Anais - Interaction South America 09

Page 88

princípio da incerteza [9] apud [13]; e

princípio da autopoiése [10] apud [13].

Desses quatro princípios, dois merecem destaque. O primeiro é o princípio holográfico que entende que a parte só pode ser entendida em função do todo e vice-versa. O segundo é o princípio da autopoiése que entende que o aprendizado provoca mudanças, tais mudanças mexem com todo um conjunto sígnico do sujeito, por conseguinte com as suas relações com todo o meio (inclusive com os outros sujeitos e consigo próprio). Deve-se entender a aprendizagem como um processo vital: “trata-se de uma rede ou teia de interações neuronais extremamente complexas e dinâmicas, que vão criando estados gerais qualitativamente novos no cérebro” [1].

Figura 1 – Tela inicial do STOA

Segundo os desenvolvedores do STOA [15]: Stoa é uma rede social dos estudantes, professores, funcionários e exmembros da Universidade de São Paulo (USP). Os objetivos do Stoa são promover uma maior interação entre os membros da comunidade USP, criar um espaço onde cada pessoa dentro da Universidade tenha uma identidade digital de fácil acesso, tanto para quem está dentro da USP, quanto para a comunidade externa, e fornecer um sistema de softwares que facilite aos professores a administração de seus cursos para os estudantes.

STOA – AMBIENTE DE COLABORAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM E DE PRÁTICA

O STOA é um ambiente que congrega em um só “espaço virtual” um ambiente de interação social (comunidade virtuais – colaboração e prática), um ambiente de ensinoaprendizagem (AVA - informação, interação, ensinoaprendizagem) e um ambiente de construção coletiva de texto (Wiki - edição), além de blogs, calendários e repositório de arquivos. O “próprio ambiente” apresenta-se como o lugar onde você tem o seu blog, espaço de arquivos, perfil. Onde você pode encontrar seus contatos e juntar-se às comunidades de seu interesse. Apresentando o STOA

O STOA surgiu a partir da congregação de várias ferramentas virtuais isoladas de colaboração e de ensinoaprendizagem espalhadas pelos campi da Universidade de São Paulo – USP. Considerando que a aprendizagem é uma atividade cognitiva do sujeito, mas também um processo social, especialmente nos dias atuais, em que a socialização via meios virtuais tem se intensificado, o STOA, atualmente sob a tutela da Coordenadoria de Tecnologia da Informação da USP (CTI), usa a infra-estrutura tecnológica da USP para facilitar essa interação e formação de redes sociais e de aprendizagem pelos membros da sua comunidade, sejam alunos, funcionários docentes, funcionários não-docentes, ex-alunos, ex-funcionários, de mesmo campus, de campi diferentes, de áreas iguais ou distintas. Enfim, o STOA foi pensado para promover a agregação e, também, a facilitação do uso das TIC pelos professores em suas disciplinas, num espaço único e integrado, vide Figura 1.

Novamente, segundo os desenvolvedores do STOA, todos os softwares utilizados são livres e de código aberto, ou seja, não precisam ser pagos e podem ser modificados à vontade, isto não gera ônus de aquisição de software. Os principais softwares utilizados são [15]: 

Elgg: uma plataforma para redes sociais;

MediaWiki: um wiki integrado ao banco de dados do Elgg (apenas para membros da comunidade universitária da USP);

Moodle: AVA para gerenciamento de disciplinas pelos docentes USP; por ser uma plataforma de ensino-aprendizagem, dentro do Moodle do STOA há alguns recursos de informação, colaboração e edição, como os fóruns, chats, ambientes de apresentação de informações, questionários, e, até mesmo, wiki.

Cada membro cadastrado no STOA possui um espaço disponível para blog, repositório de arquivos e a possibilidade de criar comunidades virtuais sobre temas quaisquer, na forma de blog coletivo ou de fóruns para discussão. O AVA (Moodle) acoplado ao STOA já possui interlocução com os sistemas administrativos de graduação e de pós-graduação da USP, Júpiter e Fênix, respectivamente. Mas, segundo a equipe de desenvolvimento do STOA, ainda há interesse em integrálo a outras plataformas para fins educacionais ou ferramentas de interesse para a comunidade USP [15].

88


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.