2 minute read

QUE

Impactam O Setor

Mercado internacional e comércio exterior foram os temas de destaque da agenda dos workshops do evento, que reuniu 1,3 mil profissionais da área

Advertisement

O importador e o exportador que tentar fazer uma previsão demasiadamente antecipada sobre o comportamento do frete marítimo mundial corre o risco de errar diante de cenários tão dinâmicos. Este foi um dos alertas que o diretor comercial do Grupo Allog, Rodrigo Viti, e o diretor da Solves Shipping Intelligence, Leandro Carelli Barreto, trouxeram no workshop “Cenários e Perspecitvas do Shipping”, que eles ministraram dentro da agenda do 10º Meeting Comex 2023, em Joinville (SC).

Segundo Leandro Carelli, são muitas as variáveis que influenciam o frete marítimo na atualidade. “Dos lockdowns na Ásia, Europa e Estados Unidos até a guerra na Ucrânia, tudo impacta no valor e na demanda do frete internacional. Quando a gente acha que o mundo está indo para um lado, acontece uma ruptura e o setor dá uma derrapada de 180 graus, mudando tudo”, diz.

Diante de tantas incertezas, é possível fazer planejamento da logística marítima? Segundo o especialista, sem dúvidas, desde que as informações sejam revisitadas com frequência, de preferência, semanalmente. “É fundamental atualizar estes cenários em função de tantas variáveis que têm acontecido nos últimos anos”, cita. Desta forma, segundo Rodrigo Viti, não dá mais para fazer o planejamento do frete marítimo do próximo ano em setembro ou outubro deste ano e nunca mais rever as informações do mercado.

Entre as variáveis que impactam no valor do frete, a principal é a relação entre oferta e demanda. A implantação do IMO 2023, que regula o índice máximo de emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente, também é outro fator que impacta no frete. Isso porque as novas regras farão com que boa parte da frota desacelere, sendo necessário ter mais navios para fazer uma mesma rota. “Não somos só nós aqui no Brasil que temos dificuldade de prever a demanda. A coisa está tão dinâmica que o mundo inteiro está com dificuldade de prever o comportamento do mercado”, salienta Leandro.

E o que pode acontecer com o valor do frete marítimo no segundo semestre de 2023? Segundo Leandro Carelli e Rodrigo Viti, tudo vai depender da demanda das próximas semanas e meses. “Será necessário avaliar o comportamento do mercado por mais um ou dois meses para entender se o mundo está em recessão ou deflação, o que definirá a força da demanda”, explica Carelli.

Debate Sobre O Comex

Mercado internacional e comércio exterior foram os temas de destaque da agenda dos workshops do Meeting Comex 2023. O evento reuniu cerca de 1,3 mil profissionais e especialistas do segmento em Joinville (SC). O escritório Sales Vieira, de Itajaí, especializado em direito tributário e aduaneiro, foi um dos que estreou no evento na categoria de palestrantes. O advogado Nilton André Sales Vieira abordou uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a quebra automática da coisa julgada e soluções tributárias no Comex.

A décima edição do Meeting Comex contou com 16 palestras de capacitação. Entre os temas apresentados estiveram também tendências de exportações, de importações, mercado cambial e burocracia na área aduaneira. A abertura contou com as participações do escritor Marcos Piangers e do empresário Murilo Gun e o encerramento, com palestra do nadador olímpico e palestrante Gustavo Borges. n