Coletânea 2_Inovação, gestão da qualidade & produtividade e disseminação do conhecimento

Page 64

mentos sólidos. Esse processo é representado pela Figura 10; - as águas cinzas são então encaminhadas para um tanque de estocagem no próprio lote com capacidade de 400 litros, que tem por objetivo armazenar água para irrigar a horta local, podendo constituir-se também em um elemento amenizador do microclima local; e - o excedente, não utilizado para irrigação das hortas, será conduzido para a rede pluvial.

Figura 10 – Esquema de funcionamento da caixa de decantação Fonte: Jatahy et al., 2000

Quanto à drenagem das águas da chuva, o conceito do projeto propôs a busca por alternativas que determinassem a infiltração local dessas águas, contribuindo, assim, para a manutenção do lençol freático local e evitando o acúmulo de água somente em alguns pontos do loteamento. Nesse sentido, a primeira decisão tomada foi que todas as pavimentações utilizadas possuirão juntas do tipo seca, que permitem a infiltração local das águas. Nas áreas condominiais, a proposta é que as águas pluviais sejam recolhidas por canal de escoamento localizado entre o leito carroçável e a ciclovia (Figura 11). O leito do pluvial será constituído por um canal revestido por manta geotêxtil, que permitirá a infiltração da água no solo durante o percurso. Será ainda preenchido com pedra de mão, o que garante a manutenção da forma do canal e do nível da superfície em relação ao leito carroçável e à ciclovia, permitindo, ainda, que a água escoe através dos vazios formados. A manta geotêxtil impede que elementos de pequena granulometria penetrem nesses vazios, o que faria com que o canal perdesse sua função. Aplicação de tecnologias sustentáveis em um conjunto habitacional de baixa renda

55


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.