Boletim ano 25 05 2013

Page 1

“Lições das heroínas da fé” – Hebreus 11.11 e 31 Introdução A lista dos heróis da fé, em Hebreus 11, é cronológica. Quase todos os vultos são homens. Duas mulheres: Sara e Raabe. A esposa de Abraão e uma prostituta. Expressivo. Deus não é dos bonzinhos. Seu amor é para os mauzinhos, também. Com Raabe há um contraste: os do povo de Deus, que murmuraram, pereceram. Ela, que não era, viveu. Lição: há gente fora do povo de Deus recebendo bênção. Há gente, no meio do povo de Deus, sofrendo as consequências de uma vida sem fé. Dia 14 preguei sobre “Lições do pai da fé” (Hb 11.8-10). Hoje falo sobre “Lições das heroínas da fé”. Vejamos as lições. 1. Sara: fé é receber o impossível – V. 11 Fé é crer no poder de Deus. “Estéril” e havia passado da idade de gerar um filho. Creu no duplamente impossível. “Ela duvidou, ela riu”. Outro ângulo: como eu posso? Eu não posso! Deus podia e pôde. Há fé que exalta a pessoa. Ela se exalta por ter muita fé, põe-se como especial. Como se fosse uma maneira de arrancar as coisas de Deus. Fé é entender assim: eu não posso, eu não tenho condições, mas Deus vai fazer. Sara foi a matriarca, a escolhida. Deus abençoa seu povo quando este crê em suas promessas. Importante: não é fé na fé (“Eu tenho muita fé!” ou “Tenha fé!”). É fé Nele, Naquele que tem todo poder. Jesus: “Todo poder me foi dado” (Mt 28.18). Em sara Deus agiu para que a família eleita fosse ação exclusiva sua, sem influência humana. Os propósitos de Deus dependem de seu querer, e somos apenas instrumentos. 2. Fé é receber o que os outros não buscam – v.31 Fé é crer na graça de Deus. Arriscou a vida. Talvez sacerdotisa pagã. Nome de uma divindade cananita, o monstro do caos. Dragão que nadava no oceano que cobria a terra. Tiamate o venceu e criou o mundo. Sua profissão de fé: Josué 2.8-12. V. 11 com Deuteronômio 4.39. Pede graça. Fé não é dar ordens. Fé é apelar para a graça. “Errei muito, pequei muito, não sou merecedor…”. Pregador: “Fé é saquear os céus”. Que horror! Fé é crer na bondade de Deus, apelar para sua misericórdia, crer que ele perdoa e aceita. Uma gentia que se tornou povo de Deus por causa da fé e da graça. Graça, da parte de Deus, e fé, da nossa, nos tornam membros do povo de Deus. Com Raabe Deus mostra que sua misericórdia perdoa nosso passado e nos dá um futuro cheio de possibilidade.

www.igrejacristadebrasilia.com.br


Conclusão Muito de nosso conceito de fé centraliza-se na pessoa: pessoa de muita fé. Há gente que se orgulha de ter fé, como se isto a tornasse manipuladora de Deus ou lhe desse um cartão de crédito espiritual que os outros não têm. Não se ponha como sujeito. Lembre-se de João 3.27. O sujeito é Deus. Só existe fé porque há graça. Faça a oração de Marcos 9.24. “Ajuda a minha fé”. INFORMES ICB *Aniversariantes de novembro – Dia 04, Maria clara, filha de Soninha; Dia 14, Gabrilha, filha de Pedro e Alexandra; Dia 23, Melqui e Reijane; Dia 26, Pr. Julio e Rômulo; e Dia 28, Pr. José Carlos. Nossos parabéns antecipados a todos. *Nossos agradecimentos a Antonio, zelador de nosso prédio que, além de cuidar de nossa sala, pintou nosso corredor de entrada graciosamente. *Agenda de oração 1) O processo final de aposentadoria do Pastor Julio foi achado e devidamente encaminhado para a Divisão de Benefícios do INSS onde está já por 3 meses. 2) Dr. Cláudio Almeida e Estelita e também Letícia, a netinha deles; 3) Maria Zeni, irmã do Pr. Nilson, desenganada pelos médicos em Goiânia; 3) Pelo pastores Caio Fábio, Rinaldo de Mattos e sua esposa Gudrum (estão ambos no hospital Santa Helena, em Brasília) e Noé Stanley nos seus tratamento de saúde (está em DivinópolisMG).. 4) Pela avô materno de Melque, Sr. Laurindo, 92 anos, que está superando uma pneumonia. 5) Por Alexandre, noivo de Denise (sobrinha de Gil), internado para tratamento. 6) Pela irmã Maria Leda Dantas, grande amiga do Pastor Julio, que perdeu o seu marido Fábio recentemente em Olinda-PE. Maria Leda é uma das grandes mulheres que conheci e é minha heroína na fé. 7) Diácono Laécio Barros operado no INCOR Brasília (Já está em casa). 8) Colega de Chico (hospitalizada) que perdeu quase toda a familia num desastre automovilístico vindo de Caldas Novas. É evangélica. 8) D. Sulamita está com cáncer de mama e vai fazer cirurgia. Oremos por ela e pela amada familia. CULTO DE HOJE: 19 HORAS Celebração da Ceia do Senhor Pregador: Pr. José Carlos Santos – Dirigente: Pr Julio Borges Filho Louvor e programação infantil: Gislene Macedo CÂNTICOS 01. AMOR FRATERNAL Jesus, Pastor amado, contempla-nos aqui; Concede que sejamos um corpo só em Ti. Contendas e malícias que longe de nós vão; Nenhum desgosto impeça a nossa comunhão Pois sendo resgatados por um só Salvador, Devemos ser unidos por um mais forte amor; Olhar com simpatia o meu errado irmão, E todos ajudá-lo com branda compaixão. Jesus suave e meigo, ensina-nos a amar, E como Tu sejamos também no perdoar! Ah! Quanto carecemos de auxílio do Senhor! Unidos supliquemos a Deus por esse amor. Se Tua Igreja toda andar em santa união Então será bendito o nome de cristão.

www.igrejacristadebrasilia.com.br


Assim o que pediste em nós se cumprirá E todo o mundo inteiro a Ti conhecerá. 02. RAIOU Raiou, raiou, raiou, luz divina em mim raiou (2 x) Meu caminho era escuro, sem a luz da retidão A minha alma angustiada, e eu sem fé no coração Como é triste andar em trevas, e por que sentir a dor? Pois a vida só é linda nos caminhos do Senhor. Mas um dia, oh, que dia, Deus mandou a sua luz Encontrei caminho claro, sim ouvi o meu Jesus Logo dentro do meu peito uma luta se travou Era a força do pecado resistindo ao seu amor. 03. DOCE ESPÍRITO Há um doce Espírito aquí, e eu sei que é o Espírito de Deus Reina suave paz neste lugar, e eu sei que é a presença do Senhor Doce comunhão, doce Espírito Santo, fica conosco Enche-nos com teu amor. E pelas bênçãos rendemos-te louvor. Queremos nós servir ao Salvador Jesus. Aviva-nos, Senhor! 04. O PÃO DA VIDA Enquanto, ó Salvador, teu livro eu ler, Meus olhos vem abrir, pois quero ver Da mera letra, além, a Ti, Senhor; Eu venho a Ti, Jesus, meu Redentor. A beira-mar, Jesus, partiste o pão, Satisfazendo ali a multidão; Da vida o pão és Tu; vem, pois, assim, Satisfazer, Senhor, a mim, amim! 05. UTOPIA Quando o dia da paz renascer, quando o sol da esperança brilhar, Eu vou cantar! Quando o povo nas ruas sorrir e a roseira de novo florir, Eu vou cantar! Quando as cercas caírem no chão, quando as mesas se encherem de pão, Eu vou cantar! Quando os muros que cercam os jardins, destruídos, então, os jasmins vão perfumar! Vai ser tão bonito se ouvir a canção cantada de novo No olhar do homem a certeza do irmão: reinado do povo. Quando as armas da destruição destruídas em cada nação, Eu vou sonhar! E o decreto que encerra a opressão, assinado só no coração, Vai triunfar! Quando a voz da verdade se ouvir e a mentira não mais existir. Será, enfim! Tempo novo de eterna justiça, sem mais ódio, sem sangue ou cobiça: Vai ser assim!

Pensamento da semana: “Ó bendito pecado que me fez conhecer um tão grande Salvador!...” – Agostinho em Confissões. SEJAM TODOS BEM-VINDOS! “...o nome da cidade será: O SENHOR ESTÁ ALI” – Ez. 48:35 Nosso site: www.igrejacristadebrasilia.com.br

www.igrejacristadebrasilia.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.