JNE 13/11/2015

Page 1

MACONHA NA ÁREA CADA VEZ MAIS PROCURADO POR VISITANTES, DISTRITO DE PALMEIRAS DESPERTA ATENÇÃO DA POLÍCIA PÁG 4 JORNAL

NOTÍCIAS DO ESTADO

SEXTA

13 DE NOVEMBRO DE 2015 ANO 19 • EDIÇÃO 2705

www.jnediario.com.br

TÁTICA CAMPEÃ

Não basta acesso, Chiquinho do Operário quer caneco da Série B PÁG 7

TRAGÉDIA NA MATO GROSSO

SOLDADO

MORRE APÓS COLISÃO NA CAPITAL PÁG 5 TIOZÃO Homem é preso por manter sobrinha refém em motel na Capital PÁG 3

PREFERENCIAL

Idoso não percebe placa de Pare e provoca acidente PÁG 5

LATROCÍNIO Homem desconhecido é espancado, roubado e morto por casal

RETORNO RÁPIDO

Justiça derruba liminar e Giroto volta à prisão

ARQUIVADO PROCESSO DE CASSAÇÃO DE OLARTE

AQUIDAUANA PÁG 11

PÁG 11

ESPECIAL TRABALHO

CULTURA

MARCELO JENECI FAZ SHOW E AGITA CAPITAL

Acidente de trabalho mata mais que dengue no Brasil

PÁG 9

PÁG 6

PÁGS 12 E 13

UI! DOEU!

TARADO

Mãe flagra filho de 18 estuprando a irmã de 9 anos

FARO COMEMORA SUCESSO DE “OS DEZ MANDAMENTOS” E ALFINETA A GLOBO

VEREADOR QUE ASSUMIU RESPONDE A PROCESSO NA JUSTIÇA PÁG 14

FÓRMULA 1

Massa quer 3ª vitória no circuito de Interlagos PÁG 8

PÁG 15 PÁG 6

WWW.JNEDIARIO.COM.BR FALE COM A GENTE Redação, Comercial e Assinaturas 67 3056.8700

Faça sua denúncia pelo WhatsApp: 67 9857.1425

Redação, Comercial, Administrativo, Distribuição e Circulação Rua Central, 317 B. São Bento Campo Grande/MS

PREVISÃO DO TEMPO MATO GROSSO DO SUL Parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas 38ºC Máx / 21ºC Mín


2

SEXTA-FEIRA • 13 DE NOVEMBRO DE 2015

OPINIÃO

FALE COM O EDITOR: OPINIAO@JNEDIARIO.COM.BR

editorial TRABALHADOR SEGURO Durante esta semana, o JNE publicou várias matérias sobre a segurança do trabalhador e do empresário ao oferecer condições mínimas de segurança para o trabalho seguro. Foi uma oportunidade em que pudemos levar você, leitor, a refletir sobre os nossos deveres e direitos nos locais onde lutamos pelo pão de cada dia.

O trabalhador brasileiro é um herói. Não se trata de uma novidade, mas de uma constatação. O cidadão trabalha mais de 40 horas por semana, ganha pouco, ou razoavelmente, para exercer muitas vezes funções e cargos que podem levar risco à vida e até em alguns casos gerando a morte. Não é raro noticiarmos em nossas páginas casos de acidentes de trabalho. Trabalhadores que caem do telhado de escritórios, construções, homens atingidos por blocos de concreto que têm ferimentos graves, mortes de pessoas que estavam se dirigindo ao trabalho, como fazem todos os dias normalmente, e têm suas vidas marcadas pela dor, tristeza e pela saudade de entes queridos. A história do “nunca vai acontecer comigo” só muda quando um colega, ou um profissional, passa por uma situação degradante ou mesmo é vítima de acidente de trabalho. Em nosso caderno Cotidiano, há um levantamento de que acidentes de trabalho no Brasil matam mais que a dengue. O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 24ª Região, Amaury Rodrigues Pinto Junior, lembrou inclusive que o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Renato de Lacerda Paiva, relatou que no Brasil pode-se dizer que “um Boeing cai a cada 15 dias cheio de trabalhadores. Há aqui uma morte silenciosa, por acidentes no trabalho”. Assim como a dengue depende diretamente do comportamento das pessoas, o acidente de trabalho também exige, e muito, do comportamento humano. Para isso, muitas empresas investem em treinamentos e qualificações, fornecendo um ambiente de trabalho seguro e os equipamentos necessários. Mas o próprio funcionário não age de acordo com as orientações dadas pelo empregador; é onde mora o perigo. A não prevenção ao acidente de trabalho pode ser a causa de muitos desses índices alarmantes. Em números, 2.797 trabalhadores morreram em 2013, vítimas de acidente de trabalho, ao passo que a dengue matou

573 pessoas. Recentemente, os noticiários mostraram que grandes operadoras de telefonia celular tinham atendentes de telemarketing que serviam como verdadeiros “escravos” e que não podiam sequer levantar para ir até o banheiro fora do “horário permitido”, bem como mulheres que, em épocas de regra, não poderiam se limpar, porque estariam contra a produtividade da empresa. Os casos neste setor em específico chegam a ser tão perturbadores que muitos adquirem doenças trabalhistas, e acabam parando nos médicos, psicólogos e psiquiatras por conta de medicações fortíssimas devidas às síndromes trabalhistas, como a de burnout. A doença é caracterizada por ser o ponto máximo do estresse profissional, pode ser encontrada em qualquer profissão, mas em especial nos trabalhos em que há impacto direto na vida de outras pessoas. É o que acontece, por exemplo, com profissionais da saúde em geral, jornalistas, advogados, professores e até mesmo voluntários. O termo “burnout” significa que o desgaste emocional danifica os aspectos físicos e emocionais da pessoa, pois, traduzindo do inglês, “burn” quer dizer queima e “out”, exterior. Embora já se venha falando sobre o assunto há décadas, no Brasil as discussões em torno da síndrome tornaram-se mais fortes nos últimos anos. Pessoas com a síndrome apresentam sintomas como fadiga, cansaço constante, distúrbios do sono, dores musculares e de cabeça, irritabilidade, alterações de humor e de memória, dificuldade de concentração, falta de apetite, depressão e perda de iniciativa. Essa soma de mal-estares pode levar ao alcoolismo, ao uso de drogas e até mesmo ao suicídio. No dia a dia, a pessoa fica ainda arredia, isolada, passa a ser irônica, cínica e a produtividade cai. Muitas vezes, o profissional acredita que a melhor opção seja tirar férias; entretanto, quando volta, descansado, retoma a postura anterior. O assunto é sério e alvo de muitos estudos por especialistas e médicos. Já se foi a época em que médico do trabalho era apenas a figura que realizava um exames simples, para averiguar as condições para se contratar ou rescindir um contrato trabalhista. Empresas investem e deveriam investir cada vez mais na segurança e no bem-estar do trabalhador. Vejamos exemplos para as empresas de tecnologia. Mas não adianta ter estrutura e o trabalhador não ajudar. Os acidentes continuarão acontecendo. Vamos nos prevenir!

FUNDADO EM 28 DE AGOSTO DE 1997 DIREÇÃO-GERAL DANIELE SANTOS

POLICIAL AVELINO NETO/GILNEI SILVA

CULTURA CULTURA@JNEDIARIO.COM.BR

POLICIA@JNEDIARIO.COM.BR

EDITOR-CHEFE MARCELO VARELA DIAGRAMAÇÃO BRUNO ZANUNCIO BRUNOZANUNCIO@JNEDIARIO.COM.BR

REVISÃO MARCO STORANI

COTIDIANO DANIELA LACERDA LIGIA BARALDI COTIDIANO@JNEDIARIO.COM.BR

POLÍTICA LAUREANO SECUNDO

ESPORTE/MUNDO ROD OSTEMBERG ESPORTE@JNEDIARIO.COM.BR

DEPARTAMENTO JURÍDICO DRA. MICHELLE TABOX MICHELLETABOX.ADV@HOTMAIL.COM

POLITICA@JNEDIARIO.COM.BR

REDAÇÃO E ADMINISTRATIVO RUA CENTRAL, 317  BAIRRO SÃO BENTO (67) 3056-8700

DISTRIBUIÇÃO E CIRCULAÇÃO RUA CENTRAL, 317  BAIRRO SÃO BENTO (67) 3056-8700

Artigos veiculados neste jornal não refletem necessariamente a opinião do JNE - Jornal Notícias do Estado, sendo de responsabilidade dos autores.

TENHA A ATITUDE CORRETA E ALCANCE OS OBJETIVOS DESEJADOS “Seja você mesmo.” Responda com sinceridade: quantas vezes você já ouviu este conselho? Uma, dez, cem vezes... Sim, mas por que algo que parece ser tão fácil é, na realidade, difícil de fazer? Minha resposta é: “Atitude”, e ela não está embasada num estudo científico feito com um grupo de pessoas, mas, sim, é apenas fruto das minhas experiências. Muitos desejam ser algo, mas não fazem nada para irem nessa direção, ou seja, não têm a atitude certa para alcançar o objetivo desejado. São maravilhosos em idealizar as coisas e, se compartilham o que pensam com os outros, acabam sendo rotulados de sonhadores. As pessoas que já tiveram a experiência de trabalhar comigo sabem como sou chato com as palavras “tentar” e “achar”. Quando alguém me diz que vai tentar algo, tenho a absoluta certeza de que não está totalmente comprometido com o sucesso daquela tarefa e/ou projeto. Você tem de acreditar que conseguirá, senão o fracasso está mais perto do que longe. Se você tem dificuldade de se visualizar bem-sucedido, imagine o que pensam as pessoas à sua volta, principalmente se você é um líder! A outra questão é o “achar”. Quando pergunto algo e recebo como resposta: “Acho...”, fico muito desapontado, pois é melhor responder que não sabe. Seja franco e honesto a respeito do que não sabe ou desconhece. É um primeiro passo para você come-

çar a mudar a sua atitude. Então, você deseja mudanças? Não saia como louco por aí “tentando” várias coisas. O primeiro passo é mudar a sua forma de pensar, é um trabalho de autoconhecimento. E, normalmente, é interessante uma ajuda externa para que a verdadeira mudança aconteça, mas, antes, você deve querer. Você nunca conseguirá se transformar em algo que deseja se permanecer tendo os mesmos pensamentos, ou seja, sendo do jeito que é, fazendo as mesmas coisas, tendo as mesmas atitudes. O importante é conseguir se enxergar de determinada maneira e acreditar que pode se modificar. Você verá que o seu comportamento irá mudar para se adaptar a esse novo status quo. Agora, não querendo ser repetitivo, mas sendo, você obrigatoriamente deverá sair da sua zona de conforto. Não existe substituto para o tempo, você não tem como estocar tempo para usar lá na frente. Passou, perdeu, então, não deixe o tempo passar em vão. Comece desenhando um quadro atual de quem é você, onde está, do que é capaz de fazer e aonde desejar chegar. Busque conhecimento e experiência para alcançar esse objetivo e se cerque de pessoas que o ajudarão na caminhada. Você tem três opções: Perder, tentar não perder ou jogar pra vencer. Qual será a sua escolha?

* Amauri Nóbrega é consultor-executivo, palestrante, coach, escritor, conselheiro e especialista em estratégia e finanças.


3

SEXTA-FEIRA • 13 DE NOVEMBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: POLICIA@JNEDIARIO.COM.BR

POLICIAL

TRÁFICO

CASAL ESCONDE DROGA EM LATARIA DE CARRO E É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR RODOVIÁRIA Policiais desconfiaram pelas informações desencontradas dos dois Foto: Divulgação PMR

POR GIL NEI SILVA Policiais da Polícia Militar Rodoviária (PMR) da Base Operacional de Vista Alegre, no distrito de Maracaju, apreenderam na quarta-feira (11), na Rodovia MS-164, no trevo do Copo Sujo, 27,315 quilos de cocaína, escondidos em um “mocó” no meio da lataria do veículo. Em fiscalização na rodovia, os policiais deram ordem de parada ao veículo GM Kadett de cor vermelha, com placas de Amambai, conduzido por Geovane Marques da Rosa, de 23 anos, natural e residente em Ponta Porã, tendo a esposa Priscila Valdez Silva, de 25 anos, como passageira, natural de Ji-Paraná (RO). Durante a realização da abordagem ao veículo e em entrevista ao condutor, ele apresentou contradições nas

Compartimento foi aberto entre o tanque e o banco de trás para esconder a droga

respostas, causando suspeitas do casal. Após vistoria minuciosa no veículo foi descoberta a droga na lataria do

veículo, entre o banco de trás e o tanque de combustível. A droga só pôde ser retirada com a ajuda de uma ferra-

menta policorte, para cortar a lataria e retirar os 31 tabletes de cocaína. O condutor do veículo in-

formou que recebeu a droga em Ponta Porã e receberia o valor de R$ 8 mil para transportá-la até Dourados. Após

voz de prisão, os infratores, o veículo e a droga foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil de Maracaju.

EM FAMÍLIA

BRINCADEIRA?

Tiozão faz sobrinha refém em motel e acaba preso

Polícia flagra caminhonete de sertanejo com placa adulterada

Responsáveis pelo motel não quiseram se manifestar a respeito do caso

Giovani, que fazia dupla com Gian, teve de ir à Delegacia de Andradina

Foto: Divulgação

POR GIL NEI SILVA

Homem (47) foi preso após fazer sobrinha (28) como refém em um motel no Jardim Tijuca, em Campo Grande. De acordo com a polícia, eles chegaram ao estabelecimento por volta das 20h de quarta-feira (11), e duas horas depois a atendente de portaria ouviu gritos e barulhos estranhos, e acionou a polícia. Com a chegada dos policiais, ele se armou com uma garrafa de cerveja quebrada no fundo e disse que era tio da jovem, pegando-a pelo pescoço e fazendo-a de escudo, dizendo que se alguém se aproximasse iria cortar a moça. Após minutos de negociação o homem se acalmou e soltou a refém, então foi efetuada sua prisão e condução

Inquérito foi aberto: ele está preso por violência contra mulher

até a Depac Piratininga para providências. Conforme uma testemunha que também estava no local, havia uma terceira pessoa no quarto com os dois, que du-

rante a confusão teria saído sem se identificar. O motivo da desavença não foi revelado; a sobrinha disse apenas que o tio teve um surto. O autor não tem passagens pela polícia.

DA REDAÇÃO

O cantor sertanejo Giovani, que fazia dupla com o irmão Gian, teve de ir à Delegacia de Andradina (SP), ontem (12), para prestar esclarecimentos sobre uma adulteração na placa da caminhonete dele. Segundo informações da Polícia Militar, uma denúncia anônima informou que o cantor, que participava da inauguração de uma loja na cidade, estava com uma caminhonete com a placa adulterada na Avenida Guanabara. A PM constatou que dois números da placa estavam com pedaços de fita isolante, o que modificava os números e sugeria uma cidade diferente daquela do documento. A placa da caminhonete

estava registrada em Maringá (PR), mas a numeração no sistema do governo estadual apontava como São José dos Pinhais (PR). De acordo com o delegado Marcelo Zompero, do 2º Distrito Policial de Andradina, Giovani foi à delegacia apenas para averiguação. Segundo o depoimento do cantor, ele acredita que alguém tenha feito alguma brincadeira de mau gosto. “Foi constatado que havia uma adulteração com fita adesiva na caminhonete dele, mas era uma adulteração não permanente, o que não configura crime. O cantor acha que foi alguma brincadeira ou maldade de alguém. Giovani não estava sabendo, disse que encostou o carro em frente do hotel e em seguida alguém ligou

para a polícia denunciando”, disse o delegado. Zompero afirma que, como o veículo estava com a documentação em ordem, foi feito um registro de ocorrência não criminal. O veículo não foi apreendido e o delegado diz que a polícia irá verificar se houve algum registro para o número que estava na placa adulterada. Em nota, a assessoria de imprensa do cantor confirmou o caso e disse que “nessa quinta-feira, o cantor Giovani foi convidado a prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia da cidade de Andradina, onde colaborou com as investigações referentes ao veículo que dirigia após o show que realizou”. (Com informações de G1 Rio Preto)

VIOLÊNCIA

Polícia prende homem que bateu na irmã e a ameaçou de morte em residencial de Dourados Testemunhas disseram que motivo da violência seria um relacionamento da jovem, mas que desagrada ao irmão violento

POR GIL NEI SILVA

Por volta de 10h da manhã de quarta-feira (11), um homem (30) foi preso acusado de violência doméstica e porte ilegal de arma na Rua D-A,

no Residencial Dioclécio Artuzi I, em Dourados. Segundo a ocorrência policial, populares presenciaram a agressão e acionaram a Polícia Militar, que no local prendeu Gilmar da Silva Castilho, morador na Vila São Braz, após discutir com a irmã (32)

e agredi-la. Os motivos da discussão não foram divulgados na ocorrência. Com Gilmar os policiais encontraram ainda um revólver calibre 38 com todas as munições intactas. Ele foi encaminhado para a delegacia e, ao ser questionado sobre a arma,

alegou que a comprou em uma aldeia da cidade pelo valor de R$ 1.200 e que era para defesa pessoal, porém que em nenhum momento apontou o revólver ou ameaçou a irmã durante a discussão. O acusado foi autuado por violência doméstica e porte

ilegal de arma. Paralelamente, a partir das alegações sobre a procedência do revólver, o Serviço de Inteligência da Polícia Militar bem como investigadores da Polícia Civil intensificaram investigações em torno da situação, pois não foi a primeira

vez que alguém é preso portando ilegalmente arma de fogo e afirma tê-la comprado em uma aldeia do município, havendo inclusive registro de assassinatos ou tentativas com armas supostamente adquiridas em aldeia na região da Grande Dourados.


4

SEXTA-FEIRA • 13 DE NOVEMBRO DE 2015

POLICIAL

FALE COM O EDITOR: POLICIA@JNEDIARIO.COM.BR

“DO USO”

POLÍCIA MILITAR INTENSIFICA PATRULHAMENTO EM PALMEIRAS Cada vez mais procurada por visitantes, localidade desperta maior atenção da polícia POR AVELINO NETO

Intensificando o policiamento preventivo na região, policiais militares lotados no distrito de Palmeiras prenderam, nos últimos dias, várias pessoas envolvidas com entorpecentes, a maioria se passando por usuárias. Todas, passam por investigação da Polícia Civil e podem ainda responder por tráfico. Por volta de 23h dessa terçafeira (10) uma equipe da PM abordou, revistou e fez checagem de várias pessoas que estavam em um bar. Entre os clientes do estabelecimento um homem de 28 anos tentava se desvencilhar da fiscali-

zação, mas acabou sendo cercado e abordado. Com a revista, os policiais descobriram a razão da inquietação do homem: ele tinha na roupa um pequeno pacote com maconha, a chamada “porção”. Questionado, o abordado alegou ser usuário e que tinha comprado a droga em Campo Grande não sabendo de quem nem se lembrando onde. Em meio às contradições, o homem foi encaminhado com a droga para a Delegacia da Polícia Civil de Dois Irmãos do Buriti. Para a polícia, as contradições do suposto usuário podem levar a distribuidores na região. Na “conversa” ele teria dado a entender que sua situação é mais complicada.

Foto: Divulgação

Pelo aspecto da “sobra” de maconha encontrada com o homem, polícia suspeita de tráfico

LATROCÍNIO

DESCOBERTO

Polícia Civil tenta identificar homem espancado, roubado e morto em Aquidauana PM prende casal que confessa crime sem revelar detalhes Foto: WhatsApp

Polícia do Paraguai prende brasileiro acusado de pistolagem na fronteira DA REDAÇÃO

No começo da noite dessa quarta-feira (11), uma equipe da Polícia Nacional do Paraguai, em patrulhamento pela Rua Panchito López esquina com Eliliano Fernandéz, em Pedro Juan Caballero, prendeu um brasileiro acusado de atuar como pistoleiro naquele país. O homem foi identificado como Walter Luciflich Vera, que há algum tempo estava morando no bairro Jardim Aurora, em Pedro Juan. Segundo a polícia paraguaia, Walter possui uma extensa ficha criminal pendente no país. Ao perceber que seria abordado o brasileiro, que estava em uma motocicleta, tentou fu-

gir em alta velocidade, tendo início perseguição até abordagem na periferia de Pedro Juan. Walter estava armado com um revólver calibre 38 e teria ameaçado reagir. De acordo com informações da Polícia Nacional, Walter é catalogado como um

dos principais pistoleiros até então agindo na região fronteiriça. Após a prisão, policiais paraguaios mantiveram contatos com a Polícia Civil em Ponta Porã, para checagem sobre envolvimento dele em crimes no território brasileiro. Foto: Divulgação

Walter possui uma extensa ficha criminal

COMUNICADO Olá, meus amigos e minhas amigas. Estamos atendendo serviços impressos em geral nos formatos tabloide, germânico, standard e tabloides comerciais, no papel de 25g, em uma máquina rotativa HARRIS V25 rodando de 25 a 40 mil exemplares por hora. Também atendemos em 4 cores, com máquina plana (revistas, livros e material de campanhas). Cobrimos qualquer orçamento apresentado e atendemos dentro e fora do Estado.

Dupla acabou confessando crime, tendo a polícia apurado que o casal espancou e matou a vítima para roubar

POR AVELINO NETO

Um homem sem identificação, aparentando 45 anos, foi encontrado morto por volta de 2h de ontem (12) atrás da Estação Rodoviária de Aquidauana. O cadáver foi achado na Rua Irmãos Diacópulos, no Bairro Alto. Ao atender o caso, a polícia constatou que a vítima não portava documentos, trajando bermuda marrom e camisa de uniforme escolar azul. Outra

constatação pelos policiais é de que o homem estava com várias lesões na cabeça. Nas imediações do local do crime policiais militares localizaram um casal que testemunhou o assassinato e forneceu as características dos prováveis autores, apontados como sendo também um casal frequentador da região onde o crime aconteceu. De posse das características dos suspeitos, policiais militares localizaram e prenderam Eder Franco Mussini (32) e Janaina Rocha

Velasques (18), de residência ignorada. Encaminhada para a Polícia Civil, a dupla acabou confessando o crime tendo a polícia apurado que o casal espancou e matou a vítima para roubar. Eder e Janaina foram autuados em flagrante pelo delegado Mário Donizete Ferraz de Queiroz, titular do 1º DP de Aquidauana. Outra constatação da polícia é de que a vítima não era da região e havia chegado à cidade procedente de fazenda, na quarta-feira.

CONTATO: (67) 9986-1184 / (67) 3056-8700 jnestado@hotmail.com


5

SEXTAFEIRA • 13 DE NOVEMBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: POLICIA@JNEDIARIO.COM.BR

POLICIAL

DESCUIDO I

MOTOCICLISTA MORRE APÓS COLISÃO EM VEÍCULO QUE INVADIU PREFERENCIAL Militar, jovem trafegava pela avenida indo para o serviço Fotos: Itamar Buzzata

POR AVELINO NETO Marcos Vinícius Meleiro (20), soldado da Força Aérea Brasileira (FAB), servindo na Base Aérea de Campo Grande, mor-

reu na manhã de ontem (12), menos de uma hora após ser envolvido em acidente na Avenida Mato Grosso esquina com Rua João Akamine, no bairro Santa Fé. Pouco depois de 6h20 a vítima pilotava sua motocicleta Falcon

Porta do veículo ficou danificada por conta do impacto

de placa CNK-2505, trafegando pela Avenida Mato Grosso, no sentido bairro–centro, a caminho da Base Aérea quando sofreu o acidente. Marcos foi atingido pelo veículo HB20 branco, de placas OOP-8223 de Campo Grande-MS, dirigido por Osmar Campos de Oliveira (70), que chegou a ser atendido pelo Samu. Segundo a polícia e testemunha que presenciou o acidente, o condutor do HB20, que trafegava pela Rua João Akamine, invadiu a preferencial da avenida literalmente na frente do militar. Por conta da manobra a motocicleta atingiu a porta direita do veículo. Com o impacto, o motociclista foi arremessado por cima do carro caindo do outro lado com ferimentos graves pelo corpo. Pessoas que passavam pelo local acionaram o Corpo

de Bombeiros que, diante da gravidade do estado do rapaz, acionou uma equipe avançada do Samu. No momento do socorro um médico da Base Aérea de Campo Grande também passava pelo local e, com os socorristas do Samu, passou a tentar salvar o motociclista. No decorrer do socorro o rapaz teve paradas cardiorrespitarórias, sendo que por mais de 30 minutos os socorristas realizaram manobra de ressuscitação, conseguindo recuperar a vítima, que foi levada às pressas para o Pronto Socorro da Santa Casa. Pouco tempo depois, no entanto, Marcos Vinícius morreu, ainda durante o atendimento na ala vermelha do hospital. Após levantamentos por parte de policiais do Batalhão de Trânsito os veículos foram removidos e o tráfego foi liberado no local.

Motocicleta do militar ficou parcialmente destruída

DESCUIDO II

Invasão de preferencial provoca colisão seguida de tombamento no bairro Amambaí Apesar do aspecto do acidente, a passageira do Corsa e o motorista do Peugeot não tiveram lesões graves POR AVELINO NETO No segundo caso de colisão provocada por suposta invasão de via preferencial na manhã de ontem (12), duas

pessoas sofreram ferimentos e um dos veículos tombou na pista. O acidente ocorreu no cruzamento das ruas Visconde de Taunay e Sargento Yule, no bairro Amambaí, região da Vila Militar. Conforme o apurado no

O provável descuido: condutor do Corsa não observou a placa

local da colisão, o aposentado Antônio Pedro conduzia o veículo Corsa Classic pela Rua Sargento Yule no sentido bairro–centro. No mesmo instante, o Peugeot conduzido por Adrielly Caramalac (28) trafegava pela Rua Visconde de Taunay no sentido único de direção do trajeto: bairro–centro. Supostamente não obedecendo à placa de Pare, na Rua Sargento Yule, o condutor do Corsa acabou atingindo a lateral traseira direita do Peugeot. Com o impacto o veículo foi lançado para a calçada da Banda Municipal, atingindo uma árvore. Já o Corsa, desgovernado acabou tombando, sendo em seguida desvirado por populares. No Corsa, além do condutor, estava uma idosa que foi socorrida e encaminhada para o Hospital Militar para avaliação. Já a condutora do Peugeot foi levada pelo Corpo de Bombeiros para o Pronto Socorro da Santa Casa, pois apresentava luxação na cabeça e dor na coluna. Segundo a assessoria do hospital, após pasar por exames de avaliação a jovem seria liberada. Policiais militares do Batalhão de Trânsito realizaram levantamentos no local da colisão e liberaram o tráfego.

Fotos: Warren Nabuco

Atingido na lateral, Peugeot rodou na pista e parou na calçada

COMUNICADO O JNE - Jornal Notícias do Estado acabou de adquirir um CTP, com o qual iremos atender serviços gráficos em geral e também jornais e revistas, independente do tamanho.

CONTATO: (67) 9986-1184 / (67) 3056-8700 jnestado@hotmail.com


6

SEXTA-FEIRA • 13 DE NOVEMBRO DE 2015

POLICIAL

FALE COM O EDITOR: POLICIA@JNEDIARIO.COM.BR

VAZAMENTO

VAZAMENTO PROVOCA INCÊNDIO EM MOTOR DE FURGÃO NA AVENIDA GUAICURUS Fogo destruiu parte mecânica do veículo POR AVELINO NETO

Um furgão Volkswagen teve a parte mecânica totalmente destruída por conta de incêndio quando o veículo trafegava pela Avenida Guaicurus. Possivelmente, vazamento de gás veicular e vazamento de combustível podem ter dado origem às chamas. O proprietário do veículo de placas HRZ-8490/MS, Ailton Rocha Dias (45), trafegava normalmente pela avenida quando no sentido bairro– centro, ao se aproximar da esquina com a Rua Tucuruvi, percebeu fumaça saindo do compartimento do motor e parou imediatamente ao

mesmo tempo em que acionava o Corpo de Bombeiros. Assim que parou, desceu e abriu o capô do carro e se deparou com chama já alta. Populares o ajudaram na contenção do fogo e uma equipe do Corpo de Bombeiros comandada pelo tenente Vinicius Barbosa chegou rapidamente ao local, acabando com o fogo, isolando o cilindro de gás e retirando a bateria do veículo. Apesar do estrago, Ailton afirmou que se dava por feliz por ter agido rápido, parando o carro assim que percebeu fumaça, pois o temor era que ocorresse explosão e atingisse alguém. Com a situação controlada o proprietário providenciou a remoção do veículo e a pista foi liberada.

Foto: Warren Nabuco

Pronta a ação do condutor e a chegada dos bombeiros evitaram que veículo fosse completamente destruído e pessoas ficassem sob risco

SEGURANÇA

DE VOLTA

Polícia Militar realiza Operação Cidade Tranquila VIII

PRIMO DO GOLEIRO BRUNO É PRESO POR TENTATIVA DE FURTO

Ação se concentra nos pontos considerados críticos

Já havia cumprido pena por participação na morte de Eliza Samudio em 2010

Foto: Divulgação

POR AVELINO NETO

A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e de suas unidades subordinadas, iniciou na tarde de ontem a Operação Cidade Tranquila VIII, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade e os acidentes de trânsito na Capital. Considerando a necessidade de a Polícia Militar se fazer presente com mais intensidades nas comunidades, a operação foi planejada com base em relatórios de inteligência e dados que apontam os locais que vêm impactando com maior incidência criminal a população campo-grandense. “As diversas operações realizadas na Capital são ações

POR GIL NEI SILVA

O primo do goleiro Bruno Fernandes, Jorge Luiz Rosa (21), considerado pela polícia a principal testemunha do caso Eliza Samudio, foi preso em flagrante e autuado por tentativa de furto na terçafeira (10), em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo policiais da 77ª DP (Icaraí), ele tentou roubar uma impressora de dentro de uma residência na Rua

Noronha Torrezão, em Santa Rosa. Um morador teria percebido a movimentação estranha e chamou a polícia, que fez a prisão. Jorge não estava armado e não reagiu. Ele era menor de idade quando foi acusado de participar do sequestro e da morte de Eliza Samudio, em junho de 2010. Por envolvimento no assassinato de Eliza, Jorge Luiz ficou dois anos e dois meses numa unidade para menores infratores. Agora volta para a cadeia e irá responder pelo Art. 155 do Código Penal. Foto: Divulgação internet

Abordagens são base da operação

pontuais e estratégicas que fomentam a sensação de segurança e inibem a prática

de crimes”, afirmou o comandante do CPM, coronel Francisco Assis Ovelar. Na manhã

desta sexta-feira (13) serão divulgados os resultados alcançados pela operação.

TARADO

Menina de 9 anos é violentada por irmão de 18 anos em Naviraí Mãe surpreendeu filho tarado ao ouvir gritos da filha POR AVELINO NETO

Um jovem de 18 anos, morador em Naviraí, está preso em flagrante acusado de estuprar a própria irmã de 9 anos, crime ocorrido na manhã dessa quarta-feira (11), na residência da família. Conforme o registro na polícia, pouco depois de 5h30, a

mãe juntamente com o filho de 18 anos retornaram de um baile, e ao chegarem à residência o jovem adentrou e a mãe ficou do lado de fora, em companhia do namorado. Pouco tempo depois, a mãe ouviu gritos da filha de 9 anos e entrou na casa para verificar o que teria acontecido, instante em que encontrou a criança chorando e com sangramento na genitá-

lia, e o irmão de cuecas próximo da vítima. A mãe levou a criança ao hospital, onde o médico, ao examiná-la, constatou que a menina havia sido estuprada. Ao ser questionado sobre quem teria feito isso com ela, a menina disse que teria sido o irmão. A Polícia Militar foi acionada e em companhia da mãe foram até a residência onde teria ocorrido o crime, sendo

o maníaco preso. A equipe da PM também apreendeu uma cueca suja de sangue, que seria a que o autor estaria usando no momento em que estuprou a irmã. Encaminhado para a 1ª Delegacia de Polícia Civil, o jovem foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável. A menina permaneceu internada na Santa Casa, recebendo tratamento psicológico.

Foi reconhecido pela vítima e voltou para a cadeia


SEXTAFEIRA • 13 DE NOVEMBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: ESPORTE@JNEDIARIO.COM.BR

7

ESPORTE

SOLIDARIEDADE CAMPEÃ

COMERCIAL VAI DOAR PARTE DA ARRECADAÇÃO PARA ASILO A cada ingresso vendido, em 2016, R$ 1,00 será destinado ao São João Bosco POR ROD OSTEMBERG

Em abril deste ano, a equipe colorada havia feito o mesmo gesto, o “Jogo da solidariedade”, que aconteceu no Jacques da Luz, na partida contra o Naviraiense, em jogo válido pela semifinal do Estadual. Na ocasião a diretoria havia anunciado uma campanha de recolhi-

mento de doações para o asilo São João Bosco Além do asilo, o clube também havia feito uma parceria semelhante, com a Associação Amigos da Criança com Câncer (AACC-MS), durante o Campeonato Brasileiro da Série D, em que o clube doou R$ 1 por ingresso vendido para a entidade. Para o presidente do Comercial, Ítalo Milhomem, o clube

deve se envolver mais nas ações humanitárias da sociedade campo-grandense. “Somos parte da cidade de Campo Grande, nada mais justo do que o Comercial colaborar com ações solidárias como essas. A nossa diretoria tem pensado em realizar mais ações sociais, mobilizar nossas famílias, nosso torcedores para doação de sangue, ações ambientais, que podem ajudar a melhorar nossa cida-

de”, ressaltou o presidente. A instituição O Recanto São João Bosco foi fundado em 1923 para abrigar idosos, que em sua maioria foram desamparados pelas próprias famílias. Atualmente, o asilo atende 84 idosos, conta com voluntários e 149 funcionários, porém a entidade passa por necessidades financeiras para continuar em funcionamento.

Foto: Divulgação

Lar de idosos sobrevive de doações voluntárias

Foto: Jed Vieira/Gazeta MS

Comercial: equipe campeã dentro e fora de campo

DAI-ME UM TÍTULO

Campeão da Série B; este é o foco operariano Técnico Chiquinho comemora acesso, mas afirma que vai em busca do título POR ROD OSTEMBERG

Ninguém do Operário, desde Diretoria a jogadores, nunca escondeu que o objetivo do time em 2015 era conquistar uma das duas vagas que davam acesso à elite do futebol sul-mato-grossense. A meta foi cumprida faltando dois jogos para acabar o torneio de acesso. Com o empate em 1 a 1 contra o Maracaju, que garantiu a vaga, o Galo vai enfrentar o Azulão, na última rodada, pensando exclusivamente no título. “Não é porque já garantiu o acesso que o time pode relaxar. Vamos buscar o título”, afirmou Chiquinho. O professor avalia que, com o título, a equipe teria um desfecho “perfeito” na competição. “Vivemos uma temporada muito estressante, de muitas dificuldades e conseguimos o acesso com uma rodada de antecedência. Somente nós e o presidente acreditavam que isso seria possível. Trabalhamos com o descrédito de todos e provamos que no futebol os resultados só acontecem com muito trabalho e dedicação, como fizemos”, desabafa. Contra o MAC, o Operário entrou em campo dependendo de si. A vitória daria o título e o empate o acesso. Com um gol do Maracaju e a equipe adversária segurando a vantagem, até o último lance da partida. A equipe estava sofrendo a pior derrota, não em campo, mas por toda a história do torneio. Será que seria mais um ano sem subir? O empa-

te, no último lance da partida, acabou sendo comemorado com a mesma intensidade do terceiro lugar no Brasileirão. “O acesso, da forma que foi conquistado, renova as nossas forças, pois provamos pra nós mesmos que temos uma equipe comprometida com o trabalho e que não abdica do jogo, independente da situação. Mesmo com o acesso temos respeito à competição e aos nossos adversários que ainda estão disputando a outra vaga e o título com a gente.”

Para o último jogo, amanhã, às 16h, no Estádio Noroeste, contra o Aquidauanense, o técnico comemora, pelo menos, ter todos os jogadores à disposição. Em um elenco com 19 jogadores, incluindo aí os três goleiros. Contra o Maracaju, apenas seis jogadores ficaram como opção para a partida. Livres da suspensão automática que cumpriram no domingo, os volantes Peterson e Wesley Mutuca podem ser aproveitados. Até o lateral Jadson, liberado pelo Departa-

mento Médico e que até ficou no banco de reservas em Rio Brilhante, pode ir para o jogo. Na liderança do quadrangular final com 11 pontos, o Operário disputa o título com o Itaporã, segundo colocado com oito. Um empate e o Galo garante a taça sem depender do outro resultado. Se perder, torce para o Itaporã não vencer o Maracaju. Neste caso, a segunda vaga do acesso ficaria com o time de Aquidauana. (Com informações de Gazeta MS)

ROAMING NÃO SERÁ MAIS COBRADO

Fim da cobrança extra por chamada de celular fora de área

Proposta aprovada proíbe a cobrança de roaming nacional ou adicional por chamada em localidades atendidas pelas mesmas redes das operadoras de telefonia móvel contratadas. Texto deve seguir para a Câmara sem apreciação do plenário. A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou nessa quarta-feira (11), em caráter terminativo, parecer favorável do senador Walter Pinheiro (PT-BA) ao Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 85, de 2013, que extingue a cobrança do adicional por chamada em ligações realizadas nas redes de empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico. A proposta extingue o adicional cobrado pela prestadora do serviço de telefonia móvel por chamada recebida ou originada, quando o usuário estiver utilizando a linha em área diversa daquela em que a sua linha telefônica foi registrada (serviço conhecido como roaming). Walter Pinheiro defendeu o projeto como uma das contribuições para a redução das tarifas da telefonia do Brasil, onde ele diz que o preço da telefonia móvel ainda é muito alto. Durante o encaminhamento da votação, Pinheiro lembrou também que a extinção da cobrança acompanha um debate mundial, que prevê práticas que reduzem custos e simplificam os processos das ligações das telefonias contratadas pelos consumidores. No parecer, Walter Pinheiro explica que a extinção da cobrança já tem sido objeto de análise de algumas operadoras e da própria Anatel. O projeto é uma das contribuições do Legislativo para baratear as ligações para os consumidores. Aqui no Brasil, o minuto do celular é um dos mais caros do mundo, principalmente para a camada da população que mais utiliza o celular. O Brasil tem mais de 270 milhões de celulares. Desses, 80% são aparelhos pré-pagos, com o minuto mais caro. E para baratear as ligações estamos vencendo, por etapas, com a aprovação de medidas como a proposta aprovada hoje — afirmou ele. — Essa é uma matéria que interfere neste cenário de comunicação e acompanha um debate exaustivo que se trava no mundo inteiro, com práticas de eliminação de roaming, por exemplo. Eu ainda tenho insistido com a Anatel que a gente tem de avançar para simplificar o processo. Com a troca, por exemplo, do número da operadora e tenho até projeto nesta direção — lembrou o senador, ao se referir ao Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 333/2012, que torna opcional o uso dos dois dígitos da operadora de longa distância. — A cobrança do adicional por chamada é uma faculdade das prestadoras, que, a seu critério, podem não efetivá-la. De fato, as empresas têm comercializado planos de serviço que não preveem a cobrança extra, em especial quando as chamadas fora da área de registro do terminal são originadas ou terminadas dentro de sua própria rede. Importante registrar que a própria Anatel, como forma de estimular a redução dos preços praticados, já sinalizou a hipótese de extinguir o adicional por chamada, o que pode ser feito alterando-se o Regulamento do SMP — alertou.

Foto: Divulgação Capital News

Marinho, LEMOS, garagista, e XUXU, motorista de coletivos, grandes amigos! Dando um JOIA do Marinho para a decisão de não cobrar mais roaming; são leitores assíduos do JNE

Técnico do Operário não quer apenas acesso; quer título também


8

SEXTA-FEIRA • 13 DE NOVEMBRO DE 2015

ESPORTE

FALE COM O EDITOR: ESPORTE@JNEDIARIO.COM.BR

FÓRMULA 1

INTERLAGOS RECEBE CIRCO DA CATEGORIA CAMPEÃO DEFINIDO Hamilton já é tri, mas Interlagos é corrida dos sonhos para pilotos Foto: Divulgação FIA

POR ROD OSTEMBERG

> SERVIÇO Treinos livres

Ontem (11) os dois Felipes: Massa e Nasr, concederam coletiva em Interlagos. Um dos pilotos mais experientes do grid, Massa tratou de saudar o compatriota Nasr, que se prepara para disputar o Grande Prêmio do Brasil de forma inédita. “É um sonho para nós correr aqui e dou as boas-vindas para o Felipe em sua primeira vez”, afirmou Massa. Então piloto da Ferrari, ele venceu as edições de 2006 e 2008 do Grande Prêmio do Brasil – o triunfo

Hoje: 9h / 13h Amanhã: 10h

Classificação Amanhã: 13h

Largada Domingo: 13h

> INFO Números de Interlagos 1º GP: 1973 Maior vencedor: Alain Prost – 6 vitórias Recorde da pista: 1’11”473 – Montoya (2004) Voltas: 71 Comprimento: 4,309 km Pneus – Médio é macio

Prost é o maior vencedor: seis vitórias; para vencer são necessárias 71 voltas de 4,309 km

alcançado há quatro anos é seu último na categoria. Contratado pela Sauber nesta temporada, Nasr, como piloto reserva da Williams, chegou a participar do pri-

meiro treino livre para a edição de 2014 do Grande Prêmio do Brasil. Aos 23 anos, disputará a corrida de forma inédita na tarde do próximo domingo. “Vai ser uma expe-

riência nova e tudo que posso dizer é que estou ansioso para ver a energia e a atmosfera da corrida. É a minha primeira vez em um circuito com muita história para os pilotos

brasileiros e correr aqui é um prazer. Espero marcar alguns pontos”, afirmou. Com 27 pontos em 17 corridas, Felipe Nasr ocupa a 13ª colocação do campeonato.

O brasileiro tem 18 pontos a mais que o sueco Marcus Ericsson, seu companheiro de equipe. O campeonato de 2015 marca o ressurgimento da Sauber após terminar o ano passado sem pontuar. Com 36 pontos ganhos, a equipe suíça supera a McLaren e a Marussia na classificação do Mundial de Construtores. “O ano passado foi difícil para a equipe e começamos a temporada com muita expectativa. Vejo muita motivação nas pessoas, ninguém desiste. Temos de ser pacientes e estou confiante em dar um passo adiante em 2016. Tudo que quero é lutar por resultados melhores”, declarou Nasr. (Com informações de Gazeta Esportiva)


9

SEXTAFEIRA • 13 DE NOVEMBRO DE 2015

CULTURA

FALE COM O EDITOR: CULTURA@JNEDIARIO.COM.BR

MPB

MARCELO JENECI FAZ SHOW NESTE FIM DE SEMANA NA CAPITAL Cantor é autor de composições que já foram tema de novela POR JHOSEFF BULHÕES

Entre os mais novos rostos da MPB, o cantor Marcelo Jeneci se apresenta neste sábado (14) em Campo Grande. O evento acontece no Hangar Live Music. Com composições arrojadas e uma sonoridade encantadora, o cantor tem na discografia os sucessos “Feito pra acabar”, que o lançou ao estrelato, e as recentes “Pra sonhar”, tema da novela “Malhação”,

e “Felicidade”, do disco “De graça”, de 2013. É a primeira vez que ele se apresenta em Mato Grosso do Sul. Marcelo Jeneci tem colhido bons frutos com seu segundo disco, “De graça” (Slap/ Som Livre): o álbum foi indicado ao Grammy Latino 2014 como “Melhor Álbum de MPB”, descolando de quebra o prêmio de “Melhor Compositor” de 2014 da Associação Paulista de Críticos de Arte. “Largo tudo, se a gente se casar domingo na praia, no sol, no mar ou em um navio a

navegar”: o trecho da canção “Pra sonhar”, de Marcelo Jeneci, talvez a mais conhecida do cantor, mostra um pouco do quanto o disco é singelo em suas letras e arranjos. Mesclando cenas reais de casamento, o clipe também é um primor. Foi tanto carinho na produção, confirmado quando Jeneci afirmou em entrevistas que ficou três meses recluso para criar o álbum “De graça”. E o reconhecimento veio logo, com a indicação do cantor ao Grammy Latino, em 2014.

Foto: Divulgação assessoria

GRAVAÇÃO

Com 15 anos de história, Eco do Pantanal prepara 8º CD Serão gravadas 18 faixas com participações especiais e composições

Marcelo Jeneci se apresenta pela primeira vez em MS

Fotos: Divulgação

POR JHOSEFF BULHÕES

Com mais de 15 anos de história pelos palcos de Mato Grosso do Sul, o grupo Eco do Pantanal grava neste sábado (14) seu 8º CD. A gravação ao vivo será no Clube União dos Sargentos, em Campo Grande. A festa terá a participação dos grupos Sistema Nosso, Marlon Maciel e Chama Campeira. Serão gravadas 18 faixas, a maioria composta pelo grupo. Canto da Terra, Tchê Barbaridade e Grupo Minuano também participam da gravação que promete ser uma festa para os fãs do grupo que faz, em média, 25 shows por mês. O Eco do Pantanal surgiu em 2000, mas foi após a gravação

> EM CLIMA DE NATAL SHOPPING DA CAPITAL RECEBE

PAPAI-NOEL NESTE DOMINGO

A gravação acontece neste sábado, no Clube União dos Sargentos

do primeiro CD, com a música “Aroeira”, que se consagrou a carreira artística dos músicos. Atualmente fazem parte da banda: Luiz Portilho – sanfona; Vini – voz e violão aço; Alfredo Leal – voz e violão nylon; Mikael – voz e contrabaixo; Odair – bateria; Lucas Corrêa – percussão; Toninho – voz.

> SERVIÇO O Clube União dos Sargentos fica localizado na Rua Terenos, 481 – bairro Amambaí. Outras informações pelo telefone (67) 9989-8880.

O Shopping Campo Grande recebe neste domingo (15) a chegada do Papai-Noel. O evento acontece às 15h e para as crianças haverá distribuição de balões, pipocas e algodão-doce, com a presença de duendes, princesas e “noeletes”. Também haverá música com a Banda do Exército, apresentação folclórica com os alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco e uma encantadora apresentação de ballet. Todas as atividades são gratuitas e acontecem na praça central, durante a inauguração da decoração de Natal, que neste ano traz uma grande surpresa para o público. LOTERIAS

RESULTADOS

previsão do tempo

LOTOFACIL

PREVISÃO DO TEMPO PARA HOJE CIDADE CAMPO GRANDE

MÍNIMA

MÁXIMA

Concurso 1283 • 11/11/2015

02 | 06 | 07 | 08 | 09 10 | 11 | 12 | 13 | 15 16 | 17 | 18 | 22 | 23 Estimativa próximo sorteio: R$ 1.700.000,00

23ºC

35ºC

DOURADOS

21ºC

35ºC

TRÊS LAGOAS

21ºC

36ºC

CORUMBÁ

24ºC

38ºC

PONTA PORÃ

21ºC

35ºC

FIGUEIRÃO

22ºC

38ºC

AQUIDAUANA

21ºC

35ºC

MARACAJU

21ºC

35ºC

CHAPADÃO DO SUL

21ºC

36ºC

MEGA SENA

QUINA

Concurso 3931 • 11/11/2015

06 | 28 | 47 | 64 | 67

1 ganhador

ACUMULOU! Estimativa próximo sorteio: R$ 1.300.000,00

LOTOGOL

Concurso 744 • 26/10/2015

Concurso 1758 • 07/11/2015

02 | 14 | 21 | 22 | 51 | 60 ACUMULOU! Estimativa próximo sorteio: R$ 80.000.000,00

LOTOMANIA Concurso 1606 • 11/11/2015

02 29 54 70

| | | |

05 33 58 85

| | | |

12 38 60 86

| | | |

13 43 61 97

| | | |

23 52 65 98

ACUMULOU Estimativa próximo sorteio: R$ 900.000,00

Estimativa próximo sorteio: R$ 220.000,00


10

SEXTA-FEIRA • 13 DE NOVEMBRO DE 2015

COTIDIANO

FALE COM O EDITOR: COTIDIANO@JNEDIARIO.COM.BR

SINISTRO OU NÃO?

SEXTA-FEIRA 13: O DIA MAIS TEMIDO

PELOS SUPERSTICIOSOS CHEGOU Considerada azarenta e aterrorizante, a data possui diversas histórias e lendas POR RENATA ANDRADE

Hoje é sexta-feira 13, o dia mais temido pelos supersticiosos de plantão. A data é considerada azarenta e acontecimentos horripilantes podem surgir quando a noite chega. Até os gatinhos pretos não se salvam, pois dizem que, se você avistar um na rua, algo ruim acontecerá. Na numerologia, o 12 é considerado um numeral completo. Como por exemplo: 12 meses ao ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 constelações do Zodíaco. Mas o 13 é o oposto, é o número irregular, sinal de infortúnio, de azar. Foi em uma sexta-feira, 13 de dezembro de 1968, que o governo militar decretou o AI-5 e trouxe azar para muita gente. A Apollo 13 foi lançada às 13h13min no espaço e o acidente ocorreu em 13 de abril, mas a tripulação

teve a sorte de voltar viva para a Terra. Nos Estados Unidos muitos hospitais e hotéis não possuem o 13º andar e algumas companhias aéreas não têm a 13ª fileira. Já na França, quando existem 13 pessoas a uma mesa, elas podem contratar um 14º convidado profissional. Para Sabrina Rodrigues (21) é o contrário disso tudo. “Nasci dia 13 de setembro e o con considero meu número da sorte”, diz a secretária. O estudante Leonardo Ribeiro (18) tem suas dúvidas. “Eu acredito que no pas passado já existiu algo realmente ruim ligado a esta data, m a s atual-

mente ela é jogada de marketing como forma de ganhar dinheiro”, declara. Já para a estudante Juliana Minossi (20) tudo é criação da mente das pessoas. “Muitos criam motivos para acharem que não têm sorte nesse dia”, relata. Segundo o psiquiatra Paulo André Machado, o medo pela sexta-feira 13 pode existir para determinadas pessoas, mas o nome científico para tal fobia não existe. “Fobia existe cientificamente e possui objetos variáveis, como fobia de altura, ra fobia de parede branca, portanto fobia da sextafeira 13. Mas o nome para

isso não existe”, ressalva. O cinema norte-americano tratou de imortalizar esta data com uma sequência de filmes protagonizados pelo personagem Jason Voorhees, um serial killer que ataca pessoas sempre neste dia. O primeiro foi lançado em 1980, intitulado “Sexta-feira 13”. Outros com a mesma história e com diferentes autores foram lançados na sequ sequência. Neste ano, fevereiro e março tiveram a data, agora é em novembro. Já em 2016, somente em maio terá o 13 em uma sexta-feira. Terrível para par os medrosos e supersticiosos. supersticiossos. Preparem a pipoca e os filmes lm mes de terror para hoje e curtam curta am mais uma sexta-feira 13!

... NA CPI DO BNDES

Bancada aliada “marca” e Bumlai é convocado Eles deviam estar discutindo a ausência de Messi na seleção argentina ou ainda brigando entre si, como tem sido comum ultimamente, mas o fato é que, numa “marcação de bobeira” dos deputados da base aliada do governo, os opositores deixaram claro que estão vigilantes e prontos para se aproveitar do menor vacilo: convocaram o pecuarista sul-matogrossense José Carlos Bumlai, amigo pessoal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para depor na CPI do BNDES e explicar suspeitas de tráfico de influência e irregularidades na obtenção de empréstimo do banco. A oposição conseguiu reunir mais deputados e impôs uma derrota por 13 votos a 3. A “Folha de S. Paulo” informou que na semana passada a CPI já havia solicitado documentos sobre os empréstimos concedidos a Bumlai, mas não conseguiu votar sua convocação. Depois da derrota na votação sobre Bumlai, a base aliada se reorganizou e conseguiu rejeitar a convocação do ex-secretário do Tesouro Arno Augustin, apontado como o responsável pelas manobras fiscais, conhecidas como “pedaladas”, que resultaram na rejeição das contas de Dilma Rousseff no Tribunal de Contas da União. Agora, voltando à convocação de Bumlai, com uma base aliada dessas o governo nem precisa de oposição. Foto: Folha de S. Paulo/Reprodução Correio do Estado

Segundo filme, o serial killer Jason Voorhees ataca toda sexta-feira 13

O empresário e pecuarista sul-mato-grossense José Carlos Bumlai, convocado ontem (12) para depor na CPI do BNDES; ainda não há uma data definida para seu depoimento

... NA VISÃO DE BILL CLINTON

Brasil não está afundando (só sua população)

Fotos: Internet

SERVIÇO

Rede Solidária chega à Capital gerando grande expectativa para população Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso estará presente POR RENATA ANDRADE

Moradores do bairro Dom Antônio Barbosa e região estão aguardando com grande expectativa a inauguração do Programa Rede Solidária. O projeto do governo do Estado criado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) traz novas perspectivas às famílias que residem nessa região, onde vulnerabilidade e violência se encontram no bairro da Capital. Com falta de estrutura e localizado próximo do Lixão da cidade, o bairro possui a menor renda per capita (com R$ 332,65, segundo o Perfil Socioeconômico de Campo Grande, de 2014). Mães estão desempregadas e vivendo de bicos e diárias para sobreviver. Uma grande parte é beneficiada do Vale-Renda, programa de transferência do governo do Estado conce-

dido às famílias em situação de risco social. O valor repassado mensalmente é de R$ 170,00. O Programa Rede Solidária pretende habilitar as famílias que estão em situação de risco social, para que de fato exerçam sua cidadania, resgatem valores e tenham a oportunidade de emancipação financeira. Para isso, serão realizadas ações voltadas para qualificação profissional, empreendedorismo e apoio ao microcrédito. O objetivo é encaminhar os participantes dos cursos de qualificação para o mercado de trabalho. O Programa Rede Solidária, Unidade Ruth Cardoso, será lançado hoje (13), às 10h, no bairro Dom Antônio Barbosa. Estará presente à inauguração, junto com o governador Reinaldo Azambuja e a vice-governadora Rose Modesto, o ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso.

Fotos: Leca/Assessoria

Existe uma teoria muito forte de que o Pantanal não enche todos os anos, mas na realidade ele se esvazia. Isso partindose do pressuposto de que um dia o Pantanal já foi um mar, conhecido pelos indígenas como o “Mar de Xaraés”, tanto que volta e meia são encontrados fósseis de conchinhas e estrelas-do-mar. Pois bem, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, ao participar ontem (12) do Enontro Nacional da Indústria, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), tirou uma teoria parecida do “fundo do baú” para explicar a situação econômica do Brasil. Segundo o ex-presidente dos Estados Unidos “o navio do Brasil não está afundando e o futuro será formidável”. Ele demonstrou um grande otimismo, digno de fazer inveja até a Dilma Rousseff em seus dias mais inspirados. Disse Clinton: “Seu povo (do Brasil), seus recursos e seu histórico de obter avanços, não só econômicos mais sociais, farão vocês atravessarem um momento conturbado, mas é um dos países mais bem posicionados para se desenvolver a longo prazo”. E foi por aí afora, até fechar com uma análise, no mínimo, interessante; a de que a crise política que o país atravessa também tem seus efeitos benéficos, como o aumento de transparência, por exemplo. Realmente , precisamos de muitos Clintons, para atravessar essa maré. E a propósito seria interessante lembrar que o Brasil não está afundando mesmo, só sua população. Foto: Lucas Jackson/Reuters

Projeto traz novas perspectivas às famílias que residem na região

Rede Solidária será um grande projeto para toda a família

O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, para quem a crise que o Brasil atravessa tem seus efeitos benéficos, como aumentar a transparência, por exemplo


SEXTAFEIRA • 13 DE NOVEMBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: POLITICA@JNEDIARIO.COM.BR

COMISSÃO PROCESSANTE

VEREADORES ARQUIVAM COMISSÃO QUE PODERIA CASSAR GILMAR OLARTE Com arquivamento sequer houve a sessão extraordinária que submeteria ao plenário o relatório de Paulo Siufi

POR LAUREANO SECUNDO

A Câmara Municipal de Campo Grande decidiu, ontem (12), arquivar denúncia contra o vice-prefeito afastado do cargo de prefeito, Gilmar Olarte (PP), que poderia resultar na cassação dele. O entendimento é de que houve perda de objeto, já que o pastor foi afastado do cargo de prefeito no fim de agosto. A Comissão Processante aberta pelo fato de Olarte ter se tornado réu em ação penal no Tribunal de Justiça (TJ), acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, decidiu pelo arquivamento da denúncia. Por esta razão, o relator da Comissão Processante, o vereador Paulo Siufi (PMDB), sequer chegou a ler o relatório que também pedia o arquivamento da denúncia contra Olarte. Ele ainda mencionou que, se o gestor voltar ao cargo, então pode-se abrir um

novo processo contra ele, pelo mesmo motivo. Com esta decisão, não houve sessão extraordinária para votar a cassação do ex-prefeito Gilmar Olarte, porque o arquivamento feito pela Comissão de Constituição e Justiça finaliza o caso em definitivo. Os cinco vereadores: Vanderlei Cabeludo (PMDB), Airton Saraiva (DEM), Carlos Borges (PSB), Otávio Trad (PTdoB) e Herculano

Borges (SD),

que integram a comissão, votaram de forma unânime. O presidente em exercício, Flávio César (PTdoB), explicou que, caso Olarte reassuma o comando da prefeitura, é “possível a instalação de novo procedimento (...) ao final do julgamento do processo na esfera criminal comum”. Acompanhando o relatório, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CCJ) foi unânime pelo arquivamento.

Foto: Izaias Medeiros

NOVA DATA

CASSAÇÃO DE VEREADORES ADIADA PARA O DIA 17 TSE deve analisar o pedido de cassação na próxima terça-feira e definir se vereadores serão cassados POR LAUREANO SECUNDO

Pela segunda vez foi adiado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o julgamento do pedido de cassação dos vereadores Delei Pinheiro (PTdoB), Thaís Helena (PT) e Paulo Pedra (PDT) – licenciado para ocupar a Secretaria Municipal de Governo. Por enquanto, a previsão é de que o processo volte à pauta na próxima terça-feira (17). Paulo, Delei e Thaís chegaram a ter o mandato cassado

POLÍTICA

PODER Por Laureano Secundo • politica@jnediario.com.br

PASSANDO A LIMPO Pessoas mais experientes em termos de administração púbica e nos meandros da política já assistiram a muitos governos assumirem o poder e contratarem empresas para a realização de auditorias. Essas mesmas pessoas praticamente não assistiram a esses levantamentos resultarem em resultados práticos e na maioria dos casos as suspeitas de irregularidades nunca se confirmaram. Nos últimos dez anos, no entanto, com uma nova mentalidade que está tomando conta dos ocupantes do Ministério Público, por meio de uma nova geração que ocupa cargos de investigação, a situação parece estar tomando outro rumo. Em Mato Grosso do Sul parece ser um dos exemplos claros desta nova realidade que passa a vigorar na administração pública.

AUDITORIA

Paulo Siufi sequer leu o relatório que também pedia o arquivamento do processo contra Olarte

em dezembro de 2013,, após p ilegalidade nos escritórios dos vereadores eleitos. bunal Regiodecisão do Tribunal postos de Informações dá época dão TRE-MS), mas nal Eleitoral (TRE-MS), combus- conta de que, foram ap apreenrgo por meio voltaram ao cargo t í v e i s didas requisições que ccontide liminar. Na época, o dee nos nham as placas dos veí veículos sembargador Luiz Cláudio c o - que foram abastecidos o ou nolva entendeu Bonassini da Silva mi- mes dos beneficiários, além que não houve trabalho vot ê s de grande quantidade em arte das pesluntário por parte dos dinheiro, folhas de cheq cheque e eram o benesoas que receberam contratos de compra e venda. ve fício. cia do MinisApós denúncia Foto: Izaias Medeiros stadual, o juiz tério Público Estadual, eitoral, Flávio da 35ª Zona Eleitoral, erminou a Saad Peron, determinou nsão de busca e apreensão documentos que comprovassem a Paulo Pedra, hoje na prefeitura, pode nem retornar mais à Câmara Municipal

Foto: Marlon Ganassin

LAMA ASFÁLTICA

Foi com base nos dados levantados pela PricewaterhouseCoopers, contratada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para realizar uma auditoria nas contas do governo, que o Ministério Público Estadual pediu a prisão de nove pessoas envolvidas em fraudar licitações.

SONHO DISTANTE O ex-presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Mario Cesar, parece ver cada dia mais distante o seu sonho de retornar ao

mandato. Em todas as tentativas que seu advogado já encaminhou à Justiça sofreu derrotas.

ISOLADO Edson Giroto, ex-deputado federal e ex-secretário de Obras do governo do Estado na gestão de André Puccinelli, não terá nenhum respaldo dos atuais dirigentes do PMDB. A atual direção peemedebista, partido pelo qual Giroto foi candidato a prefeito de Campo Grande, já tomou essa decisão.

LIBERADO O deputado estadual Marquinhos Trad já foi atendido pela direção estadual do PMDB, que publicou em sites da Capital a sua liberação. O parlamentar agora pode desfiliar-se da sigla e entrar no PSD ou em qualquer outro partido para concorrer a prefeito de Campo Grande.

RECONSTRUÇÃO Aos poucos, dentro do PMDB começa a se fortalecer a tese da reconstrução da sigla e de que um processo de afastamento do ex-governador André Puccinelli deve começar a acontecer. O nome cogitado para comandar esta reformulação é o da senadora Simone Tebet.

APROXIMAÇÃO A reunião entre o senador Delcídio do Amaral e o governador Reinaldo Azambuja para a discussão da proposta de renegociação da dívida do Estado pode ter marcado uma reaproximação dos dois políticos e terá reflexos na política estadual.

> FRASES “90% DO MATERIAL NÃO GUARDA NENHUMA RELAÇÃO COM O OBJETO DAS INVESTIGAÇÕES.” Desembargador do TJMS Luiz Claudio Bonassini da Silva

“O GIROTO PEDIU PARA SAIR DO PARTIDO.” Vice-presidente regional do PR, ex-deputado estadual Londres Machado (PR)

“A SANTA CASA TEM MANTIDO O ATENDIMENTO COM BASTANTE DIFICULDADE.” Presidente da Santa Casa, Wilson Levi Teslenco

Edson Giroto teve liminar revogada e voltou a ser preso ontem

MENINOS EU VI O ex-prefeito de Dourados José Elias Moreira concorreu ao governo do Estado em 1982 com o apoio do então governador Pedro Pedrossian, mas no meio da campanha se sentiu abandonado e foi pedir mais apoio na região da Grande Dourados e recebeu a seguinte resposta:

Ex-deputado deverá cumprir os cinco dias conforme determinação da Justiça Estadual

- Na sua região você é que tinha de me ajudar.

POR LAUREANO SECUNDO

Ainda na madrugada de ontem o ex-deputado federal Edson Giroto (PR), ex-secretário de Obras no governo de André Puccinelli (PMDB), se apresentou ao Garras (Delegacia de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) depois que o desembargador Dorival Moreira dos Santos cassou a liminar que o libertou da prisão, em

despacho no dia anterior. O ex-secretário havia sido preso na manhã de terçafeira (10) e foi libertado na madrugada de quarta-feira (11), depois de seu advogado, Valeriano Fontoura, obter habeas corpus. Quem também foi libertado foi Maria Wilma Casanova. Giroto se entregou por volta das 5h30 como estratégia para escapar dos holofotes da imprensa. Também se entregou à Polícia a ex-presidente da Agesul,

11

Edson Giroto saiu na madrugada de quarta-feira e retornou à prisão na manhã de ontem

Maria Wilma Casanova. O processo corre em segredo de justiça e a informação foi obtida de acordo com apuração da reportagem. A defesa do ex-deputado não se pronunciou sobre o caso. Além de Giroto e Maria Wilma, Átila Garcia Gomes Tiago de Souza, Elza Cristi-

na Araújo dos Santos, João Alberto Krampe Amorim dos Santos, Maxwell Thomé Gomez, Rômulo Tadeu Menossi, Wilson Cabral Tavares e Wilson Roberto Mariano de Oliveira são investigados pelo Ministério Público Estadual sobre desvios em obras da MS-228, em Corumbá.


12

SEXTAFEIRA • 13 DE NOVEMBRO DE 2015

COTIDIANO

FALE COM O EDITOR: COTIDIANO@JNEDIARIO.COM.BR

ESPECIAL TRABALHO

ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL

MATAM MAIS QUE DENGUE Em 2013, 2.797 trabalhadores morreram, ao passo que a dengue matou 573 pessoas; assim como a doença, segurança também depende do comportamento humano

POR DANIELA LACERDA

Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou pelo exercício do trabalho do segurado especial, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter temporário ou permanente. Pode causar desde um simples afastamento, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho, até mesmo a morte do segurado. Em números de mortes no Brasil, segundo informações do “Anuário Estatístico da Previdência Social” de 2013, 2.797 trabalhadores morreram vítimas de acidentes de trabalho. Ao passo que foram registrados 573 óbitos pela dengue em 2013, doença epidêmica que possui campanha constante na mídia. Em Mato Grosso do Sul, 48 trabalhadores morreram vítimas de acidentes de trabalho, o número é 23% maior em relação ao ano anterior. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em todo o Estado foram registradas 30 mortes causadas pela dengue em 2013. O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 24ª Região, Amaury Rodrigues Pinto Junior, recorda que recentemen-

te, em visita ao Estado, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Renato de Lacerda Paiva, relatou que no Brasil pode-se dizer que “um Boeing cai a cada 15 dias cheio de trabalhadores. Quando cai um Boeing no Egito ou na Rússia é um estardalhaço, e há aqui uma morte silenciosa, por acidentes no trabalho. Um Boeing a cada 15 dias no Brasil é uma quantidade de mortes alarmante”, afirma o desembargador. Assim como a dengue depende diretamente do comportamento das pessoas, o acidente de trabalho também exige, e muito, do comportamento humano. O funcionário que não usa os equipamentos corretos está se colocando em situação de maior risco e pode se acidentar. Quando isso acontece, ambas as partes acabam

perdendo: a empresa por receber a responsabilidade e ficar com funcionário afastado e o empregado por se lesar e ainda causar sofrimento para a família, gerando toda uma mudança de rotina na empresa e em casa, na vida dos familiares. Existem casos em que a empresa treina, fornece um ambiente de trabalho seguro e os equipamentos necessários, porém o próprio funcionário não age de acordo com as orientações dadas pelo empregador. Nesses casos o desembargador explica que “a conscientização não pode ser só do empregador, deve ser do empregado também”. A empresa tem a responsabilidade de fiscalização e “a maneira que o empregador tem de se prevenir dos acidentes é fiscalizar e advertir esse trabalhador que deixa de usar os equipamentos de proteção individual (EPIs); depois de advertir pode suspender e na reiteração ela pode até dispensar com justa causa”, afirma Amaury. A conscientização tem de ser do próprio trabalhador, porque o maior patrimônio que está em risco é o dele, que é a integridade física, a saúde. Se no processo ficar evidente que o funcionário tem participação no acidente, a indenização é reduzida, e se constar que a causa do acidente é exclusiva dele, nesses casos nem há indenização por parte da empresa.

Fotos: Warren Nabuco

“Quando o empregador fiscalizou, puniu, e mesmo assim o empregado, em uma atitude fora do padrão, praticou o ato, ele não vai ser indenizado pelo empregador. O funcionário vai receber os benefícios previdenciários, mas ele não vai receber indenização do empregador.” Amaury cita exemplo de um açougue, onde o funcionário precisa usar uma luva de aço para evitar cortes mais profundos. Se ficar evidente que nenhum funcionário usava a luva, o empregador é o total responsável pelo acidente, mas se constar que todos os empregados usavam luva e apenas o acidentado não usava no momento do corte, aí o funcionário tem parcela na causa do acidente também. Número de processos Durante o ano de 2014, o TRT-MS recebeu 3.268 novos processos envolvendo acidentes de trabalho, o que representa uma média de nove novos processos por dia. Até setembro deste ano, o órgão recebeu 2.730 novos processos, o que gera uma média de dez novos processos por dia. “Antes a Justiça do Trabalho era a justiça das ‘horas extras’, hoje é a justiça do ‘acidente de trabalho’ porque essa é a maior motivação das ações trabalhistas. Acredito que esse aumento nos processos se dê pelo fato de a competência para julgar essas causas ter vindo para a Justiça do Trabalho e agilizado os processos”, afirma Amaury. Para o gestor regional do programa Trabalho Seguro, juiz Marco Antônio de Freitas, esse aumento é devido à maior acessibilidade à informação, à faci-

lidade do acesso pela internet, e à grande divulgação do “Trabalho Seguro”, programa nacional de prevenção de acidentes de trabalho em parceria com instituições públicas e privadas que têm como uma de suas finalidades a conscientização de empregadores e empregados sobre “a ‘epidemia’ que se tornou o acidente do trabalho, de modo a lhes motivar a trabalhar com a precaução de acidentes”. O objetivo é formular campanhas e ações voltadas à prevenção e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. “Mato Grosso do Sul pode se orgulhar de ser um dos tribunais do Brasil que solucionam mais rápido os seus processos”, afirma Marco Antônio. De janeiro a setembro deste ano, foram solucionados 1.773 processos envolvendo acidente de trabalho em 1ª instância, o que corresponde a 64,94% do total de 2.730. Ambiente de trabalho saudável é aquele com condições de segurança, onde o empregador consegue fazer a análise dos perigos e toma atitudes para evitá-los. Ele presta atenção nas questões de salubridade do ambiente, ergonomia dos móveis, temperatura do ambiente, ausência de elementos nocivos, sistemas de trabalho que não causem doenças. É o ambiente onde o empresário se preocupa também com as condições de trabalho dos funcionários, como é o caso de André Carvalho (31), empresário há pouco mais de três anos em Campo Grande, que recentemente reformou a cozinha de seu negócio para melhorar a qualidade de vida dos funcionários. “Coloquei um exaustor, mandei fazer uma tela de proteção para não cair ne-

nhum bicho que possa entrar pela chaminé e amenizou a temperatura da cozinha em 5°C. O próximo passo é colocar uma manta térmica no telhado”, conta o empresário. Para ele é fundamental que o funcionário tenha um ambiente de trabalho bom. “Qualquer dinheiro que sobra eu invisto em equipamentos que possam facilitar e agilizar o serviço; no começo era tudo no manual, depois adquiri ralador, fatiador de frios”, completa.

Amaury explica que ambiente de trabalho saudável também é aquele onde as condições físicas são ideais para que o trabalho não provoque doença e não atinja o psicológico, que seja um ambiente em que as pessoas se sintam bem. “Ambiente saudável significa um lugar em que as pressões não ultrapassam limites, onde não há assédio moral.” Marco Antônio esclarece que o assédio moral é a exposição dos empregados a situações humilhantes e constrangedoras no exercício de suas funções. Geralmente é praticado por superiores hierárquicos por meio de

condutas autoritárias, desumanas e sem ética. Quando esse tipo de situação acontece, a maneira do funcionário se defender é, segundo o desembargador Amaury, entrar na Justiça do Trabalho. Se ele conseguir demonstrar que havia assédio moral, o empregador precisa pagar a rescisão contratual como se tivesse mandado embora o empregado sem justa causa. “O que acontece é o que nós chamamos de rescisão indireta do contrato, em que o empregado recebe uma indenização da empresa, além de ter garantidos todos os direitos, como se tivesse sido mandado embora sem justa causa”, complementa Amaury.


14

SEXTA-FEIRA • 13 DE NOVEMBRO DE 2015

INTERIOR

FALE COM O EDITOR: REDACAO@JNEDIARIO.COM.BR

AQUIDAUANA

VEREADOR QUE ASSUMIU RESPONDE PROCESSO NA JUSTIÇA Ele era o 1º secretário da Casa quando aconteceu a chamada “farra das diárias” Fotos: Assessoria

1

Edson Giroto, seduzido pelo dinheiro em fazer fortuna fácil, foi perdendo tudo à sua volta sem perceber. Começou pela família, depois amigos, o cargo de deputado federal, o importante cargo no Ministério dos Transportes em Brasília, e agora a presidência estadual do PR. Ele perdeu praticamente tudo, menos o foco de ficar rico.

2 Paulo Reis foi cassado e responde a processo por improbidade

DA REDAÇÃO O vereador Iran Rezende, que assumiu a vaga de Paulo Reis, está envolvido no escândalo das diárias que aconteceu no biênio 2007/2008, na Câmara Municipal de Aquidauana. O Ministério Público Estadual

instaurou um inquérito civil e ofereceu denúncia à Justiça, que aceitou. O processo está em fase de oitivas e deve ser concluído em 2016, antes do pleito eleitoral. Caso haja condenação, muitos dos envolvidos que hoje se apresentam como précandidatos não terão condi-

Iran é um dos mais implicados em processo a ser concluído

ções de concorrer a uma vaga eletiva. O escândalo conhecido como a “farra das diárias” aconteceu na gestão do então presidente Woterly Garcia; Iran Rezende era o 1º secretário da Casa naquele biênio. O vereador, que foi líder do então prefeito Felipe Orro, é um

dos mais implicados no caso. O ex-vereador Paulo Reis deixou a Casa e está recorrendo junto ao TSE; Reis, quando secretário de Saúde de Fauzi Suleiman, foi afastado pela Justiça por duas vezes, e responde processo por improbidade administrativa. O processo ainda não foi julgado.

CÂMARA ANASTÁCIO

Cambucá e Pertile enviam expediente a prefeito e secretário de Obras Foto: Assessoria

DA REDAÇÃO

Os vereadores Igor Cambucá e Robson Pertile (PSB), em sessão realizada terça-feira (10), apresentaram duas indicações, ambas endereçadas ao prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo, com cópia ao secretário municipal de Obras, Manoel Paes. Na primeira indicação os vereadores solicitaram a realização do serviço de recuperação da pavimentação asfáltica (tapa-buracos) no trecho compreendido do trevo das BRs 419 com 262, saídas para Miranda e Nioaque, até a bifurcação das avenidas JK e Integração. A justificativa foi o grande fluxo de caminhões e carretas que utilizam aquele trecho, fazendo com que o desgaste natural da pavimentação tenha seu tempo acelerado, ocasionando vários buracos por toda

Sem o contraditório a liminar dada pela reintegração de Alcides Bernal à prefeitura é admitida como errada e precisa ser anulada urgentemente, a fim de se restabelecer o estado democrático de direito. Dizem que, se não fizerem isso, o CNJ poderá chegar por aqui a qualquer instante com um ‘alfaiate oficial’ já tirando medidas dos ‘pijaminhas’ de muita gente, que acabará indo para a aposentadoria prematura.

4

Ontem seria o chamado Dia ‘D’ para o vereador Paulo Pedra. O parlamentar seria julgado pelo TSE por compra de votos e, se cassado, pode perder o mandato na Câmara e ser afastado do cargo de secretário de Governo de Alcides Bernal com base na ‘Lei da Ficha Limpa’. Pedra, que é filho de santo no ‘candomblé’, tá ‘correndo gira’ há vários dias para ver se escapa dessa. O julgamento foi adiado para a próxima terça.

5

Edson Giroto e Maria Wilma Casanova já estão no GARRAS à disposição da Justiça. A liminar que liberou ambos foi cassada pelo desembargador Dorival dos Santos. Maria Wilma está em estado de choque e chorando muito.

6

7

Das 55 emissoras de rádio de ondas médias existentes em Mato Grosso do Sul, apenas 4 não pediram a mudança para a frequência de FM. O prazo para esse pedido terminou no dia 10 (terça-feira). O senador Delcídio do Amaral disse hoje em meu programa que está trabalhando firme para que MS esteja entre as primeiras 200 emissoras que mudarão para a nova tecnologia.

Expediente pede recuperação de asfalto e colocação de tampa em bueiro

a extensão da via e causando transtornos aos motoristas. Na segunda indicação os edis solicitam do secretário Valério o reparo da tampa do bueiro

localizado na esquina das ruas Presidente Vargas com 18 de Março, na Vila Maior. A preocupação dos vereadores se justifica pelo fato de

o bueiro estar sem a grade de proteção (tampa), deixando a população exposta a acidentes e entupimento. (Colaborou Nabil Jaffal)

Lar Betânia inaugura obras e agradece à Prefeitura de Anastácio A Comunidade Terapêutica Lar Betânia, no distrito de Camisão, em Aquidauana, inaugurou, no domingo (8), obras de instalação da cozinha industrial e ampliação do número de alojamentos para atender os internos que recebem tratamento de dependência química. Na ocasião o diretor-presidente da instituição, médico e pastor Gideão Cabral, seus familiares e assistentes receberam autoridades e diversos convidados de Anastácio e Aquidauana para testemunhar o importante momento da instituição, com uma solenidade de inauguração das no-

3

O senador Delcídio do Amaral recebeu em Brasília o governador Reinaldo Azambuja, levando -o para negociar a dívida do Estado junto ao Tesouro Nacional. Essa atitude de estadista do senador mostra carinho e respeito por Mato Grosso do Sul, e ao entabular entendimento com Reinaldo Azambuja, que o venceu na corrida pelo governo do Estado, mostra que diferenças políticas são de menor relevância quando o futuro do Estado é objetivo maior.

SOLIDARIEDADE

DA REDAÇÃO

Pela primeira vez desde o clamoroso erro jurídico a que foram induzidos nossos desembargadores do TJMS, que reconduziram erroneamente Alcides Bernal à prefeitura, ouviram-se do Dr. Luiz Bonassini os princípios da ‘ampla defesa’ e do ‘contraditório’. Ele ‘determinou’ ao GAECO a devolução do celular do vereador Otávio Trad, e pediu que três vereadores explicassem acusações da promotoria.

vas instalações e de agradecimentos aos parceiros que têm ajudado essa nobre causa. Entre as autoridades estava o vice-prefeito de Anastácio, Laércio Valério, por meio do qual Gideão encaminhou agradecimentos ao prefeito Douglas Figueiredo, em virtude da ajuda oficializada pela prefeitura. Conforme disse Gideão durante o evento e também no dia anterior na Rádio FM América, “além do Poder Judiciário, que contribuiu para a obra, a Prefeitura de Anastácio é a única instituição que fez convênio financeiro com o Lar Betânia para o seu funcionamento. Nós devemos muito ao prefeito Douglas e por isso agradecemos em público”, disse o médico.

Foto: Frazão

8

Alcides Bernal está mais perdido que ‘cego em tiroteio’ quando o assunto é ‘tapa-buracos’. Ontem ele fez uma solenidade chinfrim e atabalhoada ensaiando uma campanha contra a buraqueira que ele próprio deixou criar com a falta de manutenção, mas as máquinas não trabalharam. O dinheiro que ele tem dá para tapar ‘mil buracos’ e Campo Grande possui 350 mil deles. As empresas do setor temem que Bernal lhes dê o calote ou não fique no cargo.

9

Ontem seria o Dia ‘D’ para o ex-prefeito Gilmar Olarte. Ele seria julgado pela Câmara com base nas denúncias feitas pela Justiça. Mas a Câmara Municipal optou por arquivar denúncias contra o vice-prefeito.

10

Definido pelo TSE o calendário político para as eleições municipais de 2016. O primeiro turno será no dia 2 de outubro e o 2º turno dia 30. As convenções partidárias para escolha de candidatos devem ser feitas de 20 de julho a 5 de agosto. As regras já estão definidas. Salve-se quem puder. Amanhã eu volto. Fuuuuuuuuuuuuui.

Instituição cuida de dependentes químicos gratuitamente


SEXTA-FEIRA • 13 DE NOVEMBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: ENTRETENIMENTO@JNEDIARIO.COM.BR

15

ENTRETENIMENTO

UI!

RODRIGO FARO COMEMORA SUCESSO DE “OS DEZ MANDAMENTOS” E ALFINETA A GLOBO

UOL

de dúvidas, pra mim, a maior e mais completa telenovela nacional que eu já vi. Ih, eu falei nacional? O ‘Jornal Nacional’ tomou um caldo. Ele não entendeu a regra do jogo, que também morreu afogado”, brincou Rezende, fazendo trocadilhos com a programação da Globo. Foto: Divulgação

Feliz pelo sucesso de “Os dez mandamentos”, que chegou a 31 pontos na Grande São Paulo com a abertura do Mar Vermelho, Rodrigo Faro alfinetou a Globo ao falar sobre o ibope da novela da Record. “A gente sabe que ontem (abertura do Mar Vermelho) foi um dia histórico que ficará na história da TV brasileira. O Mar Vermelho abriu e a diferença também, enquanto o Moisés abria o mar, a outra emissora se afogava no mar que ficou do lado, com peixes e tal”, disse o apresentador, na noite dessa quarta-feira (11), durante sua participação

no “Jantar Ressoar Solidário”, evento beneficente para ajudar crianças do Projeto Nova Canaã e que também homenageou os 25 anos da Fundação Xuxa Meneghel. Rezende debocha da Globo Faro não foi o único que alfinetou a Globo. Durante o “Cidade Alerta” desta quarta-feira , Marcelo Rezende comemorou a boa audiência registrada pela novela “Os dez mandamentos” e debochou do “Jornal Nacional” e de “A regra do jogo”, exibidos no mesmo horário da trama da Record. Para o jornalista, a emissora concorrente “tomou um caldo” da novela bíblica.

Foto: Divulgação

Marcelo Rezende comemorou a boa audiência da novela e debocha do JN

“Enquanto o Moisés abria o mar, a outra emissora se afogava no mar”, disse Faro

“ É , s e m sombra

NA COLA DOS AGRESSORES

Sobe o número de suspeitos de racismo contra Taís Araújo O FUXICO

Foto: Divulgação

Iniciada com 30 suspeitos, a investigação do caso de racismo contra a atriz Taís Araújo agora avalia 70 perfis no Facebook suspeitos dos ataques na rede social. A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) obteve autorização judicial para quebrar o sigilo de dados dos autores dos perfis e investiga se o ataque foi uma ação coordenada por um grupo ou individual. De acordo com agentes da Divisão de Repressão a Crimes na Internet, há menores de idade envolvidos. O delegado titular da DRCI ainda tenta montar o quebracabeça da origem das ações criminosas contra a atriz, para depois partir para a fase de depoimentos dos suspeitos.

“Primeiro a gente vai fazer polícia, o bloqueio dos dados a análise de todos os fatos, dos investigados também foi para depois saber a linha de solicitado à Justiça. Taís Araújo foi vítima de um investigação que a gente vai ataque racista no últitomar”, disse Alessandro ro Foto: Globo / Sérgio Zallis mo dia 31 de outubro ou no Facebook. Thiers, ao jororFaceboo Autores de nal “O Dia”. d perfis n na rede Ele contou u que a quebra do sigilo o de dasocial fizeram dos foi possível ssível fi comenpor meio de c tários ação judicial al depreque obrigou u d ciando os prove-a cor da dores de c pele e o internet cabelo da a liberar cabe as inforatriz. No último mações dia 4, ela compessoais e à o registro pareceu para dede naveDRCI p sobre os gação na por so ataques. internet doss ataque suspeitos. De acor- Segundo os investigadores do caso, há menores do com a de idade envolvidos

RESUMO DE NOVELAS

Rodrigo conta para Jorge que Ciça retirou a queixa contra ele. Jéssica percebe a tentativa de Nanda em aproximá-la de Uodson. Alina dança com Uodson no show de Cleiton. Pedro beija Luciana e Rodrigo vê. Jorge diz a Luciana que Ciça desistiu de acusá-lo pelo acidente. Uodson beija Alina. Ana, Miguel, Lívia e Rodrigo conversam sobre os erros de Ciça. Krica e Alina fazem um pacto de silêncio sobre os beijos em Cleiton e Uodson, respectivamente. Júlia se incomoda com a ironia das nadadoras do Leal Brazil. Rodrigo é hostil com Luciana.

Olívia dá início à Feira de Ciências da Escola Mundial. A diretora diz que os quatro primeiros classificados receberão um prêmio. Os alunos apresentam as experiências. Cirilo derruba um líquido nos cabelos e na roupa de Maria Joaquina. Ela fica furiosa. Cirilo briga com Paulo, diz que foi enganado, pois o líquido não é uma poção de amor. Marcelina cobra o pagamento de Paulo, por tê-lo ajudado com o trabalho de ciências. Paulo vende a poção mágica a Jorge; o mauricinho pretende impressionar Maria Joaquina. A poção é uma combinação química que Paulo fez.

Meire acha que os irmãos Vaz transformaram Alicia em um robô satânico e fica desesperada por acreditar que ninguém no condomínio é confiável. Mateus, Dóris e Téo descobrem que foram Omar e Sabrina que os assustaram na casa abandonada. Helena conta para Pedro que decidiu aceitar a proposta de trabalho de Joel. Rebeca recebe uma cesta com um bilhete pedindo para ela se encontrar com ele no caminho das flores. Rebeca decide ir e perdoa Otávio. O empresário troca alianças de noivado com ela. Os dois se beijam. Giuseppe prepara um sapato com salto para presentear Nico.

Jonatas e Eliza conseguem fugir de Jacaré. Zé Pedro avisa a Germano que Fabinho está protestanto em frente da Bastille e o empresário decide chamar a polícia. Carolina não gosta de encontrar Dorinha em seu apartamento. Jojô não gosta de ver Carolina dormindo em seu quarto. Eliza diz a Jonatas que também deseja se tornar uma empresária das ruas. Fabinho garante a Jamaica que acabará com a Bastille por poluir o ambiente. Jonatas sugere que Eliza venda flores à noite. Eliza se surpreende ao ver Arthur novamente. Eliza tenta se aproximar de Arthur, que não a reconhece.

Os hebreus comem o pão que Deus fez cair do céu. Apuki reclama do alimento oferecido pelo Senhor. Simut se mostra impressionado com o milagre. Moisés avisa que Deus dará porções diárias de alimento. O libertador alerta que os hebreus não precisam reservar comida para o dia seguinte. Bina desobedece e sai para garantir mais pão. Safira não gosta da atitude da irmã. Gahiji, Simut, Radina e Chibale pegam somente o necessário. Eliseba agradece a Deus. Joquebede diz que pode ajudar Gahiji a cozinhar. A noite cai e Miriã canta lindamente.

Dante resgata Lara e a leva para a mansão dos Stewart. Tóia deixa a casa de Romero e Atena comemora. Tio passa uma nova missão a Romero e Atena. Dante incentiva Lara a prestar queixa contra seu marido. Domingas promete a Indira que não venderá sua casa. Rui e Indira flagram Tina e Oziel juntos. Abner se apresenta com Ninfa e Alisson e Merlô se irrita. Atena consegue roubar os diamantes, mas é flagrada pelos seguranças. Oscar confronta Atena e Romero. Romero obriga Atena a devolver os diamantes a Oscar, que declara sua decepção com o ex-herói.


16

SEXTAFEIRA • 13 DE NOVEMBRO DE 2015

SOCIAL

FALE COM O EDITOR: SOCIAL@JNEDIARIO.COM.BR

Nas estantes

Uma coluna completa, com conteúdo inteligente.

Comidas gourmet

As saladas de pote, bem como os sanduíches naturais feitos pela nutricionista Carol Rosa, vêm fazendo o maior sucesso. Instalada na bikecarolina, no espaço Nômade Food Park, na Avenida Ricardo Brandão, em frente da Uniderp, faz fila. Lá tem várias comidinhas diferenciadas, entre elas o sanduíche grego da Gyro e uma limonada com pimenta refrescante, que é show.

Ágil

Se existir um prêmio para rapidez nas decisões no Tribunal de Justiça, esse prêmio deveria ser entregue ao desembargador Divoncir Schreiner Maran. Quem tem demanda a ser decidida por ele sabe que não passa de 30 dias para ter o desfecho da causa. Tamanha rapidez demonstra que o futuro presidente do TJ será ágil em conduzir aquela corte.

Servidores em festa

Hoje, em Três Lagoas, às 19 horas, o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, inaugura a UTI adulto e neonatal, com investimento de mais de 3 milhões de reais. É a primeira UTI neonatal da Região do Bolsão.

Marmelada?

Grandeza da arte guaicuru: o livro “Ter saudade era bom”, da escritora campo-grandense Moema Vilela, foi selecionado entre os finalistas do 22º Prêmio Açorianos de Literatura e do 6º Prêmio Açorianos de Criação Literária, na categoria “Contos”. E isso não é pouco, pois a premiação está dentro de um seleto contexto da cultura sul-americana. O anúncio dos vencedores e a entrega das premiações serão no dia 23 deste mês, no Teatro Renascença, em Porto Alegre.

Fotos: Gabriel Santos

MOMENTO SOLIDARIEDADE

O Projeto Vaquinha Social, que nasceu por meio de empresários de Mato Grosso do Sul, já atendeu inúmeras entidades de todo o Estado, por meio de doações que buscam nas próprias empresas e com amigos. Para marcar este ano, o presidente do Vaquinha Social, Marcelo Coutinho, foi além da imaginação ao preparar arrecadação de 1 milhão de reais para atender 3 entidades. Ganhou apoio do SBT-MS e da sociedade, e no primeiro leilão, realizado no último sábado, dia 7, arrecadaram mais da metade do que era pretendido. Agora, a diretoria do Vaquinha Social espera atingir, com doações feitas pelo 0500 500 5030 para doar 30 reais e com o show dos sertanejos Jads & Jadson, dia 22 de novembro, o restante, que atingirá a meta de 1 milhão de reais, contemplando, assim, as entidades Hospital de Câncer Alfredo Abrão, Associação Juliano Varela e a Associação Renasce uma Nova Esperança. Confira alguns flashes do Leilão do Bem, seguido de almoço assinado pelo Grand Mère Buffet... O empresário Marcelo Coutinho e o advogado Dado Cury

Chamada de Daniele Cicarelli por suas semelhanças faciais, a modete Suzy Cortez venceu o Miss Bumbum 2015, representando o Distrito Federal. O cobiçado título dá direito aos holofotes e, evidente, a convites para ensaios em revistas masculinas e afins. Andam dizendo que a voluptuosa Suzy teve uma ajudazinha amiga para derrotar as concorrentes.

Nova data

Atenção, fashionistas! A semana de moda paulistana do ano que vem já tem data marcada para o preview - verão 2017. A 41ª edição do São Paulo Fashion Week acontecerá de 25 a 29 de abril de 2016, no Parque do Ibirapuera, no Pavilhão da Fundação Bienal. O lugar conta com o recém-inaugurado Espaço Niemeyer, que foi a grande novidade desta temporada. O lugar abriga uma imensa vista, de onde é possível enxergar a arquitetura da Bienal, e foi palco dos desfiles da Ellus, Animale e de Reinaldo Lourenço.

Marrone 50

Amizade é isso aí: o cantor Marrone, parceiro de Bruno, chamou para sua festa de 50 anos de idade alguns dos “mais chegados”, entre os quais o assessor militar do Tribunal de Contas (TCE-MS), coronel José Augusto de Castro Bernardes. Tratamento vip em Goiânia, Castro e sua mulher, Valquíria, tricotaram com celebridades, como a dançarina e apresentadora Bombom (ex-Dudu Nobre), a modelo Nicole Bahls, o cantor Latino e o locutor de rodeios Marco Brasil. E festejaram com Marrone a inauguração da Favo de Mel, a churrascaria do sertanejo.

O presidente da Cassems, cardiologista Ricardo Ayache, e o diretor do Detran, Gerson Dino Claro

Eliane e o querido desembargador Sérgio Martins

A médica Rita de Cássia e o marido, secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares

Adriana e o marido, vereador Herculano Borges

Novo emprego

Ronaldo Miranda Ribeiro, ex-motorista do sertanejo Cristiano Araújo, cujo veículo dirigia naquele trágico acidente que matou o cantor e sua namorada, não ficou na rua da amargura. Está contratado como secretário particular de outro sertanejo, e também goiano, o segunda voz Marrone, da dupla com Bruno.

Deslumbre

A advogada e bailarina Elisângela Zatorre, no embalo do espetáculo de teatro e dança “O pequeno príncipe”, compôs momentos de arrebatamento. Quem assistiu derramou-se de encantamento. Na galeria para aplausos e gargarejos Ana Graziela Hana Aysha, Tarik Dance, Gabh Diniz, Ingrid Farah, Maitê Casara, Tayná Franco, Layla Cris, Juliana Gonzales, Letícia Torales & Cia. Ilimitada.

Forças ausentes

Os presidentes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Faems) e da Federação das Indústrias (Fiems), Alfredinho Zamlutti Jr. e Sérgio Longen, respectivamente, não engrossaram mesmo a ruidosa mobilização da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) contra o reajuste tributário proposto pelo governo do Estado. Tem azedume no caldo.

Fundo aéreo

Com uma das menores bancadas do Congresso Nacional, o Pros não tem dó de investir em mobilidade. Adquiriu com verbas do fundo partidário um helicóptero avaliado em R$ 2,4 milhões. E já tem um bimotor para garantir as andanças de seus dirigentes. O presidente nacional mora em Goiânia, a um passo do Distrito Federal, onde fica a sede do Diretório.

Só tipo

Nas redes sociais, deputada estadual faz a linha ser contra aumento de impostos e coisas do gênero. Mas na votação é a primeira a somar com o governo do Estado e virar as costas para os que a elegeram. Nos protestos, é a primeira a engrossar a fila contra a corrupção, mas em quase todos os “rolos” sua família é a primeira a aparecer nas acusações. Meu Deus, como consegue ser falsa desse tanto!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.