsáveis. As novascarteirinhasserãoentregues nas escolas em período a ser divulgado. A consulta das rotas e itinerários pode ser realizadapeloaplicativoJMBus.

Outras informações na Secretaria Municipal de Educação pelotelefone3852-4313.

Podem utilizar o benefício do transporte escolar os estudantes matriculados nas escolas da rede municipal e estadual, cursos técnicos, de aprendizagem (Serviço Nacional de Aprendizagem In-

dustrial - Senai), Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino superior em rede pública no município. Os estudantes dos pólos das faculdades públicas na cidade como a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), UniversidadedoEstadodeMinasGerais(Uemg)eaUniversidadeAbertadoBrasil(UAB) com residência em João Monlevade também podemutilizar dagratuidadenotransporte.O cadastro é realizado durante todo o ano pelo aplicativo ConectaMonlevade.

4
IGREJA São José Operário, símboloda cidade, há anos necessita de revitalização ArquivoJAN

Os prefeitos iniciaram em 2023 o terceiro ano de suas atuais administrações. No fim doanopassado,oCentrodeInformação & Pesquisa DataMG divulgou os resultados de uma pesquisa que avaliou o governo municipal de cinco cidades do MédioPiracicaba.Asondagem, realizada entre os dias 11 e 12 de agosto, ouviu 800 eleitores deItabira,JoãoMonlevade,São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Bárbara e Barão de Cocais. O intervalodeconfiançaéde95%, eamargemdeerroéde6%.

Em todas as cidades, a avaliação positiva supera a regular e a negativa. Mas o recorde de avaliação positiva está em São Gonçalo do Rio Abaixo, cidade administrada por Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho (PDT), com 67%. Enquanto a avaliação regular é de 25%, a negativa é de apenas 6% e 2%

nãoresponderam. Em João Monlevade, a avaliação positiva do governo de Laércio Ribeiro (PT) é de 44%, a negativa é de 27% e a regular

tambéméde27%,enquanto2% não souberam responder. Já em Itabira, a avaliação positiva sobre a gestão de Marco Antônio Lage(PSB)éde37%,anegativa

é de 29% e a regular também é de 29%, enquanto 5% não responderam.

Em Santa Bárbara, a avaliação positiva sobre a administração de Alcemir Moreira (União Brasil) é de 42%, a regular é de 30%, a negativa é de25%e3%nãoresponderam.

Em Barão de Cocais, a avaliaçãopositivasobreogovernode Décio dos Santos (PSB) é de 46%, a regular é de26%,a negativa é de 24%, enquanto 4% nãosouberamresponder.

AVALIAÇÃO

Ao serem questionados sobre como avaliam o governo

municipal,osentrevistadosoptavamporótimo,bom,regular, ruim, péssimo ou não sabem. O governo de João Monlevade é avaliado como regular por 27% dos entrevistados, enquanto 26% o consideram bom, 18% como ótimo, 16% comoruim,11%comopéssimo e 2% não souberam responder. Já a gestão em Itabira é tida como regular por 29% dos ouvidos, sendo boa para 21% deles, ruim para 18%,ótimapara 16% e péssima para 11% dos entrevistados, enquanto 5% nãosouberamresponder.

Em Santa Bárbara, a administração é regular para 30% dos arguidos, boa para 25%,

ótima para 17%, ruim para 14% e péssima para 11%, enquanto3%nãoresponderam.

Nas outras cidades, os eleitores foram mais generosos. 30% dos entrevistados consideraram que o governo de BarãodeCocaisé bom,enquanto 26% creem que ele é regular, 16%ótimo,16%ruim,8%péssimoe4%nãosouberamdizer.

Em São Gonçalo do Rio Abaixo, a gestão de Nozinho é avaliada como boa por 47% dos ouvidos, sendo regular para 25% deles, ótima para 20%, ruim para 3%, péssima para 3%, enquanto 2% não souberamresponder.

Comorçamentomaior,novopresidenteda CâmaradeMonlevadeapresentaprojetos

Aestradaqueligaobairro Jacuí à MG-123, que dá acessoa RioPiracicaba, estácompletamente fechada. O tráfego de veículos e até de pedestres está impedido nos dois sentidos. Segundo a Prefeitura de João Monlevade, a medida é necessária para a remoção de cerca de 25 mil metros cúbicos de terra do barranco, que deslizou e bloqueou a via, e a recuperaçãodotalude.

A Prefeitura promete endureceraspuniçõesaosmotoristasqueinsistiremempassar pelo local. O Executivo anunciou que oServiço de Trânsito eTransportes(Settran)multará os condutores que trafegarem pelo trecho. Segundo a Prefeitura, motoristas estão removendo as barreiras e passando pelo local, o que acarretará multaaquemforflagrado. A estrada está fechada

desde novembro por conta da queda de um talude, que encheuapistadeterraefezdescer várias rochas de grandes dimensões. O mesmo barrancojáhaviadeslizadonoinício do ano passado.Uma parceria entre o município e a ArcelorMittal vai remover cerca de 2,5 mil caminhões de terra do local, numa operação que develevar40dias.

Prefeitura abre licitação para drenagem de ruas no Santa Cruz

A Prefeitura de João Monlevade marcou para o dia 30 de janeiro, às 8h30, a abertura dos envelopes das empresas interessadas em participar do processo licitatório para execução de drenagem superficial dasruasBeC,dobairroSanta Cruz.Alicitaçãoseráfeitapela modalidade concorrência do tipo menor preço. As empresas que desejarem participar do processo podem acessar o edital e anexos no site oficial doMunicípio.

Segundo o Executivo, a drenagem das ruas B e C vai minimizar o impacto das chuvasnolocal,eaobraédemanda antiga da comunidade, que há anos sofre com inundações em período chuvoso. Serão investidos cerca de R$1,3 milhão, frutos de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG),aprovadoporunanimidade pela Câmara Municipal.Os parlamentaresreforçaramqueasobrasparaaregião doSantaCruzsãoessenciaise fundamentais para melhorar a qualidade de vida da comunidadelocal.

Ovice-prefeitoesecretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico

foi enfáticoao afirmar que os trabalhos nas ruasBeCdevemseriniciados o mais breve possível, assim queoprocessolicitatórioforfinalizado: “Estamos avançando e,embreve,entregaremostudo pronto para a população que sofreumuitocomosalagamentosebarronaportadecasa”.

Já o prefeito, Laércio Ribeiro (PT), destacou a participação dos vereadores na aprovação do empréstimo para a realizaçãodaobraefrisouque a drenagem “faz parte de uma sériedemedidasadotadaspela administração municipal para aceleraroescoamentodaágua

da chuva acumulada, visando minimizar os transtornos à comunidade do Santa Cruz”. Além das obras de drenagem, Laércio apontou que o Executivo fará ainda uma avaliação doassoreamentodorioPiracicaba,tambémcomobjetivode evitar alagamentos no bairro SantaCruz.

Já para o bairro Amazonas está previsto estudo que também contempla obras de drenagem. Segundo a Prefeitura, será entregue em breve a nova ponte que liga as ruas 'C' e Tupiniquins. A travessia está quase concluída e amplia amobilidadeereduzopercursodosmoradores.

OnovopresidentedaCâmara Municipal de João Monlevade, Fernando Linhares (União Brasil),reuniu-secomvereadores e servidores do Legislativo na manhã de segunda-feira (2), primeiro dia útil de sua gestão. Durante o encontro, ele falou sobre as expectativas e projetos de seu período à frente da Casa, que durará dois anos. Entre os presentes, estavam o primeiro-secretário, Pastor Lieberth (União Brasil); o segundo-secretário, Revetrie Teixeira (MDB); e os vereadores PercivalMachado(PDT)eRael Alves (PSDB). As reuniões ordináriasretornamemfevereiro.

AgestãodeLinharescomeça com um orçamento de R$13 milhões, o que, segundo a Câmara, representa um acréscimo de 30% nas receitas em comparação a 2022, mas menos do que permite a legislação. Na reunião, Fernando agradeceu aos colegas parlamentares pela oportunidade em presidir a Casaesemostroumuitodispostoaimplantarnovasmedidasno Legislativo."Queroqueanossa Câmara seja ainda mais atuante e moderna, proporcionando mais qualidade de trabalho aos servidores e consequentemente ummelhoratendimentoàpopulação",afirmou.

Dentre as novidades, Fernando informou que instituirá um sistema de entrada identificada na portaria do prédio.

"O cidadãoterá sempre acesso à Casa legislativa. A medida visa proporcionar mais segurança, tanto para o público quanto para o servidor. O sistema de identificação será nos moldes como já ocorre em outrosórgãos",explicou.

O novo presidente destacou também que implantará um uniforme para os servidores, o que, segundo ele, contribui para a identificação e padronização dos funcionários, além de melhorias no fornecimento deinternet,garantindoassima qualidade dos serviços prestados. Fernando ainda informou que já estuda a possibilidade deacrescentaraoplanodesaúdeaoqualosservidoresjátêm direito,oplanoodontológico.

A manutenção de alguns serviços e projetos também foi garantida pelo presidente. "Sa-

bemos que alguns dos projetos não foram possíveis de serem realizados devido à pandemia, mas este ano iremos promovê-los como é o caso do CidadãoLegalqueteráduas edições,alémdemanteroProjetoParlamentoJovem",garantiu.

Fernando também declarou quecontinuaráembuscadaimplantaçãodoPostoUAI(Unidade de Atendimento Integrado), com a oferta de documentos como carteira de identidade, entreoutrosserviços.Paraisto, Linhares informou que já vem estudando um local para que a unidadesejainstalada."Hoje,o prédio da Câmara não comporta a oferta de tantos serviços.

A ideia é que todos eles sejam unificados, promovendo assim mais comodidade para a população",afirmou.

A possibilidade de aquisiçãodopainelfoianunciadadurante reunião na segunda-feira (2).Jánaterça-feira,opresidente da Casa reuniu-se, de forma online, com representantes de uma empresa de tecnologia para tratar da aquisição. O encontro virtual foi para que a equipe pudesse conhecer o funcionamento do equipamen-

to, bem como as funcionalidadesdopainel.

DeacordocomFernando,o setordecompraselicitaçõesjá está empenhado para fazer as cotações e aquisição do equipamento: "A intenção é que o paineljáestejaprontoparaser utilizado nas primeiras sessõesordinárias,queseiniciam emfevereiro".

5
de João Monlevade, Fabrício Lopes (Avante), Acom/PMJM RUA B foi inundada durante as chuvas de janeiro SETTRAN MULTARÁ MOTORISTAS QUE INSISTIREM EM PASSAR PELO LOCAL Acom/PMJM SETTRAM monitora estrada que liga o bairro Jacuí à MG-123 Acom/CMJM FERNANDO LINHARES falou das expectativas e dos novos projetos durante sua gestão na presidência Fernando Linhares (União Brasil) pretende instalar um painel eletrônico no plenário da Câmara Municipal de João Monlevade,queseráusadonas reuniões ordinárias para dar mais transparência e celeridade nas votações, além de contribuir para que a população acompanhe os trabalhos de formamaisefetiva.

Um grande público se reuniu na Praça Central para comemorar o aniversário de 60 anos de emancipação de São Gonçalo do Rio Abaixo e a chegada de 2023. A programaçãodo“SãoGonçaloemFesta” colocouo povonaruaparacelebrar comalegria e segurança osdiasdefestividades.

As comemorações tiveram início no dia 30, aniversário da cidade, com show de Dan Nunes que encantou o público commodasdeviola.Emseguida, Zeca Baleiro, atração principal da festa, ocupou o palco cantandosucessosjáconsagrados, como Telegrama, Lenha

e Flor da Pele, além de novos hits, como Envolvidão. Nem mesmo a chuva desanimou os fãs.APrefeiturapreparouuma super estrutura para o evento, com uma tenda gigante que encobriu toda a área da festa e garantiuoconfortodetodosos presentes.

Na virada do dia 31, o DJ Laaz abriu a noite com repertório bastante atual. Em seguida, Alan e Alex interpretaram grandes sucessos e empolgaram o público. Eles comandaram a contagem regressiva para a chegada do novo ano que contou com show pirotécnicodeseteminutos.

RIOPIRACICABA

A posse do governador Romeu Zema (Novo) teve um pouco da cultura tradicional do Médio Piracicaba. O coral VozesdeCaxambu,dodistrito de Padre Pinto, em Rio Piracicaba, apresentou-se durante a solenidade de recondução ao cargo, realizada no último domingo (1º) no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Zema inicia seu segundomandato consecutivo, desta vez ao lado do novo vice-governador, o professor Mateus Simões de Almeida(Novo).

A professora e ex-diretora da Escola Municipal Bernardo Ferreira Guimarães, Agda Vieira, que também é presidente da associação do Congado, conta que o coral Vozes

de Caxambu apresentou-se em novembro no Palácio da Liberdade, sede histórica do governo mineiro, por conta das comemorações do Dia da Consciência Negra. Ali, eles foram convidados por um dos organizadores da posse para uma performance na cerimônia de inauguração do novo mandatodeZema.

Nozinho recebe devolução de mais de R$980 mil do Legislativo

APrefeituradeSãoGonçalodoRioAbaixo recebeu a devolução de mais de R$980 mil do montante não utilizado pela Câmara Municipal no ano de 2022. A entrega foi no gabinete do prefeito, Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho, e contou com a presença dos vereadores Diego José Ribeiro (presidente), Eloísio Raimundo dosSantos – Lulu (vice-presidente), Marlon Costa (secretário) e o líder do governo noLegislativo,GladstondeCastro.

Foramdevolvidos R$903.293,24, remanescente do duodécimo e R$77.692,62 referentes a rendimentos e aplicações financeiras, provenientes ao saldo não utilizado pelo Legislativo

noanopassado.ACasaindicouousodorecurso à reforma da Apae, construção de área de lazereinvestimentoemprogramasdemelhoramentogenéticodogadoleiteiro.

De acordo com o presidente da Câmara, DiegoRibeiro,ousoresponsáveldoOrçamento da Câmara e a aplicação eficiente dos recursos sempre foram sua meta como presidente. "Assim, a Câmara comprova sua eficiência e confirmaorespeitoecompromissocomodinheiro público,jáqueforamimplantadasumasériede medidasparaousoresponsáveldoorçamento", informaaPrefeituraemnota.

Obviamente, o convite era um desafio: “Cantar num palco como o Palácio das Artes, para uma plateia daquele tamanho, na posse de um governador, é uma responsabilidade muito grande”, diz Agda. Mas os 38 integrantes, entre vozes e percussionistas,nãoseintimidaram e fizeram bonito. Trajando roupas de inspiração africana, eles interpretaram canções da tradiçãoquilombolaeafro-brasileira, encantandoospresentes.

HISTÓRIA

O coral Vozes de Caxam-

bu surgiu em 2003, dentro da escola, como forma de preservar a tradição afro-brasileira, enraizada naquela comunidade e em seus quilombolas. À época, conta Agda, alguns estudantes eram membros da FamíliaAlcântara,eomaestro PedroAlcântara foi contratado como musicista pela Prefeitura.O projetosofreuumapausa por conta da pandemia da Covid-19,masvoltou,beneficiado pelo reconhecimento da herança quilombola, obtido com o auxílio de pesquisadores da UniversidadeFederaldeMinas

Gerais(UFMG).

Além de jovens entre os 9 e os 18 anos, o coral também conta com três adultos, resgatandoe conservandoa música congadeira, inclusive o dialeto presente entre os quilombolas de Padre Pinto. Em 2022,elestiveramuma oficinacomocantormulti-instrumentista e diretor Maurício Tizumba. O grupo também foi abraçado pela Guarda de Moçambique do distrito, outra importanteexpressãodaculturaafro-brasileira.

A Câmara Municipal de Rio Piracicaba conta com nova diretora-geral. A advogada Adriele Adilaine Costa, 36 anos, assumiu a função nesta segunda-feira (2). Ela substitui Inêz Aparecida Leite, servidora de carreira, que exerceuocargopornoveanos consecutivos.

Inêz optou por deixar a diretoria-geralporquestõespessoais e segue no cargo efetivo como Assistente Administrativa: “Sinto-me grata a Deus, aos presidentes que confiaram nomeutrabalhoeaosservidores do Legislativo pela parceria ao longo dos anos. Desejo sucessoànovadiretora”.

JáAdriele,queénaturalde Rio Piracicaba, fala em desafios: “Em minha vida profissionalatueinasáreasadministrativas e no Direito. Encaro

essa nova jornada como desafiadora e sigo com disposição de somar esforços para desenvolverumtrabalhodeexcelêncianestaCasaLegislativa”.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo tomou posse para o biênio 2023-2024. A Reunião Especial foi realizada na segunda-feira (2) e contou com a presença dos vereadores, do prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, vice-prefeito Leandro Amora, secretários municipais e funcionáriosdaCasaLegislativa.

DiegoRibeiro(PDT)foire-

eleitopresidente,aoladodovice-presidenteEloísioRaimundo dos Santos (Lulu-PDT) e do secretário Marlon Túlio PessoaCosta(PL).

Em seu discurso, o presidente agradeceu o voto de confiança de cada vereador, da população são-gonçalense e funcionários do Legislativo, além da parceria do Executivo. “Reafirmo o compromisso de sempre fazer o melhor

frente à Câmara. Os desafios são diários mas com diálogo e compromisso seguimos procurando a excelência”, ressaltouDiegoRibeiro.

"Desejo mais dois anos de sucesso na busca permanente debonsresultadosnocomando doLegislativo.Ereafirmomeu respeito a todos os vereadores, que podem contar sempre o Executivo",disseoprefeito.

6
FernandaAssis/AcomPMSGRA VEREADORES e prefeito Nozinho durante entrega de recursos NíviaLeles/Jhonne Stalen/Acom/PSGRA PÚBLICO aproveitou os dois dias de festa na Praça Central da cidade Reprodução INTEGRANTES do coral interpretaram canções de tradição quilombola e africana, encantando os presentes Acom/CMSGRA PARLAMENTARES, secretários, prefeito e vice estiveram naposse Acom/CMRP A ADVOGADA Adriele (d)assume o cargo atéentão ocupado por Inêz

Uma menina de Rio Piracicabaéaprimeiranascidano Hospital Margarida, em João Monlevade,em2023. Ísis Antonella da Silva Santos veio aomundoàs17h27dodomingo, 1° de janeiro. Filha do casal Vanessa Campos da Silva e Leandro dos Santos, residente no bairro Córrego São Miguel, ela nasceu com 50 centímetros de altura e 3,945

quilogramas. A equipe responsável pelo parto foi formada por Ana Maria, Cíntia, Débora e as médicas Alessandra e Thaynine. Nas redes sociais, o Margarida saudou a chegada da primeira monlevadense do ano: “Nós desejamos que a Ísis cresça em estatura, graça e sabedoria e que tenha uma vida com muita saúde e feli-

cidade. Ísis chegou e em cada batida do seu coração estaremos junto com você”.

Vanessa conta que Ísis é sua terceira filha, sendo mãe também de Gabrielly Vitória, de 7 anos, e Ana Licy, de 4 anos. O nascimento estava previsto para o dia 31 de dezembro, mas Ísis decidiu chegarnodia1º,departonatural: “É um milagre de Deus”.

nea e Teatro, sendo uma vaga paracadamodalidade.

Nosdias19e20dejaneiro, entre as 7h e às 10h e das 13h e às 16h, a Prefeitura receberá osdocumentosdoscandidatos previstosnoedital,nosetorde Compras e Licitações da sede do Executivo, na rua Geraldo Miranda, 337, bairro Nossa Senhora da Conceição. O edital completo está disponível no site da Prefeitura (www. pmjm.mg.gov.br)

O governo de Minas Gerais disponibiliza, desde segunda-feira (2), a emissão da guia para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023.ODocumentodeArrecadaçãoEstadual (DAE)podesergeradopelositedaSecretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/ MG).Omotorista deveinformaronúmerodo Renavamdoveículo.

A escala de vencimento do IPVA tem início em março, assim como ocorreu no ano passado.Adiferençaéque,em2023,otributo volta a estar atrelado aos valores atualizados dosautomóveis,apósumanodecongelamento.O valorteve um significativoaumento.

O imposto pode ser dividido em três parcelas entre março e maio ou cota única, que garantedescontode3%.QuemquitouoIPVA em dia nos últimos dois anos também recebe, automaticamente, um alívio de 3% no tributo a partir dos critérios do programa “Bom Pagador”. Asdeduções são cumulativas, podendochegara 6%.

Em2022,oIPVAfoicongeladoemMinas.

Para o recolhimento do imposto de veículos usados, foram considerados os valores da tabela prevista para o exercício de 2021. Quem deixoudepagarotributonoprazoestabelecido pode solicitar o parcelamento dos débitos vencidos,sendoelesinscritosounãoemdívida ativa,no siteda Fazenda.

TAXA DE LICENCIAMENTO

Na mesma página da internet, é possível gerar o DAE de pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), que vence em 31 de março. "A novidade é que o valor da taxa caiu para R$33,66. No ano passado,o valor cobrado foi deR$135,95", detalhouo governo.

Tanto para o IPVA quanto para a TRLAV, a emissão da guia é opcional. O contribuinte pode efetuar o pagamento diretamente nos bancos autorizados, bastando informar o número do Renavam. Alguns bancos também oferecem a opção de pagamento pela internet e aplicativopara telefone celular.

7
Divulgação
ano
ESCALA DE VENCIMENTO TERÁ INÍCIO NO MÊS DE MARÇO, SE ENCERRANDO EM MAIO PARA QUEM OPTAR POR PARCELAR
EQUIPE responsável pelo parto, juntoà bebêe aos pais: felicidade noprimeiro dia do
A Fundação Casa de Cultura de João Monlevade anunciou na terça-feira (3) que publicou um edital para a contratação de instrutores de vários gêneros artísticos. O texto prevê a admissão de instrutores de Técnica VocalCanto, Piano, Bateria, Violão, Violino, Pintura e Desenho, Artesanato, Capoeira, Dança de Salão, Dança Contemporâ- ArquivoJAN SEDE da Casa de Cultura, localizadano bairro Lucília

Cartelas vazias de remédios voltam a ser recolhidas em Monlevade

Foi retomada a campanha de arrecadaçãode cartelas vazias de medicamentos (blisters) em João Monlevade.Elaspodemserentregues em farmácias, clínicas e órgãos públicos devidamente identificados. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Lions Club e da Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom). O recolhimento ficou parado durante um período para adequações, ajustes estruturaise logísticos.

Para 2023, os coordenadores ressaltam a importância da separação correta dos blisters, que devem ser entregues sem nenhum medicamento. Também não serão recolhidos outros tipos de materiais, tais como perfurocortantes (agulhas), que comprometem a segurança

3851-3596PJ857

APTO na rua Geraldo Miranda,bairroNossaSenhora da Conceição, c/3 qtos, sala,cozinhac/armário,banheirosocial,áreadeserviço,2vagasdegaragem.Tr. 3851-3596PJ857

____________________

CASAnaruaMarliéria,bairro Rosário, c/3 qtos (sendo 1 suíte), banheiro social, cozinha, saladevisita, sala de jantar, despensa, área deserviço,garagemequintal. Tr. 3851-3596 PJ857

CASAnaruaNiloPeçanha, bairro República, c/2 qtos, banheiro social, sala, cozinha,áreadeserviço,1vaga degaragem.Tr. 3851-3596 PJ857

COBERTURA na rua Araxá, bairro Lourdes, c/3 qtos (sendo 1 suíte master c/armários planejados), banheiro social c/bancada em granito, sala ampla p/2 ambientes conjugada c/ cozinha, cinema c/adega, lavabo, 1 banheiro de serviço,áreadeserviço,jardim e 4 vagas de garagem. Tr. 3851-3596PJ857

da equipe responsável pela campanha. No ano passado, a campanhaarrecadou1,8toneladade cartelas de remédios vazias queresultounacompradeca-

UmamobilizaçãodaSecretaria de Saúde de João Monlevade marcou mais de mil consultas com especialistas nos dois primeiros dias úteis de2023.Atéàs16horasdeterça-feira(3),osetordeMarcações já havia agendado 1.089 procedimentos, sendo que 566 deles foram acertados já na segunda-feira (2). Do total, 296 são para médico cardiologista, 162 agendamentos comnefrologista, 161 com ortopedista, 130 com pneumologista, 111 com cirurgiãogeral,55comdermatologista, 42 com endocrinologista, 59 com mastologista, 25 com gastroenterologista, além de48pequenascirurgias.

Deacordocomacoordenadora do setor, Maria Perpétua “Petinha” Euzébio Aguiar, todasaspessoasqueprocuraram o atendimento nesta segunda e terça-feira tiveram suas consultas agendadas: "Conseguimos atender todas as pessoas que estiveram aqui, sem filas e sem atrasos".Ela reforça que as consultas continuarão a ser marcadas ao longo de todo o mês de janeiro: "Ainda temos vagas com todos os especialistas para os próximostrêsmeses".

O agendamento pode ser feito presencialmente ou pelo celular, por meio do aplicativo daPrefeitura,oConecta Monlevade. Presencialmente, a

Secretaria de Saúde mobilizoutodoosetordeMarcação deConsultas.Seteservidores estão fazendo o agendamento, que na segunda-feira começouumahoramaiscedo,a fim de evitar desconforto ou contratempo para quem procurouoserviço.

A secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Dru-

mond, salientou que desde o ano passado a Prefeitura vem obtendo sucesso em diminuir o tempo de espera para disponibilizar as consultas: "A esperaeradeumanoquandoassumimos. Diminuímos para três meses. Agora estamos trabalhando para que ainda este ano o agendamento não demoremaisqueummês".

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSOCIADOS COOREGAPI – COOPERATIVA REGIONAL DOS GARIMPEIROS EPEDRISTAS DE RIOPIRACICABA LTDA – ASSEMBLEIAGERALEXTRAORDINÁRIA Newton Olinto Magalhães Filho, Presidente da Cooregape – Cooperativa Regional dos Garimpeiros e Pedristas de Rio Piracicaba Ltda, CNPJ 26 110 460/0001-66, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, convoca os seus 20 (vinte) associados para aAssembleia Geral Extraordináriaa serrealizadanaAvenidaPadreJoaquim de Freitas nº 07, Sala 03, Bairro de Fátima, em Rio Piracicaba MG, no dia 16 (dezesseis) de janeiro de 2023; às nove horas em primeira convocação com o número mínimo de 14 sócios e, não havendo quorum legal, às dez horas em segunda convocação com o número mínimo de 11 sócios e, não havendo quórum, em terceira e última convocação às 11:00 horas com a presença mínima de dez associados, para a seguinte ordem do dia:

1- Abertura da Assembleiapelo seu Presidente;

2- Leitura do presente Edital; 3- Discussão e votação da alteração de seu Estatuto Social, sobretudo no que se refereao endereçodasede,atualização eadequaçãodovalordas quotas naunidade monetária de Reale reativação de seu registro na Junta Comercial; 4- Eleiçãoe posse de sua nova diretória para o quatriênio 2023 a 2027 5-Palavra Franca; 6- Encerramento.

Rio Piracicaba,03 de janeiro de 2023

NEWTON OLINTO MAGALHÃES FILHO – Presidente

banheirosociale áreadeserviço.Tr.3852-6630PJ3715

APTO

APTOnobairroLourdes,c/2 qtos, 1 banheiro, cozinha, sala, área de serviço, varanda e 1 vaga de garagem.Tr. 3852-6630PJ3715

APTO no bairro Rosário, c/2 qtosplanejados(sendo1suíte c/ar condicionado), 2 banheiros, sala conj. c/cozinha e paineldeTVplanejado,cozinhaconj.c/área deserviçoe 1vagadegaragem. Área de serviçocoletivanoterraço,p/ secar roupas. Tr. 3852-6630 PJ3715

CASA no bairro Cruzeiro Celeste,c/3qtos,banheirosocial,2salas,cozinha,áreade serviço, depósito, despensa. Quintal amplo c/árvores frutíferas,terraçoamploe1vaga de garagem. Tr. 3852-6630 PJ3715

CASAnobairroLourdes,c/3 qtos, sala, cozinha, banheiro social,áreadeserviço,varanda, garagem p/2 carros. Tr. 3852-6630PJ3715

CASAnobairroRecantoParaiso,c/3qtos(sendo1suíte), banheirosocial,sala,cozinha, áreadeserviço,quintalegaragem p/aprox. 10 carros. Tr. 3852-6630PJ3715

CASA no bairro Satélite, c/3 qtos (planejados, sendo 2 c/ mesa de trabalho/estudo e 1 suíte), sala de jantar conj. c/ cozinha c/armários planejados, banheiro social, área de serviçoc/varalearmáriosplanejados. Cortinas ou persianas em todos os ambientes.

deiras de rodas para instituições assistenciais. Nesse ano, todo material recolhido será destinado aos associados da Atlimarjom.

Áreadechurrascoegaragem coberta.Tr.3852-6630PJ3715

CASA no bairro Vila Tanque, c/3 qtos, sala p/2 ambientes, 2 banheiros, cozinha c/armário,despensa,qtodedespejo, lavanderia, área de serviço, garagem coberta p/2 carros, varanda,jardim.Tr.3852-6630 PJ3715

GALPÃO no Bairro República, na av. Castelo Branco, c/324m² e60m de passeio, 3 banheiros,1cozinha,1balcão c/pedrademármore.Tr.38526630PJ3715

APTO no bairro Carneirinhos, c/3qtos(sendo1suíte),salade visita,saladejantar,cozinha,banheirosocial,áreadeserviçoe varanda.Tr.3851-5121PJ3637

APTOtérreo,nobairroNossa Sra. da Conceição, c/sala de visita, sala de jantar, cozinha, banheirosocial,áreadeserviço, garagem p/2 carros. Tr. 38515121PJ3637

CASA no bairro de Lourdes, c/sala de visita, cozinha c/armários planejados, 3 qtos, 1 banheirosocial,áreadeserviço c/cobertura e banheiro, garagem p/2carros.Tr.3851-5121 PJ3637

LOJA no bairro Carneirinhos, c/aprox. 220m², salas, copa e váriosbanheiros.Tr.3851-5121 PJ3637

SALA comercial no bairro Carneirinhos, c/aprox. 30m², banheiro,prédio c/elevador. Tr. 3851-5121PJ3637

APTOnaav.GetúlioVargas,em cimadoMagazineLuiza,c/3qtos (1c/suíte),dependência.Bomp/ comércio.Tr.98771-2900

APTOnaruaGuanabara,253, apt.106, bairro República. C/2 qtos, sala, cozinha, banheiro e

áreadeserviço.Tr.3852-2048

APTO (aluga-se ou vende-se) de2qtos,sala,cozinha,banheiro,áreadeserviço,garagem.Tr. Carlos98681-8835

BARRACÃOnaruaRichard,nº 40,fundocomav.GetúlioVargas 4.375,c/100m²livre,s/divisória,2 banheiros.Tr.98771-2900

GALPÃOnaav.CândidoDias, 966, Loanda, c/100m², acabamentoemgesso,pisodegranito. Tr.98856-4740

LOCALPARAFESTAS,CentroComunitáriodobairroRepública,ruaHermesdaFonseca, nº26.Áreafechada,infraestruturacompleta.Tr.98667-8048ou 98877-4381

QUITINETE na rua Guanabara,209.Tr. 99781-4345/996026759

QUITINETES (novas) na av. GetúlioVargas, nº4.375,bairro Carneirinhos.Tr.98771-2900

RESTAURANTE montado, onde funcionava o Buteco da Vila, em frente à Funcec. Tr. 98771-2900

solarehidromassagem,jardim, box nagaragem c/armários, 2 vagas de garagem. Sistema decâmeras,usinasolarp/produçãodeaté450KW.Tr.38513596PJ857

APTO no bairro Satélite, c/2 qtos, banheiro social, sala p/2 ambientes, cozinha planejada, áreadeserviço,sacada,1vaga de garagem. Tr. 3851-3596 PJ857

CASAnobairro Paineiras, c/6 qtos(sendo1suíte),saladevisitas,saladejantar,2banheiros sociais c/box earmários, cozinha ampla planejada, área de serviço,quintal,jardim,garagem c/3vagas.Tr.3851-3596PJ857

CASA no bairro Rosário, c/3 qtos (sendo1 suíte c/hidro,todos planejados), banheiro social,salaamplap/3ambientes, cozinha c/bancada em granito planejada,áreadeserviço,área externac/1qto,banheirosocial, despensa,quintalc/árvoresfrutíferas,jardim.2vagasdegaragem.Tr.3851-3596PJ857

COBERTURA no bairro RecantoParaiso,c/2qtos (sendo 1 planejado), banheiro social, sala, cozinha planejada no 1º piso.2ºpisoc/áreadeserviço, área gourmet c/churrasqueira, lavabo, banheiro de serviço, despensa,área externac/chuveirão,1vagadegaragem.Tr. 3851-3596PJ857

APTOnobairroSion,cobertura c/2pavimentos,1ºpav.c/3qtos (sendo1suítee1varanda),sala devisitaebanheirosocial.2ºpav. c/sala de tv, banheiro, cozinha, áreadeserviço,2vagasdegaragem.Tr.3851-5121PJ3637

APTO no bairro Vale do Sol, c/2qtos,sala,cozinha,banheiro sociale1vagadegaragem.Tr. 3851-5121PJ3637

CASA no bairro Lourdes, c/ aprox. 254m², 3 qtos (sendo 1 suíte),saladevisita,saladeTV, sala de jantar, banheiro social, cozinha,áreadeserviçoexterna c/banheiro, garagem. Tr. 38515121PJ3637

CASAnobairroPaineiras,lotec/ aprox.388m²,c/14m²defrente, 42m²defundos,casaconstruída c/áreade307m².Tr.3851-5121 PJ3637

CASA nobairro República,c/3 qtos(sendo1suíte),saladevisita, sala de jantar,sala de TV, cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem, pomar c/ árvores frutíferas e qto externo, lotec/aprox.360m²eáreaconstruídade117,66m².Tr.3851-5121 PJ3637

LOTE no bairro Sion, c/aprox. 360m²,postedaCemig,escritura eregistro.Tr.3851-5121PJ3637

CASAnaav.IsaacCassimiroGomes,nº1667,c/2qtos, sala, copa, banheiro, cobertura, 2 garagens. Tr. Neusa 3850-8405/98011-3482

CASA na rua Geraldo Miranda, nº 118. Tr. 38522890/99427-2862

CHÁCARA em Bom Jesus do Amparo, c/2000m², c/ um imóvel de 10 cômodos. R$165mil.Tr.99626-6721

KITINETEnaav.Amazonas, bairroSatélite, c/áreaaberta. Aprox. 40m². R$65 mil. Tr. Adriano98721-8650

LOTE na rua Paracatu, nº194, ao lado do Colégio Kennedy, região central da cidade.Oportunidadep/grandes projetos de construção civil oucomercial.Tr. 989780183/97341-8513

CUIDADORA de idosos, faxineira,auxiliardecozinhae doméstica. Com referências. Tr.Angélica98858-0553

CUIDADORA de idosos. Tr. CamilaFerreira99455-7796

DEMOLIÇÃO c/emissão de notafiscal.Tr.Adriano 987218650

FRETEentregadeareia,brita edesaterro.Tr.Rogério986080943

INVESTIGADOR particular c/10 anos de experiência. Tr. 99555-9153

VEÍCULOS

LAVAGEM AUTOMOTIVA em domicílio – Tr. Marilene 9 7599-5133

PASSADEIRA. Tr. Marina 98838-4232

APTOnobairroAclimação,c/3 qtosplanejados(sendo1suítec/ ar-condicionado), banheiro social,salaamplap/2ambientes, cozinha planejada e c/bancadasemgranitoecoifa,áreade serviçoplanejadaec/bancada, área gourmet c/churrasqueira, forno elétrico, fogãocooktop e armários planejados, área privativa, piscina c/aquecimento

LOTE no bairro Estância Burian, c/lote de 383,58m², sendo 12m de frente, 13,78m de fundos, 35,33m pela direita e 28,60mpelaesquerda.Tr.38513596PJ857

LOTES(2)nobairroMangabeiras,cadaummedindo389m², sendo 13m de frente, 13m de fundos, 29,96m pela direita e 29,96mpelaesquerda.R$320 mil cada lote. Tr. 3851-3596

VENDE-SE esterco. Tr. 99530-0471/3852-2474

PEDREIRO, serviços de alvenaria, lajes, ferragens, construção, acabamento. Tr. 98681-3393

PEDREIRO de alvenaria e acabamento. C/referência. Tr. 99921-1657

REALIZA-SE serviço de aterro e desaterro, retirada e remoçãodeterra.Tr.Adriano 98721-8650

TÉCNICA em enfermagem. Tr.Sinerlaine98890-6216

8
VENDE-SECorollaXEi,2021, branco cristalizado, c/vários acessóriosoriginais.Tr.Milton 98662-0100 1 IMÓVEIS Aluguel Casa Forte Imóveis Sollar Imobiliária Particulares Delci Couto Imobiliária
na av. Rodrigues Alves,bairroRepública,c/3 qtos(sendo1suítec/hidroe closet), sala p/2 ambientes c/sacada, sala de TV, escritório, cozinha planejada, banheiro social, DCE, área deserviço,2vagasdegaragem.Tr.
APTO
3
Particulares
APTO na região central de João Monlevade, próximo ao banco Mercantil do Brasil, c/ escritura.R$170mil.Aceita-se troca.Tr.Adriano98721-8650
naruaGuanabara, nº 209,bairroRepública,c/2qtos, 2banheiros,áreadetanquee garagem.Tr.99781-4345
em São Gonçalo do Rio Abaixo, c/6 cômodos, todamurada,c/entradap/carro.R$120mil.Tr.Cida975102426 Casa Forte Imóveis 2 IMÓVEIS Compra e Venda Delci Couto Imobiliária
APTO
CASA
nobairroCarneirinhos, c/sala, 2 qtos, cozinha,
PJ857 APTO
nobairroCruzeiroCeleste, c/3 qtos, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço,garagem.Tr.3852-6630 PJ3715
4 DIVERSOS 5
VENDEM-SEareiaebrita.Tr. Rogério98608-0943
SERVIÇOS
HévertonElias/AcomPMJM CONSULTAS continuarão sendo marcadas ao longo domês Acom/PMJM NO ANO PASSADO, foi recolhida1,8 tonelada de cartelas

Oanode2023começouviolentoemNovaEra.Umcasalfoi assassinadoatirosemumbarna madrugada de domingo, 1º de janeiro. Segundo a Polícia, uma equipefaziaopatrulhamentona praçaJuquinhaLima,nascomemoraçõesdoAnoNovo,quando, por volta das 2h40, a equipe foi informadaquehomensarmados

entraram no 'Bar da Neném', no bairro Morada dos Heróis, e atiraram contra umhomeme umamulher.

Logo, os policiais foram ao local, encontrando socorristas do Grupo de Atendimento VoluntáriodeEmergência(Gave)e doishomenseumamulherferidos.Ohomemde46anosestava

ferido no joelho esquerdo e na pernadireita,efoilevadoparao HospitalSãoJosé.Noentanto,o rapazde28anoseamoçade26 jáestavamsemvida.

Conversando com os militares, osproprietários dobarcontaram que, a princípio, quatro homensencapuzadosteriamentradonobar,ondeocasalexecu-

tado estava jogando sinuca. Armado,umdoshomensjáfoiem direçãoaosdois,atirandovárias vezes e atingindo a mulher, o rapazeohomem,queestavano balcão. Depois de dispararem, os assassinos fugiram para destinoignorado.

Militares ainda foram ao Hospital São José conversar

com a vítima sobrevivente, que contouestarnobarquandochegaramtrêsindivíduosencapuzados, que não pôde reconhecer, todos de arma em punho. Eles foram na direção do casal, que jogava sinuca, e atiraram, tambémele sendoatingido.Depois, osbandidosfugiram. Os policiais pediram apoio

a outras equipes, enquanto a Perícia Técnica da Polícia Civil esteve no local para os trabalhos habituais, colhendo quatro cartuchos deflagrados e uma munição intacta de calibre 380. Os corpos foram removidos ao InstitutoMédicoLegal(IML)de João Monlevade. Não há câmerasdevigilâncianoentorno.

Monlevade

Um grave acidente assustou motoristas que passavam na manhã de segunda-feira (2) pela MG-123, entre Rio Piracicaba e Alvinópolis. Um automóvel de passeio e uma caminhonete colidiram de frente,naalturadodistritode Padre Pinto, o popular “Caxambu”. O choque provocou um incêndio, que consumiu os dois veículos completamente e queimou parte da vegetação às margens.

Os dois motoristas, ambos homens, ficaram feridos e foram socorridos pelo Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) para o Hospital Mar-

Procurado abre a porta para que PMs o prendam em São Gonçalo do Rio Abaixo

APolíciaMilitarprendeuna segunda-feira (2) um foragido da Justiça em São Gonçalo do Rio Abaixo. Policiais faziam umpatrulhamento,quando,por voltadas21h,foraminformados

que um homem com mandado deprisãoemabertoequetinha um registro por lesão corporal estaria em uma casa no bairro Matias. Chegando ao endereço, na rua Barcelona, os militares

Acidentes

foram recebidos pelo próprio procurado. Ele foi informado sobre a ordem judicial, preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providênciascabíveis.

matam motociclistas em Nova Era e Bela Vista

Dois motociclistas morreram em graves acidentes na região. Um jovem de 18 anos faleceu na madrugada de domingo (1º) em Bela Vista de Minas. Segundo as informações recebidas pela Polícia Militar, a colisão teria acontecido por volta das 3h20, na altura do número 346 da rua JoaquimGomes, nobairrodas Lages. A motocicleta Honda CBX250 Twister, que levava a vítima e outro ocupante, de 20 anos, teria se chocado contra

um postede concreto. Já na tarde de segunda-feira(2)notrechodeNovaErada BR-381, um motociclista teria perdido o controle e parado debaixo de uma carreta enquanto passava pelo quilômetro 333 da rodovia. O Grupo de Atendimento Voluntário de Emergência (Gave) foi acionado e esteve no local, mas apenas pôde atestar a morte docondutor.APeríciaTécnica da Polícia Civil também esteve no local para os trabalhos

habituais. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou a ocorrência e ajudou na sinalização.Otrânsitoficoufechado no trecho.

O sobrevivente alega não se lembrar de muitos detalhes, como o seu destino ou o local do choque, mas apenas de haver sido transportado ao hospital. A suspeita é de que a vítma estivesse na condução da motocicleta, mas essa informação ainda não foi confirmada pelaPM.

Criança morre após colisão na BR-381 em São Gonçalo do Rio Abaixo

Uma criança morreu em um acidente na tarde de sexta-feira (30) no trecho de São GonçalodoRioAbaixodaBR381. Por volta das 16h30, um carro colidiu contra uma carreta na altura do quilômetro 382. No automóvel, estavam quatro ocupantes, entre eles o menino, que apresentava lesões graves no crânio e dificuldadespararespirar.

PopularesacionaramoCorpodeBombeirosMilitardacidade. Auxiliados pelo médico RonaldoAbrantes,quepassava pelo trecho, os militares removeram o garoto do automóvel e o levaram para a viatura. No entanto, a criança não resistiu, eomédicoatestouoóbito.

APeríciaTécnicadaPolícia Civilea Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local paraosprocedimentosexigidos.

Ummotoristaquefaztransporte de passageiros teve de lutar contra marginais que tentavamassaltá-lonanoitedesegunda-feira (2) em João Monlevade. O profissional, de 23 anos, contou que recebeu um chamadopara umacorridaque começaria no bairro Teresópolis, por volta das 20h. Duas pessoas entraram no automóvel, que prosseguiu. No entanto,aopassarpelaruaAraxá,no bairro de Lourdes, o passageiro do banco de trás anunciou o assalto, encostando uma arma nas costas do motorista e obri-

gando-oaparar.

Quando o veículo parou, o criminosoque estava no banco de trás desceu, e o trabalhador aproveitouaoportunidadepara acelerar e deixá-lo para trás. No entanto, o outro bandido, sentado no banco do passageiro, tentou puxar a direção, obrigando o motorista a atirar seu carro em uma pequena ribanceira. A vítima ainda contou que, quando o automóvel parou, entrou em luta corporal com o ladrão, depois se soltou dele e se abrigou em uma área de mata, ficando ali por algum

tempo, atépedir ajuda emuma residênciavizinha.

O assaltante que estava no assento dianteiro fugiu, enquanto o que estava no banco de trás não foi mais visto pelo profissional,quecontouconhecer “de vista” um deles, que residiria próximo à “praça da Overdose”, no bairro Cruzeiro Celeste. O veículo ficou no local para os trabalhos da Perícia Técnica da Polícia Civil, enquanto uma viatura realizou diligênciasparaaapuraçãodos fatos, como a recolha das imagensdecâmerasdesegurança.

Denúncia de ameaça faz PM prender dois em Santa Bárbara

O porte ilegal de armas de fogo levou dois homens à cadeia na segunda-feira (2) em Santa Bárbara. Por volta das 23h40, a Polícia Militar foi informada de que uma dívida de R$200mil foimotivo paraque um homem de 34 anos fosse ameaçado por outro, de 50, na comunidade do Galego. A vítima contouhaver sido perseguida pelo indivíduo armado, que seembrenhoupelomato.

Durante as diligências, os policiais encontraram um suspeito do crime, que conduzia umautomóvelepareciaalcoolizado,confirmandoqueteveum desentendimentocoma vítima. Em visita às instalações de sua área de mineração, os militares encontraramo revólverde calibre .38 usado na intimidação, comseiscartuchosintactos. No mesmo local, outro homem, de 48 anos, também foi

abordado, sendo encontrados consigo uma carabina, uma pistola Glock 9 milímetros, 31 cartuchos de calibre .40 e vinte cartuchos 9 milímetros. Os dois foram presos pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, enquanto o mais velho tambémfoipresoporameaçae pordirigiralcoolizado.Osdois e o material apreendido foram levados para a Delegacia de PolíciaCivil.

9
deixa dois feridos e faz carros pegarem fogo em Rio Piracicaba
briga com ladrão e joga carro
ribanceira
Batida
Motorista
em
em
garida, em João Monlevade. O incêndio foi debelado, e a Polícia Militar esteve no local para os procedimentos habituais. A rodovia ficou fechada nos dois sentidos. Reprodução CARROS ficaram completamente queimados após incêndio Divulgação/PMMG ARMAS e munição foram apreendidas emáreade mineração Divulgação/CBMMG BOMBEIROS militares atenderam a chamado, mas criança não resistiu

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), tomou posse na tarde de ontem (5), como presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi). Ele também vai comandar o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi). A solenidade ocorreu no Real Esporte Clube, em João Monlevade,cidadesededaAmepi.

O chefe do Executivo de Nova União, Ailton Guimarães Rosa (Avante) assumiu como vice-presidente das entidades. Exercendo o primeiro mandatoeletivo,Lagetambém assumepelaprimeiravezocomandodaassociaçãoregional.

Por outro lado, o presidente cessante e prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla (Avante), encerra sua terceiragestãoàfrentedaentidade.

O prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), deu as boas vindas como prefeito anfitrião. Presente ao evento, o presidente da Associação Mineira dos Municípios

(AMM), o prefeito de Coronel Fabriciano,MarcosViníciusda SilvaBizarro(PSDB),destacou a importância do associativismo e parcerias com entidades regionais, como a Amepi. Ele parabenizou o presidente eleito e disse que a AMM está à disposição para resolver as demandasdosmunicípios.

Em seu discurso de despedida, Fernando Rolla agradeceu a oportunidade de liderar aAmepiportrêsocasiõese de contribuir para o desenvolvimento do Médio Piracicaba, sempre em consonância com os prefeitos e os municípios.

“Aprendi com o saudoso fundador da Amepi e ex-prefeito JoãoBraz,queoMédioPiracicabadeveolharparaomesmo horizonte, buscando o melhor para os cidadãos. Viva a Amepi, Viva o Consmepi, Viva o Médio Piracicaba”.

Em sua fala, o vice-presidente eleito, Ailton Guimarães Rosa frisou as parcerias com outras cidades e destacou queauniãodaregiãofortalece osmunicípios.

Já empossado, o presidente da Amepi e Consmepi, Marco Antônio destacou a grandeza do Médio Piracicaba, suas potencialidades e desafios. Lage faloudaresponsabilidadeeimportânciadeliderardasentidades e apresentou diretrizes de sua gestão com foco na saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, desenvolvimentoregionalefortalecimentodaassociaçãoedoconsórcio , para serem referências nacionais. “Quero fortalecer ainda maisesseinstrumento,parare-

TRANSPORTE PÚBLICO

solverdeformaágil,problemas quesozinhosdemorariammais.

Vamos fazer da nossa região um exemplo, como ele exige e merece”,disse.

Ainda em sua fala, Marco Antônio conclamou os prefeitos a um desafio: fazer com que a poliomielite desapareça do Brasil. “Hoje, vemos índices insuficiente de vacinação. Apelo é que a região de exemplona vacinaçãocontra a paralisia infantil.Nossos índices estão ruins, com cidades abaixo dos nacionais. Vamos

Licitação prevê arrecadação de R$29 milhões por ano

A Prefeitura de João Monlevade publicou nesta semana o editalparaalicitaçãodotransporte público municipal. O contrato prevê duração de 15 anos com valoranualdecercadeR$29milhões totalizando pouco mais de R$444milhõesemarrecadação.

Antes de publicar, a Prefeiturarealizouaudiênciaspúblicas sobreoassunto.Asreuniõescon-

taramcomaparticipaçãodaempresaCidadeVivaEngenheirose ArquitetosAssociadosLtda,contratadaparaprestaraconsultoria sobremobilidadeurbana.

As audiências apresentaram o modelo operacional, econômico-financeiroejurídicodoedital edofuturocontratocomaempresaa serescolhida. Oobjetivoédartransparênciaàsações

doExecutivonotransportepúblico e permitir a participação dos interessados e da sociedadenoprocesso.

A consultoria prestada pela CidadeVivaavalioutemascomo tarifas, qualidade dos serviços, rotas, frota, horários, itinerários, localização e tipos de paradas, número de passageiros transportados, viagens diárias, opinião

pública, identidade visual, novas tecnologias, transporte escolar, gratuidades, descontos etc. O texto do edital pode ser conferido no portal do Executivo, ou através do Setor de Compras e Licitações,emsuasede.

fazer um aceno a todo o país, e mostrar que aqui existem líderes comprometidos com a saúde”,conclamou.

PRESENÇAS

A solenidade de posse contou com a presença dos prefeitosdeJoãoMonlevade,Laércio Ribeiro (PT); de Rio Piracicaba, Augusto Henrique da Silva (Cidadania);deSãoGonçalodo Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho (PDT); de Santa Bárbara, Alcemir

Moreira (União Brasil); de Alvinópolis, Maurosan Gonçalves Machado (MDB); de Dom Silvério, José Bráulio Aleixo (PTB); de São José do Goiabal, José Roberto Gariff(PSB); de Catas Altas, Saulo Morais (Patriota) e de Itambé do Mato Dentro, Cleidileny Aparecida Chaves (PP).Alémdeles, estavam vice-prefeitos e vice-prefeitas, secretários municipais, vereadores e representantes de associações empresariais e entidadesdasociedadecivil.O mandatoédedoisanos.

10
Erivelton Braz LIDERANÇAS prestigiam a posse do novo presidente daAmepi e Consmepi, Marco Antônio Lage (ao centro, de terno azul)
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.