Tese de Mestrado

Page 90

90 opte por seguir este caminho de bondade e de perfeição que se concretiza no amor aos inimigos133. Um detalhe deve chamar nossa atenção: em Lucas, a palavra "perfeito" (teleios)

usada

por

Mateus

é

substituída

pela

palavra

"generoso",

"misericordioso" (oiktirmos). O modelo do amor é Deus na sua grande misericórdia: "Mas amai os vossos inimigos, fazei o bem, emprestai sem nada esperar em compensação. Então a vossa recompensa será grande, e vós sereis os filhos do Altíssimo, pois ele é bom para os ingratos e para os maus. Sede generosos como vosso Pai é generoso." (Lc 6, 35-36). Essa misericórdia contrasta com a percepção judaica, inclusive daqueles que eram considerados como os seguidores mais perfeitos da Tora : os fariseus e os essênios. Mesmo se o essênio não deve pagar ninguém com o mal, deixa a vingança para Deus que a realizará no dia do julgamento134. Os membros da comunidade com defeitos corporais eram excluídos da assembléia dos membros plenos. É fácil perceber como Jesus recusa-se a realizar a comunidade através da separação, já que ele chama os que tinham sido proscritos daquelas que procuravam a perfeição pela separação. Quando convida à sua mesa os pobres, os mutilados e os aleijados, Jesus polemiza diretamente com os essênios135. O que o diferencia mesmo da comunidade do Batista é a incondicionalidade da graça e sua característica de não estabelecer fronteiras: o Batista acolhia as pessoas depois que tivessem manifestado seu arrependimento, Jesus oferece a salvação aos pecadores antes que façam penitência136; a graça é concedida sem limite e sem condição ou, como diz Jon

133

HÄRING, Bernhard, verbete santificação e perfeição em COMPAGNONI, Francesco, PIANA, Giannino, PRIVITERA, Salvatore (org.), Dicionário de Teologia Moral, São Paulo, Paulus, 1997, p. 1115-1122. 134 Nesta análise, seguiremos JEREMIIAS, Joachim, Teologia do Novo Testamento, a pregação de Jesus, São Paulo, Edições Paulinas, 1980, cap. 5, par 17, p.266ss. Na página 268, por exemplo, ele cita o seguinte trecho da maldição dos pecadores que fazia parte da cerimônia de entrada dos novos membros: "Maldito sejas sem misericórdia de acordo com as trevas de tuas ações, e a ira caia sobre ti com as trevas do fogo eterno! Deus não seja dadivoso, quando o invocares, e não te perdoe, para expiares os teus atos maus! Ele erga o rosto da sua ira contra ti, e para ti não haja nenhuma paz nos lábios de todos os anjos intercessores!" I QS 2, 7-9. 135 cf. Lc 14, 13. 21. 136 Lc 19, 1-10.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.