Jornal julho 2014

Page 1

Informa

Informa Informa In IMPRESSO Informa Info orma Informa Inforrma Informa

Inform rma

Informa Informa Informa ma Informa

Ano IV - Nº 38 - Julho de 2014 - Associação Cearense nse dos Economiários Aposentados e Pen Pensionistas Filiada à FENACEF

Nesta edição

02

Agende o seu Check up! pg. 0033

CURTAS

04

FIQUE LIGADO Diga não à violência contra o Idoso.

05

ACONTECEU NA ACEA Coral comemora seus dois anos de existência.

06

FIQUE POR DENTRO Acompanhe a tabela com os jogos da Copa, horário e local.


Expediente

Curtas

ACEA INFORMA DIRETORIA EXECUTIVA

30º Conecef em São Paulo O 30º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) aconteceu no período de 6 a 8 de junho, em São Paulo (SP) com o tema: “30 anos de unidade e mobilização – muitas conquistas e novos desafios”. Durante o encontro foram debaƟdos conjuntura, papel social da Caixa, organização do movimento, saúde do trabalhador, condições de trabalho, condições de funcionamento das agências, Saúde Caixa, Funcef, aposentados, segurança bancária, jornada de trabalho, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), isonomia de direitos entre novos e anƟgos empregados, carreira, terceirização e contratação de mais empregados. A ACEA foi representada pelos associados João Carlos Fernandes de Miranda, Marlucia Lima de Oliveira e Victor Aurélio Teixeira eleitos em reunião da Diretoria ExecuƟva.

Novos roteiros de viagem O pacote de turismo para o Pantanal que será de 08 a 13 de agosto já está fechado com 25 pessoas. Em fevereiro tem viagem agendada para o carnaval no Rio de Janeiro e em abril de 2015 a viagem para Europa. Os interessados podem entrar em contato com a Sarom Turismo pelo telefone (85) 9178.0280.

Presidente

Francisco Vagner Dantas Leite

Vice-Presidente

João Carlos Fernandes de Miranda

Secretário Geral

José Alípio Pereira Leitão

Diretora Social

Vera Maria Holanda Pimentel

Diretora de Administração e Patrimônio Vera Maria de Freitas Chaves

Diretor Financeiro

Antônio Carlos de Lima Araújo

Vice-Diretora Financeira

Maria das Dores Magalhães Pacheco

CONSELHO DELIBERATIVO

Vítor Aurélio Teixeira Zilma Diógenes Pinheiro Tozel Diógenes Bessa Nivaldo Lourenço dos Santos

Presidente

Alberto Mota Junior

Associação Cearense dos Economiários Aposentados e Pensionistas Filiada à FENACEF

Vice-Presidente

Ano IV - Nº 38 - Julho de 2014

02

Maria Celeste de Sampaio Felismino

Secretária

Maria das Graças Girão

Suplente

José Múcio MarƟns Gomes Filho

Jogos da FENACEF Abriram as inscrições para a escolha da sede dos próximos Jogos da FENACEF de 2015 e já se inscreveram os estados do Amazonas e do Rio de Janeiro. A diretoria de eventos deverá designar comissão para visitar as instalações e ver qual dos estados oferece a melhor alternaƟva de estrutura, rede hoteleira e tudo mais. Para 2016 temos a Bahia e o Espírito Santo como candidatos.

CONSELHO FISCAL

Alfrêdo Alves da Costa Filho Rita Maria Brasileiro de Oliveira Francisco de Menezes Pimentel Neto

Suplentes

Eudes da Cunha Angelim Felipe Ferreira de Morais Filho Antônio Galvão Coelho de Holanda

Mulheres Pré-78

Jornalista responsável

A aplicação da isonomia na aposentadoria proporcional para as mulheres que ingressaram na Caixa Econômica Federal antes de 1979, matéria conhecida como “mulheres pré-78” aguarda julgamento no STF. Em agosto de 2013 a Fenacef foi admiƟda no processo na condição de amicus curiae para que possa colaborar com a tese das aposentadas no Julgamento do Recurso Extraordinário onde foi reconhecida a Repercussão Geral e que norteará a posição do Judiciário sobre a matéria. No dia 27/05/2014 a Procuradoria Geral da República apresentou parecer favorável à pretensão das aposentadas. O documento possui nove laudas onde o Sub-Procurador Geral fundamentadamente afasta toda a tese de defesa da Funcef e opina pelo desprovimento do recurso interposto pelo Fundo. Sem dúvida a posição da procuradoria tem um significado importante na luta travada pelas aposentadas.

Concepção Gráfica Narcélio Lopes

Carolina Blum CE2185JP

Impressão Expressão Gráfica e Editora Tiragem 800 exemplares Rua Barão de Aracati, 2135 - Salas 107/110 - Joaquim Távora CEP: 60.115- 082 - Fortaleza/CE Fone: (85) 3224.8601/ 3877.1218 Fax: (85) 3877.1219 E-mail: acea@acea-ce.com.br Site: www.acea-ce.com.br


É importante prevenir é recomendado pedir ressonância magnéƟca de crânio para toda a população buscando doenças no cérebro.

Para entender um pouco mais sobre isso, alguns pontos são importantes:

Para exame de sangue oculto nas fezes: O paciente deve obedecer às recomendações abaixo na véspera do exame: O objeƟvo é evitar o aparecimento de “falso-posiƟvos”, o que exporia o paciente a uma colonoscopia desnecessária. Não use fio dental ou palito de dente. (Atenção - escovar os dentes suavemente). Não colher durante o período menstrual ou na vigência de hemorróidas. Não tome vitamina C, álcool, medicamentos anƟinflamatórios como aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina ou que contenham ferro. Não há restrição de dieta.

2. Embora raros, exames são passíveis de erro. Erros de interpretação, de impressão, nas máquinas ou nos reagentes químicos que os produzem. Ainda que sem erros, a possibilidade de um exame dar alterado em uma pessoa sadia é de 5%. Em 20 exames a possibilidade de um destes dar alterado mesmo na ausência de doença é de 64%. Por isso a interpretação dos resultados deve ser feita pelo médico do check up. O quadro clínico do doente é sempre o mais importante. Deve-se diagnosƟcar e tratar o paciente, nunca o exame. 3. O conceito de “check up completo” não é o que se imagina. Não se pede exames sem moƟvo. Como os exames podem apresentar erros, não faz senƟdo solicitá-los se não há uma razão. Isso geraria gasto desnecessário de recursos da saúde, e pior, resultados errados levam a ansiedade desnecessária por parte do paciente, que às vezes é rotulado como doente, quando não verdade não o é. 4. Existem exames de rastreamento, que são exames que se mostram benéficos quando solicitados periodicamente a certo grupo ou pessoas de certa idade, e exames de invesƟgação diagnósƟca que devem ser solicitados quando o paciente apresenta sintomas. Não

No dia anterior à consulta de avaliação separe e organize para levar à consulta: a) As receitas e remédios de uso corrente. b) Todos os exames realizados e eventuais relatórios médicos dos úlƟmos 12 meses. c) Os exames que apresentaram alteração no resultado, independente da data. d) Sua carteira de vacinação ou informações sobre vacinas tomadas.

Procure se informar com familiares diretos (pais, irmãos, filhos) sobre doenças que ocorrem na família. No dia anterior à realização dos exames: a) Evite o consumo de álcool, café, chá, refrigerante e chocolate. b) Não suspender medicamentos de uso regular. c) Não use cremes, pomadas ou gel na região do tórax e abdome após o banho. d) É necessário jejum de 10 a 12 horas para coleta de exames laboratoriais. A ingestão de água é permiƟda. e) Procure relaxar e dormir bem. No dia dos exames: a) Vá com roupas confortáveis. b) Leve tênis para a realização do teste ergométrico. Para mais informações sobre o check up entre em contato com o Hospital Monte Klinikum que é parceiro do Saúde Caixa através do telefone:4012.0012 e agende sua consulta.

Associação Cearense dos Economiários Aposentados e Pensionistas Filiada à FENACEF

1. Os exames são chamados de “exames complementares” porque completam a avaliação médica. Não a subsƟtui. Um resultado de exame de sangue sem história clínica e exame İsico origina mais perguntas que respostas.

5. “Exame de sangue” não é um exame que se pode “saber tudo”. Não existe uma solicitação única, que engloba todas as análises possíveis. Existem milhares de dosagens diferentes possíveis em uma amostra de sangue. O médico vai solicitar aqueles que são relevantes adequados para o seu caso específico.

03 Ano IV - Nº 38 - Julho de 2014

O

check up é uma avaliação da saúde do indivíduo de acordo com o sexo e a idade e a relação dele com hábitos, antecedentes e caracterísƟcas individuais, familiares, ambientais e profissionais. Tratase de uma avaliação médica ampla, que pressupõe a abordagem pelo especialista dos diversos aspectos da saúde mental e İsica do paciente nas diferentes etapas da vida dele. A parƟr dos 30 anos a maior parte das mulheres e dos homens encontra-se num ciclo de vida diferente dos anteriores. Novas relações sociais, novos interesses, novas ambições, trabalho, busca pela estabilidade. É também quando surgem, embora nem sempre percepơveis, sinais de desgaste e degeneração no organismo, que costumam ser agravados pelo estresse resultante das complexidades deste ciclo de vida. Na ausência de problemas de saúde que exijam atenção médica periódica e específica, os 30 anos são a idade apontada como a mais razoável para a realização do primeiro check up.


Associação Cearense dos Economiários Aposentados e Pensionistas Filiada à FENACEF

Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso

Ano IV - Nº 38 - Julho de 2014

04

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de ConscienƟzação da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi insƟtuída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objeƟvo da data é criar uma consciência mundial, social e políƟca da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a idéia de não aceitá-la como normal. Quem foi acostumado a amar e respeitar os mais velhos sente o maior prazer em dar amor, carinho e a ter muita paciência quando pais e avós chegam a velhice. Afinal, estamos retribuindo tudo que recebemos durante a nossa vida. Infelizmente, para muitos idosos, a realidade é bem diferente. E o mais triste é que a violência e os maus tratos muitas vezes acontecem na própria família, isso quando não são abandonados em asilos clandesƟnos, sem a mínima condição de uma vida digna e, o pior de tudo, sem receber a visita de filhos e netos. A violência pode ser İsica, psicológica e muitas vezes financeira quando são Ɵrados dos idosos dinheiro e bens. Atos revoltantes que precisam ser denunciados mesmo que o idoso sinta medo de represálias. Casos de abandono e maus-tratos devem ser denunciados às delegacias e ao Ministério Público. No Ceará, o número de denúncias aumenta a cada dia, mas, de acordo com o promotor de JusƟça da 18ª Promotoria Civil de Fortaleza e secretário execuƟvo do Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Hugo Porto Neto, os números não significam que a violência contra o idoso tenha aumentado ou diminuído. O núcleo recebe cerca de 130 denúncias por mês. O Disque 100, que é um atendimento exclusivo, facilita muito para o denunciante e é a forma mais usada, pois ele não precisa sair de casa, a ligação é gratuita e ele não precisa se idenƟficar. Há também a denúncia presencial realizada no próprio Ministério Público do Estado do Ceará, localizado na rua Assunção, 1360, bairro José Bonifácio. Conheça os maus-tratos mais frequentes: - Maus-tratos İsicos: uso da força İsica para compelir os idosos a fazerem o indesejado, feri-los, provocar-lhes dor, incapacidade ou morte.

- Maus-tratos psicológicos: agressões verbais ou gestuais objetivando aterrorizar, humilhar, restringir sua liberdade ou isolar do convívio. - Abuso financeiro ou material: exploração imprópria ou uso não consentido de recursos financeiros patrimoniais. - Abuso sexual: ato ou jogo sexual de caráter homo ou heterorrelacional visando a excitação, relação sexual ou práƟcas eróƟcas por meio de aliciamento, violência İsica ou ameaças. - Negligência: recusa ou omissão de cuidados necessários pelos familiares ou insƟtuições. Geralmente, está associada a outros abusos que geram lesões ou traumas İsicos, emocionais e sociais, em parƟcular, para aqueles em situação de múlƟpla dependência ou incapacidade. - Abandono: ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares na prestação de socorro.


Coral comemora aniversário Associação Cearense dos Economiários Aposentados e Pensionistas Filiada à FENACEF

aperfeiçoamento com com o empenho do professor Rogério Jales. Atualmente são 19 integrantes que se reúnem toda segunda e quarta para ensaiar. Entre as apresentações mais importantes foi durante a inauguração do Centro Cultural da Caixa. Parabéns!

05 Ano IV - Nº 38 - Julho de 2014

O Coral da ACEA comemorou no dia 04/06 seu segundo aniversário com muita música. Com a iniciaƟva de incenƟvar aƟvidade cultural e lazer, a associação fundou seu coral com muito entusiasmo. Hoje, os parƟcipantes são encorajados com a força musical de suas produções vocais e buscam sempre


Parabenizamos os(as) aniversariantes do mês de Julho pelo dia tão especial. Felicidades! DIA

Associação Cearense dos Economiários Aposentados e Pensionistas Filiada à FENACEF

1 1 1 3 4 5 6 6 7 7 7 7 8 8 8 10 10 11 11 11 12

Ano IV - Nº 38 - Julho de 2014

06

NOMES EDMAR NOGUEIRA MUNIZ MARTA MARIA S. T. DE OLIVEIRA VICENTE EURIZA MATIAS MOSSLANICIR CORDEIRO LEITE FRANCISCO AIRTON RIBEIRO DA SILVA NUBIA LIMA SOARES FRANCISCA NEIDE FERNANDES SILVA MARIA LUCIA ROCHA MENESES AGRIPINO ALVES DE OLIVEIRA FILHO JOSE ROCHA SALES LOPES JOSENILIA DE OLIVEIRA GONÇALVES ZULEIDE MARIA DE ABREU TRANCA ELIZEU JERONIMO DE OLIVEIRA SIMONE GASPAR VILLAR FEITOSA SOLIMAR MOTA ALVES JOSE PRUDENTE FILHO VANESSA CAMINHA SABOIA BARBOSA SARAH MACEDO LOIOLA TEREZINHA PENAFORTE V. DE QUEIROGA TOZEL DIOGENES BESSA FRANCISCO MAGNO ALENCAR DE CASTRO

DIA 12 13 13 14 14 14 14 15 16 16 16 18 18 18 18 19 19 20 20 21 21

NOMES MARIA CARDOSO FERREIRA DA PONTE JOSE SOLANO CAMPELO DE QUEIROZ ROBERTO MAGNO DE AZEVEDO BOTELHO AUREA MARIA BARRETO PIMENTEL FRANCISCO DAS CHAGAS JORGE JOSÉ NILTON BRANDÃO VERÔNICA ALMEIDA FERREIRA LELIA RODRIGUES DE O. FIGUEIREDO JOSÉ MURILO LOPES FILHO ROBERTO DA FROTA CAVALCANTE VALÉRIA REIS SALES DE VASCONCELOS FRANCISCA TABOZA DE SOUZA FRANCISCO CÉLIO MARTINS MARIA INES ROCHA FERNANDES TÁVORA MARIA REGINA TRAJANO RAMALHO GLÓRIA ZULMIRA DE SOUSA NEIDE MARIA C. ABREU ISMAEL ROMULO FOHEINA CHAVES SILENE GADELHA MIRANDA ADEMIR NOGUEIRA RAMOS BEMVINDA MARIA DE ARAUJO AMADEI

DIA 21 21 23 23 24 24 24 25 26 26 27 27 27 28 28 28 29 29 30 30

NOMES OSENEIDE DE MELO PINTO PEDRO DE ALCANTARA NASCIMENTO FRANCISCO ALFREDO PEREIRA SOLANGE MARIA P. DO N. FARINA ANTONIO CARLOS DE LIMA ARAÚJO EXPEDITO ANIBAL DE CASTRO JOÃO ALBERTO RODRIGUES DOS SANTOS JOSÉ MARDONIO SALES VIEIRA LIDUINA MARIA MENDES KNEWITZ MARIA SOCORRO SALATIEL DE ALENCAR JOSÉ HELIO PACIFICO DE OLIVEIRA LUIS GONZAGA FROTA PAULO EDUARDO DE LAVOR MOREIRA ALBANIZA CAMURÇA QUEIROZ DALVA SÃO PEDRO RAMOS ACCIOLY MILTON DANTAS DA SILVA ALICE OLIVEIRA CAMARA VALINDA LIBERATO DE ANDRADE FRANCISCA GONÇALVES BRAGA MARIA DO SOCORRO FARIAS MOREIRA

Fique por dentro!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.