Revista Hípica - Edição Maio/Junho

Page 1

REVISTA HÍPICA

1


2

REVISTA HÍPICA


SUMÁRIO

60

55 Centro de Memória da Hípica

08

Em celebração aos 70 anos da Sociedade Hípica de Campinas deu início à implantação do Centro de Memória da Hípica.

70 Anos de Hístória Ao caminhar pela Sociedade Hípica de Campinas e apreciar seus diversos ambientes, é difícil imaginar as inúmeras mudanças pelas quais passou o Clube.

04

Editorial

06

Nossa Hípica

08

70 Anos de História

49

O Livro de Rebeca

11

Dança

50

Bem Viver

12

Fitness

54

Novos Livros

12

Ginástica Artística

55

Centro de Memória da

13

Ginástica Rítmica

15

Grupo de Corrida

16

Hockey

17

Natação

58

Amazonas da SHC

25

Circuito Pré-esportivo

59

TO Salto

26

Tênis

59

Open de Volteio

29

Voleibol

60

Campeonato Paulista de

33

Hípica Gourmet

39

Homenagem a J. Toledo

41

Música na Senzala

43

Feijoada da Cultura

44

Música no Coreto

46

Homenagem a

65

Salto e Boteco

Teresa Ariboni

67

Espaço Criança

46

47

58

Míriam Leitão: perspectiva econômica

Hípica 57

Ranking Interno de Salto

33

3° Etapa do Ranking Interno de Salto SHC

65

Volteio: 2° Etapa Ranking Interno

As amazonas da Sociedade Hípica de Campinas se destacaram durante o CSN** V Curitiba Summer Tour e 2° Etapa do Ranking Brasileiro de Cavalos Novos 2018.

Amazonas 64

Amazonas da SHC

Hípica Gourmet A premiada chef Sanny Braga, do restaurante Navegantes, foi nossa convidada na edição de março do Hípica Gourmet.

Papo de Quinta

REVISTA HÍPICA

3


Social

EDITORIAL

DEPARTAMENTO

N da

os últimos anos, o Departamento Social tem

e na tradição nordestinas e fazer de nosso clube o cenário

se empenhado em oferecer nossos sócios e

de um grande arraial. Manteremos também as inovações

convidados eventos alinhados ao protagonismo

da última edição, como a mudança de nosso tradicional

Hípica

de

Campinas

em

nossa

sociedade.

Circo do campo de futebol para a sede e a criação de

Respeitando nossas histórias e tradições, neste ano,

nossa Vila Junina. Na sede, nossos pequenos amantes

quando celebramos 70 anos de nosso clube, optamos

do Circo poderão se divertir muito com todo o conforto do

por concentrar nossos orçamentos e esforços em quatro

ar-condicionado e contar com mais infraestrutura.

grandes eventos: o Carnaval, a Festa Junina, a Feijoada e, claro, nossa grande celebração de aniversário.

às famílias com crianças pequenas e aos idosos

Essa decisão tem total apoio e suporte de nossa

com dificuldade de locomoção, teremos ainda mais

presidente, Stella Roge e, de todos da diretoria executiva.

comodidade. Neste ano, o campo de futebol será

Trabalhamos em parceria para que nossos sócios e convidados possam se divertir em um ambiente seguro e familiar. Aproveito para agradecer o empenho de todos

utilizado como estacionamento para deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção.

na realização de nossos eventos e de nossa grande

Outra inovação a ser mantida é nossa nutricionista.

comemoração de 70 anos.

Desde os preparativos da festa, a profissional orienta

Quem participou de nosso Carnaval pode conferir o resultado desse trabalho de equipe somado ao de nossos fornecedores e funcionários. Nosso Baile 70 anos de Plumas e Paetês foi mesmo um majestoso evento,

os fornecedores sobre como eles devem proceder para que os produtos oferecidos tenham sempre qualidade. E, claro, nos dias de festa, a profissional coleta amostra das mercadorias e fiscaliza a higiene nas barracas.

que teve os melhores bufê, decoração, com direito a

Assim

marchinhas tradicionais e famosos sambas-enredo.

proporcionar nossos associados a melhor feijoada

Nos últimos meses, estivemos focados na realização de nossa Festa Junina e da Feijoada. Dois momentos para que nossos sócios reúnam a família e os amigos em um ambiente aconchegante e repleto de novidades.

4

Na Vila Junina, concebida para dar mais conforto

como

nos

festejos

juninos,

queremos

dos últimos anos. E não há de faltar animação. Neste ano, a atração principal ficará a cargo d’Os Paralamas do Sucesso. O grupo de rock de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone promete sacudir a Hípica com seus clássicos em um show comemorativo dos

Neste ano, nossa Festa Junina terá algumas novidades.

30 anos de carreira da banda. Será uma excelente

Nossa proposta é resgatar o que há de melhor na cultura

oportunidade para apresentarmos aos mais jovens

REVISTA HÍPICA


EDITORIAL todo o talento e a criatividade desse trio. Eles prometem fazer um show vigoro e único. Será, sem dúvida, muito emocionante. Em seguida, outra atração de peso: os DJs Thiago Mansur e Paulo Velloso. Conhecidos como JetLag, a dupla promete criar uma atmosfera inesquecível e fazer com que nossos sócios e convidados não queiram ir embora. Os dois se tornaram famosos em 2015, quando deram uma roupagem eletrônica à música Oração, d’A Banda Mais Bonita da Cidade. Dois anos depois, eles deram um novo tom à faixa Trem Bala, de Ana Vilela. De lá para cá, os eventos da dupla são concorridos e muito disputados. Sem dúvida, ninguém vai ficar parado. Para fechar com chave de ouro as comemorações de 70 anos da Hípica, faremos um evento como nunca visto. E, para tal, convocamos toda a animação e o talento de Ivete Sangalo. Sem dúvida, a rainha do axé vai levantar poeira e fará uma apresentação memorável em nosso clube. Pela primeira vez, teremos aqui um palco de grandes dimensões, com um cenário deslumbrante e telões de alta resolução. Aproveito a oportunidade para agradecer aos sócios que, ao fim de cada evento, respondem a nossas pesquisas de qualidade. A participação de vocês tem sido fundamental para que possamos realizar eventos cada vez melhores. Foi a opiniões de vocês, nas últimas pesquisas, que nos deu as indicações para a realização da comemoração que promete ser uma festa inesquecível, a de 70 anos. Teremos muita animação e toda a segurança que nossos sócios merecem. Para ficar melhor, só falta sua participação. Convide seus amigos e traga sua família. Vamos celebrar juntos!

Vera Lia Schiller Diretora Social REVISTA HÍPICA

5


NOSSA HÍPICA

Cuidado redobrado com escorpiões, aranhas e taturanas

E

m abril, realizamos um levantamento epidemiológico completo na área do parque e de seu entorno. O local ficou fechado por 15 dias para que tomássemos providências contra escorpiões, aranhas e taturanas, que ameaçam a saúde de nossas crianças. Como informamos em nossas redes sociais, muitas áreas da região metropolitana de Campinas estão sofrendo com problemas causados pela infestação de escorpiões. Os acidentes e o aparecimento desses aracnídeos têm ocorrido em toda a região, inclusive nos condomínios e no bairro em que se situa o clube. Em 2016, já havíamos realizado um treinamento para todos os funcionários do hipismo sobre a identificação de animais peçonhentos, a prevenção e os primeiros socorros. Mas o aparecimento de um escorpião no parque nos serviu de alerta. Além de darmos novo treinamento aos funcionários, instalamos placas educativas para que os pequenos saibam identificar os animais e fizemos um grande trabalho com medidas profilácticas e corretivas necessárias para minimizar qualquer risco de acidente. Todos os ralos e galerias de esgoto e água pluvial foram telados, fechamos todas as frestas em mourões e reforçamos o cuidado com nossa jardinagem para evitar que o local seja abrigo de escorpiões, aranhas e taturanas. Treinamos os funcionários da manutenção para que reconheçam e saibam o que fazer quando encontrarem um desses animais. Na semana de 7 de maio, novas galinhas-d’angola foram soltas em nosso clube. Elas são predadoras naturais de escorpiões.

Pesquisa de opinião Em abril, iniciamos mais uma ação importante nestes 70 anos de história: uma pesquisa profunda, com o objetivo de conhecer quem somos. Desde nossa fundação, os hábitos, aspirações e atitudes das famílias naturalmente evoluíram com o tempo. Nosso clube precisa entender e corresponder aos novos perfis e anseios de todos seus associados. 6

REVISTA HÍPICA

Os acidentes causados por esses animais podem ser bastante graves, e os sintomas são dores muito intensas no local das picadas, sudorese, taquicardia, falta de ar, vômito e até neurológicos. Em caso de acidente, a maneira correta de agir é lavar bem o local da picada com água e sabão, manter a calma, evitar correr ou andar rápido e ir aos hospitais que possuam o soro específico, e capacidade de tratamento e terapia de suporte. Em Campinas, o Hospital Municial Dr. Mário Gatti e a Unicamp são os locais indicados. A prevenção continua sendo a maneira mais efetiva de evitar acidentes, portanto, em casa ou no clube, instrua seus filhos para que evitem colocar as mãos em frestas de paredes, pedras, entulhos, madeira e ralos. Inspecione calçados e roupas antes de vesti-los e nunca toque em um escorpião. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Para que todos os sócios fossem estatisticamente ouvidos, foram realizadas entrevistas presenciais, distribuídas em diferentes horários e locais do clube. Além disso, para ouvir os sócios menos assíduos, entrevistas por telefone também foram realizadas. O resultado dessa pesquisa será conhecido por todos. Sabendo do perfil de nossos sócios, faremos nossa Hípica cada vez melhor!


NOSSA HÍPICA

Manutenção em ação Dentre os vários trabalhos realizados por nossos funcionários,

alguns,

importantes,

não

apesar

possuem

de tanta

serem

muito

visibilidade.

Registramos aqui algumas ações e aproveitamos para agradecer o carinho e a dedicação dos profissionais da manutenção, que se esforçam para que nosso clube seja melhor a cada dia. Vale registrar que a pintura das guias e do muro Nos últimos meses foram realizadas:

da pista de cooper e a manutenção geral da pista (nivelamento e reposição de pedrisco) estão quase

- Pintura dos equipamentos de ginástica ao ar livre

finalizadas. Se você souber de alguma área do clube

(pranchas abdominais, barras paralelas e espaldar),

que precise de uma manutenção específica, por favor,

próximo do lago;

avise-nos! Entre em contato com nossa Ouvidoria ou

- Pintura dos corrimãos e guarda-corpos das piscinas recreativas;

SAA - ou envie uma mensagem pelo Facebook. Você que sempre utiliza nosso clube, é nosso melhor fiscal!

- Manutenção e paisagismo do talude do quiosque das quadras de basquete externas; - Instalação de lanças de proteção nos portões da Igreja e do Parquinho, que dão acesso à rua; - Revisão em todo o arame farpado dos muros em torno da Hípica; - Finalização do talude de grama para a proteção da mureta do campo de futebol nº 5; - Proteção contra o impacto dos postes de iluminação e a casinha do reator dos campos de futebol.

Bar da Lareira Foi assinado um contrato com um novo concessionário para o Bar da Lareira. Os detalhes estão sendo alinhados, e as atividades serão retomadas em julho. O bar funcionará de quarta a sábado, das 19h às 24h. Vem coisa boa por aí!!

REVISTA HÍPICA

7


HÍPICA – 70 ANOS DE HISTÓRIA

70 anos

de história, três sedes sociais

A

o caminhar pela Sociedade Hípica de Campinas e apreciar seus diversos ambientes, é difícil imaginar as inúmeras mudanças pelas quais passou o Clube. Várias construções, adaptações e remodelações transformaram a Hípica no que ela é hoje: um dos clubes poliesportivos mais belos do país, com uma área verde notável, “Um império da beleza brasileira”, (palavras do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que visitou o Clube em 1972). Nesta trajetória de crescimento, a Hípica teve três sedes, e vamos contar para você um pouquinho dessa história. A Sociedade Hípica de Campinas foi fundada em 27 de outubro de 1948. Tendo como seu primeiro presidente Fernão Pompêo de Camargo, o clube iniciou suas atividades em terras adquiridas da Fazenda Tapera, localizada na antiga estrada que ligava Campinas a São Paulo: a capela da Fazenda foi transformada na primeira sede social do clube.

A inauguração do espaço, com dois novos salões para reuniões sociais, bar e restaurante, aconteceu em 16 de outubro de 1949 e foi veiculada no Jornal de Notícias. Ainda na ocasião, foram realizados a abertura da pista de saltos e o nivelamento do terreno. O primeiro evento social na sede da Fazenda Tapera foi a Festa de São João, realizada em 24 de junho de 1950. 8

REVISTA HÍPICA

Em 1952, sob a gestão do médico dr. Décio Bierrembach de Castro, a diretoria decide pela compra de uma gleba de terra (10 alqueires “paulistas”, ou seja, 242mil m²), desmembrada da antiga Fazenda da Lapa (localizada no quilometro 3 da estrada entre Campinas e o Arraial de Sousas), e assim dá início à expansão do clube. Na nova sede, que contava com a casa sede, a vila de colonos, o cafezal, o pomar, uma pequena piscina, amplos jardins, o lago, as palmeirasimperiais, o terreiro e a tulha, foram instaladas cocheiras de madeira, pistas de hipismo, duas quadras de tênis e o campo gramado de futebol. A casa sede ganhou um alpendre, no entanto, os eventos sociais agora são realizados no Catetinho remodelado – antiga tulha da Fazenda. Já os eventos sociais de grande porte são realizados fora do clube, como os Bailes de Debutantes, que, de 1952 a 1956, aconteceram no Teatro Municipal de Campinas.


HÍPICA – 70 ANOS DE HISTÓRIA

Em 1962, o Clube elaborou seu primeiro Plano Diretor, e seu fruto mais importante foi a construção da sede atual, projeto do engenheiro e arquiteto Waldemar José Strazzacappa. Dois eventos marcaram a préinauguração do então novo espaço de 3,7 mil m². Em 1966, a Festa de São João inaugurou o salão de festas da sede. No ano de 1967 acontece o 1° Baile de Carnaval nesse salão - a Hípica já contava com 1.507 sócios. Em 1968, o clube comemorou seu 20° aniversário e realizou uma série de eventos em seu salão social. Em 26 de julho, foi realizado o 1° Baile Espora de Ouro, em homenagem às inúmeras delegações estaduais que participaram do Campeonato Brasileiro de Hipismo Júnior. No dia 18 de outubro, aconteceu o Baile de Gala, que homenageou as delegações nacionais que participaram do Campeonato Brasileiro de Hipismo, além de serem apresentadas as debutantes de 1968 durante o evento.

De lá para cá, houve diversos eventos na sede, que, há 50 anos brilha e promove as festas mais elogiadas da cidade de Campinas. REVISTA HÍPICA

9


10

REVISTA HÍPICA


HÍPICA ESPORTE Tereza Lima, Ana Carolina Sussi, Sofia Koury, Bianca Remédio, Priscila Soares

Bailarinas da Hípica

se apresentam na mostra Tudo de Dança 2018

O

s grupos de sapateado e jazz musical da Sociedade Hípica se apresentaram na mostra Tudo de Dança 2018, realizada em Jaguariúna,

no Teatro Dona Zenaide. Nossas meninas puderam demonstrar toda sua habilidade e criatividade no palco. A mostra reuniu escolas e companhias de dança de Campinas e Jaguariúna e teve como proposta difundir a dança na região e promover a interação entre as companhias de dança das duas cidades. Foram apresentadas modalidades de dança como balé, jazz,

Mariana Arruda, Marina Castanho, Bianca Remédio, Sofia Koury, Ana Carolina Sussi, Priscila Soares

hip hop e sapateado. Organizado

pela

AMDC

(Associação

Movimento

Dança Campinas) no dia 7 de abril, o evento foi uma oportunidade para nossas bailarinas demonstrarem suas novas coreografias: Entre Sons, de Priscila Soares, com meninas de 10 a 13 anos, e Dance, de Alessandra Lona, com o grupo avançado de jazz musical. Parabéns a todas!

Ana Lúcia Campos, Isabela Furcolin, Alessandra Lona, Priscila Soares, Teresa Lima REVISTA HÍPICA

11


HÍPICA ESPORTE

DJ e brindes no lançamento da

O

nova Grade Fitness

lançamento da nova Grade Fitness foi um sucesso e reuniu 75 associados na manhã de sábado do dia 7 de abril. Foram oito aulas, dirigidas pelos oito professores do departamento, em mais de duas horas de exercícios na praça de eventos. Durante a aula, os associados receberam alguns brindes. Além da animação usual de nossos professores, um DJ ajudou a manter em alta o pique de nossos alunos.

Entre as novidades, os sócios da Hípica agora contam com aulas de Dance Hits, Funcional Fight, Funcional na Areia, Bodyweight, HIIT e Low Pressure Fitness, que virou uma verdadeira febre nas academias do Brasil e do mundo. O Departamento Fitness e de Esportes convida todos os associados a conhecerem melhor a nova grade. Está imperdível! Mais informações com os professores ou no SAA.

Sábado animado e com muita

ginástica artística

U

m sábado animado e muito divertido. Assim foi a manhã recreativa de ginástica artística e cama elástica, promovida pelo Departamento de Esportes na praça de eventos no dia 17 de março. Durante a atividade, os associados puderam se divertir, pular, correr e dar muitas cambalhotas. A atividade, orientada pelos professores Isabel Camargo, Renato Aggio e pelas estagiárias Aline Merki e Ingrid Zago, tinha como objetivo aproximar nossas crianças do esporte.

12

REVISTA HÍPICA

Como estava muito calor, os pequenos atletas ganharam sorvetes para refrescar e recarregar as energias.


HÍPICA ESPORTE

Ginástica Rítmica promove manhã recreativa

N

ossa já tradicional Manhã Recreativa e Demonstrativa de Ginástica Rítmica animou cerca de 700 sócios no dia 15 de abril. Realizada em nossa Praça de Eventos, a atividade tem como objetivo divulgar a modalidade no clube. Ao todo, 120 atletas demonstraram a seus pais e familiares o trabalho realizado no primeiro trimestre. Durante as apresentações, as meninas demonstraram

todo o charme e a habilidade na utilização dos cinco aparelhos oficiais da GR (corda, arco, bola, maças e fita), além de materiais alternativos. Integrantes de nossas escolinhas, grupos intermediários e equipes de treinamento, as alunas foram treinadas pelas professoras Adriana Correcher Pitta, Thaís Martini Gonçalves e Maria Sílvia Meneghetti e pela estagiária Paloma Pereira. Parabéns a todos! REVISTA HÍPICA

13


HÍPICA ESPORTE

14

REVISTA HÍPICA


HÍPICA ESPORTE

Hípica é destaque na

E

Corrida da Lua

m março, nossos atletas participaram da animada Corrida da Lua e trouxeram excelentes resultados ao clube. Acostumada com os bons resultados, Bruna Mahn foi a campeã da categoria feminina 10 km, uma conquista inédita para a Hípica. A associada Eugênia Alvim Barreiro garantiu o primeiro lugar na categoria feminina 10 km de 16 a 19 anos, com o tempo de 1h13min10s52. A Hípica garantiu ainda o terceiro lugar de maior equipe na corrida, com 25 inscritos. Ao todo, a corrida contou com mais de 4 mil competidores nas provas de 6 e 10km com largada na Praça Arautos da Paz. Parabéns a nossos atletas!

Eugênia Alvim Barreiro

Ana Fernanda Proença, Cristiane Agostinho, Bruna Mahn, Luana Cunha de Andrade, Mislene Aparecida Paiva

Cristiane Agostinho e Bruna Mahn

Paulo Neto, Bruna Mahn, André Reynol, Thais Galli e Mauro Menegolli

Hípica participa de mais uma corrida de rua A Hípica esteve presente em mais uma corrida de rua. Desta vez, participamos da 8ª Corrida Oba – Etapa Campinas 2018. Realizada no dia 8 de abril (domingo), a prova de 8km

teve como ponto de partida a Praça Arautos da Paz, no Taquaral. Nossa equipe contou com 17 associados. Parabéns a todos pelo empenho, e que venham as próximas provas! REVISTA HÍPICA

15


HÍPICA ESPORTE

A ponte do lago é reinaugurada em evento do Grupo de Corrida da SHC No dia 17 de março, reinauguramos a ponte do lago. O evento foi também o pontapé inicial para o lançamento do Grupo de Corrida da SHC. Foi uma manhã muito agradável na pista do lago, e os associados presentes puderam vivenciar um pouco as técnicas de corrida com exercícios específicos, explicados pela professora Marcella Ramos. Faça parte de nosso grupo de corrida. As inscrições já estão abertas no SAA. Venha correr com a gente!

Hípica é consagrada no Campeonato Paulista de

A

Hockey InLine 2018

Hípica foi destaque durante o Campeonato Paulista de Hockey InLine 2018. Nossos atletas trouxeram para casa dois títulos: o de campeão mirim e o de vice-campeão juvenil. Realizado em março pela Federação Paulista de Hóquei e Patinação (FPHP), na quadra da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-SP), o campeonato também consagrou nossos atletas mirins com: melhor goleiro, o melhor assistente e o melhor jogador da competição. “A cada competição, sentimos o amadurecimento dessa equipe unida, forte e consistente que temos, desde os mais novos (9 anos) até os mais velhos (16 anos). O Mirim Campeão e o Juvenil Vice-Campeão nos enchem de orgulho e nos dão mais certeza de

estarmos no caminho certo: o de empenho, união e dedicação”, afirma Fifo, técnico das equipes. Segundo a diretora Liége Gallo, “o empenho e o envolvimento desses atletas e da famílias deles, aliados ao trabalho técnico específico, são os grandes diferenciais que fazem esse grupo levar sempre o nome do clube aos pontos mais altos nas competições de que participam. E o trabalho se estende, na verdade, se inicia nas aulas de patinação com as crianças a partir de 5 anos de idade, de onde saem praticamente todos os atletas de hockey”.

PARABÉNS AOS NOSSOS ATLETAS: EQUIPE MIRIM: Julia Lintz (capitã), Arthur Jannini, Bernardo Piccolotto , Caio Gerin, Caio Murari, Isabela Przewalla, Maria Thereza Piccolotto, Matheus Lee, Philipe Olsen, Pedro D’Ávila e Rafael Alecrim. EQUIPE JUVENIL: Rodrigo Santos (capitão), Arthur Jannini, Bruno Bevilacqua, Felipe Gallo, Heitor Celestino, Luigi Oliveira, Laura Campos, Mateus Colucio, Murilo Inacarato, Nuno Alves, Victor Lacerda e Yuberth Rocha.

16

REVISTA HÍPICA


HÍPICA ESPORTE Se você quiser se juntar a esses times campeões, faça nossas aulas. Confira os horários: PATINAÇÃO: segundas e quartas, das 10h às 11h30, das 16h às 17h30 e das 17h30 às 19h. HÓQUEI: segundas e quartas das 19h às 20h30 (menores), terças e quintas das 17h às 18h30 (menores) e das 18h30 às 22h (adultos).

Natação da SHC é destaque em prova realizada em

Bragança Paulista

J

ovens nadadores da Hípica conseguiram excelentes resultados durante a segunda etapa da ARN (Associação Regional de Natação). O evento foi realizado no dia 15 de abril, em Bragança Paulista, e nossos atletas, todos formados no clube, representaram a SHC nas respectivas provas:

1.

Helena Ferrero de Melo Moreno (Mirim)

6º Lugar 50 Costas / 6º Lugar 50 Livre 2.

Matheus Maiello (Mirim)

11º Lugar 50 Costas / 10º Lugar 50 Livre 3.

Valentina de Almeida David (Petiz)

5º Lugar 100 Medley / 4º Lugar 50 Livre 4.

Giovana Leite Beloni (Petiz)

12º Lugar 100 Medley / 8º Lugar 50 Livre 5.

Rafael Giarola Filho (Petiz)

8.

Lucas Marinho Rosa (Infantil)

1º Lugar 50 Costas / 1º Lugar 100 Livre / 2º Lugar 100 Medley 9.

Theo Igayara Chaimovitz (Infantil)

4º Lugar 50 Costas / 9º Lugar 100 Livre / 3º Lugar 100 Peito

5º Lugar 100 Medley / 6º Lugar 50 Livre

10. Julia Bertuzzo Tavares (Juvenil)

6.

2º lugar 100 Livre Juvenil / 1º Lugar 50 Livre / 1º

Robert Alien Oliveira Russel (Petiz)

2º Lugar 100 Medley / 2º Lugar 50 Livre

Lugar 100 Peito

7.

11. Arthur Bertuzzo Tavares (Infantil)

Matheus Teixeira Penteado (Petiz)

15º Lugar 50 Livre

12º Lugar 100 Livre / 8º Lugar 100 Peito

REVISTA HÍPICA

17


HÍPICA ESPORTE

Sócio lidera ranking Máster de natação O sócio e nadador Máster Gustavo Tavares conquistou, no dia 14 de abril, quatro medalhas de ouro na etapa do Máster durante a 2ª etapa do Circuito da União de Natação Máster do Interiror (Unami), de natação, em Pirassununga. Considerado o maior circuito de natação máster da América Latina, o campeonato contou com a presença de 43 equipes de cidades do estado de São Paulo, totalizando 486 atletas.

Com as novas conquistas, Gustavo lidera o ranking Máster, em sua categoria. Parabéns, Gustavo, pelas conquistas!!

AS MEDALHAS FORAM CONQUISTADAS NAS SEGUINTES PROVAS: 100 Borboleta: 1’22”95 50 Peito: 36”57 50 Livre: 29”69 Revezamento: 04 x 50 Livre

A abertura de novas turmas reduz fila de espera na Natação “A reformulação no Departamento de Natação da Hípica está gerando bons frutos. A fila de espera por uma vaga, antiga reclamação dos sócios, foi reduzida. Aos sábados, por exemplo, a turma da natação bebê, que tem capacidade para atender 12 sócios ao mesmo tempo, tinha uma espera de 90 crianças. Hoje, a fila foi reduzida para 30. E a meta é seguir diminuindo a espera”, conta Cristina Vendramini, supervisora da Natação. Para conseguir tal feito, o departamento fez algumas mudanças, o que incluiu a abertura de novas turmas. O número de aulas de nível I passou de 7 para 9, o de nível II, de 7 para 10, e o do nível III e da natação bebê, de 8 para 11 turmas.

de suas aulas também mudava. Após estudarmos algumas alternativas, decidimos manter os horários dos pequenos apesar da mudança de nível. Percebemos que o impacto na agenda dos pais e na rotina das crianças era menor”, explica Cristina. Com as mudanças o departamento conseguiu absorver 200 novos alunos. Hoje, 1,5 mil alunos sócios estão matriculados no departamento para as aulas de natação adulto, infantil, treinamento e acqua fitness. “Ainda temos filas, mas apenas nos horários mais concorridos. Hoje é possível entrar em turmas sem lista de espera”, conclui a supervisora.

Além das novas turmas, uma pequena reformulação no quadro de horários das turmas de natação infantil (de 4 a 8 anos) ajudou a reduzir o impacto na agenda das crianças e de seus pais. “Nos anos anteriores, quando os pequenos avançavam de nível, o horário 18

REVISTA HÍPICA


HÍPICA ESPORTE

Hípica é destaque no Ultra Aquaman No dia 15 de abril, o sócio e nadador Máster Marcelo Duchovni Silva garantiu a 4ª colocação em sua categoria no Ultra Aquaman, maratona aquática que contou com uma travessia inédita de 17 km na Represa Atibainha, em Nazaré Paulista. Marcelo realizou o grande desafio em 5h15 minutos de prova, direto, sem paradas, apenas para a hidratação. Parabéns, Marcelo, por este incrível desafio!

Marcelo Duchovni Silva, Augusto Alves e David Silva

Atletas da natação Máster destacam-se em Limeira E a Hípica foi destaque na natação durante a 1ª etapa da União da Natação Máster do Interior (Unami) 2018. Realizada no dia 17 de março, em Limeira, a competição destacou nossos atletas na categoria master. Gustavo Tavares trouxe para casa três medalhas de ouro (50 m Livre, 50 m Peito e 100 m Medley) e Rodrigo Ferrari, uma medalha de bronze (50 m Peito). Vale destacar ainda a participação de Pedro Villas Boas, e Jorge Crissiuma e de nosso atleta Joviniano Alvim, que passou a ser o novo recordista brasileiro do 100 Medley na categoria (90+). Parabéns a todos os atletas!

Rodrigo Ferrari, Joviniano Alvin e Gustavo Tavares

Rodrigo Ferrari, Gustavo Tavares e Pedro Villas Boas REVISTA HÍPICA

19


HÍPICA ESPORTE

IV Triathlon adulto e III Aquathlon Infantil Os departamentos de natação e fitness se uniram para realizar o IV Triathlon Adulto e o III Aquathlon Infantil no dia 14 de abril. Foi um sábado marcado por muita diversão, mas também pela superação de desafios. Divididos nas categorias individual e de revezamento, os atletas tinham de nadar, pedalar nas bikes de spinning e correr em volta do lago. O Triathlon adulto exigiu bastante energia, dedicação e empenho de nossos sócios. As crianças também superaram seus limites e se divertiram muito na natação e na corrida. Sem dúvida, um dia especial de confraternização entre adultos e crianças. Confira os resultados abaixo. Parabéns aos participantes! RESULTADO ­­– IV TRIATHLON ADULTO

Fast III – Categoria 50+ Masculino

Fast I – Categoria 60+ Feminino

1º André Moreira – 37’58”

1º Isabel Penteado – 38’44”

2º Augusto Rocha – 39’20”

2º Marli Reis – 43’01”

Fast III – Categoria 40+ Feminino

Fast I – Categoria 60+ Masculino

1º Renata Baesso – 40’07”

1º Floriano Bueno – 39’16”

Fast III – Categoria 40+ Masculino

Fast I – Categoria 50+ Feminino

1º Diogo Canola – 38’23”

1º Murcia Pereira – 43’08”

2º Bruno Novo – 40’32”

Fast I – Categoria 50+ Masculino

3º Ricardo Martins – 41’37”

1º Alexandre Nunes – 31’28”

Fast III – Categoria 30+ Masculino

Fast I – Categoria 40+ Feminino

1º Martin Ferreira – 34’04”

1º Luciana Katayama – 30’07”

Fast III – Categoria 20+ Feminino

Fast I – Categoria 40+ Masculino 1º Fabrizio Rosa – 26’18” Fast I – Categoria 30+ Masculino 1º Felipe Gerin – 23’36” 2º Diego Barros – 30’45” Fast I – Categoria 20+ Feminino 1º Marcela Bueno – 26’42” Fast I – Categoria 20+ Masculino 1º Alexandre Bueno – 24’34” 2º Daniel de Azevedo – 27’28”

20

1º Paula Conagin – 39’28” Fast III – Categoria 20+ Masculino 1º Renan Cremonesi – 38’07” 2º Vitor Tannus – 39’05” Revezamento – Categoria 150+ Misto 1º Régia e Carlos Eduardo – 46’39” 2º Maurício Sanches, Dóris Pieroni e Silvana Pieroni – 51’48” Revezamento – Categoria 120+ Feminino 1º Bruna Mahn e Vera Staut – 46’04”

3º Thiago Bueno – 31’24”

2º Dana Breternitz, Ana Flavia Aguiar e Maria Alice Camargo – 48’01”

4º Mario de Stefano – 39’11”

3º Alessandra Penteado e Luciana Jimenez – 1’01”34

REVISTA HÍPICA


Concentração e instruções da prova infantil

Revezamento – Categoria 120+ Masculino 1º Diogo Canola, Marcelo Nisheyama e Adriano Camargo – 42’31” 2º Diego Canola, Adriano e Felipe Gerin – 42’54” Revezamento – Categoria 120+ Misto 1º Gil Chinelatto e Bruna Mahn – 42’29” 2º Guilherme Frenhani, Fabiana Amato e Juliana Berenguel – 45’48” Revezamento – Categoria 90+ Masculino 1º Felipe Gerin, Diogo Canola e Marcelo Nishiyama – 39’33” Revezamento – Categoria 90+ Misto 1º Pedro Meireles, Bruna Mahn e Martin Ferreira – 36’42” 2º Juliana Quagliato e Pedro Quagliato – 46’11” 3º Gustavo, Regina e Vitor Tavares – 57’23”

6º Letícia Molleta Machado – 05’39”

Revezamento – Categoria 60+ Masculino 1º Lucas, Fabrizio Rosa e Fernando Tardin – 34’57”

9º Diego Libertini – 05’30”

7º Sofia Cabrino – 05’47” 8º Helena Goindin – 05’54” 9º Maria Clara - 06’05” Fast I – Masculino 1º Robert Russel – 04’06” 2º Gustavo Assis – 04’31” 3º Joaquim Assis – 04’33” 4º Victor Abdelmassif – 04’47” 5º Matheus Chechia – 04’52” 6º Thomas Moreira – 05’02” 7º Henrique Vieira – 05’04” 8º Caio Katayama – 05’19” 10º Alberto Pitta – 05’32” 11º Felipe Fortes – 05’49”

RESULTADO – III AQUATHLON INFANTIL

12º Rafael Souza – 06’02”

Mini Flash Masculino 1º Gustavo Castro e Igor Grossi – 02’46” 2º Rafael Bueno – 03’21” Fast I – Feminino 1º Carolina Tardin – 04’50” 2º Isadora Seixas e Helana Moreno – 05’05” 3º Manuela Cardoso – 05’11” 4º Helena Ustra – 05’16”

Fast II - Feminino

5º Iasmim Katayama – 05’21”

1º Valentina Almeida – 04’51” 2º Giovana Beloni – 05’02” Fast II - Masculino 1º Lucas Rosa – 04’04” 2º Felipe Staut – 04’29” 3º Enzo Rigghetto – 06’30” 4º Rafael Garola Filho – 06’46”

REVISTA HÍPICA

21


HÍPICA ESPORTE

IV Triathlon adulto

Renan Cremonesi e Renata Baesso

Alexandre, Floriano e Thiago Bueno

Gustavo, Regina e Vitor Tavares 22

REVISTA HÍPICA

Paula Conagin

Controle de chegada de Felipe Gerin

Martin Ferreira , André Moreira, Renata Baesso

Gil Chinellatto e Bruna Mahn


HÍPICA ESPORTE

Silvana Pieroni, Mauricio Sanchez, Dóris Pieroni, Carlos Eduardo Staut e Régia Russell

Marli Reis, Isabel Penteado, Murcia Pereira e Fabrizio Rosa

Adriano Camargo, Marcelo Nisheyama e Diogo Canola

III Aquatlhon Infantil

Rafael Bueno, Gustavo Castro e Igor Grossi

Joaquim, Gustavo Assis e Robert Russell

Maria Clara Martins, Yasmim Katayama , Helena Ustra

Manuela Cardoso, Isadora Seixas, Helena Moreno e Carolina Tardin REVISTA HÍPICA

23


HÍPICA ESPORTE

Rafael Souza

Equipe técnica

Gustavo Castro e Igor Grossi

Yasmin Katayama 24

REVISTA HÍPICA

Felipe Staut

Rafael Bueno


HÍPICA ESPORTE

Manhã Recreativa Pré-esportiva agita

U

Praça de eventos

ma manhã de sábado animada e muito diferente na Praça de Eventos. Assim foi o dia 10 de março durante a realização da

Manhã Recreativa Pré-esportiva. Organizado pelo Departamento de Esportes, o evento reuniu pais e filhos em atividades recreativas, artísticas e pré-esportivas para os associados com faixa etária entre 3 e 12 anos. Foi uma excelente oportunidade para que todos pudessem vivenciar novas possibilidades de movimento com o corpo, além de jogar futebol, badminton e tênis, conhecer as fitas da Ginástica Rítmica, pular corda, acertar alvos, pintar e colar. Todas as atividades foram realizadas com materiais adaptados e adequados para essa faixa etária. O dia ensolarado e com temperatura amena foi o cenário perfeito para que todos se divertissem. Graças à colaboração do Departamento de Hipismo, as crianças puderam também interagir com um cavalo, o que tornou a atividade ainda mais divertida e educativa.

REVISTA HÍPICA

25


HÍPICA ESPORTE

Pequenos dão show durante o

N

1º torneio multijogos

ossos futuros tenistas deram um show durante o 1º torneio multijogos das categorias minitênis e bolas vermelhas da escolinha de tênis. Realizado nos dias 24 e 25 de março, o campeonato foi disputado no formato de jogos de simples, e sobrou animação. Ao todo, participaram 20 sócios entre 4 a 6 anos (minitênis), e 45 na categoria bolas vermelhas. O evento é parte da metodologia empregada na escolinha e tem como objetivo estimular a competitividade, mas mostrar que perder também faz parte do jogo. Assim, nossos alunos aprendem desde cedo a diminuir as frustrações nos campeonatos futuros.

1° torneio multijogos reúne 40 atletas Uma competição mista e muito bem disputada. Assim foi o 1° torneio multijogos do ano de nossa escolinha de tênis. Realizada em março, a competição reuniu 40 alunos entre 8 e 15 anos. Disputado no formato de jogos de simples, nas categorias bolas amarelas A e B, verdes e laranjas, o torneio foi um sucesso. Parabenizamos nossos atletas e professores!

Tenistas da Hípica participam de campeonato em Mogi Mirim Em abril, alunos da nossa escolinha de tênis participaram de um torneio no Clube Mogiano. Localizado em Mogi Mirim, o clube recebeu 25 de nossos pequenos atletas com idade que varia de 9 a 15 anos. Nossos associados puderam mostrar suas habilidades nas quadras de saibro, e dois deles, Julia Hansen e Lucas Frias, passaram para a próxima fase. De acordo com a professora Elisa Bufolo, a ida dos pequenos atletas a outra cidade ajuda a desenvolver 26

REVISTA HÍPICA

neles muito mais do que o espírito competitivo: “É muito bom não só pelo jogo e pela competição, mas também para que eles possam sentir a emoção de jogar, conviver com outros atletas e conhecer outro clube”.


HÍPICA ESPORTE

Hípica leva sete títulos no Torneio Aberto Academia All Racquets A Sociedade Hípica de Campinas ficou com sete títulos no Torneio Aberto Academia All Racquets. Os jogos da Federação Paulista de Tênis aconteceram na Academia All Racquets nos dias 21 e 22 de abril. Na categoria 10 anos masculino, nosso tenista Enzo Rosa foi campeão ao ganhar de Pietro Gava (6/0 e 6/3). Sofia Albieri ganhou os dois jogos do grupo único, disputados com tenistas companheiras de treino: Julia Hansen (6/2 e 6/1) e Raissa Yamamoto (6/1 e 6/0), que garantiu o vice-campeonato.

Luca Daloia e Fernando Montenegro

Guilherme Gracioli se consagrou campeão da categoria 12 anos masculino, ganhando, no jogo da final, do tenista João Vitor Silva com o placar de 6/1, 3/6 e 10/7. Na categoria 14 anos feminino, também tivemos uma dobradinha. Beatriz Verdial ganhou, no jogo da final, de Sofia Daloia por 2 sets a 0 (6/1 e 6/1). Luca Daloia disputou o torneio em grupo único e ficou com o título de vice-campeão, ganhando de Murilo Silva (6/3 e 6/2) e perdendo do campeão Giovane Calou por 6/2 e 6/4. Parabéns a todos pelo empenho e pela dedicação.

Hípica fatura título no Campeonato Brasileiro Interclubes

Beatriz Verdial, Fernando Montenegro e Sofia Daloia

Com mais esse resultado, Aline assumiu a liderança do ranking brasileiro de 14 anos e foi convocada para defender o Brasil no Sul-Americano de 14 anos. Parabéns, Aline!

A tenista Aline Midori da Silva conquistou o título no Campeonato Brasileiro Interclubes entre 13 e 27 de abril, no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador, BA. Na categoria 14 anos feminino, no grupo GA, nossa atleta se consagrou campeã após uma partida difícil contra a tenista Maria Eduarda Mauad, pelo placar de 7/5 e 6/3. Na primeira rodada, Aline ganhou da tenista Taina Cordeiro pelo placar de 6/4 e 6/1. Nas oitavas de final, venceu Maria Ramos por 6/0 e 6/2 e, no mesmo dia, disputou as quartas e passou da tenista Sarah Kalempa pelo placar de 6/3 e 6/2. Para chegar à grande final, nossa atleta enfrentou Thamyrys Araujo e ganhou por duplo 7/5.

Maria Eduarda Mauad e Aline Midori da Silva REVISTA HÍPICA

27


HÍPICA ESPORTE

Torneio Aberto Tella Tennis 2018: cinco títulos para a Hípica Nos dias 30 e 31 de março, nossos atletas disputaram o Torneio Aberto Tella Tennis e trouxeram para casa cinco títulos. Os jogos aconteceram na academia de tênis Tella Tennis, em Campinas, e nossos atletas mostraram superioridade na quadra. Na categoria 10 anos feminino estreante, Raissa Yamamoto sagrou-se campeã em cima da tenista Helena Mendes. Ela ganhou pelo placar de 6/3 e 6/1.

Gabriel Francisco, Marcelo Tella, Benjamin Poblete

Enzo Rosa se consagrou campeão da categoria 10 anos masculino por 6/0 e 6/4, jogando contra o tenista Diego Brito. Guilherme Gracioli conquistou o título da categoria 12 anos masculino, ganhando do tenista João Vitor Silva por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3). Beatriz Verdial, na final da categoria 14 anos feminino, ganhou da tenista Julia Gomes pelo placar de 6/3 e 6/0. Outro tenista que realizou uma final, foi Gabriel Francisco. Ele ficou com o vice-campeonato, perdendo apenas para o tenista Benjamin Poblete por 6/0 e 6/0. Parabéns a todos!

Enzo Rosa, Gil Costa, Raissa Yamamoto, Marcelo Tella 28

REVISTA HÍPICA

Rafael Barbosa, Marcelo Tella, Bernardo Assis

Júlia Gomes e Beatriz Verdial

Guilherme Gracioli


HÍPICA ESPORTE

Voleibol da Hípica

Balanço da temporada de 2017

A

o final de mais uma temporada com muitos compromissos (134 jogos oficiais e mais uma série de amistosos), as equipes de voleibol da Sociedade Hípica de Campinas apresentam aqui um resumo de suas atividades e seus resultados alcançados ao longo do ano.

No quadro a seguir, está um resumo das atividades e dos resultados obtidos por cada uma das equipes no decorrer da temporada. Esses eventos mobilizaram as mais de 80 integrantes (sócias e militantes) de todas as equipes: CATEGORIA

EVENTO

RESULTADO

XXV Copa Regional de Voleibol

3ª colocação (Série Ouro)

Campeonato Estadual – Fed. Paulista de Volleyball

Vice-campeão (Série Ouro)

28ª Olimpesec

Vice-campeão

Festival Anual Clube Paineiras Morumby

Vice-campeão

XXV Copa Regional de Voleibol

3ª colocação (Série Prata)

Campeonato Estadual – Fed. Paulista de Volleyball

3ª colocação (Série Ouro)

28ª Olimpesec

Vice-campeão

XXV Copa Regional de Voleibol

Vice-campeão (Série Ouro)

Campeonato Estadual – Fed. Paulista de Volleyball

3ª colocação (Série Ouro)

etapas finais do Campeonato Estadual e da Copa

28ª Olimpesec

Vice-campeão

Piratininga (Sub19), eventos que reúnem as quatro

XXV Copa Regional de Voleibol

3ª colocação (Série Ouro)

Campeonato Estadual – Fed. Paulista de Volleyball

4ª colocação (Série Ouro)

XXV Copa Regional de Voleibol

4ª colocação (Série Ouro)

Copa Piratininga – Fed. Paulista de Volleyball

3ª colocação (Série Ouro)

28ª Olimpesec

Campeão

VII Torneio de Voleibol Máster Cultura/Campinas

3ª colocação (Série Prata)

28ª Olimpesec

5ª colocação

SUB13

As

cinco

equipes

das

categorias

menores

participaram de uma série de eventos ao longo do ano, com especial destaque para a participação na Liga Regional de Campinas o principal campeonato de voleibol do interior de São Paulo.

SUB14

Cabe mencionar também participão na tradicional Olimpesec e no Festival do Clube Paineiras do Morumby (sediado na capital), assim como nas

melhores equipes do estado, organizadas pela

SUB15

SUB17

Federação Paulista de Volleyball (FPV). A equipe da categoria Máster também esteve ativa durante o ano participando dos torneios do Clube

SUB19

Cultura (Campinas) e da Olimpesec, que aconteceram ao longo da temporada e contaram com um grande número de participantes e entidades de toda a região.

MÁSTER

REVISTA HÍPICA

29


HÍPICA ESPORTE Além de todas essas participações, a modalidade organizou três eventos internos com a participação de familiares e outros associados. Nos meses de maio e agosto, em comemoração ao Dia das Mães e ao Dia dos Pais, respectivamente, aconteceu a 10ª edição do Minha Mãe É Campeã e do Meu Pai É Campeão, em que os familiares das atletas tiveram a chance de conhecer e vivenciar as atividades desenvolvidas pelas equipes durante a temporada.

Vinicius Castilho, Fábio Gouvêa, Talmo Oliveira, Fernando Pereira, George Paiva e Lucas Graziadei

No dia 17 de dezembro, aconteceu a Seletiva 2018 no Ginásio do Taquaral, que contou com a participação de mais de 80 meninas de toda a região. Esse evento teve como objetivo principal observar e avaliar novas alunas-atletas que poderão integrar as equipes das categorias menores do clube na próxima temporada. As aprovadas da primeira fase voltaram para uma nova etapa de treinos e avaliações no início de fevereiro de 2018. Em setembro, aconteceu a 2ª Manhã Recreativa, evento aberto a todos os associados, que puderam conhecer o trabalho realizado pelas equipes e pela escolinha de voleibol da Hípica.

Por fim, no decorrer do ano, também tivemos as aulas da escolinha de voleibol (toda 3ª e 5ª feira, das 14h30 às 16h30) para os sócios do clube a partir dos 10 anos de idade que querem aprender a modalidade e, até mesmo, ingressar futuramente nas equipes competitivas. As atividades do voleibol neste ano ocorrerão nos seguintes dias e horários:

Em 27 de setembro, recebemos a visita do professor Talmo de Oliveira, levantador campeão olímpico com a seleção brasileira nos jogos de Barcelona (1992). Foi um momento especial, em que Talmo interagiu de forma direta com as meninas contando muitas histórias sobre suas vidas e carreira profissional, dando conselhos e transmitindo conhecimento de forma bastante descontraída. 30

REVISTA HÍPICA

Dias da semana

Horário

Escolinha e Sub13

Terça e quinta

14h30 às 16h30

Sub14 e Sub15

Segunda, quarta e sexta

14h30 às 16:30h

Sub17 e Sub19

Segunda, quarta e sexta

16h30 às 18h30

Máster

Segunda e quarta

20h às 22h

15h às 17h

Para obter mais informações, entre em contato com o SAA, a Secretaria de Esportes ou diretamente com os professores Lucas Graziadei e Fábio Gouvêa.


HÍPICA ESPORTE

Voleibol da Hípica inicia temporada com palestra para familiares e atletas A comissão técnica do Voleibol da Hípica promoveu, no início de março (10/03), uma palestra de apresentação da temporada de 2018 para pais e atletas. Com as aulas e os treinamentos já iniciados em fevereiro, o evento foi uma excelente oportunidade para apresentar as atividades que serão desenvolvidas com as equipes de competição e a escolinha de iniciação.

De acordo com o professor Fabio L. Gouvêa, o evento foi muito importante para que pudessem ser estabelecidos vínculos com os familiares e proporcioná-los uma visão mais precisa de como são desenvolvidas as atividades com seus filhos. Quem quiser participar, pode obter mais informações no SAA, na Secretaria de Esportes ou diretamente com os professores Lucas Graziadei e Fábio L. Gouvêa.

Além de mostrarem o funcionamento das equipes do clube e detalharem as atividades do dia a dia com as meninas, os professores puderam esclarecer dúvidas, dizer em quais eventos a Hípica estará presente, além das competições a serem disputadas, e, em especial, proporcionar um pouco mais de conhecimento às atletas e aos familiares das equipes mais novas, que estão iniciando sua experiência no esporte. O professor Lucas Graziadei conduziu os trabalhos e aproveitou para apresentar os novos estagiários que trabalharão com a modalidade: Guilherme Almeida e Isabella Boscolo. Também estiveram presentes as diretoras adjuntas Alice Paes e Monique Beltrame, além de atletas de todas as categorias, desde a Escolinha até o Máster.

Guilherme Almeida, Alice Paes, Lucas Graziadei, Monique Beltrame e Fábio Gouvêa

REVISTA HÍPICA

31


32

REVISTA HÍPICA


HÍPICA CULTURA

Menu de Páscoa

com a chef Sanny Braga encanta sócios no Hípica Gourmet

A

premiada chef Sanny Braga, do Navegantes Restaurante, foi nossa convidada para a edição de março do Hípica Gourmet. Realizado pelo Departamento de Cultura, o evento foi um sucesso e reuniu amantes da gastronomia em duas noites (13 e 14) saborosas e de muito conhecimento. Atuando na área de alimentação por quase 30 anos, Sanny comercializava peixes e frutos do mar, e foi nesse período que a chef aprendeu a manipulá-los e cozinhá-los. Em Piracicaba, seu restaurante oferece uma gastronomia mediterrânea e é referência em qualidade na cidade e na região desde 1998.

Tais Szeles, Cinthia Stevanato, chef Sanny Braga, Maria Gracia Iafigliola Gomes, Adriana Haddad e César Moya

REVISTA HÍPICA

33


HÍPICA CULTURA Vale ressaltar que o cardápio foi harmonizado com o vinho Estreia Reserva Alvarinho. Se você quiser reproduzir em casa o menu servido no evento, seguem as receitas:

Caldo de peixe Rendimento: 3 l

INGREDIENTES •

10 ml de óleo de milho

200 g de cebola

100 g de salsão

100 g de alho-poró

2 kg de carcaça de peixe-branco ou crustáceos

4 l de água fria

200 ml de vinho branco seco ou suco de limão

1 bouquet garni (amarrado de alho-poró, salsão, tomilho, talos de salsa, louro e, se desejar, ½ dente de alho)

MODO DE PREPARO

Chef Sanny Braga

FIDEUÀ Receita tradicional da Catalunha “Fideo”, em espanhol, significa aletria, macarrão. Conta-se que sua origem foi totalmente acidental: na falta do arroz, os pescadores utilizaram massa para juntar os ingredientes.

Em uma panela, aqueça o óleo e sue a carcaça. Adicione a água fria, o vinho e o bouquet garni. Cozinhe em fogo baixo por, no máximo, 40 minutos, escumando as impurezas da superfície. Coe o líquido em uma peneira fina (ou chinois), forrada de gaze ou pano fino, resfrie e refrigere para uso posterior.

HADDOCK com arroz preto, molho cremoso de limão-siciliano e cogumelos

INGREDIENTES •

Macarrão cabelo de anjo (nº 0)

Caldo de peixe

Camarões

Azeite de oliva

Alho

MODO DE PREPARO Doure o macarrão numa frigideira em fogo baixo.Junte os camarões e cubra com o caldo de peixe.Cozinhe em fogo alto durante dois minutos. A seguir, leve ao forno a 180 graus até que todo o caldo seja consumido. Na hora de servir, cubra com alho frito no azeite de oliva. 34

REVISTA HÍPICA

INGREDIENTES (4 pessoas) •

600 g de haddock

250 g de arroz preto

1 l de leite

200 g de manteiga

200 g cogumelos-de-paris

200 g de shimeji

2 limões-siciliano

250 ml de creme de leite fresco

500 ml de caldo de legumes


HÍPICA CULTURA Caldo de legumes Rendimento: 2 l

INGREDIENTES •

1 cenoura

2 cebolas

3 talos de aipo (salsão)

5 grãos de pimenta-preta

1 ramo de alecrim ou tomilho

Talos de salsa ou coentro

1 folha de louro

3 l de água

MODO DE PREPARO Prepare um mirepoix: corte a cenoura, as cebolas e os talos de aipo em pedaços de aproximadamente 1 cm. Colocar os legumes em uma panela grande e adicione as ervas, as especiarias e a água. Leve ao fogo. Assim que ferver, abaixe o fogo para o mínimo e cozinhe por uma hora. Deixe esfriar, coe e guarde

Cogumelo Salteie os cogumelos na manteiga com sal a gosto.

SAGU ao vinho tinto com cobertura de creme de baunilha (6-8 pessoas) INGREDIENTES •

1 ½ xícara (chá) de sagu

Água o suficiente

1 garrafa de vinho tinto seco, bem encorpado

6 colheres (sopa) cheias de açúcar

MODO DE PREPARO Deixe o sagu de molho na água por uma hora, até inchar. Coloque o vinho em uma panela, junte o sagu e cozinhe em fogo baixo, mexendo frequentemente. Quando as bolinhas começarem a pegar a cor do vinho, junte o açúcar, e continue mexendo com frequência no fogo baixo até o sagu ficar transparente. Passe-o para um recipiente, espere esfriar e leve-o à geladeira.

MODO DE PREPARO Arroz preto Cozinhe o arroz preto com 500 ml do caldo de legumes e sal a gosto na panela de pressão por 20 minutos. Reserve.

Molho de limão-siciliano Rale a casca dos limões, só a parte amarela, esprema o suco e leve ao fogo com uma colher (sopa) de manteiga. Espere reduzir. Acrescente 250 ml do creme de leite fresco e deixe em fogo baixo até engrossar. Reserve.

Creme de baunilha

INGREDIENTES •

500 ml de leite

2 colheres (sopa) de maisena

3 gemas

6 colheres (sopa) de açúcar

5 gotas de essência de baunilha

MODO DE PREPARO Em uma tigela, dissolva a maisena no leite. Junte as gemas e o açúcar e mexa bem. Passe em uma peneira

Haddock Cozinhe o haddock no leite até ficar macio, transfira para uma assadeira e leve ao forno coberto com uma colher de manteiga até dourar.

e adicione a baunilha. Leve ao fogo brando, mexendo sempre até ferver. Retire do fogo e continue mexendo até o creme esfriar um pouco para não formar película. Leve-o à geladeira. Sirva o sagu com o creme por cima. REVISTA HÍPICA

35


HÍPICA CULTURA

A

edição de abril do Hípica Gourmet levou nossos sócios a uma deliciosa viagem gastronômica pela Itália. Realizado pelo Departamento de Cultura nas noites de 17 e 18 de abril, o evento contou com a participação do chef Lisandro Lauretti. Apaixonado pela gastronomia e pelo conceito de alimentação saudável e de qualidade, o chef é discípulo de Jamie Oliver e, em 2012, provou a Jamie que era a pessoa certa para ser sócio dele no Brasil. Em sua aula, Lauretti ensinou aos sócios os segredos e técnicas de executar com perfeição o antepasto italiano mais famoso do mundo: a bruschetta de tomate e ricota. Em seguida, demonstrou como chegar à textura cremosa de um delicioso risoto acentuada pelo sabor único de cogumelos.

Leonario e Michelle Nichel, Telma e Mark Wolff

36

REVISTA HÍPICA

Amauri e Sandra Zini e Geraldo e Silvana Figueiredo

Flávio Reis, Ricardo Tozzi e Guacira e Mario Bonafé


HÍPICA CULTURA Para encerrar com chave de ouro, o chef explicou como atingir o ponto da massa escura, cremosa e densa, obtida com cacau 70%, da famosa sobremesa Brownie Épico, a mais vendida nos restaurantes de Jamie Oliver no Brasil. O cardápio foi harmonizado com um vinho argentino Aime Cabernet Sauvignon. Confira as receitas:

Pasta de tomate seco •

12 unidades de tomate seco

2 colheres (sopa) do azeite do tomate seco

120 g de foccacia

Azeite de oliva extravirgem

½ dente de alho

Finalização •

Flor de sal

Raminhos de manjericão

MODO DE PREPARO Preaqueça a grelha em alta temperatura. Corte os tomates ao meio e coloque-os em uma assadeira. Junte as folhas de manjericão, regue com o azeite de oliva, uma boa pitada de sal marinho e outra de pimenta-do-reino. Misture bem. Leve para assar por Chef Lisandro Lauretti

aproximadamente dez minutos, ou até o tomate ficar

BRUSCHETTA DE TOMATE E RICOTA (4 porções)

macio. Cuidado para não assar demais. Os tomates

INGREDIENTES

Coloque a ricota no processador com o creme de leite.

Tomates •

160 g de tomates-cereja maduros (vermelho e amarelo se possível)

1 colher (sopa) de folhas de manjericão fresco

Azeite de oliva extravirgem

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Ricota

devem ficar firmes. Reserve. Com cuidado, processe até formar uma pasta uniforme. Passe a mistura para uma tigela. Adicione o suco e as raspas da casca do limão e a salsinha picada. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Misture delicadamente até incorporar. Reserve. Bata o tomate seco e o azeite no processador até formar uma pasta uniforme. Reserve. Corte a focaccia em fatias de aproximadamente 1,5 cm. Salpique com o azeite extravirgem e grelhe dos dois lados até dourar. Esfregue o alho por cima do pão torrado. Por cima,

180 g de ricota

passe a pasta de tomate seco uniformemente. Com

80 ml de creme de leite fresco

a ajuda das costas de uma colher, pegue um pouco

2 ramos de salsinha bem picada

Raspas da casca de ½ limão

Algumas gotas do suco de limão

Sal a gosto

da pasta de ricota e faça uma “onda” na fatia de pão. Repita o processo. Por cima, disponha os tomatinhos e enfeite com as folhas de manjericão. Finalize com um fio do azeite extravirgem e da flor de sal.

REVISTA HÍPICA

37


HÍPICA CULTURA

RISOTO DE COGUMELOS (2 porções) INGREDIENTES Base do risotto •

50 g de cebola picada

20 g de manteiga

250 g de arroz carnaroli

50 ml de vinho branco seco

750 ml de caldo de legumes

2 g de sal

Cogumelos •

30 g de cogumelo-de-paris

30 g de cogumelos-portobello

½ dente de alho

80 ml de creme de leite fresco

30 g de manteiga

200 ml de caldo de legumes

20 g de verdes da estação (espinafre)

2 colheres (sopa) de parmesão

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Finalização •

20 g de mozarela de búfala defumada

5 ml de azeite de oliva extravirgem

MODO DE PREPARO

Cogumelos Coloque um pouco da manteiga em uma frigideira e refogue o alho espremido. Junte o talo e metade da tampa dos cogumelos. Tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Bata essa mistura no liquidificador com 50 ml do caldo de legumes e o creme de leite fresco. Reserve. Coloque mais um pouco da manteiga e refogue o restante dos cogumelos. Tempere com sal e pimentado-reino e reserve.

Risoto Coloque o arroz já preparado em uma panela e. adicione o caldo restante à medida que for secando. Quando o arroz estiver no ponto, junte o creme batido no liquidificador, os cogumelos refogados (deixe alguns para enfeitar) e misture bem. Coloque as folhas de espinafre por cima. Acerte o sal e a pimenta-do-reino. Finalize com a manteiga restante e o parmesão.

FINALIZAÇÃO Disponha o risoto em um prato de sopa. Decore com a mozarela de búfala e os cogumelos reservados e salpique com um fio de azeite de oliva extravirgem.

BROWNIE ÉPICO (12 porções) INGREDIENTES

Base do risoto

Salteie a cebola na manteiga até ficar translúcida. Acrescente o arroz e mexa por alguns minutos. Junte o vinho branco e cozinhe até evaporar.

200 g de chocolate amargo

320 g de açúcar refinado

½ colher (chá) de fermento em pó

60 g de cacau em pó

60 g de farinha de trigo

4 ovos grandes

Aos poucos, vá adicionando o caldo de legumes e mexendo. O arroz deve ficar al dente. Espalhe-o em uma assadeira para interromper o cozimento. Tire os talos dos cogumelos e pique-os. Reserve. Corte as tampas dos cogumelos em pedaços. Reserve separadamente. 38

REVISTA HÍPICA

250 g de manteiga sem sal (mais um pouco extra para untar)


HÍPICA CULTURA

MODO DE PREPARO Preaqueça o forno a 170º. Unte uma assadeira de 20 cm e depois forre com papel manteiga.

Coloque a massa na assadeira. Leve ao forno quente por

Corte a manteiga e o chocolate em cubos. Coloque-os em uma tigela. Derreta em banho-maria até a mistura ficar homogênea. Deixe esfriar.

porém levemente pastosa no meio. Deixe esfriar.

Em outra tigela, peneire os ingredientes secos. Incorporeos à mistura de chocolate, mexendo delicadamente. Adicione os ovos e misture novamente.

aproximadamente 35 minutos, ou até que esteja assada, Para servir, disponha um pedaço no prato, coloque um pouco de calda de chocolate em um dos cantos e uma bola de sorvete por cima e enfeite com pipoca caramelada.

J. Toledo

é homenageado com vernissage e exposição

A

Hípica recebeu, no início de março, o vernissage do artista plástico J. Toledo. Realizada na Senzala, a exposição foi inspirada no livro J. Toledo, um eterno surrealista, lançado em 2008 e escrito por Dona Conceição de Arruda Toledo como uma homenagem póstuma de uma mãe escritora a seu filho.

faceta do talentoso artista J. Toledo.

Aluno de Sergio Milliet, Jota teve uma formação cultural de peso, que permitiu que ele iniciasse sua trajetória artística aos 14 anos. Participou de inúmeras exposições, incluindo uma mostra realizada em 1970, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).

A produção pictórica que marcou grande parte de sua carreira, aos poucos, foi dando lugar para as obras fotográficas, indicando uma mudança de postura técnica sem, no entanto, abandonar a temática que o consagrou. Atento às inovações tecnológicas e à busca de novas formas de produção, as infogravuras, batizadas Tolegrafias e realizadas na última década de sua vida, demonstram a vivacidade desse artista multifacetado, que também tinha a escrita como forma de expressão.

Idealizada por José Luiz de Arruda Toledo, a exposição teve como intuito revelar ao público um pouco de cada

A exposição ficou aberta para visitação de 8 a 25 de março e foi um verdadeiro sucesso de público. REVISTA HÍPICA

39


HÍPICA CULTURA

Aloisio Carvalhaes, Ailton Roncatto, Tina Gonçalez, Regina Pedroso, Maria Cecília Toledo, José Luiz Toledo, Neide e Fernando Monteiro

Maria Cecília e José Luiz Arruda Toledo 40

REVISTA HÍPICA

Alessandro Arpetti e Isabella Porto, Maria Cecília e José Luiz Arruda Toledo, Valéria Federmann, Antoine Kolokathis

Leila Mercadante, Vera Pessagno e Vera Chaddad Marins dos Reis

Alice Caraffa, Egas Francisco e Anna Maria Badaró


HÍPICA CULTURA

Música na Senzala reverencia Chiquinha Gonzaga

A

edição de março (22/03) do projeto Música na Senzala contou com a participação do grupo Chiquinha Gonzaga, que fez uma homenagem especial a essa grande musicista. O grupo, constituído somente de mulheres e instrumentos nada convencionais no choro, como o oboé, o fagote e o teclado, relembrou os grandes clássicos da compositora. Autora da primeira marcha carnavalesca com letra (Ó Abre Alas, 1899) e a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, Chiquinha Gonzaga compôs músicas para 77 peças teatrais e foi autora de cerca de duas mil composições em diversos gêneros. Uma homenagem mais do que justa.

Maria Clara Martins, Adelina Miguel, Inês Morisco, Ana Lucia Vasconcelos e Euclides de Campos

Moyses e Maria Emília Elias e Regina Barabino

Gualter e Márcia Afonso e Cybele Barroso

Luzia Conejo, Elvira Carvalhinho e Maria Rosa Ventosa REVISTA HÍPICA

41


HÍPICA CULTURA

Música na Senzala faz homenagem a Frank Sinatra

O

Departamento de Cultura realizou, no dia 26 de abril, um show em homenagem a Frank Sinatra. Um dos mais populares e influentes artistas musicais do século 20, ele é também um dos maiores recordistas de venda de discos de todos os tempos, com mais de 150 milhões de unidades vendidas. A homenagem ficou a cargo de Gil Duarte e da banda, que se apresentaram na Senzala. O projeto Frank & Friends contempla, além de Frank Sinatra, sinônimo de standard jazz, Tony Bennett, Louis Armstrong e muitos outros. Os maiores sucessos desses grandes artistas foram permeados com algumas canções de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, um evento memorável.

Helena e Pedro Donzeli

Lucia, Claudio e Igor Proença, Ricardo e Silvia Dantas, Ana Maria e Ernesto Fantini 42

REVISTA HÍPICA


HÍPICA CULTURA

Feijoada da Cultura

e Talentos da Hípica anima sócios na piscina

O

Departamento de Cultura realizou, no sábado do dia 14 de abril, mais uma edição de nossa Feijoada da Cultura e Talentos da Hípica. Tendo como cenário o Restaurante da Piscina, nossa feijoada reuniu sócios animados e amantes da boa música. O evento contou com a apresentação da TDF Banda, que tocou grandes clássicos do rock brasileiro e internacional.

Fabio, Mirele e Antonella Morelli

Alvaro Ribeiro, Raquel Padoanelli, Mary e Claudinet Gimenez

Lucio Assis, Waldir Oliveira, Luiz Ricardo Pereira, Raul Vescovi e Fabio Vilar

Mauricio e Viviane Gripp

Valentina, Regia, Victoria e Robert Russell REVISTA HÍPICA

43


HÍPICA CULTURA

Música no Coreto

explora sonoridades acústicas e eletrônicas com a Banda Violectra

A

edição de março do Música no Coreto foi um sucesso. Em um domingo ensolarado, o evento, promovido pelo Departamento de Cultura, reuniu amantes da boa música em torno da Banda Violectra. Formada em 1993 por músicos com extensa atividade musical, a banda explora a sonoridade do violino integrado ao pop fusion. Essa mistura de vastas possibilidades sonoras acústicas e eletrônicas, utilizando recurso de samplers, sintetizadores e processadores analógicos e digitais como ferramentas de produção e execução da música, torna a apresentação inesquecível. O grupo fez um show belo e único, com um grande poder criativo, muita energia e sensibilidade.

Guilherme Piccolotto, Guilherme Piccolotto Filho e Juliano Piccolotto 44

REVISTA HÍPICA

Fernanda e Isabela Campos


HÍPICA CULTURA

Música no Coreto

reverencia o samba de raiz

O

grupo Samba de Gaveta animou a edição de abril do Música no Coreto. Realizado no dia 22 de abril pelo Departamento de Cultura, o evento reuniu sócios amantes dos sambas das décadas de 1960, 1970 e 1980. No repertório, grandes clássicos de intérpretes como Toquinho, e Vinicius, Benito di Paula, Os Originais do Samba, Demônios da Garoa, Agepê, Beth Carvalho e Chico Buarque.

Lucas, Renata e Pedro Martinelli

O Samba de Gaveta existe desde 2012, e os músicos também se encarregam da composição musical. Com músicas que estão na ponta da língua do público, o grupo fez nosso coreto parecer um grande salão.

Maria Cecília Barberatto e Laís Barberatto Santos

Elisabeth e Gervásio Cavalcanti REVISTA HÍPICA

45


HÍPICA CULTURA

Teresa Ariboni

é homenageada ao encerrar carreira letiva na Hípica

A

professora de italiano Teresa Ariboni, de quase 90 anos, foi homenageada ao encerrar sua carreira letiva na Hípica, onde ensinou o idioma nos últimos 25 anos.

A homenagem-reconhecimento reuniu alunos e ex-alunos. A Sociedade Hípica de Campinas agradece a professora Teresa Ariboni pelos anos de dedicação e colaboração.

Planejamento

financeiro em debate

A

edição de março do Papo de Quinta debateu a importância do planejamento financeiro em nossa vida. Mediado por Beatriz Miranda, planejadora financeira pessoal, o bate-papo realizado na Senzala, abordou questões relacionadas a investimentos e planos de vida. Será que estamos aqui apenas para acumular valores expressivos? Este e outros questionamentos foram levantados pela planejadora.

Ainda de acordo com a profissional, uma pessoa que vive

Segundo Beatriz, gastos não intimamente ligados com seu plano de vida são puro desperdício. “Você gasta muito, de acordo com suas possibilidades, mas não vive como gostaria? Isso não se deve ao fato de gastar muito, mas de gastar mal. O importante é você identificar seus valores e viver hoje uma boa vida”, ressalta.

coleção de dívidas. O planejamento também ajuda a

46

REVISTA HÍPICA

esperando sobrar dinheiro para fazer investimentos não acumulará valores expressivos e jamais concretizará seus sonhos. Apenas com um planejamento financeiro pessoal, é possível se transformar em um investidor persistente e bem-sucedido. “Ninguém pode viver feliz e tranquilo com uma longa avaliar o verdadeiro custo e o peso de cada dívida no orçamento, identificando, reduzindo e eliminando as dívidas mais preocupantes. Isso não acontece da noite para o dia, mas toda caminhada começa com o primeiro passo”, explica.


HÍPICA CULTURA

Papo de Quinta de abril aborda desafios da nova geração

O

Papo de Quinta realizado no dia 5 de abril abordou o tema Os Desafios da Nova Geração: Jovens e Adolescentes do Século 21. Comandado pela pediatra e hebiatra Maíra Pieri, o evento tratou sobre as principais angústias e dúvidas dos jovens.

Temas como álcool, drogas, bullying, orientação sexual, depressão, horas de telas recomendadas e ínicio da vida sexual foram abordados no encontro, realizado pelo Departamento de Cultura.

Míriam Leitão aponta perspectiva econômica do Brasil para 2018 C

om toda sua experiência e propriedade, a jornalista Míriam Leitão abordou, de forma clara e realista, a perspectiva econômica do Brasil para 2018 durante uma palestra que aconteceu no dia 12 de abril. Realizada pelo Departamento de Cultura, o evento reuniu cerca de 270 pessoas em nosso salão social. Míriam apontou tendências que não podem ser ignoradas em tópicos como meio ambiente, clima, demografia, educação, economia, política, saúde, energia, agricultura, tecnologia, cidades e mundo. Ela adiantou que o futuro será implacável para os países despreparados. A jornalista também ressaltou que, apesar de os índices de pobreza e miséria terem diminuído, ainda é falacioso

dizer que surgiu uma nova classe média. Após a palestra, Míriam recebeu os sócios e autografou seu livro História do Futuro - O Horizonte do Brasil no século XXI. No livro, ela mapeia o território do que está por vir com base em entrevistas, viagens, análises de dados e depoimentos de especialistas, depois de três anos de pesquisa. Segundo a jornalista, o Brasil precisa chegar ao desmatamento zero, conservar a imensa biodiversidade existente, investir mais em educação de qualidade e aproveitar mais a mão de obra, isso porque o crescimento demográfico está afunilando, e logo seremos um país de velhos que terão mais disposição física e mudarão os rumos da história. REVISTA HÍPICA

47


HÍPICA CULTURA

Maria Letícia Granja Lopes e Míriam Leião

Alexandra Scarpelli, Miriam Leitão, Marisa Marri e Salvador Scaperlli Jr.

Arthur Bertuzzo Tavares, Gustavo Tavares, Miriam Leitão, Julia e Vitor Bertuzzo Tavares

48

REVISTA HÍPICA

Roberto Rosa e Thelson Lemos, Carlos André Gargantini

Antoine Kolokathis e Míriam Leitão

Carlos e Beatriz D´ancona, Cláudia Dias, Marta Aguirre, Eneida e Lúcio Lima

Dagoberto e Luiza Cipriano, Caio Vargas, Daniela Cipriano e Norma Vargas

Conrado Güth, Luciano Fornazari e Antônio Buriola

Maria Letícia de Barros e Gonçalves e Regina Márcia Moura Tavares


HÍPICA CULTURA

O Livro de Rebeca encanta pequenos na boate

N

o dia 29 de abril, nossos pequenos curtiram a apresentação do espetáculo infantil O Livro de Rebeca na nossa boate. A peça, que estimula

a curiosidade sobre a leitura, foi marcada por canções divertidas, que contavam a história de uma menina que adora escrever, mas quer, a todo custo, encontrar alguém para ajudá-la a terminar sua história. Na peça, a menina aguarda pelo dia em que comemoraria seus 15 anos, quando sua mãe iria revelar um segredo a ela. Bem no dia de seu aniversário, ela acaba vivendo uma grande aventura, que mescla fantasia com realidade. Nessa viagem maluca, ela conhece duas pessoas muito especiais – o sr. Guimarães e sra. Rosa (em homenagem ao grande escritor Guimarães Rosa) – e também tem a companhia de seu cachorro, Samba-le-lê. Juntos, eles desvendam as charadas da história. A peça foi executada pelo grupo Último Tipo, criado em Goiânia, GO, em 1988 e radicado em Campinas desde 1996. Com mais de 30 prêmios conquistados e um CD lançado em 2002, o Último Tipo já se apresentou em 10 estados, em mais de cem cidades.

Diego e Pedro Garcia REVISTA HÍPICA

49


HÍPICA CULTURA

Carolina, Priscila, Sérgio e Beatriz Valadares

Neide, Miriam e Peter Walker

Bem Viver

Pedro e Marina Assumpção, Karina e Beatriz Leme

Fabiano Landini, Júlia e Daniela Castilho

Silvia e Laura Peres

Pista de dança

lotada no jantar do Bem Viver

A

edição de março de nosso Jantar Dançante do Bem Viver foi animada pela banda Som Especial. Organizado pelo Departamento de Cultura no dia 23 de março, o jantar, realizado na Boate, reuniu um público alegre. A pista de dança ficou cheia a noite toda.

Luzia e Luiz Yoshida 50

REVISTA HÍPICA

Como nas edições anteriores, a qualidade do Buffet Amarone garantiu a todos uma deliciosa experiência gastronômica. Uma noite entre amigos para ficar na memória!


HÍPICA CULTURA

Bem Viver

Ivo e Therezinha Bambini, Drausio e Maria Laura Camargo , Ademar Strachman e Mariza Medeiros

Achyles e Márcia Bertoldo, Luis e Thereza Dias, Laila e Adil Muhib Samara

Paulo e Mara de Fátima Lavorini, Aloisio e Lou Neves, Marlene de Oliveira e Eurípedes

Afonso e Marci Lima, Virgínia e José Erguy

Chá da tarde

e bingo reúnem amigos na Sala da Lareira

U

ma tarde com muitos amigos, boa comida e diversão. Assim foi a última edição de nosso Chá da Tarde com Bingo. Realizado no dia 11 de abril, o evento reuniu cerca de 60 associados na Sala da Lareira. Com muitas gostosuras do Buffet Amarone, o evento, organizado pelo Departamento de Cultura, foi mais uma oportunidade a troca de ideias e diversão.

Nosso disputado e animado bingo contou com oito rodadas e muitos prêmios. Esperamos vocês na próxima edição. Confira a data em nossas redes sociais. REVISTA HÍPICA

51


HÍPICA CULTURA

Maria Tereza Maia, Edenilda Vanzelli, Elissa Seabra Salles, Lisete Paiva Carvalho, Lucinha Bicudo, Mércia e Nelson Malavazzi

Claudio e Eliana Bragante, Ellen Pazinatto, Teresa Cristina Bressani, Gelma Miranda e Edna Badaró

Sueli Coluccini, Leila Magalhães Zerlotti Mercadante, Vanna Viviani, Lavínia Coluccini, Vânia Varella Monteiro e Juçara Cofinõ

Maria Luiza Rodrigues Gregório, Eneida Jorge, Suely Panzan, Maria Tereza Pinotti Ribeiro, Lúcia Simioni, Luiz Arthur Valverde Rodrigues

Premiados da última rodada 52

REVISTA HÍPICA


HÍPICA CULTURA

Bem Viver

Bem Viver faz viagem pelo colorido mundo da sueca Hilma af Klint

O

dia 25 de abril foi especial para os sócios que visitaram a Pinacote, em São Paulo, para ver a exposição de Hilma af Klint: Mundos Possíveis. A ação do Bem Viver proporcionou uma experiência agradável a nossos sócios, levando-os a uma verdadeira viagem cultural. A pintora sueca Hilma af Klint (1862-1944) tem hoje seu trabalho reconhecido como pioneiro no campo da arte abstrata, mas nem sempre foi assim. Durante boa parte do século 20, seu talento não era aceito. Essa primeira exposição da artista na América Latina inclui 130 obras e tem como destaque a série intitulada As dez maiores, realizada em 1907 e considerada hoje uma das primeiras e maiores obras de arte abstrata no mundo ocidental, a série antecede as composições não figurativas de artistas contemporâneos, como Kandinsky, Mondrian e Malevich. Além desse conjunto, a exposição em São Paulo conta com algumas séries de obras nunca apresentadas ao público. Um passeio incrível e de grande valor. A mostra da Pinacoteca, que fica em cartaz até 16 de julho, tem curadoria de Jochen Volz, diretor-geral da instituição, em parceria com Daniel Birnbaum, diretor do Moderna Museet, e colaboração com a Hilma af Klint Foundation. Após a exposição, o grupo almoçou na Sala São Paulo e ainda teve disposição para uma rápida ida no Instituto Tomie Ohtake para apreciar a exposição Alucinações Parciais.

Lycia Z. Guth, Maria Evangelina M. da Gama e Marirene da S. Bittencourt REVISTA HÍPICA

53


HÍPICA CULTURA

livros VEJA OS NOVOS

DA BIBLIOTECA

A

biblioteca da Hípica funciona na Sede Social desde 1991 e reúne cerca de 2 mil títulos dos mais variados segmentos. Para retirar até três

livros por vez, basta fazer o cadastro apresentando a carteira de associado. O interessado ainda pode reservar um livro que esteja emprestado. No site da Hípica, é possível consultar a Biblioteca online, ver os títulos e ainda saber se o livro está disponível na seção Cultura, subseção Biblioteca, do site da Hípica.

Os jornais Correio Popular e O Estado de S. Paulo também estarão à disposição para leitura no mesmo espaço. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e, aos sábados, das 8h às 12h.

Pollyanna & Pollyanna Moça - Eleanor H. Porter Uma grande história de amor e amizade. A infância e a adolescência de uma menina se encontram em uma edição encantadora. Pollyanna e Pollyanna Moça são as duas grandes obras de Eleanor H. Porter, uma das mais famosas escritoras infantojuvenis dos Estados Unidos. Pollyanna conta a história da jovem menina, que, ao ficar órfã, mudase para a cidade para morar com a tia. Apesar de todos os desafios da vida, Pollyanna nos ensina que é preciso manter a felicidade, o amor e o bem. Já Pollyanna Moça, encontra muitas aventuras e conhece novos amigos, mudando a vida deles também.

A Última Dama - Elizabeth Fremantle Musa celebrada por poetas. Dama de confiança da rainha. Adúltera. Inimiga do Estado. Quem é a verdadeira Penelope? Penelope Devereux é a beleza lendária da corte de Elizabeth I e a inspiração de Philip Sidney para os sonetos de Astrophil e Stella. Mas a aparência não é sua única virtude. Sua sagacidade fez dela a favorita da rainha, e, com seu caráter ardiloso e dissimulado, Penelope tornou-se uma forte oponente a qualquer um que ficasse em seu caminho — incluindo o próprio marido. Enquanto isso, Robert Cecil, considerado os olhos e ouvidos de Elizabeth, vigia Penelope e seu irmão, o conde de Essex. Utilizando toda sua perspicácia e malícia, a bela dama precisa salvar seu irmão das acusações de Cecil, ao mesmo tempo que ousa conspirar com seu amante em um cenário que pode terminar com sua cabeça rolando.

54

REVISTA HÍPICA


HÍPICA CULTURA

Centro de Memória da Hípica

E

m celebração aos 70 anos da Sociedade Hípica de Campinas, o Departamento de Cultura, juntamente com a Presidência e o apoio de todos os Departamentos, deu início à implantação do Centro de Memória da Hípica. Este importante trabalho terá como principal missão resgatar, preservar e disponibilizar a memória da Hípica para a comunidade, assim como os seus documentos de valor histórico, em diferentes suportes (textual, iconográfico, museológico - peças e objetos -, e ainda os testemunhos - depoimentos orais). Essa documentação representa e fundamenta as diversas fases da história do clube, sua evolução e, por isso, tem valor permanente. O acervo do Centro de Memória deverá refletir as ações, a vida do clube e o compromisso com o seu público alvo, que é o Associado da Hípica. Sendo assim, contamos com a colaboração de todos nesse trabalho de resgate da memória. Você poderá doar e/ou emprestar documentos, fotos e objetos que considere significativos para a composição de nosso arquivo. Estamos trabalhando no Departamento de Cultura, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18hs, e aguardamos a sua visita. Você ainda poderá encaminhar o material por e-mail (cultural@hipica.com.br). Informações pelo telefone (19) 3794-6019. REVISTA HÍPICA

55


56

REVISTA HÍPICA


HÍPICA HIPISMO

Ranking Interno

de Salto exige habilidade de atletas

E

m março, mais de 400 amazonas e cavaleiros participaram da 2ª Etapa do Ranking Interno de Salto SHC. Nossos sócios compareceram para prestigiar mais essa etapa, que contou com percursos desenhados pelo experiente Carlos Alberto Raposo. Os percursos exigiram muita habilidade e deixou as provas ainda mais disputadas. Apontada como a melhor pista do Brasil, nossos rankings internos contam cada vez mais com o recorde de inscrições e montarias de arrepiar. Em nosso site, é possível conferir a classificação de todos os atletas. Nosso ranking tem como finalidade o aprimoramento e o desenvolvimento do esporte hípico na modalidade Salto, promovendo o convívio esportivo, social e cultural entre seus associados e convidados. Parabéns a todos os que participaram.

REVISTA HÍPICA

57


HÍPICA HIPISMO

Amazonas da SHC

Sofia Lanzoni

se destacam em Curitiba

A

s amazonas da Sociedade Hípica de Campinas se destacaram durante o CSN** V Curitiba Summer Tour e a 2ª Etapa do Ranking Brasileiro de Cavalos Novos 2018.

Sayuri Inoue

Realizados entre 20 e 25 de março, em Curitiba, os eventos foram palco para que a talentosa Sayuri Inoue se sagrasse campeã em sua categoria, na série 1,20, montando o LF Orion. Outro destaque foi Maria Julia Navarro, que, no primeiro dia de prova, ficou com o 6° lugar na categoria mirim na série 1,20. Na série 1,00, Maria Clara Navarro ficou em 3° e 2° lugar nos dois dias de prova. Sayuri Inoue 58

REVISTA HÍPICA

Parabéns a nossas amazonas e ao técnico, Rafael da Silva Miranda.


HÍPICA HIPISMO

Atletas da Hípica brilham na Etapa I da TO Salto

O

s alunos de nossa escola de equitação deram um show durante a Etapa I da TO Salto Iniciante. Realizada em março, em Itu, a etapa foi palco de vários pódios para nossos atletas. Todos deram um show em seus percursos, mostrando muita habilidade e domínio sobre o cavalo. Confira: Categoria 40 cm: Betina Alves Hachmann ficou em 3° lugar, e Tomas Maluf Pagoto, com o 1° lugar. Categoria 60 cm: Leticia Molleta Machado ficou em 2° lugar, e Henrique Penteado Soares de Aguirre, com o 4° lugar. Categoria 80 cm: Lara Alves Pereira Rodriguez ficou em 5° lugar, Sophia Gomes Marsaioli, em 4° lugar, e Otto Alves Pereira Rodriguez foi o grande campeão da categoria.

Sophia Marsaioli, Otto Rodriguez, Lara Rodriguez, Paulo Vieira, Ana Paula Vieira, Gabriela Marsaioli, Mariana Palermo, Diogo Goulart e Damon Pitias

Categoria 90 cm: Diogo Hermeto Goulart de Moraes ficou em 9° lugar, Mariana Serra Palermo, em 8° lugar, e Gabriela Gomes Marsaioli trouxe o 1° lugar. Parabéns aos alunos pelos resultados e aos instrutores pelo excelente trabalho.

III Etapa do CBH Open de Volteio leva público da SHC ao delírio

E

m março, a Sociedade Hípica de Campinas sediou a III Etapa do CBH Open de Volteio. Com atletas da SHC, da Sociedade Hípica Paulista, do Clube de Campo de São Paulo e do MAH, a primeira prova do ano foi marcada por um público participativo e excelentes performances dos atletas.

Milena Felix Szeles Beatriz Adala, Milena Szeles, Nina Lopes, Victoriana Kadhija e Jaqueline Modinos

Jaqueline Modinos, Gabriela Marsaioli

A equipe brasileira de volteio marcou presença levantando também a arquibancada ao fim de sua apresentação. REVISTA HÍPICA

59


HÍPICA HIPISMO

SHC brilha

no Campeonato Paulista de Amazonas e Amazonas Iniciantes

A

Sociedade Hípica de Campinas recebeu entre os dias 6 e 8 de abril o Campeonato Paulista de Amazonas e Amazonas Iniciantes 2018. Uma das maiores competições dos últimos anos, o campeonato foi marcado pelo número recorde de inscrições e por provas muito disputadas. Foram 360 amazonas disputando títulos individuais e por equipes em oito séries: 1, 1,10, 1,20 e 1,30 no Salto; e 0,40, 0,60, 0,80 e 0,90 no Salto Iniciante.

Valentina Lombelo

Maria Clara Navarro, Giovana Taralo, Laila Moreira, Shaila Moreira, Rafael Miranda, André Camargo e Verena Gouveia 60

REVISTA HÍPICA

Os dias de sol ajudaram nossas amazonas da escola de equitação, que demonstraram muita técnica e levaram o nome da SHC ao pódio diversas vezes. Na série 0,40, Betina Alves Hachmann garantiu o 3° lugar do Campeonato. Também estiveram no pódio Ana Clara Vieira e Alicia de Aguirre, que faturaram o campeonato na disputa por equipes. Na série 0,60, Beatriz Arruda de Freitas Horta garantiu o 4° lugar, e as irmãs Luana e Nicole Felix Szeles, o 5° e o 6° lugar, respectivamente.


HÍPICA HIPISMO Na disputa por equipes, a SHC ficou em 2° lugar com as amazonas Tais Felix Szeles, Luana Felix Szeles, Nicole Felix Szeles e Leticia Moletta Machado. Também subiram ao pódio na série 0,80 Lara Alves Pereira Rodriguez, que ficou em 3° lugar na prova de sábado, e Bruna Jordan Tincani, que garantiu o 6° lugar na prova de domingo. Por equipes, a amazona Ana Paula Vieira ficou em 1° lugar. Na série 0,90, a amazonas Gabriela Gomes Marsaioli foi a grande campeã no Campeonato Paulista de Amazonas e Amazonas Iniciantes 2018.

Maria Clara Navarro, Giovana Taralo, Laila Moreira, Shaila Moreira , Rafael Miranda

Leticia Machado, Nicole Szeles, Tais Szeles, Luana Felix, Paulo Vieira, Olga Melilo, Damon Pitias Guilherme Frata, Vanessa, Vanessa Blaauw, Maria Guilhermina Liam, Alessandro

Já na categoria salto, a SHC foi representada pelas amazonas Shaila Fabi Moreira que, na série 1,00, garantiu o 7° lugar no pódio. A equipe da SHC faturou ainda o 3° lugar no campeonato com as apresentações de Laila e Shaila Fabi Moreira, Giovana Taralo Libertini e Maria Clara Navarro. Na série 1,10, Carmen Negrão e Mariana Mazon de Toledo subiram ao pódio. Na série 1,20, quem levou a Hípica ao pódio foi Caroline Cury Blaauw e Maria Julia Navarro. Já na série 1,30, Maithe Lenzi Caminada ficou em 6° e 8° lugar no campeonato, e a amazona Luiza Padula ficou com o 10° lugar na prova.

Lara Rodriguez, Jacy Rodriguez

Ana Clara Vieira, Paulo Vieira

Betina Alves, Jussara Alves

Por equipes, as experientes amazonas Marcia Cury, Fernanda Pelegrine, Maithe Caminada e Luiza Padula garantiram o bronze na série 0,40. Parabéns a todas nossas atletas.

Maithe Caminada, Ricardo Caminada REVISTA HÍPICA

61


HÍPICA HIPISMO

Julia Amaral

Giovana Taralo

Valentina Lombelo

Mariana Mazon 62

REVISTA HÍPICA

Celisa Carvalhães

Bianca Pfeifer

Betina Alves

Maithe Caminada

Maithe Caminada

Laila Moreira

Maithe Caminada

Maria Guilhermina


HÍPICA HIPISMO

Jéssica Stareck

Olga Melilo

Luiza Padula

Luiza Padula

Fernanda de Vuono

Maria Guilhermina

Ismar Augusto, Noreen Campbel, Marcia Cury, Paulo Vieira

REVISTA HÍPICA

63


HÍPICA HIPISMO

Hipismo: toda a habilidade à prova

O

Diogo de Morais

último fim de semana de abril foi marcado pela 3° Etapa do Ranking Interno de Salto SHC, junto do Ranking dos Cavalos Novos BH.

Foram dois dias de competições com um ótimo público e mais de 150 conjuntos por dia.

Henrique de Aguirre

Beatriz Horta

Os percursos, desenhados por Adalgiso Mendes, exigiram muita habilidade de todos os cavaleiros e amazonas na areia e na grama. As provas obedeceram ao Regulamento Geral, Veterinário e de Salto, vigente na CBH/FEI, bem como as normas e diretrizes técnicas da FPH.

Mariana Palermo 64

REVISTA HÍPICA

Os alunos de nossa escola obtiveram ótimos resultados, e nossos associados marcaram presença nos pódios em várias alturas. Nosso ranking tem como finalidade o aprimoramento e o desenvolvimento do esporte hípico na modalidade Salto e, ainda promover o convívio esportivo, social e cultural entre associados e convidados. A próxima etapa está marcada para os dias 25, 26 e 27 de maio. Venha assistir!

Diogo de Morais, Sophia Marsaioli, Mariana Palermo, Gabriela Marsaioli, Hannah Alvarez, Ana Paula Vieira


HÍPICA HIPISMO

Luciana Guimarães, Maria Guilhermina de Queiroz, Beatriz Horta, Leticia Machado, Luciana Machado, Lea Fels

Leticia Machado, Lea Fels

Bianca Pfeifer, Maria Raimunda

Pedro Cury, Maria Raimunda

Volteio: 2ª etapa

do ranking interno é marcada por belas apresentações

A

2° etapa do ranking interno de volteio, realizada no domingo no dia 22 de abril, foi marcada por lindas performances. No picadeiro, alunos da escola e convidados se apresentaram e encantaram a plateia com suas habilidades e técnicas. O Volteio – modalidade em que os atletas realizam exercícios obrigatórios e livres no dorso do cavalo tanto individualmente quanto em duplas e grupo – tem como objetivo o aprimoramento da harmonia, do sincronismo e da ressonância com o cavalo em movimento. Venha conhecer essa modalidade oferecida pelo Departamento de Hipismo!

Salto e Boteco: treino e confraternização

Victoriana Kadhija, Lorenzo Pernicone, Jaqueline Modinos, Gabriela Marsaioli

Atletas SHC

N

o início de março, os amantes do hipismo puderam participar de mais uma edição do Salto e Boteco. O evento, um mix de treino e confraternização, foi também uma boa oportunidade para que os sócios pudessem aproveitar as pechinchas do bazar de material hípico e se deliciar com o cardápio de comida de boteco. REVISTA HÍPICA

65


66

REVISTA HÍPICA


HÍPICA ATIVIDADES INFANTIS

Novidades na Caça aos Ovos encantam as crianças

N

ossa tradicional Caça aos Ovos da Hípica foi mais do que especial neste ano e contou com a participação de 281 pequenos e muitas novidades. Na Oficina do Sr. Coelho, as crianças puderam plantar uma semente de cenoura em uma garrafa plástica reciclada. A proposta da atividade foi reforçar a importância da preservação de nosso planeta, a conservação da biodiversidade e o respeito à natureza.

A festa ficou ainda mais divertida com a distribuição de pipoca, chup-chup e, claro, deliciosos ovos de chocolate. Para encerrar o evento, Ale Carmani colocou as crianças para dançar. Desenvolvido pelo Departamento de Atividades Infantis, o evento contou com o apoio dos departamentos de Esportes, Manutenção, Compras e SAA.

Em homenagem ao aniversário de nosso clube, um painel comemorativo com o logo da SHC 70 Anos foi preenchido de forma divertida com a participação de todas as crianças. Nossas crianças tiveram a missão de caçar cenouras recheadas de serragem nas cores azul e vermelho e preencher o logo. Com camisetas personalizadas e orelhinhas de coelho, nossos pequenos sócios também interagiram com seus pais e responsáveis em atividades de pintura, corte e colagem.

Caça aos Ovos

Caça aos Ovos REVISTA HÍPICA

67


HÍPICA ATIVIDADES INFANTIS

Staff SHC

Música

Música

Carla, Eduardo, Angela e Carlos Vianna

Maurício Amarelo e Manoela Amarelo

Luiz Augusto e Augusto Baggio

Sementes

Isabella e Grasiela Simionato 68

REVISTA HÍPICA

Stella Sanches, Stella Roge e Silvio Chebabi

Colagens

Música

Roberta Chaib e Antônio Grieco


HÍPICA ATIVIDADES INFANTIS Ana Paula Moraes, Maria Luiza Sartorato, Rebeca Vieira, Isabella Abreu, Bruno Barbosa e Marcela dos Santos

Pesquisa sobre a Brinquedoteca revela que 98% dos pais aprovam o espaço

U

ma pesquisa realizada pela diretoria de atividades Infantis a respeito do funcionamento da brinquedoteca revelou que 98% dos pais associados que levam seus filhos para utilizar o espaço o consideram adequado e seguro. O mesmo percentual também aprovou a higiene do lugar. Perguntados sobre a disponibilidade de brinquedos, 85% dos pais disseram aprovar os do local, e 90% afirmaram estar satisfeitos com o conforto oferecido aos pequenos. A respeito dos monitores, 95% os avaliaram como ótimos ou bons. Recebemos muitos elogios e sugestões. Agradecemos pela participação de todos e seguimos abertos para comentários que possam tornar nosso espaço um local ainda melhor e mais seguro para nossos pequenos associados.

REVISTA HÍPICA

69


TRIÊNIO 2016/2018 DIRETORIA EXECUTIVA

CONSELHO DELIBERATIO - TRIÊNIO 2016/2018

Presidente – MARIA STELLA ROGE FERREIRA GRIECO Primeiro Vice-Presidente – ADMIR TOZO Segundo Vice-Presidente – EMERSON JOSÉ MOREIRA NETO Primeiro Secretário – EMERSON JOSÉ MOREIRA NETO Segundo Secretário – ANDRÉ NERY LUPORINI Primeiro Tesoureiro – MARCELO ADRIANO CASARIN Diretor-Geral – GEORGES CHAGAS SCHWARZSTEIN Diretor de Manutenção, Engenharia e Patrimônio – RENATO WILSON KRIEGEL Diretor de Manutenção (Serviços Gerais) – FERNANDO L. P. CAZZOLI Diretor de Informática/CPD – JAIME KHATER Diretor de SAA – HAROLDO LUIZ BRETAS PRADO FILHO Diretor Cultural – ANTOINE KOLOKATHIS Diretor de Hipismo – CARLOS ANDRÉ MENDES GARGANTINI Diretor Comercial – EDUARDO CABRAL E SILVA Diretor de Bares e Restaurantes – RICARDO MOURTADA Diretor de Saúde e Ambiente – ROBERTO TEIXEIRA MENDES Diretor de Marketing – EDUARDO BASSITT NOGUEIRA PORTO Diretor-Geral de Esportes – SÉRGIO STUCCHI Diretor de RH – LUIZ ROBERTO HEFFER DA COSTA DE LUNA ALENCAR Diretora de Atividades Infantis – MARIA LETÍCIA M. M. GRANJA LOPES Assessoria Especial da Presidência – VERA LIA SCHILLER Diretora Social – VERA LIA SCHILLER

Presidente – ABELARDO PINTO DE LEMOS NETO 1º Secretário – SALVADOR SCARPELLI JÚNIOR 2º Secretário – CRISTIANO DE CASTRO RIOS

MEMBROS ADRIANA ROSALES ANTOINE, ALEXANDRÉ SIGRISTI DE MARTIN, ALEXIS JOSÉPH STEVERLYNCK FONTEYNE, ANA BEATRIZ CAMPOS SALLES DE MELLO BUENO SILVEIRA, ANA CAROLINA ROGE FERREIRA GRIECO, ANA LUISA POMPEO DE CAMARGO TISSELLI MORISCO, ANA MARIA GUIMARÃES POMPEO DE CAMARGO JANNUZZI, ANA SYLVIA ROGE FERREIRA GRIECO SANCHEZ, ANDRÉ RUBIM PODOLSKY, ANTONIO LUIZ DE ALMEIDA STAUT JUNIOR, ARTHUR PINTO DE LEMOS JUNIOR, ARTHUR PINTO DE LEMOS NETTO, BENTO LUPÉRCIO PEREIRA NETO, CARLOS EDUARDO MARENCO, CARLA OCTAVIANI, EDUARDO JOSÉ PEREIRA COELHO, FÁBIO GINDLER DE OLIVEIRA, FRANCISCO ARTUR DE QUEIROZ MAIS, FRANCISCO DE ANGELIS NETO, HOMAR SIQUEIRA SAMARA, JOSÉ HENRIQUE FERDINANDO DELAMAIN FILHO, JOSÉ PICCOLOTTO, JOSÉ ROBERTO DUARTE DE CAMARGO FILHO, LUIZ JOSÉ CARVALHO MELLO MATTOS NETO, MARCELO CAPPELLETTI VIEIRA, MARCELO DUCHOVNI SILVA, MARCELO PICCOLOTTO, MÁRCIO URBANO, MÁRCIA DE ARRUDA ROZO CURY, MARCOS DE ARRUDA, MAURÍCIO DE CASTRO LEITE SILVEIRA, ORLANDO PASCHOAL JÚNIOR, PEDRO HENRIQUE RODRIGUES PUPO NOGUEIRA, REGINA FANELLI, REGINA HELENA DE CARVALHO MOREIRA, RICARDO AUGUSTO FABIANO CHIMINAZZO, SAULO APARICIO DUARTE PINTO JÚNIOR, SÉRGIO ARIANI MANGABEIRA ALBERNAZ E WALDEMAR PASCHOAL JUNIOR

SHC

DIRETORIA ADJUNTA

70

Diretora Adjunta da Escola de Equitação – NOREEN CAMPBELL DE AGUIRRE Diretor Adjunto de Atletismo – AUGUSTO TERRANOVA ROCHA Diretora Adjunta de Ações Sociais – LEONOR APARECIDA CHAIB MOUSSALI Diretor Adjunto do Bem Viver – CLAUDIO LEVI BRAGANTE Diretor Adjunto Geral de Esportes – MAURÍCIO CRUZ GONTIJO Diretora Adjunta Geral de Esportes – BEATRIZ LEME PASSOS CARVALHO Diretor Adjunto de Atividades Especiais – FÁBIO MARTINS Diretora Adjunto de Badminton – MARCIA RAMOS FONTES CABRAL Diretora Adjunta de Balé, Jazz e Sapateado – ADRIANA REGINA C. SPALETTA Diretor Adjunto de Basquetebol – ROGÉRIO DUARTE FERNANDES Diretora Adjunta de Beach Tennis – DANIELE MARSAIOLI CABRINO OLIVEIRA / ROGERIO ITIHEI OUTSUBO Diretor Adjunto de Boccia – LUIZ PAULINO MOTTA Diretor Adjunto de Futebol Adulto e Veterano – RODRIGO DE SOUZA COELHO Diretor Adjunto de Futebol Infantil – ANDRÉ DE CAMARGO RIBEIRO PONCIANO Diretor Adjunto de Futevôlei – FERNANDO VELLOSO DA COSTA MACHADO Diretora Adjunta de Ginástica Artística e Rítmica – LUCIANA BRUGNOLI PRADA Diretora Adjunta de Hóquei – LIEGE GALLO VETTORAZZO Diretor Adjunto da Lareira – ROBERTO TRABULSI Diretor Adjunto de Muay Thai – DIEGO VEIGA MACHADO TOJAL Diretor Adjunto de Musculação – CLAUDIO NATAL ORLANDI Diretor Adjunto de Natação, Hidro e Deep – GUSTAVO MOURA TAVARES Diretor Adjunto de Raquetinha – RICARDO HENRIQUE CEREGATTI VALENTE Diretor Adjunto de Squash – ADRIANO JERONYMO DE TOLEDO Diretor Adjunto de Tamboréu – AIRES ALBERTO DA COSTA Diretor Adjunto de Tênis – ROGÉRIO FERREIRA ALBIERI Diretor Adjunto de Tênis Recreativo – RAUL DORIA VESCOVI Diretor Adjunto de Sauna – ANDRÉ DE SOUZA BORGES Diretora Adjunta de Voleibol – ALICE LOBO PAES Diretora Adjunta do Hípica Gourmet – ADRIANA MENDES HADDAD Diretor Adjunto de Sinuca – APARECIDO PASCHOAL Diretor Adjunto de Pesca – BERNARDO SILVEIRA GUTIERREZ

CONSELHO FISCAL TRIÊNIO 2016/2018 Presidente: JOSÉ ROBERTO MORATO Membros: IZABEL MARIA MELLO MATTOS MASSONI, JOSÉ ROBERTO MIGUEL TRINCA, SÓCRATES PENTEADO DE CAMARGO E WILLIAM SANCHES CAMPAGNONE

ANOS

CONSELHEIROS NATOS PEDRO HENRIQUE DELAMAIN PUPO NOGUEIRA, VITOR TRABULSI, RAUL TEIXEIRA PENTEADO FILHO, ELVINO SILVA NETO, PETER B. B. WALKER, HAMILTON DE OLIVEIRA E OSVALDO URBANO

1948-2018

70

REVISTA HÍPICA

COMISSÃO DE SINDICÂNCIA TRIÊNIO 2016/2018 Presidente: ROBERTO CERQUEIRA DE OLIVEIRA ROSA Membros: CARLOS ALBERTO FIORI CASTELLI, FABRIZIO ROSA, JOSÉ MÁRIO QUEIROZ REGINA, MÁRCIA AMARAL GERMANO E RICARDO DE ASSIS.

EXPEDIENTE A Revista Hípica é uma publicação bimestral da Sociedade Hípica de Campinas. www.hipica.com.br Diretor de Marketing: Eduardo Porto Coordenação: Ana Carolina Mazini Conteúdo: Renata Victal (FSB Publicidade) Projeto Gráfico: Jeanny Gouvêa (Prado Editora) Departamento de Marketing - Informações e Anúncios: revista@hipica.com.br (19) 3794-6037 Tiragem: 5.500 exemplares

Sugestões e dúvidas - ouvidoria@hipica.com.br


REVISTA HÍPICA

71


CAMPINAS

72

REVISTA HÍPICA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.