Revista de História da Arte (n.º7 / 2009)

Page 247

va r i a · i m ag e n s d e a z u l

portugal. lisboa, escavação do corpo santo, lisboa, 1996. fragmento de faiança. emprego do óxido de cobalto bastante diluído sobre fundo branco de óxido de estanho. decoração com motivos caligráficos muçulmanos. cerâmica portuguesa, da transição do século xv para o xvi ou primeira metade do século xvi. cfr. trindade, rui andré alves. 0. ed. colibri. faculdade de ciências sociais e humanas da universidade nova de lisboa. lisboa 2007. © fotografia de rui trindade

O cobalto arábico, junto com aquele já produzido no Afeganistão, sustentou uma florescente industria cerâmica no Oriente Médio, com centros de produção localizados em Kashan, perto de Teerão, Rayy, a norte do Irão, Rakka a norte da Mesopotâmia e Gargun, próximo do mar Cáspio. A apurada técnica cerâmica alcançada, marcada pela louça Seljúcida de profundos tons de azul e azul turquesa, teve o seu apogeu no século XIII, extinguindo-se abruptamente no mesmo século pela invasão mongol (Cooper 1993, 68). Uma das cores que pode ser manufacturada com o cobalto é o smalte – esmalte. O nome esmalte provém do francês antigo – esmal, cujo emprego está atestado desde o século XII. No Languedoque, desde o século IX conhece-se já o termo derivado do latim smaltum, que depois se transforma em esmaut. Na Alemanha, a palavra para este material é schmelzen, derivada da raiz indo-europeia em uso no norte da Alemanha com o nome de smelzan (Cooper 1993, 68). O azul cobalto foi um pigmento conhecido desde a Antiguidade mas só no século XIX se isolou o seu elemento químico. O óxido cobalto, quando aquecido e misturado com sílica, formava o conhecido saffer ou saffre, derivado do nome safira. Misturado em fusão com potassa obtinha-se um vidro azul ao qual se dava o nome de smalt. A cobaltite encontra-se no seu estado natural em várias partes do mundo e foi sempre explorado, desde as épocas egípcia e suméria, para a coloração do vidro. A chegada do cobalto à Europa é obscura; porém, é provável que já desde a Antiguidade tenha sido conhecido em todo o império romano.

r e v i s ta d e h i s t ó r i a d a a r t e n.º 7 - 2 0 0 9

2 47


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.