2011 iv salãodeextensão banner gustavo brod

Page 1

REAL E VIRTUAL: UM ENCONTRO NA PRAÇA BROD, Gustavo Alcantara ¹ ; PIRES,, Janice de Freitas ² ; SILVA, Adriane Borda Almeida da ³

Figura1 – Modelo digital de cúpula do Grande Hotel e deformação da imagem para resultar no efeito de anamorfose.

Figura 2 – Localização da instalação em frente ao prédio do Grande Hotel, na Praça Coronel Pedro Osório.

1 – INTRODUÇÃO

2 – METODOLOGIA

As técnicas de representação gráfica digital tornam possível a simulação de objetos reais em um ambiente virtual, o que permite uma interação dinâmica e controlada dos parâmetros envolvidos. Este trabalho faz parte de um estudo sobre a utilização de técnicas computacionais para a simulação de efeitos de anamorfose. A técnica de representação anamórfica consiste na distorção da imagem que somente é vista em sua real forma quando observada a partir de um ponto de vista específico e busca na representação não usual do objeto criar uma relação de co-autoria com o observador (COLLINS, 1992). Esta técnica vem sendo utilizada desde a antiguidade e, a partir do Renascimento, ficou conhecida como trompe l’oeil, l’oeil bastante aplicada na ornamentação de igrejas (SALGADO, 2001). Hoje as representações anamórficas são exploradas por artistas contemporâneos como, por exemplo, Julian Beever e Felice Varine. As imagens e instalações produzidas por estes artistas são amplamente divulgadas na INTERNET, chamando atenção por seu caráter ilusionista e lúdico, propondo certo grau de interação entre o objeto representado e seu expectador. Encontram-se também intervenções urbanas que se apóiam neste tipo de técnica buscando criar a ilusão de continuidade de fachada de edificações, como por exemplo, através do desenho de janelas em paredes cegas. Neste trabalho se explora a anamorfose com o interesse específico de promoção da valorização do patrimônio histórico da cidade de Pelotas - RS. O objeto escolhido para este estudo foi a cúpula do prédio do Grande Hotel (Figura1) o qual está inserido dentro do projeto Modela Pelotas, que busca além de preservar e difundir o patrimônio histórico cultural a partir de técnicas digitais, estruturar metodologias, criar e utilizar diferentes padrões de representação, configurando o espaço digital como espaço de laboratório para promover processos criativos e ambientes de aprendizado.

Realizaram-se experimentos de representação da cúpula, utilizando-se para tal de técnicas de representação gráfica digital, gerando uma imagem anamórfica de tal elemento que foi impressa em uma escala própria para gerar a ilusão de a mesma estar representada tridimensionalmente ao visualizada sob um determinado ponto de vista de um pedestre. Houve a intenção de aproximar o elemento o máximo possível do observador para destacar os detalhes e a riqueza de sua arquitetura. Para avaliar o impacto da ação sobre o público alvo, tanto em termos de compreensão do efeito, e de sua repercussão em termos de valorização do patrimônio, realizou-se uma instalação na Praça Coronel Pedro Osório junto ao evento da 38ª Feira do Livro (Figura2). A instalação na praça teve ao mesmo tempo a função de experimento em escala ampliada para verificar as técnicas utilizadas, como para promover a exploração dos detalhes da cúpula do Grande Hotel. Através da promoção da experiência de visualização e obtenção de fotografias (Figuras 3 a 7), que tornam efeito bem mais evidente, proporcionada aos visitantes da feira, apoiando-se também em entrevistas direcionadas, foi possível qualificar a ação.

Figura 3 – Informações sobre a instalação e instruções para visualização do efeito.

¹ Estudante do Curso de Especialização em Gráfica Digital, GEGRADI, UFPel; gustavobrod@gmail.com ² GEGRADI, DTGC, IFM, UFPel; janice´_pires@hotmail.com ³ GEGRADI, DTGC, IFM, UFPel; adribord@hotmail.com

3 – CONCLUSÃO Com base nos dados coletados pelas entrevistas observouse que esta intervenção chamou a atenção dos participantes para o elemento representado e evidenciou a importância da ação para promover a valorização do patrimônio histórico arquitetônico da cidade. REFERÊNCIAS COLLINS, Dan. Anamorphosis and the Eccentric Observer (part 1 and 2). Leonardo Journal, São Francisco, CA, EUA. v. 25, n. 1 e 2, p. 73 – 82, 179 – 187, 1992. SALGADO, Tomás García. Anamorphic Perspective And Illusory Architecture. In: GENERATIVE ART INTERNATIONAL CONFERENCE, 4. Milão, Itália, Dezembro 2001. [1] Anamorphic 3D Images with Photoshop. Instructables, 2010. Disponível em: <www.instructables.com>. Acesso em: 14 de ago. 2010.

Figura 4 – Visitantes Interagem com a imagem no chão e fotografam para obter melhor visualização do efeito.

Figuras 5 a 7 – Observação do efeito.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.