Livro 2ºano C

Page 1

2ºC

ANO

Mª EDILETE DE S. C. AGOSTINHO Professora

Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.” Rubem Alves

MARIA EDUARDA DE ALENCAR LEAL - 2º C


MINHA BÍBLIA ALANY ISABELLE DA SILVA SOUSA

Minha Bíblia querida, é um livro abençoado de luz e saber. Você é um tesouro no qual já tenho acesso. Minha Bíblia tão amiga, eu vou guardar-te com carinho e quero te ter sempre, mesmo quando eu for velhinha. Na Bíblia tem muitas histórias que são exemplos de vida para todas as pessoas. Parábolas que contam milagres de Jesus Cristo e seus apóstolos e de homens escolhidos por Deus para transmitirem alguma mensagem importante. A minha mãe me presenteou com a Bíblia Sagrada e eu fiquei muito feliz. A Bíblia ensina que devemos amar a todos como a nós mesmos e só podemos adorar a Deus.

Projeto Leitur’Arte 2014


O URSO E O PÁSSARO ANA CLARA MOTA SOARES

Era uma vez um urso que vivia sozinho na floresta. Ele gostava de brincar, dançar, comer mel, passear pela floresta para tentar encontrar algum amigo, mas ninguém queria chegar perto dele, pois o mesmo tinha fama de valente. Certo dia, ele estava passeando e viu um pássaro que estava cantando na árvore mais alta da floresta. O urso que se chamava Teddy ficou feliz com o canto do pássaro e tentou se aproximar. Não conseguiu chegar muito perto do belo pássaro, pois ele sentiu muito medo do enorme urso e saiu voando. Aquela atitude deixou o urso muito triste. Então, Teddy foi para a sua caverna na floresta. Passaram-se alguns dias e o urso retornou à arvore que encontrara o pássaro cantando. Então, o reencontrou lá. O pobre do pássaro estava muito machucado, pois uma grande águia havia lhe atacado. O urso logo se dispôs em ajudálo. Passou um remédio natural na asinha do passarinho e cuidou do mesmo até sua total recuperação. Os dois ficaram amigos e Teddy ajudou o pássaro a reencontrar sua família.

Instituto Monsenhor Hipólito


JOÃO E MARIA ANA LETÍCIA PAULINO DA SILVA SANTOS

Era uma vez, duas crianças que se chamavam João e Maria. Eles viviam em uma casa grande casa com um belo jardim e flores vermelhas e azuis, portanto, sentiam vontade de conversarem, mas eram separadas por suas cores. Maria era uma flor vermelha da família das rosas. E João era da família das tulipas azuis. Suas famílias jamais se misturavam e havia uma certa confusão, pois uma flor queria ser mais bonita que a outra e chamar a atenção. Certo dia, os dois que eram muito curiosos, saíram do jardim e foram brincar na floresta das flores coloridas. Havia flores amarelas, rosas, brancas, de cor lilás, de cores diferentes que até parecia o reflexo do arco-íris. Chegando lá, João e Maria se encontraram. Eles ficaram muito amigos e começaram a brincar. Não perceberam que a noite estava chegando, e os dois se perderam. Os pais de João e Maria, juntos com todas as flores vermelhas e azuis foram procurar seus filhos na floresta e conseguiram encontrar os dois. Um ajudou ao outro e suas famílias se tornaram grandes amigas.

Projeto Leitur’Arte 2014


A PRAIA DO CUMBUCO ANA LUISA MACÊDO LIMA

A praia do Cumbuco fica em Fortaleza no Ceará. Eu fui passear na praia e brinquei muito na areia, tomei banho e peguei conchinhas. As crianças que estavam lá vinham de outros estados do Brasil e do Japão. Eu fui para lá com minha mãe, meu pai e meu irmão na Semana Santa de 2014. Nós viajamos de ônibus e ficamos na casa de nossos parentes. Durante esse passeio fiz amizade com duas meninas japonesas. Além da praia, fomos ao “Ir Park” e nos divertimos muito. Nós agradecemos a Deus por esse lindo passeio em família.

Instituto Monsenhor Hipólito


A COPA DO MUNDO ANDRÉ AVERROIZ NUNES MOURA

O futebol é o esporte mais conhecido e praticado no mundo. O Brasil é o país que mais tem títulos em Copas do Mundo, pois ele já ganhou cinco vezes e é Pentacampeão do Mundo. A Copa do Mundo de 2014 aconteceu no Brasil. Nosso país teve muitos adversários fortes. Entre eles, a Colômbia e a Alemanha. O Melhor jogador do Brasil é o Neymar Júnior. No jogo contra a Colômbia ele sofreu uma fratura e ficou fora do último jogo do Brasil. O time brasileiro passou um grande vexame quando jogou contra a Alemanha, pois perdeu de 7 a 1 e não conseguiram se esforçar o suficiente. Nesta Copa a Campeã foi a Alemanha e o Vice-Campeão foi a Argentina. Não conseguimos ganhar dessa vez, mas é só nos preparamos de forma correta que conseguiremos na próxima Copa.

Projeto Leitur’Arte 2014


MEU TIMÃO ARTHUR GONÇALVES COSTA

Meu time é o Corinthians. Meu avô me deu essa ideia de ser corintiano e eu gostei muito. Ele é conhecido como timão. O Corinthians é um time de São Paulo que já ganhou muitos títulos. Para mim, ele é o melhor time de todos porque tem bons jogadores e a maior torcida paulista. Eu tenho três camisetas do timão, dois shorts e dois chaveiros. O Corinthians tem o seu próprio estádio, a Arena do Corinthians. Agora é só treinar muito para ser sempre o melhor e valorizar a bela torcida que eles representam.

Instituto Monsenhor Hipólito


A COBRA CAUÊ CORTEZ DANTAS

A cobra é uma espécie de animal que vive em diversos

lugares, como florestas, terra seca, algumas na água, ou seja, tem um habitat bem extenso. Ela ataca e come ratos, lagartixas e em alguns casos, devora animais grandes como vacas. Particularmente, nunca vi cobras grandes, apenas algumas pequenas de cor preta, no Clube dos Médicos. Existem cobras venenosas que podem até matar as pessoas. Geralmente elas são rápidas e atacam de surpresa, tem cobra de todas as cores. Eu não gosto de cobra como animal, mas me divirto em ver as fotos delas.

Projeto Leitur’Arte 2014

63


QUERIDA MAMÃE CAYO VICTOR DE MOURA PINHEIRO

Minha mamãe é muito querida. Adoro a minha mãe e não vivo sem a sua companhia. Ela é maravilhosa e é tudo para mim. Minha mãe é morena, têm cabelos castanhos claros, olhos escuros, é linda e muito especial. O nome da minha mãe é Mônica Soraia. “M” de maravilhosa, “o” de orgulho de ser seu filho, “n” de não vivo sem você, “i” de inteligente, “c” de carinhosa, “a” de amor, “s” de sábia, “o” de onde quer que você vá eu estarei sempre contigo, “r” de rainha, “a” de amizade, “i” de igreja de Deus e “a” de amada. É impossível descrever o quanto eu amo você. Cuida muito bem de mim, não me deixa faltar nada e sou muito agradecido a minha querida mamãe. Obrigado por tudo e por existir.

Instituto Monsenhor Hipólito


SACI-PERERÊ DIEGO BRANDÃO MEIRA DAMASCENO

O Saci-Pererê faz parte do folclore brasileiro. Ele é negro, travesso, pula com uma perna só, balança o capuz e usa um cachimbo, além disso, é muito inteligente e esperto. É muito levado e vive aprontando molecagens. Quando visita o galinheiro provoca uma enorme confusão. Quando vê um cavaleiro andando pela estrada assusta o pobre animal que o acompanha. O cavalo relincha e empina derrubando o montador. O saci se diverte montando no animal e agarrando suas orelhas, conduzindo em grandes corridas pelos campos. Na cozinha, esconde os objetos e deixa a cozinheira muito furiosa e esquece a comida no fogo. Além de tudo, o Saci gosta de dar nós nas roupas penduradas no varal. E só não gosta quando o prendem dentro de uma garrafa. Que engraçadinho, apronta com todos, mas não aceita brincadeiras.

Projeto Leitur’Arte 2014


A SEREIA HALLANA MARIA DOS SANTOS DE MACÊDO

Um belo dia eu fui à praia em Pernambuco com minha mamãe. Na praia havia conchas, o mar estava muito agitado, mas havia muitas pessoas. Quando fomos passear de barco, vimos uma linda sereia de cabelos longos e loiros, cauda comprida e verde sentada em uma enorme pedra. A sereia se chamava Clou e vivia sempre sozinha. Como Clou não tinha muitos amigos, logo tentou se aproximar de nós duas. Começou a nadar ao redor do barco e o enfeitiçou para que ele parasse e não conseguisse navegar. Minha mãe e eu ficamos assustadas, mas a sereia era tão linda e simpática que decidimos perguntar o porquê dela estar fazendo aquilo. Ela disse que estava enfeitiçando o barco porque sempre estava sozinha e tinha vontade de fazer amigos. Então, Clou nos deu uma caixinha mágica que nos transformava em sereias para que sempre que quiséssemos vê-la voltássemos até o fundo do mar. Ficamos felizes por ter feito companhia à nossa nova amiga. Depois, fomos voltamos para a praia e retornamos a nossa casa, com a certeza de que a magia sempre existe em nossa imaginação.

Instituto Monsenhor Hipólito


O ESFORÇO DE ROMÁRIO HÉRICLYS VICENTH DE FRANÇA CRUZ

Era uma vez um jogador de futebol que gostava de brincar em um campinho próximo à sua casa. Ele era muito pobre, mas jogava muito bem. Então, quando participava de um campeonato entre bairros, um olheiro gostou da sua forma de jogar e o convidou para jogar no Flamengo. O olheiro era o técnico Vanderlei Luxemburgo, do Flamengo. O craque carioca era Romário, que morava no bairro Jacarezinho e ele aceitou a proposta. Jogou muitos anos no Flamengo e já passou até pela Seleção Brasileira. Tornou-se o ídolo de muitos. Mas, atualmente já está aposentado. Dá entrevistas, autógrafos e opiniões sobre diversos jogos. É muito bom ver como um garoto pobre cresce com todo o seu esforço.

Projeto Leitur’Arte 2014


PARTIDA DE FUTEBOL JOÃO VICTOR SANTOS REIS

Em uma bela manhã de domingo, eu e meus amigos da vizinhança saímos de casa rumo ao campinho de futebol do bairro. Chegando lá, o time adversário já estava nos esperando para jogar uma partida. E, logo no início do jogo, o outro time fez dois gols. No final do primeiro tempo, diminuímos o placar e, ele ficou 2 a 1. O segundo tempo se inicia. O jogo estava disputado e, minutos depois, empatamos a partida. A torcida estava apreensiva, pois só precisávamos de um gol para adquirirmos a vitória. Faltando dois minutos para o fim, meu colega de time tocou a bola para mim, chutei com força e marquei um gol. Toda a torcida vibrou de alegria. Conseguimos a vitória, fomos campeões. E todos comemoraram como bons amigos que somos.

Instituto Monsenhor Hipólito


O SÍTIO DO VOVÔ KAREN MARIA DE ARAÚJO MOURA

Todo final de semana nossa família se reúne no Sítio do vovô. Lá é pequeno, mas é muito aconchegante, tem piscina onde todos se divertem. Meus primos e eu banhamos muito de piscina, andamos de bicicleta e corremos atrás dos gatinhos que tem lá. O vovô sempre nos leva para ver as vacas no curral e adoro o ajudar tirar o leite. Logo cedo vamos pegar os ovos das galinhas com a vovó e ela faz uma comidinha deliciosa para nós. Eu adoro passear no Sítio do vovô.

Projeto Leitur’Arte 2014


IACI GANHOU SUA BICICLETA LETÍCIA ALVES DE SOUSA SILVA

Iaci ganhou uma bicicleta de aniversário dos seus pais e ficou muito feliz. Ela correu para dar-lhes um abraço e lhes agradeceu pelo presente. Então foi mostrar para todo mundo do bairro. Todos ficaram felizes e a desejaram feliz aniversário. Iaci ganhou muitos presentes legais.

Instituto Monsenhor Hipólito


OS CARROS LUCAS DANIEL GALVÃO ROCHA

Antigamente não tinha muito carro nas ruas da cidade. As pessoas iam para os lugares de ônibus, bicicleta e às vezes de jumento. Nos dias de hoje as cidades são cheias de carro. Os carros mais modernos são o Cross Fox, Corola, Camaro, entre outros. Ter um carro é muito bom, pois facilita a vida de muita gente. Em dias de chuva as pessoas não se molham, é útil em viagens e para dar caronas, entre tantas outras utilidades. Nem todas as pessoas tem um carro, pois infelizmente, nem todos recebem um salário digno que dê para comprar um carro. Mas, quem tem é muito feliz por isso.

Projeto Leitur’Arte 2014


MINHA AUTOBIOGRAFIA LUCAS FELIPE FONTES

Meu nome é Lucas Felipe Fontes, tenho sete anos estudo no 2º ano C no Instituto Monsenhor Hipólito. Moro com meus pais e meu irmão em um apartamento na cidade de Picos (PI). Sou um menino esperto, gosto de estudar, jogar futebol, brincar de pega-pega e esconde-esconde, passear, assistir televisão e muitas outras coisas. Tenho muitos amigos, entre eles, Caio, Diego Brandão, João Víctor entre outros. Gosto da minha família porque estamos sempre reunidos, brincamos juntos e nos ajudamos quando necessário. Minha vida não é diferente da dos demais garotos da minha idade. Agradeço à Deus ter o amor de meus pais, ter uma casa para morar, paz, alimentos e uma escola para estudar.

Instituto Monsenhor Hipólito


MOMENTO SEM PROVOCAÇÕES LUCAS NUNES DA LUZ BORGES

Era uma vez uma menina chamada Mônica que vivia discutindo com o seu colega Cebolinha, pois o mesmo implicava com o tamanho de seus dentes. Um dia ele a convidou para brincar de carrinho e ela aceitou. Ela estranhou e lhe perguntou o porquê dele não ter escondido o seu coelhinho. Ele sempre aprontava com ela, amarrava as orelhas do coelho e o escondia. Mônica sugeriu ao Cebolinha que chamassem a Magali para brincar com os dois. Ela aceitou e pela primeira vez, os três conseguiram brincar juntos sem brigas e provocações. O Cebolinha não provocou a Mônica e ela não o machucou batendo com o coelhinho, então, todos brincaram muito contentes.

Projeto Leitur’Arte 2014

73


EU SOU ASSIM MANOEL GUSTAVO BORGES DA SILVA

Meu nome é Manoel Gustavo e tenho sete anos. Moro no Atalho, em São José do Piauí com meu pai, minha mãe e meu irmão. Eu gosto muito da minha família. Meu pai se chama Manoel Constâncio e minha mãe é Maria Gorete, já meu irmão é o Manoel Guilherme que estuda na mesma escola que eu o Instituto Monsenhor Hipólito, na cidade de Picos (PI). Em minhas horas vagas gosto de estudar, ler, brincar de futebol, andar de bicicleta, brincar com carrinhos e jogos educativos, além disso, assisto televisão. No Atalho tenho muitos amigos, entre eles o Breno, Felipe, Isac, Alex, Ionara e muitos outros. Em minha escola também tenho muitos coleguinhas como João Victor, Caio, Cauê, Wesley, André, Lucas, Daniel, Lucas Nunes e todos os alunos da minha classe. Sou uma criança muito feliz, pois não me falta nada. Tenho a companhia de minha família, um lar para morar, bons alimentos sempre que preciso e muitos amigos legais.

Instituto Monsenhor Hipólito


A BÍBLIA MARIA EDUARDA DE ALENCAR LEAL

A Bíblia é um livro sagrado, que ensina a sabedoria da criança, do jovem e dos adultos e idosos. Ensina a criança rezar e acreditar em Deus. Quem acredita em Deus sabe que Ele existe, pois sente a sua presença. Eu tenho a Bíblia em minha casa e foi minha avó quem deu. Ainda não li toda a Bíblia, mas sei que tem histórias bem legais e que nos ensinam muito. Uma das histórias que mais me chamou a atenção foi a de Abraão que era um homem que seguia os ensinamentos de Deus. Minha família incentiva a leitura da Bíblia porque eles sabem que ela só tem coisas maravilhosas a nos ensinar. Quem lê a Bíblia tem o espírito reforçado pela palavra de Deus e fico muito feliz por ter ganhado esse presente tão belo.

Projeto Leitur’Arte 2014

75


O NUMERAL SOLITÁRIO MARIA EDUARDA SILVA LEAL

Era uma vez um lindo numeral que se chamava 10 e morava em uma caixinha amarela. Seus pais, os números 100 e 1000 sempre estavam viajando e nunca conseguiam se encontrar em família. Ele não tinha amigos e por isso não era feliz. Certo dia, o 10 brincava sozinho de rolar o seu zero. Parecia uma bola para lá e para cá. Mesmo com todo seu jeitinho de líder por ser o primeiro a ter mais de um numeral em seu corpinho sempre estava sozinho. Então, decidiu encontrar um novo amiguinho. E não é que ele conseguiu? O numeral solitário fez um pedido a uma Fada Madrinha e, desejou conhecer alguns amigos. Era uma bela manhã de sol e o 10 observou pela tampa de sua caixinha de morada. Logo ele avistou um numeral que também estava sozinho, o numeral 11 e, então, decidiu se aproximar. O numeral 11 também tinha o desejo de fazer amizades e ficou muito feliz em ter uma companhia. Os dois passaram a morar juntos. No outro dia, ao abrirem a caixinha, viram outro numeral solitário, era o numeral 12. E a história se repetia todos os dias. Até que o 10 conseguiu formar uma nova família. Sabe qual era? 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19. Todos ficaram felizes e viveram sempre unidos por toda a sua existência.

Instituto Monsenhor Hipólito


OS LOBOS MATEUS FELIPE FONTES

Os lobos são animais ferozes e muito bonitos. Eles comem outros animais e vivem na floresta. Tem alguns que parecem com raposa. Eu gosto muito de lobos. Eles são animais bonitos porque seus pelos são macios, suas orelhas são bem definidas e seus caninos são resistentes. Nunca vi um lobo pessoalmente, mas tenho vontade de conhecer um de perto. Uma vez fui ao Zoológico com minha família e conheci outros animais ferozes, como o leão, o jacaré e o urso e foi muito legal.

Projeto Leitur’Arte 2014


A VIDA NO SÍTIO DO VOVÔ MILENA GONÇALVES NUNES

A vida no Sítio do vovô é muito calma. Lá tem poucas casas, poucos carros, muitas plantas e animais. No Sítio dele pode ter criação de vaca, boi, bode, galinha, porco, cavalos e outros animais que vivem pela plantação. Lá tem plantação de milho, manga, limão, melancia, laranja e muitas outras frutas gostosas. Perto do Sítio também tem o rio onde os animais se refrescam e bebem água e auxilia no momento de regar as plantações. Eu adoro ir para o Sítio porque posso brincar com outras crianças e com os animais, tomar banho no rio e fazer um belo piquenique com os meus primos.

78

Instituto Monsenhor Hipólito


A NATUREZA RAY FERREIRA DE SOUSA

A natureza é muito importante para nossa sobrevivência. O verde das árvores é muito bonito, o mar com suas águas limpinhas também. O ser humano tem prejudicado a natureza cortando as árvores, queimando as matas, sujando os rios e mares, poluindo o ar com fumaças, entre tantas outras coisas. Uma medida deve ser tomada, como realizar palestras, distribuir panfletos, evitar jogar lixos nas ruas, fazer um reflorestamento e não poluir o ar, com hábitos como andar de bicicleta e deixando os carros nas garagens sempre que for possível. Vamos evitar a destruição da natureza, pois ela é muito importante para todos nós. Nossa vida agradece.

Projeto Leitur’Arte 2014


O MENINO QUE JOGA FUTEBOL RAYFRANCO DE MOURA SANTOS JÚNIOR

Era uma vez um menino que se chamava Cauã e gostava de jogar bola com seus amigos Cauê, Alexandre e Herbert. E meu pai sempre me leva para participar dos campeonatos de futebol no campo que fica próximo a minha casa. Cauã era um menino que gostava de estudar, mas era tão apaixonado por futebol que estava deixando suas tarefas escolares de lado e só pensava em ser jogador de futebol. Até um dia, ele conheceu um técnico muito importante, o Dunga. E ele disse que queria ser um jogador de futebol. Mas, o técnico lhe perguntou se ele era um menino estudioso, pois para ser um jogador de futebol é necessário estudar. O menino disse-lhe que não queria brincar de mais nada e nem estudar, pois achava que para ser jogador de futebol não era preciso. E Cauã entendeu que era preciso estudar para se tornar um excelente profissional do futebol. Ele se tornou o melhor aluno de sua turma.

80

Instituto Monsenhor Hipólito


O MENINO VÍCTOR SAMUEL GIL SOUZA DE MEDEIROS

Era uma vez um menino muito sapeca que gosta de brincar que era alto, moreno e muito esperto, mas solitário. Seu nome era Víctor e ele era muito sapeca. O garoto sempre brincava de bola e carrinho, mas tinha um tempo reservado para estudar. Víctor costumava brincar sozinho porque não tinha muitos amigos, pois ele era um menino egoísta e não deixava as outras crianças brincarem. Na maioria das vezes ele brincava em seu quarto, porque logo depois, ia estudar. Certo dia, seu pai conversou com ele e lhe disse ninguém poderia viver sozinho no mundo e sua atitude deveria mudar. O garoto compreendeu que seu pai estava lhe dizendo que ele deveria dividir seus brinquedos e deixar de ser egoísta. Ele obedeceu ao pai e seu tornou um menino muito mais feliz.

Projeto Leitur’Arte 2014


A NATUREZA WESLLEY RENZEL LEAL DE MOURA

A natureza é bela e foi Deus que criou. Devemos cuidar das matas, flores, rios e mares e principalmente da água para nunca nos faltar. Devemos aprender a reciclar os lixos, não desmatar e promover campanhas de reflorestamento, não poluir o ambiente e fazer palestras de conscientização. Nela encontramos plantas que nos fornecem frutas como maças, uvas, bananas, goiabas, mamões, melancias e muitas outras. Além disso, a natureza viva melhora o ar que respiramos. Sendo assim, não devemos prejudicar algo que sempre nos ajuda. Cuide da natureza que ela cuida de você.

Instituto Monsenhor Hipólito


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.