Cartilha Pedreiro

Page 22

4. Materiais de Construção Materiais de construção são todos os materiais utilizados nas obras (construção de casas, prédios, etc.), podendo ser obtido da natureza ou através da intervenção do homem para produzi-los. • Os materiais de construção devem satisfazer as condições de acordo com a função que desempenham; • Facilidade de aplicação do material na obra; • Resistência à ação do tempo (durabilidade); • Preservação das condições de higiene, isolamento do calor, do som e de infiltrações de água; • Estética que resulta dos aspectos dos materiais, de cujo emprego pode tirar proveito para a beleza da construção.

4.1. Agregados São materiais que constituem grande parte da composição das argamassas e dos concretos. Têm menor custo e sua presença dá maior resistência ao desgaste. São classificados em naturais ou artificiais, miúdos ou graúdos e em leves, normais ou pesados. Exemplos: Areia, Arenoso e Brita.

Areia - Componente das argamassas e dos concretos. É um agregado miúdo. São materiais minerais que se apresentam sob forma de grãos. A areia de boa qualidade é aquela em que não há presença de raizes, barro, óleo ou graxa e outros tipos de sujeira. Classificam-se em areias finas, médias ou grossas. A unidade de medida da areia é o m³ (metro cúbico).

Arenoso - Material de origem mineral sob a forma de grãos finos. É um agregado miúdo. Fazem parte das argamassas e na sua composição encontra-se a argila, um tipo de solo que dá liga (cola) quando misturado com água. Tem a aparência de barro. A unidade de medida do arenoso é o m³ (metro cúbico).

20

CARTILHA DO PEDREIRO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.