Livro 5ºano B

Page 1

5ºB ANO KALINNY MARIA DE S. MACÊDO Professora

“A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.” Joseph Addison

RITA DE KÁSSIA C. BARBOSA / WIVIANE CARVALHO LEAL BARBOSA - 5º B


O VALOR DE UMA AMIZADE ALANA BARROSO ARAÚJO LUZ

Amizade é algo intenso. Prevalece um amor intenso. Amigo que é amigo. Não deixa o outro ao relento. Cuida e protege do vento. Amigo que é amigo Está presente nos momentos Felizes e tristes Nos momentos de sentimentos De amor e dor com envolvimento Amizade de verdade. é aquela que está a toda hora. É a que sabe perdoar. Quando se comete algum erro não deixa a desejar. Amizade de mãe, amizade de filho, Amizade de pai e amizade de amigo. Todas com o mesmo amor, que amam com grande louvor. Com uma sensação de calor. Amizade é algo que surge com o tempo. Amizade é algo que prevalece com membros. Pessoas boas de confiança. Que surgem na vida desde criança. Amizade é algo para se guardar e não para se amargurar.

Projeto Leitur’Arte 2014


MÃE ANAIARA NOGUEIRA PEREIRA

MÃE... São três letras apenas. O Deus faz este nome bendito. Em céu também tem três letras. E nele cabe o infinito. O Deus faz dessa pequena palavra, um grande significado. O Pai é realmente um ser sagrado. A casa do Pai também é nossa morada. Mãe é a flor mais bonita. Entre todas elas a mais bela. É a beleza mais singela. Graciosa e luminosa. Zélia, zelosa, especial, linda, inteligente e amorosa. Tu és formosa e harmoniosa. Te amo minha mãezinha.

Instituto Monsenhor Hipólito


O MEIO AMBIENTE CINTHIA MARIA DA SILVA

Devemos sempre cuidar. A natureza não poluir. Porque se não... o planeta podemos destruir. Devemos evitar o desmatamento, não fazer queimadas, nem poluir com som nas calçadas. Poluição sonora é uma cilada. O meio ambiente pede ajuda. Devemos nos atentar. Vamos reutilizar materiais, e vamos também reciclar. Nossas águas com sujeira, no futuro vai nos falar. Como saciar a sede sem ter como saciar? A natureza pede ajuda. É nosso dever ajudar. Precisamos usar a consciência, para o mundo não acabar.

Projeto Leitur’Arte 2014


MAMÃE DÁRIO LUZ HOLANDA

Mamãe é amiga. Mamãe é amor. Mamãe é querida. Mamãe é calor. O amor de uma mãe é muito especial. Nos deixa felizes sem temer o mal. Mamãe é alegria, é amor no coração. Ela nos dá a vida, e tem compreensão. É um ser genial de modo formal. Sem ser radical. minha mãe é especial. Mamãe gosta de carinho e beijinho. Nos dá amor e carinho, ama de verdade e me chama de filhinho.

Instituto Monsenhor Hipólito


A AMIZADE EDNO ORLEY RODRIGUES ROCHA FILHO

Amizade é muito boa. Veja só que genial. Amigos sinceros e verdadeiros. Dessa forma é especial. Amigos são animação. Acompanham sempre a gente. Dão-nos alívio ao coração. Ficamos muito contentes. É uma grande sensação. Ser amigo também é bom. Você ganha muito mais. Usa aquela calça marrom. E acha bom demais. Um bom amigo é aquele, que sempre te compreende. Te acompanha em todos os momentos. Está sempre com a gente.

Projeto Leitur’Arte 2014


A MENINA CARINHOSA EMILY SÂME FERREIRA AMARO

Ela se chama Gabriela, carinhosa e amável. A sua família tagarela é muito adorável. Ela tem três cachorros bagunceiros de montão. Uma fêmea e dois machos fazendo muita confusão. Ela brinca com todos eles, como se fossem crianças. Criança sei que não são. Mas só trazem diversão. Totó, Fox e Fofinho são seus três cachorrinhos. Adoráveis, maravilhosos, carinhosos e fofinhos. A menina carinhosa Gabriela que é formosa. É feliz com sua história. Que divide a toda hora.

Instituto Monsenhor Hipólito


A COPA DO MUNDO 2014 ENZO LIMA ARAÚJO LUZ

A copa do mudo já passou. E a torcida nos estádios já vibrou. A Alemanha já ganhou. Meu avô quase enfartou porque o Brasil se desclassificou. A final que o povo queria era Brasil e Argentina. A Argentina o ultrapassou e o Brasil se desqualificou. Na semifinal 7x1 para a Alemanha foi uma grande façanha. O Brasil inteiro chorou. Essa Copa emocionou. Pessoas de tantos países. Alegres e algumas vezes tristes. Felizes ao verem sua seleção ganhar. Tristes, ao verem perder ou empatar. Com o ingresso que o Brasil levou. No início até que deu um show. Mas no final deixou a desejar. E com a taça não conseguiu ficar.

Projeto Leitur’Arte 2014


DIA DAS MÃES ERICA CAMILLA DE SOUSA NASCIMENTO

Não só hoje, mas todos os dias penso em ti com muito carinho. Ao ver-me forte e cheia de vida devo a ti o meu destino. Deu-me a vida. Ensinou-me a vivê-la. Conheço sua história. Devo compreendê-la. Meus problemas me ensinou resolver. Os meus medos me ensinam a sobreviver. Muitas vezes não só mãe foi para mim. Pai, amiga, irmã, com seu jeitinho a sorrir. Companheira das brincadeiras Me acolhe de toda maneira. Sempre dá um jeitinho de me acompanhar. Segura as minhas mãos para eu não deslizar.

Instituto Monsenhor Hipólito


MÃE FERNANDA KELLY PORTELA BARROS

O único ser capaz de gerar, e também capaz de amar. Amar sem barreiras, que é uma guerreira. Mãe tem coração gigante. Mais valioso que um diamante. Às vezes fica triste, mas nunca desiste. Cuida dos filhos com amor. Sem se preocupar com a dor. Pois costuma me amar. O que ela faz é se doar. Mãe, tu és a mais bela entre todas as criaturas. És doce e singela. Cheia de formosura. Mãezinha querida, de noite e de dia. És pura magia. Semelhante à Maria.

Projeto Leitur’Arte 2014


COPA DO MUNDO DA FIFA NO BRASIL FRANCISCO EDILTON NETO

A Copa tem duas partes: Uma boa e outra má. A boa é que todos vibram cantando a comemorar. A Copa do Mundo no Brasil trouxe muito vandalismo. Mas nem por isso deixou de ser sucesso no turismo Houve muita corrupção. E alegria no coração. Acompanhou a seleção. E vibrou de emoção. Muitas pessoas protestaram, mas também acompanharam Todos os times encantaram, mas nem todos aqui ganharam. A conquista do Hexa não foi possível dessa vez. Mas nós não desistimos e lutaremos mais uma vez. O gol da nossa amarelinha foi tarefa mais difícil. Mas com ajuda da torcida Tudo se torna mais possível.

Instituto Monsenhor Hipólito


SAUDADES FRANCISCO JOSÉ SOUSA GONÇALVES LUZ

Saudades é um sentimento, que existe aqui dentro. Se perde com o tempo, ao desencontrar. Quando você tem saudades, vive de lembranças, perde a liberdade e a insegurança vive a perturbar. Para esquecer uma pessoa que você ama tanto é bem complicado, me deixa a pensar. Saudades da escola. Saudades do tempo em que vivi um momento. Fico a recordar. É difícil não olhar para traz, quando lembranças são fortes demais. É complicado explicar, só resta refletir e lembrar. Saudades do verdadeiro amor? Da amizade que se foi e não voltou? Você pode lembrar, a saudade nunca irá acabar. Basta você se conformar e tudo vai melhorar.

Projeto Leitur’Arte 2014


COPA 2014 GABRIEL AZEVEDO MOURA SOUSA

Futebol é uma arte. E como arte é paixão, Por isso mesmo é que tenho futebol no coração. A bola é encantada. Rola, bate e faz gol. Com a bola no pé Correndo sempre eu vou. O boneco da Copa era o Fuleco. Bonequinho bonito e colorido. Representa alegria. E está por vir toda a folia. Futebol é alegria. E está no coração. Transmite sempre a energia, de quem está fazendo um jogão. A nossa Copa terminou. E o Brasil não ganhou. A Alemanha conquistou. E campeã ela se tornou.

Instituto Monsenhor Hipólito


HOMENAGEM AO INSTITUTO MONSENHOR HIPÓLITO GABRIEL QUEIROZ SILVA

IMH tem compromisso com a fé e o saber. Sempre nos leva para o caminho do bem. Fazendo entendermos o que é crescer. Nossa amizade é eterna e irá prevalecer. Que o certo é ajudar ao próximo. Sem nada querer em troca. A escola nos ensina o certo e nós agradecemos em troca. Estão chegando as férias. Eu vou comemorar. No IMH vou continuar a estudar. Mas me alegro, pois preciso descansar. Quando as férias acabarem. E as aulas retornarem, a saudade vamos matar. Alegres vamos ficar. E para o IMH vamos voltar.

Projeto Leitur’Arte 2014


OS ANIMAIS HUMBERTO SIMÕES ARRAES DE ALENCAR FILHO

Os animais são espécies muito diferentes entre si. Onças, aves e peixes. Todos são importantes para mim. Os índios deles se alimentam. E extraem até remédios. Vivendo assim na sua tenda, Vive da caça e da pesca. Todo cuidado é pouco, Pois tem muitos animais morrendo. Nossa culpa assumimos. E eles vão sobrevivendo. A iguana marinha está em extinção, O peixe napoleão também, O tubarão-baleia está sumindo. E a culpa disso quem tem? O mico-leão-preto está desaparecendo. Se não cuidarmos logo. Aqui na Terra estão sofrendo. Arara azul grande e a águia real tem belezas para mostrar. Mas se não forem preservadas serão mortas, aniquiladas. Todos eles se esquecendo de que um dia foi o homem que cuidou desse terreno. Não maltratava os animais E os deixavam aqui vivendo.

Instituto Monsenhor Hipólito


AMIZADE INGRID VITÓRIA DE ARAÚJO MACÊDO

Surge bem de mansinho. Quando duas pessoas se conhecem. Se for fraca ninguém lembra. Se for duradoura ninguém esquece. Pois o verdadeiro amigo ajuda-nos a viver. Apaga nosso medo. Dá-nos força e saber, e com cuidado guarda segredo, luz do meu viver. Na tristeza nos consola. Nas horas de frio nos dá calor. Acompanha-nos sempre e em todas as horas. E na vida nos dá amor. Com carinho sempre nos ampara. Livra-nos de emboscadas. Por isso nunca devemos magoá-los. É com carinho que se trata. Uma linda amizade não se apaga. Guarda-se no fundo do coração. É melhor que ouro ou prata. Veja que amizade linda, de rua e de casa.

Projeto Leitur’Arte 2014


POEMA PARA MINHA MÃE JOÃO BOSCO DE MEDEIROS JÚNIOR

MÃE minha queridinha. MÃE minha rainha. Eu te amo muito, minha mãezinha lindinha. Você é a pessoa mais importante de minha vida, pois sem você eu não existiria. És minha mãe, minha doce rainha. Obrigada por existir em minha vida. Sem você meu dia não é nada. Sem você meu dia se acaba. És a luz do meu viver. Dedico a minha vida a você. Minha mãezinha, meu bem querer. Não é segredo o que sinto por você. Obrigada por tudo, razão do meu viver. Por estar sempre aqui ao meu lado a me ver.

Instituto Monsenhor Hipólito


COPA DO MUNDO JOÃO PEDRO VIANA COÊLHO

Em 2014, todo mundo já viu. A copa do mundo foi no Brasil. Vários países. Uma única paixão. Torcemos pelo Brasil, para ele ser campeão. As cidades que sediaram os jogos da Copa prepararam-se muito para a festa da bola. O nosso país abraçou as nações deu um ótimo exemplo de organização. Deixou seus problemas para as eleições.

Projeto Leitur’Arte 2014


A AMIZADE LAYRA KAROLLYNE DE MOURA SILVA

É muito bom ter amigos. E amigos verdadeiros. Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os velhos, antigos. É bom olhar no rosto dele E ver que ele está feliz É melhor ainda, se foi você quem quis assim. É bom, é gratificante vê-lo satisfeito. Principalmente se for pelos seus ótimos feitos. É bom sentir que ele é companheiro. Que ele te apoia e que está do seu lado o tempo inteiro. É bom poder estar com ele. É bom poder contar com ele. É bom poder viver com ele. É bom poder compartilhar tudo com ele!

Instituto Monsenhor Hipólito


UM CÃO ADORÁVEL LEANDRO DE MOURA RODRIGUES

Havia um cão na rua, bonito e sorridente. Ele era muito bom, mas também era contente. O cão foi à praça à procura de caça. De tanto comer a barriga começou a doer. O cão não tinha nome, mas um nome lhe dei. Passou a se chamar Bob. Que lindo nome eu achei. O cão de patas para cima começou a latir como buzina. E a plateia a assistir se bolando de sorrir. Cão muito inteligente. Não tinha nada de inocente. Com seus óculos de lente. Que cão engraçado que me deixou contente!

Projeto Leitur’Arte 2014


A AMIZADE LÍVIA MARIA RODRIGUES LOPES E SILVA

A amizade é uma coisa que não podemos comprar. Não dá para forçar e nem inventar. Uma verdadeira amizade nunca se desfaz. Já uma falsa amizade para você tanto faz. Amizade importante é amizade de mãe e filha. Amizade interessante é amizade em família. Amizade de madrugada, amizade noite e dia. Como é bom ter amizade, como é bom ter alegria. Uma pura amizade é saudável, é sadia. Amizade verdadeira, de avó e de netinha. Amizade de verdade é impossível desfazer. O contato entre amigos, você deve merecer. Pois os melhores amigos você nunca pode perder!

Instituto Monsenhor Hipólito


A TERRA LOHANY VITÓRIA SANTOS ANDRADE

A Terra é nossa vida, É o local onde vivemos. Se não cuidarmos nessa lida, nossa Terra perderemos. A Terra nos fornece plantas com frutos, Animais e muito mais. Se não cuidarmos e preservarmos, perderemos tudo e um pouco mais. Vida que nunca se acaba. Não existe em local nenhum. Vamos cuidar da natureza. Evitando jogar lixos no chão. Só limpando a sujeira É que protegemos nosso mundão. Digo-te com toda certeza, Desmatando não dá não. As árvores são destruídas, E no ar mais poluição. As águas mais sujas ainda podem nos deixar com sede. Imagina! A Terra é nossa mãe. Mãe da natureza, e dos pássaros, de beleza. Mãe das plantas e seres humanos. Cuide com carinho e nobreza.

Projeto Leitur’Arte 2014


O CAMPO DE FUTEBOL LUAN ARAÚJO MOURA

No campo onde tem jogo Encontra torcedores dando o toco. Encontra a bola com seu encanto. O homem inocente lá no canto. No campo, o Brasil tem o Neymar Que chuta para frente até acertar. As pessoas esperam até raiar. A bola na rede balançar. No campo os times podem jogar. Com outras seleções até cansar. Tentando correr e bem jogar. Para torcida inteira participar. No campo jogando para o mundo inteiro. É hora de elogiar o goleiro. Com um pouco de fé e muito esforço. Jogar para o Brasil é como um ouro. No campo tem a lateral. O tiro de meta e coisa e tal. E o tiro de canto, tem os pênaltis. Para balançar gol, com suas chuteiras.

Instituto Monsenhor Hipólito


POESIA LUCAS VICTOR RODRIGUES MACEDO

Não tem hora nem lugar Para uma poesia eu criar. De madrugada, ao amanhecer, De tarde, de noite ou enquanto eu viver. Poesia de leste a oeste do país. Poesia para quem sabe o que diz. Poesia na mente do poeta. Poesia para quem gosta de festa. Quem cria poesia, cria tudo. Gosta muito de rimas e histórias de tudo. Quem lê poesia se surpreende. Com os fatos narrados por tanta gente. Outros que contem e passo a passo eu busco. No ontem, no hoje, No amanhã e em tudo. Poesia de amor, e até de poesia. Poesia de casos de famílias. Para completar a situação. Já leu poesias de irmãos?

Projeto Leitur’Arte 2014


MINHAS PRECES MARCONY HENRIQUE BENTO SOUZA

Minhas mãos em prece... Rezam-te em recolhida oração. Não há culpa, nem perdão para a distância, muito menos para a razão sem razão! Minhas mãos em prece... Acolhem-te na imensidão. Recolhem em silenciosa emoção. No mais doce contato com a oração. Minhas mãos em prece... Percebem o quão bom é viver. Recebem as orações para Deus Como perdão do novo ser. Minhas mãos em prece... Refletem o poder do amor. Deixam o ódio de lado e agem a favor do louvor. Minhas mãos em prece... Se recolhem no canto da fé.. Pede pelo Seu perdão. Solicita o amento da fé.

Instituto Monsenhor Hipólito


A ALEGRIA NATÁLIA EVÊNCIO SOUSA LUZ

Com minha alegria Vejo a lua. Com minha alegria ando na rua. Com minha alegria nado no mar. Com minha alegria respiro o ar. Com minha alegria cheiro um amor. Com minha alegria sinto um louvor. Com minha alegria sinto a harmonia. Com minha alegria ouço Maria. Com minha alegria compro um celular. Com minha alegria eu só sei amar.

Projeto Leitur’Arte 2014


MÃE ESPECIAL PABLO SANTOS BEZERRA

Vou fazer um poema para minha mãe. Existe uma pessoa legal. Muito especial. Esta pessoa não é normal. Uma mãe tão genial. Ela pode reclamar. Pode me ensinar. Mas meu destino é amar. Sem deixar de te beijar. Ela é tão bela. Mas que cinderela. Eu me amarro nela. Sinto saudade até quando estou um segundo sem ela. Sou um menino educado, que reconhece as qualidades da mãe. O meu nome é Pablo, estou sempre ao seu lado. Te desejo: “Feliz dia das mães!”

Instituto Monsenhor Hipólito


O AMOR RÂNIA NUNES MOURA FÉ

E nesta luta ainda sigo. Pois teu amor ainda está comigo. Ele me fere parece até castigo. Mas mesmo assim, quero viver contigo. Ainda não sei que caminho devo seguir. Não sei se devo ficar ou partir. Você sempre diz para eu sair. Mas meu coração está sempre a resistir. Sei que isso parece uma loucura gigante. Mas, por mais que você esteja distante meu coração pede para que eu vá sempre adiante. Pode me chamar de louca, mas não esqueço você um instante. A vida lá fora parece não passar. As coisas passam, mas eu não deixo de te amar. Não quero por seu amor implorar. Só quero uma chance para ao seu lado estar. Minha amiga, deixa eu te amar!

Projeto Leitur’Arte 2014


MARIA DE JESUS RITA DE KÁSSIA CARVALHO BARBOSA

Maria de Jesus, Foi o desafio da medicina. Dos médicos de plantão. Nos lugares que passou, só alegria deixou. Encantou muita gente. Que disse: “Essa menina é de Jesus”. “Ela vai viver”. Viveu 5 anos até sua morte acontecer. As lembranças ficaram plantadas nos lugares em que passava. A família não se desesperou mas a saudade ficou. A menina de Jesus veio com uma missão. Nos ensinar que o amor e a união são importantes em todo coração.

Instituto Monsenhor Hipólito


NADA DE VIOLÊNCIA RODRIGO LEAL GONÇALVES NUNES

Vai ser muito legal. Vai ser genial. Esse poema vai ter uma alegria fora de normal. Não tem tristeza. Nem desavenças. Só paz e harmonia. Para uma boa sintonia. O mundo é trabalho de Deus. Ninguém tem bons atos como os Seus. Nada de violência. Vamos aderir a inocência. As crianças são a esperança. De um mundo com muitas bonanças. Um futuro que está comprometido. É necessário os conselhos de um amigo. O meu poema acaba por aqui. Nosso caminho, devemos seguir. Para nunca mais se inibir. E sempre procurar aqui sorrir.

Projeto Leitur’Arte 2014


O BULLING TIAGO RODRIGUES SOUSA ALMONDES

O bulling não é legal, pois ele prejudica e deixa a pessoa mal. A pessoa que faz não sabe que magoa. Ele só faz isso quando está vivendo a toa. Pensamos que é legal xingar e falar mal. Mas não sabemos que é prejudicial. Fazemos isso sem saber no que vai acontecer. A pessoa se revolta quando não quer esclarecer. Temos todos que ser amigos. Sem ter nenhum inimigo. Pois todos somos iguais. Deus nos criou para sermos especiais!

Instituto Monsenhor Hipólito


AUTOBIOGRAFIA DE VITÓRIA VIEIRA VITÓRIA VIEIRA DE SOUSA

Meu nome é Vitória, tenho 10 anos e estudo no Instituto Monsenhor Hipólito, na cidade de Picos (PI). Eu sou alegre, esperta, inteligente e brincalhona. Minha família é muito divertida e engraçada, para mim ela é única. Ajudamo-nos sempre que necessário, estamos sempre ao lado uns dos outros. A união é necessária para a boa convivência. Moro em Picos no Piauí e vivo muito feliz, pois meus parentes moram distantes uns dos outros mas não deixam de se preocuparem com o bem-estar de todos na família. Tenho muitas amigas, tantas que prefiro não citá-las, são maravilhosas e divertidas, sempre me deixando contente. Tudo em minha vida é conquistado com dignidade e aceito vitórias e derrotas com muita facilidade. Gosto de ser eu mesma porque eu me defino em várias coisas, mas acima de tudo eu ganho muito com isso. Só de pensar que ao meu lado tenho amigas e uma família maravilhosa, as palavras me fogem e me emociono muito. Fazendo um resumo sobre mim, eu adoro sempre sorrir.

Projeto Leitur’Arte 2014


SOMOS CRIANÇAS WIVIANNE CARVALHO LEAL BARBOSA

Somos a vida em expressão. Nós queremos compreensão. Da alegria, o esplendor. E dos adultos o amor. Vamos crescendo e imitando. O caráter se formando. Os grandes que nos animam. Nas coisas que nos ensinam. Sejam vocês nossos guias. Dia e noite, noite e dia. Bons amigos das crianças. Iluminem nossa vida de Esperanças. A nossa crença infantil. Nós somos o seu Brasil. De sua crença na Irmã. Todos os dias de manhã.

Instituto Monsenhor Hipólito


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.