Jornal do CELG - 72

Page 3

ano 24 • julho 2013 • nº 72 3

Palavra do Presidente Caros associados: Estamos concluindo nossa gestão do CELG iniciada em julho de 2011. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a confiança depositada em mim na condição de presidente e meus colegas de diretoria: Pedro Magalhães, Carmem Keidann, Cláudio Abuchaim, Thiago Pianca, Letícia Kipper e Sérgio Louzada. Foram dois anos de trabalho intenso, mas recompensadores. Utilizamos como princípio em nossa administração manter a tradição da missão essencial do CELG. Na carta de fundação do Celg, redigida pelo professor Paulo Vianna Guedes ao então diretor da Faculdade de Medicina UFRGS professor José Carlos Milano, dizia o que segue: “O centro, tal como idealizamos e tal como está efetivamente funcionando, é uma instituição cientifica, destinado ao estudo e à pesquisa dos problemas psiquiátricos e tem, ainda, a finalidade de colaborar com a Cadeira na orientação dos alunos que aspiram estudar ou exercer a Psiquiatria… Desta maneira, a vida funcional do Centro, estará subordinadas às normas e regulamento que regem a vida universitária da nossa Faculdade - que poderá contar, assim, com mais um elemento dinamizador de suas atividades no setor da Psiquiatria”. Assim, procuramos manter o que tradicionalmente o Departamento de Psiquiatria se notabilizou, que foi a formação de gerações de psicoterapeutas de orientação analítica. Mas também ser um veículo de divulgação da vida plural, diversificada e rica que nosso Departamento possui, que é reconhecida nacional e internacionalmente. Dentro desta perspectiva destacaria os seguintes aspectos: 1) Manutenção e estímulo para o funcionamento adequado de todos os cursos tradicionalmente oferecidos pelo CELG; 2) Reformulação da Revista Brasileira de Psicoterapia, atualizando todos os seus números, modernizando seu processo de submissão dos artigos através de um sistema eletrônico de submissão e editoração. Mantivemos como revista eletrônica já que o custo de uma versão impressa é incompatível com a saúde financeira do CELG. Além disso, mantivemos total independência Editorial mudando apenas sua missão: deixar de ser uma revista regional e buscar um escopo nacional, modificando o corpo editorial, buscando a pluralidade e a qualidade. A Revista passou a ter uma edição bilingue. Desta forma, preparamos o terreno para a indexação em bases de dados internacionais, criando as condições básicas para a internacionalização da revista; 3) Reforma administrativa, reduzindo número de funcionários, mantendo um número compatível com as funções, mas de pessoas qualificadas,

Mas também ser um veículo de divulgação da vida plural, diversificada e rica que nosso Departamento possui, que é reconhecida nacional e internacionalmente motivadas e identificadas com o CELG; 4) Aproximação do CELG das novas gerações de psiquiatras, com aumento do número de sócios e criação de atrativos para o associado. A rede wireless no CELG está funcionando. Firmamos convênios para a compra de livros com descontos, e estamos em negociação para termos um acervo de e-books para os associados, seguindo uma tendência natural das bibliotecas. Além disso, colocamos no site os passos para o associado ter acesso ao Portal Capes e outros banco de dados baseado em tutorial do Ministério da Saúde; 5) Estimulação do iCELG, forma do associado jovem desenvolver iniciativas específicas para as suas necessidades científicas; 6) Realização da Jornada de Psiquiatria com base em excelência científica. Para isto, convidamos vários pesquisadores de renome internacional ligados às diferentes linhas de pesquisa da PósGraduação em Psiquiatria, realizando a segunda edição do Simpósio de Inovação em Psiquiatria. Com isto, obtivemos verbas do CNPq e da CAPES que nos ajudaram a fazer um evento de qualidade e auto-sustentável; 7) Realização de mais uma edição do Simpósio de Psicoterapia; 8) Criação do “Curso de Atualização em Psicofarmacologia”, aproveitando a experiência e a excelência de vários grupos de pesquisa e atividade clínica dos diferentes serviços do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; 9) Realização nos dois anos de gestão de aulas inaugurais. No primeiro ano contamos com as aulas dos professores Flávio Kapczinsky e Luis Augusto Rohde, proferidas por ocasião do concurso para Professor Titular realizado em 2012. E, neste ano de 2013, com o Professor Rubem Oliven; Gostaríamos de registrar o nosso agradecimento a todos os associados por terem prestigiado nossas diferentes atividades, o apoio de todos os colegas do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS, bem como do nosso grupo de funcionários. Desejamos que o professor Paulo Soares e sua equipe possam dar sequência aos projetos realizados e que possam manter o CELG caminhando em direção ao futuro. Um grande abraço a todos.

Marcelo Pio de Almeida Fleck Presidente do CELG

jornal centro de estudos luis guedes


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.