Relatório Social Bom Jesus 2012

Page 1



Período do relatório do Bom Jesus Janeiro a dezembro 2011 de 2012

Ciclo de emissão

2012

Abrangência

Anual Brasil

A Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ) apresenta suas ações de sustentabilidade divididas em duas publicações: o relatório das escolas e dos colégios Bom Jesus e o relatório do Centro Universitário e Faculdades FAE. Os relatórios estão fundamentados nas diretrizes da Global Report Initiative (GRI), organização não governamental com sede na Holanda, que fornece orientações à elaboração de relatórios de sustentabilidade para empresas do mundo todo. Divulgados pela primeira vez em 2011, os Relatórios de Sustentabilidade da AFESBJ são um passo a mais nas publicações sociais, apresentadas desde 2003 e, além das diretrizes do GRI, contemplam o disposto em outras bases de conhecimento, como: 1. Erradicar a extrema pobreza e a fome. 2. Atingir o ensino básico universal.

Objetivos do Milênio

3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.

Conjunto de metas, pactuadas no ano 2000, que prevê oito macro-objetivos, com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver.

4. Reduzir a mortalidade na infância. 5. Melhorar a saúde materna. 6. Combater o HIV/aids, a malária e outras doenças. 7. Garantir a sustentabilidade ambiental. 8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

aPRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO | 1


Pacto Global Iniciativa voluntária, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas, que tem como objetivo mobilizar a comunidade empresarial para que adote, em suas práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

“C on tr ib ui çã o em pr es ar ia l pa ra da ec on om ia ve rd e e in cl usa pr om oç ão iv a”

Ciente de sua missão com o instituição promotora do conhecimento e da humana, a AFESBJ ass formação ume o compromisso com o uso eficiente dos rec naturais, promoção dos ursos direitos humanos, inclus ão social e qualidade de vida. Respeitando tais propos tas, o presidente da AF ESBJ, Frei Guido Moaci uso de suas atribuições, r Scheidt, no assinou a carta Contribu ição empresarial para a da economia verde e promoção inclusiva, apresentada na íntegra ao fim des Documento que, a partir te relatório. da adesão de diversas ins tituições, foi apresenta o Fórum de Sustentabili do durante dade Corporativa da Rio +20 e que teve como obj o compromisso assum eti vo pautar ido pelos empresários no que diz respeito à para a promoção do des con tribuição envolvimento sustentáv el e à erradicação da documento apresenta, pob reza. O em seu escopo, dez com promissos elaborados seguintes diretrizes: Pri a par tir das ncípios do Pacto Global , documento oficial par Futuro que Queremos e a a Rio +20 –O contribuições do Global Office para o referido doc umento. No término de cada dimensão deste relató rio, está apresentada identifica como projeto a matriz que s e ações, desenvolvid os pela AFESBJ, ate compromissos assumido ndem aos s na carta para a Rio+20 .

aPRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO | 2


Limites do Relatório O Relatório de Sustentabilidade Bom Jesus 2012 e o Relatório de Sustentabilidade FAE 2012 apresentam informações das unidades que compõem a mantenedora AFESBJ. Para perguntas relativas aos relatórios ou ao seu conteúdo, entre em contato com o Setor Qualidade e Responsabilidade Social: qualidade@bomjesus.br – Telefone: (41) 2105 4572.

Aplicação da metodologia Segundo autoavaliação, o Relatório de Sustentabilidade Bom Jesus e o Relatório de Sustentabilidade FAE, juntos, enquadram-se no nível C de aplicação das diretrizes GRI/G3.

Tema 2012 Em 2012, o Relatório de Sustentabilidade Bom Jesus traz a temática:

Educar para desenvolver: fortalecendo uma consciência sustentável A escolha tem como objetivo promover a reflexão do leitor frente ao assunto, que é apresentado no formato de textos e imagens no decorrer do relatório.

aPRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO | 3


Frei Guido Moacir Scheidt, OFM.

A palavra e as ações relacionadas à sustentabilidade tornaram-se muito presentes nos dias atuais. Este pensamento sistêmico, relacionado à continuidade dos aspectos econômicos, sociais e ambientais, é, e continuará sendo, abordado de forma intensa entre o setor privado, governos e sociedade. Mas, para que a prática da sustentabilidade seja devida, são necessárias mudanças fundamentais no atual e desenfreado modelo consumista, que tanto afeta nosso cotidiano e interfere até mesmo em nossa qualidade de vida. Os princípios em que a sustentabilidade se pauta originaram-se em remotos tempos da humanidade. Podem ser percebidos no meio intenso e límpido da mística medieval, no modo de viver e trabalhar de Francisco de Assis. Em suas exortações, Francisco insistia em um trabalho honesto para que todos compreendessem o sentido do “trabalhar honestamente”. Como exemplo, posso citar um pescador; seu trabalho é honesto à medida que extrai o necessário para sua sobrevivência. Ao exceder essa prática, há de se tomar o devido cuidado para que a atividade não se torne um meio egoísta e consumista de trabalho, que pode prejudicar o ecossistema dos rios e mares. Aproveitando esse exemplo, podemos dizer que, enquanto promotora da educação, a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus ensina a pescar somente o necessário. Queremos que nossos alunos, funcionários e comunidade, diretamente influenciados pelas práticas de nossa instituição, visem a um mundo amplo, repleto de oportunidades, onde o trabalho honesto há de trazer um retorno digno para cada pessoa. Em 2012, diversas iniciativas contemplaram práticas sustentáveis em nossa organização. Como exemplo, temos o Projeto Virtudes, já consolidado nas unidades de ensino Bom Jesus e que tem como objetivo promover a transformação social por meio da educação básica e fundamental. Também nesse ano, a mantenedora AFESBJ assinou a Carta-compromisso para a Rio+20, sendo esta uma iniciativa da Rede Brasileira do Pacto Global, na qual empresas e instituições de todo o país se comprometem com o desenvolvimento sustentável, pautado em dez compromissos listados no documento. Também, o presente relatório traz um apanhado das principais ações que nasceram do nosso desejo de promover a sustentabilidade. Acreditamos que o mundo somos nós e que o presente é a garantia do futuro das próximas gerações. Dessa maneira, almejamos atender desde crianças que mal sabem balbuciar as primeiras palavras até os idosos que repousam incertos de seu futuro. Como entidade franciscana que somos, batalhamos por um mundo fraterno, onde, como irmãos, vivemos e sobrevivemos do que semeamos. Boa leitura! aPRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO | 4


PERFIL

BOM JESUS

DIMENSÃO

6

ENSINo, PESQUISA E EXTENSÃO

30

D i mensão

72

D i mensão

94

D i mensão

A M B I E N TA L

106

ANEXOs

115

INSTITUCIONAL

SOCIAL

aPRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO | 5


S ESU J BOM FIL

PE

R


Afinal, o que significa sustentabilidade? A palavra, que já faz parte da vida moderna, perpassa por diversas áreas, como: administração, economia, engenharia, educação, comunicação etc. Pode-se dizer que é um conceito sistêmico que correlaciona e integra aspectos econômicos, sociais e ambientais da sociedade e que demanda mútua responsabilidade. O tema ganha força na chegada deste século e, também, passa a se tornar símbolo de um mundo melhor. Não pode haver desenvolvimento sustentável onde há pobreza, fome, agressão ao meio ambiente, desigualdade ou qualquer tipo de discriminação. A sustentabilidade ocorre, de forma coerente, onde todos têm a oportunidade de reivindicar seus direitos e expressar suas opiniões. Portanto, um pré-requisito essencial para que uma pessoa possa fazer escolhas sustentáveis é assegurar seu acesso aos direitos humanos. A Declaração Universal dos Diretos Humanos foi instituída em 10 de dezembro de 1948, no período pós-guerra, pela Organização das Nações Unidas. Ela assegura a todas as pessoas o reconhecimento da dignidade, independentemente da cor da pele, do sexo, da classe social ou de orientação religiosa. Sendo assim, ao traçar um paralelo, fica evidente que se desenvolver de forma sustentável requer total atenção aos direitos básicos do ser humano. Não é possível garantir o direito à moradia digna sem avaliar e minimizar os impactos causados ao meio ambiente. Não é possível oferecer acesso à saúde e à qualidade de vida, se não houver uma economia responsável e com distribuição igualitária. A sustentabilidade se aplica a qualquer empreendimento humano, seja familiar, empresarial, nacional ou internacional, e em todos esses níveis é necessário um planejamento economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto. Esse é o grande desafio, não somente para esta, mas para as várias gerações que seguem. Desafio igualmente cristão e franciscano. Faz-se necessário, no mundo em que vivemos, nos inter-relacionarmos de forma equilibrada, respeitando os direitos fundamentais para o fortalecimento da promoção humana, atendendo e garantindo as contingências sociais e a universalização dos direitos sociais.

perfil bom jesus | 7


Promover a formação do ser humano e a construção de sua cidadania de acordo com os princípios cristãos, sob inspiração de Francisco de Assis, produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico.

perfil bom jesus | 8

Formar cidadãos dignos e justos, capazes de ser livres (aprender a pensar), servir a todos com alegria (aprender a fazer) e agir como verdadeiros irmãos (aprender a conviver).


Amor | O amor tem múltiplos significados e

Humildade | É da humildade que aflora a plenitude

várias formas de demonstração. Amar é uma atitude de querer o bem do outro, de acolher e deixar-se acolher por ele. Francisco de Assis amou profundamente a Deus e aos irmãos e pautou sua vida nesse amor.

humana. Quem cultiva a terra bem sabe que o segredo de uma árvore alta e viçosa são as suas raízes, elas sustentam a árvore e, no entanto, não aparecem.

Confiança | Na vida franciscana, a confiança ocupa lugar central. Ela deve ser entendida e vivenciada como inspiração e fundamento para a vida fraterna e para o trabalho.

Diálogo | Mais que entendimento das palavras enunciadas, mais do que falar e ouvir, o diálogo é a expressão da harmonia com um ou mais indivíduos. A virtude do diálogo resulta, segundo a inspiração de Francisco de Assis, de uma afinada coerência entre o que se fala e o que se vive.

Perseverança | A perseverança é o segredo dos que lutam sempre, mesmo que nem sempre saiam vitoriosos. Perseverar é saber que as dificuldades quando reunidas parecem invencíveis, mas se enfrentadas uma a uma podem ser superadas.

Prudência | A prudência é a virtude que governa a ação, é a partir dela que decidimos em meio ao risco. Ser prudente é saber discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e escolher os justos meios para atingi-lo.

Disciplina | “Porque tem margens, o rio chega

Sabedoria | Esta virtude há de mostrar-se, sobretudo, no empenho de viver em harmonia com todas as pessoas, sem abrir mão da própria dignidade.

ao mar”. A disciplina supõe projeto de vida, idealismo e força de vontade.

Solidariedade | Independentemente de haver ou

Fraternidade | Sentimento de irmandade, de amor ao próximo e de harmonia. No plano espiritual, a fraternidade franciscana pode ser qualificada como uma mensagem de testemunho, oferecida ao mundo. Gratidão | Na espiritualidade franciscana, a gratidão nasce do encontro entre dois corações e duas liberdades: o coração e a liberdade de Deus e o coração e a liberdade do ser humano.

não alguém necessitado de ajuda, a solidariedade é a essência humana. Ser solidário é tornar-se verdadeiramente humano.

União | Nas palavras de Francisco de Assis, não há ninguém que não possa aprender ou não tenha algo a ensinar. É por meio da união, ajudando uns aos outros, que se cria uma cultura de paz e harmonia entre as pessoas. Respeito | Respeito significa estima, consideração e reverência. É dever e obrigação que se impõem à conduta de todas as pessoas, visando ao aprimoramento do convívio em sociedade.

perfil bom jesus | 9


Pode-se dizer que a história da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus teve início em 1182, com o nascimento de Francisco de Assis. Ele, filho de um rico comerciante de tecidos, deixou de lado seus bens por amor ao próximo, tornando-se a fonte inspiradora dos ideais franciscanos.

1182

perfil bom jesus | 10

1896

No Brasil, em 1896, o padre Franz Äuling funda a Escola Popular Alemã Católica, para meninos e meninas, na cidade de Curitiba-PR, na Rua do Rosário.

Entre os anos de 1902 e 1903, com a volta do padre Äuling para a Alemanha, a direção da escola é confiada aos Frades Franciscanos, sendo transferida para a Rua 24 de Maio e tornando-se exclusivamente masculina.

1902-1903

1904-1906

Nos anos de 1904 a 1906, a escola foi dividida em duas unidades: uma brasileira, mantida na Rua 24 de Maio, e outra alemã, transferida para a atual Praça Garibaldi. Mais tarde, em 1917, sob os turbulentos tempos da Primeira Guerra Mundial, as seções brasileira e alemã são unidas na Escola Senhor Bom Jesus, na Rua Alferes Poli, também em Curitiba.


1909-1911 Em 1909, fiéis católicos puderam desfrutar de mais um local de oração, com a fundação da Paróquia Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa. A igreja, em 1911, recebeu como vizinha a nova sede da escola que foi posteriormente destruída por um incêndio ocorrido em 1920.

Mas graças ao trabalho e apoio da comunidade, em 1921, foi construído um novo prédio no local.

1920-1921

1926

É então em 1926 que a nova instalação da Escola Senhor Bom Jesus é inaugurada no atual Prédio do Solar, na Rua Alferes Poli, passando a oferecer o Curso Comercial Noturno para jovens profissionais.

Com o Decreto Federal de Nacionalização, em 1938, a Escola Popular Alemã Católica teve de fechar as portas, dando origem à Escola Técnica de Comércio Senhor Bom Jesus.

1938

1955-1956

Nessa sequência de acontecimentos, entre os anos de 1955 e 1956, surge a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ), atual mantenedora das unidades de ensino Bom Jesus e FAE, dando continuidade à arte de ensinar e aprender pautada na filosofia franciscana.

perfil bom jesus | 11


1942 Fundado o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis.

2006 Fundação da Valor Brasil, empresa socialmente responsável, que nasceu com o propósito de oferecer uma real oportunidade de inclusão profissional aos alunos egressos da primeira turma da Escola Especial Bom Jesus.

2012 O grupo integra uma nova unidade de ensino, o Bom Jesus Pindamonhangaba, em São Paulo.

2008 Inaugurada a Viva Esporte Academia.

2000 Criado o Centro de Estudos e Pesquisa (CEP), responsável pelo planejamento curricular de todas as unidades de ensino Bom Jesus.

2007 O Lace – Language Center – passa a ofertar, além do inglês, cursos de espanhol, francês e também preparatórios para exames internacionais.

No decorrer de toda a sua história, o Bom Jesus tem como objetivo inserir os valores franciscanos em suas atividades. Inspirado nos atos nobres de Francisco de Assis, alguém que renunciou seus bens em troca de amparar os necessitados e proteger a natureza, está o nosso propósito de agir com respeito, dedicação, solidariedade, altruísmo e sustentabilidade. Afinal... Somos uma lição de vida!

perfil bom jesus | 12

2011 O Teatro Bom Jesus é reinaugurado e passa a integrar a mostra do Festival de Teatro de Curitiba. Também, nesse ano, é inaugurado o Centro de Eventos, na unidade administrativa Remanso, com sede na cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba.


Com o passar dos anos, diversas unidades de ensino foram incorporadas ao grupo Bom Jesus, atendendo alunos desde a Educação Infantil Fundamental ao Ensino Médio. Esse resultado é fruto de muito esforço e diligência por parte de todos que acreditam no potencial do ser humano. Datas de inauguração das unidades de ensino Bom Jesus:

Bom Jesus Centro

1958

Bom Jesus Aldeia

1976-1977

Bom Jesus Escola Especial

1983

Bom Jesus Água Verde

1996

Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes

1999

Bom Jesus Internacional

2002

Bom Jesus Divina Providência Bom Jesus São José

2005

Language Center (Lace)

2006

Bom Jesus Santo Antônio

2007

Colégio Sesc São José

2008

Bom Jesus Rosário Bom Jesus São José dos Pinhais

2009

2004

Bom Jesus Itatiba

2012

Bom Jesus Pindamonhangaba

1998

Bom Jesus Joana d´Arc Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida Bom Jesus São José Bom Jesus São Miguel Bom Jesus São Luiz Bom Jesus Sévigné

2009

Bom Jesus Rainha da Paz

2010

Bom Jesus Canarinhos

1999

Bom Jesus Santo Antônio Bom Jesus Diocesano

2005

Bom Jesus São José

2007

Bom Jesus Divina Providência Bom Jesus Aurora Bom Jesus Coração de Jesus

perfil bom jesus | 13


Paraná - Curitiba Bom Jesus Água Verde Educação Infantil e Ensino Fundamental. Número de alunos: 1 592

Bom Jesus Centro Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 2 364

Bom Jesus Divina Providência Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 762

perfil bom jesus | 14


Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 2 418

Colégio Sesc São José Ensino Médio. Número de alunos: 711

Lace – Language Center* Curso de inglês, francês, espanhol e português para estrangeiros. Número de alunos: 833 *Além de Curitiba, o Lace está presente nas unidades Bom Jesus de Florianópolis e Blumenau, em Santa Catarina.

perfil bom jesus | 15


Paraná - Outras localidades

Bom Jesus Aldeia Campo Largo Educação Infantil e Ensino Fundamental. Número de alunos: 754

Bom Jesus Escola Especial Campo Largo Ensino Fundamental para alunos com necessidade educativa especial. Número de alunos: 38

Bom Jesus Internacional Colombo Educação Infantil e Ensino Fundamental. Número de alunos: 410

perfil bom jesus | 16


Bom Jesus Rosário Paranaguá Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 583

Bom Jesus São José Rio Negro

Bom Jesus Santo Antônio Rolândia

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 474

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 436

Bom Jesus São José dos Pinhais São José dos Pinhais Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 532 perfil bom jesus | 17


Santa Catarina

Bom Jesus Aurora Caçador Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 364

Bom Jesus Coração de Jesus Florianópolis Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 899

Bom Jesus Diocesano Lages Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 691 perfil bom jesus | 18


Bom Jesus Divina Providência Jaraguá do Sul Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 573

Bom Jesus Santo Antônio Blumenau Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 1 803

Bom Jesus São José São Bento do Sul Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 318

perfil bom jesus | 19


Rio Grande do Sul Bom Jesus Joana d’Arc Rio Grande Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 531

Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida Venâncio Aires Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 302

Bom Jesus Rainha da Paz Lagoa Vermelha Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 344

perfil bom jesus | 20


Bom Jesus São José Vacaria Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Curso Técnico. Número de alunos: 521

Bom Jesus São Luiz Porto Alegre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 204

Bom Jesus São Miguel Arroio do Meio Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 245

Bom Jesus Sévigné Porto Alegre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 336 perfil bom jesus | 21


Rio de Janeiro Bom Jesus Petrópolis – Canarinhos Petrópolis Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 1 105

São Paulo Bom Jesus Externato Pindamonhangaba Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 254

Bom Jesus Itatiba Itatiba Ensino Fundamental e Médio. Número de alunos: 137

perfil bom jesus | 22

S ã o Pa

ulo


Gerentes Back Office Centro de Estudos e Pesquisas Giselli Padilha Hümmelgen Esportes e Viva Esporte Academia Glauco Inocêncio Foltran Financeiro Jorge Apóstolos Siarcos

PRESIDENTE Frei Guido Moacir Scheidt

DIRETOR-GERAL Jorge Apóstolos Siarcos

Comercial/Controladoria Luiz Fernando Fabri Administrativo/Tecnologia da Informação Sergio Roberto Santi Desenvolvimento Institucional Viviane M. S. V. Alves

Gerentes Regionais Eros Pacheco Neto Jorge Henrique Bloch Martins José Laurindo Pereira Machado Nilton Dorizeti Marcomini Regis Ferreira Negrão Rubem Fernando Fink

perfil bom jesus | 23


Unidades Paraná – Curitiba Bom Jesus Água Verde Rosimaria Rezler Yone Maria Figueiredo R. Dantur Bom Jesus Centro Cristiane Jamus Madi Andrioli Suzete Maria Salvaro Beal Bom Jesus Divina Providência Stela Regina G. Wontroba Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes Cleide de Lourdes Barbosa José Geraldo Turezo Colégio Sesc São José Lucinéia de Carvalho Appel

Paraná – Outras Localidades Bom Jesus Aldeia – Campo Largo Patricia Daiani Dias Bom Jesus Escola Especial – Campo Largo Mônica Regina Bertoldi Bom Jesus Internacional – Colombo Giselle Merlin de Andrade Bom Jesus Rosário – Paranaguá Rosicler Schuster perfil bom jesus | 24


Bom Jesus São José – Rio Negro Margarida Maria Weber de Souza Bom Jesus Santo Antônio – Rolândia Patrícia Bordim Pinceli Bom Jesus São José dos Pinhais Monica Krzyzanovski

Santa Catarina Bom Jesus Santo Antônio – Blumenau Marcelo Bianchini Favaro Bom Jesus Aurora – Caçador Marlene Kochinski Bom Jesus Coração de Jesus – Florianópolis Andrea Regina Eckel Bom Jesus Divina Providência – Jaraguá do Sul Elizabeth Portela de Almeida Bom Jesus Diocesano – Lages Raphael Branco Bom Jesus São José – São Bento do Sul Muriel Pinto Amorim

Rio de Janeiro Bom Jesus Canarinhos – Petrópolis Anderson Stumpf Marta de Carvalho perfil bom jesus | 25


São Paulo Bom Jesus Itatiba Angélica C. Puccinelli Bom Jesus Pindamonhangaba Robson Fernando Oldenburg Bom Jesus Santo Antônio do Pari Regina Maria Guido

Rio Grande do Sul Bom Jesus São Miguel – Arroio do Meio Maria Cristina Gabriel Gonzatti Bom Jesus Rainha da Paz – Lagoa Vermelha Silvana Izabel Thomé Bom Jesus Joana d’Arc – Rio Grande Rodrigo Gularte Lovato Bom Jesus São José – Vacaria Clair Eva Coloniezzi Erthal Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida – Venâncio Aires Inês Bernadete Oliveira Schwertner Bom Jesus São Luiz – Porto Alegre Liliane Costa Reis Bom Jesus Sévigné – Porto Alegre Dirce Maria Kossar

perfil bom jesus | 26


MEIO AMBIENTE

recursos naturais

ALUNOS

confiança e credibilidade

FORNECEDORES

produtos e serviços

COMUNIDADE

reputação e imagem

GOVERNO E ENTIDADES REGULADORAS

autorizações e reconhecimentos

FUNCIONÁRIOS

atendimento às leis e regulamentações

parceria e desenvolvimento

cuidado e preservação

ensino de qualidade

projetos e programas

A AFESBJ, ciente da necessidade de proporcionar e manter uma relação de confiança e integração com todo o conjunto de atores que têm interesses legítimos nas suas ações e em seu desempenho, propicia um ambiente de trabalho uno e engajado, em que cada componente, sabendo da importância de seu papel, possa atuar de forma integrada, gerando resultados satisfatórios a todos.

valorização, benefícios e desenvolvimento

dedicação e performance

VALORES FRANCISCANOS

amor disciplina união respeito perseverança solidariedade diálogo confiança fraternidade humildade gratidão prudência sabedoria

perfil bom jesus | 27


Meios de Relacionamento com as Partes Interessadas Alunos

Meios de Relacionamento Central de Atendimento

Para manter a qualidade do trabalho e garantir um bom resultado na prestação de serviço aos alunos, as unidades de ensino Bom Jesus dispõem de canais fundamentais que garantem clareza e transparência na troca de informações.

Central de Relacionamento Ouvidoria Comunicação Eletrônica Relatório de Sustentabilidade

Meios de Relacionamento Comunicação Interna Jornal-mural Intranet Contato Pessoal

Funcionários A disponibilização de canais de comunicação interna permite o desenvolvimento do diálogo dentro da organização, garantindo a todos o acesso às informações de forma correta e fidedigna, independentemente do cargo ocupado.

Documentos da Qualidade Relatório de Sustentabilidade

Comunidade Através de diversos meios de comunicação adotados pelo Bom Jesus, é garantida transparência à comunidade, nos serviços e projetos pautados pela instituição.

Meios de Relacionamento Campanhas Publicitárias Central de Atendimento Central de Relacionamento Ouvidoria Comunicação Eletrônica Relatório de Sustentabilidade

perfil bom jesus | 28


Fornecedores Visando a manter a confiabilidade e a garantia sobre a responsabilidade dos produtos adquiridos, o Bom Jesus busca uma relação sadia com seus fornecedores, pautada na credibilidade e transparência.

Governo e Entidades Reguladoras Tanto o governo quanto demais entidades reguladoras podem se assegurar da diligência das unidades Bom Jesus na educação. Por meio de documentos, certificações, relatórios e fiscalização frequente, tem-se a garantia de um serviço idôneo e de tradição.

Meio Ambiente O compromisso das unidades de ensino Bom Jesus com o meio ambiente está pautado em sua filosofia franciscana e permeado nos projetos pedagógicos desenvolvidos.

perfil bom jesus | 29


E N S I DIMENSÃ O NO, E EX PESQU TENS I ÃO SA


Não são poucas as notícias sobre catástrofes ambientais que afetam diversos países, causam destruições, tiram vidas e deixam sequelas; também, atualmente, são significativos os números relacionados à miséria, à fome, à exclusão ou ao analfabetismo. Sem se esquecer de mencionar as crises econômicas que afetam instituições privadas, governamentais e também países, os quais, até então, pareciam inabaláveis. É necessário que a humanidade compreenda a urgência em adotar uma nova postura, mais transformadora e eficaz, para minimizar os impactos que nós mesmos, em nome do “progresso”, estamos causando. Em 2012, o mundo voltou os olhos para a cidade do Rio de Janeiro, sede da Rio+20, evento que marcou o 20.° aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO-92. Chefes de Estado e de governo, ativistas ambientais, cientistas, representantes de mais de 150 países e a sociedade em geral tiveram a oportunidade e a responsabilidade de discutir rumos para o desenvolvimento sustentável, em nível mundial. Iniciativas como a Rio+20 são o ponto de encontro e de compromisso em direção a uma perspectiva para o futuro, rumo à construção de um planeta mais sustentável. Ações como essa, envolvendo governos, organizações e sociedade, que juntos refletem e definem metas concretas sobre aspectos que precisam ser redirecionados, são coerentes e emergenciais. A concretização de um mundo ideal está muito além de discursos, é incontestável a prática em todos os níveis da sociedade. Essa prática perpassa por um novo modo de ser e de agir, mais criativo e menos predatório, mais fraterno e menos individualista, que leve em conta os valores da empatia e da sensibilidade, e não apenas o uso frio e calculista da razão. O futuro que buscamos deve estar alinhado ao que o nosso planeta tem a nos oferecer. Portanto, é preciso um incansável trabalho de conscientização e mobilização social para reparar os danos causados e evitar novos erros que nós, enquanto humanidade, causamos.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 31


Por gênero

2012 10 561 20 534

9 973

Por escolaridade

1 624

EDUCAÇÃO INFANTIL

12 585

ENSINO FUNDAMENTAL

20 396

5 425

ENSINO MÉDIO

29

2011

Curso Técnico

833 LACE

38

Educação Especial

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 32


Ensinar cada vez melhor é a proposta do Bom Jesus há mais de um século. Seguindo os princípios franciscanos e trabalhando em busca do desenvolvimento integral, o Bom Jesus contribui para a formação do aluno, tornando-o apto a realizar novas leituras da realidade e a resgatar os valores éticos, morais e espirituais que se constituem em referência para o ser humano e para a vida em sociedade. O estímulo à criatividade e à interação com a comunidade e a natureza despertam nas crianças e nos jovens a percepção de que cada indivíduo é agente de transformação do mundo, ressaltando a importância do comprometimento com a justiça, com a dignidade e com a visão universal do homem.

Concepção de Sociedade A educação franciscana tem a intenção de contribuir na construção de uma sociedade justa, socialmente equitativa e solidária, politicamente democrática, culturalmente pluralista e religiosamente ecumênica, de diálogo inter-religioso, pautada pelos princípios éticos, estéticos e políticos em que todos sejam verdadeiramente reconhecidos e respeitados em sua dignidade humana e em suas diferenças. Assim, permite o desenvolvimento de potencialidades, contribuindo para que a autoridade, o saber, os bens naturais e os produzidos pelo esforço comum estejam a serviço do crescimento e sejam partilhados coletivamente.

Concepção de Pessoa e Educação Concebe-se a pessoa, na educação franciscana, como um ser que é imagem e semelhança de Deus, de valor supremo e que se caracteriza como um ser biopsíquico, com emoções e sensações harmonizadas; um ser econômico, usando equilibradamente todos os bens; um ser social, solidário na luta pelos direitos humanos e às necessidades dos outros; um ser político, comprometido com a caminhada da sociedade na busca e no exercício da cidadania; um ser cultural, que respeita e cultiva os conhecimentos, os bens, os valores simbólicos e significativos do seu grupo; e, por fim, um ser religioso, optante por um compromisso de vivência solidária.

Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) O Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Bom Jesus desenvolve um trabalho de parceria com os professores e gestores das unidades de ensino, tendo em vista a garantia da qualidade e a unicidade na aplicação da proposta pedagógica, respeitando a autonomia da gestão local e as diferenças regionais. O CEP está localizado em Curitiba-PR e conta com o trabalho de aproximadamente cem profissionais, entre eles pesquisadores, corpo técnico e administrativo. Os coordenadores pedagógicos do CEP produzem materiais de apoio à prática pedagógica e organizam encontros que contribuem para a formação continuada dos professores.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 33


A proposta pedagógica do Bom Jesus atende à legislação nacional e está pautada na concepção filosófica, teológica e educacional do homem como ser social. Considera a missão da instituição, que é promover a formação do ser humano e a construção da cidadania, de acordo com os princípios franciscanos, produzindo, sistematizando e socializando o saber científico, tecnológico e filosófico.

Educação Infantil No Bom Jesus, a Educação Infantil integra educação e cuidado às experiências de aprendizagem que são organizadas pelos professores. Essas experiências aproveitam a curiosidade das crianças e as instigam à pesquisa e à investigação por meio do trabalho com projetos e da problematização dos temas de estudo. Nessa etapa, a proposta pedagógica do Bom Jesus organiza-se a partir de dois âmbitos de experiências: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo, sendo esses constituídos pelos seguintes eixos de trabalho: identidade e autonomia, movimento, artes visuais, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática. A proposta é desenvolvida por meio de projetos de trabalho que buscam a integração dos diferentes eixos, a partir de problematizações, pesquisas, aulas de campo e investigações.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 34


Ensino Fundamental A abordagem pedagógica do Ensino Fundamental considera a importância da contextualização, da problematização dos conhecimentos escolares e da relação entre a teoria e a prática. Nesse nível de ensino, os alunos desenvolvem projetos que priorizam a integração entre as áreas, relacionando os diversos saberes que compõem o conhecimento escolar. Também são instigados a levantar hipóteses, pesquisar e argumentar para defender uma ideia, a socializar suas descobertas e a analisar as realizadas pelos colegas.

Ensino Médio No Ensino Médio, há o compromisso de educar o aluno para que participe produtivamente das relações sociais, com ética e autonomia. Para tanto, o professor atua como mediador na construção do conhecimento, potencializando as capacidades do educando. Na 3.ª série, são oferecidos subsídios para que o aluno possa prestar o vestibular com domínio de conteúdo e confiança. Nesse nível de ensino, além das disciplinas da grade nacional comum, são ministradas aulas de aprofundamento denominadas Top Fera, que contribuem para a preparação do aluno para o vestibular.

Educação Especial na Educação Básica Para efeitos legais, entende-se por educação especial a modalidade escolar que é ofertada, preferencialmente, na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais, inclusive os educandos que apresentam superdotação. A proposta pedagógica resguarda características específicas dessa modalidade de ensino, trabalhando em conjunto com a família, supervisionando os acompanhamentos externos que sejam necessários ao desenvolvimento do educando e ofertando atividades extracurriculares, com o objetivo de inserir o aluno no contexto social.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 35


O Projeto Virtudes e Atitudes está presente há mais de dez anos na proposta pedagógica para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, de todas as unidades de ensino do Bom Jesus. O desenvolvimento metodológico desse projeto colabora tanto para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes como para a construção de um novo sentido de cidadania, promovendo a solidariedade, o valor da diversidade e o sincretismo cultural. Sua programação está atrelada ao conteúdo de cada série/ano, ou seja, os professores são orientados a relacionar as ações do Virtudes e Atitudes dentro do seu planejamento didático, vinculando-as aos conteúdos escolares. Essa junção possibilita que o aluno perceba que as ações abordadas em sala de aula podem e devem ser aplicadas para a resolução das situações reais da vida. Essa iniciativa tem sua aplicação durante a execução das atividades, denominada Atitudes em Dia, que ocorrem em todas as áreas do conhecimento. Sua prática é feita de forma contextualizada e lúdica, com a participação dos alunos, pais/responsáveis, educadores, funcionários e das entidades parceiras.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 36


r

Amo

ça

eran v e s Per oria

d Sabe ito

e Resp dade

go

arie Solid

Diálo

cia

a

ên Prud

C

nç onfia

ade

ild Hum lina

ip Disc

e

idad

rn Frate

idão Grat o Uniã

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 37


A tabela a seguir apresenta um resumo quantitativo dos envolvidos e beneficiados com as ações Atitudes em Dia do Projeto Virtudes e Atitudes.

Unidade

Envolvidos

Beneficiados

Professores

Bom Jesus Água Verde - Curitiba-PR

1 599

82

5

Bom Jesus Aldeia - Campo Largo-PR

755

34

100

Bom Jesus São Miguel - Arroio do Meio-RS

250

40

50

2

60

3

Bom Jesus Santo Antônio - Blumenau-SC

1 810

56

34

6

610

13

Bom Jesus Aurora - Caçador-SC

367

37

17

3

420

8

Bom Jesus Coração de Jesus - Florianópolis-SC

950

110

28

10

650

4

Bom Jesus Centro - Curitiba-PR

2 846

113

-

19

1 818

10

Bom Jesus Diocesano - Lages-SC

691

52

39

-

1 104

15

Bom Jesus Divina Providência - Curitiba-PR

764

70

30

6

1 340

41

Bom Jesus Escola Especial - Campo Largo-PR

38

10

3

6

215

7

Bom Jesus Internacional - Colombo-PR

412

40

40

4

2 275

9

Bom Jesus - Itatiba-SP

147

17

6

1

1 320

3

Bom Jesus Divina Providência - Jaraguá do Sul-SC

540

40

30

3

180

3

Bom Jesus Rainha da Paz - Lagoa Vermelha-RS

353

18

5

9

713

8

Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes - Curitiba-PR

2 418

160

150

5

1 500

20

Bom Jesus Rosário - Paranaguá-PR

583

34

30

5

2 647

14

Bom Jesus Canarinhos - Petrópolis-RJ

1 210

28

15

12

1 015

15

Bom Jesus Joana d’Arc - Rio Grande-RS

120

10

5

2

40

3

Bom Jesus Externato Pindamonhangaba-SP

250

30

15

3

150

8

Bom Jesus São José - Rio Negro-PR

480

42

47

8

1 248

25

Bom Jesus Santo Antônio - Rolândia-PR

434

21

10

3

700

10

Bom Jesus São José - São Bento do Sul-SC

320

35

20

9

1 300

17

Bom Jesus São José dos Pinhais-PR

543

54

30

2

1 003

6

Bom Jesus São Luiz - Porto Alegre-RS

205

24

10

6

500

8

Bom Jesus Sévigné - Porto Alegre-RS

360

27

37

4

850

15

Bom Jesus São José - Vacaria-RS

346

23

5

6

187

12

Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida Venâncio Aires-RS

302

26

15

4

780

9

19 093

1 233

776

161

26 447

317

TOTAL

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 38

Funcionários Instituições

Projetos

Alunos

Pessoas

Total

8

2 063

10

15

1 759

21


O Bom Jesus tem a preocupação de que as ações do Projeto Virtudes e Atitudes sejam promovidas em todas as unidades de ensino, de maneira que cada aluno possa vivenciar a importância de colocar em prática os valores franciscanos. A seguir, são apresentadas algumas das Atitudes em Dia desenvolvidas em 2012.

ude Virt or Am

O amor tem múltiplos significados e várias formas de demonstração. Amar é uma atitude de querer o bem do outro, de acolher e deixar-se acolher por ele. Francisco de Assis amou profundamente a Deus e aos irmãos e pautou sua vida nesse amor.

Poucos sentimentos são tão incondicionais como o amor dos pais por seus filhos. Nas unidades do Bom Jesus, o vínculo familiar é continuamente estimulado por meio de atividades que propiciem o convívio direto na relação família/escola.

Dia das Mães • Em um momento de integração e diversão, as mães dos alunos da unidade Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário – Paranaguá-PR foram convidadas a participar de uma aula de ginástica, com orientação de uma professora de Educação Física. • Na unidade Bom Jesus Coração de Jesus – Florianópolis-SC, o Dia das Mães foi comemorado com o incentivo à prática esportiva. Envolvidas em oficinas de dança, vôlei e alongamento, cerca de 840 mães, com seus filhos, tiveram a oportunidade de cuidar do corpo e da mente. • Na unidade Bom Jesus Canarinhos – Petrópolis-RJ, as mães foram recepcionadas com apresentações feitas pelos alunos, em seguida participaram de uma oficina de automaquiagem. • Cerca de 230 pessoas estiveram envolvidas nas atividades em comemoração ao Dia das Mães no Bom Jesus Diocesano – Lages-SC. Mães e filhos ouviram histórias e montaram brinquedos, utilizando materiais recicláveis.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 39


Dia dos Pais • Atividades lúdicas e recreativas, com a participação de pais e alunos, realizadas nas dependências do Seminário de Corupá, marcaram a comemoração do Dia dos Pais da unidade Bom Jesus São José – São Bento do Sul-SC. • Cerca de 230 pessoas, entre pais e alunos, participaram de um divertido momento de integração na minigincana dos pais, realizada na unidade Bom Jesus São Luiz – Porto Alegre-RS.

ude Virt iança f Con

Na vida franciscana, a confiança ocupa lugar central. Ela deve ser entendida e vivenciada como inspiração e fundamento para a vida fraterna e para o trabalho.

Bom Jesus São Miguel – Arroio do Meio-RS Os alunos da 8.ª série organizaram uma atividade recreativa com os estudantes das séries iniciais da instituição Abrigo dos Menores, localizada no município de Arroio do Meio. Foram realizadas atividades recreativas como brincadeiras e jogos coletivos. Ao final do encontro, os alunos distribuíram balas e pirulitos doados por uma empresa do município. Ao todo, 136 menores foram beneficiados nessa ação. DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 40


ude Virt logo Diá

Mais que entendimento das palavras enunciadas, mais do que falar e ouvir, o diálogo é a expressão da harmonia com um ou mais indivíduos. A virtude do diálogo resulta, segundo a inspiração de Francisco de Assis, de uma afinada coerência entre o que se fala e o que se vive.

Bom Jesus Água Verde – Curitiba-PR Buscando a promoção do diálogo em suas diferentes formas, a unidade firmou parceria com a Escola Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júnior, referência na educação inclusiva para alunos com deficiência auditiva em Curitiba-PR. Em uma das atividades propostas, ocorreu um “bate-papo” por meio da linguagem de sinais, entre a família de um aluno, cuja mãe apresenta surdez, e os alunos do 5.° ano da unidade. Foi uma oportunidade de estimular a inclusão social e o respeito à diversidade.

ude Virt iplina Disc

“Porque tem margens, o rio chega ao mar”. A disciplina supõe projeto de vida, idealismo e força de vontade.

Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário – Paranaguá-PR Pais e alunos do 9.° ano e do Ensino Médio assistiram à palestra ministrada pelo professor de Formação Humana Santareno Augusto de Miranda e pela professora Solange Inês Bencke Dorocinski, coordenadora do Projeto Virtudes e Atitudes. A conscientização acerca das virtudes foi um ponto fundamental da palestra, que buscou resgatar valores, possibilitando aos alunos a reflexão sobre a necessidade de envolvimento em propostas que visem a transformação social e melhores condições de vida da comunidade.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 41


ude Virt nidade er Frat

Sentimento de irmandade, de amor ao próximo e de harmonia. No plano espiritual, a fraternidade franciscana pode ser qualificada como uma mensagem de testemunho, oferecida ao mundo.

Bom Jesus Coração de Jesus – Florianópolis-SC Os alunos, após uma conversa com o Padre Siro Manoel de Oliveira, da Catedral de Florianópolis, propuseram-se a arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene, para atender os florianopolitanos que batem à porta da Catedral em busca de ajuda. Também, voltados à virtude Fraternidade, os estudantes da Educação Infantil confeccionaram cestas de páscoa e doaram a 195 crianças atendidas pelo CEI Manoel Cunha, localizado no município de São José-SC.

ude Virt tidão Gra

Na espiritualidade franciscana, a gratidão nasce do encontro entre dois corações e duas liberdades: o coração e a liberdade de Deus e o coração e a liberdade do ser humano.

Bom Jesus São José dos Pinhais-PR Os alunos do 2.° ano do Ensino Fundamental vivenciaram a virtude Gratidão por meio dos ensinamentos de Santa Clara e São Francisco de Assis. Após confeccionarem personagens dessas personalidades, cada aluno se propôs a entregar peças de roupa para doação. Também, os alunos levaram os personagens confeccionados para casa, com a responsabilidade de promover um momento de reflexão, sobre a virtude Gratidão, junto de seus familiares. Essa atividade proporcionou a arrecadação de 101 peças de vestuário e 15 pares de calçado, posteriormente encaminhados a uma instituição carente.

Bom Jesus Aldeia – Campo Largo-PR Após assistirem à palestra da psicopedagoga da creche Anjo da Guarda, localizada em Campo Largo-PR, os alunos do 7.° ano se organizaram para a arrecadação de produtos de higiene para doação à creche. Um total de 145 itens foi arrecadado, beneficiando 135 crianças. DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 42


ude Virt ildade Hum

É da humildade que aflora a plenitude humana. Quem cultiva a terra bem sabe que o segredo de uma árvore alta e viçosa são as suas raízes, elas sustentam a árvore de pé e, no entanto, não aparecem.

Bom Jesus Diocesano – Lages-SC Compartilhando a virtude Humildade, os alunos do colégio levaram doces e salgados para dividir com colegas, funcionários, professores e integrantes da instituição Irmãs Clarissas dos Pés Descalços. Após a bênção dos alimentos, pelo Frei Lino, todos partilharam o lanche coletivo. Cerca de 730 pessoas participaram da confraternização.

Bom Jesus Divina Providência – Curitiba-PR Os alunos do 8.° ano, após visitarem a instituição Casa Lar do Pai, em Curitiba, propuseram-se a compor um ambiente de estudos e atividades para as crianças ali abrigadas. O resultado dessa iniciativa foi a doação de itens, como: computadores, escrivaninhas, DVDs infantis, fantoches e material escolar, arrecadados com toda a comunidade escolar. Os alunos foram pessoalmente ao local para fazer a entrega dos donativos, que beneficiaram 20 crianças, abrigadas pela instituição.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 43


ude Virtverança e Pers

A perseverança é o segredo dos que lutam sempre, mesmo que nem sempre saiam vitoriosos. Perseverar é saber que as dificuldades quando reunidas parecem invencíveis, mas se enfrentadas uma a uma podem ser superadas.

Bom Jesus Santo Antônio – Blumenau-SC • Os alunos do colégio tiveram a oportunidade de interagir com membros da Associação de Cegos do Vale do Itajaí-SC, assistindo a demonstrações artísticas, com músicas e artesanatos. Nas aulas de diferentes disciplinas, os estudantes manusearam objetos com os olhos vendados, descrevendo características observadas através do tato. • Alunos do 5.° ano assistiram ao jogo goalball, conduzido por membros da associação. Trata-se de um esporte praticado por atletas cegos ou de baixa visão, cujo objetivo é arremessar uma bola sonora, com as mãos, no gol do adversário. • Essas atividades, que envolveram cerca de 150 pessoas, tiveram como objetivo compreender as dificuldades e a perseverança enfrentada por pessoas com deficiência.

ude Virt ência Prud

A prudência é a virtude que governa a ação, é a partir dela que decidimos em meio ao risco. Ser prudente é saber discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e escolher os justos meios para atingi-lo.

Bom Jesus Divina Providência – Jaraguá do Sul-SC Compreendendo que a qualidade de vida é uma questão de optar por hábitos saudáveis, o colégio promoveu a Caminhada das Virtudes. O evento contou com a participação de toda a comunidade escolar, em um percurso de área natural preservada. Os participantes foram convidados a colaborar na doação de materiais de limpeza e roupas usadas, que foram destinadas às instituições parceiras Casa Padre Aluísio Boing e Lar Provisório, que atende crianças em situação de risco. A ação beneficiou 70 pessoas.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 44


ude Virt doria e Sab

Esta virtude há de mostrar-se, sobretudo, no empenho de viver em harmonia com todas as pessoas, sem abrir mão da própria dignidade.

Bom Jesus Joana d’Arc – Rio Grande-RS Motivados pelo aprendizado adquirido nas aulas de Ciências, os alunos pesquisaram sobre a importância nutricional de alguns vegetais na alimentação. Após esse trabalho, os estudantes buscaram receitas nutritivas feitas com partes de frutas, legumes e verduras que, muitas vezes, são erroneamente desperdiçadas. A fim de compartilhar o conhecimento adquirido, as receitas foram publicadas em um livro, com tiragem de cem cópias. O livro foi distribuído entre os alunos e as famílias assistidas pela Associação de ex-alunas Santa Joana d’Arc, instituição beneficente que presta assistência social na cidade de Rio Grande.

ude Virt riedade da Soli

Independentemente de haver ou não alguém necessitado de ajuda, a solidariedade é a essência humana. Ser solidário é tornar-se verdadeiramente humano.

Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes – Curitiba-PR Na Campanha do Agasalho 2012, alunos da Educação Infantil ao 4.° ano praticaram a virtude Solidariedade. A arrecadação de roupas, na comunidade escolar, beneficiou cerca de 900 pessoas de diferentes instituições de assistência social.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 45


ude Virt ião Un

Nas palavras de Francisco de Assis, não há ninguém que não possa aprender ou não tenha algo a ensinar. É por meio da união, ajudando uns aos outros, que se cria uma cultura de paz e harmonia entre as pessoas.

Bom Jesus São José – Vacaria-RS • Alunos da 7.ª série organizaram uma festa junina e ensaiaram

quadrilha com os idosos da Casa de Repouso Santa Isabel, situada em Vacaria. Finalizando o momento de integração, foi servido um lanche, promovendo a união entre os estudantes e 40 moradores do local. • Em outra oportunidade de vivenciar a virtude União, os alunos do Nível D visitaram a Casa Abrigo Divina Providência, beneficiando 32 crianças atendidas pela instituição, com a entrega de uma doação de roupas. A atividade foi fruto do Projeto Com que Roupa eu Vou?, desenvolvido em diversas unidades de ensino Bom Jesus, no qual a comunidade escolar foi estimulada a arrecadar peças de vestuário para doação.

ude Virt peito Res

Respeito significa estima, consideração e reverência. É dever e obrigação que se impõem à conduta de todas as pessoas, visando ao aprimoramento do convívio em sociedade.

Bom Jesus São Luiz – Porto Alegre-RS A turma do 1.° ano do Ensino Fundamental visitou os idosos da Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados, em comemoração ao Dia dos Avós – 26 de julho. Na oportunidade, foi entregue uma cesta de café da manhã aos 140 moradores. Os estudantes também levaram cartões, com a temática Meio Ambiente, tendo em vista práticas conscientes para um planeta sustentável. DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 46


Realizada anualmente, sob coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Campanha da Fraternidade oferece, durante o período da quaresma, uma oportunidade de reflexão sobre diferentes temáticas da vida em sociedade. Em 2012, o tema Fraternidade e Saúde Pública – Que a Saúde se Difunda sobre a Terra objetivou um despertar sobre a qualidade da saúde pública no país.

ha Oração da Campan

12

da Fraternidade 20

or,

Senhor Deus de am Pai de bondade,

nós vos louvamos e pelo dom da vida,

agradecemos

ação. cuidais de toda a cri pelo amor com que isto, Vosso Filho Jesus Cr ia, assumiu a cruz em sua misericórd , todos os sofredores dos enfermos e de u a esperança sobre eles derramo e. de vida em plenitud , o Vosso Espírito. Enviai-nos, Senhor , para que ela, Guiai a vossa Igreja a sempre mais, pela conversão se faç vo, enfermidades do po solidária às dores e unda sobre a terra. e que a saúde se dif /www.cnbb.org.br>. Disponível em: <http:/

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 47


Campanha da Fraternidade em Ação A cada ano, o tema da Campanha da Fraternidade inspira alunos e professores a despertar o sentimento de caridade e transformação social, por meio da ajuda ao próximo. A prática desse sentimento é realizada, nas unidades de ensino Bom Jesus, a partir de atividades pedagógicas. Algumas imagens da Abertura da Campanha da Fraternidade: • Bom Jesus Internacional – Colombo-PR. • Bom Jesus Canarinhos – Petrópolis-RJ. • Bom Jesus Aldeia – Campo Largo-PR.

Notas Solidárias Bom Jesus Joana d’Arc – Rio Grande-RS Os alunos da 6.ª e 7.ª série participaram do Projeto A Nota é Minha, lançado pelo governo do Estado. A ação consistiu em arrecadar notas fiscais da população e, posteriormente, doá-las a instituições credenciadas. Essas instituições recebem, em troca das notas fiscais, recursos do governo do Estado para investir em obras sociais. Aliados à temática da Campanha da Fraternidade, que trata sobre saúde pública, os mais de 500 cupons fiscais, arrecadados pelos estudantes, foram entregues ao Hospital Universitário da cidade de Rio Grande.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 48


O Tempo Franciscano faz parte da Proposta Pedagógica do Bom Jesus e é realizado no 3.° trimestre de cada ano, com a promoção de ações nas quais a obra e o carisma de São Francisco de Assis são lembrados de forma especial. Nesse período, professores e alunos participam de celebrações, bênção de animais, atividades pedagógicas e reflexões sobre o cuidado com a natureza.

Francisco de Assis, inicialmente, um jovem rico e adepto dos prazeres materiais da vida, decidiu abandonar tudo, em afronta à sociedade burguesa em que vivia. Entregou-se a um estilo de vida pautado na pobreza, simplicidade e em total amor a todas as criaturas. Sua ternura e estima rendeu-lhe seguidores, popularizando sua santidade entre fiéis do mundo todo.

Bênção dos Pães Bom Jesus Santo Antônio – Blumenau-sc Pautados pelo espírito franciscano, os alunos do 1.° ano do Ensino Fundamental participaram da bênção dos pães. Após a celebração e bênção, os pães foram distribuídos a todos os alunos do colégio, em um gesto de partilha e amizade.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 49


Bênção dos Animais No mês de outubro, as unidades de ensino Bom Jesus realizam a bênção dos animais. Alunos e funcionários, com seus familiares, participam da celebração, realizada por freis franciscanos e, em seguida, recebem a bênção para seus animais de estimação. Essa atitude revive o amor que São Francisco de Assis tinha pelas criaturas da natureza. • Na unidade Bom Jesus São José – São Bento do Sul-SC, cerca de 200 pessoas participaram da bênção dos animais. • No Bom Jesus Santo Antônio – Rolândia-PR, 444 pessoas levaram seus animais de estimação para receber a bênção. • Toda a comunidade escolar esteve envolvida nessa atividade no Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida – Venâncio Aires-RS. • Cerca de 450 pessoas estiveram presentes na bênção dos animais na unidade Bom Jesus Sévigné – Porto Alegre-RS.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 50


As unidades de ensino do Bom Jesus estão entre as 8 mil escolas, em 177 países, que integram o Programa de Escolas Associadas da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O objetivo desse programa é fortalecer o papel da educação, oferecendo ensino de qualidade que promova inclusão e justiça social, preparando cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel, tanto na comunidade local como global. As instituições que fazem parte do PEA se reúnem com as coordenações, regionais e nacional, para apresentação e discussão de seus projetos. Como garantia de seu compromisso, recebem um certificado emitido pela Unesco, de Paris. O Bom Jesus, na qualidade de filiado ao projeto, desde 2008, assumiu o compromisso de promover os valores da Unesco, visando à construção de um ideal de paz e, ao mesmo tempo, elevando seus padrões de qualidade na educação.

Ano Internacional do Cooperativismo A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, em reconhecimento ao papel fundamental das cooperativas na promoção do desenvolvimento socioeconômico de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o cooperativismo “está ligado à união de pessoas para o atendimento de aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de sociedade coletiva”. Colocando em prática esse conceito, as unidades de ensino do Bom Jesus, como filiadas ao PEA, desenvolveram o Projeto Mãos para o Mundo, com ações educacionais que instigaram os alunos à construção de uma consciência, voltada para princípios e valores do cooperativismo. Algumas ações realizadas, em destaque, apresentam-se nas páginas a seguir.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 51


Bom Jesus Centro – Curitiba-PR Inspirados nos ideais do cooperativismo, os alunos do 8.° ano arrecadaram materiais de higiene pessoal, limpeza e alimentação, que foram doados à Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia, localizada em Curitiba. A atividade contribuiu para que os alunos compreendessem a importância de instituições filantrópicas, que colaboram com o desenvolvimento socioeconômico de milhões de pessoas no mundo todo. Cerca de 460 crianças foram beneficiadas com a ação.

Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes Curitiba-PR Alunos do 8.° ano desenvolveram trabalho social com o objetivo de ajudar uma instituição carente na identificação de suas necessidades e implementação de ações prioritárias e/ou viáveis. A instituição beneficiada foi o Centro Municipal de Educação Infantil Ouro Verde, Campo Largo-PR, que atende 102 crianças carentes, entre um e três anos de idade. Entre as ações realizadas, estão a entrega de uma biblioteca, com 300 livros, uma brinquedoteca, quatro aparelhos de TV, dois aparelhos de DVD, dois aparelhos de vídeo, um videogame, uma videoteca, centenas de fraldas para os bebês, colchões e roupas e a instalação de uma casinha de boneca. Os alunos também ajudaram nas atividades de análise de melhor utilização do espaço físico, como pintura de jogos recreativos, no piso do Centro de Educação.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 52


Bom Jesus Internacional – Colombo-PR Os alunos do 8.° ano, como proposta de ações de cooperativismo, atuaram no atendimento de necessidades do Colégio Estadual Professor Altair da Silva Leme, em Colombo. Foram doados materiais para o refeitório e artigos esportivos, arrecadados junto à comunidade escolar.

Bom Jesus Aldeia – Campo Largo-PR Alunos do 8.° ano participaram da montagem de uma brinquedoteca na Escola Municipal Madalena Portella, em Campo Largo. A iniciativa exigiu planejamento e dedicação em várias etapas, entre elas uma palestra sobre cooperativismo, visita à escola municipal para conhecimento da situação atual, organização de uma campanha para arrecadação de brinquedos, pintura das paredes e, por fim, montagem da brinquedoteca.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 53


Exposição PEA As instituições de ensino paranaenses, filiadas ao PEA, apresentaram, por meio de uma exposição fotográfica, as principais ações desenvolvidas durante o Projeto Mãos para o Mundo, em prol do ano internacional do cooperativismo. Dentre as iniciativas, destacaram-se: revitalização de espaços físicos, arrecadação de alimentos e roupas, feira de artesanato, aulas de reforço para crianças com dificuldades de aprendizagem etc. A mostra foi aberta ao público, no Shopping Novo Batel, em Curitiba-PR.

A prática de esportes é uma grande aliada ao bom funcionamento do corpo humano. A atividade física contribui para a saúde, acelera o metabolismo, combate a depressão e, também, melhora o humor. Além desses benefícios, esporte e lazer ajudam na promoção da autoestima e unem as pessoas que compartilham tais momentos. Pensando nesses benefícios, o Bom Jesus realiza atividades esportivas e de lazer, com o objetivo de integrar alunos, funcionários e comunidade, e que, ao mesmo tempo, construam um ambiente de amizade e solidariedade.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 54


Passeio Ciclístico O evento, que tem como objetivo o estímulo à prática esportiva, além de oferecer a oportunidade de maior integração entre a família e a escola, conta, anualmente, com significativa participação da comunidade escolar. Em 2012, o tema da Campanha da Fraternidade Que a Saúde se Difunda sobre a Terra esteve presente na realização da atividade a partir do convite ao cuidado da saúde, por meio da prática esportiva. Durante a iniciativa, os participantes tiveram acesso às informações sobre como manter e adquirir hábitos de vida mais saudáveis, além de vivenciarem momentos de convivência e lazer. • Na unidade Bom Jesus São José – São Bento do Sul-SC, o evento marcou a abertura oficial do Projeto Virtudes e Atitudes. Durante o percurso, os participantes observaram placas com mensagens sobre a vivência das virtudes. • Quase 330 pessoas participaram da atividade no Bom Jesus São José – Rio Negro-PR. Na oportunidade foram sorteadas camisetas e uma bicicleta. • No Bom Jesus Divina Providência – Jaraguá do Sul-SC, a atividade, além de incentivar a prática do exercício físico, mostrou a importância de uma alimentação saúdavel. Os participantes foram recepcionados no colégio com uma mesa repleta de frutas. • Na unidade Bom Jesus São José dos Pinhais-PR, mais de 700 pessoas, entre pais, alunos e professores, participaram do Passeio Ciclístico.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 55


Dia Internacional do Desafio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes – Curitiba-PR

Hora de Relaxar e Refletir Bom Jesus São José Rio Negro-PR Por estarem passando pelo período preparatório para o vestibular, os alunos da 3.ª série do Ensino Médio vivenciam um período de tensão. A direção da escola decidiu oportunizar a esses alunos momentos de relaxamento em uma área de lazer, fora do ambiente escolar. Durante a atividade, uma palestra sobre a virtude Prudência contribuiu para promover a autoconfiança e a determinação aos estudantes, além de orientá-los em como trabalhar com a frustação. Ao todo, 73 alunos participaram da atividade.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 56

Dia 30 de maio foi comemorado o Dia Internacional do Desafio. A data faz referência a uma campanha criada no Canadá, com o objetivo de incentivar a prática esportiva como meio de se obter uma melhor qualidade de vida. O evento é difundido mundialmente com incentivo do poder público de cada cidade, das instituições da sociedade civil, de empresas, de voluntários locais e dos próprios participantes. Na unidade de ensino Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, os alunos do 7.° ano aderiram à iniciativa realizando atividades recreativas, além de assistirem a um vídeo informativo sobre o tema.


Viva Esporte Academia A Viva Esporte Academia é uma unidade do grupo Bom Jesus, localizada no bairro Cristo Rei, em Curitiba-PR. Dispondo de equipamentos modernos, grande área verde e professores especializados, o espaço disponibiliza, ao público em geral, atividades físicas, como: modalidades em ginástica, tênis, jiu-jítsu, judô, dança de salão, spinning, musculação, natação e hidroginástica.

Projeto Tênis Especial do Paraná A Viva Esporte Academia é parceira, há quatro anos, do Projeto Tênis Especial do Paraná, que, liderado pelo professor Laércio Guimarães, atende cerca de 50 alunos. A academia cede suas quadras, gratuitamente, para que crianças e jovens, com alguma deficiência motora ou cognitiva, pratiquem tênis de campo. A atividade possibilita a melhora do acervo e repertório motor, da capacidade cognitiva, bem como propicia a convivência dos jovens com a sociedade.

De um lado, a arte é o meio para manifestação de sentimentos, emoções e sentidos; do outro, a cultura é a expressão de valores, crenças e costumes de um grupo de indivíduos ou da sociedade. Separadas, elas podem simplesmente ser um objeto de estudo; no entanto, juntas, podem expressar os valores e as crenças de uma sociedade, disseminar a diversidade, semear o respeito e propagar o conhecimento. Na intenção de difundir a arte e a cultura, o Bom Jesus desenvolve atividades que visam a inserir ambos os conceitos na vida dos alunos, a fim de que estes respeitem ideias, incentivem a imaginação e valorizem a criatividade.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 57


Livros Literários Doados à Pastoral da Criança Bom Jesus Divina Providência Jaraguá do Sul-SC Durante a realização dos jogos interséries, os alunos do 6.° ano do Ensino Fundamental e da 2.ª série do Ensino Médio foram convidados a arrecadar livros literários, novos ou usados, em bom estado de conservação, para serem doados à Pastoral da Criança de Jaraguá do Sul. Mais de 2 000 obras foram arrecadadas e separadas em kits por série e faixa etária. A ação beneficiou cerca de 800 crianças atendidas pela Pastoral.

Projeto Ritmos Bom Jesus Itatiba-SP Cerca de 850 pessoas, entre pais, funcionários, professores e comunidade em geral, assistiram ao Projeto Ritmos, protagonizado pelos alunos do colégio. O objetivo da atividade foi o de promover a linguagem corporal, por meio da dança ou interpretação, além de estimular os estudantes a desenvolverem suas habilidades e responsabilidades nas atividades em grupo.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 58


Arte e Solidariedade Bom Jesus Santo Antônio – Rolândia-PR Mais de 600 pessoas, entre alunos, familiares e convidados, participaram do evento XI Elizabeth Video Awards realizado no Country Club de Rolândia. Nessa oportunidade, os estudantes mostraram suas habilidades artísticas em vídeos produzidos durante as aulas de Língua Inglesa. O evento também foi motivo para a arrecadação de mais de 600 litros de leite, que foram doados para as instituições Lar dos Idosos Manaain, Sociedade São Vicente de Paulo e Hospital do Câncer de Rolândia.

Coral Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes Os alunos participantes do Coral Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes elevaram o espírito natalino em diversas pessoas, por meio da arte do canto. Entre as apresentações que marcaram as comemorações de fim de ano, são destacadas:

Creche Municipal Ouro Verde – Campo Largo-PR Além de se apresentarem para as crianças e para os funcionários da creche, os integrantes do coral também fizeram a entrega de presentes arrecadados por alunos e familiares do 7.° e 8.° ano da unidade. No total, foram 115 crianças beneficiadas com a ação.

Unidade Administrativa Remanso A unidade administrativa Remanso pode conferir o resultado da dedicação dos alunos ao estudo da música. Todos os funcionários acompanharam e cantaram as canções natalinas apresentadas pelas crianças do coral.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 59


Teatro Bom Jesus Desde 1975 o Teatro Bom Jesus, localizado no centro da cidade de Curitiba-PR, está estruturado para receber espetáculos culturais, formaturas e eventos corporativos. Com capacidade para 658 pessoas, as contínuas melhorias feitas em sua estrutura ao longo dos anos oferecem um adequado projeto acústico, ar-condicionado, portaria e espaços apropriados para cadeirantes e pessoas portadoras de necessidades especiais. A partir de 2011, o Teatro Bom Jesus tornou-se um dos espaços escolhidos para a mostra do Festival de Teatro de Curitiba, evento reconhecido pela importante colaboração na divulgação da arte e cultura nacional.

Imagem de divulgação da peça Nenhum Dia se Passa sem Notícias Suas

Em 2012, quatro peças do Festival de Teatro de Curitiba foram encenadas no Teatro Bom Jesus: Nenhum Dia se Passa sem Notícias Suas, Palácio do Fim, O Libertino e Julia.

Apresentações Especiais • Em comemoração aos seis anos do Grupo de Teatro Bom Jesus, no mês de dezembro foi aberto ao público os espetáculos Moulin Rouge e Chicago. O ingresso para cada apresentação foi a doação de 1 kg de alimento não perecível. Dessa forma, foi arrecadado um total de 2 050 itens que foram entregues à Chácara Menino 4 Pinheiros, instituição que atende aproximadamente 80 meninos que estão em situação de vulnerabilidade social. • O Grupo de Teatro da FAE apresentou o espetáculo O Auto da Farsa. A peça foi uma adaptação de duas obras do escritor Ariano Suassuna. A entrada foi gratuita, atraindo um grande público, que lotou o teatro.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 60


Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) Em atividade desde 1942, o IMCP está registrado no Conselho Nacional de Serviço Social como entidade filantrópica, de caráter cultural e assistencial, sem fins lucrativos. Baseado em princípios do ensinamento franciscano, a educação alerta os coralistas e alunos de música sobre a necessidade de doação de talentos, além da quota diária de dedicação, disciplina, valores e respeito às atividades desenvolvidas, proporcionando uma formação digna do caráter humano. Também, por meio de participações em eventos populares, destinados à comunidade, busca contribuir no enriquecimento cultural da sociedade. O IMCP mantém os corais: • Canarinhos de Petrópolis, formado por 50 meninos, com idades entre 9 e 19 anos. • Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, composto de 52 meninas, com idades entre 9 e 19 anos. • Coral dos Aprendizes, que atende 30 meninos e meninas com idades de 8 a 9 anos. O Instituto também promove intercâmbios, recebendo coros estrangeiros, com o intuito de proporcionar aos coralistas a cultura e o interesse por outros idiomas, além da troca de experiências.

Gravações O Coral dos Canarinhos de Petrópolis gravou os CDs Reflexos do Brasil – Música Sacra da Atualidade e Ó Vinde Ver já Nasceu, ambos produzidos na sede do IMCP. O CD de música sacra brasileira dos séculos XX e XXI foi lançado no dia 8 de dezembro, como parte integrante das comemorações dos 70 anos do Coral dos Canarinhos. O CD de Natal, Ó Vinde Ver já Nasceu, com músicas natalinas, foi encomendado pela instituição alemã Missionszentrale der Franziskaner com tiragem de 200 mil cópias, para serem distribuídas aos benfeitores da instituição, na Europa.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 61


Apresentações dos Corais Coral dos Canarinhos: • Apresentação na premiação dos executivos de finanças no Jockey Clube do Rio de Janeiro-RJ. • Apresentação para um público de 600 pessoas em Vila Velha-ES. • Participação no Projeto Mais Criança, na Rio+20, organizado pela Fundação Xuxa Meneghel. • Participação na Bauernfest – Festa do Colono Alemão, em Petrópolis-RJ. • Abertura do Festival de Inverno da Dell’Arte, com a participação do organista alemão Christian Schimitt. • Participação no concerto de encerramento do II Festival de Inverno do Rio de Janeiro. • Participação no VII Congresso Regional (Sudeste) em Cássia-MG. Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis: • Concerto das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis na Bauernfest de Petrópolis-RJ – Festa do Colono Alemão. • Concerto no Festival de Inverno do Sesc – Teresópolis-RJ. Na ocasião, as Meninas dos Canarinhos de Petrópolis apresentaram um concerto contando a história da Era do Rádio no Brasil. • Concerto no Festival de Inverno do Sesc – Petrópolis.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 62


Participação em eventos culturais • Apresentação do Coral dos Canarinhos e Coral das Meninas dos Canarinhos no concerto didático para alunos da Escola Suíça do Rio de Janeiro-RJ. • Participação do Coral dos Canarinhos e do Coral das Meninas dos Canarinhos no concerto com o Coro de Maulbronn, da Alemanha. • Participação do Coral dos Canarinhos com o Coro de Pitea (Suécia), para um público de 250 pessoas. • Participação do Coral dos Canarinhos no Coro e na Orquestra da cidade de Malmo na Suécia, para um público de aproximadamente 150 pessoas.

Inaugurada em 1983 com o objetivo de atender crianças e jovens com necessidades especiais, a Escola Especial é mantida pela AFESBJ e encontra-se fisicamente integrada ao colégio Bom Jesus Aldeia, em Campo Largo-PR. O planejamento curricular da Escola é individualizado e prevê o trabalho em diversas áreas de conhecimento, como: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Ensino Religioso e Educação Física. Todas as atividades realizadas primam pelo desenvolvimento integral dos alunos, respeitando individualidades e potencializando suas capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética e estética, de relação interpessoal e de inserção social. O atendimento aos alunos é feito por meio de pequenos grupos, distribuídos segundo a faixa etária e/ou programação didático-pedagógica. O programa inclui o Ensino Fundamental Especial até 14 anos e, após essa idade, os alunos iniciam o Ensino Especial de Jovens e Adultos.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 63


Reflexão e Informação No dia 11 de agosto, para comemorar o Dia do Estudante, os alunos da Escola Especial desenvolveram o Projeto Ser Estudante é Exercer a Prática das Virtudes e Atitudes. Os alunos, junto dos funcionários e professores, participaram de uma ação restaurando móveis usados, arrecadando livros e materiais escolares. Os objetos arrecadados foram doados à Associação Lar Feliz, entidade que atende crianças e adolescentes afastados da tutela de seus familiares. A entrega das doações foi realizada pelos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer os jovens da instituição assistencial, em um momento de integração e lazer.

A pastoral escolar busca proporcionar e incentivar o diálogo entre alunos, professores e funcionários no âmbito espiritual e solidário, a fim de que a relação com o divino e a prática do bem sejam diferenciais na educação. Entre as atividades realizadas em 2012, estão:

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 64


Bênção de Santo Antônio Em comemoração ao Dia de Santo Antônio – 13 de junho –, foi realizada a bênção dos pães, nas dependências do Bom Jesus Centro. A cerimônia, presidida pelo Frei Nelson Hillesheim, mostrou aos alunos a devoção de Santo Antônio para com os pobres, aos quais desejava que nunca lhes faltasse o pão. Buscando manter a espiritualidade franciscana, uma vez que Santo Antônio pertencia a essa Ordem, a unidade Bom Jesus Centro motivou alunos, professores e funcionários a vivenciarem um momento de partilha em comunidade, para isso os pães benzidos foram repartidos entre os participantes.

Encontro da Família Foi realizado, no Convento São Boaventura, o encontro de formação dos pais dos alunos da catequese, promovido pela Arquidiocese de Curitiba-PR. O tema desse evento foi Família – Santuário do Amor de Deus, em que, por meio de palestras, dinâmicas e vivências, os pais foram convidados a refletir sobre a missão de educar seus filhos, diante de tantos desafios vivenciados em sociedade. Durante o encontro, os pais comentaram suas expectativas e preocupações, percebendo que tanto os sonhos como as angústias podem ser compartilhadas com os demais. Para finalizar o evento, todos foram convidados a participar da Celebração Eucarística, presidida pelo Frei Claudino Gilz, que mostrou a importância da família no caminho vocacional dos filhos. *Outras ações, promovidas pela Pastoral, estão relatadas no Relatório de Sustentabilidade FAE 2012.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 65


Acompanhamento de Desempenho Profissional (ADP) Buscando manter a qualidade e a excelência na prestação de serviços, o Bom Jesus realiza anualmente a pesquisa de Acompanhamento de Desempenho Profissional (ADP). O processo envolve todas as unidades e possibilita uma análise detalhada do corpo docente e da equipe pedagógica em aspectos relacionados às práticas pedagógicas, comportamentais e técnicas. A pesquisa conta com a participação de alunos do 5.° ano do Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio, professores, gestores, assessores, coordenadores disciplinares, coordenadores de educação física e coordenadores do Centro de Estudos e Pesquisas. Esse instrumento vem apoiando o planejamento e o redirecionamento das ações, visando ao desenvolvimento de processos e melhorias para a instituição.

Encontro Pedagógico O encontro pedagógico tem como objetivo a apresentação, análise e discussão dos encaminhamentos pedagógicos da Instituição aos professores, colocando-os em contato com a abordagem educacional do Bom Jesus, além de proporcionar a integração entre os participantes. Os encontros acontecem no início dos dois semestres letivos, oportunidade em que os professores das unidades de ensino Bom Jesus, que atuam em um mesmo estado, reúnem-se com os coordenadores do Centro de Estudos e Pesquisas, para análise e discussão de todo o material pedagógico que será apresentado aos alunos. Em 2012, cerca de 1 200 professores participaram do evento.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 66


Ouvidoria No Bom Jesus, a Ouvidoria representa agilidade na solução de problemas, contribuindo para a retroalimentação de informações, essencial ao aprimoramento institucional e ao aumento de credibilidade. É um espaço que garante a participação efetiva da sociedade, por meio de sugestões, críticas, informações, solicitações, opiniões, reclamações, denúncias e elogios. Com prazo médio de 48 horas para retorno das solicitações recebidas, a Ouvidoria busca assegurar o atendimento acessível, confidencial, imparcial, ético e comprometido com os direitos dos manifestantes e com o cumprimento das normas e dos princípios da instituição. Utilizando a ferramenta CRM (Customer Relationship Management), a Ouvidoria tem o acompanhamento de todo o processo de atendimento, bem como fornece estatísticas e análises que apoiam as decisões gerenciais e pedagógicas. Em 2012 foram registrados e concluídos 8 798 atendimentos, relacionados a temas diversos.

ELOGIO

INFORMAÇÃO

RECLAMAÇÃO

OUTROS ATENDIMENTOS

90

4 799

1 616

2 293

Satisfação com Relação ao Atendimento Ao receberem resposta às suas solicitações, os clientes são convidados a responder a uma pesquisa de satisfação, enviada via e-mail. Em 2012, cerca de 60% dos clientes concordaram em responder à pesquisa e, para 77% destes, o grau de satisfação com o atendimento foi dentro do esperado.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 67


Prêmio Proteção Brasil 2012 O case Sipat 2011 foi agraciado como Menção Honrosa no Prêmio Proteção Brasil 2012, na categoria atuação da Cipa. O material, que trata da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, teve a temática voltada para a sustentabilidade e foi desenvolvido pelo Setor de Segurança do Trabalho, em conjunto com o Setor de Capacitação e Treinamento, Cipas das unidades Bom Jesus, Departamento de Saúde Escolar e empresas parceiras da AFESBJ de Curitiba-PR. O Prêmio Proteção Brasil tem o objetivo de reconhecer o esforço das organizações e dos profissionais na melhoria do ambiente de trabalho, além de divulgar práticas bem-sucedidas nas áreas de saúde e segurança laboral. A cerimônia de premiação, realizada no estado do Rio de Janeiro, contou com a participação do reitor do Centro Universitário FAE, Frei Nelson José Hillesheim, com a coordenadora do Grupo de Enfermagem, Rosmeire Paez Maia, e com o professor da FAE e Técnico em Segurança do Trabalho da AFESBJ, Luiz Maurício Wendel Prado.

“Em oito anos de concurso, somos a primeira Instituição de Ensino a receber este prêmio. Estamos quebrando um paradigma de que a prevenção de acidentes é mais importante para a indústria do que para o setor de serviços, onde a incidência dos acidentes vem aumentando com o passar dos anos.” Luiz Maurício Wendel Prado

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 68


Prêmio IT Leaders Sergio Roberto Santi, gerente de Tecnologia da Informação (TI) da AFESBJ, recebeu em 2012, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio IT Leaders. A premiação, que condecora os maiores líderes de Tecnologia da Informação no país, concedeu a Santi o destaque na categoria Educação. O mérito foi devido ao desenvolvimento do Programa de Inovação Tecnológica na Educação (Pite), responsável por auxiliar os docentes na apresentação de suas aulas, com tecnologia e inovação.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 69


A matriz a seguir apresenta os itens da Carta-compromisso Rio+20 atendidos pelos projetos da dimensão Ensino, Pesquisa e Extensão.

PROJETOS AFESBJ ITENS DA CARTA-COMPROMISSO | RIO+20 4. Fortalecer o papel do consumidor e a importância das suas escolhas de consumo, considerando todo o ciclo de vida dos produtos e serviços.

5. Direcionar nossos investimentos sociais ao fortalecimento de três aspectos: a) inclusão social da camada mais pobre da população; b) educação e desenvolvimento de competências para a sustentabilidade; c) promoção da diversidade humana e cultural. 6. Reforçar o cuidado de nossos relacionamentos com as respectivas partes interessadas, de modo a promover o comportamento ético e a coibir toda e qualquer forma de corrupção. Isso inclui os cuidados éticos no processo de comunicação das características de nossos produtos e serviços.

7. Definir metas concretas para os aspectos mais relevantes da contribuição de cada um dos nossos negócios para o desenvolvimento sustentável e relatar publicamente a evolução do atendimento desses compromissos.

8. Promover a difusão do conhecimento, respeitando a propriedade intelectual de melhores práticas empresariais focadas em ampliar a contribuição para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

9. Contribuir nas discussões sobre o desenvolvimento sustentável, a economia verde e inclusiva, a economia de baixo carbono ou qualquer outro tema correlato nos fóruns empresariais, como sindicatos e associações dos quais fazemos parte, especialmente no Comitê Brasileiro do Pacto Global, em universidades e escolas de negócios e junto à sociedade organizada e ao governo, de modo a influenciar e ser influenciado nessa interação.

10. Influenciar e apoiar as decisões e políticas do governo brasileiro que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 70


DIMENSÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | 71

Ouvidoria

Pastoral Escolar

Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis

Ações – Arte e Cultura

Ações – Esporte e Lazer

Programa de Escolas Associadas, da Unesco

Campanha da Fraternidade

Virtudes e Atitudes

Relatório de Sustentabilidade


L d i mensão IONA

TU I T S IN

C


Uma criança, recém-chegada ao mundo no ano de 2012, é mais um ser humano a somar com os mais de 7 bilhões de habitantes do planeta Terra. Essa mesma criança, ao completar sua maior idade, irá conviver com cerca de 3 bilhões a mais de pessoas incluídas na classe média, o que resultará em um aumento de 50% na produção alimentícia, 45% de energia elétrica e em torno de 30% a mais de água. Esses dados, que em um primeiro momento podem parecer alarmantes, deixam evidente que as crianças de hoje serão as responsáveis por uma nova forma de desenvolvimento, a qual esperamos que seja mais inclusiva, proporcionando melhoria para todos. Cabe aos adultos educarem as novas gerações no comprometimento com a sustentabilidade, planejando um futuro em que se faça mais com menos, sem utilizar desnecessariamente ou de forma inadequada os recursos naturais disponíveis. O conjunto de metas pactuado nos Objetivos do Milênio, em seu Item 2, assegura que todas as crianças devem cursar o ensino primário. Contudo, 67 milhões delas ainda não estão fazendo parte do ambiente escolar. Investir em educação proporciona o avanço na busca pelo desenvolvimento sustentável e é também o meio mais eficiente para promover a qualificação individual e tirar as pessoas da pobreza e da desigualdade social. Não se trata apenas de dados numéricos, mas também de vidas humanas. Há que se levar em consideração a qualidade de vida para todos, eliminando toda e qualquer forma de exclusão e preconceito. Desenvolvimento sustentável é, necessariamente, desenvolvimento inclusivo, em que os princípios de fraternidade e corresponsabilidade aliam-se ao de igualdade. O grande desafio está em atuar nessa direção, promovendo mudança de atitude e uma educação que vise à adoção de uma nova consciência. É preciso estimular a capacidade intelectual, para que o ser humano compreenda e se posicione de forma responsável com sua família, sua empresa, sua pátria, com a natureza e o planeta.

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 73


1 035 MASCULINO

Por gênero

2 208 FEMININO

Por estado e gênero 73

356

24

3 243

MASCULINO

49

37 MASCULINO 73

FEMININO

FEMININO

595 110

1 401 FEMININO

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 74

192

MASCULINO

403

FEMININO

708 MASCULINO

2 109

MASCULINO

282

TOTAL

FEMININO

74


Por tipo de emprego e carga horária Tempo parcial |

até 25 horas semanais de trabalho

474

419 248

55

13

PR

SC

2

2

RJ

SP

40 35

8 RS

PR

Total Administrativo

SP

RS

PR

SC

RJ

SP

184 RS

Total Geral

918

998

acima de 25 até 44 horas semanais de trabalho

1 635

1 016

619

190 38 24 PR

RJ

42 37

Total Professor

80

Tempo integral |

SC

261

176

SC

RJ

SP

Total Administrativo

1 4 10

142 RS

334

144

68

30 12 30 PR

SC

RJ

SP

Total Professor

835

RS

PR

SC

36

RJ

SP

172 RS

Total Geral

2 2 45 DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 75


Por faixa etária Abaixo de 18 anos*

De 18 a 35 anos

De 36 a 60 anos

Acima de 60 anos

2

1 042

1 021

44

2 109

2

273

314

6

595

0

43

63

4

110

0

32

41

0

73

1

161

188

6

356

5

1 551

1 627

60

3 243

PR SC RJ SP RS TOTAL

*Inclui um aprendiz no Rio Grande do Sul e 4 funcionários administrativos.

Por tempo de serviço PR SC RJ SP RS TOTAL

Até 3 anos

De 4 a 6 anos

969

484

280

186

105

52

33

2 109

298

116

77

38

29

13

24

595

25

28

25

19

8

5

0

110

35

5

18

6

6

3

0

73

180

79

23

16

25

20

13

356

1 507

712

423

265

173

93

70

3 243

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 76

De 7 a 10 anos De 11 a 15 anos De 16 a 20 anos De 21 a 25 anos Acima de 25 anos


Por grau de escolaridade PR SC RJ SP RS TOTAL

Ensino Fundamental

Ensino Médio

Ensino Superior

Pós-graduação

183

615

951

356

2 109

67

122

279

126

595

14

24

57

15

110

5

15

39

14

73

43

79

146

88

356

312

855

1 472

599

3 243

Por tipo de contrato TEMPO INDETERMINADO*

PR SC RJ SP RS TOTAL

TEMPO DETERMINADO**

Estagiários

TErceiros (RPA)

2 056

53

160

184

588

7

29

43

109

1

13

3

70

3

0

2

350

6

18

44

126 75 418

3 173

70

220

276

3 7 39

2 4 53 667

*Indeterminado: Válido enquanto perdurar a relação de emprego. **Determinado: Com datas de início e término acordadas entre trabalhador e empregador, não podendo ultrapassar o período de dois anos. Inclui contratos em caráter de experiência vigentes na data-base do relatório.

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 77


O prédio Remanso faz parte do complexo da Aldeia Franciscana e está localizado em Campo Largo-PR. Importante sede administrativa da instituição, abriga diversos departamentos que atendem as unidades do Bom Jesus e da FAE.

Engajar o corpo docente, técnico-administrativo e de apoio é essencial ao bom desempenho institucional. Com esse propósito, a AFESBJ desenvolve, analisa e aprimora continuamente suas políticas institucionais de forma a garantir um bom desempenho profissional de toda sua equipe.

Contratação Negociação Coletiva A AFESBJ tem 100% dos funcionários abrangidos por acordos de negociação coletiva.

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 78


Funcionários em Cargo de Chefia* PR

SC

RJ

SP

RS

Total (homens e mulheres) em cargo de chefia

24

7

2

2

8

Mulheres em cargo de chefia

16

2

1

1

7

Percentual de mulheres em cargo de chefia

67%

29%

50%

50%

87%

*Os números apresentados referem-se aos cargos de chefia da alta administração, considerando Gerência/ Gestor.

Remuneração Proporção do salário mais baixo, pago pela instituição, comparado ao salário mínimo nacional:

Mais baixo salário, pago pela instituição (referente a 220 horas/mês) Mínimo Nacional em 2012 – R$ 622,00

PR

SC

RJ

SP

RS

693,83

800,00

659,32

693,05

786,46

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 79


Benefícios e Incentivos O trabalho e a dedicação do corpo docente e técnico-administrativo devem ser reconhecidos, valorizados e incentivados. Para tanto, a AFESBJ propicia a seus funcionários estímulos e benefícios.

Benefício

N.° beneficiados

Alimentação subsidiada

1 253

Cesta básica¹

451 Titulares

1 402

Dependentes

1 481

Titulares

1 461

Dependentes

1 349

Plano de saúde²

Plano odontológico Previdência privada

430

Programa de empréstimos

314

Seguro de vida³

3 463

Transporte gratuito4

160

¹Benefício presente nas unidades de Curitiba e região metropolitana, concedido a funcionários com salário-hora igual ou inferior a R$ 5,35. ²A AFESBJ, em parceria com a Unimed, oferece a seus funcionários assistência médica, com valor de mensalidade menor que as praticadas no mercado. ³Inclui 3 243 funcionários e 220 estagiários. Benefício concedido aos funcionários que trabalham nas unidades de Campo Largo-PR. 4

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 80


Desconto nas Mensalidades Escolares Enquanto instituição de ensino, uma das maiores contribuições oferecidas aos docentes e funcionários é o benefício relacionado ao desconto nas mensalidades. De acordo com normas institucionais, o desconto é estendido ao cônjuge, aos filhos dos funcionários e, também, aos estagiários que estudam na FAE. Número de beneficiados (funcionários, dependentes e estagiários) com descontos nas mensalidades escolares Bom Jesus

1 132

FAE

396

Distribuição de Livros Didáticos A AFESBJ oferece material didático gratuito aos filhos de funcionários que estudam nas unidades Bom Jesus. Em 2012 foram distribuídos 939 kits.

Desconto na Viva Esporte Academia Funcionários da AFESBJ têm 50% de desconto nas mensalidades da Viva Esporte Academia. Filhos, pais e cônjuge dos funcionários têm direito a 10% de desconto. Em 2012, 108 funcionários AFESBJ usufruíram do benefício.

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 81


A AFESBJ, norteada pelos princípios franciscanos, busca proporcionar constante desenvolvimento aos seus funcionários, por meio de capacitações e treinamentos que favoreçam o crescimento institucional, centrado em valores humanos fundamentais. Por meio do PDP, são trabalhados dois eixos norteadores: capacitação e treinamento, que buscam desenvolver, além das competências técnicas, o relacionamento interpessoal e o autoconhecimento. Em 2012, foram realizadas 170 capacitações administrativas e 42 pedagógicas, com a participação de 1 300 funcionários.

Programa para Desenvolvimento de Lideranças

Ambientação para Novos Funcionários

Durante todo o ano, a AFESBJ realizou treinamentos visando ao aprimoramento no desempenho de 88 lideranças O departamento de Desenvolvimento Institucional da de setores. Em aulas expositivas, AFESBJ disponibiliza, para seus novos funcionários, o dinâmicas e reflexões, os programa de ambientação, que tem como objetivo apresentar a participantes tiveram a empresa e suas políticas básicas. Após liberação on-line, o novo oportunidade de discutir temas funcionário tem acesso a assuntos como Filosofia da Instituição, como trabalho em equipe, Missão e Visão, Projeto Virtudes e Atitudes, Atendimento ao diversidade, comunicação Cliente, Postura Ética e Profissional, Normas Administrativas, Saúde entre liderança e liderados, Ocupacional/Segurança do Trabalho, Saúde/Qualidade de Vida e Sistema administração de conflitos, de Gestão da Qualidade. entre outros. Em 2012, foram capacitados 503 novos funcionários.

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 82


Programa de Educação Corporativa Para garantir a formação continuada da equipe pedagógica, a AFESBJ implementa o Programa de Educação Corporativa, que disponibiliza encontros de leitura, estudo de textos, organização de grupos de estudo e trocas de experiências. O programa é organizado pelos coordenadores do Centro de Estudos e Pesquisas, a partir de diferentes temas e áreas de conhecimento. Nesse ano, 495 professores, da Educação Infantil e Fundamental I e II, participaram do programa.

AFESBJ no V Congresso de Educadores Franciscanos No mês de outubro, cinco funcionários e professores da AFESBJ participaram do V Congresso Internacional de Educadores Franciscanos, em Quito, no Equador. O evento teve como objetivo promover os valores da educação franciscana e incentivar a criatividade na pastoral educativa. Para todos os 800 participantes, o encontro foi uma rica oportunidade para aumentar a fraternidade franciscana e a troca de experiências.

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 83


Departamento de Saúde Escolar e Ocupacional (DSEO) O DSEO, desde sua criação em 1994, vem ampliando suas ações nas áreas de saúde escolar e ocupacional. É composto por pediatras, médicos do trabalho, fonoaudiólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos e psicopedagogos. O DSEO mantém, em diversas unidades, ambulatórios para atendimento de alunos e funcionários. Dentre as ações desenvolvidas em 2012, destaca-se a criação do Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais, com o objetivo de capacitar professores e alunos no tema Habilidades Sociais, essencial para a promoção de saúde mental e emocional.

Atribuições do DSEO 1. Prestação de primeiros socorros em ocorrências no ambiente escolar e de trabalho. 2. Identificação de alunos com necessidades especiais na área da saúde. 3. Identificação de alunos com necessidades educacionais especiais por meio do Setor de Psicologia e Psicopedagogia (SPP), promovendo a inclusão desses alunos e o seu acompanhamento. 4. Realização de programas de triagem auditiva, visual, de linguagem e de pediculose entre os alunos, identificando problemas que possam prejudicar o seu desempenho escolar e a sua saúde. 5. Exames periódicos de saúde – destinados a todos os funcionários, para avaliar a saúde do trabalhador e diagnosticar precocemente as suas alterações, relacionadas ou não com o labor, e dar continuidade ao trabalho educacional de promoção e proteção da saúde. 6. Exames admissionais e demissionais de funcionários da instituição. 7. Treinamento individual aos professores para o uso adequado da voz – serviço prestado pelos fonoaudiólogos internos ou conveniados. 8. Treinamento de primeiros socorros para funcionários da instituição, incluindo manobras de reanimação cardiopulmonar. 9. Instrução de funcionários da instituição sobre prevenção de acidentes com alunos. 10. Instrução de professores, coordenadores disciplinares e outros funcionários sobre saúde mental e emocional (ex.: habilidades sociais, bullying, depressão, transtornos mentais, entre outros) e sobre dificuldades de aprendizagem. 11. Administração de vacina contra influenza (gripe), oferecida aos funcionários de todas as unidades. 12. Prevenção de acidentes, por meio de medidas educativas aos alunos e funcionários, monitoramento do espaço escolar etc.

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 84


Indicadores do Departamento de Saúde Escolar e Ocupacional Setores do DSEO Saúde Escolar Serviço de Psicologia/Psicopedagogia Serviço de enfermagem

Medicina ocupacional Fonoaudiologia ocupacional

Programas

2012

Programa de triagem – alunos

12 300

Funcionários treinados*

2 455

Atendimentos realizados

13 975

Atendimentos prestados a alunos

122 130

Atendimentos a funcionários

9 572

Exames médicos ocupacionais

2 575

Vacinação de funcionários (gripe)

2 393

Exames fonoaudiólogos

889

*Treinamentos relacionados aos itens 8, 9 e 10 da listagem anterior “Atribuições do DSEO”.

Setor de Segurança do Trabalho O setor atua na segurança dos funcionários a partir de atividades como orientação ao uso dos equipamentos de proteção individual, acompanhamento e orientação sobre a legislação trabalhista vigente, participação na elaboração de projetos e reformas de edificações e assistência às unidades no que diz respeito aos procedimentos pertinentes à segurança. Em 2012, foram 3 170 horas de treinamento relativas à prevenção de acidentes, contando com a participação de 997 funcionários, de 22 unidades da AFESBJ.

INDICADORES DO SETOR SEGURANÇA NO TRABALHO* PR SC RS SP

RJ

Acidentes de trabalho

Dias perdidos

Doenças ocupacionais

Óbitos relacionados ao trabalho

Taxas de lesões

146

299

0

0

0

18

76

0

0

0

3

17

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

Os itens com dados zerados indicam que não foram apresentadas ocorrências em 2012.

*Envolvendo funcionários, estagiários e terceirizados.

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 85


Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) A AFESBJ possui comissões de prevenção de acidentes de trabalho, que, legalmente, para sua formação, considera o grau de risco e número de funcionários.

As comissões que representam a totalidade dos funcionários realizaram diversas ações em 2012, entre as quais: • observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho; • solicitar medidas para reduzir ou eliminar os riscos existentes; • estabelecer relação de diálogo e conscientização entre os trabalhadores. A Cipa é responsável por realizar ações de prevenção de acidentes, inspeções, relatórios, treinamentos e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que envolve toda a comunidade escolar.

Cipeiros eleitos em 2012 – unidade Lamenha Lins, Curitiba-PR

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 86


Sipat AFESBJ Em 2012, com o tema Saúde e Segurança: Viver Melhor Depende de Nós!, os setores Capacitação e Treinamento e Segurança do Trabalho organizaram o evento que contou com várias oficinas e palestras envolvendo empresas parceiras. Cerca de 500 funcionários, das unidades de Curitiba e região metropolitana, participaram das atividades.

Sipat Unidades Em outubro as unidades administrativas e de ensino Bom Jesus tiveram a sua Sipat interna. O evento, disponível aos funcionários e alunos, ofereceu palestras, oficinas e exames de saúde gratuitos. Confira alguns exemplos das atividades realizadas.

Atividades Sipat – Lamenha Lins • Oficina sobre uso de EPIs • Treinamento sobre abandono em caso de incêndio, para alunos e funcionários

• Workshop na empresa Valor Brasil

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 87


Atividades Sipat – Sede Administrativa Remanso • Demonstração do uso de extintores • Palestra Uma Lição de Vida, ministrada pelo coordenador da área de Formação Humana do CEP, Prof. Santareno Augusto Miranda • Oficina de ergonomia • Exame de prevenção ao glaucoma

Ginástica Laboral Para evitar o sedentarismo e visando à prevenção de doenças, algumas unidades AFESBJ incentivam os funcionários à prática da ginástica laboral. Com informativos impressos, em que são apresentados os passos para a execução dos exercícios, todos são convidados a dispor de 10 minutos diários, três vezes por semana, para práticas que ajudam na melhora da condição física e da qualidade de vida.

Unidade Lamenha Lins Unidade Administrativa Remanso

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 88


Na unidade administrativa Remanso, a Cipa distribuiu fôlderes explicativos com dicas de exercícios de alongamento.

Projeto Viver Bem Em seu primeiro ano de funcionamento, o Projeto Viver Bem é uma iniciativa da AFESBJ (Curitiba e região metropolitana), para contribuir na qualidade de vida dos funcionários e seus familiares. As atividades, em sua maioria, são desenvolvidas pelos acadêmicos da FAE com orientação do corpo docente. Os serviços, listados a seguir, são ofertados gratuitamente ou com baixo custo aos interessados.

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 89


Práticas Jurídicas Possibilita aos funcionários, que ganham até três salários mínimos, o acesso gratuito à justiça, nas áreas de Direito Civil, de Família, Previdenciário e Criminal. Em 2012 foram prestados 18 atendimentos.

PsicoFAE Oferece serviços psicológicos aos funcionários e seus familiares. Os atendimentos são agendados conforme triagem, mediante o pagamento de taxa simbólica; as demais consultas são cobradas de acordo com a renda mensal do funcionário. Nesse ano foram atendidos 11 funcionários e 10 filhos de funcionários.

Esporte FAE Visando à melhoria da saúde e à qualidade de vida dos funcionários da AFESBJ, são proporcionadas nas dependências da FAE, Prédio I, modalidades esportivas, como futsal, basquete, tênis de mesa e vôlei, em horário noturno e sem nenhum custo.

Officio Design O escritório Officio Design oferece serviços de design em negócios, totalmente sem custo aos funcionários que ganham até três salários mínimos.

Agência Talento Na agência experimental de comunicação Talento, os funcionários da instituição que ganham até três salários mínimos podem usufruir da criação de serviços de Publicidade e Propaganda, totalmente gratuitos. DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 90


Durante todo o ano, a AFESBJ procura proporcionar momentos de integração aos seus funcionários. Para tanto, cada unidade é responsável por organizar festividades que incluem datas comemorativas, aniversariantes, encerramento das atividades anuais, entre outras.

Aniversariantes do Mês Mensalmente, na unidade administrativa Remanso, os aniversariantes são anunciados e, com os demais funcionários, recebem uma bênção. Em seguida ocorre a comemoração com bolo, salgados e doces.

Datas Comemorativas Em comemoração ao Dia dos Professores, cada uma das unidades de ensino Bom Jesus promoveu uma festa de confraternização. Na ocasião, todos os funcionários, professores e administrativos foram presenteados com um relógio. • No CEP, para comemorar o Dia dos Professores, a unidade reuniu seu pessoal em um momento de confraternização, no qual todos foram presenteados. • Para a AFESBJ, todos que trabalham, direta ou indiretamente, em prol da educação, são considerados educadores. Dessa forma, o corpo técnico-administrativo da unidade Remanso também foi presenteado no Dia dos Professores.

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 91


Festa de Confraternização de Fim de Ano Como forma de celebrar as conquistas de mais um ano, as unidades Bom Jesus promoveram uma festa de confraternização para os funcionários. • Cerca de 260 funcionários da FAE participaram do jantar de encerramento de ano, realizado no restaurante Veneza, em Curitiba-PR. • O Bom Jesus Sesc São José ofereceu um jantar de confraternização no restaurante Nelbe, em Curitiba-PR. • Os funcionários da unidade administrativa Remanso marcaram presença no restaurante Dom Antonio, para comemorar as conquistas de 2012. A festa contou com um animado sorteio de brindes. • Encerrando 2012, o Centro de Estudos e Pesquisas reuniu 133 funcionários em um almoço de confraternização. A unidade aproveitou o próprio espaço físico para encenar uma peça em comemoração ao nascimento de Jesus.

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 92


ITENS DA CARTA-COMPROMISSO | RIO+20

Integração

Segurança do Trabalho/Saúde Ocupacional/Cipa/ Sipat

PROJETOS AFESBJ

Política de Contratação, Remuneração, Benefícios e Incentivos

A matriz a seguir apresenta os itens da Carta-compromisso Rio+20 atendidos pelos projetos da dimensão Institucional.

2. Atuar nos processos produtivos e cadeias de valor (fornecedores e clientes), de forma a: a) melhorar a eficiência do uso dos recursos ambientais e reduzir qualquer forma de desperdício; b) ampliar o uso de fontes renováveis; c) promover a geração de empregos dignos; d) promover o diálogo, a cooperação e o comprometimento, visando a ampliar a contribuição da cadeia para o desenvolvimento sustentável.

5. Direcionar nossos investimentos sociais ao fortalecimento de três aspectos: a) inclusão social da camada mais pobre da população; b) educação e desenvolvimento de competências para a sustentabilidade; c) promoção da diversidade humana e cultural.

DIMENSÃO INSTITUCIONAL | 93


d i mensão IAL

SOC


A preocupação com o meio ambiente, intensificada a partir da década de 1960, fez a sociedade se mobilizar em busca de soluções e mudanças. Por consequência, movimentos surgiram propondo a educação ambiental como ferramenta de interação nas relações dos seres humanos com a natureza. Mais tarde, com base nas diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental, definida pela Lei Federal n.° 9.795, de 27 de abril de 1999, a educação ambiental foi definida como aquela capaz de estimular o surgimento de um elo entre meio ambiente e sociedade, por intermédio da promoção da consciência ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, propondo que o meio ambiente seja tratado como espaço de relações, onde haja interação cultural, social e natural. Nesse sentido, a educação ambiental, superando o entendimento de mera preservação do ambiente natural, passou a ser entendida como uma formação para o exercício da cidadania responsável e consciente. É dessa forma que se apresentam novas possibilidades de relações sociais, visando tanto a preservação dos ecossistemas como a qualidade de vida das pessoas. Ou seja, educar para o meio ambiente requer, também, incentivo às práticas esportivas, boa alimentação, cuidados com o corpo e com a mente e boas e sólidas relações interpessoais. A educação ambiental devolve a compreensão de que, em todo e qualquer lugar, as pessoas devem se sentir bem, interagindo harmoniosamente com os seus pares e com a natureza. Assim, todos os ambientes e espaços se transformam em lugares de realização e de promoção humana. Mas é na crença fundamental de que o único sucesso duradouro é aquele compartilhado em todas as esferas sociais que vai acontecer, de fato, a educação focada no desenvolvimento humano e responsável com o uso dos recursos naturais.

DIMENSÃO SOCIAL | 95


As unidades de ensino Bom Jesus atuam na promoção de um trabalho de formação humana aplicando, na forma de atitudes, meios para que os alunos sejam estimulados a desenvolver uma postura consciente que reflita no carinho, no cuidado e na compaixão para com o próximo.

Bom Jesus São Luiz

– Porto Alegre-RS

Os alunos do 4.° ano do Ensino Fundamental visitaram o Educandário São João Batista, que atende crianças com necessidades especiais. Durante a visita, conheceram um pouco sobre a realidade da instituição e fizeram a doação de 102 produtos alimentícios e roupas, beneficiando 120 pessoas.

Bom Jesus Água Verde

– Curitiba-PR

Os estudantes do Ensino Fundamental promoveram a arrecadação de aproximadamente 500 litros de leite que foram posteriormente doados à Casa de Repouso São Vicente de Paulo, que abriga mulheres idosas. A doação favoreceu cerca de 135 pessoas.

DIMENSÃO SOCIAL | 96


Bom Jesus Sévigné – Porto Alegre-RS Os alunos da 8.ª série e do Ensino Médio participaram da Gincana Solidária, em que realizaram diversas tarefas esportivas, culturais e artísticas. Na oportunidade, foram arrecadados, na comunidade escolar, brinquedos e alimentos, que posteriormente foram doados ao Centro de Educação e Assistência de Meninos e Meninas 1.º de Maio, favorecendo cerca de 300 crianças.

Bom Jesus Divina Providência Curitiba-PR Alunos do 3.° e 4.° ano mobilizaram a escola para participar na Campanha Inverno Solidário. No total, foram arrecadadas 2 118 peças, entregues a duas entidades assistenciais: a Associação dos Moradores e Amigos do São Lourenço, que atende 65 famílias necessitadas, e o Pequeno Cotolengo, que abriga 230 crianças, adolescentes e adultos com deficiências múltiplas.

DIMENSÃO SOCIAL | 97


Por uma Páscoa mais Doce Na Páscoa, os alunos participam de ações relacionadas à arrecadação ou à confecção de chocolates para doação. Esse gesto proporciona um agradável momento para aqueles que são beneficiados, bem como promove a união de toda a comunidade escolar em um espírito de solidariedade.

Os alunos do Bom Jesus Internacional – Colombo-PR entregaram, para cerca de 1 100 pessoas, kits de bombons. As instituições beneficiadas foram o Colégio Estadual Professor Altair da Silva Leme e a Escola Municipal Jardim Ana Maria, ambos localizados em Colombo.

Alunos do Bom Jesus Canarinhos – Petrópolis-RJ arrecadaram 336 ovos de chocolate que foram doados para a Escola Nossa Senhora do Amparo, a Creche São Francisco de Assis, a Escola Comac e a comunidade Morro da Glória, localizados no Rio de Janeiro.

Alunos do Bom Jesus Rainha da Paz – Lagoa Vermelha-RS, após uma reunião com representantes de turmas, decidiram por dividir o lanche coletivo de Páscoa com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Léa Beatriz de Quadros Dolzan. Essa atitude, que fez parte da Ação Solidária, além de proporcionar um momento de confraternização, levou alegria para cerca de 200 crianças.

DIMENSÃO SOCIAL | 98


Os alunos da Educação Infantil do Bom Jesus Externato – Pindamonhangaba-SP prepararam ovos de chocolate e cartões para doação a 25 meninos, assistidos pelo Lar São Judas Tadeu. Após a entrega, todas as crianças participaram de diversas atividades recreativas.

Os alunos da Educação Infantil, do Bom Jesus Água Verde – Curitiba-PR, participaram da campanha de arrecadação e doação de bombons para a comunidade Santa Luzia, a Associação San Julian e o Centro de Socioeducação Joana Miguel Richa, todos localizados no Paraná. Cerca de 250 crianças e adolescentes foram beneficiados.

Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, do Bom Jesus Aldeia – Campo Largo-PR, arrecadaram bombons, na comunidade escolar. Os chocolates foram repartidos entre 1 182 crianças das instituições: Creche Maria de Jesus Ferreira, Escola Madalena Portella, Creche Marinha, Cemae, Creche Anjo da Guarda, Creche Gente Miúda e Centro de Integração ao Menor.

DIMENSÃO SOCIAL | 99


Arraial do Bem Todos os anos, as unidades de ensino Bom Jesus comemoram uma das festas mais populares do país, a festa junina. Além da proposta de integração, o evento incentiva a promoção social por meio do passaporte solidário, em que a entrada na festa ocorre mediante a entrega de produtos de higiene, limpeza, alimentos e roupas, os quais são entregues, na forma de doações, a comunidade e instituições locais.

Bom Jesus Internacional – Colombo-PR Cerca de 1 720 peças de roupas foram arrecadadas e doadas a instituições carentes.

Bom Jesus São José – São Bento do Sul-SC Em conjunto com a Pastoral da Criança, a unidade de ensino arrecadou roupas e calçados, doados às famílias cadastradas na Pastoral.

Bom Jesus Santo Antônio – Blumenau-SC Cerca de 1 000 pessoas integrantes das instituições Associação dos Cegos do Vale do Itajaí, Asilo Dona Dalva, Escola Amigos do Saber e Asas Brasil foram beneficiadas com a arrecadação promovida durante a festa junina da unidade de ensino. Todas essas instituições receberam produtos de limpeza e roupas, de acordo com suas necessidades. DIMENSÃO SOCIAL | 100


Espírito de Natal Se durante todo o ano a solidariedade é pauta no projeto pedagógico das unidades de ensino Bom Jesus, no Natal não é diferente. Nesse momento significativo de humanidade fraterna, são desenvolvidas ações que levam amor, carinho e presentes a diversas instituições assistenciais. • Professores da unidade Bom Jesus Externato – Pindamonhangaba-SP se reuniram para presentear as crianças do Lar Irmã Júlia, instituição que abriga menores afastados do convívio familiar. No total foram 11 crianças, de 0 a 16 anos, apadrinhadas por um professor que ficou responsável em presenteá-las com roupas, calçados e brinquedos.

• Os alunos do 6.° ano, do Bom Jesus Centro – Curitiba-PR, decidiram colaborar com o Natal da instituição Lar Moisés. Para isso montaram cestas de alimentos para doação. Trinta pessoas foram beneficiadas com a ação.

• Mais de 135 crianças foram beneficiadas com a ação praticada no Bom Jesus Divina Providência – Curitiba-PR. Foram arrecadados, na comunidade escolar, brinquedos e roupas, que foram doados para a instituição Casa do Pai, organização que mantém casas-lares e presta assistência a crianças em situação de risco social.

DIMENSÃO SOCIAL | 101


A parceria entre o grupo Bom Jesus e o Sistema Fecomercio Sesc/Senac, representado pelo Serviço Social do Comércio do Paraná (Sesc-PR), em operação desde 2009, concede bolsas de estudos aos comerciários e seus dependentes e estudantes de baixa renda da rede pública de educação básica, sendo todos selecionados mediante processo seletivo. Essa iniciativa busca promover uma formação diferenciada que visa, além da preparação e integração para o mercado de trabalho, a construção sólida de conhecimento para a vida. Em 2012 foram concedidas 728 bolsas de estudos, o que resultou em um investimento de R$ 4 002 555,38.

Ciclo de Palestras Com a proposta de garantir a formação voltada para o mercado de trabalho, o Colégio Sesc São José promoveu aos seus alunos um ciclo de palestras sobre qualificação e aperfeiçoamento profissional. Foram realizadas, também, oficinas e cursos sobre oralidade, autoestima e projeto de vida pessoal e profissional. Mais de 700 alunos participaram dessa atividade.

Conscientização na Comunidade Por meio da confecção de cartazes e fôlderes explicativos sobre a importância da preservação ambiental, os alunos da 2.ª série do Ensino Médio saíram às ruas com o objetivo de conscientizar a população. Cerca de 1 200 pessoas que circulavam na Praça Rui Barbosa, em Curitiba-PR, foram abordadas pelo ato de sensibilização dos estudantes. DIMENSÃO SOCIAL | 102

Jogos Educativos Os alunos da 1.ª série do Ensino Médio foram convidados a confeccionar, durante as aulas de Matemática, jogos educativos que contemplassem os conteúdos estudados no Ensino Fundamental. Os jogos foram produzidos com materiais recicláveis e contaram com uma ficha temática e manual de instruções. Após o término da atividade, os jogos foram doados a seis escolas públicas escolhidas pelos alunos.


Fundada em 2006, a Valor Brasil nasceu com o propósito de oferecer uma real oportunidade de inclusão profissional aos alunos egressos da primeira turma da Escola Especial Bom Jesus. Após avaliar as alternativas disponíveis, a AFESBJ optou por viabilizar a criação de uma empresa socialmente responsável capaz de valorizar e estimular o potencial de jovens com deficiência intelectual. Desde então, está em funcionamento a Valor Brasil, uma empresa autossustentável, com mais de 50% de seu quadro funcional constituído por pessoas com deficiência (11 funcionários atualmente). A empresa oferece treinamento, registro em carteira de trabalho e uma oportunidade real de inserção no mercado profissional. Na Valor Brasil, a responsabilidade social se apresenta, também, na linha de produtos disponibilizados ao mercado, que são confeccionados com matérias-primas ecologicamente corretas, como algodão cru, lona, lonita e TNT (tecido não tecido). O intuito é oferecer embalagens alternativas sustentáveis e de qualidade, reduzindo o uso de sacolas plásticas.

Em 2012, o Bom Jesus investiu R$ 9 936 212,60 em bolsas de estudos e descontos em mensalidades, de forma parcial ou integral. Foram beneficiados 7 286 estudantes no Projeto Bom Aluno, em convênios com empresas parceiras, alunos que apresentaram bom rendimento escolar ou se destacaram em esportes, irmãos que estudam na instituição, entre outros. DIMENSÃO SOCIAL | 103


1. Buscar o resultado econômico sustentável, aquele que considera a obtenção desses resultados associados à maximização dos benefícios ambientais e sociais e à minimização de possíveis impactos negativos.

2. Atuar nos processos produtivos e cadeias de valor (fornecedores e clientes), de forma a: a) melhorar a eficiência do uso dos recursos ambientais e reduzir qualquer forma de desperdício; b) ampliar o uso de fontes renováveis; c) promover a geração de empregos dignos; d) promover o diálogo, a cooperação e o comprometimento, visando a ampliar a contribuição da cadeia para o desenvolvimento sustentável.

3. Reforçar nosso investimento em inovação e tecnologia, de forma a introduzir novas soluções em processos, produtos e serviços que possibilitem a redução dos impactos decorrentes da produção, do uso e de eventuais descartes associados a produtos e serviços.

4. Fortalecer o papel do consumidor e a importância das suas escolhas de consumo, considerando todo o ciclo de vida dos produtos e serviços. 5. Direcionar nossos investimentos sociais ao fortalecimento de três aspectos: a) inclusão social da camada mais pobre da população; b) educação e desenvolvimento de competências para a sustentabilidade; c) promoção da diversidade humana e cultural. 9. Contribuir nas discussões sobre o desenvolvimento sustentável, a economia verde e inclusiva, a economia de baixo carbono ou qualquer outro tema correlato nos fóruns empresariais, como sindicatos e associações dos quais fazemos parte, especialmente no Comitê Brasileiro do Pacto Global, em universidades e escolas de negócios e junto à sociedade organizada e ao governo, de modo a influenciar e ser influenciado nessa interação. 10. Influenciar e apoiar as decisões e políticas do governo brasileiro que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

DIMENSÃO SOCIAL | 104

Valor Brasil

Bolsas de Estudos

ITENS DA CARTA-COMPROMISSO | RIO+20

Parceria Bom Jesus e Sesc São José

PROJETOS AFESBJ

Ações desenvolvidas nas unidades de ensino Bom Jesus

A matriz a seguir apresenta os itens da Carta-compromisso Rio+20 atendidos pelos projetos da dimensão Social.


DIMENSÃO SOCIAL | 105


d i mensão

AMBIENT

AL


Em meio a cem hectares de área verde, com um espaço ecologicamente conservado, situa-se a Escola Bom Jesus Aldeia. Fundada em 1981 pelo Frei João Crisóstomo, a proposta dessa unidade de ensino é oferecer aos alunos a oportunidade de uma vivência plena com o meio ambiente, proporcionando a eles o contato próximo com a natureza e com a realização de diversas atividades que trabalham a convivência humana e ambiental, como: trilhas ecológicas, visitas à Fazendinha Pedagógica, aos lagos e à horta. Nesses momentos, o corpo discente é incentivado a refletir sobre a importância da preservação ambiental, o respeito com o ambiente e o reconhecimento da biodiversidade que os cerca. Tais características fazem da escola referência no respeito e cuidado com a natureza, sendo a primeira instituição a receber a denominação de Escola Ecológica pela Secretaria de Educação do Paraná. Localizada em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, a escola oferece ensino bilíngue desde 2008, em português e inglês, com período integral e semi-integral, para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além dos ambientes naturais e da completa infraestrutura da unidade, o Bom Jesus Aldeia conta ainda com a Escola Bom Jesus Modalidade de Educação Especial, dedicada a atender crianças e jovens com necessidades especiais. No Bom Jesus Aldeia, o meio ambiente tem um papel importante no aprendizado do aluno e na formação de seus valores, e a Educação Bilíngue o prepara para a convivência com diferentes línguas e culturas, ampliando as possibilidades de construção de novos sentidos e horizontes. A proposta pedagógica, assim como em todas as demais unidades de ensino da AFESBJ, está pautada no legado humano e religioso de São Francisco de Assis, reconhecido por sua intervenção aos menos favorecidos e todas as criaturas da natureza. Tais iniciativas fazem da Escola Bom Jesus Aldeia um centro de fortalecimento para uma educação consciente e promotora do desenvolvimento sustentável.

DIMENSÃO AMBIENTAL | 107


Como instituição franciscana, o Bom Jesus busca levar adiante todo o apreço à natureza, legado de São Francisco de Assis, por meio de ações voltadas ao meio ambiente, desenvolvidas em suas unidades de ensino.

Pedágio do Meio Ambiente Bom Jesus São José – São Bento do Sul-SC Alunos, escoteiros e uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente de São Bento do Sul distribuíram panfletos informativos, em semáforos, nas ruas da cidade. A ação teve como objetivo sensibilizar a comunidade sobre o cuidado com o meio ambiente. O evento fez parte das atividades do Festival de Outono, promovido pela Secretaria de Turismo da cidade e integrou a programação que celebrou o mês do meio ambiente. Cerca de cem pessoas receberam os panfletos.

Plantio de Flores

Bom Jesus Rainha da Paz – Lagoa Vermelha-RS Os alunos do 3.° ano do Ensino Fundamental realizaram o plantio de cerca de cem mudas de flores, que passaram a enfeitar o jardim da Escola Municipal de Ensino Fundamental Léa Beatriz de Quadros Dolzan. A proposta surgiu após os estudantes vivenciarem, em sala de aula, a importância da natureza na vida das pessoas.

DIMENSÃO AMBIENTAL | 108


Óleo Futuro, um Pingo de Consciência Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida – Venâncio Aires-RS Durante o ano letivo de 2012, os alunos do 4.° ano do Ensino Fundamental realizaram a coleta de óleo de cozinha já utilizado, mobilizando as famílias e as demais turmas da escola a se engajarem no Projeto Óleo Futuro, um Pingo de Consciência. O projeto teve como objetivo mostrar outras formas de reutilizar o óleo e conscientizar sobre o correto descarte do material. Todo o óleo arrecadado foi doado à Instituição Centro Promocional João XXIII para produção de sabão.

Dia Mundial do Meio Ambiente Bom Jesus Internacional – Colombo-PR No Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho –, os alunos do Nível D ao 9.° ano colocaram em prática e expuseram suas ideias sobre ações de cuidado com a natureza. Entre as atividades realizadas, o Projeto I am Friend of the Nature (Eu sou Amigo da Natureza) estimulou os alunos a usarem garrafas ou squeezes para tomar água, em vez de copos descartáveis.

Trilha Ecológica Bom Jesus Aurora – Caçador-SC Os alunos da 6.ª série ao Ensino Médio, com a coordenação dos professores de Educação Física e demais profissionais, participaram de uma caminhada em mata fechada. O objetivo da atividade foi promover um encontro com a natureza e estabelecer um vínculo de respeito entre os alunos e o meio ambiente.

DIMENSÃO AMBIENTAL | 109


Para a AFESBJ, o cuidado com a preservação ambiental é uma preocupação que deve ser praticada tanto nas unidades de ensino como nas áreas administrativas. Uma das maneiras mais simples e acessíveis de se praticar a sustentabilidade é com o consumo consciente de materiais, de forma que todos utilizem recursos disponíveis, de maneira responsável e organizada, garantindo economia e praticidade.

Materiais Usados – Compras de Papel Nas práticas escolares, o papel é um dos materiais mais utilizados. Compras de papel em 2012:

em

IT

Papel sulfite A4 branco (caixa com 10 resmas)

Quantidade

Valor

22 035

443 136,90

papel higiênico (caixa com 8 rolos)

8 821

papel-toalha (fardo)

19 076

182 991,60 551 105,64

Material de higiene:

DIMENSÃO AMBIENTAL | 110


Atitudes Responsáveis Por meio de manutenções na infraestrutura, mudanças estratégicas e atitudes responsáveis, a instituição tem procurado consumir os recursos necessários de forma economicamente viável e ambientalmente justa. Algumas das ações adotadas incluem: • incentivo para reduzir o número de viagens e deslocamentos. Para tanto, são disponibilizadas ferramentas on-line, como videoconferência, facilitando a comunicação em caso de treinamentos ou reuniões que envolvam participantes que estão em locais físicos diferentes;

• predomínio do uso de lâmpadas fluorescentes em todos os ambientes; • preferência por carros flex, representando atualmente 90% da frota; • incentivo para diminuir a utilização de automóveis. Como exemplo, a unidade administrativa Remanso disponibiliza horários alternativos para a circulação de ônibus, reduzindo o consumo de combustível com carros próprios e táxis;

• utilização de poço artesiano na unidade administrativa Remanso; • parceria com empresa de gerenciamento de resíduos eletrônicos, garantindo o descarte correto desses equipamentos.

Bom Jesus Aposta em Nova Tecnologia para Redução de Poluentes O Bom Jesus está investindo na renovação de sua frota de ônibus escolares com a tecnologia Euro V. A novidade substitui o padrão Euro III e prevê uma redução de quase 90% na emissão de poluentes de veículos a diesel. Os motores que atendem a essa nova tecnologia promovem um tratamento nos gases de escape por meio de uma mistura que incorpora água e ureia (ARLA 32), reduzindo a agressão causada pelos poluentes do combustível. Nesse ano, foram adquiridos dez novos veículos, dando início ao processo de renovação da frota de 34 ônibus escolares que atendem a unidade de ensino Bom Jesus Aldeia. A proposta é que toda a frota seja qualificada com a tecnologia Euro V.

DIMENSÃO AMBIENTAL | 111


Descarte Correto de Resíduos Eletrônicos A parceria entre a empresa M1 Info Gerenciamento de Resíduos Eletrônicos e a AFESBJ tem como objetivo o descarte de resíduos eletrônicos de forma segura, sem prejudicar o meio ambiente. Por meio desse acordo, todo o material eletrônico coletado é descaracterizado e reinserido na indústria como matéria-prima, atendendo às normas previstas em lei. A instituição recebeu certificado assegurando a eficácia dessa iniciativa.

DIMENSÃO AMBIENTAL | 112


ITENS DA CARTA-COMPROMISSO | RIO+20

Consumo consciente de materiais e recursos

PROJETOS AFESBJ

Ações desenvolvidas nas unidades de ensino Bom Jesus

A matriz a seguir apresenta os itens da Carta-compromisso Rio+20 atendidos pelos projetos da dimensão Ambiental.

1. Buscar o resultado econômico sustentável, aquele que considera a obtenção desses resultados associados à maximização dos benefícios ambientais e sociais e à minimização de possíveis impactos negativos.

4. Fortalecer o papel do consumidor e a importância das suas escolhas de consumo, considerando todo o ciclo de vida dos produtos e serviços.

6. Reforçar o cuidado de nossos relacionamentos com as respectivas partes interessadas, de modo a promover o comportamento ético e a coibir toda e qualquer forma de corrupção. Isso inclui os cuidados éticos no processo de comunicação das características de nossos produtos e serviços.

9. Contribuir nas discussões sobre o desenvolvimento sustentável, a economia verde e inclusiva, a economia de baixo carbono ou qualquer outro tema correlato nos fóruns empresariais, como sindicatos e associações dos quais fazemos parte, especialmente no Comitê Brasileiro do Pacto Global, em universidades e escolas de negócios e junto à sociedade organizada e ao governo, de modo a influenciar e ser influenciado nessa interação.

DIMENSÃO AMBIENTAL | 113


Cada vez que pessoas se unem para promover mudanças, todos são beneficiados pelo trabalho em conjunto. Pensando dessa forma, queremos deixar registrado nossos sinceros agradecimentos a cada pessoa que acreditou que pequenas atitudes podem promover grandes diferenças. Acreditamos que as ações realizadas em amor ao próximo fortalecem os princípios franciscanos, sendo estes a base forte de nossa instituição. Desejamos que nosso trabalho se perpetue com sabedoria e discernimento, para que, juntos, possamos educar para desenvolver e fortalecer, cada vez mais, uma consciência sustentável. Muito obrigado!

Gerência do Departamento de Controladoria: Luiz Fernando Fabri Coordenação-geral: Gislene Regina Flavian Elaboração: Ana Claudia Adamante Batista Kelli Maritsa Fernandes de Barros Colaboração para o tema do relatório: Frei Vagner Sassi Contabilidade: Luis Söthe CRC/SP – 185.763/0-7 S/PR Projeto Gráfico: Nomine Comunicação e Marketing

DIMENSÃO AMBIENTAL | 114


ANE

XOS

Anexos | 115


O documento apresentado a seguir confirma o compromisso da AFESBJ em contribuir na promoção do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza. A relação entre os compromissos assumidos e os projetos desenvolvidos pela AFESBJ está apresentada, na forma de matriz, no fim de cada dimensão deste relatório.

Anexos | 116


Anexos | 117


Nos níveis de aplicação GRI, apresentados na tabela a seguir, a AFESBJ atende o nível C.

1.1;

Responder a todos os critérios exigidos no nível C mais:

2.1 a 2.10;

1.2;

3.1 a 3.8, 3.10 a 3.12;

3.9 a 3.13;

Conteúdo do Relatório

4.1 a 4.4, 4.14 a 4.15.

Forma de gestão GRI/G3

Não exigido.

Indicadores de desempenho GRI/G3 e indicadores de desempenho do Suplemento Setorial

Responder a um mínimo de 10 indicadores de desempenho, incluindo pelo menos um de cada uma das seguintes áreas de desempenho: social, econômico e ambiental.

Anexos | 118

Com verificação externa

Responder aos itens:

Perfil GRI/G3

B

4.5 a 4.13; 4.16 a 4.17. Informações sobre a forma de gestão para cada categoria de indicador. Responder a um mínimo de 20 indicadores de desempenho, incluindo pelo menos um de cada uma das seguintes áreas de desempenho: econômico, ambiental, direitos humanos, práticas trabalhistas, sociedade, responsabilidade pelo produto.

B+

A

A+

O mesmo exigido para o nível B.

Informações sobre a forma de gestão para cada categoria de indicador. Responder a cada indicador essencial e do Suplemento Setorial (quanto em versão final no país de aplicação) com a devida consideração ao princípio da materialidade de uma das seguintes formas: respondendo ao indicador ou explicando o motivo da omissão.

Com verificação externa

C+

Com verificação externa

C


A tabela a seguir apresenta de que forma a AFESBJ atende aos indicadores, do nível C GRI, indicando a página em seus relatórios. INDICADOR GRI

DESCRIÇÃO

PÁGINA Bom Jesus

Fae

Estratégia e análise 1.1

Declaração do detentor do cargo com maior poder de decisão na organização sobre a relevância da sustentabilidade para a organização e sua estratégia.

4

Perfil organizacional 2.1

Nome da organização.

2.2

Principais marcas, produtos e/ou serviços.

10 e 11

2.3

Estrutura operacional da organização, incluindo principais divisões, unidades operacionais, subsidiárias e joint ventures.

2.4

Localização da sede da organização.

78

2.5

Número de países em que a organização opera e nome dos países em que suas principais operações estão localizadas ou são especialmente relevantes para as questões de sustentabilidade cobertas pelo relatório.

13

13, 34 e 35

19 a 21

23 a 26

22

19 a 21

2.6

Tipo e natureza jurídica da propriedade.

10 e 11

2.7

Mercados atendidos (incluindo discriminação geográfica, setores atendidos e tipos de clientes/beneficiários).

13 a 22

2.8

Porte da organização.

74

2.9

Principais mudanças durante o período coberto pelo relatório referentes a porte, estrutura ou participação acionária.

12

16 a 18

2.10

Prêmios recebidos no período coberto pelo relatório.

68 e 69

65 a 67

19 a 21

Parâmetros para o relatório 3.1

Período coberto pelo relatório.

1a3

3a6

3.2

Data do relatório anterior mais recente.

1a3

3a6

3.3

Ciclo de emissão de relatórios.

1a3

3a6

3.4

Dados para contato em caso de perguntas relativas ao relatório ou ao seu conteúdo.

1a3

3a6

3.5

Processo para definição do conteúdo do relatório.

1a3

3a6

3.6

Limites do relatório.

1a3

3a6

3.7

Declaração sobre quaisquer limitações específicas quanto ao escopo ou ao limite do relatório.

Não se aplica

Não se aplica

3.8

Base para a elaboração do relatório no que se refere a joint ventures, subsidiárias, instalações arrendadas, operações terceirizadas e outras organizações que possam afetar significativamente a comparabilidade entre períodos e/ou entre organizações.

Não se aplica

Não se aplica

3.10

Explicação das consequências de quaisquer reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores e as razões para tais reformulações.

1a3

3a6

Anexos | 119


INDICADOR GRI

DESCRIÇÃO

3.11

Mudanças significativas em comparação com anos anteriores no que se refere a escopo, limite ou métodos de medição aplicados no relatório.

3.12

Tabela que identifica a localização das informações no relatório.

4.1

Estrutura e governança da organização.

4.2

PÁGINA Bom Jesus

Fae

1a3

3a6

119 e 120

Governança, compromisso e engajamento 23 a 26

22

Indicação caso o presidente do mais alto órgão de governança também seja um diretor executivo.

Não se aplica

Não se aplica

4.3

Para organizações com uma estrutura de administração unitária, declaração do número de membros independentes ou não-executivos do mais alto órgão de governança.

Não se aplica

Não se aplica

4.4

Mecanismos para que acionistas e empregados façam recomendações ou deem orientações ao mais alto órgão de governança.

Não se aplica

Não se aplica

4.14

Relação de grupo de stakeholders engajados pela organização.

27 a 29

4.15

Base para a identificação e seleção de stakeholders com os quais se engajar.

27 a 29

EC5

Variação da proporção do salário mais baixo comparado ao salário mínimo local em unidades operacionais importantes.

EC8

Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos, principalmente para benefício público, por meio de engajamento comercial, em espécie ou atividades pro bono.

EN1

Materiais usados por peso ou volume.

EN7

Iniciativas para reduzir o consumo de energia indireta e as reduções obtidas.

Desempenho Econômico 79 89 e 90

Desempenho Ambiental 110 111 e 112

Desempenho Social LA1

Total de trabalhadores, por tipo de emprego, contrato de trabalho e região.

74 a 77

LA3

Benefícios oferecidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período, discriminados pelas principais operações.

80 e 81

LA4

Porcentual de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva.

LA6

Porcentual de empregados representados em comitês formais de segurança e saúde, compostos por gestores e por trabalhadores, que ajudam no monitoramento e aconselhamento sobre programas de segurança e saúde ocupacional.

86 a 89

LA7

Taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho, por região.

85

LA10

Média de horas de treinamento por ano, por funcionário, discriminadas por categoria funcional.

82 e 83

LA13

Composição dos grupos responsáveis pela governança corporativa e discriminação de empregados por categoria, de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade.

Anexos | 120

78

79

28 a 42


A seguir, apresentam-se os temas prioritários, desenvolvidos pela AFESBJ, e seu alinhamento aos princípios do Pacto Global.

PROJETOS

PACTO GLOBAL

PROJETOS

PACTO GLOBAL

Projeto Virtudes e Atitudes

Ouvidoria

Ações da Campanha da Fraternidade

Perfil dos Funcionários

Programa de Escolas Associadas

Ações de Esporte e Lazer

Políticas Institucionais (Negociação Coletiva)

Saúde, Segurança e Qualidade de Vida

DSEO Setor de Segurança do Trabalho Cipa/Sipat Projeto Viver Bem

Bom Jesus Escola Especial

Atividades de Integração

Pastoral Escolar

Consumo Consciente de Materiais e Recursos

L E G E N D A

Anexos | 121



www.bomjesus.br



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.