Jornal O Pirapitinga Edição 42ª

Page 1

EDIÇÃO 42 - ANO II

CATALÃO I DE 01 A 07 DE JANEIRO DE 2013

06

GUSTAVO SEBBA PARTICIPA DA ENTREGA DE ÔNIBUS ESCOLARES PARA 40 MUNICÍPIOS GOIANOS 02

PRIMEIRA-D​AMA ANNA SEBBA ENTREGA CASAS EM SANTO ANTÔNIO DO RIO VERDE 03


CATALÃO I DE 01 A 07 DE JANEIRO DE 2013

2

Gustavo Sebba participa da entrega de ônibus escolares para 40 municípios goianos Comemorações Um ano que se acaba, outro que inicia. Tantos fogos, tantas comemorações. O que pensa você ao comemorar um dia após o outro? Eu não comemoro a página virada do folhetim. Mas não deixo de desejar a todos os carnais dias melhores. Não porque um novo ano começou, mas porque sempre existe esperança em um novo amanhecer. O Ano é novo, mas a vida é a mesma. Ao invés mudar o calendário mude suas atitudes. Busque a humildade a simplicidade a vida eterna. Que todos os dias de sua longa jornada sejam com o mesmo entusiasmo e o mesmo desejo de mudança. Que a felicidade não seja apenas um mero desejo, mas uma concretização na vida de todos nós, durante as nossas lutas e conquistas independente de qual seja o ano. Aniversário Como se não bastasse um novo ano no folhetim, é um novo ano também na minha vida. São vinte e poucos anos de muita luta, muitos sonhos e muito louvor a Deus. Se hoje estou aqui, neste pedaço de papel, é por honra, glória e vontade do Criador. Agradeço cada pessoa fez parte da minha vida. Um novo período se inicia, como tantos outros que já passaram, será repleto de oportunidades. Que eu possa aproveitar muito bem o tesouro dos minutos na construção do amanhã feliz que desejo, pois a eternidade é feita de segundos. Conquistas Começamos o segundo ano do nosso Jornal O PIRAPITINGA, vencemos grandes obstáculos juntos, e tenho certeza que outros desafios vão existir e vamos vencê-los, quando e onde se apresentem. Contudo, teremos por modelo o maior de todos os vencedores: Jesus. Ele venceu o desafio do abandono dos amigos, a solidão nas horas mais amargas e a morte vergonhosa que lhe impuseram. Um dos seus mais belos exemplos é o de que o homem tudo pode, quando movido pela certeza das verdades que carrega. Obrigada a todos vocês, que fazem parte dessa história.

TIRAGEM: 5.000 Exemplares

O médico Gustavo Sebba (PSDB), filho do prefeito de Catalão Jardel Sebba (PSDB), ao lado do secretário de Educação Thiago Peixoto, do governador Marconi Perillo e de vários prefeitos do interior do Estado, entregaram na manhã da última segunda-feira, 30, ônibus escolares para 40 municípios goianos. A solenidade aconteceu no estacionamento do Estádio Serra Dourada em Goiânia. O secretário de Educação, Thiago Peixoto cumprimentou o governador pela parceria com a FNDE e o médico Gustavo Sebba, falou da importância dos ônibus escolares aos municípios goianos. “O transporte escolar de qualidade é uma das principais formas de garantia de acesso às escolas. É um instrumento indispensável para assegurar a educação as crianças e jovens, desenvolvendo e criando oportunidades para melhoria da condição de vida de toda sociedade,” afirmou Gustavo. As cidades de Davinópolis e Três Ranchos foram contempladas nesta etapa, e em fevereiro do próximo ano, Catalão e mais 11 cidades receberão os ônibus para transporte escolar. A entrega dos 40 ônibus é uma parceria entre o Governo de Goiás e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o total do investimento é de R$ 10 milhões.

Colaboradores: César Fernandes Vereador Pedrinho Servílio Santos Thiago Ferreira Francisco Vieira dos Santos Giselle Fayad e Marcos Cohen


CATALÃO I DE 01 A 07 DE JANEIRO DE 2013

3

Primeira-d​ama Anna Sebba entrega duas casas em Santo Antônio do Rio Verde

Uma vida mais digna e próspera agora é realidade para duas famílias do distrito de Santo Antônio do Rio Verde. Foi entregue oficialmente, na manhã do dia 19, duas residências pelo Casa Nova, um programa realizado pela prefeitura municipal de Catalão, por intermédio da Secretaria de Ação Social, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Obras.

Antes e depois da casa da Dona Maria

Antes e depois da casa da Mônica

A primeira-dama e secretária de Ação e Promoção Social, falou do projeto Casa Nova e de sua ampliação. “Gostaria de agradecer a Deus que nos abençoou para que pudéssemos realizar o sonho de várias famílias. O prefeito Jardel Sebba, está colocando a prefeitura em ordem e até 2014 todos os nossos programas serão executados com excelência, agradeço os secretários de Obras e Infraestrutura, que nos auxiliou na construção dessas duas casas. Vamos partir para mais casas nos distritos e iremos ampliar esse projeto em Catalão.”

essa casa, mas apareceu a dona Anna Sebba, que nos prometeu e cumpriu. Que todos vocês sejam muito felizes para conseguirem realizar o sonho de outras famílias,” afirmou Antônio. “Agradeço a Deus, ao Jardel, a primeira-dama e todos os envolvidos na construção da minha casa, estou muito feliz, minha vida agora será outra, concluiu dona Maria.

O casal Antônio Rodrigues da Silva e Maria Soares Batista pais de Guilherme (8) e Enzo (4) agradeceram o nova moradia. “Para mim é uma realização que só Deus pode retribuir, nós não tínhamos condições pra fazer

“Este tipo de ação, é que nos dá vontade de trabalhar e acreditar na política. Parabéns a primeira dama que sempre está ajudando quem mais precisa. O prefeito Jardel sempre fez questão de dizer que iria governar para quem precisa da prefeitura,

O médico Gustavo Sebba, representou o pai Jardel Sebba, no evento.

e agora estamos colhendo o fruto disso,” afirmou. O beneficiário Ednaldo Rodrigues Araujo, sua esposa Mônica dos Santos Sousa, e os filhos Nayron (8) Naely(10), Sofhia (7), Davi (5) se emocionaram com a realização do sonho da casa própria. “Se vocês estão aqui, é porque Deus permitiu, nós acreditamos no Jardel e em sua equipe e agora eles estão honrando os compromissos,” disse Mônica. “A outra gestão tentou muito me tirar daqui desse terreno, fui até a delegacia sete vezes, e agora, Deus usou Jardel Sebba como o novo prefeito, para me ajudar. Não fomos nós que procuramos ele e a sua esposa Anna, mas foram eles que vieram aqui nos comunicar que iriam construir nossa casa, estamos muito felizes,” comemorou Ednaldo.


CATALÃO I DE 01 A 07 DE JANEIRO DE 2013

4

Notícias do Câmpus Catalão Transmissão de cargo de reitor ocorrerá dia 6 de janeiro Ocorre no próximo dia 6 de janeiro de 2014, a transmissão de cargo de reitor, no Centro de Cultura e Eventos do Câmpus Samambaia, em Goiânia. Tomará posse o novo Reitor da UFG, Prof. Orlando Affonso Valle do Amaral, além do Vice-Reitor, Prof. Manoel Rodrigues Chaves, este, do Câmpus Catalão, sendo a primeira vez, na história da UFG, que um professor do interior assume uma vice-reitoria. Seleção de estagiários Foi publicado o edital de abertura de inscrições visando à seleção de 20 (vinte) candidatos às vagas de estágio curricular não obrigatório, para atuarem como estagiários na UFG. As vagas destinam-se a estudantes de cursos de Graduação da UFG.

Podem se candidatar estudantes que estejam regularmente matriculados em curso de graduação nas áreas definidas para as vagas, além de ter cursado, no mínimo, o segundo período letivo, sem prejuízo das normas e legislação específicas de cada curso de graduação e dedicar-se, no período de vigência da bolsa, exclusivamente às atividades do estágio, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares. As inscrições podem ser feitas na Coordenação Geral de Estágios, segundo piso, sala 07, Anexo 1 (kitinete), localizado à Rua Grécia, nº 465, Vila Chaud, no período de 06 a 10 de janeiro de 2014, no horário das 08h às 12h e das 13h às 16h30min.

Francisco Vieira dos Santos Assessoria de Comunicação Social Campus Catalão - UFG

Superinten​dente da SAE explica o que ocasionou a falta de água em Catalão no final de semana e, disse ainda, que entrou muita terra no sistema de captação de água. “Devido as fortes chuvas tivemos um problema de carreamento de terra para dentro da captação, que bombeou em alguns minutos uma grande quantidade de terra dentro da estação de tratamento. Foi preciso parar a captação para que fosse retirado todo o barro e voltar o sistema ao normal,” explicou. O superintendente anunciou que uma nova estação de água está sendo viabilizada.

O Superintendente da SAE (Sistema de Água e Esgoto de Catalão), César José Ferreira, explicou durante uma coletiva para a imprensa, na manhã desta quarta-feira, 18, o que ocasionou o problema da falta de água em Catalão nos últimos dias. César afirmou que, o que ocasionou a falta de abastecimento, foi a forte de chuva que caiu na cidade

“Com a implantação da nova estação de água, teremos a possibilidade de tratar uma quantidade maior de água. Além disso, estamos interligando uma nova adutora aos bairros onde a água demora a chegar, como na região do Castelo Branco I e II e no bairro Marconi. Tal providência irá estabilizar a rede,” afirmou. Ainda segundo o superintendente, de todos os loteamentos implementados nos últimos oito anos, nenhum deles possuem reservatórios, a maioria dos que estão a venda não cumpriram com suas responsabilidades. “É obrigação do loteador construir suas adu-

toras para levar a água até os loteamentos e construírem seus centros de reservação, o que não foi feito. Estamos notificando todos eles para que possam cumprir com suas responsabilidades,” disse. Segundo César, a estação de tratamento foi projetada em 1970 para tratar 150 litros por segundo, na época Catalão tinha 27mil habitantes, hoje a cidade possui mais de 100mil habitantes e a estação é a mesma, e nada foi feito para mudar ou para ampliar a quantidade de água tratada em Catalão nos últimos 40 anos, e anunciou mais investimentos para atender as demandas necessárias na cidade. “Quando assumimos, entregamos ao prefeito Jardel Sebba um relatório sobre a real situação da SAE e ele nos pediu uma solução. Então tentamos manter o sistema, projetando os próximos investimentos. Conseguimos com a Caixa Econômica Federal, um empréstimo no valor pré-aprovado de R$40milhões de reais. Aí sim, teremos investimentos reais no que diz respeito a captação, transposição, armazenamento e distribuição de água tratada. Um investimento pesado, que a SAE por si só, não seria capaz de executar.


CATALÃO I DE 01 A 07 DE JANEIRO DE 2013

5

Natal: a Festa da Luz e da Boa Notícia A Sagrada Escritura descreve da seguinte forma um dos eventos que envolveram o nascimento de Jesus (Lc 2, 8-12): Havia na região uns pastores que vigiavam por turnos o rebanho a céu aberto. Um anjo do Senhor apareceu-lhes. A glória do Senhor os envolveu de luz resplendorosa e eles se aterrorizaram. O anjo disse-lhes: “Não temais! Vede: Dou-vos uma boa notícia, uma grande alegria para todo o povo: hoje nasceu para vós na cidade de Davi o Salvador, o Messias e Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolto em panos e deitado numa manjedoura.” Estamos celebrando o Natal do Senhor em 2013. Tenho visto pessoas nas ruas fazendo compras, reunindo-se nas casas para rezarem, grandes eventos para cultuar a Deus... Observando o movimento de nossa cidade, esta passagem citada fez parte de minhas reflexões desde nossa última conversa nesta coluna. Gostaria de compartilhar com você, caro leitor. Neste trecho da Palavra de Deus, existem alguns elementos que ressaltam sobre meus olhos: glória, luz e alegria formam a constelação que indica o nascimento do menino-Deus. A presença de Deus no meio de seu povo é sempre marcada por uma mensagem que nos ilumina, trazendo alegria e paz. O termo “Senhor” usado exclusivamente para Deus no Antigo Testamento, agora é também atribuído a Jesus. Ora, Jesus é reconhecido como Deus, iniciando, portanto, uma era nova. Essa era é marcada por uma mensagem (boa notícia) tão bela e reveladora que os frutos (ânimo, alegria, paz ...) abraçam aqueles que

se tornam sensíveis a essas verdades. A Boa Nova foi revelada pelo Anjo (o mensageiro/enviado de Deus) aos pastores, à margem da corte e das autoridades. Os pastores representam os marginalizados e desprezados pela sociedade. Contudo, tratava-se de pessoas simples e sem preconceitos para receberem a Boa Nova. Jesus torna-se o centro da mensagem bíblica. Ele é a boa notícia, sendo a fonte pela qual jorra a mensagem e ao mesmo tempo um sinal de contradição para tudo àquilo que está vigente em nossa sociedade e não é plano de Deus para seu povo. É importante perceber que é pelos frutos que reconhecemos se a árvore é boa ou não (Mt 7, 16-20). Vejam: todas as posturas que segregam, todas as disputas de poder em detrimento do bem comum, todo absolutismo do materialismo que alimenta nossa mentalidade capitalista, todas as realidades que afrontam a vida e a dignidade da pessoa humana, entre outras situações, não tem trazido paz ao nosso povo. Diante desse resultado, alguns questionamentos gritam: Será que as árvores de nossas estruturas sociais e de nossas escolhas pessoais tem gerado bons frutos? As trilhas por onde temos caminhado são verdadeiramente a construção de uma trajetória sonhada por Deus para nós? Jesus é sinal de contradição, nos fazendo perceber que mesmo sendo tão Grande, fez-se pequeno; mesmo sendo da Realeza Celestial, escolheu os pobres para manifestar a Revelação; mesmo sendo tão rico, optou por uma manjedoura. Contradições estas que evidenciam como Deus valoriza a simplicidade, nos dando a oportunidade de visualizarmos o que é essencial para a nossa felici-

dade. Estamos felizes com o que tem ocorrido em nossa vida pessoal e na nossa sociedade? Nas vésperas da celebração do nascimento da GRANDE e MAIS BELA NOTÍCIA, temos percebido bons frutos com as notícias que temos recebido? Estou finalizando este texto num domingo à noite e acabo de ser convidado pelos meus amigos da Paróquia São Francisco para sair às ruas evangelizando e levando comida para os que estão à margem de nossa sociedade. Diante deste convite, desejo fazer a escolha de ser mensageiro de Deus para levar a Boa Nova. Portanto, tenho que me despedir para viver concretamente o Natal do Senhor Jesus. Feliz Natal para você!

Ministério do Turismo lança campanha de acessibilidade A campanha “Turismo Acessível – Um Brasil onde todos podem viajar”, do Ministério do Turismo, foi lançada na última semana. A ação é uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) com objetivo de "sensibilizar o setor turístico para adaptar e qualificar seus produtos e serviços para o atendimento às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida".

O projeto inclui também um aplicativo para tablets e celular, onde os turistas que têm algum tipo de deficiência física vão poder avaliar a acessibilidade dos empreendimentos hoteleiros e atrativos turísticos. A ferramenta terá início com 41 mil empreendimentos. Será criado ainda um site voltado para o setor turístico, que vai disponibilizar cartilhas, normas e orientações para adaptação a esse público.


CATALÃO I DE 01 A 07 DE JANEIRO DE 2013

2014 um ano de realizações O ano de 2014 chegou para os moradores de Catalão com muitas expectativas frente à administração municipal. Jardel Sebba (PSDB) assumiu a Prefeitura em 2013, sendo escolhido pelo povo e reafirmado por duas vezes pela justiça. Jardel subiu à rampa da Palácio Pirapitinga, com o intuito de fazer o melhor governo da vida dos catalanos. Porém, o primeiro ano de gestão deixou a população catalana perplexa. Além de não ter existido a transição, por falta de interesse dos antigos gestores do PMDB, o prefeito enfrentou outras dificuldades, como pilha de papeis queimados, frota de máquinas e veículos sucateados, desaparecimento de equipamentos do patrimônio público, ausência de processos na Procuradoria Geral do Município, dívidas no valor de R$ 5 milhões fazem parte da herança peemedebista. Além disso, no final de 2013, o presidente da Câmara Municipal, vereador Deusmar Barbosa (PMDB), ocupou o cargo de prefeito de Catalão, por 24 horas, por decisão judicial, segundo o prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB), vários problemas foram encontrados pelos secretários e superintendentes que reassumiram seus cargos. O prefeito mostrou farto material audiovisual, durante a entrevista coletiva à imprensa, no auditório do Palácio Pirapitinga. Os casos mais graves foram detalhados com fotos e um vídeo de dois minutos, que mostram dezenas de pessoas retirando cestas básicas da Secretaria de Promoção e Ação Social, mas um fato que pode ter atrapalhado o avanço da boa gestão do PSDB em Catalão. Mas o tempo da renovação continua a todo vapor, e

mesmo diante dos problemas encontrados em 2013, o prefeito organizou a casa e plantou as sementes para que em 2014 seja o ano de realizações. A reportagem do Jornal O PIRAPITINGA, visitou o prefeito Jardel Sebba, para que ele pudesse deixar uma mensagem aos catalanos para 2013. Quero deixar uma mensagem de esperança, fé e seriedade. Dizer que não quero reclamar, mas nós pegamos uma prefeitura sucateada, parece que ardilosamente preparada para atrapalhar, não a mim e nem aos meus secretários, mas atrapalhar a cidade. A cidade estava suja, os arquivos deletados e queimados, tivemos que reconstruir a memória da prefeitura, minha esposa teve que andar de casa em casa, para refazer o cadastro pessoalmente dos beneficiários. Estamos tentando, já foi aprovado o projeto para Câmara, para trocarmos a cesta básica pelo cartão. Também teremos o projeto de Bolsa Universitário Municipal. Estamos fazendo esgoto, recapeamento asfáltico, pretendo fazer um Teatro aqui no Centro, onde está localizado o estacionamento próximo a Câmara Municipal. Enfim, quero deixar uma mensagem de esperança aos meus conterrâneos, uma mensagem de agradecimento pela confiança que depositaram em mim, e dizer, que não paro um segundo de pedir a Deus para me proteger, e me dar saúde e sabedoria para enfrentar esse desafio e mostrar que valeu a pena terem me escolhido como prefeito. Com certeza, neste ano de 2014, que vamos colher os frutos de tudo aquilo que plantamos em 2013. Será realmente, um ano de realizações.

6


7

CATALÃO CATALÃO II DE DE 01 01 A A 07 07 DE DE JANEIRO JANEIRO DE DE 2013 2013

NA MESA com Marcos Cohen HIERARQUIA SOCIAL A pessoa mais qualificada num evento é aquela que recebe toda a atenção e consideração dos anfitriões e convidados presentes.

Reeducação alimentar e coração

Quantas pessoas identificam esse comportamento porém não sabem porque não conseguem parar de comer e só param quando se sentem estufadas. É muito frequente ouvirmos essas queixas de pessoas que estão acima do peso ideal, nos mostrando o quanto a comida acaba servindo a outro objetivo que não é nutrir o corpo e sim nutrir a alma, o coração. A comida também tem a conotação de afeto, é só lembramos da comida de nossa mãe, do bolo da avó, do pudim da tia, todos preparados carinhosamente para deixarem a família feliz. Muitas são as culturas que valorizam a abundância de comida, e nas festas a felicidade está estampada, todos ansiosos na espera de saborearem os melhores quitutes que conhecem, desde a infância. Desta forma fica muito claro que afeto e alimentação têm uma estreita relação, pois nos sentimos confortados quando estamos de estômago cheio, assim como quando erámos bebês, o leite morninho que descia livremente provocando uma onda de imenso prazer e relaxamento. Esse mesmo prazer é reproduzido quando nos deleitamos com a comida, porém a medida que vamos nos desenvolvendo é necessário saber identificar a real necessidade de se alimentar e escolher quais são os alimentos saudáveis para nosso

Esta pode ser um senhor idoso que comemora o seu centenário numa festa que é oferecida em sua homenagem, é o convidado de honra. Também é o possuidor de um cargo público ou de uma patente superior aos demais presentes.

corpo.

O indivíduo com sobrepeso e obesidade sofre muito com a sua imagem, a discriminação, a desmotivação que sente em relação a mudanças, entre diversos fatores que contribuem para o seu isolamento, ou mesmo para os desenvolvimentos de padrões comportamentais que lesam sua autoestima, distorce as relações com as pessoas e diminuem a qualidade de vida. Reeduque seu estomago e seu coração! A alimentação aparece nesse contexto como forma compensatória de situações não resolvidas, busca de satisfação imediata. As pessoas que se sentem presas a este padrão de beleza e buscam o emagrecimento estão sujeitas a crises de compulsão, e consequentemente a sentimentos de culpa e vergonha. Podemos mudar a partir do momento que nos propomos a sairmos da zona de conforto e atravessar a seara em direção dos pilares do Coach que nos permite mudanças de crenças e quebra de tabu que herdamos com os legados negativos de nossa cultura. pensar em nós não é um ato egoísta e sim um ato de amor para conosco. Pense nisto! Giselle Safatle Faiad Gomes Master Coach

Apesar de vivermos numa sociedade livre, democrática e igualitária a etiqueta e o Protocolo reconhecem e indicam as precedências de todas as pessoas em qualquer evento. APRESENTAÇÕES Apresenta-se sempre a pessoa menos importante à mais importante sendo a mulher, na etiqueta, mais importante que o homem. Deve apresentar-se um homem a uma senhora, alguém a uma autoridade, uma pessoa mais jovem a uma mais velha. A pessoa mais importante estenderá a mão a quem foi apresentada ou acena a cabeça e fará o primeiro cumprimento. Apresenta-se sempre primeiro o nome da pessoa menos importante. O homem deve sempre levantar-se para cumprimentar uma mulher, ou alguém hierarquicamente superior. A mulher só o deverá fazer para cumprimentar uma outra mulher, quando não diretamente convidada e para ser apresentada à anfitriã; se for convidada e se dela se aproximar a anfitriã para a cumprimentar; e a mulher mais nova quando é apresentada a uma senhora mais velha. Quando pessoas da mesma importância, idade se apresentam o critério a seguir deverá ser o de quem aborda e quem é abordado, o que está parado. Quem se aproxima apresenta-se e aguardará que a pessoa abordada responda com cordialidade e aceitação, estendendo a mão e apresentando-se àquele. Marcos Cohen é Administrador, Analista de Sistemas e Consultor de Protocolo, Etiqueta e Comportamento.

Mauro Jr 29-12

Joana 30-12

Dayane 30-12

Juninho 31-12

Leandra 02-01

Andreia 04-01

Karen 04-01

Aguiar 04-01

Robson 04-01

Jaqueline Luz 05-01

Jorge 05-01

Gleidson 05-01

Cássia 06-01

Iris 06-01


CATALÃO I DE 01 A 07 DE JANEIRO DE 2013

8

Mais de 5 mil crianças participam da distribuiç​ão de brinquedos no Clube do Povo Por meio do programa Show de Natal, do Governo de Goiás, em parceria com a Prefeitura de Catalão, foram distribuídos 10 mil brinquedos para as crianças de Catalão. Realizada neste sábado (21), a distribuição reuniu mais de 5 mil crianças no campo de futebol do Clube do Povo. Antes da distribuição, as crianças puderam se divertir em pula-pulas e brinquedos infláveis. Servidores da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Esportes e Lazer comandaram atividades recreativas com a criançada. As meninas passaram pelo Dia da Princesa, foram maquiadas e fizeram penteados.

ganhei dessa criançada maravilhosa”, agradeceu Jardel. “Desejo a todas as crianças, pais e amigos, um Natal de paz, alegria e harmonia. Um 2014 de muitas conquistas e muitas vitórias. Que Deus possa dar saúde e sabedoria para que eu possa governar nossa cidade, conforme o desejo e anseio da nossa sociedade”, finalizou o prefeito. Participaram, ainda, da distribuição vereadores, a primeira-dama Anna Sebba, secretários municipais e o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad.

Nem a chuva que caiu por quase 30 minutos diminuiu a empolgação das famílias que foram ao Clube do Povo. Após receberem boneca ou carrinho e uma bola, as crianças ganharam lanche e refrigerante. Requisitado para dezenas de fotos, o prefeito Jardel Sebba (PSDB) deixou o evento emocionado. “É sempre gratificante o sorriso de uma criança. Eu, que me identifico muito com elas, estou feliz, agradecido e muito envaidecido com tanto carinho, tantas fotografias, tantos abraços e beijos que sileira de Futebol (CBF) teria de se desdobrar para arrumar datas para os jogos – isso num ano em que o calendário está encurtado para os clubes por causa da Copa do Mundo. ----------------------------------------------------------------------------------------------

Goianão 2014

Justiça comum pode inchar o Campeonato Brasileiro de 2014 O Campeonato Brasileiro de 2014 pode sofrer mudanças profundas que soariamcomo exemplo do despreparo do futebol nacional logo no ano em que o País vai ser sede de uma Copa do Mundo. Portuguesa e Vasco devem buscar na Justiça comum a permanência na Série A do ano que vem. Mas não estão sós. O Flamengo admite tomar o mesmo caminho, temeroso de que uma eventual vitória da Lusa longe dos tribunais esportivos deixe o clube em risco de rebaixamento. Na sede do STJD, na sexta-feira, advogadosespecialistas em direito esportivo e que têm como clientes dezenas de clubes das quatro divisões do futebol brasileiro confirmaram à reportagem que já houve contato com representantes de Náutico e Ponte Preta e que ambos estariam na espreita para decidir que atitude tomar no caso de uma outra reviravolta na tabela do Brasileiro. Na hipótese de a competição ser disputada por 24 clubes, a Confederação Bra-

Previsto para começar no dia 18 de janeiro, o Campeonato Goiano 2014 conta com algumas novidades nas regras e terá calendário reduzido: termina no dia 13 de abril. O campeonato conta com dois grupos e três turnos. Nos dois primeiros, as equipes de chaves diferentes se enfrentam. No terceiro, a disputa será entre membros do próprio grupo. Os quatro melhores colocados no geral classificam para a fase semifinal, enquanto os dois piores serão rebaixados para a Divisão de Acesso. O jogo que dará início ao Goianão é o confronto entre Anapolina e Goiás. A partida, que reúne os atuais campeões da Divisão de Acesso e da elite do Estadual, respectivamente, será no sábado (18/1), às 17h, no estádio Jonas Duarte. O CRAC estreia no campeonato fora de casa emdia 19/01/14 as 17 horas em Goianésia.


CATALÃO I DE 01 A 07 DE JANEIRO DE 2013

9

Feliz 2014!!! Que o novo ano seja cheio da verdadeira prosperidade. representantes desta nova forma de pobreza tem grande porcentagem dos seus entre aqueles que tiveram acesso a educação e aos bens materiais de que desfrutam por meio das políticas sociais implementadas nos últimos anos.

Há um senso comum de que pobreza é a falta de bens materiais e isso é verdade. Sem que se tenham as necessidades materiais básicas supridas nenhum ser humano consegue, facilmente, desenvolver a criatividade, o humanismo e ou mesmo a espiritualidade. Talvez por isso, a luta contra a fome se tornou tão forte nestas terras tupiniquins. Entretanto, apenas saciar a fome de comida pode não ser a condição suficiente para se vencer a pobreza e daí por que as políticas sociais do Governo Lula/Dilma tem sido insuficiente como recurso para propiciar um desenvolvimento humano em bases seguras. Nos últimos anos quanto mais se tira gente da pobreza material no Brasil, mais aumenta a violência no trânsito, a criminalidade e tantas outras formas de doenças da sociedade. E mais ainda, está aumentando vertiginosamente outras formas de pobreza contras às quais é imperiosa uma luta constante se quisermos de fato construir uma sociedade com justiça social. A Pobreza Política Nos últimos anos tem ganhado corpo uma campanha pelo voto nulo baseado na ideia de que a forma para se mudar a política é votar nulo ou não ir votar. É a tentativa de resolver uma forma de pobreza política já denunciada pelo Professor da Universidade de Brasília, Pedro Demo, por outra forma ainda pior. Até então a pobreza política no Brasil se revela pela venda escancarada do voto, que, aliás, ainda persiste e explica as somas estratosféricas de dinheiro gasto em campanhas eleitorais, que por sua vez, explica a corrupção, as licitações viciadas, os escândalos e tantos outros males. Outra forma de pobreza já denunciada é a incapacidade do eleitor de conhecer as propostas políticas, saber diferenciá-las para então, poder escolher, de forma consciente aquela que acreditar ser a melhor. A pobreza política da campanha do voto nulo e ou do não votar é tão ou mais cruel que as demais citadas por que feita por pessoas com algum nível de condições materiais e intelectuais. Trata-se de uma forma equivocada de travar uma luta que, de fato, só tem sentido pelo exercício da verdadeira cidadania e da supremacia da sociedade civil sobre o Estado, o que não é possível acontecer quando aqueles que podem influir nos resultados simplesmente se recusam a participar do processo. Morbidamente, os

Pobreza Intelectual Antigamente a pobreza intelectual do povo de nosso país era facilmente explicada pelo grande número de analfabetos. Agora, a questão se tornou mais complexa de se olhar. Os dados recentes revelam que grande parte da pobreza intelectual não se explica mais pelo grande número de analfabetos e sim de uma nova categoria de analfabetos: aqueles que estiveram na escola, uma grande parte dos que estiveram mesmo nas universidades e até nas boas Universidades, mas não são capazes de ler, interpretar ou escrever um bom texto. São os chamados analfabetos funcionais. As mídias sociais estão cheias deles, e por que não aprenderam a pensar acreditam de forma dogmática que possuem a verdade e saem por ai propagando as tais verdades nas quais acreditam; e se alguém ousa deles discordar são facilmente agredidos das formas mais vis e antidemocráticas que se pode esperar. Tenho medo da pobreza intelectual. É ela que é a semente do fanatismo, do dogmatismo e de todas as formas de ismos que tem levado a humanidade a guerras tão cruéis como aquelas que se matam em nome de Deus. A pobreza intelectual já não está mais restrita as mídias sociais, estão nos jornais ( talvez este artigo sé esteja sendo publicado se beneficiando da existência dela), nas universidades, e nestas de forma perversa representada por um grande número de alunos que mesmo tendo sua formação financiada pelo dinheiro público estão terminando o curso superior sem saber ler, interpretar ou escrever. E se gabam, do que, não faço a mínima ideia por que nunca entendi para que Server um curso superior no qual o individuo não conseguir aprender as regras básicas do pensar. A pobreza dos relacionamentos. Há uma profunda pobreza dos relacionamentos em nossa sociedade. Os recursos tecnológicos que deveriam aproximar as pessoas têm o efeito contrário. É natural ver casais de namorados jantando juntos, em restaurante com uma dose extra de romantismo e cada um com os olhos fixos no celular navegando na internet. Já quase não existe tempo para o outro, aquele que está bem ali diante de nós. Pais e filhos cada vez mais distantes, esposos e esposas e neste diapasão a sociedade vai se adoecendo, aumentando a violência, a criminalidade e tantos outros males. A pobreza dos relacionamentos é uma pobreza do amor e de amar. Nunca na história da humanidade o amor foi tão

pobre e de tão pobre já não se ama mais sem fazer contas, afinal, o consumo e o desejo desenfreado de consumir tomou conta do conceito de ser feliz e de felicidade. A eterna busca do ser humano pelo ser vai se transformando em sua prima pobre – a busca pelo ter. E tão pobre a situação que mulheres não querem mais serem companheiras ou esposas, querem ter namorados ou maridos; e os homens de forma recíproca, com a diferença de que animados por uma cultura machistas ainda acreditam que tendo dinheiro e poder para consumir podem ter a mulher que sonham. Nesta arena de gladiadores homens e mulheres se tornam solitários, amargos e infelizes. E quando buscam conforto na religião encontram aos milhares, não os pastores que podem os ensinar o caminho de volta ao ser humano, ao lado divino do ser humano, mas uma seara de falsos profetas cada um com uma verdade, e no final, em todas as verdades falsas lá está o ter sobrepondo sobre o ser, o consumir sobrepondo ao existir. Não é fácil reencontrar o caminho, que, aliás, se encontra no interior de cada ser humano, no lado mais divino e único de cada homem e cada mulher. Feliz 2014. 2014 será um ano muito melhor se tivermos coragem de enfrentar todas as formas de pobreza que certamente não se restringe às citadas neste artigo. Há inúmeras outras, com inúmeras gradações. A coragem para superar todas as formas de pobreza é o caminho do humanismo, o caminho que coloca o homem, o ser humano como centro de nossas reflexões. Neste caminho não se pode deixar de valorizar a educação, o professor, os pais, a família. Será no encontro com o outro que venceremos o maior desafio do ano que vindouro – o desafio de nos tornar melhores como seres humanos. E este desafio será vencido quando formos capazes de transformar em pauta doméstica um debate que envolva a coragem de propor e enfrentar um saneamento moral. Falar de virtudes humanas e viver as virtudes humanas que só é possível quando o outro deixa de ser coisa para ser semelhante. Reconhecer a alteridade, ver no outro um espelho, nas lutas as oportunidades de sermos melhores – Eis as lutas para o ano que se inicia. Feliz 2014. E que todos tenhamos uma no qual lutamos e vencemos diversas formas de pobreza nos tornamos mais humano, e mais divino. -------------------------------------------------------------------Nelson Soares dos Santos é Professor Universitário, Licenciado em Pedagogia, Mestre em Educação Brasileira, 1º Secretário Geral do PPS goianiense, membro Executiva do PPS-Goiás, e membro da Direção Nacional do PPS


CATALÃO I DE 01 A 07 DE JANEIRO DE 2013

10

Quer saber o que te aguarda no novo ano? Veja no nosso horóscopo ÁRIES 2014 será um ano especial aos arianos, pois o ano que passou foi de cumprir com as obrigações, responsabilidades e enxotar o que atrapalhava. E no primeiro semestre será preciso ainda um pouco de paciência e tolerância para entender que as coisas não andam como você quer, mas como devem andar. Cada situação em seu tempo. Ficará dessa forma até meados de julho. Até o momento você praticamente agiu sozinho, soube se desvencilhar de problemas, mas agora terá de contar com ajuda dos outros, sobretudo se pretende colocar seus planos, incluindo aqueles parados há bastante tempo, em prática. Entenda que lentidões e paradas podem ser providenciais para “arrumar a casa”. Foque, então, em seus objetivos, porque há forte tendência à dispersão. No segundo semestre sua criatividade e vontade de acertar estarão abençoadas. A sorte estará ao seu lado, mas nada vem pronto, sua perspicácia será fundamental. Período de aperfeiçoamento intelectual, de ratificação da fé e de novas experiências. TOURO O ano novo traz grandes possibilidades aos taurinos. Será um período de aceitar suas transformações e observar sua sensibilidade e intuição. Pense bem nos acontecimentos dos últimos anos e como está hoje, compare e forme seu ponto de vista. Sua rede social e destino podem colocar pessoas em seu caminho e você entenderá a importância do trabalho em equipe, da força que tem a cooperação e a solidariedade. No primeiro semestre ainda continua a energia de ajustes e adaptações, mas no segundo semestre o poder de transformação e adaptação a uma nova perspectiva diante da vida e do trabalho, podem recompensar seus anseios. Seu poder de observação está mais aguçado e saberá onde investir para prosperar. As finanças contarão com sua determinação para resolver pendências e Júpiter incentivará seus dotes físicos com muita sensualidade e atração. GÊMEOS O ano de 2014 será o ano em que os geminianos precisam entender o valor das parcerias, acordos, alianças, contratos e compromissos. As cobranças ainda serão intensas no primeiro semestre, porém podem ser convertidas em vantagem. Não pense que lentidão e morosidade em alguns assuntos podem atrapalhá-lo, tudo pode ser resolvido com bom senso e transformado em pontos para você. Não se deixe abater por críticas, transforme-as em ações positivas. Pensamento positivo, inclusive para cuidar de sua aparência e dar uma levantada geral para as novidades que virão. Você é capaz e pode controlar seu cotidiano se estiver com a autoestima elevada. Acabou um ciclo e agora inicia um novo importante e próspero. A colheita está só começando, mesmo diante de altos e baixos, ela virá. Arriscar-se também faz parte da vida e pode ser uma aventura. É hora de sair e buscar seu lugar ao Sol, por isso aproveite e invista em seu capital cultural, faça cursos, leia mais e ganhe o mundo. CÂNCER Durante o ano de 2013, os cancerianos tiveram respostas interessantes para suas vidas, principalmente em suas intenções e ações. Foram brindados e ainda estão sendo com a passagem do regente de 2014 em seu signo. Maravilha. Vocês merecem e podem fazer a diferença também neste ano. Sua vitalidade, aliada ao ritmo aventureiro em novos caminhos, será capaz de lhe dar novas respostas sobre suas atitudes diante da vida, incluindo uma visão mais amável com as pessoas. Outro detalhe interessante em 2014 é quanto à saúde e ao controle maior do cotidiano. Ambos estarão firmes e se por acaso houver doenças crônicas, têm tudo para permanecer controlada, pois a energia na área da saúde está em alta. Não se esqueça de cultivar sempre um pensamento de esperança e de positividade. Para quem está há algum tempo batalhando forte em empreitadas, agora é hora de ver o resultado, sobretudo no segundo semestre. E se por acaso algo não vingar, pense com criatividade e encontre alternativas, você pode e deve.

LEÃO E o ano de 2014 acena com muita coisa positiva para os nativos de Leão. O segundo semestre será muito bom, sobretudo porque Júpiter, regente do ano novo, entra em seu signo ampliando sua sorte, progresso, prosperidade. Em especial, no primeiro semestre, os leoninos serão brindados com mais criatividade e possíveis amores. Para quem estiver sozinho, pode se preparar que surgirão alternativas. Boas oportunidades também aparecerão, por isso é bom saber escolher para não levar gato por lebre. Alguma energia pesada de 2013 ainda lhe espera em 2014, sobretudo na primeira metade do ano. É bom ratificar sua fé, principalmente na hora da dificuldade. Não se esqueça de nutrir bons pensamentos, pois há algo que você precisa saber: tudo acontece para o seu bem e para seu crescimento. Ansiedade e angústia podem fazer parte de seu cotidiano diante de tantos sonhos e ideias mirabolantes. Calma, tudo vai dar certo mesmo, pois sua sorte estará iluminada em 2014 em vários momentos. VIRGEM Tudo bem que o ano de 2013, apesar de meio pesado para todos, não foi tão ruim para os virginianos, pois colheram alguns frutos interessantes e conseguiram se desvencilhar de certos problemas. E olha só a boa notícia, este ano será melhor. Suas ideias e sua projeção no campo profissional pode ainda render bons frutos. Na família, idem. Aproveite seu carisma para atrair bons contatos. Amplie sua rede social. E Júpiter ainda brinda a casa das relações familiares e dá aquele incentivo com boas energias com parentes e até para receber incentivos materiais dessas pessoas. Aproveite para continuar seus planos que estão no caminho certo e tirar outros da gaveta. Nunca é tarde para sonhar, lembre-se disso. É possível que pessoas de seu meio valorizem seus feitos e lhe deem maior credibilidade com indicações e até a ocupação de uma chefia. A dica fica por conta de seu equilíbrio e bom senso na hora da dificuldade. Cuidado com as palavras e, também, paciência para resolver problemas pequenos e grandes. LIBRA E a energia de 2013 ainda continua a imperar neste primeiro semestre de 2014. Suas atitudes e afirmação em questões relacionadas ao trabalho testam sua capacidade de lidar com limites. Algumas tensões ainda podem acontecer, porém todo esforço será necessário para saber driblar a ansiedade que lhe cerca por conta das responsabilidades assumidas anteriormente. Questões com irmãos e vizinhos servirão para seu progresso. Outro ponto que merece destaque é quanto a sua capacidade de se comunicar e expor ideias. Júpiter brinda a casa da comunicação e isso pode lhe favorecer, incluindo o mundo virtual e toda sua gama de possibilidades. Você sentirá que algo vai acontecer ou decolar. É isso mesmo, é fato e é real. A energia deste ano lhe pede para conquistar sua individualidade, suas vontades, aceitar a si, sua maneira de ser. Sua autonomia ganha nova dimensão. Sua identidade será conquistada no momento de dizer “Eu gosto; eu quero; eu posso”. Agora é com você! ESCORPIÃO Com Saturno em seu signo, ainda no ano de 2014, muita coisa está por acontecer, só que agora Júpiter dá mais esperança e possibilidade de ampliar os horizontes, pois o poder financeiro e a capacidade de lidar com bens materiais serão beneficiados em 2014. Suas escolhas em 2013 terão repercussão no futuro, pois mexeram de fato com os rumos de sua vida. Tudo bem, mas nada acontecerá se não houver esforço e dedicação com as metas traçadas em seus planos. Seu projeto de vida será realidade se conseguir projetar em sua mente o que deseja. Isso é fato aos escorpianos. A busca por um ideal de vida, por respostas para sua vida, pode até surpreendê-lo. E se for pouco, você sabe que pode mais. Seu poder transformador e regenerador continuam na pauta de 2014. As propostas para acordos e parcerias também. Até o poder institucional pode lhe atrair, se souber interferir na hora e com a pessoa certa. No segundo semestre aproveite para se esquivar do que é negativo para resolver questões que possam contribuir para o bem de todos.

SAGITÁRIO E o regente de Sagitário, Júpiter, representa o otimismo, a expansão, a prosperidade, a fé, a esperança, é o regente de 2014. Há agora um significado especial aos sagitarianos, porque desde o final do ano passado, estão em um processo de transformação tão significativo para provar para si novos rumos em sua vida. É preciso, no entanto, tomar precauções durante o ano, pois você deve avaliar muito bem as oportunidades, incluindo aquelas tentadoras demais. Sabe aquele ditado: “Quando a esmola é grande, o santo desconfia”. Será exatamente isso, é preciso continuar agindo com prudência diante dessas oportunidades e principalmente na hora de assinar um contrato ou algo parecido. E depois de julho, mais precisamente depois do dia 20, novos rumos e possibilidades em sua vida. Você tem tudo para fazer render seus dividendos e atrair capital a partir de uma sociedade para prosperar. Projetos há anos engavetados podem sair e se transformar em realidade. Sua confiança e otimismo serão fundamentais para tocar seus sonhos em 2014. CAPRICÓRNIO Em 2014 continuará sendo um ano de colheitas e de descobertas em vários âmbitos de sua vida. Ainda será necessário fazer acertos em questões pendentes de anos anteriores e saber lidar com o passado. Crise? Quem não as tem? A busca pela perfeição e excelência em suas metas fora de casa podem trazer consequências para sua família. Equilibrar essas energias é o que se chama de sabedoria, sobretudo na primeira metade de 2014. Ora, não é impossível fazer concessões e buscar um olhar mais brando da própria família. Humildade e respeito podem ser fundamentais nessas horas. Com o ano regido por Júpiter, é bom ter em mente que os colaboradores realmente sejam colaboradores. A união faz a força e a coletividade pode ser decisiva para seus planos neste ano. Se preponderar o eu, o ego, o eu quero, provavelmente as dificuldades acontecerão. Bem, fica o pensamento óbvio: “Nunca é tarde para mudar”. AQUÁRIO O ano de 2014 será o resultado literal de todo o esforço desenvolvido nas várias atividades dos aquarianos. A camisa suada em 2013 terá uma razão neste ano especial. E as oportunidades continuam a aparecer dando esperança para aqueles que conseguiram se projetar no árduo, porém sólido ano que passou. É preciso, no primeiro semestre, saber lidar com os compromissos e o tempo a ser dispensado em cada atividade. Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo agora e é bom escolher o que realmente pode progredir. E o segundo semestre trará bons resultados a partir de suas escolhas. Algumas chegarão ao máximo pretendido. Então o que fazer? Mais escolhas diante de novas perspectivas. Seus amigos e seu círculo de amizades estarão firmes durante o ano. Seu otimismo e confiança serão decisivos para resolver questões cotidianas. E o melhor é que sua forma de pensar sobre os coletivos e sobre sua individualidade também está mudando. PEIXES Os resultados de várias atividades desenvolvidas pelos piscianos durante o ano que passou continuarão em 2014. Continua a energia da colheita, resultado de seus esforços no ano passado. Alguns contratempos podem acontecer no primeiro semestre, principalmente se não souber se comunicar com as pessoas que interferem em seus objetivos. Outro detalhe de sua personalidade é quanto sua ambição e força para lutar com afinco por suas metas de trabalho. Nada é brincadeira e tudo pode se transformar em um grande sonho a ser conquistado. Tudo está bem perto, só falta arregaçar as mangas e pegar. Procure, no entanto, focar em seus objetivos, pois há uma energia de dispersão para desviar sua atenção do que realmente interessa. Resumindo: sua vontade de acertar, sua vontade de se dedicar podem não ser um problema como outrora. Hoje toda essa energia pode lhe dar grandes prazeres de forma imediata e sedimentar a base para um futuro bem próximo.


11 Prefeitura promove o show da virada em Catalão CATALÃO I DE 01 A 07 DE JANEIRO DE 2013

A Prefeitura Municipal de Catalão promoveu a comemoração do Réveillon para os catalanos e turistas que vieram ao Clube do Povo festejar a chegada de 2014. Para celebrar a chegada do Ano Novo, o Governo Municipal preparou uma programação especial com apresentação e show com a Banda Circuito Brasil de Franca/SP. O show agradou as mais de seis mil pessoas que prestigiaram uma virada de ano inédita na cidade. Antes da meia noite o prefeito Jardel Sebba apresentou sua mensagem de Ano Novo aos presentes, e comandou a contagem regressiva. No primeiro minuto de 2014 Jardel acionou a queima de fogos por meio de um controle remoto, foi quando as atenções estiveram voltadas para o alto e um show de fogos de artifício coloriram o céu, a partir de três locais: Represa do Clube do Povo, Morro de São João e Morro das Três Cruzes. Os primeiros segundos de 2014 foram iluminados por um show pirotécnico que durou 18 minutos ininterruptos. Para garantir tanta beleza, foram explodidos vários quilos de fogos de artifício, formando um espetáculo belíssimo de luzes e cores.

mos honrar o voto de confiança da sociedade,” afirmou o prefeito Jardel Sebba (PSDB). Denise é do estado do Pará e como tem parentes morando em Catalão, prestigiou o Ano Novo no Clube do Povo. “Gostei muito do show e a queima de fogos foi maravilhosa, parabéns ao prefeito de Catalão por promover este maravilhoso momento para todos,”afirmou. O catalano Edivaldo elogiou o evento. “É o melhor reveillon que a população catalana já viu, é muito importante a população ter um local para confraternizar a virada do ano. Vamos começar 2014 com o pé direito,” comemorou. A Prefeitura Municipal de Catalão promoveu um dos melhores Réveillons da Região Sudeste de Goiás, o show prosseguiu até às 3 horas da madrugada com muita animação e alegria.

“Desejo a todos os catalanos, um ano novo de muita luta e muito trabalho, de muitos sonhos, mas também de muitas realizações. Com Deus e com paz no coração, conseguimos plantar e fazer muita coisa em 2013, e agora em 2014 será muito melhor. Vamos colher o que foi plantado. Va-

Culinária

EXAGEROU? SUCOS DETOX SÃO REFRESCANTES E AJUDAM A LIMPAR O ORGANISMO

Com a agitação do dia a dia é normal acabar recorrendo a refeições rápidas e nada saudáveis, e sentir aquela culpa básica depois. Se você exagerou durante a semana, os sucos desintoxicastes são uma boa pedida: além de limpar o organismo, ainda refrescam e são saborosos. Prepare: Suchá de hibisco, mirtilo, morango e couve Ingrid Bigotto, nutricionista da OligoFlora, sugere a receita. “O chá de hibisco tem efeito diurético e contribui para a eliminação das impurezas do organismo. A couve é rica em vitaminas e minerais e ajuda a eliminar as toxinas do fígado. O morango e o mirtilo têm ação antioxidante, importante para neutralizar os radicais livres e minimizar os efeitos do envelhecimento precoce”, explica.

Ingredientes: 250 ml de chá de hibisco; 4 morangos; ½ xícara de mirtilo; 1 folha de couve orgânica Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificar e sirva logo em seguida. Suco detox com chia Alline Cristina Schüncke, nutricionista da Vitalin, ensina esse suco, que pode ser consumido até no dia seguinte. “A hidratação é fundamental para o funcionamento do intestino e eliminação de substâncias tóxicas pela urina, além de controlar a temperatura corporal. O suco detox ajuda fígado

a eliminar as toxinas. A chia é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres. Além disso, é excelente fonte de fibras”, conta. Ingredientes: 300 ml de suco de laranja natural; 1 colher de sopa de chia; 2 colheres de sopa de açúcar mascavo; 2 folhas de couve mineira; 2 folhas de alface; 2 talos de salsinha Modo de preparo: coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata bem e sirva em seguida.


CATALÃO I DE 01 A 07 DE JANEIRO DE 2013

ÁGUA É VIDA, PARAQUE NOSSO BEM MAIOR NÃO FALTE, USE COM CONSCIÊNCIA!

12


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.