Almanaque Socioambiental Parque Indígena do Xingu 50 anos

Page 155

capítulo 4 | conhecimento indígena

o corAção do brAsil

conhecimento do homem em relação à floresta Jemy Kaiabi A terra indígena é importante porque dentro da reserva preservamos a nossa riqueza e o conhecimento de nossos velhos, que ficará para o futuro. Apesar de meu povo não ter escolaridade, ele é inteligente, entende e sabe utilizar a terra e a sua floresta que restou. Nós destruímos pequena parte da floresta para fazer roça, para plantar os produtos que consumimos, como a batata, o milho, a mandioca. Não destruímos uma grande quantidade de floresta como fazem os proprietários rurais. Sabemos que a nossa floresta está sendo cada vez mais destruída por esses

proprietários que estão aumentando a plantação de soja em Mato Grosso. Os produtores de soja só pensam em ganhar dinheiro para enriquecer, eles não pensam em preservar as florestas para o futuro das próximas gerações. Se meu povo fosse igual ao branco destruindo a floresta, as florestas não existiriam mais na reserva indígena, nós estaríamos acabando com nosso próprio oxigênio, que a floresta nos oferece sem poluição. Nós íamos perder a beleza das cores da nossa floresta. Mas é a terra indígena que está defendendo a floresta e o que existe nela, como os seres humanos, os animais, os peixes e os rios.

o consumo do amendoim tuiát Kaiabi , traduzido pelo professor Jowosipep (Aturi), em 23 de maio de 2003. Amendoim é comida que precisa saber consumir, não é em qualquer momento que você pode comer; se a pessoa tem uma criança nova não pode comer qualquer tipo de amendoim. Tem um tipo de mingau, só milho puro, é mingau de pai novo. A mulher também, no primeiro filho, fica sem comer. A mulher de hoje é muito teimosa, não acredita, aí acaba consumindo. Aí, com o tempo ela vai sentindo o corpo dolorido, porque elas comem esse tipo de amendoim. Antigamente não comia,

154

evitava. Depois vai diminuindo o tempo, só no primeiro filho que você tem bastante tempo para não comer. Agora, a pessoa que já é acostumada, que já teve criança várias vezes, fica só dois meses, três meses (sem comer amendoim). O munuwiu´u (também chamado de kanauu e takapeun) é mais forte, traz aquela doença que o osso fica mole, artrite. Esse é só para pessoa mais velha. (Hoje) todos os tipos de amendoim são consumidos pelos mais novos, mas o takapeun as pessoas têm mais medo.

AlmAnAque socioAmbientAl pArque indígenA do xingu 50 Anos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.