Educação sexual na sala de aula - Relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-r

Page 1

Capa Educacao sexual200711.indd 1

As contribuições reflexivas dos textos apontam para uma Educação Sexual comprometida com a problematização social e com a permanente crítica das práticas educativas. Esperamos que este trabalho, além de original, possa ser útil, suscite muitas inquietações e motive a ação escolar para os temas propostos.

www.autenticaeditora.com.br 0800 2831322

Educação SEXUAL na sala de aula

Relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças

Educação sexual na sala de aula

Jimena Furlani é natural de Florianópolis (SC). Professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED). Doutora em Educação (UFRGS - 2005) sob orientação da Profª Drª Guacira Lopes Louro, na Linha de Pesquisa em Educação, Gênero e Sexualidade. Mestre em Educação (UFSC - 1993); bacharel e licenciada em Ciências Biológicas (UFSC - 1988 e 1992). Atua na área da formação de educadoras/es para a Educação Sexual e o respeito às diferenças, em todos os níveis da escolarização brasileira. Seus objetos de estudos são: educacão sexual; sexualidade infantil, adolescente e adulta; estudos de gênero; livre orientação sexual; igualdade étnico-racial; reapresentação e desconstrução como recursos didático-metodológicos; diversidade e diferenças. Articula, em suas análises e reflexões, os Estudos Culturais e os Estudos de Gênero sob o olhar feminista; as teorizações queer; os estudos sobre raça-etnia – todos sob a perspectiva pós-estruturalista de análise.

Jimena Furlani

N

este livro é apresentado um modo pelo qual a Educação Sexual pode ser tratada na Escola, para crianças e jovens, em distintos níveis de escolarização – na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio. Este livro apresenta princípios políticos voltados a uma educação de respeito às diferenças e de positivação das muitas identidades assumidas, hoje, pelos sujeitos sociais, decorrentes de sua sexualidade, seu gênero, de sua inserção étnico-racial, de sua aparência física, etc. O sucesso da Educação Sexual voltada às/aos adolescentes, sobretudo naquilo que muitas/os desejam tão enfaticamente – um comportamento sexual seguro e preventivo em relação à gravidez indesejada e/ou às DST/HIV e aids –, começa por reflexões e ações no âmbito da infância.

Jimena Furlani

Um dos grandes desafios da educação brasileira é construir modelos socioeducacionais e políticas públicas que tratem de temas como juvenilização da epidemia de aids, gravidez na adolescência, violência de gênero, exploração sexual infantojuvenil, preconceitos sexual e racial, entre outros. Ações e conscientização nesse sentido devem estar presentes em todos os setores públicos e privados de nossa sociedade. Para discutir com responsabilidade as temáticas que envolvem a sexualidade, mais especificamente a educação sexual na escola, a autora Jimena Furlani traz aqui material fundamental sobre orientação e prática de professores dos ensinos infantil, fundamental e médio na aplicação de aulas de Educação Sexual. Esta obra apresenta de forma abrangente os elementos necessários para a realização de uma educação voltada para o desenvolvimento humano, no que toca a uma conscientização humanitária baseada em direitos e deveres e ao respeito à diversidade e às diferenças. Sem dúvida alguma, esta obra chega para ser uma ferramenta de trabalho imprescindível para educadores e educadoras não apenas de Educação Sexual, mas para todos os que lutam pelo respeito à diferença e pela defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

22/07/11 13:09


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.