4 minute read

A LOGÍSTICA DAS COISAS

Porto Itapo Bate Recorde De Movimenta O Mensal Em Mar O

Elisabete Coutinho elisabete@informativodosportos.com.br

Advertisement

Terminal supera a marca de 50 mil contêineres movimentados em um mês e alcança seu recorde de movimentação

DIRETORA ADMINISTRATIVA

Luciana Coutinho

MONITORAMENTO DE NAVEGAÇÃO NO COMPLEXO DO ITAJAÍ: REVOLUÇÃO NA

A indústria mundial tem passado por transformações ao longo dos últimos séculos. A cada grande mudança pela qual a indústria passa, a história denomina de Revolução Industrial. A Internet das Coisas, que viabiliza, cada vez mais, as trocas de informações em tempo real, é uma das grandes contam com dados em tempo real sobre as condições de navegação

PROJETO GRÁFICO

Elaine Mafra |Magic Arte

DIAGRAMAÇÃO E CAPA relevantes, de acordo com um estudo da Frost & Sullivan. Com grande potencial de transformação, especialistas estimam que esse mercado movimentará cerca de US$ 15 trilhões nos próximos 15 anos, promovendo ganhos consideráveis de eficiência e produtividade, atuando também na redução de custos, consumo energético e uso de materiais.

Um total de 51.615 movimentos registrados em março de 2023 superaram o mês de julho de 2022, quando 49.762 contêineres foram movimentados no Porto Itapoá. Este foi o recorde histórico do terminal localizado no litoral norte de Santa Catarina. Março fechou um trimestre bastante produtivo, com 138.255 contêineres movimentados, número 14,5% maior do que o mesmo período do ano passado.

Cont Ineres Reefer

Elaine Mafra |Magic Arte - @magicartedigital elaine@informativodosportos.com.br

PERFIL EDITORA

Fone: (47) 3348.9998 | (47) 3344.5017 www.informativodosportos.com.br informativodosportos@informativodosportos.com.br aSegurançaemonitoramento24h aLocalizaçãoestratégiaa8kmdaPortonave aArmazenagemdecargassoltaseconteinerizadas www.flarmazenagem.com.br - BR 470 - km 7 - Volta

Em 2019, o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes ganhou adequações e melhorias na sinalização náutica, que serviram de bases para a instalação de um moderno sistema de monitoramento meteorológico e oceanográfico do canal de acesso aos portos. O propósito da licitação aberta pela Superintendência do Porto de Itajaí na ocasião era, entre outras perspectivas, o de modernizar suas operações, além de obter dados sobre os ecossistemas de seu entorno.

Ainda temos muito a evoluir, mas existe um ambiente favorável ao fortalecimento da economia para, quem sabe, finalmente o Brasil seja o país do futuro.

Boa leitura!

O terminal catarinense também bateu diversos outros recordes em sua operação. Para o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, o crescimento de volume de cargas é um sinal de que o mercado vem demandando a cadeia de serviços logísticos como portos, armazéns, transportadoras e despachantes. “Esperamos que ainda neste ano estes recordes sejam novamente batidos”, diz. E complementa: “Com investimentos na infraestrutura de acessos rodoviários e aquaviários de Santa Catarina, podemos avançar ainda mais nessas projeções”.

A exportação de cargas refrigeradas pelo Porto Itapoá também teve recorde histórico em março de 2023. Com 2.715 contêineres movimentados, superou a marca de 2.550 de março de 2014. O marco consolida o terminal como um dos mais importantes do Brasil para exportação de cargas refrigeradas, explica o presidente do Porto Itapoá. “Contamos hoje com 2.892 tomadas dedicadas a contêineres refrigerados e queremos chegar a 5 mil no futuro”, explica.

*Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da revista.

Quase um ano após a implantação do SIMPORT (Sistema de Oceanografia Operacional em Áreas Portuárias), os resultados são considerados positivos pelo Porto de Itajaí. “O sistema tem sido muito bem utilizado pela Autoridade Portuária, Marinha e Praticagem no gerenciamento das manobras. Essa transmissão dos dados em tempo real é um excelente instrumento gerenciador de risco, porque, juntamente com batimetrias, dragagens e sinalização náutica, é mais um braço que vem auxiliar na segurança da navegação”, explica o engenheiro Andre Luiz Pimentel Leite da Silva Junior, diretor técnico do Porto de Itajaí.

O SIMPORT já opera com sucesso na baía da Babitonga e no Porto de Imbituba, em Santa Catarina, no Terminal Portuário de Paranaguá (TCP), no Paraná, e no Complexo do Porto-Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro. Ele monitora e informa os usuários em tempo real sobre as condições meteorológicas e oceanográficas que afetam diretamente a navegação. “Monitorar essas variações tem importância fundamental no planejamento e na execução das manobras portuárias (atracação, desatracação e navegabilidade), auxiliando a praticagem local na navegação e manobras de navios”, explica o oceanógrafo Emilio Dolichney, sócio da Acquaplan, empresa responsável pelo sistema.

De acordo com Schreiner, o relacionamento com os clientes tem sido um grande diferencial do Porto Itapoá. Neste ano, o terminal atingiu o melhor índice de satisfação de clientes do Brasil, segundo o Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC). O t erminal também foi, pelo quinto ano consecutivo, o dono do maior índice NPS (Net Promoter Score), que avalia o quanto os clientes do porto estão dispostos a recomendar seus serviços para outros.

Schreiner ressalta que a infraestrutura atraiu importantes linhas de conexão para o porto, tornando-o cada vez mais significativo no contexto nacional. “Somos o único porto de Santa Catarina com o serviço ASAS, da Maersk. Esse serviço nos permite oferecer o menor transit time de importação da Ásia entre todos os portos do Sul do Brasil”, reforça o executivo. No Brasil, este serviço só faz double call (parada do navio na ida e na volta do trajeto) em Itapoá e Santos.

Segundo o engenheiro André, anteriormente à implantação do SIMPORT, a obtenção dos dados hoje dispostos pelo sistema era diferente. “Tudo era muito empírico: ligava-se para o navio para saber como estava o tempo lá fora, a correnteza era medida pela praticagem, mas hoje gerenciamos a abertura e o fechamento de barra com dados técnicos mais precisos e com maior agilidade, tendo certeza de que as condições ambientais estão propícias para a realização das manobras com segurança”.

O Gate do Porto Itapoá também conquistou novos recordes. Em março foram 42.921 movimentos registrados, superando o número de agosto do ano passado de 35.911. O mês também teve recorde de movimentação diária – 1.803 movimentos. n