Revista Élégant 08 - Patricia Salvador

Page 31

Bipolar em vários níveis a fim de desempenhar um papel no surgimento e na progressão da doença. O médico explica que atualmente acredita-se que seja um transtorno biológico que ocorre predominantemente em uma parte específica do cérebro envolvendo uma disfunção dos neurotransmissores cerebrais (mensageiros químicos no cérebro). Por este motivo, ele pode estar latente e ser ativado espontaneamente, ou ser desencadeado por estresse na vida do indivíduo. Há estudos que demonstram que as duas fases da doença podem ocorrer devido a incidentes envolvendo traumas psíquicos e / ou físicos, tais como mudanças ou eventos que possam alterar o ritmo de vida. O especialista cita como exemplo a perda de um relacionamento, problemas financeiros, dentre outros. É importante destacar que o uso do álcool e de drogas também pode ser um fator desencadeador (ou agravante) da doença, sendo relativamente frequente a relação dessas substâncias com a Doença Bipolar.

Sintomas No chamado pólo maníaco do transtorno bipolar a pessoa sente-se eufórica, falante, com pensamento acelerado, fica agitada e frequentemente com ideias de grandeza. Outros sintomas são compulsividade, irritação, explosões de ira, inquietação, usar álcool em demasia e se envolver em situações de risco. Porém esse estado pode simplesmente cessar em poucos dias e a pessoa passa a adentrar no pólo depressivo da doença. Nesta etapa, pode-se experimentar severos epi-

Élégant

31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.