Otimo Edição 49

Page 1

semanário 3 de outubro de 2014

Glória a Deus

GUARULHOS Número 49

Dispersão de votos pode deixar Guarulhos com poucos eleitos Página 3

Cidade tem 212 pontos de votação em sete zonas eleitorais Página 12

Chegou a hora da decisão 868.254 eleitores vão às urnas em Guarulhos, segundo maior colégio eleitoral de São Paulo, neste domingo, dia 5. Além do primeiro turno para presidente e governador, serão escolhidos novos senadores, deputados federais e estaduais . ótimo - eleições - Páginas 3 a 11


2

opinião Frase

“ O importante é que os dois [Aécio e Marina] estejam juntos no segundo turno. Não acho que ele deva antagonizar com a Marina, pois ambos são contra a Dilma.”

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em entrevista recente, sobre a disputa eleitoral que deve ir para o segundo turno

:) O crescimento de 0,7% da produção industrial no mês de agosto em relação a julho foi puxado por 14 dos 24 ramos pesquisados, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

:(

ERRATA: Na edição de número 48, o anúncio do candidato a deputado estadual Lamé, da coligação Projeto Vitória, não trouxe dados obrigatórios. O correto é CNPJ 20.557.668/000141 e valor de R$ 600,00.

tome nota

Guarulhos, 3 de outubro de 2014

rápidas

cena guarulhense

FOTO: GUSTAVO DURAN/REVISTA É!

Desinteresse eleitoral

A disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal mexe mais com o meio político do que com a população em geral. Enquanto as pessoas ligadas às candidaturas vivem dois meses de estresse absoluto dentro das campanha, com as inúmeras ações pertinentes ao momento, a maior parte dos eleitores simplesmente ignora o pleito. É muito comum encontrar gente irritada com o assédio dos candidatos e de seus exércitos, com suas carreatas, buzinaços, exposição de cavaletes. Talvez isso decorra do próprio descrédito que vive a política brasileira, com um sistema que carece de urgente reforma. Houvesse o voto distrital, em que os eleitos ficassem de fato próximos às suas regiões, a realidade poderia ser outra.

Armas de última hora

Apesar de ser proibida, a boca de urna é vista por muito candidato como a principal arma para se dar bem nas eleições. A contratação massiva de “boqueiros” por R$ 50,00 (ou mais) garante que pelo menos aquele que recebeu o agrado vote em seu candidato, além de tentar levar junto seus familiares. Mas tem gente que vai muito mais adiante, investimento em um número elevadíssimo de cabos eleitorais, o que garante votações expressivas. Reza a lenda que, em Guarulhos - assim como em muitas cidades brasileiras -, não fosse a boca de urna muito vereador jamais teria chegado à Câmara Municipal.

Neosaldina em estoque

Diante da grande dificuldade de se eleger para deputado no próximo domingo, tem muito candidato de Guarulhos que reforçou o estoque de Neosaldina - conhecido remédio para dor de cabeça - para usar nos próximos dias. Alguns ficarão tão longe de um lugar ao sol que a enxaqueca pode avançar para além de 2016.

Segundo turno

A grande dúvida do eleitorado brasileiro é sobre quem disputará o segundo turno nas eleições para presidente contra a quase consolidada presença de Dilma Rousseff (PT) no pleito final. Marina Silva (PSB) que até chegou a liderar algumas pesquisas logo após a morte do então candidato Eduardo Campos vem caindo no momento em que o eleitor decide em quem votar. Neste sentido, Aécio Neves (PSDB) se fortalece aproveitando-se do que chama da “onda da razão”, fundamental para ele se habilitar na difícil missão de ir ao segundo turno contra Dilma.

Mantendo o formato inovador de “talk show” , a 8ª edição do Encontro de Negócios, promovido pela ACE, será na próxima quarta-feira, dia 8, na sede da entidade. O encontro terá como convidados os empresários Ricardo Carvalho Freitas, da São Martinho – Materiais para Construção, e Tácio Watanabe e Erick Watanabe, sócios da Sushi Lovers, que irão compartilhar suas experiências como empreendedores.

A MAIS BELA - A jovem Marina Alves foi eleita Miss Guarulhos 2014, em evento organizado pela Lago Eventos no Internacional Shopping, na noite da última sexta-feira. Flavia Paola de Meneses Borges foi a 1ª princesa e Nayara Uritan a 2º princesa.

ponto de vista

dominique magalhães

A reforma trabalhista e o tossir da vaca Recentemente, a presidenta, em plena campanha eleitoral, declarou que não haverá alteração no 13º salário, férias e horas extras “nem que a vaca tussa”. Na realidade, em ano eleitoral muitos se esquivam de temas delicados respondendo as questões dependendo do cenário em que se encontram. Assim, candidato “A” tem um posicionamento perante o empresariado e outro perante os sindicatos; candidato “B” um dia tem Uma reforma uma opinião, trabalhista deve noutro o discurse inciar com a so muda e assim desoneração da por diante. folha, além de De início, reformas econômica imagina-se não e tributária ser tão simples a realização de uma reforma profunda e eficaz no sistema trabalhista, considerando que este é interligado com outros sistemas, em especial os sistemas econômico e tributário, necessitando assim, de outras tantas reformas que a tarefa parece se tornar gigantesca e impossível. Só que não. De fato, as despesas das empresas para contratar e manter postos de trabalho no Brasil, em muitos casos, ultrapassam a casa dos 100%. Para se ter uma ideia, só de contribuições sociais

Rua: Gastão Vidigal, 98 - Centro CEP 07090-150 | Telefone: 3370-5556 E-mail: recepcao@dakor.com.br

tem-se aproximadamente o percentual de 35% entre INSS, FGTS, Sistema “S” e outros, além de pagamentos incidentes sobre a folha salarial, tais como, repouso semanal, abono de férias, 13º salário e horas extras. A questão está nos elevados encargos que incidem sobre os salários. Aqui está o ponto. O primeiro passo para uma reforma trabalhista seria a desoneração da folha de pagamento com relação aos encargos que não dizem respeito à relação de emprego, para posteriormente partir para uma mudança mais profunda nas regras das relações de trabalho (contratação, jornada de trabalho, 13º salário, abono de férias, multa sobre o saldo do FGTS nas dispensas imotivadas, etc). Todavia, para as políticas públicas de bem estar social e assistência antes mencionadas, o Estado terá de encontrar outras fontes de custeio. Isso significa que uma reforma trabalhista deve se iniciar com a desoneração da folha de pagamento discutida amplamente e em conjunto com as bases de uma reforma econômica e tributária, sem a necessidade de um dia virmos a vaca tossir e ir para o brejo. Fábio Luis Bonifácio da Silva é advogado especialista em direito do trabalho,

Diretores:

Pedro da Cruz Reinas – pedro.reinas@dakor.com.br Gabriel da Cruz Reinas – gabriel.reinas@dakor.com.br Rafael Rondon – rafael.rondon@dakor.com.br

Redação: Edição: Diagramação:

GuarulhosWeb - Tel. (11) 4969-4115 Ernesto Zanon - zanon@guarulhosweb.com.br Danilo Sanches - danilo@guarulhosweb.com.br


Guarulhos, Guarulhos, 17 3a de 23 de outubro julho de 2014

Eleição depende de votos para a coligação Para se eleger, um candidato precisa não só obter um número considerável de votos. Ele deve também estar classificado entre os primeiros de sua coligação, já que o resultado depende do total de votos obtidos por cada uma delas. Ou seja, um candidato com número menor pode se eleger enquanto um de maior votação fica de fora, dependendo da coligação em que está. Em 2010, enquanto Regina Gonçalves se elegeu deputada estadual com 37.618 votos pelo PV, o guarulhense Alan Neto (então no PSC) ficou de fora apesar de ter obtido 44.073 votos. O candidato a estadual do PSDB Geraldo Vinholi, com 62.850, foi o último a se eleger por sua coligação, enquanto Ramalho da Construção, do mesmo partido, com 62.387, ficou com a primeira suplência. No PT, a votação de corte para a Assembleia Legislativa, foi de 68.202, obtidos por José Candido. Ou seja, independente do partido e da coligação, um candidato guarulhense vai dormir tranquilo de domingo para segunda-feira se tiver contabilizado um mínimo de 70 mil votos para estadual. Para federal, são poucos que se elegeram com menos 80 mil votos. Mas há exceções. Salvador Zimbaldi, então no PDT, chegou à Câmara com 42.743. O guarulhense Carlos Roberto, com mais de 103 mil votos, entrou como suplente do PSDB.

Petistas enfrentam concorrência interna Alencar Santana foi o candidato de Guarulhos que mais votos obteve em 2010 em Guarulhos. Ele se elegeu pela primeira vez como deputado estadual com 154.272 votos, sendo que 118.871 angariados dentro do município. Já Janete, que teve um total de 144.529, conquistou 117.235 em Guarulhos. Ou seja, apesar dos votos obtidos fora, somente aqueles somados na cidade seriam suficientes para suas eleições. Hoje a situação é outra. Apesar dos dois contarem com o apoio do prefeito Sebastião Almeida (PT) e da máquina administrativa municipal, eles têm a concorrência de mais candidatos do próprio partido dentro da cidade. O vereador Auriel Brito busca uma cadeira na Assembleia Legislativa com uma campanha bastante agressiva justamente nas bases em que Alencar se saiu mais vitorioso em 2010. Janete, por sua vez, encontra a concorrência da também parlamentar municipal em suplência, Dona Maria, que tenta um lugar na Câmara Federal. O presidente da Câmara, Eduardo Soltur (PSD), também pode tirar votos de Janete já que transita no mesmo eleitorado. Analistas políticos apontam que o desgaste do PT em nível federal, devido aos escândalos de corrupção e prisões de líderes no caso Mensalão, pode concorrer para que o partido perca representação tanto na Câmara Federal como na Assembleia Legislativa. Desta forma, o partido pode ter um número menor de cadeiras, o que fará com que candidatos bem votados fiquem de fora.

POLÍTICA

3

Desprezo de guarulhenses por candidatos locais derruba representatividade da cidade

ErnEsto Zanon

Apesar de Guarulhos contar com 37 candidatos a deputado federal e a estadual nas eleições deste domingo, as chances do segundo maior colégio eleitoral do Estado (com 868.254 pessoas aptas a votar) aumentar sua representatividade nas duas casas de Lei são baixas. Em 2010, o município conseguiu fazer apenas um deputado federal (Janete Pietá) e um estadual

Eleições 2010 para deputado federal Candidato Janete Pietá Carlos Roberto Jovino Cândido Jorge Tadeu Eli Correia

Votos no Estado 144.529 103.373 18.145 164.650 134.608

Votos em Guarulhos 117.235 55.804 13.699 12.450 8.714

Eleições 2010 para deputado estadual Candidato Alencar Santana Alan Neto Pereira Gileno

Votos no Estado 154.272 43.585 24.092 18.777

Votos em Guarulhos 118.871 36.928 18.613 16.234

(Alencar Santana), ambos do PT. O empresário Carlos Roberto (PSDB) exerceu quase dois anos de mandato na Câmara Federal, mas como suplente. Dois outros candidatos, que até se apresentaram como representantes da cidade, conseguiram se eleger mas com baixíssima votação por aqui. Eli Correia Filho e Jorge Tadeu, os dois do DEM, conquistaram cadeiras como deputados federais. Uma análise sobre os números de 2010 dá algumas pistas sobre o que pode ocorrer neste domingo, apesar do quadro político atual ser diferente neste momento. Há que se considerar também que os candidatos da cidade sofrem forte concorrência de nomes de fora, que – por meio de campanhas massivas na mídia – conquistam votos de guarulhenses. Nas eleições passadas, o campeão de votos no Brasil, o deputado federal Tiririca (PR), com quase 50 mil votos só em Guarulhos, foi o terceiro mais votado no município, ficando atrás apenas de Janete e de Carlos Roberto.

Número alto de candidatos divide votos

Os eleitores ainda se mostram pouco decididos sobre suas preferências para a disputa de deputados. Duas semanas atrás, o Ibope revelou que apenas 12% do eleitorado paulista já tinha definido os candidatos a Assembleia e Câmara Federal. Isso se justifica tanto pelo baixo interesse da população em relação ao Legislativo como ao grande número de candidatos que se apresentam. Além dos nomes da cidade, que fazem suas campanha por meio de métodos já ultrapassados (carros de som, cavaletes e placas), com pouquíssimo espaço na rádio e TV, os eleitores se veem bombardeados por candidatos forasteiros, mas com quem mantém algum tipo de vínculo ou simpatia, como representantes de sindicatos ou igrejas, artistas, jogadores de futebol, entre outros famosos. Alguns candidatos de Guarulhos que se apresentam como “favoritos”, por mais que não existam pesquisas de intenção de votos capazes de expressar o sentimento do eleitor em relação a esses cargos, não tiveram votações expressivas em pleitos passados (veja quadros). Há ainda a necessidade desses nomes, além de ter um bom resultado nas urnas, pertencerem a coligações que permitam a eleição a partir de um número menor de votos.

Marina foi terceira na cidade em 2010 Nas eleições presidenciais de 2010, a hoje candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) ficou em primeiro lugar na cidade no primeiro turno com 248.526 votos (39,4% do total de votos válidos). Em segundo, apareceu José Serra (PSDB) com 220.441 votos (35,0%). Marina Silva que tenta novamente chegar ao Planalto ficou em terceiro com 151.652 votos (24,0%).

O atual governador Geraldo Alckmin (PSDB), favorito para se reeleger domingo, também obteve expressiva votação em Guarulhos em 2010. Foram 264.314 votos para o tucano (43,3%) contra 235.905 (38,5%) do petista Aloyzio Mercadante. Celso Russomano conquistou 53.821 votos na cidade (8,8%), enquanto Paulo Skaf, então no PSB, ficou com 24.850 votos (4,0%) em Guarulhos.


4

cidade POLÍTica

Guarulhos, 325outubro a 31 de julho de 2014 de 2014

entrevista “Apoio vem crescendo” Na última eleição em que participou da disputa para o cargo de deputado estadual em 2010, Gileno obteve pouco mais de 18 mil votos e acabou não sendo eleito. Em contrapartida, com apenas 5 mil votos conseguiu sua reeleição como vereador na cidade em 2012. No entanto, ele avalia sua campanha como positiva e prevê ascensão na carreira política. “Durante as caminhadas que realizamos nos comércios e feiras livres em diversas regiões da cidade tenho percebido o apoio da população por nossa candidatura. Os comentários são bons, inclusive de pessoas que não são ligadas diretamente a política. Mas creio que tudo vai dar certo no final das contas”, encerrou.

Para Gileno, Guarulhos pode aumentar representação no Estado e na União

Nesta edição, o jornal Ótimo traz uma série de entrevistas com candidatos que representam Guarulhos nas eleições para deputado estadual e federal. O trabalho foi realizado pelo jornalista Antonio Boaventura.

Concorrendo a uma das 94 cadeiras disponíveis na Assembleia Legislativa, o candidato a deputado estadual e vereador da atual legislatura de Guarulhos, Gileno (PSL) acredita que a cidade reúne totais condições de aumentar o seu número de representantes tanto no Legislativo Estadual quanto no Congresso Nacional. Atualmente o segundo maior município do Estado de São Paulo e o oitavo PIB (Produto Interno Bruto) do País, possui apenas um deputado estadual, Alencar Santana (PT), e outro federal, Janete Pietá (PT). Guarulhos, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), conta com 868 mil eleitores. “Eu acredito que a cidade possui totais condições de eleger muito mais candidatos que representam o nosso município. Cidades com menor número de eleitores e população estão com dois ou até três candidatos na Assembleia Legislativa e até no Congresso Nacional”, ressaltou o candidato a deputado estadual.

cobrança da população é grande De acordo com Gileno, a cobrança sobre os políticos está, segundo ele, muito grande, isso porque a população está mais atenta ao desempenho do parlamentar e acompanha os trabalhos independente do cargo público que esteja ocupando naquele momento. “Temos que trabalhar, até porque a cobrança é muito grande em relação aos políticos. Durante nossa campanha, a população tem feito pedidos para a saúde, principalmente para que possamos contar em Guarulhos com serviços voltados para o tratamento do câncer e do dependente químico, além da farmácia com medicamentos de alto custo”, declarou.


Guarulhos, Guarulhos, de 113ade 16outubro de julhode de2014 2014

Kamei vai em busca de parcerias na área de saúde para beneficiar Guarulhos

O ex-vereador Eduardo Kamei, que disputa as eleições para deputado estadual pelo PEN, quer utilizar sua experiência administrativa na área de saúde para beneficiar a população de Guarulhos, caso consiga um lugar na Assembleia Legislativa de São Paulo. “Temos algumas lutas já iniciadas quando fui vereador de nossa cidade”, explica. Kamei lembra que iniciou conversações com o Hospital AC Camargo, referência internacional em ensino, pesquisa e tratamento do câncer, e com o Instituto do Coração, que integra o Hospital das Clinicas, sobre o interesse de ambos de se instalarem em Guar ulho sa, devido a demanda que existe. “Ainda queremos trazer um Centro de Referência em Tratamento para dependentes qu í m ic os, e uma AME (A mbu latór io Médico de Especialidades) que é referência de qualidade em atendimento. Já encaminhamos essas demandas ao Governo do Estado”. O candidato lembra a AME é reconhecida pelo seu alto padrão de qualida-

5

POLÍTICA bonita

de. “E é isso que queremos para Guarulhos e foi um pedido nosso ainda quando vereador. Precisamos avaliar a demanda e equacioná-la junto às necessidades do município. Nossa missão é trazer o que o Estado tiver de melhor em relação à saúde, e o município deve se esforçar em atender os investimentos do Estado, pois quem deve sair ganhando é a população”.

Vinda de Fatec e Etec são fundamentais Na área de Educação, o ex-vereador destaca a construção da FATEC e ETEC, fruto de foi uma grande luta nossa junto ao Centro Paula Souza. “Queremos também trazer o centro de formação de soldados da PM, proporcionando mais de 200 policiais para Guarulhos e Alto Tietê”, destaca. Kamei tem vasta experiência em administração hospital, tendo estado à frente do Grupo Carlos Chagas durante muitos anos, além de ter assumido a direção geral Hospital Municipal de Urgências em 2013. “Apesar de ser um político, sabemos que o trato da saúde deve ser visto de forma humanista. Além disso vejo que a administração pública quanto a saúde carece de investimentos essenciais em equipamentos, indicadores e controles tão importantes para uma melhor resolutividade no trato com o doente”. O candidato entende ser fundamental equacionar a questão dos funcionários da saúde no que tange a salários e plano de carreira e investimentos em treinamento. “Equipamentos, segurança e melhores condições de trabalho são essenciais para que possamos diminuir o tempo de espera e dar uma solução mais rápida ao doente”. Kamei afirma que os investimentos em medicina preventiva não têm seus resultados acompanhados pelo poder público. “Falta um plano de ação macro, através de informes precisos e ações eficazes junto aos vários steakholders (públicos estraté“Sagicos) presentes”. bemos

Candidato defende investimentos no esporte “Quando jovem fiz muito esporte e sei o quanto ele é importante no nosso desenvolvimento”, afirma Kamei, para quem o investimento no esporte é essencial não só fisicamente como culturalmente. “Um jovem que faz atividade física desde sua juventude aprende uma série de ações que ele vai levar para o resto da vida”. O candidato cita que é como aprender a ter uma educação alimentar, cidadania, liderança, trabalho em grupo, disciplina e respeito. “Tudo isso faz com que este jovem cresça de forma sadia e tenha formação como cidadão”. Desta forma, Kamei defende a criação de núcleos de desenvolvimento de esporte e lazer na cidade em parceria com o Governo do Estado, voltados para as crianças, jovens, pessoas com deficiência e idosos.

que o trato da saúde deve ser visto de forma humanista. A administração pública carece de investimentos essenciais em equipamentos, indicadores e controles”


6 Candidato prioriza projetos voltados à infraestrutura urbana Guti garante que também não pretende deixar de lado projetos relacionados à infraestrutura urbana. Ele alega que, devido ao crescimento populacional registrado em Guarulhos nos últimos anos, não houve ações na mesma proporção para adequação da estrutura local. O candidato também demonstra intensa preocupação com a estagnação de serviços públicos prestados pela atual administração para que a cidade conquiste as benfeitorias. “Vamos lutar muito por isso”.

POLÍTICA bonita

Guarulhos, 3deoutubro 11 a 16 de dejulho 2014 de 2014

Atento às reivindicações populares, Guti defende melhorias na Saúde Apesar de ter como prioridades investimentos públicos voltados para a educação e infraestrutura, caso seja eleito deputado federal pelo Partido Verde, o vereador Guti quer dar uma resposta positiva a uma das reivindicações que mais ouviu nas ruas durante sua campanha eleitoral. Ele diz que os apelos da população são por melhorias no atendimento de saúde pública tanto no município quanto em outras regiões que percorreu. “Sem dúvida o que mais ouvi nestes dias em que estou intensificando a minha campanha foram pedidos por melhoria na saúde pública. Chega a ser uma aclamação geral por onde percorri. Vamos trabalhar em cima destas necessidades”, explicou o candidato a deputado federal. Outra curiosidade revelada pelo jovem postulante a uma das 70 cadeiras em disputa pelo Estado de São Paulo no Congresso Nacional era, para ele, até então inusitado. Guti conta que foi bastante cobrada sua presença junto a população caso consiga êxito no pleito eleitoral deste domingo, 5 de outubro. De acordo com o parlamentar, já que exerce a função de vereador na atual legislatura da cidade, o pedido é realizado constantemente, independente do local de campanha. “O contato com os eleitores está sendo muito bom, até porque estou tendo o retorno deles com a minha presença nas ruas durante a campanha. Eles também me pediram para não sumir em caso de eleição. Aliás, você ouve um pouco de tudo, mas é necessário entender suas necessidades”, declarou.

“O contato com os eleitores está sendo muito bom, até porque estou tendo o retorno deles com a minha presença nas ruas durante a campanha. Eles também me pediram para não sumir em caso de eleição”

Sem deixar de valorizar a Educação Em entrevista concedida ao Ótimo, o representante do Partido Verde revelou que possui projetos voltados para o melhor atendimento na área de educação. Segundo ele, grande quantidade de populares sugeriram para investir seus esforços em prol da melhoria dos serviços oferecidos. Guti deixou claro que seu projeto será intensificado para instalações de estruturas educacionais voltadas para a medicina nas cidades com número de habitantes superior a 500 mil. Ele entende que esta seria uma maneira de aumentar o número de profissionais brasileiros formados e evitaria a contratação de estrangeiros, como ocorreu com o programa Mais Médicos, do Governo Federal.


Guarulhos, Guarulhos, de 3 a 9 de 3 outubro outubrode de2014 2014

POLÍTICA POLÍTICA

Soltur valoriza campanha e pede apoio aos candidatos locais Com a acirrada disputa eleitoral para o Legislativo e Executivo, os candidatos pedem apoio que será decisivo nesta reta final. O postulante a uma das 70 cadeiras no Congresso Nacional por São Paulo, o vereador e presidente da Câmara Municipal Eduardo Soltur (PSD) busca intensificar suas ações junto a população para se eleger representantes da cidade em Brasília. “Caso a população tenha a consciência sobre a importância em eleger candidatos da nossa cidade, podemos fazer um grande número de deputados estaduais e federais. Dessa forma o nosso município terá grande representação tanto junto ao Governo de São Paulo como em Brasília, além de inúmeros benefícios que podemos ter”, explicou Eduardo Soltur. O representante do Partido Social Democrático fez algumas críticas em relação a pouca expressividade que a cidade possui no Legislativo Estadual e no Congresso Nacional. Mas também destacou dificuldades para realizar a campanha. “Acredito que falta mais apoio e apelo da própria imprensa da cidade para que possamos mudar este cenário político. Mas também reconheço que fica complicado você atender todos os anseios pela dimensão que se toma uma campanha em nível estadual”, declarou o candidato do PSD.

saúde e mobilidade urbana são prioridades Soltur escolheu a saúde e mobilidade urbana como prioridades caso conquiste um lugar no Congresso Nacional. “Vou trabalhar para conseguir investimentos voltados para a mobilidade urbana e a construção de um hospital federal para tratamento do câncer, até porque temos muitos doentes em nossa cidade”. Para o presidente da Câmara Municipal, essa conquista só será possível por meio de acordos políticos. “Precisamos buscar parcerias importantes entre as diferentes esferas da administração pública. “E é isso que pretendo fazer. Só vamos conseguir resultados se agirmos dessa forma”, encerrou.

7

Presidente da Câmara destaCa trabalho Positivo

Soltur avaliou sua campanha como positiva e revelou os pedidos realizados pela população durante os eventos. “A minha campanha está ótima. A população está nos pedindo diversas coisas, porém, a que mais tenho escutado é com relação a saúde, além de propostas que possam beneficiar a cidade”, apontou. Em entrevista ao Ótimo, o presidente da Câmara Municipal afirmou ter planos ambiciosos como deputado federal, caso seja eleito. Ele pretende fazer história no cargo público como o parlamentar que mais beneficiou a cidade de Guarulhos. Para chegar a tal feito, ele usa como argumento o seu histórico de representação política do município.

“Caso a população tenha a consciência sobre a importância em eleger candidatos da nossa cidade, podemos fazer um grande número de deputados estaduais e federais. Dessa forma o nosso município terá grande representação tanto junto ao Governo de São Paulo como em Brasília, além de inúmeros benefícios que podemos ter”


88 Ações sociais para superação da pobreza Eli Corrêa Filho também aposta em propostas sociais para que o País possa manter sua modernidade e competitividade. Segundo ele, é necessária a integração com proposituras de outros setores da sociedade. "Terei o comprometimento com as grandes questões que requerem ações com a superação da pobreza, promoção de economia voltada para a criação de postos de trabalhos, melhor distribuição de renda, educação e saúde de qualidade e o respeito ao meio ambiente e apoio ao terceiro setor", ressaltou. Para o candidato do DEM, Guarulhos necessita rever seus conceitos de utilização dos gastos públicos para que possa suprir de forma efetiva e suficiente as necessidades da população local, já que entende não ser nenhum empecilho a falta de representatividade do município tanto na Assembleia Legislativa quanto no Congresso Nacional.

política bonita

Guarulhos, Guarulhos, de 3 outubro 18 a 24 de dejulho 2014 de 2014

Em busca da reeleição, Eli Correia Filho se aproxima ainda mais de Guarulhos

Candidato destaca que sua ligação com Guarulhos surgiu há muito tempo, quando acompanhava o pai, o radialista Eli Corrêa, em trabalhos sociais na região dos Pimentas

Casado com uma guarulhense, filha do político e empresário Francisco Assis de Almeida, falecido em 2011, o deputado federal Eli Correa Filho (DEM) busca uma aproximação ainda maior com a cidade. Ele lembra que sua ligação com Guarulhos é de longa data e que, por meio de seu mandato, envia verbas para investimentos para áreas sociais de grande importância. Para obter a reeleição para a Câmara Federal neste domingo, ele prioriza ações na segurança pública e na qualificação profissional dos trabalhadores. Na Capital Federal ele também pretende lutar para ampliar os atendimentos à saúde no serviço público, promover de forma intensa a prática es-

portiva, além da qualificação profissio nal dos trabalhadores. Para esta propos ta prometeu desenvolver mecanismo de capacitação gratuita para ingresso no mercado de trabalho ou gerar o seu próprio negócio. “A segurança pública é um dos gran des desafios de todos governantes. Ela aflige a população e a família brasileira e nos últimos anos, tem atingido altos índi ces em todo Brasil. Pretendo também tra balhar na inserção das práticas esportiva e melhorar o acesso ao emprego e a quali ficação profissional com capacitação gra tuita para a população que está em busca de oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio é um grande desafio”, declarou.

“Guarulhos precisa se aproximar do Governo do Estado” “Guarulhos precisa de uma melhor gestão de gasto público e melhor relação ou mais proximidade com o governo do Estado. Até porque a obtenção de recursos, sejam eles federais ou estaduais, não dependem de muita ou pouca representatividade, mas de comprometimento político do parlamentar eleito. O comprometimento político é o determinante nos resultados”, destacou. Eli afirma que sua identific aç ão com a

cidade surgiu quando acompanhava as reivindicações de seu pai, o radialista Eli Corrêa, no bairro dos Pimentas e, de acordo com o próprio, se intensificaram após sua eleição para deputado estadual em 1998. Na ocasião foi eleito parlamentar estadual com mais de 59 mil votos. “Meu pai tem um papel muito importante nesta cidade, principalmente pela contribuição para que um dos bairros mais carentes e importantes, o Pimentas, tivesse acesso a água. De lá pra cá e já como deputado (federal), a minha relação com Guarulhos se fortaleceu. Sempre estive presente em meus mandatos e no atual encaminhei mais de R$ 3 milhões em emendas para segurança pública, ampliação dos atendimentos na saúde, lazer e práticas esportivas e melhoria dos acesso ao emprego e a qualificação profissional”, encerrou.


9

EDITORIA

Guarulhos, Guarulhos,de 173aoutubro 23 de julho de 2014 de 2014

política

“Xerife do Consumidor” Abdo quer priorizar ações garante que manterá voltadas a educação compromisso com Guarulhos na Câmara Federal

O candidato a deputado estadual pelo PRB, Jorge Wilson, conhecido como o “xerife do consumidor”, garante que – se eleito – vai trabalhar como representante de Guarulhos na Assembleia Legislativa. Investimentos na saúde e educação estão entre suas prioridades. A campanha de Jorge Wilson extrapola Guarulhos, já que ele mantém parceria com o postulante a uma vaga a deputado federal pelo mesmo partido, Celso Russomano, que aparece como um dos possíveis mais votados em todo o Estado. Outro trunfo que o candidato guarulhense traz para esta disputa é o fato de ter ancorado, por mais de um ano, um programa de defesa do consumidor na TV Record, onde ganhou o apelido de “Xerife”. Neste senti-

Carnes Nobres

•Leitão •Cordeiro •Vitelo •Rã

do, pesa o fato o trabalho de fiscalização, que desenvolveu ao longo de seis anos à frente do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de Guarulhos. “Estamos há 20 anos defendendo o consumidor, inclusive em Guarulhos. Será de fundamental importância para que possamos colocar em prática o nosso objetivo. Nós sempre trabalhamos em prol da prestação de serviço para a população e, com certeza, ele tem essa identificação com a nossa cidade”, revelou Jorge Wilson. O candidato defende a implantação de equipamentos com atendimentos específicos na cidade. “Quero em Guarulhos um hospital ou ambulatório para atender pacientes com câncer. E também tratar da saúde da mulher da mesma forma que o (hospital) Pérola Byington. São serviços que Guarulhos não possui. A saúde não é gratuita. A população paga, por meio dos impostos e precisa ter os serviços em contrapartida”.

•Javali •Cateto •Pato •Marreco

O comerciante e vereador em suplência Abdo Mazloum (PDT) disputa as eleições para deputado federal. Caso seja eleito, tem como principal proposta usar a educação como agente de transformação social. “Vou defender a questão das escolas em período integral. Esta é uma bandeira que a gente carrega e acredito que somente a educação irá mudar o nosso cenário atual. Porém, não será do dia para a noite, até porque é um processo a longo prazo. Se tivéssemos um governo que priorizasse esse tipo de investimento há pelo menos uns 15 anos, o nosso País seria outro”, destacou o candidato. Mazloum também criticou a política voltada para a infraestrutura urbana da cidade, que apresenta diversos problemas sem soluções. “Vai chegar o dia em que não iremos conseguir andar e muito menos sair da cidade. Temos que pensar em uma engenharia para resolver isso”, declarou. Para conquistar a confiança dos eleitores, Abdo revelou que não realiza promessas e prefere atender as necessidades que os populares mais desejam dos administradores públicos. “Você precisa se apresentar e ouvir o que eles têm a dizer, até porque existem candidatos que não estão indo ao encontro da sociedade e isso causa o descrédito da classe política com a população”, encerrou.

Av. Dr. Timóteo Penteado, 3620 Vl. Galvão (ao lado da Padaria Favo´s de Mel) 4386-1681 / 4386-1682

Lin h a: B a s s i • V PJ • A n gu s

G er m ânia

9


10

POLÍTIcA

Guarulhos, 3 a 10 de de 3outubro Guarulhos, outubrode de2014 2014

Kise enfatiza que honestidade é principal preocupação da população

Mesmo com projetos pré-estabelecidos para ofertar aos eleitores em busca dos votos, muito candidatos vêm sendo surpreendidos com os desejos da população. Diante deste cenário, o candidato a deputado estadual Alexandre Kise (PCdoB), que já foi secretário municipal do Meio Ambiente, aponta que uma das principais preocupações dos eleitores se relaciona à honestidade dos políticos em seus mandatos.

“Durante as caminhadas e visitas em domicílios realizados, pude perceber que o povo está mais consciente em relação ao processo eleitoral. Mesmo reivindicando melhorias em áreas de necessidades básica como saúde, segurança e educação, o principal pedido é sobre honestidade do parlamentar”. E completou: “Para atuar na política hoje, é primordial ser ficha limpa”, revelou o candidato do PCdoB.

Desafio é conquistar confiança do eleitorado

Kise também revelou que o principal desafio neste momento final de campanha é conquistar a confiança do eleitorado, já que entende ser apenas a escolha para deputado estadual e federal, além do senador, as dúvidas e indefinições de escolha dos eleitores. “Eu tenho visto uma campanha

muito forte e definida em relação a escolha para os cargos de presidente e governador, mas um cenário completamente indefinido quanto ao voto para deputados. O nosso maior desafio é atingir esse eleitor, apesar do número de candidatos que a cidade possui”, encerrou.

10

cIDADE

“O meu manDatO Deverá ser exerciDO pela pOpulaçãO” De acordo com Kise, os pedidos feitos pelos eleitores que teve contato durante a sua campanha estão dentro daquilo que havia planejado, caso seja eleito para ocupar uma das 94 cadeiras disponíveis na Assembleia Legislativa. “O nosso projeto de fato é deixar o mandato para a população, em especial, de Guarulhos, até porque vai ao encontro as solicitações dos eleitores. Nada mais justo, já que a apresentação de projetos é ilimitada. Mas é muito limitado para as questões que envolvem obras”, ressaltou.


11

Guarulhos, 3 outubro 25 a 31 dede 2014 julho de 2014 fim de semanaGuarulhos,

fim de semana

11

Alencar reforça a chegada do Lamé prioriza saúde dos Metrô a Guarulhos em um idosos e maior cobrança possível segundo mandato junto ao Governo do Estado “Outra luta que pretendemos travar com o Governo do Estado (que atualmente está sob o comando do peesedebista Geraldo Alckmin) é em relação ao Rodoanel. Entendemos que ele precisa ser alterado o seu curso de construção para impedir que novas moradias sejam desapropriadas”, justificou. Entre as propostas de Alencar, está a inclusão de uma universidade pública com administração estadual. “Vou defender a implantação de universidade pública estadual para a região do Alto Tietê, ETEC e investimentos em unidades para tratamento odontológico”. Alencar Santana, atual oposicionista ao Governo do Estado, afirmou que não irá medir esforços para defender os projetos relacionados a Guarulhos e tampouco acredita que possa haver conflito de interesses por conta das distintas legendas partidárias, bem como seus respectivos objetivos.

O vereador Lameh Smeili (PTdoB), o Lamé, concorre a uma das cadeiras na Assembleia Legislativa, com o objetivo reduzir o que chama de “omissão do Governo do Estado na prestação de serviços para a educação, saúde e transportes na cidade de Guarulhos”. Ele defende maior representatividade de Guarulhos junto ao Governo do Estado. “A nossa cidade é a 2ª do Estado e a 8ª mais rica do País, e não possui, por exemplo, uma unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades).”, explicou. O parlamentar defende a extensão do Metrô para os bairros mais distantes do Centro. “Fizeram o Metrô para chegar até as fronteiras de Gua r ulhos e

nós temos totais condições de implantar o sistema nas regiões que abrangem o Bonsucesso e o Jardim São João”. Lamé pretende não medir esforços para melhorar a prestação de serviços destinados aos idosos, que - segundo ele - está em franco crescimento na cidade. “Vou defender a criação da Creche do Idoso, além do Centro do Idoso, projeto já está aprovado, porém, o dinheiro ainda não chegou. O Governo do Estado está totalmente ausente nesta área”. O parlamentar destaca a importância do eleitor votar nos candidatos da cidade. “É preciso pesquisar antes de votar para não anular ou deixar em branco o seu voto”, encerrou.

Cnpj CnpjCampanha Campanha20.561.184/0001-76 20.561.184/0001-76| |Cnpj CnpjDoador Doador02.775.178/0001-30 02.775.178/0001-30| |Valor ValorR$ R$600,00 600,00

Guti4330 CNPJ 20.564.759.0001-04 - valor R$ 600,00

O candidato a reeleição a deputado estadual pelo PT, Alencar Santana, tem como prioridade para u possível segundo mandato a implantação do Metrô em Guarulhos. Ex-vereador em duas legislaturas, ele obteve na última eleição em que participou no ano de 2010 pouco mais de 154 mil votos. “A minha luta será pelo Metrô e talvez esse seja o projeto principal”, declarou o candidato à reeleição. Alencar demonstrou certa preocupação com os impactos causados no município pela construção do Rodoanel Norte, que não oferece acessos a Guarulhos.

Errata: Errata: A A publicação publicação deste deste veículo veículo na na data data 29 29 de de agosto agosto a a4 4 setembro setembro de de 2014 2014 Edição Edição 44 44 teve teve o o valor valor estimado estimado como como doação doação de de R$600,00 R$600,00 -- Cnpj Cnpj Campanha Campanha 20.561.184/0001-76 20.561.184/0001-76 || Cnpj Cnpj Doador Doador 02.775.178/0001-30 02.775.178/0001-30


12 Para votar, basta apresentar documento de identidade Para votar, caso não tenha em mãos o seu título de eleitor, basta apresentar ao mesário um documento oficial com foto. Pode ser carteira de trabalho,carteira de identificação (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Neste domingo, 5, a votação começa às 8h e se encerra às 17h. Caso o eleitor tenha dúvida sobre sua seção de votação ou zona eleitoral, basta acessar o portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) - http://www. tse.jus.br/eleitor/servicos/ situacao-eleitoral/titulo-e-local-de-votacao - para encontrar o seu local de votação. Também é possível realizar esta consulta pelo portal do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) - SP - http://www.tre-sp.jus.br/ eleitor/titulo-e-local-de-votacao/titulo-e-local-de-votacao-1.

EDITORIA POLÍTICA

Guarulhos, 318outubro a 24 de julho de 2014 de 2014

Segundo maior colégio eleitoral do Estado, Guarulhos reúne 868.254 aptos a votar no domingo Aproximadamente 870 mil eleitores participam neste domingo, 5, da chamada festa da democracia popular em Guarulhos. O município conta 212 pontos de votação distribuídos em sete zonas eleitorais. Nesta eleição, o eleitor irá escolher candidatos de sua preferência para deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. A maior concentração de eleitores em Guarulhos está localizada no bairro Jardim Cumbica, zona leste de Guarulhos, que conta com cerca de 260 mil moradores aptos a votar em duas zonas eleitorais (394ª e 395ª). Estas zonas eleitorais atendem mais de 60 bairros desta região. Para atender o eleitorado desta área, estão disponíveis 58 pontos de votação. Na sequência e situada na região central está a segunda maior zona eleitoral da cidade com 250 mil eleitores distribuídos em zonas (176ª, 278ª e 279ª). Nesta região estão disponíveis 89 locais de votação. No bairro Macedo, a zona eleitoral 185ª atende pouco mais de 120 mil eleitores em 31 pontos de votação. Com 34 locais de votação, a zona eleitoral 393ª atende os bairros da região da Vila Galvão.


Guarulhos, Guarulhos, 25 a 303 de outubro julho de 2014

fim VaRiedades de semana

13

Roteiro Cultural de Guarulhos

Até 26 de outubro

13º Salão de Arte Visual de Guarulhos

Apresenta trabalhos de artista jovens em plena ascensão, que foram previamente selecionados por sua qualidade e inovação. O público pode conhecer as obras e votar pela internet com qual mais se identificou. A avaliação será feita através de um júri técnico e voto dos internautas. O resultado sai no dia 25 ás

loucura. 20h Direção: Thâmara Sepúlveda. Duração: 35m. Indicação: 14 anos Entrada R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) Teatro Nelson Rodrigues R. dos Coqueiros, 74, V. Galvão. Informações: 2459-1813 19h. Diariamente, das 9h às 22h Centro Municipal de Educação Adamastor Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo. Sábado, dia 4 Faces – Cia. Barca Cênica Com base na obra A Falecida, de Nelson Rodrigues, a peça resgata temas como morte, amor e

Vidas Secas – Grupo Boca Obra de Graciliano Ramos, que retrata a miséria humana e a peregrinação do nordestino pelo sertão, a exploração exercida sobre os pobres, a intransigência e o descaso do governo de 1932, será representada pelo Grupo Boca. 20h Ingressos na bilheteria Gênero: Drama. Direção Geral: Ricardo Guarel.

Quarta-feira, dia 8 Camerata do Conservatório Com coordenação geral do professor Celso Franchini, o projeto do Conservatório Municipal de Guarulhos traz o concerto com a regência dos alunos Fabio Silva e Monik Freitas. O público poderá também conhecer o trabalho da violinista da Camerata GuaruCordas, Mayara Almeida, em sua estréia. 20h Entrada Franca Conservatório Municipal – Auditório Antônio Geraldo Delorenzo Av. Tiradentes, 2521, V. São Jorge

Direção musical: Omar Farago. Duração 60m. - Indicação: livre Teatro Adamastor Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo Informações: 2087-4175 Quinta, dia 9 Projeto Espaço&Arte:

Banda Sinfônica do Conservatório Adaptação da peça “Viagem ao Centro da Terra” originalmente criada pelo escritor francês Júlio Verne, executada pela Banda Sinfônica do Conservatório Municipal de Guarulhos. Haverá arranjos especiais para homenagear o dia da

criança. 20h Entrada Franca. Retirada de ingressos 1h antes do espetáculo. Direção artística e regência: Marcelo Mendonça. Centro Municipal de Educação Adamastor – Teatro Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo


Guarulhos, Guarulhos, de 25 a 30 3 outubro de julhode de2014 2014

14

Social Social Social

Fotos: Danilo sanches e ana clara cabrera

Pimp Party, uma festa mais do que extravagante no Kabala

Danilo Sanches

danilo@guarulhosweb.com.br

Thiago Guedes, Cibely, Claudia e Rodrigo

Igor, Cris e Emerson

O Kabala foi palco da divertida Pimp Party, festa em que os convidados vão fantasiados com roupas pra lá de extravagantes. A Pimp Party aconteceu na sexta-feira, 26, e teve como atrações as duplas Douglas & Alan, Thiago Guedes & Rodrigo e os DJ’s Del Papa, Rogério Ferrari e Dudu Sax Live

Banda Aliados lota o Sport Bar

Marcos e Mari

Acesse

www.guarulhosweb.com.br e veja outras matérias

Parabéns... O pequeno Aron, filho dos dançarinos árabes Ali Khalih e Jamile, comemorou seu primeiro aniversário nesta terça-feira, 30, com uma festa surpresa de alguns amigos e alunos da Academia de dança Titãs, onde são proprietários

Daiane, Eduardo, Rafael, Henrique, Rosa e Paula

Erick, Gabriela, Igor, Camila e Marcos

A banda Aliados, que veio de Santos, lotou o Sport Bar na última sexta-feira, 26, em uma apresentação que reuniu três grupos. Iniciando a noite, a banda Lock N’ Load abriu a festa de rock. Depois os guarulhenses da Lírios do Vale agitaram a galera até que a Aliados subiu ao palco para uma apresentação em parceria.

www.guarulhosweb.com.br


Guarulhos,25 Guarulhos, a 313 de outubro julho de 2014 Classificados

3370-5556

Limpeza Pós Obra

IMÓVEIS

Comercial • Residencial

Vendo

ÓTIMO P/ INVESTIDOR – 3 APTOS + SALÃO / BOM CLIMA – (FONE: 24092848)

Terreno

2 dormitórios, 2 wc, 2 vagas, sala, cozinha, lavanderia. Vende Somente à vista. Fone: 2409-2848 / 947715789

sobrado c/3 aptos de 2 e 3 dorm + 1 salão comercial, ótimo p/ renda, todos c/ vg de gar, acesso p/ av. Tiradentes, prox. ao SAAE – R$ 645 Mil

Vendo Terreno, Vila Rosália, 630 m² Travessa Caibi. Tratar direto com proprietário Tel: 7724-7952

SOBRADO C/ 2 DORMITÓRIOS – JD. IPORANGA – GUARULHOS

LINDO !!! APARTAMENTO COND. ALTA VISTA – 3 DORM / R$ 1.100.000,00

APTO. – c/ área útil de 68 ms² - Bairro Gopoúva / R$ 280.000,00

2 dorm. (1 suíte), 2 vagas, 2 wc, cozinha americana, churrasqueira, soton, terreno 5 x 30, Valor R$ 295.000,00 – c/ escritura Fone: 94771-5789

Jd. Zaíra, área útil 134 ms² - 3 dorm. c/ suítes, varanda gourmet, 2 vagas, acabamento de primeira, lazer completo, escritura registrada, Fone: 99511-4788

1. Andar, 3 dorm, 2 wc, 1 vaga, sacada, piscina, salão de festa Fone: 99511-4788

LINDO !!! SOBRADO – CID. MAIA – PROX. AO SENAI - R$ 1.200.000,00

CASA TÉRREA – 2 DORMITÓRIOS – JD. TRANQUILIDADE – R$ 190.000,00

OPORTUNIDADE !!! APTO. c/ 93 ms² – Vila São Jorge – Guarulhos-SP

valor abaixo do mercado, ao lado do centro comercial, Oportunidade !!! não aceita financiamento – Fone: 99511-4788

2 dorm, 2 wc, 1 vaga, piso térreo, cozinha com móveis, Fone: 94705-4041

De

Guarulhos,

Por

Guarulhos

e para

Guarulhos

VOTE

CNPJ LAMÉ: 20.557.668/0001-41 Valor Anúncio:R$600,00 Coligação: Projeto Vitória PTdoB, PTN, PTC, PSL E PMN

OPORTUNIDADE ÚNICA !!! SOBRADO COND. / JD. SÃO JOÃO – R$ 158.000,00

terreno 10 x 25 , 4 dormitórios, vista p/ Bosque, 4 vagas, 3 salas, móveis planejados escritório, churrasqueira, Fone: 94705-4041 – 2409-2848

cLASSIFIcADoS comer bem

LAMÉ Dep. Estadual

70700 ATITUDE, CIDADANIA E ÉTICA \deputadoestaduallame

www.lame70700.com.br

DJC

Exelência em limpeza Tel: 9 9713-3704 e 2441-1025 www.djclimpeza.com.br - E-mail:djc.limpeza@uol.com.br Rua Silvio Maia, 351 - Vila Silveira

15


16 16

Guarulhos, 325outubro a 31 de julho de 2014 de 2014


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.