Almanaque Socioambiental Parque Indígena do Xingu 50 anos

Page 122

povos indígenAs no pArque indígenA do xingu

os a abandonar a aldeia onde moravam, no alto rio Culuene. No final dos anos 1940, fizeram uma nova tentativa de retornar às suas terras ancestrais, mesmo depois da epidemia, mas não conseguiram se reestruturar. Esse local ficou fora dos limites do PIX e só foi reconquistado em 2009. É a atual TI Pequizal dos Naruvôtu, contígua ao parque.

Você sabia? S os homens naruvôtu eram tidos como os melhores lutadores do huka huka no Alto Xingu. Há nomes de campeões naruvôtu reconhecidos até os dias de hoje.

Modo de vida Os hábitos e o cotidiano dos Naruvôtu confundemse com a dos seus anfitriões Kuikuro, Kalapalo e Matipu. Eles, porém, se esforçaram para não deixar para trás as suas origens. No sistema de nominação Naruvôtu, se um indivíduo é do sexo masculino e um de seus avôs era Naruvôtu, ele também será. Igualmente, se uma mulher tiver pelo menos uma avó Naruvôtu, ela também será Naruvôtu. Casamentos mistos, portanto, não são suficientes para erradicar a identidade. A consciência de um território abandonado por força da história de contato com os não índios nunca deixou de existir e era compensada por constantes incursões em busca de dois recursos indissociáveis para a identidade desse povo: o pequi e os caramujos para a confecção dos colares de conchas, ambos encontrados em abundância em suas terras ancestrais. Os Naruvôtu haviam sido responsáveis pelo adensamento manejado de extensas áreas de pequizais. O monopólio econômico sobre os caramujos e o pequi havia tornado os Naruvôtu um grupo local essencial na economia regional altoxinguana. Tanto na mitologia como na história oral desse povo, o aparecimento do pequi está ligado à fertilidade e ao poder criativo das mulheres. De fato, os casamentos entre os grupos altoxinguanos são expressos de forma ritual através do pequi, símbolo da fertilidade na cultura da região. As mulheres Naruvôtu, nesse sentido, incentivavam os diversos retornos de seu grupo familiar ao pequizal das terras ancestrais, relembrando os homens da necessidade de colherem o pequi para manter vivo o jeito de ser Naruvôtu. AlmAnAque socioAmbientAl pArque indígenA do xingu 50 Anos

121

povo nAruVôtu

Alto Xingu causou-lhes violento impacto, obrigando-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.