Jornal São Judas 201

Page 1

PUBLICAÇÃO MENSAL www.usjt.br ano XXIV | 201 | setembro 2014

201

Camila Bellatini

volta às aulas em grande estilo Vocação_ Vinicius Capella Gomes é ex-aluno de Arquitetura e já acumula vários prêmios importantes na área. Trabalha na Triptyque Architecture e mantém a EntreArquitetos. Pág. 12

A volta às aulas no segundo semestre começou com atividades muito especiais. Tivemos a disputada palestra de Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo, a reunião de Daniel Castanho, presidente da Anima, com os representantes de classe, a ação #vamosjuntos e muito mais! Leia nesta edição!

Múltiplos_saberes_ Avise amigos e familiares sobre a programação do Vestibular 2015 da Universidade. Na Feira Guia do Estudante, a São Judas foi destaque. Pág. 14


editorial

bem informados Quando a gente percebe que muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo, sente uma vontade ainda maior de estar bem informado. O segundo semestre começou agitado e a Anima Educação, nova mantenedora da Universidade São Judas, preparou várias atividades para receber alunos, professores e funcionários, apresentando-se e tirando todas as dúvidas. Na seção UniDiversidade, vemos os principais pontos destacados nos bate-papos entre Daniel Castanho, presidente da Anima, e os alunos representantes de classe, os professores e os funcionários. Ele apresentou os princípios gerais que norteiam as ações do grupo, estabeleceu diretrizes e apresentou os demais representantes da Anima, sempre com a presença do reitor, Prof. José Reinaldo Altenfelder Silva Mesquita, que permanece no cargo. Leia nas páginas 8 e 9. A palestra de Philip Kotler, organizada pelo HSM, instituição que faz parte do grupo Anima, levantou toda a comunidade acadêmica, brindada com a possibilidade de ouvir um dos maiores especialistas em marketing do mundo. Veja nas págs. 10 e 11. E ainda tem muito mais, como o painel da ação de boas-vindas do início de agosto, que produziu muitas fotos, logo aí embaixo. Leia, divirta-se e não se esqueça de enviar sugestões, críticas e contribuições para o email jornal@ usjt.br. Acesse a página do Jornal São Judas Online, disponível no menu do lado direito do portal www.usjt.br para ter ainda mais informação! Boa leitura!

o que rolou

Já baixou o App da Revista São Judas no seu smartphone ou tablet? Acesse a App Store ou o Google Play e procure por Revista São Judas. É muito fácil!

cartas

Envie um e.mail para jornal@usjt.br.

Mestrado em Arquitetura Estou lançando um livro que nasceu de meu mestrado em Arquitetura na própria São Judas, “A natureza no processo de Design e no desenvolvimento do projeto”. Já fiz palestras de pré-lançamento na Mooca e no Butantã, além de participar do Design Weekend e da Bienal do Livro. Como se trata de um tema multidisciplinar relacionado com a sustentabilidade, acredito que seja do interesse de vários cursos e poderia ser divulgado no jornal. Eduardo Dias, professor do curso de Design. JSJ – Professor, agradecemos seu contato. O tema é de grande interesse e já faz parte da seção EntreLinhas nesta edição. Parabéns pelo trabalho!

Veja um resumo dos posts e das histórias online mais interessantes.

Volta às aulas

No retorno às aulas no segundo semestre, alunos, professores e funcionários das unidades Mooca e Butantã foram surpreendidos por uma ação de boas-vindas inédita. Todos foram convidados a tirar fotos, selfies ou não, e a postar nas redes sociais da São Judas, principalmente no Instagram, com as hash tags #vamosjuntos e #voltaasaulasusjt. Quem quisesse, ganhava a versão impressa da foto na hora, guardando como uma lembrança desse momento bom, de reencontro com os mestres e amigos. Em uma parceria firmada entre a Anima e a Nestlé, os alunos receberam, ainda, tabletes do chocolate Kit Kat, que fizeram muito sucesso.

Informe-se sobre um dos temas mais atuais e importantes, a sustentabilidade: www.usjt.br/universo_sustentavel/

Participe e conecte-se com outros alunos, professores, ex-alunos e vestibulandos. Acesse interconectadossaojudas.com.br e conte a sua história. Ou siga no Twitter, Facebook, Youtube e Flickr.

Acesse o Portal da Universidade: www.usjt.br

expediente O Jornal São Judas é uma publicação mensal do Departamento de Comunicação e Marketing da Universidade São Judas Tadeu, gratuita e dirigida a toda a comunidade. Unidade Mooca: Rua Taquari, 546. CEP 03166-000 - São Paulo - SP. Unidade Butantã: Av. Vital Brasil, 1000. CEP 05503-001 - São Paulo - SP - Fone: (11) 2799-1677. Supervisão: Luciano Cacace. Conselho Editorial: Anderson Fazoli, Angelo Zanini, Antonio José da Silva, Beatriz Dionísio, Caio Pereira Santucci, Carla Witter, Durval Luiz da Silva, Fernando Duch, Giovana Ganeo e Júlio César Lucchi. Produzido pela Folie Comunicação Ltda. Av. Água Fria, 1892 - CEP 02332-001 - São Paulo - SP - Fone: (011) 2203-3892/ 2953-6347. Editora e Jornalista Responsável: Mirian Meliani Nunes - Mtb 23761. Redação: Ana Paula Ramos. Estagiária de Jornalismo: Bruna Nunes. Revisão: Prof. Everaldo José de Campos Pinheiro. Direção de Arte/Diagramação: PaulaLyn Carvalho. Produção Fotográfica: Ana Paula Ramos. Fotografia: Sergio Carvalho e Ana Fuccia. Tiragem: 10.000 exemplares. Reprodução permitida sob autorização prévia, desde que citada a fonte. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a posição do jornal.

2

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS


qual é a sua?

Ecologia, câmera, ação Ele faz Ciências Biológicas, participa de um canal no Youtube com mais de 200 mil assinantes e quer unir ciência e audiovisual profissionalmente.

Apaixonado pela natureza desde criança, Willian Reina Joviano também sempre se interessou por tecnologia e recursos audiovisuais. Uma das manias que preserva desde a adolescência é buscar vídeos e vlogs que falem sobre a vida animal. Hoje, realizando o sonho de infância, está no 3º ano do curso de Ciências Biológicas. “Escolhi a São Judas porque, entre as universidades particulares, sem dúvida, ela é a melhor. A opção pelo curso veio de maneira natural. Na escola, eu era o que tirava as melhores notas na área de biológicas. Tenho uma paixão pelo mar, pela vida marinha em geral. Por isso, entender a biologia marinha é o meu objetivo desde que me conheço por gente”, conta.

Site | fundacaolemann.org.br/, site que possui diversas plataformas de estudos, em muitas áreas do conhecimento. Repleto de aulas com professores e mestres.

check in

Willian Reina Joviano está no 3º ano do curso de Ciências Biológicas. Além de apaixonado por animais marinhos, sempre teve interesse por recursos audiovisuais, o que o levou a participar do canal Desconforto, no Youtube.

recomenda

perfil

Vídeo e ciência Seus projetos para o futuro unem os dois grandes interesses de sua vida: produzir vídeos sobre ciência e aventura. Atualmente, William participa do grupo que mantém no ar o canal Desconforto, no Youtube, que chegou a mais de 200 mil assinaturas, com a proposta de brincar com as reações das pessoas diante de situações inusitadas. Também fazem parte da equipe Denys Willian, que o apresentou a Ettori Tozzi, fundador do canal, e Rafael Schwach Couto. O aluno começou a participar recentemente do Projeto Antártico Brasileiro (PROANTAR), mantido pela Marinha Brasileira e desenvolvido pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, da USP, e pelo Instituto de Ciências Biomédicas, com o objetivo de estudar animais do continente antártico. Além dele, duas alunas do curso de Ciências Biológicas fazem parte do grupo: Beatriz Calixto e Letícia Palmera. Ao somar diferentes habilidades, William encontrou um jeito inovador de exercer a profissão que escolheu, o que pode lhe abrir muitas portas. “Se você tem uma motivação na vida, um desejo de fazer a diferença em determinada área, na minha opinião, já é um bom caminho andado. Eu tento desenvolver o autoconhecimento e encontrei coisas capazes de me inspirar. De resto, agora, é manter a cabeça nas nuvens e os pés no chão”, recomenda.

Canal no Youtube | youtube.com/canaldesconforto

Gostou? Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

setembro_2014

3


entrelinhas

ele é a Google na são judas Algumas marcas fazem parte de nossas vidas. Google certamente é uma delas, pois Está presente em nosso smartphone, no dia a dia profissional, em quase tudo o que fazemos. Para ser um profissional de ponta, o domínio das tecnologias desenvolvidas pelo grupo é essencial. Agora, a São Judas tem um “embaixador” oficial da empresa, por meio do programa Google Student Ambassador.

Talvez a marca mais poderosa do mundo atualmente e considerada uma das melhores empresas para se trabalhar, a Google é uma multinacional de serviços online, que hospeda e desenvolve produtos para internet. Motivos não faltam para ser o sonho de consumo de qualquer jovem interessado na área de tecnologia. Esse era o caso de Maicon da Silva Galhardi, aluno do 5º ano de Engenharia da Computação, que já trabalha como analista de sistemas da Totvs, líder no Brasil e na América Latina na fabricação de softwares aplicativos. Sempre antenado nos assuntos da área, acessou o site e soube do processo seletivo do programa Google Student Ambassador na América Latina, pela primeira vez no Brasil. O programa (em português, Estudantes Embaixadores da Google) é uma oportunidade para alunos atuarem como elo entre o grupo americano e as universidades. No primeiro momento, ele competiu com 3 mil estudantes de mais de 600 universidades da América Latina. Do total de inscritos, apenas 90 foram selecionados, entre eles Maicon, aluno da São Judas.

Na prática Veja as atividades que serão desenvolvidas por Maicon, como embaixador da Google na São Judas: Colaborar com a Google para entender a cultura da Universidade e abrir oportunidades para colaboração mútua. Divulgar competições, treinamentos, bolsas de estudo e outras oportunidades de experiência para os alunos, fortalecendo habilidades para o mercado de trabalho. Organizar eventos para aumentar o conhecimento dos produtos e tecnologias da Google, gerando pesquisa e aprendizado na Universidade. Atuar como fonte de conhecimento na São Judas sobre os produtos e tecnologias da Google. 4

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Treinamento no México “Foi uma fase muito competitiva e me senti realizado por estar na lista dos 90 escolhidos. Em julho, participei de um treinamento intenso durante quatro dias, na Google do México”. Durante a viagem, Maicon assistiu a palestras, desenvolveu projetos, conheceu alunos de outras universidades, trocou experiências e conheceu diversas culturas, em um ritmo alucinante. “Para mim, foi um sonho viver tudo isso. Foi uma experiência valiosíssima para toda a vida, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional”, diz. O aluno ressalta que tudo isso só foi possível com a colaboração da São Judas durante o processo, principalmente pela atenção especial dos professores Angelo Zanini, diretor da Faculdade de Tecnologia e Ciências Exatas, Júlio Lucchi, coordenador dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica e Mecânica, e Ana Paula Gonçalves Serra, responsável pelo programa na Universidade São Judas. “Tive o apoio da faculdade em tudo o que precisei. É um prazer ser o canal de comunicação entre São Judas e Google. Sei que essa parceria pode acrescentar muito à vida dos futuros profissionais de tecnologia, como já acrescentou à minha.” Mas Maicon não quer parar por aí e planeja usar a experiência como embaixador para conseguir um estágio na Google e, quem sabe, ser um futuro profissional da empresa mais desejada do mundo.


entrelinhas

Atualização inovadora com Pós Lato Sensu Que tal iniciar uma especialização capaz de colocá-lo a par do que há de mais atual em sua área? A Pós-graduação Network Focus proporciona atualização dentro de uma proposta moderna e original. São 30 cursos nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Jurídicas, Comunicação, Finanças Corporativas, Gestão Empresarial e Estratégias Corporativas, Letras, Artes e Ciências da Educação e Tecnologia. As aulas são realizadas aos sábados e o modelo pedagógico é considerado inovador, ao utilizar conteúdos compartilhados em sistema interdisciplinar. Ex-graduados e alunos que cursaram especialização na São Judas têm desconto. A inscrição é online e gratuita, basta acessar http://www.saojudaspos. com.br/ ou ligar para (11) 2799-1972.

Agência Pupila inaugura laboratório No dia 22 de agosto, foi inaugurado o novo espaço da Agência Experimental Pupila, dos alunos de Publicidade e Propaganda. A abertura contou com a presença dos professores Luís Antonio Baffile Leoni, Pró-reitor de Graduação, Rosário Antônio D’Agostino, Diretor da Faculdade de LACCE (Letras, Artes, Comunicação e Ciências da Educação), Anderson Fazoli, coordenador dos cursos de Comunicação Social, e Sullivan Bernardo de Almeida, responsável pela Agência Pupila. Interessados em participar da agência podem utilizar os emails de contato atendimento.pupila@usjt.br, planejamento.pupila@ usjt.br e timecriativo.pupila@usjt.br. Além de Publicidade e Propaganda, os alunos dos demais cursos de Comunicação podem realizar estágios supervisionados na agência Pupila.

Santander apoia inovação acadêmica

Semana de Administração Realizada de 25 a 29 de agosto, nas unidades Mooca e Butantã, a Semana de Administração contou com a participação de profissionais renomados que falaram sobre os novos modelos de gestão e negócios aos alunos do curso. Entre os convidados, destacaram-se Raimundo Souza (foto), consultor-sênior da ILGC, além de Rosana Passos de Pádua, diretora da CSN; Ricardo Gusmão El Ackel, executivo do Banco Safra; e Claudio Bello, diretor de compras da General Motors.

O Prêmio Santander Universidades foi criado em 2005 com o objetivo de incentivar alunos, professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento a desenvolver projetos e ideias inovadoras, capazes de promover o desenvolvimento e a sustentabilidade. Em 2014, as premiações estão divididas em quatro modalidades: Prêmio Santander Empreendedorismo (para graduados e pós-graduados, dirigido a projetos em oportunidades de negócios); Prêmio Santander Ciência e Inovação (para professores pesquisadoresdoutores formados, que incentivam a pesquisa e a produção científica); Prêmio Santander Universidade Solidária (para professores e alunos que tenham interesse ou que já realizaram projetos sociais de desenvolvimento sustentável com ênfase em geração de renda); e Prêmio Santander Destaques do Ano (para gestores ou acadêmicos com iniciativas de reconhecimento a ações e projetos de excelência). Todos os participantes poderão realizar um curso online de empreendedorismo, certificado pela Babson College, empresa referencial em empreendedorismo no mundo.

setembro_2014

5


entrelinhas

Livro sobre campanhas eleitorais A professora Katia Saisi, da Pós-graduação Lato Sensu em Comunicação Empresarial e Criação na Comunicação, lançou o livro Campanhas presidenciais, mídia e eleições na América Latina: Brasil, Chile e Venezuela, no dia 25 de agosto, no Instituto do Legislativo Paulista. A obra foi inspirada em sua tese de Doutorado em Ciências Sociais, na qual a autora já fazia referência às campanhas eleitorais na América Latina vistas por meio das grandes mídias e o poder de influência que exercem sobre o público. Para Kátia, o interesse em escrever um livro com base nesse tema sempre foi oferecer a possibilidade de reflexão sobre as práticas políticas. ”Após 20 anos de atuação profissional como assessora de imprensa de instituições e políticos em campanha, percebi que essa experiência pragmática, se por um lado mostrava-se intensa, por outro era esvaziada de uma reflexão crítica sobre as engrenagens que fazem a política e a disputa pelo poder funcionar, bem como sobre o meu papel nesse mecanismo. Decidi me debruçar sobre o tema e mostrar todos os seus desdobramentos”, diz. O livro já pode ser adquirido em livrarias e também pela loja virtual da Editora Medianiz www.medianiz.com.br.

Motricidade Humana Promovidos pela área de Educação Física, na graduação e pós-graduação, o X Encontro de Pesquisadores da Motricidade Humana e o I Encontro de Formação em Educação Física Escolar foram realizados no dia 6 de setembro, no Auditório do Térreo, na unidade Mooca. Com o objetivo de debater a relação entre a prática de exercícios físicos e os mais avançados estudos de Pedagogia, os encontros promoveram oficinas de variados temas, entre os quais Educação Física no Cotidiano das Escolas Públicas e Pensamento sobre a Prática Pedagógica em Educação Física. A abertura foi realizada pelo professor Luis Antônio Baffile Leoni, Pró-reitor de Graduação e diretor da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, e pelos professores Maria Luiza de Jesus Miranda, coordenadora do Mestrado e Doutorado em Educação Física, e Durval Luiz da Silva, coordenador do curso de graduação em Educação Física. Confira mais dados e fotos na edição online do Jornal São Judas.

Professor de Design na Bienal do Livro O professor Eduardo Dias, do curso de Design e da Pós-graduação Lato Sensu em Comunicação, fez o pré-lançamento do seu livro A natureza no processo de design e no desenvolvimento do projeto no último dia 25 de agosto, na Bienal do Livro. A obra aborda a relação entre o homem primordial e a natureza e como tudo mudou a partir da Revolução Industrial. “Mostro como o homem se relacionou com a natureza desde a pré-história e de que forma essa relação transformou-se a partir da Revolução Industrial, quando nasceu o Design propriamente dito. Temos o desenvolvimento da área até hoje, quando a Biomimética, disciplina que se inspira nas estratégias da natureza para resolução de problemas, nos leva de volta ao começo de tudo”, explica o docente. O livro tem como público-alvo designers, arquitetos, engenheiros, biólogos e tecnólogos de materiais. O lançamento é da Editora Senai-SP e será realizado oficialmente na Livraria da Vila em data a ser definida.

6

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Simpósio de Tecnologia e Ciências Exatas Como os cursos de Engenharia Elétrica e da Computação podem contribuir para o bom funcionamento do coração? Durante o 14º Simpósio de Tecnologia e Ciências Exatas (SIMTECCE), de 11 a 13 de agosto, isso ficou bem claro. O professor Jeison Willian Gomes da Fonseca, que abriu os trabalhos falando sobre A importância da simulação no desenvolvimento da assistência circulatória, mostrou que a contribuição da área não possui limites e se estende, inclusive, à manutenção da saúde humana. Foram apresentadas pelo docente as diferenças entre um coração artificial e natural, os problemas e benefícios em usar dispositivos que auxiliam nos bombeamentos do órgão, a importância dos implantes realizados no corpo humano e a relação destes com a Engenharia. O professor também desenvolveu uma comparação entre a Engenharia atual e aquela estudada pelos universitários. Ao longo do Simpósio, outras palestras, oficinas e mini-cursos aconteceram simultaneamente nos auditórios das unidades Mooca e Butantã, como o minicurso Gestão do Conhecimento, realizado por Alexandre Yamas Aki Kawase, Engenheiro Elétrico pela Unicamp, e a oficina Business Intelligence, ministrada pelo Prof. José Ricardo Figueiredo Vaz. Gostou? Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.


arquivo pessoal

entrelinhas

Finalista no Prêmio Tetra Pak

Mostre o seu talento musical Se você tem uma banda e sonha em tocar para um público muito especial, chegou a sua oportunidade. As inscrições no São Judas Music Festival 2014 estão abertas até o dia 17 de outubro. Dividida em seis categorias diferentes, a competição prevê aos grupos vencedores de cada seleção uma apresentação com as bandas Ultraje a Rigor e CPM22, no Clube Atlético Juventus. Além disso, terão direito à gravação das músicas produzidas em estúdio musical profissional e mais 200 cópias de CDS para serem distribuídos. O festival é patrocinado pela Universidade São Judas e pela Rádio Metropolitana FM. Inscreva-se em www. saojudasmusic.com.br/.

Concurso de Design Os alunos Kamila Emilia Dias Lopes, Marcelo José Tavares Silva e Maurício Firmino da Silva Junior, do 3º ano do curso de Design, ficaram entre os sete finalistas que concorreram com propostas para confecção do cartaz da 28ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Na foto, o projeto apresentado pelo grupo da São Judas, selecionado entre 657 inscrições vindas de todo o país. Parabéns aos jovens estudantes!

A aluna Fernanda Ferreira Nunes (na foto, a 2ª à esq.), do 4º ano de Jornalismo, ficou entre os finalistas do 2º Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental, organizado pela Tetra Pak Brasil paralelamente à Semana de Jornalismo do Estadão (jornal O Estado de S. Paulo). Sempre interessada em questões ambientais, a aluna resolveu candidatar-se por ser uma oportunidade única no mercado. Durante três dias de palestras, Fernanda acredita que enfrentou o maior desafio da disputa: gerar impacto no leitor. “Minha dificuldade foi escolher um tema impactante. Então, pensei em falar daquilo que olhamos todos os dias e não sabemos dar o devido valor: o lixo.” O tema desta edição do Prêmio foi É possível aliar sustentabilidade com desenvolvimento?. Apesar de não ser a vencedora, Fernanda comemora o fato de ter chegado entre os finalistas. “Senti que todo o esforço foi recompensado. Fui a única de São Paulo e estive ao lado de um pessoal muito legal do Rio Grande do Norte, Bahia, interior de São Paulo, Goiás e Paraná, no total de seis alunos. Todos os finalistas vão visitar as florestas da Tetra Pak e isso, para quem curte, é maravilhoso!”, finaliza. Gostou? Para ler o texto da Fernanda, acesse a versão online do Jornal São Judas, no Portal www.usjt.br, Central de Mídia.

Ciência contra a discriminação No último dia 16 de agosto, aconteceu mais um encontro do Núcleo de Atenção à Discriminação e à Intolerância (NADI), com a presença de pesquisadores e alunos envolvidos com o tema. Divididos em 3 eixos, Consequências de uma ideologia discriminatória: o caso do nazismo, coordenado pelo professor Daniel Paulo de Souza; Juventudes: processos de construção da subjetividade no mundo contemporâneo, coordenado pelo professor Arilson Pereira da Silva; e Jovens em conflito com a lei, com o professor Edson Martins Júnior, foram apresentados os trabalhos e resultados obtidos no primeiro semestre. A professora Zenaide Caciare Pereira, de Pedagogia, debateu com os participantes questões atuais envolvendo a intolerância e o racismo. Para o professor Edson Martins Júnior, os grupos tiveram ótimo rendimento. “Os trabalhos estão muito interessantes e alguns deverão ser utilizados como base para o desenvolvimento de TCCs. Um dos alunos, inclusive, está montando um projeto de mestrado”, contou. Interessados em participar do NADI, podem ligar para o CEAM, (011) 2799-1922, de segunda a sexta, das 13h às 18h.

setembro_2014

7


uniDIversidade

mudar para manter o melhor O grupo Anima Educação realizou diversas ações de integração no início das aulas do segundo semestre, incluindo bate-papo com professores, funcionários e alunos, esclarecendo dúvidas e apontando diretrizes. o principal recado dos novos mantenedores é de que as mudanças virão sempre no sentido de melhorar o que já está bom. veja os destaques.

daniel castanho, presidente do grupo Anima, falou com professores, alunos e funcionários da São Judas.

8

“Escolhemos esta Universidade pelo nome e respeito que possui no ambiente educacional. Queremos expandir a São Judas, mantendo a mesma qualidade e reconhecimento dos alunos, além de continuar a oferecer um diploma valorizado pelo mercado de trabalho”, disse Castanho.

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

No dia 14 de agosto, os representantes de classe dos cursos de graduação foram convidados a participar de um bate-papo informal com representantes da Anima Educação, para conhecer a sua história, projetos realizados, trocar experiências, esclarecer dúvidas e pontuar possíveis mudanças após a aquisição firmada com os ex-mantenedores da Universidade São Judas. Reuniões parecidas foram realizadas no finalzinho de junho, com professores e funcionários. Para abrir a conversa, o Prof. José Reinaldo Altenfelder Silva Mesquita, reitor da São Judas, falou sobre a importância e o legado da família Mesquita, que sempre se pautou nas diretrizes apontadas pelo fundador da Universidade, Prof. Alberto Mesquita de Camargo. O Prof. José Reinaldo continuará à frente da reitoria da Universidade, assumindo o compromisso de manter os princípios dos antigos mantenedores em relação à qualidade de ensino e à valorização da relação professor-aluno. Em seguida, Daniel Castanho, presidente da Anima Educação, iniciou um bate-papo com os presentes, contando a história do grupo para o público e respondendo a várias perguntas. A Anima Transformar o país pela educação é o propósito da Anima, que detém o controle de quatro instituições: o Centro Universitário UNA e UNIBH, na cidade de Belo Horizonte (MG), a Unimonte, de Santos, no litoral sul paulista, e o HSM, referência na educação executiva no país, com sede em São Paulo, além da Universidade São Judas. Segundo Daniel Castanho, com a mais recente aquisição, o grupo continuará com o propósito de trabalhar para fazer a diferença na sociedade, dando continuidade ao trabalho desenvolvido durante 42 anos pela família Mesquita e respeitando a história da instituição, considerada uma das melhores de São Paulo. O momento agora, segundo Castanho, é de trocar experiências, conversando com alunos, professores e funcionários, a fim de agregar valores já reconhecidos em outras instituições da Anima, como também, levar as características positivas da São Judas às demais integrantes do grupo.


uniDIversidade

“O nosso desejo é fazer valer a pena. Tanto os professores quanto os alunos possuem uma paixão pela São Judas. Queremos reforçar isso todos os dias, manter e ampliar esse prazer que as pessoas sentem de pertencer a esta Universidade.” castanho: “queremos ouvir o que a comunidade acadêmica tem a dizer”.

Em todas as reuniões, professores, funcionários e os representantes de classe puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas, sobre questões importantes, como a continuidade de um corpo docente qualificado, formado por 92% de mestres e doutores. Em resposta, Daniel Castanho citou a UNA como exemplo. “O nosso Centro Universitário, localizado em BH, foi considerado o melhor de

Minas Gerais, segundo o IGC (Índice Geral de Cursos). A UNA possui 90% de mestres e doutores, apesar da exigência do MEC ser de apenas 30% no caso de centros universitários, índice bem inferior aos cobrados de uma Universidade, como é o caso da São Judas”, explica o presidente, que deseja continuar promovendo histórias, respeitando o DNA da São Judas.

“A relação professor-aluno deve alcançar o estado da arte.” Relação professor-aluno Daniel Castanho afirmou, em todas as reuniões com a comunidade acadêmica, que o objetivo primordial da Anima é criar todas as condições para que o momento da sala de aula e do aprendizado seja o ponto alto de toda a vida universitária.

“Diferente de outros lugares que tivemos que reestruturar, a São Judas possui uma história vitoriosa. Nosso objetivo é, muito mais do que interferir, aprender com vocês e levar esta experiência para outros lugares, expandir e multiplicar a qualidade São Judas.” Gostou? Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

Meritocracia A Anima figura, hoje, entre as 100 melhores empresas para se trabalhar. Isso se deve, segundo Castanho, ao feedback claro, transparente e meritocrático que a instituição oferece a funcionários e professores. É claro que isso influencia positivamente na qualidade do ensino e dos serviços oferecidos aos alunos. Portas abertas O vice-presidente de Operações da Anima, Maurício Escobar, afirmou que assim como a São Judas vai crescer, as oportunidades também vão.

maurício escobar destacou as oportunidades de crescimento que surgirão para todos os segmentos.

“Nosso desafio é superar as expectativas dos alunos, todo dia, ao longo de quatro anos. Isso não é pouco.” setembro_2014

9


especial

Philip Kotler movimenta universidade No dia 30 de agosto, a São Judas recebeu um dos maiores nomes do Marketing no mundo. Cerca de 2 mil pessoas puderam acompanhar a palestra pessoalmente ou por telão, nas unidades Mooca e Butantã.

O que você faria se tivesse apenas 20 anos hoje? Philip Kotler respondeu a essa pergunta dizendo que, sem dúvida, preferiria atuar na área digital e, dentro dela, no desenvolvimento de aplicativos. Outra área que julga promissora é a análise científica do Big Data, aquele enorme volume de dados armazenados a cada pequeno movimento realizado dentro do espaço digital. Ao longo de quase três horas, Kotler reviu algumas de suas mais importantes teorias, que ajudaram a fundamentar a ação de grandes empresas e profissionais do mundo todo, como os 4 Ps (Product, Price, Promotion e Place) e falou sobre o impacto da era das mudanças no modo como se pratica o marketing. Para o homem que muitos consideram o “Papa” do Marketing, o que garante o sucesso de um empreendimento é que ele possa criar valor para as pessoas, contribuir de alguma forma para que a vida fique melhor. Ele comparou o que chama de Marketing 1.0 - direcionado à conquista da mente do cliente, com argumentos racionais sobre qualidade e adequação - com o Marketing 2.0, que se dirige ao coração, ou seja, trabalha com as emoções. Mas o momento, segundo o especialista, é de empreender o Marketing 3.0, quando você se coloca no lugar do outro e baseia suas práticas em 3 Ps (People, Profit, Planet). As empresas, hoje, precisam saber a extensão de suas ações e acompanhar todo o processo de produção, até o descarte, para certificar-se de que não estão gerando impacto negativo sobre as pessoas ou o planeta, conseguindo, ao mesmo tempo, manter a lucratividade. Sobre o Marketing 4.0? Ele disse que muitos perguntam qual será, mas ainda é cedo para responder. “Meu palpite é que esteja relacionado à cultura e às localidades”, adianta. Uma causa maior Para Kotler, ao abrir um negócio é essencial pensar em como fazer a diferença no mundo. Além do produto ou serviço que a empresa oferece, qual a causa maior que está por trás de todas as suas ações? Isso serve também para orientar um jovem profissional em sua trajetória. 10

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Se antes, o sucesso baseava-se na qualidade do produto ou serviço, hoje é preciso ir bem além. Mesmo que ofereça algo inovador, o cenário de hipercompetição determina que esse diferencial vai se manter por pouco tempo. Em seguida, o mercado vai copiar, pressionar, e o empreendedor será obrigado a baixar a lucratividade. Além disso, o impacto das compras digitais chegou para assombrar lojas e shoppings, que já imaginam uma forma de se contrapor às facilidades proporcionadas pela internet. Esse é um exemplo de segmento que precisa ser ágil, pois há setores e empresas que foram engolidos pelos acontecimentos sem a rapidez necessária para se reposicionar, como a Kodak, que fabricava filmes para máquinas fotográficas analógicas, lembrou Kotler.


quem?

especial

Philip Kotler, um dos cinco mais influentes experts em negócios do mundo, pelo Financial Times. Mestre pela Universidade de Chicago e PH.D. pelo MIT em Economia. Professor da Kellog School of

o quê?

Management.

Ministrou a palestra “Como repensar o marketing na era das grandes mudanças”, no

onde?

dia 30 de agosto.

No Auditório do Térreo, da unidade Mooca da Universidade São

A voz do cliente O marketing sempre deve representar a voz do cliente, mostrando exatamente o que precisa ser valorizado por um determinado grupo, acredita Kotler. O objetivo máximo é alcançar um certo estado de perfeição, próximo do que ele define como magia . Algumas marcas conseguem conquistar o coração de seus clientes, como a Harley Davidson e a Apple, por exemplo. Mais do que consumidores, as pessoas tornam-se fãs e seguidoras do que entendem ser um estilo de vida. Com o potencial representado pelas mídias sociais, que proporcionam espaço constante para contato e relacionamento com diferentes públicos, surge a força do chamado marketing de conteúdo. Este seria marcado, essencialmente, segundo Kotler, pela oferta de informação relevante e confiável, construindo uma ponte de comunicação não apenas com os clientes, mas com todos os stake holders (as chamadas partes interessadas, ou seja, todos os públicos de relacionamento da empresa).

Judas, com transmissão simultânea para o Aud.

o que eles acharam

do Butantã, Teatro

“Desde que ingressei na Universidade, não tinha visto um evento como este. Foi uma ação muito bacana da Anima, ao trazer o Philip Kotler para a São Judas. Esse tipo de palestra é fundamental para enriquecer o nosso aprendizado.”

Novo, Praça da Cultura e

como?

Auditório da Reitoria.

Por meio da HSM, instituição do grupo

Cláudia Capato, aluna do 2º ano de Jornalismo

Anima, que colocou a São Judas na agenda de

“No curso de Comunicação, nós temos aula de mercadologia, e o Philip Kotler é citado em diversas situações. Com a palestra, tudo o que nós vimos em sala de aula ficou mais claro. Palestras com grandes nomes como esta só acrescentam ao nosso aprendizado.”

palestras realizadas em agosto e setembro por

por quê?

Kotler no Brasil.

Para marcar o início

Kaique Nepomuceno, aluno do 2º ano de Rádio e TV.

das aulas do segundo semestre com um grande evento, capaz de provocar reflexão sobre o impacto das mudanças e o modo como as oportunidades se apresentam, marcando também as boas-vindas do Grupo Anima a alunos, professores e funcionários após as férias de julho.

Do Brasil para o mundo Kotler afirmou, ainda, que há muito espaço para empreendimentos brasileiros e que é preciso estar presente em todo o mundo. Ele citou a churrascaria Fogo de Chão como negócio inovador e essencialmente brasileiro. Outros deveriam ter a mesma ousadia, acredita o palestrante. Sugeriu que talvez fosse necessário o Brasil liderar a América Latina, no sentido de estabelecer diretrizes de produção para cada país. Inspirando os presentes com grande desenvoltura, o professor de 83 anos finalizou a apresentação respondendo às perguntas que foram encaminhadas pelo Twitter, em um bate-papo com Maurício Escobar, vice-presidente de Operações da Anima.

“Foi uma grande satisfação participar desse evento. É uma experiência única, tanto para os alunos quanto para os professores. Tivemos acesso a uma análise global do marketing, alinhada às tendências mais recentes. Tudo o que Kotler apresentou é frequentemente debatido em sala de aula, então, é uma grande oportunidade poder ver um teórico desse porte em uma palestra presencial.” Prof. Elias Júlio Pozenato, coordenador de Administração e Comércio Exterior “Philip Kotler é um ícone do marketing, sem dúvida alguma. Essa palestra agitou muito a Universidade, nunca vi os alunos tão animados em um evento. Creio que a São Judas, com a Anima à frente, deve trazer outros nomes como esse, o que eleva ainda mais a qualidade de nosso ensino.” Prof. José Carlos Jadon, diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais setembro_2014

11


vocação

Camila Bellatini

arquitetura premiada JSJ Como a São Judas contribuiu para sua formação?

Vinícius - A São Judas foi essencial, principalmente pelo alto grau de exigência do curso e dos professores. Além disso, as aulas práticas aliadas à teoria fizeram toda a diferença. Os espaços destinados às atividades práticas foram utilizados durante todo o curso, para a construção dos mockups, da ponte em madeira, do bicho de argamassa. Foi fundamental para nos distanciar da abstração e nos fazer entender que o projeto não se resume ao desenho, mas serve para otimizar as etapas da construção de um artefato. A base teórica dos professores do curso, que possuem excelente titulação, é bastante aprofundada e nos mostrou que a argumentação é essencial durante o processo do projeto. JSJ Como foi a experiência no início da carreira profissional?

Formado em 2009, no curso de Arquitetura e Urbanismo, Vinícius Capella Gomes acumula em seu currículo diversos prêmios e projetos de Arquitetura para espaços urbanos nas cidades de Embu das Artes e Belo Horizonte. Atualmente, é arquiteto na Triptyque Architecture e sócio proprietário da empresa ENTRE Arquitetos, ao lado da esposa daniele de souza, também ex-aluna da são judas. JSJ Por que optou pelo curso de Arquitetura e Urbanismo?

Vinícius Capella Gomes - Escolhi esse curso pela minha intuição e vontade de ser um profissional criativo, de trabalhar com o que me estimule a aprender e explorar novas possibilidades no dia a dia.

12

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Vinícius - No início, trabalhei durante quatro anos e meio no Atelier Marko Brajovic, na elaboração de exposições e instalações interativas em projetos para a Google, exposição para a Design Week, em Milão (Itália), e TEDx, na Amazônia. Foram diversos desafios, principalmente desenvolver um processo de criação em que cada projeto induz à exploração de novos materiais aplicados à arquitetura efêmera, em espaços de tempo constantemente escassos. No início deste ano, comecei a atuar na Triptyque Archicteture, empresa com sede em Paris, dirigida por profissionais franceses na filial Brasil. Atualmente, desenvolvo projetos para galerias de arte, em um trabalho muito instigante, cuja base é a criatividade.

JSJ Desde a graduação, você é premiado em importantes projetos. Fale sobre essa experiência.

Vinícius - Eu tive alguns projetos premiados, desde a época da faculdade. Quando estava no 4º ano, fui vencedor do Concurso Nacional Iniciativa Solvin, com a Brinquedoteca Itinerante, sob orientação da professora Marta Bogéa. No 5º ano, ganhei menção honrosa no Concurso Nacional Pré-Fabricado em Concreto, com orientação do professor Yopanan Rebello, e destaque, no Concurso Internacional do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Além desses, também ganhei o projeto para o Marco de Entrada de Embu das Artes, construído no ano passado. Este ano, ganhei dois projetos para intervenção de viaduto, em Belo Horizonte, que serão construídos no próximo ano. São projetos que considero muito importantes para a carreira, pois são momentos de reflexão e aprimoramento pessoal, com atividades desenvolvidas fora do escritório e do cotidiano. JSJ Conte sobre o projeto ENTRE Arquitetos.

Vinícius – Esse projeto é resultado da parceria entre mim e a também ex-aluna Daniele de Souza Capella, antiga colega que se tornou minha esposa. Todos esses prêmios e projetos conquistados foram desenvolvidos em dupla. Por esse motivo, criamos o EntreArquitetos, a partir da necessidade de formatar a produção. A empresa atua em diversas escalas de projetos, como na arquitetura de edifícios, desenvolvimento de mobiliários e cenografia imersiva. Para conhecer o nosso trabalho, é só acessar www. entrearquitetos.com.

JSJ Quais foram suas principais dificuldades?

JSJ Planeja dar continuidade aos estudos?

Vinícius - No início da carreira, por escolha pessoal, decidi trabalhar em um atelier criativo, com mais possibilidades de exploração e aprendizado. Não gostaria de começar já em uma empresa grande, com processos bem definidos e hierarquizados. Essa escolha trouxe desafios específicos de um atelier em crescimento, com muito potencial. O convívio com pessoas de diferentes países e costumes também gerou, além dos desafios da profissão, desafios culturais e de língua que, com o tempo, apenas somaram em uma experiência diversificada e multicultural. Foi uma excelente oportunidade.

Vinícius - Sim. A Universidade foi a direção inicial de um conhecimento que não tem fim. Sempre leio livros, artigos, para aprender coisas novas com os projetos, as pessoas e as experiências. A graduação deve ser considerada o início do aprendizado, não o fim. JSJ Que recado deixa aos alunos da sua área?

Vinícius - Arquitetura é uma profissão difícil, de muito trabalho, mas também de muita paixão, de identificação com o que se pensa. É essencial esse envolvimento, pois você passará grandes momentos de sua vida na profissão escolhida.


múltiplos saberes

programação da tv são judas renovada Saiba mais sobre a programação no CNU e na web.

A TV São Judas começou o segundo semestre com muitas novidades. Além dos programas habituais produzidos pelos próprios alunos de Rádio e TV e de Jornalismo, novas atrações passaram a ser exibidas ao longo da semana. Um exemplo é o programa Espaço Comunicação, que contará com videobiografias, curtas e documentários. Os alunos estão produzindo, ainda, uma série especial do Arteletra, com autores de novas biografias. Como este

ano são comemorados os 100 anos do pintor Iberê Camargo, também está em processo de produção um programa especial no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), junto com o professor Anníbal Montaldi, que leciona História da Arte nos cursos de Comunicação Social. Outra boa notícia é que o programa Caixa de Som foi indicado para o prêmio Dynamite, dirigido ao segmento de música independente. Confira as principais atrações da grade.

Antenados

Imprensa em Debate

Ser “antenado” é estar ligado nas novidades, procurar informações, ter iniciativa e atitude. O programa oferece espaço para o jovem expressar ideias e opiniões sobre temas de seu interesse. O público participa com sugestões no facebook, @ tvsaojudas, ou segue pelo twitter: @tvsaojudas.

O programa Imprensa em Debate abre espaço para a participação de jornalistas de diversas mídias e publicações. O programa é produzido e apresentado por alunos de jornalismo, que debatem com os convidados as diversas modalidades jornalísticas e o trabalho da imprensa.

Arteletra Literatura

Pauta Aberta

O encontro com a literatura. Contos, poesias, prosas, romances, relatos biográficos e outras formas literárias compõem a “LETRA” do programa.

Os temas do Pauta Aberta estão presentes em várias editorias jornalísticas: artes, comportamento, profissões, esportes e filosofia. As pautas são escolhidas por alunos e professores, e devem trazer uma informação útil e interessante, ter certo ineditismo e despertar a curiosidade do público.

Caixa de Som O Programa Caixa de Som fala de música de uma maneira diferente. Os músicos são convidados a tocar e participar de um bate-papo, mostrando seu trabalho, revelando inspirações, influências, ritmos e fontes musicais que enriquecem essa arte. O Caixa de Som quer destacar novas vozes, compositores e intérpretes, falar de produção musical e do mercado independente.

Coletiva A entrevista coletiva está na essência do jornalismo. A busca pela veracidade da informação, os diferentes ângulos de um fato e o debate de ideias estão presentes nesse formato. Alunos questionam um convidado e os temas estão ligados à experiência dos universitários e auxiliam a formar opinião.

Educação Continuada para professores Educação Continuada é uma produção da TV São Judas, resultado da parceria entre a Universidade São Judas e a LEGO Education. Os programas tratam de temas como preconceito, experiência de aprendizagem mediada, administração de conflitos, desenvolvimento de competências e avaliação de aprendizagem.

Espaço Comunicação Espaço aberto preferencialmente para as produções dos alunos da São Judas. Os alunos divulgam os trabalhos realizados durante o ano letivo e produções especiais, como videobiografias, curtas, vídeo-artes, clipes e documentários. Os autores apresentam os trabalhos e explicam as motivações que os levaram a escolher os temas.

Pesquisa & Ação O Pesquisa & Ação é um mergulho no mundo da pesquisa científica e acadêmica. O programa trata de inovações tecnológicas, pesquisas e estudos acadêmicos, e as ações que a universidade desenvolve junto à comunidade. Os alunos pesquisam as pautas e convidam pesquisadores para uma entrevista.

Xeque Mate O programa Xeque Mate é um desafio e instiga o convidado a expor suas ideias sobre um tema. O desejo é experimentar um jogo intelectual entre entrevistador e entrevistado, de sorte que cada pergunta e resposta signifiquem um lance, no sentido de aprofundar o assunto. O programa é uma produção experimental dos alunos de 4º ano de Jornalismo da Universidade São Judas, da unidade Butantã, e da TV São Judas.

A TV São Judas faz parte do Canal Universitário de São Paulo, nas operadoras: Net e Vivo (TV por acesso condicionado; NET, canal 11, e VIVO, canal 71 analógico ou 187 digital).

Gostou? Veja a programação completa acessando o Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

setembro_2014

13


múltiplos saberes

vestibular 2015 já está nas ruas Divulgando o seu vestibular 2015, a São Judas marcou presença em mais uma edição da Feira Guia do Estudante, realizada no Expo Center Norte, no final de agosto.

Durante três dias de evento, estudantes em fase pré-vestibular visitaram o estande da Universidade, que preparou ações com muita interatividade, entrega de brindes e material informativo, inscrição online no vestibular e um quiz sobre conhecimentos gerais. Professores da São Judas participaram do Plantão de Dúvidas, respondendo às questões dos visitantes sobre os 33 cursos oferecidos. O professor Joimar Menezes, do curso de Administração e Comércio Exterior, apresentou a palestra Empreendedorismo e Relações Internacionais.

Encontro com o futuro Para aproximar a Universidade dos vestibulandos, a São Judas realiza, em outubro, o Encontro com o Futuro, nas unidades Mooca e Butantã. São visitas organizadas para que os estudantes conheçam a infraestrutura acadêmica de perto e obtenham todas as informações necessárias para iniciar a carreira profissional com mais segurança. Nos encontros, os alunos do Ensino Médio contam com diversas atividades, como apresentação dos laboratórios, exposições e oficinas, e ainda podem esclarecer dúvidas sobre os cursos diretamente com os professores da São Judas. É também uma excelente ocasião para fazer a inscrição no Vestibular 2015. Avise seus amigos! Para saber mais, acesse www.usjt.br .

Gostou? Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

14

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

São Judas marca presença em mais uma edição da Feira Guia do Estudante 2015.

Inscrições para o Vestibular 2015 As inscrições estão abertas. Avise amigos e familiares sobre esta oportunidade de estudar em uma das melhores instituições de ensino da Grande São Paulo. São 33 cursos nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, Letras, Artes, Comunicação e Ciências da Educação, Direito, Tecnologia e Ciências Exatas. As informações sobre cada curso, valores das mensalidades, bolsas de estudo e avaliações do MEC estão disponíveis em:

www.usjt.br/vestibular

No mesmo endereço, é possível fazer a inscrição online e conectar-se às redes sociais da São Judas. Se preferir, inscreva-se pessoalmente nas unidades, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 21h, nos endereços: Unidade Mooca: Rua Taquari, 546 Unidade Butantã: Avenida Vital Brasil, 1000 Mais informações pelo telefone

11 2799-1677


múltiplos saberes

Atividades práticas nas Engenharias

Gostou? Veja mais no Portal www.usjt.br, Central de Mídia, no link do Jornal São Judas.

Os cursos de Engenharia da São Judas possuem grande tradição no mercado e infraestrutura robusta para qualificar os estudos e atividades práticas desenvolvidas nas aulas.

Os alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica e Controle e Automação têm a oportunidade de desenvolver habilidades em ambientes com equipamentos e instrumentos de ponta, encontrados nas mais modernas indústrias e empresas da área. Isso garante uma formação sólida e experiência para criar soluções e acompanhar as mudanças no mercado de trabalho. Conheça algumas atividades desenvolvidas nesses cursos.

É possível verificar todos os processos usando controle automático via CLP (Controlador Lógico Programado), e elaborar sistemas pneumáticos para controles diversos em sistemas para automação industrial. Os alunos desenvolvem atividades de ensaio e simulação de sistemas eletrônicos, por meio dos softwares MatLab (cálculo numérico) e LabView (desenvolvimento gráfico), bem como programação de dispositivos lógicos complexos, síntese de lógica VHDL (Linguagem de descrição de hardware de alta velocidade) e programação de PLD (Dispositivos Lógicos Programáveis).

Na área de estudo de circuitos analógicos e digitais, os estudantes montam, com portas lógicas, circuitos combinatórios e sequenciais, entre outras atividades.

Os alunos realizam, ainda, a análise, o projeto, a montagem e a simulação de sistemas digitais, utilizando microcontroladores e circuitos digitais.

Também são realizados ensaios de máquinas rotativas (torque, velocidade etc), de transformadores, de instalações elétricas predial e residencial, e de controle de motores via inversores.

setembro_2014

15


vida de estagiário

agenda | setembro

Por dentro do ceagesp No 3º ano de Nutrição, Fabiana Ferreira da Silva, 28 anos, faz estágio no Ceagesp, o maior entreposto da América Latina, onde procura colocar em prática tudo o que estuda na Universidade. uma oportunidade de atuar no centro da distribuição e armazenamento de alimentos do estado de são paulo.

Os preparativos Fabiana trabalha desde muito jovem e atuou por 12 anos em uma fábrica de biscoitos. Nesse ambiente, ela se interessou pela área de alimentos. Em 2010, concluiu o curso técnico em Nutrição e passou a procurar uma graduação a fim de aprimorar seus estudos. Depois de pesquisar e constatar a qualidade do ensino, optou pela São Judas. “O reconhecimento do mercado, a localização, infraestrutura e estrelas do curso de Nutrição me fizeram decidir.” desafios da Jornada Na busca pelo estágio, Fabiana venceu desafios. “Procurei muito em sites, paguei diversos blogs de vagas de emprego e não fui chamada para nenhuma entrevista. Cheguei a pensar que não iria conseguir. Passei bastante tempo procurando até que, já com pouca esperança, consegui essa oportunidade no Ceagesp.”

16

JORNAL DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

O crescimento No Ceagesp, Fabiana desenvolve materiais impressos que ajudam o produtor na compra de alimentos. Outro projeto é a Escola do Sabor, material educativo que incentiva crianças a experimentarem alimentos que não são de seus hábitos diários, além de aproximá-las da horta. “Serve como incentivo para que os pais iniciem uma mudança na alimentação de seus filhos.” A estudante ainda faz análises de alimentos no próprio departamento em que estagia. Fluxo de aprendizado Mesmo com pouco tempo no Ceagesp, as diversas matérias estudadas no curso da São Judas servem como base para que a futura nutricionista realize suas pesquisas em Educação Nutricional, Técnicas Culinárias e Saúde Coletiva. “Neste último caso, o público-alvo são novamente as crianças, com o objetivo de que aprendam a escolher uma alimentação saudável até a vida adulta.” Papo Reto Para Fabiana, persistir é a palavra-chave para quem procura estágio. “Insista nos seus objetivos, mesmo que seja difícil. Às vezes não encontramos uma vaga interessante, mas não desanime. O importante é buscar, incessantemente, construir uma identidade na profissão para ser feliz. Não adianta permanecer em um lugar sem estar satisfeito. Vá em frente, você chegará ao seu destino.”

Unidade Mooca Unidade Butantã Externa

01 a 05/09

Semana de Arquitetura. No Aud. do Térreo, das 8h às 13h.

14/09

01 a 05/09

Semana de Ciências Contábeis. No Auditório, das 19h às 22h.

15 a 18/09

01/09

17/09

Dia do Nutricionista. No Aud. do Térreo, das 19h às 22h. Dia do profissional de Educação Física. No Aud. da Reitoria, das 19h30 às 22h.

03/09

Dia do Biólogo. No Aud. da Reitoria, das 8h às 12h e das 19h às 22h.

04, 11, 18 e 25/09 Clube Escola Mooca. Na Sala de Ginástica T03S, das 9h às 11h e das 13h30 às 17h.

06/09

X Encontro de Pesquisadores da Motricidade Humana e I Encontro de Formação em Educação Física Escolar. No Aud. do Térreo, das 8h às 17h.

06 e 13/09 Esporte Comunidade São Judas. No Ginásio, das 8h às 17h.

Vestibular Universidade São Judas. Nas salas de aula, às 14h.

IV Jornada Pedagógica. No Aud. da Reitoria, das 19h às 22h. Palestra de Direito “O novo plano diretor do município de São Paulo”. Aud. do Térreo, das 19h às 22h.

17 e 18/09

Feira de Recrutamento e Seleção DIUE/ USJT. No Saguão do Térreo, das 17h às 22h.

18/09

Alunos da ETEC Belém visitam Laboratórios de Bromatologia e Anatomia, das 13h30 às 16h30.

19/09

V Encontro de Extensão e XXIV Concurso de Poesia. No Aud. do Térreo, das 19h às 22h.

22/09 Palestra de Direito “O novo plano diretor do município de São Paulo”. No Auditório, das 19h às 22h. 22 a 25/09

XXII Semana de Secretariado 08 a 11/09 Executivo. No Aud. do Térreo, X Semana de Comunicação das 19h30 às 22h. Social. No Aud. do Térreo, das Feira de Recr. e Seleção 8h às 12h e das 19h às 22h, DIUE/USJT. No Saguão do e no Aud. da Reitoria, das 19h Térreo, das 17h às 22h. às 22h (Mooca), no Auditório, 23/09 Projeto SOS das 8h às 12h e das 19h às Direito: Acessibilidade no 22h (Butantã). Brasil. No Aud. da Reitoria, 08/09 Ação de das 14h às 17h. Cadastramento NUBE/DIUE. Fenomenologia em No Saguão do Térreo, das 8h Perspectiva: História e às 12h, e das 17h às 22h. Liberdade. No Aud. da Recepção dos alunos Reitoria, das 19h às 22h. Pronatec. No Aud. da Reitoria, 24/09 Colação de Grau das 8h às 12h. especial. No Aud. da Reitoria, 11 e 23/09 Ação das 19h às 22h. de Cadastramento Mega 27/09 I Jornada Play/DIUE. No Saguão do Psicodinâmica (Psicologia). No Térreo, das 8h às 12h, e Aud. do Térreo, das 8h às 17h. das 17h às 22h.

13/09 Palestra de Administração. No Aud. da Reitoria, das 8h às 12h (Mooca), e no Auditório, das 8h às 12h (Butantã).

29 e 30/09

XVII Jofarma e XVI Expofarma (até 03/10). No Aud. do Térreo, das 8h às 12 e das 19h às 22h.

Confira a agenda atualizada no portal www.usjt.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.