Livro 5ºano C

Page 1

5ºC ANO HILEÍCY CLÁUDIA P. L. BEZERRA Professora

“Leitura, antes de mais nada é estímulo, é exemplo.” Ruth Rocha

KAREN / YANNE - 5º C


LIÇÃO DE CONVIVÊNCIA ALANA FRANCISCA DA SILVA BARROS

Era uma vez seis crianças chamadas Mia, Roberta, Lupita, Miguel, Diego e Giovanne que estudavam no Colégio Elite Way Scool. Eles eram amigos e sempre se ajudavam em todos os momentos felizes e tristes. ‘Diego era apaixonado por Roberta, Miguel gostava de Mia e Giovanne admirava Lupita. Mas sempre viviam discutindo por besteiras. Nunca conseguiam conviver um com o outro sem confusões. Certo dia, Miguel conversou com todos os amigos e decidiram parar de briguinhas bobas, pois pretendiam montar uma banda de Pop. Para que conquistassem o sucesso era necessário amadurecimento e boas práticas de convivência. Montaram uma banda chamada RBD que fez muito sucesso. Todos corrigiram seus erros e passaram a conviver melhor uns com os outros. Em tudo na vida é necessário compreensão, respeito, amizade e boas atitudes para que possamos conviver melhor em sociedade.

Projeto Leitur’Arte 2014


MINHA IRMÃ ANA BEATRIZ GONÇALVES NUNES

Eu tenho uma irmã que se chama Milena. Ela é muito legal e apesar de brigarmos muito, nos amamos de verdade. Além disso, é uma menina muito estudiosa. Minha irmã estuda no Instituto Monsenhor Hipólito no turno da tarde e faz o 2° ano C. Milena é carinhosa e risonha, adora assistir desenho animado que tenha aventura. Gosta de brincar de pique- esconde, de boneca, e de Polly. Como quase toda garota gosta de comer bolo de chocolate, mas não come frutas. A arte de desenhar lhe fascina, pois lhe proporciona desenhar coisas interessantes como a natureza. Admiração não é para todos, apenas uns poucos são admirados e respeitados. Minha irmã merece minha admiração e eu a amo muito.

Instituto Monsenhor Hipólito


MINHA AUTOBIOGRAFIA - ANA CECÍLIA ANA CECÍLIA ARAÚJO DUARTE

Meu nome é Ana Cecília, sou conhecida como “Ana Cê”. Tenho dez anos e vivo no bairro Ipueiras com meus pais. Acontece que meu pai sempre viaja a trabalho, pois ele é apicultor. Estudo no Instituto Monsenhor Hipólito, na cidade de Picos (PI). Tenho muitas amigas, mas as minhas preferidas são Cláudia Beatriz e Sammara, e as duas estudam comigo. Sou uma garota inteligente, muito sapeca, mas sou dócil e carinhosa. Gosto de brincar de Barbie, cantar, dançar, assistir TV e passear. Nas horas vagas também procuro ler bons livros, apesar de não gostar muito de estudar. Entre os livros que já li está o Diário de um Banana, que é indicado para todas as idades. Fala de um menino bobo que aceita as culpas indicadas pelo seu irmão. É muito interessante e indico para quem gostar de ler. Minha vida é legal, mas não é diferente das vidas de minhas amigas e demais crianças de minha idade. Tenho um grande sonho, que é comprar um cachorrinho de estimação. Quem sabe um dia não consigo realizar?

Projeto Leitur’Arte 2014


MINHA FAMÍLIA ANDRESA MARIA DA SILVA BARROS

Minha Família é a mais valiosa de todo o universo. Minha mãe se chama Maria Leda e sempre me orienta em todos os momentos da vida. Me ensina a amar e perdoar as pessoas mesmo que não gostem de mim. Alana é o nome da minha irmã, uma pessoa divertida, estudiosa, companheira e amiga. O meu irmão mais velho é o Cleiton e ele exerce a profissão de médico. Meu avô e minha avó me contam histórias fantásticas do tempo em que eram jovens. Meus tios e tias são engraçados e divertidos, sabem contar várias piadas. Meus primos gostam de brincar e fazer pegadinhas, me divirto muito com eles. No meu dia-a-dia conto com a presença e o apoio de pessoas maravilhosas como amigos, professoras e vizinhos. Minhas amigas me acolhem nos bons e maus momentos, elas são como irmãs para mim. Minhas professoras me ensinam a distinguir o que é certo e o que é errado em relação aos conteúdos e a vida. E quanto aos vizinhos são muito legais e compreensivos. Amo muito a minha família e todos os que convivem comigo.

Instituto Monsenhor Hipólito


BIOGRAFIA DA MINHA MÃE ANNA JÚLIA CARDOSO LEAL

Minha mãe é Janaína da Silva Cardoso e ela nasceu em 20 de Abril de 1984 em Alegrete do Piauí em Vila Nova do Piauí desde 2008. Tem duas filhas Anna Júlia Cardoso Leal de onze anos e Isabela Cardoso Araújo de dois anos. Começou sua carreira estudantil na Unidade Escolar João Jacob de Araújo na cidade de Alegrete do Piauí, concluindo ali o antigo primário. A partir da 5ª série foi estudar em Fortaleza (CE). Concluiu o Ensino Médio na Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar em Alegrete do Piauí. Fez faculdade em Assistência Social, em Araripina (PE), onde passou por grandes lutas para estudar, pois tinha que trabalhar estudar e cuidar da filha e, também, em Licenciatura Plena em Pedagogia. Trabalhou oito anos na sala de aula como professora na cidade de Vila Nova do Piauí e sempre tentou dar uma vida digna a suas filhas. É um exemplo de mãe para toda vida.

Projeto Leitur’Arte 2014


A MINHA CASA BIANCA LIMA CORTEZ BARROS

Amigas são coisas para se guardar debaixo de sete chaves, no fundo do coração. Uma verdadeira amizade vale ouro, pois nos acompanha em bons e maus momentos de nossa vida, sempre nos apoia e nos auxilia quando necessário. Tenho várias amigas, mas quatro são realmente especiais. Elas se chamam Yanne, Vanessa, Sammara e Karen. Cada uma tem o seu jeito de ser, pois não somos todos iguais. Sammara é a mais engraçada e legal. Está sempre tentando fazer os outros rirem e também sorri com os outros. É uma pessoa extrovertida, animada, brincalhona e se dedica a uma amizade verdadeira. Yanne é muito risonha e adora cachorros, por isso em 2013 dei-lhe um filhote de cachorro lindo que chamou de Marley por causa do filme “Marley, o cão labrador”. Ela cuida muito bem do seu animal de estimação e sempre brincamos com o bichinho. A mais louquinha da turma é a Vanessa. Está sempre fazendo palhaçadas, mas tem um coração muito doce e gosta de se arrumar. Enquanto Karen é a mais inteligente e está sempre descobrindo coisas novas como o início da adolescência, gosta muito de filmes de terror, no entanto é muito amável. Cada uma tem seu próprio jeito de ser, mas é essa diferença que faz com que nós sejamos mais unidas e nos importemos com o bem-estar de todas. Elas conseguem me mostrar o verdadeiro significado da amizade.

Projeto Leitur’Arte 2014


A EXTINÇÃO CLÁUDIA BEATRIZ DE MOURA VASCONCELOS PORTELA

Estamos perdendo com rapidez a nossa fauna e flora, o contrabando que é uma venda não autorizada de animais está em alta, ou seja, peles de animais para casacos, penas para travesseiros e muitas outras coisas estão fazendo parte desse mundo de crueldades. A maioria da nossa fauna e flora está correndo risco de extinção, pois o desmatamento e o contrabando estão cada vez maiores. Muitas espécies hoje ameaçadas de extinção são vítimas de contrabando, pois as pessoas que o praticam não tem consciência do que está por vir. O desmatamento de plantas e árvores auxilia na extinção da nossa flora. Para isso, devemos fazer um reflorestamento, uma campanha de orientação para evitar que esse problema aumente, pois com o desmatamento o risco de extinção dos animais amplia, pois eles perdem seu habitat natural e muitas vezes não conseguem sobreviver. Quanto a extinção da fauna, pode-se evitar através de maior fiscalização para evitar que caçadores procurem animais em extinção, caso algum desses animais seja encontrado, é necessário comunicar ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Vamos agir com cuidado, utilizar nossa consciência e fazer a nossa parte para cuidarmos dos animais e plantas do nosso país.

Instituto Monsenhor Hipólito


REAL MADRID EPAMINONDAS COUTINHO FEITOSA JÚNIOR

O Real Madrid é um time espanhol que contém muitos jogadores considerados verdadeiras estrelas, mas o melhor entre eles é o Cristiano Ronaldo que tem o título de melhor jogador do mundo. Quando o jogador é muito bom, ele é considerado um craque. Vários craques jogam e já jogaram no Real Madrid e a sua formação atual é com Cassilas como goleiro, os zagueiros Pepe e Sérgio Ramos, os laterais Cavarjal e Marcelo, os meios-campos James Rodrigues, Toni Kroos e Modric, e os atacantes Cristiano Ronaldo, Bale e Benzema. Entre os melhores jogadores que já passaram pelo time estão os brasileiros Ronaldo e Kaká, o francês Zinedine Zidane, o alemão Ozil e o espanhol Xabi Alonso. Um dos maiores clássicos do mundo é o jogo entre o Real Madrid e Barcelona. Este é um grande time, mais gosto muito mais do Real Madrid porque o ele é mais bem preparado que o Barcelona e é o time das grandes estrelas.

Projeto Leitur’Arte 2014


AUTOBIOGRAFIA - ÉRICK ÉRICK DE SOUSA ROCHA

Meu nome é Érick e tenho dez anos de idade. Sou um menino esperto, gosto de estudar, brincar de escondeesconde, pega-pega, jogar bola, jogar videogame, assistir televisão e passear. Sou um garoto contente. Vivo com minha mãe e meus seis tios no bairro Centro, em Picos (PI). Nos finais de semana sempre estou com o meu pai. Minha mãe se chama Zilma e meu pai Enéas. Este é o primeiro ano que estudo no Instituto Monsenhor Hipólito. Estou gostando muito da escola, tenho muitos amigos como Victor Hugo, Víctor, João Víctor, Gustavo, Nícolas, entre outros. Minhas professoras titulares são Glaucileina e Cláudia. As duas são professoras maravilhosas e trabalham muito bem. A escola que estudo tem ampla estrutura, com biblioteca, cantina, duas quadras grandes, piscina, área coberta, praça da bandeira, Laboratório de Informática com duas professoras para nos atender que são as tias Andreia e Jucilene, muitas salas de aula e banheiros para todos. Em casa tenho um gatinho como animal de estimação que se chama Bilu. Ele tem o pelo misturado de branco e preto, é muito bonito e sapeca. Pula em cima das pessoas, entra no guardaroupa, mas me faz muito feliz.

Instituto Monsenhor Hipólito


AUTOBIOGRAFIA GEORGE VÍCTOR PACHECO LEAL

Meu nome completo é George Victor Pacheco Leal, tenho dez anos de idade. Eu moro em Picos (PI) a nove meses, pois minha antiga cidade é Oeiras. Moro na rua João Romão de Moura, número 157 no bairro Junco. Estudo no Colégio Instituto Monsenhor Hipólito, conhecida por todos como IMH, lá oferecem uma aprendizagem melhor com várias matérias de bons (as) professores (as). Meu esporte preferido, todos já devem saber. É o futebol, também gosto de andar de bicicleta e sempre ando com meus amigos. Quero sempre fazer o meu melhor na tristeza ou na alegria, na vitória, na derrota, ou no empate, sempre quero jogar ou praticar com raça e garra.

“Eu sou eu, a vida é arte a ousadia faz parte”. George Victor

Projeto Leitur’Arte 2014


O MEU CAVALO GUILHERME ALENCAR VIANA

Eu tenho um cavalo que se chama Pipoquinha, que é castanho e tem 12 anos e é um cavalo muito bonito e veloz. Quando ele tinha três anos, ganhou vários troféus, pois era o melhor cavalo de Picos. Hoje ele continua ganhando troféus junto com meu pai, mas não com a mesma frequência de antes, e a última vez foi no ano passado em Colônia do Piauí. Pipoquinha é muito valente, já derrubou até meu avô e quando eu monto no cavalo, tento, mas não consigo derrubar um boi após segurar no seu rabo. Meu cavalo é muito bem cuidado. Ele costuma empinar comigo mais eu nunca levei uma queda. Nós já nos conhecemos muito bem e sabemos como nos tratar. Somos grandes amigos. O meu cavalo é um animal de estimação muito especial.

Instituto Monsenhor Hipólito


RESPEITO ÀS LEIS DE TRÂNSITO IASMIM SANTANA XAVIER LOPES

O número de acidentes e mortes no trânsito cresce cada vez mais no Brasil. Para se ter uma ideia ocorrem acidentes com automóveis, bicicletas, caminhões e carros grandes, mas o maior índice é com motocicletas. Atualmente, o uso de celulares no trânsito torna-se cada vez mais constante, nota-se que as pessoas desobedecem as leis de trânsito usando celulares quando estão dirigindo, sendo esta uma atitude muito perigosa. Sendo assim, outro fator importante que também provoca acidentes no trânsito é o uso do som em volume alto nos automóveis, pois causa uma considerável falta de atenção. As bebidas alcoólicas são outro inimigo dos motoristas pelo fato de deixarem os motoristas sonolentos e trazerem sérias consequências no que diz respeito a acidentes de trânsito. Então, para finalizar é importante falar sobre os animais na estrada que provocam os acidentes. O correto é ter atenção e respeitar as leis de trânsito para evitar certos problemas ao dirigir.

Projeto Leitur’Arte 2014


UM SONHO EM PARIS ISADORA SILVA BRANDÃO PIMENTEL

Era uma vez uma menina chamada Maria que sonhava em ser modelo ao se tornar adulta. Ela sonha em ir para Paris, e ser muito conceituada, a melhor estilista de moda do mundo. Os anos se passaram e Maria foi aprendendo a fazer vários vestidos, até que consegue desenhar como mais ninguém, são vestidos incríveis. Enfim ela completou 20 anos e seu presente foi uma passagem para Paris, pois seus pais sabiam do seu desejo desde criança. Ela foi ao aeroporto, pegou o avião com destino a Paris e conseguiu estudar moda com uma estilista chamada de Monatella Ghostyee. Maria recebeu o apelido de Mary. A garota convivia com mais duas meninas chamadas de Kistyn e Dinn, que também estudavam moda. Mary foi se apaixonando cada vez mais pela sua futura profissão. Então chegou o dia de sua formatura. Ela mesma desenhou e confeccionou seu próprio vestido, que era o mais bonito de toda a festa. Todas desfilaram, mas nenhuma chamou tanta atenção quanto a doce Maria. Suas amigas ficaram muito admiradas. Todas ficaram muito felizes por terem se formado em moda, assim como sua professora. E assim, Mary se tornou uma grande estilista, muito reconhecida em todo o mundo.

Instituto Monsenhor Hipólito


REAL MADRI JOÃO VICTOR LEAL DE CARVALHO

O Real Madri é um time do sonho de muitos jogadores, pois nesse time só tem jogadores excelentes, como por exemplo, Cristiano Ronaldo que é o melhor do mundo nos campos de futebol. Eu sou o maior fã desse jogador, pois ele já conquistou vários títulos e ganhou muitos troféus. Cristiano Ronaldo é português e representa muito bem o seu país. Entre os jogadores excepcionais do Real Madrid estão Toni Kroos, James Rodrigues, Marcelo, Benzema, entre tantos outros. Para mim, este é o melhor time do mundo.

Projeto Leitur’Arte 2014


A MINHA VIDA JOSÉ HENRIQUE SANTIAGO DE SOUSA

A minha vida é muito boa pelo que parece. Algumas vezes tenho tanta coisa para fazer que nem sei por onde começar. Sou um menino muito esperto e gosto de desenvolver muitas atividades durante o dia. Quando chego da escola vou direto para o banheiro tomar banho, pois sempre tiro um cochilo após a refeição. Quando acordo, costumo jantar, escovo os dentes e vou jogar bola na rua até 22 horas. Depois vou para casa, jogo um pouco de vídeo game, assisto TV, e logo depois vou tomar um banho para dormir. Costumo dormir muito tarde, mas sempre deixo um tempo pela manhã e à noite para estudar. No outro dia eu acordo, escovo os dentes e vou tomar café da manhã, depois vou fazer os deveres de casa. Quando eu termino vou assistir televisão até 11 horas, às 12:30 horas vou tomar banho para me dirigir ao colégio e então assistir aula.

Instituto Monsenhor Hipólito


MINHA AUTOBIOGRAFIA JÚLYA RAWYLLA MOURA PARENTE

Meu nome é Júlya Rawylla Moura Parente, nasci no dia 19 de maio de 2005 em Araguaína (TO) no hospital Dom Orione. Meus pais se chamam Núbia Lafaiete e Veríssimo Parente. Hoje moro em Picos (PI). Estudo no Instituto Monsenhor Hipólito e gosto muito do meu colégio, pois é espaçoso, tem duas quadras enormes, pátio, cantinas, vários banheiros, uma biblioteca maravilhosa, área coberta e muitas salas. Minhas amigas são: Iasmim, Maria Alice, Ana Beatriz, Andresa, Raissa, Ana Júlia, Mariângela e gosto muito de cada uma delas. Tenho vários professores excelentes que se dedicam no que fazem. Quando estou de férias sempre vou para o Ananás (TO), com meus avós e meu pai, pois minha mãe costuma ficar aqui em Picos. Minhas férias são muito legais, sempre procuro me divertir bastante. Aqui em Picos me divirto muito principalmente com as minhas amigas, pois elas são meio louquinhas. A amizade é muito forte entre nós e é um fator muito importante para conviver em sociedade. Minhas amigas me fazem ser muito feliz.

Projeto Leitur’Arte 2014


A MALDIÇÃO DO FILME POLTERGEIST KAREN FERNANDA DANTAS MONTEIRO

Poltergeist – O Fenômeno é um clássico filme de terror, de 1982. Dirigido por Tobe Hooper com o roteiro de Steven Spielberg. O filme conta a história da família Freeling, que é assombrada por espíritos, e a caçula Carol Anne pode se comunicar com os fantasmas através da televisão. Quando Carol desaparece no armário de seu quarto e consegue falar com a família pelo aparelho de televisão em um canal sem sinal, os Freeling contratam uma equipe especialista nesses casos para trazê-la de volta. Mas, a história se caracteriza por sua suposta maldição. Sete atores morreram durante as filmagens ou depois da estreia. Dominique Dunne, a intérprete da personagem Dana Freeling, foi estrangulada pelo namorado após gravar o primeiro filme. Faleceu depois de três dias de coma. Julian Beck, o Reverendo Kane, morreu enquanto filmava Poltergeist II, de câncer estomacal. Will Sampson, o índio Taylor, faleceu em 1987, vítima de complicações após um transplante. Beatrice, a doutora Lesh, faleceu em 2001, vítima de pneumonia. Heather O’ Rourke, a eterna Carlos Anne, faleceu em 1988 depois de gravar Poltergeist III. Em 1987, a garota adoeceu e foi diagnosticada com uma infecção intestinal bem grave. No dia 31 de janeiro de 1988, Heather amanheceu doente, com os pés inchados e vomitando. Um dia depois, ela desmaiou e teve uma parada cardíaca. Assim que foi reanimada, e enviada às pressas para o hospital, onde faleceu às 14h33 min do dia 1 de fevereiro. Segundo os médicos, o diagnóstico estava errado, e o que Heather realmente tinha era um bloqueio intestinal, seus pais processaram o hospital. A explicação para a maldição, é que em uma das cenas, foram usados esqueletos de pessoas reais, porque sairia mais barato do que comprar de plásticos. Outro fato foi que a casa em que morava a família Freeling no filme era realmente construída sobre um antigo cemitério indígena, antes de ser destruída por um terremoto. Mas, no final das contas, Poltergeist ainda é um clássico dos filmes de terror, e é um ótimo filme para se ver no Halloween.

Instituto Monsenhor Hipólito


O AMOR ENTRE DOIS REBELDES LAYSA GUILHERMYNNA LEAL JUSTINO

Era uma vez uma menina chamada Roberta Reverte Rey ela era filha de Alma Rey e de Martim Reverte, Roberta era apaixonada por Diego, galã da escola. Ela era uma menina muito rebelde. Apesar de gostar dele, Roberta não era fácil e procurava evitá-lo. Viviam em conflito e era a única menina do Colégio que não se jogava aos pés do Diego. Certo dia, Diego apostou com Thomas que conseguiria ficar com Roberta. Fingiu que estava sem memória por causa de um acidente e a deixou preocupada. Preocupação esta, que fez com que olhasse para o menino. Diego ganhou a aposta, mas nem imaginava que se apaixonaria pela garota. Os dois viviam uma vida de aventuras, cantavam juntos e gostavam muito um do outro. O garoto presenteava sua nova namorada com ursos de pelúcia e chocolates, entre tantas coisas. Tanto amor estaria perto do fim? Roberta se tornou amiga de Thomas e um dia quando os dois conversavam, ele contou sem querer para ela sobre a aposta. Foi uma grande decepção, Roberta terminou o namoro e nunca mais voltou a confiar no Diego. Roberta foi até o trailer da mãe e lhe contou tudo. Passaramse alguns meses e chegou o dia do aniversário de Roberta que foi realizado na escola. Neste dia, Diego se desculpou com ela e reataram o namoro, tempos depois, se noivaram, casaram e viveram felizes para sempre.

Projeto Leitur’Arte 2014


MINHA AUTOBIOGRAFIA LISLEY MARIA DO NASCIMENTO ALENCAR

Meu nome é Lisley Maria, tenho dez anos e sou uma menina muito divertida. Moro com meus pais na cidade de Picos (PI). Estudo no Instituto Monsenhor Hipólito e gosto muito da escola, pois tenho muitos amigos e todos os funcionários são legais. Minha vida é maravilhosa, tenho tudo o que preciso. Gosto de estudar, jogar videogame, dançar, cantar, assistir televisão, mexer no computador. Nas horas vagas gosto de passear com minhas cachorrinhas. Tenho duas cachorras, Channel e Cherry. Elas são pretas com branco. Cherry é pequena e Channel é grande. As duas gostam de morder nossos pés e são muito sapecas. Meus pais me dão tudo que preciso e sou feliz por isso. Agradeço a Deus por tê-los comigo. É muito bom acordar e saber que posso contar com alguém sempre que eu preciso.

Instituto Monsenhor Hipólito


AMIZADE MARIA ALICE COUTINHO E SOUSA

É muito fácil falar sobre amizade: É como uma flor colhida no jardim da alegria. Que transmite felicidade e muita harmonia. É um ato de carinho, por isso devemos cuidar dela direitinho. Ter amigos é legal, amizade genial. Cada dia é mais legal, com uma amizade especial. E o brilho do sorriso é essencial. Me sinto cada dia mais feliz, por ter uma amiga que “te adoro” sempre diz. Por este motivo agradeço de mansinho, E com todo meu carinho. A nna Júlia, Bianca, Cláudia Beatriz, M aria Eduarda, Gabriela, Giovanna, Iasmim, Isadora, Julya, Zirta e Bianca, Karen A ndresa, Lara, Laysa, De Mariângela, Lisley, Lorena, Maria Cecília, Raíssa, EnnaY, Sammara, Vanessa e Virna.

Projeto Leitur’Arte 2014


AUTOBIOGRAFIA - MARIÂNGELA ARAGÃO MARIÂNGELA ARAGÃO ALVES

Meu nome é Mariângela Aragão Alves, tenho dez anos e moro com meus pais e minha avó no bairro Canto da Várzea. Estudo no Instituto Monsenhor Hipólito, na cidade de Picos (PI). Gosto de estudar, de brincar de desafio do gelo, ficar no meu quarto brincando de bonecas e com um parque aquático de brinquedo. Nas horas vagas, faço Ballet, vou à Missa aos domingos. Não tenho animais de estimação, pois meu gato Romeu perdeu a vida e nunca mais tive outro. Meu pai me prometeu dar um cachorro de estimação, mas ainda estou aguardando ansiosa. Minha família é muito unida e sempre nos ajudamos quando precisamos. Tenho muitas amigas legais, como Alana, Nicolly, Yasmim, Lara e Ana Júlia. São pessoas especiais, por isso sou uma criança muito feliz.

Instituto Monsenhor Hipólito


MINHA VIDA RAÍSSA RODRIGUES VENTURA

Meu nome é Raíssa Rodrigues Ventura, nasci no dia 24 de abril de 2004 e pesava 3,550g. Meus pais ficaram felizes pelo meu nascimento. Passaram-se sete dias e quando eu cheguei em casa, fizeram uma festa para me recepcionarem. Ao completar seis meses, fui batizada e recebi como padrinhos Marleide e Edson. Eu não lembro muito bem, mas meus pais disseram que foi uma missa muito bonita. Atualmente, tenho dez anos e sou muito feliz. Tenho muitas amigas e uma vida feliz. Estudo no Instituto Monsenhor Hipólito, estou no 5º ano C. Os nomes de minhas amigas são: Maria Alice, Andresa, Julya, Iasmim, Isadora, Ana Beatriz, Virna Laysa, Mariângela.

Projeto Leitur’Arte 2014


GANHAR NÃO É O MAIS IMPORTANTE RENATO PAIVA

Era uma vez um menino que se chamava Renato que gostava muito de futebol. Ele era tão fascinado por futebol que não podia ver uma bola, pois já começava a jogar. Certo dia apareceu outro menino tão bom quanto Renato que se chamava Paulo. O garoto novo morava em outra cidade e estava passeando na cidade de Picos, onde Renato residia. Renato decidiu ir falar com o novo menino e fez uma aposta para ver quem jogava melhor. Ele nem teve tempo para fazer tarefas de casa, foi ao campo de futebol próximo à sua casa treinar, se esforçou ao máximo para conseguir o seu melhor. Ambos esperavam o dia com ansiedade. Quando chegou o momento, os dois jogaram e Renato foi quem perdeu. A atitude de Paulo em apoiar o novo amigo foi muito bonita. Renato aprendeu que o mais importante é participar do jogo, nem sempre podemos ganhar. Na vida acontece da mesma forma. Paulo e Renato se tornaram grandes amigos.

Instituto Monsenhor Hipólito


MINHA VIDA SAMMARA SAMMIZY ALENCAR DE DEUS MOURA OLIVEIRA

Meu nome é Sammara Samizy e tenho 10 anos, pois nasci no dia 29 de março de 2004 na cidade de Picos (PI), tenho quatro irmãos que se chamam Lucas, Maria Luizza, Caio, Odhara e eu os amo muito. O nome de meus pais são Francimara e Oziel. Estudo no Instituto Monsenhor Hipólito desde a educação infantil, e tenho cinco professores dedicados e vários amigos. Mas, minhas melhores amigas são Karen, Bianca, Vanessa e Yanne. Eu adoro ouvir música, brincar, estudar, ler livros, assistir desenhos e filmes como PPP, Matilde, Os 16 desejos, Um king encantador, entre outros. São filmes voltados para préadolescentes. Quando eu tinha oito anos, andei de avião com meus tios, comi hambúrguer, assisti The Big Bang Teori, foi muito bom. Minha vida é como a de qualquer outra menina da minha idade, mas é muito bom poder compartilhar com a família e os amigos momentos tão especiais. Eu adoro minha vida e amo toda a minha família.

Projeto Leitur’Arte 2014


BIOGRAFIA DE CRISTIANO RONALDO SAMUEL HENRIQUE DE SILVA MOURA

Você já ouviu falar no Cristiano Ronaldo, também conhecido como CR7? Foi considerado o melhor jogador do mundo. Ele é um português que joga no Real Madri e na seleção de Portugal. Cristiano Ronaldo já ganhou três vezes o título de melhor jogador do mundo e, no Real Madri é um atacante titular. O Real Madri é um dos melhores times da Europa. Ele mora em Portugal e começou sua carreira Sporting de Lisboa, no seu país, começando a jogar com vinte anos. No entanto, apenas com 23 anos adquiriu fama. Entrou no Real Madrid com 24 anos e atualmente, tem 27. Ele se tornou um ídolo de muitos. É um exemplo para muitos que sonham em jogar futebol, basta se esforçar e aproveitar as oportunidades.

Instituto Monsenhor Hipólito


A FLOR DOURADA VANESSA GONÇALVES NUNES MOURA DIAS

Tinha uma menina chamada Lisa que gostava de brincar, estudar e cultivar flores com sua mãe. Seu jardim era muito florido, tinha flores de vários perfumes, de várias cores e também de diferentes tipos. Quando estava na escola, Lisa estudava, brincava, conversava com seus colegas, se divertia muito, fazia amizades com todos que estudavam com ela. Às vezes, chamava a melhor amiga para brincarem em sua casa. A melhor amiga de Lisa era Rafaela, e sempre que era convidada a ir à casa da amiga, faziam o dever de casa e só depois, podiam brincar. Rafaela não gostava tanto de plantas como Lisa, mas certo dia resolveu acompanhá-la e ajudá-la no jardim. Passaram-se alguns meses, e quando Lisa foi novamente ao jardim viu que a rosa que Rafaela havia plantado tinha crescido dourada e muito bonita. Ela ficou feliz porque era a primeira vez que sua amiga tinha plantado uma flor e tinha ficado muito linda. Lisa contou o que acontecera para Rafaela ela ficou muito feliz e desse dia em diante, passou a gostar de cultivar plantas e decidiu fazer um belo jardim, que se tornou um ambiente bem colorido, perfumado e agradável.

Projeto Leitur’Arte 2014


A ÁGUA, UM BEM PRECIOSO VICTOR RODRIGUES LUZ

Um dos bens mais preciosos do planeta Terra é a água, pois em ela não podemos sobreviver. A maior parte da Terra é composta de água, mas em sua maior parte é salgada e não serve para o consumo. Apenas uma pequena porcentagem é de água doce que serve para bebermos, cozinharmos, lavarmos os alimentos e para muitas outras coisas. Por este motivo, a água não deve ser desperdiçada. As pessoas podem economizar a água, não deixando a torneira ligada enquanto estiver escovando os dentes, evitando deixar o chuveiro ou torneiras pingando. É importante nos conscientizarmos para que no futuro não nos prejudiquemos, pois alguns cientistas afirmam que no futuro, se não modificarmos nossas atitudes, não teremos água para nada. Não desperdice água e me ajude a cuidar do nosso futuro.

Instituto Monsenhor Hipólito


UM ROMANCE ENTRE ROBERTA E DIEGO VIRNA REGINA RUFINO LUZ

Era uma vez menina chamada Roberta Pardo que era apaixonada por Diego Bustamante, mas ele já tinha Paola como sua namorada. O que Diego não sabia é que a menina com quem namorava era uma mulher experiente, pois, já havia namorado com muitos outros homens mais velhos que ela. Como Roberta era muito esperta descobriu a verdadeira identidade da Paola e decidiu contar ao Diego. Como Bustamante não acreditou Pardo decidiu procurar a garota e a agrediu. Tal agressão ajudou colocar o Diego contra Roberta. Ele ficou muito chateado e a ofendeu de diversas formas. O mundo parecia ter se acabado para Pardo que chorava inconformada. Depois de um tempo, Roberta foi a Diego e contou-lhe toda a verdade na frente de Paola. Como sempre, Diego não acreditou em Roberta, até que sua suposta namorada lhe confirmou toda a história. Passaram-se alguns meses e Diego não conseguia confiar em mais ninguém. Até que se apaixonou por Roberta e a pediu em namoro. Anos depois, ficaram noivos, se casaram e vieram felizes para sempre.

Projeto Leitur’Arte 2014


MEU CACHORRINHO MARLEY YANNE LUISA LEITE BARROS

Ganhei um cachorro da raça Labrador chamado Marley no começo do ano. No dia em que fui presenteada, eu nem imaginava que receberia tal surpresa. O padrinho da minha irmã foi quem me presenteou. No momento, quem estava lá era minha prima Bianca, que passou o dia comigo brincando com Marley. Marley está muito grande, cresce cada dia mais, ele é brincalhão e muito danado, adora quando toma banho. Às vezes pula dentro da piscina, começa a bater aquelas pequenas patinhas e sai nadando para todos os lados. Quando ele chegou em minha casa estava magro, mas agora engordou e está cada dia mais fofo. Ele adora conhecer novas pessoas, nota-se logo, pois Marley começa a balançar o seu rabinho. Nos primeiros dias ele chorava a noite toda e não deixava ninguém dormir com saudade da mãe, mais depois de um tempo se acostumou. Eu me preocupo com seus sentimentos e, este mês, espero que eu consiga leva-lo para rever seus pais. É importante manter o contato com a família do animal para que ele adquira a confiança em seu dono. Um dia desses fomos levá-lo ao veterinário, e lá ele encontrou uma cadela da raça Poodle e ficou muito feliz em encontrar outro cachorro e começou a pular. Marley um dia aprontou uma com a minha mãe. Estávamos nos preparando para ir a um casamento em Recife, e minha mãe estava mostrando o vestido que ela vestiria no casamento para a minha avó. Então, Marley avançou no vestido e quase o rasgou. Todos ficaram parados para que ela tentasse tirar o vestido da boca dele sem rasgar. Mais no final das contas eu amo meu cachorrinho.

Instituto Monsenhor Hipólito


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.