Hookah Brasil Experience - 022 - Dezembro 2018

Page 1


2 | Hookah Brasil Experience - Dezembro/2018


2018/Dezembro - Hookah Brasil Experience | 3


4 | Hookah Brasil Experience - Dezembro/2018


Editorial É isso, chegamos ao fim de mais um ano e também a última edição do ano. Antes de falar um pouco sobre a edição em si, quero agradecer ao Time que nos fortaleceu durante o ano escrevendo textos e colunas, muito obrigado aos amigos. Agradecemos também aos leitores que mandam fotos, textos e que procuram a revista em tabacarias e nas nossas redes, isso nos motiva a continuar. Agora sim, nesta edição teremos o prazer de ler o texto do Jekelo que fala um pouco sobre os produtos que chegaram a Espanha esse ano e também dos produtos brasileiros que invadiram a Espanha em 2018. O desbocado Sidney fala sobre os sabores de fumo que, sai ano, entra ano, não saem da cartilha de melhores fumos dos fumetas e lembra sabores nostálgicos. Campanelli fala um pouco sobre lounges. O BDA voltou, e nessa edição fala sobre as peculiaridades do paladar de cada um e explica um pouco porque algumas pessoas gostam tanto de um sabor de fumo e outros nem tanto.

Direção

Guilherme Vieira Lineu Jr. Fábio Vilariño

Colaboradores

Eduardo Macário Felipe Campanelli Gabriel Sakamoto Raphael Silveira Vinicius Gregoraci Welton “Spider” Roberto Jekelo

Projeto Gráfico Guilherme Vieira

Fotografia

Guilherme Vieira

Jornalista Responsável Sidney Gritti

Gráfica

Claro, temos as colunas de Spider, Hookah Drink e Macário que eu não vou falar muito para despertar a sua curiosidade, falamos da Oktoberfest São Paulo, evento oficial do calendário de de São Paulo que teve lounge e loja de arguile, uma vitória.

Lineu Jr.

Muito obrigado, feliz natal e que 2019 seja melhor para todos.

Barbara Sales

Logística

Caio Costa

Revisão Site

www.hookahbrasilexp.com.br

Facebook A revista HBE não se responsabiliza pelas opiniões aqui emitidas. O conteúdo de anúncios aqui publicados são de total responsabilidade dos anunciantes. O artigo 5 da Constituição Federal, assegura o direito de expressar nossas convicções e alternativas, mesmo sendo contra-hegemônicas, tanto o direito de receber quanto o de difundir informações são garantias fundamentais amparadas nos artigos 13.1 e 13.2 da Convenção Interamericana de Direitos Humanos, 19.1 e 19.2 do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e do artigo 4 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

fb.com/hookahbrasilexperience

Contato

contato@hookahbrasilexp.com.br

Impressão:

6.000 exemplares

CNPJ

27.337.714/0001-46

2018/Dezembro - Hookah Brasil Experience | 5


6 | Hookah Brasil Experience - Dezembro/2018


Sumário //Como percebemos o sabor?

A forma como a magia acontece em nossas papilas gustativas!

// São Paulo Oktoberfest

A maior festa da cultura germânica aos olhos da HBE.

pg.12

//Sabores e o tempo

'Sabores bons, que não voltam nunca mais'!

pg.16

pg.24

//Quais os arguiles mais escolhidos pelos espanhois no ano de 2018?

Welton "Spider" pg.11

pg.26 Eduardo Macário pg. 23

Hookah Drink pg. 21


8 | Hookah Brasil Experience - Dezembro/2018


//Carta do Leitor São Paulo, 29 de Novembro de 2018.

A arte da sessão (Esquadrão do Arguile) Olá amigos arguileiros! Meu nome é Eduardo Maciel e venho aqui trazer a vocês o que é o arguile para mim. Mais do que uma roda com amigos para soltar fumaça, conversar e se divertir, o arguile para mim representa uma cultura no mundo. Algo que está expandindo cada vez mais. Mas o que o arguile é para você? Para mim é uma cultura, algo que vem de anos e anos antes de nascermos! Algo passado de geração para geração. Quando sento e preparo um rosh em minha casa é um horário de reflexão, aquele horário que penso no meu dia, em tudo o que aconteceu, o que foi bom ou ruim. É onde paro para planejar o dia de amanhã, onde respiro fundo e tenho aquele profundo relaxamento da minha alma. Faça você também! Prepare aquele rosh com calma, bem feito, escolha aquele fumo que o agrade e aquele arguile lindo que você deve ter, faça na calmaria. Uma sessão que renderia 40 minutos, parecerá eterna. Fica minha experiência e vivência com o arguile. Muito obrigado caros leitores da revista HBE.

/Esquadrão do Arguile

//Espaço do Leitor Aproveite sua sessão e registre-a. Nos envie YOUTUBE.COM/ARGUILECAST

fotos do momento “relax” do seu dia. Encaminhe fotos, textos e artigos para o

ARGUILECAST

endereço leitor@hookahbrasilexp.com.br

2018/Dezembro - Hookah Brasil Experience | 9



spider@hookahbrasilexp.com.br

Frutas, não é só na dieta! Fala meus amigos, tudo bem? Como passaram esses 2 meses? Espero que bem e com muita fumaça

Use a criatividade e mostre que nosso hobby é algo magnífico, que pode ser sempre moldado, ganhar uma cara nova, bacana e divertida! Isso aí meus queridos! Deixo aqui meu abraço e agradecendo todo carinho em mais um ano! Vocês são feras demais! Grande abraço e boas festas!

O nosso hobby vai muito além de fumar, sentir prazer é trazer novos sabores, formas e jeitos diferentes de preparo. Eu apostaria em um rosh feito na laranja com um fumo cítrico... fica muito bom!

C2C

Mais um ano chega ao fim, como passou rápido né? Queria deixar uma ideia bacana para esse Natal. Nessa época é quando se junta toda família, os amigos para aquela bela ceia é uma grande festa de confraternização, onde comemoramos primeiramente o nascimento de Jesus e agradecemos por mais um ano de vida e conquistas, como toda ceia temos além das várias gostosuras, muitas frutas, nós Arguileiros de plantão, estamos ali sempre com nosso arguile e rosh pronto, porque não fazer algo diferente? Apostar em roshs com frutas, uma base feita de melancia, melão? Da um visual muito bacana, combinando com as frutas da ceia, além de dar um sabor diferente a sua sessão!

@CHAMS_HOOKAH

PUBLICIDADE

Welton "Spider"

@CHAMS_HOOKAH

2018/Dezembro - Hookah Brasil Experience | 11


//Arguile a Gosto

Como Percebemos o Sabor? Por: Blog do Arguile Fotos: Guilherme Vieira

Quem teve o privilégio de acompanhar o crescimento do arguile em terras tupiniquins desde os tempos mais primórdios até hoje, também pôde notar como o YouTube cresceu exponencialmente enquanto principal fonte de informação sobre o arguile entre os consumidores daqui. Hoje, quase nenhum consumidor bota a mão no bolso dentro de uma tabacaria antes de conferir a análise do fumo desejado feita pelo seu influenciador favorito. A busca pelas “reviews” é enorme e continua crescendo cada dia que passa. 12 | Hookah Brasil Experience - Dezembro/2018

Sendo assim, o jovem mancebo que busca informação nos vídeos acaba, inconscientemente, tendo como favorito o influenciador que tem o gosto similar ao dele. Então, se o tal influenciador não gostar de algum fumo e transparecer isso no seu conteúdo, a tendência é que o pequeno gafanhoto deixe de comprá-lo. O que esse consumidor não sabe é que, ao fazer isso, ele abre mão de uma experiência que poderia ser muito boa e prazerosa, por uma


//Arguile a Gosto Região responsável por sabores Amargos

Região responsável por sabores Azedos

Região responsável por sabores Salgados

Região responsável por sabores Doces

Regiões básicas de identificação dos sabores.

simples questão de PALADAR. E estamos aqui para te explicar o porquê! O paladar é como uma impressão digital: Não há um igual ao seu no mundo inteiro. Os exatos motivos disso ainda não são muito claros para a ciência. De acordo com um estudo de um grupo de neurologistas pesquisadores da Universidade Estadual do Colorado, o funcionamento das células sensoriais do paladar é muito mais complexo do que se imaginava. Mas, no que se sabe, o paladar varia de acordo com os nossos genes (que tornam um indivíduo mais ou menos sensível a determinado sabor), evolução, cultura e até mesmo nossa própria saliva.

Claro que não podemos entrar a fundo na questão da evolução como um todo, pois essa matéria teria 19 páginas e daria muito, MUITO sono. Mas vem nesse exemplo aqui: as papilas gustativas responsáveis pelo sabor amargo se encontram na parte de trás da língua. Isso porque muitos venenos e coisas nocivas ao nosso corpo costumam ter este gosto característico. Então, após anos e anos de evolução e de vários e vários ancestrais nossos moscarem e morrerem por causa de bagunça e vacilagem, esse mecanismo serve como defesa, uma última chance de identificar e cuspir o veneno. Há também a relação com o doce, tão querido por nós por ser o primeiro sabor que experimentamos ao consumir o leite materno, levemente adocicado. E acho seguro dizer que os seres humanos fazem isso há algum tempo (desde que a nossa raça existe, talvez). Por isso, a maioria das pessoas vira do avesso instantaneamente quando vê um Lindt em promoção nas Lojas Americanas. A cultura também é um fator que pode influenciar. Tomemos como exemplo os mexicanos: Todos sabemos que essa rapaziada é chegada numa pimentinha. E também sabemos que eles não estão para brincadeiras, pois não estamos falando do molhinho de pimenta da Qualitá. 2018/Dezembro - Hookah Brasil Experience | 13


//Arguile a Gosto São pessoas que estão acostumadas com comidas apimentadas desde criança, por causa de seus pratos típicos, que desenvolvem certa resistência. Já no caso da saliva, a variação se dá por leves diferenças de composição da mesma, como no caso do sódio: Se sua babinha tiver pouco sódio, um prato com pouco sal vai parecer salgado para você. Louco, né?! Deu para perceber como a percepção de gosto pode variar, às vezes MUITO, de pessoa para pessoa?! Então a mensagem que trazemos nessa gloriosa matéria é a seguinte: Mesmo que você tenha dúvidas sobre alguma shisha, experimente! Seu amigo não gostou, seu YouTuber favorito não gostou, seu primo de terceiro grau que foi fazer intercâmbio no Camboja porque não aguentava mais ficar em casa ouvindo a irmã comentando do cabelo descolorido do Leo Stronda, pode muito ser que você goste. Você é único, meu parceiro! Você é única, minha parceira! E para finalizar, um adendo interessante: Temos a falsa impressão que GOSTO e SABOR são a mesma coisa, quando na verdade, não. O sabor é a junção de dois dos nossos sentidos, o PALADAR e o OLFATO. Sim, o sabor nada mais é a combinação de 14 | Hookah Brasil Experience - Dezembro/2018

C

Sistema respiratório influencia todo o seu paladar.

M

Y

GOSTO + CHEIRO. Apesar da fama, a boca é responsável por menos da metade daquilo que o sistema nervoso interpreta como paladar. Por isso, quando estamos resfriados, a tendência é que não sintamos muito o sabor das coisas, pois as vias respiratórias estão prejudicadas. Isso porque você ficou correndo sem camisa depois de pular na piscina no churrasco de confraternização da empresa depois de virar 3 copos de catuaba com energético FLYING HORSE. Então, lembrem-se sempre, crianças: Moderação. Até porque, fumar (seja arguile, tabaco ou orégano) danifica as papilas gustativas, então vai na moralzinha, para poder aproveitar seu glorioso nargos por muito mais tempo nessa vidona de meu Deus.

CM

MY

CY

CMY

K


2018/Dezembro - Hookah Brasil Experience | 15


//Oktoberfest

a

2 São Paulo Oktoberfest

Por: Redação HBE

Fotos: Guilherme Vieira 16 | Hookah Brasil Experience - Dezembro/2018


//Oktoberfest Pois é pessoal, esse evento que em tese não tem ligação direta com arguile merece grande destaque, sabem por quê? Porque teve arguile sim! Com orgulho podemos dizer que o arguile fez parte de um evento que está no calendário oficial da cidade de São Paulo. Em primeiro lugar, todos nós que apreciamos arguile devemos agradecer um cara que nem faz parte diretamente do nosso ramo, Rodrigo Devisate, advogado e frequentador da Ganesha, no bairro do Ipiranga em SP chegou e jogou a ideia na mesa para Kauan e Caio (proprietários da tabacaria) entenderem a ideia dele: ter um lounge para fumar arguile na Oktoberfest de São Paulo. Sinteticamente, após o susto dos meninos, tudo começou a se desenrolar e caminhar para que saísse da melhor maneira possível e podemos dizer que foi um sucesso. Com a parceria de grandes marcas como TioBob, Predator, Monge, Adalya e Sultan, assessoria jurídica impecável do Rodrigo, estivemos (sim, digo estivemos porque isso é uma conquista para todos nós e irei sempre dizer dessa maneira), dentro de um evento gigante para a cidade. Vocês conseguem entender a importância disso para todos nós? Só um detalhe, o maior espaço do evento era justamente

“nosso”! Foram meses de preparativos, projetos alterados, adequações às leis e foi tudo perfeito, a CVS (Centro de Vigilância Sanitária) passou todos os dias para verificar se estava tudo de acordo e sem surpresa nesse evento, não houveram erros com relação a lei, inclusive, foi considerado um case de sucesso pelos próprios fiscais. Agora o evento em si, com uma área total de cerca de 27 mil m² contou com a presença de mais de 100.00 pessoas nos 11 dias de evento que puderam aproveitar mais de 70 rótulos de cervejas, shows de artistas tradicionais, diversos tipos de comidas alemãs, foodtrucks, parque de diversão com roda gigante, micro cervejarias e arguile. Ouvimos e vimos muitas pessoas que não conheciam arguile e ali quebraram a barreira do pré-conceito e entraram na loja do TioBob com os mais variados produtos para perguntar, conhecer e saber como funcionava tudo aquilo. Muitas dessas pessoas de diversas idades, foram então para o lounge da Ganesha, que contava com 70 lugares para conhecer. E pasmem, muitos deixaram o nome na fila de espera e somente após, pediram um rosh para experimentar. 2018/Dezembro - Hookah Brasil Experience | 17


//Oktoberfest

Fritz, personagem principal no eveneto.

Ouso dizer que nenhum saiu com duvida ou reclamando do atendimento, que vale salientar, estava impecável, para quem conhece, padrão Ganesha de atendimento. Todos os meninos que estavam ali trabalhando, gostam do que fazem e atendiam com uma alegria inabalável. Nem a chuva desanimou a equipe que, quando a chuva parava, logo corria para secar os sofás e puffs para que as pessoas pudessem entrar para fumar.

se droga (como muitos pensam) jamais estaria ali, num evento tão grande e com tanta visibilidade e importância.

Pode até parecer que não, mas o evento tem grande apelo familiar, por isso o parque de diversão e muitas atividades para crianças, diversos stands, como por exemplo da movida que contava com uma pequena gincana para ganhar brindes e sim, vimos todo mundo se divertindo, seja por conta das brincadeiras, músicas e shows ou pelo Foi muito satisfatório ver essa inpuro prazer de comer bem e beber teração de um público totalmente fora do nosso mercado, que passou ainda melhor. a conhecer e ver com outros olhos Posso dizer que foi um evento de o arguile, afinal de contas, se fos18 | Hookah Brasil Experience - Dezembro/2018


//Oktoberfest

Ganesha presente na Oktoberfest.

onde todos nós saímos com grandes lições, em todos os sentidos. Aprendemos que podemos e devemos ter a esperança de mudar essa visão que muitas pessoas ainda têm sobre o arguile, é possível uma equipe bem preparada e feliz atender cerca de 3 mil pessoas para fumar uma boa shisha em 11 dias de evento, ter uma loja engajada em montar um stand que seguia totalmente o tema alemão da festa e principalmente, podemos sim, fazer evento de arguile seguindo todas as leis vigentes sem nenhum tipo de multa ou repreensão por parte da fiscalização. Pode parecer repetitivo, mas para encerrar esse texto, agradeço mais uma vez ao Walter Filho, idealiza-

dor do evento que abriu a porta para que pudéssemos ter arguile lá dentro. Ao Rodrigo que quebrou a cabeça para aprender tudo sobre a legislação e evitar possíveis dores de cabeça e de fato encabeçar a ideia do lounge no evento. Aos meninos da Tabacaria Ganesha que com louvor fizeram todo o trabalho de atendimento no lounge. Ao TioBob por abraçar a ideia e também redirecionar as parcerias e as marcas que lá estavam presentes e claro, montar uma loja mais vistosa, bonita e completa com uma variedade incrível de produtos nacionais e importados. A Predator, Adalya, Monge e Sultan por se juntarem ao time e investirem para que o evento acontecesse de forma única com produtos personalizados. E claro, um agradecimento especial pelo convite a HBE para fazer a cobertura do evento, muito obrigado! Boatos dizem que em 2019 estaremos todos novamente na 3ª Oktoberfest SP, vamos torcer para que isso se concretize. E aprendam, valorizem esse tipo de coisa, respeitem a opinião das pessoas sobre tudo e todos e principalmente, um evento com arguile pode sim acontecer com perfeição, basta seguir as leis. Ein Prosit! 2018/Dezembro - Hookah Brasil Experience | 19


o primeiro lounge de arguile na oktoberfest sĂŁo paulo. venha nos conhecer na: Rua oliveira alves, 513 - ipiranga - sp

20 | Hookah Brasil Experience - Dezembro/2018


Hookah Drink O inverso também tem verso Por diversas vezes é dito no universo em vivemos, youtubers e fumetas, que o arguile tem suas particularidades e desde sua chegada e popularização no Brasil, vem sendo alvo de críticas, polêmicas, proibições e até mesmo segmentação. Sabe-se que o arguile é um tipo de tabagismo, disso jamais poderíamos discordar (salvo essências que não são a base de tabaco e não possuem nicotina), e dessa forma temos que olhar para tal como um concorrente direto, certo? ERRADO. Não é porque temos no mercado outros tipos de tabagismo, como o cigarro, que devemos impor o mesmo tipo de regulamentação. Porém, tendo em vista o cenário atual e analisando eventos nos quais era liberado o uso de arguile por seus convidados, a regulamentação deve sim existir de forma rígida. Conforme a lei, qualquer objeto fumígeno (que produz fumaça) deve somente ser utilizado em locais abertos e que não sejam públicos, tendo um local reservado apenas

para a utilização do mesmo. O tabagismo é sim prejudicial à saúde, a propósito, vários estudos indicam que o nosso pulmão está ali apenas para a funcionalidade de respirar ar puro. Regularizar os fumos que estão no Brasil para que conste a informação de que causam danos à saúde, é valido. O consumo por menores de idade não deve existir. Além de nocivo, é um meio no qual o organismo recebe uma quantidade diferente da que nosso corpo produz de nicotina e pode causar problemas à saúde. Da mesma forma que um menor de idade não pode ter um hábito tabagista perante a lei, o mesmo consegue comprar uma garrafa de qualquer bebida que ele queira com uma facilidade enorme? Quem é punido? O estabelecimento? A regulamentação cria dois pesos diferentes para ambos os casos. Sim, a bebida também faz mal, é nociva à saúde e de certa forma até mesmo “alucinógena”. Se vamos ser rigorosos com uns e maleáveis com outros, se vamos ser impositivos com uns estabelecimentos e apenas conversar com outros, não impedindo o seu funcionamento. Vamos fazer tudo igual e fazer a lei realmente fazer o seu papel.

2018/Dezembro - Hookah Brasil Experience | 21


&

Contra Piteira de S I L I C O N E

Não

precisa de vedação !

22 | Hookah Brasil Experience - Dezembro/2018

SUPER LEVE

www.tritonhookah.com.br


Eduardo Macário macario@hookahbrasilexp.com.br

Comunicação É normal alguém que nunca viu um arguile na vida perguntar “pra que serve esse negócio aí de fazer fumaça? Dá barato?”. E existem milhares de formas para responder essa pergunta, uma das minhas respostas preferidas é: “pra se comunicar melhor”.

outra sessão. Culturalmente o arguile é oferecido para os convidados após o almoço. Recusar é falta de educação e ir embora antes da sessão acabar é inadmissível. Essa cultura vem sendo disseminada no Oriente Médio há 400 anos dessa forma. O segredo é ter seu aroma preferido, tempo e uma boa companhia.

Quantas vezes você já preparou um rosh pra fumar com outra pessoa e passaram horas conversando sobre qualquer assunto sem ver o tempo passar? E não, não dá barato. Fumamos arguile pelo mesmo motivo que pessoas bebem cerveja. Ele apenas quebra uma barreira de tensão entre duas pessoas que, ao compartilharem uma boa sessão, estão facilmente mais dispostas a compartilhar ideias. É como ligar um cronômetro de 1h, fumar e deixar a conversa fluir. O papo tá bom? Emenda 2018/Dezembro - Hookah Brasil Experience | 23


//Devaneios

Sabores e

o tempo Por: Sidney Gritti Fotos: Guilherme Vieira

Após alguns textos escarrados sobre o cenário atual do arguile, resolvi escrever um simples artigo sobre os famosos sabores dos tabacos comercializados por essas bandas. Não é novidade para nenhum “fumeta” que entra ano sai ano os únicos tabacos que não perdem espaço são o Love 66 (Adalya) e Cane Mint (Tangiers), verdadeiros fenômenos. Ah! Mas aposto que você

pensou: e o Duas Maçãs da Al Fakher? Talvez alguém mencione um saber aleatório de uma marca de sucesso recente. Preferências a parte, óbvio que nem mesmo tais tabacos mencionados são unanimidades, a exemplo da Love 66 que particularmente não conheço muita gente das antigas, aqueles fumetas raiz, que gostem, até por se tratar de uma pegada mais adocicada, facilmente enjoativa, esse segmento faz mais sucesso entre as “Meninas também fumam” e os jovens dinâmicos

24 | Hookah Brasil Experience - Dezembro/2018

em geral. Mais uma curiosidade sobre esse aroma e que é impossível não lembrar para os conhecedores de “boates” para adultos em São Paulo, existe no centro, um espaço com esse nome e também proporciona muita diversão e prazer. Aí está um marketing de respeito! No outro extremo, temos a famosa e carinhosamente chamada de “cane”, que todas as celebridades do arguile defendem mais que a própria mãe. Com custo


//Devaneios por grama bem maior, tabaco forte e acentuado e muita gente jurando amor mesmo sem gostar para parecer raiz, também reúne uma legião de fãs, pseudo-fãs e viciados. O marketing extremamente orgânico e automático, as marcas tentam imitar como se fosse a Coca-Cola e os consumidores propagam o produto de graça, enquanto isso o CEO da Tangiers deve rir e ficar surpreso com os números no relatório de volume de vendas. Posso jurar que ele ainda sonha em produzir mais uma galinha dos ovos de ouro como a querida “Cane Mint” e sagrar sua aposentadoria tranquila. Certamente sou muito suspeito para tratar de fumos, especificamente esses sabores, sou um amante de Cane Mint e trabalho colaborando com marcas de tabaco pelo mundo, auxiliando no desenvolvimento de novos sabores e tendências para esse mercado, inclusive a Adalya, que foi lembrada aqui pelo

seu Love 66. Mas sempre toco o “foda-se”, deixo a parcialidade de lado, afinal luto pelo crescimento de todo o mundo do arguile e acredito que isso passa pela criação de novos sabores que caiam nas graças das pessoas, que se torne mais um queridinho da massa e proporcione novas sensações, estou cansado de quantidade, tentativa e erro, espero qualidade e identidade em um sabor e acessível a todos.

uma proposta ousada que tenta apresentar a “Cane Mint melhorada”. Segundo alguns amigos que tiveram a oportunidade de provar, o resultado foi surpreendente e você pode comprovar isso acessando alguns canais que tratam sobre o assunto no Youtube.

A verdade é que o tempo passa e com ele vão os sabores, por isso faço menção honrosa aos que ficam, citei aqui apenas dois que me veio à cabeça, temos mais Este texto, publicado alguns sucessos dentre agora, coincidentemente centenas que caíram no traça um paralelo com esquecimento: Fantasia lançamentos de tabacos com seu Pink Lemonade, que chegam ao Brasil Hookafina e o maravicheio de promessas, lhoso abacaxi, Starbuzz afinal, já somos um e aquele cocojumbo dos principais alvos do que não enjoa nunca e mercado internacional o Turkish Coffe? Ah! Os de arguiles. Uma das novatos provavelmente novidades é o tabaco da não saberão do que esmarca Desval, famosa tou falando, saudosista e por produzir arguiles de nostálgico, chame-me do luxo, trouxe um fumo que quiser, mas sei que que optou por permane- apesar dos “trocentos” cer homônimo, assimisabores que existem lando aos consumidores hoje, posso dizer como a já conhecida qualidade toda certeza: já não se na fabricação dos argui- fazem mais fumos como les ao seu novo produto, antes. 2018/Dezembro - Hookah Brasil Experience | 25


//Queridinhos Espanhóis

Quais os arguiles favoritos dos espanhóis em 2018? Por: Roberto Jekelo

Neste Ranking, explicarei de forma resumida quais foram os narguilés mais vistos em 2018.

ce imbatível em vendas, embora a Steamulation tenha pisado no chão com seu modelo Classic e seu novo

Em primeiro lugar e com muita força entraram nos russos Shishas Alpha X. Eles são muito difíceis de trazer para a Espanha pelas tarifas da Rússia. Mas junto com Wookah eles têm sido o arguile mais visto em Hookah Lounges e comprado por fumantes com um bom poder aquisitivo. Pessoalmente, neste estilo prefiro o Legacy. Wookah, como sempre, permane26 | Hookah Brasil Experience - Dezembro/2018

Shisha Alpha x, Wookah e Steamunation


//Queridinhos Espanhóis experientes, mas é uma marca que se manteve como referência para novatos. Seus modelos mais recentes são muito refinados para continuar tendo um bom nível de vendas.

Steamulation Classic.

modelo Steamulation Prime. Se você não teve a chance de experimentar um Steamulation, seu fumo é incrível. Esteticamente, eles parecem muito simples de tão simples que são, mas quando você fuma, muda de opinião. Quanto a Wookah, estou muito descontente com a marca, desde que chegaram ao mercado permanecem com o mesmo modelo, sem inovar. A concorrência copiou e conseguiu lançar modelos mais interessantes a preços mais competitivos. Na batalha de Shishas baratas, há um novo guerreiro que esmagou os outros alemães Kaya e Dschinni. Seu nome é Brodator Mini e ele está nos deixando completamente loucos!!!

Regal ainda é a referência para a melhor qualidade. Atualmente, em 2018, conseguimos ter um distribuidor fixo na Espanha, uma conquista bastante grande, já que era difícil conseguir um e muito poucos chegavam a cada ano. Nós ainda temos problema, pois não temos próprio produto nacional, os novatos que fumam compram kits para iniciantes, que são arguiles alemãs feitos na China. Eles são baratos e vêm completos com acessórios de qualidade média. Uma pena. Outro problema é que, desde o declínio na qualidade de Khalil Mamoon, os arguiles tradicionais acabou e eles não estão nem na metade de alguns anos atrás. Para um amante tradicional como eu, isso é um crime.

Este arguile tem quatro entradas de mangueira, com respiros pelo sistema Autoseal. Os desenhos são muito bonitos e também a base é esvaziada de fumaça de um sopro.

Espero que você tenha descoberto novas marcas graças a este artigo. A Europa é um jardim de marcas que vêm de todos os países. Como sempre digo para mim os produtos mais interessantes vêm do Brasil, porque meu jeito de fumar é mais parecido com o de vocês.

Oduman ainda é vendido nas mais

Um abraço forte. Tamo juntos! 2018/Dezembro - Hookah Brasil Experience | 27


//Dica HBE

Nem todo lounge, é lounge

Lounge calmo.

Por: Felipe Campanelli Fotos: Guilherme Vieira

Fala rapaziada, tudo certo com vocês?

ximo volume, diversas pessoas conversando assuntos aleatórios em Como de costume, voz alta, alto trânsito fui a um hookah loude clientes em torno nge, espairecer e dar da mesa, combos de aquela relaxada, para bebidas e por aí vai. De escrever esta matéria. repente, lugar que era Poréeeem... não estava para ser um local tranconseguindo redigir. O quilo e relaxante, mosambiente me proportrou ser uma balada e cionava um som no má- das boas! hahaha. 28 | Hookah Brasil Experience - Dezembro/2018

Pensei: se fosse casado e quisesse relaxar com minha mulher, comer algo, fumar um rosh e falar sobre o dia, seria quase impossível achar um lounge que atendesse a essa necessidade não? Irônico? Sim! Música agressiva, mulheres dançando e esbanjando seus belos corpos, ál-


//Dica HBE

'Classic Hookah Lounge'.

cool rolando, como um verdadeiro rolê. Mas, como nosso ideal de hookah lounge (local propício para se fazer uso de arguile) se encaixa nisso? Não julgando quem tem um lounge balada, mas também não confundindo a ideia de socialização que o arguile nos traz.

tenimento a mais, uma boa conversa jogada fora, aquela flertada com a(o) crush, dançar ao som do pancadão, doses caprichadas e tudo mais que uma balada pode te oferecer.

E como tornar um ‘classic hookah lounge’, em um local específico, para seus clientes degustarem de um bom arguile? Ofereça música calma, algo instrumental, bebidas Vejo grande necessidiversas como sucos, dade dos comércios chás, drinks e bebidas de iniciar uma nova categoria de estabelequentes, para se funcimento: destinada aos direm à sua sessão, a variedade pode ser fumantes de arguile, que buscam um entre- equivalente aos fumos

oferecidos, podendo ser interessante um combinado: drink + rosh, ambiente espaçoso e confortável, fazem toda diferença. Invista numa boa decoração, é um entretenimento visual que prende a atenção do cliente para o interior do lounge. No mais, visitei diversos lounges vi de perto como funcionam ambos e, com base nestas dicas, veja o propósito do seu lounge, para saber atender melhor as necessidades dos seus clientes, seja ele um hookah lounge ou um lounge balada.

2018/Dezembro - Hookah Brasil Experience | 29


30 | Hookah Brasil Experience - Dezembro/2018


Central de Atendimento

(11) 2702-2192

/Oficialtiobob

Valores por atacado? Solicite jรก a tabela atacado@tiobob.com.br 2018/Dezembro - Hookah Brasil Experience | 31


32 | Hookah Brasil Experience - Dezembro/2018


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.