Jornal A Cidade

Page 1

Jornal

A Cidade DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Notícias da sua Cidade

ANO V - nº 99

06 de agosto de 2010

Campeonato Brasileiro de Mountain Bike tem participação de maranguapenses Página 7

Zé Lito: A simplicidade de um campeão


2

A Cidade, 06 de agosto de 2010 - www.issuu.com/jornalacidade

fala galera “ A 3ª Edição Cultural da Corrida de Jumento realizada no Novo Parque Iracema, no mês de julho foi um sucesso. O Campo do Asa Delta atraiu muitos visitantes e curiosos para conferir as atrações. Foi uma festa bastante animada. Agradeço as pessoas que estiveram presentes e também ao apóio de todos que contribuíram para a realização do evento.” Rogério Rogher Promoter e Coordenador da Corrida de Jumento

Acerte no alvo

PIZZARIA & PASTELARIA DA GABY O melhor das massas caseiras Temos mais de 40 sabores

Anuncie

Parque Santa Fé

Fone: 3341-3829

EDITORIAL Nosso semanário continua firme e forte, e nessa semana que se comemora o dia dos pais, trazemos a história de um Pai, aliás, mas que isso, um homem simples, que mostra sua capacidade de superação enfrentando as mais diversas adversidades, e é um grande exemplo para os desportistas locais, estaduais e nacionais. Conversamos com o campeão brasileiro de mountain bike, José Lito, o “Zélito”, como é bastante conhecido no mundo dos ciclistas. Um campeão, e acima de tudo um grande homem, que com sua simplicidade, tem construído uma carreira no esporte. Zélito muito nos honra com suas conquistas, são mais de 100 títulos em diversos campeonatos, não sabe a conta de participação em provas de ciclismo, não tem mais onde colocar tanto troféu. Mas tem como norte, como linha de vida, a simplicidade e a gratidão aos que lhe ajudam. Esperamos que possam curtir nossa edição e aprender um pouco com essa história da simplicidade de um campeão. Boa leitura.

Expediente Jornal A Cidade CNPJ10.446.927/0001-03 Editor/Jornalista: Heldemar de Paula Garcia - RP 1000/04/206CE Colaboradores - Michelline Andrade, Dadynha Saturnino e Moisés Lourenço Redação - Email: jornal.acidade@hotmail.com www.issuu.com/jornalacidade Rua Cel. Antônio Botelho, 23 - Centro - Maranguape - Ceará Impressão: A Cidade - Comércio e Serviços Tiragem: 1.000 exemplares


A Cidade, 06 de agosto de 2010 - www.issuu.com/jornalacidade 3

Zé Lito - A história de um vencedor José Lito Soares Moura, 53 anos, maranguapense, casado, pai de 3 filhos, Nilton (25), Ailton (15) e Marta (11). Tem um neto, Luiz Loran (2), filho de Nilton. Participou do Campeonato Brasileiro de XCO 2010 em Campo Largo – Paraná que aconteceu no dia 18 de julho e foi campeão na categoria Master 50-54 anos. Um atleta que já conquistou mais de 100 títulos e tem provado que esporte não é coisa só para jovens. José Lito é campeão cearense por 10 anos consecutivos e com a conquista do 1º lugar no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross, é o único cearense classificado para o mundial que será disputado no mês de setembro em Santa Catarina. José Lito é um esportista perseverante. Um trabalhador exemplar, um pai dedicado e um avó participativo. Zé Lito, o véi, como muitos o chamam, é um homem simples que luta pelos seus objetivos com muita garra.

José Lito - Eu treino nos fins de semana quando não tem competição e pela manhã. Cedinho antes de entrar no trabalho eu sempre treino.

AC - Para quem não te conhece quem é o José Lito como pessoa e como atleta?

AC - Como é sua relação com seus filhos?

José Lito - Eu posso dizer que sou uma pessoa feliz, pois meus dois filhos são atletas. Trabalho na empresa Micrel Benfio há 17 anos. Sou operador de caldeira. Nas horas vagas estou sempre treinando com minha bike.

José Lito - A minha relação com meus filhos é muito tranquila e tenho muito orgulho deles. O esporte na vida deles é muito importante, pois os livra de muitas coisas que o mundo oferece. O Ailton é campeão cearense 2010 e o Nilton foi Campeão Bike Ceará em 2009.

AC - Como surgiu o esporte na sua vida? José Lito - Surgiu numa brincadeira. Participei de um campeonato das indústrias em 1992. Desde então passei a gostar do esporte e até hoje pratico. Nos anos 2000 comecei minha carreira oficialmente e sou filiado a Federação Cearense de Ciclismo na categoria de mountain bike e speed. AC - Quantos campeonatos já participou e qual foi a prova mais marcante? José Lito - Já participei de vários, não dá nem para contar... De títulos são mais de cem. A prova mais marcante foi o campeonato brasileiro, agora em julho. Chegar lá não é fácil. Exige muito do atleta. É como se classificar para uma copa do mundo. Foi emocionante. Eu chorei muito. Meu filho Ailton (15) também participou da categoria juvenil e

AC - No Campeonato Brasileiro você teve que disputar com atletas fortes no cenário nacional. Qual foi o maior desafio para essa conquista?

tirou o 8º lugar. Foi um momento muito especial e ficará marcado para sempre. AC - Como faz para treinar, já que tem um expediente a cumprir fora o ciclismo?

AC - Você tem patrocinador. De quem tem apóio? José Lito - A empresa Micrel Benfio, onde trabalho, sempre me apoiou. Célio Filho é uma pessoa que me ajuda muito. Tenho também o apóio de Itaoca Ciclo, Bike Ceará e Paulo Jansen. AC - Que significado tem o esporte na sua vida? José Lito - Pra mim é muito importante. Me sinto realizado. Acho o esporte fundamental na vida das pessoas. Elas (pessoas) precisam se espelhar e saber que o esporte é saúde. Muitas pessoas me elogiam por causa do meu esforço, apesar da minha idade. Eu encontrei amigos verdadeiros no ciclismo. Não existe concorrência no meu convívio, é um ambiente muito bom, é só alegrias.

José Lito - Além de ter vindo do nordeste, a temperatura lá tava em 6 graus. Choveu muito nos dias anteriores à prova e o percurso tinha muita lama. A prova era de 7 km, onde 5,5 km eram levando a bike. Foi difícil, mas senti que dava pra ganhar. Eu agir de maneira simples. Quando vi que dava pra mim jamais pensei em desistir. Foi aí onde arrumei forças pra chegar até o final. Eu agradeço a Deus por ter conquistado essa vitória. AC - Em setembro você irá disputar o mundial de mountain bike. O que será necessário para representar bem nosso Ceará? José Lito - Eu preciso me preparar bem e treinar bastante. Preciso de uma bicicleta boa, pois nesse último campeonato pedalei com uma bicicleta emprestada, porque a minha não estava boa. Vou precisar de patrocinador para os custos de passagem, alimentação e hospedagem. A Secretaria de Esportes do Ceará apoiou a mim e meu filho Ailton na viagem ao Paraná. A Bike Ceará já entrou em contato e me dará uma bicicleta nova. Outra coisa importante é a alimentação. Um atleta de bom preparo físico necessita de uma alimentação de qualidade, frutas, verduras e suplementos para recompor as energias. Isso custa caro. É necessário também muita disciplina e determinação. AC - Estamos na semana do dias dos pais. Que mensagem pode deixar para os leitores do Jornal A Cidade. José Lito - Pratique esporte, pois esporte é saúde! Principalmente ciclismo... (falou sorrindo). Que os pais olhem muito para os filhos e incentivem a prática de esportes. O esporte é uma fonte onde os jovens garotos se transformam em verdadeiros cidadãos. Quando vi meu filho concorrer com os top´s nacionais me senti orgulhoso, pois o nível é muito alto, lá estavam os melhores do Brasil. O ciclismo gera boas oportunidades.


4

A Cidade, 06 de agosto de 2010 - www.issuu.com/jornalacidade

fatos s a o s s Pe

&

Michelline Andrade michellinemp@gmail.com www.issuu.com/jornalacidade

Dia dos Pais na Guabiraba

Xamegão 2010

No dia 07 de agosto às 19h na Praça da Guabiraba haverá um grande show com o “Grupo Tremendão” em comemoração ao Dia dos Pais. As melhores dos anos 60, 70 e 80 estão no repertório do Grupo Tremendão. O evento também promoverá um bingo no valor de R$ 500,00. Reservas de mesas e maiores informações no fone: (85) 8740.1897

Vem aí o Xamegão 2010 da cidade de Palmácia-CE. A 14ª edição do Xamegão acontece no dia 28 de agosto e traz as seguintes atrações: Dedim Gouveia, Forró Diferente, Forró do Bom e Forró Real. Será um encontro do autêntico forró cearense. Todos os anos o município de Palmácia recebe muitos visitantes e turistas para essa animada festa.

Convenção Estadual do Comércio Nos dias 12 a 14 de agosto acontece a 24ª edição da Convenção Estadual do Comércio Lojista, que se realizará no município de Sobral. O evento terá participação dos palestrantes Roque Pellizzaro – Presidente da CNDL, Ciro Bottini, Eduardo Shinyashiki, Cristiana Lôbo e Jim Cunningham. Para participar da Convenção, você pode fazer sua inscrição na CDL de Maranguape. Informações no fone (85) 3341.1747. Parabéns Manuela

Lei do teste auditivo gratuito em bebês O presidente Lula sancionou a lei que torna obrigatória a realização gratuita do exame de triagem auditiva em todos os hospitais e maternidades, nas crianças nascidas em suas dependências. O exame, denominado Emissões Otoacústicas Evocadas, detecta deficiências sutis que não são percebidas no dia a dia. A lei foi publicada nesta terça-feira (3) no "Diário Oficial". Os especialistas recomendam o exame nos primeiros seis meses de vida. De acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia apenas de 5% a 10% da população brasileira de recém-nascidos fazem a triagem auditiva durante o ano. Reciclagem de lixo

Nossa querida amiga Manuela Serpa está completando mais um ano de vida neste dia 06 de agosto. Manuela é formada em jornalismo, mas atua na área de estética em seu Salão Vizualli. Desejamos muita saúde e sucesso. Parabéns!

Entrou em vigor nesta terçafeira (3) a nova lei que estimula a reciclagem do lixo. Fabricantes, vendedores e distribuidores passarão a ser responsáveis pelo destino de produtos considerados tóxicos. A lei que entrou em vigor vai ser regulamentada em três meses. A lista de produtos vai desde pneus, até computadores e televisão.

Projeto proíbe empresas discriminar candidato inadimplente a emprego Empresas ficam proibidas de discriminar trabalhadores que reivindicam emprego com base em consulta a cadastros de inadimplência. Projeto do senador Paulo Paim (PTRS) foi aprovado nesta quarta-feira (4) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria recebeu decisão terminativa e agora será encaminhada à Câmara dos Deputados. Pela proposta (PLS 465/09), fica proibida qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso à relação de emprego, bem como sua manutenção, motivada por consulta a cadastro de inadimplentes. A

helicóptero ajudou no resgate

lei em vigor (Lei nº 9.029/95) já prevê que o sexo, a origem, a raça, a cor, o estado civil, a situação familiar ou a idade não podem motivar discriminação. A proposição também considera crime o uso de informações constantes de banco de dados ou cadastro de inadimplentes para fins de admissão ou rescisão de contrato de trabalho.

SINE de Maranguape - Vagas de emprego A Unidade de Atendimento do SINE/IDT de Maranguape está com vagas disponíveis para emprego nas seguintes ocupações: Padeiro (01 vaga), auxiliar de linha de produção (2 vagas), cortador de peças íntimas (01 vaga), Atendente de Lanchonete (1 vaga), lavador de carro (01 vaga), eletricista de instalações de veículo automotores (01 vaga), costureiras para máquinas na confecção em série (30 vagas), vendedor pracista (10), operador de

calandras (01 vaga), instrutor de informática (01 vaga) e cobrador de transporte coletivo (01 vaga). Interessados, devem comparecer ao SINE de Maranguape com todos os documentos, na Rua Mundica Paula, 216, Centro, em frente a Prefeitura Municipal. Informações no fone (85) 3101.2813. As vagas anunciadas estão sujeitas a alterações. Fonte: SINE/IDT de Maranguape

Vacinação Nacional contra paralisia infantil O dia da 2ª etapa da Campanha Nacional contra paralisia infantil está chegando. E a segunda dose é muito importante, pois ela garante que todas as crianças estejam protegidas. Por isso tem que vacinar mais uma vez. Dia 14 de agosto é o dia de levar as crianças com menos de 5 anos ao posto de vacinação mais próximo para tomar a 2ª dose. Mesmo as crianças que

já tenham sido vacinadas na primeira etapa e em campanhas anteriores, mas que ainda são menores de cinco anos deve tomar as gotinhas da vacina.


A Cidade, 06 de agosto de 2010 - www.issuu.com/jornalacidade 5

Volta às aulas - Os cuidados que devemos ter com as mochilas O segundo semestre do ano letivo começou na segunda-feira (02) e os pais devem ficar de olho nas mochilas das crianças. O excesso de peso em bolsas e mochilas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é um dos motivos que levam 85% da população mundial a sofrer com dor nas costas. O máximo que a mochila escolar deve pesar é em torno de 10% do peso corporal da criança. Exceder este limite representa um risco maior de dores lombares crônicas, desconforto ou desvios da coluna, como cifose (corcunda), lordose (postura empinada) e escoliose (curva lateral). Entretanto, tais problemas costumam aparecer a longo prazo. A criança permanece na escola por mais de 10 anos. Se ao longo deste

tempo ela carregar sempre excesso de peso, quando for mais velha pode adquirir postura errada e sentir dores. Além disso, dependendo do tipo de bolsa e como usa, pode vir a ter tendinite. Além de se verificar se realmente é necessário levar tanta carga na mochila, são importantes a escolha do modelo e o uso correto. A mochila deve ser usada nas costas e com apoio nos ombros, de 5 a 10 cm da cintura. Cinto abdominal para dissipar o peso ou rodinhas ajudam muito. Estudo feito em 2003 pela Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) mostra que o sobrepeso está, na maioria das vezes, relacionado a livros, dicionários e brinquedos desnecessários.

A Cidade em

By Dadynha Saturnino

Foco

glaudianesat@hotmail.com

www.twitter.com/dadynha www.issuu.com/jornalacidade

Aniversário entre amigos No último dia primeiro, a simpática Madeline Cordeiro comemorou o seu aniversário junto aos familiares e amigos durante evento ocorrido no Panela Velha. Confira as fotos:

Eleitor pode requerer voto em trânsito até 15 de agosto O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia 3 de outubro, primeiro turno das eleições, poderá requerer o voto em trânsito, ou seja, a possibilidade de votar em qualquer uma das capitais. O procedimento, válido apenas para a eleição para presidente, pode ser solicitado em qualquer cartório eleitoral até o dia 15 de agosto. Se o eleitor não estiver na capital escolhida, ele deverá justificar a

ausência. No caso de segundo turno, o eleitor deve solicitar um novo pedido de voto em trânsito. O voto em trânsito foi instituído pelo Congresso Nacional em uma reforma eleitoral aprovada em setembro de 2009. O objetivo da iniciativa é incluir no processo eleitoral parte dos eleitores que justificam ausência no pleito. Só em 2006, eles somaram cerca de 8 milhões.

Qualidade e preços baixos você encontra aqui.

Rua Cel. Antônio Botelho de Sousa, 99 - Centro - Maranguape - Ce

Fone: (85) 3341.4048

Aniversariantes queridos!!!

Cleiza 08/08

Daniele 11/08

Carina 13/08

Catharina 13/08


6

A Cidade, 06 de agosto de 2010 - www.issuu.com/jornalacidade

Dia 08 de agosto é “Dia dos Pais”, e nesta edição trazemos uma homenagem dos leitores do Jornal A Cidade aos seus pais. Feliz Dia dos Pais!!! “Pai Valdecy: Agradecemos por tudo e feliz dia dos pais. Te amamos. Seus filhos Sami, Cinira, Ana Néri e Fáina.

"Pai Mário - Entre todos você é o melhor Pai do mundo". Hilana Viana

“Pai Sebastião: obrigado por tudo e por nos ensinar e vivenciar o Amor de Deus. Te amo!” Liliene Mendes

Dia 1º de agosto aconteceu no Panela Velha o lançamento do novo CD do instrumentista Manassés de Sousa. O evento foi um sucesso e muita gente compareceu para curtir as canções do Mana e de convidados especiais. Confira as fotos!

Fique Ligado

“Pai Ronaldo - Você é o maior “Meu pai, um dos pilares de minha vida. Obrigado por tudo! símbolo da palavra herói, Te amo muito!” Daniel Filho amigo e Pai". André Oliveira

“Pai Aramici, te amamos muito.” De seus filhos Áramys e Átylla

“Papai Edimar - meu herói de todos os dias. Te amo!” Carol Pereira


A Cidade, 06 de agosto de 2010 - www.issuu.com/jornalacidade 7

Maranguape tem Campeão Brasileiro de Mountain Bike Por: Tomé Gomes

Foto: Lauriston Trindade

Com uma viagem cheia de ansiedades e muitas novidades, partiram no mês de julho os três representantes cearenses para competir no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO, ocorrido no Paraná. Passado, presente e futuro, representados nas figuras de José Lito, Diego Almeida e Ailton Moura, respectivamente das categorias Máster C, Elite e Juvenil. A competição aconteceu no Paraná, no último dia 18 de julho, e vai ficar marcado como o dia em que um cearense foi campeão brasileiro pela primeira vez neste esporte. Não poderia ter sido melhor representado, pois ao nosso mais novo campeão são direcionados muitos adjetivos e nenhum deles é negativo. Ao contrário, nosso amigo José Lito – pai de Ailton Moura – é sem dúvida exemplo de garra e acima de tudo, companheirismo e vitalidade. Na largada da categoria Máster C, nosso atleta ansioso e destemido. Ao seu lado o Decacampeão brasileiro, Dilermano com um sobrenome que me falha na memória. Logo na largada partiram os dois adversários que disputaram parte da 1ª volta onde José Lito até falhou nas primeiras tentativas de escapar, porém antes que terminasse a volta inicial, assumiu a liderança para não perdê-la mais até o pódio e a emoção de trazer pra casa este título. Patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará, José Lito tem o apoio, principalmente moral, da empresa onde esquenta suas caldeiras diariamente, Micrel Benfio Têxtil Ltda. Na categoria Juvenil o pequenino, mais já se mostrando cada vez maior, Ailton Moura que parece ser um dos nossos futuros mais promissores. Ailton largou para uma corrida de

2 voltas onde no final da 2ª volta quando ocupava a terceira posição, foi surpreendido pela organização da prova que lhe impôs correr a terceira volta juntamente com os demais. Surpreso e já desconcentrado, esta última volta lhe custou várias posições que lhe fizeram cair e terminar a prova na oitava colocação. Já a categoria Elite, era de se esperar que os primeiros lugares fossem ocupados no mínimo pelos atletas Rubens Donizete (atleta Olímpico brasileiro), Edivando de Sousa Cruz (que era o atual campeão) e Ricardo Psheid que acabou por vencer a competição tornando-se o atual campeão brasileiro. Na largada e também debutante estava o atleta cearense e bolsista do Governo do Ceará, Diego Almeida. Aparentemente pegue de surpresa, mas compreensivo para quem debutava na prova, Diego, sem comparativos práticos para compreender o nível dos atletas concorrentes, levou a primeira volta do líder antes mesmo que pudesse terminar a sua. Contudo, uma falha da organização deu o tiro de largada

surpreendendo a todos e deixou escapar Ricardo Psheid que partiu na frente sem dar oportunidade aos outros vencendo a competição, com Diego Almeida concluindo sua prova na 17ª posição. Meu ponto de vista indica que sua colocação (17º) foi um bom resultado e que sua experiência só colabora para o mountain bike. Apenas fico triste com suas palavras: “Eu fui só pra conhecer”. Acredito que fazer turismo não é o objetivo de quem paga suas contas e sei também que não foi só pra conhecer, pois tenho certeza de seu comprometimento. Exponho-me às críticas e digo isso em respeito a todos os outros ciclistas cearenses que poderiam querer estar no seu lugar e têm o mountain bike em suas vidas como um sonho a ser realizado. Numa prova onde houve muitas falhas e com um circuito pedalável em apenas 40%, a experiência e vitórias de nossos atletas vêm engrandecer o mountain bike cearense. Esporte nenhum cresce individualmente sem intercâmbios, pois do contrário cresceríamos sem saber para onde ir. Ficam os parabéns aos atletas, e a esperança de que estes resultados possam contribuir em lucros para o MTB cearense. A viagem e seus custos tiveram um patrocínio do Governo do Estado do Ceará e da Confederação Brasileira de Ciclismo, e a participação do Presidente da Federação Cearense de Ciclismo, Eduardo Lopes, que muito se empenhou para que este sonho tornasse uma realidade. José Lito tem o apoio de Falx`s Jeans e Micrel Benfio, e ainda teve apoio financeiro do Vereador de Maranguape Célio Cavalcante.

www.issuu.com/jornalacidade

O Jornal que tem a cara de nossa gente!


8

A Cidade, 06 de agosto de 2010 - www.issuu.com/jornalacidade

Inscrições abertas para Seminário Cariri Cangaço 2010 As inscrições para o Cariri Cangaço 2010 estão abertas, e este ano será muito mais fácil participar. Basta enviar um email para o endereço fichacariricang@hotmail.com com os seguintes dados: Nome, endereço, telefone, email e atividade profissional. Sua inscrição garante a participação para um dos maiores eventos do Cangaço no Brasil que acontece nos dias 17 a 22 de agosto. O Cariri Cangaço - Coronéis, Beatos e Cangaceiros, evento de cunho turístico-cultural e científico, em sua 2ª Edição, acontecerá na Região do Cariri, sul do estado do Ceará, tendo como cidades anfitriãs: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora e Porteiras. O

evento reunirá a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais; do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao Cangaço, tradições e histórias do nordeste. Até o momento existe a confirmação de mais de 80 personalidades, entre: pesquisadores, escritores, professores de várias áreas, artistas, cineastas, documentaristas, fotógrafos e jornalistas. O Evento em sua segunda edição terá um conjunto de 16 conferências, seguidas de debates, abordando temáticas ligadas à historiografia nordestina (sub temas: Coronéis, Beatos e Cangaceiros); distribuídas durante o período de realização, em seis dias; nos seis municípios anfitriões. A partir da Universidade Regional do Cariri – URCA; parceira do evento; o Cariri Cangaço Coronéis, Beatos e Cangaceiros, estará promovendo também um grande Painel de apresentação de trabalhos acadêmicos, de participantes de todo o Brasil, sobre a temática do encontro. Será apresentada a II Mostra Cariri Cangaço de Cinema, Vídeo e Documentários, possibilitando aos participantes uma maior interação com a

temática a partir dos trabalhos apresentados; A II Latada do Livro Cariri Cangaço, onde os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com as principais obras literárias sobre a temática; O II Grande Salão Cariri Cangaço, onde serão lançadas oito novas obras literárias sobre a temática de autores de todo o Nordeste e também São Paulo. Também serão distribuídas nos seis dias de evento, 17 apresentações artísticas, com as mais significativas manifestações culturais e folclóricas de toda região do Cariri, das áreas das Artes Cênicas, Música e Cultura Popular. O Cariri Cangaço é uma promoção da Cariri do Brasil, uma realização das prefeituras municipais de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Aurora, URCA/PROEX e ainda o apoio da SBEC, do ICC, do Centro Pró Memória, do ICVC, da Fundação Memorial Padre Cícero, da Associação de Cordelista de Crato, do Ponto de Cultura Lira Nordestina, do SEBRAE, do SESC e do Centro Cultural Banco do Nordeste, Grupo Empresarial Guanabara e Revista Nordeste VinteUM. Maiores Informações visite o site www.cariricangaco.com.

Dica de Filme Sinopse – A Origem Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um ladrão eficiente que está entre os melhores na arte de extração: roubar segredos valiosos de dentro dos confins do inconsciente durante o estado de sono, quando a mente se encontra mais vulnerável. Esta rara habilidade tornou Cobb um perito cobiçado no traiçoeiro novo ramo da espionagem corporativa, mas também o transformou em um fugitivo internacional e o levou a sacrificar tudo aquilo que amava. Agora Cobb tem uma chance de redenção. Uma última oferta de trabalho poderá lhe devolver sua vida normal, mas para isso ele deverá encontrar o que é impossível - a origem. Elenco: Leonardo DiCaprio, Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard, Ellen Page, Tom Hardy, Cillian Murphy. Classificação 14 anos, duração 142 minutos, gênero ação.

Sinopse - 400 contra 1 William da Silva (Daniel de Oliveira), um dos grandes articuladores daquilo que viria a se tornar o Comando Vermelho, vai parar no presídio de Ilha Grande, onde presos “comuns” eram colocados lado a lado com presos políticos. Neste universo de fugas consecutivas, assaltos e enfrentamento com os policiais locais, as amizades se destacavam e geravam dívidas que faziam com que foragidos retornassem à ilha para libertar seus companheiros. Elenco: Daniel de Oliveira, Daniela Escobar, Branca Messina, Negra Li, Anderson Jader, Rodrigo Brassoloto, Felipe Kannenberg, Fabrício Bolivera.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.