Livro 4ºano C

Page 1

4ºC ANO GLAUCILEINA DIAS Professora

“Nunca Leitura está é a chave só quem parapossui se terumumbom universo livro para de ler ideias e boase ideias uma tempestade sobre as quais de palavras. meditar.” Pedro Renato BomKehl Jesus

PAZ SINCERIDADE UNIÃO RESPEITO AMOR

ELLEN CRISTINA C. DA ROCHA / MARINA SILVA RAMOS - 4º C


MEU CORAÇÃO AMANDA HELEN MOURA OLIVEIRA ALBUQUERQUE

Com meu coração sinto a paixão. Com meu coração vejo a emoção. Com meu coração sinto a educação. Com minha educação voo de montão. Com minha paixão me envolvo com a sensação... E será que Deus existe? Que sugestão? Sim. Deus existe e cuida do meu coração. Deus está no céu? Nas águas do mar? Naquele seu véu? Que se pões a casar? De onde estiver conhece meus pensamentos. Não deixa ao vento e nem ao relento. Não tenho tormentos. Deus é onipotente, Ele é onipresente, O Pai está sempre presente. Por isso, esteja sempre contente. Deus está sempre com a gente. Nossa vida fica mais contente.

Projeto Leitur’Arte 2014


A NATUREZA ANA LÍVIA RAMOS RODRIGUES ALENCAR

A natureza é como uma flor. Frágil, dócil e sem rancor. É como um arco-íris cheio de cor. Que nos transmite paz com muito amor. A natureza é colorida. Como a fé na minha vida. A natureza é alegre. Vive e sente de sul a leste. A natureza é paixão Tem alegria no coração. Nos transmite sempre muita emoção. A natureza tem amor Mas às vezes ela sofre dor. Dos que a maltratam com fervor.

Instituto Monsenhor Hipólito


A MINHA GATINHA JULIETA BYANCA HELLEN LIBERATO DE SOUSA

Minha gatinha se chama Julieta, é muito charmosa e gosta de brincar. Seu apelido é Juju. Ela é peludinha, amarela, carinhosa, engraçada, divertida, quer me morder o tempo inteiro. Juju gosta tanto da minha irmã e de mim que sempre quando a minha mãe quer brigar conosco por algo de errado que nós fizemos, ela nem deixa a minha mãe começar, já começa a miar e não deixa a mamãe se aproximar. Não gostamos de passear com ela, pois temos medo que ela se machuque. É muito zangada e quer avançar nos animais maiores que ela. Julieta é tão esperta que sabe se defender contra os cachorros valentes da nossa rua. Já faz parte da minha vida como alguém da família. Ter um animal de estimação nos deixa leves, contentes e faz com que tenhamos a responsabilidade de cuidar de um ser tão maravilhoso criado por Deus.

Projeto Leitur’Arte 2014


O ANIVERSÁRIO DE JUJU CAMILA MARIA LEITE MONTEIRO DE CARVALHO LOPES

Era um dia muito alegre, pois era o aniversário de Juju. Tudo estava perfeito, até os pássaros estavam cantando suavemente. A mãe de Juju, dona Lupita fez bolo de chocolate, brigadeiros, etc. Juju foi para a escola muito feliz pensando em sua festa de aniversário. Todos os amigos estavam lá na sua festa: Clara, Ana, Nicole, Beatriz, Joana, Marcos, Matheus, João, entre outros. Ela ganhou muitos presentes como: perfumes, roupas, sapatos, brinquedos e muitas outras coisas. No outro dia, a menina chamou todos os seus amigos para brincarem com seus novos brinquedos. Ela os recebeu com seu vestido novo e sua sapatilha nova. Juju ficou muito feliz com seus presentes!

Instituto Monsenhor Hipólito


O CATECISMO CHRISTIAN NEIVA GONÇALVES

Meu nome é Christian e tenho nove anos, moro no bairro Passagem das Pedras e estou me preparando para a Primeira Eucaristia. Todos os sábados às quinze horas eu vou à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que se localiza em meu bairro. Na Igreja tenho aulas de catecismo com a professora Geovana e ela nos ensina a rezar o Pai Nosso, a Ave Maria, o Credo, a Salve Rainha e nos dá bons conselhos. O catecismo promove o contato entre várias crianças que se unem em prol do mesmo objetivo: conhecer a palavra de Deus e ser catequisado. Todas as crianças são do meu bairro. No dia de 26 de novembro eu vou fazer a Primeira Eucaristia e vou ser batizado novamente como filho de Deus. É com grande prazer que descrevo um momento tão importante em minha vida.

Projeto Leitur’Arte 2014


A NATUREZA DAVID ERIVAN DE LIMA

A natureza está sempre à nossa disposição. Não paramos para pensar, e nós a exploramos sem sessar, Esquecendo que ela é o nosso lar. A consciência devemos utilizar, Nossa natureza não podemos desmatar, Mas devemos proteger e cuidar, E os nossos rios não vamos mais sujar. Para que as queimadas, então? Se nos fazem mal de montão? Vamos organizar um mutirão? Para que não aconteça nada de ruim não. E a natureza precisa de nossa colaboração. Nada de poluir e, sim limpar com dedicação. Evitar desmatamentos, queimadas, poluição e destruição. O nosso futuro depende de nossa contribuição.

Instituto Monsenhor Hipólito


UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA DÉBORAH MARIA SOUSA LEAL

Era uma vez uma professora muito maluquinha que se chamava Helena. Ela não enviava tarefas de casa, não realizava provas e depois da explicação as crianças podiam conversar até o recreio. Todas as crianças adoravam a professora porque ela conseguia fazer com que todos aprendessem os conteúdos. Havia outra professora, a Malvina. Ela era muito malvada porque sempre tentava mandar embora a professora maluquinha armando uma cilada. Certo dia, a professora Malvina trancou a Helena na sala. As crianças estranharam porque ela não compareceu à sala de aula. As crianças descobriram que a professora maluquinha estava trancada, e procuraram ajudá-la, libertaram a professora e ela voltou a dar aula normalmente. E a professora malvada foi embora e nunca mais se ouviu falar nela. Enquanto a professora Helena permaneceu na escola e era muito querida por todos.

Projeto Leitur’Arte 2014


MEU ANIVERSÁRIO EDUARDO DIAS BORGES

Meu aniversário foi muito bom. Teve bolo, brigadeiro, Refrigerante e bombom. Ganhei vários presentes. Uma bicicleta me deixou contente. Caixa de chocolate, perfume e bola. Me deixa feliz a tempo e a hora. O aniversário foi em minha casa. Uma verdadeira farra. Com vários convidados. Todos os meus amigos foram arrumados. Esse dia foi inesquecível. Magnífico e imperdível. Superou o invencível. Tudo me deixou muito sensível.

Instituto Monsenhor Hipólito


A FLOR MAIS BONITA DO JARDIM ELLEN CRISTINA CARVALHO DA ROCHA

Eu tenho no jardim a flor mais bonita que eu escolhi para mim. Logo, sinto a nobreza. E a flor fica uma beleza. É uma grande fortaleza. Eu tenho no jardim a flor mais bonita que eu escolhi para mim. Sempre que amanhece, algumas borboletas aparecem. Sempre que penso no amor, eu sinto que estou vendo a flor. Toda vez que olho para ela sinto uma ternura sincera. Sua cor é amarela. Veja que flor mais bela!

Projeto Leitur’Arte 2014


O ANIVERSÁRIO DA ANNA SOFIA ELYNNE MAFALDA BALDOINO ARAÚJO ABREU

Era uma vez uma menina chamada Anna Sofia, que ia completar sete anos e pediu para a sua mãe um aniversário com o tema das princesas, só que ela respondeu que não iria fazer o aniversário da filha. O que Anna Sofia não imaginava é que dona Carolina, mãe da menina, estava só fingindo, porque ela queria lhe fazer uma grande surpresa e contava com a ajuda de toda a família e amigos. No dia seguinte, era aniversário de Anna Sofia. A garota acordou muito triste e não tomou café da manhã. Por volta das 14 horas, Gláucia, prima dela, a convidou para ir à sorveteria e ela aceitou, mas a prima dela só estava querendo distraí-la, enquanto as outras pessoas organizavam a festa. Tudo ficou pronto logo, com a ajuda de todos, os primos foram comprar a decoração da festa, e dona Carolina foi buscar o bolo de dois andares com uma princesa em cima. As tias preparam os deliciosos docinhos, as amigas providenciaram os salgadinhos e as lembrancinhas e os tios providenciaram os refrigerantes. A festa estava pronta com muita perfeição. Quando Anna Sofia chegou de seu passeio com sua prima, se deparou com a festa que haviam lhe organizado. Não desconfiou de nada e se emocionou muito com toda a situação. Ela chorou de emoção e ficou muito feliz.

80

Instituto Monsenhor Hipólito


MEU CACHORRINHO ERIC BEZERRA LONDRES BARRETO

Eu tenho um cachorrinho bem peludinho. Ele tem cabelinhos pretinhos e lisinhos. Ele gosta de mim Como se gostasse de si Meu cachorro Bidu eu gosto muito de tu. Ele tem uma orelhinha bem bonitinha. Ele é fofão. É um lindo cachorrão. Ele tem uma barbinha bem lisinha e pretinha. Ele tem um rabinho bem pequenininho. Ele é fofão. Cheio de emoção. Ele tem um coração cheio de amorzão.

Projeto Leitur’Arte 2014


O MENINO E O CAVALO GUSTAVO DE ALENCAR RAMOS

Era uma vez uma um menino que se chamava Gustavo e morava em uma fazenda com seus pais e avós. Sua mãe se chamava Jéssica e seu pai Constâncio. Gustavo gostava muito de animais, especialmente de um cavalo de estimação que ganhou de seu avô Nicolau. O cavalo de Gustavo se chamava Raio de Luz. Ele era um cavalo grande, forte, veloz, avermelhado, com um pelo muito bonito. O menino sempre participava de corridas com o seu cavalo, mas nunca havia ganhado uma só vez. Até que um dia, os dois participavam de uma corrida e, após tantos esforços, conseguiram ganhar na compe-tição de cavalos. O menino Gustavo ficou muito feliz. Mas, felicidade não dura para sempre e, Raio de Luz machucou sou perna e não conseguia mais treinar. Gustavo pediu a ajuda de seu avô que procurou um veterinário e o levou para tratar de seu amigo de estimação. Após tomar alguns remédios para dor, o cavalo começou a se recuperar e, três dias depois estava como novo. Voltou a treinar, a correr em Vaquejadas, e o menino ficou muito feliz ao lado de seu cavalo.

Instituto Monsenhor Hipólito


O CACHORRO TOBBY GUSTAVO SILVA MOTA BEZERRA

Tobby é um cachorro muito travesso. Um dia ele saiu e foi passear fora da casa do dono dele e se perdeu. O dono de Tobby se chamava Guto e quando percebeu que se animal de estimação havia desaparecido, se preocupou muito. Chamou a sua turma para procurá-lo. A turma se dividiu em quatro grupos, a primeira equipe procurou em direção à pracinha, a outra foi ao parque aquático, o terceiro grupinho foi ao lado da escola e o último na quadra de esportes. Guto estava na primeira equipe de busca. Os seus amigos dos outros grupos encontraram três cachorros com o nome Tobby na coleira e tiveram dúvida se algum deles seria o cachorrinho do garoto Guto. Quando mostraram os cachorrinhos, um a um para Guto, suas esperanças de reencontrar o seu amigo fiel iam se esgotando, pois nem era o primeiro e nem o segundo que lhe mostraram. Mas, ao mostrarem o terceiro animalzinho, Guto, já cabisbaixo conseguiu sorrir novamente, pois esse sim, era seu amigo Tobby. Os dois brincavam felizes e mostravam como é importante ter um animal de estimação e cuidar dele com todo carinho. Tobby era para Guto como seu fiel, verdadeiro e melhor amigo.

Projeto Leitur’Arte 2014


MEU CACHORRO HIAN VITOR BEZERRA DE MACÊDO

Meu cachorro é fofinho. Chega sempre de mansinho. Dando muito amor e carinho. Ágil como um leão. Bonito como um lobão. É o meu lindo cachorrão. Brinca de jogar futebol, Pular corda e jogar voleibol. Ele é vivo como o sol. Gosta de correr na rua. Perde-se no escuro. Ele sente saudades suas. Vive no mundo da lua. Latindo, pulando e dançando. Feliz por estar embalando. Ele tem um coração, e me comove com emoção.

Instituto Monsenhor Hipólito


O CARACOL IAN EUGÊNIO ARAÚJO MONTEIRO

Meu nome é Ian e tenho nove anos. Na minha casa tem um campo de futebol onde brinco todos os dias. Paulo Víctor é meu melhor amigo e ele também gosta de jogar futebol. Um dia, quando estávamos brincando na escola, e era hora do recreio, vimos um caracol. E aquele animalzinho me chamou muito a atenção, mas, meu amigo Paulo Víctor não se importou com o caracol e me chamou para continuar o jogo, pois achava uma besteira termos parado de brincar para ver aquele “bicho”. Saímos para beber água, pois nosso recreio estava terminando. Enquanto Paulo Víctor se dirigiu para a sala de aula, voltei ao lugar onde encontramos o caracol, pois senti muita pena de vê-lo em meio ao sol carregando aquela concha enorme em suas costas. Ele me parecia tão triste, solitário e muito trabalhador. Viajei em meus pensamentos e me perguntei se existe uma escola para caracóis. Cheguei a conclusão que não, pois trabalhando pesado daquele jeito, só não tendo estudado o suficiente. Rapidamente, voltei para minha sala de aula e decidi que nunca mais daria trabalho para a minha professora e nem para meus pais. Seria motivo de orgulho para todos e passaria a maior parte de meu tempo estudando. Tornei-me um menino muito mais feliz.

Projeto Leitur’Arte 2014

85


FALANDO DE AMOR INGRID MOURA ALCÂNTRA SOBREIRA LEAL

É muito difícil falar em amor. É não guardar raiva ou rancor. Amar é olhar com o coração e não chorar de paixão. É ouvir com o coração e escutar uma canção. Viajar em meio a ilusão, e ter muita compaixão. Quando falamos em amor tudo abala, dá um tremor. Amor de mãe, amor de pai, amor de irmão e muito mais. Sentir pelo próximo, mostrar como posso estar mais perto, e fazer o que é certo. Como não falar de amor? Se de fato é o que faço com louvor? É verdade, um verdadeiro esplendor.

Instituto Monsenhor Hipólito


O CACHORRO LÁYZA BEZERRA DE SOUSA

Era uma vez um cachorro muito esperto, que se chamava Totó. Um dia, Diego, dono de Totó, brigou com ele e o d e i x o u triste, por esse motivo ele fugiu de casa. No outro dia, o dono de Totó o chamou e ele não apareceu. Logo ele se preocupou, pediu ajuda para sua amiga Roberta e os dois foram procurá-lo. Eles resolveram tomar um sorvete e planejar o que fazer para encontrar o cachorro. Quando terminaram o plano, saíram em busca de Totó e nada encontraram. No dia seguinte, resolveram ir para a escola juntos e no final da aula foram a um restaurante próximo à escola. Procuraram no mercado, na feira e em todos os lugares e não conseguiam encontrá-lo. Diego já estava muito preocupado com seu animalzinho de estimação. Em outra ocasião, Diego foi passear e encontrou Totó deitado debaixo de um viaduto e disse: – Eu estava preocupado com você, está muito frio aqui. Vamos para casa meu amigo. Desculpe-me, não queria brigar com você. Ao chegarem em casa foram tomar um banho, assistir TV, comer e dormir. Totó acordou muito feliz, pois Diego tinha preparado sua comida preferida.

Projeto Leitur’Arte 2014


MINHA ESCOLA LEONARDO CAMPOS BARBOSA PIO

Meu nome é Leonardo e moro em Picos no edifício Van Googh. Tenho nove anos e estudo no Instituto Monsenhor Hipólito e já conheço e brinco com todos os alunos da minha classe. Também brinco com meu primo André, e nós nos divertimos muito. Sou filho de Carla Rejane e Marcílio, amo muito os meus pais. Estou gostando da minha escola, já aprendi coisas que nem conhecia ou sabia. Estou aprendendo sobre a divisão nas aulas de Matemática. Minhas professoras titulares são Glaucileina e Cláudia e ambas são competentes e dedicadas. Toda segunda-feira tenho aula de catecismo e a catequista, a professora Antônia Fortaleza, fala sobre histórias de Jesus, como por exemplo, quando Jesus foi crucificado e também quando foi a ressurreição de Jesus. A Tia Fortaleza é muito boa e educada, mas às vezes ela fica zangada porque alguns meninos mal-educados fazem brincadeiras na sala de aula. Quando a aula de catecismo acaba volto pra casa e espero pela manhã seguinte. Na terça-feira, a minha primeira aula é de Inglês com a professora Walkércia e estou aprendendo sobre os meios de transporte e os lugares em inglês.

Instituto Monsenhor Hipólito


MINHA MÃE LÍVIA ALENCAR NUNES SOUZA PINHEIRO

Minha mãe é a melhor mãe do mundo porque sabe me fazer carinho, cuida bem de mim e tem como pagamento o meu sorriso sempre perto de si. Eu a amo muito, e um dia pretendo ser igual a ela. Saber cuidar, amar, ensinar, orientar e passar os verdadeiros valores da vida. Mulher humilde, gentil, carinhosa, amorosa e tudo que é de bom no mundo. Um exemplo bonito de ser humano. O que mais admiro nela é o carinho que sabe transmitir, a atenção sem igual, e o tempo dedicado a sua família. Não gosto quando ela briga comigo, fico muito triste, mas entendo que é para o meu bem. Paro, penso e tento me corrigir. Quem ama cuida e isso ela sabe fazer muito bem. Quando preciso de carinho penso logo nela. Não há como descrever algo ruim sobre ela, porque agradeço todos os dias à Deus por ter a melhor mãe do mundo.

Projeto Leitur’Arte 2014


MINHAS FÉRIAS MANOEL GUILHERME BORGES DA SILVA

Em minhas férias desse ano eu vou para Fortaleza ou Parnaíba. Para Fortaleza eu já fui várias vezes e em Parnaíba eu ainda não fui. Estou ansioso, pois será muito legal. Meu irmão e eu queremos ir para Parnaíba e meus pais querem ir para Fortaleza, mas quem decide são eles e sei que irão concordar em ir para Parnaíba. Quando nós fomos para Parnaíba foi muito divertido, eu brinquei na areia da praia com meus pais e meu irmão, comemos e passeamos muito. Quando chegamos lá fomos para um hotel que ficava em frente à praia, lá tinha uma piscina bem grande e nos divertimos nela. Depois fomos conhecer outros lugares muito bonitos. Foi uma viagem inesquecível.

90

Instituto Monsenhor Hipólito


O SER HUMANO MARIA EDUARDA DE SOUSA

O ser humano depende de quatro elementos para sobreviver: água potável, terra para plantar alimentos, ar para respirar e o fogo mais conhecido como sol por seu calor e por ser a única maneira das plantas fazerem a fotossíntese. As pessoas conseguiram uma ligação incrível com os animais, principalmente, com os cães que hoje são considerados os melhores amigos do homem. Mas há um problema, os seres humanos também desenvolvem bactérias transmissoras de doenças. No entanto, o homem é capaz de raciocinar, o que facilita na descoberta de combate ou de encontrar uma forma para evitar diversas doenças, como vacinas, remédios, entre outros. Ele transforma o meio em que vive para construir casas e cidades inteiras, em prol do desenvolvimento da sua vida em sociedade.

Projeto Leitur’Arte 2014


SER MÃE MARIA JOAQUINA DE ARAÚJO

Ser mãe é desdobrar-se em pura emoção. Ser mãe é amar incondicionalmente. É vibrar e se mostrar valente. Onde na vida, o amor cantando vibra. E combate as mazelas da vida. Ser mãe é ser um anjo, que embala o filho sobre um berço dormindo, e o chama de arcanjo. É ser anseio. É ser temeridade. É ter receio. E força de vontade. Tudo que uma mãe mais deseja, é o bem do filho, que seja, de sangue ou adotivo, é um amor com muito cativo. Ser mãe é andar chorando num sorriso. Ser mãe é ter o mundo e não ter nada. Ser mãe é padecer num paraíso.

92

Instituto Monsenhor Hipólito


HOMENAGEM A MINHA MÃE MARIA LÚCIA DE MORAIS SOBREIRA VALENÇA

Minha mãe é amorosa. Quando estou perto dela sinto cheiro de rosa. Quando eu chego, ela amarra meu cadarço, e eu dou um apertado abraço. Minha mãe é só minha. Eu nunca a deixo sozinha. Ela é minha companhia. Me traz grande alegria. Minha mãe é sensível. Quando eu chego já quer um beijinho. Uma atitude infalível. Mãe dá muito amor e carinho. Eu amo minha mãezinha. Linda como uma florzinha. Minha mãe é muito amada. Vai ser para sempre cristalizada. Nossa união é muito grande, ela me ama de paixão. Minha mãe está no coração. Com muita fé e emoção.

Projeto Leitur’Arte 2014


MÃE MARIA LUIZZA ALENCAR DE DEUS SILVA VIEIRA

Mãe, foi assim que tudo começou. Dentro da sua barriga eu já sentia o seu amor. Porque Deus permite Que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite. É tempo sem hora. Luz que não apaga. quando sopra o vento. Chuva que desaba aqui por dentro. Mãe, natureza de beleza. Sua realeza de amor e pureza. Vitoriosa e amorosa. Que é sempre cuidadosa. Pessoa que ajuda a gente, e para sempre ajudará. Ela que cuida da gente, e para sempre cuidará.

Instituto Monsenhor Hipólito


O JARDIM COLORIDO MARINA RODRIGUES SOUSA

Eu conheço uma garota chamada Clara e ela gosta muito de flores, é muito esperta e muito inteligente. A menina se mudou para uma casa vizinha a minha faz pouco tempo. Clara tem um lindo jardim colorido com várias flores de todas as cores e de muitos tipos. E todo dia ela pinta uma flor de cor igual e outra de cor diferente. A garotinha gosta muito de ver e pintar em vários quadros as suas flores. Ela é muito legal, sensível e gosta muito de cultivar, sentir e desenhar flores. Ela usa roupas com vários desenhos de flores e pinta flores. Todo dia sai na rua para comprar flores, quadro de flores ou ainda, roupas de flores.

Projeto Leitur’Arte 2014

95


VIAGEM EM FAMÍLIA MARINA SILVA RAMOS

Minhas férias foram agitadas, minha família e eu viajamos para vários lugares e foi muito legal. Passeamos em Teresina, São Paulo, Fortaleza, Parnaíba, Luís Correa, Jeriquaquara e Serra da Capivara. O primeiro local de nossa turnê foi em Teresina. Minha família e eu tínhamos combinado em assistir a um filme no Shopping e tomarmos sorvete. Um dia depois fomos para a AABB banhar de piscina. O passeio foi muito legal, pois, brincamos de pega-pega no escorregador. Até que minha mãe nos chamou para jantar na casa da tia dela e nós concordamos. Depois, fomos para São Paulo e algo muito desesperador ocorreu nessa viagem, pois meu irmão saiu sem nos avisar e foi brincar no espaço de jogos. Todos ficamos desesperados. Procuramos por toda parte até que o encontramos e ele ouviu aquele sermão. Já em Fortaleza, visitamos um parque de diversões, brincamos na roda gigante, na montanha russa, na minhoca, no pula-pula, e em diversos outros brinquedos. Além disso, a praia foi muito divertida. O nosso próximo ponto de viagem foi Parnaíba e depois Luís Correa, e levamos um colegas de Brasília para conhecer as belas praias do litoral piauiense. Lá, nós comemos camarão, bebemos água de coco, nos deliciamos com sanduíches e todo tipo de comida litorânea. Em Jeriquaquara, nos hospedamos em um hotel e aproveitamos suas belezas naturais. O sol da praia era maravilhoso e muito chamou a atenção as diversas pessoas que lá se divertiam. Partimos em direção ao Parque Nacional de Serra da Capivara. No parque, o que mais gostamos foi do espaço da Pedra Furada, com pinturas rupestres e objetos de barro confeccionados no local, havendo também o Museu do Homem Americano com muitos fósseis de animais. Como foi possível observar, viajar em família é muito divertido, além de ser uma grande aventura.

Instituto Monsenhor Hipólito


COPA DO MUNDO MURILO PARACAMPOS BRITO FERREIRA

Curiosos para ver quem vence a Copa? Ouvimos a torcida gritar gol! Paz e sorte para todos na Copa. Amigos seremos, você topa? Damos força ao nosso país. O país pensa na vitória. Mandamos parar a violência e que haja um bom jogo. Unidos formamos a raça verde e amarela. Não agredimos os outros, mas solicitamos socorro. Derrotamos todos os adversários. Oramos por um jogo limpo e para ganharmos com raça. Damos força ao nosso país. O país pensa na vitória.

Projeto Leitur’Arte 2014


A MENTE PAULO VICTOR LUZ DA SILVA ARAÚJO

Com minha mente vou ao espaço. É mente de aço. Que vence o cansaço. Se prende como um laço. Com minha mente viajo para a lua, e passeio na rua. Viajo para o céu, e escrevo em papel. Com minha mente vou para a África. Leio e conheço Noé em sua arca. Com minha mente imagino a nascente, e guardo na mente como uma semente. Com minha mente crio e invento, Viajo ao vento com muita emoção. Com minha mente acendo a fogueira, de fé e certeza e muita união. As mentes são importantes, e são impressionantes. A mente saudável, é mais que indispensável.

Instituto Monsenhor Hipólito


O MEU CACHORRINHO PEDRO AIRTON DE MOURA VELOSO

Eu tenho um cachorrinho bem cheirosinho. Ele é mesmo lindinho. Macio, lisinho, com olhinho miudinho. Todos o acham fofinho. Ele tem um coração, que transmite muita emoção. Ele tem uma barbinha pretinha e lisinha, O nome dele é Chop. Chop é legalzão, e muito bonitão. Ele tem uma mente muito inteligente. Tudo que a gente ensina, ele aprende. Quando está no meu quarto ele fica piradinho. Esse é o meu cachorrinho.

Projeto Leitur’Arte 2014


HORA DE AVENTURA RAFAEL IBIAPINO DE MOURA SANTOS

Era uma vez, dois garotos chamados Fin e Jake. Eles eram irmãos e moravam no mundo de Or. Os dois tentavam salvar a princesa Jujuba do Rei Gelado, um velho que gostava de raptar princesas. No mundo de Or tinha muitas princesas e o Fin gostava da princesa Jujuba. Nesse mundo também morava a vampira Marceline e outras princesas como a Caroço que tem uma voz de homem, a princesa Trapo, a princesa Fantasma, a princesa Músculo e outras; todas tinham bom coração. Lá é um lugar muito doido e divertido e o Jake é apaixonado pela Iris Córnio que era da família dos unicórnios. Ele não tinha pai, pois o seu faleceu em uma de suas aventuras. Fin e Jake moravam em uma casa na árvore no mundo de Or. Esse mundo era um lugar agitado, com muitos mocinhos e vilões, vários ambientes que destacam a natureza, colorido, com um lindo arco-íris e gigantes incríveis. Inclusive, todos sempre são salvos pelo Billi que é um dos gigantes. Lembrar dessa incrível história é sempre “Hora de Aventura”.

Instituto Monsenhor Hipólito


O CARRO VELOZ RAFAEL VÍCTOR LUZ DA SILVA ARAÚJO

O Relâmpago Mcqueem era um carro de corrida muito veloz que sempre era convidado para participar de grandes competições e na maioria das vezes chegava nas primeiras colocações. Ele tinha muitos amigos que lhe ajudavam sempre que precisava. Certo dia, ele foi chamado para uma corrida e seu amigo Toon Mate ficou com muito ciúmes, pois também queria participar da mesma corrida de Mcqueem. Viajaram para Nova Iorque e visitaram a pista de corrida e se direcionaram para o hotel dos carros. No dia seguinte, Mcqueem e seus amigos se prepararam para a corrida. Quando a corrida iniciou tudo ocorria tranquilamente até que Mcqueem furou o pneu e se atrasou uma volta. Mate avançou para ultrapassar os demais adversários e ganhar espaço para seu amigo. Mcqueem entrou na corrida novamente e acelerou ultrapassando os seus adversários. Na última volta, disputava o primeiro lugar com seu amigo Toon Mate e conseguiu vencê-lo por questão de segundos. Mcqueem ficou com o primeiro lugar e Mate em segundo lugar. Os dois ficaram muito felizes e foram festejar.

Projeto Leitur’Arte 2014


EU VEJO UMA NUVEM RAYRA MICAELLY SANTOS URTIGA

Eu vejo uma nuvem pirulito será que é verdade isso? Eu vejo uma nuvem de pupilo e me faz pensar em dar sumiço. Eu vejo uma nuvem sorvete será que ela é verde? Eu vejo uma nuvem de foguete e parti em direção a Cabo Verde. Eu vejo uma nuvem brigadeiro será que choverá o dia inteiro? Eu vejo uma nuvem de pinheiro e o natal chegará mais cedo. Eu vejo uma nuvem coca-cola parece que estou jogando bola. Eu vejo uma nuvem de dondoca e vejo o Caim comprando paçoca. Eu vejo uma nuvem coração e vou amando de montão. Eu vejo uma nuvem de tendão e me vejo dando o meu perdão. Eu vejo uma nuvem violeta e é hora de fazer careta. Eu vejo uma nuvem de maleta e penso em sorrir a tarde inteira. Eu vejo uma nuvem no céu e vou escrevendo no papel. Eu vejo uma nuvem sanduíche, me deu vontade de jogar boliche. Eu vejo uma nuvem triste será que você não existe? Eu vejo uma nuvem a brilhar e logo volto a te amar.

Instituto Monsenhor Hipólito


A VIDA NO PLANETA TERRA STELA CANTELLI GEROLINETO

O universo surgiu com uma grande explosão chamada BIG BEN. Com essa explosão nasceram os planetas, as estrelas e tudo que há no universo. Cada vez mais o universo vai se expandindo e criando várias galáxias. Nós moramos na Via Láctea, ela é cheia de sistemas. Fazemos parte do Sistema Solar. Nesse sistema, há vários planetas, entre eles o planeta em que moramos a “Terra”. Até hoje não se sabe se há vida em outros planetas, pois eles são muito distantes. A maior parte do planeta Terra é repleta de água. Ele é cheio de árvores, diversos tipos de animais, pessoas diversificadas, e muitas belezas naturais. Todavia, tamanha beleza está sendo ameaçada pela própria ação do homem que desmata a natureza, polui o ambiente, faz queimadas, utiliza gases tóxicos que destroem a camada de ozônio da Terra. É necessário evitar a destruição do nosso planeta por meio de manifestações, palestras, grupos de reflorestamento, vídeos educativos, entrega de panfletos, distribuição de cartazes e divulgação de uma campanha desse tipo nas escolas.

Projeto Leitur’Arte 2014


HOMENAGEM À MINHA ESCOLA TOM LUCAS MACEDO LEAL

Eu estudo no Instituto Monsenhor Hipólito desde o ano de 2014. Desde que eu cheguei gostei de minhas aulas, professoras e fiz novos amigos. Aprendi muitas coisas nessa escola: conteúdos novos, valores importantes e muitas coisas que me ajudam a crescer. As tarefas são bem elaboradas e as professoras se dedicam muito ao que fazem. Gosto de jogar bola com meus amigos nos recreios, dos lanches, dos espaços, da biblioteca e de tudo. O que também me chama a atenção são os momentos cívicos, que procura nos incentivar na valorização da pátria. Os primeiros amigos que conheci foi Gustavo e Paulo Vítor, e entre outros, Leonardo e Davi. Meu colégio valoriza a família e trata de homenagear pais e mães em suas datas comemorativas, além de incentivar a divulgação da cultura com suas feiras culturais. Colégio assim não há e esse já é o meu lugar.

Instituto Monsenhor Hipólito


MAMÃE VIRNA GUIMARÃES MELO

No meu coração, sinto a emoção. Tenho a sensação, de termos união. Sei que fui criada com muito carinho. Por minha mãe eu fui amada, e tocada de mansinho. Ela que me deu amor. E é linda como uma flor. É tamanha sua nobreza. Minha mãe é uma beleza. Sempre estará em minha mente, como a mais bela das sementes de raízes permanentes, e que envolve toda gente. Mamãe me ajudou e cuidou. Me ensinou e educou. Quando ela sorri pra mim, minha vida parece um lindo jardim cheio de flores de jasmim.

Projeto Leitur’Arte 2014


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.