Dia das Mães

Page 1

Qual a origem do dia das mães? A mais antiga celebração do dia das mães tem origem mitológica. Na antiga Grécia,a entrada da primavera era festejada em honra a Rhea,esposa de Cronus e mãe de Zeus,considerada a mãe dos deuses. Bem mais tarde, no início do século XVII, a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da quaresma ás mães das operárias inglesas. Este dia ficou conhecido como Mothering Sunday (domingo das mães). Nesse dia,as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães e levarem o mothering cake,um bolo , de presente para elas. Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872, por Júlia Ward Howe, autora da letra do hino do país. Seria, na concepção dela , um dia dedicado á paz.Mas foi outra americana,Ana Jarvis, da Filadelfia, que em 1907 iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães.Ana perdeu sua mãe e entrou em grande depressão preocupadas com aquele sofrimento ,algumas amigas tiveram a ideia de perpetuara memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães vivas ou mortas. Em pouco tempo a comemoração se alastrou por todo o país e, em 1914 sua data foi oficializadas pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de maio, o segundo domingo de maio. No Brasil, o dia das mães foi introduzido pela associação Cristã de moços (ACM), em maio de 1932,pelo presidente Gertúlio Vargas. Em vários proprietários de lojas de São Paulo, lançaram uma grande campanha publicitária in incentivando a compra de presentes para as mães e o hábito de presentear as mães ganhou impulso. Fonte: Duarte, Marcela- O guia dos curiosos. Cia da letras,SP.,1995

Dia das Mães no Mundo 2º domingo de fevereiro

Noruega

1º domingo de maio

África do Sul

2º domingo de maio 10 de maio

Estados unidos, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica. México

4º domingo da quaresma

Inglaterra

Último domingo de maio

Suécia

2º domingo de outubro

Argentina

1º domingo de maio

Portugal

Duas semanas antes do natal

Iugoslávia

Edma de Jesus Paiva 8º Ano


HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES No Brasil, o dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas ). É uma data especial, pois as mães recebem presentes e lembranças de seus filhos. Já se tornou uma tradição esta data comemorativa. Vamos entender um pouco mais sobre a história do dia das mães. Encontramos na Grécia Antiga os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens à deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem homenagens á deusa. Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega faziam este tipo de celebração. Em ROMA durava cerca de 3 dias ( entre 15 a 18 de março ) . Também era realizadas festas em homenagem a Cibele, mãe dos deuses. Porém, a comemoração tornou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada em homenagem a virgem Maria, a mãe de Jesus. Mas uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o ‘’DOMINGO DAS MÃES’’. Durantes as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para suas mães. Portando, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente. Nos Estados Unidos, a ideias de criar uma data em homenagem ás mães foi proposta,em 1904,por Anna Jarvis. A ideia de arma era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a GUERRA CIVIL americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada , em 1914, pelo Congresso Norte-Americano.A lei ,que declarou o Dia das Mães como festa nacional , foi aprovada peto presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário. Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, porém ganhando um caráter comercial. A essencial da data estava sendo esquecida e foco passou a ser a comora de presentes, ditado pelas lojas como objetivos meramente comerciais. Este fato desagradou Anna jarvis, que estava muito despontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data estavam se perdendo .Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha pouco conseguiu mudar.

Geisa Santiago dos Santos - 6º Ano


Homenagem às Mães Mãe, amor Sincero sem exagero. Maior que o teu amor, só o amor de Deus... És uma árvore fecunda, que germina um novo ser. Teus filhos, mais que frutos, são parte de você...

És capaz de doar a própria vida para salvá-los. E muito não te valorizam... Quando crescem, de te esquecem. São poucos, os que reconhecem...

Mas, Deus nunca lhe esquecerá. E abençoará tudo que fizerdes aos seus... Peço ao Pai Criador que abençoe você. Um filho precisa ver o risco que é ser mãe... Tudo é cirurgia, mas ela aceita com alegria. O filho que vai nascer... Obrigada é muito pouco, presente não é tudo. Mas, o reconhecimento, isso! Sim, é pra valer... Meus sinceros agradecimentos por este momento. Maio, mês referente às mães, embora seja bom lembrar... Dia das mães, que alegria é todo dia. J. Bernardo Bianca Adorno- 8° Ano


Mãe O que se pode falar delas?

Mulher, guerreira, amiga, conselheira, e sem dúvida, o melhor presente que Deus pode nos dá. Ser mãe é um desafio, uma provação, cuidar dos filhos, cuidar da casa etc. Mãe é o significado mais puro da vida, um ser excepcional, enviado por Deus para dar a luz aqui na Terra e a partir daí, dar amor e carinho aos seus filhos. É uma pena que nem todos sabem reconhecer o valor que sua mãe tem e acabam seguindo caminhos errados, como drogas e marginalização. Nos momentos mais difíceis da vida como, por exemplo, doenças, apertos são as mães guerreiras e mulheres do lar que nos acodem. Além disso, às vezes elas nos dão broncas, não é porque elas não nos amam, mas sim porque querem o melhor para nós. Então, para finalizar, deixo uma mensagem não só para a minha mãe, mas para todas em geral e para os filhos também. “Mãe educa, mãe cuida, mãe dá carinho, ou seja, MÃE o significado mais bonito da vida, o amor incondicional e verdadeiro”.

27 de Abril de 2012. Jean Espírito Santo/18 anos.


Ser mãe

Ser mãe, é algo nobre e muito importante, é um privilégio, conseguido por bondade e misericórdia de Deus, na vida de uma mulher, é uma das maiores realizações concedida pelo nosso Criador. Ser mãe, é amar incondicionalmente, é sentir no íntimo o que se passa com o novo ser, e nem só no período gestacional, mas muito mais após o nascimento. O ato de amar e de cuidar deve permanecer por toda vida, pois a cada instante existe a necessidade do afeto, do carinho, da dedicação, da confiança que deve ser transmitida principalmente no aleitamento materno, pois ao colocar o filho ao seio passa a segurança carinho e afeto. O amor deve permanecer. Louvo a Deus pela minha mãe, hoje com 89 anos, continua sendo muito especial em minha vida, a mesma amamentou-me até os meus dois anos. A comemoração do “Dia das Mães” É MAIS DO QUE JUSTA E MERECIDA. Parabéns por esse dia tão importante para a vida de todos os filhos! O que sou hoje agradeço a Deus e a minha mãe, meu tesouro.

Aluna – Marinalva Alves dos Reis Fraga – 68 anos.


Mãe

É a palavra mais simples e doce, que todo ser um dia já expressou: verbal, em gestos e até em movimentos, porque esta simples palavra vivenciada por um ser materno é capaz de detectar os mais diferentes sons de chamados e incrivelmente se esforçar para atender dentro de suas possibilidades a todos. Delícia é falar de um ser que é capaz de sair de suas vaidades e belezas para conceber. Não podemos deixar de lembrar o sábio sim, que uma vez, dado ao Criador nos presenteou com nosso irmão maior YAOHUSHUA (Jesus Cristo) que nos trouxe à Salvação. Agradeço ao Pai Criador a oportunidade de não ter filhos, mas de ser chamada de mãe pelos que já ajudei a criar e é muito boa a experiência literal ou ofertada.

27 de abril de 2012

Por - Maria da Aleluia, aos 50 anos.


Mãe Ser

mãe

é

uma

responsabilidade

muito

grande, precisa a pessoa saber realmente se ela quer passar por esta situação. É uma vida que está em jogo. Eu acho muito bom, e gratificante você amar uma criança, dar amor, mostrar o que é bom, as coisas certas, educar e conviver no dia a dia, estar perto quando ela começa a descobrir as coisas, o primeiro sorriso, falar a pela primeira vez a palavra mãe. Quando vem a doença aparece o medo de perder aquele ser tão inocente, enfrentar as noites perdidas, mas tudo isso vale a pena é uma situação, Ser MÃE é uma benção de Deus.

27/4/2012

Suely Costa


Querida Mamãe

Tu que nos guardaste em teu ventre aquecido e do mundo fomos protegidos... Tu que trouxeste para vida, o que mais poderíamos querer? Nos deste um cantinho dentro de ti e já crescidinhos nascemos para te conhecer... Em teus braços fomos acalentados com teu amor e dedicação. Nosso coração por ti, todos os dias acariciados... Conhecer-te por fora é só uma forma de nos fortalecer para o mundo, mas o que há de mais profundo vem do teu íntimo ser... Oh! Maravilhosa criatura... Nascida do Amor Divino Que nos ampara a todos os momentos de nosso viver! O que poderíamos querer? Rogar com todas as forças que Deus abençoe a todas as mães e se nem sempre ao nosso lado podemos te ter até tua lembrança nos faz reviver... Que maravilha... Você nunca estará sozinha Querida Mamãe!

José Guilherme S. Filho

Edma de Jesus Paiva - 8º Ano


Mãe

Ser Mãe é um dom que Deus deu à mulher para ela poder educar,

ensinar, guiar e explicar sobre

todas as coisas da vida . A minha Mãe foi uma pessoa exemplar me deu tudo que pode me criou para Deus e para o mundo,

batalhou

para

que

os

filhos

fossem

pessoas

de

bem,

respeitassem a todos vivessem com dignidade. Hoje ela já não está mais entre nós. Ela faz muita falta, mas onde ela está nos dá resignação, pois está nos pés do Senhor. Ser Mãe é a coisa mais importante da vida

Marione Paim Conceição – Comunidade


Ser Mãe

É a melhor bênção, eu sou tão abençoada que tive três: Minha avó, minha tia e minha mãe. A minha mãe foi mãe e pai, me ensinou que para ser uma Pessoa de bem tem que ter uma boa educação, honestidade e amor ao próximo. Agradeço todos os dias a DEUS por minhas mães e por todas as mães do mundo. Eu não tive o privilégio de ser mãe, mas criei seis sobrinhos, por isso sinto- me Mãe. Obrigada mãe por ser sua filha!

Sandra Barbosa Rigaud-Comunidade



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.