COMANDOS LINUX PT2

Page 7

um link para o comando "useradd", que não suporta essa opção. No caso delas, usamos o comando "usermod -a -G", seguido do usuário e do grupo ao qual ele será adicionado, como em: # usermod -a -G maria intranet Se você está usando o system-config-users, ou o users-admin, pode também adicionar os usuários ao grupo acessando as propriedades do grupo:

Existem algumas outras pequenas diferenças entre as opções aceitas pelo comando "adduser" entre distribuições derivadas do Debian e derivadas do Red Hat, pois ele é na verdade um script, que pode ser alterado pelos desenvolvedores para adicionar atalhos ou funções diversas. Voltando ao tema principal, depois de adicionar os usuários ao grupo, falta ajustar as permissões de acesso, o que é feito usando os comandos "chmod" e "chown". O primeiro permite ajustar as permissões dos arquivos e pastas, enquanto o segundo permite transferir a posse, dizendo a qual usuário e a qual grupo determinada pasta ou arquivo pertence. No Linux, as permissões são agrupadas em 3 atributos principais: leitura, gravação e execução (no caso dos arquivos) ou listagem do conteúdo (no caso das pastas). Eles são representados, respectivamente, pelas letras r, w e x.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.