CASA BARRA

Page 50

CrossFit

CrossFit, cada dia

um novo desafio

Beto Cardoso

Professor de Educação Física, certificação específica para CrossFit contato@betocardoso.com.br “No CrossFit, os treinamentos são funcionais, trabalham o corpo de forma global e não usam aparelhos, apenas alguns acessórios como o kettlebell .”

Nada de aparelhos ou séries duradouras. Quem escolheu o CrossFit para manter a forma física e a saúde em dia tem novos desafios a cada treinamento. A prática foi criada por Greg Glassman, técnico de ginástica olímpica norte-americano, na década de 80, e atingiu o boom nos anos 2000, com o advento da internet. A partir daí, a modalidade não parou de crescer. Há cerca de dois anos, eram apenas 20 boxes (lugar especializado na prática de CrossFit) do esporte no Brasil, e nenhum no estado do Rio. Atualmente, são 90 boxes no país, sendo aproximadamente 10 no nosso estado. Na Barra, temos um. A grande diferença entre o método das academias tradicionais e o CrossFit é a forma de trabalhar o corpo, conforme explica o professor de Educação Física e CFL1 trainer (certificação específica para CrossFit), Beto Cardoso. “Nas academias tradicionais, os programas são montados de acordo com cada grupamento do corpo e realizados durante determinado período. Já no CrossFit, os treinamentos são funcionais, trabalham o corpo de forma global e não usam aparelhos, apenas alguns acessórios como o kettlebell”, afirma. O CrossFit não foca nenhum grupamento específico do corpo. Pelo contrário, a prática propõe o desenvol-

50

Beatriz Araújo tem 23 anos, é estudante de Medicina e pratica CrossFit há oito meses. Ela conta que adora desafios e, quando começou a praticar o esporte, se apaixonou. “Não fico mais um dia sem praticar. Além disso, os resultados são maravilhosos, emagreci, ganhei força e muita resistência”, conta.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.