Edição 780

Page 1

As Milanesas abrem a temporada 2023 da venda de pães e grostolis

CIDADE

“El Dì del Pan e dei Grostoli” tem primeira edição do ano neste sábado, das 9h às 18h, na Praça Central de Nova Milano

Página 11

MATÉRIA ESPECIAL

Afapan promove “Juntos pela Água” neste sábado

ONG realiza mutirão de limpeza na bacia de captação da Barragem do Burati e convoca farroupilhenses para participarem da iniciativa

Páginas 2 e 3 e Editorial

CIDADE

Iolanda Marques Trujillo recebe Mulher Referência

Homenagem do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher ocorre em jantar de homenagem ao Dia da Mulher Farroupilhense, nesta sexta Página 10

INSIDE

Marcito Castro garante boas risadas com stand-up

Pela primeira vez no município, comediante realiza performance neste sábado à noite, no Campus Universitário de Farroupilha da UCS Capa

FARROUPILHA | ANO XVI | EDIÇÃO 780 | 17 DE MARÇO DE 2023 | R$ 4,00
Ramon Cardoso

Afapan promove um mutirão de

“Juntos pela Água” acontece neste sábado, das 8h30min às 17h, e se soma às iniciativas que vêm reiteradamente sendo feitas pela Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural

a atenção para o problema e, mais do que isso, estimular e promover a educação ambiental. Por conta disso, está convocando a comunidade que deseja participar da ação intitulada “Juntos pela Água”, que acontece na bacia de captação da barragem.

Organização Não-Governamental (ONG) do município, que atua há mais de 30 anos na área de preservação, a Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (Afapan) realiza uma nova investida neste sábado: um mutirão de limpeza ocorre na Barragem do Burati e mobiliza os voluntários da entidade.

O objetivo, contudo, vai muito além da limpeza do local e preservação dos recursos hídricos, a meta é chamar

A iniciativa está sendo coordenada pelo time de voluntários da Afapan, em parceria com a Prefeitura e Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, juntamente com os Grupos Escoteiros locais, os Lions e Rotarys, além de empresas da comunidade que apoiam a investida ambiental. Outras ONGs e programas de educação ambiental também estão envolvidos, como o Instituto Ecosurf Rede Colab, de Carlos Barbosa, Programa Oceano Escola e Lixo Zero, de Caxias do Sul.

A meta é conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos e sobre a importância de preservar as fontes de água potável, em alinhamento com as diretrizes globais para o Dia

Mundial da Água e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo uma ação de impacto local com visão global.

Ação é alusiva ao Dia Mundial da Água, celebrado na próxima quarta

O dia da ação, neste sábado, 18 de março, foi escolhido em alusão ao Dia Mundial da Água, que é comemo-

rado na próxima quarta, 22. Esta iniciativa passará a integrar o calendário permanente da Afapan, juntamente com outras de recolhimento de lixo promovidas em pontos turísticos do interior do município e também em áreas de proteção permanente, como o Parque dos Pinheiros, Barragem da Julieta e caminhos que dão acesso ao Santuário de Caravaggio. Nesta ação específica de sábado, os grupos de voluntários irão percor-

2 FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023
AMBIENTE
MEIO
Fotos: Afapan/Divulgação

limpeza na Barragem do Burati

limpeza na Barragem do Burati

preliminares do pH e turbidez. Se algum indicador apresentar dados fora do normal, ações posteriores serão implementadas para averiguação da qualidade da água do local.

Importante destacar que todos os resíduos que forem coletados pelos participantes serão quantificados e triados. Os recicláveis retornarão à cadeia produtiva através da reciclagem. Os rejeitos serão enviados para o destino adequado em conformidade com a legislação ambiental vigente.

Centro de operação no Caça e Pesca e cronograma definido

rer a área da barragem, recolhendo resíduos e registrando suas ações por meio de fotografias e, com o auxílio dos grupos escoteiros, marcando os pontos onde identificarem cursos de água que abastecem a barragem. Nestes locais serão realizadas coletas de amostras de água para análises

Na Jansen

Voluntários da Afapan participaram de ação similar na comunidade do 2º Distrito, no último dia 25: em breve devem ocorrer investidas também em Caravaggio e na Barragem da Julieta

A base de operação será a sede do Clube Caça e Pesca, que disponibilizará, além de sua estrutura física, a preparação de um almoço para os participantes, cujo cardápio será preparado pela equipe do clube. Um ônibus levará os voluntários, da Prefeitura, local de saída, até a barragem de captação, e um micro-ônibus ficará na área do evento para levar os grupos até os locais designados, com horários pré-determinados, tanto pela manhã quanto à tarde, dando oportunidade para a participação de todos.

A Afapan convida empresas alinhadas com o propósito, assim como organizações que se destacam com ações consistentes na área de meio ambiente e que estejam interessadas em associar sua marca ao evento, buscando maior visibilidade e reconhecimento na comunidade com seu posicionamento ações efetivas em prol do meio ambiente, bem como os munícipes que desejam se engajar na iniciativa. Quem desejar fazer parte da investida pode manter contato com o coordenador e voluntário Érico Razzera, pelo fone (54) 996.196.037. Há um valor solicitado, a título de apoio para realização do evento, destinado diretamente à Afapan e todo o montante captado será investido na realização deste e das próximas ações da entidade no calendário de 2023, que promete ser cheio e intenso de iniciativas em prol do meio ambiente.

No cronograma de atividades já está previsto, para breve, uma ação em Caravaggio e outra na Barragem da Julieta. Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido pela Afapan, acesse o site www.afapan.com.br ou visite as redes sociais @afapan.farroupilha e facebook.com/afapan.

3 FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023

Convenção 158 da OIT no STF e a necessária segurança jurídica

Recentemente voltou a ser debatido o tema da aplicação da Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, impulsionado pela expectativa de conclusão do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 1.625 pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A Convenção 158 da OIT trata das regras, requisitos e condições para a rescisão do contrato de trabalho por parte do empregador, tendo sido aprovada na 68ª Conferência Internacional da OIT, em 1982. Inicialmente, o Brasil ratificou a referida Convenção, tendo o Congresso Nacional aprovado o texto no ano de 1992 e sua promulgação ocorrido em 1996, pelo Decreto nº 1.855.

No mesmo ano de sua promulgação, contudo, o Brasil denunciou a Convenção à OIT pelo Decreto Federal nº 2.100/1996, que foi objeto da ADI nº 1625, sob o argumento de que a denúncia não poderia ter sido promovida por ato exclusivo do Presidente da República, sendo necessária também a aprovação do Congresso Nacional. Ao final, portanto, o objetivo dessa ação é o de restabelecer a vigência dessa Convenção no Brasil.

O principal ponto de preocupação relativo aos termos da Convenção 158 é que somente se permite o desligamento do empregado se houver uma causa justificada e comprovada, relacionada (I) à capacidade ou ao comportamento do empregado, (II) ou às necessidades de funcionamento da empresa em virtude de dificuldades econômicas, tecnológicas ou estruturais.

Dessa forma, apregoam alguns que a aplicação da Convenção 158 da OIT poderia implicar a impossibilidade de utilização da dispensa sem justa causa em

contratos por prazo indeterminado. Suscita-se, ainda, a possibilidade de questionamento das demissões sem justa causa ocorridas anteriormente, caso a Convenção tivesse aplicação retroativa.

Mas o certo é que, em linhas gerais, essa Convenção estabelece regras rigorosas para o desligamento de um empregado, criando dificuldades para as empresas no trato com mudanças econômicas ou outras circunstâncias imprevistas, pois pode limitar sua capacidade de responder rapidamente aos desafios do mercado. Pode, também, fomentar o conflito judicial para as empresas que desejam ou dispensam seus trabalhadores, levando a uma maior onerosidade e demora na rescisão do contrato de trabalho. Esse cenário tem o condão de propiciar aumento dos custos, com chance de comprometer a competitividade das empresas.

Além disso, a adoção dessa Convenção pode desfavorecer a contratação de novos trabalhadores em períodos de dificuldades ou incertezas econômicas, pois as empresas poderão ficar relutantes em admitir novos empregados devido ao medo de não conseguir dispensá-los no futuro. E, ainda que assim não o fosse, essa Convenção é incompatível com a Constituição Federal. Isso se justifica, porque o núcleo protetivo do artigo 7º, I, da Constituição de 1988, permite o desligamento do empregado sem qualquer justificativa e prevê uma indenização compensatória nessa hipótese.

Evidente, portanto, a escolha do constituinte de abandonar a necessidade de justificar a rescisão do contrato do empregado. Em outras palavras, a Constituição ao mesmo tempo concede liberdade às empresas para contratar e dispensar empregados e estabelece mecanismos de proteção financeira quando do desligamento sem justa causa, tanto pela indenização

compensatória, hoje multa de 40% sobre o saldo do FGTS, como também pelo aviso prévio proporcional. Nesse rastro, os Países que adotaram essa Convenção, como Espanha, Portugal e França, experimentam redução da produtividade, problemas crônicos com a temporalidade dos contratos de trabalho e, consequentemente, diminuição dos postos de trabalho por prazo indeterminado. Essa discussão, entretanto, certamente não será aprofundada pelo STF por ocasião do julgamento da ADI nº 1.625, o que pode levar à insegurança jurídica e a um exponencial aumento da judicialização de conflitos em torno do tema, caso se conclua pela inconstitucionalidade do Decreto Federal nº 2.100/1996.

Mas os efeitos dessa decisão não podem passar ao largo. Antevendo os possíveis impactos – sejam relacionados aos desligamentos sem justa causa já consumados, sejam aos desligamentos futuros à luz da vigência da Convenção incorporada ao ordenamento jurídico por força da nulidade do ato que a denunciou – o STF, caso entenda que é necessária a participação do Congresso Nacional no ato de denúncia do tratado internacional, deverá ser aplicada a modulação dos efeitos da decisão de inconstitucionalidade, mantendo válido o Decreto nº 2.100/1996, mas fixando a tese de imprescindibilidade da aprovação do Congresso em denúncias de convenções internacionais futuras.

Com isso poderá ser estabelecida a segurança jurídica, garantindo aos investidores e as empresas, um cenário mais previsível, razoável e estável, de forma que, eventual futura ratificação da Convenção 158 da OIT seja precedida de amplo debate e análise de seus impactos com toda a sociedade.

* Advogada e doutora em Direito pela PUC/SP

4 FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023

Neste sábado, a Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (Afapan) realiza mais uma ação em prol do meio ambiente com um novo mutirão de limpeza. O “Juntos pela Água” será realizado junto à bacia de captação da Barragem do Burati e, para os que tiverem interesse, ainda é possível fazer parte da investida (confira mais na Matéria Especial, nas páginas 2 e 3) que, na verdade, é uma mobilização em favor da coletividade.

Elogiosa ação em prol da coletividade Deficientes são as estruturas sociais, jamais as pessoas: as artes desnudam as barreiras enfrentadas por PcDs

A sociedade, muitas vezes, considera as pessoas com deficiência como pessoas com limitações, porém, a realidade é que as deficiências estão nas estruturas sociais, e não nas pessoas. As barreiras e contradições sociais que impedem a inclusão e a igualdade de oportunidades são o grande desafio para os PcDs. E essas barreiras podem ser atitudinais, arquitetônicas, de comunicação, entre outras. Nesse sentido, a arte tem um papel importante em mostrar as contradições e barreiras sociais que as pessoas com deficiência enfrentam. Um exemplo disso é o romance Notre-Dame de Paris, de Victor Hugo, em que o personagem Quasímodo, o corcunda, é percebido amplamente como uma pessoa com deficiência, enquanto a personagem Esmeralda, a bela cigana, não. Isso mostra que a deficiência não é um atributo relativo à pessoa, mas

Índice

Editorial

Matéria Especial ..................................... Páginas 2 e 3

Informe Jurídico Página 4

Editorial e Opinião Página 6

Espaço Pets Página 8

Cidade Páginas 10 a 13

Política Páginas 14 e 15

Educação .................................................. Página 16

Esporte ..................................................... Páginas 18 e 19

Inside Especial ..................................................... Capa

Rita Rosa Baretta................................... Página 2

Agenda e Cinemas ................................... Página 2

Social Páginas 4 e 5

Fabrício Oliboni Página 6

Sétima Arte Páginas 6 e 7

Cruzadinhas Contracapa

Classificados .......................................... 4 páginas

Ao mesmo tempo que cabe elogiar a Afapan pela iniciativa, é de se lamentar que ela volta e meia se repita, pois é um claro sinal de que ainda estamos longe de termos uma educação ambiental mínima, que impeça algo muito básico, que é despejar lixo em locais indevidos. Novas ações estão previstas para os caminhos que levam ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e Barragem da Julieta e, no mês passado, investida similar ocorreu na Jansen.

Que a mobilização do grupo sensibilize a população para que aconteça uma oportuna (embora tardia) mudança de atitude por parte de quem, infelizmente, acredita que todo local pode servir como depósito de lixo. Estamos às vésperas do Dia Mundial da Água, o que reforça ainda mais o apelo. Que a Afapan seja coroada de êxito em sua jornada e que consiga mais do que recolher lixo, consiga tocar a consciência de parte da população.

às barreiras estruturais que a sociedade cria.

Da mesma forma, a história da Bela e a Fera é um exemplo de como as barreiras atitudinais podem impedir a inclusão. A Bela, por ser uma jovem mulher que buscava a liberdade nos livros e na educação, também enfrentava barreiras sociais à inclusão. Já a Fera, além da aparência física, também tinha restrições à liberdade, o que a tornava socialmente deficiente nesse aspecto.

Outro exemplo é o personagem Shrek, que enfrentava barreiras à inclusão no Reino, mas era plenamente incluído no Pântano, onde superou as barreiras sociais e encontrou a liberdade. Já Fiona, sua esposa, também enfrentava as barreiras estruturais no Reino por ser uma mulher e princesa, mas no Pântano, superou as barreiras e encontrou sua individualidade.

Por fim, o personagem Dumbo é um exemplo de como a sociedade pode ver a característica de uma pessoa como deficiência, quando na verdade

REDAÇÃO: REDACAO@JORNALINFORMANTE.COM.BR

RAMON CARDOSO

RAMON@JORNALINFORMANTE.COM.BR

COMERCIAL: COMERCIAL@JORNALINFORMANTE.COM.BR

ANDRÉ LUIZ DA SILVA ANDRE@JORNALINFORMANTE.COM.BR

FABIANO LUIZ GASPERIN GASPERIN@JORNALINFORMANTE.COM.BR

MARIA DA GRAÇA POTRICOS LEITE MARIA@JORNALINFORMANTE.COM.BR

ANÚNCIOS: ANUNCIOS@JORNALINFORMANTE.COM.BR

TIAGO RODRIGUES

TIAGO@JORNALINFORMANTE.COM.BR

FINANCEIRO: FINANCEIRO@JORNALINFORMANTE.COM.BR

pode ser uma habilidade única. Em Dumbo, as orelhas gigantes do personagem eram vistas como um enorme defeito. Mas a verdade é que ele acabou se tornando a grande estrela do circo, já que podia usar suas orelhas como potencialidade para voar, o que mostra, mais uma vez, que a deficiência está nas estruturas sociais e não nas pessoas.

Ao revelar essas contradições, a arte pode nos ajudar a mudar nossas atitudes em relação às pessoas com deficiência e trabalhar para criar uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Pessoas com deficiência não devem ser vistas como defeituosas, mas sim como pessoas que possuem habilidades únicas e que também podem contribuir significativamente para a sociedade.

* Defensor Público Federal, especialista em Direitos Humanos e Inclusão Social e mestre em Economia Política

ASSINATURAS@JORNALINFORMANTE.COM.BR

BISSEMANAL ANUAL

R$ 360,00 (RENOVAÇÃO) | R$ 400,00 (NOVA)

ASSINATURA SEMESTRAL BISSEMANAL R$ 180,00 (RENOVAÇÃO) | R$ 200,00 (NOVA)

TELEFONES

A manifestação dos colunistas é livre e independente e não necessariamente reflete a opinião do Tabloide sobre os temas abordados nas colunas

6 FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023
André Naves *
www.jornalinformante.com.br
GUILHERME MACALOSSI LAURO EDSON DA CÁS RITA ROSA BARETTA VALÉRIA VETTORAZZI @PaperInformante /jornalinformante
@jornalinformante
(54) 3401-3200 / (54) 3401-3201 / (54) 991.949.192 ENDEREÇO RUA DR. JAIME ROMEU RÖSSLER, 348, BAIRRO PLANALTO COLUNISTAS
DA REDAÇÃO EGUI BALDASSO
OLIBONI GILBERTO GALAFASSI
CRÔNICAS
FABRÍCIO
ASSINATURA

ME LEVA PRA CASA?

Júnior, Tábata e filhotes para adoção

Quinteto canino, formado por dois machos e três fêmeas, está à procura de um lar nesta sexta

Apágina Espaço Pets nesta sexta conta com muitas opções para adoção. Um quinteto canino está em busca de uma família: Júnior, Tábata e três filhotinhos, sendo duas fêmeas e um macho, aguardam por uma residência. Os pretendentes a um lar integram o projeto voluntário “Me Leva Pra Casa?”, que desenvolve um trabalho fundamental na busca de encontrar tutores para as pets.

Veja características e fones para contato ao lado, além de requisitos para adoção abaixo.

Para adotar é necessário ter

Pátio cercado e seguro

Tempo

Espaço

Compromisso

Júnior

Macho

Adulto

Porte médio

Muito dócil Castrado Contato somente pelo WhatsApp no (54) 999.515.440

Tábata

Fêmea

Jovem

Porte pequeno

Muito dócil

Contato somente pelo WhatsApp no (54) 999.515.440

Filhotes

Duas fêmeas Um macho

Terão porte médio

Muito dóceis

Vacinas e castração a baixo custo, por conta do adotante Contato somente pelo WhatsApp no (51) 995.089.395

8 FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023
Fotos: Divulgação
9 FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023

RECONHECIMENTO

Iolanda Marques Trujillo recebe o título Mulher Referência 2023

Homenagem do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é entregue no jantar do Dia da Mulher Farroupilhense, nesta sexta

Arquivo Pessoal

OXV Jornada da Mulher se aproxima do fim e o ponto alto do evento ocorre nesta sexta, com o jantar em homenagem ao Dia da Mulher Farroupilhense, que realiza entrega do Mulher Referência 2023, prêmio conferido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e que destaca o trabalho de Iolanda Marques Trujillo. O repasse será feito nesta sexta, às 20h, em jantar no Clube Santa Rita (Vêneto, 233).

“Quando a primeira-dama me chamou no Gabinete, pensei que seria alguma ação, porque sempre que possível ajudamos, pela Casa da Amizade Ruth Colombo, com doações. Mas quando chego

na sala estava a Maria Isabel Rossetti, a Elenice Girelli e a Elaine Dal Ponte. Fui surpreendida pelo convite de ser a Mulher Referência. Fiquei sem palavras, abismada. O que faço é algo que me completa e me realizo, me sinto útil. Deixar as pessoas felizes me

deixa feliz”, declarou Iolanda. A homenageada atua no Clube de Mães Amiga da Escola há 25 anos, que trabalha na confecção e doação de roupas para crianças carentes; integra o grupo Voluntárias da Saúde do Hospital São Carlos; Casa da Amizade Ruth Colombo, vinculada ao Rotary, onde é responsável pela cozinha que prepara os lanches para os Bingos da Amafa e APAE, Costelão do Rotary além do jantar mensal em que são arrecadados valores para doação; e também atua na Liga de Combate ao Câncer, entre outras diversas ações no campo social. O evento ainda conta com ingressos à disposição, que estão sendo comercializados a R$ 80,00, com as integrantes do Comdim ou com a Coordenadoria da Mulher, pelo fone (54) 997.105.229.

Últimos dois dias do XV Jornada da Mulher Nesta sexta, dia 17

Jantar em Homenagem ao Dia da Mulher Farroupilhense Homenagem à Mulher Referência de 2023: Iolanda Marques Trujillo

Local: Clube Santa Rita, às 20h

Jantar por adesão: R$ 80,00

Ingressos: disponíveis com as integrantes do Comdim e Coordenadoria da Mulher pelo fone (54) 997.105.229

Neste sábado, dia 18, Dia da Mulher Farroupilhense

Escola Pública de Música: Músicas para as Mulheres

Local: ruas centrais com culminância na Praça da Bandeira, das 10h às 12h

Feira de Artesanato

Local: Praça da Bandeira (Clube do Comércio em caso de mau tempo), das 10h às 16h

Realização: Comdim e Núcleo de Artesãos de Farroupilha

Apoio: Departamento de Cultura

Mês de março

Projeto “O Varal Delas”

Durante o mês com atividades nas escolas

Realização: Frente Parlamentar de Apoio e Promoção dos Direitos e Políticas Públicas para as Mulheres

Apoio: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Juventude e Gabinete da Primeira-Dama

10 FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023
Destaque Iolanda é a Mulher Referência 2023

DELÍCIAS DE VOLTA

Sábado especial: “O Dia do Pão e do Grostoli” abre a temporada

Clube de Mães As Milanesas promove o tradicional “El Dì del Pan e dei Grostoli”, a partir das 9h, na Praça de Nova Milano

Para quem estava com saudades, o sábado é um dia de reencontro com uma tradição da terra. As Milanesas voltam a promover o “El Dì del Pan e dei Grostoli”, na Praça Central de Nova Milano, o Berço da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, das 9h às 18h.

É o primeiro evento da temporada, que sempre acontece no terceiro sábado de cada mês, exceto em maio, quando é comercializado durante os dois finais de semana do 20º Entrai. A atração mobiliza as 28 integrantes do grupo. A primeira fornada de pão sai às 10h, já a produção de grostoli é permanente. O pão caseiro é comercializado a R$ 8,00 e o pacote com 10 grostolis sai por R$ 12,00.

ArquivoJornalInformante

Servidos?

Pães e grostolis voltam a ser comercializados pelas Milanesas neste sábado, dando início ao calendário 2023 da iniciativa gastronômica

11 FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023

NOBRE CAUSA

Campanha “Troco Solidário”, em prol da Amdef, é reeditada pela Via Atacadista

Unidade Farroupilhense da rede de atacarejo retoma iniciativa que se estende até o final deste mês

Parceira da Associação Municipal dos Deficientes Físicos de Farroupilha (Amdef), a Via Atacadista regressa, neste mês, com a campanha “Troco Solidário”. Até o dia 31, os clientes da Unidade Farroupilhense (rua André Colombo, nº 5.001, Bairro Industrial) serão convidados pelos operadores de caixa a doarem parte de seu troco à Associação, que receberá os valores em abril, nos mesmos moldes da ação que foi realizada em março do ano passado, e que rendeu o valor de R$ 1.133,19 à Amdef.

“Esperamos que este ano, quando

Obituário

Dia 13 de março

a Associação completa uma década de atividades, sejamos presenteados com um valor, pelo menos, igual ao que recebemos em 2022”, anseia o presidente da entidade, Giovani Antonio Capra. “Queremos pedir a todos que puderem colaborar que o façam, considerando nosso trabalho sério e comprometido, que inclui a Romaria das Pessoas com Deficiência ao Santuário de Caravaggio (que realiza sua 2ª edição no dia 21 de maio), entre outras ações em prol não só daquelas com limitação física, mas do conjunto das Pessoas com Deficiência (PcD)”, ressaltou o presidente.

* João José Machado dos Santos, 68 anos. Sepultamento no CPM.

* Arzelinda Lazzari Girelli, 77 anos. Sepultamento no cemitério de Nova Vicenza.

Dia 14 de março

* Antônio Signori, 83 anos. Sepultamento no CPM.

* Luís Carlos Ferrari, 64 anos. Sepultamento no CPM.

Dia 15 de março

* Gomercindo da Rosa, 70 anos. Sepultamento no CPM.

Esquina

Faça sua doação

André Alberto Dorigon, primeiro tesoureiro da Amdef, recebendo o cheque simbólico da campanha em 2022: campanha vai até o dia 31 deste mês

Sábado do Trabalhador focado na Saúde da Criança

O programa “Sábado do Trabalhador”, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e da Associação Farroupilhense Pró-Saúde, realiza sua 3ª edição de 2023. O tema da vez está voltado à “Saúde da Criança”. Com isso, das 8h às 12h, todas as UBS que possuem Estratégica de Saúde da Família (ESF), 1º de Maio, Belvedere, Cinquentenário, Cruzeiro, Industrial/América, Medianeira, Monte Pasqual e São José, além do Posto de Saúde Central, oferecem atendimento médico, com clínico geral, dentista, psicólogo e fisioterapeuta, bem como coleta de pré-câncer, testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis e vacinação em geral, inclusive contra a covid. Os atendimentos precisam ser agendados previamente diretamente com a unidade interessada.

12 FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023
Giovani Antonio Capra

SAÚDE E BEM-ESTAR

Maturidade Ativa volta com atividades especiais aos idosos

Sesc Farroupilha retoma ação social voltado ao envelhecimento saudável

Focado em construir um novo significado para essa fase da vida, o projeto “Maturidade Ativa” volta com tudo após o recesso de fim de ano. Tendo como objetivo valorizar o papel do idoso nos tempos atuais, exercita a parte da responsabilidade individual e coletiva, proporcionando um envelhecimento mais feliz e saudável.

Com diversas ações especiais, oferece uma série de oficinas, sendo as de ginástica, canto, memória, yoga e vivências os destaques. Todos elas acontecem no Sesc Farroupilha (Cel. Pena de Moraes, 320), onde também se realizam as matrículas, abertas para novos integrantes que tenham a partir de 50 anos.

A inscrição é gratuita, com acesso a palestras, encontros e oficinas de vivências, enquanto as demais oficinas contam com o custo de R$ 20,00 por mês. Para mais informações, contate o fone/WhatsApp (54) 3261-6526 da Unidade Farroupilhense.

13 FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023
Maturidade Ativa Projeto social e de integração desenvolvido pelo Sesc Farroupilhense, que é voltado à melhor idade, abre a temporada 2023 Divulgação

JUSTA HOMENAGEM

Mulher Destaque será entregue segunda à noite, no Legislativo

Distinção alusiva ao Dia da Mulher Farroupilhense se aproxima e acontece em sempre concorrida sessão solene

Está chegando a hora. A cada mês de março, a Casa Legislativa Lidovino Antônio Fanton apresenta sete mulheres que serão agraciadas com o título Mulher Destaque 2023. A outorga é alusiva ao Dia da Mulher Farroupilhense, que é celebrado neste sábado, e a sessão solene de entrega da honraria ocorre na próxima segunda à noite, no Legislativo (Júlio de Castilhos, 420).

Cada um dos sete partidos que contam com representação no Parlamento indicou uma representante, com trabalho de destaque no município, para receber a distinção. As contempladas com a honraria se destacam por atuação ativa na cidade, em diversos segmentos, com ênfase, nesta edição, para ações desenvolvidas na educação, gastronomia e saúde.

O Dia da Mulher Farroupilhense foi uma iniciativa legislativa da vereadora Marlene Rozina Feltrin e instituído por meio da Lei 1.355, de 23 de maio de 1984, sancionada pelo prefeito Wilson João Cignachi. Como o Dia Internacional da Mulher já era celebrado em 8 de Março, a escolha foi por uma data próxima, que garantisse um maior apelo às comemorações.

Legenda

Com todo mérito Rosane Meggiolaro Cappelletti, Deisi Noro, Claudia Farinon, Janete de Fátima Toigo D’Agostini, Marli Machado, Estrelita Maris Tocchetto Cignachi e Nelma Bergamo Piccoli são as Mulheres Destaque desta edição do prêmio

Carlos Gomes repassa R$ 500 mil para saúde e turismo de Farroupilha

O deputado federal Carlos Gomes (Republicanos) destinou uma emenda parlamentar ao Orçamento da União de 2023 para a saúde e turismo de Farroupilha. O primeiro recurso, de R$ 200 mil, deverá ser empregado no custeio dos serviços de saúde oferecidos à população na rede de atenção básica. Já a segunda receita, de R$ 300 mil, será utilizada na realização de obras de infraestrutura turística. A indicação das verbas atendeu a demandas da comunidade, entregues ao deputado pelo vereador Tiago Ilha e pela deputada estadual suplente Fran Somensi.

14 FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023
Gabriel Venzon

GESTORES REUNIDOS

Prefeito e primeira-dama participam da Assembleia de Verão da Famurs

Maior evento municipalista do Rio Grande do Sul ocorreu nesta semana, na Sociedade Amigos do Balneário de Atlântida

Contando com a presença de muitos prefeitos, do governador Eduardo Leite e de boa parte do primeiro escalão do Piratini, a Assembleia de Verão, maior evento do municipalismo gaúcho, aconteceu nesta semana, na Sociedade Amigos do Balneário de Atlântida, no litoral norte do Estado. Com o tema “Educação é Olhar o Futuro. Inovação é Antecipar”, o evento buscou debater o futuro e o desenvolvimento dos municípios gaúchos. Na terça foi realizada a abertura oficial do evento e, junto à Assembleia de Verão, aconteceu a Feira dos Expositores, um espaço que contou com a presença de mais de 30 empresas, atuando nas mais variadas áreas e serviços. A abertura contou com a presença de

Assembleia de Verão Ariane e Feltrin compareceram no evento promovido pela Famurs, no litoral norte gaúcho

Leite, representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, da Assembleia Legislativa e do Congresso Nacional. Em sua manifestação, o governador falou sobre a parceria com os municípios e a nova sistemática de acompanhamento dos convênios com as Prefeituras. O novo projeto e a plataforma também foram apresentados pela secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, e pela secretária da Fazenda, Pricilla Santana.

A Assembleia também realizou o encontro “A Primeira-Dama e sua Atuação na Administração Pública”, que contou com a participação de Ariane Laura dos Santos Feltrin, sempre muito ativa nas ações desenvolvidas pelo Executivo Farroupilhense, especialmente as que envolvem o campo social.

15 FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023
Matheus Paim

3,1415926

Professora Rafaela celebra Dia da Matemática no Colégio de Lourdes

Docente aproveitou data para realizar série de ações no CNSL

Aterça foi uma data especial. Ao menos para os professores de Matemática. É o Dia Internacional da disciplina, o Dia do Pi. A escolha é por conta do modo como os americanos registram as datas, com o mês na frente do dia. Como o Pi é o número 3,14, a celebração universal ficou em 14 de março.

Para comemorar a data, a professora Rafaela Regina Fabro promoveu uma série de atividades no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (CNSL), como bingo matemático, desafios de raciocínio lógico, charadas, competições matemáticas, atividades práticas e com realidade aumentada e muito cálculo.

As atividades se estenderam ao longo da última terça e mobilizaram todas as turmas da tradicional instituição de ensino farroupilhense, da Educação Infantil ao Ensino Médio. E, para finalizar as comemorações, ainda rolou um lanche Pi, com o símbolo global que é representado pela letra grega π. Literalmente falando, a disciplina foi devorada em seu Dia Internacional.

Fotos:

Ode à Matemática

Professoras Caroline Lisiak e Rafaela Fabro na atividade desenvolvida com o 6º ano do Ensino Fundamental

Devorando o conteúdo Estrela do dia, o π monopolizou a atenção da disciplina e virou até lanche: na foto, a turma do 7º ano do Fundamental

16 FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023
CNSL

Preliminar

Farroupilha Runners promove 1ª edição da “Corrida e Caminhada Para Elas com Eles”

CAMINHO TRAÇADO

Brasil conhece

Rubro-verde faz estreia em casa encarando o Monsoon, campeão da Terceirona

Odomingo será especial para o pessoal da Farroupilha Runners (foto acima, de Daiana Maciel Cezar). O grupo promove a 1ª edição da “Corrida e Caminhada Para Elas com Eles”. A largada e chegada ocorre em Caravaggio e o percurso será de trilhas e estrada de chão. Serão 7 quilômetros de caminhada e 14 de corrida. A iniciativa é uma parceria com a Coordenadoria da Mulher, Conselho dos Direitos da Mulher e Departamento de Esportes, em ação alusiva ao Mês das Mulheres. O

evento é aberto à população e inicia às 8h, no Santuário de Caravaggio. Haverá sorteio de brindes para as mulheres na hora. Não é necessário inscrição prévia, basta chegar e registrar o nome. A ideia surgiu para incentivar a prática do esporte e celebrar as conquistas das mulheres ao longo de décadas. Haverá água, frutas e isotônicos para levar durante o trajeto. Após a corrida e caminhada, a Farroupilha Runners fará um café com alguns doces e salgados para confraternização. É recomendável a doação de um pacote de absorventes, que será entregue à Coordenadoria.

Copa Verão Gulf de Fusal segue nesta sexta

Na terça foram realizados mais três jogos da Copa Verão Gulf de Futsal.

Pela Chave B, Amsterdã 7x1 Elite Futsal e Casa da Lataria 1x0 Bola no Pé. Pela A, Trovão Verde 6x4 JDN/Flores Tintas.

Nesta sexta a competição segue com mais três duelos no Cinquentenário, a partir das 20h15min. Pedalada x Elite Futsal (B), Poker Futsal x Estrela Futsal (A) e Amsterdã x Casa da Lataria (B).

Nesta semana a FGF divulgou a tabela da Segundona, que será aberta no terceiro fim de semana de abril, dias 15 e 16. As datas precisas, bem como os horários, ainda estão por ser definidos, mas a ordem dos jogos está estabelecida. O Brasil estreia nas Castanheiras, contra o Monsoon, campeão da Terceirona, rival da última rodada da fase classificatória, quando encara o oponente em Porto Alegre, por conta da tabela espelhada.

O rubro-verde faz a maioria dos jogos do turno fora de Farroupilha. São quatro como visitante contra três como mandante e dois deles, na 5ª e na 7ª rodada, com as mais longas distâncias, com as viagens para Crissiumal e Frederico Westphalen. No returno são quatro nas Castanheiras e o maior deslocamento na 9ª rodada, com a ida até Passo Fundo. Ou seja, no terço final, a maior parte dos duelos é em casa e com viagens curtas, o que pode contribuir para a recuperação na fase mais desgastante (física e mentalmente) da Segundona.

1ª rodada

X

Dia 15 ou 16/04 Castanheiras (Farroupilha)

6ª rodada

Dia 20 ou 21/05 Castanheiras (Farroupilha)

11ª rodada

X X

Dia 24 ou 25/06 Altos da Glória (Vacaria)

18 FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023

tabela da Segundona Gaúcha

tabela da Segundona Gaúcha

2ª rodada

Dia 22 ou 23/04

Antônio David Farina (Veranópolis)

7ª rodada

3ª rodada

4ª rodada

5ª rodada

Dia

12ª rodada

Dia

Dia

8ª rodada

9ª rodada

10ª rodada

13ª rodada

14ª rodada

X X X X X

X X X X X X

Dia

Pré-temporada

A equipe farroupilhense se apresenta na segunda pela manhã, às 9h, nas Castanheiras, momento em que a comissão técnica, comandada pelo técnico Luciano Almeida, começa a preparação para o estadual. Veja o caminho do rubro-verde na fase classificatória. Ao final das 14 rodadas, os quatro primeiros avançam às quartas de final.

19 FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023
29 ou 30/04 Arena BS Bios (Passo Fundo) Dia 6 ou 7/05 Castanheiras (Farroupilha) Dia 13 ou 14/05 Rubro-Negro (Crissiumal) 27 ou 28/05 Arena União (Frederico Westphalen) Dia 3 ou 4/06 Castanheiras (Farroupilha) Dia 10 ou 11/06 Vermelhão da Serra (Passo Fundo) Dia 17 ou 18/06 Castanheiras (Farroupilha) 1º ou 2/07 Castanheiras (Farroupilha) 8 ou 9/07 Castanheiras (Farroupilha) Dia 16/07 Parque Lami (Porto Alegre)

Fome de saber

Correria marcada no Santuário

Dia Internacional da Matemática é celebrado no Colégio de Lourdes em ação capitaneada pela professora Rafaela com direito até a comilança EDITORIA DE EDUCAÇÃO, página 16

SÉTIMA ARTE

Uma fratura nacional revisitada em minúcias

No aniversário de 33 anos do Plano Collor, documentário “Confisco” é ferida ainda aberta na recente história brasileira INSIDE, páginas 6 e 7

Farroupilha Runners promove a 1ª edição do “Corrida e Caminhada Para Elas com Eles” neste domingo EDITORIA DE ESPORTE, Preliminar, página 18

CIDADE

Campanha “Troco Solidário” reeditada

Investida da rede Via Atacadista arrecada valores para a Associação Municipal dos Deficientes Físicos ao longo deste mês Página 12

POLÍTICA

Mulher Destaque na Casa Legislativa

Distinção é entregue na segunda à noite na tradicional e concorrida sessão solene alusiva ao Dia da Mulher Farroupilhense Página 14

Brasil conhece caminho na Segundona

Federação Gaúcha de Futebol divulga tabela básica do estadual e estreia rubro-verde ocorre nas Castanheiras contra campeão da Terceirona EDITORIA DE ESPORTE, páginas 18 e 19

CNSL
ClicRun

Social

Quem foi notícia ao longo da semana e dicas para o final dela na Coluna de Valéria Vettorazzi

Páginas centrais

INSIDE

Hecatombe revisitada: documentário “Confisco” é resenhado nos 33 anos da investida criminosa

Páginas 6 e 7

Stand-up comedy com Marcito Castro é neste sábado

Show humorístico no Auditório Professor Raul Bampi, no Campus Universitário de Farroupilha, acontece às 20h30min

Marcito Castro, comediante gaúcho de Porto Alegre, especificamente do bairro Sarandi, detalha com muito bom humor suas vivências cotidianas na periferia da Capital. Combinando os perrengues de quem vive sem grana no bolso junto de menções nostálgicas para quem cresceu nos anos 80 e 90, criou um estilo único de fazer humor e vem ganhando espaço dentro da profissão.

O humorista iniciou a carreira no stand-up comedy em 2018, se popularizou em palcos de comédia de cidades gaúchas e também na internet, após começar a compartilhar vídeos de seus shows solo no famoso TikTok, onde conta com 618 mil seguidores atualmente. Além de colaborar com outras grandes referências do stand-up muito conhecidas e respeitadas, Marcito vem crescendo neste mercado, com o intuito de trazer destaque ao Estado e aos profissionais da área da comédia gaúcha.

Durante o mês de março, o comediante circula pelas cidades do Rio Grande do Sul com seu espetáculo humorístico. Em Farroupilha, o show, que conta com apoio do Jornal Informante , acontece neste sábado, às 20h30min, no Auditório Professor Raul Bampi, do Campus Universitário de Farroupilha (CFar) da Universidae de Caxias do Sul (UCS), na Rodovia dos Romeiros, 567. Ingressos estão sendo comercializados pelo site da Artistaria Produtora de Humor.

Programe-se

O que: stand-up comedy com Marcito Castro Quando: neste sábado, às 20h30min

Onde: Auditório Professor Raul Bampi do Campus Universitário de Farroupilha da UCS (Rodovia dos Romeiros, 567)

Quanto: ingressos no Artistaria Produtora de Humor, pelo @artistaria

Humor gaúcho Respeita a Vila: narrando o cotidiano da periferia de Porto Alegre, Marcito faz show solo de standup em Farroupilha neste sábado

Sétima
Arte
Artistaria/Divulgação
COMÉDIA

ritarosabaretta@gmail.com

Março II

Março, o mês que brinda a data comemorativa ao Dia da Mulher, muito se fala e se recorda sobre o papel desempenhado na família, no social, na cultura, na coletividade em prol do bem comum. Mas mesmo diante de tudo que se ouve, se lê e vê, parece que pouco ainda é dito, pois fica-se ciente que seu valor é imensurável. Nesses dias capturei de um colega psicanalista, do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre, Júlio César Kunz, que tomo aqui para, através de palavras sensíveis, realizar uma tradução que homenageia as mulheres.

“Sobre o Dia das Mulheres sempre me faltam palavras. Nunca sei se devo parabenizá-las ou pedir desculpas por ser necessária uma lei específica para que não sejam espancadas e assassinadas nas suas próprias casas, por serem necessários programas de conscientização para homens desde acertar a mira no vaso até o objetivo de tratamento igualitário com respeito às diferenças.

Hoje, parece ser dia de exaltar grandes mulheres e há muitas. Mas é justamente isso que quero questionar: só grandes mulheres merecem ter uma vida plena? As mulheres precisam ser um grande exemplo de superação para ocupar cargos importantes? Com toda admiração que nutro por pessoas de grande dedicação e desta que, reflito sobre a possibilidade de se ter uma vida digna no cotidiano, que uma mulher qualquer, possa ser respeitada pelo seu trabalho, andar na rua sem medo de ser assediada ou viver uma relação erótica sem receio de ser assassinada.

O Dia da Mulher me parece ser um dia para se pensar sobre a importância de se viver bem cotidianamente, o óbvio que precisa ser dito e escrito. E, para marcar esse dia, traduzi um dos meus preferidos escritos por Lou Andreas-Salomé, uma de minhas psicanalistas preferidas”.

“A vida humana – ah! A vida em si mesma – é uma poesia. Inconscientes, nós o vivemos, um dia após o outro, Etapa por etapa, mas na sua intangível unidade, Ela vive, ela nos faz poesia.

Longe, bem longe da antiga fórmula: Fazer de sua vida uma obra de arte. Nós não somos nossa obra de arte”.

Lou Andreas-Salomé, no texto de Júlio César Kunz, que tomo para representar na minha coluna de número 74 para o Jornal Informante , onde lembro que brindar é o mesmo que respeitar. Pois o verdadeiro significado da palavra respeito é construído no dia após dia, nas atitudes francas e verdadeiras, de genuíno sentimento de amor às verdades que deveriam nortear nossas vidas. Obrigada, Júlio, por me permitir tuas palavras.

* Psicanalista

Agenda

Boteco do Chá

Rômulo Noro, 555 Sexta

Porto do Som

Cinemas

Sala 1

Sexta de baião no Boteco a partir das 23h. Ingressos: antecipados com desconto no Pix ou pelo Sympla sendo comercializados a R$ 20,00 o feminino e R$ 30,00 o masculino.

Shopping Villagio Caxias (RSC-453, nº 2780, Distrito Industrial)

Gato de Botas 2: O Último Pedido

Sessão dublada às 14h15min

Creed III

Sessão legendada às 16h25min e dublada às 19h

A Baleia

Sessão legendada às 21h30min

Sala 2

Shazam! Fúria dos Deuses

Sessões legendadas às 14h, 16h40min, 19h15min e 21h50min

Sala 3

Homem Formiga e a Vespa: Quantumania

Sessões dubladas às 13h20min,

16h, 18h30min e 21h

Sala 4

Shazam! Fúria dos Deuses

Sessões dubladas às 13h30min, 16h10min, 18h45min e 21h20min

Sala 5

Pânico VI

Sessões dubladas às 14h30min e 19h30min e dubladas e em 3d às 17h e 22h

Sala 6

65: A Ameaça Pré-Histórica

Sessão legendada às 13h45min e dublada às 18h20min

Pânico VI

Sessões legendadas às 15h45min e 20h20min

Shopping Bourbon San Pelegrino (Av. Rio Branco, 425, São Pelegrino)

Sala 1

Shazam! Fúria dos Deuses

Sessões dubladas às 13h, 16h, 19h e 22h

Sala 2

Gato de Botas 2: O Último Pedido

Sessão dublada às 14h15min

65: A Ameaça Pré-Histórica

Sessão dublada às 19h15min

Creed III

Sessões dubladas às 16h45min e 21h30min

Sala 3

Shazam! Fúria dos Deuses

Sessão dublada às 15h15min,

legendada às 18h e 21h

Sala 4

Pânico VI

Sessões dubladas às 13h, 15h45min e 18h30min, legendada às 21h15min

Sala 5

Shazam! Fúria dos Deuses

Sessões dubladas às 14h, 17h e 20h

Sala 6

Coração de Pai: São José

Sessão dublada às 14h

Pânico VI

Sessões dubladas às 17h45min e 20h30min

2 FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023
INSIDE

Bazar Conecta

No dia 16 de abril, um domingo, acontece o evento Bazar Conecta, que busca dar espaço e visibilidade para pequenos negócios locais, incluindo marcas autorais, brechós e artesanatos. O evento será realizado das 13h às 19h na Estação Nova Vicenza Gastropub, contando com muita música, comidas, drinks e arte! Para mais informações, acesse o Instagram @bazarconecta_.

Risadas

As risadas serão garantidas com o show do comediante Marcito Castro. Em formato stand-up comedy a performance acontece no Auditório da UCS Farroupilha, a partir das 20h30min de sábado. Os ingressos e informações estão disponíveis pelo perfil @artistaria.

Histórico Entrai

O Encontro das Tradições Italianas 2023 tem lançamento oficial no próximo dia 5, às 19h30min, no Salão Paroquial Santa Cruz, em Nova Milano, com um filó especial para celebrar a 20ª edição da festa, que valoriza os costumes, cultura e gastronomia dos imigrantes italianos. O 20º Entrai acontece de 12 a 14 e de 19 a 21 de maio, em Nova Milano.

Novidade

A Malharia Anselmi está com novidades e passa a utilizar, em sua produção, algodão cultivado de forma agroecológica, em parceria com o Instituto Casaca de Couro, da Paraíba. O projeto leva o nome de “Jornadas do Algodão Orgânico” e valoriza a cadeia produtiva local, já que atualmente são 800 famílias no agreste nordestino sendo impactadas positivamente pelo programa de cultivo do algodão orgânico.

Maria de Lourdes Anselmi e os filhos Patrícia, Sandra e Eduardo apresentam a nova iniciativa da Malharia Anselmi, intitulada “Jornadas do Algodão Orgânico”, que prevê a utilização de algodão cultivado de forma agroecológica em sua produção Angelo Dal Bó A pequena Gabriella festejou seu aniversário de 5 passada, na Cupcake Casa de Festas, recebendo pais Flávio Noal e Silmara Paim Noal, e da mana Letícia Spinelli Jair e Salete Lima comemoraram 60 anos de casados, Bodas de Diamante, no sábado passado no Espaço de Festas da Vinícola Cappelletti Julio Dal Monte

5 anos na quinta recebendo o carinho dos mana Isabella

A arquiteta e urbanista Marta Galafassi foi premiada como a Mulher Destaque AFEA 2023. A escolha foi uma homenagem ao empenho, dedicação e profissionalismo da associada à AFEA, que recebeu um mimo especial do secretário Deivid Argenta, do presidente Alex Gobbato e do tesoureiro Césio Verona Júnior, em alusão ao Mês das Mulheres

Maikon Bonalume Reis conquistou o diploma no curso de Engenharia

Civil na sexta passada e celebrou com festa no sábado, no Salão Santo Antônio de Nova Milano

A empreendedora Ana Lopes celebrou nesta semana 3 anos de atuação com sua loja, a Namastê Store

#CURTINHAS

O Brechó do Despertar será realizado nesta sexta e sábado na sede do Espaço Despertar, localizada na rua 3 de Outubro, nº 199, no Bairro Planalto. Estarão à venda roupas, calçados e acessórios femininos, masculinos e adultos.

No sábado acontece mais uma edição do evento Pagode do Maca no Deck 256. Na noite haverá show de pagode com Xandy Lopes e participação dos cantores Mazzotti e Kinhos, além do DJ Jordan.

Roselaine Arozzi Fotografia Arquivo Pessoal Adriana Magagnin

Fabrício Oliboni

Desnivelamento ideológico

Recentemente, vi vários debates/textos e falas acerca do tema que escolhi para a coluna de hoje, que é sobre mulheres trans competirem com mulheres biológicas (usei esse termo ao invés do cis para não confundir ninguém) em alguns esportes. Falo alguns porque não são todos, já que certas modalidades resumem-se mais a uma questão estratégica e técnica, onde isso não fará diferença. Contudo, arrisco dizer que a grande maioria das competições esportivas de alto nível se enquadre na discussão. O ponto aqui se resume a: é justo mulheres trans competirem com mulheres biológicas? Vamos lá! Li bastante sobre o assunto nos últimos dias. Opiniões de especialistas, profissionais da saúde, atletas e mulheres, no geral. Por tudo que vi, é quase unanime que não, não é justa essa pretensa paridade. Não tem nada a ver com inclusão, pauta de gênero, preconceito, etc. É uma questão biológica, fisiológica. Quando analisamos algo assim, o número avaliado deve ser generalizado, uma média e, portanto, não há qualquer dúvida sobre quem é mais forte no quesito físico entre homens e mulheres. E isso faz muita, muita diferença. Coloque na conta a densidade óssea, músculos, resistência, capacidade respiratória, testosterona... passando por uma cirurgia, tratamento de hormônios e outras coisas, isso pode baixar? Sim, mas não, não equivale. Leva tempo, pode ir amenizando, cada vez terão mais tratamentos, mas ainda é algo inconclusivo e exigiriam trocentos testes periódicos. Além do mais, sempre haverá desconfiança e resultados questionados, não há como fugir disso.

Vamos imaginar o seguinte cenário: uma mulher que chegou ao ápice da sua forma física e técnica, e perde um ouro olímpico para uma mulher trans, que até 3 anos atrás competia entre os homens. Creio que quem vence e quem perde não quer passar por isso, tendo esse gigantesco ponto de interrogação pairando sobre o pódio.

Não é, de forma alguma, uma pauta social, e sim algo que preza pelo nivelamento, que não prejudique as mulheres biológicas. Tenho visto manifestações cada vez mais contundentes nesse sentido, de mulheres se sentindo altamente prejudicadas nessa situação. E com razão. São inúmeros casos de homens que competiam de forma medíocre nos seus esportes e modalidades e, após passarem a jogar com as mulheres (já na condição de mulheres trans), terem os seus desempenhos melhorados exponencialmente. Pode ser ignorância minha, mas não sei de nenhum caso de um homem trans que decidiu competir no masculino e se sobressaiu. O inverso vemos cada vez mais, e com resultados expressivos.

Cada um tem o direito de ser quem quiser. Quanto mais inclusão na sociedade, melhor. Entretanto, nesse caso, vejo como o ideal a criação de uma nova categoria, para homens e mulheres trans. Ao meu ver, teria mais visibilidade, até mesmo apoio e encerraria esse debate. Além disso, percebo que muitas mulheres têm receio de se posicionarem quanto a isso, justamente para não serem taxadas de preconceituosas, quando, na verdade, me soa como o básico do básico, de estarem lutando por algo justo na área que competem.

* Agente de intercâmbio e bacharel em Relações Internacionais

Um trauma brasileiro

“Confisco” é uma grande produção com roteiro e direção de Felipe Tomazelli e Ricardo Martensen e que merece ser vista especialmente agora, em novo aniversário da tragédia e início de um governo que está longe de ter a estabilidade fiscal e monetária como meta

Dia 17 de março de 1990. Naquele sábado pela manhã os brasileiros acordaram ainda atônitos. Nem todos. Na verdade, só os que conseguiram dormir. O governo Fernando Collor de Mello havia iniciado no dia 15, mas a posse era algo secundário diante do novo plano econômico que foi anunciado no dia seguinte, 16. Era o terceiro dia útil de um feriado bancário e a divulgação do Plano Brasil Novo, que ficou popularmente conhecido como Plano Collor, capitaneado pela economista Zélia Cardoso de Mello, uma jovem de 36 anos, professora acadêmica, mas sem nenhum conhecimento do mercado ou gestão financeira pública, foi uma hecatombe.

Pressionado pela hiperinflação, que chegou a 1.764% em 1989, e pelos fracassos das medidas econômicas implementadas pelo governo Sarney, com os trágicos Planos Cruzado I e II, Bresser e Verão, que adotavam extravagâncias para conter a inflação, do controle de preços ao câmbio fixo, o anúncio do novo plano era cercado de enorme expectativa, especialmente por conta da promessa de que frearia o descontrole inflacionário, à época, a maior aflição do País, já que a população perdia poder de compra de maneira substancial ao longo do mês com a desvalorização monetária.

A estratégia só não foi mais ousada do que surreal. Para conter a inflação, a alternativa encontra-

da foi diminuir o dinheiro em circulação. Na teoria, obviamente que funcionaria. Na prática, o plano estava fadado ao fracasso. Entre outras medidas, a principal foi o confisco da poupança, o principal ativo dos brasileiros. Os saques estavam limitados a NCz$ 50 mil cruzados, o equivalente, em correção atual, a R$ 12.250,00. O restante ficaria congelado no Banco Central por 18 meses, rendendo a inflação e juros de 6% ao ano. Depois desse período, seria devolvido paulatinamente aos titulares. Se para pessoas físicas a medida já soava bizarra, ela também foi implementada para pessoas jurídicas. Sem acesso a recursos, as demissões foram a alternativa encontrada pelas empresas para evitar a iminente quebradeira, que foi inevitável para parte considerável delas, especialmente as

6 INSIDE FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023
fabrioliboni@gmail.com
Sétima Arte
Imagem: Reprodução Ramon Cardoso ramon@jornalinformante.com.br

revisitado em suas misérias

Arte revisitado em suas misérias

Direção e roteiro

Felipe Tomazelli e Ricardo Martensen

Gênero

Documentário

Duração

87 minutos

País

Brasil

Ano

2020

Estúdio

Ancine

Boutique Filmes

Brasil Distribution

HBO Max

Distribuição

HBO

Arquiteta da crise Zélia concedeu entrevista para o documentário de seu apartamento em Nova Iorque. Economista exibe um misto de desfaçatez com ignorância: nem o tempo foi capaz de lhe permitir a compreensão da absurda medida

pequenas e médias, que não possuíam reservas para honrar seus compromissos com fornecedores e trabalhadores. A economia travou e o País entrou em colapso. O criminoso cerco foi quase irrestrito.

O sequestro dos ativos atingiu CDBs, fundos de renda fixa e o overnight, uma espécie de CDB que pagava juros e correção monetária a cada 24 horas, tamanha era a desvalorização da moeda. Nestes, o corte foi ainda maior, com o limite de retirada chegando a NCz$ 25 mil cruzados, ou R$ 6.125,00. Apenas as ações ficaram de fora, mas a Bolsa de Valores operava com pouca relevância no período, já que as companhias de capital aberto detinham um valor correspondente a 5% do Produto Interno Bruto (PIB), que hoje chega a 50%. Estima-se que a União tenha confiscado cerca de US$ 100 bilhões (R$ 529 bilhões no câmbio atual), praticamente um terço do PIB de 1990. A quantidade de dinheiro circulando caiu de 30% para 9% do PIB. Com isso, o controle da inflação, de fato, ocorreu. Ela despencou de 75% ao mês para 7%, mas o preço a ser pago foi alto demais. O PIB desacelerou 7,8% no segundo trimestre de 1990 e o Brasil entrou em uma profunda recessão. A pressão pela liberação dos ativos foi cada vez mais forte, especialmente por grupos de lobistas de determinados setores. O governo passou a analisar cada caso específico, o que era impossível de ser feito. Uma cesariana em hospital privado, por exemplo, custava três vezes o valor do saque que era permitido. As liberações foram progressivas, bem como as ações judiciais. O pilar de sustentação do plano, aos poucos, acabou ruindo.

“Confisco”, de Felipe Tomazelli e Ricardo Martensen, produzido pela HBO Max e em cartaz no canal, revisita o trauma brasileiro em minúcias, centralizado na figura da ex-ministra Zélia. No aniversário de 30 anos do plano/tragédia, em 2020, ela fala abertamente sobre a questão, mas o documentário é muito mais amplo e impactante, especialmente porque traz a realidade de uma família de Bauru, no interior paulista, que foi altamente afetada pelas medidas (síntese do drama nacional), uma sequela que deixou marcas profundas. Aliás, que marcou definitivamente a jornada brasileira como uma fratura insuperável. Incontáveis

suicídios e infartos foram relatados à época e os casos de depressão e Síndrome do Pânico, algo raro e incomum para o período, explodiram.

“O confisco virou uma marca na cabeça das pessoas porque ele está relacionado ao medo. As pessoas sabem que um País que passou por esta situação é um País que incute medo”, citou na obra o advogado Josué Rios, que fundou, à época, o Instituto de Defesa do Consumidor, o Idec. Há contextualização histórica, com reportagens de TV e jornal feitas no período, que ajudam a pintar com cores reais o tamanho de uma ferida ainda aberta na história recente do País. Vale lembrar que mais de 100 mil pessoas ainda aguardam na Justiça a reparação pelo sequestro dos ativos. O longa também conta com depoimentos dos economistas Gustavo Loyola e Luiz Gonzaga Belluzzo, do sociólogo Basilio Sallum Júnior e da jornalista Lillian Witte Fibe.

“Não quero tirar a minha responsabilidade, mas se fosse um homem no meu lugar, ela seria dividida entre todos os atores”, acredita Zélia. O vitimismo, contudo, soa hipócrita diante do roubo que estraçalhou com o futuro e o sonho de milhares de vidas. A economista, ao final do documentário, faz uma mea-culpa. “Eu fracassei. Eu sinto muito pelas pessoas que sofreram com isso. Quando eu estava fazendo, estava tentando fazer o melhor, algo que eu acreditava. Infelizmente não deu certo. O que mais eu posso dizer?”, indaga Zélia de seu apartamento em Nova Iorque, vizinho ao Central Park.

A esperança com a ascensão de Collor, uma espécie de Salvador da Pátria, o caçador de marajás, uma figura muito midiática e que teve boa aceitação por parte da imprensa, da opinião pública e população em geral (do outro lado estavam Lula e Brizola: sejamos honestos, nem dava para recriminar

a opção) está muito bem retratada na obra, assim como a ansiedade que cercou o anúncio, a inaptidão (seria proposital?) dos ideólogos da medida em se fazer entender, o desespero da população, o desemprego em escala industrial, a ruína econômica brasileira, a pressão progressiva pela devolução dos ativos, a enxurrada de processos na Justiça...

“Economista não é mágico. Ele tem que saber que está administrando uma dimensão importante da condição humana, da vida das pessoas. Precisa tomar cuidado”, relata Belluzzo. Uma pena que Collor tenha se negado a participar do documentário, que é muito bem produzido. Na verdade, é uma verdadeira aula de Economia, História, Sociologia e Realidade Brasileira.

O efeito do plano econômico fracassado, contudo, trouxe consequências profundas no País e foi o calcanhar de Aquiles do presidente, que sofreu impeachment no final de 1992 (demorou, hein, vamos combinar) muito por conta da extravagante medida. Se o seu professor de História disser que foi por causa dos caras pintadas (o líder do movimento já fala muito sobre ele), peça para ele deixar de ser desonesto, mesmo com o risco de rodar de ano ou ser reprovado na cadeira. As narrativas canalhas, hipócritas e militantes precisam começar a ser confrontadas, desmontadas e varridas desse País. Passou e muito da hora disso acontecer.

Aliás, sejamos claros: Collor foi deposto pelo confisco. E cumpre destacar que isso bastava, e com sobras. O resto não passou de perfumaria. Nesta sexta, o dia seguinte ao Plano Collor completa 33 anos. Quem viveu o período sabe o devastador impacto que ele teve. Vale a pena ver o documentário e torcer para algo do gênero jamais volte a ocorrer... apesar da sede por dinheiro de quem está no comando.

INSIDE FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023
Sétima
7
Divulgação

VENDO apartamento (2) dormitórios. Garagem (2) carros. Calefação. 100% de móveis. 106 m². 4º andar. Quadra baixo da Prefeitura. Lado dos correios. Arcangelo Chielle,220. Tra (54)9 9969.8749

Renito Imóveis Creci: 8850 Vende: Terreno medindo 12x 33 no loteamento Felicitá, área 396 m², localizado na rua: Dionysio Rigoni.

Valor R$ 165,000.00

Fone: 54 – 99978 7464

Renito Imóveis Creci: 8850 Vende: Apto no 4° Pavimento , localizado no condomínio Cignachi, semi mobiliado. 2 Quartos, sala e cozinha conjugado com sacada. Fone: (54) 99978 7464

Renito Imóveis Cre -

ci: 8850 Vende: Terreno no bairro São José, uma quadra da igreja, rua Pedro Koff. Terreno com gradede ferro, todo fechado. Fone: (54) 99978 7464

Renito Imóveis Creci: 8850 Vende: Terreno no bairro São Luiz localizado na rua: Emilio T Denicol, medindo 13,50 X 27,75 m², área total: 374,62 m². Fone: (54) 99978 7464

Renito Imóveis Creci: 8850 Vende: Chácara com área de 5,1 Hectares com eucalipto, água, poço artesiano e luz. Fone: (54) 99978 7464

Vendo gerador de luz, conjunto motor diesel Yanmar e gerador Weg,

110 – 220 W. Fone: (54) 99978 7464

Renito Imóveis Creci: 8850 Vende: Terreno na praia Torres sul uma quadra do mar. Localização entre Arroi do Sal e Torres. Aceito Propostas. Fone : (54) 99978 7464

Renito Imóveis Creci: 8850 Vende: Apartamento no 5° andar localizado no residencial Alvorada 2. Bloco B. Valor R$ 125.000,00. Fone: (54) 99978 7464

FARROUPILHA, 17 DE MARÇO DE 2023
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.