Portfólio Fernanda Grigolin

Page 1



Fernanda Grigolin (Curitiba, 1980) é artista visual. Possui trabalhos em diversos formatos: fotografia, instalação, vídeo e livro de artista. Desenvolve pesquisa sobre a relação da fotografia com o livro de artista. Publicou, em outubro de 2010, o livro Retratos da Garoupa. Fernanda edita livros pela Publicações Iara e participa de várias redes e espaços colaborativos, em especial sobre livros e vídeos. Em 2012, foi uma das contempladas com o XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Por dez anos, foi ativista de movimentos sociais no Brasil e na América Latina. Possui especialização em Direitos Humanos (USP), e é mestranda em artes visuais na UNICAMP.


[2012] De longe muito longe desde o início. Formato livro de artista 5×5 cm. Concepção e imagens: Fernanda Grigolin. Projeto gráfico: Ana Estaregui. Livro exclusivo para Feiras de Arte Impressa. Fotos relizadas via dispositivo móvel. O conjunto das imagens e o nome do livro fazem homenagem ao poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, intitulado Com fúria e raiva. Trecho do poema dá nome ao livrinho: De longe muito longe desde o início.


[2011] Convite. Formato: livro. Concepção | fotografia e montagem: Fernanda Grigolin. Participação de escritores.


[2010] Retratos da Garoupa. Livro de artista. Tiragem: 200 exemplares. Sinopse - O narrador é masculino: o pai que Fernanda nunca conheceu. Um jovem catarinense que se apresenta por meio de palavras e imagens e conta suas memórias em plena ditadura militar. Em Retratos da Garoupa, os discursos literário e fotográfico correm em paralelo e se cruzam na cidade de Porto Belo, Santa Catarina. “Fernanda Grigolin não nega a ausência, as lacunas, a morte. Nelas encontra uma possibilidade vital, criativa. Assim, a foto da mão do pai sobre ela, emblema da perda, deve ser lida também como estampa do nascimento da autora. E não só esta foto como tantas outras que o livro traz. Fotos que não se tratam de legenda do diário, mas narrativa paralela que dialoga com o texto escrito. Retratos da Garoupa, ao lidar sem pejo com a falta, presenteia-nos com presença, com ficção, com uma resposta original e ética para a dor. Estética.” Luciana Penna, escritora e crítica de arte.



Trecho do livro Retratos da Garoupa.



[2009] Reticente. Formato: fotolivro.Ensaio fotográfico sobre a cidade de São Paulo. São 14 imagens que tem como objetivo: construir uma cidade ficcional por meio de traços da paisagem urbana e da marca das pessoas nesse espaço.

Fotografia do ensaio Reticente.


[2011] Asfalto. Livro de artista coletivo de poesia, fotografia. Idealização: Fernanda Grigolin, com direção de arte de Karina Francis Urban. Uma realização Publicações Iara. Fotografias: Fernanda Grigoln, Francisco Costa Lima, Leandro Souza, Pedro Nóbrega e Sofia GB. Poemas: Daniel Minchoni, Elizandra Souza, Pedro Tostes, Rafael Ávila e Sinhá.

Postal que integra o projeto Asfalto. Foto de Fernanda Grigolin e poesia de Pedro Tostes.


[2012] Portapoema. Caixa com cd e oito libretos. Oito artistas participantes: arrudA, Ana Estaregui, Fernanda Grigolin, Isadora Krieger, Rafael Matede, Pedro Tostes, Sinhá e Vanderley Mendonça. Informações: publicacoesiara.com.br


[2013] Livro de fotografia de artista.

COLETIVOS Publicações Iara | Portapoema | Rotunda


XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012. Residência artística EntresIlhas. Acervo Móvel da Sobrelivros (livros: Retratos da Garoupa e Reticente). Coleção de Livro de artista da Faculdade de Belas Artes da UFMG. Residência Casa das Caldeiras com Rotunda. Presença na Feira de Libro de Foto de Autor (Argentina, Buenos Aires). Apoio ao Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura.

Feira de Arte Impressa. Espaço Tijuana. Galeria Vermelho (2011 e 2012); Turnê 2012 e 2013; Feira de libro de foto de autor 2010, 2012 e 2013 (com Reticente em 2010 e Retratos da Garoupa e Convite); The Second Annual Zine and Self-Published Photo Book Fair. CCNY (Camera Club of New York), Nova York, USA (com Reticente em 2011) e Biblioteca Internacional de Livro de Fotografia (festfotopoa).


[2012] Feria de Libro de Foto de autor. Retratos da Garoupa. Buenos Aires e Córdoba (Argentina). Agosto e setembro. Tempo Forte. Rotunda. Julho na Casa das Caldeiras. julho. Acervo Móvel. Exposição itinerante com curadoria da Sobrelivros. Com o livro Reticente. Realização: Sobrelivros e Centro Cultural da Espanha (em junho); Sobrelivros e Galciani Neves (Oficina Cultural Oswald de Andrade e Museu Lasar Segal em agosto e outubro de 2012). Mundos Portáteis. Com ensaio Cercania e livros de artista. Realização: Atelier A Pipa e Publicações Iara. De 14 a 27 de abril no Atelier A Pipa. SPREEKWOORDEN – provérbios holandeses. Vídeo Provérbios. Exposição coletiva do Grupo Palavra & Imagem (ECA / USP) – coordenado pelo professor Geraldo Souza Dias. De 06 a 31 de março. PUC.

Fotografias do ensaio Cercania.


[2011] Arte Pará. Museu da UFPA. 06 de outubro à 06 dezembro. Instalação EDITH. DESVENDA. SPA das Artes em Recife. Museu Murillo La Greca. Recife, Pernambuco. 11 de setembro à 09 de outubro. Duas obras do ensaio Cercania. ASFALTO. Exposição coletiva. Biblioteca Alceu Amoroso de Lima (temática de poesia), São Paulo SP. 27 de maio a 01 de julho.Fernanda participa com foto e vídeo. Coordenadora-geral e uma das responsáveis pela expografia e curadoria. II Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, Crônicas Urbanas. MUFPA, Belém do Pará. março – maio. Quatro obras do ensaio Cercania. FESTFOTOPOA 2011. Fotograma Livre. Santander Cultural. Porto Alegre. RS. abril – maio. Retratos da Garoupa nos formatos vídeo e livro.

Imagem da instalação EDITH.


[2010] Exposição e lançamento do livro Retratos da Garoupa, 23 de outubro de 2010. Fotofilme Retratos da Garoupa. Centro Cultural o B_arco. Fazendo Gênero 09 (UFSC), agosto de 2010. O ensaio Femella foi selecionado para a exposição coletiva. As fotos são parte do acervo da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Feria de Libro de Foto de autor. Buenos Aires. Argentina. Reticente. Agosto.


[2009] Transforme sua experiência em Arte. Mam da Bahia. Exposição coletiva realizada conjuntamente com a Mostra da Sophie Calle. Ensaio Partida.


[2012] Festival Internacional de Vídeo e Dança (agosto a dezembro). Dança em Foco. Vídeo “São João Dararão.” Veja vídeo e ficha técnica. [2011] XIV FESTIVAL NACIONAL 5 MINUTOS, Salvador, Bahia. Mostra Panorama Nacional, com vídeo Asfalto. 4to Festival Internacional de Vídeo Arte de Camagüey 2011. Cuba, com os videos Retratos da Garoupa e Asfalto. FESTFOTOPOA. Fotograma livre 2011 com video Retratos da Garoupa. [2010 e 2009] Paraty em Foco. Exposição virtual. Tema: inventários da Terra. SPPHOTO FEST. Exposição virtual e selecionada para Leitura de Portfólio.

Participante: Palavra e Imagem. ECA/USP. Coordenador: Geraldo Souza Dias.


[2012] EntresIlhas. Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, com Luciana Miranda Penna, Karina Francis Urban, Publicações Iara, Irene Almeida, Lucas Gouvea e Ionaldo Rodrigues. Fernanda fez confecção e concepção do projeto, participação nas residências artísticas e facilitação do processo do livro e plano de distribuição. [2011] Hotel Trombose de Manu Sobral e Felipe Valério (o filme). Fotografia e uma das câmeras do Filme. Disponível: visiteedith.com. [2011] A Mulher que queria ser Michelini Verunschk. Livro de Wilson Freire. Uma fotografia de Fernanda é usada na arte da capa. Selo Edith, junho. [2010] Mamãe vim só fazer uma visita rápida (Selo EDITH, 2010) Fotos e edição palavra – imagem. [2010] Série QUE VIAGEM. Gisele Werneck Vai para Onde Judas perdeu as botas (Selo EDITH, 2010). Fotos de Fernanda Grigolin ilustram o livro. Circuito Sesc de Artes 2010 como cronista. Visitou diversas cidades do interior paulista, fotografou e escreveu para o blog que levou seu nome.

Fotografia que faz parte do livro Gisele Werneck vai para Onde Judas perdeu as botas.

Fotografia que faz parte do livro A Mulher que queria ser Micheliny Verunschk.


Mestranda Artes Visuais Instituição: Unicamp Pós-graduação Especialização em Direitos Humanos Instituição: Universidade de São Paulo/ Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Término: 2006 Diplomado de Gênero e Comunicação Instituição: “Instituto Internacional de Periodismo” (Havana, Cuba). Realização: fevereiro de 2006 Graduação Comunicação Social – jornalismo Instituição: Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Término: 2002 Ciências Sociais Instituição: Universidade de São Paulo – USP



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.