Almanaque Socioambiental Parque Indígena do Xingu 50 anos

Page 77

povo AwetI

1. secAgem

ProduzIr sAL VegetAL , a partir

Você sabia?

fotos: reprodução/índios do brasil - cabeceiras do xingu, rio araguaia e oiapoque.

Itó

76

fotos: harald schultz

IsoLAmento reLAtIVo A maior e mais tradicional

S Existe, no idioma aweti, uma variação entre a fala dos homens e a das mulheres. usam-se, por exemplo, palavras diferentes para dizer “eu” – os homens dizem atít e, as mulheres, itó.

Atít

3. ArmAzenAmento

VejA tAmbém: o sal aweti, pág. 152.

2. queImA

do processamento da planta conhecida como aguapé, é uma das especialidades dos Aweti atuais, que chamam o produto de tikyt. Anualmente, as famílias trabalham para produzir esse ingrediente indispensável para a dieta e para trocas comerciais, pois é bastante procurado pelas outras comunidades altoxinguanas.

aldeia aweti é a mais isolada e de mais difícil acesso se comparada com as demais do Alto Xingu. Fica distante do rio e não tem pista de pouso, e o efeito mais visível desse isolamento é que os bens industrializados de consumo chegam até lá com mais parcimônia. Apesar do cobertor coexistir com o fogo sob as redes para aquecer as noites frias, a televisão ter chegado para inibir as narrativas orais e o futebol concorrer com o treino para o huka-huka, parece que os Aweti estão em maior sintonia com sua cultura tradicional, suas festas, sua produção agrícola e com o manejo das roças, se compararmos com a situação de 20 anos atrás. Talvez isso se explique pelo fato das gerações mais jovens perceberem que a manutenção dos traços culturais de seu povo pode conviver com tecnologia, escolarização e outras inovações.

AlmAnAque socioAmbientAl pArque indígenA do xingu 50 Anos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.