JNE 29/10/2015

Page 1

SÓ NA BOA DETENTA É TRANSFERIDA DE PRESÍDIO E FLAGRADA RADA COM MACONHA DENTRO DEE CELA EM CORUMBÁ PÁG 3 JORNAL

NOTÍCIAS DO ESTADO

QUINTA

29 DE OUTUBRO DE 2015 ANO 19 • EDIÇÃO 2695

www.jnediario.com.br

FLORES DO DIA

Símbolo de carinho e amor, Brasil tem baixo consumo de fl flores ores PÁG 13

COLISÃO MATA DOIS E MULHER FICA

FERIDA

NA BR262 PÁG 5

ANDANDO EM SP

MORADOR DE MS É PRESO COM 3 TON DE MACONHA Com o objetivo de despistar a polícia, homem levava irmã e sobrinho

PÁG 3

ETANOL NA BOMBA

Mesmo com aumento de preço, consumo de PÁG 8 etanol sobe DIA DO LIVRO: A PAIXÃO PELO MUNDO FANTÁSTICO DA LEITURA

PÁG 12

CINCO MILHÕES DE BRASILEIROS SOFREM COM PSORÍASE PÁG 12 TECNOLOGIA ELIMINA ESPINHAS DE DENTRO PARA FORA PÁG 16

VIROU FESTA?

Carlão quer depor no Gaeco PÁG 9

TARADO DA WEB

MAIS TRABALHO

Estuprador confesso é preso pela polícia

Assembleia pode ter mais uma CPI

Criminoso usava perfis nas redes sociais para se aproximar de mulheres PÁG 4

FECHANDO O CERCO POLÍCIA FAZ OPERAÇÃO ANTITRÁFICO NA REGIÃO SUL DA CAPITAL

PÁG 10

ESPORTE

Times da Capital fazem duelo fora de campo PÁG 7

Bocas de fumo são fechadas, traficantes presos e drogas apreendidas PÁG 4

ESCONDIDO

AQUIDAUANA

Depois de 16 anos, fugitivo de presídio no PR é preso em Corumbá

TRE CAÇA VEREADOR PAULO REIS

Homem levava a vida tranquilamente com esposa e um filho

PÁG 14

PÁG 6

WWW.JNEDIARIO.COM.BR FALE COM A GENTE Redação, Comercial e Assinaturas 67 3056.8700

Faça sua denúncia pelo WhatsApp: 67 9857.1425

Redação, Comercial, Administrativo, Distribuição e Circulação Rua Central, 317 B. São Bento Campo Grande/MS

PREVISÃO DO TEMPO MATO GROSSO DO SUL Parcialmente nublado com possibilidade de chuva 34ºC Máx / 18ºC Mín


2

QUINTA-FEIRA • 29 DE OUTUBRO DE 2015

OPINIÃO

FALE COM O EDITOR: OPINIAO@JNEDIARIO.COM.BR

editorial

ECONOMIA VERDE Mesmo com as altas do preços dos combustíveis, o etanol teve um aumento considerável no seu consumo em Mato Grosso do Sul e também em outros estados, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Economia ou necessidade de economizar?

O povo brasileiro é muito hábil em poder realizar manobras e piruetas para economizar, a fim de sobrar aquele dinheirinho no bolso. Com os carros flex, realidade no Brasil há muito tempo, o etanol é muito usado nas épocas em que a gasolina acabou ficando mais cara nas bombas de combustível de todo o país. A primeira vez em que o etanol deu o ar de sua graça em terras brasileiras foi em 1925, quando foi criado o primeiro carro a álcool no país. No entanto, o álcool tornou-se uma realidade no país a partir de 1970, quando o governo criou um programa chamado Pró-Álcool. Isso porque o petróleo entrou em uma crise, o que incentivou os chamados “biocombustíveis” a ganharem bastante espaço. Nessa época, Ford, Fiat, General Motors e Volkswagen começaram a montar seus veículos utilizando esse combustível, já que as usinas produtoras de açúcar e álcool estavam de vento em popa. Nos anos 80, o carro a álcool era uma preferência nacional, e quase todos os carros saíam das fábricas com motor a álcool. Mas uma série de problemas desestimulou esse cenário positivo: o preço da produção de açúcar aumentou bastante no Brasil, o que fez com que o país tivesse de importar o produto. Além disso, os carros a álcool começaram a apresentar alguns problemas, e o que mais incomodava era a dificuldade de pegar nos dias muito frios. Ou seja, os carros movidos a álcool praticamente sumiram do mercado, ou eram considerados “ruins” pela maioria dos brasileiros, nos anos 90. No começo do século XXI, mais uma reviravolta: os combustíveis fósseis (petróleo) mais uma vez entraram em queda, e aí foi a vez de o governo brasileiro – e principalmente das montadoras – investirem forte no etanol, e eis que surgem os chamados carros flex, movidos tanto a petróleo quanto a álcool. Rapidamente, esse veículo caiu no gosto popular, já que a possibilidade de o motorista poder “escolher” qual combustível mais lhe convém, vamos combinar, é tentadora. Hoje, é difícil encontrar um carro – inde-

pendente do modelo – que não seja flex. Como já falamos, o grande problema do etanol é a partida do motor a frio, mais difícil de pegar do que a gasolina. Isso acontece porque, abaixo dos 14ºC, o álcool tem vaporização difícil. No entanto, nos carros Flex, esse problema foi completamente resolvido, com a ajuda da gasolina e com o reservatório, justamente para dar a fagulha de combustão – o que é responsável por fazer o carro “pegar”. Com essa alternativa, o carro a álcool deixou de ser um motivo de dor de cabeça nos dias de frio muito intenso. Mas, para o brasileiro, não importa nem o clima, porque sempre tem um “jeitinho”, uma empurradinha do vizinho ou mesmo um barranco para dar um “tranco”. O que interessa mesmo é o valor que cabe no bolso diante de uma bomba de combustível. O frentista pergunta educamente: “Vamos completar?”. É muito comum a brincadeira: “Completa com vintão”. Não é escolha do combustível, mas a necessidade de economizar dos brasileiros. Mesmo com os aumentos dos combustíveis, em nossa página de Economia, uma pesquisa recente da ANP mostra que o etanol ainda tem registrado uma grande procura nas bombas dos postos do Estado. Segundo as informações do levantamento, no acumulado de vendas até setembro, o consumo de etanol hidratado chegou a 175 milhões de litros, um aumento de 63,3% com relação ao mesmo período do ano passado em Mato Grosso do Sul. Esse volume também ultrapassa todo o consumo de 2014, que foi de 156 milhões de litros. No mês de setembro deste ano, o consumo de etanol subiu 76,75%, 21,4 milhões de litros, ao passo que a gasolina teve um decréscimo de 15,11%, a maior queda de consumo do ano. O mercado total no período de janeiro a junho, somando etanol hidratado e gasolina, chegou a 660 milhões de litros. Tradicionalmente, o etanol brasileiro é produzido a partir do caldo da cana-de-açúcar. Já o etanol de segunda geração, ou 2G, utiliza como matéria-prima a celulose, ou seja, resíduos florestais e agroindustriais como o bagaço da cana ou a palha. Com financiamentos de R$ 507 milhões pelo BNDES, a primeira usina de etanol celulósico já está em operação comercial no Estado de Alagoas e a segunda no Estado de São Paulo. E esperamos que essa economia tão esperada com o etanol 2G venha logo. Até porque queremos economizar, ou não?

FUNDADO EM 28 DE AGOSTO DE 1997 DIREÇÃO-GERAL DANIELE SANTOS

POLICIAL AVELINO NETO/GILNEI SILVA

CULTURA/ECONOMIA CULTURA@JNEDIARIO.COM.BR

POLICIA@JNEDIARIO.COM.BR

EDITOR-CHEFE MARCELO VARELA DIAGRAMAÇÃO BRUNO ZANUNCIO BRUNOZANUNCIO@JNEDIARIO.COMB.R

REVISÃO MARCO STORANI

COTIDIANO DANIELA LACERDA LIGIA BARALDI COTIDIANO@JNEDIARIO.COM.BR

POLÍTICA LAUREANO SECUNDO

ESPORTE/MUNDO ROD OSTEMBERG ESPORTE@JNEDIARIO.COM.BR

DEPARTAMENTO JURÍDICO DRA. MICHELLE TABOX MICHELLETABOX.ADV@HOTMAIL.COM

POLITICA@JNEDIARIO.COM.BR

REDAÇÃO E ADMINISTRATIVO RUA CENTRAL, 317  BAIRRO SÃO BENTO (67) 3056-8700

DISTRIBUIÇÃO E CIRCULAÇÃO RUA CENTRAL, 317  BAIRRO SÃO BENTO (67) 3056-8700

Artigos veiculados neste jornal não refletem necessariamente a opinião do JNE - Jornal Notícias do Estado, sendo de responsabilidade dos autores.

A DÍVIDA PÚBLICA E OS TRABALHADORES O Estado se financia por meio (a) de impostos, contribuições e taxas cobrados da sociedade e que incidem sobre a renda (salários, lucros, aluguéis), o patrimônio ou o fluxo de riqueza (venda ou transmissão de bens e imóveis); (b) da atividade produtiva das empresas estatais e de seus resultados; (c) de empréstimos tomados junto à sociedade. As melhores formas de financiamento são as duas primeiras e, a pior, a tomada de empréstimo. O endividamento é um aumento provisório da receita pública com a promessa de pagamento futuro com juros. Portanto, a dívida tem um custo. Se o empréstimo gera investimentos que aumentam a capacidade produtiva da economia e a infraestrutura econômica e social, gera-se crescimento econômico, o que repercute no aumento da receita do Estado, que cria capacidade para pagar as dívidas, a depender da taxa de juros comprometida. Se, entretanto, o empréstimo não gera um ativo para o crescimento e não fortalece a receita pública, geralmente a dívida cresce e passa a comprometer cada vez mais o orçamento do Estado, obrigando-o a fazer cortes para economizar e amortizar a dívida (o principal) e pagar os juros. Se não é paga, a dívida cresce de maneira ainda mais perversa, acumulando-se sobre os juros não pagos. Depois vêm os juros sobre os juros e a bola de neve cresce sem base produtiva correspondente. A definição dos mecanismos de tomada do empréstimo (tipo de título, prazo, etc.) e sobre qual será a taxa de juros são, entre outras, decisões dramaticamente estratégicas que comprometerão, por décadas, o orçamento público financiado pela sociedade.

Quem paga a conta é sempre a sociedade. Por isso todo empréstimo deve ser uma operação cuidadosamente analisada pela sociedade, por meio de órgãos de representação e de controle social. A dívida pública brasileira é um enorme e grave problema do Estado e da sociedade. As escorchantes taxas de juros promovem vultosas transferências de renda de toda a sociedade aos detentores da dívida pública (empresas, bancos, rentistas, fundos de investimento, etc.), debilitando a capacidade fiscal do Estado para realizar investimentos e financiar as políticas públicas. É essencial que os trabalhadores entendam e atuem no sentido de debater e se posicionar sobre como tratar a dívida pública brasileira, reduzindo-a. Para subsidiar a discussão, o Dieese produziu a Nota Técnica 148, Dívida pública e compressão do orçamento: o que resta aos trabalhadores (disponível em www.dieese.org. br), que esmiúça a dívida atual de R$ 3,2 trilhões. Só para dar ideia, o custo da amortização da dívida pública e os juros anuais em 2014 corresponderam a mais do que o dobro do gasto com previdência social naquele ano. Há inúmeras armadilhas que devem ser desmontadas para reduzir o estoque e o perfil da dívida (curtíssimo, curto, médio e longo prazos), bem como para trazer os juros a padrões civilizados. Um trabalho que exigirá muito apoio político para que se tomem decisões cabíveis, porém muito difíceis. Enfrentar os problemas da dívida é condição para viabilizar e sustentar o crescimento econômico do país, bem como ação necessária para estancar um maligno sistema de transferência e concentração de riqueza. Motivos suficientes de prioridade e urgência para a ação política dos trabalhadores.

* Clemente Ganz Lúcio é sociólogo, diretor técnico do Dieese e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).


3

QUINTAFEIRA • 29 DE OUTUBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: POLICIA@JNEDIARIO.COM.BR

ESPECIALISTAS

CURTAS DETENTA DIZ QUE TROUXE DROGA DE DOURADOS PARA CORUMBÁ Detenta de 40 anos afirmou ser a dona de três trouxinhas de maconha encontradas na tarde de segunda-feira (26), em uma das celas do Presídio Feminino de Corumbá, localizado no bairro Previsul. Durante revista, uma agente penitenciária encontrou na cela 4, na segunda cama do lado direito, três trouxinhas da droga. A interna se apresentou como dona do entorpecente e disse que trouxe a droga ao ser transferida da penitenciária de Dourados para Corumbá. Ela foi encaminhada ao 1º Distrito Policial, onde foi feito o registro de porte de droga para consumo pessoal.

APÓS ROUBO, LADRÕES DÃO TIROS PARA O ALTO E FOGEM Uma dupla de ladrões roubou os aparelhos de telefone celular de três jovens que estavam sentados na porta de casa por volta das 21h30 de terça-feira (27). Os jovens, todos com idade de 19 anos, estavam na frente da casa da avó de um deles, quando a dupla chegou e, armada de revólver, os rendeu tomando os celulares. Com medo, após entregarem os aparelhos as vítimas entraram na casa. Foi quando um dos assaltantes deu quatro tiros para o alto e fugiu com o comparsa. De acordo com relato dos jovens, a polícia foi acionada mas não conseguiu prender os autores

O que era para ter sido uma tarde de lazer para o motorista Inácio Gustamonte (37) e sua esposa, Aparecida Marques dos Santos (46), às margens do Rio Vacaria, teve um desfecho trágico quando retornavam de motocicleta para casa pela MS162. Ambos morreram na colisão frontal da moto com um Voyage. Mais do que ceifar duas vidas, encerrando uma união conjugal de oito anos, o acidente, entre outros desfechos, deixou órfãos duas crianças: Kauan Gustamonte, de 8 anos, e Laissa Raota, uma adolescente de 16 anos, autista, que estuda na Apae, fruto do primeiro relacionamento de Aparecida, mas desde os 8 anos criada por Inácio. Além de Laissa, do primeiro casamento, ela tinha outros dois filhos, Rafael Raota, com 25, e Ricardo Raota, com 23, ambos casados, sendo que Ricardo é pai de um bebê de 10 meses. Em meio à dor pela perda dos pais, os dois filhos mais velhos tiveram de encontrar forças para organizar o velório e o sepultamento.

PRF PRENDE DOIS HOMENS POR ASSALTO A ÔNIBUS Autores foram presos fugindo em um táxi POR GIL NEI SILVA

Dois homens foram presos pelo Grupo de Operações com Cães da Polícia Rodoviária Federal (PRF), após assaltarem um ônibus de transporte intermunicipal na cidade de Cassilândia. Pela forma usada para cometer os delitos, foram considerados pelos policiais especialistas nesse tipo de assalto. Enquanto um se infiltrava em meio aos passageiros, o outro seguia o coletivo de carro ou moto,

e dentro do ônibus o assaltante aproveitava a distração ou sonolência dos passageiros para cometer os furtos. Depois de conseguir o que queria descia e aguardava o comparsa para fugirem. Na madrugada de quartafeira (28) eles foram pegos pela polícia, após serem denunciados por passageiro que seguia de Paranaíba para Cassilândia em um ônibus, com as características dos meliantes e a informação de que haviam deixado uma moto em um posto de combustíveis e se-

guido de táxi pela MS-158. O automóvel fretado foi avistado e abordado pelos policiais. Um dos assaltantes (37) responde por diversos assaltos a ônibus na região, já tinha sido preso e estaria cumprindo pena domiciliar. O outro homem (23) não possuía passagem pela polícia, mas foi reconhecido pela vítima. Uma bolsa com pertences, um celular e um óculos roubados estavam com eles. Foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de destino.

Foto: Divulgação PRF

Os dois residem em Três Lagoas

INTERESTADUAL

TRÁFICO

Homem de Nova Andradina PM APREENDE 153 QUILOS é preso com 3 toneladas de DE DROGAS QUE SERIAM maconha em São Paulo LEVADAS AO RECIFE Com o objetivo de despistar a polícia, ele levava sua irmã e o sobrinho POR GIL NEI SILVA

Um Fiat Palio com placas de Nova Andradina, conduzido por Eder M. Ribeiro (33), foi abordado na SP-304, próximo de Pouso Alegre. Após averiguação constatou-se que o homem estava trafegando na rodovia como batedor de uma carreta-tanque, com placas do Paraná. A irmã (27) de Eder e um sobrinho (11) estavam no automóvel, mas nenhum deles soube fornecer mais detalhes da carga transportada. Comunicaram apenas que suas funções eram avisar sobre movimentação policial nas estradas. A abordagem ocorreu na terça-feira (27), por volta das 16h. Depois de certo tempo a carreta também foi parada. O condutor disse aos policiais que estava surpreso com a informação de que alguém estava servindo como batedor para dar informações ao emissor da mercadoria que transportava. Perguntado, disse que tinha sido contratado como motorista para pegar o caminhão em Três

Lagoas e levar até São Paulo capital, que não tinha notas fiscais, e receberia R$ 5.000 quando chegasse ao destino. Depois da interrogação, policiais iniciaram vistoria e encontraram quase três toneladas de maconha na parte traseira do tanque; a droga estava camuflada por uma placa de zinco. A PMR paulista efetuou a prisão dos homens, apreendeu os veículos e a droga, sendo encaminhados para a Polícia Civil de Jaú-SP. A mulher e a criança foram liberadas.

Foto: Divulgação/PMR-SP

MORTE DE CASAL DEIXA ÓRFÃOS GAROTO DE 8 ANOS E MENINA ESPECIAL DE 16

POLICIAL

Informaram que era a segunda viagem ao Estado Foto: Divulgação/4° BPM

POR GIL NEI SILVA

A Polícia Militar de Aral Moreira apreendeu, na manhã de ontem (28), 133 tabletes de maconha, que totalizaram 153 quilos do entorpecente. A droga seguia em um veículo Fox de cor branca com placas do Recife. O condutor do carro, Daniel Alves Trindade (37), e o passageiro, Erison José da Silva (29), disseram aos policiais que pegaram a droga no município de Coronel Sapucaia e levariam para a cidade onde moram. De acordo com a PM, os dois seguiam em alta velocidade pela Rodovia MS-485 quando foram abordados pelos policiais, que retornavam do distrito de Rio Verde, onde faziam policiamento. Os dois ainda tentaram enganar os policias, dizendo que estavam na cidade para fazer a reforma de uma casa. Após serem presos, os acusados confessaram que foram contratados para trazer o veículo a fim de ser carregado

Entorpecente seria entregue em bocas de fumo da capital pernambucana

em Coronel Sapucaia e levá-lo de volta para Recife.

Segundo os suspeitos, cada um receberia R$ 3 mil pelo ‘serviço’. Eles relataram aos policiais, que chegaram à cidade de Coronel Sapucaia na quinta-feira (22) e ficaram com o veículo até ontem (28), quando seu contato ligou para carregar o carro com a maconha. Eles afirmam que deixaram o veículo próximo de um posto da cidade e ainda ontem pegaram-no pronto. Para a Polícia Civil Os dois homens, o veículo e a maconha foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil de Aral Moreira. Na delegacia a dupla foi autuada em flagrante de tráfico, mas se recusou a fornecer detalhes sobre quem entregou ou quem receberia o carregamento do entorpecente no Nordeste, embora anotações encontradas pela polícia podem levar a outras pessoas.


4

QUINTA-FEIRA • 29 DE OUTUBRO DE 2015

POLICIAL

FALE COM O EDITOR: POLICIA@JNEDIARIO.COM.BR

INTERNET

“SERIAL ESTUPRADOR” É RETIRADO DAS RUAS PELA POLÍCIA Usava perfis nas redes sociais para se aproximar de mulheres

POR GIL NEI SILVA

De tempos em tempos uma modalidade criminosa se aflora em Mato Grosso do Sul e põe a população em alerta. Algumas vezes em verdadeiro terror. Depois do “Maníaco da Cruz”, que estuprava e matava suas vítimas, a polícia prendeu João Carlos Ribeiro da Costa (34). O garçon de profissão é considerado pela delegada Rosely Molina da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) como um “serial estuprador”. Para conseguir o que queria, começava uma amizade pela internet, ganhava a confiança e, assim, colhia informações pessoais, como endereço, telefone, atividades, emprego, entre outras, até consumar o fato. O homem foi preso no dia 2 de outubro em sua residência, no Jardim Morenão, em Campo Grande, e apresentado à imprensa ontem (28), na Delegacia da Mulher. Contra ele pesam cinco acusações de estupro. João usava métodos simples, como pesquisas em redes sociais, chegando à troca de informações para selecionar as mulheres. Uma jovem (24), moradora no bairro Aero Rancho, foi a primeira vítima, no dia 20 de julho de 2015. Depois de vários dias observando a moça, ele invadiu a casa e amarrou seus braços e pernas para praticar o abuso sexual. O segundo caso foi no bairro Guanandi, com uma mulher de 21 anos. Nesse caso, ele esperou os familiares saírem de casa e atacou, atuando no mesmo perfil da primeira. Mulher de 30 anos residente no bairro Parati foi a terceira atacada por João; ele a abordou no quintal de casa e a levou para um dos quar-

tos. Ela aproveitou a distração dele no momento em que tirava a roupa e gritou; os vizinhos ouviram o pedido de socorro, se aproximaram e o abusador correu. Moça de 21 anos estava colocando sacos de lixo para a coleta em frente de sua casa, no Jardim Montevidéu, quando o estuprador chegou empurrando-a pra dentro e forçando-a a tirar a roupa. Além do abuso, ele roubou roupas, celular, DVD e outros objetos pessoais da vítima. A quinta acusação que recai sobre João fala da violência praticada por ele contra uma moça de 26 anos, abusada em sua casa na Vila Santa Luzia. Ela foi agredida e ferida na cabeça, e ainda teve roubados pertences de valor. Conforme explicou a delegada Franciele Candotti, na maioria das vezes o homem trajava roupas pretas, uma touca na cabeça para não ser reconhecido, não usava preservativo e não conversava muito com as vítimas. Explicou que em apenas um dos casos o maníaco não consumou o ato sexual porque a mulher disse estar sentindo falta de ar e aproveitou para correr e fugiu pela janela. Mesmo assim, ele responderá pelo crime de estupro em razão do ato libidinoso. João Carlos foi descoberto e identificado por uma das vítimas, que antes de ser atacada conseguiu uma foto do rapaz. Depois do abuso, ele não apareceu mais para conversar no bate-papo. Então ela desconfiou e procurou a polícia, dando início às investigações até a prisão. Na casa dele, policiais encontraram bilhetes, celulares roubados, perfumes importados, cordas, luvas e facas, que eram usados em suas ações. A Polícia Civil também acredita que novos casos surjam

Fotos: Luciano Muta/Diário Digital

Petrechos eram usados para intimidar e imobilizar as vítimas

com a divulgação da imagem de João Carlos. Em depoimento à polícia, o acusado disse que as mulheres pediram a sua visita e negou que tivesse cometido estupro. Alerta Para evitar crimes semelhantes, a delegada aconselha mulheres a não expor a vida na internet. No caso de abuso consumado, quando o autor não é reconhecido pela vítima, ela deve levar à delegacia todas as provas que levem à identificação do acusado, e não mudar a “cena do crime”. A delegada Molina ainda explicou que muitas vítimas querem se livrar de todos os vestígios do estupro, então tomam banho ou queimam as roupas, o que pode dificultar as investigações.

COMUNICADO Olá, meus amigos e minhas amigas. Estamos atendendo serviços impressos em geral nos formatos tabloide, germânico, standard e tabloides comerciais, no papel de 25g, em uma máquina rotativa HARRIS V25 rodando de 25 a 40 mil exemplares por hora. Também atendemos em 4 cores, com máquina plana (revistas, livros e material de campanhas). Cobrimos qualquer orçamento apresentado e atendemos dentro e fora do Estado.

FECHANDO O CERCO Foto: Divulgação

Policiais estão com áreas mapeadas em todas as regiões da Capital

Polícia Civil faz operação na região sul da Capital Bocas de fumo fechadas, traficantes presos e drogas apreendidas POR: AVELINO NETO

CONTATO: (67) 9986-1184 / (67) 3056-8700 jnestado@hotmail.com

Seguindo plano de operações do Departamento de Polícia da Capital (DPC), da Polícia Civil, policiais da 5ª Delegacia e do Setor de Investigações Gerais (SIG) realizam um série de ações principalmente de combate ao tráfico de drogas e o cumprimento de mandados de prisão. A princípio o trabalho é intensificado na região sul de Campo Grande. A operação foi dividida em duas fases: a pri-

meira por meio do Setor de Inteligência e a segunda com ação ostensiva. O trabalho é concentrado nos bairros Dom Antônio Barbosa, Centenário, Vespasiano Martins e Jardim Canguru. Até aqui a ação policial resultou em prisão de traficantes, um deles adolescente, e fechamento de quatro pontos de venda de entorpecentes. Já foram apreendidos dezenas de papelotes de pasta -base de cocaína, maconha, dinheiro, balança de precisão, entre outros materiais utilizados para manuseio e venda das drogas. Conforme o Delegado de

Polícia Civil responsável pelo trabalho, a operação é o resultado da coleta de informações diárias por parte dos policiais civis, e essas ações serão constantes no intuito de coibir essas práticas criminosas. Os policiais da área solicitam à população que, se souber de informações sobre pontos de venda de drogas, as chamadas “bocas de fumo”, estas poderão ser repassadas diretamente à 5ª Delegacia de Polícia Civil, pelo telefone (67) 3323-6700, sem necessidade de identificação e com a garantia de que será mantido o mais absoluto sigilo.


QUINTA-FEIRA • 29 DE OUTUBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: POLICIA@JNEDIARIO.COM.BR

5

POLICIAL

PERIGO

COLISÃO ENTRE CAMINHONETES DEIXA DOIS MORTOS NA BR-262 Veículos ficaram destruídos e um deles parou sobre corpo de vítima Fotos: Warren Nabuco

POR AVELINO NETO Duas pessoas mortas e uma ferida é o saldo de colisão ocorrida por volta de 13h40 de ontem (28) na BR-262, entre Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. O acidente ocorrido no km 239 envolveu uma caminhonete Toyota Hilux de Três Lagoas e uma Ranger de Ribas do Rio Pardo. Conforme o apurado no local, o acidente foi uma colisão frontal seguida de capotamento por parte da Ranger e saída de pista da Toyota. Consta que a Toyota de placas DGI-6600, de Três Lagoas, dirigida por Abe Amado (50), trafegava no sentido capital-interior ao passo que a Ranger de placas NRJ-5784, de Ribas do Rio Pardo, conduzida pelo produtor e empresário Sebastião Nina Taveira (58), conhecido como “Zé Buzina”, acompanhado da esposa Otília (56), trafegava no sentido contrário. Por razões desconhecidas o condutor da Toyota teria perdido o controle da direção e o veículo invadiu a pista contrária ocorrendo a colisão. Com a pancada, a Ranger capotou sobre a pista parando sobre o corpo de um dos ocupantes. A Toyota continuou no mesmo sentido saindo da pista e parando cerca de dois metros abaixo do pavimento com o frontal esquerdo destruído, mas em posição normal e com o condutor preso nas ferragens.

Socorristas do Corpo de Bombeiros da Capital e do Samu de Ribas do Rio Pardo contaram com o apoio de um médico que passava pela rodovia

Motoristas que passavam no momento do acidente socorreram os ocupantes da Ranger, que foi destombada, ao mesmo tempo em que o Samu e Polícia Militar de Ribas do Rio Pardo eram acionados, removendo o casal para o hospital da cidade, onde Sebastião e a esposa permaneciam até o final da tarde, sendo avaliada a necessidade de ele ser transferido para Campo Grande enquanto a esposa estaria bem. Amado por sua vez, ficou cerca de uma hora e meia preso às ferragens e ao ser retirado por equipes do Corpo de Bombeiros de Campo Grande e do Samu de Ribas do Rio Pardo, inclusive com ajuda de um médico socorrista

que passava pelo local, depois de estabilizado em Ribas do Rio Pardo deveria ser transportado para a Santa Casa em Campo Grande. O resgate do motorista da Toyota foi dramático em razão de ter sido feito de forma artesanal com emprego de pé de cabra e um alicate de corte de ume empresa de energia, alavanca dos bombeiros e manualmente por bombeiros e populares. Quando chegou a equipe com equipamento desencarcerador, a vítima já havia sido retirada, sendo que após já estar sendo colocado na ambulância, Amado teve seu estado agravado. Porém os dois condutores acabaram morrendo no início da noite.

DEFEITO?

Air bag de Toyota Hilux não funcionou Suposta falha do equipamento de segurança aumenta risco de morte de condutor ou passageiro

POR AVELINO NETO Durante o atendimento no local da colisão na BR-262, policiais, socorristas e populares observaram que o airbag não teria funcionado conforme inclusive mostram imagens do interior do veículo captadas por Warren Nabuco. No final da tarde de ontem não foi possível ouvir técnicos na concessionária da marca em Campo Grande ou peritos nesse tipo de colisão e equipamento. A Toyota teve a frente e a lateral esquerda destruídas, além de painel, volante e porta terem prensado o condutor. Outros proprietários do mesmo tipo de veículo que passavam pelo local definiram o caso como no mínimo estranho, e extremamente perigoso, por aumentar o risco de morte do condutor. Ranger Outra situação definida no local como estranha é a quebra lateral da campanha de uma das rodas e uma roda da Ranger ser literalmente partida ao meio, e o eixo arranca-

do, tudo parando no meio da pista, após os levantamentos no local por parte da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

e de peritos. Até a chegada da PRF o tráfego no local foi controlado pela Polícia Militar de Ribas do Rio Pardo.

COMUNICADO O JNE - Jornal Notícias do Estado acabou de adquirir um CTP, com o qual iremos atender serviços gráficos em geral e também jornais e revistas, independente do tamanho.

CONTATO: (67) 9986-1184 / (67) 3056-8700 Apensar do impacto, o airbag da Toyota não funcionou

jnestado@hotmail.com


6

QUINTA-FEIRA • 29 DE OUTUBRO DE 2015

POLICIAL

FALE COM O EDITOR: POLICIA@JNEDIARIO.COM.BR

Foto: Divulgação/Internet

ESCONDIDO

DEPOIS DE 16 ANOS, FUGITIVO DE PRESÍDIO NO PARANÁ É PRESO EM CORUMBÁ Homem levava a vida tranquilamente com esposa e um filho Foto: Divulgação/PC

POR GIL NEI SILVA

A morte do policial militar Antonio Carlos Nunes, ocorrida na cidade de Cascavel-PR, em 1999, foi esclarecida pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil. O autor, Ailton de Jesus Dias (47), condenado há 13 anos de prisão em regime fechado, conseguiu fugir, ficando foragido até ser identificado no bairro Cristo Redentor, em Corumbá, na tarde de terça-feira (27). Conforme informações da polícia, Ailton cometeu o assassinato com requintes de crueldade: após desentendimento em um bar, matou o militar a pauladas. De acordo com a polícia, ele foi surpreendido, por volta das 18h30, em sua casa. O acusado estava morando em Mato Grosso do Sul desde o dia seguinte ao crime. O local escolhido es-

Envolvidos estavam com documentação em dia

ACIDENTE

Homem morre ao colidir moto com caminhonete

Ailton escolheu a cidade na fronteira por ter fácil acesso a outro país

trategicamente faz divisa com a Bolívia e facilitaria fuga em caso de descoberta. Porém, “o sigilo do setor policial foi fundamen-

tal para chegar ao condenado”, informou investigador. A Justiça está decidindo se Ailton vai cumprir pena em Mato

Grosso do Sul ou será transferido para o Paraná. A família também aguarda decisão para se posicionar.

ROUBO

Trabalhador é espancado, esfaqueado e roubado por assaltantes dentro de casa POR GIL NEI SILVA

Os assaltantes ainda não foram localizados. A polícia de

Dourados investiga o caso.

Foto: Divulgação

Dois assaltantes invadiram uma casa, em Dourados, e agrediram o morador, que está internado em hospital da cidade e seu estado é considerado grave. A tentativa de homicídio e o roubo aconteceram por volta das 20 horas de terçafeira (27). De acordo com informações policiais, a vítima, Amaro Pereira da Silva (57), estava na residência localizada na Rua Paraguai, no bairro João Paulo II, quando foi surpreendido pela dupla que chegou armada com faca e barra de ferro. O trabalhador reagiu, entrou em luta corporal com os bandidos e foi violentamente agredido a pancadas. Ele também foi esfaqueado com dois golpes de faca no abdômen, dois nas costas e um no braço direito. Apesar de bastante ferido, Amaro conseguiu correr cerca de 100 metros, nas imediações de uma chácara. Ele gritou por ajuda e populares acionaram o socorro. Amaro foi atendido pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminha-

do para o hospital, onde está internado em estado grave.

Vítima trabalhava em fazenda POR GIL NEI SILVA

Homem (49) morreu ao tentar ultrapassar carreta carregada com postes de eucalipto na BR-262, próximo de Três Lagoas. Consta em Boletim de Ocorrência que, após ultrapassagem, não conseguiu controlar a direção e colidiu na carroceria de uma caminhonete F-4000. Robson Marques da Silva morreu na hora. Ele teria saído de uma fazenda às margens da rodovia,

na tarde de terça-feira (27), e estava indo à cidade atender compromissos diários em sua moto com placa de Três Lagoas. André Luís Neto (50), condutor do Ford F-4000, de placas HQU-8488, contou que tentou desviar do motoqueiro mas não conseguiu em razão da alta velocidade em que o rapaz estava. A Polícia Militar compareceu ao local, para registrar o fato e dar apoio no trânsito. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil da cidade como homicídio culposo.

MARIA DA PENHA Foto: Divulgação/Internet

Mulher é agredida e assaltada após pedir carona em Chapadão Durante caminho motorista anunciou assalto DA REDAÇÃO

Homem foi agredido dentro de casa por dupla armada

Na madrugada de ontem (28), uma mulher (26) registrou Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade de Chapadão do Sul. Segundo informações da polícia, a vítima pediu carona na Avenida Brasil até Costa Rica, onde visitaria um paren-

te. Durante o percurso, o motorista anunciou um assalto e pediu o celular dela, quando ainda foi agredida com socos e pontapés por recusar-se a entregar o aparelho. Um pouco mais à frente, a mulher sofreu mais um ataque, sendo obrigada a descer do carro, entregando todos os pertences e uma mala. A polícia civil segue investigando o caso.


QUINTAFEIRA • 29 DE OUTUBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: ESPORTE@JNEDIARIO.COM.BR

7

ESPORTE

10X1

ÍNDIAS GUARANI KAIOWÁ AVANÇAM AS SEMIFINAIS NO FUTEBOL Depois de 24 jogos em três dias de rodada, semifinal do futebol está definida nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas Foto: Roberto Castro/ME

CURTAS Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

MARIN DEVE IR AOS EUA NOS PRÓXIMOS DEZ DIAS GAZETA ESPORTIVA Após ser interrogado ontem (28) pela Justiça suíça, Marin, que antes se mostrava reticente quanto à ida aos Estados Unidos, concordou em ser julgado em Nova York e agora tem um prazo de dez dias para ser entregue às autoridades norte-americanas. Marin é acusado de corrupção por se envolver em subornos com relação à venda de direitos de transmissão em contratos da Copa Libertadores e da Copa do Brasil.

MIMIMI Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Cunhataiporãs da etnia guarani kaiowá estão na semifinal

POR ROD OSTEMBERG

As partidas que valiam vaga na semifinal aconteceram ontem (28). No feminino, estão classificados os times das etnias tapirapé, xerente, guarani kaiowá e a seleção

do Canadá. Entre os homens, as equipes dos povos karajá, xerente, Paraguai e Bolívia avançaram. Nossos guerreiros terenas enfrentaram a etnia xambioá karajá (1x1) e nos pênaltis (3x2) avançaram às quartas, onde na manhã de ontem (28) perderam nos pênaltis (2x1)

para a seleção boliviana após novo empate por 1 gol. Karajá enfrenta os índios xerentes, ao passo que as seleções paraguaia e boliviana brigam entre si. As cunhãs-tai guarani kaiowá venceram as karajás por 5 tentos a 0, e as rikibaktsas por 9 gols de diferença. A

maior goleada da rodada foi das canadenses, que fizeram 13 a 0 em cima das assurinis. O Peru despachou as terenas por 7 a 0. Na semifinal, hoje às 8h30, nossas guerreiras enfrentam a seleção do Canadá; se avançarem à final fazem o jogo pelo ouro, amanhã.

COMERÁRIO

Rivais duelam fora de campo: feijoada x churrasco Equipe comercialina divulga churrascada, ao passo que Alvinegro fará feijoada para torcedores

POR ROD OSTEMBERG

É salutar essa briga: equipes que são rivais dentro de campo fora deles fazem uma batalha um tanto diferente: a busca por torcedores. O Comercial, que está sem presidente, faz um churrasco para arrecadar fundos para a equipe e, de quebra, buscar novos torcedores para as arquibancadas. O Operário, que já faz o segundo evento, também

quer renovar a equipe e o quadro de torcedores. Ambos os eventos são dançantes. A feijoada do Galo será no dia 7 de novembro, a partir do meio-dia, no Clube Ipê. No dia seguinte (8/11) é a vez do Colorado fazer seu almoço dançante, no Tênis Clube de Campo Grande. O investimento é de R$ 30,00 no churrasco e R$ 20,00 na feijoada. Para ambos os eventos é necessário levar pratos e talheres. Crianças de até 7 anos não pagam.

CBF adia finais da Copa do Brasil a pedido dos clubes GAZETA PRESS A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a mudança das datas da final da Copa do Brasil para atender solicitação feita pelos clubes semifinalistas: São Paulo, Santos, Palmeiras e Fluminense. Os jogos, antes programados para 4 e 25 de novembro, agora devem ocorrer em 25 de novembro e 2 de dezembro. Os clubes que se enfrentarão na decisão da Copa do Brasil foram definidos ontem (28) com as partidas de volta das semifinais. Até o fechamento desta edição, os jogos estavam indefinidos. Segundo o ofício publicado pela CBF ontem, o pedido dos clubes foi aceito porque a entidade considera que não há prejuízo técnico ou comercial na mudança das datas. A tabela da final da Copa do Brasil será publicada após a definição dos mandos dos jogos, o que deve ocorrer nesta quinta-feira em sorteio.

COMO ASSIM?

Lesão peniana tirou jogador de jogos decisivos Campeão olímpico, tricampeão mundial e um dos maiores jogadores de vôlei da história, Giba lançou nesta semana sua biografia: “Giba neles!”. Em pouco menos de 200 páginas, Giba fala sobre polêmicas que marcaram sua carreira; entre elas uma fratura no pênis. Em 2000, o jogador não disputou a fase decisiva da Liga Mundial, em que o Brasil terminou em terceiro lugar: “Fiquei fora de toda a fase decisiva com uma fratura no pênis. Sim, no pênis, por mais bizarro que isso possa ser. Sofri essa lesão durante uma relação sexual com minha esposa. Fiquei com um enorme inchaço, a dor, acreditem, é insuportável. Ereção, com aquela fratura, era tudo o que não podia acontecer”. (Uol Esportes)


8

QUINTAFEIRA • 29 DE OUTUBRO DE 2015

ECONOMIA

FALE COM O EDITOR: ECONOMIA@JNEDIARIO.COM.BR

indicadores IBOVESPA

DOW JONES

NASDAQ

ARROBA BOI

-0,75%

+0,42 %

+0,15%

R$ 138,50

46.971,39 pts

17.655,82 pts

5037,87 pts

Mato Grosso do Sul

DÓLAR - US$

R$

3,888

EURO - €

R$

4,310

OURO

R$ 145,80

1g

ETANOL NA BOMBA

MESMO COM AUMENTO DE PREÇO, CONSUMO DE ETANOL SOBE Aumento no consumo em MS foi de 63,3% em relação ao ano passado Foto: Warren Nabuco

DA REDAÇÃO Mesmo com o aumento do preço do etanol nas últimas semanas, o combustível ainda tem registrado uma grande procura nas bombas dos postos do Estado. Segundo um levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), no acumulado de vendas até setembro o consumo de etanol hidratado chegou a 175 milhões de litros, um aumento de 63,3% com relação ao mesmo período do ano passado em Mato Grosso do Sul. Esse volume também ultrapassa todo o consumo de 2014, que foi de 156 milhões de litros. No mês de setembro deste ano, o consumo de etanol subiu 76,75%, 21,4 milhões de li-

tros, ao passo que a gasolina teve um decréscimo de 15,11%, a maior queda de consumo do ano. O mercado total no período de janeiro a junho, somando etanol hidratado e gasolina, chegou a 660 milhões de litros. No âmbito nacional o etanol também teve alta no consumo com aumento de 48% nas vendas, cerca de 1,6 bilhão de litros, com relação ao mesmo período do ano passado ao passo que a gasolina teve uma queda de 12,25% no volume de vendas em todo o país. Os preços tanto do etanol quanto da gasolina sofreram aumento, e ainda assim é possível encontrar alguns postos onde o etanol tem vantagem econômica sobre a gasolina, o que explica o saldo positivo nas vendas do biocombustível no Estado, no mês de setembro. Segundo Roberto Hollanda, presidente da Biosul, o consumidor está de olho em redução de gastos neste momento de crise. “O consumidor é atento, mesmo com essa alta dos preços, ele pesquisa e opta pelo combustível que será mais vantajoso na hora de

abastecer. Ao escolher o etanol ele não só economiza como contribui para a geração de empregos, desenvolvimento das cidades e a preservação do meio ambiente.” Muito além da vantagem econômica As vantagens em optar pelo etanol vão além da economia de dinheiro, elas também são ambientais. Ao abastecer com o biocombustível, o consumidor colabora também com o meio ambiente, reduzindo em 90% a emissão de gases do efeito estufa. De janeiro a setembro, o aumento no consumo de etanol pelos sul-mato-grossenses evitou que fossem despejadas 385 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera. A conta é a de que, para cada litro de etanol usado no lugar da gasolina, 2,2 kg de CO2 deixam de ir para a atmosfera. A quantidade de gases que deixam de ir para o ar equivale ao plantio de 2,7 milhões de árvores ao longo de 20 anos, que é o período que elas levam pra crescer. Essa conta considera a referência de que, para retirar cada tonelada de CO2 da atmosfera, é preciso plantar 7,14 árvores. (Com assessoria)

A parcela dos consumidores que pretendem comprar mais nos próximos seis meses caiu de 9,3% para 8,9%

DIVERSIFICAÇÃO

Indústria de proteína de soja investirá R$ 610 milhões em MS Executivos da ADM formalizam com governo cessão de área de 10.356 metros para planta industrial

DA REDAÇÃO

A efetivação do investimento de R$ 610 milhões que será feito pela multinacional de processamento de soja ADM (Archer Daniels Midland Company), em Mato Grosso do Sul, marca uma nova fase na atração de empreendimentos para o Estado que utilizam tecnologia de ponta na transformação de matéria-prima. No final da tarde de terça-feira (27), o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, e os secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Márcio Monteiro (Fazenda) reuniram-se com executivos da ADM para formalizar a cessão de uma área de 10.356

metros quadrados no Núcleo Industrial de Campo Grande para a instalação da planta industrial que irá produzir proteína de soja texturizada – a primeira desse porte na América Latina. A concretização do empreendimento foi garantida por meio da contratação de R$ 274 milhões feita pela ADM junto ao Fundo de Desenvolvimento do Centro -Oeste (FDCO). “É a primeira contratação de recursos do FDCO concretizada para Mato Grosso do Sul, outro fator que simboliza esse novo momento na atração de investimentos para o Estado”, disse Jaime Verruck. Os executivos da multinacional que participaram da reunião – Luiz Lopes, presidente da ADM América do Sul, e Vincent Macciocchi, vice-presidente Sênior e presi-

dente da ADM Wild Flavors & Speciality Ingredients – apresentaram mais detalhes do investimento ao governador e aos demais presentes. “A nova planta da ADM em Campo Grande vai proporcionar para a América Latina todo o portfólio de proteínas de soja oferecido por nossa empresa, agregando valor à cadeia e trazendo inovação à região, e o empenho do Governo de Mato Grosso do Sul foi fundamental para a viabilização desse investimento”, afirmou Luiz Lopes. Segundo Roberto Ciciliano, diretor de negócios sul-americano para a Divisão de Foods & Wellness (Alimentos e Bem-Estar), e responsável pela implementação do complexo em Campo Grande, “a indústria vai gerar 80 empregos diretos e muitos outros indiretos,

além de proporcionar faturamento para o município e proporcionar investimentos na capacitação profissional”. De acordo com o secretário, “Mato Grosso do Sul foi escolhido por uma das maiores empresas do mundo para abrigar uma indústria de altíssima tecnologia. Entramos agora em uma segunda fase, que é a da viabilização de um cluster de proteína texturizada, de tal forma que possamos atrair outros empreendimentos que possam utilizar essa matéria-prima de alto valor agregado”. Durante o encontro com os executivos da ADM foram apresentadas opções de potenciais investimentos que podem ainda ser feitos pela multinacional em Mato Grosso do Sul. (Com assessoria)


9

QUINTA-FEIRA • 29 DE OUTUBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: POLITICA@JNEDIARIO.COM.BR

POLÍTICA

COFFEE BREAK Foto: Izaias Medeiros

AGORA, CARLÃO QUER DEPOR NO GAECO Vereador pediu para depor e espera agendamento por parte dos promotores Vereador foi pedir para ser ouvido novamente pelo Gaeco e data deve ser marcada

POR LAUREANO SECUNDO

Mais um vereador estaria interessado em comparecer ao Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) para prestar depoimento e colaborar com informações para as inves-

tigações da Operação Coffee Break. Desta vez foi o vereador Carlão que esteve na sede do órgão manifestando que tem vontade de conversar informalmente sobre o andamento dessa operação. O Gaeco, por meio de seus promotores, se posicionou de que não é praxe do órgão investigativo agendar visitas

Eu quero ir, mas dependo da agenda deles, pois estão muito corridos”, disse o vereador. Carlão, que é um dos nove vereadores da Capital que prestaram depoimento ao Gaeco no dia 25 de agosto, diz que não chegou a ir e que aguarda convite do Gaeco para realizar visita, considerada pelo vereador “papo infor-

informais e que, caso Carlão tenha novas informações para acrescentar à investigação, novo depoimento deve ser agendado. “Quero pegar algumas informações sobre o andamento das investigações, prazos. Estou pronto para colaborar com as investigações, estou à disposição, eles não me retornaram a data.

mal”, e se disse disposto a colaborar com as investigações, embora não tenha adiantado se tem ou não novas informações para acrescentar. A Operação Coffee Break também investiga o empresário João Amorim, dono da Proteco Construções Ltda., e o prefeito de Campo Grande, afastado, Gilmar Olarte. De-

pois da Coffee Break, a Comissão de Ética da Câmara abriu processo de investigação dos parlamentes alvos da investigação do Gaeco. Eles são investigados por envolvimento em suposto esquema de compra de votos para cassar o mandato de Alcides Bernal (PP) em março de 2014.

QUESTÃO INDÍGENA

COBRANÇA

Tereza Cristina comemora aprovação da PEC 215

SIMONE TEBET QUESTIONA MINISTRO DA EDUCAÇÃO Senadora de MS cobra ações para a valorização do professor Foto: Agência Senado

Primeiro passo para resolver o conflito entre índios e fazendeiros POR LAUREANO SECUNDO

ção definitiva da polêmica PEC nº 215/00 ainda depende de dois turnos de votação nos plenários da Câmara e do Senado, com quórum qualificado, ou seja, com os votos de, pelo menos, 308 deputados e 49 senadores. A proposta segue agora para o plenário. A atual vice-presidente para o Centro-Oeste, da Frente Parlamentar da Agropecuária, observa que esta é só uma “primeira etapa” do processo, que foi cumprida. Foto: Agência Câmara

“Contra tudo e contra todos a proposta é para resolver o campo brasileiro, ao contrário do que parte do governo e outros setores estão pregando”, disse a deputada Tereza Cristina (PSB-MS), que foi uma das lideranças que trabalharam para viabilizar a aprovação da PEC nº 215/00 na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A parlamentar lembra que os argumentos de que a emenda seria inconstitucional só reforçam o que governo e alguns setores não querem cumprir, que são as condicionantes que foram votadas na Raposa Serra do Sol, que alguns cumprem e outros não. Por 21 votos a 0, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou o substitutivo que o relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB -PR), apresentou à proposta original (PEC nº 215/00). Pelo texto do relator Osmar Serraglio, a demarcação de terras indígenas passará a ser feita por lei de iniciativa do

Executivo, e não mais por decreto, como acontece hoje. Na prática, essa medida dá ao Congresso Nacional a palavra final sobre novas demarcações. Na avaliação da deputada, é preciso deixar claro que a demarcação não vai resolver todos os problemas dos índios. Para ela, demarcação tem a ver com indenização de quem ocupou a terra de boa-fé. A proposta tramita há 15 anos na Câmara. A aprova-

POR LAUREANO SECUNDO

Deputada Tereza Cristina considera um avanço a aprovação da PEC

“O problema não é só financiamento público ou falta de recursos. Talvez a questão seja outra e precisássemos focar em dois pontos principais: a valorização do professor e o controle de gastos”, disse a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) sobre o questionamento que fez ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante audiência pública na Comissão de Educação do Senado, sobre a valorização do professor, não apenas em relação ao aumento salarial, mas sobre a qualificação profissional. Mercadante reconheceu que o salário do professor é muito baixo e lamentou que apenas 50% dos professores têm formação em suas áreas. Durante a audiência, o ministro defendeu a volta da CPMF e a participação do Sistema S para complementar os recursos perdidos no ajuste fiscal para a educação profissional. A senadora concordou que é hora de repensar programas que não estão sendo eficientes como uma forma

Cobrança foi feita durante audiência pública no Senado

de reservar mais recursos para a capacitação do professor. “As universidades vão ter investimentos em seus cursos de licenciatura para capacitar melhor o professor? Haverá dife-

rentes políticas de cargos e salários no sentido de implantar a meritocracia na ascensão profissional por capacitação além do tempo de sala de aula?”, questionou Simone.


10

QUINTA-FEIRA • 29 DE OUTUBRO DE 2015

POLÍTICA

FALE COM O EDITOR: POLITICA@JNEDIARIO.COM.BR

PODER

COMBUSTÍVEL

ASSEMBLEIA PODE TER MAIS UMA CPI Barbosinha recolhe assinaturas para formação de nova comissão Foto: Victor Chileno/ALMS

POR LAUREANO SECUNDO

O deputado estadual José Carlos Barbosinha (PSB) começou a recolher nessa terçafeira (27) as assinaturas para criação da CPI dos Combustíveis, ou seja, uma Comissão Parlamentar de Inquérito que terá como objetivo investigar o aumento dos preços da gasolina, do diesel e do etanol em Mato Grosso do Sul. O parlamentar já conseguiu 14 assinaturas, sendo que precisava apenas de 8, o que representa um terço dos deputados da Casa de Leis. A expectativa é de que o requerimento seja entregue para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB).

Deputado quer investigar por que combustíveis não tiveram redução de preço

Segundo Barbosinha, existem denúncias de formação de cartel no interior do Estado, e de dumping na Capital. O cartel ocorre quando há

BELA VISTA

Vereadores investigam denúncia contra prefeito POR LAUREANO SECUNDO

A Câmara Municipal da cidade de Bela Vista aprovou o recebimento do processo de cassação do mandato do prefeito afastado Renato de Sousa Rosa. O pedido foi feito pelo técnico em Contabilidade Luiz Melchiades Ferreira Lobo, que trouxe à tona uma grave denúncia de possível desvio de dinheiro oriundo de recolhimento do ITBI. Os vereadores acataram o pedido assinado pelo técnico em Contabilidade, solicitando a abertura do processo de cassação. Foram nove votos a favor, um contra e uma abstenção. Ele aponta que o prefeito teria praticado infração político-administrativa por negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesse do município, sujeitos à administração da prefeitura. Os três integrantes da Comissão Processante formada foram definidos por sorteio, de modo a garantir a independência nos trabalhos. Foram sorteados os vereadores Jair Bispo (PDT), que será o presidente, Flavio Barbosa Cabral (SDD), relator, e Lucinete Leite Lino (PMDB) como membro. O vereador Flavio Barbosa comentou sobre como a comissão pretende seguir os trabalhos: “Vamos trabalhar sem medir esforços para fazer o melhor trabalho na comissão, vamos cumprir os prazos e tentar dar uma resposta o mais rápido possível à população”, afirmou. Já o vereador Alcyr Mendonça, líder do prefeito Douglas Gomes, agradeceu a presença da população e se colocou à disposição do povo: “Parabenizo a população por se mobilizar e se fazer presente, na medida do possível, aqui na Câmara, e por estar de olho no que está acontecendo aqui em nossa cidade. Não estamos aqui pra crucificar ninguém, vamos trabalhar pra investi-

gar e, se comprovado, cassar o mandato do prefeito afastado, a população pode contar comigo sempre que for preciso”, conclui. Entenda o caso O Ministério Público Estadual de Bela Vista, por meio do promotor Alexandre Estuqui Junior, investiga a suspeita de que a Prefeitura de Bela Vista tenha participado de um esquema de fraude ao Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). De acordo com o promotor, está sendo apurada eventual prática de improbidade administrativa consistente em dano ao erário público por meio de irregularidades relacionadas ao ITBI e ao ISSQN no recolhimento do imposto que ocorreu em 15/7/2015 e geraram prejuízo de R$ 52.400,00 aos cofres públicos. O escândalo veio a público quando o próprio prefeito Renato de Souza Rosa foi afastado do cargo por 180 dias para investigação de suposta fraude e favorecimento em licitação. O desvio de recursos estaria ocorrendo dentro da prefeitura, com anuência do prefeito e de servidores encarregados de receber e dar quitação no pagamento do ITBI. O Ministério Publico Estadual comunicou o Poder Legislativo e fez a recomendação para que tome providências. O MPE ouviu, no dia 25 de agosto, a ex-secretária de Finanças Maria Bernadete Fleitas. No depoimento ela disse que o dinheiro referente ao ITBI no valor de R$ 52.400,00 não entrou na conta da prefeitura municipal, mas apenas na contabilidade. Ela afirmou ainda que o valor nunca foi pago para fins de ITBI. A ex-secretária disse no seu depoimento que fez a transação contábil a pedido do prefeito afastado Renato de Souza Rosa. O Ministério Público Estadual investiga supostos desvios dos cofres públicos, que passam de R$ 52.400,00. O alvo da operação é a prefeitura.

acordo explícito ou implícito entre concorrentes para fixação de preços e o dumping é a expressão utilizada para denominar a ação de pôr os produtos à venda com preço inferior ao de mercado para derrubar a concorrência. “Já tive acesso a diversos documentos relacionados à comercialização dos combustíveis, mas existem aqueles que são protegidos pelo sigilo fiscal. No entanto, em uma CPI esta informação será revelada, porque ela tem poder para requisitar”, argumentou Barbosinha. Ainda conforme o deputado, o requerimento tem como

fato determinado a margem de lucro diferenciada entre distribuidoras e postos de combustíveis de Campo Grande e dos municípios do interior, que têm preços diferentes. Em relação à gasolina, o deputado ressaltou que o preço do frete entre a Capital e o interior não justifica o aumento. Quanto ao diesel, o parlamentar lembrou que, mesmo com a redução de 17% para 12% na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), os preços que estão sendo cobrados em alguns postos ainda estão superiores à média.

LIBERAÇÃO

Por Laureano Secundo • politica@jnediario.com.br

DIFÍCIL SOLUÇÃO

ça mas teme errar de novo como aconteceu em 2012.

O conflito entre indígenas e fazendeiros continua muito longe de ser solucionado e essa medida em que se tenta transferir para o Congresso Nacional uma definição sobre as demarcações pode jogar ainda mais lenha nessa fogueira. Os defensores dos indígenas temem que num Congresso onde a bancada ruralista tem muita força as decisões correm o risco de serem sempre favoráveis aos produtores rurais. Embora ainda esteja longe de ser levada ao plenário, a aprovação da comissão já provoca uma reação junto às ONGs e pode ter fortes reflexos aqui no Estado, onde há a maioria das áreas em litígio. Um dos exemplos é o rumo dos debates na Assembleia Legislativa, onde duas CPIs tratam do mesmo assunto.

RECORDE

NOVIDADES

Em razão dos recentes episódios registrados no Aeroporto de Campo grande, os deputados federais começam a adotar horários diferenciados para chegar à Capital após a semana de trabalho em Brasília.

O caso Gisa a qualquer momento pode ter novidades ruins para o ex-prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad (PTB) e o atual deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM), secretário de Saúde na época de Nelsinho.

DÉJÀ VU O ex-governador André Puccinelli parece estar querendo resgatar o mote da sua campanha em 1996: a mudança certa. Segundo ele a população quer mudan-

Com duas CPIs em andamento e outra impedida pela Justiça, a Assembleia Legislativa pode abrir uma comissão nas próximas semanas. Desta vez para investigar por que os preços dos combustíveis não caíram como era esperado pelo governo após a redução da alíquota.

NÓ O governo do Estado está com um dilema em relação a manutenção ou cancelamento da redução da alíquota do preço dos combustíveis. Por enquanto não obteve resultados e, se voltar de 12% para 17%, pode impactar na economia do Estado.

MEDO

INTERESSE Um interesse súbito por parte dos vereadores em prestar depoimento no Gaeco começa a deixar algumas pessoas intrigadas. Depois de Jamal Salem, agora é o socialista Carlão que foi pedir para depor novamente.

> FRASES

Hospital do Câncer recebe R$ 1 milhão Verba de emendas foi liberada para a compra de equipamentos Foto: Divulgação

“OS MAIS VELHOS PREFEREM SEGUIR A LEI, MAS OS MAIS NOVOS SÃO INCITADOS PELO CIMI.” Delegado da Polícia Federal Alcídio de Souza Araújo

“PAGUEI PARA LIMPAR UM CAMPO DE FUTEBOL NO JARDIM BÁLSAMO.” Vereador Chiquinho Telles (PSD)

“TENHO INFORMAÇÕES PARA PRESTAR AO GAECO.” Vereador Carlão (PSB)

MENINOS EU VI

Verbas foram solicitadas por Biffi e Rubem Figueiró e liberadas por Delcídio do Amaral

POR LAUREANO SECUNDO

Fruto de emendas do ex-deputado Antonio Carlos Biffi (PT) e do ex-senador Rubem Figueiró (PSDB) ao Orçamento da União, já estão na conta do Hospital do Câncer Alfredo Abrão R$ 1 milhão do Ministério da Saúde para a aquisição de materiais e equipamentos destinados à realização de exames mais avançados. De acordo com a direção do hospital, a verba será utilizada na compra de duas novas autoclaves, desfibriladores, mesa cirúrgica, monitores e equipamentos para endoscopia e laparoscopia, além de 18 camas e

material para quimioterapia. “Trabalhamos intensamente nas últimas semanas junto ao Ministério da Saúde para recuperar as emendas do exdeputado Biffi e do ex-senador Figueiró, e, na segunda-feira (26), recebi a informação de que o ministro Marcelo Castro havia autorizado o pagamento, confirmado agora”, disse o senador Delcídio do Amaral (PT-MS). “Com os novos equipamentos vamos fazer no próprio hospital exames que hoje são terceirizados. Assim, economizaremos tempo e dinheiro, além de melhorar a qualidade dos serviços que prestamos à população”, comemorou Carlos Coimbra, diretor do hospital.

O ex-secretário Denas Lugo contava com a simpatia do ex-governador Pedro Pedrossian para ser uma das novas lideranças e, na época em que surgiu o presidente Fernando Collor de Melo, ele assumiu a liderança do PRN no Estado. Quando o ex-presidente começou a cair em desgraça, ele teria dito: - Às vezes a gente pega o caminho errado.


QUINTA-FEIRA • 29 DE OUTUBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: NACIONAL@JNEDIARIO.COM.BR

11

NACIONAL

QUESTÕES INDÍGENAS

PEC 215 É APROVADA EM COMISSÃO DA CÂMARA A proposta retira do Executivo a exclusividade de demarcar terras indígenas e avança no Congresso sob protestos Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

POR ROD OSTEMBERG

A Comissão Especial da Demarcação de Terras Indígenas aprovou o substitutivo do relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 215/2000, que transfere do Executivo para o Legislativo a palavra final sobre a demarcação de terras indígenas. O texto é encarado pelos diversos povos tradicionais brasileiros e ativistas como uma ameaça aos direitos indígenas. Deputados de PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede se manifestaram contra a PEC e, em protesto, se retiraram da reunião antes da votação. Parlamentares do PSB ficaram divididos sobre o tema, mas acabaram votando contra a matéria. Os demais

Índios e parlamentares contrários à PEC 215 protestam nos corredores da Câmara

partidos com representação na comissão especial aprovaram o texto e comemoraram o resultado. Entenda: A PEC nº 215 é uma proposta elaborada na Câmara que propõe alterar a Constituição para transferir ao Congresso a decisão final sobre a demarcação de terras indíge-

nas, territórios quilombolas e Unidades de Conservação no Brasil. Atualmente, somente o Poder Executivo, munido de seus órgãos técnicos, pode decidir sobre essas demarcações. Além disso, o substitutivo aprovado também proíbe as ampliações de terras indígenas já demarcadas. As diversas etnias e os gru-

pos indígenas brasileiros são, majoritariamente, contra a proposta. Um grupo de líderes indígenas foi barrado no plenário da Câmara. Em resposta, houve protestos de indígenas nos corredores das comissões e nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecem em Palmas (TO). (Com informações de Carta Capital).

PODE CAIR

Eduardo Cunha é representado no Conselho de Ética da Câmara O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é alvo de protestos que pedem sua renúncia POR ROD OSTEMBERG

investigado pela Operação Lava-Jato. O deputado também é suspeito de ter contas não declaradas na Suíça. Cunha nega

as acusações. O prazo para que a conclusão do processo no conplenáselho seja votada em plená rio é de 90 dias úteis, o que pode empurrar o desfecho do caso para o próximo ano. (Com informações da Reuters)

Representação contra Cunha foi assinada por cerca de 50 deputados e 7 partidos

INTERNET

Liberdade de acesso retrocede em todo o mundo Um relatório divulgado ontem (28) pela Freedom House aponta “recuos notáveis” na Líbia, Ucrânia e França POR ROD OSTEMBERG

A liberdade de acesso à internet retrocedeu pelo quinto ano consecutivo em todo o mundo, de acordo com um relatório divulgado ontem (28) pela Freedom House que aponta “recuos notáveis” na Líbia, Ucrânia e França. Quase seis em cada dez pessoas (58%) em todo o mundo vivem em algum país onde internautas ou bloggers foram presos por terem comparti-

lhado conteúdos de conotação política, social ou religiosa, diz o relatório anual da organização não governamental (ONG) de defesa de direitos humanos. A liberdade de expressão na internet caiu em 32 dos 65 países analisados pela Freedom House desde junho de 2014. Foram registrados “declínios notáveis”, pelo segundo ano consecutivo, na Ucrânia, em razão do conflito territorial e da “guerra propagandística” com a Rússia, diz a Freedom House em comunicado.

“A posição da França caiu, principalmente, por causa das problemáticas políticas adotadas após os atentados terroristas ao [jornal satírico] Charlie Hebdo”, explica a organização. A ONG cita, como exemplo, uma lei aprovada pelo Parlamento francês, em junho, que reforça os poderes dos serviços de informações, em nome da luta contra o terrorismo. A lei define um regime de autorização e de controle de técnicas de es-

pionagem, como escutas, vigilância com câmeras ocultas ou acesso a redes de telecomunicações. Apesar da queda, a França ocupa a nona posição entre os 18 países classificados como livres – com 24 pontos contra 20 em 2014, em uma escala em que 0 reflete o mais alto grau de liberdade. O Brasil divide a 18ª posição do ranking, ao lado do Quênia, ambos com 29 pontos e no limite da classificação de país com internet livre.

Foto: José Cruz/Fotos Públicas

A representação que pede a cassação do mandato do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi recebida pelo Conselho de Ética da Câmara na tarde de ontem e o processo contra ele deve ser instalado na próxima terçafeira (3). O documento foi protocolado no último dia 13, mas apenas ontem a Mesa Diretora da Câmara, presidida por Cunha, remeteu a representação ao conselho, o que dará início à tramitação do processo contra o deputado. O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PSD-BA), convocou a sessão de abertura do processo por quebra de decoro contra Cunha

para a próxima terça (3). Na ocasião, deverão ser sorteados três deputados. Um deles será escolhido pelo presidente do conselho para ser o relator do processo, que pode resultar em última instância na perda do mandato de Cunha. Deputados de sete partidos assinam representação, que é de autoria do PSOL e da Rede, e foi assinada por cerca de 50 deputados. Eles pedem a perda do mandato por quebra de decoro parlamentar. Cunha foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República ao Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de ter recebido US$ 5 milhões em propina ligada ao esquema de corrupção na Petrobras,

Em tempos de energia cara, o hábito de usar lâmpadas com tecnologia mais moderna e econômica é indicado como alternativa para reduzir consumo e controlar a conta de luz. Mas a troca de lâmpadas, que estimula as vendas do produto, não tem beneficiado a indústria local. O motivo é que o Brasil importa mais de 90% de todas as lâmpadas que consome em lugar de produzir localmente. Somente de janeiro a agosto deste ano, as importações do produto somaram US$ 544 milhões, 10% a mais que as importações feitas em todo o ano de 2011, de US$ 489 milhões, o que dá ideia da intensidade da demanda e do tamanho do mercado que fabricantes domésticos deixam de conquistar. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), que explica que a queda dessa indústria nacional de lâmpadas começou após o racionamento de energia em 2001. A partir daí, houve uma procura intensa por lâmpadas mais eficientes e o mercado brasileiro foi invadido pelos itens produzidos na China, onde havia mais incentivos à fabricação, e as lâmpadas importadas ficaram muito mais baratas que as produzidas no Brasil. Com isso, a produção local perdeu espaço. O diretor administrativo da Abilux, Marco Poli, conta que o Brasil já teve uma grande produção de lâmpadas, mas não resistiu à competição dos produtos chineses mais modernos e mais baratos. Ainda segundo a Abilux, dos US$ 544 milhões em lâmpadas importadas no primeiro semestre deste ano, US$ 472 milhões são do tipo fluorescente e US$ 72 milhões do tipo LED (do inglês Light Emitting Diode). Esses dois tipos são mais eficientes, consomem menos energia e duram mais tempo que as do modelo incandescente, que eram as mais comuns antes de 2001 por serem também mais baratas. Fim das incandescentes Em 2016, o Brasil deve encerrar o comércio de lâmpadas incandescentes. O fim desse tipo de lâmpada, que gasta muito mais energia, faz parte da política nacional de eficiência energética. As mudanças começaram em 30 de junho de 2012, com as lâmpadas de potência igual ou superior a 150 watts. O processo de substituição deve se encerrar em junho de 2016, com a participação de unidades com potência inferior a 40 watts. Depois do racionamento de energia elétrica, em 2001, a indústria de lâmpadas no país praticamente se extinguiu e restou apenas a fábrica Osram, em Osasco (SP), afirmou o diretor técnico da Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi), Alfredo Bomilcar. Mais recentemente, no entanto, começaram a surgir fábricas de lâmpadas mais modernas do tipo LED. Atualmente, há cerca de 20 indústrias fabricando essas lâmpadas, que produziram 2,5 milhões de itens em 2014, 10% do total de LEDs consumidas no país. LED impulsionará indústria local A aposta da produção de lâmpadas no Brasil está centrada na popularização do tipo LED. Marco Poli destaca que o setor de iluminação está trabalhando para garantir competitividade às fabricas de lâmpadas desse modelo. “Não vale a pena mais você querer investir em fábrica de lâmpadas fluorescentes. Aos poucos o mercado vai migrar para o modelo LED, que é mais moderno”, afirmou. Ele lembra que até a China, que domina o mercado mundial de lâmpadas fluorescentes, está transferindo incentivos fiscais para a produção de LED. Parte desse apoio para garantir competitividade inclui a regulamentação desse tipo de lâmpada para que o produto nacional possa competir em pé de igualdade com o importado. Poli relata que hoje parte do que é importado tem qualidade inferior e por isso custa menos, o que acaba prejudicando o produto nacional. A partir de dezembro de 2015, começa a entrar em vigor a regulamentação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) com critérios mínimos que terão de ser atendidos pelas lâmpadas. Por seis meses, os importadores ainda poderão comercializar o produto que não atende aos critérios e depois, por mais seis meses, o comércio varejista poderá vender as de LED. Com a nova regulamentação o mercado acredita que poderá dar impulso à produção nacional. Além disso os produtores têm negociado com o governo para que órgãos públicos deem preferência para produtos nacionais. Segundo Bomilcar, o mercado de LED está crescendo de 20% a 30% ao ano e em três anos esse tipo de lâmpada será a maioria no mercado.


12

QUINTA-FEIRA • 29 DE OUTUBRO DE 2015

COTIDIANO

FALE COM O EDITOR: COTIDIANO@JNEDIARIO.COM.BR

DIA DO LIVRO

PAIXÃO PELO MUNDO FANTÁSTICO DOS LIVROS Fotos: Arquivo pessoal

Apaixonadas, Julia, Alessandra e Yara enriquecem conhecimento por meio da leitura

Mãe de três filhos, Alessandra dedica seu tempo livre para ler

POR RENATA ANDRADE

O dia 29 de outubro é uma data que festeja uma das invenções mais enriquecedoras do homem: o Dia Nacional do Livro. Ele, que é uma fonte inesgotável de conhecimento, conduz os leitores aos lugares mais incríveis da imaginação humana, além de informar e

ajudar na diversidade do vocabulário de todos. A jovem Julia Castilho é uma apaixonada pela leitura. O gosto pelas palavras começou aos 11 anos de idade. O seu primeiro livro foi “Harry Potter e a pedra filosofal”, da escritora J. K. Rowling. “Eu me apaixonei pela história. Logo depois ganhei o restante da série e não parei mais”, conta ela. Os gibis também faziam

parte do mundo de Julia. Hoje era escondido do seu pai. “Ele em dia, aos 15 anos, lê de tudo não gostava das minhas preum pouco. Suas preferências ferências da época. Eram roatuais são livros voltados para o suspense, terror e romance. Ela está no primeiro ano do Ensino Médio e, para não atrapalhar os estudos, dá atenção à leitura quando sobra um tempinho livre. “É um pouco difícil, mas tento sempre conciliar”, afir- Yara tem quase uma biblioteca em sua casa ma. A estudante conta que a mances intensos e ele achava família a apoiou bastante no tudo muito forte para a minha início. Sua mãe, Alessandra idade”, diz aos risos. de Castro (36), conta que no No período do ano de 2012, começo da alfabetização a fi- Alessandra leu 15 livros. “Foi lha encontrava dificuldades uma época em que eu não fana escrita e os livros a ajuda- zia outra coisa a não ser ler. ram a enfrentar esse bloqueio. Lia em meus horários de al“Decidi comprar alguns livros moço do trabalho e quando infantis e também a levei a estava em casa. Tinha noites uma livraria, onde tinha um que eu ia dormir de madruespaço bem bacana para as gada.” Atualmente, ela está crianças lerem. Ela ficou fasci- cuidando da caçula que nasnada!”, conta a mãe. Alessan- ceu em maio deste ano. Os dra lê desde adolescente, mas horários reservados para a

leitura diminuíram por conta da bebê. Atualmente, Alessandra começou a ler “A mala de

Hana”, de Karen Levine. A curiosidade em saber sobre o mundo e tudo que nele habita é um dos motivos para aumentar muito mais o gosto pelos livros. Yara Braz Pires (32) conta que desde muito cedo tinha vontade de saber o que estava acontecendo ao seu redor. “Com 5 anos, eu comecei a juntar letrinha por letrinha até aprender”, lembra. Ela diz que passou por muitas livrarias e bibliotecas, aumentando seu gosto

pela Língua Portuguesa. A estudante de Serviço Social também reserva seu tempo para ler os livros referentes ao curso. As biografias que narram histórias de superação estão entre as leituras favoritas de Yara. Ela diz ter vontade de escrever sobre sua vida também. “Quero contar a minha trajetória de antes e depois da minha cura contra o câncer que tive em 2010”, declara. Hoje, Yara está curada. Um dos seus autores favoritos é o Augusto Cury. A futura assistente social deixa um recado para todos. “O livro acaba sendo um companheiro, principalmente nos momentos difíceis. Eles abrem nossa mente e expandem o entendimento pelo próximo”, finaliza.

DIA MUNDIAL

Psoríase: além da pele, doença afeta também psicológico Doença não é contagiosa, mas portadores sofrem preconceito POR LIGIA BARALDI Cerca de 2% da população mundial tem psoríase, uma doença de pele caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas. É uma doença crônica, cíclica e não contagiosa. De acordo com a Psoríase Brasil, organização que reúne diversas associações regionais sobre a doença, no mundo mais de 125 milhões de pessoas sofrem com a doença e, no Brasil, são mais de 5 milhões de portadores. Em uma pesquisa recente, 73% das pessoas com psoríase relataram que se sentem constrangidas a respeito da

doença. Segundo o dermatologista Gustavo Lotfi Costa, por causa do aspecto da pele, muitas pessoas se afastam de quem tem a psoríase por medo. “É importante lembrar que não é uma doença contagiosa. Portadores da doença precisam de apoio de familiares e amigos para que se sintam bem e mantenham o convívio social”, completa. Ninguém pega psoríase pelo toque, ao compartilhar roupas ou objetos, ou dormir na mesma cama. A psoríase ataca com maior frequência jovens adultos entre 20 e 40 anos, de ambos os sexos. Esses indivíduos respondem por 75%; existem casos entre crianças, mas são mais raros. Sua causa é des-

conhecida, mas sabe-se que pode ter causas relacionadas ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética. “É uma doença cíclica: os sintomas podem desaparecer e reaparecer, ao passo que algumas pessoas podem ter os genes da doença mas nunca apresentarem os sintomas.” O meio ambiente, o estado psicológico e até a alimentação podem influenciar no aparecimento das lesões. “Normalmente os pacientes já estão com uma baixa estima e ainda sofrem com o impacto social, então é preciso ter uma conscientização para eles serem acolhidos pela sociedade. O estresse emocional e físico pode desencadear novamente

as feridas.” De acordo com pesquisa feita com mais de dois mil portadores pela Psoríase Brasil, mais de 37% dos psoriásicos já foram tratados com diferença em alguns ambientes e 48% mudaram hábitos de rotina para evitar constrangimentos. Nesse contexto, 81% tiveram autoestima e vaidade afetadas. Em 52% dos casos, a psoríase interfere em seus relacionamentos interpessoais. A doença também interfere no tipo de roupa que essas pessoas utilizam (72%). Um total de 73% dos psoriásicos se sentem envergonhados com a doença. Tal cenário evidencia a necessidade de inclusão dos portadores da psoríase. Lotfi alerta que essa não é uma doença que ataca só a pele.

Entre os oito tipos diferentes de psoríase, existe a “psoríase artropática”, que pode comprometer as articulações, e o paciente ficar com dor e rigi-

dez nessas articulações. “Aí o indicado é o tratamento ser feito com o dermatologista junto com um reumatologista”, esclarece. Foto: Divulgação

Causa pode estar relacionada a sistema imunológico, meio ambiente e genética

LOTERIAS

RESULTADOS

previsão do tempo

LOTOFACIL vento forte

geada

pancadas de chuva

PREVISÃO DO TEMPO PARA HOJE CIDADE

MÍNIMA

MÁXIMA

CAMPO GRANDE

23ºC

29ºC

DOURADOS

24ºC

32ºC

TRÊS LAGOAS

23ºC

31ºC

CORUMBÁ

25ºC

29ºC

PONTA PORÃ

23ºC

29ºC

FIGUEIRÃO

25ºC

31ºC

AQUIDAUANA

25ºC

29ºC

MARACAJU

24ºC

31ºC

CHAPADÃO DO SUL

23ºC

29ºC

nublado com trovões

parcialmente nublado

tempo chuvoso

tempo nublado

céu claro ensolarado

Concurso 1276 • 26/10/2015

01 | 03 | 05 | 07 | 10 12 | 14 | 15 | 16 | 18 19 | 21 | 22 | 23 | 24 Estimativa próximo sorteio: R$ 1.700.000,00 25ºC / 29º C Corumbá

18ºC / 38º C Figueirão

MEGA SENA

QUINA

Concurso 3919 • 27/10/2015

27 | 38 | 66 | 70 | 76

6 ganhadores

ACUMULOU! Estimativa próximo sorteio: R$ 500.000,00

LOTOGOL

Concurso 744 • 26/10/2015

Concurso 1754 • 24/10/2015

23ºC / 29° C Chapadão do Sul

20 | 27 | 30 | 31 | 40 | 53

25ºC / 29º C Aquidauana

Estimativa próximo sorteio: R$ 23.000.000,00 25ºC / 30º C Porto Murtinho

23ºC / 29º C Campo Grande

LOTOMANIA Concurso 1601

• 24/10/2015

23ºC / 31º C Três Lagoas 24ºC / 32º C Dourados 23ºC / 29º C Ponta Porã

03 32 50 74

| | | |

10 33 51 75

| | | |

20 38 56 78

| | | |

22 40 58 93

| | | |

25 41 63 95

Estimativa próximo sorteio: R$ 3.500.000,00

Estimativa próximo sorteio: R$ 220.000,00


QUINTA-FEIRA • 29 DE OUTUBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: COTIDIANO@JNEDIARIO.COM.BR

13

COTIDIANO

DIA INTERNACIONAL DAS FLORES

SÍMBOLO DE CARINHO E AMOR, BRASIL TEM BAIXO CONSUMO DE FLORES

A falta de tradição cultural pode ser um fator para o baixo consumo de flores.” Sergio Ostetto POR DANIELA LACERDA

Hoje se comemora o Dia Internacional das Flores! A data é pouco conhecida pela população, diferente do consumo de flores, que a cada ano vem aumentando no mundo. Comparado com a Europa e os países como a Argentina, o Brasil tem um baixo consumo de flores. Na Holanda, por exemplo, são consumidos 43 dólares de flores por ano, na Argentina 23 dólares e no Brasil em torno de 10 reais, per capita. Pelos dados podemos concluir que a Argentina consome mais que o dobro do Brasil em flores por ano. Entretanto, as flores são as queridinhas nas horas que

buscamos demonstrar amor e carinho por alguém, atraídos pela beleza indiscutível de suas formas, cores e variedades. É neste momento que começamos a falar da planta, que produz flores, que tem a maior variedade de espécies: a orquídea. A grande variedade e a fácil produção têm feito da planta campeã em consumo no mundo. Com exceção das calotas polares e regiões de deserto, a orquídea é encontrada no mundo inteiro, onde já foram catalogadas 35 mil espécies nas matas. Isso representa 10% da flora mundial, ou seja, em 100 plantas existentes, 10 são orquídeas. Além do crescimento ascendente do consumo, as espécies híbridas (cruzamento de duas, ou mais espécies ou gêneros) também já têm produção de mais de 200 mil espécies. “O crescimento das espécies híbridas se justifica pela busca incansável do produtor de melhorar a qualidade e aumentar as variedades”, diz o orquidófilo Sergio Ostetto (64), que estuda, produz e coleciona orquídeas. orquídeas De acordo com Sergio, em S Mato Grosso do Sul e ele já identificou 238 espécies nativas de MS e catalogou 238 espécies da planta. “Em MS MS, o consumo de orquídeas te tem crescido a cada dia, isso se deve, principalmente, ao Senar, que oferece cursos do c cultivo em todo tod MS, por meio dos sindicatos rurais”, pontuou. Ainda segundo ele, segu esse crescimento nos crescim deixou à fre frente de outros estados estad do Centro-Oeste. tro-Oeste “As espécies mais atraentes comercialmente comerc são a C Cattleya e a Phalaenopsis. A Phalaen primeira é queriprimeir mesmo tendinha m durabilidado uma d de menor e um preço maior, a Ca Cattleya floresce apenas apena uma vez sobrevive até 30 por ano e sobrev dias. Já a Phalaen Phalaenopsis tem um custo menor, pode per-

manecer meses aberta e sua floração é imediata, por isso hoje ela é a mais produzida e vendida no mundo”, explicou Sérgio Ostetto. Em seu orquidário, Sérgio produz, estuda e vende as variedades da espécie. Sua paixão pela planta começou na infância, cultura que trouxe da família, que veio do Sul do país. O que não é uma novidade, já que o consumo de flores no Sul é bem maior que em outros estados do Brasil. “Vinte anos atrás você não encontrava uma Phalaenopsis com facilidade, hoje ela está em floriculturas, supermercados e farmácias”, falou. Se isso atrapalhou as vendas, ele responde que não, pois tudo vai depender do que a pessoa procura. “Existe espaço para todos, a diferença está no atendimento de excelência e na personalização. Para sobreviver ao mercado é preciso ter qualidade”, disse, tranquilo com a preferência da sua clientela. As flores no geral são vendidas o ano inteiro, sem um perfil único de compradores, sendo consumidas independente da faixa etária ou de sexo. Entretanto as datas mais atraentes para o comércio são as comemorativas: Dia das Mães, dos Namorados ou Pais. Afinal quem não quer ganhar flores de presente em qualquer dia?! Donas de uma beleza inconfundível, elas fazem os olhos da maioria das pessoas brilhar. Então que tal aproveitar o Dia Internacional das Flores para presentear alguém? Fica a dica para quem quer marcar pontos nos relacionamentos. Os valores são variados também: uma orquídea florida pode custar de R$ 12 a R$ 120, dependendo de tamanho, espécie, idade e cor. Uma dica para quem não é estudioso no assunto: não existem orquídeas negras ou azuis, a não ser as tingidas!

plo disso encontramos em Santa nta Catarina com a orquídea dea Laelia Purpurata. Uma espécie ou foto dela a é comumente usada em eventos oficiais, junto to com a bandeira. Em Campo Grande, desde 13 de agosto osto de 2014, porr meio da Lei nº 364, temos como mo orquídeasímbolo mbolo a ttleya NoCattleya bilior ior.

> SERVIÇO A floricultura Ostett Ostetto Orquídeas é especializa especializada na produção dessa dessas plantas e oferece curs curso de cultivo gratuito par para quem se interessar interessar. Basta ligar nos telefo telefones: 3325-4483 ou 3382 33825342 e deixar seu nom nome para o próximo curso curso.

> CUIDADOS COM A ORQUÍDEA: > Manter em local arejado. > A dica é simples: “tudo que é bom para ocê é bom para a orquídea”, faça semvocê re esta pergunta a si mesmo. pre > Água: regar sempre que estiver sem midade, orquídea precisa de água, mas umidade, ão pode permanecer encharcada. não > Sol: colocá-la em local externo, onde ossa pegar um pouco de sol, como numa possa aranda. Cuidado: ela não tolera sol forte. varanda. > Fertilizante: ele é seu alimento, devendo er adubada regularmente, porém é preser iso seguir corretamente as instruções do ciso ótulo, pois a quantidade pode variar. rótulo,

Orquídeas-símbolos Existem as orquídeas que são símbolos da cidade, exem-

Mais populares, orquídeas conquistam cada vez mais admiradores Fotos: Warren Nabuco

Certas espécies de orquídeas se transformaram em símbolos de cidades e estados como Campo Grande e Santa Catarina, segundo o orquidófilo Sérgio Ostetto, que pesquisa e comercializa essas plantas


14

QUINTA-FEIRA • 29 DE OUTUBRO DE 2015

INTERIOR

FALE COM O EDITOR: REDACAO@JNEDIARIO.COM.BR

AQUIDAUANA

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CAÇA VEREADOR PAULO REIS 1

Ontem foi ‘Dia do Servidor Público’. Nossa homenagem a esses profissionais. Os da Prefeitura de Campo Grande não têm nada a comemorar.

Vereador perdeu por quatro votos a um

DA REDAÇÃO

de contas, com grave ofensa à legislação eleitoral e caracterização de infração ao artigo 30A, § 2º, da Lei nº 9.504/97, levando à cassação do diploma. Na noite de terça-feira, Paulo Reis participou da sessão ordinária e usou a tribuna para dar sua versão sobre os fatos e confirmou que irá recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Respeito decisão da Justiça, mas vou lutar até

a ultima instância para manter o mandato conquistado nas urnas durante o pleito eleitoral de 2012”, afirmou o vereador. Durante suas explicações pessoais, Paulo foi aparteado pelos colegas que manifestaram apoio e alguns até indignação da chamada “judicialização da política”. A vereadora Luzia Cunha, em

O Tribunal Regional Eleitoral caçou nessa terça-feira (27), por quatro votos a um, o mandato do vereador Paulo Cesar Rodrigues dos Reis (PMDB), por irregularidades na prestação de contas da sua campanha a vereador em 2012. A ação foi de iniciativa do Ministério Público Estadual, que representou em juízo na Comarca de Aquidauana quando se verificaram as supostas irregularidades. Em primeira instância, o juiz Foto: Iramar Ferreira detectou cinco irregularidades na prestação de contas de Paulo Reis e cassou seu mandato. Após recursos no TRE, Paulo conseguiu uma liminar que garantiu seu mandato até o pronunciamento, que na sessão de terça-feira confirmou a sentença anterior. Em primeira instância o juiz descreve as irregularidades como graves, ao ponto de comprometer a lisura e moralida- Paulo é um dos mais atuantes da atual legislatura de da prestação

solidariedade a Reis, declarou que: “Isso tá ficando comum em Aquidauana, já aconteceu com outros companheiros que ganharam nas urnas e perderam no tapetão”, fazendo alusão ao ex-prefeito Fauzi e ao ex-vereador Ordalino. Vereador por vários mandatos, ex-presidente da Câmara, o polêmico Paulo Reis era um dos mais atuantes vereadores da atual legislatura. Foi Paulo quem construiu o atual Plenário Estevão Alves Corrêa, onde acontecem as sessões da Câmara Municipal de Aquidauana. No final de sua fala Paulo Reis foi aplaudido por todos os presentes e na saída da sessão muitos o cumprimentaram e desejaram boa sorte. Se a Ação Cautelar com que Paulo pretende entrar falhar, o PSDB terá a maior bancada da Câmara Municipal de Aquidauana, pois assume o suplente Iran Rezende, do PSDB. (Colaborou Nabil Jaffal)

2

Ninguém disse nada até agora, mas Gisele Paes Barbosa, filha do então poderoso Ivan Paes Barbosa, perdeu o cartório do 5º Ofício. Ela foi a última a entregar o cartório de volta ao TJMS. Estava se sustentando sob uma liminar.

3

A jovem Tatiane Macedo de Carvalho, 22 anos, fiscal do Enem que morreu vitimada por um infarto agudo do miocárdio, foi socorrida pelo Samu e levada para o Posto de Saúde do Tiradentes, onde permaneceu 45 minutos jogada numa maca sem assistência médica. O fato foi denunciado ontem no intervalo dos ‘Dez mandamentos’ pela jornalista Ellen Genaro, na Record.

4

A Prefeitura de Campo Grande fecha o ano com um rombo de 210 milhões em suas finanças. Embora Bernal garganteie que tem 33 milhões em caixa, isso não é nada diante da necessidade em pagar salários e o décimo terceiro aos servidores.

5

O Ministério Público Federal mandou ontem bloquear as contas e os bens de Alcides Bernal e do vereador José Chadid, que em 2013 era secretário de Educação da prefeitura, por desvio de R$ 1,9 milhão de verba federal que deveria ter sido aplicada na compra de merenda escolar para 115 mil alunos da Reme.

6 7

Quem está no maior ‘perrengue’ são os servidores da Semed. A empresa que fazia limpeza foi dispensada. Os banheiros estão infectos e não tem nem papel higiênico.

Bernal pirou de vez. Foi à Câmara, meteu o dedo na cara dos vereadores, chamou todo mundo de ‘moleque’ e desafiou-os a cassá-lo novamente. Motivo para nova cassação já existe: a pegada de ontem do Ministério Público Federal.

8 9

Só 8% do povo brasileiro aprova o Governo Dilma. 70% torcem para que ela vá ‘pra tonga da mironga do kabuletê’. A pesquisa é da CNT.

O prédio da antiga rodoviária, que é um ‘perigo a céu aberto’, finalmente foi interditado pelo Corpo de Bombeiros. Depois de quase 40 anos, o local virou um antro de marginalidade e não oferece qualquer segurança aos seus frequentadores. O local decadente possui 216 salas, das quais só 66 estavam funcionando.

ANASTÁCIO

Hoje tem mutirão de serviços de saúde no Monjolinho 10

Prefeitura terá gabinete itinerante

Foto: Rosileny Ribeiro

DA REDAÇÃO

Entendendo que o Poder Público precisa estar presente na realidade de cada cidadão, seja na saúde, na educação ou no que se refere à área social, em uma ação educativa a Prefeitura de Anastácio está promovendo hoje (29), a partir das 13 horas, no Assentamento Monjolinho, um mutirão com várias ações que beneficiam toda a comunidade. “Faremos um gabinete itinerante, vamos despachar junto com a comunidade do assentamento, atendê-los ouvindo suas reivindicações e discutindo as prioridades e soluções para resolver as demandas daquela comunidade. Do outro ponto, as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social estarão com suas equipes na prestação de serviços aos moradores. É a primeira ação integrada no Monjolinho, na sequência agendaremos o Assentamento São Manoel e as colônias”, explicou o prefeito Douglas Figueiredo. Na área da educação serão entregues para a Escola Polo Municipal Rural Novo Progresso: aparelhos de ares-condiciondados de 24 mil BTUs

para todas as salas de aulas, 100 conjuntos de carteiras e cadeiras escolares, brinquedos educativos para a Educação Infantil e a aparelhagem para instalação da antena GESAC para acesso à internet via satélite. Na oportunidade, ainda na escola, o prefeito Douglas Figueiredo irá assinar a autorização para licitação da reforma e ampliação da Escola Novo Progresso e para instalação da iluminação da quadra de esportes da escola. O prefeito também irá assinar a Ordem de Serviço para a construção da varanda e da cozinha para a Associação de Mulheres do Assentamento Monjolinho. Os investimentos na escola e na Associação de Mulheres são com recursos próprios do município. Nessa Ação Integrada, a partir das 13h na ESF Monjolinho, homens e mulheres poderão participar de ações e exames alusivos, respectivamente, ao Novembro Azul [prevenção ao câncer de próstata] e ao Outubro Rosa [prevenção aos cânceres uterino e de mama]. Psicólogos, médicos e nutricionistas estarão presentes palestrando e conversando com a comunidade. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) leva-

Embora o campo-grandense esteja rodeado pelo caos na saúde, educação, vias públicas, etc., existe um local onde as reclamações contra Bernal são zero: os cemitérios. Lá ninguém está reclamando de nada. 83 mil pessoas deverão visitar seus mortos no próximo Finados. Há quem diga que os visitantes vão reclamar muito do que vão encontrar, com exceção dos cemitérios particulares. Amanhã eu volto. Fuuuuuuuuuuuuuui.

rá sua equipe técnica para palestrar, abordando a prevenção e o combate à violação dos direitos das crianças e dos adolescentes que estão em situação de risco, vivenciados por abuso e/ou exploração sexual – projeto CAESCA. Além disso, a SMAS também estará prestando orientações para emissão do passe

livre intermunicipal e interestadual (carteira do idoso), para emissão de Carteira do Trabalho, solicitação de 2ª via de Certidão de Nascimento e Casamento, orientação para o benefício de prestação continuada (BPC) idoso e deficiente e atualização do cadastro único, corte de cabelo gratuito e distribuição de feijão para os moradores do assentamento.


QUINTA-FEIRA • 29 DE OUTUBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: ENTRETENIMENTO@JNEDIARIO.COM.BR

15

ENTRETENIMENTO Foto: Divulgação

NOVO ROMANCE

Roberto Carlos nega affair: ‘Me surpreendi com tal mentira’ Cantor lançou o CD “Primeira fila”, no Copacabana Palace O FUXICO

Muito se tem especulado sobre um possível novo amor na vida de Roberto Carlos. O nome do suposto affair é Wiviane Miranda, filha de um radialista de Campo Grande (MS), que mora na Urca, mesmo bairro de Roberto. O próprio cantor negou o relacionamento, ao conversar com a imprensa logo depois do show de lançamento de seu CD e

DVD “Primeira fila”, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, na noite de terça-feira (27). “Isso foi uma grande surpresa. Não existiu. Quando passo pelo bar na Urca as meninas falam comigo, existe uma camaradagem muito grande com a galera. Não entendo por que inventaram isso, que nunca passou de uma camaradagem com os frequentadores do lugar. Eu estou solteiro, sem nenhuma paquerinha. Vi todas as coisas que disseram sobre esse assunto e me

surpreendi com essa grande mentira”, disse o Rei. Sobre o CD/DVD “Primeira fila”, Roberto contou que tudo nele é diferente, não apenas o idioma espanhol, mas também os arranjos. “Este projeto é muito importante para a minha carreira lá fora, não só pelas canções em espanhol. É um disco que eu gravei com arranjos completamente diferentes, que me emocionam tanto quanto os originais. Alguns até mais que os originais.” Rei Roberto Carlos nega affair com Wiviane Miranda, filha de radialista da Capital

8ª EDIÇÃO

Concurso Beleza Negra encerra inscrições neste sábado Para concorrer, candidatos devem ter mais de 18 anos DA REDAÇÃO

informações podem ser obtidas pelo telefone: 9221-8938 (Rudy Nolasco) e pelo e-mail: belezanegracampogrande@hotmail.com. . (MV)

Foto: Divulgação

As inscrições do 8º Concurso Beleza Negra Campo Grande encerram neste sábado (31) e tem como objetivo revelar os mais belos negros da cidade. O evento é realizado com apoio da Associação de Moradores do Bairro Universitário. Para participar do concurso, os candidatos devem efetivar a inscrição, e em seguida já começam a fazer parte das rotinas, como produção de fotos e vídeos em estúdio, prova de roupas, ensaios, entrevistas e compromissos da comissão organizadora até o dia do evento, que acontece em 21 de novembro. Além de 1º, 2º e 3º lugares e simpatia, também serão eleitos os melhores cabelos, os melhores desfiles de pas-

sarela e as melhores torcidas. Serão cobrados R$ 20,00 de entrada para pagamento da premiação em dinheiro aos ganhadores e nos intervalos do desfile acontecerão shows com grupos culturais. Quem se interessou pode fazer as inscrições pelo endereço www.belezanegracampogrande.blogspot.com se for maior de 18 anos, como consta no regulamento. Outras

Ao fazer inscrição, candidatos devem participar de rotina de preparação

RESUMO DE NOVELAS

Pedro se declara para Luciana. A voz de Cleiton faz sucesso com os integrantes da banda. Uodson decide fazer passeios turísticos comandando uma charrete. Rodrigo questiona Ciça sobre sua conversa com Luciana. Ciça exige que Luciana seja mais convincente com Rodrigo. Luan pede que Alina pare de provocar Luciana. Nanda se recusa a ficar perto de Filipe e Jéssica se preocupa. Lívia inventa para Roger que não é mais virgem e pede conselhos a Ana. Vanda flagra Uodson beijando uma hóspede do hostel no horário de massagem. Luciana beija Pedro na frente de Ciça e Rodrigo.

O carro de Ariel apresenta um problema e Emília é obrigada a aceitar a ajuda de Gema. Salomé olha para Massimo com admiração. Gema conta a Emília que Bernardo e Raul chegarão a Belarrosa. Bernardo afirma que acredita no amor eterno e Raul implica com o amigo. Melissa manipula Alex contra Severa. Alberto tenta convencer Emília a desistir de sua vingança contra Vitória. Lívia decide procurar Felipe, mas Pedro a surpreende. Zilda pede que Melissa permaneça no ateliê e promete conversar com Severa. Felipe desabafa com Afonso sobre sua paixão por Lívia. Vitória sofre com a venda oficial de sua vinícola e Emília comemora.

Nina vende bolos com o pastor para ajudar a ONG Mães da Sé, por meio da igreja evangélica. Fiorina discute com Nina e promete agir para que a igreja católica saia na frente. Safira agenda um almoço com Otávio, que avisa que precisa de meia hora sozinha com ele antes de Rebeca chegar. No almoço, Otávio é surpreendido com Gislene, que chega dizendo que foi convidada por Safira. Otávio conversa com a modelo sobre ela ser a nova cara da On-Enterprise. Na gravadora, Vicente avisa a banda que a música “Na hora H” será cantada em dupla com Joaquim.

Benjamin e Mari comemoram a gravidez. Lindomar e Patrícia se beijam. A enfermeira do hospital avisa a Gabo que Ximena fugiu. Diante da insistência de Soraya, Danda revela que Mari está grávida. Ximena decide voltar para Paraisópolis, a pedido de Grego. Mari e Benjamin flagram Sabão com Boracéia. Margot diz a Grego que aceita morar com ele em Paraisópolis. Paulo Terada prende Sabão. Clarice aconselha Sabão a contar a verdade sobre o sequestro de Maria. Soraya exige que Júnior fale a verdade sobre sua perda de memória. Gabo pede para Ximena escondê-lo em sua casa.

Ramsés ordena que Bakenmut descubra o que Moisés irá fazer com os cordeiros. Oseias decide levar um cordeiro para a família de Ana. Paser vê o desespero de Nefertari em perder Amenhotep e tenta acalmá-la. Apuki se enfurece ao ver Oseias e o expulsa. Jairo encara o pai com raiva, enquanto Judite e Ana o recriminam. Corá questiona Datã se pode voltar a morar com ele e a família. Arão diz para Eliseba que não há chance de Ramsés confiscar os cordeiros. Paser assume para Gahiji que está com saudades de Simut. Nefertari sofre por Ramsés se negar a dormir com ela.

Juliano e Zé Maria conseguem se defender dos capangas e o lutador não desconfia da armação do pai. Atena recebe a missão de seduzir Faustini. Zé Maria convence Juliano a deixar o Rio de Janeiro. Vavá e Duda ficam juntos e Nenenzinho descobre. Domingas recebe flores de um admirador secreto. Oziel pede Tina em casamento. A boate de Ninfa e Alisson faz sucesso e Adisabeba confronta as duas. Belisa registra o encontro de Zulu com Orlando e avisa a Juliano. Atena conhece Faustini. Romero e Tóia sofrem um assalto em um restaurante.


16

QUINTA-FEIRA • 29 DE OUTUBRO DE 2015

COTIDIANO

FALE COM O EDITOR: COTIDIANO@JNEDIARIO.COM.BR

Diferença

Uma coluna completa, com conteúdo inteligente.

Vivian Pedra, conhecida na cidade como rainha chipa a R$ 1.00, vai expandir a empresa. Em 15 dias, estará inaugurando sua segunda filial no centro de Campo Grande, em plena XV de Novembro, e já prepara a aquisição de um novo terreno para instalar a terceira filial, ano que vem. Vivian vende hoje na loja da Euclides da Cunha cerca de 5 mil chipas/dia e diz que a diferença das demais chipas vendidas no mesmo valor está na qualidade de seus produtos. Ela usa queijo caipira, leite, ovos e polvilho artesanal na produção, enquanto alguns concorrentes usam um queijo simples e misturam uma essência de queijo com óleo emulsificante, que dá peso na chipa, dando azia em quem come. Portanto, fica a dica.

Fotos: Gabriel Santos

Mídia oficial

Neste ano, chegarão a R$ 70 milhões os gastos do governo de Reinalo Azambuja (PSDB) com a mídia oficial. Metade desse orçamento foi investido no primeiro semestre. Agora, no segundo, 12 agências estão confirmadas para repartir, mas não em partes iguais, o bolo de R$ 35 milhões.

Gostei

O Bar Devassa, inaugurado na terça-feira em Campo Grande, por Bruno Andrade, veio pra ficar. O espaço é amplo e bastante arejado, e promete agradar com o calor nesse verão que se aproxima. A decoração lembra muito os bares cariocas. A obra ficou maravilhosa, com pé-direito alto, ventilação perfeita e chopp trincando. No cardápio, existem vários aperitivos e até pratos individuais.

Os médicos Ricardo e Danusa Ayache

Patrícia e o empresário Willian Melo

Paulo César Oliveira e a advogada Jane Resina

Rita Figueiredo, Vera Saad, Carla Stephanini e Regina Saad

Rosane e o empresário e pecuarista Chico Maia

Solange Gimenez e Marluce Esgaib

Estantes

O renomado infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha autografou o livro “Dengue: teorias e práticas” para numerosa troupe de admiradores, entre os quais Josceli Pereira e Nara.

Eu vou

Dia 4 de novembro, em plena quarta-feira, Deboráh Morbim festeja 20 anos da Deborah Joias, com um desfile das últimas novidades em design de joias e de pedras as mais preciosas do mundo, e, na sequência, after party, ela brinda os 10 anos das joias que aqui representa da Madre Santa, da designer Sílvia Furmanovich, que, inclusive, vem de São Paulo para o grande dia. Começa às 16 horas e vai noite adentro no Yotedy Lounge. Somente para convidados.

Que legal

Solidez

O governador Reinaldo Azambuja e o jornalista Bosco Martins assinaram na quarta-feira o termo de cooperação entre a Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa e a TV Morena, iniciando o processo de retransmissão do sinal analógico para o digital. A TVE vai usar a mesma torre da TV Morena para mandar os sinais digitais, já que a Torre da TV Educativa está fora de rota dos sinais.

Nem a massacrante campanha midiática antipetista e antilulista conseguiu até agora rifar o ex-presidente do posto privilegiado que consegue manter na escala nacional das lideranças mais populares do país. A recente pesquisa Ibope que o coloca à frente do tucano Aécio Neves (23% a 15%) e de outros presidenciáveis dá uma resposta instigante aos analistas. E isso, inclusive, com a alta taxa de rejeição (55%), num patamar semelhante ao dos três principais nomes do PSDB para uma eventual disputa sucessória: Aécio, José Serra e Geraldo Alckmin.

Parcerias

Além da Águas Guariroba, as Forças Armadas, por meio do Exército, devem se juntar ao mutirão do tapa-buracos que o prefeito Alcides Bernal pretende realizar para socorrer as vias urbanas de Campo Grande.

Os médicos Sílvia e o geriatra Wellington Pena Forte

Duas rodas

Ansiedade

Helaine Bitencourt contando os segundos. Não vê a hora de saborear o coquetel de lançamento do portal de serviços Kativ Cont. Será no dia 5 de novembro, no Auditório da OAB-MS. O evento tem sua organização assinada pela HS Consultoria.

Em franca e febril atividade, Firmo Henrique Alves imprimindo a dinâmica de seu estilo no segundo mandato à frente da Confederação Brasileira de Motociclismo. Ele foi reeleito para o cargo em agosto passado, com apoio maciço das federações. Vai gerir a CBM até 2019, tendo como 1º vice-presidente Reinaldo Shelhorst.

Pasta rosa

Tem gente muito boa na explosiva lista de clientes e acompanhantes que recheia o book de conhecida agenciadora que atua há tempos em Mato Grosso do Sul. A exemplo da operadora do Distrito Federal, a versão guaicuru de Jeany Mary Corner é especialista em agradar a políticos e outros poderosos de diferentes instituições. Mas, se vacilar, corre o risco de ter seus arquivos rastreados em uma das investigações que campeiam no cenário político e empresarial do Estado.

FIM DA ACNE

NOVO TRATAMENTO ELIMINA ESPINHA SEM DEIXAR MARCA Sete em cada dez pessoas do Centro-Oeste sofrem com acne Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO

As tão temidas espinhas ainda são vistas como algo normal para certas idades, afinal 80% dos adolescentes, de 15 a 25 anos, segundo dados do Ministério da Saúde, hora ou outra não escapam dos pontos vermelhos e inflamados na pele. E isso pode ser o início de um caso de acne grave, que pode deixar marcas para a vida toda, com consequências que vão muito além da aparência, afetando a autoestima, provocando crises repentinas de humor, timidez e até depressão. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, na Região Centro-Oeste, sete em cada dez pessoas, incluindo jovens adultos, sofrem com o problema. E só quem convive com o excesso de oleosidade da pele, cravo, espinha ou

acne sabe exatamente o transtorno que eles causam. Para se livrar das espinhas, é essencial o acompanhamento com o médico, ressalta o cirurgião plástico Rafael Nunes, conhecido como “Dr. Laser”. “Todos os casos podem ser tratados com sucesso. Não espere elas irem embora sozinhas”, brinca o médico, que acaba de anunciar o lançamento de um aparelho a laser, o AcneLux. A novidade, desenvolvida por Rafael junto a equipe de médicos americanos, usa o laser numa energia específica para cada grau do problema, sendo bastante eficaz desde a eliminação da oleosidade da pele até casos em que há acne com nódulos císticos. “Essa nova tecnologia permite o tratamento em todos os tipos e tons de pele, sem dor, sem incômodo e em pouco tempo. O laser também é a solução mais segura para pessoas que são contraindicadas ao uso

contínuo de antibióticos ou isotetrinoína”, acrescenta o médico. A cada disparo uma grande onda de “choque” rompe as paredes da glândula sebácea e aquece o “sebo”, produzindo a “esterilização” das bactérias e a ruptura das paredes da glândula. Como se tudo isso não bastasse, o calor ainda promove um efeito anti-inflamatório. O especialista destaca que o uso de produtos cosméticos inadequados e de fórmulas caseiras pode provocar mais problemas, como o entupimento dos poros. “Somente médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos podem fazer a indicação do tratamento correto, pois tudo depende do tipo de pele e da sensibilidade. É importante tratar logo no início, para evitar cicatrizes e traumas emocionais que essas marcas podem trazer, como depressão e isolamento

social”, finaliza Dr. Laser. A acne pode se manifestar de forma mais branda, com o aparecimento de espinhas menores e dispersas, até moderada e grave, por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) a considera uma doença, dividida em cinco graus. Se a acne não for tratada, pode evoluir do grau I até o V, forma mais grave da doença. Níveis da acne Grau I - mais simples, em que há presença predominante de cravos; Grau II - pápulo-pustulosa: aparecem pápulas avermelhadas e pústulas (com pus); Grau III - nódulo-cística: bem mais séria, surgem comedões, pápulas, pústulas e cistos; Grau IV - conglobata: deve-se evitar a todo custo. O pus drenado pelos cistos vai formando túneis na pele, de um nódulo para outro, o que pode deformar o local afeta-

Laser é usado com energia específica para cada grau do problema

do; Grau V - fulminans: forma mais grave, acompanhada

de sintomas como febre, aumento das células brancas de defesa e dor nas articulações.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.