JNE 10/12/2015

Page 1

REESTRUTURAÇÃO GOVERNO DO ESTADO ENCAMINHA PROJETOS DE MELHORIA NO SISTEMA PENITENCIÁRIO

PÁG 4

JORNAL

NOTÍCIAS DO ESTADO

QUINTA

10 DE DEZEMBRO DE 2015 ANO 19 • EDIÇÃO 2724

www.jnediario.com.br

SAFRA HISTÓRICA EM MS Projeção da Aprosoja-MS é de 2,4 milhões de hectares de plantio para 2015/2016 PÁG 8

MISTÉRIO

EMPRESÁRIO DENUNCIA TER SIDO VÍTIMA DE ROUBO COM AMEAÇA DE SEQUESTRO

PÁG 5

CLIMÃO EM BRASÍLIA

ELEIÇÕES 2016

IMPEACHMENT DE DILMA PODE OPOR DEPUTADOS DO ESTADO

MARISA SERRANO FORTALECIDA PARA CONCORRER À PREFEITURA

Maioria da bancada federal é a favor do afastamento da presidente PÁG 9

Conselheira seria a opção para concorrer pelo PSDB em 2016 PÁG 10

REALITY SHOW

ANASTÁCIO CAIU NA REDE Fiocruz: Não há prova científica de que zika cause problemas neurológicos PÁG 11

Douglas Sampaio vence “A Fazenda 8”

NATAL CHEGOU!

Abertura da Cidade do Natal atrai milhares para altos da Afonso Pena PÁG 12

PÁG 15

SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL REÚNE PROJETOS PARA FECHAMENTO ANUAL

WILLIAM BONNER CONTA QUE EMAGRECEU 7 KG EM TRÊS MESES

PÁG 14

ESTRATÉGIA NACIONAL

BATALHA NA CAPITAL

Com alvo no mosquito, Exército entra na guerra contra a dengue PÁG 13

TRICOLOR EM LUTO

Larvicida será colocado em carros-pipa para combater vírus zika PÁG 15

PÁG 11

WWW.JNEDIARIO.COM.BR FALE COM A GENTE Redação, Comercial e Assinaturas 67 3056.8700

Faça sua denúncia pelo WhatsApp: 67 9857.1425

Redação, Comercial, Administrativo, Distribuição e Circulação Rua Central, 317 B. São Bento Campo Grande/MS

Juvenal Juvêncio morre após luta contra câncer PÁG 7

PREVISÃO DO TEMPO MATO GROSSO DO SUL Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas 33ºC Máx / 19ºC Mín


2

QUINTA-FEIRA • 10 DE DEZEMBRO DE 2015

OPINIÃO

FALE COM O EDITOR: OPINIAO@JNEDIARIO.COM.BR

editorial

DESTAQUE DE NOVO? Mato Grosso do Sul tem ganhado destaque na mídia nos últimos meses de uma maneira sem igual. Escândalos políticos então, nem se fala. Daqui a pouco, grandes conglomerados deverão ter equipes especiais só para falar dos “causos” de MS, e sem errar o nome do Estado. A bola da vez: Dilma e Delcídio.

Os sul-mato-grossenses podem se orgulhar, porque nunca na história deste país - lembrando um trecho bem conhecido de um ex-presidente - Mato Grosso do Sul ganhou tanto destaque no noticiário nacional. Antes conhecido mais pelas belezas pantaneiras, a formosura de Bonito, as coisas lindas de Corumbá - e também pelo tráfico intenso de drogas em nossas fronteiras -, agora também é destaque pelos escândalos políticos que denigrem mais e mais o nome de Mato Grosso do Sul. Na confusão do pedido de impeachment em Brasília, em que a Câmara dos Deputados elegeu, por 272 votos a 199, a chapa alternativa integrada por deputados de oposição e dissidentes da base governista para a comissão especial do processo de impeachment, surgem os nossos po-

flagra!

líticos. O nosso caderno Política traz a informação de que apenas três deputados federais de MS permanecem ao lado da presidente da Dilma Rousseff e contra o processo de impeachment e o seu consequente afastamento da Presidência da República. Entre eles está o deputado Dagoberto Nogueira (PDT), que teve seu nome indicado para integrar a Comissão Especial que irá tratar do encaminhamento da questão do impeachment. O deputado federal Carlos Marun e o senador Waldemir Moka (ambos PMDB) assumiram a linha de frente pelo afastamento da presidente. O primeiro chegou a receber convite para ministério e age como defensor ferrenho de Eduardo Cunha. O segundo é ligado a Michel Temer e, de acordo com bastidores, pode vir a compor o governo do vice, no caso da saída de Dilma. Ou seja, Mato Grosso do Sul está em destaque em ambos os lados, o grande problema disso é que nosso Estado tem ligações fortes com esses dois lados. Como é que o eleitor, ou cidadão sul-mato-grossense vai encarar o posicionamento dos nossos nobres políticos e nossos representantes em Brasília? Um tá guardado na sede da PF. Outros estão calados porque são investigados. Como ficamos agora? Foto: Divulgação

VAI UM DOCINHO AÍ? QUEM QUER DOCE? Nas ruas de Campo Grande, o repórter fotográfico Warren Nabuco flagrou este senhor com roupas de palhaço, tocando gaita e distribuindo balas para os carros que passavam pelo centro da cidade. Uma ação simples que pode levar a alegria para o trânsito de nossa cidade, que a cada dia é mais violento.

QUEM TEM MEDO DE SAIR DE FÉRIAS?

Dagoberto ganha destaque e pode compor comissão para “blindar” Dilma

FUNDADO EM 28 DE AGOSTO DE 1997 DIREÇÃO-GERAL DANIELE SANTOS

POLICIAL AVELINO NETO/GILNEI SILVA

CULTURA/ECONOMIA CULTURA@JNEDIARIO.COM.BR

POLICIA@JNEDIARIO.COM.BR

EDITOR-CHEFE MARCELO VARELA DIAGRAMAÇÃO BRUNO ZANUNCIO BRUNOZANUNCIO@JNEDIARIO.COMB.R

REVISÃO MARCO STORANI

ESPORTE/MUNDO COTIDIANO DANIELA LACERDA LIGIA BARALDI COTIDIANO@JNEDIARIO.COM.BR

POLÍTICA LAUREANO SECUNDO

ESPORTE@JNEDIARIO.COM.BR

DEPARTAMENTO JURÍDICO DRA. MICHELLE TABOX MICHELLETABOX.ADV@HOTMAIL.COM

POLITICA@JNEDIARIO.COM.BR

REDAÇÃO E ADMINISTRATIVO RUA CENTRAL, 317  BAIRRO SÃO BENTO (67) 3056-8700

DISTRIBUIÇÃO E CIRCULAÇÃO RUA CENTRAL, 317  BAIRRO SÃO BENTO (67) 3056-8700

O mês de dezembro chegou e muitos profissionais aproveitam para descansar junto aos familiares e filhos. As férias são consideradas um dos momentos mais esperados no ano, mas que, ao mesmo tempo, trazem medo e insegurança. Grande parte dos profissionais brasileiros tem medo de sair de férias e os motivos são diversos, como: - Alguém pode assumir o seu lugar no trabalho; - O chefe pode encontrar falhas no trabalho por causa da ausência; - Despesas extras com passeios, viagens e compras podem prejudicar o orçamento; - Pendências no trabalho que não foi possível ser concluídas até o início das férias; - Para alguns, mais tempo com os familiares e amigos pode gerar conflitos desnecessários e desagradáveis; - E, com a crise e falta de dinheiro, sair de férias para ficar em casa. Talvez por causa dos medos citados acima, os brasileiros estão em segundo lugar no ranking dos países cujos viajantes de férias são os mais conectados ao trabalho. Em primeiro lugar está a China. A tecnologia é o principal motivo; com um smartphone mesmo nas férias é fácil acompanhar os e-mails e as informações da empresa e de clientes. O que era para ser um descanso pode transformar-se num pesadelo. Imagine sair de férias, cansado e querendo descansar. No segundo dia em casa você recebe uma mensagem no celular dizendo que o chefe fez um comentário a seu respeito, mas não dizem qual nem sobre o quê. A primeira coisa que irá pensar é a possibilidade de perder o emprego quando retornar. Qual será a qualidade das suas férias? As férias são um direito dos funcionários brasileiros e obrigatórias de acordo com a Consolidação das Leis

Trabalhistas (CLT), e têm no máximo 30 e no mínimo 20 dias. O período de gozo das férias é determinado pelo empregador, mas geralmente é feito acordo entre empregado e empregador. Se as férias são um direito e obrigatórias, temos de aproveitá-las ao máximo. Aproveite estas seis dicas para curtir as férias sem estresse: 1. Confie em você, no seu potencial como profissional. Se durante o ano você fez o seu trabalho, foi pró -ativo e cumpriu as metas, não precisa preocupar-se. 2. As férias devem ser planejadas, principalmente as despesas financeiras. As viagens costumam ser mais baratas quando compradas com antecedência. Faça viagens dentro das suas condições; se o sonho estiver muito mais alto, comece a economizar agora para realizá-lo nas próximas férias. 3. Você irá receber um adiantamento e um acréscimo de 1/3 do seu salário. O adiantamento deve ser guardado, ele será descontado no seu próximo salário. 4. Você já sabe quando irá sair de férias, com uma certa antecedência. Faça um planejamento e não deixe pendências. Sabe aquele documento ou job pendente, finalize-o. No que depender de terceiros, avise os envolvidos no projeto que você estará ausente por um tempo e que a sua parte já está finalizada. 5. Aproveite as férias ao lado de pessoas das quais você gosta e com quem consegue conviver. É um momento para descansar e sem conflitos. Escolher as companhias faz parte do planejamento de férias. 6. A falta de planejamento é muitas vezes o vilão das férias. Pense nas férias como um job profissional e aproveite para descansar. Quando retornar, terá muito trabalho!

* Jaques Grinberg Costa é empresário, coach e palestrante, trabalha com os temas de empreendedorismo, Artigos veiculados neste jornal não refletem necessariamente a opinião do vendas, liderança, atendimento e fidelização de clientes. JNE - Jornal Notícias do Estado, sendo de responsabilidade dos autores.


3

QUINTAFEIRA • 10 DE DEZEMBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: POLICIA@JNEDIARIO.COM.BR

CURTAS EM ATAQUE DE FÚRIA IDOSA AGRIDE HOMEM Ao sair de sua residência, na rua Mato Grosso, um homem (58), foi abordado por uma idosa de 74 anos, da sua família, que sem motivos começou a agredir e ameaçár dizendo que iria matá-lo. A vítima informou que a idosa o atacou com lata de tinta, vindo a acertar seu joelho e braço esquerdo. O homem disse que não tem nenhum tipo de desavença com a autora. O caso foi registrado em boletim de ocorrência como lesão corporal dolosa.

PMA APREENDE 350 METROS DE REDES EM NO PANTANAL Policiais Militares Ambientais de Corumbá, que trabalham na operação piracema apreenderam nesta terça-feira (1º), cerca de 350 metros de redes de pesca (petrechos proibidos). O material estava escondido, coberto por folhagem, em uma mata, em uma região denominado Baia do bracinho no Pantanal. Os pescadores proprietários dos petrechos não foram localizados. Normalmente, os infratores deixam os materiais ilegais escondidos e os utilizam na madrugada. Petrechos desse tipo, com grande capacidade de captura de peixes são extremamente perigosos para os cardumes, especialmente neste período de piracema em que grandes cardumes estão formados.

TRÊS PRESOS FOGEM DA CADEIA PÚBLICA DE DEODÁPOLIS Três presos fugiram durante a madrugada de terça-feira (08), por volta dás 03hs, da cadeia pública, custodiada pela Polícia Civil de Deodápolis. Conforme informações oficiais, fugiram Bruno Lopes Lamarca (18), Thainatan Ailton Gomes (18) Santos e Carlos Eduardo Barnett (34), que estão sendo procurados pela Polícia da região. Não há informações de como eles teriam conseguido sair das celas.

HOMEM QUE AFOGOU PELO MENOS OITO CRIANÇAS É PRESO Um homem acusado de matar oito crianças com idades entre cinco e doze anos foi preso, enquanto saía da casa onde morava. De acordo com a polícia, Douglas Baptista, (62), é considerado um dos maiores assassinos em série da história do litoral de São Paulo. Baptista, que já foi condenado pelos crimes, atacava crianças na Baixada Santista, principalmente em São Vicente, entre os anos de 1992 e 2003. O homem amarrava os braços e as pernas das vítimas e as jogava em rios e mangues para que se afogassem.

POLICIAL

RASTREANDO

AGENTES ENTRAM EM CELAS E APREENDEM DEZENAS DE CELULARES NO PRESÍDIO FEMININO DE CORUMBÁ Investigações são realizadas para descobrir como aparelhos, acessórios e drogas entraram no local

POR GIL NEI SILVA

De acordo com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), foram apreendidos 49 celulares, fones de ouvido, carregadores e objetos cortantes, como tesouras e facas artesanais, além de 33 trouxinhas de

maconha e 5 de cocaína. A apreensão foi durante operação pente-fino no Estabelecimento Penal Feminino Carlos Alberto Jonas Giordano, em Corumbá. Seis detentas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil por suspeita de serem proprietárias dos ilícitos. Uma delas, de 25 anos, assumiu que parte da droga era sua e foi in-

Foto: Divulgação Agepen

diciada por portar drogas para consumo pessoal. A revista aconteceu na tarde de terça-feira (8), em diversas celas, onde suspeitas foram levantadas. A operação, coordenada pela Diretoria de Operações da Agepen, contou com apoio da Polícia Militar na contenção das internas para que os agentes pudessem fazer o trabalho.

MEIO AMBIENTE

PMA prende homem por transportar peixe capturado durante piracema

Todos os celulares estavam em perfeito estado de uso

O período de defeso é estabelecido por lei, entre os dias 5/11 e 28/2 Divulgação PMA

NA CADEIA

DA REDAÇÃO

Homem é preso depois de ser flagrado transportando um peixe na MS-450, em Aquidauana, capturado de forma ilegal. De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), o flagrante aconteceu durante bloqueio na rodovia. O suspeito estava em um Fiat Siena, e na averiguação encontraram um peixe da espécie cachara, pesando sete quilos, com sinais de rede de pesca, que é um petrecho proibido, além de ter sido capturado no período de piracema, na terça-feira (8). O homem disse aos poli-

O fato de ter se isentado da pescaria não alivia punição

ciais que comprou o peixe de uma pessoa no distrito de Camisão, mas não tinha documentação referente à declaração de estoque. O carro e o peixe foram apreendidos. O homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polí-

cia Civil, sendo autuado em flagrante por crime ambiental e transporte de produto com origem da pesca predatória. Ele foi liberado depois de pagar fiança de R$ 830. O pescado será doado para instituições filantrópicas depois de passar por perícia.

Prostituta é condenada a 22 anos de prisão por matar idoso (103) para roubar R$ 90 Foto: Divulgação Polícia Civil

BEBEDEIRA

HOMEM É ESPANCADO E VAI PARAR NO HOSPITAL POR CAUSA DE R$ 2 Amigos bebiam juntos; ao ratear dinheiro para continuar o fogo, brigaram POR GIL NEI SILVA

Homem identificado como Pedro Gabriel Garcia (37) foi espancado na região central de Coxim. Garcia contou que estava ingerindo bebida alcoólica com dois colegas identificados como “Neguinho” e “Delícia”, quando acabaram se desentendendo por R$ 2, diferença da conta. A vítima contou que se recusou a dar o dinheiro para comprar mais bebida e com isso os autores passaram a agredi-lo com socos e chutes na cabeça e no rosto. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e prestaram os primeiros socorros à vítima, que em seguida foi encaminhada ao pronto-socorro do Hospital Regional Álvaro Fontoura, por

volta das 22 horas de terçafeira (8). Ele sofreu cortes no supercílio direito, nariz e reclamava de dores na cabeça. O caso está registrado na de-

legacia de Polícia Civil como tentativa de homicídio. Os autores foram presos e, após confessarem a participação na briga, foram indiciados pelo crime. Foto: Alisson Silva

Mulher se fez passar por diarista para ganhar confiança e praticar crime

CORUMBAÍBA AGORA

Vítima afirmou que não era usuário de drogas e nunca teve passagem policial

Prostituta (34) que estava presa acusada de matar o aposentado Antônio Gondim, de 103 anos, foi a júri popular. Segundo a Polícia Civil, ela agrediu a vítima até a morte com socos, chutes e pauladas para poder roubar R$ 90 que o idoso tinha no bolso. O crime ocorreu no dia 12 de novembro de 2014. De acordo com o delegado Alexandre Câmara, responsável pelo caso, a suspeita conhecia o idoso e se passou por diarista para trabalhar na residência dele em Corumbaíba, no sul de Goiás. Como era usuária de drogas, teria cometido o crime para

sustentar o vício. “A mulher conhecia a rotina dele e, como se negou aa passar o dinheiro, foi morto na calçada de casa. A vítima sofreu vários golpes, principalmente na cabeça e nos ombros.” Antônio chegou a ser socorrido e foi levado para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), porém não resistiu aos ferimentos e morreu após ficar 12 dias internado. A mulher foi detida preventivamente e levada para o presídio de Caldas Novas, também no sul do estado, pois em Corumbaíba não há ala feminina na cadeia. Ela foi indiciada por latrocínio, que é o roubo seguido de morte, e condenada, na terçafeira (8), a 22 anos de prisão em regime fechado.


4

QUINTA-FEIRA • 10 DE DEZEMBRO DE 2015

POLICIAL

FALE COM O EDITOR: POLICIA@JNEDIARIO.COM.BR

REESTRUTURAÇÃO

GOVERNO DO ESTADO ENCAMINHA PROJETOS DE MELHORIA NO SISTEMA PENITENCIÁRIO Entre os benefícios estão aumento de efetivo e poder de escolta por agentes penitenciários Foto: Warren Nabuco

POR AVELINO NETO

O governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa uma série de regulamentações referentes à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), entre as quais alterações na lei que rege a carreira penitenciária, o que possibilitará a abertura de concurso público. Também foram encaminhados projetos permitindo aos agentes penitenciários a atuação na escolta e guarda externa dos presídios, além de alteração na lei que institui o Fundo Penitenciário de Mato Grosso do Sul. Um dos projetos enviados apresenta várias alterações na Lei nº 4.490/2014, entre elas o aumento do quadro de servidores da agência penitenciária das atuais 2.079 para 2.400 vagas. A medida irá possibilitar a realização de concurso público para novos agentes penitenciários, já autorizado pelo governo, com a possibilidade de aumento gradativo dos atuais 1.442 servidores. A previsão, segundo anúncio feito pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, é de que sejam oferecidas 383 vagas no certame. Também está prevista no projeto a ampliação no prazo de validade do concurso de um para dois anos, podendo ser estendido por igual período. A nova redação propõe ainda

que o cargo de corregedor-geral da Agepen seja ocupado exclusivamente por servidor da carreira penitenciária e que os agentes possam realizar também serviços de escolta de detentos, atendendo a reivindicações da categoria. Outra novidade solicitada é que os agentes penitenciários possam realizar os serviços de guarda externa dos presídios, atribuição que, por força de lei, hoje é exclusiva da Polícia Militar. Para que essa mudança seja possível, foi necessário encaminhar também projeto de emenda à Constituição estadual e à Lei nº 4.640/2014, sobre a Estrutura Básica do Poder Executivo de Mato Grosso do Sul. De acordo com o diretor -presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a intenção do governo é que a atuação dos servidores penitenciários, tanto na escolta quanto na vigilância das muralhas, aconteça de forma gradativa. “O governador Reinaldo Azambuja e o secretário Sílvio Maluf têm demonstrado sensibilidade e dado à Agepen a importância institucional que ela precisa para realizar com maior eficiência a sua missão”, ressalta. Conforme Stropa, essas mudanças nas atribuições ocorrerão dentro das possibilidades de quantitativo de pessoal, aquisição de armas e equipamentos necessários, e capacitação aos servidores. Com relação a isso, o dirigente informa que já está progra-

Ailton Stropa Garcia, diretor-presidente da Agepen

mado um curso em parceria com o Sistema Penitenciário de Mato Grosso, onde esses trabalhos já são realizados por agentes penitenciários, além de estar garantido total apoio da Diretoria Penitenciária de

Operações Especiais do Distrito Federal. O governo do Estado também enviou à Casa de Leis projeto para alteração nas regras sobre o Fundo Penitenciário do Estado de Mato Grosso do

Sul (Funpes-MS), instituído pela Lei nº 4.630/14. A proposta tem por objetivo conferir autonomia à Agepen para geri-lo, dando mais agilidade aos trâmites legais de liberação de recursos arrecadados, para per-

mitir que sejam utilizados, em tempo hábil, em benefício do sistema prisional. Conforme o projeto de lei, o Funpes-MS continua vinculado à Sejusp, mas gerido pela agência penitenciária. (Com Assessoria)

IRREGULAR

CURTA

PMR apreende mais de 340 kg de maconha na MS-164 e recupera carro roubado

POLÍCIA PRENDE HOMEM COM DROGA E POR VIOLENTAR EXCEPCIONAL Foto: Divulgação

Homens tentaram fugir, mas foram presos em meio a plantação de soja

POR GIL NEI SILVA Homens da Polícia Militar Rodoviária apreenderam mais de 340 quilos de maconha na MS-164, em Dourados. A droga estava em um carro com placas de Cascavel (PR), abordado nessa segunda-feira (7), no quilômetro 13 da rodovia. O veículo ocupado por dois homens seguia no sentido Itahum–Dourados. Durante a abordagem, o motorista não obedeceu à ordem de parada e fugiu em alta velocidade no sentido da BR-463. Foi feito o acompanhamento tático e aproximadamente oito quilômetros adiante o condutor e o passageiro abandonaram o carro e fugiram para uma plantação de soja às margens da rodovia. Os acusados, que estavam deitados em meio à plantação, foram localizados e presos. Durante as vistorias ao veículo foram localizados no porta-malas 308 tabletes de maconha, que após pesagem totalizaram 344 quilos.

Além disso, as placas afixadas eram falsas e o carro é produto de furto ocorrido em agosto em Franca (SP). Aos policiais, os acusados informaram que pegaram o veículo já com a droga na

região do Presídio Semiaberto de Ponta Porã e que o destino seria Presidente Prudente, em São Paulo, onde o pagamento pelo transporte seria feito. Eles foram presos e encaminha-

dos junto com a droga e o veículo para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Dourados, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e receptação. Foto: Divulgação PMR

Carro era produto de furto com registro em Franca-SP

A Polícia Militar de Aquidauana prendeu um homem acusado de violentar um menino de 11 anos portador de necessidades especiais. Segundo a polícia, o Centro de Operações Policiais recebeu a denúncia de uma mãe informando que seu filho foi até a casa de um conhecido da família e, quando voltou, estava com comportamento estranho e secreção na região anal. A equipe do Grupamento Especializado e Tático em Ações Motorizadas (Getam) foi acionada e compareceu à residência da denunciante. Após levantamento preliminar a polícia se deslocou à residência do acusado, um homem de 51 anos, cuja identificação é preservada por força do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). PRONTO-SOCORRO Por conta das contradições entre o que o caso mostrava e o acusado dizia, os policiais militares com a mãe levaram a criança ao pronto-socorro, onde o médico plantonista constatou, inclusive emitindo laudo, que a criança havia sido violentada e que estava com hemorragia na região do esfíncter (musculatura anal). Diante da constatação, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia de polícia, onde foi autuado em flagrante por porte de drogas e pela violência sexual contra a criança, com o agravante de o menino ser portador de necessidades especiais.


5

QUINTAFEIRA • 10 DE DEZEMBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: POLICIA@JNEDIARIO.COM.BR

POLICIAL

MISTÉRIO I

EMPRESÁRIO DENUNCIA TER SIDO VÍTIMA DE ROUBO COM AMEAÇA DE SEQUESTRO Vítima entregou três veículos de empresa a desconhecidos

POR AVELINO NETO

A Polícia Civil investiga denúncia de roubo mediante ameaça de sequestro vitimando o empresário Maciel Batista dos Santos (34), rendido por desconhecidos acompanhados de um ex-funcionário de Maciel. O empresário denuncia ter recebido telefonema de uma pessoa desconhecida dizendo que precisavam tratar de assunto referente ao ex-funcionário de Maciel, de nome Luís Fernando, sendo marcado encontro no Shopping Campo Grande. No horário marcado, por volta de 13h, chegaram ao shopping quatro homens, entre eles Luís

Fernando, o qual disse a Maciel que estaria sendo sequestrado por aqueles homens e que sua família estaria nas mãos de outros sequestradores na cidade paranaense de Fazenda Rio Grande. Em seguida Fernando teria dito que Maciel estaria lhe devendo R$ 45 mil e que ele e sua família só seriam libertados após pagamento desse valor, pois estariam na cidade há quatro dias o monitorando. Ainda segundo o empresário, temendo as ameaças inclusive à sua família, se viu obrigado a entregar ao grupo três veículos da empresa com nome fantasia Casas Campo Grande, sendo pessoa jurídica Brasil e Oliveira Comércio e Serviços Ltda.-ME, estabelecida na Avenida Monte

Castelo, 933, no bairro Monte Castelo. Foram levados pelos homens os veículos Gol de placas HTD3778 e HTM-1615, além da Saveiro de placas APP-0455, todos emplacados em Mato Grosso do Sul. Ainda segundo a vítima, um dos veículos Gol foi entregue no pátio do shopping e Saveiro e outro Gol, apanhados pelos homens no pátio da empresa. Os desconhecidos são ainda acusados de terem forçado a vítimas a lhes entregar R$ 850 para despesas com hotel e combustível. Embora tenha ocorrido no começo da tarde, o caso foi registrado na Depac Piratininga por volta de 1h30 de ontem (9), pelo delegado Hoffman D’Avila Cândido e Sousa.

Foto: Warren Nabuco

Dois dos veículos roubados foram retirados do pátio da empresa, na Avenida Monte Castelo

REVISTA

MISTÉRIO II

AGEPEN FAZ OPERAÇÃO PENTE-

Funcionários se concentram FINO NO PRESÍDIO DE TRÂNSITO diante da empresa à espera de Batalhão de Choque da PM garante segurança durante operação pagamento atrasado Fotos: Divulgação BPChoque

Operários da construção civil denunciam falta de pagamento há quase 50 dias POR AVELINO NETO

Durante toda a manhã de ontem (9) um grupo de pelo menos 30 funcionários da Casas Campo Grande, pertencente a Maciel Batista dos Santos, se concentrava diante da empresa alegando que tentava receber pagamento de salário e benefícios. Segundo os funcionários, todos trabalhadores na construção civil, eles estão há 45 dias tentando receber seus salários. A empresa Casas Campo Grande atua na construção e reforma de imóveis na Ca-

pital, constando que grande parte das obras tocadas pela empresa é de de casas para financiamento pela Caixa Econômica Federal. Na manhã de ontem (9), Jeferson Sprea (37), morador no Paraná e amigo de Maciel, recebeu o JNE para falar em nome do empresário. Segundo ele, Maciel está bastante abalado e não entende o que pode ter levado as pessoas a fazerem o que fizeram com ele. Para Jeferson, pode estar havendo algum mal-entendido, mas que Maciel só poderá esclarecer após se restabelecer da pressão e do susto por que passou. Salário

Jeferson confirmou que os trabalhadores da empresa realmente estão a receber, mas desmentiu que há tanto tempo; segundo ele, seria coisa de dias. Assegurou ainda que até o fim da tarde todos já iriam estar com pagamento em dia. Os trabalhadores Ao serem informados pela reportagem do JNE de que o pagamento seria feito até o fim da tarde, os trabalhadores disseram que esta é a promessa que ouvem todos os dias. Alguns iam além, afirmando que o roubo denunciado pelo dono da empresa “não passava de manobra para enrolá -los”. Foto: Warren Nabuco

Presos foram mantidos isolados em local de segurança

POR AVELINO NETO

Trabalhadores esperam na porta da empresa, pagamento de salário

Trabalhadores esperam, na porta da empresa, pagamento de salário

Na manhã de ontem (9) agentes penitenciários com apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar realizaram uma Operação Pente-Fino em todo o conjunto de celas do Presídio de Trânsito. De acordo com a Agência de Adminitração Penitenciária, a operação é preventiva. Com apoio do Batalhão de Choque os presos são retirados de suas alas e celas sendo isolados na parte externa do Complexo de Celas e mantidos sob escolta dos policiais, enquanto os agentes vistoriam as celas e galerias. Na operação dessa quarta-feira a equipe da Agepen apreendeu apenas um telefone celular e o respectivo carregador. Agentes afirmam que a pequena quantidade de ilícitos encontrada é saldo de seguidas ações preventivas, o que inibe a massa carcerária de levar ilícitos para o Em cada cela vistoriada, cobertura de um policial interior do presídio.


6

QUINTAFEIRA • 10 DE DEZEMBRO DE 2015

POLICIAL

FALE COM O EDITOR: POLICIA@JNEDIARIO.COM.BR

NAS RUAS

POLÍCIA DO INTERIOR MOBILIZA EFETIVO PARA GARANTIR SEGURANÇA À POPULAÇÃO NO FIM DE ANO Durante o mês de dezembro, serão realizadas operações em diferentes municípios Foto: Angela Bezerra

POR GIL NEI SILVA

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vem executando, desde o dia 3 de dezembro, várias ações de prevenção a crimes, por ocasião das festividades de fim de ano. Durante todo o mês, policiais de todos os municípios estarão em alerta, cumprindo mandados de prisão, busca e apreensão, além de realizar rondas ostensivas para conter ações de meliantes. O objetivo é saturar a violência nos municípios do interior. As Polícias Civil e Militar usará todo o efetivo para o trabalho preventivo A exemplo do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), com sede em Coxim, que lança nesta quinta-feira (10) as ações do Policiamento de Fim de Ano. A cerimônia acontece a partir das 8h30 no auditório da Associação Comercial, Industrial e

Em larga escala, policiais estarão nas ruas garantindo a segurança

Agropastoril de Coxim (Aciac). “A estratégia é reforçar o policiamento neste período de festas, com foco na redução dos índices criminais e no aumento da segurança e do bem

-estar da população durante o período de festas de fim de ano, com rondas ostensivas, ações educativas e preventivas de policiamento comunitário, que serão realizadas por equi-

pes de bicicletas, motos, viaturas duas e quatro rodas e policiamento montado”, enfatizou o comandante do 5º BPM, tenente-coronel PM Adão Rosa.

ERVA

Três homens são presos pelo DOF acusados de tráfico de drogas Pretendiam levar até Marília, onde receberiam R$ 5.000 pelo transporte Foto: Divulgação DOF

POR GIL NEI SILVA

Droga estava dividida em 46 tabletes, em mala e mochila Foto: Divulgação DOF

Trio de traficantes foi autuado em flagrante

Equipe do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) prendeu três jovens acusados de tráfico de drogas, na região de Ivinhema. A ação foi na MS-141, no trevo de Guassulândia. Os policiais realizavam bloqueio na rodovia quando abordaram um Fiat Uno de cor azul, com placas de Santa Bárbara D’Oeste (SP), conduzido por Thiago Ribeiro (28), tendo como passageiro Júlio Soares (26), que vinha de Naviraí no sentido de Ivinhema. Durante abordagem, os policiais observaram que logo atrás vinha outro veículo, que ao ver a ação policial, deu manobra de retorno, mas foi perseguido pela viatura que logo interceptou o veículo Honda Civic de cor preta, com placas de Dourados, conduzido por Robert William Rosa Costa (30). Sem saída, Robert confessou que estava transportando maconha e que o Uno estaria servindo de batedor da carga. Disse ainda que pegou o veículo com a droga em Sete Quedas, cidade que faz fronteira com o Paraguai, juntamente com Júlio e Thiago. O entorpecente, localizado em uma mala e numa mochila, pesou 50 quilos. Um itinerário foi encontrado no interior do Uno. O trio foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Ivinhema, na manhã de terça-feira (8), onde foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO Aviso de licitação Processo Administrativo Licitatório n° 084/2015 - Pregão Presencial n° 036/2015 PRESENCIAL do tipo MENOR PREÇO POR ITEM, nos termos da Lei Federal 10520/2002, Lei Municipal 721/2009, Decreto nº 049/2011 e legislação correlata, de acordo com a Lei Federal n° 8666/93 e suas alterações. OBJETO: Registro de preços para aquisição de oxigênio medicinal para as unidades de saúde do Município de Anastácio MS. DATA E HORARIO DA REALIZAÇÃO: 22 de dezembro de 2015 às 08:00 horas (horário local). LOCAL DA REALIZAÇÃO DO PREGÃO: Sala de licitações do Paço Municipal “Almiro Flores Nogueira”, sito a Rua João Leite Ribeiro, nº 754, Centro, Anastácio MS. OBTENÇÃO DO EDITAL: Na Secretaria Municipal de Administração no endereço supracitado TELEFONE: (0xx67) 3245-3540. Anastácio/MS, 07 de dezembro de 2015. Vilson Zanqueta Pregoeiro ___________________________________________________________________________________ ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO EXTRATO DE CONTRATO nº 067/2015 OBJETO: Aquisição de material elétrico para conserto e manutenção do sistema de iluminação pública e prédios próprios do Município de Anastácio/MS. LICITAÇÃO PRÉVIA – Ata de Registro de Preços nº 20/2014. CONTRATADA: Petel Materiais de Construção e Equipamentos e Ltda. CNPJ nº 26.834.259/000121. PRAZO DE VIGÊNCIA: 05.10.2015 a 31.03.2016 VALOR: R$ 46.623,30 ( quarenta e seis mil seiscentos e vinte três reais e trinta centavos) Dotação: 09.01.15452352028.3390.30.00-10000 ASSINATURAS: Douglas Melo Figueiredo, Antonio Carlos Camponez Petenatti, Lourival José Barbosa e Hudson Oliveira dos Santos Anastácio – MS, 05 de outubro de 2015. ___________________________________________________________________________________ ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO EXTRATO DE CONTRATO nº 068/2015 OBJETO: Aquisição de material elétrico para conserto e manutenção do sistema de iluminação pública e prédios próprios do Município de Anastácio/MS. LICITAÇÃO PRÉVIA – Ata de Registro de Preços nº 20/2014. CONTRATADA: Dilux Comercio de Materiais Eletricos Ltda – EPP, CNPJ nº 11.997.015/0001-92, PRAZO DE VIGÊNCIA –05.10.2015 a 31.03.2016 VALOR: R$ 40.712,20 ( quarenta mil setecentos e doze reais e vinte centavos). Dotação: 09.01.15452352028.3390.30.00-10000 ASSINATURAS: Douglas Melo Figueiredo, Valéria Zan Molinaro, Lourival José Barbosa e Hudson Oliveira dos Santos Anastácio – MS, 05 de outubro de 2015. ___________________________________________________________________________________ ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO EXTRATO DE CONTRATO nº 073/2015 OBJETO: Contratação de empresa prestação de serviços de digitalização de todo o acervo documento e processos físicos em trâmite e em arquivo, guarda on-line dos documentos digitalizados, incluindo o fornecimento de software, para armazenamento, indexação, consulta e exportação dos documentos, de hardware (scanner e servidor) e de mão de obra necessária para a execução do serviço, disponibilização dos arquivos para download para guarda dos arquivos em banco de dados. LICITAÇÃO PRÉVIA – pregão nº 029/2015 – Processo nº 69/2015 CONTRATADA: Talini & Trindade Ltda ME, CNPJ nº 21.178.499/0001-00, situada a Rua Duque de Caxias, 1781, Bairro Alto, Aquidauana MS CEP. 79200-000. PRAZO DE VIGÊNCIA – 01.12.2015 a 31.12.2016 VALOR: R$ 106.100,00 (cento e seis mil e cem reais). Dotação: 04.01.04122052010.3.3.90.30.00-100000. ASSINATURAS: Douglas Melo Figueiredo, Alcira Antonia Espinosa Talini, Manoel Paes, Maria de Fatima Falcão. Anastácio – MS, 27 de novembro de 2015 ___________________________________________________________________________________ DECRETO Nº 372, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2015. DISPÕE SOBRE O RECESSO DE FINAL DE ANO NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL DE ANASTÁCIO, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das atribuições legais que lhe confere o art. 47, inciso IV, da Lei Orgânica do Município, DECRETA: Art. 1º Ficam fixados os períodos de recesso de final de ano nas repartições públicas municipais da Administração: I - recesso de Natal – período de 21 a 28 de dezembro de 2015; II - recesso de Ano Novo – período de 29/12/2015 a 04/01/2016. Parágrafo único. Os serviços, inclusive os essenciais para o atendimento à população, serão prestados em regime de escalas e plantão. Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Anastácio-MS, 08 de dezembro de 2015. DOUGLAS MELO FIGUEIREDO Prefeito Municipal ___________________________________________________________________________________ ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO EXTRATO DE EMPENHO nº001735 Processo nº 092/2014 – Pregão nº 032/2014 – Ata de Registro de preço nº 022/2014 Empresa: EVERTON DO NASCIMENTO RIBAS CNPJ: 20.867.764/0001-96 Objeto: Refere-se á contratação de serviços, para auxiliar na manutenção elétrica em postes de iluminação pública, incluindo o reparo de todas as conexões, ajuste e troca de reatores, lâmpadas, rede de base para rele e substituições de fios, no valor de R$: 3.600,00 (três mil e seiscentos reais) Dotação: 09.01.04.122.35-2.026.3.3.90.39.00-100000 Assinaturas: Douglas Melo Figueiredo, Manoel Aparecido da Silva Anastácio, MS 26 de Outubro de 2015 ___________________________________________________________________________________ ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO Aviso de licitação - Processo Administrativo Licitatório n° 079/2015 - Pregão Presencial n° 034/2015 PREGÃO PRESENCIAL do tipo MENOR PREÇO POR ITEM, nos termos da Lei Federal 10520/2002, Lei Municipal 721/2009, Decreto nº 049/2011 e legislação correlata, de acordo com a Lei Federal n° 8666/93 e suas alterações. OBJETO: Registro de preços para contratação de serviços gráficos para as diversas secretarias do Municipio de anastácio MS. DATA E HORARIO DA REALIZAÇÃO: 17 de dezembro de 2015 às 08:00 horas (horário local). LOCAL DA REALIZAÇÃO DO PREGÃO: Sala de licitações do Paço Municipal “Almiro Flores Nogueira”, sito a Rua João Leite Ribeiro, nº 754, Centro, Anastácio MS. OBTENÇÃO DO EDITAL: Na Secretaria Municipal de Administração, Rua João Leite Ribeiro, 754, Centro, Anastácio/MS.TELEFONE: (0xx67) 3245-3540 Anastácio/MS, 25 de novembro de 2015. Vilson Zanqueta Pregoeiro ___________________________________________________________________________________ ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO Aviso de licitação - Processo Administrativo Licitatório n° 081/2015 - Pregão Presencial n° 035/2015 PREGÃO PRESENCIAL do tipo MENOR PREÇO POR ITEM, nos termos da Lei Federal 10520/2002, Lei Municipal 721/2009, Decreto nº 049/2011 e legislação correlata, de acordo com a Lei Federal n° 8666/93 e suas alterações. OBJETO: Registro de preços para aquisição de material permanente moveis e equipamentos, para atender as diversas secretarias do Município de Anastácio MS. DATA E HORARIO DA REALIZAÇÃO: 18 de dezembro de 2015 às 08:00 horas (horário local). LOCAL DA REALIZAÇÃO DO PREGÃO: Sala de licitações do Paço Municipal “Almiro Flores Nogueira”, sito a Rua João Leite Ribeiro, nº 754, Centro, Anastácio MS. OBTENÇÃO DO EDITAL: Na Secretaria Municipal de Administração no endereço supracitado. TELEFONE: (0xx67) 3245-3540. Anastácio/MS, 01 de dezembro de 2015. Vilson Zanqueta Pregoeiro ___________________________________________________________________________________ ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO RESULTADO DE ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO LICITATÓRIO N 70/2015 PREGÃO PRESENCIAL Nº 030/2015 O Município de Anastácio/MS homologa o registro de preços para aquisição de material de construção, elétrico, hidráulico e pintura para atender as diversas secretarias do Município de Anastácio MS. Empresas: Neusa Edi Shoenknecht- EPP, CNPJ nº 94.894.508/0001-24, itens 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 09, 10, 11, 12, 41, 53, 56, 108, 194, 195, 196, 197, 198, 199, com valor total de R$ 85.168,00 (oitenta e cinco mil cento e sessenta e oito reais); Madeireira Monjolinho Ltda. ME. CNPJ nº 36.805.729/0001-82, itens 70, 159, 160, 161, 169, 170, 171, 172, 173, 174, 175, 176, 177, 178, 179, 180 e 181 com valor total de 50.323,50 (cinquenta mil trezentos e vinte e três reais e cinquenta centavos); Chaves Junior & Cia Ltda. EPP. CNPJ nº 00.106.670/0001-97, itens 26, 48, 55, 57, 59, 60, 63, 65, 79, 81, 86, 87, 88, 95, 96, 98, 99, 102,103, 104, 104, 112, 122, 123, 129, 131, 133, 134, 135, 146, 158, 162, 165, 185, 189, 190, 210, 212 e 213, com valor total de R$ 79.223,50 (setenta e nove mil duzentos e vinte três reais e cinquenta centavos); Rosangela Jorge da Silva, CNPJ nº 03.794.498/0001-08, itens 08, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 24, 25, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 49, 50, 51, 52, 54, 58, 61, 62, 64, 66, 67, 68, 69, 71, 72, 73, 74, 75 76, 77, 78, 80, 82, 83, 84, 85, 90, 91, 93, 94, 97, 100, 101, 106, 107, 109, 110, 111, 113, 114, 115, 116, 117, 118, 119, 120, 121,124, 125, 126, 127, 128,130, 132, 136, 138, 139, 140, 141, 142, 143, 144, 145, 150, 151, 152, 153, 154, 155, 156, 157, 163, 164, 167, 168, 182, 183, 184, 186, 187, 188, 191, 192, 193, 200 e 211 com valor total de R$ 197.311,50 (cento e noventa e sete mil trezentos e onze reais e cinquenta centavos). Valor total: R$ 412.126,50 (quatrocentos e doze mil cento e vinte e seis reais e cinquenta centavos). Dotações: 04.01.04122052010.3.3.90.30.00100000; 06.01.12365202057.3.3.90.30.00-101000; 06.01.12361202085.3.3.90.30.00101000; 06.01.12361202060.3.3.90.30.00-101000: 06.01.12361202094.3.3.90.30.00-115049; 06.01.12361202094.3.3.90.30.00-115052; 06.01.12361202094.3.3.90.30.00-115053; 06.02.12361202065.3.3.90.30.00-119000; 06.02.12365202092.3.3.90.30.00-119000; 07.01.10301092077.3.3.90.30.00-102000; 07.01.10301092077.3.3.90.30.00-114000; 07.01.10301182079.3.3.90.30.00-102000; 07.01.10301182079.3.3.90.30.00-114009; 07.01.10301182079.3.3.90.30.00-131009; 08.02.08243282035.3.3.90.30.00-100000; 08.02.08243282035.3.3.90.30.00-129004; 08.02.08243282035.3.3.90.30.00-182504; 08.02.14422292038.3.3.90.30.00-100000; 08.02.14422292038.3.3.90.30.00-129056; 08.02.14422292038.3.3.90.30.00-182504; 09.01.04122352026.3.3.90.30.00-100000; 09.01.15451352027.3.3.90.30.00-100000; 10.01.20122032016.3.3.90.30.00-100000; 16.01.04127044007.3.3.90.30.00-100000 e 17.01.27812374001.3.3.90.30.00-100000. Anastácio, 02 de dezembro de 2015. Douglas Melo Figueiredo Prefeito Municipal ___________________________________________________________________________________ ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO RESULTADO DE ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 069/2015 PREGÃO PRESENCIAL Nº 029/2015 O Município de Anastácio/MS homologa contratação de empresa Talini & Trindade Ltda ME, CNPJ nº 21.178.499/0001-00, situada a Rua Duque de Caxias, 1781, Bairro Alto, Aquidauana MS CEP. 79200000, para prestação de serviços de digitalização de todo o acervo documento e processos físicos em trâmite e em arquivo, guarda on-line dos documentos digitalizados, incluindo o fornecimento de software, para armazenamento, indexação, consulta e exportação dos documentos, de hardware (scanner e servidor) e de mão de obra necessária para a execução do serviço, disponibilização dos arquivos para download para guarda dos arquivos em banco de dados. Assinatura por 15 meses com implantação e habilitação. Valor global do pregão em R$ 106.100,00 (cento e seis mil e cem reais) na dotação; 04.01.04122052010.3.3.90.30.00-100000, Anastácio, 26 de novembro de 2015. Douglas Melo Figueiredo Prefeito Municipal ___________________________________________________________________________________ ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO Convocação para abertura das propostas. Processo Administrativo Licitatório n. 071/2015 - Tomada de Preços n. 08/2015, Objeto: Contratação de empresa para execução de obra de construção de creche pré-escola de acordo com o termo de compromisso PAC-2 n. 5764/2013. Abertura das propostas: Dia 08 de dezembro de 2015 as 10:00 horas Anastácio – MS, 04 de dezembro de 2015. Vilson Zanqueta Presidente do GEL ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO Convocação para abertura das propostas. Processo Administrativo Licitatório n. 074/2015 - Tomada de Preços n. 10/2015, Objeto: Contratação de empresa para execução da obra de Reforma da Escola Municipal KM 21. Abertura das propostas: Dia 08 de dezembro de 2015 as 11:00 horas Anastácio – MS, 04 de dezembro de 2015. Vilson Zanqueta Presidente do GEL


7

QUINTAFEIRA • 10 DE DEZEMBRO DE 2015

ESPORTE

FALE COM O EDITOR: ESPORTE@JNEDIARIO.COM.BR

TRICOLOR EM LUTO

JUVENAL JUVÊNCIO MORRE APÓS LUTA CONTRA CÂNCER Ele estava internado desde domingo no Hospital Sírio-Libanês

Foto: Reprodução

ESPN

Ex-presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio morreu na manhã de ontem (9). O dirigente se tratava havia anos de um câncer de próstata, mas a doença debilitou bastante sua saúde, e os últimos meses foram complicados. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde domingo. O velório aconteceu no salão social do estádio tricolor e o corpo será sepultado às 10h de hoje no Cemitério do Morumbi. O São Paulo decretou luto oficial de três dias em sua memória. “A doença tinha se complicado muito, e ele não estava bem há um tempo. Infelizmente não resistiu mais”, disse José Francisco Mansur, ex-assessor do dirigente. Juvenal Juvêncio foi um dos maiores dirigentes da história do time tricolor. Ex-diretor de Futebol e presidente em dois períodos por quatro mandatos (1988 a 1990 e 2006 a 2014), ele conquistou vários títulos, como três Brasileiros consecutivos, uma Copa Sul -Americana, uma Libertadores e um Mundial de Clubes.

O ex-presidente do São Paulo será sepultado nesta quinta-feira, no Cemitério do Morumbi

O ex-presidente ajudou a eleger Carlos Miguel Aidar no ano passado, mas brigou com o aliado e deixou a diretoria da base - Aidar acabou renunciando há poucos meses. “Muito trabalhador, vitorioso, parceiro. Sempre fala o que tem pra falar diretamente. Lamento muito, sofreu bastante agora no final, tomara que Deus o acolha em um bom lugar e conforte sua família. Fez muito pelo São Paulo. Trabalhou demais, e

a gente perde muito”, disse o agora técnico do Flamengo, Muricy Ramalho, vitorioso ao lado de Juvenal Juvêncio na última década. No ano passado, após a saída de Juvenal da presidência, Rogério Ceni (que se aposentou dos gramados há três dias) rasgou elogios a ele. “Trabalhei 12 anos com ele, de 2002 até 2014. Uma pessoa empreendedora, centralizadora, mas não como defeito, e sim como qualidade. Ele

fez muito pelo clube, pelo São Paulo, cresceu muito estruturalmente. Período de oscilações, de muitas conquistas e algumas derrotas, normal em administrações longínquas.” Em uma de suas últimas aparições públicas, em setembro de 2014, o ex-presidente do São Paulo passou mal durante um programa do canal Fox Sports. A partir dali, praticamente não fez outra coisa que não fosse tratar da doença.

CURTA Foto: Divulgação

Ralf assina renovação até 2017 com o Corinthians O volante Ralf assinou a renovação de contrato com o Corinthians na manhã de ontem, no Parque São Jorge. O jogador firmou um novo vínculo por mais dois anos, até o fim de 2017. Nos últimos dias, seu empresário, André Costa, e o diretor de Futebol corintiano, Eduardo Ferreira, chegaram a um acordo em relação à forma de pagamento e

aos prazos do novo salário e das luvas. Até então, isso era o que emperrava o acerto. “Agradeço o carinho do torcedor corintiano. Fiquei muito feliz de renovar por mais dois anos. Espero conquistar muitos títulos nesses dois próximos anos. Um bom final de ano a todos e obrigado mais uma vez pelo carinho e pela torcida.”

EDITAL DE CONVOCAÇAO O PREFEITO MUN. DE DOIS IRMAOS DO BURITI-MS, CONVIDA A POPULAÇAO PARA AUDIENCIA PUBLICA PARA A DISCUSSAO E APRESENTAÇAO DA LOA 2016, A AUDIENCIA SERA REALIZADA NA CAMARA MUNICIPAL DE DIB-MS, NO DIA 11/12/2015 AS 14:00, CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODA A POPULAÇAO. WLADEMIR DE SOUZA VOLK PREFEITO MUNICIPAL _________________________________________________________________________________ EXTRATO Assunto: Razões de Recurso Administrativo na fase de habilitação pela Empresa Meta Construtora Ltda – EPP. Por essa forma, conhecemos do recurso administrativo interposto pela empresa META CONSTRUTORA LTDA –EPP, mas, NEGA-SE provimento, por descumprir os itens 6.1, 6.2, 6.3, 6.3.4 do edital, mantendo-se INABILITADA para a próxima fase. Intimame-se e publique-se. Dois Irmãos do Buriti, 08 de dezembro de 2015. Hanatiel Moura dos Santos Presidente da CPL _________________________________________________________________________________ Lei Municipal Nº 565/2015. DISPÕE SOBRE O AUMENTO DO PERCENTUAL DE CRÉDITOS ADICIONAIS AO ORÇAMENTO DO EXERCÍCIO DE 2.015 DO MUNICÍPIO DE DOIS IRMÃOS DO BURUTI MS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de Dois Irmãos do Buriti, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei: Art. 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a abrir, durante o exercício de 2014, créditos adicionais e suplementares em mais 20% (vinte por cento) do total da despesa constante dos orçamentos que integram a Lei Orçamentária Anual, para o exercício de 2015, já autorizado no artigo 13 da Lei Municipal nº 540 de 31 de dezembro de 2014, que aprova a Lei Orçamentária Anual, passando de 40% para 60% o percentual de Suplementações, utilizando os recursos previstos nos incisos III do § 1º, do art. 43 da Lei Federal n.º 4.320, de 17 de março de 1964. Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Dois Irmãos do Buriti - MS, 25 de Novembro de 2.015. WLADEMIR DE SOUZA VOLK Prefeito Municipal _________________________________________________________________________________ LEI MUNICIPAL Nº. 567/2015. “Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder aumento salarial dos vencimentos dos servidores do Município de Dois Irmãos do Buriti, e dá outras providências” O PREFEITO MUNICIPAL DE DOIS IRMÃOS DO BURITI-MS, WLADEMIR DE SOUZA VOLK, no uso de suas atribuições legais, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei Comple-

mentar: Art. 1º. Fica concedido o aumento salarial dos servidores do Município de Dois Irmãos do Buriti-MS, que compõem o quadro efetivo administrativo, aplicável sobre os valores constantes do “Anexo I, Tabela de Remuneração”, da Lei Municipal nº 521/2014, de 30/04/2014, nos valores atuais que compõem o Anexo I, da presente Lei. Art. 2º. Fica concedido o aumento salarial dos servidores do Município de Dois Irmãos do Buriti-MS, que compõem o quadro de Apoio Escolar, aplicável sobre os valores constantes do “Anexo I, Tabela de Remuneração – Apoio Escolar”, da Lei Municipal nº 541/2014, de 22/12/2014, nos valores atuais que compõem o Anexo II, da presente Lei. Art. 3º- Fica o Prefeito Municipal de Dois Irmãos do Buriti, autorizado a abrir crédito adicional especial ao vigente Orçamento, para fazer face às despesas decorrentes da presente Lei, nas Dotações Orçamentárias respectivas. Art. 4º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário. DOIS IRMÃOS DO BURITI-MS, 26 DE NOVEMBRO DE 2015. WLADEMIR DE SOUZA VOLK Prefeito Municipal ANEXO I – DA LEI MUNICIPAL N.º 567/2015 TABELA DE REMUNERAÇÃO TABELA 1 - CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO NIVEL VALOR - (R$) I R$ 788,00 II R$ 803,76 III R$ 819,52 IV R$ 835,28 V R$ 851,04 VI R$ 1.097,48 VII R$ 1.219,43 VIII R$ 1.308,86 DOIS IRMÃOS DO BURITI-MS, 26 DE NOVEMBRO DE 2015. WLADEMIR DE SOUZA VOLK Prefeito Municipal ANEXO II – DA LEI MUNICIPAL N.º 567/2015 TABELA DE REMUNERAÇÃO – APOIO ESCOLAR TABELA 1 - CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO NIVEL VALOR - (R$) I R$ 788,00 II R$ 803,76 III R$ 819,52 IV R$ 835,28 V R$ 851,04 VI R$ 1.097,48 VII R$ 1.219,43 VIII R$ 1.308,86 DOIS IRMÃOS DO BURITI-MS, 26 DE NOVEMBRO DE 2015. WLADEMIR DE SOUZA VOLK Prefeito Municipal

Lei Municipal nº 566/2015 AUTORIZA O EXECUTIVO MUNICIPAL A CRIAR CARGOS EM CARÁTER EFETIVO, AMPLIAR O NÚMERO DE VAGAS EXISTENTES, ALTERAR NÍVEIS, DOS CARGOS ESTABELECIDOS PELA LEI MUNICIPAL N.º 299/2006, ALTERADA PELA LEI Nº392/2010, e DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS... Art. 1º - Fica autorizado o Executivo Municipal a criar cargos em caráter efetivo, ampliar o número de vagas existentes, alterar níveis, dos cargos estabelecidos pela Lei Municipal nº 299/2006, alterada pela Lei nº392/2010, de que trata o Anexo I, Tabelas 01, 02 e 03. Art. 2º - O Lotacionograma geral do Poder Executivo Municipal dos cargos de provimento efetivo, excepcionando-se os Profissionais da Educação, é fixado em 790 (setecentos e noventa) cargos. (verificar vagas ou cargos) Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogada expressamente a Lei nº359, de 23/07/2009, e, as demais disposições em contrário. DOIS IRMÃOS DO BURITI-MS, 26 DE NOVEMBRO DE 2015. WLADEMIR DE SOUZA VOLK Prefeito Municipal ANEXO I, DA LEI MUNICIPAL n.º 566/2015 TABELA 01 CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO

CARGO

GRUPO OCUPACIONAL: ATIVIDADES DE NÍVEL SUPERIOR NÍVEL COEF. C/H/D/ VAGAS REQUISITOS

Administrador

VII

Advogado

VII

Analista de Sistemas

VI

Arquiteto

VII

Assistente Social

VII

Biólogo

VI

Biomédico

VII

Contador

VII

Economista

VII

Enfermeiro

VII

Engenheiro Agrônomo

VII

Turismólogo

VI

Engenheiro Ambiental

VII

Engenheiro Civil

VII

Farmacêutico-Bioquímico

VII

Fisioterapeuta

VII

Fonoaudiólogo

VII

Gestor de Recursos Humanos

VII

Gestor Ambiental

VII

Gestor de Atividades Organizacionais

VII

1,00

4

2,00 1,00 2,00

8 4 8

1,00

4

2,00 1,00 2,00 1,00 2,00 1,00 2,00 1,00 2,00 1,00 2,00 1,00 2,00 1,00 2,00 1,00 2,00 1,00 2,00 1,00 2,00 1,00 2,00 1,00 2,00 1,00 2,00 1,00 2,00

8 4 8 4 8 4 8 4 8 4 8 4 8 4 8 4 8 4 8 4 8 4 8 4 8 4 8 4 8

1,00

4

2,00

8

1,00

4

2,00

8

1,00

4

2,00

8

Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe

02

Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo em Gestão de Recursos Humanos c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo em Gestão Ambiental c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo em Administração e/ou Gestão de Políticas Públicas c/ Registro no Conselho de Classe

02 02 02 06 02 02 02 02 15 02 02 02 02 04 04 03 02 02 03

Continuação do Anexo I da Lei Municipal n.º 566/2015

CARGO

NÍVEL

Gestor Administrativo

VII

Médico

VIII

Médico (Área Saúde Indígena)

VIII

Médico Veterinário

VIII

Nutricionista

VII

Odontólogo

VII

Psicólogo

VII

Fiscal de Atividades Econômicas

VII

Fiscal de Vigilância Sanitária

VII

Zootecnista

COEF.

C/H/D/

1,00

4

2,00 3,00 6,00 3,00 6,00 1,00 2,00 1,00 2,00 1,00 2,00 1,00 2,00 1,00 2,00

8 4 8 4 8 4 8 4 8 4 8 4 8 4 8

1,00

4

VAGAS

REQUISITOS Curso Superior Completo em Gestão de Políticas Pública c/ Registro no Conselho de Classe e CNH “AB” Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe Curso Superior Completo c/ CNH “AB” Ensino Superior Completo em uma das áreas: Enfermeiro, Farmacêutico, Nutricionista, Medicina Veterinária, Engenheiro Ambiental, Biomedicina, Biólogo c/ Registro no Conselho de Classe e CNH “AB”. Curso Superior Completo c/ Registro no Conselho de Classe

02 20 02 02 05 10 06 02

03

VI

2,00

8

1,00

4

2,00 TOTALÆ

8

02

116

Continuação do Anexo I da Lei Municipal n.º 566/2015

TABELA 02 GRUPO OCUPACIONAL: ATIVIDADES DE NÍVEL MÉDIO E FUNDAMENTAL CARGO NÍVEL C/H/S VAGAS REQUISITOS Técnico em Radiologia VI 24 05 Ensino médio completo c/ registro no C.T.R. Técnico em Laboratório VI 40 03 Ensino médio completo c/ registro no C.R.F. Hospitalar Ensino médio completo c/ CursoTécnico em Técnico em Vigilância Sanitária VI 40 03 Vigilância Sanitária c/ CNH “B” Ensino Médio Completo c/ Curso Técnico em Técnico em Informática V 40 03 Informática Técnico Agropecuário V 40 03 Ensino Médio Completo c/ registro No CREA. Técnico em Contabilidade V 40 02 Ensino Médio Completo c/ registro no CRC Ensino Médio Completo c/ Curso Técnico em Técnico em Farmácia V 40 03 Farmácia Técnico em Imobilização Ensino Médio Completo c/ Curso Técnico em V 40 02 Ortopédica Imobilização Ortopédica Agente de Fiscalização VI 40 10 Ensino Médio Completo c/ CNH “AB” Agente de Vigilância IV 40 10 Ensino Médio Completo c/ CNH “AB” Epidemiológica Ensino Médio Completo c/ Curso Mínimo de Monitor de Informática IV 40 15 150 horas na Área de Informática Ensino Fundamental Completo c/ registro no Técnico em Enfermagem VII 40 25 COREN Assistente Administrativo IV 40 30 Ensino Médio Completo Agente Administrativo III 40 25 Ensino Fundamental Completo Auxiliar de Controle Patrimonial III 40 05 Ensino Fundamental Completo Auxiliar de Almoxarifado e III 40 06 Ensino Fundamental Completo Serviços Diversos Agente de Manutenção III 40 03 Ensino Fundamental Completo Ensino Fundamental Completo c/ registro no Auxiliar de Enfermagem VI 40 30 COREN Ensino Fundamental Completo c/ registro no Auxiliar de Enfermagem VI 40 10 COREN (Área de Saúde Indígena) Auxiliar de Consultório Ensino Fundamental Completo c/ curso III 40 20 Odontológico especifico na área. Agente de Combate às Endemias II 40 20 Ensino Fundamental Completo Agente de Combate às Endemias II 40 07 Ensino Fundamental Completo (Área de Saúde Indígena) Agente de Inspeção Sanitária (Área de Saúde Indígena) Atendente Atendente Infantil Recepcionista Agente Comunitário de Saúde

40

07

Ensino Fundamental Completo

II 40 II 40 II 40 II 40 TOTALÆ

II

20 25 20 30 342

Ensino Fundamental Completo Ensino Fundamental Completo Ensino Fundamento Completo Ensino Fundamental Completo

Continuação do Anexo I da Lei Municipal n.º 566/2015

TABELA 03 GRUPO OCUPACIONAL: ATIVIDADES DE NÍVEL ELEMENTAR CARGO NÍVEL C/H/S VAGAS REQUISITOS Artífice de Copa e Cozinha I 40 20 4ª Série do Ensino Fundamental Auxiliar de Serviços Gerais I 40 75 4ª Série do Ensino Fundamental Auxiliar de Serviços Gerais I 40 15 4ª Série do Ensino Fundamental (Área de Saúde Indígena) Auxiliar de Mecânico Carpinteiro Gari Lubrificador Mecânico Merendeira Mestre de Obras Motorista Operador de Máquinas Pedreiro Pintor Trabalhador Braçal Tratorista Coveiro e zelador de cemitério Vigia Zelador

III III I I VI I IV VI VI III III I II I I I TOTAL Æ

40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40

03 05 20 03 03 25 03 65 07 05 05 30 08 05 15 20 332

4ª Série do Ensino Fundamental 4ª Série do Ensino Fundamental Alfabetizado 4ª Série do Ensino Fundamental 4ª Série do Ensino Fundamental c/ CNH “B” 4ª Série Ensino Fundamental 4ª Série Ensino Fundamental 4ª Série do Ensino Fundamental c/ CNH “D” 4ª Série do Ensino Fundamental c/ CNH “D” 4ª Série do Ensino Fundamental 4ª Série do Ensino Fundamental Alfabetizado 4ª Série do Ensino Fundamental c/ CNH “D” 4ª Série do Ensino Fundamental 4ª Série do Ensino Fundamental 4ª Série do Ensino Fundamental

DOIS IRMÃOS DO BURITI-MS, 26 DE NOVEMBRO DE 2015.

WLADEMIR DE SOUZA VOLK Prefeito Municipal


8

QUINTAFEIRA • 10 DE DEZEMBRO DE 2015

ECONOMIA

FALE COM O EDITOR: ECONOMIA@JNEDIARIO.COM.BR

PRODUÇÃO DE GRÃOS

MATO GROSSO DO SUL DEVE TER SAFRA HISTÓRICA DE SOJA 2015/2016 Projeção da Aprosoja-MS é de 2,4 milhões de hectares de plantio Foto: Divulgação Famasul

POR LIGIA BARALDI O agronegócio fecha o ano de 2015 com saldo positivo em Mato Grosso do Sul. Apesar da instabilidade política e da crise econômica do país, a resiliência do setor adquirida em outros momentos de dificuldade, somada ao caráter empreendedor do produtor rural, ao uso de novas tecnologias e ainda à taxa de câmbio que favoreceu as exportações, possibilitou que o agro terminasse o ano crescendo. Mato Grosso do Sul atinge 2,4 milhões de hectares de área disponibilizada para plantio de soja na safra de 2015/2016, 100 mil hectares a mais que no ciclo passado, o que apresenta um aumento de 4%. A previsão é de que a produção supere 7,3 milhões de toneladas do grão, acréscimo de 6% ante a safra 2014/2015. Os dados são da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja-MS) e foram apresentados ontem (9), no balanço feito durante coletiva de imprensa do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS. “Este foi um ano muito positivo para a agricultura do Estado. O produtor sul-matogrossense investiu em tecnologia, escolhendo variedades

Previsão é de que produção supere 7,3 milhões de toneladas do grão

mais resistentes de soja, e já se prepara para um excelente ciclo de milho, com projeção de 9 milhões de toneladas. Ele enfrenta as variações do câmbio do dólar, tanto na aquisição de insumos como na comercialização do grão”, ressalta o presidente da Aprosoja-MS, Christiano Bortolotto. Os dados apontados são do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), ferramenta criada pela Aprosoja que monitora 70% dos municípios produtores de soja. “As informações ajudam o agricultor a tomar decisões. Isso faz com que ele se torne mais competitivo no campo e

no mercado”, complementa Bortolotto. O presidente da Famasul, Mauricio Saito, aponta um fator que tem colaborado para ajudar o agronegócio a enfrentar este momento de crise econômica no país: é justamente a desvalorização do real perante o dólar, favorecendo o agricultor brasileiro na exportação de grãos e de carne. Até outubro, MS havia exportado 3,2 milhões de toneladas de soja em grãos. Porém, se o dólar favoreceu as exportações, na outra ponta também encareceu o valor dos fertilizantes da agricultura e dos medicamentos

da pecuária, aumentando os custos da produção e apertando ainda mais as margens dos produtores, o que tem exigido cada vez mais capacitação e gestão, para assegurar a sustentabilidade econômica da propriedade. “O caminho que passa pelo controle de custos e o conhecimento técnico tem na capacitação um ponto fundamental. Além disso, o produtor rural também precisa acompanhar o mercado, com acesso a informações confiáveis, de fontes oficiais, garantindo a saúde financeira de sua propriedade”, ressalta Saito.

ÍNDICE NACIONAL DA CONSTRUÇÃO CIVIL VARIA 0,28% EM NOVEMBRO

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), calculado pelo IBGE em parceria com a CAIXA, apresentou variação de 0,28% em novembro, ficando bem próximo da taxa de outubro (0,27%). Considerando o período de janeiro a novembro deste ano, o resultado está em 5,43%. Quanto aos últimos 12 meses, a taxa situa-se em 6,12%, acima dos 6,03% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2014, o índice havia sido de 0,20%. O custo nacional da construção, por metro quadrado, que em outubro fechou em R$ 960,17, em novembro passou para R$ 962,84, sendo R$ 515,50 relativos aos materiais e R$ 447,34 à mão de obra. A parcela dos materiais apresentou variação de 0,41%, subindo 0,23 pontos percentuais em relação ao mês anterior (0,18%). A mão de obra registrou variação de 0,13% e ficou 0,24 pontos percentuais abaixo da taxa de outubro (0,37%). Os acumulados do ano são 3,67% (materiais) e 7,55% (mão de obra), sendo que em 12 meses ficaram em 4,18% (materiais) e 8,45% (mão de obra), respectivamente.

IPCA FICA EM 1,01% EM NOVEMBRO

2016 POSITIVO

Valor Bruto de Produção da agropecuária deve ultrapassar R$ 25 bilhões no Estado Famasul divulga balanço 2015 e projeção 2016 do agronegócio de MS Foto: Divulgação Famasul

POR LIGIA BARALDI

VBP para 2016 é aproximadamente 11% maior que patamar de 2015

A previsão da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) é de que o Valor Bruto de Produção (VBP) do setor encerre 2016 na casa dos R$ 25 bilhões, resultado superior aos valores contabilizados nos anos anteriores. A informação foi divulgada na coletiva realizada na sede da Casa Rural, ontem (9). O VBP é o resultado da mul-

tiplicação das quantidades de produtos vendidos pelos seus preços, ou seja, o faturamento bruto de todas as unidades produtoras, mais os valores de produtos que não são comercializados, mas que têm preços imputados. O VBP projetado para 2016 é aproximadamente 11% maior que o patamar apontado para 2015, de R$ 22,8 bilhões. Em relação a 2014, quando o VBP da agropecuária somou R$ 20,3 bilhões, o incremento foi de 24,5% em comparação ao que é esperado para 2016. Especificamente para a agricultura, a projeção é de que o indicador atinja cerca de R$ 16 bilhões, ao passo que para a pecuária some R$ 9,3 bilhões. A agricultura, composta pelos dados referentes a soja, milho, cana-de-açúcar e silvicultura, responde por 63,2% da formação do VBP, ao passo que a pecuária, que abrange bovinos, leite, aves e suínos, responde por 36,8%. Durante a coletiva, o presidente da Famasul, Mauricio Saito, apresentou dados sobre a situação do Estado em relação ao Cadastro Ambiental Rural (CAR-MS). Em Mato Grosso do Sul, apenas 26,2% dos produtores rurais realizaram o cadastramento de suas propriedades até o momento, com total de 7,5 mil propriedades.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro variou 1,01% e ficou 0,19 ponto percentual (p.p.) acima da taxa de 0,82% registrada em outubro. Desde 2002, quando atingiu 3,02%, não havia registro de IPCA mais alto num mês de novembro. Com o acumulado no ano em 9,62%, bem acima dos 5,58% de igual período de 2014, constitui-se no mais elevado acumulado com referência ao período de janeiro a novembro desde 2002, que ficou em 10,22%. Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 10,48%, resultado superior aos 9,93% dos 12 meses imediatamente anteriores. Considerando o índice acumulado em períodos de 12 meses, desde novembro de 2003 (11,02%) não havia registro de taxa maior do que os 10,48% deste mês. Em novembro de 2014 o IPCA havia registrado 0,51%.

AMIZADE, ALEGRIA, EXPERIÊNCIA!

Hoje visitando o velho amigo José Sabino de Oliveira, o “SABINO Acordeonista”, 85 anos, nascido em Ribas do Rio Pardo, campo-grandense de coração, morador do Conjunto Estrela do Sul, que deu um JOIA do MARINHO.


QUINTA-FEIRA • 10 DE DEZEMBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: POLITICA@JNEDIARIO.COM.BR

9

POLÍTICA

IMPEACHMENT

MAIORIA DA BANCADA DE MS É

CONTRA DILMA Batalha pelo afastamento de Dilma deve opor parlamentares do Estado

POR LAUREANO SECUNDO

Apenas três deputados federais de MS permanecem ao lado da presidente da Dilma Rousseff e contra o processo de impeachment e o seu consequente afastamento da Presidência da República. Sete deputados e senadores são a favor e o senador Delcídio do Amaral, detido na Polícia Federal (PF), está impedido de participar do processo. Zeca do PT, Vander Loubet e Dagoberto Nogueira por enquanto já se manifestaram contra o processo de impeachment e o afastamento da presidente. Alguns dos parlamentares, como o deputado federal Carlos Marun e o senador Waldemir Moka (ambos PMDB), assumiram a linha de frente pelo afastamento da presidente. No caso de

Marun, ainda acumula o fato de ser integrante da “tropa de choque” do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). Já Moka tem sido um dos conselheiros do vice -presidente Michel Temer e em caso do afastamento da presidente Dilma Rousseff seria nome certo para um governo de Temer. Em relação aos defensores da presidente Dilma Rousseff, quem está obtendo um destaque maior é Dagoberto Nogueira (PDT), que teve seu nome indicado para integrar a Comissão Especial que irá tratar do encaminhamento da questão do impeachment. Entre os petistas, Vander Loubet, que está sob investigação na Operação Lava-Jato, e Zeca do PT ainda não têm dado muitas declarações. Já Delcídio do Amaral deve enfrentar um processo de cassação e em seu lugar assumirá o suplente Pedro Chaves (PSC).

Foto: Divulgação PDT

Dagoberto Nogueira é dos poucos que defendem a presidente

RECESSO

ICMS

Deputados podem entrar em esforço concentrado

GOVERNO AINDA NÃO SABE SE MANTÉM ALÍQUOTA EM 12%

Grande volume de projetos a serem aprovados deve apertar os trabalhos dos parlamentares POR LAUREANO SECUNDO

Os deputados estaduais que integram a Assembleia Legislativa entram em fase de esforço concentrado para votar diversos projetos que ainda estão em tramitação e também para apreciar nove

projetos encaminhados na terça-feira (8) pelo governo do Estado. Além deste novo pacote, os deputados também têm de votar o Plano Plurianual e a proposta orçamentária com a previsão de receitas e despesas do governo do Estado para 2016. O Poder Executivo enviou nessa terça-feira (8) nove Foto: Roberto Higa

Presidente da Assembleia deve anunciar calendário de votações

projetos para apreciação dos deputados estaduais, antes do fim do semestre legislativo. Entre eles cinco projetos sobre Segurança Pública. Uma das propostas que atendem o setor da Segurança Pública é o da Emenda Constitucional nº 10/2015, que prevê alteração na Constituição estadual para que a Polícia Militar (PM) possa exercer a guarda externa aos presídios de Mato Grosso do Sul, quando os agentes penitenciários não estiverem em seu posto. Entretanto, também foi enviado o Projeto de Lei Complementar nº 15/2015, de mesmo teor, para modificar o Estatuto dos Policiais Militares de Mato Grosso do Sul, em seu artigo 2º, que permitirá à PM realizar a guarda externa dos presídios, quando esta não for exercida pelos agentes penitenciários. Já o Projeto de Lei nº 296/2015, também enviado ontem, dispõe sobre isenção do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de quaisquer bens e direitos (ITCD) no caso de doação de bens imóveis pertencentes à Agência Estadual de Habitação Popular (Agehab) ou de municípios, aos beneficiários cadastrados e selecionados de acordo com os critérios do Programa de Habitação e Interesse Social.

Prejuízo pode determinar retorno da antiga alíquota de 17% a partir de janeiro Foto: Roberto Higa

Deputado Zé Teixeira disse que redução não atendeu aos objetivos e o ideal seria não prorrogar o projeto

POR LAUREANO SECUNDO

Deputados ainda não sabem bem ao certo o que acontecerá com a redução da alíquota do ICMS sobre preços dos combustíveis, cuja validade deverá expirar no dia 31 de dezembro, e para que continue valendo terá de ser reeditada. Como não resultou no aumento de consumo e segundo números divulgados houve até mesmo uma redução na arrecadação, o governo ainda analisa se determina a manutenção da alíquota em 12% ou se volta a cobrar os 17% como estava até o mês de junho.

Para que a alíquota permaneça nos níveis atuais, há informações de que o governador poderá assinar um decreto não necessitando envio de um novo projeto para ser aprovado pelos deputados estaduais. O próprio secretário de Fazenda, Márcio Monteiro, revelou que ainda não há uma conclusão sobre o que deverá ser feito, devendo a decisão ser repassada para o governador Reinaldo Azambuja. O deputado Zé Teixeira, primeiro secretário da Assembleia Legislativa, disse que foi uma decisão errada do governo e agora essa redução de alíquota traz prejuízos para a arrecadação e não beneficia nenhum dos

segmentos da economia. “O governo vai ter de avaliar muito bem o que fazer agora, já que o grande objetivo, que era incentivar um aumento de consumo, acabou não se confirmando na prática”, disse Zé Teixeira. Já o deputado estadual Marquinhos Trad afirmou que essa decisão caberá ao governador Reinaldo Azambuja, uma vez que ele pode fazê-lo por decreto, não necessitando da autorização da Assembleia. O parlamentar revelou ainda que o decreto não está no pacote de projetos que foram encaminhados para serem apreciados e votados antes do recesso de fim de ano, cuja votação se dará até a próxima semana.


10

QUINTAFEIRA • 10 DE DEZEMBRO DE 2015

POLÍTICA

FALE COM O EDITOR: POLITICA@JNEDIARIO.COM.BR

PODER

ELEIÇÕES 2016

PSDB VOLTA A FALAR EM MARISA SERRANO PARA DISPUTAR A PREFEITURA DA CAPITAL Conselheira do TCE teria de solicitar a antecipação da aposentadoria até o mês de abril POR LAUREANO SECUNDO

Diante do insucesso até agora de viabilizar novos nomes e mesmo de uma aproximação com o ex-prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad, ainda no PTB, nos bastidores do PSDB começam a surgir articulações a fim de trazer para o debate sobre a sucessão municipal o nome da atual conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marisa Serrano. Embora tudo ainda esteja sendo debatido internamente, o nome de Marisa envolveria uma articulação que passaria pela Assembleia Legislativa com a abertura de uma vaga naquela Corte. Marisa Serrano, que teria aposentadoria compulsória após completar 70 anos em 2017, conforme determina o regimento do TCE, teria

de antecipar o pedido e com isso abrir uma vaga, a ser preenchida por indicação do governador do Estado, e para esta já existem dois nomes, sendo o mais forte o do secretário de Fazenda, Márcio Monteiro, mas há, porém, outro pretendente à vaga, o deputado estadual Flávio Kayatt. Tudo teria de ser solucionado até o mês de abril para que o nome de Marisa Serrano pudesse ser viabilizado junto aos membros do partido e depois pudesse ser apresentado para a população. Como já tem uma carreira política, ela tem possibilidades de surgir nas pesquisas com um percentual acima de dois dígitos, o que poderia ser impulsionado pelo bom momento do governador Reinaldo Azambuja. Por enquanto a conselheira não fala nada sobre esta possibilidade de voltar a disputar uma eleição.

Foto: Divulgação PMCG

Marisa Serrano seria um nome que começaria a disputa com boa posição nas pesquisas

DESAFIOS E METAS

Reinaldo termina primeiro ano bem, mas sem candidatos fortes

Por Laureano Secundo • politica@jnediario.com.br

NOVO GOVERNO

diretamente ligados às operações que estão em curso.

O volume de escândalos é tão grande no país, e particularmente no Estado, que às vezes boas notícias passam sem ser notadas. Este foi o caso de uma reportagem sobre o programa Caravana da Saúde, que foi levada ao ar pela TV Record, em que a iniciativa do governo do Estado recebe elogios pelos resultados que já obteve nos locais por onde passou. A matéria cita a caravana como uma iniciativa a ser seguida por outros estados e já tem governadores interessados em copiar a experiência. Outro fato positivo, por coincidência, começa a acontecer no setor de saúde da Capital, onde os postos de saúde começam a ter menos problemas e ao que tudo indica tendem a melhorar ainda mais em 2016. Vale aqui o registro que pode ser comprovado pelos números, que acabam passando despercebidos, especialmente porque os olhos e ouvidos da população estão direcionados à sessão de escândalos e investigações policiais envolvendo a classe política.

PDT

TENSÃO

O deputado estadual Flávio Kayatt anda dizendo que a sua indicação para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), que estava para acontecer ainda neste ano, parece que esfriou e não há sinais de datas para ser encaminhada.

Continua muito tensa a relação entre os diversos segmentos que compõem o Judiciário e a situação se complica ainda mais por conta da interferência de grupos que têm interesses

O deputado Dagoberto Nogueira (PDT) deve mesmo assumir a bandeira em defesa da presidente Dilma Rousseff no processo de impeachment. Ele já teria recebido esta missão pela direção do partido.

PSDB Embora mantenha-se com um prestígio em alta, o governador Reinaldo Azambuja ainda o não está conseguindo transferir para os nomes que tem anunciado como possíveis candidatos nos principais colégios eleitorais do Estado.

ANO QUE VEM Por enquanto, Pedro Chaves, suplente de Delcídio do Amaral, só tem perspectiva de se tornar senador em 2016, pois o petista não dá a menor demonstração de que vá apresentar o pedido de renúncia nem o Senado abre o processo de cassação do seu mandato.

ESFRIOU

Governador ainda luta a fim de consolidar nomes para disputar as prefeituras de MS Foto: Chico Ribeiro

Reinaldo Azambuja quer aproveitar bom momento para encaminhar candidaturas

POR LAUREANO SECUNDO

Apesar do bom momento que sua administração vive, Reinaldo Azambuja não consegue emplacar um nome como candidato a prefeito da Capital, mesmo em cidades importantes do interior como Dourados e Ponta Porã, e os nomes indicados têm dificuldades para se firmar. Em Ponta Porã, o PSDB teve de recorrer ao ex-candidato a prefeito Hélio Peluffo Filho diante da recusa do deputado Flávio Kayatt em entrar na disputa e, também, diante da recusa

dos membros do partido em apoiar a reeleição do prefeito Ludimar Novaes (PDT). Em Campo Grande, Reinaldo Azambuja também enfrenta problemas a ponto de estar tentando viabilizar uma aliança com o PTB, em que iria apoiar o nome do ex-prefeito Nelsinho Trad, uma vez que outros nomes do partido, como o da vice-governadora Rose Modesto, não decolam nas pesquisas. Em Dourados, Marçal Filho, apesar de bons índices nas pesquisas, não consegue atrair apoio político e isso enfraquece sua candidatura. Apesar dessas dificulda-

des, os tucanos apostam que o nome que tiver o apoio de Reinaldo Azambuja terá uma vantagem sobre os demais, pois terá um governador bem avaliado num momento em que a grande maioria da classe política vive um momento de descrédito. Terminar o ano bem é um feito, mas como a política está muito complicada e sujeita à influência de operações policiais, e as eleições ainda devem demorar, é bom esperar para avaliar melhor o quadro em meados do ano que vem. Com o pagamento de três folhas antes do Natal, o governador Reinaldo Azambuja

termina o complicado ano de 2015 com um saldo positivo e isso lhe dá boas perspectivas para começar 2016 em alta. Como se trata de um ano eleitoral, caso não ocorram acidentes de percurso no primeiro semestre, fatalmente ele chegará como grande potencial para influenciar eleições nos principais colégios eleitorais do Estado. Férias em janeiro O governador Reinaldo Azambuja pediu autorização para deixar o país durante suas férias. A solicitação foi feita por meio de Projeto de Decreto Legislativo nº 13/2015, encaminhado para ser votado pelos deputados estaduais. O pedido de autorização para se ausentar de suas funções vale entre as datas de 15 e 30 de janeiro de 2016. Nesse período, ele pede para ficar autorizado a sair de Mato Grosso do Sul e do país, e comunica que em sua ausência, se aprovada, quem assume é a vice-governadora Rose Modesto (PSDB). Será a primeira vez neste mandato que o governador deixa o cargo para um período de descanso após ter tomado posse no dia 1º de janeiro. Para que possa ser confirmado o afastamento do governador, os deputados terão de aprovar o projeto antes do início do recesso parlamentar, que está previsto para o dia 17 de dezembro. Apesar de permitir que o governador se ausente do país, a assessoria do governador não informou se ele pretende passar férias em outro país.

> FRASES “TENHO APROVAÇÃO DO PARTIDO PARA SER CANDIDATO A PREFEITO.” Deputado estadual Márcio Fernandes (PTdoB)

“O PROCESSO DE IMPEACHMENT É LEGÍTIMO, NÃO É GOLPE.” Senador Waldemir Moka (PMDB)

“ACUSAM O EDUARDO CUNHA, MAS NÃO TÊM SEQUER O NÚMERO DA CONTA.” Deputado federal Carlos Marun (PMDB)

MENINOS EU VI O vereador Aurélio Cance, primeiro representante do PT na Câmara de Campo Grande, nos anos de 1980 estava sendo o fiel da balança para definir a votação, mas não podia votar em favor de um nome ligado ao ex-governador Pedrossian por conta de determinação do partido. Para não ajudar a outra chapa ele teria dito: - Vou ter de arrumar uma viagem urgente.


QUINTAFEIRA • 10 DE DEZEMBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: NACIONAL@JNEDIARIO.COM.BR

11

NACIONAL

CAIU NA REDE

FIOCRUZ DIZ QUE NÃO HÁ PROVA CIENTÍFICA DE QUE ZIKA CAUSE PROBLEMAS NEUROLÓGICOS Nota foi divulgada para desmentir mensagens que circulam nas redes sociais

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou em nota que, até o momento, não há qualquer comprovação científica que ligue ocorrências de problemas neurológicos em crianças e idosos ao vírus zika. A nota foi divulgada nas redes sociais para desmentir mensagens que circulam por essas mesmas redes. Segundo esses falsos textos, pesquisadores da Fiocruz teriam descoberto que o zika provoca danos neurológicos a crianças menores de 7 anos, como casos de microcefalia, e a idosos. “Por tratar-se de uma doen-

ça recente e que ainda não foi suficientemente estudada pelos pesquisadores, irão surgir muitas dúvidas e perguntas, bem como boatos e informações desencontradas, especialmente nas mídias sociais. É importante, num momento como este, que a população busque informações de fontes seguras e confiáveis”, diz a nota, divulgada esta semana. De acordo com a Fiocruz, a informação de que o vírus zika provoca danos a esses dois públicos “não tem fundamentação científica”. A fundação esclarece, no entanto, que o zika pode provocar, em pequeno percentual, complicações clínicas e neurológicas em qualquer paciente,

independente da idade, assim como outros vírus, como varicela, enterovírus e herpes. Vetor Além disso, as mensagens virtuais informam que há outros mosquitos, além do Aedes aegypti, que estariam transmitindo o zika no Brasil. A Fiocruz também desmente a informação, explicando que, até o momento, não existem estudos científicos que atestem a existência desses outros vetores. A Fiocruz destaca no texto que trabalha em parceria com o Ministério da Saúde na investigação da doença e que prima pela transparência e seriedade das informações para a sociedade. (Com informações Agência Brasil).

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

POR LIGIA BARALDI

Larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus zika

COMBATE

Larvicida será colocado em carros-pipa para combater vírus zika, diz ministro 1.761 casos suspeitos de microcefalia foram já notificados em 422 municípios brasileiros POR LIGIA BARALDI

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse terça-feira (8) que o governo vai colocar larvicida nos carros-pipa que transportam água para os municípios atingidos pela seca no Nordeste. A intenção é destruir as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus zika e da dengue. De acordo com ele, essa será a “principal ação” a ser feita pelo ministério a partir de agora, visando a combater o mosquito

antes mesmo que ele nasça. “As pessoas acumulam água reservada em vasilhames para usar, e esses vasilhames estão sendo o criadouro principal dos mosquitos. A campanha está centrada em não deixar o vírus nascer”, afirmou. Na última semana, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus e casos de microcefalia em crianças, que aumentaram significativamente nos últimos meses. De acordo com a pasta, 1.761 casos suspeitos de microcefalia foram já notificados em 422 municípios brasileiros. Segun-

do o ministro, deve-se evitar o contato com o mosquito seja com telas nas casas ou roupas compridas, principalmente por parte das grávidas. “Devemos fazer o dever de casa e, a partir de agora, entrar de casa em casa e exterminar qualquer foco criadouro do mosquito. Essa ação tem de ser uma ação de toda a sociedade”, defendeu o ministro. Ele informou que, mesmo com a atual restrição orçamentária, “não faltarão recursos”, já que “hoje não existe no país problema maior”. (Com informações de Agência Brasil).

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“Devemos fazer o dever de casa”, afirma ministro Marcelo Castro

POLÊMICA

PACIENTES DE CÂNCER PROTESTAM NO TJ PELA LIBERAÇÃO DA PÍLULA DA USP Familiares pedem revisão de decisão da Justiça que suspendeu o uso de fosfoetanolamina Foto: Divulgação

AGÊNCIA BRASIL

Um grupo de pacientes de câncer protestou ontem (9) em frente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Eles reivindicam uma audiência com o desembargador José Renato Nalini pedindo a revisão da suspensão da liminar que autorizava pacientes a usarem a substância fosfoetanolamina, produzida no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo (USP). A droga não tem registro na Anvisa. A paciente Bernardete Cioffi, analista de sistemas, que sofre de metástase óssea em razão de câncer de mama, explica que pretende apresentar ao desembargador fatos novos que ocorreram após a suspensão. Entre eles estão os testes clínicos e a produção em larga escala por um laboratório da Fundação para o Remédio Popular (Furp). “Esses são fatos novos, de suma importância e que podem dar aos desembargadores a tranquilidade de que eles tanto precisam. Estar oferecendo uma substância, ainda que não seja um medicamento em caráter compassivo [excepcional], uma coisa que a legislação permite e que está sendo monitorada pela Secretaria Estadual da Saúde”, disse. Segundo ela, pacientes que não encontraram alternativas no tratamento convencional conseguiram o acesso à droga depois de acionarem a Justiça. Bernardete conta que conseguiu uma melhora importante

Segundo pacientes, o uso de fosfoetanolamina apresentou resultados de melhora na saúde

do seu quadro de saúde com o uso da fosfoetanolamina, iniciado em setembro deste ano. “Meu problema começou a regredir. É comprovado que o câncer, quando atacado, tem uma reação chamada efeito rebote, em que ele se defende e vem com maior intensidade. Isso ocorreu comigo. Meus marcadores pulmonares, que vinham baixando durante o uso da fosfoetanolamina, na ausência dela subiram muito mais rapidamente”, disse. José Roberto Castanheiro veio ao protesto em favor do irmão, que tem câncer de pulmão. “Meu irmão nunca conseguiu usar a droga, estou lutando para isso. Moro a dez minutos, a pé, da USP, em São Carlos. Conheço várias pessoas que usaram o composto. São amigos meus da igreja, temos um grupo

de famílias com pais debilitados com essa doença, estavam fazendo o uso da fosfoetanolamina e viviam a vida tranquilamente até [o medicamento] ser barrado”, disse ele. Em nota, a USP informou que distribuiu a droga por força de uma decisão judicial. A substância foi estudada de forma independente pelo professor Gilberto Orivaldo Chierice, que não é mais ligado ao Grupo de Química Analítica e Tecnologia de Polímeros. Hoje, Gilberto está aposentado. “Esses estudos independentes envolveram a metodologia de síntese da substância e contaram com a participação de outras pessoas, inclusive pessoas que não têm mais vínculo com a Universidade de São Paulo”, diz a nota.


12

QUINTAFEIRA • 10 DE DEZEMBRO DE 2015

COTIDIANO

FALE COM O EDITOR: COTIDIANO@JNEDIARIO.COM.BR

NATAL CHEGOU À CAPITAL!

ABERTURA DA CIDADE DO NATAL ACONTECE PARA A ALEGRIA DOS CAMPO-GRANDENSES Mais de duas mil pessoas estiveram presentes no local Fotos: Warren Nabuco

POR RENATA ANDRADE

Aconteceu na noite de terçafeira (8) a abertura do espaço nos altos da Avenida Afonso Pena. A festa contou com a presença do prefeito, de secretários, vereadores e demais autoridades. Mais de duas mil pessoas estiveram no local. O Papai-Noel, muito aguardado pelas crianças, recebeu a chave da cidade. Um brinde foi feito com a apresentação musical da banda do Instituto Mirim. Logo após, cortaram a fita, oficializando a entrega do espaço à população de Campo Grande, ao som da Banda Municipal. Denominado como Natal de Luz, o espaço estava decorado por cores e luzes e conta com um espaço gastronômico com diversas opções, do tradicional espetinho ao acarajé da Bahia. As crianças podem levar como recordação fotos com a porquinha Pepa e com o velhinho mais bondoso do Natal: PapaiNoel. Os pequenos também terão um espaço com cama elástica e outras brincadeiras. Além da presença do Samu

para orientações e eventuais socorros, também há um espaço sobre o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zica vírus, três doenças que andam preocupando a população. Maquetes de residências onde são demonstradas as formas corretas e incorretas de manutenção dos locais para evitar a proliferação do mosquitos são apresentadas para o público. Estiveram presentes ao evento os secretários de Governo, Paulo Pedra; secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio, Dharleng Campos; diretora -presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande, Rita Vieira; secretário de Segurança Municipal, major Noleto; comandante da Guarda Municipal, major Escanaichi; secretário de Saúde, Ivandro Corrêa; secretário de Administração, Ricardo Ballock; diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamnto Urbano e da Emha, Dirceu Peters; ouvidor do Município, Valmir de Moura Fé, entre outras autoridades.

Luzes e cores fazem parte da decoração

Banda Municipal fez uma bonita apresentação no evento

ESPÍRITO NATALINO

Caravana Iluminada encanta população pelas avenidas da Capital Caminhões iluminados com o Papai-Noel trouxeram alegria e reforçam espírito natalino POR MARCELO VARELA

Mais de duas mil pessoas aguardavam ansiosas a abertura

Caminhões iluminados com músicas natalinas, um deles com o Papai-Noel, atraíram milhares de pessoas até o Shopping Campo Grande, Avenida Afonso Pena, Duque de Caxias, entre outros pontos da cidade, por onde passou a Caravana Iluminada, que faz parte da campanha de Natal da Coca-Cola. Cidades do Brasil inteiro estão sendo visitadas pela Caravana e Campo Grande não ficou de fora. Os caminhões passaram pela Cidade do Natal, que foi inaugurada na terça-feira (8), e

as crianças tiveram oportunidade de chegar pertinho do “Bom Velhinho”, acompanhado de duendes e noeletes. Durante o trajeto, muitas pessoas de várias idades e crianças se alegraram com a Caravana Iluminada e era possível ver vários emocionados. Trabalhadores deixaram postos de trabalho só para registrar uma imagem dos caminhões vermelhos iluminados. Na região do aeroporto, centenas de pessoas ficaram nos dois canteiros da Avenida Duque de Caxias para presenciar o momento. “A Caravana Iluminada remete a toda a magia do Natal, trazendo o lúdico para perto de todos. O shopping quis presentear Campo Grande

Foto: Marcelo Varela

Caminhões passaram pelas principais avenidas e atraíram milhares de pessoas

com uma experiência emocionante e inesquecível, para que este seja um Natal ainda mais especial”, destacou a gerente de Marketing,

Christiane Mattos Calvo. Os caminhões também passaram ontem (9) na cidade de Dourados, e seguem viagem ao Paraná.

LOTERIAS

RESULTADOS

previsão do tempo

LOTOFACIL

PREVISÃO DO TEMPO PARA HOJE CIDADE CAMPO GRANDE

MÍNIMA

MÁXIMA

Concurso 1294 • 07/12/2015

QUINA

Concurso 3954 • 08/12/2015

ACUMULOU!

04 | 13 | 16 | 49 | 74

02 | 05 | 06 | 07 | 08 10 | 11 | 12 | 13 | 14 16 | 18 | 20 | 23 | 25

Estimativa próximo sorteio: R$ 8.700.000,00

Estimativa próximo sorteio: R$ 1.700.000,00

20ºC

28ºC

DOURADOS

19ºC

31ºC

TRÊS LAGOAS

20ºC

31ºC

16 | 26 | 35 | 39 | 44 | 45

CORUMBÁ

21ºC

33ºC

Estimativa próximo sorteio: R$ 125.000.000,00

PONTA PORÃ

19ºC

31ºC

FIGUEIRÃO

22ºC

32ºC

AQUIDAUANA

21ºC

33ºC

MARACAJU

22ºC

32ºC

CHAPADÃO DO SUL

22ºC

32ºC

MEGA SENA

ACUMULOU!

LOTOGOL

Concurso 754 • 30/11/2015

Concurso 1767 • 05/12/2015

LOTOMANIA Concurso 1613 • 05/12/2015

03 36 72 80

| | | |

12 45 73 84

| | | |

17 48 74 90

| | | |

23 56 75 91

| | | |

32 65 78 97

Estimativa próximo sorteio: R$ 2.600.000,00

Estimativa próximo sorteio: R$ 20.000,00


13

QUINTA-FEIRA • 10 DE DEZEMBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: COTIDIANO@JNEDIARIO.COM.BR

COTIDIANO

AGORA É PRA VALER!

COM ALVO NO MOSQUITO, EXÉRCITO ENTRA NA GUERRA CONTRA A DENGUE NA CAPITAL Com três mortes confirmadas e quase 8 mil casos notificados, Capital vive mais uma epidemia da doença Foto: Comunicação Prefeitura

POR DANIELA LACERDA Foi dada a partida ontem (9), na ação conjunta de combate ao mosquito Aedes Aegypti, entre a Prefeitura de Campo Grande e o Exército Brasileiro. Depois de passar por treinamento, os militares iniciaram a primeira fase da operação que tem como objetivo acabar com criadouros e focos do mosquito que transmite, além da dengue, febre chikungunya e zika vírus. O foco da ação neste momento é a retirada de pneus abandonados em borracharias e terrenos baldios na Capital. Foram disponibilizados pelo Exército 150 militares, que atuaram junto com agentes epidemiológicos. Todos eles receberam treinamento básico sobre as três doenças, suas características e biologia, além de como identificar um criadouro do mosquito. Segundo o coordenador de Controle de Endemias Vetoriais da Sesau, Alcides Ferreira, os militares serão divididos nas sete regiões urbanas da Capital, sendo que em cada veículo terá seis militares e um agente epidemiológico para ajudar a identificar e orientar sobre o mosquito. Foram escolhidos para o primeiro dia da ação os bairros mais críticos, que apresentam os maiores números de incidência do mosquito e casos notificados da doença. Os bairros percorridos ontem (9) foram: Jardim Noroeste,

Pneus são descartados pela cidade de forma incorreta e se tornam um perigo à proliferação do mosquito Aedes aegypti; militares foram treinados pela Sesau para identificar criadouros

Nova Lima, Nova Campo Grande, Coophavilla II, Guanandi, Lageado, Tiradentes e Cruzeiro. “Essa ação com pneus ocorrerá até abril do ano que vem. O Exército ainda vai disponibilizar outros grupos para acompanhar as visitas

domiciliares, em comércios e terrenos baldios. Nossa luta é contra o mosquito para retirar os pneus das vias, que são criadores do Aedes aegypti. O apoio pessoal do Exército e das viaturas vai ajudar no combate e, querendo ou não, a questão dos

uniformes dos militares vai ajudar em lugares que os agentes têm dificuldade em entrar”, explicou. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) de Campo Grande, a Capital já está vivendo uma nova epidemia da doença. So-

mente em novembro, Campo Grande ultrapassou mil casos notificados, o que representa um estado de epidemia. Do dia 27 de janeiro a 8 de dezembro foram notificados 7.614 casos da doença. Desse total, 3.819 casos confirmados e o registro de 3 mortes

em decorrência da doença. O alerta à população é o mesmo de todos os anos: “Vamos manter nossos quintais limpos e toda semana verificar se não tem água parada ou criadouro do mosquito”, frisou o coordenador de Endemias, Alcides Ferreira.

PREVENÇÃO

Corumbá não deve ser uma segunda Mariana (MG), diz Imasul Técnicos do Imasul foram até Corumbá fiscalizar as barragens in loco POR DANIELA LACERDA

A população dos municípios de Corumbá e Ladário pode ficar tranquila com relação à situação das barragens de resíduos minerais existentes no Maciço de Urucum. Na manhã de ontem, técnicos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) vistoriaram in loco 14 barragens nas minas de Antônio Maria Coelho e Urucum, pertencentes à companhia Vale, e, numa análise preliminar técnica e visual, não constataram quaisquer indícios que sinalizem a possibilidade de uma ocorrência como a que atingiu a região de Mariana (MG). A vistoria foi realizada durante toda a tarde de segundafeira (7) por oito técnicos do Imasul – sendo seis de Campo Grande e dois da Regional do instituto em Corumbá – juntamente com três profissionais do Crea. A equipe do Imasul ainda fez a coleta de amostras de água em rios próximos do

local das barragens, para análise em laboratório. Um laudo técnico elaborado pela equipe multidisciplinar do órgão deverá ser apresentado nos próximos dias. “Vistoriamos todas as barragens da Vale e podemos dizer com segurança que as populações de Corumbá e Ladário podem ficar tranquilas. Em uma suposta situação de rompimento de alguma das estruturas, não haveria prejuízos à população. Existem, sim, impactos ambientais para fauna, flora e recursos hídricos da região numa eventualidade como essa, mas em princípio a situação está sob controle. Vamos elaborar um laudo técnico que será apresentado à empresa e aos demais órgãos competentes”, afirmou o diretor de Licenciamento do Imasul, Ricardo Eboli, que coordenou a equipe multidisciplinar que verificou as condições das 14 barragens da Vale nas minas de Antônio Maria Coelho e Urucum. O trabalho dos técnicos foi realizado nos dias 7 e 8 de

dezembro, com a vistoria in loco e a coleta de amostras de água em rios próximos dos locais de extração. Agora, a equipe do Imasul ainda irá solicitar informações técnicas adicionais à Vale. Após o envio dessas informações, o laudo final, com o resultado das análises e possíveis recomendações, deverá ser concluído em sete dias úteis. Além da equipe de fiscalização do Imasul, três profissionais do Crea no município também acompanharam o procedimento, a convite do instituto. “A fiscalização foi preventiva e teve por objetivo tranquilizar a população. Neste sentido, vimos que não há motivo para qualquer alarde”, reforçou Ricardo Eboli. A visita às barragens foi acompanhada também, pelo gerente de Operações Ferrosos Centro-Oeste da Vale, Olemar Tibães Lopes Júnior, além de técnicos das áreas de segurança, engenharia e meio ambiente da mineradora. (Com assessoria Imasul)

Foto: Divulgação

Os técnicos do Imasul verificaram in loco se existia perigo de uma nova tragédia como a de Mariana-MG


14

QUINTAFEIRA • 10 DE DEZEMBRO DE 2015

INTERIOR

FALE COM O EDITOR: REDACAO@JNEDIARIO.COM.BR

ANASTÁCIO

SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL REÚNE PROJETOS PARA FECHAMENTO ANUAL 1 2

Hoje é o ‘Dia Nacional do Combate à Corrupção’. Nem precisava. Combate à corrupção deve ser todo dia, mas no Brasil essa praga se instalou com tamanha força na sociedade que parece impossível combatê-la.

Prefeito e primeira-dama participaram do evento e agradeceram a dedicação das equipes

Foto: Luiz

O deputado Onevan de Matos assumiu os trabalhos na primeira secretaria da Assembleia na sessão de ontem, passando a ler e chamar os colegas como se fosse um narrador de futebol ou de páreo de turfe, provocando protestos, risos e interpelações ríspidas. Onevan anda mesmo muito estressado.

3

A deputada Mara Caseiro está deixando o ‘PTdoB’ para ser candidata a prefeita de Campo Grande. Ela já foi prefeita de Eldorado e se saiu muito bem. Mara está indo para o PMB (Partido da Mulher Brasileira) a fim de enfrentar o novo desafio.

4

A Câmara de Campo Grande resolveu mudar de tática com o reconduzido Alcides Bernal. A ordem é não negar nada que ele pede, obrigando-o a mostrar que é capaz de administrar. Por conta disso, Bernal, que não sabe viver sem seu exacerbado ‘populismo’, agora está procurando novos desafetos para dar continuidade à sua ‘revolução bolivariana-pantaneira’.

5

Público lotou o centro de convenções da cidade

ELEIÇÕES NO INTERIOR

DA REDAÇÃO

PSDB local se reúne com o presidente regional Marcio Monteiro

Nessa terça-feira (8) a Secretaria de Assistência Social reuniu no centro de convenções da cidade diversos projetos para uma confraternização entre os participantes, equipes da secretaria e pais, e para realizar o fechamento anual dos projetos. Os projetos de Balé, da Banda Municipal, do Conviver, Projeto Socioambiental, Florestinha e Patrulha Mirim tiveram a oportunidade de mostrar o que cada projeto realiza e significa para o desenvolvimento social de Anastácio. As apresentações superaram as expectativas e o público presente no Centro de Convenções Cláudio Valério ficou encantado. “Foi Lindo! Parabéns!”, elogiou Anadir Lopes, assim como as centenas de mães que se fizeram presentes e saíram emocionadas. Por sua vez Elisangela Inocencio comentou: “Parabéns a todas as crianças e jovens pela

Diretório Municipal quer lançar um nome para a disputa em 2016 DA REDAÇÃO

Na última sexta-feira (4) o presidente e os membros do Diretório Municipal do PSDB de Anastácio receberam o presidente estadual do partido, Marcio Monteiro, deputado federal licenciado e atual secretário de Fazenda do Estado. Na oportunidade falou-se sobre as eleições do ano que vem. O PSDB anastaciano tem um grande número de pré-candidatos a vereador e discute a disputa pela prefeitura com um pré-candidato tucano ao Executivo. O presidente estadual do PSDB, deputado federal licenciado Marcio Monteiro, disse que o partido lançará candidatos na maioria dos municípios do Estado. “O partido tem a intenção de lançar candidatos na maioria das cidades sul -mato-grossenses, e aqui

em Anastácio não será diferente. Acredito que antes das convenções o nome do candidato estará definido pelo Diretório Municipal”, comentou Monteiro. Segundo o presidente do Diretório Municipal, vereador Joãozinho, o posicionamento do presidente demonstra unidade e respeito às decisões locais. “Este posicionamento do presidente estadual mostra a seriedade e o respeito pelos diretórios municipais. Hoje o PSDB governa MS, queremos administrar Anastácio e teremos um nome para apresentar ao eleitor”, disse o vereador. O ano que vem serão realizadas eleições para prefeitos e vereadores em todo o país. O atual prefeito Douglas Figueiredo não poderá disputar a eleição, pois já foi reeleito, fato que abre oportunidades para os partidos tentarem a renovação política na cidade. (Colaborou Nabil Jaffal) Foto: Assessoria

6

Conversando com pessoas ligadas ao senador Delcídio do Amaral, estas me garantiram ‘de pés juntos’ que ele não pensa nem requereu ‘delação premiada’, e que a PF tem criado caso com visitas que desejam visitá-lo, a fim de que o local não se transforme numa romaria.

7 8 9

Promotor Marcos Alex perdeu força no Gaeco. Está desestimulado com a falta de apoio e o desdém ao seu relatório. Dizem que ele já fala em deixar o cargo, mas foi aconselhado a ‘segurar as pontas’ neste fim de ano.

Os shoppings de Campo Grande estão fazendo das ‘tripas o coração’ para escapar da paradeira. A grana ficou curta, e apenas um dos shoppings está registrando a presença de muita gente passeando e comprando muito pouco. O senador Delcídio do Amaral está trabalhando sua delação premiada, e isso está deixando o Planalto preocupado. Dilma enfrenta um processo de ‘impeachment’, mas, se o senador abrir a boca, toda esperança de ela se manter no cargo pode ir pro espaço. Delcídio é o homem ‘raio laser’ da ‘Lava-Jato’.

10

A inauguração da velha Cidade do Natal, acontecida ontem, contou com Bernal, sua turma e uma meia dúzia de ‘gatos pingados’. As vereadoras Luiza Ribeiro e Magali Picarelli estavam alegrinhas que só no evento. O povo tratou a reinauguração com indiferença. Tá todo mundo bicudo com o mega-IPTU/2016, lançado pelo ‘reconduzido’. Ficar perto dele nessas condições é perder voto. Amanhã eu volto. Fuuuuuuuuuuuui.

AQUIDAUANA

CIDADE RECEBE VISITA DE UNIDADE MÓVEL DO HOSPITAL DE CÂNCER DE BARRETOS Um grupo de mulheres realizou vários exames para detectar a doença

DA REDAÇÃO

Monteiro prometeu apoio a decisão local

apresentação. Agradeço pelo carinho e dedicação às crianças e idosos”. Já Alice Botelho, que assistiu a todas as apresentações e registrou cada detalhe, comentou: “Tudo lindo! A decoração. As companheiras do Conviver também foram perfeitas”. O prefeito Douglas Figueiredo e a primeira-dama Cynthia Anastácio participaram do evento e elogiaram as equipes dos projetos. “É com satisfação que vemos o amor e a dedicação das equipes que desenvolvem cada projeto social”, comentou a primeira-dama. “A secretaria está de parabéns, sua equipe é invejável, trabalham duro e com dedicação; põem amor no que fazem. Os pais tiveram a oportunidade de ver como seus filhos são bem cuidados e como nossos idosos recebem respeito e amor”, completou o prefeito. Após as apresentações o prefeito e a primeira-dama, juntamente com as famílias, participaram de um coquetel fechando assim a noite de apresentações. (Colaborou Nabil Jaffal)

O procurador-chefe do ministério Público, Humberto Brittes, resolveu sair de férias e nem dar bola para o relatório ‘chocho’ da malfadada ‘Operação Coffee Break’. A estratégia é postergar mesmo porque não há nada de efetivo apurado. Mas valeu a cortina de fumaça feita nas dimensões exatas para dar um refresco na ‘Lama Asfáltica’.

A cidade de Aquidauana recebeu na quinta e na sexta-feira a visita de uma unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos. A carreta com consultório e laboratório móvel conta com uma equipe de quatro profissionais. A equipe realizou alguns exames de mamografia para mulheres com idade superior a 40 anos, previamente agendados via Sisreg, e exames citopatológicos de colo de útero, beneficiando assim parte da população da cidade.

Para o prefeito José Henrique Trindade, a visita da unidade móvel ajuda a reforçar as diversas ações de diagnóstico precoce e prevenção do câncer uterino e de mama. “A visita desta unidade móvel com certeza reforça as ações de prevenção contra o câncer e a diagnosticá -lo precocemente, favorecendo assim a cura da doença”, comentou Zé Henrique. A unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos tem a missão de realizar exames que possibilitem o diagnóstico precoce da doença. O câncer, quando diagnosticado cedo, tem tratamento mais eficaz, bem como outros problemas de saúde. (Colaborou Nabil Jaffal)

Foto: Assessoria

Mulheres com idade superior a 40 anos foram o público-alvo


QUINTAFEIRA • 10 DE DEZEMBRO DE 2015 FALE COM O EDITOR: ENTRETENIMENTO@JNEDIARIO.COM.BR

15

ENTRETENIMENTO

TAPAS QUE AJUDARAM

“Quando eu levei aqueles três tapas, eu soube me controlar. E tenho certeza de que a Mara me ajudou com isso. Obrigado, Mara, pelo prêmio”, disparou o ator. PURE PEOPLE

Douglas Sampaio foi o grande campeão de “A Fazenda 8”, na madrugada de ontem (9). Após vencer a final do programa com 52,9% dos votos e ganhar R$ 2 milhões, ele dis-

se que os tapas que levou de Mara Maravilha na festa de domingo (6) o ajudaram na vitória. “No início do programa, estava em conflito com meu emocional. E quando eu levei aqueles três tapas, eu soube me controlar. E tenho certeza de que a Mara me ajudou com isso. Obrigado, Mara, pelo prêmio”, ironizou. “Eu estava quieto no meu canto e de repente ela veio até mim e me bateu, do nada. Não reagi. Me segurei. Pensei em processar aqui fora, mas não vou. Eu poderia ter me defendido, mas não reagi”, explicou em entrevista ao UOL. Apresentador do programa, Roberto Justus concordou que o comportamento da cantora beneficiou o ex-ator de “Malhação” na reta final do

programa. “Foi a Mara que ajudou o Douglas a ganhar, com toda a certeza. Mara conseguiu isso. Foi um pouco de surpresa, mas ele tinha a torcida da Rayanne também, juntou tudo. Douglas é um menino muito coração, e a Ana ficou arrasada.” Vale lembrar que Justus abriu o programa final dando boas-vindas aos ex-participantes do reality show. Ele apresentou eliminados como Amaral, Carla Prata, Edu K e Marcelo Bimbi. Com um lugar vazio, o empresário explicou que Mara Maravilha não foi por “problema de saúde”. E não citou o nome de Thiago Servo, que desistiu de participar do programa e foi barrado pela Record de participar da final.

Foto: Divulgação

DOUGLAS SAMPAIO AGRADECE MARA MARAVILHA POR VENCER ‘A FAZENDA 8’

Após vencer a final de ‘A Fazenda 8’, o ator Douglas Sampaio disse que os tapas que levou de Mara Maravilha na festa de domingo (6) o ajudaram a vencer

EM FORMA

William Bonner conta que emagreceu 7 kg em três meses Jornalista respondeu a um internauta que questionou sua nova aparência, mas ponderou: ‘Procurei um profissional’ PURE PEOPLE

William Bonner voltou a apresentar o “Jornal Nacional” na última segunda-feira (7) e chamou a atenção de alguns telespectadores ao aparecer mais magro no jornalístico da TV Globo. Recuperado de uma cirurgia de vesícula feita no fim de novembro, o marido de Fátima Bernardes interagiu com seus seguidores do Twitter como de costume e respondeu a um internauta que quis saber sobre a nova aparência. “Tio, o senhor tá bem mais magro. Seria consequência da dieta sem gordura, por conta da vesícula arrancada?”, questionou um seguidor, dirigindose a Bonner com o apelido que ele mesmo se deu nas redes sociais. “Não”, respondeu o jornalista de 52 anos, completando: “Eu entrei em dieta há exatos 81 dias. E tô 7 kg menos

pesado”. William, que recentemente esteve no programa “Estrelas” ensinando uma receita de brigadeiro, explicou como chegou ao novo peso, mas ressaltou: “Procurei um profissional, uma nutricionista. E ela indicou o

que eu deveria evitar e o que deveria procurar comer. O que vale para mim não vale para todo mundo. E o ‘tio’ não é louco de sair por aí tuitando dieta”, finalizou ele, que, sempre descontraído, já publicou uma foto enquanto fazia a barba.

Foto: Divulgação/TV Globo

William Bonner conta que emagreceu 7 kg e buscou ajuda de especialista

RESUMO DE NOVELAS

Filipe ofende Nanda. Ciça decide interromper as apresentações com a banda para cuidar da gravidez, e Ana e Miguel aprovam. Glauco e Cleiton disputam o amor de Krica. Rodrigo garante a Ciça que é amigo dela, mas que não é apaixonado por ela. Júlia afirma a Arthur que a pessoa que divulgou a foto íntima de Nanda deve ser punida. Thayná surpreende Camila e Henrique juntos. BB vê a foto de Nanda no celular de Moraes. Rodrigo beija Dani na frente de Luciana. Nanda e Filipe não conseguem se entender. Uodson acusa Alina de ter divulgado a foto de Nanda.

Renê ajuda Helena com os desenhos dos alunos. Ele aproveita para convidá-la para sair. Suzana observa a conversa. Helena aceita o convite do professor, que afirma que a espera na sorveteria. Manipuladora, Suzana diz a Olívia que está preocupada com os alunos de Helena, pois eles estão sempre largados, a professora não passa a matéria. Olívia chama Helena para uma conversa na diretoria, diz que a professora se mostra excessivamente generosa com os alunos e eles se aproveitam dela. Olívia diz que aplicará um teste nos alunos de Helena e entrega a matéria à professora.

Falta água no condomínio. Meire diz aos moradores que haverá racionamento em razão da escassez na cidade. Isabela dá início a seu plano de assustar Regina. Priscila reclama com seus avós sobre a divulgação da banda. Otávio continua firme em sua decisão de não ligar para Rebeca. Pedro e Helena deixam Augusto e Flávia a sós na clínica veterinária para continuarem a escrever a peça. Omar vai à sapataria, pede para Mateus engraxar seu sapato e o humilha. Dóris lê a fábula “João e o pé de feijão” e fica encantada com a possibilidade de ter feijões mágicos para ajudar sua família.

Arthur pede desculpas a Eliza por ter se aproximado. Carolina nota que Arthur sente ciúmes de Eliza com Jonatas. Wesley pede ajuda a Montanha para se tornar um jogador de futebol. Florisval se incomoda quando Carolina exige que ele leve Eliza e Jonatas em seu carro. Lu agradece a Rafael por ter salvado seu emprego. Carolina chora quando Arthur afirma que não quer ter um filho com ela. Jandira avisa a Maristela que Florisval foi para a casa de Rosângela. Pietro questiona Carolina sobre seus sentimentos por Arthur.

Jonatas pede que Tirsa cuide de Mefibosete caso algo aconteça com ele na batalha. Os amalequitas destroem a cidade e Itai luta contra eles. Ele e as esposas de Davi conseguem se salvar. A esposa de Joabe é levada por um dos soldados junto com outras mulheres. Allat reconhece Saul e ele diz que não fará mal a ela. Surge o espírito de Samuel. Somente Saul consegue ver o profeta, que pergunta por que foi trazido ao mundo dos vivos. Samuel diz a Saul que tudo o que está acontecendo é culpa dos seus atos de desobediência e não há nada que ele possa fazer para mudar seu destino.

Atena revela a Romero que guardou uma cópia dos documentos que incriminam a facção. Após acompanhar seu suposto crematório, Feliciano aparece para a família, que se revolta contra o patriarca. Oziel beija Indira, que exige que ele volte para Tina. Domingas questiona César sobre suas origens. Romero garante a Tóia que conseguirá vencer a facção. Orlando ouve quando Dante insinua que tem visto Lara. Romero analisa os documentos da facção e desconfia de um endereço. Nora confessa sua esperança em rever Kiki. Romero leva Atena ao encontro de Tóia.


16

QUINTAFEIRA • 10 DE DEZEMBRO DE 2015

SOCIAL

FALE COM O EDITOR: SOCIAL@JNEDIARIO.COM.BR

Dois pesos

Uma coluna completa, com conteúdo inteligente.

Mais um dígito

A partir do dia 29 de maio de 2016, os celulares registrados em Mato Grosso do Sul passam a ter nove dígitos. A data foi anunciada pela Anatel esta semana e valerá também para os estados do Acre, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal. Com a mudança, os telefones passarão a ter o formato (67) 9xxxx-xxxx.

Salut

Um espumante azul-turquesa. Já imaginou? O elegante Blanc de Bleu Cuvée Mousseux Brut é novidade exclusiva para o AnoNovo que se aproxima e para este verão. Conhecido no exterior como o primeiro espumante turquesa do mundo, a bebida tem toque de mirtilo, delicado, mas marcante. Oferece sabores de maçã verde, frescor aromático e 11% de álcool. Produzido com uvas cultivadas em vinhedos da Califórnia, o espumante será vendido por aqui a R$ 380 a garrafa.

Dobradinha

O ex-prefeito Nelsinho Trad ensaia ganhar apoio do governador Reinaldo Azambuja para entrar na disputa da Prefeitura de Campo Grande, ano que vem. Pra agradar a Reinaldo, quer vir com a “morena mais bonita de Campo Grande”, a vice-governadora Rose Modesto, em sua chapa como vice-prefeita. Se emplacar como deseja, Nelsinho sairia candidato ao Senado daqui a dois anos e Rose assumiria o comando da Capital.

Maldade

Os boatos nas redes sociais dizendo que o ex-governador André Puccinelli (PMDB) teve decretada uma suposta prisão levaram o ex-governador a dar enorme risada, na terça-feira. Além de não haver pedido de prisão, nesse mesmo dia era comemorado o Dia da Justiça, quando todos os juízes de direito estavam de folga.

Audiência total

Queiram ou não os que são contra esse tipo de esporte, o UFC 194 deste sábado, em Los Angeles, é cotado para atrair um dos maiores públicos de telespectadores no Brasil, neste ano. O brasileiro José Aldo, invicto, campeão de sua categoria, enfrentará o irlandês Conor McGregor. Talvez venha a ser a luta mais difícil da carreira de Zé Aldo. O brasileiro Acelino Popó, ex-campeão mundial de boxe, aposta no compatriota.

Ética seletiva em pleno vigor. A galera ensandecida que senta o sarrafo no ministro Edson Fachin, por interromper a tramitação do pedido de impeachment da presidenta Dilma na Câmara, não solta um pio sequer sobre as manobras criminosas do presidente da Casa, Eduardo Cunha. Para se manter no cargo, acusado de flagrante corrupção, e para instituir a comissão que vai analisar e votar o pedido do impeachment, Cunha pratica manobras criminosas, viola o regimento, desrespeita o colégio de líderes e ainda põe banca.

Fotos: Gabriel Santos

Arte pura

Expectativa para a próxima exposição de Jonir Figueiredo. Com vernissage para convidados no dia 15 (data nacional dos arquitetos) e aberta ao público até o dia 18 deste mês, na sede do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), o inquieto e incensado artista plástico corumbaense brilhará em mais uma edição, a terceira, da série “Protótipo da Arte/Pantanal Rupestre”. No programa, homenagens referentes ao “Dia do Arquiteto”, para Oswaldo Abrão de Souza, Rubens Costa Marques, Luís Pedro Scalise e Wilson Cavalcante. E uma reverência especial a Lídia Baís. Imperdível.

O empresário Carlos Almeidinha e a esposa, Thaís

O empresário Gilbert e Ana Paula Miglioli

O empresário Júlio Vitoriano e a esposa, Joelma Dibo

O empresário Omar e a esposa, Aline Ayoub

O procurador do Estado, Rafael Coldibelli, e a esposa, Rovena Coldibelli

O casal Sônia Muller e o marido, Eurides Falcão

Humanidade

Só agora tomei conhecimento da verdade dos fatos. Tudo bem que quando administrou o Hospital de Câncer, Betina Siufi tenha sido desumana ao negar remédios a pacientes e a atuar num dos maiores escândalos da saúde no País. Isso não justifica, porém, que igual tratamento deva ser dado a ela na base da desforra. Ela é vítima da doença e precisa de um remédio caríssimo, que segundo a família só seria acessível com autorização judicial. Ainda que existam pessoas muito mais necessitadas e de maior prioridade nesse tipo de auxílio, não se justifica a torcida para que Betina “pague” pelo que fez sendo privada de um socorro humanitário. Aliás, o pedido de socorro só foi pedido em razão dos bens da família estarem todos bloqueados pela Justiça.

OS DEZ MANDAMENTOS

DIRETOR DE NOVELA PROMOVE WORKSHOP SOBRE TV E CINEMA NA CAPITAL Serão oferecidas técnicas de interpretação e atuação Foto: Divulgação

POR JHOSEF BULHÕES

O diretor da novela “OsDez Mandamentos”, Hamsa Wood, ministrará nos dias 11, 12 e 13, workshop sobre interpretação para TV e cinema. O objetivo do workshop é trazer aos sul-mato-grossenses técnicas de atuação na área de interpretação voltada para TV e cinema, trazendo uma proposta aos artistas e ao público em geral, como técnicas e noções para atuação. Durante os três dias serão trabalhadas técnicas de relaxamento, concentração, posicionamento em frente da câmera, expressão facial e corporal, relação com o diretor, o diretor com o ator, a câmera com o ator, entre outras atividades. Doação O evento, uma realização da Kadiweu Produções com a Agência Moon Creative, também desenvolve uma ação em prol da instituição filantrópica Juliano Varela, onde cada participante no ato de sua matrícula deverá fazer a

É a primeira vez que Hamsa vem ao Estado

doação de algum produto de limpeza, que será destinado a esta. A instituição atua desde 1994 em Campo Grande, e é responsável pelo atendimento e acolhimento de pessoas com síndrome de Down, e no momento está necessitando desses produtos. Serviço – As inscrições podem ser feitas pelo site www.

mooncreative.com.br, ou diretamente no escritório da agência Moon Creative, que fica localizada na Rua Dom Aquino, 1.354, 7° andar, sala 72 – centro de Campo Grande. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones (67) 9234-5528 - 9304-0517. Palestrante Hamsa Wood se formou e

O workshop acontece nos dias 11, 12 e 13 em Campo Grande

iniciou sua carreira de diretor nos Estados Unidos. Ao retornar para o Brasil, atuou no mercado publicitário de São Paulo até ser convidado pela Rede Globo a ingressar em seu núcleo de teledramaturgia no Rio de Janeiro. Na emissora Wood trabalhou em novelas como “Celebridade” e “Senhora do Destino”, e em

programas semanais como “Linha Direta” e “Justiça”. Em 2005 foi convidado pela Record a fundar a nova sede de teledramaturgia, a Recnov. Desde então, atuou como diretor em novelas como “Prova de Amor”, “Vidas Opostas”, “Caminhos do Coração”, “Chamas da Vida”, “Mutantes” e no aclamado seriado policial “A

Lei e o Crime”. Atualmente, trabalha na novela “Os Dez Mandamentos”, que tem batido os índices de audiência da Globo. Sendo assim, com um vasto conhecimento sobre a área, Hamsa Wood se propõe a discutir questões, ensinar práticas e técnicas para a interpretação para TV e cinema.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.