Fernando jorge chiotti tavares vulnerabilidades

Page 1

Vulnerabilidades (2007) Fernando Jorge Chiotti Tavares


Título da peça

Vulnerabilidades Artista

Fernando Jorge Chiotti Tavares Descrição da peça: 1.As razões que me levaram a pintar “VULNERABILIDADES” foram as de mobilizar a atenção para o equilíbrio precário em que todos estávamos já(2007) perante a ameaça de um deslizamento possível de vir a dar-se a qualquer momento. 2. A ideia que me moveu foi a de traduzir a natureza dessa instabilidade, mau grado ainda rasgadas janelas de esperança e transformando essa pericolosidade em perigo permanente através de planos sólidos, tensos, consistente , mas que se iriam insensivelmente agudizando, distorcendo e fragilizando . 3. Como artista plástico, faz parte da minha natureza, o reagir perante o desentendimento do mundo, dos seres e das coisas, sem perder a capacidade de me indignar perante os acontecimentos desumanizantes ; mas e também. e isso é importante, e partilhando das razões e des/razões dos factos e dos acontecimentos e das coisas, sem perder a capacidade de sentir o brilho misterioso da cor e da calorosa ternura pelas coisas que nunca são absolutamente ... só coisas o mundo só, solitário, estrangeiro que inventamos.

2


Resumo Biográfico e Curricular

Fernando Jorge Chiotti Tavares Resumo Biográfico curricular

Nasceu em Bragança a 11 de Novembro de 1936, tendo-se licenciado em 1967 pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Fez o Internato de Medicina e Cirurgia no Hospital de Santa Maria. É especialista em Oftalmologia pela Ordem dos Médicos e fez o Internato Complementar nesta especialidade no Hospital de Santa Maria. Fez o curso de pós-graduação em Laserterapia Oftalmológica, como Assistente do Professor Doutor Julles François, no Hospital Universitário da cidade de Gent, na Bélgica. Chefe de serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria aposentado. Sócio da SOPEAM - Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos e da A.P.E - Associação Portuguesa de Escritores. Pintor autodidacta, tendo trabalhado a partir de 1992 e durante 2 anos sob a orientação dos Pintores Manuela Pinheiro e Victor Belém, passou a partir dessa data a expôr colectiva e individualmente. No decurso da sua carreira de artista plástico, com o seu trabalho “Enigma” - óleo sobre tela 100x80, ganhou o primeiro prémio do concurso de pintura “Mário Botas”, da SOPEAM, bem como duas outras menções honrosas em posteriores concursos de pintura. Os seus trabalhos de pintura figuram em colecções particulares em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Inglaterra. Entre os anos de 1958 a 1961/2, dedicou-se profissionalmente à música, com contra-baixista e percussionista, tendo integrado alguns grupos musicais de nomeada e projecção nacional. Mais recentemente dedica-se à ficção, sendo o romance “O Fechar do Círculo” o seu primeiro trabalho editado em Março/2000, pela Editora Replicação, com o qual ganhou o Prémio “Revelação Ficção/Ensaio”, em Maio de 2000, atribuído pela SOPEAM - Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos. Em 2001 publicou o seu segundo romance “ Cova de Lobo” da mesma editora, com o qual lhe foi atribuída a primeira menção honrosa da SOPEAM – Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos, no concurso 2002, Ficção/Ensaio, da mesma Sociedade. Esta obra foi 3


apresentada ao Júri de selecção de Novos Autores Portugueses 2001 do IPLB, tendo sido apelidada de “Obra de Fôlego.” Em 2003 publica um novo romance “Soltam-se As Amarras”, editado pela Prefácio, que foi objecto de um extenso ensaio, realizado pelo escritor e poeta Fernando Miguel Bernardes, membro da direcção da A.P.E., publicado na revista “O Escritor” da mesma A.P.E. Esta obra recebeu a primeira menção honrosa da SOPEAM. Em Abril de 2008, a editora Zéfiro dá à estampa o seu último romance “Gostaria de Morre Naquela Noite”, tendo já em preparação outros trabalhos, No intervalo destas publicações, colabora com artigos de opinião e crónicas em revistas, nomeadamente a “Medicom. EXPOSIÇÕES - Exposição individual, “Alentejando” na Universidade Católica, Abril de 1994. - Exposição colectiva de Médicos Oftalmologistas, no Hotel Alfa, em Lisboa, Novembro de 1994. - Exposição na Galeria de Arte APPLA, em parceria com Francisco Décio, sob o título “Horizontes”, Junho de 1995. - Exposição colectiva de Médicos, na galeria de arte do Auto-Clube Médico Português, Fevereiro de 1997. - Exposição colectiva no Fórum Picoas, Março de 1997. - Exposição colectiva, com Artur Bual e Gracinda de Sousa, na galeria de arte do Auto-Clube Médico Português, Abril de 1997. - Exposição colectiva “VII Salão da Primavera”, na Junta de Freguesia de Paço de Arcos, organização da Voz de Paço de Arcos e Paço de Artes, Abril/Maio de 1997.

4


- Exposição colectiva, na galeria de arte do Auto-Clube Médico Português, Fevereiro de 1998. - Exposição colectiva, na galeria “Paleta”, com Gracinda de Sousa, Maio de 1998. - Exposição colectiva, Jornadas Internacionais de Pediatria, Évora, Junho de 1998. - Exposição colectiva, na galeria “Capitel”, Leiria, Setembro de 1998. - Exposição colectiva, “Juventude da Galiza”, Lisboa, Novembro de 1998. - Exposição na Galeria de Arte do Auto-Clube Médico Português, em parceria com Francisco Décio, Fevereiro/Março de 1999. - Exposição colectiva de pintores médicos, na Fundação Glaxo Wellcome das Ciências de Saúde, Miraflores-Algés, Maio de 1999. - Exposição colectiva de pintores do Auto-Clube Médico Português, na Oficina da Cultura, Câmara Municipal de Almada, Almada, Junho/Julho de 1999. - Exposição colectiva de artistas plásticos, no Centro Cultural de Belém, Lisboa, por Timor, Outubro de 1999. - Exposição na Galeria “Chão de Pedra”, com Francisco Décio, Eva Penalva Martins e Leonor Duarte, Outubro/Novembro de 1999. - Exposição colectiva de pintura, na Casa do Alentejo, tema: Alentejo, Outubro/Novembro de 1999. - Exposição colectiva integrada no Congresso da SMPT com concurso de prémio de pintura, na Culturgest, Novembro de 1999.

5


- Primeira Menção Honrosa do Prémio Mário Botas, Maio de 2000, da SOPEAM (Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos), com a obra “Enigma”, óleo s/tela, 100X80 cm, 1998. - Exposição individual “No Tempo e no Espaço”, na Galeria de Arte da Casa do Pessoal da RTP, Maio e Junho 2000. - Exposição com Cargaleiro e Real Bordalo no Auto-Clube Médico Português em Novembro 2001. - Exposição colectiva no Congresso de Cirurgia dos Hospitais Civis de Lisboa, Dezembro 2001. - Exposição de pintores médicos na Galeria da Ordem dos Médicos 2002 - Exposição de artistas transmontanos na galeria da Ordem dos Médicos, no decurso da semana cultural da secção de Trás-os-Montes /2002 - Exposição colectiva, Setembro a Dezembro 2002, Galeria Espaço, Boliqueime. - Exposição com Vítor Milheirão e Eugénia Milheirão, Maio 2003, Galeria de Arte do Auto-Clube Médico Português. - Exposição colectiva na Galeria da Ordem dos Médicos, Lisboa, Setembro 2003. - Exposição colectiva “Pintar Lisboa, Lisboa Encantar”, Biblioteca-Museu República e Resistência, Lisboa, Março de 2004. - Exposição colectiva “Plastikon”, com Graça Morais, António Nobre, Luís Melo, Manuel Ferreira, Luís Cangueiro, António Afonso, Jorge Morais, Manuel Trovisco, Alexandre Rodrigues, Casa da Cultura de Bragança, Junho e Julho de 2004. - Exposição individual de pintura na Galeria Espaço Gan, Lisboa, de 19 a 30 de Julho de 2004. - Exposição individual de pintura sede da SPO. Março de 2007

6


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.