Anais - Interaction South America 09

Page 298

poderiam ter influenciado de maneira negativa na CS dos operadores, uma vez que aparecia como uma mensagem textual no centro da tela, e o operador deveria clicar com o mouse no botão OK da janela para continuar sua tarefa (figura 6).

Figura 7. Exemplo de alerta do experimento 2. Resultados

O mesmo software estatístico do experimento 1 foi utilizado para a realização dos cálculos e análises, e o mesmo delineamento BIBD também foi utilizado, desta vez para 18 participantes.

Figura 6. Exemplo de alerta do experimento 1.

Tal interação com o alerta foi forçada para garantir que o mesmo não passasse despercebido pelo operador, pois se acreditava que se essa interação fosse dispensada, o alerta poderia não ser notado. Conseqüentemente foi idealizado um segundo experimento a fim de avaliar a posição dos alertas e a interação obrigatória.

Foi realizada uma análise de variância (ANOVA) separando como fatores os alertas e a carga (dificuldade da tarefa) e como blocos o cenário e os militares participantes, obtendo-se o seguinte resultado:.

Experimento 2

O experimento 2 foi realizado na 2a Companhia de Comunicações Leve, em Campinas – SP. Participaram do experimento dezoito militares de carreira do Exército Brasileiro, voluntários e devidamente autorizados pelo comandante da unidade. Como o sistema de alertas foi bem aceito pelos participantes, apesar dos resultados negativos, este segundo experimento foi realizado para confirmar se a apresentação dos alarmes poderia ter influenciado o resultado.

O novo resultado aponta uma diferença nos dois fatores considerados como blocos, os cenários A e B e os participantes (Pr < 0,05). Foi importante tê-los considerados como bloco para que a influência dessa diferença não recaísse nos erros aleatórios.

O experimento aconteceu conforme o anterior: mesmos cenários táticos, mesmas avaliações SAGAT, mesmo tempo de execução e os mesmos eventos geradores de alertas. As únicas diferenças foram na apresentação dos alertas e na interação.

Quanto aos tratamentos carga e alerta e a interação entre os dois, o resultado da ANOVA não apresentou diferença significativa (Pr > 0,05), ou seja, a pontuação SAGAT dos questionários foi equivalente nas diferentes condições de alertas e carga.

Os alertas agora aparecem no canto inferior direito da tela e o operador não precisa mais interagir com ele (figura 7), pois não é necessário clicar no alerta para poder continuar a tarefa. O alerta aparece quanto um evento crítico ocorre, se nada for feito a janela permanece em segundo plano e reaparece, na frente, quando um novo alerta é disparado.

Observando o gráfico boxplot apresentado na figura 8 verificamos que a pontuação em relação ao uso dos alertas foi equivalente, ou seja, não houve indícios estatísticos que mostrassem que os alertas influenciaram na consciência situacional dos participantes.

7

295


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.