Relatório Azul 2012

Page 32

e troca de valores, chamados eles mesmos, de “econômicos”. O essencial nisso é que o crescimento da quantidade de valores econômicos tornou-se condição necessária para a própria economia. Quando não há crescimento, as interações entre os parceiros de troca são atropeladas, e o mais fraco muitas vezes tem que arcar com o prejuízo. Um mercado financeiro, no entanto, não é simplesmente um lugar onde é comercializado dinheiro. Num mercado financeiro comercializa-se outros “produtos”, mais complexos, tais como as ações, obrigações, “futures” e outras coisas mais.

PARTE I - A UNIVERSALIDADE DOS DIREITOS HUMANOS

4.6.2 Comercializar “ações”: a bolsa

30

Examinemos o que é uma “ação” (um “título” de posse). Em primeiro lugar, uma “ação” é um comprovante de que a pessoa X investiu uma parte do capital numa empresa Y. O acionista X, por exemplo, assumiu os custos de uma impressora. Graças ao seu investimento, o empresário que dirige a empresa Y pode produzir algo – por exemplo, imprimir jornais, livros, etc. Se a sua empresa consegue rendimento, X tem o direito de receber uma parte (propor­cional ao seu investimento). Graças à invenção da “ação” (do “título”), a criação de empresas produtivas torna-se mais fácil. A empresa não está nas mãos de uma pessoa ou família apenas, mas de muitas – centenas ou milhares – pessoas. Os “acionistas” são os verdadeiros detento­res do capital. Desde essa perspectiva, a história do capitalismo também é a história da “ação”. No entanto, a partir do momento em que uma “ação” ou um “título” se torna objeto de comercialização, a situação muda completamente. Cria-se um mercado de “ações” ou “títulos” – a “bolsa”, e nesse mercado cada “ação” tem um preço (que segue as leis do mercado, dependendo da relação entre a demanda e a oferta). Enquanto uma empresa promete crescimento e lucro, os seus “títulos” são mais procurados. Quanto mais lucrativa a empresa, tanto mais atraentes os seus “títulos”. Caso o número de “títulos” de uma empresa oferecidos na bolsa permaneça estável, a demanda crescente fará subir o seu preço, quer dizer a sua cotação. E quanto mais a sua cotação promete subir, tanto maior a demanda, e quanto maior a demanda, tanto mais a cotação promete subir. A elevação das cotações na bolsa é um processo que se reforça a si mesmo. A mesma coisa ocorre quando a cotação cai. Pois em qualquer momento o preço do “título” pode parar de subir e começar a cair. Não é possível determinar exatamente o momento no qual a subida para, nem aquele no qual ela começa a cair. Às vezes, as cotações sobem durante um período longo – dois, três anos ou mais. No entanto, mais cedo ou mais tarde a subida das cotações vira, e algumas cotações, talvez a sua maioria, começam a baixar. Nesse momento, muitos acionistas querem vender os seus “títulos”, o que leva o seu preço a baixar ainda


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.