Anais - Interaction South America 09

Page 69

Previdência Fácil e Inclua Saúde e as funcionalidades e procedimentos que cada um oferece. Perfis da Interface Universal

No desenvolvimento do STID, optou-se pela criação de três perfis de interface: padrão, interface para deficiente auditivo e para deficiente visual, de forma que, uma vez identificado o usuário, automaticamente a interface adequada a seu perfil seria apresentada. Para todos os perfis, foi mantida a mesma apresentação da interface, no que diz respeito a layout, ícones, botões e funcionalidades. Para a identificação do usuário e escolha da interface adequada ao seu perfil, foi utilizado um sistema de reconhecimento facial onde, em sua primeira visita ao telecentro, o usuário é cadastrado e sua imagem facial é armazenada para posterior reconhecimento. É importante salientar que a interface considerada padrão é a que atende principalmente os analfabetos plenos e funcionais, mas que também pode ser utilizada perfeitamente por usuários que não tenham qualquer tipo de deficiência.

Figura 2: Portal do STID, onde são oferecidos os dois serviços, Inclua Saúde e Previdência Fácil

Para essa interface, toda informação textual possui sua equivalente em formato de áudio, permitindo assim que usuários que não saibam ler possam interagir com o sistema. A exceção fica a cargo da interface para o perfil de deficiente auditivo, que não contém áudio e apresenta o equivalente à informação textual em Libras. Para a interface do deficiente visual, optou-se por não usar a mesma verbalização automática dos textos da interface padrão para permitir que o usuário aprenda a interagir com o uso de um software leitor de telas e que, dessa forma, possa utilizar esse mesmo conceito em outras interfaces. Tanto o deficiente visual parcial (baixa visão) quanto o deficiente auditivo parcial, podem fazer uso da interface padrão, seja com ampliação da fonte e aumento do contraste de cores, quanto ajustes no volume do áudio no caso do deficiente auditivo.

Figura 3: Exemplo de conteúdo exibido pelo serviço Previdência Fácil

Estes critérios levaram em consideração: •

Aspectos relacionados ao foco ou ponto de atenção do usuário na área central da tela, ilustrado na Figura 4;

Aspectos de acessibilidade aplicáveis a links e rótulos;

Aspectos de inteligibilidade relacionados com a apresentação de informação (tanto de conteúdo como de ajuda contextualizada);

Aspectos relacionados ao Layout

Para a definição do layout a ser considerado na interface, foram estabelecidos alguns critérios iniciais, essenciais para as decisões posteriores relacionadas a elementos de interação à apropriação de recursos de acessibilidade, que resultaram na disposição apresentada na Figura 3:

69


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.