Carbono Neutro Idesam

Page 1

o r t u e N o bon

Car

M A S E ID Sustentabilidade

para a sua empresa.

Desenvolvimento

Social para a

Amaz么nia

www.idesam.org.br


O Programa Carbono Neutro foi criado para atender empresas e eventos que querem neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa de suas atividades.

Onde e como funciona? O PCN Idesam está transformando a realidade das comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, no Estado do Amazonas, com um modelo inovador de reflorestamento e desenvolvimento social. Através do cálculo das emissões de empresas e eventos, o Idesam promove a implantação de Sistemas Agroflorestais em áreas de famílias ribeirinhas da Amazônia, fornecendo mudas, treinamento e assistência técnica para os produtores locais. Enquanto isso, as árvores sequestram carbono da atmosfera e sua empresa é considerada Carbono Neutro!

Razões para neutralizar Oportunidade de novos negócios e atração de investimentos de 1 mercados diferenciados; 2 Mudança de comportamento no setor corporativo; 3 Melhoria da imagem com stakeholders; 4 Aquisição de selo, certificado e inventário do Idesam; 5 Geração de renda para comunidades tradicionais; 6 Contribuição para a conservação da biodiversidade brasileira; 7 Investimento em um modelo de agricultura de baixo carbono. “Vender madeira ilegal é ilusão e o Idesam me fez enxergar isso. Hoje valorizo cada árvore que cresce no meu quintal e me dá sustento. O Idesam é meu parceiro de vida”. Aldemir Queiroz, beneficiário do PCN, ex-extrator de madeira ilegal. “Me convenci que a floresta vale mais em pé. Hoje sustento minha família e preservo a Amazônia”. José Monteiro, beneficiário do PCN, ex-pecuarista.


utralizar impactos. ne e as did me s va no ar nt me ple im Quantificar, reduzir, ! o r la c l, e . da v ga á pe t m te n a e es t pr em s a u su a S Mostre que Etapas da neutralização O Programa Carbono Neutro oferece todas as ferramentas necessárias para a neutralização de carbono da sua empresa: • Elaboração do inventário de emissões, no qual são identificadas fontes poluentes • Cálculo do volume de CO2 emitido seguindo diretrizes internacionais • A quantidade de emissões é transformada em número de árvores a serem plantadas na Reserva do Uatumã • Plantio das mudas em parceria com as famílias da Reserva do Uatumã • Acompanhamento técnico e monitoramento das áreas reflorestadas pelo Idesam pelo período mínimo de dois anos

Contrapartidas*

• Selo Carbono Neutro para ser usado em materiais de comunicação da empresa • Divulgação das ações da empresa no site/blog/redes sociais do Idesam • Relatórios Idesam: dois relatórios de acompanhamento dos plantios (dois anos) • Auditoria • Workshop para colaboradores da empresa • Visita de um profissional da empresa a Manaus para conhecer o Idesam • Assessoria de imprensa e RP digitais • Certificado de neutralização de carbono com o número de árvores plantadas e a quantidade de Gases de Efeito Estufa compensada. *As contrapartidas citadas acima serão realizadas conforme valor acordado no contrato.

Sobre o IDESAM Criado há nove anos, o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM) atua na coordenação e execução de projetos, pesquisas e estudos científicos voltados à conservação e ao desenvolvimento sustentável da região amazônica.


Mais que plantar

árvores. Um projeto

socioambiental que cultiva o

desenvolvimento. Saiba mais: idesam.org.br/carbononeutro Contato: carbononeutro@idesam.org.br Parceiros:

Realização:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.