Relatório Social USF 2020

Page 1

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

2020

Educação e PAndemia:

ressignificando as práticas educativas

UNIVERSIDA


APRESENTAÇÃO Em um ano atípico, em que foi tão necessário se reinventar e se adaptar, bem como aprender novas formas de se conectar, a USF vem mais uma vez ressaltar a importância da conexão entre as pessoas. Com a pandemia da covid-19, um de nossos maiores valores foi reforçado, a fraternidade. Mesmo com os obstáculos enfrentados ao longo de 2020, empenhamo-nos na constituição de uma educação mobilizada pela transformação social, seja pela parceria com o setor público, seja pelas iniciativas solidárias que surgiram para atender aqueles que foram duramente afetados pela perda do trabalho e da renda. Tudo foi executado com o máximo cuidado, dentro dos protocolos de segurança instituídos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Também buscamos manter a excelência de ensino e oferecer temas atuais – para contribuir na formação de nossos estudantes e colaborar para a formação continuada de profissionais das mais diversas áreas. Trabalhando em diversas frentes, a nossa Universidade se fez ainda mais atuante, de forma on-line em lives com palestras, mesas-redondas e debates com profissionais e estudiosos renomados. Por essas e outras razões, o presente Relatório torna-se um importante registro documental das ações promovidas pela Universidade São Francisco no ano de 2020, como prova de superação e de esperança em dias melhores. Boa leitura. Paz e Bem! Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO


SUMÁRIO PERFIL USF 5 Missão 5 Visão 5 Valores 6

Mensagem da diretoria da Casa de Nossa Senhora da Paz

8

Histórico

10 Câmpus e cursos 15 Compromissos que a USF apoia 16 Diálogo com as partes interessadas

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 21 Perfil dos alunos 26 Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH)

31 Qualidade de ensino 34 Programas de pós-graduação stricto sensu e produção científica

48 Programas de inclusão no Ensino Superior 50 Núcleo de Extensão Universitária (Next) 2


113 Núcleo de Pastoral Universitária 114 Prestação de Serviços à Comunidade 118 Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo (NEP) 120 Núcleo de Educação a Distância (NEaD) 121 Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes (Naepe) 123 Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal à Receita Federal (NAF) 126 Núcleo de Relações Internacionais (NRI) 132 Infraestrutura 137 Acontece na USF

DIMENSÃO INSTITUCIONAL 149 Sistema de gestão 151 Perfil dos funcionários 153 Políticas institucionais 154 Benefícios e incentivos 159 Serviço Especializado em Segurança do Trabalho 162 Organizadores

3


USF | PERFIL


MISSÃO Educar para a paz e o bem, com excelência acadêmica, pluralismo, inovação e sustentabilidade.

VISÃO Ser reconhecida nacionalmente pela excelência acadêmica, pela promoção da inovação sustentável, do desenvolvimento regional, da justiça e da paz.

VALORES Educação integral transformadora, humanismo solidário, respeito à diversidade e inovação sustentável.


MENSAGEM DA DIRETORIA DA CASA DE NOSSA SENHORA DA PAZ Neste mesmo espaço do nosso Relatório de Sustentabilidade do ano de 2019, apresentava aquele ano marcado pela temática do repensar. A partir da constituição de um amplo colegiado, com diferentes sujeitos da Universidade São Francisco, construímos nosso Planejamento Estratégico. Não esperávamos os efeitos e os impactos da pandemia da covid-19 sobre a sociedade mundial. Em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde declarou o status de pandemia, que foi ganhando destaque ao longo de 2020. No dia 20 de março, o Senado Federal brasileiro aprovou o decreto que reconheceu o estado de calamidade pública diante dessa situação em nosso país. Na USF, em 17 de março as atividades acadêmicas foram suspensas e no mesmo dia foi instalado o Comitê Covid-19, com profissionais das mais diversas áreas para auxiliar na tomada de decisões estratégicas, visando sempre ao cuidado com a vida e com a saúde de toda comunidade universitária. Após um período de adaptação dos sistemas, capacitação docente e das equipes de apoio, a USF retomou as atividades acadêmicas em ambiente remoto no início de maio. No início de junho, fundamentadas em rígido protocolo de segurança, as atividades de estágios e cenários de prática de aprendizagem foram retornando presencialmente, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, bem como das secretarias de saúde dos municípios nos quais a USF mantém unidade.

USF | PERFIL

Desde o início da pandemia, quando suspendemos nossas atividades e cumprimos a quarentena, dedicamos tempo, planejamento e recursos (humanos e materiais) para acolher e buscar soluções para as mais diversas demandas e necessidades dos trabalhadores (docentes e técnico-administrativos) e, principalmente, de nossos estudantes.

6

Destacamos, sobretudo, as iniciativas solidárias que surgiram para atender àqueles que foram duramente afetados pela perda do trabalho e da renda, como ações de arrecadação de alimentos e de materiais de higiene.


Atualmente, o setor privado de educação superior mobiliza mais de 6 milhões de estudantes e, com eles, um grande potencial de colaboração e transformação social. Trata-se de um compromisso que ressalta às IES a preocupação com as pessoas que compõem a comunidade acadêmica, as sociedades local e global, o meio ambiente e o mercado de trabalho, sob as perspectivas ética, econômica, cultural e política. As IES são responsáveis pela formação de cerca de 70% dos professores em todos os cantos do Brasil, profissionais que se tornaram verdadeiros heróis, garantindo com que as aulas continuassem a partir de suas casas enquanto as escolas permaneceram fechadas.1 O “repensar” de 2019 foi estratégico para colocar a USF alinhada aos desafios da Educação, bem como amenizou alguns impactos da pandemia sobre a instituição. Contando com profissionais extremamente dedicados e engajados e com estudantes empenhados, a Universidade se reinventou, adaptou-se e aprendeu outros modelos de ensino e aprendizagem. A instituição também está se alinhando para se tornar signatária do Pacto Global, medida que reafirma o objetivo de contribuir com práticas sustentáveis e, ao mesmo tempo, engajar alunos, docentes e funcionários administrativos em iniciativas que promovam a defesa de direitos fundamentais à população. Dessa forma, o ano de 2020 exigiu de todos nós um processo de adaptação e, principalmente, de cuidado de si e dos outros. Construímos práticas exitosas na Educação, que certamente permanecerão em nosso dia a dia na USF. Mas, acima de tudo, aprendemos a ser mais generosos na acolhida e na atenção a todos aqueles que convivem conosco na Universidade, em nossas casas, em nosso ambiente de trabalho, em nossa cidade e em nossa relação com toda a Criação. NISKIER, C. Responsabilidade social da educação superior particular na pandemia. Correio Braziliense. Eu estudante. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/ensino-superior/2020/09/4878797-responsabilidade-social-da-educacao-superior -particular--na-pandemia.html. Acesso em: 15 dez. 2020. (Celso Niskier é diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES).

USF | PERFIL

1

7


HISTÓRICO Pode-se dizer que a história da Casa de Nossa Senhora da Paz-Ação Social Franciscana (CNSP-ASF) teve início em 1182 com o nascimento de Francisco de Assis. Ele, filho de um rico comerciante de tecidos, deixou de lado seus bens por amor ao próximo, tornando-se a fonte inspiradora dos ideais franciscanos.

Surge oficialmente a CNSP-ASF, para proporcionar educação e assistência aos moradores carentes do bairro Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro, sendo três anos depois reconhecida como instituição de utilidade pública.

1945

1675

A sede da CNSP-ASF é transferida para a cidade de Bragança Paulista e assume a gestão do então Instituto de Ensino Superior da Região Bragantina, que passa a denominar-se Faculdades Franciscanas. É a partir desse momento que a CNSP-ASF consolida seu trabalho com o Ensino Superior.

A USF transfere o Câmpus São Paulo das imediações do Largo de Santa Cecília para o bairro Pari, instalando-o em um edifício construído especialmente para abrigá-lo.

USF | PERFIL

8

2001 A USF inaugura o Câmpus Campinas, no Distrito de Barão Geraldo.

1965 A CNSP-ASF é certificada como entidade beneficente de assistência social.

2005

1987

1976

É fundada a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, da Ordem dos Frades Menores.

A USF passa por uma reestruturação para melhor prática de sua missão: aprova os novos Projetos de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Político-Pedagógico Institucional (PPI), cria a Unidade de Pesquisa e muda a localização do Câmpus Campinas para o bairro Swift.

1985 Por meio de uma portaria ministerial, a instituição permite que as Faculdades São Francisco passem a ser reconhecidas como Universidade São Francisco (USF).


O Hospital Universitário São Francisco (HUSF), que anteriormente pertencia à CNSP-ASF, passa a ser administrado pelos freis franciscanos da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade filantrópica sem fins lucrativos. Ainda nesse ano, a USF amplia para 3 mil m² suas instalações no Swift, em Campinas, em razão do aumento da oferta de cursos de graduação e pós-graduação da Unidade.

2013

A USF é reconhecida como Instituição Comunitária de Ensino Superior (Ices).

2017

2019

2012 O Câmpus Campinas amplia suas instalações com mais um prédio no bairro Cambuí. Em São Paulo, o câmpus é transferido para o bairro Freguesia do Ó.

2016 A USF comemora 40 anos de presença franciscana.

2020 2018 A USF dá um passo importante na democratização do Ensino Superior brasileiro e lança cursos de educação a distância. Nesse cenário, a Universidade abre polos nas cidades de Atibaia e Mairiporã, em São Paulo, e também em Petrópolis, no Rio de Janeiro, com o Instituto Teológico Franciscano (ITF).

A USF enfrentou o período de pandemia da covid-19 com diversas ações de combate, como o Plano de Contingência de Biossegurança. Durante o período de aulas remotas desenvolveu uma metodologia de ensino própria e manteve o diálogo direto com toda a comunidade acadêmica. Também conquistou a marca de 2 mil estudantes nos cursos de Educação a Distância (EaD). Implantou o modelo de ensino dinâmico de aprendizagem, sempre atenta às tendências educacionais.

USF | PERFIL

2007

A USF amplia suas instalações no Câmpus Bragança Paulista, implantando o Centro de Simulação Realística. Nesse ano, é firmada uma parceria com a Google for Education, plataforma que facilita a integração de recursos on-line.

A qualidade do ensino da USF é reconhecida no cenário nacional com a conquista de diversas avaliações com nota 5, reconhecimento máximo do MEC. A Universidade abre novos polos nas cidades de Amparo e também em Paulínia, municípios localizados em São Paulo, além de Cambuí, em Minas Gerais.

9


CÂMPUS E CURSOS CÂMPUS BRAGANÇA PAULISTA

USF | PERFIL

A tarefa educativa, o desenvolvimento de hábitos solidários, a capacidade de pensar a vida humana de forma mais integral, a profundidade espiritual são realidades necessárias para dar qualidade às relações humanas, de tal modo que seja a própria sociedade a reagir face às próprias injustiças, às aberrações, aos abusos dos poderes econômicos, tecnológicos, políticos e midiáticos.

10

PAPA FRANCISCO. Carta Encíclica Fratelli Tutti – sobre a fraternidade e a amizade social. n. 167. Assis (Itália), 3 de outubro de 2020. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/ papa-francesco_20201003_enciclica -fratelli-tutti.html. Acesso em: 27 out. 2020.

Com 56 688,22 m² de área construída, o Câmpus Bragança Paulista conta com 160 salas de aula, 2 salas web de aprendizagem, 65 laboratórios didáticos e 7 laboratórios de pesquisa, 2 bibliotecas, salão nobre e anfiteatro disponíveis para os cursos de graduação, de extensão e programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.


Cursos de graduação presenciais

Cursos de pós-graduação lato sensu Especialização em Direito Civil e Processo Civil, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Gestão de Projetos, MBA em Gestão da Saúde, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança, MBA em Lean Six Sigma e Supply Chain, MBA em Planejamento e Gestão Educacional, Psicopedagogia – Clínica e Institucional, Neuropsicologia, Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial, Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia com Ênfase em Terapia Manual. Residências multiprofissionais em saúde Programas de residência em Saúde Neonatal e Saúde Intensiva.

Programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado e doutorado em Ciências da Saúde.

Nas dependências do câmpus, também estão instaladas as clínicas-escola de Fisioterapia, de Odontologia e de Psicologia, a Unidade de Pesquisa em Farmacologia e Gastroenterologia (Unifag), o Centro Tecnológico das Engenharias e Arquitetura e Urbanismo Frei Constâncio Nogara. Além deles, há também o Centro de Simulação Realística, o Centro de Estudos de Anatomia e o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF), que desenvolvem atividades de alta complexidade, pesquisas e intervenções de elevada especialização, tais como cirurgia cardiovascular e transplante renal. O câmpus também possui o Núcleo de Práticas Jurídicas, que atende a comunidade.

USF | PERFIL

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Processos Gerenciais.

11


CÂMPUS CAMPINAS UNIDADE CAMBUÍ Em funcionamento desde 2012, a Unidade Cambuí ampliou a atuação da USF na cidade de Campinas, em um terreno de 4 320 m², sendo 2 315 m² de área construída, distribuídos em 19 salas de aula, 1 biblioteca e 3 laboratórios, denominados: Cozinha Didática, Espaço Gourmet, Confeitaria e Panificação. Desde então, a unidade cresceu em número de alunos, tornou-se referência como espaço para eventos, conquistou e consolidou fortes parcerias nos setores gastronômico, nutricional, jurídico e administrativo na região.

Cursos de graduação presenciais Bacharel em Administração, bacharel em Direito, bacharel em Nutrição e Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.

Cursos de pós-graduação lato sensu

USF | PERFIL

Especialização em Psicopedagogia − Clínica e Institucional, Neuropsicologia e MBA em Gestão de Projetos.

12


UNIDADE SWIFT Cursos de graduação presenciais Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia e Psicologia e Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Cursos de pós-graduação stricto sensu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, mestrado e doutorado.

USF | PERFIL

Considerando a realidade do mercado de trabalho e as demandas sociais da região na qual está inserida, a Unidade Swift oferece cursos ligados às áreas de Engenharia, Humanas, Saúde e Tecnologias. Atendendo à comunidade externa, os cursos do câmpus desenvolvem atividades de extensão envolvendo temáticas relativas à saúde, à educação e à assistência técnica. Atualmente, a unidade conta com um terreno de 35 600,63 m², com aproximadamente 12 565,40 m² de área construída, sendo 55 salas de aula e 25 laboratórios. Desde o início de 2019 está presente também, na Unidade Swift, o polo de apoio presencial aos cursos ofertados em regime EaD.

13


CÂMPUS ITATIBA O Câmpus Itatiba conta com 24 998,04 m² de área construída, 74 salas de aula, 29 laboratórios especializados e 2 salas web de aprendizagem, com capacidade máxima de 80 lugares cada uma, ofertando cursos de graduação, de extensão e de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. A unidade abriga o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, com linhas de pesquisa que articulam, entre outros aspectos, perspectivas sociais, históricas e culturais acerca das questões educacionais.

Cursos de graduação presenciais Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

USF | PERFIL

Cursos de pós-graduação stricto sensu

14

Mestrado e doutorado em Educação.

Além das instalações dos seus câmpus, a USF oferece Educação a Distância (EaD) em oito polos nas cidades de Amparo (SP), Atibaia (SP), Bragança Paulista (SP), Campinas (SP), Cambuí (MG), Itatiba (SP), Paulínia (SP) e Petrópolis (RJ). Os polos contam com a presença de um tutor presencial, formado na área e com qualificação para conduzir o aluno, sanar dúvidas sobre o conteúdo e o ambiente virtual, adotando práticas de metodologias ativas. Cursos ofertados: Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Educação Física – Bacharelado, Educação Física – Licenciatura, Filosofia, Gestão Comercial, Gestão de Produção Industrial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, História, Letras – Português e Inglês, Logística, Marketing, Pedagogia, Processos Gerenciais, Serviço Social e Teologia.


COMPROMISSOS QUE A USF APOIA Além de realizar ações sociais por iniciativa própria, a USF também é signatária de princípios nacionais e internacionais que visam a fortalecer o desenvolvimento comunitário.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Do ponto de vista histórico, a expressão “desenvolvimento sustentável” foi criada na década de 1980 pela ONU com o objetivo de mobilizar as instâncias governamentais a estabelecer critérios em cada nação em prol de iniciativas econômico-sociais inclusivas e alinhadas à preservação ambiental. Durante a Rio+20 – conferência da ONU realizada na cidade do Rio de Janeiro em 2012 –, representantes de diversos países estiveram reunidos para adotar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, a qual inclui acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todas as pessoas, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Essa iniciativa resultou na elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Do enfrentamento, por todos os meios possíveis, pela humanidade em relação ao desafio econômico-social em prol do desenvolvimento sustentável depende o futuro da qualidade de vida da raça humana a curto, a médio e a longo prazos.

USF | PERFIL

A base dessa nova diretriz está nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos no ano 2000 e que compreendiam oito objetivos de combate à pobreza a serem alcançados até 2015. Com o fim desse prazo, iniciou-se uma discussão para a elaboração de um novo modelo, a qual acabou por estabelecer 17 objetivos (os ODS), com 169 metas em diferentes temas e propostas válidas até 2030.

15


DIÁLOGO COM AS PARTES INTERESSADAS Por meio de ações verbais, tecnológicas e sociais, a USF desenvolve e revisa meios que viabilizem uma relação de comunicação e confiança com seu público, garantindo, assim, seu compromisso de atuar de forma engajada e transparente com todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuem para sua atuação.

Governo e Entidades Reguladoras

Funcionários

Fornecedores

Comunidade

USF | PERFIL

Meio Ambiente

16

Alunos


Quando falamos em cuidar da casa comum, que é o planeta, fazemos apelo àquele mínimo de consciência universal e de preocupação pelo cuidado mútuo que ainda possa existir nas pessoas. De fato, se alguém tem água de sobra mas poupa-a pensando na humanidade, é porque atingiu um nível moral que lhe permite transcender-se a si mesmo e ao seu grupo de pertença. Isto é maravilhosamente humano! Requer-se esse mesmo comportamento para reconhecer os direitos de todo o ser humano, incluindo os nascidos fora das nossas próprias fronteiras.

USF | PERFIL

FRANCISCO, op. cit., n. 117.

17


COMUNICAÇÃO, MARKETING E RELACIONAMENTO Comunicação e Marketing A USF se preocupa em garantir que suas informações cheguem a seus funcionários, favorecendo a articulação entre alunos e a Instituição e promovendo a transparência em suas ações com a comunidade. Para isso, utiliza os seguintes recursos. Site institucional: O portal institucional (www.usf.edu.br) utiliza a web na divulgação e prestação de serviços às comunidades acadêmica e externa. Hotsites: Em determinadas situações são elaborados sites com campanhas institucionais específicas. Mídias sociais: Os perfis oficiais da USF nas redes sociais permitem que alunos, seguidores e demais interessados divulguem cultura, troquem informações e debatam ideias. Atualmente, tornou-se um dos canais mais eficientes de contato com os alunos, além de permitir que a instituição informe e receba feedbacks imediatos para tomada de decisões e resolução rápida de problemas em conjunto com a ouvidoria e a tutoria.

USF | PERFIL

Campanhas de marketing digital: Tem o objetivo de divulgar os serviços e a marca da Instituição, por meio de campanhas estratégicas de marketing digital e publicidade em canais on-line e redes sociais.

18

ção são definidos previamente em épocas de campanhas publicitárias ou em ocasiões excepcionais em que haja necessidade de uma comunicação específica. Leva-se em consideração, no momento da escolha, o público-alvo, a abrangência e a credibilidade do veículo. E-mail marketing: É direcionado a divulgações de campanhas institucionais, como vestibular, pós-graduação, extensão, entre outros. SMS: Meio pelo qual são enviados comunicados institucionais aos alunos e prospects da instituição via celular. Ações de marketing direto: Buscam atingir o público de forma específica e direta com ações promocionais, eventos em parceria com empresas, feira do estudante, entre outros. Quadro de avisos institucionais: São instalados em locais estratégicos, onde há significativa circulação de alunos, docentes e funcionários administrativos.

Assessoria de imprensa: Utilizando as mídias impressa, radiofônica, televisiva e on-line, é uma das ferramentas essenciais nas mediações da Instituição com o público externo e a opinião pública.

Intranet: Trata-se de um canal oficial de comunicação entre a USF e seus funcionários, o qual, além de divulgar notícias e comunicados, oferece outros serviços que contribuem no dia a dia de trabalho.

Publicidade: Tem o objetivo de divulgar os cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade e, esporadicamente, temas institucionais. Os veículos de comunica-

Comunicados eletrônicos: Meio de comunicação on-line, via e-mail, com objetivo de transmitir informações institucionais entre a universidade e os funcionários.


Para manter o fluxo de informações com as pessoas interessadas nos assuntos que envolvem a Instituição, a USF dispõe dos seguintes canais: Central de Relacionamento, Call Center, Ouvidoria, Fale Conosco, Tutoria, Instrutoria e Monitoria, Central do Aluno, PABX, Relacionamento com Escolas e Colégios da Comunidade, USFConnect, WebSIAlive e WhatsSac.

TIPO DE ATENDIMENTO

QUANTIDADE

Elogio

0,3%

Informação

82,9%

Reclamação

12,3%

Opinião

0,2%

Solicitação

3,6%

Sugestão

0,5%

Denúncia

0,0%

Privacidade e proteção de dados

0,2%

GRAU DE SATISFAÇÃO COM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO

QUANTIDADE

Acima do esperado

6,6%

Dentro do esperado

12,0%

Abaixo do esperado

4,6%

Não se aplica

1,4%

Não avaliado

2,2%

Não responderam à pesquisa

73,2%

USF | PERFIL

Relacionamento

19


DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO


PERFIL DOS ALUNOS NÚMERO DE MATRÍCULAS TOTAL: 15 979

POR GÊNERO

37% 63% 37%

Masculino Feminino

POR CÂMPUS E POLOS 18%

6% 2%

18% 16%

Bragança Paulista

3%

Polo (EaD) Bragança Paulista

45%

olos (EaD): Amparo (SP), P Atibaia (SP), Paulínia (SP), Cambuí (MG) e Petrópolis (RJ)

45%

Campinas – Swift Polo (EaD): Campinas

16%

Campinas – Cambuí Itatiba

5%

6%

Polo (EaD): Itatiba

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

63%

21


CÂMPUS BRAGANÇA PAULISTA

CÂMPUS EaD BRAGANÇA PAULISTA

TOTAL: 7 147

TOTAL: 915

POR GÊNERO

POR GÊNERO

34%

66%

Masculino

60%

40%

Feminino

34%

66%

PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

2%

22

1%

Feminino

60%

40%

PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS

32% 68%

97%

32% 68%

97% Graduação

Graduação

Pós-graduação – lato sensu

Pós-graduação – lato sensu

Pós-graduação – stricto sensu

Masculino


CÂMPUS ITATIBA

POLO EaD ITATIBA

TOTAL: 2 821

TOTAL: 414

POR GÊNERO

POR GÊNERO

Masculino

67%

Masculino

Feminino

55%

45%

33% 67%

PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS 3%

Feminino

1%

PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS

100%

96%

96%

Graduação Pós-graduação – lato sensu Pós-graduação – stricto sensu

100%

Graduação

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

55%

33%

45%

23


35% 65%

CÂMPUS CAMPINAS TOTAL SWIFT: 2 515

TOTAL CAMBUÍ: 1 030

POR GÊNERO SWIFT

POR GÊNERO CAMBUÍ

35% 65%

29% Masculino Feminino

PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS SWIFT DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

29%

24

71%

Masculino

71%

Feminino

98%

PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS CAMBUÍ

2%

15% 98%

85%

Graduação

Graduação

Pós-graduação – stricto sensu

Pós-graduação – lato sensu

15%


POLO EaD CAMPINAS

POLOS EaD AMPARO (SP), ATIBAIA (SP), PAULÍNIA (SP), CAMBUÍ (MG), PETRÓPOLIS (RJ)

TOTAL: 373 POR GÊNERO

TOTAL: 764 POR GÊNERO

36% 64%

Masculino

37%

Feminino

63% 37%

36% PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS

100%

63% PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS

100% 100%

Graduação

Feminino

100%

Graduação

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

64%

Masculino

25


CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E APOIO À PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (CDAPH) O Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação está localizado no Câmpus de Bragança Paulista e desenvolve atividades de identificação, de coleta, de preservação, de tratamento e de divulgação de acervos de natureza arquivística e bibliográfica, oriundos sobretudo da região bragantina. Os procedimentos técnicos do CDAPH garantem a preservação do patrimônio histórico-cultural dos acervos documentais, de origens diversas, nele depositados.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Destacam-se, no acervo do CDAPH, o Fundo do Poder Judiciário da Comarca de Bragança Paulista (1798-1980), que abrange diferentes municípios e conta com mais de 80 mil processos sob custódia da USF; a Coleção de Livros Didáticos (1861-2006); a Coleção de Periódicos (1870-2014); a Coleção Memória do Município de Bragança Paulista (1783-2006); a Coleção Memória da Região Bragantina (1894-2013); a Coleção Saúde e Higiene (1828-1999); a Coleção Frei Pedro Sinzig, OFM (1901-1957); entre outros conjuntos documentais.

26

Inúmeras pesquisas são realizadas no CDAPH, por um público diversificado, em busca de subsídios relativos a diferentes demandas de informação. Muitos pesquisadores acadêmicos consultam seu acervo documental à procura, sobretudo, de referências acerca da história e da historiografia da educação brasileira, em seus diferentes níveis (iniciação científica, especialização, mestrado, doutorado e extensão). Entre esses pesquisadores, temos aqueles que são da USF e alguns que pertencem a diferentes instituições educacionais e em seus diversos níveis (Ensino Superior, Médio e Fundamental), inclusive de outros estados brasileiros. O CDAPH também acolhe demandas de um público externo, formado por indivíduos oriundos de diferentes segmentos sociais do município de Bragança Paulista e daqueles que lhes são próximos. Tais demandas atendem às práticas destinadas à preservação da história, memória e cultura regional, bem como daquelas destinadas à educação patrimonial (oficinas, palestras, mostras, visitas monitoradas etc.), atendem também ações de planejamento da administração pública, demandas de projetos destinados à execução de obras e/ou financiamento de iniciativas privadas, da operacionalização da justiça pelo Fórum da Comarca de Bragança Paulista, entre outras.

ATIVIDADES DO CDAPH O CDAPH promove diferentes atividades nas quais participam pesquisadores da pós-graduação (mestrado e doutorado), docentes universitários e graduandos da USF e de outras instituições de Ensino Superior, docentes e alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Além desses, também participam memorialistas, jornalistas, advogados, arquitetos, historiadores, membros de diversas entidades sociais (ONGs, OSCIPs, órgãos públicos e congêneres). O objetivo de tais atividades é oferecer educação patrimonial à sociedade, promovendo o intercâmbio institucional com diferentes entidades sociais e instâncias do poder público, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa em seus diferentes níveis, aprimorando a formação docente e a consolidação de princípios democráticos.


EVENTOS Colóquios

• XXXI Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: Por Entre Histórias e Memórias - Tema – Letramento Urbano: Educação, Cultura e Sensibilidades. - Convidados – Wesley Baptista, Laura Reily e Daniel Novaes. - Interlocução – Ana Paula de Freitas e Maria de Fátima Guimarães. - Link do evento – https://www.youtube.com/wat ch?v=UMalT7LS-Yo&t=10s. • XXXII Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: Por Entre Histórias e Memórias - Tema – O Exercício do Olhar: Linguagens e Educação das Sensibilidades. - Convidado – Roberto Pastana Teixeira Lima. - Interlocução – Eduardo Salgado Marconi, Fabio

Delduque, Marcelo Puppi, Maria de Fátima Guimarães, Mirza Maria Baffi Pellicciotta e Nara Rúbia de Carvalho Cunha. - Link do evento – https://www.youtube.com/wat ch?v=Se0TwEeEjkE. • XXXIII Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: Por Entre Histórias e Memórias - Tema – Escravidão Negra: Seus Reflexos e Desafios na Contemporaneidade. - Convidados – Bruno Novais Dias, Diva Gonçalves Zitto Miguel de Oliveira, Elton Rodrigo da Silva, Gustavo Hermenegildo de Oliveira Risi, Jacinto da Silva e Karine Elizabeth Rosa da Silva. - Interlocução – Maria de Fátima Guimarães. - Link do evento – https://www.youtube.com/wat ch?v=28ui7Z9QYsw. • XXXIV Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: Por Entre Histórias e Memórias - Tema – Construindo um Futuro com Arte e Cultura para Região Bragantina: Entrevista com o Artista Visual Multidisciplinar Fabio Delduque. - Interlocução – Cleonice Aparecida de Souza, Maria de Fátima Guimarães, Roberto Pastana Teixeira Lima e Thiago Alexandre Hayakawa. - Link do evento – https://www.youtube.com/wat ch?v=2RNdCZDiCWw&t=6s.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O CDAPH deu continuidade à organização de vários colóquios. A origem dos colóquios data de 2014, desde então eles acontecem aos sábados, são gratuitos e abertos ao público, tendo a participação média de 40 a 70 pessoas de diferentes segmentos sociais da região, faixas etárias e níveis de escolarização. Em alguns colóquios, contamos com a realização de diferentes performances artísticas. No transcorrer de 2020, mesmo com a pandemia da covid-19, entre os meses de março e novembro o CDAPH realizou colóquios com as seguintes temáticas.

27


DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

28

Na ocasião, oficializou-se também o lançamento da versão on-line do Boletim CDAPH, com ISSN-e: 2675-6986. Essa publicação possui as seguintes seções: artigos, extensão em foco, documentos fac-símiles, notícias e entrevista. Destacamos que todos os artigos possuem DOI. Esse volume acolhe os seguintes artigos: 1- Identidades Constituídas no e pelo Local: Memórias e Histórias da Cidade de Florianópolis (1930-1950), das autoras Lisley Canola Treis Teixeira e Clarícia Otto (UFSC), disponível em <https://doi.org/10.24933/bcdaph.v4i1.18>; 2- Educação Patrimonial: Ressignificando Memórias e Histórias de Vida a partir do Museu Casa Margarida Maria Alves, dos autores Gercimária Sales da Silva e João Batista Gonçalves Bueno (UEPB), disponível em <https://doi. org/10.24933/bcdaph.v4i1.19>; 3- O Tombamento do Sítio Histórico de Santa Teresa: Reflexões sobre Patrimônio, Memória e Italianidade, dos autores Márcia Regina Rodrigues Ferreira e Arnaldo Pinto Junior (Unicamp), disponível em <https://doi.org/10.24933/bcdaph.v4i1.20>; 4- Ruídos Modernos, do autor Roberto Pastana Teixeira Lima (USF), disponível em <https://doi.org/10.24933/bcdaph. v4i1.34>; 5- Mapeamento e Pesquisa Histórica e Etnográfica da Capoeira no Estado do Tocantins, das autoras Juliana Ricarte Ferraro e Carolina Machado Rocha Busch Pereira (UFTO), disponível em <https://doi.org/10.24933/bcdaph.v4i1.35>.

• XXXV Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: Por Entre Histórias e Memórias - Tema – Um Olhar Sensível sobre a Restauração dos Ecossistemas: Por que É Importante? - Convidados – Marcelo Delduque, Guaraci Diniz Júnior, Teresa Montero Otondo, Roberto Pastana Teixeira Lima e Noelia Alvarez. - Link do evento – https://www.youtube.com/watch? v=b1XKG6fybdk O evento, que ocorreu no segundo semestre, encerra o ciclo de colóquios do ano com um debate oportuno sobre a importância da restauração dos ecossistemas, apresentando iniciativas na área e enfatizando a relevância da manutenção de jardins botânicos e a participação da comunidade com atitudes sustentáveis para tal restauração. A seção Extensão em Foco registra iniciativas extensionistas da USF voltadas às ações culturais, tratando de iniciativas ancoradas no teatro, por meio da apresentação do trabalho A Arte da Extensão e a Extensão na Arte do Per(Curso) ao Projeto de Extensão, de autoria de Nair Cristina Pacheco, Débora Reis Garcia e Thiago Alexandre Hayakawa. Na sequência, simultaneamente, o Boletim apresenta os seguintes documentos fac-símiles.


1. A Caricatura na Imprensa Brasileira, de Frei Pedro Sinzig, publicada em 1911 pela Typographia das Vozes de Petrópolis. 2. Contos Infantis em Verso e Prosa Adaptados para Uso de Escolas Primárias do Brasil, de Adelina Lopes Vieira e Júlia Lopes de Almeida, seguido do texto descritivo Fac-símile Contos Infantis em Verso e Prosa Adaptados para Uso de Escolas Primárias do Brasil, de autoria de Elton Rodrigo da Silva e Maria Cecília Machado Faustino.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O Boletim é finalizado com a entrevista de Fabio Delduque, artista visual multidisciplinar que tem em seu currículo exposições, instalações, pinturas de mural, de cenários, performances, direção de arte de shows e cinema, além de uma intensa atividade como produtor cultural e curador.

29


Mostras de imagens

VISITAS MONITORADAS

O CDAPH deu continuidade em 2020 a V Mostra CDAPH: O Mundo do Trabalho e Educação das Sensibilidades, cujo início se deu no segundo semestre de 2019. As imagens visuais reproduzidas e privilegiadas na mostra mobilizam a temática do mundo do trabalho urbano, em sua dimensão social, em espaços arquitetados e vinculados às relações de produção assalariadas, em um momento de consolidação da industrialização no país.

O CDAPH promove e organiza visitas monitoradas para todos os interessados em conhecer a origem, o acervo e as atividades do centro. Essas iniciativas permitem aos visitantes entender o funcionamento, as iniciativas e as demandas de trabalho da equipe que atua no CDAPH, o que inclui conhecer os seguintes locais.

A mostra percorre as décadas de 1910 a 1960, período atravessado pela sensação de aceleração crescente do tempo e encurtamento das distâncias decorrentes da presença crescente das máquinas e novas tecnologias.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A leitura das imagens apresentadas propõe conexões entre os espaços de trabalho, a formação educacional e a pluralidade de sensibilidades que mobilizaram o olhar dos fotógrafos.

30

• Sala de desinfestação – após a utilização, os documentos são armazenados em sacos plásticos, usados para esse fim, contendo gás nitrogênio ou carbono. Tal procedimento visa a eliminar possíveis traças, cupins ou outros insetos que, porventura, mesmo após a higienização, estejam alojados no documento. • Sala do processamento técnico – local em que a documentação é identificada, selecionada e organizada. Nela os visitantes conhecem um pouco da história das coleções e dos fundos que o acervo possui e os critérios adotados para a organização dos diferentes documentos, visando a garantir sua preservação e acessibilidade. Nesse lugar também são apresentadas as regras para manuseio dos diferentes documentos, como o uso de luvas e de máscaras para a consulta, e a proibição de alimentar-se no local. • Duas salas do acervo – nelas estão localizadas o conjunto das estantes deslizantes que acolhem os diferentes fundos e coleções do órgão. Salienta-se que no hall de entrada e em uma dessas salas do CDAPH são realizadas as mostras de imagens que ficam abertas ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Durante as visitas monitoradas, os visitantes são convidados a conhecer a mostra e a discutir seu conteúdo. A partir do mês de março de 2020, o CDAPH suspendeu as visitas monitoradas em razão das medidas de isolamento social adotadas a fim de conter a pandemia da covid-19.


QUALIDADE DE ENSINO

Para que fosse possível realizar a necessária transformação da relação ensino-aprendizagem, estruturou-se na USF um programa institucional de formação continuada, intitulado Programa CHAVE. Esse programa integra todos os atores institucionais, tendo como principal objetivo viabilizar a remodelagem e a organização do trabalho pedagógico, em uma abordagem sistêmica e disruptiva, a partir de temas geradores interdisciplinares, articulados por eixos temáticos e operacionalizados por metodologias dinâmicas de aprendizagem, apoiadas pelas tecnologias educacionais. Visando ao aprimoramento da atuação no mercado de trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país, buscam a partir de uma nova abordagem metodológica uma dinâmica de ensino com flexibilidade e aplicabilidade prática dos conteúdos teóricos. Essa é uma necessidade do pós-graduando nos dias atuais. Baseando-se nesse contexto, a USF procura atender as atuais diretrizes e a demanda de mercado, levando em consideração as exigências de seus respectivos Conselhos de Classe. Contudo, foi feita uma reestruturação das matrizes curriculares dos cursos de pós-graduação lato sensu composta por três núcleos. Vejamos a seguir.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A USF concebe a educação no sentido amplo, levando em conta a diversidade sociocultural e a necessidade de aglutinar todas as intenções que levem à excelência da qualidade de ensino. Dessa forma, suas diretrizes pedagógicas têm, nos princípios e nos compromissos assumidos pela universidade com a sociedade, sua fonte permanente de inspiração e atualização, de forma a garantir seus objetivos e a qualidade de seu projeto educacional. Essa integração se estabelece pela indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão, que permeia as políticas da USF em todos os níveis, em consonância com o disposto na Constituição Federal de 1988 (Art. 207). Com esse olhar sobre a educação, o sujeito passa a ser compreendido como um ser relacional, que interage competência com consciência e exercício de cidadania.

31


Núcleo institucional • Módulo de Empreendedorismo e Inovação – utiliza como forma de aprendizagem o ambiente virtual, o qual tem como objetivo apresentar o empreendedorismo como oportunidade de desenvolvimento de carreira e pessoal, e em contato com as transformações sociais, culturais, tecnológicas e econômicas decorrentes da ação e de atitudes empreendedoras; considera a inovação e o processo inovador, bem como suas aplicações e implicações sociais; explora todas as etapas da inovação e da modelagem de negócios, desde a concepção de uma ideia até a implantação e o monitoramento. • Módulo de Mentoring – tem como objetivo oportunizar ao pós-graduando o conhecimento de seus principais pontos fortes e de melhorias, desenvolvendo competências comportamentais, técnicas e socioemocionais essenciais a um ambiente moderno e competitivo. Dentro da área de especialidade do curso, fornece orientação ao desenvolvimento de projeto e orientação de carreira e de vida.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Núcleo comum

32

Módulos que possibilitam o compartilhamento em diversos cursos, com objetivo da multidisciplinariedade em diversas áreas. Núcleo específico Módulos direcionados com objetivo de apresentar conhecimento técnico-científico da educação continuada e atuação profissional.


A Comissão Própria de Avaliação da USF é um órgão de natureza consultiva e executiva, estabelecida em consonância com o art. 11 da Lei n.o 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como atribuições a elaboração, a implementação, a aplicação e o monitoramento do processo de autoavaliação institucional. O principal objetivo da CPA é subsidiar e orientar a gestão institucional em suas dimensões política, acadêmica e administrativa, de forma a viabilizar os ajustes necessários à elevação de seu padrão de desempenho e à melhoria permanente da qualidade e pertinência das atividades desenvolvidas. A CPA da USF, atenta às necessidades institucionais, conta com diversos instrumentos de gestão e de ação acadêmico-administrativa de melhoria institucional. O processo de avaliação ocorre com a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica. Os resultados obtidos nas autoavaliações e nas avaliações externas são apresentados nas reuniões de Conselhos e divulgados em murais e no ambiente virtual USFConnect, o que permite sua apropriação por todos os segmentos da comunidade acadêmica. Entre os instrumentos, merece destaque o Programa de Avaliação Discente da Universidade São Francisco (PADUSF), que visa a avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências profissionais e habilidades acadêmicas necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira.

QUALIFICAÇÃO DO CORPO DOCENTE Para proporcionar educação de qualidade a seus alunos, a USF se preocupa com a qualificação constante de seu corpo docente, por isso adota as seguintes políticas. • Seleção de docentes considerando as determinações legais e a vocação ao mérito acadêmico, com base na capacidade de produzir conhecimento. • Admissão preferencial de docentes já portadores do título de mestre e doutor. • Incentivo à progressão na carreira por meio do aperfeiçoamento pessoal e profissional, com a concessão de bolsas de estudo e convênios com outras instituições. • Incentivo à produção científica e à participação em eventos e encontros científicos. • Programa de avaliação institucional. A tabela a seguir apresenta a titulação dos docentes da USF. Especialistas

24%

Mestres

43%

Doutores

33%

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA)

33


PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PRODUÇÃO CIENTÍFICA A USF conta com três programas de pós-graduação stricto sensu, que oferecem os níveis de mestrado e de doutorado em Ciências da Saúde, Educação e Psicologia, avaliados pela Capes com conceitos 4, 4 e 7, respectivamente, de acordo com a última avaliação quadrienal (2013-2016). O conceito 7, nota máxima, concede padrão de excelência internacional ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia. A USF é uma das três instituições de ensino brasileiras (sendo a única privada) a ter um programa nesse nível na área da Psicologia.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Todos os programas desenvolvem projetos de pesquisa que contam com investimentos de agências de fomento externas, refletindo a importância dos temas pesquisados e a qualificação dos pesquisadores envolvidos.

34

PROGRAMAS

ARTIGOS PUBLICADOS

Ciências da Saúde

64

Educação

21

Psicologia

91

Além dos artigos, os docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação publicaram 35 capítulos de livros. Há seis capítulos de livros internacionais, uma editoração em parceria com pesquisador internacional e uma editoração de livro internacional. Três artigos em periódicos foram publicados com parcerias internacionais e dois artigos foram publicados em periódicos internacionais. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia

contou com a publicação de 91 artigos (60% em periódicos internacionais de excelência), 3 livros e 10 capítulos de livros, ao passo que no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde foram 64 artigos internacionais em revistas indexadas, sendo aproximadamente 85% em periódicos internacionais de excelência. Durante todo o ano de 2020, os docentes que atuam nos Programas Stricto Sensu em Ciências da Saúde, Educação e Psicologia prestaram assessorias e consultorias, com destaque para assessorias da área de Educação às redes municipais de ensino de Itatiba e Jundiaí, e contribuíram para a reformulação curricular na área de Matemática no município de Itatiba. Os docentes participaram de eventos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos desenvolvidos na USF, trabalharam na autoria de artigos, livros, materiais didáticos, patentes, entre outros. Os docentes do programa de Educação participaram de vários eventos nacionais na modalidade remota. Destaque para as parcerias internacionais do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia: Universidade de Turin, University of Rome, University of Graz, Universidade de Lund, Universidade de Salamanca, Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Instituto Politécnico do Porto, Iowa State University, Universidade de Toledo, Therapeutic Assessment Institut, Universidade McGill, Universidade de Massachusetts, Universidade Nacional do México, Universidad Nacional de Mar del Plata, Universidade da Califórnia, Ghent University, Organization for Economic


No Programa em Ciências da Saúde, os projetos internacionais colaborativos estão presentes em todas as linhas do programa, evidenciando a relevância dos temas pesquisados. Alguns exemplos são as parcerias estabelecidas com as Universidades de Lund, Instituto de Oncología e Laboratory of Metabolism and Obesity em Barcelona, Universidade de Coimbra, Universidade de Groningen e Universidade do Texas. A inserção dos temas de pesquisa no contexto internacional é evidenciada, além da produção, pela atuação dos docentes como revisores e/ou membros de comitês editoriais de periódicos internacionais de alto impacto. Ressalta-se ainda, nesse aspecto, a participação de nossos docentes em comissões e sociedades científicas internacionais, além da atuação na organização de congressos e reuniões científicas internacionais. O programa recebeu, em 2020, altos investimentos de diferentes agências de fomento envolvendo projetos regulares de pesquisa financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O aporte financeiro permitiu a aquisição de equipamentos e a instalação de uma moderna infraestrutura para a pesquisa. No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, as parcerias internacionais ocorrem no âmbito

da participação em redes de pesquisa e projetos internacionais: DiscourseNet Association (vinculada à ALED – Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso); International Research Networks (IRNs); Feature Analysis Approaches in International Assessments (vinculada ao WERA – World Education Research Association) e ISCAR (International Society for Cultural-Historical Activity Research) e Université de Sherbrooke; e uma docente participa de um projeto de pesquisa financiado pela Capes em parceria com o governo do Canadá.

INFRAESTRUTURA DE PESQUISA A infraestrutura do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde/USF está organizada para atender às necessidades do ensino, da pesquisa e da extensão; possui uma área de aproximadamente 760 m2 distribuídos em sete laboratórios modernos, que contam com excelente infraestrutura e parque de equipamentos. Possui também duas áreas específicas de uso compartilhado com equipamentos multiusuários, promovendo a otimização dos recursos, o suporte técnico e a acessibilidade para o desenvolvimento dos projetos da comunidade científica da USF. Além dos laboratórios e das áreas compartilhadas, o programa dispõe de outras áreas, como Biotério, Centro de Simulação Realística, Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF) e Unidade de Farmacologia e Gastroenterologia (Unifag), extensões essenciais para o desenvolvimento colaborativo e translacional de ciência na área da saúde da USF.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Cooperation and Development e Educational Testing Service.

35


INTERNACIONALIZAÇÃO NA PESQUISA DA USF Em 2020, vários docentes e alunos da USF realizaram intercâmbios para participar de congressos, projetos de pesquisa, apresentações científicas, programas de doutorado sanduíche e estágios pós-doutorais em instituições estrangeiras. Além dos convênios institucionais com universidades internacionais, destaca-se as oportunidades fomentadas pelos editais que, por meio de chamadas públicas, selecionam docentes, discentes ou funcionários administrativos para realização de mobilidade acadêmica, como exemplo do programa PDSE/Capes.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, um docente atuou como Professor Visitante (PVEx, Capes) na Universidade de Berkeley, na Califórnia, e obteve uma bolsa de pesquisador visitante do Centro Lemann, ligado ao Colégio de Educação da Universidade de Stanford.

36

No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, um docente está atualmente em estágio pós-doutoral no Instituto Biodonstia, San Sebastian, Espanha. Ele também realizou parte de seu trabalho no Vall d’Hebron Institute of Oncology, Centro Cellex, Barcelona, Espanha. O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde tem enviado, anualmente, alunos para intercâmbio no exterior e incentivado a vinda e a permanência de alunos estrangeiros em nossa instituição por curtos ou longos períodos, para a execução de parte de seus projetos de pesquisa, a exemplo da parceria com o IFMSA. Em 2020, o programa recebeu duas alunas intercambistas de cursos de Medicina do exterior vinculados ao IFMSA, uma delas da Medical University of Graz, Áustria, e a outra da Universidad de Magallanes, Chile.

No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, foi firmado um acordo de cotutela entre a Universidade São Francisco e a Universidade de Granada (Espanha).

DOCENTES ESTRANGEIROS NA INSTITUIÇÃO Em 2020, os programas de pós-graduação stricto sensu receberam docentes de renomadas instituições estrangeiras, que foram até a USF trocar conhecimentos em suas áreas de atuação. Destaque para as seguintes visitas.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO • Professor Dr. Bernard Schneuwly, da Universidade de Genebra, ministrou a palestra com o tema O Lugar da Imaginação na Obra de Vigotski: Diálogo com Professor Bernard Schneuwly, e participou de reunião de grupo de pesquisa ALTER_LEGE (CNPQ-USF) para discussões de projetos. • Professor Marcelino Mendes Curimenha, pesquisador angolano, doutorando na Unicamp, com a palestra Angola: Práticas de Decolonialidade Africana. • O IV Colóquio Internacional de Clínica de Atividade recebeu os docentes pesquisadores Dr. Yves Clot – CNAM, Paris, França; Dra. Katia Kostulski – CNAM, Paris, França, e Dr. Fréderic Saussez – Université de Sherbrooke.


O programa recepcionou, de modo remoto, colegas pesquisadores da Universidade Nova de Lisboa para ministrar conferências e participar de banca de qualificação.

• Cecília Godoy Carvalhaes – JMI Laboratories, Iowa, EUA, com a palestra Antimicrobial Surveillance and Bacterial Resistance Worldwide.

• LEAL, A. A. Multimodalidade e letramento multimodal: proposta para o desenvolvimento da leitura crítica em textos multimodais. (Conferência apresentada em 15 de setembro de 2020, Universidade Nova de Lisboa).

• Saleem Abdulrauf – University of Saint Louis, USA, com a mesa-redonda Round Table Discussion on Neurology.

• DOLZ, J. M. O ensino do gênero debate eleitoral. (Participação em banca de qualificação em junho de 2020, Universidade de Genebra).

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

• Roy Martin – Waters Corporation, USA, com a palestra Applications of REIMS Mass Spectrometry for Clinical Diagnosis. • Fabiano Jares Contesini – Technical University of Denmark, Kongens Lyngby, com a palestra CRISPR/ Cas9 Toolbox for Fungal Cell Factory Design. • Anders P. Hakansson – Lund University, Sweden, com a palestra Infectious Diseases.

Durante o mês de outubro de 2020, foi realizada a Semana de Internacionalização, intitulada Comprehensive Clinical Research: From Bench to Bedside, que contou com um ciclo de palestras com a participação de pesquisadores internacionais voltados ao cenário em Ciências da Saúde. O evento contou com os seguintes palestrantes de reconhecida importância internacional e com filiação em renomadas instituições internacionais.

• Mesa-redonda Round Table Discussion on Mass Spectrometry Applied to Health Sciences.

• Saman Abbas – IQVIA – Human Data Science Company, com a palestra Clinical Trials Monitoring.

• Fernanda Novaes – Ohio State University, com a Palestra Leishmaniose Cutânea e Inflamação.

• Samuel Silva – Atlanta University, USA, com a palestra Drug Development Process and its Mains Challenges.

• Hakim Bouamar – University of Texas Health Center at San Antonio, USA, com a palestra Cancer Research.

• Livia S. Eberlin – The University of Texas, USA. • Alessandra Tata – Istituto Zooprofilattico Delle Venezie, Italy. • Peter Horvatovich – University of Groningen, NL.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• DOLZ, J. M. Sequências didáticas e ensino de gêneros textuais. (Conferência apresentada em 10 de outubro de 2020, Universidade de Genebra).

• Filomena Botelho – Coimbra University, Portugal, com a palestra Precision Medicine.

37


PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA • Doutor Greg Meyer, docente da Toledo University (Estados Unidos), ministrou uma palestra sobre o método R-PAS aos alunos e docentes. • Doutora Joni Mihura, docente da Toledo University (Estados Unidos), ministrou uma palestra sobre o método R-PAS aos alunos e docentes. • Doutor Oliver John, docente da University of California (Estados Unidos), proferiu um minicurso sobre métodos estatísticos avançados aos alunos e docentes.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• Doutor Filip De Fruyt, docente da Ghent University (Bélgica), ministrou uma palestra sobre competências socioemocionais aos alunos e docentes.

38

• Doutora Diana Aguiar Vieira, do Instituto Politécnico do Porto, participou de uma banca de qualificação de doutorado e de atividades de grupos de pesquisa de forma remota. • Doutor Gerardo Prieto, da Universidad de Salamanca, participou de uma banca de qualificação de doutorado e de atividades de grupos de pesquisa de forma remota. • Doutora Lucia Miranda, da Universidade da Madeira, participou de uma banca de qualificação de doutorado de forma remota.

PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE Os docentes do Programa Stricto Sensu em Educação foram destaques nos âmbitos nacional e internacional, com publicação em diversos periódicos qualificados: Revista Eletrônica de Educação, Linhas Críticas, Revista de Educação Matemática, Revista de Letras (UFSM), Revista Linha D’água, Cadernos Cajuína, Revista ETD – Educação Digital, entre outras de impacto na área, além de publicação nos periódicos internacionais: Senso-e (Universidade de Porto-PT), International Journal of Progressive Research in Education, Revista International Studies on Law and Education e Discurso & Sociedad. Destacamos a editoração da Série Post-Critical Global Studies, que envolve pesquisadores de diferentes países: Grécia, Inglaterra, Canadá, Finlândia, México, entre outros. Já os docentes do Programa de Psicologia contribuíram com diversos artigos publicados em revistas nacionais, como Psicologia: Reflexão e Crítica, Paideia, Avaliação Psicológica, Estudos de Psicologia, entre outras. Também publicaram artigos em revistas estrangeiras com elevado impacto na área, tais como Acta Colombiana de Psicologia, Ciências Psicológicas, Universitas Psyhcologica, Psychiatric Research, OnePlus, Revista Iberoamerica de Diagnóstico, Evaluación Psicológica, International Journal for Educational and Vocational Guidance, por exemplo. Na área da Saúde, as publicações em revistas internacionais de maior impacto foram nas revistas International Journal of Molecules Sciences, Pharmaceuticals, Molecular Nutrition & Food Research, Scientific Reports, PlosOne, BMC Cancer, Frontiers In Microbiology, Metabolites, Frontiers in Cellular Neuroscience, European Journal of Nutrition, Application of Clinical Genetics e American Journal of Cancer Research.


FRANCISCO, op. cit., n. 140.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Quem não vive a gratuidade fraterna, transforma a sua existência num comércio cheio de ansiedade: está sempre a medir aquilo que dá e o que recebe em troca. Em contrapartida, Deus dá de graça, chegando ao ponto de ajudar mesmo os que não são fiéis e ‘fazer com que o Sol se levante sobre os bons e os maus’ (Mt 5, 45). [...] Recebemos a vida de graça; não pagamos por ela. De igual modo, todos podemos dar sem esperar recompensa, fazer o bem sem pretender outro tanto da pessoa que ajudamos.

39


PÓS-DOUTORADO

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia conta com 19 supervisões de estágios pós-doutorais, de pesquisadores de várias regiões do país, ilustrando o reconhecimento do programa em sua formação de excelência.

40

Durante o ano de 2020, quatro pesquisadores de pós-doutorado colaboraram no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde em projetos de pesquisa dentro das temáticas de quimiorresistência em câncer de reto (Estudo Lipidômico Aplicado ao Câncer de Reto: Mecanismos Bioquímicos-Moleculares e Avaliação da Resposta à Terapia Neoadjuvante), de epilepsia (Identificação e Caracterização de Variantes Gênicas de Base Única no microRNA-146a Envolvidas com a Epileptogênese pela Regulação da Inflamação e Suscetibilidade em Pacientes com Epilepsia) e na área de microbiologia (Estudo da Contribuição das Vias de Síntese e de Transporte de Poliaminas para a Patogenicidade de Klebsiella pneumoniae). O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação conta com nove supervisões de estágios pós-doutorais, com pesquisadores de diferentes instituições de ensino e regiões do país, reflexo do reconhecimento do programa em sua missão formativa.

Reconhecimento A docente Acácia Aparecida Angeli dos Santos foi nomeada coordenadora adjunta da área de Psicologia da Capes para o período 2018/2021. Entre suas atribuições, está a vice-coordenação do processo avaliativo de todos os programas de stricto sensu em Psicologia do país no quadriênio 2017/2020. Além disso, o doutorando egresso Leonardo de Oliveira Barros, do Programa Stricto Sensu em Psicologia, foi aprovado em concurso para docente da Universidade Federal da Bahia, iniciando suas atividades em 2020. O docente Fabián Javier Marín Rueda foi eleito secretário-geral do Conselho Federal de Psicologia (gestão 2020-2022). O docente Ricardo Primi foi agraciado com uma bolsa de pesquisador visitante do Centro Lemann, ligado ao Colégio de Educação da Universidade de Stanford. A egressa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, Greiciely Oliveira Andre, que realizou seu doutorado na área de desenvolvimento de vacinas contra doenças pneumocócicas, foi contratada como pesquisadora na empresa Vaxine – especializada


O grupo de pesquisa da área de neuro-oncologia foi contemplado com o 2.° lugar no Prêmio Mérito Acadêmico da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) 2020, com o trabalho intitulado The Single Nucleotide Variant n.60G>C in the microRNA-146a Associated With Susceptibility to Drug-Resistant Epilepsy, recentemente publicado na revista Epilespy Research, v. 162, p. 106305, 2020. O grupo conta com alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutoramento e com a participação de um docente colaborador internacional Dr. D. Van Roost, do Department of Neurosurgery, Ghent University Hospital, Bélgica. Ainda, dois alunos do programa foram agraciados com o prêmio em Neurociências Professor

Raul Marino Júnior, como o melhor trabalho apresentado no II Encontro Novas Tendências em Epilepsia, Dor e Movimentos Anormais em São Paulo. O Programa de Pós-Graduação em Educação destaca a participação de docentes como coordenadores e pesquisadores em projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e pela Fapesp e a contribuição de docentes em editoração de periódicos qualificados, nacionais e internacionais, e assessores ad hoc em agências de fomento (CNPq e Fapesp). O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação realiza mensalmente rodas de conversa abertas à comunidade para discutir temáticas de interesse para a área da educação e interfaces com áreas afins. Além disso, o Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), vinculado ao programa, realiza mensalmente colóquios (Cidade e Educação Patrimonial: por Entre Histórias e Memórias), com o objetivo de acolher a comunidade em geral, promover a divulgação do CDAPH a partir de trabalhos realizados por pesquisadores, memorialistas e docentes que se utilizam de fontes do acervo e incentivar a pesquisa científica.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

no desenvolvimento de novas vacinas e adjuvantes. A empresa coordenou testes clínicos com sua nova formulação vacinal contra a covid-19, doença causada pelo vírus Sars-Cov, baseada em fragmentos da proteína Spike – e foi desenhada utilizando inteligência artificial, com a finalidade de produzir uma vacina segura e capaz de proteger contra a covid-19. O trabalho da equipe também gerou publicações científicas de impacto internacional, frutos dos trabalhos realizados na USF, que contribuíram para o avanço nas pesquisas sobre novas vacinas.

41


A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE NA PANDEMIA DA COVID-19

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Diante da pandemia do coronavírus os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde sentiram-se desafiados a direcionar esforços, junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o objetivo de mapear a circulação do Sars-Cov e sua prevalência na população de Bragança Paulista. Uma das ações é o projeto Evolução da Prevalência de Anticorpos Contra o Sars-Cov em Residentes de Bragança Paulista (SP). Trata-se de um estudo prospectivo seccional seriado com inquérito populacional e coleta de sorologia para a realização do teste rápido em moradores de diferentes bairros do município. O projeto possibilitou estimar a velocidade de expansão da infecção e o porcentual de infectados com e sem sintomas, obtendo dados para nortear a tomada de decisão e o planejamento de ações de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde para o combate à doença.

42

Em outro estudo, foi desenvolvido um método inovador para a detecção do coronavírus em amostras de secreção e urina. Esse projeto foi um dos 30 selecionados pela Capes no edital de seleção emergencial (Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias). O trabalho intitulado Validação Multicêntrica de Biomarcadores Diagnósticos e Prognósticos de Covid-19 Utilizando a Nova Caneta Analítica MasSpec Pen e Espectrometria de Massas ocorre por meio de uma parceria com a Universidade do Texas e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os projetos, envolvendo o Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde, os cursos de graduação, por meio de seus docentes e discentes, e a Unifag, assim como os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista, geraram maior engajamento e proposições de novas medidas de enfrentamento à doença, com ações conjuntas e articuladas com a sociedade. Na área de diagnóstico, a Unifag, em parceria com o Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde/USF, recebeu a habilitação do Instituto Adolfo Lutz (IAL) para a realização da identificação do vírus Sars-Cov para o diagnóstico laboratorial da covid-19 por meio do exame de RT-PCR. O instituto é o órgão responsável por certificar os laboratórios no Brasil.


ATIVIDADES DE EXTENSÃO À COMUNIDADE Além disso, docentes do programa integraram a comissão organizadora do festival Pint of Science, edição 2020, que ocorre anualmente no mundo todo e tem por objetivo levar informação científica em linguagem acessível à população em geral.

PROGRAMA EM EDUCAÇÃO DESENVOLVE PROJETOS EXTENSIONISTAS • Projeto de extensão – Práticas de Apoio à Educação Inclusiva: Parcerias Colaborativas entre Universidade e Escolas de Educação Básica (encontros com docentes de duas escolas estaduais – Educação Inclusiva em tempo de pandemia). • Projeto de extensão – laboratório de apoio ao letramento de docentes e alunos (encontros com alunos da pós, graduação e docentes da rede; promoção de eventos/lives e minicursos no canal da USF). • Projeto de extensão – Corujal: Blog do Curso de Pedagogia. • Realização de lives e conteúdo para as redes sociais do blog. • Produção de conteúdo para o blog. • Realização de ação solidária – Corujal: Nutrindo a Imaginação das Crianças.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde atua diretamente com seus docentes e discentes na orientação e no atendimento à comunidade local, vinculados ao atendimento ambulatorial do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF). A USF também conta com a Unidade Escola da Estratégia Saúde da Família – São Francisco de Assis, em parceria com a prefeitura do município de Bragança Paulista (SP), por meio dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). Essa unidade é focada no atendimento multidisciplinar e integral da população, envolvendo outros profissionais das áreas da saúde. A inserção social do programa é conduzida por meio de projetos de extensão e de atividades de capacitação e qualificação da comunidade acadêmica. Atualmente, o programa conta com o projeto vigente de extensão chamado Educação para Promoção de Saúde na Infância, cujo objetivo é produzir vídeos educativos a fim de estimular hábitos saudáveis no público infantil de escolas públicas de Bragança Paulista, almejando a melhoria da qualidade de vida. Os vídeos são produzidos por alunos de graduação e pós-graduação vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde/USF e publicados no canal do YouTube, disponível no link <https://www.youtube.com/watch?v=iFHOs4fz9T4>. Adicionalmente, esses vídeos são também encaminhados aos diretores e coordenadores das escolas da rede pública vinculadas aos projetos, para que estimulem os estudantes a acessar e a disseminar o conteúdo. Os docentes também atuam na capacitação de recursos humanos em saúde como orientadores metodológicos do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Neonatal e Saúde Intensiva.

43


PUBLICAÇÕES REVISTA HORIZONTES O periódico Horizontes é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de educação, e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação do Câmpus Itatiba. O propósito do periódico é servir de fórum para a apresentação de pesquisas desenvolvidas, de estudos teóricos, de ensaios e de resenhas na área de educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas. Com vistas a manter uma interlocução com pesquisadores nacionais e internacionais, o periódico aceita publicações nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. É composto de números temáticos coerentes com seu escopo e artigos de demanda espontânea encaminhados e aprovados para publicação. O material possui avaliação Capes Qualis A4 e tem como indexadores: Actualidad Iberoamericana, Biblat, Diadorim, Edubase, Google Scholar, Inep, Periódicos, Psicodoc, Redib e Ulrichsweb.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

REVISTA PsicoUSF

44

A PsicoUSF é um periódico científico da área de Psicologia editado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, com o objetivo de apresentar e divulgar pesquisas atuais da área da psicologia e também de servir como um veículo de disseminação do conhecimento a pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados. O periódico, que é qualificado como A2 segundo a avaliação mais recente da Capes, foi recentemente aceito para integrar a Coleção Scopus, uma das principais bases de dados do mundo, resultado da avaliação de diversos aspectos, sobretudo continuidade da publicação, pontualidade e qualidade do corpo editorial e dos artigos publicados. A revista passou a figurar no 42.° lugar entre as revistas em português mais citadas pelo Google Scholar.


ENSAIOS USF Ensaios USF é uma revista eletrônica dedicada à publicação de artigos científicos de diferentes áreas do conhecimento, organizados nas seções: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas, Engenharias e Tecnológicas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Educação e Ensino e Extensão Universitária. Trata-se de espaço democrático de divulgação do conhecimento, acessível a todos os acadêmicos, sejam eles iniciantes ou experientes na produção científica. A Ensaios USF procura inspirar e acolher não apenas docentes e discentes da graduação ou pós-graduação, mas também profissionais atuantes, incentivando todos a publicarem de modo independente ou em coautoria.

Ensaios Pioneiros é uma revista interinstitucional que surgiu em 2017 e é sediada pela USF. A publicação é eletrônica e de periodicidade semestral, criada pela Rede Pioneira de Cooperação do Estado de São Paulo, que integra a USF, o Centro Universitário Hermínio Ometto (FHO | Uniararas) e o Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos. A revista é dedicada à publicação de artigos científicos de diferentes áreas do conhecimento, a partir de estudos diversos, como reflexões teóricas, relatos de experiências teórico-práticas, relatos de estágios, resultados de pesquisa a partir de mestrados e doutorados, pesquisas oriundas dos trabalhos de curso, da participação em projetos de iniciação científica, extensão e outros.

ANAIS Os Anais do Encontro de Iniciação Científica, Pós-Graduação, Extensão e Seminário de Estudos do Homem Contemporâneo estão disponíveis no formato e-book.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

ENSAIOS PIONEIROS

45


COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA O comitê foi criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa, em sua integridade e dignidade, e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos ditados por normas e diretrizes regulamentadoras do Conep.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS (CEP)

46

A USF, prezando pelos padrões éticos no desenvolvimento de pesquisa em seres humanos, foi pioneira ao criar o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) há 20 anos em uma IES, conforme Portaria GR n.o 08/1997. A iniciativa confere à instituição a responsabilidade pela avaliação e pelo acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos, conforme consta na Resolução Consun n.° 06/2012, que aprovou o Regulamento Interno do Comitê. O CEP/USF é regulamentado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), que está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde. A prestação de contas é realizada por meio de relatórios semestrais na Plataforma Brasil, nos quais é mensurada a quantidade de projetos realizados no período. O comitê possui um fluxo mensal de aproximadamente 110 projetos divididos em reuniões presenciais a cada três semanas. Segundo dados obtidos na Plataforma Brasil, de janeiro a dezembro de 2019, um total de 1 109 protocolos foram analisados.

Composto de um colegiado interdisciplinar e independente, o comitê foi criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa dentro dos padrões éticos, garantindo o respeito das normas internacionalmente aceitas, além de resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas referidas pesquisas. É necessário ressaltar que o CEP/USF possui uma responsabilidade social, consultiva e educativa, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência, bem como tem a atribuição de receber denúncias e requerer a apuração delas.


COMITÊ DE ÉTICA E USO DE ANIMAIS (CEUA)

Atualmente, seguindo a Resolução n.° 38/2018, este órgão é responsável pelo acompanhamento das atividades que envolvam a utilização de animais de laboratório no âmbito da USF. E sua finalidade é analisar, emitir parecer e expedir certificados à luz dos princípios éticos na experimentação animal elaborados pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (Cobea), International Guiding Principles for Biomedical Involving Animals (Cioms), International Council for Laboratory Animal Science (Iclas) e normas atuais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) – Resolução Normativa Concea n.° 36/2017), bem como fiscalizar o cumprimento dessas normas. O Ceua/USF considera condições adequadas de manejo, saúde e conforto dos animais de experimentação, levando em conta as recomendações previstas na Lei n.o 11.794/2008 (Lei Arouca de 2008) e as normas da RN-32, que apresentam como base o princípio dos 3 Rs: redução, reposição e refinamento). A redução propõe a concepção de usar sempre o menor número de animais possível para o objeto de investigação ou desenvolvimento da atividade; a reposição remete ao uso de modelos alternativos de investigação, como animais com filo inferior ou de pequeno porte, cultura de células ou sistemas computadorizados com intuito

de reduzir o uso de animais experimentais; por fim, o refinamento destaca o aperfeiçoamento de todos os processos envolvidos na experimentação, visando à redução tanto do uso de animais como do seu sofrimento. A experimentação animal deve ser compreendida como procedimentos realizados em animais utilizados tanto na pesquisa acadêmica básica como na aplicada. Especificamente na USF, o uso de animais está previsto para treinamento de habilidades psicomotoras e competências relacionadas ao ensino, assim como para intervenções com diversas finalidades em projetos científicos. Nesse sentido, todas as disciplinas com previsão de aulas práticas com o uso de animais são obrigatoriamente submetidas à análise do Ceua/USF, apresentando os protocolos experimentais e as justificativas (de acordo com a Resolução n.° 38/2018) para o emprego da atividade. A composição do Ceua/USF é diversificada (não sendo composto somente de pesquisadores, mas também de membro externo à área acadêmica), sendo 7 membros titulares e 2 suplentes (biólogos e médico), 1 membro externo (representante da Comunidade Protetora de Animais) e 1 médico veterinário (responsável pelo Biotério/ USF), no intuito de julgar os projetos por uma perspectiva externa à acadêmica e sempre zelando pelos princípios éticos. O Ceua/USF possui, por meio da publicação no Diário Oficial, o comprovante definitivo de Credenciamento Institucional para Atividades com Animais em Ensino e Pesquisa, n.o 01.0226.2014, junto ao Conselho de Experimentação Animal para produção, manutenção ou utilização de animais em ensino ou pesquisa científica.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A Universidade São Francisco criou o Comitê de Ética e Uso de Animais (CEUA) por meio da Resolução Consepe n.° 27/2008, com número de registro no Comitê de Ética em Pesquisa com Animais (Conep) Sipar 25000.195619/201266 e processo 01200.003364/2013-81, prezando pelos padrões éticos no uso racional de animais para fins de atividades didáticas e de pesquisa.

47


PROGRAMAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR Além da participação nos programas e projetos governamentais de inclusão à educação, a USF disponibiliza aos seus alunos, institucionalmente ou por meio de parcerias, oportunidades para continuidade nos estudos. MODALIDADES

ALUNOS BENEFICIADOS

VALOR INVESTIDO

Bolsas 100% (renda per capita máxima de 1,5 salário mínimo)

2 527

31.745.831,21

Bolsas 50% (renda per capita máxima de 3 salários mínimos)

1 244

6.942.243,85

Bolsas 100% (renda per capita máxima de 1,5 salário mínimo)

113

275.910,53

Bolsas 50% (renda per capita máxima de 3 salários mínimos)

0

0,00

Bolsas 100% (renda per capita máxima de 1,5 salário mínimo)

24

263.432,93

Bolsas 50% (renda per capita máxima de 3 salários mínimos)

4

15.464,65

Bolsas 100%

203

2.602.272,74

Bolsas 50%

607

2.230.421,56

Funcionários e dependentes Bolsas Graduação

Bolsas 100%

417

6.079.354,35

Funcionários e dependentes Bolsas Pós-Graduação

Bolsas 100%

148

1.722.778,2

Variável

331

1.617.238,71

PROGRAMAS

Prouni – Programa Universidade para Todos

Bolsa Franciscana

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Bolsa Filantropia

48

Educafro – Educação e Cidadania para Afrodescendentes e Carentes*

Bolsa Desafio


MODALIDADES

ALUNOS BENEFICIADOS

VALOR INVESTIDO

Coapes – Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino – Saúde

Variável

24

154.909,29

Convênios Institucionais

Variável

1 057

7.639.650,37

Acreditar – Programa de Parcelamento Diferenciado

Variável

364

1.405.343,37

FIES –Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior

Variável

345

8.163.821,95

Fundacred – Crédito Estudantil

Variável

696

5.722.423,15

* O Convênio tem por objeto uma ação afirmativa de defesa e promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial entre a USF e FAECIDH-Francisco de Assis – Educação, cidadania, inclusão e direitos humanos.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

PROGRAMAS

49


NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (NEXT) A função social da Instituição Comunitária de Ensino Superior (Ices), como é a Universidade São Francisco, se dá prioritariamente, porém não de maneira exclusiva, por meio da extensão. As atividades de extensão se desenvolvem em uma perspectiva Evangelizadora, em que o conhecimento socialmente produzido ocorra a partir de uma relação dialógica com a comunidade e possa ser aplicável na proposição de caminhos e soluções ante aos problemas enfrentados pela sociedade. Dessa maneira promove a articulação entre docentes, profissionais da USF, alunos e comunidade para a formação de uma sociedade mais justa e solidária.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O Next tem empenhado esforços para aproximar seus objetivos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para que sua atuação junto à sociedade, por meio da formação de seus estudantes, contribua para uma cultura de cuidado à vida e permanente reflexão crítica sobre o desenvolvimento da humanidade. O compromisso em promover atividades que levem o estudante, a comunidade acadêmica e a comunidade como um todo a produzir um conhecimento aplicável se expressa por meio de eventos, cursos, prestação de serviço, projetos e programas de extensão que são desenvolvidos em acordo com a Resolução CNE/CES 07 de 2018, que trata da Curricularização da Extensão no Ensino Superior Brasileiro.

50

Estrategicamente, o Next se articula ao Núcleo de Pastoral Universitária (NPU), núcleo guardião da missão institucional, para a proposição de ações junto aos cursos de graduação e também de pós-graduação, com vistas a mobilizar uma educação integral, de qualidade e atenta aos desafios e às fraturas da sociedade. Mesmo diante do cenário imposto pela pandemia da covid-19, em 2020, a USF não mediu esforços para garantir o acesso e a permanência dos alunos, dispondo de suporte tecnológico, provendo a formação docente, bem como auxiliando na sistematização da atenção a todos os envolvidos no processo de aprendizagem, o qual se propõe realizar com compromisso e responsabilidade. No campo da extensão, manteve as atividades possíveis respeitando os protocolos sanitários e inovou ao propor outras formas de atuar com a comunidade por meio da ação protagonista de seus estudantes, docentes, profissionais que compõem o quadro da instituição e parceiros. Foram produzidos conteúdos midiáticos veiculados nas redes sociais que possibilitaram a disseminação e reflexão crítica de temas relevantes nas mais diversas áreas do conhecimento.


Também apoiou estratégias dos estudantes para a arrecadação e destinação de alimentos para entidades assistenciais e caixas com materiais de papelaria e kits contendo materiais pedagógicos que incentivam a imaginação, entregues para crianças em lares de acolhimento que ficaram isoladas nesse período. Assim, por meio das modalidades de extensão, programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, o Next articula-se com a comunidade acadêmica. Tal parceria visa a manter um franco diálogo com a sociedade na busca da construção coletiva e democrática de respostas aos desafios cotidianos. Isso é possível por meio de ações interdisciplinares e multiprofissionais que possibilitem aos discentes, docentes, colaboradores e sociedade envolvida a formação humana e responsável nas dimensões econômicas, sociais e ambientais.

a

al

D sH ito

Meio A mbi ent e

Cursos Eventos

NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Trab alho

Prestação de serviços Ec o

ae mi no

min Ad

ção istra

Projetos

u s t iç a seJ ano um

T e c n o logi ae

Pr o d uç ão

o caçã E du

Arte e C ultu r

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

or st

e

ire

Pa

Sa ú d

51


ARTE E CULTURA A arte e a cultura são formas de o ser humano expressar suas emoções e sua história. As ações realizadas nessa área mediam o diálogo entre a educação e o homem sob a perspectiva singular de harmonia e equilíbrio. Na USF, o projeto de extensão Grupo de Teatro Embarque Cultural convida a comunidade interna e externa a promover e a participar de eventos artísticos.

Indicadores 2020 Atividades

10

Público atingido

1 046

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Envolvidos na organização

52

Docentes

19

Alunos

3

Comunidade

2

Funcionários administrativos

29

CURSOS TEMAS

CÂMPUS

NÚMERO DE INSCRITOS

CARGA HORÁRIA

Canto Livre

Bragança Paulista

25

48h

Teatro para Iniciantes – Projeto Pedagogia

Bragança Paulista

7 bolsas para alunos de Pedagogia

28h


EVENTOS Dia Internacional da Mulher No mês de março, o Câmpus Campinas, Unidade Swift, realizou uma palestra em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A atividade reuniu um público de 40 pessoas entre docentes e funcionárias administrativas.

TEMAS

CURSOS ENVOLVIDOS

PÚBLICO BENEFICIADO

Arte, Arquitetura e Paisagem na Obra dos Arquitetos Associados

Arquitetura

120 pessoas

Patrimônio Histórico

Arquitetura e Urbanismo

120 pessoas

Oficina de Teatro – Pedagogia

Pedagogia

140 pessoas

Torneio League Of Legends da Universidade São Francisco (USF)

Engenharia da Computação

70 pessoas

Projeto Grupo de Teatro Embarque Cultural

Pedagogia

900 pessoas

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

PALESTRAS

53


DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA Para a formação integral do ser humano, é indispensável o conhecimento de seus direitos e deveres estabelecidos por lei, visando à igualdade social e coletiva. Fundamentado nessa premissa, os atendimentos dos Núcleos Jurídicos são exemplos de práticas extensionistas dessa área temática.

Indicadores 2020 Atividades

25

Público atingido

5 913

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Envolvidos na organização

54

Docentes

60

Alunos

2

Comunidade

2

Funcionários administrativos

67

CURSOS TEMAS

CÂMPUS

NÚMERO DE INSCRITOS

CARGA HORÁRIA

Sacramento de Iniciação Cristã

Petrópolis

12

16h

Entendendo o Livro Deuteronômio – Mês da Bíblia

Petrópolis

26

4h

Grego Antigo e Koiné (Bíblico)

Petropólis

22

24h

O Apóstolo Paulo: Contexto e Texto

Petrópolis

36

8h


EVENTOS USF LAW – Curso com o tema A Nova Lei Geral de Proteção de Dados: Principais Aspectos

USF LAW – Curso com o tema Testamento Vital Dando sequência aos eventos do segundo semestre de 2020, o USF Law abordou o tema Testamento Vital. A palestra contou com a participação de uma especialista na área, que compartilhou seu conhecimento falando sobre a origem e a finalidade desse tipo de testamento. O evento, transmitido por meio do YouTube, contou com a participação de 1 350 alunos do curso de Direito de todos os câmpus da Universidade.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A LGPD foi o tema promovido pela USF aos alunos de Direito. No curso, foi possível ter um melhor entendimento sobre a abrangência e os aspectos mais relevantes da nova Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, os 1 930 alunos puderam se inteirar dos motivos que levaram à criação dessa lei e dos processos necessários para sua fundamentação.

55


DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

PROJETOS E EVENTOS

56

TEMAS

CURSOS ENVOLVIDOS

PÚBLICO BENEFICIADO

Câmara Privada de Mediação, Conciliação e Arbitragem: Uma Ferramenta Efetiva na Aplicabilidade dos Métodos Adequados de Conflito

Direito

100 pessoas

Debate Direito e Justiça: Análise Interdisciplinar de um Estudo de Caso

Direito

100 pessoas

Plano de Mobilidade Urbana de São Simão

Engenharia Civil, Arquitetura, Ciências Contábeis e Engenharia da Computação

15 104 pessoas

Plano de Mobilidade Urbana de Tuiuti

Engenharia Civil, Arquitetura, Ciências Contábeis e Engenharia da Computação

6 533 pessoas

Plano de Mobilidade Urbana de Serra Negra

Engenharia Civil, Arquitetura, Ciências Contábeis e Engenharia da Computação

25 912 pessoas

Projeto Complexo Turístico Temático: Vórtice – Amparo

Engenharia Civil, Arquitetura, Ciências Contábeis e Engenharia da Computação

25 912 pessoas

Plano de Mobilidade Urbana de Pedreira

Engenharia Civil, Arquitetura, Ciências Contábeis e Engenharia da Computação

41 558 pessoas

Plano de Mobilidade Urbana de Águas de Lindóia

Engenharia Civil, Arquitetura, Ciências Contábeis e Engenharia da Computação

18 808 pessoas


ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO Indicadores 2020 Atividades

35

Público atingido

6 824

Envolvidos na organização Docentes

70

Alunos

Comunidade

Funcionários administrativos

70

EVENTOS Palestra Imposto de Renda Pessoa Física 2020 Realizado no Câmpus Bragança Paulista, o evento reuniu alunos do curso de Ciências Contábeis para uma palestra intitulada Regras e Atualizações para o IRPF 2020. A ação foi promovida em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, auxiliando um total de 120 estudantes a esclarecer dúvidas sobre o preenchimento e a entrega da declaração.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Administrar uma organização ou realizar atividades relacionadas à administração é um desafio que busca crescimento, desenvolvimento e resultados de sucesso. Os projetos e eventos extensionistas que proporcionam o contato da comunidade com a inovação dos processos de desenvolvimento econômico e gestão propiciam a realização de diversas ações para o exercício dessas habilidades e competências. Em 2020, em razão da pandemia da covid-19, os projetos foram interrompidos.

57


Palestra Contabilidade Digital e as Perspectivas para o Contabilista O evento, transmitido pelo YouTube, possibilitou a troca de experiências entre especialistas da área e a transmissão de conhecimento para os alunos do curso de Ciências Contábeis da USF.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A temática abordada foi a contabilidade digital e as perspectivas para o contabilista, que ressalta a necessidade de o profissional estar sempre em constante evolução e adaptação, principalmente nessa era digital. A palestra ainda apresentou estratégias para a atuação no mercado para futuros contadores e alcançou um total de 820 alunos.

58


Palestra Economia Paulista: Desenvolvimento em Debate O evento, transmitido on-line pelo YouTube, teve o objetivo de apresentar aos 180 tecnólogos da área o panorama econômico atual de São Paulo e o planejamento para uma retomada do desenvolvimento.

EVENTOS TEMAS

CURSOS ENVOLVIDOS

PÚBLICO BENEFICIADO

A Contabilidade como Ferramenta de Gestão Ambiental

Ciências Contábeis

60 pessoas

Ciclo de Palestras Geração Administração USF – Comportamentos do Profissional do Futuro

Administração

850 pessoas

ll Dia do Administrador USF

Administração

1 200 pessoas

Minicurso Média Móvel e Tendências em Séries Temporais

Tecnólogos

100 pessoas

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Na palestra, foram explanadas as estratégias para a retomada das atividades econômicas de cada setor da sociedade, com a proposta de cursos e programas de auxílio ao trabalhador.

59


EDUCAÇÃO Educação é o processo que orienta e conduz o ser humano a novas descobertas, possibilitando a ele tomar as próprias decisões. Por meio dos projetos, dos cursos e dos eventos extensionistas – como o “Projeto de Extensão O Corujal: blog da Pedagogia” – a USF promove a arte de educar.

Indicadores 2020 Atividades

87

Público atingido

31 985

Envolvidos na organização Docentes

279

Alunos

29

Comunidade

9

Funcionários administrativos

238

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

CURSOS

60

TEMAS

CÂMPUS

NÚMERO DE INSCRITOS

CARGA HORÁRIA

Alemão – Nível Iniciante

Bragança Paulista

7

40h

Francês Básico – Turma I

Bragança Paulista

13

28h

Francês Básico – Turma II

Bragança Paulista

26

28h

Francês Básico II

Bragança Paulista

6

28h

Relações e Inter-Relações – Família, Escola e Violências

Itatiba

41

20h

Inglês – Módulo I

Petrópolis

10

32h


Acolhida aos calouros

Inauguração Laped

Entre os dias 10 de fevereiro e 5 de março, todos os câmpus da USF promoveram o evento que integra alunos ingressantes, veteranos e docentes. A iniciativa contou com a participação da reitoria, da pró-reitoria, dos coordenadores de cursos, entre outros, em uma série de atividades de integração e também de apresentação à Universidade. Aproximadamente 1 000 estudantes participaram das ações.

Promovido no mês de março, o evento com o tema Faça deste o seu Laped reuniu docentes e discentes do curso de Pedagogia para a inauguração do espaço destinado exclusivamente aos estudantes do curso.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EVENTOS

61


EVENTOS ON-LINE Lives no Blog Corujal Promovido pelo curso de Pedagogia, o evento realizado de 12 a 30 de abril, na plataforma Instagram, contou com a participação de vários docentes, que trabalharam temáticas diferentes para aulas envolvendo crianças. As atividades foram divulgadas no Blog Corujal, espaço compartilhado entre alunos e docentes para lives, aulas, dicas, entre outros.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Tópicos em escrita científica: como organizar um artigo técnico-científico

62

Ofertado aos alunos de todos os cursos de Engenharia da USF, o evento foi ministrado pelo docente Nicholas Canabarro. Na ocasião, ele explicou sobre a importância de publicar artigos científicos, quando os pesquisadores devem publicar suas teses, a escrita científica, entre outros. O evento foi disponibilizado na plataforma YouTube e acompanhado por 81 estudantes.

Quem tem medo do TG? Ministrado pelas docentes Débora Meyhofer e Laira Oliveira, o evento abordou, de uma forma totalmente lúdica, questões sobre o trabalho de graduação. Na ocasião, elas apresentaram dicas sobre planejamento, organização e outros fatores fundamentais para o sucesso de um trabalho de conclusão de curso. A atividade foi compartilhada na plataforma YouTube e acompanhada por 139 alunos.


A Abordagem Reggio Emilia: a Pedagogia da Escuta para Adultos e Crianças Em uma contribuição válida para a formação dos alunos do curso de Pedagogia e o aprimoramento de profissionais atuantes, o curso de Pedagogia da USF promoveu uma mesa-redonda on-line.

A caridade reúne as duas dimensões – a mítica e a institucional –, pois implica um caminho eficaz de transformação da história que exige incorporar tudo: instituições, direito, técnica, experiência, contribuições profissionais, análise científica, procedimentos administrativos. FRANCISCO, op. cit., n. 164.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O evento, transmitido pelo YouTube, teve como tema a Abordagem Reggio Emilia, seus fundamentos e seu diferencial nas contribuições para o ensino, como a pedagogia da escuta, beneficiando um total de 425 pessoas.

63


Projeto de extensão: Laboratório de Apoio ao Letramento de Docentes e Alunos Nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, foram realizadas as conferências do projeto de extensão Laboratório de Apoio ao Letramento de Professores e Alunos, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, que tem como um de seus objetivos possibilitar a formação de professores por meio de palestras e/ou oficinas on-line ou presenciais.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• Em agosto, o tema abordado foi Multimodalidade e Letramento Multimodal: O trabalho docente em foco – Prescrições, Material Didático e Instrumentos. Com o intuito de trazer alternativas mais abrangentes – como prescrições, indicação de materiais didáticos e instrumentos – para o letramento de acordo com as normas da BNCC, essa conferência beneficiou um total de 1 064 alunos.

64

• Em setembro, o tema foi Multimodalidade e Letramento Multimodal: Uma Proposta para o Desenvolvimento da Leitura Crítica em Textos Multimodais. A palestra trouxe um convite à reflexão de que o aluno detém um conhecimento que o habilita na compreensão dos textos multimodais para que sejam coerentes e gerem sentidos. O evento alcançou 480 alunos. • Em outubro, o tema tratado foi Sequências Didáticas e Ensino de Gêneros Textuais, que trabalhou a possibilidade de inserção de sequências didáticas no ensino do gênero textual. O evento foi assistido por 620 pessoas. • Em novembro, a temática foi Uma Aula Interacionista de Leitura: A Apresentação de uma Proposta Interacional de Língua Portuguesa. O assunto em pauta foram os fatores a serem observados na formação do leitor, tanto no contexto do mundo físico como no do mundo sociossubjetivo. A palestra foi assistida por 280 alunos.


65

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO


Desenhando um Projeto de Pesquisa O curso Desenhando um Projeto de Pesquisa buscou elucidar a principal dúvida da maioria dos estudantes que estão concluindo a graduação ou estão prestes a adentrar o campo da pesquisa científica: como planejar o projeto de pesquisa? Transmitido remotamente pelo YouTube, o curso sanou essa e outras dúvidas de 300 alunos.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Dia do Professor

66

Em comemoração ao Dia do Professor, o curso de Pedagogia da USF promoveu uma série de lives contendo uma ampla programação com a intenção de informar, gerar reflexão e contribuir para a formação dos docentes. Os eventos foram assistidos por um público de 380 pessoas. Os temas apresentados foram os seguintes. • Educação Inclusiva: Múltiplos Olhares. • Docência com Língua Estrangeira. • Educação, Pandemia e Políticas Públicas. • Iniciação à Pesquisa: A Experiência do TCC. • Formação de Professores. • Mesa-Redonda – A Pedagogia Célestin Freinet.


Pedagogia de Célestin Freinet A pedagogia de Célestin Freinet foi o foco do evento transmitido remotamente pelo curso de Pedagogia da USF. Nessa roda de conversa on-line, especialistas debateram sobre a vida e a obra de uns dos teóricos mais importantes da pedagogia contemporânea.

Encontro Foucault e Educação: 50 Anos de A Ordem do Discurso Em comemoração aos 50 anos de A Ordem do Discurso e da aula inaugural de Foucault no Collège de France, o Programa de Stricto Sensu em Educação do câmpus Itatiba promoveu um evento on-line com o objetivo de reforçar a importância e a atemporalidade da obra. A apresentação, que exemplificou o poder de influência do discurso no contexto social, foi assistida por 800 alunos.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O evento foi disponibilizado na plataforma YouTube e assistido por mais de 1 500 pessoas.

67


Lançamento Oficial do Programa de Iniciação à Docência No dia 30 de outubro, foi transmitido por meio do YouTube o lançamento do Programa de Iniciação à Docência (Pibid-USF) e assistido por 470 alunos. É uma iniciativa que visa a melhorar e a valorizar a formação de professores para a educação básica.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O Pibid-USF oferece oportunidades de criação e de participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Assim, os bolsistas podem buscar a superação de problemas identificados nos processos do ensino público.

68

Lançamento Oficial do Programa de Residência Pedagógica Em 19 de novembro, foi realizado o evento de lançamento do Programa de Residência Pedagógica da USF. A transmissão ocorreu via YouTube e foi assistida por 360 pessoas. Com a doação das 24 bolsas de estudo da Capes, os alunos poderão vivenciar desde a experiência em sala de aula até a adaptação ao ambiente escolar e atividades de avaliação, com a oportunidade de experienciar a profissão na prática, antes de conquistar o diploma.


O Trabalho da ABPp e sua Importância na Psicopedagogia pela Unifesp O Programa Stricto Sensu em Educação da USF promoveu o evento on-line O Trabalho da ABPp e sua Importância, com especialistas na área de Psicopedagogia. Essa palestra foi transmitida a 420 estudantes. O bate-papo proporcionou uma troca de ideias entre as participantes sobre a importância do trabalho da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), norteando as práticas da Psicopedagogia no Brasil.

O estudo da Pedagogia Montessori é o tema da roda de conversa promovida pelo curso de Pedagogia da USF. O bate-papo foi transmitido pelo YouTube a 1 035 estudantes. Durante o evento, foi possível conhecer as origens e o trabalho da pedagoga, médica e educadora Maria Montessori e o embasamento teórico que deu origem ao Método Montessori.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Pedagogia Montessori

69


Pedagogia de Paulo Freire No dia 13 de novembro, o Programa de Stricto Sensu em Educação transmitiu, via YouTube, mais uma mesa-redonda que visa a promover o debate entre especialistas sobre diversas correntes pedagógicas. Um total de 1 190 alunos assistiram ao evento, que teve como objetivo o compartilhamento de conhecimento sobre a vertente pedagógica de Paulo Freire, o maior educador brasileiro.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Atenção aos Bebês na Perspectiva da Pedagogia Pikler

70

Membros da Associação e Rede Pikler Brasil e da Rede Pikler Nuestra América enriqueceram a mesa-redonda promovida pelo curso de Pedagogia da USF. A roda de conversa, cuja temática foi a Atenção aos Bebês na Perspectiva da Pedagogia Pikler, foi acompanhada por 1 480 alunos, que puderam conhecer mais sobre a trajetória da médica pediatra Emmi Pikler e a experiência em seu instituto.


Pedagogia Waldorf

E-Portfólio: Instrumento de Aprendizagem e Recurso Profissional Com o objetivo de elucidar dúvidas e contribuir para a aquisição de conhecimento, o curso de Pedagogia proporcionou o E-Portfólio: Instrumento de Aprendizagem e Recurso Profissional, transmitido pelo canal da USF no YouTube. A palestra apresentou as diversas formas de portfólio e sua função, desde a utilização para o acompanhamento da aprendizagem de estudantes até a sua importância para profissionais apresentarem seu trabalho. Um total de 1 950 alunos se beneficiaram do evento.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Em julho, o curso de Pedagogia promoveu remotamente uma roda de conversa que beneficiou 450 estudantes. O objetivo do evento foi discutir a Pedagogia Waldorf, uma abordagem pedagógica baseada na filosofia da educação, do austríaco Rudolf Steiner. Essa corrente pedagógica procura integrar, de maneira holística, o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos.

71


Semana Internacional de Teologia – EaD/USF: Pés Descalços sobre Terra Vermelha: À Procura do Novo Mundo de Deus (Um tributo a Dom Pedro Casaldáliga) O curso de Educação EaD promoveu, de 28 a 31 de outubro, a Semana Internacional de Teologia EaD. O evento on-line, transmitido pelo canal do YouTube da USF, trouxe uma válida discussão sobre a exploração socioeconômica do trabalhador e exaltou a trajetória de Dom Pedro Casaldáliga.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A live, assistida por 680 estudantes, abordou a possibilidade de definir, solidariamente, o papel de cada um na construção de um novo mundo ecumênico e ecológico.

72

Webconferência Inaugural do 2.° Semestre Letivo de 2020 Em 17 de agosto, a Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação do câmpus Itatiba promoveu uma webconferência inaugural do segundo semestre letivo de 2020. O evento, que foi transmitido pelo canal oficial da USF no YouTube, deu as boas-vindas aos alunos às atividades acadêmicas do segundo semestre. A transmissão foi acompanhada por 500 estudantes.

<EDITOR> AGUARDANDO IMAGENS


Olhar Cuidadoso: Natureza, Vida e Tecnologia Inspirados na Campanha da Fraternidade de 2020, com o tema Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso, e no Ano Internacional da Fitossanidade, proclamado pela ONU, os temas dos eventos promovidos no mês de setembro – XXVI Encontro de Iniciação Científica, XIX Encontro de Pós-Graduação, XV Encontro de Extensão Universitária, XIII Seminário de Estudos do Ser Humano Contemporâneo – tiveram como assunto principal um olhar sensível e cuidadoso para com a integração entre o ser humano, a sociedade, o ecossistema e o desenvolvimento.

Filosofia da qualidade: reflexões e análises O podcast foi realizado pelo curso de Psicologia e ministrado pelo docente Ricardo Mesquita. Na ocasião, ele comentou como as empresas adotam a filosofia da qualidade, a importância de manter um sistema de qualidade e as dificuldades que cada indivíduo tem em se adaptar a uma regra conjunta.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Os eventos, que foram assistidos por 4 500 alunos, possibilitaram o incentivo e o fortalecimento à pesquisa em todas as áreas do conhecimento, além de representar um espaço de partilha de experiências, de boas práticas e de divulgação científica.

73


DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

PROJETOS E EVENTOS

74

TEMAS

CURSOS ENVOLVIDOS

PÚBLICO BENEFICIADO

A Importância da Assembleia de Classe na Construção de uma Gestão Democrática

Pedagogia

100 pessoas

A Importância da Educação de Jovens e Adultos na Trajetória de Escolarização: Relato de uma Experiência

Pedagogia

100 pessoas

A Leitura e a Escrita no Cotidiano Escolar e o Processo de Ensinar e Aprender

Pedagogia

100 pessoas

A Produção de Significações em Conceitos Geométricos: Uma Experiência com um 3.° Ano do Ensino Fundamental

Pedagogia

100 pessoas

Avaliação e Trabalho Docente: Uma Articulação Necessária

Pedagogia

100 pessoas

Bancas de Qualificação Coletiva de Doutorado — Psicologia

Programa Stricto Sensu em Psicologia

140 pessoas

Didática: Planejamento e Rotina Escolar

Pedagogia

100 pessoas

O Uso do GeoGebra para o Ensino de Geometria dos Anos Iniciais

Pedagogia

100 pessoas

Maratona de Lives

Programa de Pós-Graduação Lato Sensu

820 pessoas

Metodologias Ativas

Pedagogia

100 pessoas

Notas sobre Educação e o Ser Professor

Pedagogia

100 pessoas

O Engajamento e Participação das Famílias

Pedagogia

100 pessoas

O Papel do Dirigente na Educação Básica – Experiências na Direção Escolar

Pedagogia

100 pessoas


CURSOS ENVOLVIDOS

PÚBLICO BENEFICIADO

O Trabalho com a Educação Inclusiva na Perspectiva Histórico-Cultural

Pedagogia

200 pessoas

Oficina Redação Enem do Projeto de Extensão Laboratório de Apoio ao Letramento de Professores e Alunos

Programa Stricto Sensu em Educação

80 pessoas

Práticas de Trabalho com a Alfabetização e o Letramento nos Anos Iniciais: Compartilhando Experiências

Pedagogia

100 pessoas

Roda de Conversa: Tutorial em Vídeo e Atividades

Programa Stricto Sensu em Educação

60 pessoas

Roda de Conversa – Diá (logos) (In) Convenientes, com o Tema: O que Aprendemos com a Lógica da Avaliação para Pensar o Retorno às aulas no Pós-pandemia?

Programa Stricto Sensu em Educação

80 pessoas

Bancas de TCC do Curso de Pedagogia

Pedagogia

300 pessoas

Corujal

Pedagogia

4 000 pessoas

Laboratório de Apoio ao Letramento de Professores e Alunos 2019 – 2

Pedagogia

1 000 pessoas

Práticas de Apoio à Educação Inclusiva: Parcerias Colaborativas entre Universidade e Escolas 2019 – 2

Pedagogia

60 pessoas

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

TEMAS

75


MEIO AMBIENTE

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Previsto na missão da USF, o cuidado com o meio ambiente tem sido fundamental para a sobrevivência não só das entidades como também da sociedade. O projeto de extensão Cuidando da Casa Comum: Empoderamento, Resiliência e Sustentabilidade na Habitação Social na Comunidade de Moche, em Trujillo (Peru), realizou atividades de pesquisa e de extensão por meio de parceria internacional e interinstitucional. Além disso, os eventos e cursos de extensão com essa temática procuram desenvolver a formação critica e reflexiva para que haja a produção de conhecimento responsável, compreendendo os impactos dos avanços tecnológicos, suas consequências e a prospecção de como minimizá-los.

76

Indicadores 2020 Atividades

3

Público atingido

317

Envolvidos na organização Docentes

10

Alunos

Comunidade

Funcionários administrativos

6


EVENTOS Covid-19 e o Saneamento

TEMAS

CURSOS ENVOLVIDOS

DATAS DE REALIZAÇÃO

PARTICIPANTES

Poluição Ambiental x Covid-19: Boas Notícias

Engenharias

16 de abril

100 pessoas

Covid-19 e o Saneamento

Engenharias

17 de abril

67 pessoas

PROJETOS TEMAS

CURSOS ENVOLVIDOS

PÚBLICO BENEFICIADO

Cuidando da Casa Comum: Empoderamento, Resiliência e Sustentabilidade na Habitação Social na Comunidade de Moche, em Trujillo (Peru)

Arquitetura e Engenharia Civil

150 pessoas

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

No dia 17 de abril, as docentes Cristina Fassina, Laira de Oliveira e Renata Moretto participaram do evento Covid-19 e o Saneamento, no âmbito do USF at Home. As discussões promovidas no encontro foram baseadas na concepção da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”, sendo o saneamento uma medida de prevenção de doenças e promoção da saúde, especialmente durante a pandemia. O evento foi assistido por 67 pessoas.

77


TRABALHO

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A USF desenvolve nessa área uma série de ações abrindo perspectivas para que o participante exercite sua capacidade criativa de aprimorar seu conhecimento e ampliar suas habilidades. O projeto Complexo Turístico Temático Vórtice - Amparo e Equipamento de Hospedagem: Fazenda Santa Serra, em Serra Negra, possibilita a formação para o trabalho à comunidade que dele participa e a recolocação no mercado, com base no desenvolvimento das competências para o trabalho.

78

Indicadores 2020 Atividades

16

Público atingido

1 979

Envolvidos na organização Docentes

22

Alunos

Comunidade

Funcionários administrativos

40

EVENTOS II Congresso de RH de Petrópolis Promovido no Polo Petrópolis, o evento apresentou os principais desafios e as práticas de sucesso da área de Recursos Humanos e das organizações na atualidade. Durante o encontro, os estudantes também tiveram a oportunidade de conversar com profissionais das principais empresas da região. O evento foi aberto a alunos de todos os cursos, reunindo um público de 400 pessoas.


Inauguração do novo Núcleo de Práticas Jurídicas O evento foi promovido no início do mês de março e reuniu os coordenadores de núcleo, a direção de câmpus, a reitoria e também as pró-reitorias. O espaço será utilizado pelos alunos do curso de Direito, para desenvolverem as habilidades práticas da área. O novo prédio está situado no Câmpus Campinas – Cambuí e auxiliará a comunidade em suas demandas jurídicas.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Após a inauguração, os participantes da cerimônia foram recepcionados na sala Espaço Gourmet. No local, alunos e professores do curso de Tecnologia em Gastronomia serviram um prato especialmente preparado para a ocasião.

79


Como elaborar seu currículo em inglês?

Carreira profissional: você está preparado?

No mês de junho, o Núcleo de Relações Internacionais, por meio do Google Meet, auxiliou alunos da USF, interessados em elaborar um currículo no idioma inglês. Durante o evento, os estudantes receberam orientações sobre como incluir suas habilidades e falar de si mesmos, utilizando o Cover Letter. As atividades foram realizadas nos dias 17 e 24 de junho e contaram com a participação da coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais da FAE Centro Universitário, Aretha Ulhana Galat.

Com o intuito de preparar os jovens para o mercado de trabalho, o Núcleo EaD da USF promoveu uma palestra para cem alunos da Escola Estadual Professor Clodoveu Barbosa. Com a temática Carreira Profissional: Você Está Preparado?, no evento os alunos receberam dicas de como produzir o primeiro currículo e de como se preparar para o mercado de trabalho. Os principais temas abordados foram os seguintes.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• O que é estar preparado para o mercado de trabalho?

80

Elaboração de currículo

• Mercado de trabalho e o primeiro emprego.

Alunos do curso de Psicologia tiveram a oportunidade de receber orientações sobre a elaboração de um currículo, como escrever e-mails e se portar durante uma entrevista de emprego. As orientações foram conduzidas por uma especialista em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

• Criação de currículo personalizado para o início de carreira profissional.

O que fazer em uma entrevista de emprego? Em um encontro realizado pelo Google Meet, com os alunos de todos os cursos tecnólogos, foi debatido sobre tendências, dicas e informações importantes que geralmente são abordadas em uma entrevista. A ação reuniu um total de 150 estudantes.

• Estabelecendo metas e objetivos para conquistar. • Oportunidades por meio da Universidade São Francisco.


Carreira internacional: desafios e perspectivas

TEMAS

CURSOS

PARTICIPANTES

Currículo no LinkedIn

Adminstração e NEP

38 pessoas

Receita de Frittada – Para Fazer em Casa

Gastronomia

150 pessoas

Inovação Social

Todos

150 pessoas

Federalismo por Cooperação na Pandemia da Covid-19

Direito

150 pessoas

Desenvolvimento de Carreira: Pensando a Transição do Ensino Superior para o Mundo do Trabalho

Todos

150 pessoas

Orientação Profissional e de Carreira na Promoção do Trabalho Decente para Adolescentes e Jovens

Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia

40 pessoas

Possibilidades de Trabalho com o Homem Acusado de Agressão

Psicologia

100 pessoas

Como Criar as Melhores Oportunidades no Mercado de Trabalho?

EaD (alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Clodoveu Barbosa)

100 pessoas

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Ofertado aos alunos dos cursos tecnólogos, o evento apresentou Sara Bernardes, uma profissional que construiu uma carreira nos Estados Unidos, na área de Controles Internos e Governança Corporativa. Na ocasião, a convidada deu dicas de como conduzir a carreira de modo a atingir o objetivo de trabalhar em outro país, abordando sobre obstáculos, dificuldades e pontos positivos. Aproximadamente 100 estudantes participaram do evento.

81


TECNOLOGIA E PRODUÇÃO A inovação tecnológica é necessária no ambiente de ensino, pois caracteriza o surgimento de uma nova era na sociedade. Os eventos e cursos de extensão estimulam a comunidade em geral a aprender sobre esse processo, explicando que a tecnologia deve estar a serviço do homem e da vida, e não o contrário.

Indicadores 2020 Atividades

26

Público atingido

3 200

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Envolvidos na organização

82

Docentes

41

Alunos

Comunidade

Funcionários administrativos

53

CURSOS TEMAS

CÂMPUS

NÚMERO DE INSCRITOS

CARGA HORÁRIA

Excel Básico

Bragança Paulista e Itatiba

28

20h

Excel Avançado

Bragança Paulista e Itatiba

27

20h

Coleta e Análises de Dados Econômicos

Bragança Paulista

45

20h


SAÚDE

Indicadores 2020

O termo “saúde” se refere à complexidade de o ser humano apresentar um bem-estar fisiológico, psíquico e social. Essa consciência singular e particular de cada pessoa procura ser desenvolvida pela USF, por meio das ações propostas pelos seus programas nessa área. O programa de extensão Saúde na Comunidade desenvolve projetos e eventos que visam a potencializar a abrangência das políticas públicas de saúde na Unidade Básica de Saúde São Francisco de Assis. Além desse programa, são exemplos de ações nessa área temática o projeto USF em Ação, os cursos e eventos de extensão, além da prestação de serviços realizada pelas Clínicas-Escola de Odontologia, Fisioterapia e Psicologia.

Atividades

142

Público atingido

36 780

Envolvidos na organização Docentes

322

Alunos

33

Comunidade

7

Funcionários administrativos

142

II Festa de Carnaval – Bloco Saúde

Palestra Alergia Alimentar

Realizado em fevereiro, por alunos do curso de Medicina do Câmpus Bragança Paulista, o evento promoveu um momento de conversas e tira-dúvidas sobre DST e Saúde Mental com pacientes do Hospital Universitário São Francisco. Ao todo, 50 pessoas foram beneficiadas com a iniciativa.

O evento foi promovido pelo curso de Medicina e abordou a importância dos cuidados com a alimentação, sobretudo com quem sofre de algum tipo de alergia ou intolerância. O evento reuniu um total de 150 alunos do curso.

Câncer e Covid-19: aumento do risco Promovido pelo curso de Medicina, o evento em formato de podcast abordou a respeito dos riscos e cuidados que pacientes com câncer devem receber, em razão da covid-19.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

EVENTOS

83


DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

84

TEMAS

CURSOS

PARTICIPANTES

Medicina Baseada em Evidências em Época de Pandemia

Medicina

102 pessoas

Identifique a Emergência e Salve uma Vida

Medicina

89 pessoas

Revisão Epidemias por Gripe e Importância da Pandemia por Covid-19

Medicina

100 pessoas

Discussão Epidemiológica

Medicina

150 pessoas

Diagnóstico por Imagem como Ferramenta no Enfrentamento ao Covid-19

Medicina

80 pessoas

Medicina Baseada em Evidências em Época de Pandemia

Medicina

150 pessoas

Simulação de Atuação da Equipe Multiprofissional para paciente com Covid-19 em Ambiente Hospitalar

Medicina

150 pessoas

O que o Médico Precisa Saber sobre Segurança do Paciente

Medicina

150 pessoas

Covid-19, Epidemiologia e Políticas Públicas de Saúde

Medicina

150 pessoas

Discussão Epidemiológica

Medicina

150 pessoas

Os Determinantes Sociais no Processo Saúde-Doença

Medicina

100 pessoas

Vai Passar

Medicina

812 pessoas


Fisiomais O Fisiomais, evento realizado semestralmente e direcionado aos alunos do curso de Fisioterapia, foi promovido nos câmpus Bragança Paulista e Campinas. Os encontros focaram em diferentes áreas de atuação do profissional fisioterapeuta. Em 2020, as edições, presenciais no primeiro semestre e on-line no segundo, beneficiaram um total de 1 040 pessoas. Os principais temas abordados nas palestras foram os seguintes. • Fisioterapia na Carreira Militar – Exército Brasileiro. • Pilates como Adjuvante nos Tratamentos Traumato-Ortopédicos. • Terapia Intensiva.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• Prática Clínica em Fisioterapia Uroginecológica Baseada em Evidências.

85


Palestra sobre segurança no trânsito para idosos

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Promovido pelo curso de Fisioterapia, o evento trouxe a temática Sinais para Travessia de Pedestres São Adequados para Idosos?. Durante o encontro, transmitido pela plataforma Meet, os participantes acompanharam as palestrantes e conversaram a respeito do olhar da fisioterapia na proposição de políticas de saúde e de segurança no trânsito. O evento foi assistido por 57 alunos e também foi disponibilizado no ambiente de aprendizagem Moodle.

86

Cuidar do mundo que nos rodeia e sustenta significa cuidar de nós mesmos. Mas precisamos nos constituir como um ‘nós’ que habita a casa comum. Um tal cuidado não interessa aos poderes econômicos que necessitam de um ganho rápido. FRANCISCO, op. cit., n. 17.

Raciocínio osteopático para a abordagem do fisioterapeuta Promovida pelo curso de Fisioterapia, a palestra em formato digital contou com palestrantes convidados, especialistas em osteopatia e acupuntura. O encontro foi realizado por meio do Google Meet, reunindo 59 estudantes.

Fisioterapia desportiva O evento abordou os tratamentos terapêuticos utilizados em atletas com lesões, reunindo um total de 150 alunos.

Cuidados posturais no isolamento social O podcast foi realizado por uma docente do curso de Fisioterapia. Na ocasião, ela deu dicas importantes para quem está em home office, utiliza o celular em excesso ou passa muito tempo em frente à TV.


Dia do Fisioterapeuta e IX Encontro de Egressos do Curso de Fisioterapia Promovido pelo curso de Fisioterapia do câmpus Bragança Paulista, o evento reuniu palestrantes dos mais diversos campos da Fisioterapia. As apresentações foram transmitidas pelo YouTube, beneficiando aproximadamente 600 pessoas. • Microfisioterapia. • Fisioterapia Neurofuncional: Intervenções na Infância. • Alterações Posturais nas Doenças Neuromusculares: Como Reabilitar? • Cuidados Paliativos. • Dor Crônica Musculoesquelética. • Atuação da Fisioterapia Dermatofuncional no Rejuvenescimento Íntimo Feminino com Uso de Radiofrequência + Fototerapia e Vibração Intracavitária. • Terapia Manual na Intracompetição: das Urgências Esportivas à Prevenção. Relatos do Departamento de Fisioterapia do Comitê Paralímpico Brasileiro.

TEMAS

CURSOS

PARTICIPANTES

Atenção Primária à Saúde, Fisioterapia e os Desafios da Covid-19

Fisioterapia

80 pessoas

Cuidados com Assoalho Pélvico e Região Íntima no Cotidiano

Fisioterapia

80 pessoas

O Papel do Fisioterapeuta Perito e a Visão da Magistratura – Cases de Sucesso

Fisioterapia

150 pessoas

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• Saúde da Mulher: Atuação Fisioterapêutica em Saúde Sexual, Disfunções e Afins.

87


Síndrome de Burnout Promovido pelo curso de Psicologia, o evento abordou sobre as causas, os sintomas e os tratamentos para o transtorno. As considerações foram realizadas em formato de podcast e disponibilizadas no ambiente de aprendizagem Moodle.

Palestra do curso de Psicologia O curso de Psicologia, do Câmpus Campinas – Swift, promoveu a palestra Avaliação da Personalidade pela Tipologia de Jung. O evento falou da avaliação da personalidade de acordo com a abordagem teórica de Carl Jung, especificamente utilizando o Questionário de Avaliação Tipológica (Quati). O evento reuniu um total de 40 discentes.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Contribuição da psicologia positiva

88

O podcast foi apresentado por uma docente do curso de Psicologia. Na ocasião, foi falado a respeito das contribuições da psicologia positiva neste momento de pandemia. O evento foi gravado e disponibilizado aos alunos do curso.

Isolamento social e violência doméstica Promovido pelo curso de Psicologia, o evento debateu sobre o aumento da violência doméstica em tempo de isolamento social. A iniciativa reuniu um total de 200 alunos do curso, por meio do aplicativo Google Meet.

Desafios para o Trabalho do Psicólogo em Tempos de Covid-19: um Debate Necessário A covid-19 trouxe mudanças no cotidiano, e os cuidados com a saúde passaram a ter outro olhar, inclusive sobre a saúde mental. Nesse sentido, e comemorando o Dia do Psicólogo, foi muito oportuno o debate realizado pelo curso de Psicologia sobre o papel e os desafios enfrentados por esse profissional em períodos de incertezas e receios, como o de uma pandemia. O evento foi transmitido pelo canal da USF no YouTube e foi assistido por 4 900 pessoas.


Setembro Amarelo Setembro Amarelo é o tema de uma campanha realizada por meio de diversas atividades com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a temática do suicídio, aumentando a visibilidade do tema.

TEMAS

CURSOS

PARTICIPANTES

Como Lidar com as Tensões do Isolamento

Psicologia

90 pessoas

Como Lidar com o Isolamento

Psicologia

90 pessoas

A Quarentena e o Medo como Afeto Social

Psicologia

60 pessoas

Mindfulness para Controle de Ansiedade e Estresse

Psicologia

150 pessoas

Atendimento Psicológico Remoto a Profissionais de Saúde: um Relato de Experiência

Psicologia

150 pessoas

Análise do Filme Coringa (um Olhar de Diferentes Abordagens)

Psicologia

150 pessoas

Reunião do Laboratório de Avaliação em Saúde Mental (Lapsam)

Psicologia

150 pessoas

Grupo de Estudos e Pesquisas em Neuropsicologia

Programa Stricto Sensu em Psicologia

15 pessoas

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A live organizada pelo curso de Psicologia da USF beneficiou 380 pessoas e trouxe mais informações sobre essa questão, visando a sensibilizar e a conscientizar o público acerca desse assunto tão importante na atualidade.

89


Obstáculos na carreira: evasão no ensino a distância Promovida pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, a palestra debateu sobre os desafios enfrentados por alunos e docentes no ensino a distância. O evento foi transmitido via Google Meet, reunindo um total de 53 alunos do curso.

Bate-papo em tempos de pandemia Realizado no dia 13 de abril, o evento, transmitido via IGTV, reuniu dois docentes da USF para falar a respeito da nova realidade, em meio à pandemia. A live fez parte do projeto USF at Home e foi transmitida para alunos de todos os cursos.

Palestra Síndrome de Lynch

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O evento foi transmitido pelo Google Meet e disponibilizado no ambiente de aprendizagem Moodle, aos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde. Na ocasião, o palestrante, o professor Carlos Augusto Matinez, conversou sobre a alteração genética e sobre os riscos ocasionados pela síndrome. Ao todo, 100 alunos participaram do evento.

90

Simulação de atuação da equipe multiprofissional Direcionada aos estudantes dos cursos da área de saúde, a ação promoveu a simulação para atendimento a pacientes com covid-19, no ambiente hospitalar. Transmitido via IGTV, o evento foi assistido por 1 400 alunos e, posteriormente, disponibilizado no site da USF.

O Brasil conta comigo Durante o mês de abril, a USF realizou palestras a respeito do programa O Brasil Conta Comigo, iniciativa coordenada pelo Ministério da Educação e também pelo Ministério da Saúde, que convoca estudantes das áreas de saúde para atuarem no combate à covid-19. Os encontros foram realizados por meio do Google Meet, reunindo estudantes dos cursos de Farmácia e de Medicina Veterinária.


Curso de Biomedicina promove videoconferência sobre pesquisa

TEMAS

CURSOS

PARTICIPANTES

Ventilação Mecânica na Covid-19

Biomedicina

150 pessoas

O Papel do Biomédico em Tempos de Pandemias

Biomedicina

100 pessoas

Erros Pré-Analíticos e seu Impacto na Epidemiologia da Covid-19

Biomedicina

80 pessoas

Diagnóstico e Alterações em Exames Laboratoriais na Covid-19

Biomedicina

150 pessoas

A Situação dos Grupos de Risco na Pandemia de Covid-19

Biomedicina

150 pessoas

Encontro Digital Biomedicina USF 2020

Biomedicina

800 pessoas

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Com o tema Pesquisa e a Rápida Resposta a Doenças Infecciosas: SARS-CoV-2, o evento contou com uma palestrante da University College London. Durante o encontro, foi debatido a respeito dos desafios da pandemia da covid-19. Transmitida pelo Google Meet, a videoconferência reuniu 40 estudantes do curso.

91


Nutri Talk

Dicas nutricionais durante o isolamento social

O curso de Nutrição preparou uma série de palestras para os alunos do curso. Com pautas atuais e importantes, os eventos foram transmitidos via IGTV e disponibilizados no site da USF. Os temas abordados foram os seguintes.

Estudantes de todos os cursos foram convidados a participar de uma live promovida pelo curso de Nutrição. Na ocasião, o palestrante, professor Alison Douglas Silva, deu dicas importantes para manter a saúde e o bem-estar durante o isolamento social. Um total de 100 alunos participaram do evento.

• Alterações no Metabolismo Energético em Processos Infecciosos. • Você, as Crianças e o Coronavírus: Como Aproveitar o Momento para Falar Sobre Alimentação Saudável. • Terapia Nutricional para o Paciente Crítico com Covid-19. • Manipulação, Higienização e Armazenamento de Alimentos em Tempos de Covid-19.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada em Contextos de Pandemia.

92

• Como Buscar Conhecimento Científico em Fontes Confiáveis de Pesquisa Científica • Desmistificando a Suplementação em Tempos de Pandemia. • Soberania Alimentar e o Papel do Gestor em Alimentação e Nutrição em Contextos de Crise. • Alimentação Vegana. • Obesidade em Tempos de Covid-19.

Medo, ansiedade e sofrimento coletivo Promovida pelo curso de Enfermagem, a palestra abordou sobre os transtornos de ansiedade estimulados e intensificados durante o período de pandemia. A ação reuniu 42 alunos do curso.


CURSOS

PARTICIPANTES

Práticas em Nutrição Clínica – Nutrição Vegetariana e Vegana

Nutrição

150 pessoas

Atuação do Nutricionista em Saúde Coletiva e Serviço de Alimentação e Nutrição: Inclusão Social e Valorização do Ser Humano no Hospital Cândido Ferreira

Nutrição

150 pessoas

Práticas em Nutrição Esportiva

Nutrição

150 pessoas

Práticas em Nutrição Clínica – Atuação em Hospital

Nutrição

150 pessoas

Atuação do Nutricionista na Área de Nutrição em Esportes e Exercício Físico. Contextos e Trajetórias

Nutrição

150 pessoas

Atuação do Nutricionista na Área de Empreendedorismo e Marketing: Restaurante e Comércio de Alimentos Orgânicos

Nutrição

150 pessoas

Atuação do Nutricionista em Alimentação Coletiva: uma Abordagem Prática em Alimentação Escolar

Nutrição

150 pessoas

Covid-19: Aspectos de Imagem

Nutrição

150 pessoas

Covid-19 e Alimentos de Origem Animal

Nutrição

12 pessoas

Atuação do Nutricionista em Nutrição Clínica

Nutrição

150 pessoas

Residência Hospitalar: uma Abordagem Prática

Nutrição

150 pessoas

Práticas em Nutrição Social

Nutrição

150 pessoas

Desafios da Nutrição Clínica Hospitalar: da Teoria à Prática

Nutrição

1 202 pessoas

Horta Comunitária

Não informado

20 pessoas

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

TEMAS

93


O papel decisivo do SUS no enfrentamento da Covid-19 A palestra, em formato digital, foi realizada pelo curso de Enfermagem. Na ocasião, foi debatido sobre o papel do SUS no Brasil, em época de pandemia. Um total de 322 alunos participaram do evento.

Enfermagem e suas multifaces Promovida pelo curso de Enfermagem, a palestra reuniu os estudantes do curso para uma conversa a respeito das diversas áreas de atuação e as demandas do dia a dia. O evento reuniu um total de 68 alunos.

Cuidados com gestantes, parturientes, puérperas e aleitamento materno A palestra foi promovida pelo curso de Enfermagem e abordou sobre os principais cuidados que devem ser adotados por mulheres gestantes, lactantes e puérperas, em prevenção à covid-19. A iniciativa reuniu um total de 56 estudantes do curso.

Uso de respiradores na UTI

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A palestra promovida pelo curso de Enfermagem debateu sobre o uso correto dos respiradores nos hospitais, considerando a realidade da covid-19. Ao todo, 150 estudantes acompanharam a iniciativa.

94

Inteligência Emocional na Enfermagem A inteligência emocional para profissionais de Enfermagem foi abordada em uma palestra promovida pelo curso de Enfermagem da Universidade São Francisco no dia 28 de julho. O evento contou com a participação de dois docentes e dois funcionários e beneficiou 150 pessoas. No formato de bate-papo on-line, que foi transmitido via Google Meet, a palestra abordou a importância da inteligência emocional no cotidiano dos profissionais que atuam nessa área indispensável da saúde.


Palestras e debates – Transmissão on-line TEMAS

CURSOS

PARTICIPANTES

Perfil Comportamental e Liderança em Enfermagem – Como se Destacar no Ambiente de Saúde

Enfermagem

70 pessoas

A Importância da Sistematização e Assistência de Enfermagem: Considerações e Reflexões

Enfermagem

150 pessoas

Encontro Digital Enfermagem 2020/2

Enfermagem

110 pessoas

Cuidados com pets – dermatites por estresse em tempo de quarentena

Competências humanísticas – o médico veterinário em tempos de pandemia O evento foi promovido pelo curso de Medicina Veterinária e abordou sobre a atuação dos profissionais em meio ao isolamento social. A atividade reuniu 10 alunos do curso.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Promovida pelo curso de Medicina Veterinária e realizada de forma on-line, a palestra reuniu um total de 100 alunos do curso. Na ocasião, foi falado a respeito dos processos inflamatórios na pele de animais domésticos, desencadeados principalmente pela mudança na rotina. A palestrante também enfatizou sobre os sinais clínicos, a importância do diagnóstico correto e possíveis tratamentos.

95


Vet Talk O Vet Talk é um evento que contém palestras sobre diversas áreas da Medicina Veterinária. Nas três edições on-line que aconteceram no segundo semestre na USF, no câmpus Itatiba, alcançando 535 alunos, foram abordados temas importantes como os destacados a seguir. • Endoscopia em Pequenos Animais: Onde, Quando e Por quê? – A palestra abordou as possibilidades e quando se torna necessária a realização desse exame em animais de pequeno porte. • Tanatologia e Cuidados Paliativos: Lidando com as Questões Emocionais – Nessa palestra, o assunto abordado foi a importância do estudo de cuidados paliativos e a aprendizagem de como lidar com fatores emocionais que envolvem a possível perda do paciente.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• Emergências Oftálmicas – No evento, foram apresentados diversos aspectos de doenças e anomalias que levam os animais a necessitar de tratamento urgente.

96


TEMAS

CURSOS

PARTICIPANTES

Hematologia Clínica Veterinária

Medicina Veterinária

48 pessoas

Cuidando dos Nossos Animais de Companhia Durante a Quarentena

Medicina Veterinária

12 pessoas

Como um Animal de Estimação Pode te Ajudar no Isolamento

Medicina Veterinária

150 pessoas

O Médico Veterinário Clínico como Formador de Opinião e Abandono de Animais em Tempos de Covid-19

Medicina Veterinária

19 pessoas

Os Desafios do Médico Veterinário na Produção de Vacinas e Drogas Contra Doenças Infecciosas: o Uso de Primatas Não Humanos

Medicina Veterinária

13 pessoas

Realizado pela Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde, o evento reuniu alunos do curso para debater sobre o tema Medicamentos Genéricos e Fármacos com Potencial Multiterapêutico. O evento foi transmitido ao vivo para um total de 150 discentes.

Experiências de sucesso em ações de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Os participantes acompanharam a atividade por meio de videoconferência gravada e disponibilizada no ambiente de aprendizagem Moodle.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Palestra sobre medicamentos

97


Aula Inaugural da Pós-Graduação em Psicologia No dia 17 de agosto, foi realizada por meio do Google Meet a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco de Campinas. A apresentação teve como objetivo informar sobre o curso e a abrangência da área de atuação aos 150 alunos que participaram da transmissão. O evento on-line, que contou com docentes e funcionários, teve a cooperação de diretores de câmpus, coordenadores de núcleo e de curso e docentes da USF, além de especialistas da área.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Webconferência Inaugural do 2.° Semestre Letivo de 2020

98

Para dar início às atividades acadêmicas do 2.° semestre letivo de 2020, a Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da USF do câmpus Bragança Paulista promoveu uma webconferência por meio do Google Meet. O evento, que foi assistido por 150 pessoas, também teve o intuito de trazer uma reflexão importante aos alunos e a toda a comunidade acadêmica sobre a sistemática de avaliação da pós-graduação pela Capes.


Pint of Science Cannabis e Medicina: que Brisa É Essa? e Desafio Pandemia: Você Sabe se Cuidar em Casa? foram os temas do evento Pint of Science, promovido pela Pós-Graduação em Ciências da Saúde da USF, via YouTube. Com muita informação e troca de conhecimento, o evento alcançou aproximadamente 1 500 pessoas, tratando sobre os mitos e verdades quanto ao uso da cânabis para fins medicinais e como as pesquisas estão avançando nesse setor. Também houve a discussão sobre como manter os hábitos saudáveis, uma alimentação de qualidade e exercícios físicos em casa em tempos de pandemia.

De 3 a 6 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde de Bragança Paulista promoveu o evento Comprehensive Clinical Research: From Bench to Bedside, um ciclo de palestras que beneficiou 210 pessoas. O evento, transmitido via Google Meet, apresentou palestras de pesquisadores de renomadas universidades internacionais para interação e divulgação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Comprehensive Clinical Research: From Bench to Bedside

99


Logística de Medicamentos No dia 21 de outubro, os câmpus Bragança Paulista e Campinas promoveram uma palestra sobre a logística de medicamentos. Na ocasião, foram trazidas informações quanto ao histórico e à evolução da logística farmacêutica, bem como à gestão de armazenagem e transporte de medicamentos. A palestra foi transmitida pelo YouTube e pelo Google Meet, beneficiando 865 alunos.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Fortalecimento da Integração Ensino-Serviço-Comunidade

100

Nos dias 5 e 6 de novembro, houve o III Simpósio Regional e a III Mostra de Experiências Exitosas sobre Integração Ensino-Serviço-Comunidade. Durante os eventos, foram apresentadas experiências que obtiveram êxito em ações de integração entre ensino, serviço e comunidade na área da saúde e foram transmitidos para 980 alunos, por meio do canal da USF no YouTube.


TEMAS

CURSOS

PARTICIPANTES

Obesidade em Tempos de Covid-19

Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde

100 pessoas

Como a Ciência Pode Ajudar a Vencer o Vírus e outras Doenças? A Ciência que Fazemos

Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde

150 pessoas

Avaliação Psicológica na Infância: Propostas de Instrumentos

Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia

150 pessoas

O Líder Morreu. Viva o Líder! – Investigações sobre Liderança Autêntica e Testes de Julgamento Situacional

Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia

150 pessoas

Grupo de Estudos com Orientandos

Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia

150 pessoas

Feira Virtual da Saúde

Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde

1 000 pessoas

Realizada pelo curso de Farmácia, a palestra teve como tema Cuidados Farmacêuticos em Diabetes Frente à Pandemia. Na ocasião, os estudantes puderam tirar dúvidas a respeito dos cuidados especiais que pacientes diabéticos devem tomar com relação à covid-19. Um total de 150 estudantes assistiram ao evento.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Cuidados para pacientes com diabetes

101


DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

102

TEMAS

CURSOS

PARTICIPANTES

Uso de Antimicrobianos em Infecções Respiratórias

Farmácia

115 pessoas

Cuidados Farmacêuticos em Idosos

Farmácia

52 pessoas

O Cenário da Profissão Farmacêutica Frente à Pandemia

Farmácia

65 pessoas

Uso de Cloroquina e Glicocorticoides no Tratamento da Covid-19

Farmácia

150 pessoas

Os Impactos do Coronavírus no Cotidiano do Profissional de Saúde

Farmácia

150 pessoas

Cosmetologia do Futuro: Tendências e Oportunidades com Ativos Verdes

Farmácia

180 pessoas

Uma Visão Aplicada da Imunologia Clínica

Farmácia

140 pessoas

Perspectivas e possibilidade de atuação do cirurgião dentista para a odontologia do futuro A palestra abordou as inúmeras possibilidades de atuação dos profissionais que trabalham na área de odontologia, bem como a preparação para o mercado de trabalho mediante as tecnologias futuras. O evento contou com dois profissionais da área e teve a participação de 150 alunos.


XXIX Fórum Transdisciplinar: Atuação Transdisciplinar no Manejo Odontológico de Pacientes Comprometidos Sistemicamente Aproximadamente 2 mil pessoas assistiram à edição on-line, transmitida pelo YouTube, do XXIX Fórum Transdisciplinar, promovido pelo câmpus Bragança Paulista. Durante essa experiência, foi possível a integração entre estudantes, docentes e profissionais da área, para discussão de assuntos diversos de Odontologia.

TEMAS

CURSOS

PARTICIPANTES

Odontologia Hospitalar

Odontologia

100 pessoas

Odontologia Atual... Digital ou Analógica?

Odontologia

65 pessoas

Discussão de Caso Clínico com Exames Hematológicos de Interesse para o Cirurgião Dentista

Odontologia

150 pessoas

Odontologia em Tempos de Covid-19

Odontologia

150 pessoas

Como Evitar Processos Éticos em Odontologia

Odontologia

150 pessoas

A Odontologia e as Mídias Sociais

Odontologia

150 pessoas

Cirurgia de Terceiros Molares

Odontologia

48 pessoas

Educação em Saúde Bucal e Geral como Instrumentos de Promoção de Saúde na Infância em Ambiente Virtual

Odontologia

98 pessoas

Odontologia Hospitalar

Odontologia

182 pessoas

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O tema Atuação Transdisciplinar no Manejo Odontológico de Pacientes Comprometidos Sistemicamente reforça a importância da mudança na abordagem dos tratamentos, que antes eram focados em problemas isolados, uma vez que, em geral, um problema local é repercussão de outro muito maior e distante.

103


Palestra sono x insônia na quarentena O evento abordou como as situações de estresse e de ansiedade, desencadeadas no período de quarentena, podem afetar o sono da população. Aberta a todos os cursos, a palestra foi assistida por um total de 150 alunos.

Uma conversa sobre Cloroquina e Azitromicina Promovido para os alunos dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental e Sanitária, o evento foi ministrado por uma docente de ambos os cursos. Na ocasião, ela apresentou a estrutura química desses compostos, a eficácia desses medicamentos para outras doenças, os testes realizados nas doenças Sars-Cov, Mers-Cov e covid-19, e os resultados apresentados até o momento.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A importância da atividade física em tempos de confinamento

104

Promovida pelo curso de Educação Física, a palestra ressaltou os benefícios da atividade física para o corpo e também para a mente. Ao todo, 49 pessoas, algumas delas alunos, assistiram ao evento.


CURSOS

PARTICIPANTES

Sono x Insônia na Quarentena

Todos

150 pessoas

Cloroquina: Mitos e Fatos

Todos

150 pessoas

Impactos da Covid-19 na Saúde Coletiva

Todos

100 pessoas

Ansiedade e Isolamento Social

Todos

100 pessoas

Exercícios Físicos e Quarentena

Educação Física

150 pessoas

Atenção Primária à Saúde, Fisioterapia e os Desafios da Covid-19

Todos

80 pessoas

Leitura e Interpretação de Exames Laboratoriais: uma Abordagem Interprofissional

Todos

130 pessoas

Práticas Interativas e Complementares e o Trabalho Interprofissional

Todos

150 pessoas

SUS: Terceirização e Privatização, Qual a Diferença?

Todos

180 pessoas

Força Mulher

Todos

187 pessoas

Unidade Escola nas Redes

Todos

443 pessoas

Projeto de Extensão Colhendo Vidas

Todos

18 pessoas

Pet Saúde – Prática Colaborativa nos Ciclos da Vida Humana

Todos

397 pessoas

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

TEMAS

105


LIGAS ACADÊMICAS As ligas acadêmicas na USF possibilitam a experiência protagonista da ação estudantil em atividades de pesquisa, extensão e ensino. Elas permitem o aprofundamento em temas correlatos à formação acadêmica e humana dos alunos a partir dos seguintes fatores: organização de cursos introdutórios; proposição de projetos de extensão que culminam em prestação de serviços à comunidade; realização de eventos acadêmicos e culturais; desenvolvimento de ações sociais. Além disso, viabilizam a participação em atividades esportivas, os torneios universitários.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Dentre as ligas acadêmicas do curso de Medicina, organizadas pelo Centro Acadêmico Rolando Tenuto (Cart), estão as destacadas na tabela a seguir.

106

LIGAS ACADÊMICAS

MEMBROS

Liga Acadêmica de Anestesiologia e Medicina Intensiva Dr. Luiz Antônio Fiorelli (Liami)

18

Liga Acadêmica de Cardiologia Dr. José T. A. Tartari (Licardio)

20

Liga Acadêmica de Cirurgia Geral Dr. Célio Gayer (Ligaci)

21

Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica Prof. Dr. Pedro Izzo (Lacip)

14

Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica Dr. Humberto Menon Romani (LACP)

10

Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular e Endovascular Dr. Márcio Villaça (Licev)

13

Liga Acadêmica de Clínica Médica Dr. Leonardo Vieira dos Santos (LCM)

20

Liga Acadêmica de Coloproctologia Prof. Dr. Carlos Augusto Real Martinez (Liprocto)

21

Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos Profa. Dra. Denise Priolli (Licuida)

12


MEMBROS

Liga Acadêmica de Dermatologia Dr. Djalma A. Carmignotto (Liderme)

20

Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia Dr. Antônio Carlos Botta de Assis (Liem)

18

Liga Acadêmica de Farmacologia Aplicada à Medicina Prof. Dr. Carlos Eduardo Pulz Araujo (Lifam)

17

Liga Acadêmica de Fisiologia, Anatomia e Bioquímica Dra. Celena Maria Zani de Souza (Lifab)

15

Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo Prof. José Eduardo Christofoletti Freitas (Ligastro)

20

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia Prof. Dra. Carolina Menon Romani (Ligg)

20

Liga Acadêmica de Gestão em Saúde Profa. Dra. Giovana Colozza Mecatti (Ligs)

10

Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia Prof. Waldemar Muniz (Lago)

20

Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia Dr. Evaldo Pasquini Landi (LIAHH)

4

Liga Acadêmica de Infectologia e Parasitologia Dr. Jose Ribamar Borges Mendes (Laip)

10

Liga Acadêmica de Mastologia e Reconstrução Mamária Prof. Dr. Anastasio Berrettini Junior (Limas)

11

Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade Prof. Vitor Piquera (LMFC)

13

Liga Acadêmica de Medicina Fetal Dr. Attílio Brisighelli Neto (Limef)

19

Liga Acadêmica de Medicina Legal e Perícias Médicas Prof. Dr. Rafael Ferreira da Silva (Lamelp)

19

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

LIGAS ACADÊMICAS

107


DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

108

LIGAS ACADÊMICAS

MEMBROS

Liga Acadêmica de Nefrologia Dr. Ruy Eneas M. B. e Souza (Linefro)

13

Liga Acadêmica de Neurocirurgia Dr. Carlos Tadeu Parisi de Oliveira (Linci)

19

Liga Acadêmica de Neurologia e Neurociências Prof. Ms. João Batista de Andrade (Lineuro)

11

Liga Acadêmica de Nutrologia Dra. Lívia de Brito Barbosa (Linutro)

12

Liga Acadêmica de Oftalmologia Dra. Stella Maria Rosa Olivalves (Liof)

21

Liga Acadêmica de Oncologia Dr. Marcelo Leite Vieira (Lionco)

13

Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial Dr. Gerson Canella (LIORL)

20

Liga Acadêmica de Pediatria Dr. Djalma Roque Lessa (Liped)

20

Liga Acadêmica de Pneumologia e Tisiologia Dra. Rosana Galli Poleti (LIPT)

13

Liga Acadêmica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (Lardi)

20

Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade Dr. Décio Iandoli JR. (Liase)

17

Liga Acadêmica de Saúde Mental Dra. Regina Caeli Guerra Poças (LSM)

21

Liga Acadêmica de Semiologia e Propedêutica Dra. Claudia Maria Ferreira da Silva (Lisp)

21

Liga Acadêmica de Urgência e Emergência Dr. Mario Mantovani (LUE)

20


LIGAS ACADÊMICAS

MEMBROS

Liga Acadêmica de Urologia Dr. Marcos Antoni Santana Castro (Liuro)

14

Liga Acadêmica Neonatologia Dr. Flavio Campello de Luca Jr. (Lineo)

21

Liga de Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva Prof. Dr. Luiz Afonso Pereira (Lotraume)

16

Liga do Riso Prof. Gilberto Romani (LIRS)

17

Além das atividades apresentadas anteriormente, as ligas acadêmicas da área de saúde realizaram as ações a seguir. • Obesidade e Covid-19. • Gravidez de Alto Risco.

• Reforma Psiquiátrica e a Luta Antimanicomial. • Simpósio Setembro Amarelo. • Amor que Cura. • I Simpósio de Oftalmologia da USF. • Setembro Verde. • Gestantes em Situação de Rua e Uso de Substâncias Psicoativas. • Câncer de Pulmão.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• Julho Amarelo: Hepatites Virais.

109


FRATERNIDADE E SOLIDARIEDADE Além de todas as atividades promovidas em benefício da comunidade, nossos alunos, professores e funcionários administrativos também se preocuparam em desenvolver ações totalmente voltadas às necessidades fundamentais da população. Acompanhe algumas dessas iniciativas desenvolvidas em 2020.

Ação e Solidariedade Franciscana Com o alto número de pessoas infectadas pelo coronavírus e as cidades decretando lockdown, milhares de pessoas perderam sua fonte de renda. Sensibilizados com a situação e com a expectativa do aumento de atendimento diário a mais de 6 mil pessoas, os franciscanos promoveram mais uma campanha de combate à fome.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A campanha arrecadou, além de alimentos, roupas e materiais de higiene pessoal e de limpeza em geral.

110

Apoio ao HUSF O Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF), que atende à região bragantina, mobilizou um plano de ação visando a arrecadar fundos para a obtenção de equipamentos para o funcionamento da UTI. O setor já tinha os respiradores, porém, para um atendimento mais efetivo à população, recebeu camas, carrinhos de urgência, entre outros.


Engenheiros do Bem O Diretório Acadêmico das Engenharias São Francisco (Daesf) se mobilizou para a doação de mantimentos para o Asilo Vila São Vicente de Paula, em Bragança Paulista, que recebeu as seguintes doações: leite, café, açúcar, óleo, material de higiene, material de limpeza ou também quaisquer quantias em dinheiro. A ação arrecadou diversos alimentos e materiais de limpeza.

Arrecadação de Mantimentos

Arrecadação do Bem Preocupada com a situação das pessoas em situação de vulnerabilidade, a Liga das Atléticas do Campus Itatiba (LAI) – que integra os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica, Psicologia e Direito do câmpus Itatiba – realizou a campanha Arrecadação do Bem, em prol das instituições de Itatiba. Foram arrecadados os seguintes itens: feijão, óleo, leite, farinha de trigo, bolachas, café, papel higiênico, sabonete, creme dental, absorvente, água sanitária, sabão em pó, detergente e desinfetante. Os itens foram entregues no câmpus da USF Itatiba.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica São Francisco (Caemsf), câmpus Itatiba, realizou uma mobilização para arrecadar mantimentos que foram doados a comunidades carentes. Foram recolhidos produtos de limpeza, produtos de higiene, fraldas e alimentos. As doações foram entregues no câmpus da USF Itatiba.

111


Apoio à Casa de Jesus A Casa de Jesus ajuda 60 famílias, por meio de arrecadações como alimentos, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas, brinquedos, móveis etc. Como incentivo, os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo criaram uma vaquinha on-line para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Doutores em Ação

112

O curso de Direito da USF, a Pastoral Universitária e a Liga das Atléticas dos câmpus Bragança Paulista, Itatiba e Campinas uniram forças para fazer o bem! Os estudantes doaram sabonetes e pastas de dente para ajudar os mais necessitados. As doações foram entregues no primeiro dia em que as aulas presenciais retornaram.


NÚCLEO DE PASTORAL UNIVERSITÁRIA A Pastoral Universitária, com base na missão e na experiência de São Francisco de Assis, realiza ações de formação humana e cristã, grupo de estudos, encontros, celebrações litúrgicas, entre outras ações.

SEMINÁRIOS REGIONAIS ECONOMIA DE FRANCISCO

O sociólogo Rudá Guedes abordou os desafios da realidade social, política e econômica da atualidade a partir da Economia de Francisco. Leonardo Boff, teólogo e escritor, representando o Centro de Defesa dos Direitos Humanos, discorreu sobre as mudanças ambientais observadas no planeta e sobre a urgência de mudança do paradigma econômico. O economista Marcos Arruda, coordenador do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul, falou sobre o emprego de recursos financeiros para fins que não visam ao bem-estar da humanidade. Já o teólogo Frei Vitório Mazzuco apresentou as perspectivas de uma nova economia baseada na espiritualidade de Clara e Francisco de Assis. Por fim, Rosana Padial, assistente social, elencou alguns pactos, práticas e vivências contemporâneas para outra economia possível. Ao final do encontro, foi deixada uma provocação para que o público presente se indagasse a respeito dos passos de Clara e Francisco: O que significa e como construir uma nova economia assentada em bases que atendam às necessidades do ser humano?

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Realizado no mês de fevereiro, no Instituto Teológico Franciscano, o evento contou com um ciclo de palestras dividido em cinco painéis. Foram convidados oradores especialistas em questões ambientais, desigualdades sociais, finanças inclusivas, desenvolvimento sustentável e espiritualidade.

113


PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE A gratuidade dos serviços ofertados pela USF deve ser entendida como a reafirmação do compromisso social estabelecido em sua missão. Alguns cursos de graduação e pós-graduação estabelecem, em seus projetos pedagógicos, práticas de estágio que oportunizam a realização de serviços comunitários. Isso possibilita que as teorias e técnicas trabalhadas em sala de aula sejam praticadas, enquanto a sociedade se beneficia de um atendimento especializado e diferenciado.

NÚCLEOS DE PRÁTICAS JURÍDICAS (NPJs) Por meio de seus Núcleos de Prática Jurídica, a USF presta atendimento jurídico gratuito à população carente, orientando e esclarecendo dúvidas em todas as áreas do Direito. Com esse serviço, a USF contribui de maneira efetiva para a construção da cidadania, fazendo alunos e funcionários assumirem seu papel de agentes transformadores da sociedade.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Entre as principais atividades dos NPJs está o auxílio ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), viabilizado por um convênio firmado com o Poder Judiciário. O auxílio consiste na triagem e no agendamento de reclamações que são passíveis de serem solucionadas em sessões de conciliação e mediação.

114

Os NPJs da USF contam com salas de recepção, além de salas de atendimento individualizadas para garantir sigilo e comodidade aos consulentes. Em 2020, os núcleos dos câmpus Bragança Paulista, Campinas e Itatiba realizaram um total de 147 atendimentos.


As clínicas de ensino e prestação de serviços em Odontologia são constituídas de 126 consultórios completos, com recursos automatizados, além de um centro de radiologia e imaginologia, permitindo que 136 atendimentos sejam realizados simultaneamente. Essa infraestrutura, além de beneficiar muitas pessoas, permite a realização de programas governamentais, a exemplo do Centro de Especialidades Odontológicas do Ministério da Saúde via demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). As instalações também são cenário para o estágio supervisionado dos alunos, atendendo exigência referenciada pelo SUS. A Clínica-Escola do curso possui área de 1 500 m² e presta auxílio, mediante solicitação, à Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo e à Secretaria Municipal da Saúde de Bragança Paulista. Assim, a Clínica-Escola tem o reconhecimento de todos os níveis governamentais e das entidades da Odontologia brasileira, como o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, a Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas e a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas. Em 2020, considerando tratar-se de um ano absolutamente atípico, com interrupção do serviço odontológico em meados de março e retorno às atividades em agosto, ainda assim foram contabilizados 5 808 agendamentos e 4 189 atendimentos em diversas especialidades.

Cada sociedade precisa garantir a transmissão dos valores; caso contrário, transmitem-se o egoísmo, a violência, a corrupção nas suas diversas formas, a indiferença e, em última análise, uma vida fechada a toda a transcendência e entrincheirada nos interesses individuais. FRANCISCO, op. cit., n. 113.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

CLÍNICA ODONTOLÓGICA

115


CLÍNICA-ESCOLA DE FISIOTERAPIA (CEF)

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A Clínica-Escola de Fisioterapia tem como objetivo prover à comunidade, por meio de práticas de estágios curriculares, atendimentos de fisioterapia em diversas áreas e especialidades, além de atividades práticas e observacionais que enriquecem diferentes componentes curriculares e projetos de extensão e pós-graduação do curso. Em seus 17 anos de história, a clínica teve a qualidade de seu trabalho reconhecida pela diversidade dos encaminhamentos que recebeu dos diferentes serviços de saúde de toda a região bragantina. A Clínica-Escola de Fisioterapia atende às seguintes especialidades: fisioterapia aplicada à traumatologia, ortopedia e reumatologia, fisioterapia aplicada à neurologia, fisioterapia aplicada à saúde da criança e do adolescente, fisioterapia aplicada à cardiologia e pneumologia, fisioterapia aplicada à saúde da mulher e urologia, fisioterapia aplicada à prótese e órtese, fisioterapia aplicada à dermatologia funcional, fisioterapia desportiva, fisioterapia aplicada à saúde do idoso e fisioterapia aplicada à saúde do trabalhador e ergonomia.

116

A CEF conta com laboratórios e estrutura moderna que atende à demanda de uma formação com qualidade, permitindo que alunos e pacientes contem com equipamentos e materiais de ponta. Fica à disposição um ambulatório com aparelhos cardiorrespiratórios, sala de massoterapia, espaço de saúde do trabalhador e ergonomia, ambulatório pediátrico, sala dermato-funcional e laboratório de eletrotermofototerapia com equipamentos variados para diferentes tipos de atendimento divididos em 15 boxes. Além disso, conta com um salão de cinesiologia onde são realizados atendimentos das diversas especialidades fisioterapêuticas. No ano de 2020, considerando a situação pandêmica gerada pela covid-19, a CEF realizou mais de 2 mil atendimentos em suas especialidades. Além disso, tratou pacientes pós-covid-19, evitando sequelas e complicações advindas da doença, e manteve, seguindo todos os protocolos de biossegurança, o atendimento à população de Bragança Paulista e região.


O serviço-escola do curso de Psicologia atende aos objetivos de Ensino, Pesquisa e Extensão, baseado em um modelo ético de formação e de conduta, condizentes à missão da Universidade São Francisco. Do ponto de vista do ensino, possibilita ao aluno espaço para a realização das atividades de prática de estágio supervisionado, o que está diretamente ligado à prestação de serviço e ao trabalho de extensão. Com o objetivo de desenvolver a pesquisa, todos os usuários são solicitados a assinar o Termo de Consentimento Livre Esclarecido conforme exigência do Conselho Nacional de Saúde, Resolução 196/96, firmando, dessa forma, sua concordância na utilização de dados provenientes das intervenções. Os atendimentos realizados no serviço-escola de Psicologia no ano de 2020, nas diversas especialidades, foram assim distribuídos. TOTAL DE ATENDIMENTOS REALIZADOS EM 2020

ATENDIMENTOS NO HUSF Os estudantes do curso de Medicina da Universidade São Francisco têm a oportunidade de vivenciar as práticas da profissão no Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF). Tal estrutura permite ao aluno o contato com diferentes áreas do conhecimento médico, podendo visualizar horizontes mais amplos para o exercício da Medicina e oferecendo oportunidades para a escolha da especialidade do futuro profissional. Em 2020, a instituição alcançou os seguintes números.

Ambulatório

43 824

Internação Clínica Cirúrgica

3 701

Internação Clínica Ginecológica

68

Internação Clínica Médica

2 174

Internação Clínica Obstétrica

1 941

Campinas

1 556

Internação Clínica Pediátrica

1 016

Itatiba

921

Internação Clínica Psiquiátrica

287

Cirurgias (incluindo partos)

5 046

*Atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

CLÍNICA DE SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA

117


NÚCLEO DE EMPREGABILIDADE E EMPREENDEDORISMO (NEP) A USF, atenta às exigências de um mercado de trabalho bastante seletivo e focado em profissionais dispostos a acompanhar as mudanças atuais no mundo do trabalho, mantém o Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo (NEP) para pensar estrategicamente a empregabilidade de seus estudantes e egressos. O principal objetivo do NEP é disponibilizar serviços gratuitos para orientação e acompanhamento dos discentes e egressos da USF, potencializando sua formação profissional, favorecendo o acesso ao mercado de trabalho e promovendo a integração entre estes e empresas parceiras. Atualmente, o NEP está presente nos quatro câmpus da USF (Bragança Paulista, Itatiba e Campinas – Swift e Cambuí) e encontra-se vinculado às Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Administração e Planejamento.

OBJETIVOS DO NEP

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• Promover a integração entre empresas, alunos, ex-alunos e a USF.

118

• Preparar os estudantes para o desenvolvimento das atividades profissionais. • Identificar e promover atividades que contribuam para o desenvolvimento dos alunos de acordo com as exigências do mercado de trabalho. • Fomentar, coordenar e controlar a realização de estágios. • Registrar e controlar os termos de convênio e termos de compromisso de estágio firmados entre organizações concedentes, a USF e os alunos.

NEP EM NÚMEROS Empregadores cadastrados até novembro de 2020

5 028

Currículos cadastrados em 2020

3 139

Vagas cadastradas no sistema até novembro de 2020

9 330


PLATAFORMA ON-LINE

FEIRA DE EMPREGABILIDADE ON-LINE

O portal do NEP está disponível para consulta e cadastro de alunos, ex-alunos e empresas. Além do acesso on-line <http://www.usf.edu.br/diferenciais>, cada câmpus oferece, em seu NEP, serviços gratuitos aos interessados.

No 1.o semestre de 2020, o NEP realizou a Feira de Empregabilidade On-line por meio do Instagram @emprega_usf. No decorrer da feira foram divulgadas diariamente oportunidades de estágio e vagas efetivas disponíveis, exclusivas para alunos da USF.

ATIVIDADES DO NEP

Além disso, foram publicados vídeos produzidos por parceiros e por colaboradores do NEP com temas atuais voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo, como uso do LinkedIn, importância do network, empreendedorismo digital e competências para a carreira digital.

O NEP também promove palestras, encontros e cursos de extensão sobre assuntos diversos voltados à empregabilidade, para direcionar os alunos ao mercado e para o contexto empregatício. Entre suas ações, destacam-se as seguintes. • Parcerias com empresas e instituições. • Programa de preparação profissional.

• Capacitação em diversas áreas de desenvolvimento profissional. • Programa de acompanhamento de egressos. • Encaminhamento de discentes e egressos para oportunidades de trabalho com empresas parceiras.

REDES SOCIAIS Além da plataforma institucional on-line, o NEP também divulga oportunidades e dicas de empregabilidade nas plataformas LinkedIn e Instagram, visando a uma maior proximidade entre a universidade, alunos e ex-alunos. LinkedIn: Universidade São Francisco Instagram: @emprega_usf

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• Orientação para elaboração de currículo.

119


ASSINATURAS ELETRÔNICAS No 2.o semestre de 2020, o NEP implantou o fluxo de assinaturas eletrônicas em todos os documentos de estágio supervisionado e estágio não obrigatório, visando à melhoria de processos e à viabilização das documentações. O fluxo está sendo gerenciado por meio do Protocolo On-line e da Plataforma Corporativa de Assinaturas Eletrônicas da Casa de Nossa Senhora da Paz.

WHATSAPP NEP Em novembro de 2020, o WhatsApp Corporativo do NEP começou a ser utilizado, proporcionando um atendimento integral, acessível e de excelência aos discentes.

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEaD)

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O Núcleo de Educação a Distância da USF oferece componentes curriculares, cursos e programas que alcançam a totalidade dos alunos da universidade, de forma que, em 2020, os mais de 14 mil alunos participaram de alguma atividade oferecida a distância.

120

O núcleo busca o aperfeiçoamento constante e a elevação da qualidade em todos os sentidos. Em 2020, tal como previsto, foram desenvolvidas ações de aprimoramento dos processos avaliativos e de ampliação de número de programas de apoio aos estudantes visando à elevação do desempenho acadêmico e à atualização de materiais didáticos por meio de recursos mais interativos e dinâmicos. Além disso, ampliou-se a oferta de novos componentes curriculares em EaD. Como esperado, em 2020 o NEaD ampliou seu portfólio de cursos de graduação em EaD colocando à disposição da comunidade 23 cursos de graduação. Além dos cursos, 3 novos polos de apoio presencial nas cidades de Amparo (SP), Paulínia (SP) e Cambuí (MG) entraram em atividade nesse ano, passando a ser atualmente 8 polos. Para 2021, estão previstos 10 novos polos de apoio presencial e a ampliação do portfólio de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. TEMA

CURSO

PARTICIPANTES

1.a Semana de História – Possibilidades e Encontros

História EaD

650 pessoas

Atividades Complementares EaD

Teologia EaD

700 pessoas


NÚCLEO DE ATENÇÃO EDUCACIONAL E PSICOLÓGICA PARA ESTUDANTES (NAEPE) Em substituição ao Núcleo de Atendimento Psicopedagógico e Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais, o Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes foi implantado no 1.o semestre de 2020 e tem como objetivo proporcionar atendimento psicopedagógico aos discentes da USF com dificuldades no âmbito do processo de ensino-aprendizagem. O núcleo também trabalha para garantir atendimento psicológico breve, apoio didático-pedagógico e acessibilidade aos discentes com deficiência física ou mobilidade reduzida, de modo a auxiliá-los a participar ativamente das atividades acadêmicas. Durante o momento atual de pandemia, o Naepe desempenha um papel fundamental nas atividades remotas. Seja com oficinas, seja com plantões psicológicos e psicopedagógicos, seja com acolhimento psicológico e acompanhamento direto para os estudantes com necessidades educativas especiais. As ações são desenvolvidas nos seguintes programas.

• Programa Estimula – auxilia no desenvolvimento educacional dos estudantes por meio de oficinas de capacitação e desenvolvimento educacional, como hábitos de estudo, estratégias de aprendizagem e orientação à carreira. No segundo semestre, foram realizadas mais de 200 horas de auxílio psicopedagógico com 50 estudantes em atendimento individual. Por meio dos plantões e das oficinas psicopedagógicas conseguimos abranger mais de 150 estudantes dos cursos na modalidade presencial e EaD. • Programa Integra – traz aos estudantes a acessibilidade necessária para uma aprendizagem de qualidade e a equidade entre os pares que é garantida diante da Lei n.o 13.146, de julho de 2015. Os estudantes que se identificam como ou comprovam já no vestibular serem pessoas com deficiência ou com um transtorno de aprendizagem terão disponível a acessibilidade necessária para seu bom rendimento no vestibular. Em caso de aprovação, terão acessibilidade garantida em todo curso de graduação da USF. Esses estudantes terão direito de realizar a avaliação em sala individual; acompanhamento de ledor/ transcritor; e tempo adicional de 25% nas avaliações. Além desses direitos, os estudantes que necessitam de tecnologias assistidas para seu bom desempenho também terão a garantia de gravação de áudio das aulas; aulas legendadas; intérprete de Libras; intérprete orofacial e assistente no acompanhamento das atividades. Durante o ano de 2020 foram mais de 50 estudantes assistidos pelo Integra, 6 000 horas de assistência direta aos estudantes com necessidades educativas especiais e 2 oficinas de capacitação dos colaboradores da USF sobre deficiências.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• Programa Acolhe – proporciona atenção à saúde mental dos estudantes por meio de intervenções psicológicas de modalidade breve, como plantão e acolhimento psicológico para situações de crise e/ou risco. Até o momento, foram realizados mais de 300 atendimentos, entre plantões e sessões de acolhimentos. Foram ofertadas 10 oficinas de saúde mental, contando com a participação de mais de 200 estudantes.

121


DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

122

A solidariedade manifesta-se concretamente no serviço, que pode assumir formas muito variadas de cuidar dos outros. O serviço é, ‘em grande parte, cuidar da fragilidade. Servir significa cuidar dos frágeis das nossas famílias, da nossa sociedade, do nosso povo’. Nesta tarefa, cada um é capaz ‘de pôr de lado as suas exigências, expectativas, desejos de omnipotência, à vista concreta dos mais frágeis. O serviço fixa sempre o rosto do irmão, toca a sua carne, sente a sua proximidade e, em alguns casos, até padece com ela e procura a promoção do irmão. Por isso, o serviço nunca é ideológico, dado que não servimos ideias, mas pessoas’. FRANCISCO, op. cit., n. 115.


NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL À RECEITA FEDERAL (NAF) Criado em 2016, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal à Receita Federal (NAF), contribui na formação dos alunos do curso de Ciências Contábeis, por meio de orientação e de assistência contábil e fiscal a cidadãos de baixa renda e também a entidades sem fins lucrativos. Com um espaço de atendimento à população no Câmpus Bragança Paulista, o núcleo beneficia a população local, bem como moradores da região sul de Minas Gerais. A iniciativa desenvolve práticas educativas, por meio de diversas ações de educação contábil e fiscal, como cursos e palestras presenciais no Câmpus Bragança Paulista e cursos on-line com qualidade reconhecida pela sociedade e pelo mercado de trabalho.

• Proporcionar aos estudantes a formação sobre a função social dos tributos e dos direitos e deveres associados à tributação. • Qualificar o futuro profissional, proporcionando a aplicação de seu aprendizado acadêmico, assim como a geração de conhecimento acerca das obrigações tributárias, por meio de discussões, palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas. • Disponibilizar orientação contábil e fiscal pelos estudantes universitários para pessoas físicas de baixa renda, além de microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Objetivos

123


Atividades desenvolvidas pelo NAF • Consulta cadastral e fiscal de pessoa física e pessoa jurídica perante a Receita Federal e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. • Agendamento on-line nas agências da Receita Federal.

• Declaração Anual do Microempreendedor Individual (MEI).

• Emissão de 2.a via do CPF.

• Declaração de Imposto Territorial Rural.

• Emissão de certidão negativa de débitos de pessoas físicas e jurídicas pela Receita Federal e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

• Parcelamento de dívida ativa com a Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• Auxílio e emissão de Darf.

124

• Registro, alteração, baixa e outras orientações ao microempreendedor individual.

• Matrícula (CEI).

• Auxílio na emissão de Guia de Previdência Social (GPS).

• Declaração de Informação Sobre a Obra (Diso)/orientações.

• Orientações sobre declaração do Imposto de Renda de pessoas físicas.

• Restituição de valores por meio do pedido eletrônico de restituição.


TOTAL

Imposto de Renda de Pessoa Física

82

Pedido de restituição de valores indevidamente pagos à Receita Federal e à Previdência Social

108

Consultas de situação fiscal de empresas e de pessoas físicas

15

Consultas de dívidas de pessoa física e jurídica

37

Parcelamentos de dívidas pela Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional

8

Imposto Territorial Rural

11

Contagem de tempo para aposentadoria

4

Abertura e fechamento de empresas

4

Darf – IRPF

79

Darf Parcelamento

112

DASN – Simples Nacional

12

Declaração MEI

2

Agendamento Receita Federal

11

Diso (Declaração de Informação Sobre a Obra) – orientações

9

Matrícula CEI

8

Segunda via do CPF

5

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

ATENDIMENTOS REALIZADOS EM 2020

125


DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

NÚCLEO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (NRI)

126

A Universidade São Francisco (USF) compreende a internacionalização como forma de desenvolvimento de novas habilidades, de atitudes e de conhecimento para estudantes, docentes e discentes, como parte de uma formação adequada de profissionais que deverão exercer suas atividades em um mundo cada dia mais internacionalizado e competitivo. Por essa razão, a USF atribui grande importância ao desenvolvimento de relações de cooperação internacional com outras universidades e instituições congêneres, instituições de pesquisa, órgãos de fomento e empresas do Brasil e de outros países. E, reconhecendo a importância da internacionalização na Educação Superior, a USF instituiu o Núcleo de Relações Internacionais (NRI), por meio da Portaria GR 01/2009 e previsto no Regimento da Universidade São Francisco, em seus artigos 31 e de 63 a 65. O NRI USF possui regulamento próprio que normatiza suas atividades, aprovado pela Resolução Consun 21/2014 e é um elemento ativo em todo esse processo que vem estimulando a participação de discentes e docentes em programas de mobilidade, pesquisas e projetos internacionais conjuntos, por meio da intermediação de convênios internacionais entre Instituições e organizações estrangeiras, além de buscar o reconhecimento da Instituição no cenário internacional. O NRI é vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão e à Pró-Reitoria de Administração e Planejamento e é responsável por fomentar, no âmbito da USF, parcerias com instituições de ensino superior e organizações ou associações estrangeiras que tenham como finalidade a promoção de cooperação internacional com fins acadêmicos, científicos e culturais para discentes, docentes e colaboradores dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação; auxiliar na divulgação internacional da USF e implantar as políticas institucionais para o setor. Atualmente, a Instituição possui diversas parcerias, mantendo vigentes os convênios listados a seguir.


INSTITUIÇÃO/ORGANIZAÇÃO

TIPO DE CONVÊNIO

Escola La Provence

Estágio em restaurantes estrelados na França, exclusivo para o curso de Gastronomia.

Fachhochschule Münster, Alemanha

Programa de Dupla Diplomação para o curso de Administração. Alunos cursam 3 anos na USF e concluem o curso na Alemanha. Ao término, recebem o diploma da USF e o diploma europeu. Visitas de docentes para cursos e palestras.

Goethe Instituts

Cursos de alemão com descontos para alunos, docentes e funcionários da USF.

International Federation of Medical Students Association (IFMSA)

Exclusivo para estudantes de graduação do curso de Medicina. Estágios de pesquisa e/ou clínico-cirúrgico com duração média de 1 ou 2 meses.

Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Graduação e Pós-Graduação.

Le Cordon Bleu, Peru e França

Exclusivo para o curso de Gastronomia.

Nova School of Business & Economics, Lisboa, Portugal

Para cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (MBAs).

Siena College, EUA

Programa de Dupla Diplomação para o curso de Administração. Alunos cursam 3 anos na USF e concluem o curso nos Estados Unidos (mais 2 ou 3 semestres). Ao término, recebem o diploma da USF e o diploma do Siena College.

Universidad Católica San Antonio de Murcia (Ucam), Espanha e Uruguai

Graduação e Pós-Graduação. Cursos de Espanhol. Programa de Dupla Diplomação para o curso de Administração. Alunos cursam 4 anos na USF e cursam mais 1 ano na Espanha. Ao término, recebem o diploma da USF e o diploma europeu.

Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES), Argentina

Graduação sanduíche.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

CONVÊNIOS VIGENTES

Universidad de Salamanca

Graduação sanduíche.

127


DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

128

INSTITUIÇÃO/ORGANIZAÇÃO

TIPO DE CONVÊNIO

Universidad de San Buenaventura, Medellin, Colômbia

Graduação sanduíche.

Universidad Marista de Mérida, México

Graduação sanduíche.

Universidad Nacional de Colômbia

Graduação sanduíche. Em breve, convênios de pesquisa e intercâmbio estudantil com programas de Pós-Graduação (Educação e Psicologia).

Universidad Tecnica Federico Santa Maria, Chile

Graduação sanduíche.

Universidade do Algarve, Portugal

Graduação sanduíche.

Universidade do Minho, Portugal

Graduação sanduíche e convênios de pesquisa e intercâmbio estudantil com programas de Pós-Graduação (Educação e Psicologia).

Universidade do Porto, Portugal

Graduação sanduíche com isenção de taxas exclusivamente para os cursos de Engenharia. Para os demais cursos, há pagamento de taxa anual.

University of Cambridge, Inglaterra

Projetos de pesquisas conjuntos com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia.

University of Victoria, Canadá

Cursos de inglês com descontos para alunos, docentes e funcionários da USF.

VIT University, Índia

Graduação sanduíche.

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Parceria Programa Erasmus +.

Ghent University, Bélgica

Graduação sanduíche com isenção de taxas exclusivamente para o curso de Medicina. Intercâmbio para pesquisa – docentes e pesquisadores da USF.

Universidade de Auvergne, França

Graduação sanduíche – curso de Farmácia da USF.

Expanish School, Argentina

Cursos de espanhol com descontos para alunos, docentes e funcionários da USF.

Universidade de Coimbra, Portugal

Estágio – curso de Medicina da USF.


INSTITUIÇÃO/ORGANIZAÇÃO

TIPO DE CONVÊNIO

Universidad Nacional de Tucumán, Argentina

Graduação sanduíche – curso de Odontologia da USF.

Universidad San Ignacio de Loyola (USIL), Peru

Graduação sanduíche para diversos cursos e cursos de curta duração – curso de Gastronomia.

Universidad Nacional de Mar del Plata, Argentina

Projetos de pesquisas conjuntos com os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

École Nationale Supérieure d’Arts et Métiers, Paris, França

Graduação sanduíche e projetos de pesquisas conjuntos.

Santander Universidades

Graduação sanduíche para diversos cursos – Universidades Ibero Americanas.

Universidad Católica de Córdoba, Argentina

Graduação sanduíche e projetos de pesquisas conjuntos.

Universidad Militar de Nueva Granada, Colômbia

Graduação sanduíche e projetos de pesquisas conjuntos – cursos de Engenharias.

St. George International College (SGIC), Canadá

Cursos de inglês com descontos para alunos, docentes e funcionários da USF.

Thompson Rivers University, Canadá

Graduação sanduíche – curso de Psicologia.

Universidad Católica de Trujillo Benedicto XVI (UCT), Peru

Graduação sanduíche e projetos de pesquisas conjuntos.

Lund University, Suécia

Geral.

Université Sherbrooke, Canadá

Geral.

Institute of Tropical Medicina Antwerp, Bélgica

Pesquisa conjunta na área de estudos – Covid-19.

University of Texas at Austin

Pesquisa conjunta na área de estudos – Covid-19.

Clear Port International, Canadá

Estágios profissionais voluntários.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Taurus Pflegeservice GmbH, Alemanha

Curso de Enfermagem – estágios e trabalho na Alemanha.

129


NRI EM NÚMEROS NRI EM NÚMEROS | 2020 Alunos

35

Docentes

20

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Intercâmbios realizados

130

Docentes Estrangeiros na USF

12

Alunos estrangeiros na USF

9

Alunos estrangeiros cursando regularmente graduação na USF

19


PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS

Destaque para os seguintes. • Live – Oportunidade de Trabalho para enfermeiros na Alemanha. • Programa de Estadia Profissional no Canadá. • Professional stay in Canada. • Palestra com as intercambistas da Ghent University, Bélgica – Curso de Fisioterapia Helène Claerhout e Céline Herman.

• Participação na Feira Virtual USF. • Faubai. • Produção de material com depoimentos dos alunos intercambistas. • Live USF at Home – Intercâmbio: Aprendizados e Perspectivas Diante da Covid-19. • Workshop on-line de elaboração de currículo em inglês – Resume Writing. • FH Münster Alemanha – Summer School: Innovation Districts – Discovering the Elements that Boost Knowledge Based Econcomies.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Em 2020, a equipe do NRI participou e organizou diversos eventos virtuais com o objetivo de fortalecer os acordos já existentes e fazer novos contatos para possíveis parcerias, além de ampliar o conhecimento na área de relações internacionais no Ensino Superior.

131


INFRAESTRUTURA Continuamente, a USF realiza investimentos em suas instalações buscando adequação e modernização. Destacamos as seguintes mudanças realizadas em 2020.

BRAGANÇA PAULISTA

CAMPINAS

• Instalação de mais de 350 metros de calçadas com acessibilidade.

SWIFT

• Instalação de cobertura na recepção do Prédio 3, de Odontologia. • Ampliação do Laboratório Panorâmico de Pesquisa.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• Ampliação do Laboratório de Fisioterapia.

132

• Adequação de iluminação interna das circulações do prédio de Direito, totalizando 8 670 m².

• Instalação de Sistema Audiovisual para transmissão de aulas práticas. • Reforma e manutenção em toda a extensão do telhado. • Restauração dos pisos. • Instalação de lavatórios especiais contra covid-19. • Pintura e restauração dos laboratórios multidisciplinares.

• Implantação de cabine externa de desinfecção, na entrada do prédio de Odontologia.

• Pintura e revitalização da Clínica de Psicologia.

• Instalação de placas acrílicas em diversas parte do prédio, como barreira para covid-19.

• Melhorias no Laboratório de Anatomia e ampliação da Sala de Apoio.


CAMBUÍ

ITATIBA

• Novos pontos de monitoramento e instalação de câmeras.

• Instalação de calçadas com acessibilidade em diversos pontos do câmpus.

• Instalação da Sala de Atendimento Nutricional.

• Instalação de ar-condicionado nos Laboratórios de Informática. • Instalação de plataforma elevatório no Salão Nobre. • Instalação de lavatórios especiais contra covid-19. Obs.: em todos os câmpus e polos, foram instalados e/ou ampliados o sistema de segurança, por meio de instalação de câmeras e melhorias no sistema de monitoramento. A instituição também se preocupou em instalar placas de acrílico nos setores de atendimentos, para ampliar a barreira contra a covid-19.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• Pintura em diferentes pontos da unidade.

133


SISTEMA DE BIBLIOTECAS O sistema de bibliotecas da Universidade São Francisco é formado por uma rede que abrange os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, totalizando mais de 311 mil volumes. Todas as bibliotecas são interligadas por um catálogo on-line, que possibilita ao pesquisador a busca nos diferentes locais. Pensando na qualidade de ensino, de pesquisa e de extensão, a instituição disponibiliza • Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – que permite acesso onde e quando o pesquisador desejar. Trata-se de uma biblioteca virtual que reúne um acervo com milhares de títulos em textos completos, e-books, bases de dados referenciais, periódicos, assim como treinamentos;

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• biblioteca virtual Minha Biblioteca – que garante acesso ininterrupto a todos os discentes, docentes e funcionários técnico-administrativos. Além de prático e inovador, o acervo é formado pelas principais editoras de livros acadêmicos, com conteúdo técnico e científico sempre atualizado e de qualidade, por meio da chamada computação nas nuvens;

134

• acesso on-line às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); • condições para atendimento educacional especializado, tais como o Programa NonVisual Desktop Access – uma plataforma de código aberto de leitura de tela que auxilia pessoas com deficiência visual, descrevendo os itens na tela do computador mediante audiodescrição e lupa que permite ampliar partes ou toda a tela para melhor visualização de palavras e imagens; • acervo da fundação Dorina Nowill para Cegos; • ferramenta Acessível em Libras, responsável por traduzir conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais.


Bragança Paulista - Biblioteca Obras Raras

Campinas – Swift

Campinas – Cambuí

Itatiba

Petrópolis

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Bragança Paulista – Biblioteca Central

135


O sistema de bibliotecas da USF também busca promover atividades culturais de forma integrada. Pensando nisso, desde 2002 são praticadas ações visando a caracterizar culturalmente o espaço, a prática e a dinâmica de atendimento, potencializando o papel social da biblioteca. Confira a seguir algumas das iniciativas realizadas em 2020.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Concurso Dia Nacional da Poesia

136

Treinamento em Fontes de Informação e Pesquisa em Bases de Dados

Campanha de Natal


ACONTECE NA USF ESTUDANTES E PESQUISADORES DA USF DO PROGRAMA STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA SAÚDE SÃO DESTAQUE EM PREMIAÇÃO

O projeto, chamado Identificação e Caracterização de Variantes Gênicas de Base Única no Micro RNA-146a em Pacientes com Epilepsia Farmacologicamente Resistentes, é de responsabilidade da professora Manoela Marques Ortega, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco, com participação dos alunos de iniciação científica, bolsistas da Capes e da Fapesp, Matheus Negri Boschiero e Bruno Camporeze. Participaram ainda os alunos de mestrado, doutorado e pós-doutoramento do programa Gabriel Alves Bonafé, Leandro Borsari da Costa e Jéssica Silva dos Santos, além dos professores Dr. Paulo Henrique Pires de Aguiar, Dr. Fernando Augusto Lima Marson e Dr. D. Van Roost, colaborador internacional do Department of Neurosurgery da Ghent University Hospital, Bélgica. O projeto teve início em 2019, quando o aluno Matheus Negri Boschiero recebeu a Menção Honrosa pelo trabalho intitulado Identificação de uma Variante Gênica de Base Única no MIR-146a e Suscetibilidade a Epilepsia, no XXV Encontro de Iniciação Científica da USF. Então, o aluno resolveu fazer um segundo ano de iniciação científica, avaliando uma segunda variante no micro RNA-146a nos mesmos pacientes incluídos no seu primeiro ano de estudo.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Estudantes de iniciação científica e pesquisadores do Programa Stricto Sensu em Ciências da Saúde da USF foram contemplados com o 2.o Lugar no Prêmio Mérito Acadêmico da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas 2020 com o trabalho intitulado The single nucleotide variant n.60G>C in the microRNA-146a associated with susceptibility to drug-resistant epilepsy, recentemente publicado na revista Epilespy Research (v. 162, p. 106-305, 2020).

137


DOCENTE DA USF LANÇA LIVRO DE POESIAS O professor do curso de Direito da Universidade São Francisco Renato Dellova lançou, no mês de julho, o livro Quase Confissões dos Meus Eus, pela editora Schoba. O docente, que também é autor de uma série de livros jurídicos, dedica-se ao magistério universitário e à advocacia e possui pós-graduação em Educação e em Direito, além de mestrado em Direito. Ele também é pesquisador no programa de doutorado em Direito em Córdoba e possui certificado em Introdução à Filosofia de Friedrich Nietzsche, pela Sorbonne (França). “Nesta obra, com muita energia e completamente desarmado, compartilha com impetuosidade a sua poesia em quase confissões dos meus eus, em uma impressionante demonstração para os que desprezam na vida, a bússola”, destaca a resenha da editora Schoba.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

PESQUISADORA DA USF INTEGRA PROJETO FINANCIADO PELA CAPES PARA DIAGNÓSTICO INOVADOR DA COVID-19, EM PARCERIA INTERNACIONAL

138

A pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da USF Dra. Andreia Porcari é uma das responsáveis por um projeto que propõe um método inovador para detecção da covid-19. Esse projeto foi um dos 30 selecionados, entre mais de 600, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no edital de seleção emergencial, que tem como tema Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias. O título do trabalho é Validação Multicêntrica de Biomarcadores Diagnósticos e Prognósticos de Covid-19 Utilizando a Nova Caneta Analítica Masspec Pen e Espectrometria de Massas. Esse projeto ocorre por parceria internacional com a Universidade do Texas, por meio da premiada Dra. Livia Eberlin, inventora de uma caneta capaz de detectar assinaturas químicas do câncer, chamada Masspec Pen, reconhecida pelo Genius Award 2019, da MacArthur Foundation (EUA). A ideia é utilizar a caneta para realizar o diagnóstico de covid-19 de forma simples, rápida, com baixo custo e alta eficiência. A USF, responsável pela etapa de coleta de amostras e dados clínicos, estabeleceu uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Bragança Paulista, por meio da qual vai coletar amostras de pacientes hospitalizados por suspeita ou diagnóstico de covid-19. O projeto conta ainda com a colaboração da Unifag. Além da USF, da Unifag, da SMS de Bragança e da Universidade do Texas, participa também a Universidade Presbiteriana Mackenzie, com os pesquisadores Prof. Dr. Marcos N. Eberlin, Prof. Thiago Canevari e Prof. Manuel Salustiano. Essa parceria possibilitará a admissão de alunos de doutorado, além de trazer recursos para viabilizar os insumos da pesquisa. Projetos como este demonstram o empenho e o compromisso de nossos cientistas e pesquisadores para encontrar melhores soluções para o enfrentamento da pandemia que afeta todos nós.


PROFESSORA LANÇA PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL SOBRE VYGOTSKY A professora Márcia Aparecida Amador Mascia, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF, é editora – com mais dois pesquisadores internacionais, da Inglaterra e da Argentina – de mais um volume da série (Post) Critical Global Studies.

ESTUDANTE DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA USF APRESENTA ARTIGO EM CONGRESSO INTERNACIONAL O estudante Luccas Stelutti, do curso de Engenharia Elétrica da USF, apresentou no dia 29 de julho o artigo Modelagem e Simulação de um Sistema de Estimulação por Ondas Elétricas no 18.o International Multi-Conference for Engineering Education and Technology, congresso que faz parte do Latin American and Caribbean Consortium of Engineering Institutions (Laccei), realizado de maneira virtual em 2020, pela primeira vez. O artigo teve como coautores o Prof. Dr. Vicente Idalberto Becerra Sablon e a Profa. Dra. Annete Faesarella, ambos do curso de Engenharia Elétrica.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA USF COMPLETA SEIS ANOS A data de 26 de agosto representa um marco fundamental para a história da USF e sua contribuição para o ensino brasileiro. São seis anos da implantação curso de Processos Gerenciais, o primeiro no formato Educação a Distância (EaD). Desde então, foram desenvolvidos 22 cursos em diferentes áreas do conhecimento e inaugurados 8 polos de educação a distância, nas seguintes cidades, as quais são fundamentais para o desenvolvimento regional: Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Cambuí (MG), Itatiba, Paulínia e Petrópolis (RJ). Nesse período, a EaD da USF conquistou a nota 5, a máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), reafirmando seu compromisso com a excelência no Ensino Superior. A USF investe continuamente na constituição de uma equipe (docentes e técnico-administrativos) qualificada e comprometida, bem como conta com uma infraestrutura moderna para garantir o acesso à educação de qualidade e mobilizada pela missão franciscana.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

O artigo apresentado é resultado da pesquisa realizada durante o trabalho de graduação por Luccas, sob orientação do Prof. Dr. Vicente Idalberto Becerra Sablon, que é membro do comitê científico do Laccei.

139


ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA USF TÊM ARTIGOS APROVADOS EM SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO No total, foram três artigos aprovados para o XXVII Simpósio de Engenharia de Produção (Simpep), um evento internacional que propicia o avanço da capacitação científica por meio de mesas-redondas com propostas de futuro para temas atuais, bem como a divulgação dos resultados de pesquisas em diferentes áreas temáticas: Gestão da Produção; Gestão da Qualidade; Gestão Econômica; Ergonomia e Segurança do Trabalho; Gestão do Produto; Pesquisa Operacional; Gestão Estratégica e Organizacional; Gestão do Conhecimento Organizacional; Gestão Ambiental; Educação em Engenharia de Produção; Engenharia de Produção, Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Em 2020, o Simpep aconteceu on-line nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Os artigos incluídos para o XXVII Simpep foram os seguintes.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• Comparação entre os Métodos de “Processo de Desenvolvimento de Produto” e “Produto Mínimo Viável” – autoria dos alunos Aline Carpanesi Guimarães e Rodolfo José Camilo Bussola, sob orientação da professora Sandra Elisabeth Paiva da Silva.

140

• Custos de não Qualidade: Um Caso em uma Reformadora de Pneus – autoria das alunas Thaísa Caroline Oliveira Alves e Tainara Marques Moreira, sob orientação do professor Wagner Gomes Sebastião. Os artigos são resultados das pesquisas realizadas durante o trabalho de graduação dos alunos. E não foram apenas os estudantes de Engenharia de Produção que tiveram trabalhos aceitos no simpósio: o professor Marcelo Aparecido Carlos, em coautoria com Nivaldo Lemos Coppini, também teve o seguinte artigo, baseado em sua tese de doutorado, aprovado para apresentação: Influência do Honeamento das Fresas Inteiriças de Metal Duro no Processo de Fresamento Tangencial do Professor.


UNIFAG RECEBE HABILITAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE TESTES PARA DIAGNÓSTICO DA COVID-19

Para receber a habilitação, a Unifag atendeu a uma série de requisitos, envolvendo infraestrutura, normas de biossegurança, qualificação de profissionais, entre outros itens considerados requisitos mínimos pelo IAL para a realização do diagnóstico da covid-19, pelo exame de RT-PCR. Esse exame é considerado atualmente o “padrão-ouro” para identificação do vírus Sars-Cov-2. A Unifag realizará os testes em participantes dos estudos de biodisponibilidade e bioequivalência, que são necessários para o registro de medicamentos genéricos e similares no Brasil, assim como para pesquisas acadêmicas. Atualmente, a Anvisa recomendou a adoção de procedimentos especiais para a continuidade dessas pesquisas, dentre os quais destaca-se a realização de testagem RT-PCR para Sars-Cov-2, imediatamente antes da admissão dos participantes de pesquisa. Assim, cada participante passa por entrevista para avaliação médica, quando são realizados mais de 20 exames laboratoriais e, agora, entre eles o exame de RT-PCR para diagnóstico da covid-19. A Unifag também tem contribuído com a identificação de casos no município de Bragança Paulista e arredores.

Casos positivos de covid-19 são notificados para a Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista (Dive), auxiliando na identificação de casos assintomáticos. “Há mais de 20 anos a Unifag, por meio dos estudos clínicos que realiza, contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde e para a democratização do acesso aos medicamentos; a partir de agora, com a implantação desse novo serviço de diagnóstico, será possível, além de garantir a segurança dos participantes dos nossos estudos, também apoiar os serviços municipais de saúde da região bragantina no enfrentamento dessa emergência de saúde pública”, comenta a Prof.a Dra. Márcia Aparecida Antônio, pesquisadora principal da Unifag. Laboratório de Biologia Molecular para os testes de covid-19 A partir da parceria entre a Unifag e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (mestrado e doutorado) da USF foi possível implantar um novo Laboratório de Biologia Molecular, onde poderão ser desenvolvidas pesquisas com vírus, bactérias ou outros patógenos, sendo possível realizar diagnóstico de covid-19 pela identificação do Sars-Cov-2 por meio de exame de RT-PCR. Os equipamentos de análise são utilizados também para outras pesquisas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da USF. Toda a reestruturação do espaço foi realizada no período de um mês.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia (Unifag), em parceria com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da USF, recebeu a habilitação do Instituto Adolfo Lutz (IAL) para a realização da identificação do vírus Sars-Cov-2 e do diagnóstico laboratorial da covid-19. O instituto é o órgão responsável por certificar os laboratórios no Brasil.

141


PROFESSORES DA USF LANÇAM LIVRO NA ÁREA DE DIREITO O professor do curso de Direito da USF Renato Dellova lançou, no mês de setembro, o livro Direito Civil: Temas Transversais. O livro é coordenado pelo professor e conta com a participação da também docente da USF Gabrielle Jakobi Kolling. O objetivo da publicação é incitar o estudo do direito privado com observação à teoria do diálogo das fontes, reunindo diversos temas relevantes em uma única e excepcional obra. O livro aborda questões de direito civil e temas correlatos, como contratos, economia, direitos da personalidade, responsabilidade civil, direito de família, direitos reais e direito animal.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

ESTUDANTE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PUBLICA ARTIGO EM REVISTA INTERNACIONAL

142

O artigo Walter Benjamin e Gaston Bachelard: A Infância Viva em Nós, escrito no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da USF, foi publicado no mês de setembro na Revista Internacional de Alcance Progressivo na Educação, da editora Bolsistas Scitech Organização de Pesquisa. O texto aborda os resultados do segundo ano de iniciação cientifica do aluno Henrique Gianotti e da orientadora Prof.ª Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva, em um diálogo entre a filosofia de Walter Benjamin e Gaston Bachelard com a psicanálise de Freud, a fim de buscar uma compreensão da infância e seu efeito duradouro na vida do indivíduo.


O estudante do curso de Medicina da USF Leonardo Maciel foi premiado em 2.° lugar na trilha do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS) no Hackathon Unesp 2020, evento on-line de Empreendedorismo e Inovação, realizado nos dias 19 e 20 de setembro, com o projeto Meraki. O período atual de pandemia trouxe à tona uma série de problemas no sistema de saúde, alguns até então impensáveis. O tema da edição seguiu duas trilhas distintas baseadas em 2 dos 17 ODS: “Como podemos evitar novas crises no sistema de saúde?” e “O que a agricultura 4.0 pode fazer por nós: produção sustentável, cultivo e ambiente preservado?”. Os 17 ODS foram adotados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foi uma decisão histórica dos países-membros da ONU para unir quadro em prol da Agenda Mundial de Desenvolvimento Sustentável, que deve ser cumprida até o ano de 2030. O trabalho desenvolvido pela equipe do estudante da USF na temática saúde e bem-estar contou com diversos mentores, entre eles a professora Denise Priolli, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do curso de Medicina, que participou ainda na fase de ideação do projeto. Os três primeiros de cada trilha receberam o curso de capacitação BioStartup Academy, oferecido pela patrocinadora Biominas Brasil.

Para Leonardo, o evento foi uma experiência única e desafiadora para o desenvolvimento de soluções. “Foram dois dias intensos abordando a saúde e o bem-estar em um ambiente totalmente estimulante e de muita aprendizagem, conhecendo e trabalhando com pessoas de várias áreas diferentes. Tivemos que desenvolver uma nova ideia a fim de solucionar os problemas da nossa comunidade em 24 horas! Sem dúvida foi um evento em que aprendi muito: como lidar com pessoas diferentes, trabalho em equipe, visão de mercado, vendas, negócios, criatividade sob pressão, quais habilidades que farão diferença em qualquer área de atuação da saúde que venha a escolher após a graduação em Medicina etc. Eu não conhecia a minha equipe antes do evento, mas juntos formamos um time, o Mirake, que mereceu o segundo lugar na criação de um produto, o PrevBio, que pode atender à comunidade. Pretendemos continuar trabalhando juntos e iniciar uma startup”, relatou o estudante.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

ESTUDANTE DE MEDICINA DA USF É PREMIADO EM HACKATHON

143


PROFESSORA DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA USF PARTICIPA DE EVENTO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA ODONTOLÓGICA Alessandra Pereira de Andrade, docente e assessora de coordenação do curso de Odontologia da USF, participou da 37.a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), que aconteceu de 9 a 12 de setembro. Em decorrência das restrições impostas pela pandemia de covid-19, o evento foi realizado pela primeira vez de forma virtual. Foi um marco no contexto da ciência odontológica, visto que foram inscritos aproximadamente 3 mil trabalhos científicos e foram ministradas 32 atividades de cursos e simpósios nacionais e internacionais de forma remota.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A docente Alessandra apresentou o trabalho científico intitulado Centro de Simulação Realística no Curso de Odontologia da Universidade São Francisco: Relato de Experiência em Práticas Pedagógicas Ativas, na modalidade Pesquisa e Ensino, que teve como coautoras Ana Carolina da Graça Fagundes e Juliana Seraphin Piera, também docentes da USF.

144

Alessandra, que também compôs a diretoria da entidade na gestão 2018-2020, participou do evento como coordenadora local e foi reempossada para a gestão 2020-2022. Fundada em 5 de maio de 1983, a SBPqO é uma associação sem fins lucrativos e é atualmente a divisão brasileira da Associação Internacional de Pesquisa Odontológica (IADR), que também é maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo.


USF É DESTAQUE EM GUIA DE UNIVERSIDADES 2020 DO JORNAL ESTADÃO A USF foi destaque no Guia da Faculdade realizado anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo. Foram analisados mais de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Os cursos da USF conquistaram 4 estrelas (muito bom) e 3 estrelas (bom). Mais de 9 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro atuaram como avaliadores do Guia da Faculdade. Foram analisados os seguintes itens.

• Qualidade do corpo docente. • Qualidade da infraestrutura. Confira alguns dos cursos estrelados. • Pedagogia (Licenciatura) – Bragança Paulista – 4 estrelas. • Pedagogia (Licenciatura) – Itatiba – 4 estrelas.

• Engenharia Mecânica (Bacharelado) – Campinas – 3 estrelas. • Engenharia Mecânica (Bacharelado) – Itatiba – 4 estrelas. • Engenharia Química (Bacharelado) – Campinas – 3 estrelas. • Engenharia de Computação (Bacharelado) – Itatiba – 4 estrelas.

• Psicologia (Bacharelado) – Campinas – 3 estrelas.

• Engenharia de Produção (Bacharelado) – Itatiba – 3 estrelas.

• Administração (Bacharelado) – Campinas – 4 estrelas.

• Farmácia (Bacharelado) – Bragança Paulista – 4 estrelas.

• Biomedicina (Bacharelado) – Bragança Paulista – 4 estrelas.

• Farmácia (Bacharelado) – Campinas – 4 estrelas.

• Ciências Contábeis (Bacharelado) – Bragança Paulista – 3 estrelas. • Direito (Bacharelado) – Campinas – 3 estrelas. • Direito (Bacharelado) – Itatiba – 3 estrelas.

• Fisioterapia (Bacharelado) – Bragança Paulista – 3 estrelas. • Medicina (Bacharelado) – Bragança Paulista – 3 estrelas.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

• Qualidade do projeto pedagógico.

145


USF RECEBE SELO ABMES DE IES SOCIALMENTE RESPONSÁVEL A USF recebeu, mais uma vez, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) o Selo Instituição Socialmente Responsável, em razão dos serviços prestados à comunidade. O selo é concedido a instituições que ofertam ações de responsabilidade social e ambiental. Atualmente, a USF conta com diferentes projetos sociais, tanto no ensino quanto na pesquisa ou na extensão.

USF ENTREGA PLANOS DE MOBILIDADE URBANA DE QUATRO MUNICÍPIOS

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

No dia 7 de dezembro, a USF realizou a entrega dos Planos de Mobilidade Urbana das cidades de São Simão, Serra Negra, Tuiuti e Pedreira, além da entrega do Projeto Smart City do município de Monteiro Lobato.

146

A cerimônia foi on-line e contou com a presença do Frei Thiago Alexandre Hayakawa, diretor-presidente da Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana e vice-reitor da USF, além dos diretores de câmpus, Patrícia Teixeira Costa, Geraldo Peres Caixeta e Volney Zamenhof de Oliveira Silva; do diretor-administrativo da USF, Rodrigo Paiva; e da coordenadora técnica do Projeto de Mobilidade Urbana, Cândida Maria Baptista. A ocasião também contou com representantes de cada município, os quais receberam os Planos de Mobilidade. O estudo agora segue para análise e aprovação na Câmara dos Vereadores da estância. O prazo para que isso aconteça não foi anunciado. Entre as melhorias listadas pelo plano, estão a padronização de calçadas, a adequação das faixas de pedestres, a disponibilização do transporte público de acordo com as necessidades dos moradores, a implantação de um estacionamento rotativo, entre outras. O objetivo do plano é apresentar soluções de curto, médio e longo prazo para o município e foi desenvolvido a partir do levantamento de dados técnicos, estatísticos e demográficos.


FRANCISCO, op. cit., n. 54.

DIMENSÃO | ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A recente pandemia permitiu-nos recuperar e valorizar tantos companheiros e companheiras de viagem que, no medo, reagiram dando a própria vida. Fomos capazes de reconhecer como as nossas vidas são tecidas e sustentadas por pessoas comuns que, sem dúvida, escreveram os acontecimentos decisivos da nossa história compartilhada: médicos, enfermeiros e enfermeiras, farmacêuticos, empregados dos supermercados, pessoal de limpeza, cuidadores, transportadores, homens e mulheres que trabalham para fornecer serviços essenciais e de segurança, voluntários, sacerdotes, religiosas... compreenderam que ninguém se salva sozinho.

147


DIMENSÃO | INSTITUCIONAL


SISTEMA DE GESTÃO CASA DE NOSSA SENHORA DA PAZ – AÇÃO SOCIAL FRANCISCANA

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO Chanceler

Diretor-Presidente

Frei César Külkamp, OFM

Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM

Frei Vitorio Mazzuco Filho, OFM Diretor-Secretário Frei Mário Luiz Tagliari, OFM Diretor Administrativo Frei Mário José Knapik, OFM

Reitor Frei Gilberto Gonçalves Garcia, OFM Pró-Reitor Acadêmico Dilnei Lorenzi Pró-Reitor Administrativo Adriel de Moura Cabral

Diretor-Executivo (Administração Geral)

Administrador dos Câmpus

Jorge Apóstolos Siarcos

Rodrigo Ribeiro Paiva

DIMENSÃO | INSTITUCIONAL

Diretor Vice-Presidente

149


Núcleos

Núcleo de Pastoral Universitária (NPU)

Núcleo de Legislação e Normas Educacionais (NLEG)

Núcleo de Carreira Docente (NCD)

Hugo Musetti Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) Eduardo Manuel Bartalini Gallego Núcleo de Educação a Distância (NEaD) Renato Adriano Pezenti

Frei Vitorio Mazzuco Filho, OFM

Andréia Cristina Borges Rela Zattoni Comissão Própria de Avaliação (CPA) Hugo Musetti Gerente Financeiro Daniele Maria Mazon Massoquetto

Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo (NEP)

Gerente de TI

Andréia Aparecida Pimentel

Marcelo Augusto Gonçalves Bardi

Núcleo de Extensão Universitária (Next)

Gerente de DI

Frei Thiago Alexandre Hayakawa, OFM

Viviane Maria Soldi Virmond Alves

Núcleo de Relações Internacionais (NRI) Cristiane Ferraz e Silva Suarez

DIMENSÃO | INSTITUCIONAL

Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA)

150

Diretores de câmpus Bragança Paulista – Patrícia Teixeira Costa

Iara Lúcia Tescarollo Dias

Campinas – Unidade Swift – Geraldo Peres Caixeta

Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes (Naepe)

Campinas – Unidade Cambuí – Geraldo Peres Caixeta

Cássia Aparecida Bighetti Núcleo de Pós-Graduação Lato Sensu (NPL) Fernanda Daniela Fernandes Carvalho

Itatiba – Volney Zamenhof de Oliveira Silva UNIDADE DE PESQUISA – USF

Núcleo de Licenciaturas (NLIC)

Coordenador da Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia

Lilian Nunes da Costa

Marcia Aparecida Antonio


PERFIL DOS FUNCIONÁRIOS Para oferecer um Ensino Superior de qualidade, a Universidade São Francisco atua com funcionários de diferentes perfis.

GÊNERO

= 1 492

+ 46,2%

53,8%

POR TIPO DE EMPREGO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORARIA TIPO DE EMPREGO PARCIAL

INTEGRAL

Administrativo

94,4%

54,9%

Docente

5,6%

45,1%

DIMENSÃO | INSTITUCIONAL

Para fins de apresentação, este relatório considerou os cargos: Administrativo e Docente. A carga horária dos funcionários da USF é dividida em Parcial (com até 25 horas semanais de trabalho) e Integral (para acima de 25 até 44 horas semanais).

151


POR TIPO DE CONTRATO

POR IDADE

Os tipos de contratos apresentados neste relatório consi0,2% deram aqueles com tempo indeterminado, 11,1% válido enquanto perdurar a relação de emprego; e determinado, com datas 3,2%não podendo ultrapassar o de início e término acordadas, período de dois anos, além de incluir contratos de experiência vigentes no fechamento do material. Os gráficos 85,4% abaixo também trazem a porcentagem de estagiários e terceirizados atuantes na Instituição.

7,4%

0,2% 11,1%

DIMENSÃO | INSTITUCIONAL

34,6% 0,2% 11,1% 57,9% 3,2%

3,2%

49% 23,9% 21,2%

De 18 a 35 anos De 36 a 607,4% anos

0,1%

Acima de 60 anos

34,6%

6,4% 85,4% 5,6% 0,1% POR ESCOLARIDADE

6,8% Indeterminado 5,9%45,4% 49% 23,9% 6,6% Determinado 34,6% 10,9% Estagiário 85,4% 57,9% 21,2% 18,2% Tercerizado 0,1% 49% 23,9% 7,4% 0,2% 11,1%

5,9%

152

Abaixo de 18 anos*

*Refere-se aos contratos de menor aprendiz.

5,9%

3,2%

0,1%

7,4%

5,6% 85,4% 6,8% 6,6% 10,9% 5,9% 18,2% 49% 23,9%

6,4%

21,2% 34,6%

5,6%

18,2%

57,9%

5,6%

6,4%

6,8% 6,6% 18,2%

45,4%

6,4%

Ensino fundamental 6,8% Ensino médio 6,6%superior 45,4% Ensino 10,9% Pós-graduação

POR TEMPO DE SERVIÇO 45,4%

10,9% 21,2%

57,9%

Até 3 anos De 4 a 6 anos De 7 a 10 anos De 11 a 15 anos De 16 a 20 anos De 21 a 25 anos Acima de 25 anos


POLÍTICAS INSTITUCIONAIS A USF busca, continuamente, engajar o corpo docente, administrativo e de apoio para garantir um bom desempenho profissional de toda a sua equipe.

CONTRATAÇÃO NEGOCIAÇÃO COLETIVA

100%

Funcionários amparados por convenção coletiva de trabalho.

FUNCIONÁRIOS EM CARGO DE CHEFIA

14 mulheres e homens em cargos de chefia

4 mulheres em cargos de chefia

28,6% de mulheres em cargos de chefia

REMUNERAÇÃO Proporção do salário mais baixo pago pela Universidade e o salário-mínimo nacional, referente a 220 horas/mês. Mais baixo salário pago pela universidade

R$ 1 205,92

Salário-mínimo nacional em 2020

R$ 1 045,00

DIMENSÃO | INSTITUCIONAL

* Os números apresentados referem-se aos cargos de chefia da alta administração, considerando reitoria, pró-reitoria, direção e assessorias.

153


BENEFÍCIOS E INCENTIVOS Os benefícios e incentivos oferecidos pela USF respeitam as normas estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho realizada pelo sindicato dos empregados e empregadores. BENEFÍCIOS

NÚMERO DE BENEFICIADOS

Bolsas de estudo1

565 Titular

752

Dependentes

424

Titular

1 183

Dependentes

195

Plano odontológico2

Plano de saúde

DIMENSÃO | INSTITUCIONAL

3

154

Cartão-alimentação4

794

Cartão-refeição

265

Empréstimos consignados

289

Benefício concedido a docentes, funcionários administrativos, cônjuges, filhos e dependentes legais (estes até o limite de 25 anos, incompletos, na data da matrícula).

1

Plano de assistência odontológica Amil.

2

Benefício concedido a todos os funcionários da instituição, em que 90% do valor do plano é custeado pela USF. O benefício é extensivo aos filhos e cônjuges dos funcionários.

3

Benefício concedido para funcionários técnico-administrativos, destinado exclusivamente para compra de alimentos.

4


BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS AOS DOCENTES CAPACITAÇÃO DO CORPO DOCENTE

O Programa CHAVE trilha o caminho do empreendedorismo inovador na academia, proporcionando o desenvolvimento do capital humano e criativo. Tem como principal objetivo viabilizar a remodelagem e a organização do trabalho pedagógico, em uma abordagem sistêmica, a partir de temas geradores interdisciplinares, articulados por eixos temáticos e operacionalizados por metodologias dinâmicas de aprendizagem, as quais são apoiadas pelas tecnologias educacionais. Nesse sentido, contempla um modelo institucional diferenciado de organização da formação continuada, fundamentado na tríade ensino, pesquisa e extensão e orientado para o desenvolvimento de competências – com envolvimento de toda comunidade acadêmica, atuante nas modalidades de ensino presencial e a distância, envolvendo desde gestores e docentes até funcionários administrativos. Com a utilização de espaços de formação presenciais e digitais, atividades hands on e experienciais, o Programa CHAVE promove ações de formação, tendo como referência a tecnologia e a inovação, as quais envolvem cursos, workshops, oficinas, vivências, treinamentos, encontros e palestras, que são desenvolvidas de acordo com a necessidade e a área de atuação de cada profissional, divididas nas seguintes dimensões.

• Processos Acadêmico-Administrativos, quando são trabalhados temas envolvendo os sistemas de gestão educacional e as rotinas de gestão acadêmica. • Tecnologia da Informação e Comunicação, com treinamentos relacionados com os ambientes institucionais de aprendizagem e as tecnologias educacionais. • Gestão Educacional, que envolve um curso de pós-graduação lato sensu, especialização, MBA em Planejamento e Gestão Educacional, além de capacitações para os aspectos da educação corporativa. • Boas práticas pedagógicas, quando são oferecidas vivências e experiências em metodologias dinâmicas, como novas formas de ensinar e de aprender, além dos aspectos envolvidos na avaliação do processo de ensino-aprendizagem. • Desenvolvimento profissional e pessoal, envolvendo a integração dos funcionários, além da orientação para a carreira e o projeto de vida. Para gestão do Programa CHAVE são empregadas métricas institucionais, por meio do monitoramento dos indicadores do quantitativo de participações, certificações, carga horária, número de eventos e atividades realizadas dentro de suas diferentes dimensões, assim como métricas individuais, que, por meio de um sistema especializado em gestão de pessoas, o sistema VetoRH, possibilitam o acompanhamento de formação de todos os funcionários da USF.

DIMENSÃO | INSTITUCIONAL

A USF conta com uma política de gestão de pessoas que busca, entre outros aspectos, traduzir sua identidade pedagógica por meio de um consistente programa de formação continuada, o Programa CHAVE, cuja nômina é o acrônimo de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e ética.

155


DIMENSÃO | INSTITUCIONAL

A formação continuada docente da USF, assumida como uma prioridade estratégica institucional, é especificamente desenvolvida nas dimensões das boas práticas pedagógicas e da tecnologia da informação e comunicação do Programa CHAVE, com vistas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas eficientes e sustentáveis, permeada de exigências políticas, técnicas, profissionais e humanas. As ações implementadas sustentam-se na ideia da formação de docentes como uma construção para uma atividade profissional, com práticas e saberes específicos, e, portanto, com características próprias.

156

Para tanto, as práticas de formação continuada docente na USF são construídas a partir da reflexão sobre esses saberes e práticas. Além disso, têm como elemento norteador o papel constitucional da educação, promovida e incentivada com a colaboração da sociedade para o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A USF pauta-se nos princípios da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber, do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, da valorização dos profissionais da educação e da garantia de padrão de qualidade, observada a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Notadamente, no cenário da educação superior, a formação continuada docente no Programa CHAVE também se pauta nos princípios relacionados com o estímulo à criação cultural e com o desenvolvimento do espírito

científico e do pensamento reflexivo. Porém, sem descuidar da formação de estudantes aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, voltados para o trabalho de pesquisa e de investigação científica, aspirando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e à criação e difusão da cultura no contexto do entendimento do ser humano e do meio em que vive. Do mesmo modo, são realizadas ações para que o docente descubra o verdadeiro conceito de autonomia e, superando resistências, seja capaz de reorientar sua trajetória profissional para atuar no contexto de um processo de ensino-aprendizagem gerador de competências. Esse processo deve considerar as interações e a complexidade das transformações da realidade educacional, não sendo apenas uma formação conteudista, instrumental e técnica, mas, sim, que enfatize a necessidade de explorar as questões do ser, da dimensão existencial e da intencionalidade de todos os sujeitos envolvidos nele. Dentro desse escopo, partindo da conjectura que a competência é inerente à pessoa, ou seja, um atributo do sujeito e, portanto, intimamente ligada à ideia da pessoalidade, do âmbito e da mobilização, o Programa CHAVE realiza ações formativas para instigar o corpo docente a repensar a relação ensino-aprendizagem, ensejando que o estudante estabeleça relações com o meio em que está inserido e adote comportamentos que envolvam conhecimentos, habilidades e atitudes apropriadas.


Nesse sentido, para atingir tais objetivos, a instituição abre espaço para que os docentes possam solicitar o usufruto de algum incentivo, que, entre outros, podem ser • bolsa de estudos parcial, para cursos de graduação e/ou pós-graduação stricto e lato sensu; • auxílio para que seus docentes e funcionários administrativos participem de congressos, seminários, simpósios e eventos similares, relacionados com a área de atuação; • oferta de cursos de treinamento e atualização profissional, com bolsas; • apoio à divulgação e/ou publicação de teses, dissertações, monografias ou outros trabalhos acadêmicos; • licença, sem perda do vencimento (integral ou parcial), para participação em programas, externos ou internos, de pós-graduação e/ou de treinamento profissionais.

PUBLICAÇÕES E PRODUÇÕES As produções científicas dos docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu são registradas no sistema Coleta/Datacapes, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), uma vez por ano, por ocasião da avaliação de acompanhamento anual efetuada por esse órgão. O Núcleo de Carreira Docente é responsável por manter o registro da produção científica dos docentes que não pertencem aos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, mas que recebem o incentivo financeiro para essa produção. Assim, os comprovantes dessas produções ficam registrados no prontuário do docente. O Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA) coordena os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da USF, não vinculados aos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Os docentes recebem horas-atividades para realização das pesquisas e também orientam alunos em projetos de iniciação científica. O Núcleo de Educação a Distância coopta, entre os docentes da casa, autores e revisores de materiais didáticos e atividades avaliativas de componentes curriculares e programas e cursos oferecidos a distância. Os autores realizam seus trabalhos em conjunto com a equipe multidisciplinar que oferece apoio e orientação na realização dessas atividades, que são consideradas produções técnicas, configurando entre as produções acadêmicas docentes na USF.

DIMENSÃO | INSTITUCIONAL

Adicionalmente, os docentes também podem usufruir de capacitações externas, respeitando o que está estabelecido no Plano de Carreira e nas Convenções Coletivas de Trabalho, em que estão contempladas as possibilidades de afastamento integral ou parcial, auxílio mensalidade, custeio e transporte.

157


CAPACITAÇÕES E TREINAMENTOS Durante o ano, a USF promove encontros, capacitações, treinamentos e oficinas aos docentes e funcionários administrativos da instituição. As ações são promovidas de maneira que possam auxiliar no desenvolvimento profissional e também pessoal dos participantes, dando suporte para as atividades desenvolvidas no dia a dia.

Semana de Planejamento Pedagógico 2020 Realizado no primeiro e segundo semestres de 2020, o evento reuniu docentes, coordenadores e diretores de câmpus com a reitoria e a pró-reitoria da USF. Em fevereiro, ocorreu a edição presencial, que contou com a participação do Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e chanceler da USF, Frei César Külkamp, OFM. Já a edição on-line reuniu todos por meio da plataforma Google Meet.

DIMENSÃO | INSTITUCIONAL

Durante as atividades, foram apresentadas a nova missão, visão e valores da USF, além de todas as etapas da elaboração do Planejamento Estratégico desenvolvido em 2019.

158

Após a abertura oficial, os eventos promoveram uma série de oficinas de capacitação, que fazem parte do Programa de Formação Continuada (Chave), contando com a participação de mais de 500 docentes.


SERVIÇO ESPECIALIZADO EM SEGURANÇA DO TRABALHO O Serviço Especializado em Segurança do Trabalho atua em todas as variáveis relativas à saúde e à segurança do trabalho com o intuito de oferecer proteção à prática das atividades laborais. Destaque para as seguintes atribuições. • Elaborar cronograma de ações para erradicar ou minimizar os riscos, a fim de garantir a saúde dos trabalhadores. • Determinar e monitorar o uso dos equipamentos de proteção individual. • Criar projetos de novas instalações físicas e tecnológicas e acompanhar sua implantação. • Fornecer orientações aos funcionários sobre os riscos ocupacionais aos quais estão expostos e apontar medidas preventivas a serem tomadas. • Inspecionar locais, instalações e equipamentos da instituição e determinar fatores de risco e de acidentes.

• Orientar os funcionários da instituição no que se refere à observância das normas de segurança NRs. • Promover e ministrar treinamentos sobre segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho. • Realizar campanhas e coordenar a publicação de material educativo sobre segurança e medicina do trabalho. • Orientar e acompanhar o trabalho da Cipa, inclusive na realização de campanhas e palestras relacionadas com a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

DIMENSÃO | INSTITUCIONAL

• Propor normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes.

159


ACIDENTE DE TRABALHO É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. No ano de 2020, a Universidade São Francisco registrou quatro acidentes de trabalho, haja vista que a meta é não ocorrer nenhum acidente de trabalho. Recomenda-se investigar e identificar a principal causa desses acidentes e, na sequência, intervir de maneira educativa, realizando palestras e cursos de capacitação para reduzir as ocorrências. Esse trabalho é feito em parceria com a Cipa, que realizou ao longo do ano todas as reuniões mensais de maneira remota.

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), regulamentada pela NR 5, visa a prevenir acidentes e doenças relacionadas com a atividade laboral. É formada por representantes de empregados e empregadores, seguindo os direcionamentos estabelecidos para representar a totalidade dos funcionários da unidade. Faz parte das atribuições da Cipa identificar os riscos de execução da relação de trabalho, elaborar o mapa de risco, realizar periodicamente verificações nos ambientes e quais são as condições de trabalho visando a identificar situações que possam trazer riscos de segurança e saúde aos trabalhadores, entre outras atividades.

DIMENSÃO | INSTITUCIONAL

A comissão promove, em conjunto com o Sesmet, a Sipat (semana interna de prevenção de acidentes e doenças do trabalho).

160


ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS

AÇÕES DE COMBATE À COVID-19

PROCEDIMENTOS PARA ABANDONO E TREINAMENTOS GERAIS DE ABANDONO

Foi estabelecido, no dia 16 de março de 2020, na Universidade São Francisco, um comitê para a organização de ações para a prevenção e o combate ao novo coronavírus: o Comitê Interno de Enfrentamento da Covid-19. Esse comitê vem munindo a comunidade acadêmica com informações úteis sobre o vírus, estabelecendo também recomendações à gestão superior para a condução da Instituição mediante o respeito aos protocolos sanitários.

• Realizar simulado de fuga dos câmpus, a fim de treinar e capacitar a população bem como os brigadistas e o corpo de segurança nas ações de abandono predial.

CONTROLE DA POPULAÇÃO DE BRIGADISTAS E SOCORRISTAS NOS CÂMPUS • Realizar anualmente o controle do número de brigadistas nos câmpus. • Realizar o acompanhamento de treinamento para os brigadistas, atendendo à norma do corpo de bombeiros. • Fazer reuniões com brigadistas para esclarecimentos de atuação, definindo cada função. • Inspecionar os sistemas de combate a incêndios e demais equipamentos de proteção.

O comitê é composto de equipe multidisciplinar, envolvendo 18 representantes de diferentes setores da instituição, que acompanham as ações da comunidade acadêmica e assessoram suas decisões diante do cenário atípico. A segurança do trabalho acompanha todas as decisões do comitê, auxiliando nas orientações e fazendo cumprir todas as orientações propostas pelos representantes. Além de fiscalizar o uso correto dos EPIs fornecidos pela universidade, o distanciamento social e as normas de higiene.

DISTRIBUIÇÃO DE EPIs DE COMBATE À COVID-19 Foram disponibilizados mais de 15 mil kits de EPIs para prevenção do novo coronavírus, todos de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa, e realizadas ações de limpeza e desinfecção dos ambientes com circulação de pessoas. Todas as ações foram fiscalizadas pela segurança do trabalho, garantindo os cumprimentos das normas de higiene ocupacional.

DIMENSÃO | INSTITUCIONAL

• Atender o procedimento de fuga das instalações, visando a preparar o público para as mais variadas situações de emergência.

161


ORGANIZADORES Coordenação do Setor Relatórios Sociais Frei Claudino Gilz, OFM Colaboração no levantamento e organização das informações Núcleo de Extensão Universitária Elaboração Kelli Maritsa Fernandes de Barros Amanda Rodrigues Soares Frei Claudino Gilz, OFM Contabilidade DIMENSÃO | INSTITUCIONAL

Luis Sothë CRC/SP – 185.763/O – 7 T – PR

162

Projeto Gráfico Editora Bom Jesus Crédito das Imagens Acervo Bom Jesus, Reprodução e Shutterstock

Contato Em caso de dúvidas relativas a este Relatório, entre em contato pelo e-mail sustentabilidade@bomjes us.br, pelos telefones (41) 2105 4442 | (41) 2105 4409 ou acesse o site <www.usf.edu.br>.


Quero destacar o convite [de São Francisco de Assis] a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço; nele declara feliz quem ama o outro, ‘o seu irmão, tanto quando está longe, como quando está junto de si’. Com poucas e simples palavras, explicou o essencial duma fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas independentemente da sua proximidade física, do ponto da terra onde cada uma nasceu ou habita.

DIMENSÃO | INSTITUCIONAL

FRANCISCO, op. cit., n. 1.

163


EDITORA BOM JESUS Presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus Frei João Mannes, OFM Diretor-Geral Jorge Apóstolos Siarcos Gerente Pedagógico do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) e da Editora Bom Jesus Marcelo Bianchini Favaro Coordenação da Editora Bom Jesus Márcia Teresinha Schmidt Organização Kelli Maritsa Fernandes de Barros Amanda Rodrigues Soares Frei Claudino Gilz, OFM

DIMENSÃO | INSTITUCIONAL

Projeto Gráfico e Diagramação

164

Editora Bom Jesus

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Soares, Amanda Rodrigues Relatório de sustentabilidade 2020 : USF : educação e pandemia : ressignificando as práticas educativas / Amanda Rodrigues Soares, Claudino Gilz, Kelli Maritsa Fernandes de Barros. -- 1. ed. -Curitiba, PR : Editora Bom Jesus, 2021. ISBN 978-65-87336-40-4 1. Aprendizagem - Aspectos sociais 2. Desenvolvimento sustentável 3. Educação - Finalidades e objetivos 4. Educação ambiental 5. Responsabilidade social 6. Relatórios educacionais 7. Sustentabilidade I. Gilz, Claudino. II. Barros, Kelli Maritsa Fernandes de. III. Título.

21-65684

CDD-304.27 Índices para catálogo sistemático:

1. Relatório : Sustentabilidade : Responsabilidade social 304.27 Aline Graziele Benitez - Bibliotecária - CRB-1/3129

Todos os direitos desta edição estão reservados à Editora Bom Jesus. Nenhuma parte desta obra poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita da Editora.

EDITORA BOM JESUS Rua Anselmo de Lima Filho, 242 81290-250 – Curitiba-PR www.editorabomjesus.com.br


RELATÓRIO 2020 UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

ISBN 978 65 87336 40 4

9 786587 336404

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO


Articles inside

Benefícios e incentivos

7min
pages 154-158

Serviço Especializado em Segurança do Trabalho

3min
pages 159-161

Acontece na USF

16min
pages 137-148

Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para Estudantes (Naepe

2min
pages 121-122

Núcleo de Educação a Distância (NEaD

1min
page 120

Câmpus e cursos

5min
pages 10-14

Qualidade de ensino

4min
pages 31-33

Programas de pós-graduação stricto sensu e produção científica

24min
pages 34-47

Histórico

3min
pages 8-9

Mensagem da diretoria da Casa de Nossa Senhora da Paz

3min
pages 6-7

Diálogo com as partes interessadas

3min
pages 16-20

Compromissos que a USF apoia

1min
page 15

Núcleo de Pastoral Universitária

1min
page 113
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.